OLUWO IFARUNAOLÁ IFABAJO AWOYADE, Willer de Almeida.
Na lógica da Religião Yorùbá, Olódùnmarè, nosso Deus maior, onipotente e onipresente dentro de sua imensa sabedoria quando criou o homem à sua semelhança e perfeição e determinou sua vida na terra, nos deixou também uma forma para que pudéssemos conhecer a trajetória de nosso destino e desta forma minimizar nosso sofrimento, enquanto seres que desconectados do EU Divino, sozinhos, não temos noção de nossas vidas, nem para onde ir, nem o que fazer diante das inúmeras situações que nos deparamos em nosso dia a dia.
Esta bússola que nos conduz a ir em direção daquilo que é o melhor para todos nós é Òrúnmìlà-Ifá aquele que Olódùnmarè permitiu que fosse a testemunha da criação de tudo o que na terra existe, portanto o “guardião dos segredos”, que estava presente em nossa criação primeira e também a cada vez que aqui retornamos no processo de evolução.
Òrúnmìlà-Ifá, portanto é aquele que através do jogo divinatório fala o seu passado, seu presente e seu futuro. É o código decifrado do destino individual de cada ser humano, que trazemos quando nascemos, sendo um culto específico onde os portadores desta sabedoria são chamados de Bàbáláwò, “o Pai dos Segredos”.
No Culto a Ifá, os Bàbáláwò são pessoas escolhidas pela divindade através do jogo de Opele-Ifá, pois necessitam reunir em sua personalidade um caráter compatível com a missão que será desenvolvida, e onde não é permitido a traição, a falsidade, o orgulho, a vaidade, tendo que reunir uma forma de caráter muito especial, além da inteligência, para ser um iniciado. Neste Culto as pessoas não se candidatam a Bàbáláwò. Na África, após o nascimento de uma criança ela já é levada a um Bàbáláwò para que os pais saibam o que será melhor para o seu destino, e desta forma encaminhada para a missão na qual nasceu. Os escolhidos, quando atingem a idade necessária são encaminhados então ao templo e ali com os anciãos serão iniciados no culto e passam a adquirir o conhecimento dos segredos, a conduta necessária para que nunca percam este poder e a forma de como ajudar aos outros em qualquer tipo de aflição.
Dentre estes escolhidos, alguns serão encaminhados para ser Bàbáláwò, e outros para ser o Omo-Ifá, aqueles que acompanharão o Bàbáláwò em tudo o que fizerem, mas que nunca poderão atingir ao grau maior da sabedoria embora esteja presente e ciente de todos os rituais sagrados. Este código será decifrado através dos 16 Odù, que são os 16 Òrìsà primordiais, ou seja, o retrato de nosso caminho na terra que podem ser multiplicados por mais 16 e assim por diante, podendo chegar a 23.368 poemas de Ifá, retratando todas as formas emocionais e os problemas adquiridos pelo ser humano. Para cada caminho (destino) existem inúmeras rezas e ensinamentos passados oralmente ao iniciado permitindo com isto que além de conhecer nosso sofrimento apresente também a sua solução. Olódùnmarè não nos deixaria aqui somente para sofrer e andarmos desgovernados, isto não está incluso na lógica da criação, a única coisa é que o poder do conhecimento não pode estar nas mãos de qualquer um, uma vez que os níveis do caráter humano não são iguais, e que na maioria das vezes as pessoas vão moldando sua forma de ser de acordo não com o seu código interior, mas sim refletindo a força externa da sociedade em que vive.
Este treinamento requer muitos anos, de prática, rituais, e absorção do conhecimento, até que recebam de seus anciãos a autorização final para também desempenhar a função de Bàbáláwò.
Os Bàbáláwò adquirem poderes e como a própria tradução diz “Guardião dos Segredos”, seus poderes sobrenaturais são inúmeros e chegam além da morte, pois dentro dos ensinamentos aprendem a manipular poções e magias que podem curar inúmeras doenças, trazendo vida às pessoas muitas vezes desenganadas pela ciência comum. Além da cura, eles têm conhecimentos no preparo de magias para que tenhamos proteção contra a violência, acidentes, alcançarem a prosperidade, resolver casos amorosos, trabalhando com as folhas (Ewé), conseguem passar de um elemento para o outro o campo das energias em prol da felicidade do ser humano.
No campo espiritual eles podem ouvir a palavra dos ancestrais, em qualquer lugar do mundo, pois conhecem a língua sagrada. Seus conhecimentos permitem que interrompam o ciclo de uma criança Àbíku ( que nascem e morrem em poucos dias, ou que sobrevivem sob o perigo da morte constante), evitando novo sofrimento para seus pais, assim como o culto a Egbe ( grupos espirituais que ficam no astral para atrapalhar as pessoas). Cultuando as Ìyáàmi Osoronga, (as Mães Feiticeiras), podem se transportar de um local para outro, e vir à presença dos mortos que vivem junto de nós.
Fonte: aseomooduduwa
Motumbá gbo gbo
Bàbá da Ilha,
Os Bàbáláwò, tem incorporação? Viram no Orixá?
Ou eles somente é destinado conhecer os segredos e ajudar ao próximo?
Ire o
OI BOA TARDE!!!
GOSTARIA DE SABER SE OS SENHORES CONHECEM ALGUM LUGAR QUE OFERECE CURSO DE JOGO DE BÚZIOS NO RIO DE JANEIRO. AGUARDO RESPOSTA E DESDE JA AGRADEÇO.
Boa tarde! Gostaria de saber se uma pai de santo homem pode fazer uma filha de nanã! Desde ja agradeço a resposta, o qual será de grande proveito pra mim! Bjs!
MOTUMBÁ!COMO DIZ IFÁ:”O DESTINO NOS É DADO COMO FORMA DE POSSIBILIDADE E NÃO COMO FATALIDADE.”QUE ORUN’MILÁ O DONO DE TODAS AS SABEDORIAS NOS DE HUMILDADE SEMPRE…ASÉ.
Rick, isto é casa de marimbondo! Pelo que está posto na cabeça do povo, babalawo não vira. rs.
Todo BàbáLáwò iniciado em òrìsá, recebe a energia de òrisá e conectam, como se diz por ai vira no òrìsá.
Somente os iniciados, chamam-se Awo Olorisá e esses sim podem cuidar de òrìsá e iniciar qualquer neófito.
Tem Bàbálawo que não é iniciado em òrìsá, esses não podem cuidar de nada no tocante a òrìsá, quando muito na preparação de comidas de òrìsá, etutu ou adimu, não podem fazer nada além disso.
Em meu blog vcs podem ver, meu Oluwo, virando
com Obatalá e todas as mulheres, Iyàlorisás e iniciadas, sem excessão, tocando seu corpo para receber a energia do òrìsá maior.
http://orisaifa.blogspot.com/2011/03/cerimonias-antes-da-posse-do-obaala.html
filmete de numero 9.
Ire o.
Michele, a melhor maneira de aprender a jogar buzios é com seu zelador, trata-se herança, manutenção de asè e história.
Estude Odu com ele e somente depois venha conhecer a literatura de Ifá, vc verá que será bem mais fácil e benéfico para vc. Tudo a seu tempo e sua hora, esses cursos só vão lhe acrescentar coisas que não pertencem a sua raiz.
Ire o.
Mo juba Iyà Isa, a sabedoria de Ifá não conheçe sexo, cor e nem credo.
Ire o.
Da ilha
Muito obrigado…
Realmente há muitos comentários sobre o assunto.
Como eu nunca vi nenhum BàbáLáwò não sabia. Mas agora que sei já está registrado nos arquivos da memória. E posteriormente vou ver esse video.
Sò mais um coisa você disse que seu OLUWO vira de Obatalá no video certo?
Mas esse Orixá não é o Orixá Fun Fun que não vem a cabeça de ninguém no Aye??
