Complementando nosso texto sobre Eewò, temos neste post várias causas que se não causam mortes e provocam vários dissabores em nossas vidas. Esta falta de maturidade em nossas ações / palavras proferidas, muitas vezes nos causam problemas, que poderiam muito facilmente serem contornados ou evitados. O Odu Ogbe meji (ejionile) nos recomenda tranquilidade, paz, boa convivência com nossos amigos, filhos, parentes e contrários. Não é bem isto que temos assistido no nosso dia a dia, a intolerância é um mal que nos atinge no peito e o que sobra são pessimos sentimentos e desejos de vingança. Olodunmarè não nos colocou neste mundo para sermos agressivos e incompreensiveis com nosso semelhante, a convivência tem seus tributos e devemos pagá-los sem arrogância ou desdém, vivemos em uma rodovia de duas mãos. O Odu Ogunda’Ogbe (Ogundabede) nos pede o tempo todo para cuidar-mos de nosso carater e de nossas ações.
As mensagens dos Odu maiores / menores e Òrúnmìlá, são os ditames de Olodunmarè, se estamos nesta religião devemos segui-los. Nossa religião ao contrário do que muita gente pensa não é apenas òrìsá, estes são uma parte muito importante da engrenagem, mas não são o todo. O conjunto é o mais importante. Exergar a religião como um mosaico, lhe fará entender o seu papel neste mundo.
Boa leitura.
Orunmila descobriu que muitas pessoas estavam morrendo em sua tenra idade. Ele descobriu que muitos morreram de doença envenenamento, afogamento, suicídio, maus desígnios de acidente adversário, e assim por diante. Ele então decidiu ir e descobrir quais as causas dessas mortes não naturais. Por esta razão, ele foi consultar Ifá. Ele queria saber se fosse possível para ele saber a causa da morte não natural que estava matando os seres humanos. Foi-lhe dito que ele iria ver a causa e que os seres humanos eram os que provocam todas as mortes que os matavam. A Orunmila foi dito que não houve morte no céu e que a morte estava aqui na terra. Ele foi convidado a oferecer um sacrifício de três bodes adultos para propiciar Ifa. Ele obedeceu. Ele então começou a observar as atividades humanas.
Durante suas observações, ele descobriu que todas as mortes foram causadas por quatro fatores principais: a ignorância, a estupidez, a negligência e a teimosia. Ele descobriu que se os seres humanos pudessem evitar todos estes fatores de morte prematura, eles viveriam muito tempo na terra.
Mo juba D’Ilha,
Muito bom esse post, li este e o seu ultimo sobre eewò e também entendi, muito bom poder aprender estas coisas, mas uma vez mt obrigado, asé!
Ògún Lakaiyé Osinmolé Bacifuó.
colofe da ilha estava agora mesmo lendo eewo muito bom parabes sinto muito ter começado um pouco tarde no candonble estou com 50 anos frequentei a umbanda desde os 18 mais descobri que o candonble e minha paixao como voce ja sabe dei bouri de orixa acentado dai por diante comecei ler estes posts detodos voceis começando de manuela ao da ilha estao de parabens da ilha me diga oque significa ase guibo guibo e onanrere o e orixa ki ba se o colofe
a estava me esquecendo ten como aprender a lingua ioruba por msn
eu tambem comecei no candomble muito tarde,hoje com 43 anos e 2 no candomble sinto o peso de tudo.a diferenca de religiao,as cobrancas e o preconceito tem me deixado um pouco triste.o poder e a inguinoranca de certos zeladores,que acham que; sabem tudo,podem tudo e tratam seus filhos como se fossem propriededes ou escravos.fui evangelico durante toda minha vida e hoje no candomble me sinto deslocado e quando vejo certos desatinos,eu penso em deixar a religiao,mas vejo que meu amor aos orixas e muito grande,meu amor ao candomble e imenso e mais nao e o candomble,sao as pessoas que fazem o candomble.quanto ao preconceito que eu sinto na pele eu enfrento tudo com maior tranquiliddade,hoje nao tenho amigos e minha familia me repudia,mas larguei tudo e todos por amor a religiao e aos orixas e nada nem nimguem vai fazer eu desistir dessa linda religiao,nem mesmo os desatinos de certos zeladores.kolofe a todos e desculpa pelo desabafo.
