Hunjeve e Laguidibá
Alguns grafam também como Hunjegbe. Trata-se do colar cnhecido como “a joia da nação”, pertencendo exclusivamente a Nação Jeje, embora, devido a mesclas outras nações às vezes fazem uso do mesmo. O Hunjeve é um colar pessoal, entregue a vodunsi quando completa seu ciclo de 7 anos, onde se tornará um Etemi (mais velho), embora alguns defendam que o Hunjeve deve ser entregue na iniciação. Quando a pessoa morre seu hunjeve é enterrado junto a ela depois que todos os preceitos forem realizados.
Vale ressaltar que o hunjeve é pessoal, sendo que não deve ser tocado muito menos usado por quem não seja seu dono. Para cada pessoa há um tamanho específico, assim como a quantidade de contas utilizadas, evidênciando a propriedade do colar. O Hunjeve é o simbolo da ligação vodun x vodunsi.
O Laguidibá é um outro colar também importante dentro da liturgia, confeccionado com chifre de búfalo, na cor preta, pertence aos voduns da família de Sakpata, embora vodunsis de outras famílias também o usem, geralmente depois que ganham cargo.
Os fios de conta
Os fios de conta usados pelas vodunsis, em geral trata-se de colares simples, com uma única “perna” com as contas nas cores correspondentes ao vodun. O colar do(a) zelador(a) pode ser mais trabalhado, porém nada que fuja ao tradicional.
Abaixo as cores das contas referentes aos principais Voduns (como base uso as usadas aqui em casa e também nas casas de amigos que conheço):
Legba: Vermelho e transparente, podendo ser multicolorida;
Ogun: Verde e vermelho, verde musgo ou azul turquesa;
Agué: Verde e branco rajado ou verde e amarelo (alguns usam verde, amarelo e vermelho ou multicolorido);
Odé: Verde ou azul turquesa;
Azansú e demais voduns da família Sakpata: Roxo (ou bordô), preto e branco (varia segundo a escolha do vodun, notando-se uma maior presença do branco para Avimaje);
Loko: Branco rajado de verde;
Sogbo/Badé/Akarumbé: Branco leitoso e vermelho, bordô e branco ou terracota e branco;
Oyá: vermelho, podendo ser também marron terracota;
Kposu: Bordô e branco ou laranja rajado de preto;
Averekete: Branca rajada de vermelho e azul, ou contas intercaladas nestas cores;
Nanã: Lilás ou branca rajada de azul marinho;
Aziri Tolá: Amarelo leitoso;
Aziri Togbosi: Miçangas brancas ou pérolas, podendo ser branco rajado de azul claro;
Yemanjá: Miçangas brancas ou transparentes e azul;
Oxun: Amarelo ouro ou amarelo cristal;
Gbèsén (Bessém): Amarelo cristal ou amarelo cristal e verde cristal;
Frekwen (Kwenkwen): verde cristal podendo ser também a mesma de Bessém;
Dan Jikún (Ojikún): vermelho cristal ou vermelho cristal e transparente;
Ewá: vermelho e rosa;
Lissá: Branco leitoso;
Aido Wedo: cores do arco-íris intercaladas 1 conta de cada cor na sequência;
Dangbalah Wedo: cores do arco-íris 3 contas de cada cor na sequência.
Gostaria de saber sobre fios de contas de Ketú…
Desde já agradeço…
Celso, sua pergunta está muito vaga meu irmão.
Direcione e poderemos talvez ajudá-lo.
Ire o.
Mutumbá!!!
Gostaria de saber sobre quais fios de contas os Orixás da nação Ketú usam…
Esses aos quais vcs postaram, a maioria eu não conheço…
Poderiam postar desde Exú até Oxalá?
Quais as cores de cada um…
Nessa lista acima, eu não sei qual é Oxalá…
Desde já agradeço…
Celso esta lista acima refere-se aos Vodoos da Nação Efon.
Osalá em ketu usa branco ou marfim de verdade.
