Por muitos anos observei pessoas reclamarem da vida, das divindades, de quem lhe abriu um jogo, enfim, reclamam tanto que esquecem de observar seus modos em relação à vida e as divindades. Nosso conjunto de ações dentro do culto é como um carro, se não colocamos combustível não adianta ter um carro de luxo. A falta de combustível deste carro pode se chamar Eewò, fazemos tudo o mais corretamente possível dentro do culto e esquecemos de nossas maneiras.
Boa leitura.
Eewò – O instigador.
Eewó, o quebrador de tabu, convidou e abriu a porta para os Ajogun (forças negativas) entrarem vida de alguém.
Convidar os rivais de Ire (sorte) na vida de uns é a função que Eewo (Eewo é uma divindade) realiza. A quebra de Eewó pode ter conseqüências rápidas, como pode levar semanas, como podem também se tornarem fatais se não for visto a tempo. Muitas vezes as pessoas se perguntam o porquê de tantos problemas ocorrendo juntamente com doenças. As coisas que são faladas em uma divinação recente não acontecem (é previsto uma benção e ela não ocorre).
Em seguida, perguntam muitas coisas sobre o conhecimento ou mesmo a competência do adivinho, alguns até perguntam por que uma sorte vista no jogo não se manifesta ou leva muito tempo para se concretizar e também por que uma força negativa (Ajogun) ocorre na vida dele?
Isto às vezes pode ser causado pela questão do Eewo ou tabu.
Definição de Eewò/Tabu:
1. Proibido de ser usado, mencionados ou se aproximar por uma questão social ou cultural.
2. Algo que é separado por que é sagrado e ao mesmo tempo proibido de ser usado
3. A proibição de determinados tipos de comportamento ou linguagem, porque são considerados inaceitáveis.
4.. Um tipo de comportamento ou um assunto que é proibido ou reprovado porque é considerado inaceitável.
5. Comentar coisas particulares, de pessoas, ou tipos e roupas sagradas e portanto, proibido de serem usados.
Ifá nos ensina que a quebra de Eewò/tabu pode ter profundas implicações na vida e abrirá a porta para todos os tipos de negatividades.
Eewo pode tornar você muito mais vulnerável que a própria coisa, que você está tentando evitar.
Esta quebra de Eewó também inclui sacerdotes.
Como pode nos reduzir o nível espiritual.
Eewó não são apenas comidas, mas lugares, palavras, pessoas, cores ou outras coisas.
Pode ser tão simples como perder a paciência com alguém ou de reagir de uma maneira que te colocará em oposição à mensagem que seu adivinho (Ikins, Opelé, Erindinlogun/búzios ou Obi) te aconselha.
Também pode ser a falta muito sutil de mostrar o devido respeito aos mais velhos, professores ou qualquer posição dentro da hierarquia da nossa tradição.
Considere quebrar os tabus comparando a se expor a um vírus de gripe sem as precauções apropriadas, tais como: comer saudavelmente, hábitos de repouso, higiene pessoal. Vírus estão por toda parte e precisamos tomar cuidado para evitarmos ser atingido por eles. Mesmo que todos os Ajogun estejam em torno de qualquer um de nós, podendo a qualquer momento nos atacar. Nós devemos tomar precauções.
É verdade, nosso Ori, nossos Antepassados, os Irunmole e os Òrìsás, iram nos proteger, mas até certo ponto, porém as precauções necessárias ainda precisam ser tomadas. Não se pode menosprezar os Eewó dos demais, menosprezando as prevenções que eles tomaram, deve-se ter senso comum e equilíbrio, não tripudiar.
No Odu Ika’ofun, Ifá diz que só porque alguém fez cerimônia Itelodu (iniciação ao culto de Òrúnmìlá) ou Òrìsá não lhe dá o poder de pular em um rio caudaloso e profundo sem saber nadar!
Também em Eji Ogbe (Ejionile) Ifá diz: agora que você “subiu ao topo da Sagrada Palmeira, não solte suas mãos” o resultado final em ambos os casos pode ser desastroso .
Deve-se respeitar o tabu e usar o bom senso, se alguém sabe o que é venenoso, então essa pessoa deve fazer esforços para evitá-lo.
O mesmo se aplica à questão das relações pessoais e assuntos íntimos, isto é verdade, ainda precisamos usar o sentido, mesmo em assuntos do coração, ou seja, ao se envolverem em um relacionamento, ambos os sexos devem reconhecer as divindades que residem dentro de nós, e acabar com a “visão invertida”, que parece ser muito prevalecente na nossa comunidade.