Se eu estiver falando alguma besteira por favor me avisa estou aqui querendo sugar só um pouquinho da sua sabedoria rs…
Ki ba se
Rick,
É mais que uma casa de marimbondo é, muitas vêzes, um enorme comércio por detraz de tanta coisa. O que mais tem hoje em dia é curso de babalawo, meredinlogun, etc. E pensar que antigamente os babalawos, tinham a incumbência de encontrar meninos que quizessem aprender, tivessem esse caminho, para acompanhar o babalawo e irem aprendendo ao longo de anos os 256 itans e caminhos que só o infinito e Orunmilá conhecem. Imaginando as infinidades de provas que eram colocados os aspirantes de Babalawo, por várias cidades, até sua obrigação final junto a sua confraria de Ifá-Orunmilá e tomar o título de Pai do Segredo/Babalawo.
Quem sabe Opele-Ifá? Aquele que dedica uma vida somente Orunmilá ou os que fazem cursos intensivos de odú/Ifá? As vertentes se multiplicam dentro do próprio culto a Ifá, hoje já viram em Orixá como colocou o Da Ilha, a superposição de culto. O mesmo acontece com os Orixás e suas decantadas qualidades de uma mesma energia, porém, cultuadas em locais diferentes por pessoas diferentes, mas com a mesma crença.
Cabe ao Babalorixá ou Iyalorixá ao longo de sua vivência e aprendizado, buscar e aprimorar a essência máxima daquele determinado Orixá, daí a importancia de aprender seus fundamentos, seus caminhos, seus rituais e o que chamamos erradamente de qualidades, mas, que na verdade é a procura do próprio Orixá.
Observamos que virou moda nos jogos de búzios trazerem a qualidade do Orixá, pois ainda mal sabem qual é o Orixá em sí e sua formação.
Todo Babalorixá ou Iyalorixá é escolhido por Orixan’lá para sua função e todo Babalawo é escolhido por Orunmilá para sua função. A superposição no culto certamente enfraquecerá ou ficará de lado uma das partes, ou seja, será Babalawo ou Babalorixá.
Certa vez perguntei a um Babalawo quais os odús que trazem Logun Edé? Ele disse que ser apenas um. Argumentei, se ele é um Orixá metá (3) congrega as energias de Oxun, Odé e de si mesmo, só existe um odú comum aos tres, porém, cada um tem que responder e confirmar esse odú e o omo-odú, enfim são 3 caídas consecutivas e iguais de omo-odús diferentes, aí teremos a certeza de realmente ser Logun Edé. Isso não é ser Babalawo é ser Babalorixá, os conceitos da essência estão acima de tudo.
Como somos democráticos e amigos, essa é minha visão, observo que de um lado ou de outro, no meio do caminho se perde muita coisa quando se tenta unificar babalorixá e babalawo.
Mo Jubá,
Axé.
Ao da Ilha
É Kaalé o
Caro da Ilha Caso possa responder:
Como é o processo pra se tornar um Babalawô?
Quando se tornamos fatumbi dedicamos de corpo e alma a Ifa. Existe uma necessidade de abrirmos mão de nosso orisa?
Existe a possibilidades de sermos Babalorisá e Babalawô?
O Babalorisá pode pegar outros oráculos sem ser o Búzio como por exemplo Ople ifa?
É sé o.
Grace,
Não há problema algum de um babalorixá iniciar uma filha de Nanã, como também um iyalorixá de Nanã iniciar uma pessoa de Ogun.
Axé,
Rick, Obatalá = Orisalá, Orisa n’la, Osala, são várias formas de designar o Pai de todos os Òrìsas…
Eu aprendi e uso Obatalá, como nome deste magnifico òrìsá.
Ire o.
Sander, vc pode ser um Bàbálawo, sem saber nada sobre Ifá, vc será iniciado no culto de Òrunmilá e não tem autorização para cuidar das pessoas, um bacharel. Vc vai a África, paga e traz seu diploma de Babalawo, como se fosse um advogado sem carteira da OAB, como eles estão longe de vc, tem gente que sai a fazer besteira em si e nos outros.
Tem gente que estuda Ifá a vida toda, não se inicia, porém tem cargo dentro do culto, ele apenas serve para ditar os poemas de Òrunmilá, sua autonomia termina neste ponto.
Tem as crianças que pelos 10 anos são mandadas ao convivio com um babalawo e fazem todo o aprendizado oral, que leva em torno de 15 anos, como temos livros, internet e até aulas particulares, pagas, este processo é mais rápido, 3 a 5 anos.
O culto de Òrunmila esta perdendo sacerdotes em função do tempo gasto e a influencia ocidental, é uma missão que se leva até a morte, os mais novos não querem.
Ou então vc estuda com seu mestre e vai levando até a hora que ele achar que vc está pronto e te inicia no culto de Òrunmìlá, vc passará por varios testes, comidas, folhas, o que chamamos de tempero, para que serve cada um deles, animais e suas finalidades, egungun, Iyà mi, poemas de ifá com seu respectivo ebó e òogum (magia), ofós, rezas de Òrúnmìla e dos 16 Olodus, conhecer no minimo 4 poemas de cada um dos 256 odus, menino são tantas coisas que vc tem que saber, ele só te deixará sozinho após ter absoluta confiança em vc, pois vc carregará o nome dele para sempre.
E o principal, irá jogar ao lado dele para um outro bàbálawo e uma pessoa estranha e terá que fazer tudo conforme foi ensinado.
Uma coisa que os suplicantes não sabem é que todo ebó tem garantia,rs, não deu certo volte no awo e reclame, se Òrúmìlá apontou a solução ela tem que ser dada, preservando as suas obrigações e comportamento.
Um babalawo não tem vicios, ele é o sargento da tropa, exemplo dentro do culto, fumo, adulterio, mentira, participar ou fazer culto que não conheçe, ele não pode fazer nada de errado.
Seu òrìsá é sagrado, vc nunca deverá abandonar o seu culto e se ele for iniciado terá que dar obediencia ao seu olorisá (zelador).
Vc pode ser os dois sem problemas aqui e em qualquer lugar do mundo, inclusive na Africa, no convivio de qualquer Arabá (autoridade maxima no culto de Ifá) e outros babalorisá, porém esta pratica não é usual por lá pois envolve um despendio muito alto de dinheiro e tempo, pois terá que aprender sobre oriás e irunmalés.
Um Bàbálorisá=Olorisá, não pode manipular nada além dos buzios, pois este jogo lhe é entregue quando sua iniciação é concretizada e ele seguirá esta missáo de ser um Olorisá se quizer.
Os apetrechos de um babalawo lhe são entregues depois de sua iniciação, que dura em torno de 7 dias, inclusive, seu okpelè ifá, seus ikins e seus buzios.
Porém ele pode jogar com inhame,=isù, igbin=caracol, orogbo, Obi abatá, alubosá.
Já vi jogo com maça tbm.
Tanto pode reconhecer as 5 caidas tradicionais como pode ver tbm os 16 Odus meji, coisas que um Olorisá não faz pois terá que Tefar Odu no pó sagrado (yerosun).
Quer ser um Bàbálawo de verdade?
Ire o.
Da ilha
Agora entendi, você usa Obatala, da mesma forma que eu uso Oxalá… Certo?
Agora sim muito obrigado pela explicação..
Ire o.
Rick, é o mesmo òrìsá com vários nomes.
PREZADOS
Ao ler o texto intitulado” Bàbáláwó: Os Guadião dos Segredos”, logo me lembrei das orientação do Pajé Sampim, lider religioso do tronco Tupi guarani, com o quel estive recentemente em evento promovido pelo PROEPER da UERJ ( Programa de Estudos e Pesquisas da Religão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro )
Tendo em vista uma experiência vivida dias atrás, precisei tratar com quem tivesse autoridade no assunto e o referido Pagé foi indicado com aval de espíritos.
Ele, ao falar sobre a iniciação de um Pajé, mencionou a existência de Segredos, que pertencem , não a ele, mas a uma nação e segundo a ìndia Niara do sol é por este motivo que não deviam contar embora, sofram aprorpriações, no meu entendimento.
