Ao contrário das outras linhas da Umbanda, formadas por espíritos ligados às raízes do povo brasileiro, a Linha do oriente reúne espíritos de todas as partes do mundo. Esses espíritos têem em comum um altíssimo grau de desenvolvimento e uma grande capacidade de trabalhar em todas as áreas de ocultismo e alta magia, bem como nas curas espirituais.
A Linda do oriente chefiada por São João batista (24 de julho) sincretizado com Xangô. Os espíritos que a compôe se dividem em sete legiões:
. Legião dos sábios hindús e judeus, chefiada por Zartu
. Legião dos espíritos médicos e cientistas,chefiados por José de Arimatéia.
. Legião dos árabes, marroquinos eciganos, chefiados por Jimbaruê
. Legião dos chineses, japoneses, mongóis e esquimós, chefiados por Ori do Oriente.
. Legião dos egípcios, incas e astecas, chefiados por Inhoarairi.
. Legião dos índios caraíbas, chefiadas por Itaraiaci.
. legião dos romanos, gauleses e outros povos europeus, chefiados por Marcus I.
Dentre a Linha do Oriente destaca-se o Povo Cigano que, nas últimas décadas do século XX, cresceu a ponto de tornar-se objeto de devoção e culto próprio. Suas formas de trabalho espiritual são um pouco diferentes das da Umbanda tradicional: o espírito Cigano frequentemente fica ao lado do fiel, inspirando-o, mas sem incorporar. O desenvolvimento do trabalho com espírito Cigano não exige uma iniciação formal dentro de uma estrutura religiosa, pois o próprio espírito guia o fiel em um trabalho individual; também não depende de culto coletivo, sendo muito comum a devoção pessoal. Por essas razões, é comum encontrarmos pessoas que trabalham com espíritos ciganos sem fazer parte de uma casa de Umbanda.
Os espíritos ciganos trabalham com oráculos, usualmente a cartomancia, e fazem magias de amor, prosperidade, harmonia e saúde. Eles usam todas as cores do arco-íris, mas não gostam da cor preta; apreciam jóias vistosas, fitas, lenços multicores e perfumes. Seus principais objetos e símbolos mágicos são punhais, cristais, flores, frutas, espigas de trigo, moedas e cartas de baralho. São festejados no dia de Santa Sara (24 de maio), padroeira de todos os ciganos do mundo.
Pesquisa:Eneida D. Gaspar
OI Baba Fernando bem legal o sesu texto, muito bom mesmo, me tirou muitas duvidas e plantou algumas outras…kkkk
Todos os médiuns podem incorporar todas as linhas que o senhor descreveu?Como se daria essa incorporação?Ou como ser influenciado por essas “energias” positivamente?
Obrigada por esse texto muito legal
Valeu Irmão,
Muito boa esta postagem Fernando, falando a respeito do povo cigano, e exclarecendo que, ao contrário do que muitos pensam os ciganos não são exus (catiços) de umbanda.
Axé
Muito obrigado pela humildade em dividir seus conhecimentos. Eu acredito muito no ” Povo do Oriente ” Infelizmente há muitos seguidores do Candomblé que renegam estes espíritos,fazendo piadas e chacótas…
carolbichara,
Não podem incorporar todas as linhas, se não fica parecendo cabeça de oratório. Uma linha só e bem identificada.
Axé,
Fernando, o que seria de mim se não fosse uma Cigana em minha vida.
Tudo que li, para mim, é uma enorme novidade, obrigado por mais um Ekó.
Mo juba o.
Pai Fernando,
O Sr mencionou no texto que os ciganos usam todas as cores do arco- íris e não gostam da cor preta. Existe cigano que usa roupa apenas com a cor branca? Se sim, qual seria a legião?
Mutumbá.
Sonia,
Os ciganos gostam das cores, o multicolorido, nunca cores sozinhas, neutras ou opacas.
Mutumbaxé.
Perguntei porque na semana que ia entrar para me confirmar sonhei com um casal de ciganos, eles dançavam pra mim e suas roupas eram brancas, seus cabelos muito negros e a pele muito alva, a beleza dos dois me impressionou tanto que apesar de ter passado tantos anos não esqueço esse sonho.
Axé.
Sonia,
tem certeza que eram CIGANOS?