Na minha raiz difere, vamos deixar Bàbá Fernando chegar e lhe responder.
Pois eu posso cometer deslizes, quanto à algumas cores.
Ire o.
Celso,
O que postamos acima é dos Voduns da Nação Jeje.
Orixás da Nação Ketu/Nagô:
1-Exú: cinza escuro ou preta rajada de vermelho/fusão de cores
2- Ogun: verde ou azul marinho para Ogun Já (algumas casas)
3- Oxóssi: Azul turqueza
4- Ossãe: verde rajada de amarelo ou branco
5- Omolú: marron rajada de branco e preto
6-Jagun: branca rajada de preto
7-Nanã: branca rajada de azul marinho
8-Oxumarê: amarela rajada de verde
9-Irokô: cinza rajada de verde ou intercalada com marron
10-Xangô: branca e marron intercaladas
11- Oyá: marron terra cota
12- Airá: branca rajada de vermelho ou marron
13-Logun: azul turqueza e dourada/amarelo ouro intercaladas
14-Oxun: dourada/amarelo ouro
15- Oba: vermelha ou marron intercalada com 5 douradas/amarelo ouro
16-Ewá: vermelha ou rosa coral
17-Yemanjá: branca transparente/cristal
18- Oxalufã: branca
19-Oxaguiã: branca intercaladas com 8 seguís
Poderão haver pequenas diferenças entre as grandes casas tradicionais do Ketu/Nagô, em linhas gerais são essas as cores dos fios de contas. Teremos também os Corais e suas tonalidades, âmbar, lagdibás e suas tonalidades, brajás, terra cota, marfins, monjolós, etc, que estarão nos fios de conta dos Egbomis, aqueles que atinjem a maioridade na obrigação de Odun Ijê.
Axé.
Motumbá
Baba Fernando, em algumas casas da nação ketu, os fios de conta para Omolú, se usa as cores vermelho, branco e preto, está errado?
Muto Obrigado, desde já.
Axé
Motumbá
Baba Fernando as cores que mencionei acimas são intercaladas.
Obrigado
Axé
Boa tarde!
mucuiu
Gostaria de saber sobre o número de fios de conta, qual significado pois na minha casa alguns tem 16 e outros 21? E se alguem saberia mim responder o significado, pois sonhei com um orixa mim dando um fio de conta?axe
Elton,
Não está errado, porém, existem miçangas com as tres cores.
Mutumbaxé.
Obrigado Baba Fernando.
Axé
Muito bom dia Hungbono Charles!!!
Muito bom esses esclarecimentos sobre sua nação, porém não pude deixar de observar e claro, ficar com uma dúvida…. rsrsrsrs
O Sr menciona alguns Orixas na sua lista, neste caso foi só para informação geral ou eles tbém são cultuados no jeje?
Existe diferença de fios de contas de quem não tem obrigação feita e de quem tem no jeje? usa-se Moká (ñ sei como escreve) tbém?
Só uma perguntinha que foge um pouco do contexto…… no caso, vou me dar de exemplo…… sou de angola, mas por algum motivo saio do barracão e começo a frequentar (assistir) toques de jeje e resolvo entrar e frequentar como filha da casa… é possivel ou por eu ter nkisi não será possivel???
Estive observando também, já algum tempo, me corrija se estiver errada por favor, que os Voduns, Orixás e Nkises se assemelham um pouco, mudam os nomes mas na sua essencia são semelhantes, tipo, Ogum / Nikosi / Gu… isso seria por regiões onde “nasceram”?? essa diferença no culto, nome, fios…. mas a essencia continua, até mesmo seus elementeos se essemelham… é isso mesmo???
Quanta pergunta né….rsrsrsrs
Um forte abraço
Júlia Eugênia
madaoyama,
Isso pode variar de Axé para Axé, não há uma regra específica para as numerações, podem ser 16 fios ou 21.
Axé.
