Orixá Olooke é muito pouco conhecido no Brasil, seu culto chegou ao Brasil por volta do ano de 1856 quando da fundação do “Terreiro do Olorokè” em Salvador pelos africanos Babá Irufá cujo nome brasileiro era Jose´Firmino dos Santos e Adebalu cujo nome lendário era Maria Bernarda da Paixão, conhecida pela alcunha de Maria Violão, isto por ser uma negra de um corpo de bonitas formas. Maria Violão já veio da África iniciada para o orixá Olooke, da cidade de Ekiti Efon. Até 1936, quando ela teve seu desencarne, o Axé Oloroke de Salvador festejou Olooke com todo o ritual da Eketi Efon e de toda a região Ijexá sendo que o ritual feito atualmente no Axé Oloroke de Baurú é idêntico ao que era realizado no Terreiro de Salvador, matriz de todos os Efons do Brasil, até 1936. O Babalorixá Paulo do Efon, responsávelpelo terreiro do Oloroke de Baurú, é uma das maiores autoridades do culto de Olooke no Brasil, tendo o título de “Baba Elejoka” (a voz de Olooke) título este que lhe foi conferido pla maior autoridade do culto de Olooke. O Igbá de Olooke também veio da mesma cidade e é venerado por todos os filhos deste Axé.
Entre os Orixás e os Ebora existe um chamado Orixá-Oke. Entre todos os Oke existe um mestre muito importante de nome Olooke, o dono senhor das montanhas. Olooke foi a primeira ligação entre òde-orun e òde-aiye, sendo que ele foi a primeira terra firme, uma montanha que elevou-se do mar a pedido de Olodumarè, segundo o itan do odú Ofun-Mejí. Inseparável de Obatalá instituído para ser o Guardião de todos Orixás na terra.
Olooke é um Orixá/Imolê de costumes próprios e independente de qualquer outro Orixá, não sendo Oxalá, nem Xangô e nem tão pouco Iroko, como afirmam alguns. Sua árvore de culto principal é o “Ataparaja”, árvore que nasce na região de Ekití no alto das montanhas, assim como o Baobá.
As oferendas de Olooke consistem em qualquer tipo de animal, gosta de carneiros, pato, galos, conken e certa espécie de peixe feito de uma maneira especial que não pode faltar em suas obrigações e o porco que é o caminho da riqueza quando sacrificado a Olooke. A Olooke se serve tudo crú e suas carnes (sobras) é dado um destino diferente de todos os outros Orixás. Olooke come também as folhas de Atapajara sempre acompanhadas de muitos Igbís. Esse Orixá tem que comer a cada seis meses, e se isso não for observado a pena poderá ser até a morte de uma das pessoas do Egbé.
“Apenon”, cargo da casa de Olooke é quem sai à sua frente empunhando um grande atorí ou isan com o qual ele abre o caminho para que o Orixá passe e só ande com o chão coberto de panos brancos e folhas, ninguém deve tocar em Olooke, apenas os homens responsáveis do Egbé. As mulheres ficam sempre agachadas e não podem olhar jamais o rosto de Olooke, elas são consideradas as escravas de Olooke e uma mulher nunca poderá iniciar um Olooke, mas eles podem ser iniciadas para Olooke.
Interessante falar sobre o tambor que se toca para Olooke que é o tambor d’água acompanhado do tambor de vento e muito agogô, aliás existem cântigos dele que só se toca com agogô.
Olooke é o rei de todo Ekiti que quer dizer “montanhas esplendorosas” e estando Efon dentro do Ekití esta leva o nome de Ekití Efon e Olooke é o rei desta cidade africana e desta nação no Brasil. Além de um rei, Efon também tem uma rainha, pois foi na cidade de Ekiti Efon que nasceu Oxun e assim Oxun é a a grande Rainha do Efon-Ijexá. Olloke é o guardião de muitos povos no Ekití e lá estão localizadas as maiores rochas onde se praticam seu culto. As mais notáveis destas rochas e montes ficam nas cidades de Ekiti-Efon, Ikere-Eketi e Okemesi-Ekiti. Nobres entre eles são os montes de EkitíEfon no limite ocidental com o estado de Oxun e próximo a Oxogbò, Ikere-Ekiti na parte sul e montes sde AdoÉkiti na parte central. O festival anual de Olooke leva o nome de “Ojokeregede” tanto no Brasil ainda no tempo de Maria Violão, assim como no Tereiro deo Oloroke de Baurú em São Paulo.