Axé.
Acredito que sim, suas roupas eram roupas de ciganos só que brancas e dançavam como ciganos. Se não for cigano não sei o que poderia ser.
Axé
Sonia,
Pode ser os Eguns dos Ciganos que, segundo os entendidos se vestem de branco. Você é de que Orixá? Ou confirmada para qual Orixá?
Axé.
Pai,
Esqueceu…rsrsrsrs! Sou de Yemanjá e confirmada para Osogiyan! Mutumbá!!!!!!
Axé
Sonia,
Como esqueceria…rsrsrsrs
axé
Rsrsrsrsrs…, voltando ao assunto o Sr acha que poderia ser egun?
Sonia,
Não sei, parece que sim.
Axé,
PREZADOS
“LINHA DO ORIENTE”. Este é o tíiulo do texto, cuja abordagem muito me felicitou. Contudo, quando tratamos desta linha, vale de dizer que o que mais llhe caracteriza, é a possibilidade de diálogo com muitos contextos espirituais á Mesa.
Esta possibilidade dialogal, não torna a “LINHA DO ORIENTE”, exclusivamente vinculada aos grupos étnicos ou religiosos, segundo os apresentados, pois um espírito que tenha tido a outorga para orientar os trabalhos numa Mesa Mediúnica, pertencente a esta categoria de linha espiritual, pode receber espíritos com com o sem seus outros partícipes da linha a qual pertence, sem que tenha que fazer parte da mesma ou adotar vestimentas consoantes a liturgia seguida. ORIENTE é linha muito antiga cuja organização ancestral, embora possa ser comparada ao do Hinduísmo, ordena, neste país, linhas ancestrais procedentes de outrosa culturas e etinias.
Se adotarmos o conceito de que Umbanda, em alusão ancestral ao “AUM – BAN – DAN”, seja ” o conjunto de fundamentos que justificam o conhecimento humano no planeta” e até sore sí mesmo, temos a noção que além de ser tão antiga quanto o primeiro par de humanos ( Ishi e Ishá ou Adão e Eva), nascidos adotados como tronco da civilização, é também anunciadora e presente nas raízes dos Cultos de Nação africano, que no Brasil são tratados pelos Sacerdotes do contexto espiritual denominado de Candomblé, cuja riqueza de conteúdo ancestral é indiscutível e deve ser preservada ao lado de medidas que melhora capacitem seu adeptos no trato com os idiomas africanos.
E o Oriente, como se define nestas relações?
Conforme foi exposto, esta linha de trabalho espiritual, na sua diversidade, pode receber numa mesma Mesa chefiada por um Mestre do Oriente, espíritos de Ìndios ( Pajés e Caciques ), Caboclos ( Mestiços) grupos que estariam tradicionalmente, vinculados a Umbanda de Terreiro e grupos de Vódúns e Orixás, sem falar de outros contemporâneos, que animaram corpos de artistas (atores), cantores, diretores e apresentadores de TV e antigos locutores de rádio, cuja presença são comuns nas chamadas Mesas Espírtas ou Kardecistas e como outros, se valem do discursso Cristão, logo tocante ao CRISTIANISMO, não sendo exclusivamente católico, protestante ou evengélico, coopta, anglicana ou similar, para se manifestarem, pois apenas o fazem, pelo amor existente entre eles e o médium da Mesa.
Atualmente, muito me preocupa, o fato de haver pessoas vinculadas a cultura de “espiritismo” ou de “santo” em geral, que parecem não refletir sobre a leis que regem a evolução e congelam conceitos e procedimetos, que somente á LUZ DAS CONSIDERAÇÕES SOBRE HISTÓRIA, MIGRAÇÕES E ANCESTRALIDADES ESPIRITUAIAS, poderemos tecer uma malha conceitual que melhor expresse a justiça divina, presente em todos os campos di saber, sem exclusões, aliás, Exú de ontem, Caboclo de manhã, afinal, há uma lei de evolução que devemos todos seguir, lei esta, que não faltou ao Oriente, não faltará Umbanda e está presente no Candomblé e em nossas vidas, cuja melhoria depende apenas de aproximação pelo amor e respeito.