Benói Julia,
Estes orixás que mensionei na minha lista são cultuados também no Jeje, variam bastante, geralmente nas casas tradicionais encontramos cinco: Ogun, Odé, Oyá, Oxun e Yemanjá. Eles formam a família denominada Nagô-Vodun que geralmente está mesclada a família de Sakpata (no Jeje Mahi temos três grandes famílias: Dan, Hevioso ou Kaviono e Sakpata ou Panteão da Serpente, Panteão do Trovão e Panteão da Terra, respectivamente), e eles tem uma forma de se cultuar a mesma dos voduns, e eles não tem as chamadas qualidades. As contas são simples para todos os filhos, mas há diferenças de casa para casa. Quem tem obrigação de 7 anos ganha o Hunjeve.
Quanto a pergunta sobre vc ser de Angola e passar para o Jeje, isso é complicado, vc teria de se iniciar de novo mas nós sabemos que ninguém nasce duas vezes, então ficaria complicado, pois aí estaria-se fazendo um santo em cima do outro que já está feito, ainda que de nações diferentes, embora ocorra isso às vezes.
Quanto a semelhança entre os Voduns, Orixás e Jinkisi, muitos realmente tem semelhanças, mas outros são completamente diferentes. Ogun e Gu, que foi os que vc usou como exemplo são o mesmo. O culto de Ogun foi levado ao antigo Dahomey por ferreiros yorubás onde ganhou a denominação de Gu em alguns lugares, Togun em outros e ainda alguns povos manteram a nomenclatura original Ogun. Mas temos ainda alguns orixás que se assemelham a muitos voduns ao mesmo tempo e ainda Voduns que não tem corespondência com nenhum Orixá. Se pegarmos como exemplo o vodun Kposu que é um vodun velho da família de Hevioso, que também está ligado a Sakpata, pois representa o “pó da terra”, é tido como o “homem pantera” (Kpo:pantera; su:homem) não teremos orixá para assemelhá-lo. Oxun e Aziri tem em comum somente o fato de serem ligadas à água, mas Aziri é vista como uma serpente que habita as águas, tendo muita ligação com Dan. Com o tempo postarei alguns textos explicando melhor a diferença entre o Vodun e o Orixá em comparação.
Acè
Makoiu Hungbono Charles!!
Muito obrigada pela explicação…. vou procurar uma casa de jeje por aqui para eu assistir a um sirê… fiquei muito interessada em ver como são as rezas as danças e todo o resto….. depois volto aqui pra te falar como foi o culto aqui e tirar mais dúvidas….. rsrsrsr…
Desculpe a minha indiscrição, mas o Sr parece ser tão novo e com tanto conhecimento…. pelo jeito é bem dedicado a cultura mesmo…. que Nzambi ilumine sempre seu ori para que continue nos agraciando com suas postagens….
Abraço
Júlia Eugênia ^-^
qual o endereço,de voces e telefone se possivel gosto muito da religiiao so que e muito dificil encomtrar um lugar certo honesto falves me indicar um terrero de respeito e trabalhe honestamente sem marmotagem aguago uma resposta muito axe para voces e muito obriagada cacau de sao paulo capital
Cacau, somos do Rio de Janeiro, Ilha do Governador e Guapimirim.
Não conheço ninguém em Sampa para lhe indicar.
Ire o.
amei as perguntas mas principalmente as respostas bastante esclarecedoras. bjsssssssss, eu sou da bahia.
ola bom dia, gostaria de saber se o mesmo pai de santo pode burizar eu e meu companheiro, ele e e da nação ketu e nos angola ele pode ou nao? pois dizem que nos virariamos irmaos de santo e verdade? desde ja agradeço!
Leo, isto é uma confusão só. Tem gente que tem marido e mulher na mesma casa, tem gente que não tem. Tem gente que coloca os dois com pai/mãe diferentes, o zelador e a mãe pequena cada um com seu filho. Na minha casa não vejo este problema e ainda hj eu e minha esposa somos filhos do mesmo Pai.