Militar, estes arroubos de alguns PDS, são exemplos clássicos de despreparo, falta de educação, de conhecimento, de sabedoria e de sensibilidade.
A chibata e a corrente estão nos museus do mundo a muitos séculos, não fazem parte de nosso cotiano.
Ire o.
Carlos,
Onan rere o = caminhos de paz.
Òrìsá ki ba se o = òrìsá lhe abençoe
A outra palavra eu não entendi, repita por favor.
Ire o.
baba da ilha,boa noite e kolofe,obrigado por me responder e auxiliar.as vezes penso em sair do candomble por tudo isso,mas minha paixao pela religiao e imensa,vcs do sit tem uma missao muito linda,quando chegamos com nossas duvidas e desespero,somos agraciados com palavras de carinho respeito,agradeco ao meu orixa por ter descobrido este sit de pessoas comprometidas com a religiao,grato.ah,me explique o que e pds.kolofe meu pai.
Militar PDS = Pai de santo.
Ire o.
parabéns pelo texto, perfeito.
obrigado por compartilhar do seu conhecimento com os outros.
isso que e a verdadeira essência do bom conhecedor seja qual for o assunto e dividir passa a frente ensinar.isso o senhor faz .
Carlos, conhecimento não é dinheiro para ficar guardado no banco.
Obrigado pelas palavras.
Ire o.
Olá! Estou lendo sobre entidades, espiritualidade, mediunidade…Sinceramente estou muito confusa e perdida.Minha família é evangélica, eu também frenquentava as vezes a igreja. Sempre senti grande atração por esoterismo, bruxaria, orixás, tudo no geral. Mas de um tempo pra cá, não sei porque, senti vontade de conhecer um centro. O que me impressiona porque parece que estou a conhecer todas as religiões. Bem, o fato é que fui em centro de umbanda, fiz a consulta com um irê (não sei se é isso, criança), eu fiquei apaixonada por alguém e queria essa pessoa, a consulta foi paga…a entidade disse pra eu esquecer essa pessoa que não era pra mim e que eu era medium. Cheguei a ir mais duas ou três vezes, queriam que eu desenvolvesse a mediunidade aos poucos no sentido de fortalecimento porque eu estava muito frágil. Deixei de ir porque me irritei com a cobrança da consulta, eu sei que a casa tem gastos, mas achei abuso. Fui em outro centro de umbanda de um amigo, lá não se cobra nada só pedem qualquer contibuição para ajudar na manutenção da casa, e lá conversei com uma entidade que disse que eu era medium sim, mas que esse caminho quem decide sou eu e que o rapaz não era pra mim e pra eu me manter no caminho do bem. Depois, uma amiga me apresentou um pai de santo de candomble, fui e conversei com uma padilha que disse que eu tinha uma padilha tb, recebi essa padilha…então me disse que eu tinha que agradar a minha padilha por isso a minha vida estava meio emperrada. Então, fiz o trabalho, com galina, flores, frutas, farofa etc. No trabalho, passei muito mal, disse que a padilha veio, eu senti que dormi, sumi…vi muitas imagens em flash…meu corpo doeu muito. O meu problema agora é que estou muito confusa, não gostei de ver bicho morto e sangue, num gosto…fico com a consciencia pesada por conta da minha origem evangélica, e li tanta coisa na net de enganos que estou com medo de ter sido enganda, de uma kiumba…to com medo, li o blog e me despertou confiança em postar…é assim mesmo? Homem recebe pomba? To
Alana, o que vc tem que fazer é coversar com pessoas idoneas e de dentro da religião, sua cabeça tem uma formação cristã, nosso sacrificio com animais, nada mais é que propagar a energia vital do universo, que chama-mos de àse. Uma apresentação como esta não precisaria de um bicho de pena, bastaria um pq agrado, é como um romance, um namoro, com calma e deixe-mos que vcs possam se conhecer. O resultado foi uma energia despertada rapidamente, vc está assustada e com medo. Eu lhe aconselho a seguir na Umbanda, não tem sangue, não tem a ‘puxada’ que o Candomblé tem, baseia-se em muitas rezas e caridades e Umbanda que se preza não cobra consulta e se cobrar é um valor simbólico. Procure ajuda com amigos em sua cidade, converse, diminua sua velocidade em relação a sua curiosidade e saiba que no quesito amor, nossa religião não faz milagres. Cuidado com charlatões.