A relação deve ser sincera, comentário difamatório e traição não têm lugar dentro da relação e para todos os efeitos devem ser considerados como Eewo e punível por Ifá. Um Odu Ifá ao lidar com a questão do tabu diz:
É a tartaruga, que acorda e coloca a bandeja de Ifá em sua cabeça
O caracol, é ele que viaja e usa sua casa como sua carga.
A formiga preta mascarada é a que sai em seus trajes voando.
Estes foram os Babalawo que lançaram Ifá para Olodumare depois de criar o mundo e atribuir os parâmetros para operá-lo, Olodumare fez do Eewò (tabu) um de seus reis.
Se submeter à iniciação do sacerdócio, sem o ser, acabará por prejuducá-lo.
Por favor, mais difícil é reconhecer tabu. (para sustentar a vida), o fardo mais delicado de todos eles (para observar).
É tabu matar pessoas no mundo.
Eles acusavam a morte (Ikù) falsamente. (dizem que ele morreu de causa natural), mas foram essas pessoas que usam magias para maldade.
Ifá diz que seu sucesso na vida, a sua capacidade para alcançar sucesso, felicidade e boa saúde depende inteiramente do quanto você é capaz de reconhecer e evitar os tabus.
Se você escolhe realizar sua própria iniciação com qualquer sacerdote, muito de como você vai viver sua vida depende da observância destes tabus.
Temos a capacidade, através de nossos meios para nos comunicar com as divindades para identificar nossos próprios tabus, mas devemos conhecer o caminho e como caminhar, perceba que são duas coisas muito diferentes. Sublinhando o modo como vivemos nossas vidas, o que fazemos na vida e quem somos, é a chave.
A posição que ocupamos na vida, é apenas uma nota de rodapé à questão muito maior.
Em conclusão, na jornada da vida consideremos as atitudes potenciais de quebrar um tabu. Quando você souber seus próprios tabus pessoais, devem-se fazer esforços para observá-los. Fazer a sua iniciação em Ifá ou Orisa é apenas uma parte deste, mesmo tendo adivinhações ordinárias e ouvido as mensagens, tudo isto é apenas uma parte de toda a imagem, o que vem no caminho ou não, é subjetivo e relativo à execução de sacrifício pleno e completo. Neste caso estou me referindo ao ebó (sacrifício) da observância pessoal e do ajuste pessoal.
As mensagens da Divindade e realização do sacrifício, é a vigilância que deve ser lançada sobre o Eewò (tabu). Estude sua vida, aprenda e domine seu próprio Odu (o jogo que foi feito durante a sua iniciação trás esta informação), faça uma auto-análise, profunda e incorpore as mensagens das Divindades em sua rotina diária e hábitos, isso vai ajudá-lo a viver bem e em conformidade com o seu próprio destino. É Eewo quem convida todos os Ajogun (forças negativas) para a vida daqueles que podem puxar o gatilho dos obstáculos de sua vida.
Por Awoyinfa Ifáloju
Parabéns Pelo blog e pela postagem !
Àse Ó Ó Ó! Não reconheço ewò como uma divindade. Ewò é o tabu, aquilo que é proibido. A divindade do infortúnio chama-se Elénìnìí. Elénìnìí é uma das divindades mais antigas, que tem como missão neste mundo impor obstáculos na vida dos homens. Percebam que trata-se de uma missão, reconhecida pelo próprio Olódùmarè. Elénìnìí veio ao Aiyé para tentar os homens, para testar a sua fé em Olódùmarè, nas divindades e no seu próprio Orí.
Esta divindade caminha com os Ajogun e os instiga a entrar na vida dos homens para testar a sua fé e paciência. Os Ajogun são seres maléficos, mas o mal é necessário devido ao equilíbrio do cosmos. Se existe o mal nós podemos fazer o bem, mantendo o equilíbrio e a ordem, mas, se não houvesse o mal, o bem não teria sentido algum, não teria nenhuma razão para existir.