Bibliografia: Orixás candomblé e Umbanda
Editora: Minuando/ D&D-Propaganda e Desing
Editorial: Pai Nene D’Osomarè
texto adaptado
Bàbá Fernando obrigado pelo texto, muito bom saber que nossa ancestralidade não se apaga com o tempo.
Héeeepáááá òrìsá.
Mo juba Olorisá.
Da Ilha,
Mo Jubá ò! Grande parte do Efon está aí neste Axé.
Épá! Atá èkó ikò Babá! rsrsrs
Ìré ò!
BOA NOITE,MUTUMBÁ,BABÁ DA ILHA FUI INICIADA NO KETU. CONHECI UM ILE ASÉ DE EFON,ALGUNS PRECEITOS SÃO SEMELHANTES AO KETU,JÁ OUTROS,NÃO. A BENÇA NAQUELA CASA É AWURE,O COMPRIMENTO SERIA BATER ASMÃOS RETORCENDO O BRAÇO E NÃO BEIJANDO A MÃO NA TROCA DE BENÇA. O TOQUE AOS ORIXÁS ERAM SOMENTE NA BATIDA IJEXÁ(ATÉ AÍ ENTENDO),SÓ Q OS YAÕS ERAM FEITOS NO SANTO MAS NINGUÉM RASPADO DIZEM Q NEM SEMPRE PRECISA RASPAR,MAS 99,99% NÃO ERAM RASPADOS,POREM FEITOS.A MAIOR PARTE DAS PESSOAS DA CASA QUE CONVERSEI EU PERGUNTAVA:-VC É FEITO AQUI?NUNCA VI TANTA GENTE DIZER Q JÁ NASCEU FEITO,NÃO SE RASPA,BORIZADO VIRADO DANDO ILÁ TOMANDO RUN C ORIXÁ DE EGBONMI,ENFIM,COMO SE PROCEDE ESSA NAÇÃO NAS CASAS AQUI NO BRASIL?É DIFÍCIL ENCONTRAR UMA CASA DE EFON,NÉ?DEVE HAVER POUCAS E QUANTO A CASA QUE VISITEI,CREIO Q SÃO PROCEDIMENTOS DO DIRIGENTE OU SERÁ ASSIM MESMO?DESCULPE MINHA COLOCAÇÃO,PARABÉNS PELO TEXTO,ASÉ!
AH,QUEIRA DESCULPAR O TEXTO É DO BABA FERNANDO! MUTUMBÁ BABÁ FERNANDO!
Olá, gostaria de saber quais são os riscos que corremos em fazer “trabalhos” no nosso lar e jogar búzios com frequência.
Obrigado.
Texto maravilhoso! Mais uma vez esse incrível site nos enche de informação e nos cauda “auto tortura de curiosidade”!! heheheheh!! Acho que vou à Bauru pedir permissão para visitar essa casa um dia desses!!
Sobre a colocação da Aninha, é difícil julgar, cada casa tem suas coisas que pode nos parecer estranho, às vezes, beeeem estranho, mas enfim…
Uma vez ouvi uma Iyalorixá falar algo mais ou menos assim: “Para o Orixá, não precisa raspar, um fio de cabelo só já basta! mas para o filho, é a representação do nascimento, aí é bom mesmo se raspar!” ou algo assim… Procede?? O que acham??
Axé!!
Bizziboy, o ato de raspar a cabeça indica muito mais que o renascimento, são tantas coisas nesta hora…um fio de cabelo por mais que seja uma parábola é muito pouco.
Ire o.
Lucas, o problema de fazer qualquer coisa em casa e não sabermos a energia que está sendo invocada e para qual finalidade.
Todos os nossos trabalhos são orientados e os locais previamente designado, não se pode fazer nada sem um jogo para nos orientar, ok.
Quanto a fazer jogo com frequência não vejo nada de mais, desde que tenha-se o motivo e não seja coisa futil. Orunmilá nos ensina estar sempre em contato com o invisivel para que possamos nos orientar e ficarmos o mais próximo possivel das nossas obrigações arcadas quando de nossa vinda para o mundo visivel.
Ifá diz, me faça 3.000 perguntas mas não repita nenhuma delas.