Lendo e vivendo Candomblé, Umbanda e Espiritismo, me deparei com a mesma situação secretista, onde uma ética é requerida e para a segura retransmissão, se pede que Deus envie um herdeiro, que como “enviado” seria um Apóstolo, termo que significa ” ENVIADO” e uso cabe á uma RELIGIÃO OU CONTEXTO CULTURAL ESPECÍFICO. Não deve ser atoa, que está esccrito na Sagrado Escritura: ” Infeliz do homem que confiar em outro homem”. Não há traição sem confiança sem prévia, logos os enviado são espíritos ligados a Deus, e cuja comunhão a palavra confiança não se aplica, em face da unidade resultante.
Vendo por este ângulo, um Sacerdote não seria homem? Na visão de Deus, á quem Ele torna Sacerdote ou Sacerdotiza, detém qualidades, que lhes responsabilizam não só socialmente, mas acima de tudo espiritrualmente e por isso devemos respeito á todos e todas, independente da “LEI DE COMBATE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA”, eles e elas são pessoa de Deus, e não cabem apreciações sobre gênero ainda que perteçam, por direito e honra naturais, aos ditos do terceiro sexo ou dos que detém outro orientação sexual e esta declaração vale para representantes de todas as religiões.
Em meio a tudo isso, somo no rol dos contextos religiosos observados, que até no Cristianismo, há Segredos, e um deles é Jesus, que se bem interpertado, não somente ocorre no tempo com Verbo, como está presente nos cultos de iniciação índigena, africana, umbandista, espírita e cristã, em si, embora não seja notado, pois sendo uma modalidade de auto-revelação ou conhecimento, dinamizados, por quem busca Deus, e não o consegue senão pelo mergulho em sí, ato cuja palavra representativa é ” baptizein” que no grego quer dizer “mergulhar” ou ser batizado.
O mergulho na buscar de si, em si é o verdadeiro batismo, embora deva permanecer aludido simbolicamente nos vários cultos, justamente por ser um Sagrado Segredo pessoal e individual, comum á todos os seres humanos e que permite vivamos, a realidade que o Pai nos deu, sob título de unção ou mediunidade, que está presente em Abimolés Elegúns, Burros, Cavalos, Médiuns ou Aparelhos ou Sacerdotes se preferirem. Que maravilha, podermos partilhar sobre isso sem violar segredos , embora reconhecendo Tradições. VAMOS DIALOGAR MAIS?
Sandive Santana / RJ
sandive@bol.com.br
Sandive, quando nos colocamos a frente de Ò,rúnmìlá e perguntamos se a pessoa em questão é o ‘indicado’ a assumir qualquer função dentro do culto, nos deparamos com respostas que nem sempre são as desejadas.
No Culto de Òrúmìlá é mais exigido ainda no escolhido, visto que o mesmo não pode transgredir nenhuma norma contida no Iwà Pèlè, bom carater, então eu sempre pergunto: Quem quer ser sacerdote ou Bàbálawo?
Os de dentro, filhos, almejam um dia o status/poder, os de fora almejam a reverência que lhes é devida, o luxo, a beleza, a pompa e a liturgia do cargo.
Tudo pensado de maneira efêmera onde a verdade está escondida por tráz das noites mal dormidas, da preocupação com os problemas alheios, das responsabilidades perante o ALTO.
O sacerdocio não é um objeto de desejo é desiginio.
Deus nos confiou a responsabilidade de ensinar, mas não sem antes saber se queríamos aprender.
Ire o
Muito bom dia Baba Da Ilha, olha eu novamente, lembra de mim…. rsrsrs
Baba, será que o Sr conseguiria me dizer o que significa DONIEUACILE (não sei se é assim que escreve) é minha digina…
Baba, estou tão triste com tudo que vem me acontecendo, tenho tanta fé, amo tanto meu nkisi, mas me desiludi tanto com o meu zelador (ele simplesmente foi embora sem dar uma explicação e até agora nao voltou isso a 2 anos), com a casa, com o outro zelador que continuou tocando, foram tantas coisas desagradaveis que aconteceram que não sinto mais vontade de ir aos toques e qdo vou não sinto vibração nenhuma… preciso dar minha obrigação de 3 anos e refazer o ebori do meu filho, mas desse jeito?? como vou fazer??? estou tão perdida, a única coisa que me anima e ainda não desisti da religião é esse blog e alguns de vcs…. principalmente o Sr, sempre com palavras maravilhosas…. será que serei mais uma yawo que sofrerá pelos atos inconsequentes de zeladores despreparados??? qdo conheci ele, acreditei e confiei, agora fica difícil confiar em alguém novamente.
Desculpe o desabafo….
Abraço
Julia, que os ventos que lhe trouxeram de volta, sejam os ventos da paz e da harmonia.
Não tenho a menor idéia do que seja sua dijina, Angola é com o Tata Euandilu.
Esta semana postei uma resposta sobre os escolhidos e os que se escolhem sacerdotes.
Òrúnmìlá aponta seus discipulos, òrìsá tbm faz a mesma coisa, mas tem haver embasamento, quando saimos do Orun para o Aiyè, fazemos nossas ‘promessas’, vou ser isso, vou ser aquilo e etc… chama-se akunle yan recebemoso aval de Olodunmarè e ele nos presenteia com ferramentas para ajudar nesta jornada, chama-se akunlè gbá e neste ‘pacote’ vem A yán mó, aquilo que vc não pode desprezar, filhos, familias, sexo e etc…
Estou dizendo tudo isto a vc, pq isto termina em Ori, termina em Iwà Pèlè, bom carater.
Alguém se fez zelador, se impos zelador, largou as responsabilidades nas costas de alguém e foi ao mercado, nosso mundo, pq se ele tivesse o sacerdocio em seu caminho não teria tomado essa decisão, abandonar filhos e casa. O òrìsá é problema dele, se ele mudou de religião é problema dele, mas o problema de vcs É ELE.
Porque tudo fica pelo meio, é como se vc chamasse seu irmão pra dançar, não tem graça, houve substituição mas não houve sucessão na casa.
Pelo pouco que nos falamos vejo que seu Ori já saiu da casa, ficou apenas o corpo.
A energia que emana de vc não compatibiliza com a do seu òrìsá, não há acoplamento, isto não é bom, reflete, pq vc emana uma energia que não é linear, não que seja ruim, longe disso.
Eu te aconselho fazer uma analize, Ifá nos diz que tudo deve ter equilibrio, uma mesma folha pode curar ou matar, isto é equilibrio.
Converse com seu Ori, tire um dia, na sua casa mesmo, se tranque, uma musica bem suave, deite e reflita dentro de vc, busque seu Ori, peça a Esú que lhe abra o portal para vc conversar com seu Ori, peça conselhos, peça para ele lhe levar ao seu òrìsá, converse peça ajuda, conselhos, só não pode haver sofrimento. Não nascemos para sofrer, seu destino não está atado ao de ninguém.
Outro dia li em Ifá, não me pergunte onde, perguntaram a Oldunmarè pq ele colocou pessoas no mundo com as caracteristicas de: Bom, Mau e Indiferente, ele repsondeu que queria ver como os humanos se comportariam.
Isto é mais uma lógica de como somos uma raça inferiror perante o ALTO e que iremos galgar postos mais elevados através do sacrfício, do esforço, do bom carater, das boas ações, da fé e adoração ao òrìsá.
Se vc perde seu tempo, sua energia, seu dinheiro, seus neuronios com pessoas que não estam nem ai para tua evolução espiritual, vc está sendo atrapalhada.
Se o zelador não presta, grita, humilha, te trata mal, dá uma banana pra ele vai a luta, quando isso acontece, como está acontecendo com vc é Ori trabalhando a teu favor, ele já saiu da casa, falta somente teu corpo e seus Igbás, porque òrìsá acopla em nós e não numa louça ou pedaço de madeira, não de prenda a coisas materiais.
Onon auwre.
Ki ba se.
Baba Da Ilha…..