Com o ewò, o tabu, é muito diferente. Quebrar um tabu é opcional, é uma escolha, infeliz e inconsequente, mas ainda assim uma ecolha. As consequências da quebra de um ewò são de responsabilidade dos homens,são fruto do mau uso do livre arbítrio. Elénìnìí é uma divindade, que tem uma função determinada por Olódùmarè, uma função legítima, cujo controle foge aos homens. Não podemos controlar as divindades! Não podemos comprá-las! Mas podemos controlar nossos ímpetos e maus instintos, podemos sufocar nossass vicissitudes e fortalecer nossas virtudes.Podemos vigiar nossa conduta aqui no Aiyé, para que possamos chegar ao Òrun e nos ajoelhar perante Olódùmarè com o mínimo de dignidade.
Àse gbogbo!!!!!!!!!!!!
Gabriel, muito obrigado pela sua participação. Mas acho que cabe uma pequena reparação, Elenini, que incluse tem post em minha foto, é a divindade do obstáculo, não devemos confundir com a outra divindade que o Eewò, os tabus, tabú não é obstáculo, concorda? Tabu é aquilo que não nos é permitido, aquilo que tem que ser vigiado. Obstáculo provém de não se respeitar o tabu.
Acho que cabe uma reflexão sobre os dois temas, pois se parecem, mas são distintos. E vamos trocando idéias.
Mo jùbá.
Onan rere o.
Muito boa tarde Baba Da Ilha!!
Texto muito bonito e tocante…. me encontrei em algumas partes deles. A liturgia do candomblé é muito mais ampla que eu imaginava, há sempre algo para aprender, gostei também do comentario do Gabriel quando diz que o mal é necessario para equilibrio, para que possamos fazer o bem, mas me entristesso quando me deparo com situações em que pessoas ao invéz de praticar o bem, se une as forças do mal e espalham ele por aí, são pessoas que estão sendo colocadas a prova por alguma divindade (creio eu) e que não possuel conhecimento das consequencias de seus atos.
Sinto que vou aprender mais um pouco com esse post… rsrsrs
Abraço
Júlia
Jóò! Não imaginei que os yorùbá divinizassem o ewò. O senhor poderia me explicar isso melhor? A dúpé!
Julia ninguém é posto a prova desta maneira, Ifá nos fala de Ori burukú. Cabeça ruim, a pessoa nasce com a cabeça ruim e tem que fazer muito ebó para continuar sendo ruim e não piorar. Parece que estou falando uma aberração, mas Osá nos diz que andando na rua não conseguimos distinguir um rei de um louco. Existem os que são produtos do meio e ai a história é outra, Ifá fala em ebó e abdicar das más ações. O importante é termos sabedoria para não provar do veneno dos impedimentos/tabus.
Ire o.
Gabriel, as divindades osi, não foram divinizadas pelo povo iorubá, elas são produtos da imaginação de Olodunmarè. Dentre os igba imolé, 200+1 divindades criadas pelo nosso Deus para dar equilibrio ao mundo, estão todas a forças negativas do universo, dor, miseria, fome, raiva, odio, morte, doença e etc…Elas existem para que todos possam conecer e valorizar as boas coisas da vida.
Ogbe meji nos diz: Para que vou lhe dar a felicidade se vc não conheçe a tristeza?
Este contra-ponto é a reflexão que o divino nos pede para impulsionar as boas ações nos moradores do mundo.
Estas forças são tratadas como divindades pelo seu poder. Quem tem acesso e manipula estas forças é Esù. quando fazemos ebó para afastar-mos elas de nós, oferecemos a Esù para que ele pague o tributo em nosso nome e ela se afaste de nós.
Ire o.
Compreendi perfeitamente! Na verdade, eu já tinha conhecimento de que as 201 “divindades” da esquerda são os males do mundo em si. Só não sabia que o próprio ewò fazia parte dessa confraria. Isso é novidade para mim! Vivendo e aprendendo…
Ire Ó Ó Ó!
Motumbá
A benção DA ILHA.
Mais um texto de enorme aprendizado, este blog complementa o que eu aprendo dentro do meu axé. Muito obrigado…
Espero ansiosamente o próximo post…
Motumbá gbogbo
Rick, para que não iniciou e para quem é iniciado, literatura para os dois universos. Este é o nosso propósito. Conforme seu conheciemento cresce mais coisas vc enxerga nos textos.
Ire o.
Da Ilha, não sabe o quanto eu amo estudar, a primeira vez que entrei no blog não sabia absolutamente nada, hoje continuo aprendendo, mas estou me encaminhando para minha iniciação, e busco conhecimento a cada dia mais.