Sandive Santana
Diretor de Culto do Centro de Oriente
Registro 5433 da Federação Brasileira de Umbanda
Fernando D’Osogiyan
Lendo as pergutnas da Sônia me veio uma pergunta, como assim eguns dos ciganos, e neste caso é uma coisa boa ou ruim?Não entendi bem.
carolbichara,
De certo modo é uma coisa muito boa, tudo leva a crer que eram seus ancestrais (eguns familiares), que Sonia deve ter uma origem de família de Ciganos e eles faziam uma saudação. Tudo é uma especulação.
Axé.
Como faço para fazer magia de amarração para um homem mais velho que eu, mas eu não amo ele, apenas quero alguem p/ me ajudar financeiramente?
Mariacelly, são pedidos deste nivel que denigrem nossa religião.
Deus nos deu a vida e a saúde para termos condições de sacrificar nosso tempo, nossa energia, estudando, trabalhando, ajudando e não ambicionando. A união entre duas pessoas pautadas pelo interesse é muito triste e sei que seu pedido desve estar respaudado pelo desespero, pois em caso contrário vc não estaria fazendo uma sandice deste tamanho.
Não vivo da religião, não faço coisas que não estejam nas escrituras sagradas de Òrúnmìlá.
E os moderadores do Blog, tbm não o fazem tenho certeza disso.
Portanto, não peça uma coisa dessas a pessoas serias como nós, que estamos tentando ajudar o próximo a entender tudo ao contrário do que seu pedido norteia.
Seja mais seria com suas coisas, pois Olodunmarè olha dentro de nossos corações, e não se pode esconder nada Dele.
Muito boa tarde!!!!
Deu pra perceber que ela realmente não acompanha o blog, pois se o fizesse saberia que todos são contra esse tipo de abordagem religiosa…
Mariacelly, como Baba Da Ilha disse, ” Olodunmarè (será q vc sabe quem é ele) olha dentro dos nossos corações, e não se pode esconder nada dele…” faça o que quer, sem saber se é do agrado de Olodunmarè, e, depois, acerte suas contas qdo Iku vier te resgatar… será que valerá a pena?? posso te responder de pronto que não, vc não vai mexer somente com a sua vida e sim interferir no fluxo de uma outra vida que com certeza não estava predestinada a vc…. pense nisso minha irmã…. seja sensata…
Abraço
É bastante grande o texto, abaixo. Mas seria de grandre valia a leitura.
Obs.: esse testo foi retirado do site: http://pedrorangelsa.blogspot.com/
Josué jamais pisara em um terreiro de umbanda, mas o seu sofrimento estava sendo sentido de uma maneira tão imensa e perturbadora que o desejo de alcançar um alívio para sua dor tornou-se muito maior do que o temor pelo desconhecido.
E é assim que podemos percebê-lo, em uma noite de sexta-feira, a estacionar o seu automóvel em frente daquele pronto-socorro espiritual de nome: CASA DE UMBANDA NOSSA SENHORA DA LUZ.
Josué entrou no terreiro, fez o seu cadastro, pegou sua ficha de atendimento e sentou-se no banco da assistência aguardando sua vez de ser atendido.
Ele ficava a olhar àquelas entidades com semblantes firmes e charuto na mão a realizarem suas tarefas sem nada entender de todo aquele estalar de dedos; ainda assim, a medida que o tempo foi passando ele começou a sentir um que de familiaridade com tudo aquilo que não sabia explicar.
Uma cambone chamou o seu nome: seria a sua vez de ser assistido.
Ao colocar os seus pés na área espiritual daquele terreiro uma emoção incontida tomou conta de todo o ser de Josué de tal forma que quando ele se sentou na frente da entidade esta só lhe disse:
— Dá cá um abraço nessa véia zifio!!! Faz tempo que Nêga tá te esperando!!!
Josué, sem nada entender, mas sentindo todo o seu intimo em comunhão com aquela entidade, abraçou-a emocionadamente. Lágrimas incontidas e fartas desciam da sua face: era como se estivesse matando saudades de uma amiga de longa data.
A entidade aguardou que ele serenasse as emoções e só então lhe disse:
— Suncê veio aqui fazer amarração não é zifio?
— É sim vovó, seria possível?
— Claro que sim zifio! Nêga precisa mesmo fazer uma demonstração de amarração que faça suncê realmente feliz.
