Um texto que eu gostaria de ter escrito.
Oke Aro Erinlé, Ajàjá, Bábá mi.
Todos os dias quando eu acordo, lembro dos meus Caminhos…
Erinlé aponta para o amanhecer e me diz: “está vendo aquele sol ali? Agradeça a Deus que o deu a você, sem ele você não sobreviveria”. E continua: “está sentindo esse ar enchendo os seus pulmões? Agradeça a Deus que o deu a você, sem ele você não sobreviveria”. E Erinlé me pergunta: “gostou da noite que você dormiu e do conforto do seu sono? Agradeça a Deus que os deu a você, sem eles você não estaria pronto para o dia de hoje”.
E por mais este dia, Erinlé me diz: “agradeça a Deus que hoje você está vivo para aprender mais, crescer mais e evoluir mais. Agradeça a Deus que te deu mais este dia pela sabedoria ao trilhar os seus caminhos de aprendizado, crescimento e evolução”.
Começo a caminhar, e então, Erinlé aponta para o chão e me diz: “está vendo esta terra que você está pisando? Agradeça a Deus que a deu a você, sem ela você não seria quem será amanhã”.
Tomo meu banho, escovo meus dentes, bebo água, uso perfume, sabonete e roupa limpa, e Erinlé me diz: “veja quanto conforto você tem. Agradeça a Deus que você tem saúde para trabalhar e conquistar tudo isto e muito mais. Cuide da saúde que Deus te deu”.
Preparo meu café e, quando vou comer, Erinlé me diz: “está vendo esta comida que você vai comer? Agradeça a Deus que a deu a você. Quantas pessoas lá fora gostariam de comê-la e ela é sua por direito. Agradeça!”.
Saio de casa, chego ao trabalho e Erinlé me diz: “está vendo quantas pessoas há ao seu redor? Está sentindo quanta coragem você tem de enfrentar o mundo e vencer? Agradeça a deus pela sua Vida, pois o trabalho é seu e coragem muita gente pede, mas mesmo assim nem todos que pedem-na aceitam tê-la”.
E Erinlé me disse: “Deus te deu a Vida como professora, para você aprender a viver neste mundo, para você creser e servir de norte aos pequenos, e para que você evoluir mais e cumprir sua missão”. Erinlé me disse: “agradeça a Deus!”.
E eu agradeci a Deus por todas estas coisas e por muito mais. Agradeci a Deus mais ainda por ter colocado Erinlé na minha vida, meu amigo, meu pai, minha raiz, do qual eu descendi, e que me lembra todos os dias da minha pequenez diante de Deus e do quanto eu tenho de suar para me tornar um grande motivo de viver aos que ainda são pequenos.
Agradeci a Deus por ter me dado um amigo tão bom quanto o Caçador, que me acompanha por toda a Vida neste mundo tenebroso, nesta terra maravilhosa, nestes caminhos de aprendizado do que é viver. Agradeço à Vida por tudo o que aprendi e ainda vou aprender.
Ai de mim, pela minha pequenez, porque sou nada e recebo tantos presentes todos os dias. E nenhuma dor eu senti, nenhuma dificuldade eu passei, nenhuma mágoa eu recebi ou em nenhuma prova me decepcionei que não me fossem necessárias para aprender, crescer, evoluir e perceber o quanto ainda sou pequeno e tenho de crescer.
E Erinlé mais uma vez me fez lembrar de Deus e disse: “você foi colocado aqui para viver!”. ♐
POR KLEVERTON JOURNAUX
Ire o.
Acredito que este texto mostre o verdadeiro significado da fé
ADUPÉ BÀBÁ DA ILHA,QUE ODÉ O CAÇADOR NOS PROTEJA,ALEGRIA!ASÈ,ASÈ,ASÈ.IRE Ô!
Muito boa tarde!!!!