Rick, primeiro sabedoria que é nato é o acumulo da experiência de vidas passadas, depois conhecimento, ralando nos livros e no aprendizado do dia-a-dia e a soma dos dois pode lhe trazer sensibilidade.
Um grande sacerdote se faz com este tripé, sabedoria, conhecimento e sensibilidade. Eu ainda estou aprendendo os três.
Ire o.
Da Ilha,
Eu pretendo aprender os três com certeza.
Nãi sei se tenho a missão de ser sacerdote ,as o que meu Orixá quiser pra mim eu farei com todo o amor que tenho no coração e vou me preparar para exercer qualquer cargo o melhor possivel.
Ire o.
àse o
Motumba Babá!!
Parabéns, muito coerente e sabio seu texto!!!
Motumbá àse. Motumbá Jady.
Fico feliz que tenha gostado, vc como uma mulher super inteligente saberá tirar proveito deste aprendizado, tanto quanto eu e vários seguidores da nossa religião.
Um prazer enorme ter vc de volta, some não…….
Ki ba se o.
Epá Òyà, Esù mo jùba o.
Kolofè a todos… su novo admirador do blog estão de parabens pelos topicos postados e este é um dos que estouo admirados, ja que é muito bem explicado o que é Eewò..
Ègbé,
Esta frase abaixo, para mim, diz tudo sobre eewó, afinal você não sabe os interditos? Porque aceitou o convite? A retidão é que faz o bom sacerdote ou a boa sacerdotiza.
É Eewo quem convida todos os Ajogun (forças negativas) para a vida daqueles que podem puxar o gatilho dos obstáculos de sua vida.
Parabéns irmão pelo texto, que vosso pai. o alquimista caçador continue nos prover com a sua sabedoria.
Olórun súre fún ò.
Baba Da Ilha!!!
Muito boa tarde, inclusive, está uma linda tarde….rsrsrs
Baba, o Sr disse na sua resposta que quando a pessoa nasce ruim, tem que fazer varios ebós para contiruar ruim e não piorar…. fiquei com uma duvida, se o Sr poder me responder…. porque uma pessoa nasceria ruim??? não seria aqui uma oportunidade para seu espirito “melhorar” e voltar ao aiê bom??? não existiria então a reencarnação para o espirito evoluir e etc…
Abraço
Júlia
Abenção de todos,
Sou recém-iniciado e tenho tido problemas com ataque de eguns e desassossego inexplicável, que penso talvez terem a ver com alguma situação de Ewé . O pai-de-santo tem confirmado isso nos búzios, que os ataques estão acontecendo, mas se limita a dizer que não sabe o porquê, apenas diz que ando por ambientes com muitos eguns etc, e também não faz quase nada (ou muito pouco, para ser mais justo) para esclarecer o assunto e me ajudar neste sentido.
Porém, seu eu for consultar outra mão de búzios para saber o que está acontecendo, não seria uma traição ao meu pai de santo? E neste caso, não seria ewó também?
Eu estaria trocando um ewó por outro?
Que sinuca de bico…
Axé
de “ewé” não, de ewó, rs
José,
Existe uma infinidade de ebós que podem ser ministrados,no seu caso não sei porque o zelador não abriu o jogo e tirou os ebós. Ebó não se para de fazer, enquanto aparecer no caminho tem que fazer. Quando dei obrigação de 7 anos fiz 13 ebós de egun antes de tomar borí, só entrei quando estava totalmente limpo. Não paro de fazer ebó por ser de Oxalá e zelador e isso me deu muita moral com meu Orixá, (agô Babá).
Iyawo de preceito com problema de egun tem que tirar o preceito na casa junto ao seu Orixá com a assistência de seu zelador.
Ewó é não correr atrás do seu prejuízo amigo.
Axé.
Julia, dentro de nossa religião, temos a re-incarnação, este ato implica em vários fatores.
Decidir vir ao mundo, vc decide.
Ir ao pátio da casa sagrada de Olodunmarè, realizar os três atos,
Akunleyan = ajoelhar e pedir ajuda para sua nova vida.
Akunlembá = receber ferramentas extras para cumprir sua jornada, (ex. vc quer ser cirurgião, v c ganha uma aptidão ímpar)
Aiyanmò = coisas das quais vc não pode se libertar, familia, sexo, cor e etc…
Depois escolher o seu Ori nos dominios de Ajàlá, antes de fazermos estas escolhas pagamos nossos ebós, depois de uma consulta.