Ire o.
Obrigado pelos conselhos. Eu compreendi que o quesito amor eu não posso domar ninguém, pq cada um tem o livre arbitrio. Agora, realmente minha maior dúvida é em relação a mim mesmo. Estou com medo mesmo, medo de tudo. Senti uma sensação horrivel como se morresse e voltasse. Mas me diga, homens recebem entidades femininas, pq já li que não e sim. Kiumbas podem fazer tudo o que uma entidades poderia fazer? Tem alguma recomendação para conhecer mais sobre a religião em SP? Como reconheço uma kiumba no Candomble? Obrigado.
Boa noite a todos! Axé!
Concordo com o artigo quando afirma que é a ignorância, negligência, estupidez e teimosia que nos matam jovens, ou seja, pessoas cujos órgãos estão ou deveriam estar em pleno funcionamento.
Veja-se a negligência das autoridades governamentais, as quais atribuo grande parcela de culpa pela violência.
Violência esta quee matou um lider religioso (pai de santo) em seu proprio lar esta semana.
Pasmém!!!
Que olorum nos abençoe e a nossas famílias e a toda família humana!
Amém!!!!
Com o agô de da Ilha,
Boa noite Alana!
No candomblé vc vai cultuar sua dinvindade sendo esta orixá, inksi ou vodum. Esta dinvindade é a guardiã de sua cabeça. Para q vc possa cultuá-la se caso quiser, é claro. O primeiro passo é procurar um bom zelador que realize uma leitura de búzios para vc. Mas antes disso busque a diferença entre candomble e umbanda, em seguida decida em qual seu coração escolher. Caso for o candomble fique um bom tempo como abiã(pessoa ñ iniciada) observando se de fato é isso que vc quer.
Enquanto a outra pergunta no candomble tradicional não se cultua o que chamamos de exus e bombogiras. Entretanto hj em dia existe casas de candomble que fazem essa ponte como por exemplos os “candombles de caboclos”. Não existe mal algum em cultuar tais entidades estas mts das vezes são assentadas o q é mt interessante.
Mas geralmente é na Umbanda q estas estão presentes com maior frequência.
Os quiumbas segundo alguns espiritas são espécies de espiritos que em algumas das vezes se passam(mistificação) como se fossem entidades da umbanda podendo prejudicar os médiuns envolventes. Para isto Existe os efunpas(contra-egun), banhos energético de descargarrego, de cachoeira, cuminheiras nas entradas ou camarinhas, ebós para afastar tais energias negativas…
É só evitar de entrar em cemitérios, ficar parados em encruzilhadas, velórios e outros campos energéticos negativos, até em bares, barzinhos e festas…
Caso entrar nestes lugares entre com mt respeito. E evite de entrar com roupas escuras.
Pelo que percebo vc está confusa, já passei por isso, já sentir mt mal, já fiquei com medo…
Procure dencansar sua cabeça, fazendo outras coisas que te divertem, por um tempo, depois retorne com mais calma e tranquilidade.
Tome cuidado, mts evangélicos generalizam as dinvindades do candomblé e as entidades da umbanda denominando-as de demônios de um modo rude e cristalizado.
Que Olorun ilumine a sua cabeça.
Axé.