A idéia com esse post é falarmos de Caboclos e que todos participem com informações e nos ajudem a formar um entendimento coeso, independente, sério.
Os Caboclos de Pena são genuinamente brasileiros, os verdadeiros donos dessa terra chamada Brasil. Relendo um livro sobre cantigas de Umbanda e candomblé, me dei conta de como é rica a liturgia aos caboclos em geral, a miscigenação cultural/litúrgica/culto entre o Indio, Negro e o Branco. Seus espíritos e rituais estão espalhados em várias nações do candomblé, fortemente na Umbanda e até de cultos próprios pois não dependem de ninguém.
Os Caboclos se dividem em diversas nações: Aimorés, Tupis, Tamoios, Guaranís, etc. Cada uma caracterizada por uma combinação de cores em geral. Interessante são as legiões de Caboclos oriundos de várias linhas e cada linha é constituída de sete legiões, cada uma com seu chefe. A linhas de Xangô que inclui as legiões de: Iansã, caboclo Cachoeira, Pedra Branca, Caboclo do Sol, da Lua, Treme-Terra e caboclo do Vento. Na limha de Oxóssi estão as legiões de: Araribóia, Guaranís (chefiada por Araúna) Cabocla Jurema, cabocla das Sete encruzilhadas, Pele vermelhas (chefiada por Águia Branca, Tamaios e Urubatão. A linha de Ogun inclui as legiões de: Ogun Beira Mar (praias), Ogun Delei (linha de Malei da Quimbanda) Ogun Iára (rios), Ogun Matinata (campos), Ogun Megê ( linha das almas na Umbanda), Ogun Naruê (linha das almas Quimbanda), e Ogun Rompe-Mato (matas). Na linha de Yemanjá estão as legiões de: cabocla Iansã (chuvas/raios) , cabocla Iára (rios/mares), cabocla Indaiá (lagos), Cabocla Janaína (mar), cabocla Nanã (fontes), cabocla Oxun (cachoeiras), e Sereia (mar). Existem ainda uma infinidades de caboclos ligados a essas linhas, falangeiros da Jurema, capanguinhas, etc
Os Caboclos conhecem todos os segredos das forças da natureza, por isso sabem como descarregar um ambiente cheio de energias negativas, nocivas e como curar uma pessoa atingida por males físicos ou espirituais, usando as energias benéficas que nos cercam e o seu próprio poder esperitual.
Os Caboclos começaram a se manifestar nos candomblés de caboclo e nas mesas de Jurema do Catimbó, mais tarde tornaram-se um dos mais importantes grupos de de entidades da Umbanda. Em uma sessão de Umbanda, os Caboclos atendem aos fiéis fazendo passes e defumações, além de ensinar os remédios e dar os conselhos adequados a cada caso.
Por ser genuinamente brasileiro, os pontos são cantandos e compostos em portugues, daí a participação cultural do Branco. Há um ponto que ratifica sua condição de sobrerano:
“Brasileiro, brasileiro (bis)
sou brasileiro Imperador, mais eu sou filho do Brasil!
se meu pai é brasileiro, minha mãe é brasileira
brasileiro o que é que eu sou?
sou brasileiro Imperador!”
Iyá Gisèle Omindarewá, em seu livro “Awô o mistério dos Orixás”, faz uma pequena e excelente aluzão aos Caboclos e seus ritos: Os caboclos possuem características muito diferentes dos Orixás, e não passam por um aprendizado definido. Eles se comportam de maneira mais violenta e primitiva, e o estado de transe é muito agitado. Como sua conduta não está rigorosamente codificada, é posspível que ajam de modo bastante imprevisível…As suas personalidades refletem fielmente a imagem tradicional do Índio do Brasil…Ao se observar certas cantigas percebem-se a influência cultural do Negro e em especial do povo da costa de Angola, a misceginação Índio/Negro em vários pontos:
“O Luandê, o Lunda, Luanda é terra de caboclo o Luanda”
“Pedrinha miudinha da arunda ê, lagedo tão grande da aruanda ê”
Muitas casas de candomblé cultuam caboclos, porém, não dão crédito algum, fazem de portas fechadas, desconsiderando uma cultura brasileira enraizada no nosso cotidiano. É difícil entender esse comportamento das nações africanas e seus zeladores, afinal a terra é do Índio brasileiro, com seus ritos, mistérios e soberania, tem que pedir licença (agô) para pisar na terra, um alguidá com frutas, um cuité com vinho, um charuto acesso, tem até Orixá que gosta. Okê Caboclo! É só um carinho com o sultão das Matas, no pé do juremeira.
Alguns pontos de caboclos mais conhecidos.
Cabocla Jandira
“Seu cocar é de pena branca
ela é quem segura a gira (bis)
Saravá sua linda banda,
Saravá a cabocla Jandira” (bis)
Cabocla Jurema
Minha senhora lá das matas,
me diga quem mada aí (bís)
Venha pra perto ver, Dona Jurema é do arirí (bis)
Caboclo Arranca Tôco
Oi saravá Seu Arranca Tôco,
saravá seu bambi Odé,
oi que bamba o clime,
Oi que bambi Odé (bis)
Caboclo Cobra Coral
“Todos caboclos quando vem da mata
trazem na sinta uma cobra coral (bis)
É do seu cobra coral
oi era uma cobra coral.”
Caboclo Pena Branca
“Com sua flexa de ouro, com seu bodoque de prata,
Ele é seu Pena Branca, caninana não lhe mata”.
Caboclo Pena Verde
“Ele veio da sua mata, veio saravá o gongá,
Suassuna é pena Verde, aqui em qualquer lugar”.
Cabocla Jacira
“Na fonte da água cristalina,
uma bela cabocla se mira,
Dos cabelos correm pérolas doradas,
Tá na gira a cabocla Jacira”.
Um outro segmento de caboclos, são os Caboclos Boiadeiros e suas variantes, com a sua saudação: Xetro marrumbaxetro! Intruduzido dentro das casas de Angola, dentro dos sambas nas rodas de caboclo(sambangola), eles vem na linda da Jurema (relacionada ao catimbó) suas cantigas apresentam muitas referências aos reinos míticos do mundo encantado do Juremal, como Aldeia Nova, Hungria, Águas Claras, Lajedo, Jequiriçá, Junssara, etc). Exemplos:
Caboclo Boiadeiro
-” Lá na Hungria, lá na Hungria,
Lá na Hungria seu palácio é real,
Lá na Hungria, lá na Hungria,
Na Hungria Boiadeiro é real”. (bis)
-“Lá na Vila Nova, Lá na Vila Nova,
Na Vila Nova do seu Boiadeiro,
Lá na Vila Nova” . (bis)
Ponto de chamada de seu Boiadeiro
“Seu Boiadeiro sou quem lhe chama
vem atender meu chamado,
seu Boiadeiro sou eu que quem lhe chama,
tu és meu advogado”.
Ponto barravento
A minha boiada é de 31 (bis)
já contei trinta ainda me falta um.”
Ponto de louvação final
-“Deus lhe salve essa casa santa (bis)
Aonde Deus fez sua morada.
Aonde mora o cálice bento.
E a hóstia consagrada”
Temos aí a nesse ponto a catequese católica, interessante que não é sincretismo, é miscigenação cultural de sobrevivência e de amor aos caboclos cultuados no Brasil.
Bibliografia e pesquisa: Eneida Gaspar do livro Cantigas de Umbanda e candomblé. Awô o Mistério dos Orixás de Gisèle Omindarewá e acervo cultural do Axé Osolufon-Íwìn.
Fernando,
O que me chamou a atenção no seu texto, além de toda a informação simples, precisa e de fácil entendimento, foi a reflexão que ele me trouxe sobre tantas casas que tentam afastar a raíz genuinamente brasileira de um culto que é brasileiro, que é o Candomblé, e que ganhou espaço pra também encantar nas nossas terras.
Aqui em Pernambuco, devido à massiva influência da jurema (do culto), os caboclos sempre são homenageados e valorizados.
Costumo dizer que aqui um religioso típico da região não é completo se for zelador e não for juremeiro. Não por que ser zelador tenha menos respeito e sim porque o estado, a região em sí têm uma religiosidade, um culto de fé muito voltado aos costumes, à própria cultura também e isso envolve totalmente a sabedoria indígena que adentrou no mundo dos brancos e hoje, juntamente com os mestres e mestras da jurema e fazem uma demonstração de respeito, fé e sabedoria.
Salve a Jurema Sagrada. Salve o Angico e Vajucá.
Okê Caboclo!
A Benção Bàbá Fernando…
Belissimo texto, me lembro como se fosse o hoje o caboclo de minha Avó SEU PENA BRANCA, que quando baixava no terreiro dava passes e conselhos, sempre adorei a linha dos caboclos e ainda não sei o pq de tanto preconceito… Na minha comunidade temos o dia especifico para tocar para essas entidades que nos trazem tanta sabedoria. Lá não misturamos as coisas toque para Orixá é diferente de toque para caboclos. E eu posso garantir eles são uma proteção enorme…
Oké CAboclo Salve SEU PENA VERDE…
Mutumbá Babá Fernando,ótimo o texto.Sou yalorisa tenho meu caboclo boiadeiro,cultuo ele q me acompanha a anos.Respeito pessoas q tem seus caboclos q vieram desde a umbanda e algumas passam p o candomblé e continuam c os mesmos,demorou um tempo p minha compreensão e aceitação,pois quando entrei p o candomblé ouvi meu Babalorixa e pessoas da casa dizendo q no Keto não tem caboclo e q pessoas de Oxum não tem boiadeiro,começaram a desfazer do culto dos caboclos.Passado algum tempo descobri q meu Babalorixa tinha caboclo,virava nele sempre e já vi pessoas de Oxum c boiadeiro.São entidades c sabedoria q não devem serem desrespeitadas e não misturar o culto a Orixá c caboclos pois Oxum é Oxum,se a pessoa tem ou não um boiadeiro acho eu q não tem nada a ver.
Fernando,
Parabéns pelo excelente texto, como sempre muito claro e esclarecedor.
Desde que tive o primeiro transe de Caboclo tenho procurado informações sobre eles e é sempre muito dificil e insuficiente, portanto fica aqui o meu pedido e minha sugestão para que vocês criem um espaço para falar dos caboclos, suas linhas e variantes, assim como foi feito com os Orixás.
Axé!
Obrigada Daya, Henrique, Iyá Aninha.
Ana,
A idéia do post é essa, abrir esse espaço para trocarmos informação sobre o culto a “Caboclo”.
Cabloco roxo da pele morena, ele é Oxóssi caçador lá da Jurema!