Que texto lindo…. muitas vezes, encontramos pessoas desesperadas pedindo isso, pedindo aquilo, reclamando disso, reclamando daquilo, mas esquecem de AGRADECER, ver tudo o que Deus nos deu, principalmente, nos deu a VIDA, e não entendem o porque disso ou daquilo não dar certo, pensam estar amarradas ou amaldiçoadas, mas péra aí……. quem vive a sua vida, quais são seus pensamentos, seus planos, seus sonhos… não cobre de Deus o que vc mesmo fez, as vezes por maus pensamentos atraimos coisas ruins, planos maléficos, sonhos incertos, vida mundana e queremos o que??? sorte, amores, dinheiro, vida boa…. Creio que seja hora de parar, olhar ao redor e ver como realmente está nossa vida… aceitar certos designos, agradecer a Deus pelo dia, pela comida, pelo jardim, pelo trabalho, pelo ar que respiramos, por nós… respeitar o nosso próximo e sintonizar com a energia de Deus e nossos Nkisis / Orixas / Voduncis para assim termos uma vida plena, com fé, amor, perseverança… aí chegará o dia em que não precisará mais se desesperar e nem procurar casas de feitiçaria. A sintonia criada cuidara de abrir os caminhos da alma.
Baba Da Ilha, fiquei tão bem depois de ler esse texto….. já mandei para um monde de gente por e-mail, claro, com sua fonte devidamente informada…. rsrsrs
Um forte abraço a todos do Blog……… infelizmente vou me ausentar por um tempo…… (deram graças a Deus né….rsrsrs) vou sentir saudades de vcs…..
Júlia
Julia, que o Senhor da sola dos pés, lhe guie.
Onon ire, onon alafià, onon tutu.
Volte breve seus comentários, sempre muito inteligentes, vão fazer falta.
Asè ayò.
Este belo texto, lembrou-me há muitos anos , eu uma jóvem, apaixonada , como tantas outras.ou pensando estar gostando de um moço que nem sabia da minha existencia …fui procurar um Terreiro de Umbanda ,para pedir ajuda, reclamando da vida, a entidade, um Preto velho, me falou mais ou menos isso, na sua simplicidade ,Perguntou-me , a filha tem onde dormir ? tem o que comor ? saude, familha roupas, o mais importante tem um trabalho ? sim, respondi.
Vá ,filha e agradeça, tudo o que voce tem…Nuca esqueça de agradecer. até hoje aos 66 sempre lembro daquele recado e agradeço a Oromilá, a Deus , a todos os Orixas ,aos espíritos de luz , cada dia , cada noite, cada flor que abre no meu jardim.
Tenho muito mais a agradecer , que a pedir.
Muito obrigado pelo lindo texto com o qual nos presenteia.
Motumbá Bàbá da Ilha
Que texto lindo me arrepiei ao ler…
Recebemos tanto e quase nunca ou nunca agradecemos…
Vou imprimir e ler este texto todos os dias para que BÀBÁ ERINLÉ me guie a cada passo que eu der…
Ire o
Rick, bom dia.
Todos os dias, esqueçemos de uma coisa primordial.
Agradecer por termos, SIMPLESMENTE, acordado.
Essa é nossa maior dádiva e não damos a menor atenção a este detalhe, como se acordar fosse algo simples e normal e não é.
Ire o.
…APOSTILA DE KINDOCO-TROCA DE CABEÇA,USADA PARA LEVAR A MORTE PESSOAS
MARCADAS, OU ATE MESMO AMARRAR OU DEIXAR EM SUBMISSÃO HOMENS E
MULHERES. NESSA APOSTILA TB SE ENCONTRA OS MAIS TERRIVEIS FEITICOS E
ENCANTAMENTO YORUBA DA TERRA DE JEJE E AINDA ENSINA A MONTAR E
ASSENTAR SEU TROICA.(EXECELENTE)…
Bom dia!
Baba Da Ilha, o texto acima eu extrai de um site onde vendem apostilas para tudo o que o sr imaginar, mas o que fiquei intrigada é sobre o fato de mencionarem “encantamentos Yoruba da terra de jeje”, significa que isso existe mesmo, que o s Yorubas fazem esse tipo de “trabalho”, pergunto ao sr pois pelo que vi é um estudioso na doutrina Yoruba….