Ire o.
boa noite, motumbá irmão da ilha
gostaria de esclarecer algumas duvidas com o senhoreu sou iniciado em ketu
odu eni,itá e ege tambem em keto
não conheço muito à profundo sobre efon
1º… pelo q eu li no texto acima
oloke é um orixa pertinente ao asé efon é isso mesmo?
2º… existem relatos de iniciação desse orisa no rio de janeiro?
3º e ultimo…
Há possibolidades desse orisá ser iniciado em outro asé q não seja o seu de origem (efon)?
asé irè
Ofá, pouco sei e poucos sabem deste magnifico òrìsá, existem alguns fundamentos que não tenho como passá-lo por aqui. Se pensarmos que as terras Efon e Ioruba não tinham esta formação de fronteira como está delineada hj, que o comercio escravagista forçado Leia-se guerra entre estas duas nações) entre os dois povos foi uma constantes em centenas de anos, poderemos dizer que Okè é um òrìsá keto/Efon, pois sua região de culto está a noroeste da Nigeria, local de muitas guerras e batalhas em seculos passados,hoje Ire Ekiti é terra nigeriana com um culto fortissimo de Obatalá onde meu Oluwo é o Rei da cidade dentro deste culto tendo o cargo de Obaalá (www.efunlase.com).
Temos relatos de Okè participando da primeira comitiva que veio povoar o mundo, na primeira comitiva formada por òrìsás funfun. Portanto temos este òrìsá agricultor nas hostes Ioruba, que não foi cultuado nesta terra brasileira porque o negro não iria fomentar (pedir prosperidade) um negocio que não era seu e fortalecer o opressor. Existe sim, elégun (iniciado) de Oke em África, mas sinceramente tenho poucas informações a respeito, meu Oluwo está indo a África este mês de agosto e verei se ele traz mais informações para futuros post.
Fico devendo mais informações, quem sabe Bàbá Fernando não nos brinda com mais alguns esclarecimentos.
Ire o.
primeiro obrigado pelo esclarecimento acima baba
motumba + 1 vez…
depois de postar as questões acima, estive conversando com amigos de asé e segundo eles me disserão
aqui no rio, em são gonçalo tem um babalorisa chamado Mauro ty osun do ilè asé òmí ypondá q iniciou um elegun de orisa oke, 1 otin, e 1 orisa oko
é possivel ?
asé irè
e mais uma…
o baba tem alguma iformação se é possivel 1 elegun ser iniciado de odudua?
orunminla se assenta?
e se possivel post algo sobre ajesaluga!
gostaria de telo em minha rede de amigos no orkut para q possamos converssar sobre tal assunto com mas caltela
afinal todos os tipos de pessoas à nivel de gral espiritual visitão essa pagina maravilhosa
inclusive os abyans
MUTUMBÁ,BOM DIA,CONHECI UMA PESSOA DE EFON Q DIZ SER DE YA NASSÕ,OUTRA YA MASS~E C ORIXÁ OKO. EU NUNCA TINHA CONHECIDO ALGUEM C ESSE ORIXÁ É DIFÍCIL? SE CULTUA SÓ NO EFON?
Meu caro seu texto deveria ser revisto, principalmente quanto aos nomes citados, em tempo voltarei a escrever sobre.
Oga Gilberto de Esu
Gilberto,
Terei um enorme prazer de publicar o seu texto sobre o assunto, assim como adptei o texto da entrevista feita ao zelador pai Paulo do Asé Oloroke de Baurú para revista Orixás, Candomblé e Umbanda com editorial de pai Nenê de Osumarè.
Fernando D’Osogiyan
Ofá,
Não estamos aqui para julgar o Mauro, se ele for ketu/Nagô tem que dar obediência a sua raiz e seu axé seus egbomis.
Odudua não vem à cabeça do ser humano, o que não impede que uma pessoa seja de Oduduwá. Orunmilá se assenta quando se é um zelador (a) e toma obrigação de 21 anos, isto faz parte da hierarquia e da liturgia.
Em breve postarei sobre Ajeselugá.