Okê caboclo!
Motumbá Bàbá Fernando
Referente ao tema caboclo como o Sr. Enxerga as comunidades que para dizer que são tradicionais tocam de portas fechadas? Lendo alguns comentários em outros posts o sr. disse que não vê problema em tocar para caboclos e outras entidades obviamente obedecendo a liturgia dos orixás em separado… Muitos Yalorixás e Bàbás toca escondidos por vergonha. Na minha opinião os caboclos fazem parte da cultura do Brasil, e devem ser respeitados pelo que repersentam até mesmo para o Candomblé, pois eles ajudaram os negros a ter mais conhecimento sobe a terra chama Brasil onde hoje nós podemos cultuar com liberdade os nossos queridos Orixás
Muito Axé a todos
Okê Caboclos.Já tive a oportunidade de assistir um candomblé de caboclo,é de uma grande energia.Eles merecem toda nossa consideração,pois eles já habitavam as américas quando os europeus aqui aportaram.”AQUI NESSA ALDEIA,TEM UM CABOCLO QUE É REAL,ELE NÃO MORA LONGE,MORA AQUI MESMO NESSE KANZOA”AXÉ.
Babá Fernando!
Mutumbá!
Adorei o texto, muito bonito mesmo.
Acho interessante essa mistura cultural do nosso país, essa miscelânia de conhecimentos.
Mas queria tirar uma dúvida, os caboclos que as pessoas incorporam, foram índios anteriormente? Por isso tem tanto conhecimento das ervas?
obrigada
Axé
Motumbá Tati
Os caboclos que incorporam hoje forma sim indios e detêm conhecimentos da natureza que superam o de qualquer outro, pois conviveram e amaram a nossa terra como ninguém mais conseguiu, eles viviam em comunhão com a terra e dessa forma detinham conhecimentos a respeito de animais e plantas, e hoje quando incorporam nos médiuns fazem consulta dando passe tratando com energias pesadas e nos instruindo quanto a chás e banho de ervas para todo tipo de problema…
Espero ter conseguido tirar a sua dúvida, eu sei apenas um pouco ainda estou em aprendizado mas o pouco que pude conversar com essas entidades no contato dentro do toque de caboclo me mostrou o que eu acabei de te passar… Se sobrar dúvidas tenho certeza que o pessoal do site irá sanar as suas dúvidas
Henrique,
Acho apenas que não assumem o que fazem de portas fechadas. É só entenderem que essa terra pertence ao índio brasileiro, é como disse a Aninha acima, respeitar o espaço de cada um.
Axé.
Fernando, obrigado pelo texto, muito bom e muito bem colocado. Há pouco tempo eu dicuti esse asunto aqui no blog e fiquei com aquele sentimento de que o assunto não estava esgotado. Eu sempre me pergunto que motivo o orixa, e só falod e orixa mesmo, não de preconceito dos dirigentes dos terreiros, mas que motivos os orixas teriam pra ter preconceitos contra o povo que Eles (orixas) já encontram aqui? Orixa não tem preconceito ou renega as entidades. Esse preconceito, que é coisa exclusiva das pessoas e não da religião, pra mim, seria o reflexo do que foi feito com nossos antecesores ainda na África, por parte dos Europeus colonizadores, educadores, missionários e ditos “evoluídos”? O não reconhecimento dos caboclos ou o preconceito com estes ancestrais BRASILEIROS não retrata uma certa imposição ou tentativa de impor uma cultura (Africana) sobre a cultura já encontrada aqui? Vejo como desrespeito essa tentativa de humilhar e tratar com ar pejorativo os caboclos. Como sempre falamos aqui, o culto a orixa no Brasil é Brasileiro, formado aqui e com certos aspectos que só temos aqui, mas é Brasileiro e deve sim respeitar as raízes de nossa terra. Obrigado pelo texto meu mais velho e pode ter certeza que na minha casa vai ter sim toque de caboclos, de portas abertas. E mais uma coisa, foi numa festa na casa da nossa irmã Carol na Bahia em Salvador que eu vi um toque de caboclo maravilhoso, um axé que poucas vezes e senti na vida, tinha uma referencia ao Reizado, ao Congo, à Umbigada e outras manifestações regionais, foi verdadeiramente lindo aquele toque. Axé. Tomeje
Olá!
Tenho uma curiosidade.
Se eu recebo um espírito na casa que frequento e um dia vou visitar uma outra casa, que também tem aquele espirito que recebo (mesmo nome), é o mesmo ou é outro?
Ou seja, a entidade incorpora em mais de uma pessoa?
Abraço,
Eu vejo este assunto da seguinte forma:primeiro-se eu recebo um caboclo, quem sou eu para dizer NÂO a ele, ou seja, quem sou eu pra dizer você não virá mais?;segundo:Tenho “meu” Orisá comigo,sempre no meu coração,acredito firmemente nele, se ele permite essa passagem, mais uma vez pergunto:Como renegar este fato?Aqui nós cultuamos Caboclos, mas que fique claro:”cada um no seu quadrado”, ou seja, reverenciamos a Caboclo, no local “que achamos correto” fazer esta reverencia, agradecemos, pedimos, festejamos, mas nunca junto com Orisás, embora saibamos que ambos estão presentes em nossas vidas, e que precisamos de ambos para seguir com força e coragem nosso caminho.
Oke Caboclo da Lua!
Epa Baba!
Nathália cada guia ou orixa tem particularidades específicas do conjunto de orixas/guias daquela pessoa. Então, o nome pode ser o mesmo, mas a excencia será diferente, será a daquele médium. Tomeje
Nathalia
Motumbá
Gosto muito de ler e estudar sobre esse assunto e em alguns livros temos explicações para esse fato no caso o que ocorre é que são caboclos da mesma linha/falange, que se apresentam com o mesmo nome por terem características parecidas e trabalharem no mesmo intuiuto. Porém são espiritos diferentes, portanto seu caboclo pode até incorporar em outra pessoa mas esse é um caso raro. Em alguns livros do Rubens Saraceni (O guardião das sete Encruzilhadas) e do Robson Pinheiro (Tambores de Angola e Aruanda) isso fica patente. Portanto esses espiritos se juntam por afinidade e se apresentam com o mesmo nome pois trabalham sob a mesma bandeira mas cada um tem sua particularidade.
Axé
Mo jubà, Bàbá.
O negro quando aqui chegou, encontrou o dono da terra.
Trocaram conhecimentos de uma forma rude e peculiar.
Principalmente o povo Bantu, os primeiros a serem escravizados no Brasil.
Isto formou uma aliança que até hoje se reflete nos Iles de angola.
Todo mundo tem seu lado umbandista, todo mundo conheçe uma cantiga esqueçida no arquivo da memoria.
Parabéns pela humildade de reconheçer essa força espiritual, enquanto muita gente fica se escondendo atraz da arrogancia, sabemos do deboche coletivo em relação a esse assunto.
Venho de uma familia umbandista tradicional, o centro deles do qual fiz parte com muito orgulho, tem 60 anos de idade e pelo andar da carruagem existirá por mais 60 anos.
Nunca em minha vida deixarei de cultuar essa força poderosa e humilde da nossa espiritualidade brasileira.
A única resalva que faço e somos concordantes neste ponto é que cada energia tem sua hora de ser invocada.
Ire o.
Bom eu tenho uma paixão pelos caboclos são muito sábios e conhecem a natureza e seus mistérios.
E quando a coisa fica pessada caboclo vêm e bota pra correr sem dúvida.
Bom gostaria de saber um banho de ervas pra caboclo forte.
Ou todos os tipos de banhos de caboclo, assim quais sãos pq tem diversos, qual é o mais forte?
obrigadooo.
Sergio,
Banho de ervas para caboclo eu não sei, sei das ervas que os caboclos fazem os sacudimentos.
Sei que tem as ervas da Jurema, porém só os juremeiros detém o conhecimento.
Axé.
Acho valido a questão do culto aos Cablocos ja que estamos em terras brasileiras e eles são os donos da terra penso que ate mesmo mais que os orixas.. porem sou adapto do Culto em separado ou seja. tem hora para cultuar caboclo com as suas mirongas e tem hora para cultuar os orixas com o seu Axé. Mas não cultua-los acho que seria também uma forma de preconceito. o que acham??
muntumba fernando me tira uma duvida todos os caboclos tem que fazer coroaçao ou e mito axe
POR FAVOR SE ALGUEM SOUBER A LETRA DE UMA CANTIGA DE CABOCLO Q EU ADORO FAVOR ME ESCREVER:É MAIS OU MENOS ASSIM:MARÉ ENCHEU,MARÉ VAZOU….A MINHA CASINHA COBETA DE SAPÉ… GRATA
Jubinha eu não tenho certeza, mas agora eume lembrei de uma cantiga de Boiadeiro. A maré encheu, a maré vazou. De longe de bem longe eu avistei yayá. Em sua cabaninha coberta de sapê. Seu arco e sua flecha e sua cabaça de mel. Acho que é isso rsrsrsrs. Tomeje
gostaria de saber um pouquinho soubr a cabocla jurema das almas grato!
axé
Alan eu te indico os sites, templo de Oxossi, Umbanda minha Umbanda e Povo de Aruanda. São sites especializados em Umbanda e talvez possam te ajudar melhor. Tomeje
Obrigada Sr.Baba Tomege.
me tira uma duvida todos os caboclos tem que fazer coroaçao ou e mito axe
Kika nem todos os caboclos “tem que fazer”, isso vai depender muito mais da cabeça e da necessidade do filho, salvo se na sua casa esta prática for obrigatória. Tomeje
Bom dia!
Quando vou a festas de Caboclos percebo que quando eles chegam ao Terreiro, eles falam alguma coisa e depois falam seu nome. Alguém pode me dizer o que eles falam e se todos os Caboclos falam a mesma coisa nesse momento?
Axé,
Ana,
Falam sim, nunca tive a menor curiosidade. Fazem uma referência aos seus ancestrais mais velhos, essa cumplicidade não tem barreiras, fronteiras, vai além do conhecimento humano. Eu acho incrível a fé de um caboclo.
Axé,
Boa noite e axé a todos! Segundo consta aqui, Indaiá é cabocla dos lagos. Mas vou em uma casa na qual ela canta: “Não sou exu, não sou caboclo, não sou orixá, sou do lado de lá”. Qual entidade poderia ser? Obrigado novamente.