— Obrigado vovó!!! Eu preciso mesmo que a minha ex-noiva seja amarrada a mim por que eu tenho que casar-me com ela de qualquer forma!
— Zifio, este é um tipo de amarração que só traz tristezas e aborrecimentos para suncês.
— Não entendi vovó!
— Suncê quer mesmo entender zifio?
— Sim senhora!
— Então feche os olhos e concentre-se por que já está na hora de suncê ver algumas coisas importantes para o seu crescimento interior.
Ele fechou os olhos e a entidade colocou a destra na região correspondente ao terceiro olho. Depois de alguns instantes, e após remover a destra, a entidade perguntou a Josué:
— E então zifio o que suncê viu?
— Eu vi três seres com olhar duro e energia altamente libidinosa.
— Suncê ainda continua a ver eles?
— Continuo, só não sei onde estão.
— Não se preocupe com isto!!! Apenas continue a observá-los e diz pra Nêga se em instantes suncê não ficará terrivelmente excitado.
— Deus do céu que terrível!!!
— São pensamentos poderosíssimos que evocam sensual e fortemente a lembrança de sua ex-noiva, não é verdade zifio?
— É verdade!!! Mas como é possível? Como a senhora poderia adivinhar?
— Zifio, não se preocupe por que neste instante estes três seres acabaram de ser aprisionados pelos manos Exus.
— Exus?
— Sim, são espíritos que trabalham por Deus nas trevas.
— Mas por que os Exus os aprisionaram?
— Para que deixassem de amarrar a sua vida.
— Amarrar a minha vida?
— É zifio! Ou não é verdade que sua ex-noiva terminou o relacionamento com suncê a três semanas?
— É verdade.
— Também não é verdade que desde quando isto aconteceu suncê não consegue ter mais paz de tanto que pensa nela?
— Deus, é verdade!!!
— Também não é verdade que foi toda esta ausência de paz que fez com que suncê viesse até aqui pedir pra Nêga amarrar esta filha a suncê, a fim de suncê ter paz?
— É verdade! Mas penso que toda esta lembrança que eu tenho dela é derivada do amor que devoto a ela.
— Amor???
— É !
— Hahahahahhahahahahaha!!!
— Por que a senhora ri?
— Isto num é amor zifio!
— O que é então?
— Efeito de um forte feitiço que a sua ex-noiva preparou para suncê há três anos, quando suncês fizeram três meses de namoro.
— Ah é?
— Sim zifio!
— Mas se ela chegou a fazer isto é por que ela tem amor por mim!
— Amor???
— É!
— Hahahahahhahahahahaha!!!
— Por que a senhora continua a sorrir vovó?
— O amor que esta filha tinha era por seu dinheiro, seus bens, seu carro do ano!
— Mas se isto é assim, por que então ela resolveu me deixar?
— Por que a filha arranjou alguém com muito mais dinheiro e bens materiais que suncê!
— Nossa, a senhora está sendo tão dura!
— Não zifio!!! Duro é o coração de suncês neste mundo de terra que vive a querer procurar felicidade na matéria perecível!
— Mas minha ex-noiva não é matéria perecível, é um ser humano e eu a amo!
— Quanto suncê a ama zifio?
— Eu a amo tanto que seria incapaz de viver sem ela.
— Então suncê não a ama, suncê foi viciado a ela!!!
— Como?
— Amar é querer bem ao próximo zifio!!! Amar é não fazer ao próximo aquilo que não gostaríamos que ele nos fizesse!!! Amar é torcer incondicionalmente pela felicidade do outro, mesmo que ele não esteja conosco!!! Suncê está é viciado zifio!!! Suncê tá amarrado e seu chacra genésico absurdamente desequilibrado!
— Vovó, mas eu não consigo ter paz! Não consigo parar de pensar nela!
— Isto por que suncê tá magiado zifio!!!
— Vovó eu gostaria tanto de acreditar nisso que a senhora me fala, pois ai seria muito mais fácil para eu esquecê-la! A senhora poderia me dar alguma prova de que o que me diz é verdade?
— Zifio, Nêga vai lhe dar esta prova não por que suncê quer ou pelo querer de Nêga, mas por determinação da Lei Divina.
— Sim senhora.