Entrei no seu blog sobre ifá, é muito interessante, de boa leitura e fácil entendimento, parabens pelo modo em que abordam os temas…. mas gostaria de saber se as escrituras de ifa e odus são disponiveis tipo biblia, alcorão…etc…. ou não???
Grata
Penha
Só para complementar meu comentário, essas apostilas são vendidas sem restrição nenhuma, neste blog vemos pessoas desesperadas a procura de “feitiço”, tanto fazer como desfazer…. se uma delas encontra uma apostila de tão facil acesso assim, imagina o que vai acontecer se comprar e fizer o que ensina…..
Nzambi é mais!!!!!!!!!!!!!!!
Abraço
Penha
Penha, primeiramente obrigado pela forma carinhosa em se dirigir a nós.
Agora vamos por partes.
Feitiço e Magia, tem diferença? Tem sim.
A palavra Òso, siginifica feiticeiro. O òso, seja de que nação ele for sempre será um profundo conhecedor dos feitiços e magias das folhas, raizes, sangue, pedras, penas etc… o que não quer dizer que Oso seja a encarnação do mal, longe disso.Essa famosa troca de cabeça, já soube de alguns casos, porém não sou testemunha ocular, o que temos que ter em mente é que todos estamos sendo observados, nada se faz sem que os olhos de Olodunmarè não veja, sei tbm que esse tipo de gente mesmo em África tem vida curta.
Esse site, espero que não divulgue o endereço, tbm tem seus responsáveis pela proliferação do mal, tanto quanto quem faz e ensina a usar um afosé para o mal, sem instruir sobre as consequências, portanto a sorte destes está lançada.
Deus quando criou as 400+1 divindades, digamos da direita Òrìsás-Irunmàlés, teve o cuidado de criar tbm as 200+1, divindades da esquerda ajogun, tudo isto prevendo um equilibrio, por que não se pode viver apenas a felicidade sem se conhecer a tristeza, pois assim a felicidade não teria valor.
O infortunio, a briga, a perda, o choro, a dor e etc… são ajoguns, divindades da esquerda, que devem existir para que haja o equilibrio, isto é a sabedoria que o ALTO nos impõem, porém Deus teve o cuidado de nos dar remédios para curá-las através da sabedoria de Òrúnmilá e seus Odus.
O ser humano tem o poder de atravessar nosso caminho, através da feitiçaria, mas a recompensa estará guardada e quando de seu retorno ao Orun, ele prestará contas a Esù, que é o senhor do portão, Onibode Orun, dentro dos nove espaços do Orun, um estará reservado a ele, com certeza não será um camarote VIP.
O que as pessoas, por causa do vil metal, ainda não perceberam é que este mundo não é nosso, que òrìsá não é deste mundo, que somos uma raça inferior, que estamos num jogo onde os vencedores seram aquales que mais marcarem pontos através do crescimento espiritual e do bom carater, que está ligado diretamente ao Ori do ser humano, que é o seu duplo no Orun, seu Eledá, aquele que ficou lá em cima torcendo para que vc faça a coisa certa e suba cada vez mais a escada da sabedoria.
Nunca imaginem que o Nigeriano por ser da religião matriz, está a salvo e que todos são bonzinhos. Mas não mesmo! Temos pessimos exemplos tanto lá como aqui, gente que faz culto sem saber o que está fazendo. Faz pq viu fazer e pq quer ser admirado por seu conhecimento, gente que engana sabendo que está enganando.
Essas pessoas que vão a África se iniciar no culto de òrìsá/Babalawo e voltam sem nada, somente com enfeites, crentes que estam com tudo arrumado e postam videos no youtube, fazem site, blog e etc…querendo clientes a qualquer custo, porque agora eles querem se mostrar ao mundo, que fiasco, fazem essas sandices e dizem que é culto tradicional africano, colocam aquelas roupas para enganar vcs e tome sacanagem.
Triste dessas pessoas que pregam o engodo e a safadeza.
Eu sei de um caso que o Yawo, comprou todas as suas coisas e guardou as notas fiscais de tudo, um belo dia quiz sair da casa e o zelador disse que não daria nada a ele.