Gilberto em alguns cultos específicos como no Maranhã ou Pará, existem entidades ou encantados específicos destes segmentos ou regiões, que se intitulam “do lado de lá”. Este lado de lá pode ser do fundo dos rios, do interior das florestas, ou de outros lugares onde habitam “seres fantasticos”. Muitas vezes é preciso entender ledas e contos daquele determinada região pra entender os seus encantados. Não há como especificarmos por net, mas o que eu conheço é isso. Tomeje
Boa noite à todos, venho acompanhando os textos daqui à um certo tempo, sou feito à 11 anos em um Casa de Santo de Omolokô aqui no RJ e de fato já sofri preconceito pela iniciação não ser feita como nas casas de Nação, ou seja, alguns preceitos e detalhes, inclusive pelo culto aos Caboclos, mas na verdade nem eles mesmos sabem que quando vieram para o Brasil, os Babás africanos de nações distintas (Yorubas, Daomeanas, Ijexá) vieram em viagens em comum, muita coisa foi deturpada, muita coisa foi perdida, muito Bakuro “se perdeu” no meio do caminho, muto Orixá e muito Vodun tiveram seus segredos apagados pela borracha da aculturação e aquino Brasil tivemos uma recuperação desses cultos readaptados a nossa sociedade, essa mistura com os cultos Amerindios são uma forma de agregar as Nações Africanas ao nosso costume. Uma vez ouví algo que nunca mais esquecí e que relata o Espiritismo como uma cadeia unificada e experimentada de forma peculiar e multicultural, o que me foi dito ofi o seguinte… como seria um Exú se apresentando em plena a Europa entre os séculos 15 e 18? Seria um impacto negativo e derradeiro para as culturas africanas, por isso o Kardecismo teve origem lá… foi muito mais fácil pro Africano compreender a importância do Exú dançando com um falo… na europa isso seria escandaloso e a espiritulidade continuaria deturpada… o Cristianismo tem seus valores, mas o Europeu era uma raça podre aonde cada um queria saber de seu próprio interesse… em Cuba temos a Santeria, no Brasil temos as vertentes e Nações do Candomblé em vista dos corajosos escravos que tentaram manter os ritos dos seus ancestrais mais parecidos possíveis com o que era feito na África, outros encontraram no sincretismo, uma forma de cultuá-los sem sofrer tantos resquícios de violência, isso unido aos cultos dos nossos ancestrais (note bem que o culto aos Orixás Yorubás, assim como o próprio culto à Sapatá/Xapanã é um culto extremamente familiar, algo que se diz relativo a comunidade) formou belas formas de adoração que devem sim ser respeitadas, e quando fazemos a alusão de que os Caboclos são “menores” ou como já ouví uma piada dizendo que o Caboclo é uma “entidade de segunda categoria”, estamos desprezando a própria Terra que com certeza os Orixás louvam. Ao invés de desprezá-los seria muito mais sensato pedir lisença para que seus cultos sejam eles de Candomblé, Umbanda, Santeria, ou o simples ato de acender uma vela seja bem aceito, pois os Orixás já sofreram muito vendo seus Filhos sendo descoroados e tratados como moedas de troca e com certeza eles não ficam satisfeitos com isso…
Motumbá!
Jadson eu compartilho da sua idéia de que os orixas não se colocam num pedestal acima dos deuses/entidades da terra, afinal foi aqui que os orixas reconstruiram seus cultos atraves dos seus filhos. Então seria inconcebível que um orixa se coloque acima. Seria a tentativa de impor sua cultura a uma terra/cultura que lhe acolheu num momento delicado da existencia da cultura africana/negra de culto aos orixas. Totalmente diferente do que foi feito na colonização/escravização, onde a cultura africana não foi levada em conta e foi definida como selvagem/bárbara e de menor valor ou sem valor. Será que os orixas tendo vivido isso na pele dos seus filhos faria o mesmo aqui? Nunca. Entendo que haja uma separação de cultos sim, mas como vc tb disse, um complementa o outro desde que bem definidos os limites de cada segmento/culto. A quem diz que a iniciação do omoloko não é válida, só podemos lamentar a falta de educação e conhecimento. Porém a iniciação feita no omoloko não será aceita no candomblé para contar tempo ou hierarquia no candomblé devido a serem ritos diferentes. Mas se alguém é feito no omoloko e permanece no seu segmento, por que criticar? Mas se a pessoa quer trocar de segmento, aí muda o conceito sim. Haverá necessidade de ser iniciado de acordo com os ritos do segmento escolhido. Axé meu irmão, paz e serenidade nos nossos caminhos. Tomeje
Eu comecei a desenvolver na Umbanda, mas me mudei para os Estados Unidos e nao tive como dar prosseguimento. Um dia, estando no Brasil, fui a casa Frei Luiz, acompanhando uma pessoa. Meu caboclo veio, fez as saudacoes e se foi. O caboclo do meduim que me atendeu disse que se eu nao trabalhasse com a cura com o meu caboclo, eu iria ter cancer. Depois disse que era o meu caboclo que estava dizendo aquilo. Fiquei de boca aberta. Meu caboclo bem sabe que moro num lugar onde nao tenho como desenvolver isso. Minha fe eh inabalavel.
O que voce acha disso?
Axe!!!!
Marta,
Um caboclo não pode dizer isso, e colocar uma condição de vida para você: Se não fizer caridade vai ter cancer! Não pode de modo algum e um absurdo total, me desculpe a enfase nessa questão. Vá viver sua vida na fé dos caboclos de luz que nada vai lhe acontecer. Frei Luis é um lugar que tem muito egun rondando, esperando uma chance de se agarrar em alguém do bem.
“Quando ele vem lá do Oriente, ele vem com odem de Oxalá. (bis)
A sua missão é muito grande e seus filhos abençoar.
Oi saravá, Mamãe oxun, saravá pai Oxalá.
Oi saravá seu Vira Mundo, ele é o nosso chefe e dono deste Jacutá”.
Ponto do caboclo Vira Mundo que nos protege em qualquer lugar, é só ter fé.
Axé,
Axé,
Obrigado, Nelson. Nas festas dela (Indaiá), a mãe de santo começa com Candomblé, já que ela própria não sabe se Indaiá é de Umbanda e Candomblé, e em seguida todos vão para fora da casa, onde foi construído um lago. Provavelmente então Indaiá é moradora do fundo/superfície desse lago? Axé!
Gilberto,
A muito tempo atrás ouvi dizer que Cabocla Indaiá sincretizava com Oloxá a deusa africana dos lagos e que havia uma aldeia onde o chefe era o caboclo Indaiaçú, valeria uma boa pesquisa ou algum leitor nos ajufdar com informação.
Ponto caboclo Indaiçú:
Estrela que alumeia o Céu,
Estrela que clareia a Aruanda, (bis)
Estrela que ilumina a mata virgem,
Clareou Indaiaçú na Umbanda. (bis)
Axé,
Gilberto e Fernando, Axé
A Cabocla Indaiá faz parte da segunda linha de Umbanda, ou seja, a linha de Yemanjá, ou Linha das Senhoras. Ela simboliza a ligação da Linha de Yemanjá à Linha de Oxóssi, uma vez que ela é uma bela índia que reside nos rios e fontes presentes nas matas, mas também habita os lagos e as lagoas. A Cabocla Indaiá simboliza pureza, alegria e também é uma grande guerreira e defensora, por estar ligada à linha de Oxóssi.
A Linha de Yemanjá assim de divide:
1-CABOCLA JANAÍNA – representante da Vibração Espiritual
2-CABOCLA ESTRELA DO MAR – intermediário para Oxalá
3-CABOCLA INDAIÁ – intermediário para Oxóssi
4-CABOCLA YARA – intermediário para Ogum
5-CABOCLA IANSÃ – intermediário para Xangô
6-CABOCLA NANÃ BURUCUN – intermediário para Yorimá
7-CABOCLA OXUM – intermediário para Yori
Sob o comando de cada uma dessas entidades estão mais sete, e depois mais sete, formando a grande linha. Todas as caboclas que pertencem a Falange da Cabocla Indaiá são as responsaveis pela comunicação entre as linhas de Yemanjá e Oxóssi, seria uma mistura de Ninfa com uma India. Todas as linhas em que se diz respeito a Umbanda formam estes entrelaces entre els, a outros exemplos, Ogum Megê que é da linha de Ogum e está ligado a Linha de Omulu; Ogum Rompe Mato está ligado a Linha de Oxóssi, assim por diante.
Axé a todos.
Charles,
Foi o que pensei e aprendi, o sincretismo com Iyá Oloxá (Yemanjá) que rege os lagos, grandes lagos.
Salve a cabocla Indaiá!
Aliás, aqui no RJ tem um fabricante de águas Indaiá.
Axé,
Olha Marta, não sou nenhum profundo conhecedor de nada, mas uma coisa é fato: o conceito de caridade da verdadeira Umbanda vem de uma introspoecção espontânea e assim como qualquer religião que tenha um foco espiritualista, não existe dogma, não existe verdade absoluta, tudo é cíclico, relativo e geralmente apresenta mais de um caminho (salvo é claro preceitos ritualísticos, por exemplo)… quando ele impôs uma idéia que se você não seguisse X situação você sofreria Y situação sem que exista nenhum fundamento explícito, que me perdoe o Caboclo, pois eu respeito profundamente qualquer manifestação de transe, mas o Médiun pode sim ter acabado interferindo de alguma forma na incorporação e por algum motivo isso ocorreu (ou ele por algum motivo ter se deixado influenciar por algum Egun/Kiumba (o que na Umbanda no caso dos Caboclos é bastante raro, tendo em vista que eles geralmente são os responsáveis pelos descarregos), eu posso até estar sendo ignorante e se eu estiver falando alguma besteira que Deus me perdoe e que alguém me corrija, mas um caboclo seria sábio demais pra falar algo desse tipo! Só pra finalizar e pra um bom entendedor um pingo é letra “a imposição não é uma regra da Umbanda e nem uma excessão…”
Motumbá!
Jadson e Fernando, eu realmente tenho uma condicao no meu estomago que pode levar ao cancer, mas nao necesssariamente. por isso fiquei assustada. Mas tambem nao acredito que a causa seria eu nao trabalhar com a cura.
Tenho fe no meu caboclo Tupinamba.
Axe.
Marta,
Tupinambá é canga na batalha!
Tupinambá guerreia por seus filhos!
Tupinambá não perde uma demanda!
———————————————
Lá na Jurema aonde canta o rouxinol,
aonde tem esrela guia,
aonde tem clarão da lua,
aonde tem raiar do sol,
Lá na Jurema,
Com permissão de Oxalá,
Eu vi chegar um caboclo,
Quem vem na mesa de umbanda,
aos seus filhos saravá.
Auê, ê, ê, ê,
Viva a Umbanda
Viva seu Tupinambá!