Muitissimo obrigada pelas suas palavras, sempre superando as nossas espectativas em relação as respostas, estou me sentindo mais confortada, vou fazer o que o Sr me aconselhou, vou buscar pelo meu Ori e ver qual caminho ele me mostra….
Nzambi beka muvó! Deus traga felicidade (aprendi com Tata Euandilu…rsrss)
Makoiu
AO BÁBÁLAWÓ “DA ILHA”
Sou Sandive Santana, carioca, 48 anos e dedicado, desde o ano de 2000 a religião como tema de reflexão, embora tenha sido batizado no Cristianismo Católico Apostólico Romano e na Umbanda Ómólókó, fui batizado e consagrado., ainda récem nascido.
Foi com satisfação que li suas considerações acerca de meus comentários. Gosto de escrever e de certo modo me sinto comprometido mesmo antes de ter a vida que tenho, onde sem trabalho, devo confiar em Deus apra sobrevier e já é assim há quase 07 ( sete ) anos, quando encerrei atividade como Consutor de Empresas , um curso de Mestrado e o ensino universtário.
Minha relação com espiritualidade, se dá por meio de uma mesa sobre a qual escrevo como missão dada por Deus neste campo, e me comunico por meio da clarividência e psigrafia com Espíritos procedentes dos Cultos de Nação, uma vez que procedem da África e enviam mensagem em Yòrúbá. Na maioria das vezes, mulheres negras, que cantam em sua ligüa original, saudando a mesa e ao Bàbá, que se esforça para realizar palestras, textos enfim, viver centrado e exclusivamente neste campo.
Do mesmo modo, recebo e comunico com grupo de espíritos vinculados ao Candomblé, Umbanda e índios, que se fazem entender em um variação do Tupi Guarani, o Aruak, segundo confirmação do Pagé Sampim , com quem buscaquei certificar a autenticidade das comunicações e econtemporâneos , ou seja, espíritos que viveram nesta nossa época.
Gosto de lidar com Eles e todos endossam meu papel como Médium Comunicador atuante no campo da Educação embora por formação, eu seja Arquiteto e Urbanista, profissão que deixei, para seguir uma vida no intento de me tornar um Frei Franciscano, mas, tendo “bolado”, em Leopoldina / MG, lá comecei meu trabalho e transição de universos, dando consultas na Chácara do Desengano, em companhia do Sr. Virgulino.
Ao ver os demais Bàbálawós e a linguagem que utilizam, me sinto um tanto diferente, pois não utilizo as insígnias Sacerdotais embora, receba a reverência dos Espíritos que me chamam de “Bàbá” seguido de outras denominações consoantes a cultura do grupo comunicante, ao qual pertençam. É um universo muito bonito e agradável onde , com escrevi acima, busco realizar minha missão.
Peço que não estranhe esta explanação sobre minha vivências pessoais, pois antes de tudo nasceu de um ato de amor, aos espíritos das mais variadas categorias e graus com os quais lido, e confesso não vejo razão de não publicá-la, até porque e por elas que visualizo o sentido do Cristo Antropológico, ao longo de tempo e de uma história que começa na África.
Bem,… sem desejar tomar seu tempo, mais uma vez gostaria de agradecer sua atenção e respeito, visíveis nas entre linhas de seu texto.
que Deus te abençôe, Bàbá e proteja sua Coroa, Casa e Filhos e Filhas.
Sandive Santana
Sandive, boa noite.
Obrigado pelas palavras, mas para informação de todos AINDA NÃO SOU BÀBÁLAWO, sou Ómó Ifà, um estudante de Ifá, apenas isso.
Tenho 18 anos de Candomblé e 3 de culto tradicional iorubá.
Ire o.
Salve todos os orixas!!
Preciso de uma orientação ,quero muito ter um filho e não consigo então fui a um terreiro e a mãe de santo me pediu p/ fazer um balaio para oxum , e tambem que eu precisaria cortar para minha lebára( pombo gira) , então como eu estava sem dindin ,fiz um corte com 4 frangos, levei tudo de mulher ,brinco , colar ,perfume , e tambem uma panela de ferro , com a intenção de melhorar e prosperar, etc ……
A mãe de santo é bem clara :diz que eu não acentei a pomba gira ainda ,só batizei e estou cuidando, mas que precisa de uma cabrita mais pra frente.
O caso é que ,depois que fiz o balaio e o o batizado da pomba g. , entrei numa maré de azar ,que não tem tamanho ,tudo de ruim tem acontecido comigo, ao inves de prosperar minha vida tem decaido neses dois meses.Eu não vou me estender muito,mas imagine tudo de ruim , bateram no meu carro estacionado ,o banco tirou meu credito ,uma conta foi paga duas vezes e não querem me devolver o valor de 1 delas,as pessoas tem discutido comigo ,sem motivo , me agredindo ,por coisas bestas ………..uma maré horrorosa de azar . Não engravidei , meu companheiro começou a me trair , briguei com ele estamos afastados ,ele não está me dando dinheiro pra ajudar,agora nem sei como ter um filho ………..Minha familia arrumou briga comigo ,ninguem está falando comigo ,tudo nesses 2 meses que cortei p/ pombo gira
Pode ter sido feito algo errado???
Preciso de ajuda
Agradeço desde já
Obrigada
o que muito me chamou a atençao por tudo que li nesta pagina é que eu estive,com um gardiao dos segredos e nao imaginava,que fosse,pois na epoca nao acreditava em muitas coisas e esta pessoa iluminada me deu um curso rapido num periudo de duas tres horas que tudo o que sou hoje,sou muito grato a ele,esta pessoa iluminada vai atras dos problemas dos outro,para resolver,tipo esta no momento certo nos lugares que vc nem imagina,responda-me quem seria este ser iluminado,a sem contar que seus chas são poderosos…
Ricardo, o final de seu comentário está um pouco dúbio. Reforme-o para que possamos ajudar a engrandecer seu comentário.
Porém seu comentario mostra bem a vida de um Awo, andarilho, vagando de casas em casa, limpando espiritos empregnados de negatividades, manipulando ervas, pós e muita, muita magia. Gbadùras e orikis, um trabalho incansavel na luta contra muitos ajoguns (negatividades) que estam neste mundo buscando aumentar o peso de nosso fardo.
Ire o.
esta pessoa a qual eu fiz o comentario,o nome do santo é xapana e li a respeito para ver se entendia melhor mas as estorias falam de uma criatura mal,e este homemera inteiramente bondoso e esclarecido e so me transmitio paz.
e oque significa Gbaduras e orikis?
Fui ate um babalawo ele me disse que sou filho de Obatala fiquei de frente de ifá diz ele tem que me ajudar.
Obs!!! Ifá escolheu ele pra cuida de mim.
rody,
Independente de qualquer coisa, babalawo é o pai do segredo, aquele que olha através de Ifá os caminhos. Tenha cuidado com essas insinuações, procure se certificar, você quem decide a sua vida, Babalawos e zeladores apenas indicam os sintomas e esclarecem as dúvidas, cada um no seu quadrado.
Axé.
Ricardo leia este texto.
http://orisaemagia.wordpress.com/o-que-sao-gbaduras-e-orikis/
Ire o.
meu nome é Ricardo Jose da Silva Flores,nasci em 23-04-1968,estou a 21 anos,cultuando os orishas,sou pronto pela naçao de ijejê ,e estou em estagio de aprimoraçao de fundamentos,mas sinto um grande apreço pelo candomble e as tradiçoes da matriz africana,tenho sem nem uma falsa modestia apesar de ser humilde se sentimento muito conceito e um conhecimento razoavel na religiao afro,tenho muitos clientes e filhos de santo mas eu gostaria de saber relmente devo ingressar no candomble ou continuar na naçao,sera que daria choque em minhas tradiçoes e feituras entre outros…ashe.sou de Xapanã.
Ricardo,
O Jeje é considerado uma nação do Candomblé, então não entendi sua pergunta?
exatamente,mas a fundamentaçao é diferente,os rituais são diferentes,muito singular,mas nao estou arrependido bem pelo contrario estou muito feliz com tudo,mas creio que nao me fis entender.