— A prova é a seguinte: quando suncês fizeram três meses de namoro seus pais ofereceram um almoço para ela lá na casa de suncês, certo?
— É incrível como a senhora sabe destas coisas!
— No dia posterior a este almoço suncê deu por falta de uma das suas peças intimas, não é verdade?
— Meu Deus, eu me lembro, é verdade!!!
— Nêga precisa dizer mais alguma coisa?
— Não senhora!
— Suncê quer ser desamarrado ou quer continuar sofrendo?
— Mas a senhora disse que iria fazer uma amarração para mim e eu pensei….
— ….Um passo de cada vez, né zifio?
— A senhora tem razão!
— Suncê quer ser desamarrado?
— Sim senhora!
— Então feche os seus olhos!
Minutos depois a entidade disse a Josué:
— Pronto zifio, pela graça de Deus suncê tá desamarrado no amor!
— Puxa, obrigado!
— Como é que suncê tá se sentindo?
— Meu pensamento parece que está mais livre, um peso saiu das minhas costas e parece até mentira mas….
—….suncê num tá nem pensado mais em sua ex-noiva com todo aquele ardor terrível, não é?
— É verdade e isto é incrível por que não tem nem três minutos que a senhora me “desamarrou”.
— Zifio,nas forças de Deus, a cada dia suncê há de se sentir cada vez mais livre.
— Se Deus quiser!
— Zifio?
— Diga vovó!
— É que todo este pesar que suncê estava sentindo foi causado por uma amarração que aquela zifia lhe fez.
— É verdade!
— Suncê viu o quanto que suncê sofreu?
— Vi sim senhora!
— E então, mesmo assim, suncê vai querer fazer uma amarração pra ela?
— Não senhora, pensando melhor, eu quero mais é ser feliz!!!
— Nêga fica feliz por suncê zifio!
— Por que vovó?
— Por que se suncê quisesse fazer uma amarração, Nêga não ia poder!
— Ah é? Por quê?
— Por que este templo religioso em que suncê ta na noite de hoje é uma casa de Umbanda.
— Como?
— Umbanda é religião zifio, então num tem como nóis, que suncês chamam de entidades, fazer o mal a quem quer que seja!!!
— Mas assim que eu me sentei de frente a senhora, você disse que iria fazer uma amarração para mim, não estou entendendo!
— Hahahahahhahahahaha!!!
A entidade amiga sorria a valer enquanto piscava o olho para sua cambone e foi quando Josué perguntou:
— Por que a senhora está sorrindo vovó?
— Por que suncê num entendeu Nêga zifio!
— Entendi sim vovó! A senhora disse que faria uma amarração!
— Não zifio, é que Nêga fala tudo embolado! Nêga disse que faria para suncê uma demonstração de “amar é ação”.
— “Amar é ação”???
— É zifio, quem ama deve agir para demonstrar este amor; senão como a outra pessoa vai saber que é amada?
— Mas como na noite de hoje a senhora demonstrou que “amar é ação”?
— Ora zifio, quando nóis trabalhou com suncê para limpar magia negra, não foi demonstração de como colocar o amor ensinado pelo cristo em ação?
— Sim senhora!
— Quando suncê disse que não gostaria de fazer amarração para sua ex-noiva também não colocou em prática este mesmo amor?
— Meu Deus, é verdade!!!
— Inclusive, quando suncê disse que não queria fazer uma amarração para sua ex-noiva um daqueles três espíritos que estavam aprisionados pelos Exus ficou tão surpreso e emocionado pela força do seu perdão após todo este tempo de sofrimento que o protetor espiritual que assiste a ele encontrou condições de libertá-lo e levá-lo para um local espiritualmente mais elevado.
— Meu Deus que lindo!!! Chego a emocionar-me em saber disto!!!
— Lindo é Deus zifio!!! Linda é a Umbanda!!!
— É realmente tão linda que, se a senhora consentir, eu gostaria imensamente de ser um membro desta religião e deste terreiro.
— Continue a freqüentar esta casa de caridade sentando na assistência e se familiarizando mais com a nossa forma de trabalho para que, em breve, suncê esteja de branco aqui dentro junto com nóis, certo zifio?
— Certo vovó, muito obrigado por tudo!!!