Ire o.
boa tarde à todos e suas bençao…
em relaçao a fios de conta ;;; sou do ketu de oxumare
quero saber quantos fois tenho que usar ? tenho que usar os fiios do orixa da minha mae? ase baba algodao ah gostaria de saber se vcs o conhece? bjus chao
junior,
No ketu, usamos o fio de contas do nosso Orixá normalmente, salvo nas obrigações que usamos um fio homenageando cada Orixá. Não conheço o babá.
Axé.
obrigado fernando axe
bom dia,leo,tbem acho bacana o casal frequentar a mesma casa de axé. A princípio causa dúvidas lá dentro os procedimentos se será nomeada outra pessoa do axé ou casa frequentada pelo casal no momento de cerimonias ou seja,se o zelador é de um parceiro,já o pai pequeno ou algum egbonmi será pai ou mãe do outro parceiro isso é discutido lá dentro.acho benefico pq a família unida dentro do mesmo axé,evita questionamentos,represálias,ou seja á meu pai disse isso,o meu disse aquilo.é tão belo a familia c a mochila nas costas indo p o mesmo ile praticar o q almejam juntos.!asé!
Nos do Bogun, entendemos que o Hungebe deve ser entregue na iniciação por entender o seu principio, como comentava Done Nicinha, minguem nasce com 7anos.
Me preocupa bastante a propagação da vaidade humana, com os aclamdos oies.
As obrigações devem ser seguimento religios e não exautação de vaideades pessoais.
Boa Noite!
Desculpe- me sou leiga, porem meu filho de 4 anos achou na rua um (colar) com 7 contas de cada cor na sequencia de vermelho, azul, amarelo, marrom , branco, verde e transparente.
Psicológico ou não, me sinto protegida. Quando comecei a pesquisar sobre o significado fiquei mais perdida. Se possível me ajudar para que eu possa saber o que significa ou se tem proteção mesmo que não seja cruzado e sim achado. Agradeço!
Lisa,
Não aconselho a usar esse colar que você nem sabe de quem é ou de quem era, a pessoa que perdeu pode ter morrido e sinceramente este colar não tem mais nenhuma serventia ou validade, não tem mais a essência de quem o consagrou.
Axé.
Muito Obrigada!
Boa tarde Húngbónò Charles.
Gostaria de saber quais são as árvores que são necessárias em uma
casa de Jeje Mahi da família de Dan?
E o dialeto é Fongbe?
Obrigado.
Sandra – 08/01/2012
Sou Húngbonò da nação Djeje Savalú, descendente da Kwe Kpó Egi ( cacunda de Yayá) e gostaria que falassem mais sobre minha nação. Adupé ó!
gostaria de saber a cor das vestes ojikun e de suas contas no jeje mahin.Me falaram que é rosa clarinho,pois é nessa cor do arco iris que ela mora.É isso mesmo ou não?
O babalorixá mandou minha esposa efetuar um colar para omulu com miçangas pretas rajadas com branco. É de qual nação. E está correto ou não?
babá,
por gentileza,
se alguém é filho de obatalá e ele tiver de fazer o santo como é efetuado pelo babá.
Mutumbá!
Axé!!!
Gilberto,
No ketu/Nagô, entendemos que Obatalá é todo filho de Orixan’lá, Orixalá, enfim, Oxalá. Vamos apurar os caminhos desse Orixá, sua qualidade como popularmente falamos, vamos arrumá-lo, assentá-lo e iniciar o neófito.
No ketu, as cores de Omolú Jagun, são miçangas pretas rajadas de branco ou Brancas rajadas de preto.
Axé.
Boa tarde, Hungbono Charles!
Certa vez luvi alguém chamar o fio de conta da nação Jeje de mixerogun, existe isso mesmo? O termo está escrito corretamente? Ele é um termo genérico para fiode con ta ou um fio de conta específico?
Um abraço.
Bom dia, meus respeito aos senhores, sou feito no santo como pegigam, que delogum, posso usar, sou filho de xangô,mais ogum que me cria e filho de oxum. Eu tinha meu delogum com l6 fios de cada orixá, mais despachei, por tanto desgosto, a 13 anos atras, mais estou voltando novamente e procurando me informar da melhor maneira possivel para nao me da problemas,posso fazer novamente meu delogum? nasci em 10-12-1955.