Ricardo,
Você quiz dizer ingressar no candomblé Ketu/Nagô, se foi isso realmente é diferente, rituais, fundamentos, etc.
Axé,
Asé Abá,estou precisando de conselho,urgente pois estou passando por uma crise existencial muito grande,e estou querendo largar tudo de mão,creio ue minha estafá fisica e mental,mas algo me diz que minha espiritualidade esta se desgastando ou enfraquecida,estou se paciencia de atender meus clientes e os meus filhos,ascoisas vem na minha porta e eu nao abro,nao sei o que esta acontecendo comigo…
Ricardo,
Na verdade você precisa se cuidar para poder cuidar de seus filhos e atender as pessoas. Esse é o legado que carrega um zelador, “se cuidar para cuidar”, se não, as crises se agravarão. Cuidar do Orí, muitos ebós, oferendas a seus Orixás, conferir com Orunmilá seus caminhos. Tem que ter foco no aprendizado constante, estabelecer em torno de sí a prontidão de seu axé, de seus egbomis.
Reflita e organize-se intermamente e cuide-se.
Axé.
E kaa leo
Da ilha vc poderia me explicar de forma suscinta se exite diferença entre o meridilogum e o jogo de búzios e o porquê.
modupe.
caboclo,
O meridilogun é o jogo de 16 búzios. Quando o iyawo toma obrigação de 7 anos, é através do jogo que é visto se tem cargo para manipular os búzios através de Orunmilá. E se tiver o cargo, ele receberá sua cuia com 16 búzios + 1 (oxeturá) + 4 búzios de Exú= total de 21 Búzios que evidentemente passaram por toda uma liturgia, rituais, etc, ganha axé.
Não sei se respondi sua pergunta.
E Káalé, axé.
Baba d´ osogyan,
Então o meridilogun é o que conhecemos como jogo de búzios?
modupé
caboclo,
meridinlogun é o número 16, o jôgo de búzios 16 (merindilogun) entendeu?
Postei sobre o Merindilogun, clique na minha foto e procure esse texto.
Grande abraço,
Axé.
motumbá.gostaria de saber uma coisa importante para mim.
tomei meus 7anos e peguei todos meus direitos.mas obs.que meu pai não sabe jogar,que tenho que fazer neste caso?
ha não sabe jogar buzios.
Roberto, me reponda uma pergunta.
Se o seu Pai não manipula o oráculo como ele sabe que vc tem direitos sacerdotais?
Como esta ‘obrigação foi feita”?
Tudo no empirismo?
Como é o rito de comando desta casa?
Qual sua nação e descendencia?
Creio que algumas perguntas pertinentes devem ser feitas e respondidas, você concorda?
É o que precisamos saber para poder lhe ajudar.
Ire o.
Roberto,
Eu acho que não entendi direito. Seu zelador, quem te deu os sete anos, não sabe jogar búzios?
Axé.
DESCULPE A INTROMISSÃO MAS CREIO,QUE SE ANALISARMOS,EXISTE FUNDAMENTOS,O JOGAR OS BUZIOS NÃO DESQUALIFICA NINGUEM,PRINCIPALMENTE QUANDO TODA A FEITURA FOI REALIZADA,NÃO ESTOU NA DEFESA DE NINGUEM MAS NÃO SUPORTO INJUSTIÇA E JULGAMENTOS INFUNDADOS,E UM FILHO DE SANTO DESSE TIPO NÃO PERMANECE EM MINHA CASA,NEM POR DECRETO…ASÉ
Richard, uma pergunta sem demérito para ninguém:
Como fazer um obrigação de 7 anos sem que o oráculo explique como deve ser feita?
Será que um Oro deste tamanho tem uma regra geral?
Quem vai ditar os ebós a serem feitos, ou qual o caminho deste ebó, quais os bichos, macho ou femêa, quais as partes do áse que seram retiradas, etc, etc, etc.
Pagar alguém para jogar enquanto ele faz as perguntas?
Teremos agora um olhador de aluguel?
Creio que tem algo errado nesta história.
Ire o.
quem disse a adivinhação só se da através de cauris buzios,meus amigos sinceramente,aqueles que se destinam a algumas coisas as fazem com sucesso,deixo isto como inspiração e no passado como é que os caras manipulavam as magias o oraculo não era 4,8,16,buzios eles saiam em retiro espiritual,eles enxergavam numa bacia de agua em uma pedra,não vamos julgar senhores,cristo foi julgado pelos seus,e o Orixa do sujeito tem que ser conhecedor das historia ou toda a nossa pregação e aprendizado é dubio,a nossa ancestralidade originadora e algo que nunca existiu,pois com julgamento que esta sendo feito esta colocando em duvida o feitor dele e assim sucessivamente ate derrepente chegar ao nosso quintal,ou a nossa roça,ao invés de critica-lo podemos sim ajuda-lo,isso cade as autoridades arrogantes dos candombles…onde estao os bàbáláwòs…amigos acredito em coisas que chocam o grande poder é de Deus nos podemos deixar mais facil a vida do ser humano,agora ao pensarmos assim não iremos transformar nada,nem contribuir,então levantemos as nossas bundas pesadas de nossos tronos e façamos algo,para ajudar,porque nos estamos vivendo e nos colocamos superiores aos outros vamos acordar deste sonho,somos iguais a qualquer outro,e se o cidadão não sabe jogar eu jogo para ele e não precisa nem ter despesa comigo…pois eu estou aqui para servir…IRÉ-O
Richard,
Existem uma infinidade de jogos divinatórios em África e pelo mundo todo, porém, o Meridinlogun, Opele Iá, Opon Ifá, são os mais utilizados e estão diretamente ligados à comunicação com o Orixá e toda sua litugia, pelos “olhadores”, de Babalorixá a Babalawo, em todos os níveis e cargos que se conhecem.
Axé.
Richard, este dado sobre olhar na bacia, abrir a terceira visão, isto é magia e não oráculo. Quem cuida disto são os òrìsà igbó, as invocações e oógun manipulados pelos Oso, eram direcionados para este tipo de atividade, colher ervas e caça.
As pessoas nascidas em Ogbè’rosùn, tem a espiritualidade elevada e podem inclusive se tornar videntes, Ifá explica este fenomeno.
Um sacerdote que não sabe manipular o oráculo eu não conheço, não esta autorizado pelos anciãos a manipular o Orí de uma pessoa.
Não invento, não suponho que esteja errado, apenas leio e dissemino o que está escrito em Ìká’fún (as 16 leis sagradas de nossa religião).
Quanto a adivinhação ser apenas por buzios, não sitamos este dado.
Jogamos com Isu, alubasa, igbin, orogbo, obí e muio mais utensilios.
Eu entendo a sua colocação, porém, não concordo e acho que minha atitude está sendo bem ponderada.
Òrìsà gbé wá.
Bm tarde!
O oráculo é de suma importância no culto a orisá. É da tradição um sacerdote dominar um desses oráculos. A vida no mesmo são os odus, e o q faz sentido em tal, é a invocação e a leitura q o babalorisá ou babalawô fará. O continente africano é imenso e nas regões onde o culto a Orisá, Vodum e Inksi dispersaram em cada regiões específicas creio q tinha uma espécie de oráculo diferente. Percebe-se nos itans q essas dinvindades consultavam os babalawôs, seres habilitados ao domínio, leitura e conhecimento de odu. Não é aleatoriamente que olodumare cria os odus. Não é atoa q Orumilá com sede de sabedoria “se torna ifá”. Não é atoa que existe o Orisa Esu. E Osun preocupa em conseguir uma forma de comunicar com o aiês e seus filhos, conquistando pra tal ligação ou comunicação o meridilogun(embasado nos fundamentos dos 16 odu). Ou seja há uma enorme necessidade implícita dos tais “jogos” no candomblé.
