Caros leitores,
Está aqui publicado, no espaço mais de vocês do que nosso, mais uma grande ideia de um dos nossos leitores – o Eurico – que resgatou esse vídeo maravilhoso e nos deu a oportunidade de ouvir, ver ou rever o grande Pai Agenor Miranda e suas sábias palavras.
Nossa ! Que emoção poder ver esse vídeo ! Na casa onde eu me iniciei , estava entrando uma senhora de Omolu , que chegou a consultá – lo onde ele atendia na época ( 2002 ) ali no entorno do bairro da Tijuca , Grajaú não lembro bem ; Perdi contato com essa senhora um tempo depois e já fora da Casa onde me iniciei ainda pensei por um tempo em procurá -lo ; Mas pouco tempo depois soube já havia falecido …
Agenor Miranda, morava no Engenho Novo, morreu sem o merecido reconhecimento e se não me engano tbm estva cego, uma pena, pq certo ou errado foi um baluarte de nosso culto e foi esqueçido ainda em vida.
Foi o olhador, como se intulava, mas procurado neste pais para resolver muitos casos de sucessão de Ile de òrìsá.
Existe uma confusão nessa coisa de Oluo, como ele denominava e esta escrito em seu livro Caminhos de Odu, e Olowo que é um cargo dentro do culto de Ifá.
Porém não diminui em nada o valor deste nobre senhor que tanto fez por nós.
Ire o.
Caros amigos,
Um resgate de valor inestimável… a própria raiz do que é, em sua essência o Candomblé… vistos/revistos através das sábias e muito bem-vindas palavras de Pai Agenor Mirada.
Parabéns!
Ari,
Se ele recitava os odús e seus caminhos foi de fato um Babá Oluwò dentro da raiz Ketu/Nagô no Ilê Axé Opo Afonjá, não desmerecendo o cargo o cargo oluwo no culto Ifá.
Axé irmão.
Caros irmãos… pesquisando, encontrei disponível para download todo o documentário : Um vento sagrado, de Pai Agenor … o link para acesso ao documentário:
http://casadeexu.blogspot.com/2010/04/documentario-um-vento-sagrado-video.html
Axé
Nossa gosto muito desse documntário, descobri em um momento muito delicado de minha vida e vocês não tem idéia de como me ajudou de como sempre me faz enchergar o candomblé melhor!!!!!!!!!!!!No video uol tem o documetário inteiro…Vi e achei muito legal também!!
esse video é um resgate de como a nossa religiãojá foi bonita gostaria muito de que os novos tomassem esse documentário como exemplo
Irmãos,
Pai Agenor,
ele com uma inegável doçura ao se referir aos Orixás, é para nós uma “brisa” refrescante e amorosa que toca nossa alma!
Que felicidade para um filho de Orixá, ouvir essa narrativa e ter seu coração tocado e refeito em sua fé…Obrigada!
Que hermoso escuchar a este pai hablar dos Orixas !!!,para mi ha sido un descubrimiento y ahora quiero seguir pesquisando para poder leer mas sobre las ensenhanzas de este babalawo.
Un saludo desde Buenos Aires Argentina