— Agradece a Nêga não zifio, pois ela é só mais uma preta-velha quimbandeira que trabalha para que a luz da Umbanda seja cada vez mais reluzente aos olhos e corações daqueles que se permitirem serem tocados pelos seus Sete Raios de Luz . Agradeça tão somente a Deus Nosso Pai!!!
— Sim senhora!
— Fique na força e na luz de Zambi Nosso Pai!!!
— Sempre com “amar é ação”, não é vovó?
— Sempre zifio!!!
— Então que assim seja!!!
Mensagem de uma Vovó Kimbandeira recebida por Pedro Rangel
Pai Fernando….
Eu tenho uma cigana do oriente que vem a ser herança de familia…e eu cuido dela como uma jóia, com pãe doces e variedades, agua mineral, frutas, frutas cristalizadas, trigo, incensos, bastante fita colorida de cetim, a minha tem um baralho que fica aos pés dela…dentre outras coisas…..e ela é muito presente na minha vida….
Abraços
Ekeji Juju d’Osun
Arriba Cigana, amo esta energia Juju.
Ire o.
Desculpe amigo, não é um insulto nem nada, apenas um desabafo de alguém que já cansou de lutar…Falo 24 horas por dia com não sei quem e falo que sou uma legião de médiuns, pai de santo, demonios…Já lutei de todas as formas meu irmão já tentou me ajudar na igreja católica, não conseguiu. Fui pra igreja evangélica e nada muda. No passado fiz algumas magias negras, não tinha entendimento, era muito jovem e paguei pra fazer uma merda de amarração…Hoje pago com minha porque eles me jogam isso na cara o tempo todo, que eles me dam o que eu quizer menos a minha vida de volta. Já desisti de lutar, já lutei com todas as minhas forças, já tentei ajuda na Umbanda, Candomblé, Magias, Igrejas católicas e evangélicas, MÉDICOS PSIQUIATRAS, TERAPEUTAS, VÁRIOS…TENHO UM DIAGNOSTICO DE ESQUIZOFRENIA, TOMO VÁRIOS REMÉDIOS E NADA MUDA…É COMO SE NÃO ME RECONHECESSE MAIS…hOJE FIZ UMA ESCOLHA QUE TALVEZ SEJA A PIOR QUE JÁ tenha feito, ACABAR COM MINHA VIDA, PORQUE ELA SE TORNOU UM INFERNO E DAS PESSOAS QUE ESTÃO AO MEU REDOR TAMBÉM, ENTÃO QUE EU PAGUE SOMENTE COM A MINHA, DEIXA AS PESSOAS BOAS FORA DISSO.
Acho que as coisas espirituais não deveriam ser assim, quando erramos e é por falta de conhecimento, hoje, jamais faria o que fiz no passado, mas enfim.
FALO O DIA INTEIRO DE UMA GUERRA ESPIRITUAL. ENFIM QUERIA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PRA ESSE INFERNO. que bom que algumas pessoas conseguem lidar com espiritos do bem…
Sem fim, primeiramente pense que Oludunmarè não deu a ninguém o direito de dar fim a sua própria vida e nem a de outra pessoa.
Vou lhe fazer um pergunta, Você fez algum tipo de pacto?
Calma e fé em Òrúnmìlá.
Ire o.
Um guia da linha do oriente, na umbanda, pode chefiar um terreiro?
Bienen, O Chefe do Terreiro incorpora várias energias (entidades), pode ser esta, pode ser um Baiano, um Boiadeiro, uma beijada, Caboclo e Preto-Velho, todos eles são respeitados como chefe do Terreiro pois estão sempre conectados a energia mestre da casa.
O importante é saber que existe autoridade na casa, que existe sabedoria e preparação da pessoa que cuida da casa e que as energias n~]ao estão atuando em um palco e sim em uma casa de caridade e fé.
Ire o.
Olá Bienen
A chamada Linha do Oriente não é uma linha adicional das sete linhas de Umbanda, sem uma linha auxiliar extra ou “sinônimo” da linha auxiliar dos ciganos!
Linha do Oriente é um agrupamento de entidades que, para simplificar, mesmo não sendo exato, são mais “graduadas”!