Axé.
amigos e irmão de asé
venho aqui para esclarecer um pequeno mau entendido
eu não postei comentarios com a intenção q fossem maliciosos e porisso não o privei
só vim esclarecer duvidas ja q tenho muito pouco contato com meus mas velhos do meu asé
de coração q não foi a minha intenção
até porque eu não ouço falarem mau de seu Mauro
pelo contrario
todos os comentarios q eu ouço a respeito dele são ótimos
ainda não tive a oportunidade de o conheçer pessoalmente mas eu admiro muito os trabalhos realizador por esse babalorisa
ate mesmo quem me visitar no orkut vai ver q eu tenho videos e comunidades dele
a minha intenção é unica e esclusivamente tirar duvidas e não julga
peço perdão pq acho q usei termos muito prejurativos
amigos e irmão de asé,
venho aqui para esclarecer um pequeno mau entendido
eu não postei comentarios com a intenção q fossem maliciosos e porisso não o privei
só vim esclarecer duvidas ja q tenho muito pouco contato com meus mas velhos do meu asé
de coração q não foi a minha intenção
até porque eu não ouço falarem mau de seu Mauro
pelo contrario
Ofá,
Seu cometário: …aqui no rio, em são gonçalo tem um babalorisa chamado Mauro ty osun do ilè asé òmí ypondá q iniciou um elegun de orisa oke, 1 otin, e 1 orisa oko
é possivel ?
Sua pergunta é que foi mal formulada.
Tudo esclarecido.
Axé.
sim sim
foi mau formulada e espero realmente de coração q tenha sido esclarecido
peço perdão mas uma vez pelo termo q eu usei
asé a todos
e se não houver rancor de minha pessoa e o baba poder postar sobre ajesaluga
ficarei feliz
asé irè
à quem queira me add no orkut meu email é paiofa@hotmail.com
A colocação do ofá apesar de não conhece-lo,entendo q não foi p denegrir o Pai mauro,mas é q tem pessoas iniciadas c Orixás q não sei se são apenas cultuadas na nação efon ou se são cultuados fora do Brasil apenas,mas há zeladores c conhecimentos reais e estão iniciando Orixá Oko,Otin,etc então,quem está restrito em apenas 16 Orixás?sei q há mais então,quem é de Orixá Oko e não fez esse Orixá corresponde a qual linhagem?será q alguns Orixás só devem serem iniciados por um babalawo?um conhecido diz ser de Ogun Olagbede q tem fundamentos c Orixá Oko,mas o pai de santo dele não conhece bem Orixá Oko,por isso ele não entrou p iniciar.Desculpe a minha falta de conhecimento,mas a dois anos e meio sei desse assunto e já q abriu -se um vácuo. axé!
Ofá, òrúnmìlá se assenta sim, desde que vc faça sua primeira mão de Ifá, chamada Isefá, ou itelodu, que é a iniciação de babalawo. Quando a Oduduwa ou Oduà, isso é um mistério, coisa de Arabá, sumo sacerdote do culto de Ifá, não vou comentar por que o que sei foi comentado como hipotese e não falo sobre hipótese. Já prometi postar algo sobre Ajè, estou com o material só falta arrumar.
Ire o.
Magali,
Tem muito mais que 16 Orixás, temos Odé Otin, Yeye Otin, Babá Okò, Yeye Oké, Babá Olooke, etc.
No ketu/Nagô se assenta Orunmilá na obrigação de 21 anos e somente zeladores. Oduduwa não vem à cabeça de ninguém, daí sua ligação com Osogiyan.
Ogun Alagbedé não é apenas o Senhor ferreiro, foi ele que criou as ferramenteas para agricultura ( pá, enxada, foice, martelo,etc) daí sua ligação com Babá Oko. Ogun é um Orixá também da agricultura.
axé.
Magali, colaborando com Bàbá Fernando, Babalawo não raspa ninguém, nem outro babalawo, quem faz babalawo é Olowo e quem inicia para órìsá é Olorisá, se o babalawo não é iniciado para òrìsá nem no quarto ele entra.
Ire o.
Magali sai disso, rs. é cada uma que aparece.
Ire o.
Bom dia,não seria sai disso,mas entra nisso,pois nem todas as casas tem conhecimentos de cultuar esses Orixás.nunca assisti saída de Orixá Oko,nem Odé Otin,existe sim mas ou é restrito,por isso coloquei Babalawô,pois no Merindilogun usam Osetura. Então, essas divindades existem,porem,nem todos zeladores sabem como cultua-los.Já vi pessoa de Olossá,mas isso de uns 10 anos p cá,é bom pq cresce o entendimento,mas e a prática?essa pessoa de Olossá vai ver se faz Yemanjá.Ou é de Yemanjá ou de Olossá.Ou é de Ogun ou de Oko.Agora quem distingue,vê mas na prática não sabe cultuar.Só isso,o texto trouxe esse parametro pq entrou divindades q nem todos conhecem,mas obrigada pelas informações.falei em Babalawõ pq no Opelé há maiores possibilidades de visão numa queda de jogo.O Merindilogun pode ser mais restrito.E Osetura citado acima faz parte do Opelé,no Merindilogun seria Okaran ,então estão usando veias de outras manipulações,então essas pessoas de Orixás citados ou jogaram c Babalawõs ou esta havendo os aperfeiçoamentos,só isso! axé!
