Esentaye é uma cerimônia que o nigeriano faz para seus filhos ao terceiro dia de vida, é realizada por um Babalawo ou Oluwo, quando a criança toca os pés no solo pela primeira vez. Uma cerimônia, descrita abaixo, muito bonita e muito séria. Faz parte da cultura nigeriana, nós brasileiros não temos este costume, porém os costumes de nossa matriz religiosa fazem parte de nosso portfólio. Vejam que ao se saber desta criança quase tudo fica pré-determinado, profissão, ser sacerdote ou não e òrìsá individual ou da família. Uma boa leitura a todos.
Esentaye é um ritual de divinação e cerimônia de nomeação do recém-nascido.
Por meio do Esentaye, o recém-nascido recebe o seu nome formal. Este nome reflete no recém nascido características hereditárias, o futuro predestinado e as relações metafísicas com espíritos guardiões ou òrìsá, ancestrais divinizados e / ou outras divindades.
Por exemplo, o nome masculino Ogundiipe literalmente significa “aquele que concede apoio.” Também pode ser transliterado como “aquele que assumiu o encargo de fornecer alívio para o triste e aflito.” Uma criança com nome de Ogundiipe significa, entre outras coisas, que a criança será um bem humorado, pensador profundo e fisicamente forte, que é abençoado com o patrocínio especial do Deus do ferro chamado Ògùm. Para alcançar a felicidade e prosperidade, Ogundiipe deve levar uma vida de meditação contemplativa. Esta criança deve viver em uma área remota rural ou subúrbio e prática das profissões solitárias, tais como ferreiro, escultor, designer de jóias ou metalúrgicos na idade adulta.
Outro exemplo comovente é encontrado no nome Fagunwa. Fagunwa é um nome muito antigo do sexo masculino de um avatar guerreiro. Fagunwa é creditado como um importante guerreiro, lutou contra a insurgência, sem sucesso contra os saqueadores muçulmanos Hausa no final do século 12 em um período de agitação de toda África Ocidental. Etimologicamente falando, o nome Fagunwa alude ao seguinte “Aquele que luta com a medicina de Ifá”.
Na cultura do oeste africano, a medicina de Ifa sugere o uso de amuletos poderosos, talismãs e encantamentos por uma classe especial de guerreiros que defendiam o oba dos palácios e santuários em tempos de guerra. O nome masculino Fagunwa indica que a criança é muito bem dotada intelectualmente, fisicamente, guerreiro abençoado com a proteção, orientação e apoio da divindade chamada Ifá. Para esta criança do sexo masculino alcançar o sucesso material eterno, Fagunwa deve se tornar um oficial de alta patente militar, político ou estrategista político.
Esentaye também analisa inúmeros fatores, incluindo a posição e as condições do recém-nascido no útero.
Por exemplo, quando uma criança do sexo masculino nasce com uma fina membrana sobre a sua cabeça ou com o cordão umbilical enrolado no pescoço, ele é considerado que nasceu com uma cobertura (ala, oke). Esta é uma indicação de que esta criança do sexo masculino deve ser iniciada para o sacerdócio da divindade Orisa’nla (Obatalá). Se uma criança do sexo feminino nasce com esta cobertura (Ala), então ela deve adorar a linhagem dos ancestrais de seu pai e tornar-se uma iniciada de uma divindade da fertilidade chamada Oba ou Òsúm. Além disso, Esentaye fornece para a família uma análise detalhada do caráter e predestinação dos recém-nascidos, as forças morais, falhas éticas, as ambições, grandes transições da vida e idade com necessidades específicas. Em um esforço dos pais para aproveitar as melhores maneiras para elevar a criança no meio de uma sociedade volátil, hiper-capitalista, e intolerante.
Esentaye também oferece às crianças uma base necessária de auto-estima, auto-respeito e dignidade. O efeito psicológico e sociológico do Esentaye sobre as crianças é muito positivo, devido aos impactos de se saber o caminho para a prosperidade e sucesso em vários estágios da vida. Este autoconhecimento está ausente da vida da grande maioria da população do mundo, que leva uma vida caótica e de dúvida, a auto-depreciação e apreensão perpétua.
Por: Awodele Ifayemi
Bem não sei se tive a membrana o cordao enrolado no pescoço porem no dia que eu nasci estava uma noite linda e estrelada e eu coroei com minha mãe em pe ao corredor, e quase cai no chao, meu parto foi no corredor. tem alguma coisa isso?
Gosteii dessa última postagem.
Conheco um caso que uma pessoa nasceu de 7 meses e meio e o cordão umbilical deu 3 voltas no pescoço dele.Muitas coisas aconteceram com ele em sua vida e sempre perto de seu aniversário.
Até foi dito a ele que ele precisa se iniciar em ifá…que ele morreria pq ele foi iniciado e ele era considerado um abi….k….u….
É curioso cada um dá uma versão para o fato dele ter nascido com 3 voltas do cordão no pescoço. Ele n se iniciou em ifá…Ele se iniciou em santo….E nada de mal lhe foi cometido.
adupé.
Kiron, dentro da Tradição Ioruba este argumento não bate com suas informações. Nascer com cordão umbical enrolado e uma coisa e iniciar em Ifá é outra. E nem tampouco é uma pista para se descobrir um Abikù.
Nascer com cordão enrolad, não tem que fazer Ifá por este motivo e nem é abikù. Todos os dois argumentos precisam de informações do oráculo.
Tem muita gente para adivinhar muitas coisas e pouquissimas para provar o minimo.
Ire o.
Ola!!!
Parabens pelo post!!!
Nossa eu nao tinha o conhecimento disto, achei muito interessante!!! Sera que eu teria a permicao de copiar este texto para imprimir para mostrar a meu zelador?
Desde ja grata pela atencao e mais uma vez parabens pelo post!!!
Beth,
Claro que sim sem problema algum, inclusive o nome do autor: Awodele Ifayemi.
Axé.
Mto obrigada!!!!
Motumba!
Muito bom o texto não conhecia este procedimento, apenas o Ikomojade.
Mas uma vez parabéns.
Asé
Tosso
Bom dia
Há anos busco uma resposta,eu nasci de pé,,existe algum significado para isto ???
Grata por tudo
Ana
Bom dia! Eu gostaria de saber o que posso fazer pra desenrolar o cordão umbilical da criança. Visto que a mãe está de 7 meses e o cordão está com 2 voltas.
Desde já agradeço
Sandra existem rezas e magias que fazem este tipo de trabalho.
Não sei se as antigas rezadeiras faziam este tipo de trabalho.
Os babalawo treinados sabem como fazer isso.
Muitas crianças nascem com o cordão enrolado e estão ai até hoje jogando bola.
Se acalme.
Osalá sabe o que faz.
Ire
Ary, somente no terceiro dia? Eu tenho visto alguns dizendo que enquanto o bebê não tocou o chão ainda pode fazer.
Fernanda eu retrato o que me foi passado.
Se o entendimento de outra casa for como você registra vou respeitar.
Onde você viu, quem fez o ritual, qual família?
Ire alaafia
Ary, respondi em particular. Asé