Ou seja, dentro das sete linhas de Umbanda, sejam as de direita:
Caboclos de Ogum;
Caboclos e Caboclas de Oxóssi;
Caboclos de Xangô;
Caboclas de Yemanjá (linha das águas);
Pretos Velhos;
Crianças;
Caboclos de Oxalá;
…sejam nas linhas de esquerda:
Exus Tranca Rua;
Exus Marabô;
Exus Gira Mundo;
Exús Lalú;
Exus Tata Caveira;
Exús Tiriri;
Exus Rei;
…sejam nas linhas auxiliares:
Boiadeiros;
Marinheiros;
Santas;
Baianos;
Malandros;
dentro outras mais “regionais”, como a linha dos Portugueses no sul do país;
Dentre todas essas entidades, podem haver algumas que pertençam a linha do Oriente!
A linha de ciganos é composta exclusivamente por entidades que tiveram existência física nas terras do Oriente, mas não necessariamente todas pertencem à Linha do Oriente.
Enfim, o dirigente de uma casa de Umbanda séria, sempre um Caboclo ou um Preto Velho, e essa entidade pode ou não pertencer à linha do Oriente.
Para te dar um exemplo clássico, o caboclo “fundador” da Umbanda, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, do médium Zélio Fernandino de Moraes, é um Caboclo de Oxóssi da linha do Oriente!
Motumbá!
olá!eu tenho 23 anos,e devia ter me desenvolvido espiritualmente aos 14 mas por medo, sempre corri e fingi não saber ou sentir os sinais que recebia, ontem fui a uma gira de exu,e o pai da casa me chamou e disse que haviam duas moças brigando pela minha cabeça,(so depois entendi oq significava) uma era pombogira a outra cigana e que eu teria que escolher e me desenvolver fosse na terra dele ou na de outro pai.o fato é que ele pediu para bater p cigana e eu comecei a me sentir deferente, tipo uma labirintite não senti o corpo so ficava cambaleando.depois disso as coisas começaram a se encaixar ele disse oq eu tinha que fazer e que eu era bem vinda a casa se fosse da minha vontade.
eu não sei por onde começar e nem oq fazer, pq eu quero me desenvolver e ao mesmo tempo eu tenho medo.
eu não entendo como uma pessoa pode ter outro alguem dentro do proprio corpo, ( desculpe se ofender é que nao sei como dizer |) isso me dá medo, eu não sei se vou conseguir aprender tudo, eu queria uma luz pq me vejo num tunel de incertezas obrigado.
Carla,
De tempo ao tempo,não faça nada que amanhã você possa se arrepender. Pombagira, Cigana, não são donas da cabeça de ninguém e nem brigam por cabeça, são entidades que se bem doutrinadas podem lhe ajudar muito. Peça pela manhã todos os dias assim que acordar, a Oxalá que olhe por você e lhe encaminhe para uma boa casa.
Boa sorte! Axé.
OS ESPÍRITOS CIGANOS NÃO APRECIAM O PRETO;EU COSTUMO UTILIZAR UMA TOALHA PRETA PARA COBRIR A MESA AO PREPARAR UMA CONSULTA DE BARALHO E TARÔ,EMBORA UTILIZO UMA ”TOALHA CENTRO” SOB A PRETA PARA INICIAR-UMA ROXA POR EXEMPLO-.DEVO MUDAR ISSO?
Dhaniell,
Acho que sim, experimente trocar pela branca.
Axé.
Gostaria de saber se uma equede pode jogar baralho cigano ou taro e efetuar leitura de mão caso a mesma possua uma cigana do oriente que lhe de mão pra cartas e visão par leitura ou existe a mesma proibição que o jogo de búzios em que equede não pode ter “cliente”.
Gostaria de saber tambem um pouco mais sobre “copo de visão”. E novamente se equede pode ter caso tenha esse dom..
equede,
No candomblé Ketu não é função de uma ekede jogar búzios, mas, nada há nada que diga que ela não possa se especializar fazendo cursos de Tarô, cartomancia, etc. e colocar cartas para clientes. O Importante sempre é consultar sua zeladora (o) para não causar problemas com ele, sua casa e seus Orixás.
Axé.
Obrigada, magine que não teria problema. E quanto ao copo de vidência: Sabe informar:
imaginei****
equede,
Sobre o copo de visão, o raciocínio é o mesmo do tarõ, baralho cigano, mão.
Axé.