Okê Caboclo!
Bàbá essa é do Iku lai lai.
Muito bom.
Parabéns.
Marta. O candomble é formidável na sua essência e os caboclos fazem parte dela. O candomblé de caboclo é a síntese dos cultos afro-brasileiro. Pelo pouco que conheço de caboclo e pelo muito que confio eu creio que nunca iriam dizer coisa de tal magnitude. Pelo contrário iriam empenhar para te ajudar se caso precisasse com voçê girando ou não com ele. Só o fato de assistir uma gira com respeito estará contribuindo muito para qualquer entidade ou dinvidade africana. Faça o seguinte procure conhecer outras giras de caboclos e observe, converse com os sacerdotes da casa que visitar e troque conceitos e dúvidas como vc fez neste blog. Isto te ajudará muito. Obrigado.
Caboclo não tem caminho para caminhar (bis)
Caminha por cima das folhas por baixo das folhas em qualquer lugar (bis)
Okê caboclo!
Aos caboclos
Caboclo é arte e poesia
Caboclo é axé é sabedoria
Caboclo é coragem é alegria
Caboclo é espirito de nativo
Caboclo é bravo, selvagem e amigo
Caboclo quando morre fica encantado
Vira verde terra, vira mato
Vira rio, vira ave,
Pássaros celtas
Vira serras e montanhas
Vira floresta…
Caboclo é a ave que vôa no fundo do rio
Caboclo é o peixe que nada no ar
Caboclo é a lua que clareia o dia
Caboclo é sol que resplandece o luar
Okê caboclo!
SANDER, BOA NOITE.
Acho formidavel a forma singela e educada de vc se dirigir aos nossos amigos irmãos, porém vamos ajudá-lo a desmistificar mais essa lenda urbana, como diz Tomeje.
Não existe Candomblé de Caboclo, ele é energia de umbanda.
A sintese do Candomblé é a consagração do Ori, nosso principal òrìsá, pois tudo é feito de forma a equilibrá-lo e dar uma vida espiritualmente saúdavel ao praticante.
Como certas Casas de Òrìsá cultuam essas energias, fica no imaginário popular essa interseção de forças, coisa que não é verdade.
Culto afro não tem entidade, tem divindade (Irunmolé / òrìsá), ancestral e ajogun.
Não é zanga, é uma forma de ajudar a comprender claramente nosso culto.
Ire o,
Babazito, sua benção.
Eu acho uma pena que essa data seja apenas lembrada nas escolas, dentre as crianças, ainda com um distânciamento entre a sociedade e o índio, como se o índio fosse apenas uma figura mitológica longínqua na nossa genealogia e hoje não existisse, e hoje não precisasse de respeito e de voz.
Axé!
Ègbé,
Hoje é dia do Índio brasileiro, 19 de abril!
Me lembrei do Caboclo Tupi de meu pai carnal, a primeira entidade que conheci, que aprendi a louvar e ainda louco até hoje.
Okê Caboclo!
“Com sete dias de nascido,
a minha mãe me abandonou
nas folhas secas da Jurema,
foi Tupí quem me criou”.
Ah! Danada de saudade que me invade alma, machuca o peito, lembro o assovío fino do Caboclo Tupí, o estálos do polegar a cruzar meu corpo, as palavras inaldíveis como num sussurrar de uma prece misericordiosa e eu alí menino, estasiado, chorava do coração disparar.
Dayane,
Republiquei porque havia um erro de portugues e só percebi quando li publicado, aliás, concordo em muito com seu comentário, como sempre oportuno.
“É Índio, é Índio, é Índio!
mais ele é Índio aonde o sol nasceu!
A sua soma, Cobra Coral,
mais ele é Índio aonde o sol nasceu”
Okê!
Era só editar o teu comentário, homi! Não precisava apagar… 😛
Pra burro só falta as orelhas grandes! rsrsrs
Ei, rapaz… Que história é essa??? Rsrsrsrsrs
Chêro.
Ao dia dos donos desta terra
Nativo esse que é dono da terra
Primeiro a chegar, primeiro a sentir e primeiro a tocar
Cantamos juntos com os teus pássaros
Cumprimentos vos com um abraço
Saudamos em vosso espaço
Olha lá o abacaxi!
A macaxeira e o tupi-guarani
A tapuia, a Jurema e o guarani
Oh poderoso Tupã
Vem nos ouvir!
Ouvir as preces do brasil que a Europa filha de Zeus encontrou
Que a esses pobres nativos cativou,
Catequizou e como escravos explorou
E só bagaços nos restou
Hoje em dia índio nome dado pela Europa
Só é lembrado em Abril
Com uma ideologia distorcida
Vão distorcendo o meu Brasil
sandercandomble obrigado.
Da Ilha
Obrigado pelo esclarecimento não é de agora que eu procuro respostas sobre a relação entre candomblé e caboclo. Se ñ for incômodo poderia me indicar alguns livros que citam caboclos ou no candomblé ou na umbanda. Motumba
Amigos,
Candomblé de caboclo é uma fôrça de expressão, ele nasce entre os séculos XVI e XIX, nessa época, em plena escravidão e abundante enchurrada de escravos Bantos chegando ao Brasil, trazendo seus curandeiros, quimbandas, magias, angoleiros, etc. Os negros reverênciavam seus Inkísses, conheceram outras culturas e crenças, entre elas a do Índio e a européia. Assim, nessa mistura de culto e cultura, nasce o Candomblé de Caboclo. Isso podemos observara nos pontos cantados e as referencias ao Indio de pena, ao Negro e sua pátria e ao povo português:
Uma náu que veio de Lisboa (bis)
que beleza nas ondas do mar,
eu vi lá em alto mar
por cima das velas uma pomba real (bis)
meu paié o Caboclo da Guiné (bis)
Vencedor de demandas,
Não perco sua fé.
Seu arranca Tôco é de UMbanda
É de maná zambé
Quando ele vem lá de Aruanda
Auê, auê é (bis)
Mais tarde, vieram para o Brasil escravos de outras regiões africanas em especial povos Jeje e Yorubás. Esses grupos também tiveram grande influência dos candomblés de Caboclos.
Posteriormente algumas nações adotaram a cultura do Caboclo e outras restringiram o culto e isso acontece até hoje. Hoje em dia quase não se houve falar nos candomblés de Caboclo,era praxe, por exemplo, ao final dos Candomblés, promover os pontos de blefá entre os cantadores de roda de caboclo. Em Vilar dos Telles, em Caxias, existiam grandes candomblés de Caboclo, na Gomeía era o mais falado.
Foi agora que eu cheguei dona!
Quem quiser me ver vai na piedade amanhã!
Axé,
Axé,
Sander, Ary.
“Foi numa tarde serena,
lá nas matas da Jurema
eu vi um Caboclo Bradar! (bis)
Bradou, quiô! quiô, quiô, quiô, quiéra,
sua mata está em festa,
Savará seu Sete Flexas
que ele é o rei da floresta”.
Quem tá com caboclo não falta dinheiro no bolso.
Axé,
Bàbá, Fernando, do tempo de Dª Clotilde, minha avó carnal.
No meio da samambaia
D’baixo do pé do Imbé
Eu vi um caboclo atirando
Ele atirava e ninguem via…
Zuou ô, zuou a sua flexa zuou.
Caboclo é bamba no bambá.
Ire o.
Colaborando.
Caboclo rei da mata virgem, toca seu tambor lá na Jurema.
Aê, ele é caboclo, ganga, vem da Jurema pra salvar filhos de umbanda (ou na banda).
Lá na mata ainda tem caboclo.
tem seu rompe mata e seu arranca toco.
Axé, Tomeje.
Motumbá gbo gbo
Vendo todos esses pontos aos caboclos resolvi escrever aqui um ponto que era cantado para o Caboclo Pena Branca da minha avó carnal nas giras em sua casa.
Estava nas matas, estava trabalhando (bis)
Seu Pena Branca passou me chamando (bis)
Eu vou eu vou, vou onde ele mora.
Mora nas matas de Nossa Senhora
Mas ele vem, ele vem trabalhar
Ele é Pena Branca, da tribo Guará.
Salve Caboclo Pena Branca
Salve Caboclo Pena verde
Salve todos os caboclos
Ola gente!
Eu estou pensando em escrever um livro normativo sobre os caboclos para divulgar sua cultura. Onde sao cultuados, como sao cultuados e a importancia do caboclo na umbanda e o espaco conquistado pelos mesmos em algumas casas de candomble. Eu creio que temos que passar nossas visoes otimistas sobre aquilo que gostamos e defender nossa ideia com respeito, humildade e dedicacao. Para isso pretendo pesquisar muito em varias casas que tem um espaco para os caboclos. sendo que para a metodologia e publicacao do livro eu vou contar com a ajuda de uma faculdade e alguns de seus professores das areas de humanas como historia e antropologia. Ja que alguns autores tentaram ridicularizar os cultos afro brasileiros como por exemplo Edir Macedo com seu Livro “Orixas, caboclos e guias Anjos ou demonios“. Pretendo passar ao publico uma outra visao. Sendo assim nao vejo nada de mais mostra atraves de um livro nosso carinho e orgulho pelo culto. No meu caso aos caboclos. Conto muito com vcs. mt Obrigado!
Seria de grande ajuda se me indicarem livros que referem
algo sobre caboclo. Mas estes comentarios ja somam bastante.
Sandercandomble
NÃO POSSO DEIXAR DE HOMENAGEAR O MEU AMADO VENTANIA.
JUREMA SUA FECHA CAIU.
E NINGUÉM SABE
E NINGUÉM VIU
EU VOU CHAMAR
O CABOCLO VENTANIA
SÓ ELE SABE
ONDE A FECHA CAIU…OKÊ CABOCLO.
Égbé,
Essa cantiga de caboclo já nos mostra a influncia de ketu.
“Caboclo Roxo da pele morena
ele é “Oxóssi” caçador lá da Jurema.
Ele jurou e tornou a jurar,
vem ouvir os conselhos
que a Jurema tem a dar”
Okê!
Gente, tem uma cantiga de caboclo na casa de Umbanda que minha mãe carnal frequenta que eu acho linda, segue um trechinho dela;
Para quem não conhece eu vou dizer
Oxossi Odé é São Sebastião
Ele reina lá nas matas e nos campos
ele é dono da lavoura e do pão
(bis)
… e para sua vida melhorar
e nunca lhe faltar o que comer
acenda uma vela lá nas matas para Oxossi
e pessa que ele vem lhe socorrer…
(bis)
e assim vai… é uma mistura danada, mas eu gosto dela…. rsrsrs
Abraço
Notificação
… embora a cantiga fale de oxossi, eles cantam tbém para caboclo
e…
fiquei surpresa agora com tantos Babas juntos cantando cantigas (pontos) de Umbanda… Eita povo eclético…. rsrsrsrs
Abraço e fica uma nota minha de admiração por vcs.