Ele abriu um processo, anexou as notas e levou suas coisas de volta com o amparo da justiça.
Infelizmente temos essas pessoas em nosso caminho, o que temos que fazer é não se deixar levar pela vaidade e a ostentação e sermos retos e honestos com o òrìsá, com o zelador, com os irmãos, com quem nos pede ajuda e com os estranhos e saber ouvir os mais velhos, os sábios.
Ifá nos ensina tudo isso através de seus poemas, Esés, portanto a verdade de toda nossa religião está em Ifá/Òrúnmilá, vejo em meu blog que os temas menos lidos são os ensinamentos de Ifá, pq todos só querem saber de òrisá e sua qualidade, com quem come, com quem anda, com quem vai ao shopping ao futebol, ufa…
Òrìsá é energia, não precisa de vc, vc precisa dele, então Osun é Osun, Òyà é Òyà e ponto.
Não se faz casa pelo telhado, ninguém que ser abion, todos querem ser yawo o mais rápido possivel e dar seus 7 anos, pra que? Me explica, fará de vc um ser superior?
Eu fui abion, 5 anos numa casa, depois dei meus passos iniciais.
Esses apressadinhos, são os mesmos que vão padecer na mão dos bequeiros, marmoteiros, os que acham que sabem, os que correm e compram esse tipo de feitiçaria.
Eu poderia muito bem sair pela tangente e deixar eles se f…, mas eu oriento pq eles vão perder tempo, dinheiro e neuronios e com certeza não tem ninguém para orientá-los. E se deixar-mos no final ainda sairam machucados.
Quanto as ESCRITURAS SAGRADAS, infelizmente, a gramatica Ioruba tem apenas 200 e poucos anos, e a pouco tempo começaram a escrever sobre este tema, temos muita coisa editada em espanhol e ingles, tente a amazon.com, e verá a quantidade de livros escritos, porém está fragmentado e temos que ir juntando os pedaços de cada Odu e formarmos nossa bibilioteca.
Como o ensinamento era passado de forma oral, ainda se está garimpando ensinamentos, itans e escrituras, que estam em poder dos mais velhos que são reticentes em passar isso para o consumo popular, mas devagarinho estão conseguindo material.
Samuel Cromwell Osamoro, grande escritor e babalawo respeitado no meio, está escrevendo sobre os 256 Odu, os 16 meji eu já postei em meu blog, vivo pesquisando na net sobre o assunto e sempre acho algo, que sabe faz a hora.
O importante de tudo é saber que Ifá escreveu tudo em parábolas e temos que analizar cada texto e refletir sobre o tema, leva tempo para se entender, mas estamos aqui para ajudar.
Os filhos de Òrúnmìlá estam se juntando em todo mundo e difundindo sua palavra e eu faço minha parte.
Mo juba Iyà.
Onon ayó, onon aiku awure.
Ire o.
Ao da ilha!
Caro da ilha
É interessante qdo vc relata que mts querem se tornar zeladores. Será que é pra vender esses feitiços? infelismente existem futuros zeladores que dirão sim. Futuros zeladores que propagarão os conhecimentos de modo distorcido do sábio ifá pelos quatros cantos. Futuros zeladores que colocarão a mão no ori de vários filhos. Futuros zeladores que pretendem vender o candomblé. Futuros zeladores que ñ buscaram a essência do culto e sim o mercado da fé. E o que mais me comove é que hoje em dia já estamos nesse futuro.
Mts procuram o candomble pra mudar de vida. Sem mudar primeiramente seu interior.
Mts abusão da boa vontade dos leigos. Dizendo que Trará seu amor em sete dias.
Mts realizam “trabalhos” esquecendo que existem retornos. A lei da ação e reação. Eu mesmo fui alvo e estou sendo alvo de diversos “trabalhos” vindo de pessoas que viveram comigo e querem me atingir por vaidades.
Aproveitei sua explanação só para desabafar.
É sé o.
Sander, fique a vontade, o espaço é democrático.