Magali, realmente o Opèlè Ifá nos dá uma visão mais ampla que os buzios, mas não é tão amplo como os Ikins, ele tbm tem suas restrições.
Osetura, não pode ser comparado a Okonron, por serem Odus completamente diferentes, Osetura é um Odu determinante, enquanto Okonron não o é, fora outros aspectos, versos, itans e sua própria história, sendo o 17º Olodu e senhor do portal, ninguém chega a Olodunmarè sem sua anuência. As pessoas tem viajado e buscado informações em N.York capital dos mestres em Ifá hj no mundo, os grandes Babalawos estão lá e Olorisás tbm, a Nigeria conserva seus conhecimentos e entendimentos destes òrìsás e nada demais alguém ir até lá e pagar por este aprendizado, porém por ser uma coisa nova, que tipo de aprendizado está se trazendo? Tem picareta aqui e lá tbm, ninguém é santo e em se tratando de $$$$, todo cuidado é pouco. Todo mundo tem seus resquiçio de vaidade e todos querem ser conhecidos por: EU SEI, VCS NÃO SABEM. Ifá não nos ensina este tipo de atitude e não devemos fazer culto que não conheçemos, as punições são severas, e quanto maior o grau atingido pela pessoa dentro do culto mais forte é a pancada, portanto todo cuidado é pouco.Miséria e loucura fazem parte deste cardápio.
Como dizia minha avó, eles são brancos que se entendam, rs.
Ire o.
Tá certo,se alguém está inventando cultos certamente será punido pelos Deuses e pela vida.Obrigada!
eu até então conhecia olossa como uma qualidade de yemonja
tenho uma iniciada no meu egbe dessa qualidade
como seria isso?
ex:
orixa oke = orixa das grandes montanhas
yeye oke = qualidade do orixa oxum
odé oke = qualidade do orixa osossi
seria isso?
Ofá, em África Oloosá é um òrísá, com culto e liturgia própria. Orisá Oke idem, Yeye Oke = Mãe das montanhas, cultuada no Brasil como qualidade de Òsúm. Odé Oke e uma outra infinidade de Odés que existem em África, são vários os òrísá caçadores, como faltou conhecimento e muitas informações foram para muitos tumulos, jogou-se todos os Odés no culto de Osòósi, formando quase que uma sociedade Odé, falando grosseiramente para que vc me entenda.
Ire o.
Babá Fernando, kolofé
Coloco aqui esta pergunta, mesmo não tendo nada a ver com este post (me desculpe! rs). Mas é que prezo muito suas opiniões e não queria deixar escapar um comentário seu sobre o assunto!
Mas a pergunta é aberta a todos que quiserem comentar:
Conheço um yaô recém-raspado que pediu para fazer exercícios físicos. O pai de santo dele disse que sim, que pode, porém sem uso de máquinas. E se fizer caminhadas, só se o quintal da casa for totalmente coberto. E que utilize apenas o próprio corpo (abdominais etc).
O que acham de exercícios físicos (em casa) durante o período de quelê?
Parece fútil a pergunta, mas é de detalhe em detalhe que se faz nosso candomblé!
Axé!
Luciano, acho este período de suma importancia para vc e seu òrìsá, período de reflexão e maior interação entre vcs. Portanto a meditação e silencio neste período é fundamental, devemos apenas ceder no tocante a sua vida profissional, pois infelizmente nesta selva que é o nosso dia-a-dia temos que sair e caçar todos os dias. Tempo de Ileké é sagrado.
Esta é minha opinião.
Ire o.
Olá
Meu me chamo Julio e gostaria de felicita-los pelo site. Trata a Religião com o devido respeito e não com misticismo que tantos tentam atrelar a ela. Minha avó era Yalorixá em uma casa no RJ e não sigo o candomblé pois não encontrei nenhuma Ilê sério em minha cidade (Boa Vista – Roraima) dai segue a minha pergunta não existe nenhuma movimento no sentido de se criar uma confederação ou algo do tipo que que reuna casas sérias fortalecendo, assim, a Religião?