Júlia Eugênia
Vamos colocar uma lenhazinha rsrsrrs. Se vcs observaram, a maioria ou todos os pontos aqui postados são da umbanda antiga, daquela bem tradicional, aquelas das roupas brancas sem goma. Agora, quando ouço um ponto da modernidade, destes dos festivais de cantigas, eu vejo uma misturada, um sem sentido, falando de coisas e temas fora de contexto, falando que caboclo usa ofá, saudando com “arole”, dizendo que caboclo usa biocô e outras misturas que descaracterizam o culto tão lindo dos caboclos. Gosto mais dos pontos antigos. Axé. Tomeje
Sander,
Há quem me afirma que Edi Macedo é iniciado para Ogun numa antiga casa em Água Santa RJ e que até hoje dá regularmente suas obrigações como um bom adepto. O resto é comercio da fé.
Do seu Boiadeiro, não podia esquecer!
“Salve Deus salve a pátria salve os homens,
Salve todos que estão aqui,
Salve deus salve a pátria salve os homens,
Seu Boiadeiro é o Caboclo do Brasil (bis)
Aí temos uma referência a Deus, um entendimento de país e afirmação do Caboclo dono dessa terra.
“Nas tranças do seu cabelo, eu bebi água de gravatá
Eu bebi água de gravatá, eu bebi água de gravatá,
Boiadeiro! eu bebi água de gravatá”.
Referência poética e sua vaidade.
“Ogã, sou pequenino,
caboclo num sabe ler
me empresta sua cartilha
Que tambem quero aprender”
Blefá de caboclo aos ogans
Fernando me lembrei de uma de boiadeiro que faz referencia ao tropeiro.
Ôh ôh ôh, ôh ôh ôh, ôh ôh ôh, ôh
Lá vem seu boiadeiro tocando a sua boiada.
Ele vem de longe tocando a sua boiada.
Ôh ôh ôh, ôh ôh ôh, ôh ôh ôh, ôh
Outra.
Mano meuuuuu mano meuuuuu……
a onde tá que não responde,
ah, mano meu eu nunca fiz mau a ninguém
ah mano meu eu só trabalho para o bem…
Tomeje,
Cantigas de barra-vento! Maravilha, quem tem boiadeiro !!!
Ele pode afrontar cantando:
“Eu só vim aqui meu camarada
pela sua fama, meu camarada,
Eu já lhe abracei, meu camarada,
Vou seguir caminho, meu camarada”!
Ele pode chamar um irmão:
“Cadê minha corda
De laçar meu boi
Minha rês fugiu,
Não sei pra onde foi”.
Chetrô marrumba chêtro!
Eita que tá é tendo festa aqui hoje, né? 🙂 Coisas lindas!
Fernando vc conheçe esta. É um desafio que tb é cantado no jongo.
Rio abaixo, rio acima.
lambari só.
rio abaixo, rio acima,
lambari só.
Já vi dar probelma sério na roda com boiadeiro contando isso pros outros boiadeiros, rsrsrsrsrs
Pena que a Carol não esteja aqui no post, na casa dela eu vi uma cena maravilhosa com os boiadeiros de sua roça. Os boiadeiros se ajoelhavam em frente aos ogãs, cantavam uma ladainha e em seguida o seu ponto, depois disso, iam pra roda e chamavam o seu mais novo e a cena se repetia. Lindíssimo e tudo a ver com as festas religiosas do interior do país. Axé Boiadeiro.
Nelson, por falar em ladainha.
Essa todo mundo conheçe.
Campestre verde
Ó, meu bom Jesus
Repete.
Madelena postada ao pés da cruz – bis
Por sete noites
Por sete dias
Pela hora sagrada sangue escorria
repete.
Vi boiadeiro se auto-imolando,
Oke caboclo.
Ary, Tomeje,
A influência Angola
“Seu boiadeiro nasceu em roma
Em roma nasceu messias
Que o coroou com a coroa de Zambi,
Se coroou é que merecia” ( Bis)
Nos Candomblés de caboclo
” Eu só vim aqui pra lhe ver
E saber de sua saúde
Meu cavalo impinou na ladeira
Eu queria subir mais não pude”
Chêtro!
Muito bom dia a todos!!
Makoiu!
Baba Fernando, eu li a um bom tempo atraz em uma revista famosa a história desse lider religioso e incluse, me lembro muito bem, que na época qdo ele fez um culto no maracanã, lotaderrimo, tiraram uma foto dele com sacos e sacos de dinheiro, ele etava com a feição enlouquecida de alegria em ver tanto dinheiro. Um determinado trecho da reportagem mencionaram que ele tem um “santuario” (se assim possamos dizer) em baixo da Matriz de sua igreja que é no Braz aqui em São Paulo….
Não estou aproveitando o seu comentário para denegrir ninguém, longe de mim…. mas sempre fiquei curiosa em saber como as pessoas desse famoso templo religioso sabem tanto sobe sessão de descarrego, desobceção, Exu, mal olhado, inclusive, próximo a minha casa existe esse templo e ao saberem que sou do candomble, começaram a jogar sal grosso no meu portão, até que um dia ao sair de casa pela manhã vi que a volta toda da casa estava com camadas grossas de sal grosso….. rsrsrsrsrsrs…. depois os “macumbeiros” somo nós… hehehehe
Abraço
É desafio? kkk
Vinha passando pela porta de um sobrado
Quando uma moça
Me chamou pela janela
Mandei dizer
Que eu não sou palhaço
Eu me chamo Boiadeiro
Comigo não há embaraço.
Xetro ê, xetro é!
Corda de laçar seu boi
Xetro ê, xetro é.
Corda de seu boi laçar.
Pedrinha miudinha, na arunda ê
Lajedo tão grande. Taõ grande na aruanda ê.
Pedrinha de um lado
Pedrinha do outro
Três pedras na aruanda ê.
Uma maior, outra menor
A menorzinha que nos ‘alumeia’.
Bandoleiro, leolê.
Bandeleiro leolá
Bandoleiro meu caboclo
Bandoleiro leolá
Da laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
De Olorun eu quero a benção
De boiadeiro um abraço.
Mineiro chama
Mineiro tá me chamando
Mineiro chama mineiro ta chamando
Mineiro tem um defeito
Chama a gente e sai andando.
Mineiro tem um defeito
Chama a gente sai andando.
Choro de saudades, desta umbanda querida.
Asè Caboclo.
Julia, agradeça o sal.
Prosperidade, dinheiro e vida longa.
Minha porta está esperando por uma carreta de sal, podem jogar a vontade.
Asè ire
Asè Yó.
Asè Onon odará.
Sais minerais, produto basico de nosso solo que se transformou em pedra e deu vida e testemunho da passagem de nossos òrìsás pelo Aiye.
Edir Macedo, xinga catiço, òrìsá ele não se mete e nem é louco em se meter. Gostaria de saber o pq.
Ele tão rico, que a única coisa que tem é dinheiro. (alguém já escreveu isso)
Ire o.
Da Ilha,
Longe de mim lhe desafiar! Posso até lhe dizer camarada, que no seu mar eu sei nadar” (bis)
“Pois eu não sou daqui…marinheiro só
Eu sou do amor…marinheiro só
Eu vim da Bahia…marinheiro só
De São Salvador…”
Chêtro!
Bàbá, nosso berço foi vizinho um do outro, a mesma escola.
Mo juba.
Poso voltar para caboclo de pena?
A mata toda enfeitada
Seu congar cheio de flor BIS
Os pássarinhos cantam Osòósi
Em seu louvor
A juriti piou, ô piou
A juriti piou, ô piou BIS
A juruti piou osòósi em seu louvor.
Tô precisando matar essa saudade.
Oke Caboclo.
Bàbá, ponto cantado pelo caboclo de minha Avó, Dª Clotilde, “Seu 7 folhas”
O vento soprou sobre os coqueiros
As matas se abriram
O vento soprou sobre os coqueiros
As matas se abriram
Sentado na pedreira de Sòngo
Seu sete folhas sorria
Canário, bicudo e azulão
Com sua penas divinas
Subiram no alto da arena
Ele traz presente pra Cabocla Jurema.
Oke caboclo.
… Tumba ê caboclo
Tumba lá e cá
Tumba ê guerreiro
Tumba lá e cá
Tumba eu meu pai
Tumba lá e cá
Não me deixe só…
Da Ilha,
Tô pensando num post de Preto-Velho e suas legiões, até já rascunhei, o que acha?
“Se não fôsse as minhas almas,
meu cruzeiro o que seria? (bis)
Meu Santo Antônio é o rei das almas,
ele é quem me defendia. (bis)
Axé,
Júlia,
Esse é Ponto de barra-vento, chamada de caboclo, bem lembrado.
“Vestimenta de cabocla e samambaia, samambaia,samambaia (bis)
Saia cabocla. não me atrapaei, sai do meio da samambaia”
Okê!
EITAAAAAAAAAAA, , SÔ.
Bàbá não vai faltar assunto.
Preto velho, ô meu deus, quanta lagrima já derramei nessa saia carijó.
Vovó não quer casca de cocô no terreiro – BIS
Porque isso lhe faz lembrar
Do tempo de cativeiro.
Viva as almas.
Da Ilha,
“Lá na Jurema, um rouxinol cantava só (bis)
Pegou sua flexa e seu bodoque,
Seu 7 Folhas já vai aló,
Mas ele vai,
Seu 7 folhas já vai aló.”
Okê
Vixe que a roda tá é boa, né?
Como sou um zero à esquerda em lembrar ponto de caboclo, fico só lendo 😦
Quando o assunto entrar no mundo encantado da Jurema, aí eu me atrevo a chegar um pouco junto. 🙂
Meus mais velhos arrasam! 😉
Day, vc falando em Jurema me fez lembra uma cantiga de caboclo que fala esse nome:
Caiu uma flexa na Jurema
E veio o orvalho e molhou
Veio o sol enxugou,
enxugou, enxugou
e a suas matas
abriu-se toda em flor
Jurema, Jurema
Ô Jureme ô jurema…
** Sei que não é a mesma Jurema que diz, mas lembrei dessa cantiga na hora!
Abraço
Júlia,
Eu não posso afirmar, mas eu tenho quase certeza que a Jurema tenha o mesmo sentido sim.