Milton,
Se você é de Xangô, pode usar um delogun com 7 fios de miçangas marrons e branca, alternadamente e com 12 firmas ao redor do delogun.
Axé.
Olá vcs tem que me ajudar. O que é sonhar com o fio de conta na cor Marron. Por favor preciso muito da sua ajuda, de uns sia para ca eu estou vendo coisas que eu não estou entendendor. por favor me mande a resposta pelo meu e-mail tayna_230497@hotmail.com
Tayná Silva. Fico muita agradecida se vc me mandar a resposta o maximo possivel.
Tayna,
O fio de contas marron é de Oyá, em sua proteção.
Axé,
kolofe,hungbono charles,
Estou realmente perdida sou feita de osum ha 4anos no gege mahi,nova iguacu estou tendo uns problemas meu pai e de bessem e hoje n estou com ele.
Fui jogar com outra pessoa e no jogo deu q eu sou de ijiku acho q e esse o nome.
O pior q sai de la arrazada pois tive contata c oxumare aos 14 anos em cabo frio e uso um anel de dan sem saber q e sembolo deste vodum ha 17 anos.
Estou perdida apezar de amar oxum,sinto que realmente esta certo.
O que posso fazer?
Me ajuda,gostaria de ir em outra pessoa jogar sendo gege pois tenho amor a esta nacao,conhece alguem perto de mim que possa me ajudar.
Estou com obrigacao atrazada de 3,faco 5em janeiro estou visitando uma casa gege em miguel couto muito boa.
So gostaria de tirar essa duvida,me ajuda pois estou quase largando a religiao.
Um grande abraco,dofona de oxum,fica com deus
Bom dia, a todos(as)!
Caro Charles, gostaria q. me esclarecesse uma coisa. Já vi e ouvi diversas vezes numa casa dita Jeje, embora cultuasse orixás, tais cânticos em determinadas saídas, então gostaria de saber a tradução e se são pertinentes a aquela situação e se são de língua fon mesmo.
Desculpe-me, só sei escrever corretamente em português, mas é assim:
Alaricô, alaricô
Alaricô agogô
Numa outra saída, cantam:
O que dabeuá é maió
O que dabeuá é maió
Um abraço fraternal.
Bom dia, sr. Charles!
Gostaria q. o senhor me respondesse a pergunta do dia 02 de abril, claro, quando for possível!
Um abraço.
Olá meu irmão!
Não reconheço esta cantiga como sendo da tradição Jeje, e pelo jeito não está escrito na língua fongbe nem dialetos da nação jeje.
Acè
Obrigado irmão Charles!
Entretanto, se outra pessoa que esteja em contato com esse blog e tiver alguma resposta, eu agradeço.
Um abraço a todas.
Cristina souza da silveira, hoje passando por aqui, como sempre faço, deixo para vc o meu tel se houver necessidade pode me ligar, sou doté carlos de Averekete de realengo, rio de janeiro, sou da familia da boa viagemu e vc morra perto, caso precisse é só ligar.
Boa tarde!
Gostaria de saber porque não podemos colocar uma guia de Exú no pescoço.
Desde nova aprendi que só se deve usa-lá na mão, mas confesso que já vi entidades com ela atravessada no corpo.
Podem me esclarecer.
Grata,
Patrícia.
Patrícia,
No candomblé pode usar sem problema algum.
Axé.
Bom dia, Mucuiu!
Gostaria de saber o seguinte, sou mulher e do orixá Ogum de frente feita, dei obrigação do meu segundo Adjuntó que é Iansã. Tenho problemas na minha vida amorosa no sentido que não consigo namorar por muito tempo. Já me disseram que é por Sr. Ogum está de frente, que teriam que colocar a Iansã para tomar conta. Isso é possível? Ou não tem nada haver?!