Julio, hj as noticias correm muito mais rápido que antigamente, quem está enganando e contando mentiras rapidamente estará fadado a ficar sozinho no barracão, não podemos fazer quase nada pois o que mantem uma rede de casas na linha são as sociedades secretas nigerianas, Oro/ Ogboni / Geledé / Egbè Odé e outras, infelizmente não temos esta cultura mas estamos caminhando para uma faxina seletiva e natural. Por conta da informação de qualidade.
Ire o.
Babá Da Ilha, kolofé
Obrigado pela opinião sobre exercícios físicos! Só uma correção: o caso não era comigo, o caso apenas aguçou minha curiosidade sobre opiniões a respeito.
Babá, acabei formando a minha opinião, que gostaria de deixar aqui, se o senhor me permitir.
Seguindo os seus princípios, de que “tempo de Ileké é sagrado” e de que “meditação e silencio neste período são fundamentais”, passo a acreditar que fazer ou não fazer exercícios físicos em casa e em ambiente coberto, durante o kelê, depende do cotidiano da pessoa, ou seja: do que a faria silenciar e meditar de verdade.
Pois, decontadas as horas de trabalho, o que mais se vê é o yaô de kelê passando o tempo com afazeres autorizados, mas que NADA têm a ver com o Orixá: yaôs passam horas e horas lendo romances, organizando aquele guarda-roupa antigo, dormindo, zanzando um pouco pela internet etc.
Assim sendo, em muitos casos, silenciar totalmente durante 30 minutos de exercícios físicos em casa, ouvindo apenas a própria respiração, é se aproximar muito mais do orixá e do altar do orixá (o nosso corpo), do que qualquer outra atividade.
Ire o!
Baba da Ilha Bom dia mojubá gostaria de saber o endereço ou telefone do terreiro de deo oloroke de bauru grato Antonio
Antonio,
Procure no Google: Olorokê Bauru – Paulo do Efon.
Axé.
Muito interessante a historia de como aconteceu o culto a este Orixá…
Parabéns pelo texto , eu vim aki procurar saber pq eu sou ogã de uma ksa de Ekiti-Efon aki no rio de janeiro e queria me aprimorar nisso
E nessa nacao que temos o segredo de logun ede, o ketu o cultua por causa de ode, mais ele vem do efon.
Gostaria de saber qual a diferenca de efon com fon.
Desde ja agradeco.
Frederico,
Fon é a nação ou povo que cultua os Voduns e são conhecidos no Brasil por povo Jêje. Efon ( Efan) é uma nação ou povo cuja a rainha é Oxun e o patrono é Oloroquê. O culto a Logun pode ser visto em Ilexá numa das cidades chamada Edé, próxima a Osogbô, daí a relação com o Efon, todos de dialetos da língua Yorubá.
Axé.
Vc arrazou, sempre procurei entender , parabens.mojuba
Baba fernando, o elegbara seria o exu para os efans, ou o povo jeje tambem o chamam de elegbara.
Obrigado desde ja.
Pelo que eu entendi efan e parecido com o ketu em algumas coisas, porem cantigas para elegbara aparecem mais no ilexa do que em ketu, em ketu mensiona exu
Por um outro lado dizem que elegbara e o titulo de exu em jeje, ainda falam elegbara vodun, pela sua explicacao o efan cultua exu como ketu e nao como vodun.
frederico,
Os nagô/Vodun cantam “Elegbará vodun”, vem das as fronteriras de cultos Ketu/Jeje, no mais cantamos para Exú em todos as nações, não é verdade?
Axé
Motumbá irmãos. Fui iniciada no Efon à 4 anos. É uma casa mta rígida, de mto respeito. Os iawos são raspados sim, passam por preceitos de 4 meses e tudo é regido por uma hierarquia. Eu tenho orgulho de ter passado por essa casa e aprendido o verdadeiro sentido do Candomblé, amor e respeito ao Orixá. Ase.
Eu gostaria de saber se existem filhos desse orixa aqui no Brasil pelo que entendi só se inicia homens e se for possível gostaria de saber a saudação desse orixa …grato , axé!!