A priori ela é uma árvore muito usada por alguns índios e nos seus próprios cultos. Depois chegam os brancos, os negros e temos uma mescla de cultura indígena e africana (principalmente dos bantus) com uma presença de elementos que lembram a igreja católica.
Toda essa mescla aqui no nordeste resultou num culto chamado de Jurema onde temos os Caboclos como representantes dessa parcela indígena e os Mestres e Mestras da Jurema que aglutinam conhecimentos das três parcelas e ainda representam o modo de vida de antigamente, as relações, as antigas profissões, a malandragem dos homens, a desenvoltura das mulheres da vida…
É um universo singular que não depende de laço religioso nenhum com a Umbanda e o Candomblé.
Existe muito a ser falado sobre a Jurema do nordeste (ou o Catimbó), esse mundo de encantamento. A minha casa cultua a Jurema, praticamente todas as casas têm esse culto regional, mas o meu pé na Jurema é só pelo crescimento dentro desse universo mesmo. Não tenho as entidades, os encantados. Uns dizem “por enquanto” rsrsrs, mas eu deixo nas mãos de Oyá, pois para ela eu fui iniciada.
Eu vou falar com os juremeiros de verdade pra ver até se consigo material para o blog e assim falarmos da super atuação dos mestres e mestras na vida de quem acredita e os respeita.
Salve a Jurema sagrada, salve o Angico e o Vajucá!
“Jurema é um pau encantado
É um pau de ciência
Que todos querem saber
Mas se você quer Jurema
Eu dou jurema a você”
E por aí segue os cânticos denotando a força da Jurema como culto e a força da Jurema como bebida, como se a bebida fosse um portal para essa “ciência” envolvida no culto.
Axé!
Day, boa noite!
Muito interessante isso que vc falou sobre mestre e mestra, uma vez, a muito tempo atraz, antes mesmo de eu iniciar, fui em uma casa de candomblé, quando cheguei já havia começado e estranhei a forma com que as entidades andavam e se comportavam, foi quando questionei com um filho da casa e ele me disse que era toque de mestre e mestra, achei interessante mas confesso que não entendi nada….. rsrsrsrs e até hj não entendo….. ficarei aguardando ansiosa a sua publicação, que Oya te de axé e que vc continue presenteando a gente com suas publicações…
Abraço
Ao caboclo Sambambaia
Tanto tempo que eu não bambeio
Hoje eu vim pra trabalhar 2x
Sou caboclo sambambaia
Vim aqui pra saravá 2x
Okê caboclo!
Aí vai mais umas amigos do blog com o agô de Osogiyan!
Ao cobra-coral
Zuará caboclo lindo
Cobra-coral é um panaiá
Arreia caboclo arreia
Cobra-coral é de oxalá
Aos capangueiros
Arreia, arreia arreia capangueiros da jurema
Arreia, arreia, arreia capangueiros juremá 2x
Aos flecheiros
Eu atirei,
Eu atirei ninguém viu
Só os flecheiros quem sabe
Aonde a flecha caiu.
Okê caboclo!
Boa tarde !
Caro Fernando,
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente artigo. De ótima qualidade.
Gostaria de saber também mais do caboclo Tupiara, é tão dificil achar informações.
Obrigado!
Babás
A Benção a todos
Segue mais alguns pontos de caboclo que eu me lembro
Se meu Pai é Oxóssi eu quero ver balancear (bis)
Arreia, Arreia capangueiros da Jurêma, o Jurêma.
==========================================
Seu Arranca Toco quando vem da mata ele traz na cinta uma cobra coral (bis)
Era uma cobra Coral, ô era uma Cobra Coral (bis)
==========================================
Tiago,
Não tenho informações sobre esse caboclo, sei de um centro de mesa aqui no Rio de Janeiro chamado Tupiara, aliás muito bom.
Axé,
Éverdade que os caboclos do camdoble e diferente do da umbanda?
Celia,
Os caboclos do candomblé são os mesmos da Umbanda. Caboclo nâo tem pai e nem mãe de santo, descem onde os chamam para fazer suas caridades, dar seus passes. A doutrina pode variar, mais o Caboclo nunca!
Axé,
Célia,
“Caboclo, caboclo se ele é filho da Guiné! (bis)
Se seu pai é rei, príncipe ele é”.
Okê!
Salve, salve!
Posso dar minha pequena contribuição aos pontos cantados?
“7 Lagoas é bamba na macaia
Ela é Jurema em qualquer lugar
Repete
Ela não apanha a folha da palmeira
Sem ordem suprema de pai Oxalá”
———————————————
“Ô Jurema, ô Jurema
Jurema não engana ninguém
Ô Jurema, ô Jurema
Seu filho chora ela chora também”
——————————————-
“Foi numa tarde serena
Lá na mata da Jurema
Onde os Caboclos caçavam
Kiô, ô kiô, kiô, kiera
Sua mata está está em festa
Saravá seu Sete Folhas
Ele é rei da fdloresta”
——————————————-
“Lá na Jurema
Onde os Caboclos moram
Uma Coral piou, piou, piou
E o anjo abençoou
Jurema, ô Jurema!
Dona das matas
deixa os caboclos passarem!
Repete
Caboclo vem na Umbanda
Vê os filhos seus
Que é hora, é hora”
————————————————–
“Caboclo, seu penacho é verde
É verde, é da cor do mar
Repete
Ele é caçudé da Jurema, ele é”
E a subida dos caboclos
“Caboclo vai embora
Pra cidade da Jurema
Que o bom Jesus ta lhe chamando
E ele vai ser coroado
Com a coroa de Oraieiê”
————————————————-
“Caboclo apanha sua flecha
Apanha seu bodoque
O galo já coiou.
Repete
Se o galo já coiou lá em Aruanda
Oxalá te chama para sua banda”
————————————————–
Axé a todos
Aos caboclos com o agô de Osagyan!
Vem ver caboclo
Vem ver a sua aldeia 2x
Vem ver como se toca aqui
Nessa aldeia
okê caboclo
Okê, Okê caboclo
Seu mata virgem na raíz da oruka
Mas foi temido caçador
Naquelas matas onde a cora piô 2x
okê caboclo
Caboclo que mora nas matas
Nas matas traz seu poder
Arreia, caboclo arreia,
Arreia que eu quero vêr
okê caboclo
Okê caboclo chama seu cobra-coral 2x
Se ele é caboclo da mata virgem
Chama seu cobra-coral 2x
okê caboclo
Caboclo selvagem
Tu és a nação do Brasil
Tu és a nação Brasileira
No alto daquela serra caboclo
Tem as cores da nossa bandeira 2x
Okê caboclo!
Aí vai mais uma…
Barravento
Bumba na kalunga
Ele é caboclo ele é flecheiro
Bumba na kalunga
Amansador de feitiçeiro
Bumba na kalunga
Quando vai firmar seu ponto
Bumba na kalunga
Vai firmar é la na angola
Okê caboclo
Apanha fôlha com fôlha tata mirô
Apanha maracanã tata mirô
Eu sou filho da Jurema tata mirô
Ossãe é rei das ervas tata mirô!
OKê Caboclo!
Fernando,
Motumbá!
Tenho muito interesse em conhecer melhor o Caboclo Sultão das Matas, mas já procurei em muitos lugares e quase não encontro informações sobre ele, o Sr. pode me orientar ou me indicar livros ou sites que eu consiga informações sobre ele? É muito importante para mim.
Axé,
Ana,
Conheço esse caboclo, mais a muitos anos não o vejo, minha querida tia que recebia esse caboclo voltou para Bahia. Não tenho informações sobre ele.
Axé,
Aos caboclos
Vento que vem
Oi que vem das matas
Olhas as matas quebrando
E os Caboclos chegando
Ele vem das matas
Ele vem girar
Ele gira com o sol e a lua
Ele gira com o vento e o mar
Nasceu nas matas
Das matas não tenho medo
Nasceu nas matas debaixo de um arvoredo
Vermelho é a cor do sangue do meu pai
Verde é a cor das matas
Atravessei o mar a nado
Foi por cima de dois barril
Foi só pra ver a juremeira
E os caboclos do Brasil
Okê caboclo!
Deus nos salve essa casa santa (bis)
Aonde Deus, fez sua morada,
Aonde mora, o cálice bento,
E a hóstia consagra!
Um abraço dado de bom coração
é mesmo que uma benção,
uma benção, uma benção ão!
Okê Caboclo!
Olá. eu sou um pesquisador, jovem rsrsrsrs. E pesquiso muito do candomblé linda religião de quem eu me aproximo sempre. Primeiro falo de Marinheiro, acredito ser um caboclo, então cantarei pra ele:
Ô marinheiro, aguenta o leme
Marinheiro aguenta o leme
Não deixa a barca virar
Não deixa a barca virar
E repete.
Enfim lindo e maravilhoso site, se possível alguém passar msn para me ajudar com algumas dúvidas eu agradeço;
E estou no lugar errado mas vamos lá: Como um Ogan é escolhido? Ele se candidata ou é indicado com o tempo frequentando a casa?
Nilton, boa noite.
Um Ogon é apontado pelo òrìsá, a pessoa aceita ou não.
Não há tempo minimo para se estar na casa, este ‘casamento’ já foi combinado no Orun, aqui apenas é sacramentado o matrimonio, rs.
Ire o.
Como assim apontado pelo orixá? Após a “incorporação” ou jogo de Ifá?
E tipo, ele frequentando, ele tendo ido por um tempo ou até mesmo ido pela primeira vez?
Valeu
Nilton, não importa se vc está na casa como visita ou abion, iniciante, se o Òrìsá sabe que vc é Ogon e lhe oferece o cargo, vc aceita ou não, entendeu.
Ninguém é apontado pelo jogo, vc pode entrar na casa como abion e cargo de Ogon e se vc for iniciado será iniciado como Ogon do òrìsá do zelador.
Ire o.
gostaria de saber se é possivel ter uma mistura de nações como ketu e umbanda em uma casa de candomblé ? eu não sei qual é a minha nação se é ketu ou é umbanda sei que quando o meu orixa chega não fala e neim abre os olhos , mas recebo entidades de caboclos isso é possivel? Mas desde já,obrigado ,axé e q zambi nos ilumine e meu pai nos abençoi . AXÉ PARA TODOS!!!
Edimilson, Benói
A Umbanda não é uma nação, é uma religião independente. As nações de Candomblé são Ketu, Congo/Angola e Jeje e suas variantes, mas umbanda não.