O da ilha me explica, caso puder, essa questão do Ogbè’rosùn. e este dado sobre olhar na bacia, já ouvir de longe que tem haver com Osumare.
Asé.
Caboclo Ogbè’rosùn diz:
Ifá prevê para quem este Odù se revela que ele é um grande clarividente e ele/a um tem um poder esotérico muito forte.
Ele/a são talentosos com sonhos e também podem sonhar para os outros.
Seu sucesso na vida estará ligado a sonhos, mirando cristais ou água, ocultismo e assim por diante.
Tudo que ele/a falar vai acontecer.
Um verso de Ogbè-Irosún que confirma isto diz:
As cinzas da árvore Iya são esbranquiçadas
Foi ele que lançou Ifá para Alálàátà (ele que promete em sonho para a venda)
Que era a descendência de Àjàníwàrun.
Alálàátà sempre estava sonhando com o que se passaria com os outros no futuro próximo e todos os seus sonhos se concretizavam.
Muitas pessoas vieram a se identificar com seus sonhos e eles o temiam por isto.
Preocupado com sua reputação, ele decidiu avisar o Bàbáláwo sobre o assunto e consultar Ifá. Disseram-lhe que seus sonhos eram lucrativos, se os caminhos que ele trilhava com este dom poderia lhe colocar na direção certa. Também lhe aconselharam a organizar seus pensamentos, refinar seu linguajar e aprender a dizer a seus clientes que seus sonhos podem revelar coisas ruins que podem acontecer a eles.
Aconselharam a ele oferecer ………………. como sacrifício.
Ele cumpriu.
Desde aquela época, qualquer visão se realizaria. Sua reputação foi longe e pessoas importantes vieram de lugares distantes para consultá-lo. Eles sempre deixavam sua casa satisfeito.
Alálàátà começou a dançar e cantar este refrão:
As cinzas da árvore Iya são esbranquiçadas
Foi ele que lançou Ifá para Alálàátà (ele que promete em sonho para a venda)
Que era a descendência de Àjàníwàrun
Pouco tempo depois
Venham vê-lo em todo iré de abundância.
Ifá diz que os sonhos podem tornar esta pessoa prospera.
Ela poderia se envolver em ocultismo ou áreas afins e ter muito sucesso.
Note que Òrúnmìlá não diz em momento algum que esta pessoa manipulará a parafernália de Ifá para suas consultas e que, no oráculo de Ifá não existe intuição ou “Espiríto Santo de Orelha”.
Ire o.
modupé!
Com todo o respeito aos senhores,peço desculpas a todos se acaso criei algum transtorno,mas o que muito me indigna,é que permite-se que crie-se alguns tipos de fundamentos e ritos que põe em cheque a veracidade do Candomble,entre outas da matriz africana,por exemplo no sul é um carnaval e assim anda o segmento dos mais antigos da terra,e dizem que é evoluçãO,NA MINHA IGNORANCIA,procuro sempre ajudar,não me envolvo na feitura alheia mas se a mim chegar,opinarei com certeza e transmitirei meu conhecimento que não é muito,minha casa mantem seguidores e muitos filhos bem construidos,tento entender e conhecer cada vez mais e nao saberei tudo,minha expressão acredito que foi erronia mas o que senti apresentei,se os guardiões dos segredos não tomarem posições a respeito desta religião ela vai se extinguir como na Africa.Àbaó Ire o
Richard, infelizmente você tem razão (refiro-me aos valores que se perdem), temos que nos transformar em defensores e não podemos ficar vendo a barca passar.
Ritos e rituais devem ser preservados, não há evolução, nem invenção neste quesito, a tecnologia pode e deve ser aplicada (Ògún) mas devemos nos ater aos desmandos e aberrações como vc bem frisou.
Iré gbogbo Bàbá.
Ninguém devia promover nada ninguém que defende a matança de animais por religião, cultura ou seja lá o que for. Isso e assassinato, crime, não importa o nome que se de. Esse Ivanir dos Santos que a Globo cultua, queria acabar com o preoconceito? Esse cara é tão ou mais ignorante que qualquer Rosane Collor. Ele diz que o que descreveu a Rosane não é magia negra? O nome é outro? O que importa? É crime, assassinato, tortura contra seres.indefesos!!!! Vcs me enojam. Como podem acreditar que tirar alguma vida pode lhe trazer algum benefício? Tem que ser muito pequeno. Cultura africana? Vergonha isso sim. QUE PAIS É ESSE QUE APOIA E FECHA OS OLHOS PARA ESSES CRIMES???? Nojo, vergonha, revolta. Animal é vida pura com sentimentos puros, e vcs são criminosos asquerosos.Enviado por Samsung Galaxy Note
Jane nós a respeitamos, você como uma vegetariana ferrenha deve ter sua opinião respeitada.
Portanto, respeite a nossa, estamos neste mundo a milhares de anos fazendo o que sempre fizemos e não iremos mudar.
Abraços.
Realmente complicado o assunto…defensores de animais…não tenho nada contra a não ser que entrem na cultura e direitos dos outros,pois é e enquanto isso no calor de discussões a respeito de animais,crianças estão desamparadas sem um teto para morar e cachorrinhos de madames ganhando festa de aniversario e turne pelo mundo enquanto repito crianças estao abandonadas em abrigos sem o que comer sem o que vestir e hilario é que ate roupas de grife os cachorrinhos usam para se exibirem em chas de madames,minha querida Deus na sua grandeza pedia sacrificios para regimentar a fé e seus seguidores…então não vamos ser hipocritas enquanto o descaso do ser humano para com o ser humano é muito maior.pense nisso adote 5 crianças para brincar com seus cachorrinhos ou gatinhos,ai sim venha e recrimine…pense nisso.Ire o
Olá,
gostaria de saber onde faço um jogo de ifá no Rio de janeiro. Obrigado
Marcos,
Existem milhôes de jogos de Ifá, porém, confiáveis e com preços razoáveis é quase impossível encontrar, então só indico jogos com zeladores e de casas tradicionais e que jogam através do merindilogun, o jogo de 16 búzios concebido por Orunmilá.
Axé.
Baba,yo’,sou ogan,gostaria de me iniciar no culto de ifa como posso lhe encotrar .Ire o
Ricardo estarei entrando em contato com você.
Visite meu blog: http://www.orisaifa.blogspot.com
E veja post sobre o assunto.
Teremos iniciação de Isefá em agosto 2013.
Ire o.
Boa noite a todos gostaria de saber se orumila e oxala e a mesma intidade ? Desde ja agradeço a resposta
Anonimo não é.
Òrúnmìlá é o òrìsà cridor do oráculo, o jogo do Òpèlè Ifá e os Ìkìn.
Obátálá (Osalá) é o que chamamos de Obàtárìsà, ou seja, o rei dos òrìsà.
E não tem nenhum vinculo com o oráculo.
Ire o.
Perdoime senhor s mas uma curiosidade minha ode erinle e Oxossi e a mesma intidade ?
Date: Sun, 8 Sep 2013 01:40:12 +0000 To: lcd_player@hotmail.com
Natureza são irunmolè diferentes, porém tem a mesma característica como caçadores e magos da folhas. Porém seu culto é diferente.
Ire o.
da Ilha quero ser um babalawô,o que faço?
Ricardo, você deve procurar um Oluwo Ifá.
Somente um Oluwo pode iniciar um Bàbáláwo.
Caso precise de uma indicação podemos lhe ajudar, saiba que é um culto de total dedicação e muito estudo.
Um Bàbáláwo somente estará apto a praticar publicamente após encerramento de seu ciclo de estudo, algo entre sete e 15 anos, depende da velocidade com que ele aprende.
Chanting, ebó, medicina de Ifá, sabão, encantamentos, Ofó, magias diversas, decorar algo em torno de 1000 versos das escrituras de sagradas de Ifá, osé Ifá, festival anual de Ifá e viajar a Nigéria, pois a prática verdadeira se aprende lá.