Não vamos mudar essas pessoas, mas podemos tirar muitas das mãos delas.
Ire o.
Prezado Da Ilha,
o “comércio” de magia faz muito mal ao candomblé.
Aqui em São Paulo este tipo de serviço é oferecido em cartazes fixados em postes.
Eu demorei muito para encontrar uma casa séria, com total comprometimento com o desenvolvimento espiritual.
Demorou mas está valendo muito a pena, Tudo sem pressa e sempre no devido tempo.
Muito obrigado pelo belo texto
Baruk, a filosofia do medo é o caminho mais curto para se ganhar dinheiro e prestigio, aterrorizam os neófitos e leigos, conseguem muitos filhos e clientes, a casa sempre cheia.
Cheia de que?
Como diz Baba Fernando, fazemos feijão com arroz e ninguém enjoa do pratro e come sempre.
Simplicidade e transparência.
Tem gente que não conheçe.
Ire o.
Grande ensinamento ,de uma coisa tão simples,mas que muita gente ainda não sabe fazer,que é agradecer por tudo que temos, tudo que foi dado por Deus.Depois de ter ficado bem perto da morte dou valor a coisas pequenas ,simples porém belas como por exemplo uma flor na rua daquelas simples mesmo,do cheiro de terra molhada,da chuva caindo no meu corpo,isso porque nunca tenho comigo um guarda chuva.Mesmo tendo passado por tudo que passei e ainda ando passando ,não tenho vergonha de dizer que tenho esquecido de agradecer tudo que tenho e agradeço muito por este texto abençoado e ao senhor Da Ilha por ter me indicado essa leitura,ainda preciso de muito para aprender e neste mundo movido pelo dinheiro devemos sempre agradecer para que não possamos nos perder.
Muito obrigado Meu Deus por ter colocado pessoas assim na minha vida .
Ursula. nosso coração é uma terra fértil esperando a água dos bons sentimentos.
Continue regando o seu e Deus com certeza irá lhe legar um bom destino.
Mo juba Iyà.
[…] IBÁ O BÀBÁ ERINLÉ AJÀJÁ. […]
Mo juba, Iyà Conceição.
Que o Senhor da sola dos pés lhe guie por caminhos frescos e calmos.
Que a prosperidade lhe venha pelo caminho da vida longa, da saúde, da algria, dos bons filhos e bons amigos.
Que Erinlè em sua magnitude lhe possa provir de todas as suas necessidades.
Onon alafià Egbom mi.
Ki ba se.
Bom dia Baba Da Ilha……
Muitissimo obrigada pela sua resposta, desculpe a demora em responder mas fiquei sem internet esses dias, como sempre, o Sr parece ler as entrelinhas, respondeu coisas que não ousei perguntar mas queria muito saber….
Embora seja de Angola, gosto muito de ler sobe a doutrina yorubá….. os ensinamentos de Ifá, que incluise vou entrar no seu site e ler sobre eles agora mesmo…. rsrsrsrs
Só mais uma pergunta, como que faz para se iniciar para Ifá???
Abraço
Penha
Penha, bom dia.
Esteremos sempre nos ajudando, esta é a missão do ser humano.
Quanto a iniciação em Ifá, mulheres podem fazer tranquilamente.
Porém eu indico apenas uma pessoa, por conheçer a seriedade dela, sei tbm que vc receberá tudo que lhe for de direito, um detalhe uma mulher iniciada em IFÁ, poderá até manipular o opelè-ifá, ganhando o titulo de Iyànifá, não poderá ver Igbodu ou então fazer uma iniciação de 3 dias, chamada Isefá, onde vc monta o Igbá de Òrúnmìlá, vc nãoestá habilitada a jogar, mas se vc é uma Iyàlorisá e já tem seus buzios poderá jogar normalmente, só precisará montar seu Esù.
Ire o.