Este conjunto de ações chama-se Kandara, se vc faz uma má escolha na casa de Ajalá, vc virá a este mundo com um Ori ruim.
Quem testemunha tudo isso é Òrúnmìlá e a escolha errada foi testemunhada por Ogbe’Ogunda.
Então quando vc vem ao mundo com o Ori ruim, vc tem fazer muito ebó para ficar apenas ruim e não muito ruim. Pois o Ori que vc escolheu não tem jeito de consertar.
Um Poema do Odu Ogbé’Ogundá diz:
“um pilão realiza três funções
Ele tritura inhame
Ele tritura índigo (waji)
Ele é usado como uma tranca atrás da porta
Foi feito um jogo adivinhatório para Oriseku, Ori-Elemere e Afuwape. Quando eles foram escolher seus destinos nos domínios de Ijala – Mopin. Foi solicitado para eles que realizassem rituais. Somente Afuwape realizou os rituais que foram solicitados. Ele, em consequência, tornou-se muito afortunado.
Os outros lamentaram, disseram que se soubessem onde Afuwape escolheria seu ori, eles teriam ido até lá para escolher os seus também. Afuwape respondeu que, embora seus ori fossem escolhidos no mesmo lugar, seus destinos é que diferiam.”
Um dia posto o poema completo.
Ori rere o.
Mutumbá Da Ilha
Adorei este texto e a forma realista e direta como escreveu, me vi e vi algumas pessoas em vários trechos; como eu gostaria que os mesmos lessem este texto com os olhos da consciência!
Infelizmente existem pessoas que confundem a liberdade do candomblé com libertinagem, passando por cima de outras pessoas e sentimentos, desdenhando seu próprio Orixá e de outrem sem se darem conta do mal que estão causando para si e para os outros,atraindo toda espécie de infortúnio e angústia, ocasionando até mesmo o afastamento de seu Orixá.
Obrigada por dividir conosco seu conhecimento!
Axé
obrigado por esta partilha boa que oxalá lhe abençõe
“Iyawo de preceito com problema de egun tem que tirar o preceito na casa junto ao seu Orixá com a assistência de seu zelador.”
O que leva uma Iyawo ter problemas com egum já que ele anda num periodo de três meses com contra egum?
Não entendi.
Nandjala,
É de dar nó na cabeça mesmo esse tipo de “fenômeno”. Não existe motivos específicos pra esse tipo de acontecimento. Essa questão sempre só é esclarecida no jogo e pode partir de procedimentos durante a iniciação que não tenham agradado ao orixá ou procedimentos do próprio iniciado durante o seu preceito.
Não é uma questão de respostas diretas e requer muita atenção.
Axé.
Obrigada Dayane.
Olá a todos,
Venho mais uma vez pedir-lhes ajuda:
Tenho ouvido falar muito do conceito de EWÓ, WO e LÓ, relacionado com o campo na natureza aonde se manifestam combinadas as diversas forças que formam o Eledá de uma pessoa, o conjunto de Orixás do Ori de uma pessoa harmonizados na natureza.
É isso? Faz sentido? O que seria Wó e Ló? Pelo que achei, seria vestir, adequar,encaixar…
Motumbá!!
bizziboy,
O conceito é o Eewò ou Ewó como comumente falamos, nada de wo ou ló. Entendo também, muito diferente de muitos zeladores, que ELEDÁ é apenas DEUS, ou seja “Olodumare”ou também chamado de “Olorun”. Então posso afirmar que meu ELEDÁ é Olodumare, a força maior, aquele que nos dá o suspiro da vida que é o que nos mantém vivo.
Wó = cair
Wò = olhar, ver, observar, assistir
wo = entrar
Ló = corespondente a ele + verbo. Ex.: Ló bá jókòò ( ele se sentou)
Axé.
Salve pai fernando, Sua benção!
Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos!!
Motumbá!
Existe alguma restrição das filhas de santo terem gato como bicho de estimação? Me falaram que as Yamis não gostam…eu tenho mas como não me deram um ultimato de que não podia eu fiquei confusa.
Kku os gatos ologbon, são muito bem quistos por elas.
Ele inclusive fez ebó para nunca ser atacado por elas.
Você pode ter seu gato sem problemas nenhum e de qualquer cor/sexo.
Quem falou isto leu a história pela metade.
Ire o.