Ire
adupe,pode me indicar o oluwo alafiá
Ricardo fale em meu nome Odé Gbàfáomi, e procure na página:
http://www.efunlase.com
Ire
ire o motumbá ase
mojubá,já fiz o contato no site,mas ainda não obtive resposta,ireo
Ricardo ele irá fazer contato com você via email.
Ire
mo jubá adupe ire
estarei aguardando ansioso,ire o
boa noite estou passando por momentos dificeis na minha vida por falta de entendimento.eu gostaria de saber porque o orixa que tomou conta do nosso ori a vida toda na hora da feirura ele permite que outro orixa venha tomar conta da cabeça do yao.isso aconteceu comigo e hoje eu estou sentindo na pele o resultado disso.
Aninha existe muita responsabilidade dentro de tudo isso.
Tanto do iniciado como do sacerdote.
A coisa não é bem assim, existe momentos que o iniciado deve se posicionar e não se deixar levar por auto sugestão, mesmo na feitura.
Quem é bom de briga se faz respeitar.
Òrìsà não está nem ai para as m… que fazem em seu nome (a cobrança virá de qualquer jeito e eles sabem disso).
Orí é soberano, se houver o mínimo de cumplicidade nesta história Èsù vai deitar e rolar de rir.
Òrìsà não é desta forma que você está desenhando, tem que se aprofundar, conhecer, ter possessão por parte do òrìsà, saber como é a pegada e a incorporação.
Responda na sua cama: Realmente ouve possessão nesta iniciação que você diz ser errada?
Que para mim o que ouve foi você ter colocado o àse de um òrìsà para dentro.
Se tem que consertar, tem jeito e tudo será resolvido.
Ire
Olá,
Qualquer um pode se tornar babalawo ou apenas os que são destinados a se tornarem?
Maycon todos podem se tornar Bàbáláwo, porém, o Odù revelado irá dizer se você será um Áwo que irá se desenvolver e atender pessoas, ou será apenas um Áwo elegon, você nunca deixará de ser um Áwo, mas, não vai poder fazer muitas coisas que um verdadeiro Áwo faz.
Pois este tipo de Áwo não vê Odù (a cabaça mística) e portanto ele é limitado em algumas tarefas espirituais. Mas será um babalawo e será respeitado como tal.
É o Odù quem determina isto, e você saberá apenas quando estiver dentro do Igbòdù (quarto sagrado).
Ire
ire,estou aguardando o contato de daquele contato com o Awo ao qual ja aviamos conversado e inclusive me autorizaste a usar seu nome…tenho necessidade de iniciar-me no culto de Ifa
ainda estou aguardando a contato…
Ricardo veja seu email.
Ire
Da ilha, obrigado pela resposta acima, mas através de jogo de búzios ou até mesmo da iniciação é possível saber se vc é destinado a ser um babalawô ?
Porque varios aspectos eu me encaixo a características de um Babalawo, pois se esse realmente for meu destino, eu gostaria de me aprofundar.
Obrigado.
Maycon quem decide se você vai ser um Bàbáláwo é você, ser um Elegon (Bàbáláwo que não atende pessoas).
Quem poderá dizer se você será um sacerdote que irá atender e prestar serviços a comunidade como um Bàbáláwo é o oráculo.
Você deve procurar um Bàbáláwo ou um Oluwo fazer a consulta a Òrúnmìlá.
Saiba que você mesmo tendo caminho de Bàbáláwo (ativo) você deverá passar por estudos e provas antes de ser autorizado a atender o publico.
Ire
Ola novamente.
Estou estudando o livro ewe orixa, e gostaria de saber se indicações de outros livros relacionados aos estudos de um babalao.
e gostaria de saber tem algum livro bom, de interpretar buzio, encontrei esse ‘O jogo de búzios por Odu’ se sabe se é bom?
Maycon este livro é referencia sobre folhos, um ótimo trabalho de coleta de dados botânico e uso litúrgico.
O Jogo de Búzios por Odù, faltou o autor, eu não lembro dele.
Ire
O Livro é esse.
‘O JOGO DE BUZIOS POR ODU
Autor: Adilson Antonio Martins’
Tem indicação de livros?
Maycon se não me engano é o Adilson de Osálá.
Boa referência. Porém, saiba, estudar desta forma vai lhe dar uma visão geral.
Pois cada pessoa e cada casa tem sua forma de comunicação e você um dia terá a sua.
Vá acumulando seu conhecimento, uma hora você saberá separar o joio do trigo.
Todo inicio é muito difícil.
Bascon, como lhe informei, vai lhe dar uma visão completamente diferente do jogo praticado no Brasil.
Entre no meu blog e veja o que eu postei sobre meerindilogun.
Sinaliza bem o jeito brasileiro e tradicional.
Se não me engano está em 16 Olódù.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire
Ola, obrigado por todas as respostas anteriores.
Estou estudando os Odus, mas ja fui em mais de 3 paginas e cada odus representou um orixa. As 3 paginas a cada odu foi diferente.
Gostaria de saber se pode me informar pois na internet existe muitos erros.
1 buzio aberto= Bara
2 …= ogum
e assim ate 16, quais seriam os certos, e qual nação?
obg
Maycon a grande consulta está nos búzios está na relação que você recebe de seu professor.
1 Òkànràn, 2 Ejioko, 3 Ògúndá, 4 Irosun, 5 Ose, 6 Òbàrà, 7 Òdí, 8 Éjìonilè, 9 Osa, 10 Ofun, 11 Òwónrín, 12 Éjìláséborà, 13 Òyèkú, 14 Ìká, 15 e 16 costumamos elevar o nível da conversa e buscamos um Bàbáláwo, porém, cada um tem uma forma de ver esta situação.
Você poderá encontrar pessoas que vão discordar desta ordem. A própria Nigéria tem dois sistemas de hierarquia dentro da ordem dos Odù.
Uma coisa é certa, o que você aprender e ao se conectar o divino, ele irá se comunicar com você corretamente.
Quanto a ordem dos Odù e os òrìsà que falam em cada Odù você encontrará várias formas de ver, ouvir e praticar.
A minha ordem eu não passo adiante, apenas as pessoas de minha casa tem este acesso.
Ire
Ok, Da ilha, mas no Brasil seria o que o senhor colocou correto? varia de nação?
Maycon dentro do Brasil eu diria que a ordem é esta.
O jogo de meerindilogun pertence a nação Ketu e foi se espalhando por outras nações.
Creio que todos devam seguir a mesma linha.
Tenha em mente que os jogos dentro do Culto Tradicional e o Candomblé diferem muito, como eu havia lhe falado.
Portanto não misture e procure uma linha de raciocínio.
Ire
E isso que estou fazendo. Mas eu fico meio assim com os odus, pois tem odu que tem 3-4 orixas regente ai fica difícil de interpretar. A forma de interpretar o meerindilogun não é através dos orixás?
Maycon nenhum òrìsà rege o Odù.
òrìsà fala através do Odù, o qual testemunhou seu nascimento.
O nascimento do òrìsà foi testemunhado pelo ou pelos Odù e estes são o s que trazem suas informações.
Por isso veremos òrìsà falar através de um, dois ou mais Odù.
A forma de interpretar depende de quem vai jogar e o que deseja ver revelado.
Se for para ebó, com certeza será por Odù. Nos casos de iniciação, o Odù traz o caminho e o òrìsà desenrola a história.
Ire
Entendi, muito obrigado por todas as respostas, Em breve farei mais pois a internet nem tudo é verdadeiro.
Mutumbá!