Babá, no caso como eu lhe disse, sou de Angola…. mas para que possa me dedicar a Ifá, terei que mudar minha cultura?? Me interessei muito por Odus, versos de Ifá, cultura yoruba… etc… e gostaria muito de conhecer mais sobre, saber sua liturgia e segui-la com muito carinho…. mas não sei por onde começar e com quem falar a respeito mais intimamente/particular… essa pessoa que o Sr indicaria, seria aí do Rio??? Sou de SP.
Abraço
Rio de Janeiro Penha.
Asè.
Adúpé, Da Ilha. Mojubá.
Mojubá,
Alessandro Ti Osun Opará.
Cabo Frio.
Mo juba se , Doté Ifá.
Aboru, aboye, Ibosise, Iwori’fu gba mi o.
Alafià mi awo.
Àwa ómó olórò dè o.
A dé é o.
Àse ire.
Ah, que fofo!
Babá Erìnlé é realmente um amigo, vive em mim. Sou seu imperfeito altar pelo qual Ele preza em aperfeiçoar – porque Ele tem amor dentro de si, em sua essência divina.
Tenho alguns posts recentes:
http://opinejournaux.blogspot.com/2011/05/iya-mi-yeye-o.html
http://opinejournaux.blogspot.com/2011/07/vamos-pensar-um-pouco.html
Perfil: http://www.blogger.com/profile/04120232462220341709
Estou aqui no OCandomble.wordpress constantemente.
Quero saber como faço para seguí-lo ou colocá-lo no meu blogspot – tentei tantas vezes e nada.
Ó, procuro vocês no Facebook tá?
Axé, AXé, AXÉ!!!
Kleverton me add, em orisaifa.blogspot.com
Obrigado pela dica sobre Olatunji, um fenomeno, orisá na veia.rs.
Ire o.
Ah, e para colocar/seguir o OCandomble.wordpress no meu blogspot? Como faço? Existe essa possibilidade ou são duas bases incompatíveis?
Kleverson, as bases são diferentes, blogspot com blogspot, ou entaum assine o RSS.
Ire o.
Além das lindas palavras, este texto singelo traz muita verdade e emoção!!!
Minha Mãe Oxum abençõe todos os bons corações.
Asé
Adupé o Iyà.
Mo juba egom mi.
Eh para eu aprender a dar valor ao que tenho, nao ficar reclamando do que nao tenho. Liçao maravilhosa. Obrigada. Axe.
olá, motumba axe para todos, eu preciso de uma ajuda galera é o seguinte; eu estou com uma duvida, qual o proceder quando uma uma pessoa esta com uma perseguição de exu? ja foi tirado ebós, realizado orôs, exu ja esta assentado, mas no jogo aparece sempre indiferença de exu, evitando a pessoa crescer , prosperar e iclusive ja esta fazendo a pessoa retroceder financeira mente.
O que devo fazer, alguem pode me dar uma luiz?
Bara, Èsú não persegue ninguém, ele é o policial do Universo, o braço executor de Òlódúmarè, se Èsú lhe tira o sossego, foi vc que causou o transtorno.
Faça uma retrospectiva, leia post sobre Ìwà Pèlè clikando em minha foto, reveja seus passos.
Onde e quando começou a dar errado e por que está dando errado?
Èsúy apenas vem cobrar nossas faltas, agradeça por vc ter os sinais de que alguma coisa tem que ser consertada.
Òrúnmìlá pode lhe apontar os caminhos e vc fazer a correção, fazer ebó pura e simplesmente não de ve ser o seu caso, visto que nada mudou.
Vá aos pés de Èsú, converse “de homem para homem”, jogue com alguém que realmente possa lhe orientar, mas, principalmente veja os tabus que vc vem quebrando, o tipo de vida que vc está vivendo, alguma coisa de errado neste caminho tem.
Ire o.
MOTUMBÁ BÀBÁ D’ILHA,A FERRAMENTA DE ERINLÉ É DE FERRO QUEIMADO OU FERRO DOURADO!ADUPÉ BÀBÁ!
Ney ela é de ferro, pode ser dourado dentro do Candomblé ou inox (ferro cromado).
Ire
Lindo o texto!
Mojubá Baba Erinlé!
Agradeço à ele todos os dias por tudo na vida!