Algumas casas de Candomblé cuidam das entidades de Umbanda, como os Caboclos, o Povo de Rua, mas aí torna-se uma mistura de duas religiões…
Axé
edimilson,
Tem muita casa por aí misturando tudo até mesmo as liturgias individualizadas de cada seita. Casa de Ketu tem que ter raiz, dizer qual é seu Axé, sua árvore geológica, fora o contrário não é Ketu.
A Umbanda também precisa de uma orientação tradional de pessoas experientes para os conceitos básicos e toda sua doutrina.
Axé.
BABÁ FERNANDO, MAS A CASA DO MEU PAI TEM FUNDAMENTO , TEM RAIZ E AXÉ, MAS A MINHA PERGUNTA FOI, É POSIVEL TER UMA MISTURA DESSAS NAÇÕES, OU RELIGIÃO E NAÇÃO ??? DESDE JÁ AGARDESSO A SUA COMPEESÃO, E Q MEU PAI AZOANI E MINHA MÃE OYA JUSTO COM OGUM NOS DÊ MUITO AXÉ. MUNTUMBÁ BABÁ FERNANDO…
edimilson,
Minha raiz é Àsé Òsumarè BA via Iyá Teodora D’Yemanjá RJ, filha de Iyá Cotinha de Ewá do Asé Osumare. Cuidamos somente de Orixá, o que não impede que membros de sua raiz cultue caboclo nos momentos adequados, eu cultuo. Qual é a procedência de seu axé e sua raiz, assim posso lhe indicar alguém do seu segmento para melhor esclarece-lo.
Mutumbaxé.
minha raiz é o ilê axé ogum xoroquê , sou filho de babá jonatá do ogum xoroquê q è filho de mãe cleuza do’xosse do ilê axé oxosse akueran , babá fernando já entendi oq vc quis dizer obrigado pelo esclaresemento ñ será mais nessesario a sua indicação, mas de qual quer forma obrigado e axé.
Mutumbá. parabenizo -os mais uma vez pelo belíssimo trabalho….
irmãos, alguém já ouviu falar do boiadeiro CHICO MINEIRO ?? Desde de já agradeço ….
Filha de Nanã, agradecemos suas palavras.
Ouvi falar sim, mas não sei nada a respeito desta energia.
Ire o.
Bons trabalhos tem que ser sempre parabenizados……Obrigada.
Olá, queria saber se alguém poderia me ajudar, a minha entidade chama-se CABOCLO ROXO queria saber sobre a história dessa falange e se tem outros pontos cantados alem do “Caboclo Roxo da pele morena…”
Sou do candomblé nação KETU e filho de OXOSSI.
OKÊ ARÔ
ODÉ KOKE MAÓ.
Roberto Odé,
Os caboclos de pena não se diferenciam muito. Caboclo Roxo é ligado a falanje da Jurema.
Okê caboclo.
Axé.
Marta, rio que esqueçe a fonte seca, uma vez por ano é muito pouco, Eua é a terra da energia de órisá, todos os grandes babalawos e zeladores estão ai, se informe e cultue mais suas energias.
Ire o.
Ue, meu comentario sumiu. Da Ilha, eu so posso ir ao Brasil uma vez por ano.
Aqui em Dallas, onde eu moro, so tem centro kardecista.
Olá novamente. Venho a sugerir aos administradores daqui uma coisa. Que tal criarmos um blog exclusivamente para os caboclos? Tão belas entidades merecem, e nos ajudaria a reunir um bom número de informações em um só lugar, e deixar acessível a todos. Deixo aqui meu e-mail: nilton.frede@hotmail.com
Marta, eu li seu coments. informei que rio que esqueçe a fonte seca. vc tem que se encontrar mais vezes com sua energia, matê-la viva, uma vez por ano é muito pouco.
Converse com seu baba e peça que ele lhe informe uma maneira de cultuar susas energias mesmo longe dele.
Àse.
Nilton temos um post com informçãoes sobre os Caboclos, podemos agrgar muita coisa nesta espaço, sinta-se em casa.
Ire o.
“Nao ha mata que ele nao entre
Nao ha galho que ele nao suba
E nao ha esse passarinho
Que seu bodoque nao derruba, o curimba…
Xo, xo, xo, o curimba, eh de bore
Xo, xo, xo, o curimba, eh de bore”
___________________________________________
“Ubirajara quando chegou
Nao temeu a Caboclo nenhum
Ubirajara quando chegou
Nao temeu a Caboclo nenhum
Ele se chama Ubirajara
e nao temeu a Caboclo nenhum
Ele se chama Ubirajara
e nao temeu a Caboclo nenhum
Nesse mundo, vem nesse mundo
Nesse mundo, vem nesse mundo
Ubirajara, Caboclo forte
Caboclo forte mais valente desse mundo
Ubirajara, Caboclo forte
Caboclo forte mais valente desse mundo”
________________________________
“Foi num Terreiro de Umbanda
Foi num Terreiro de Umbanda
de meu Pai Oxala
Que eu vi seu Itaguassi
Vinha descendo a serra
Ele atirou sua flecha
matou sua jiboia
a sua flecha nao erra”
____________________________________
Ha tanto tempo que eu nao vejo
A linda flor do Juremá
Ate que chegou o dia, paranga
Cabocla Jurema na Umbanda
_______________________________
Seu Boiadeiro, por aqui choveu
Seu Boiadeiro, por aqui choveu
Choveu, choveu, e agua rolou
Foi tanta agua que seu boi nadou
Sarava os Caboclinhos da Jurema!!
Muito axe para todos nos!
Vcs tem informações sobre o joão boiadeiro?
Felipe eu não tenho, infelizmente.
Àse
Boa noite a todos!
A Eu aqui de novo!
Tava nas matas eu estava trabalhando (bis)
seu ( nome do caboclo) mandou me chamar (bis)
Eu vou eu vou…
Onde ele mora
Ele mora nas matas, ele mora nas matas
Ele vêm, ele vêm,
Ele vêm trabalhar
Ele é (nome do caboclo)
Das tribos dos guarás.
Axé a todos!
Sander, .Ekaabo
E kaale o.
Eu novamente
olá DA ILHA , JA deve me conhece por responder algumas perguntas minhas rs
como sempre sede de saber rsrs
A primeira vez que senti algo difenrente referente a espiritismo foi quando me peguei com uma mao para atras ( esquerda ) e outra No peito ( direta ) ambas com o dedo indicador para cima ( sabia que estava assim sentia que estava assim mas nao conseguia me controlar ).. eu nao via nada só ouvia falarem .. “- É caboclo” depois de toda essa sensação eu estava assustada e nem quis saber quem esta por perto quem me viu naquele estado e mau quis saber o que tinha recebido .. COm essa caracteristicas em que me encontrei tem como saber se realmente era caboclo Qual seria ?
Agradeço desde já !
Lele, sem chance de responder, rs. Vc lembra para quem estavam cantando, falou o Guia Chefe da casa. Somente os mais experientes poderam dizer alguma coisa.
Gostaria de poder ajudá-la, mas desta vez tá difícil.
Ire o.
Nao cantavam PQ ele Veio num momento muuuuito inesperado veio e foi um tempo depois .. nao foi em nenhuma casa ..
Muito Obrigado pela pAciencia Da Ilha rs !!!!!!
e a todos que estao dispostos a ajudar ..
Lele, ai ficou mais dificil ainda, kkk
Procure uma casa onde esta história possa ser desenrolada e vc ter uma certeza sobre esta energia. Deixe o rio seguir seu curoso, na hora que ele decidir se apresentar será uma grata surpresa, isto eu garanto.rs.
Ire o.
A cabocla Jupira existe realmente?
Grata
Maria se vc precisar levo vc na casa de minha tia carnal, ela trabalha com a Cabocla Jupira a uns 50 anos.
Ire o.
Boa noite a todos!
Chamada
Oxalá mandou…
Oxalá mandou,
Ele mandou buscar
Os caboclos da Jurema
Oi lá da Juremá
Pai Oxalá
Ele é o rei
Do mundo inteiro
Já deu ordem pra Jurema
Mandar seus capangueiros
Mandai, mandai
Minha Cabocla Jurema
Com seus guerreiros
Cumprir a ordem suprema…
Os caboclos desceram
Lá do alto da serra
E traziam no peito
Uma cobra coral (bis)
Mas hoje é dia
De alegria
No terreiro de Umbanda
Saravá meus Caboclos de ronda
Sucuri,Jibóia
Quando vêm beirando o mar (bis)
Olha como brogoiô,
a sua Cobra Coral… (bis)
Subida
A sua mata é longe
Ele já vai embora
E vai beirando o rio azul
Adeus Umbanda
Os Caboclos vão embora
E vão beirando o rio azul
Okê caboclo!
Aos Boiadeiros!
Chamada
Jogue o laço, jogue o laço
O vai laçar seu boiadeiro (bis)
Quem vem lá sou eu
Quem vem lá eu sou (bis)
Ô na descida deste morro sou eu
Sou boiadeiro sou eu
Sou eu dois, dois, dois de ouro
Sou eu boiadeiro sou eu
A sineta do céu bateu
Sou eu boiadeiro sou eu
Ô cirândeiro, cirândeiro ó (bis)
A pedra do seu anel brilha mais que oricó (bis)
Adeus, boiadeiros adeus
Adeus, que eu já vou me embora (bis)
Jêtuê boiadeiro!
Baba da Ilha; era somente uma duvida, pq já tinha ouvido falar em cabocla Jupira em uma novela q passou na rede globo; mais só q nunca a vi e nem ouvi falar, e ai perguntei a um Babalorixá daqui de minha cidade e ele disse q nunca tinha ouvido falar dela…
Grata
Por Favor alguém sabe algumas musicas do Caboclo eru.
Grato
Lucas,
“Na mata ou em demanda,
Ele luta e não medra.
É forte no arco e flexa,
seu brado racha a pedra.” (bis)
Okê caboclo!
Maria,
“É hora, é hora,
É hora de bambi oclime, é hora. (bis)
É hora de Jupira é hora, Umbanda é Hora”.
————————–
“Jupira é taturema!
Tupinambá é um caboclo valente (bis)
Ela é sentinela da Umbanda ó Jupira!
E deixa seus filhos trabalhar.”
Okê cabocla!
Aos Boiadeiros os Caboclos de couro!
Aos cirandeiros apaixonados:
Os boiadeiros também se amaram em sua época aqui na terra e se amam em seu axé!
Eu vou, eu vou, eu vou
Eu vou mostrar meu laço (bis)
Eu perdi minha boiada na beirada do compasso (bis)
Eu fui boiadeiro, eu fui sim sinhô, (bis)
Pois perdi tudo que tinha por causa de um grande amor (bis)
A todos aqueles que tiveram e têm um grande amor…
Jêtuê Boiadeiro!
cabloco neve branca e cabloco de pena
Aline,
Desculpe-me, não conheço caboclo Neve Branca, vamos ver se o Da Ilha ou algum leitor possa lhe ajudar.