Guilherme,
Existe sim na nação Efon da Bahia e de São Paulo.
Axé.
Boa tarde, primeiramente quero parabenizar este site pelo grande conhecimento que é transmitido.
Gostaria se possível que me indicassem casas tradicionais aqui na cidade do Rio de janeiro, moro em campo grande. E casas de Ifá (culto yoruba)
Quando digo casa tradicional, digo casas onde não se cultue catiços, pois não conheço nenhuma casa até então onde se cultue somente orisas.
Obg, desde já.
Felipe existem casas que não cultuam Povo de Rua.
As casas tradicionais (Culto Tradicional), não cultuam.
Tenha atenção com as casas de Ifá e babalawo.
Tem muita gente pensando que é babalawo e não passa nem na esquina da casa de Ifá.
Ire
MAGALI, muitos orixás cultuados de forma independente na África passaram no Brasil a serem cultuados junto a outros orixás que aqui prevaleceram.
Sendo está uma das explicações para as tão conhecidas qualidades de orixás. Que apesar de serem muito marcantes no candomblé nagô-ketu, inegavelmente tratasse de um conceito adotado da cultura ewe-fon, onde as divindades-voduns eram agrupadas em famílias.
Essa tradição religiosa foi cuidadosamente preservada na Casa Grande das Minas do Maranhão, onde encontraremos: a família real de Davice,a família de Quevioçô, a família de Dambirá, a família de Aladanu (cujos voduns foram absorvidos pela família de Quevioçô) e a família de Savaluno (cujos voduns foram absorvidos pela família de Davice). Em perfeita concordância a costumes ainda vivos no Benin, onde encontraremos muitas vezes os voduns marinhos como integrantes da família dos voduns das tempestades, representada por Heviossô.
Apesar desta concepção original ter se perdido na maioria dos templos religiosos de tradição ewe-fon (ou jeje), uma vaga lembrança sobre ela ainda pode ser observada. Quando por exemplo se diz que o candomblé jeje-mahi possui três reis (Bessem, Sobô e Ajansun), se está fazendo na verdade uma alusão as antigas famílias de voduns. Talvez hoje desconhecidas por muitos de seus adeptos, mas perfeitamente conhecidas pelos antigos africanos que aqui chegaram e por seus descendentes diretos.
A recorrência ao conceito de família de voduns, pode ser entendido como um recurso utilizado pelos antigos como forma de abranger todo um imenso panteão de divindades vigente na África. Contudo, mesmo no caso das famílias de voduns, as divindades guardam alguma particularidade própria que a faz distinguir. Vindo dai o entendimento de qualidades, que nada mais são que os atributos particulares daquele orixá que foi condensando.
Veja os casos apresentados por você,: – Oduduwa, Okô, Otin, Olossa e Oloroké. Todas essas divindades sempre foram cultuadas no Brasil, mas dentro do culto à outras divindades (que aqui preponderaram) ou mesmo como qualidades dessas.
Oduduwa e Okô no culto a Oxalá;
Otin no culto a Oxossi;
Olossa no culto a Iemanjá;
Oloroké no culto a Xangô.
Podendo haver variantes regionais ou mesmo de Axé neste sentido.
Observe o que a saudosa Yalorixá Olga do Alaketu (Olga Francisca Régis) nos diz sobre Orixá Okô, : – ” É um tipo de Oxalá, mas não é Oxalá.”
A Comida de Santo Numa Casa de Quetu da Bahia. In, Orixá Ocô, p. 89.
Sendo que, Babalawo pertence ao culto Ifá, não tem nada haver com Orixá. Culto aos orixás cabe ao Babalorixá ou a Yalorixá. Os dois cultos poderão vir a se auxiliar mutuamente, mas são distintos.
Forte abraço.
Agô por favor me tire uma dúvida. Se OLOOKE não pode ser iniciado como que esse orixá rodava no ori de ADEBOLU? MOTUMBÁ
Willian,
Olooke pode ser inciado sim!
Axé.
Boa noite, sou de Salvador e gostaria de entrar em contato com o terreiro da nação efon aqui na Bahia, como faço?
Eliene,
Ile Axé Oloroke ou Asé Yangba Oloroke ti Efon ou Terreiro do Oloroke da nação Ekiti-Efon, situada à Rua Antonio Costa ( antiga travessa de Oloke) nº 12, no Engenho Velho de Brotas, Salvador, Bahia.
axé.