Fernanda,
Mulheres de Ogun são voluntariosas e te garanto que muitos homens tem atração por essa maneira de ser. Seu problema não é de Orixá e sim de comportamento e adequação ao sexo oposto. Quem sabe mudando um pouco esse seu charme dominante, deixando-se levar as coisas não melhoram?
Boa sorte!
Axé.
Fernanda,
Controlar o ímpeto e a impaciência acho que é tarefa tanto de filhas de Ogun como de Oyá. Te falo filha de Oyá! rsrsrs 😉
Axé!
Porque as guias de exú são usadas atravessadas no corpo, ao invés do pescoço?
Um abian pode usa-lá?
Pati
Fernando e Dayane,
Obrigada pela atenção e pela resposta!
Axé a todos.
gosto muito de bate papo 😉
e gostaria de saber se abian (ketu) pode usar outras contas , pois me falaram q so usaria de oxala ou seu orixas ??
obg axé
Tatinha, todo abian é filho de Osalá, portanto ele deve usar o fio de Osala.
Outras casas não seguem esta regra, mas no geral deveria ser assim.
Pois abian não tem òrìsá definido.
Ire o.
olaa.. hoje em dia vemos as guias dos orixas em esvalovski, cristal… etc.. antigamente como eram feitas, sementes? eu nao gosto muito assim acho que perde um pouco do valor e axe natural da natureza.. tipo usar nalion para as guias!! ja ouvir falar de uma linha que nao recordo o nome no momento e ate palha da costa antigamente.. eu tenho na minha opiniao que o nalion nao absorve os balhos liturgicos das mesma.. assim como o cristal tbm nao! imagino entre molhar um pano e molhar um plastico.. e olhamos depois de um tempo o resultado! as contas podem sao as vibraçoes das cores.. mais as sementes tbm e seus axes da natureza!! acho q desvalorizar os misterios sao valorizar o que aquilo nao mais representa.. axe a todos
preciso de ajuda , sou feito em uma casa que reza angola no roncó, adoxa no keto e corta com cantiga jeje, quero sair mas ter para onde poder ir, era de umbanda demorei 12 anos para fazer santo, e agora vejo muitas coisas erradas na casa em que estou , por favor gostaria de conversar com alguem de jeje paguei obrigação ser ter , mas nada ta indo nao estou bem, me ajudem
sou filha de odé
Alice, ainda bem que vc acordou.
Mas vc tem certeza que é isto mesmo?
Se for minha filha, vc precisa de ajuda mesmo.
Orí não suporta ser enganado, e quando vc descobre o que ele já sabe o melhor a fazer é ouvir a voz dos mais velhos e do seu Orí.
Não tenha medo de nada e de ninguém, saia com sua cabeça erguida, o que gostaria de pegar nesta casa, seus ìgbás (assentamento)?
Quanlquer outra coisa, ou começar uma nova vida?
Decida o que vc vai fazer, mas não demore.
Ponha sua cabeça no chão, ainda com o sol frio, pelas 6 da manhã e reze para Obatala (Osalá), o pai nunca abandona o filho, peça o seu destino de volta (alinhamento) e um sacerdote que seu Orí aceite e que seja sério.
Onà rere o.
Ire o.
Mutumbá!
Gostaria de saber sobre um pouco mais sobre o rungeve, pois pelos que sei é de origem gege- efôn e representa a ligação entre o vodunsi e o Vodun/ Orixá. mas como no Brasil vemos uma grande missigenação, vi que outras nações acabaram aderindo o uso desse colar tão misterioso da nação efon, e dentro da mesma pelo o que sei só a recebe na feitura, porem como ocorre nas outras nações que aderiram esse fundamento? não acho correto essa adesão. pois não é de origem, mas como candomblé é brasileiro, quem sou eu para julgar? e outra duvida, no axé que sigo, se usa na forma correta de confecção: corais, missangas terracota ou marrom e seguís..mas ja vi casas em que fazem com contas na cor do santo da pessoa, se é de omolu, faz com suas ocntas rajadas, se é de xango faz com as contas deste também… isso seria uma euforia ja desenfreada sobre o uso desse fundamento? ou uma falta de conhecimento? ou isso é permitido dentro das tradições das nações do candmble? peço desculpa se falei algo errado, mas há cosias hoje em que devemos desconfiar pois muitos yaos querem ser babás e não possuem o conhecimento nem a permissão para isso, e outros que corrompem as tradições belas de nossa religião.
