O Kimbanda é um herbalista (que pesquisa plantas curadoras) ou curandeiro espiritual em muitas sociedades africanas e também em muitas sociedades da diáspora africana, tais como aquelas no Haiti, Cuba e Brasil.
Outro termo que designa o curandeiro da tribo é Nganga, que em determinado momento, em parte do território Banto, na África do Sul, acabou ganhando o significado totalmente ao contrário, como se o mesmo se tratasse de um “feiticeiro mal”, e não o seu termo original, que é tido como um benfeitor da tribo.
O Kimbanda é bastante familiarizado com muitas das causas físicas das doenças, e utiliza ervas e plantas da medicina popular em sua prática médica. O tratamento, porém, costuma ser sempre acompanhado de amuletos e fórmulas mágicas para controlar os espíritos maus. É uma crença comum a existência de feiticeiros, pessoas que tentam fazer o mal aos outros usando, por exemplo, magias maléficas.
A tarefa do curandeiro é anular o feitiço empregando os mesmos métodos magísticos.
Os efeitos que o Kimbanda atribui aos medicamentos são devidos não somente às propriedades reais dos elementos naturais (pantas, por exemplo), mas também e sobretudo, à força simbólica desses mesmos elementos.
KIM: Médico ou sacerdote dos Cultos bantos.
BANDA: Lugar ou cidade.
KIMBANDA – O CURANDEIRO.
Artigo: Renato da Silveira
Professor da Universidade Federal da Bahia
Doutor em Antropologia pela E.H.E.S.S de Paris
Ègbé,
Publiquei este texto pois muitos tem uma visão errada sobre os Kimbandas ou sobre a palavra Kimbanda, a maioria, leigos, fazem alusão ao mal, tenebrosa magia e conspirações negativas. O Kimbanda é um erveiro também, conhecedor dos unguentos, chás, pós, fumaças, encantos místicos e medicinais.
Axé.
Eu confesso que tenho uma visão completamente errada sobre este culto erbalista.
Obrigado por mais esta informação que dignifica nossa afro-descendência.
Mo juba Bàbá Fernando.
Obatalá se o.
Eu tb tinha uma idéia erradda sobre o culto, aliás eu e muitos outros.Obrigada por mais este comentário !
Na verdade essa a Kimbanda africana pq aqui no Brasil a coisa se deturpou.
Muito obrigado Baba Fernando por publicar algo positivo sobre esta pratica aqui… Sou iniciado em Palo Quimbissa o caminho Cubano desta religiao… Tratamos da mesma forma sobre tudo que ja mencionou… Muito obrigado pelo esclarecimento….. Axe’ !!!!
Ferranduzzo,
Eu que lhe agradeço a deferência, Axé.
Fica aqui esse espaço para você nos trazer informações sobre o caminho cubano dessa religião.
Sds,
Putz! e eu que cresci sempre ouvindo dizer que Umbanda era a parte boa e Kimbanda a parte má.Obrigado por mais esta
Baba Fernando,
o Palo que em espanhol significa arvore tem os mesmos fundos bantus e congos que a quimbanda… As deidades tambem se chamam nkisis que representam forcas da natureza e correspondem com os orixas e tem Nsambi ou Sambia como o deus criador…. Por exemplo Lucero que e’ o abridor de caminhos corresponde com Eleggua o orixa mensageiro das encruzilhadas que e’ um caminho de Exu.. Lucero tem 21 caminhos… Em santeria que e’ outra religiao e nao se refere a Eleggua e Exu nos mesmos termos porque em santeria se diz Eleggua e’ o caminho de Exu feito pra colocar dentro da casa e o Exu mesmo e’ pra colocar afora porque e’ bravo mas sao os Babalawos (Babalaos) que tem o proprio axe de compor Exus pra calocarem dentro de casa… Segundo tem Zarabanda que corresponde com Ogum (Oggun), Vence Batallas/Watariamba que corresponde com Oxossi(Ochosi), Siete Rayos/Nsasi que corresponde com Xango(Chango), Centella Ndoki que corresponde com Oya/Iansa, Kubayende/Pata en Llaga que corresponde com Omolu (Babaluaye), Ngurufinda/Gurufinda/Burufinda que corresponde com Ossae(Ossain), Mama Chola Wengue que corresponde com Oxum(Ochun), Madre de Agua que corresponde com Iemanja(Yemaya),Tiembla Tierra/MamaKengue que corresponde com Oxala(Obatala), Brazo Fuerte que corresponde com Aganju(Aganyu) e Mama Canata que corresponde com Nana Buruku… Como advinhacao se usa chamalongos feitos de cocos cortados e rondados e em alguns caminhos