Gostaria de um esclarecimento, Oduduwá é um orisá oboró ou iyabá? pois sou de ketu, da raiz no axé oxumare araká, e sei que Olokun é cultuado como oboró nesta casa, e ja vi falar, mas n tenho certeza, que Oduduwa seria também oboró, porem um amigo meu de ketu, cuja raiz nem faço ideia, me disse que na casa dele Olokun é Iyabá, porem com caracteristicas androgenas, não sei se é por influencia de Cuba, pois lá se cultua assim, mas que na africa olokun é boró em benin e em ifá é iaba. o mesmo, que me surpreendeu foi sobre oduduwa, o qual ele me disse ser uma iyabá. pois sempre ouvi dizer que Oduduwa foi o pai da dinastia yorubá, o primeiro obá de ifé. Ele me contou um itan que aprendeu no barracão dele de que no inicio existia apeans a cabaça da existencia e que no alto era Obatalá e o embaixo era Oduduwa, e que os dois tiveram varias filhos, ogum xango, por ai vai, e um dia oduduwa quis ficar no alto eobatalá não aceitou e então se separaram. itan este novo para mim, pelo menos essa versão da cabaça é. pois já ouvi falar em duas metades orun-aiye e não divindades. prtanto, orisá Oduduwá é uma divindade masculina mesmo, certo? ou existe esses dois sres com o mesmo nome: uma divindade e um ser humano? (o que acho estranho, porque o culto de orisá é culto aos nossos ancestrais divinizados)
ire o
Marco a confusão reinou!
Temos duas divindades com este nome.
Ooduwà ou Odùdúwà principio gerador feminino, aquela que completou a missão de Obàtálá em criar o Ayè. Òrìsà com potenciais fundamentos ligados a cabaça da existência, onde a parte de baixo é Ayè e a de cima o Òrun (Onde Òrun é o Cosmos, o Universo).
Até aqui tudo bem?
O segundo Odùdúwà, pai da Nação Yorùbá, que muitas histórias o ligam a Meca, ao Egito e muito se fala sobre o seu caráter.
Como são itan, não podemos confirmar a veracidade destes itan.
Este sim um homem, que funda a dinastia de reis yorùbá e dai começa a saga de um povo (que já existia em solo africano), ele apenas os agrupou sob seu comando, a base de muita força e porrada.
Portanto vamos esquecer essa coisa de andrógino, vamos pensar em energia: Magia ligado ao feminino e força (ligado ao masculino), teremos vários momentos em que a magia e força vão se misturar com o personagem, veja o caso de Sàngó: Pura força, explosão, brigão e etc., porém, um mestre na arte de manipular as folhas e sua magia. Portanto…
Òsóòsì, o mesmo exemplo, perseguidor implacável, sanguinário com sua presa e um profundo conhecedor das folhas e seus encantamentos (vão falar de Osányìn e etc.), porém, sem o equilíbrio que sua energia proporciona, ele jamais poderia manipular a magia e fazer com que ela fizesse efeito.
O caso de Olókun, Erìnlé e outros mais que são cultuados como feminino e masculino, depende da região de culto.
Não misture òrìsà com Benim, pois neste pais se cultua Voodo (divindade Jeje).
Erìnlé é cultuado como Ìyàgbà em vários lugares, sendo que em sua região de culto Ilobú, ele é um caçador (terra e água) e Oníségun (manipulador de folhas), ìrúnmolè feroz, tanto quanto Òsóòsì.
E assim vamos encontrar vários outros exemplos.
Não existe esta coisa de seguir a risca, por que lá na Nigéria é assim e assado.
Entre eles, rola muita divergência e diferenças na forma de cultuar, o que eles fazem é se respeitar e terem a certeza que ninguém é dono da razão e o outro não é mais, nem menos do que quem quer que seja.
Vamos entender de uma vez por todas que òrìsà não tem sexo, tem energia!
Ire
estou interesado em jogada de buzios para mim. deixe me um contato um telefone ,e-mail ou endereco no rio de janeiro.
Alguém pode me tirar uma duvida,qual o maior perigo que se corre ao deixar um pai de santo fazer uma reza no ori de um abian pra puxar uma pombo gira que não é de trabalho????
Maria Josefa, não se reza Orí para trazer este tipo de energia.
Pode ser que venha um espirito muito negativo e fazer o que eles mais sabem e gostam de fazer.
Destruir.
Ire
Gostaria de obter numero de telefone, localização e preço de jogo com
“opele ifá”
Ha uns 7 anos atras eu estava dormindo, quando fui acordada por alguém que batia palma, mas eu estava só em casa. Isso se repetiu por 3 vezes. Na quarta vez alguém sussurrou no meu ouvido “AMALAKATU”. E ate hoje não consigo entender o que significa isso???
Rejane parece coisa de maluco. Porém…
Essa elisão pode contar um segredo.
Amala – comida de Sango.
Ka – contagem de tempo
tu – liberar.
Ou seja é como se alguém colocasse algo no fogo e dissesse que esse algo, ficaria pronto em um determinado tempo.
Pode ser que alguém lhe disse que o amala estava no fogo.
Quem sabe…
Somente o oráculo poderia lhe responder.
Ire
Odu Owarim , como cuidar desse odu ebos conselhos e etc?
Alex Owonrin mèjì é um Odù complicado (como todos).
Não cuidamos de Odù, cuidamos do suplicante.
Analisar da forma que você está pedindo é anti ético e imoral.
Quem fez o jogo para você deve saber tudo sobre esse Odù e lhe dar os devidos conselhos e orientações.
Se foi o Odù de alguma comunidade, os conselhos devem ser distribuídos, juntamente com o ebo coletivo ou pessoal.
Quanto ao conselho:
Cuidado com seu caráter (o que vai volta), respeito aos mais idosos e sacerdotes e tome conta de seus gastos.
Ire
Eu quero saber o endereço do babá Sérgio ajunsu
Glória não conheço, já tentou no Google?
Ire
Boa tarde Baba Odé ;Gostaria que o senho falasse sobre o Odu regente do ano Yorubá de 10058/2016 ; Grato e sua benção .
Renna acredito que seja 2015/2016.
Esse Odù será revelado na madrugada de 06.6.16 no Monte Itase, em Ile Ifé, Nigéria.
Somente após essa revelação e os avisos do Odù, teremos uma visão mais detalhada de tudo.
Com certeza iremos postar sobre o assunto.
Mas, saiba que esse assunto é uma orientação geral.
Se você quer saber qual odù vai orientar sua vida nesse período, você deve buscar um Babalawo/Iyanifá para ver qual Odù será revelado e o que ele aconselha para o ano yoruba que se avizinha.
Ire
Desculpe Babá Odé , mas me disseram que o Odu 2016/2017 correspondente ao ano de 10058 do calendário Iorubá é apurado no primeiro sábado após o dia 03 de junho ; Parece que saiu o odu Obara/Irete ; Se possível senhor poderia falar algo sobre esse omo odu ? Desde já obrigado e meus respeitos .
Achei melhor voltar para citar a fonte ; Vi a informação na página de facebook da Egbé Ifá & Iledi Ogboni Omo Osin ; Informam o Odu que saiu sem muito detalhes , por isso voltei para perguntar , grato …
Sou feita a 25 anos tenho 5 de idade e não consigo entender porque minha vida não anda já fiz vários ebos agrados e nada mudou desde que eu fui feita sou feita do oxosse já até tomei obrigação de 7 anos e nada muda já larguei várias vezes o candomble mais acabo voltando tem hora que dá vontade de morrer acabar logo com isso pois já procurei várias casas de candomble mais não acho resposta das coisas que não muda .Estou na casa de um bom zelador só que eu não posso culpar ele pois ele já tentou de tudo e não consegue me ajudar . Moro com uma pessoa que também me ajuda muito só que acabo atrapalhando ela também. Parece que eu só encontro uma saída a morte por favor que devo fazer não consigo trabalho quando trabalho é muito pouco o dinheiro não dá pra fazer nada já estou de saco cheio a pouco tempo entreguei o posto de mãe criadeira que meu pai oxoguian me deu não estou conseguindo levar adiante então decidi entregar o posto quero saber se o meu destino é esse mesmo ou não motumba e me desculpe pelo desabafo.
Ivan a Lucia,
Terá que ver seus Odús, entender seus enredos de santo, qual ebó pode lhe ajudar, etc, etc, isso tudo através de um bom Jogo de búzios.Falta de trabalho só lhe deprime e torna seus caminhos mais difíceis.
Axé.