Axé!
Marco,
A respeito do Hunjeve, eu acredito que somente os da nação jeje poderiam usar, o hùnjeve é um fio de contas vermelho, é nessa cor que o hunjeve deve ser feito, inicialmente inclusive o hunjeve somente era usado pelos vodunsis consagrado aos “voduns vermelhos” como Xebyoso, Dan, Sakpatá, Devo e Gu, hoje em dia outros também usam, porém acredito que deva se restringir o uso somente a nação jeje.
Benói
Colofé!
Sonhei recentemente ganhando um fio de contas branco e cinza, sendo cada missanga de cada cor e a firma era branca. Alguém sabe à quem pertence? Obrigada!
Arila em alguns lugares da Nigéria o cinza pode ser de Èsù, mas não tem branco misturado.
Ire
Queria saber a com do Ileke de Nanã Ybain . Obrigada . Asé .
Giovana não damos estas informações, elas pertencem ao ambiente do Ilè Àse.
Ire
sou de oxalufa com oya de bale mais quem veio sempre foi ogum meu pai vai me fazer de ogum ja com o cordao verde musgo apesar que eu confio muito no meu pai o que me diz
Simone continue confiando em seu pai.
Ire
Olá, uma fez numa feira eu fui instruída a confeccionar uma colar de contas. O meu é : Branco,vermelho,rosa,azul,verde e a cada 10 pedrinhas da mesma sequencia de cores existe uma pedrinha grande branca dividindo. Eu gostaria de saber se isso significa alguma coisa. Obrigada
kolofé! eu gostaria de saber se uma pessoa poder ter frekem com bessem,lado a lado?obrigado
Jaqueline esperaremos que nosso moderador Charles possa lhe trazer a resposta.
Ire
Jaqueline,
O Tá-vodun ou “Vodun da Cabeça” é só um, no caso do adjunto trata-se de outra coisa. Uma pessoa só é iniciada a um Vodun, o Tá-vodun, ou seja, se uma pessoa é de Bessém só será iniciada a Bessém, podendo ter Kwekwen ou Frekwen como adjunto.
Dangbé Benói!
meu velho boa noite me chamo rony sou iniciado no jeje mahi na casa de celio de aeferewua em pindamonhangaba fui designado como agamavi obviamente sou iniciado para vodun lissa gostaria de saber mais sobre a designaçao AGAMAVI
Mutumbá
eu estava olhando a lista dada pelo babá Fernando e vi umas cores que eu ainda não sabia, a de iroko eu ja sabia, mas para mim ewá era vermelha rajada de amarela ou amarela rajada de vermelho, e iroko ja vi branca rajada de vermelho e verde, assim como marrom e verde alternada, e ossaim verde rajado de amarelo. essas cores de fio que falo seriam tambem em relação com a nação keto ou fruto de adaptação de outras nações?
obrigado pelo seu tempo, e também meus parabens pelo trabalham que prestam, porque estes comentarios instrui muito as pessoas, desde as que procuram entender e as que se iniciam no candomblé.
asé!
Marco Bàbá Fernando descreveu de acordo com as cores do Keto.
Mesmo assim podem haver casos onde as cores mudam e isto depende da região ou da casa.
Ire
amarelo com listas pretas seria osumare em ketu ou de outra nação//?
Marcos o Ketu usa estas cores.
Ire
Srs quero iniciar nas leis do axé, sinto que preciso cumprir minha obrigação espiritual peço orientação do senhores obrigado.
Mário,
Procurar uma Casa de raiz e Axé e conversar com o zelador sobre suas intenções quanto a religião, tenho certeza que ele lhe orientará.
Axé.