se joga buzios(caracoles).. Tem Palo Monte, Mayombe, Brillumba, Quimbissa e Malongo… Palo Quimbissa tem mais influencia cristao e se nao me engano foi o primeiro caminho e se encorpora elementos catolicos e da igreja catolica como a agua benta, as imagens, etc… Palo Mayombe e’ mais conhecido que os demais embora alguem ja se iniciasse noutro caminho tambem se diz Palo Mayombe pra evitar confusao… Se diz Mayombe porque um se nasce em baixo da sombra que tem que ver com os rituais com os ngangas e nganguleros mas isso nao quer dizer que e’ maldicao ou maldito embora possa fazer mas isso vem atraves da reputacao das sombras… Palo Monte e’ mais Africano e os demais Brillumba e Malongo sao mais ou menos misturas de outros caminhos se nao me engano… Isso que escrevo e’ mais ou menos em termos gerais pra dar uma ideia basica pra comecar.. Deixo o espaco aberto pra esclarecimento, perguntas ou correcoes.. Vou explicar a relacao da santeria e vodu haitiano em relacao de candomble gege e nago em breve…
adorei o esclarecimento sobre a kimbanda,um dos guias que faz uso da minha matéria se coloca como um herdeiro de kimbanda e já criou muita confusão em alguns terreiros q trabalhei por dizer q estão errados aqueles q acham q a kimbanda é do mal,e por isso se quizila c/as casas de umbanda e kimbanda e acaba tendo q trabalhar sozinho p/fazer valer,sua doutrina e ensinamentos
Motuba! gostaria de saber,a opinião de VCs sobre os guias como,baianos ,marujos,boiadeiros pretos vlhos e etc…?,pois eles fazem parte da minha vida e fazem uso da minha matéria a mais de 20 anos!Hoje por recomendação deles mesmo sou tambem iniciado em ketu,coisa q muitos da nação ñ aceitam e ñ respeitam,sera possivel um dia tocar um ilê com fundamentos em ketu e regras e doutrina dos guias? e como seria possivel nomear esta casa de axé?(umbandomblé)? pois as q conheço intitulam-se angola porem nada tem de angola!obrigado
ps:ago,caso queiram meu orkut responde por ILÊ DE OGUN,OXUN,PENA DOURADA E BAIANO JEREMIAS,sera um imenso prazer em recebe-los!motuba!
T’Ogun, devemos ter em mente que manipulamos enrgias muito diferentes, òrìsá e egun.
São cultos que andam paralelamente.
Você chamar de Umbandonblé não acho correto. Mas acho que vc deve dar rito e rosto a sua casa. Não vejo nada de anormal preparar sua casa para uma gira de Caboclo de Esú ou Preto-Velho e até mesmo beijada. Mas com dias especificos e sem misturar as estações. assim muitas casas do Brasil fazem e funcionam muito bem.
O culto a ancestralidade que está ligado a Umbanda é certo e honesto, mas não se pode ver òrìsá incorporando em uma gira de Sango na Umbanda, entendeu? isso está errado, esta mistura faz com que a cabeça das pessoas passeiem no imaginario da zombaria e da chacota. Pois sabemos que não é Sàngo que esta presente, que não tem que dar ohum, nem mudar as cantigas.
Rio Negro e Rio Solimões, paralelos sem se juntarem.
Esta é minha opinião e entendimento, como diria Bàbá Fernando.
Ire o.
Motubá,Obrigado pelo esclarecimento fico assim mais tranquilo,pois a forma que toco a casa bate com o senhor acaba de mencionar.
Gostaria de tirar a duvida de que fala sobre não poder ver um òrisá encorporando em uma gira de sango na Umbanda?
Ou será que quis dizer que toda reverencia “gira” de òrisá deve ser apenas em Keto?Pois sabemos que na umbanda “òrisá” encorporando na verdade são enviados ou como queira caboclos de Ogum,Osum etc…….?
A questão é que o povo confunde Kimbanda com K Kimbanda é uma tradição africana de cura holística (material, psíquica e espiritual). e Quimbanda com Q é um culto afro-brasileiro com forte influência bantu e muito influenciado pela magia negra européia.
T”OGUN , . Não baixa Orixá africano (Nação) na Umbanda! Na Umbanda o Médium incorporante não tem iniciação bori ,deitadas, saidas, na Umbanda tem desenvolvimento mediúnico além de a Umbanda tradicional ser uma religião cristã ela tem uma visão diferente de orixá do candomblé. O seu culto não está centrado no culto a orixá aprenda a diferenciar são religiões diferentes