Axé.
Bàba Fernando o culto Shaman muito difundido em todo o mundo congrega todas as energias de indios e povos ligados a natureza, pode ser, veja bem, pode ser que a tradução de algum indio destes tenha este nome. As energias deste culto vem de toda parte do mundo, explicando a pessoa pode incorporar a energia de um indio canadense ou boliviano. Eu indicaria o site http://www.aguiadourada.com e falar com Eliane Haas que é profunda conhecedora do assunto.
Ire o.
Da Ilha,
Bem lembrado irmão!
Ire o.
Boa noite a todos!
Eu SANDER agora estou com um outro pseudônimo “Caboclo”, é uma homenagem aos caboclos, não é uma paranoia hshshshshshshs..
O email continua o mesmo.
Caboclo não tem caminho para caminhar 2x
Caminha por cima das folhas por baixo das folhas em qualquer lugar 2x
Okê caboclo!
Axé a todos!
Caboclo,
Caboclo é, caboclo é
caboclo é a luz do mato é.
Okê!
Bom dia galera, sou filho do terreiro “A casa dos caboclos” nação angola, localizado aqui em Salvador !
E assim estou lendo um livro muito bom de Ruth Landes ” A cidade das Mulheres” , ele mostra bastante o preconceito sofrido, principalmente aqui em Salvador, pelos Candomblés de caboclo que não eram aceitos …
Okê caboclo !
“O meu caboclinho é um caçador, oxóssi vem caçando ele é um caçador”
Boa tarde a todos!
Aos caboclos de pena:
Caboclo Pena Branca:
Saravá seu Pena Branca
Saravá seu apache
Pega flecha e seu bodoque
Pra defender filhos de fé
Ele vem de Aruanda
Trabalhar neste casuá
Saravá Seu Pena Branca
No terreiro de Oxalá
Sua flecha vai certeira
Vai pegar no feiticeiro
Que fez juras e mandingas
Para o filho do terreiro
Pega o arco , atira a flecha
Que esse bicho é caçador
Além de ser castigo
Ele é merecedor
Caboclo Pena Azul:
A sua flecha quem Lhe deu foi oxossi
A sua lança quem lhe deu foi Ogun
E a estrela que brilha no seu capacete vem do manto da Oxum
Saravá Ogum! Saravá Oxum!
Quem tá chegando de aruanda é o caboclo pena azul
Caboclo Pena Verde:
Ele veio da sua mata
Saravá este gongá
Sua sina é pena verde
Aqui em qualquer lugar
Oke caboclo!
alguem ai conheçe a cabocla jurema?
Boa trde Angelina!
Dentro deste blog:
Siga essa sequencia:
Categorias;
Caboclos;
Jurema Representação Urbana e Drama Social
Tá td explicadinho neste blog. Ok
Axé!
E kaa le o
Baba Feranando tem um comentário meu q tá repetido do dia 26 de Outubro.
Pode deletar um.
Modupé.
Angelina,
…a Jurema é uma cabocla da raiz do urucaia, seu bodogue atira ô Jurema e sua flexa mata, Juremê!
Axé a todos!
Aos queridos caboclos;
Oxalá chegou
E já mandou buscar
Os caboclos da Jurema
O lá no Juremá
Meu pai Oxalá, é rei do mundo inteiro
Mandou ordem pra jurema, chamar seus capangueiros
Os caboclos desceram
Lá do alto da serra
E traziam no peito
Uma cobra coral 2x
Mas hoje é dia
De axé
Nesta casa de angola
Saravá meus Caboclos de fé
Assovia, assovia
Ele assoviou
Assovia, assovia
Ele assoviou
Cadê os caboclos da mata
Que ainda não chegou
Um grito na mata ecoou
Foi seu pena branca que chegou
Com sua flecha
Com seu cocar
Seu Pena Branca vem nos ajudar
Com sua flecha
Com seu cocar
Seu Pena Branca vem nos ajudar
Mas ele veio de tão longe
Mas ele vem, do Guaiporé
Mas ele veio de tão longe
Mas ele vem, do Guaiporé
Mas ele é, ele é, ele é
Mas ele é o Caboclo Aymoré
Mas ele é, ele é, ele é
Mas ele é o Caboclo Aymoré
Ele vem de longe
Da cidade da Jurema
Ele é sete cachoeiras
Que vem ordem suprema
É o índio, é o índio, é o Íídio
Ele é índio aonde o sol nasceu
Seu cachoeira na umbanda
Ele é índio aonde o sol nasceu
Naquela aldeia, tem sete coqueiros
Tem sete cobras, todas a piar
Ele se chama sete flechas de umbanda
Sua mironga é lá do Juremá
A lua clareou
clareou a sua banda
A lua clareou
Ele é arruda De umbanda
Arruda De Guiné!
Sua Pai É Zambi!
Estrela, Sol e Lua,
Que clareia o Juremá 2x
Oi que valha-me todos os Caboclos
De flecha e botoque
Oi que me valha Iara 2x
Que lindo, capacete de pena,
Que tem, a cabocla Jurema.
Mas ele é lindo,
Como a flor de urucá.
Lerê, lerê, lerá…..
Zum, zum, zum
Eu vi a a lua Brilhar
Zum, zum, Zum…
Eu Pensava que era dia
É o caboclo lua nova
Que vem ao romper do dia
Okê caboclo!
boa tarde a todos não puder deixar de ler todos os comentarios achei lindo tirou muitas duvidas minhas, mais ainda tenho uma duvida sei pouco sobre o caboclo das sete encruzilhada e muito menos o ponto dele sou da umbanda desde de pequeno minha familia frequenta a umbanda a anos mais sou o unico que é de gira..na casa aonde vou, cantam esse ponto pro meu caboclo descer
“ô já raiou o dia de babá la na aruanda, estão mexendo,estão mexendo com o cavalo de umbanda”
por favor se puderem me responder agradeço
Lorival,
Não conheço este caboclo, somente conheço o exú Sete Encruzilhadas. Se alguém tiver realmnte conhecimento e puder lhe ajudar…aguarde.
Axé.
Kolofé meus irmãos… A benção aos meus mais novos e mais velhos…
Por favor irmãos, alguém já ouviu falar de Boiadeiro CHICO MINEIRO DA ESTRADA? Qualquer coisa, uma cantiga que seja… Por favor me ajudem… O site é maravilhoso, parabéns pelo trabalho! Asé…
Ké eu não conheço mas de uma olhada neste endereço, quem sabe vc não acha algo que lhe sirva.
http://pt.scribd.com/doc/7117398/Umbanda-Pontos-Letras-de-Pontos-de-Umbanda-Livro
Ire o.
queria saber de que orixá pertence terra-terra ?Imagens deles, cantos etc…?
Janderson,
A entidade divina representada pela terra chama-se Onile.
Axé.
com a bençao dos orixás,impossivel não nos redermos a força dos caboclos eles enfrentam qualquer demanda,são grande trabalhadores adoro caboclo boiadeiro ta sempre mim ajudando e o que dizer de sultão das matas,rei das ervas,e o grande indio estrela branca, uma das cantigas q eu mas gosto.
“eu vou mim bora pra minha aldeia de ouro
eu vou mim bora pra minha terra natal
eu vou pedir que zambia pombo mim dê
uma estrela para eu anda no mar”
“xetro marrombaxetro”
Diego, os Caboclos devem ser louvados sempre.
Ire o.
oi sou um ogã e quase toda minha familia e do camdomble .
des de pequeno sou apaixonado pelos cablocos
meu pai de toda minha familia é o mais velhos de terrero ja vai ha quase 3 anos somos iniciantes mas meu pai
nao sei porque nao incorpora entidade nem orixas
essa grande paixao pelos cablocos vem de meu pai que antes mesmo de ir ao terrero ja havia jogado buzios com uma senhora vizinha a sua casa que era quase uma segunda mae
ela sempre disse que o cabloco de meu pai era irmao de rompe mato e chefe de falange ,em uma festa de cablocos, cabloco sete flecha falou que o cabloco de meu pai era da linhagem tupinamba uma linhagem muito velha de curandeiros
disse que era chefe de falange e todos dizem seu cabloco e muito forte tanto que em seu buzios deu ogum mas seu jeito e diferente do de ogum por causa da força de seu cabloco que altera a personalidade
mas nao importa o quanto procure nao acho os cablocos desta linhagem tem como me ajudar?
criei num blog especialmente para poder postar aqui me responda
para vc saber os orixas dele sao
ogum oxum e oxossi
felicidades
yotuba
Agô Osagyan
(1a2b3c45) Boa noite Ogã!
Geralmente linha de caboclo pertence a natureza umbandista, mas neste post tem bastante coisa interessante referente a esta entidade. Uma outra questão é que não necessariamente se a pessoa for de Ogun, ou Odé… que esta terá que trazer os caboclos a qual as “linhas” dizem pertencer, isto é relativo e complexo. Creio que só mesmo se caso o caboclo de seu pai carnal queira manifestar que vc poderá saber de qual caboclo se trata. Enquanto isso não ocorre paciência, talvez seu pai também seja um ogã.
mt Axé.
Motumbá.
Gostaria de saber se alguem conhece o caboclo erú,sei q ele é muito brabo, e se sabe algumas cantigas desse caboclo?Ficarei muito agradecido.
Motumba a todos.
Jorge eu não conheço, mas se algum amigo do blog conhecer, podem ajudar o amigo…
Ire o.
Motumba Jorge!
pesquise no google, Encataria brasieleira o livro dos mestres caboclo e encantados; Reginaldo Prandi.
pergunte no orkut parece ter uma pergunta parecida coma sua, dê uma olhada.
Asé
oie sou Ewerton de campina grande eu queria saber se eu desenvolvo eu nasce dentro da umbanda e ate hoje ainda ñ desenvovir e eu queria muito desenvolver sera q isso er possivel?
por falvor queria muito saber disso
Ewerton dentro da Umabanda temos os tocadores de atabaque que incorporam ou não, já vi alguns incorporados, será o seu caso?
Mas vc não ter esta conexão é sinal de que vc precisa trabalhar mais seu espirito e sua mente, deixar a ansiosidade de lado e achar que a energia externa precisa de sua energia interna equilibrada para haver um ponto de encontro.
Converse com seu Baba e veja como ele pode lhe orientar, ok.
Ire o.
Jorge
Eu conheço uma senhora que tem esse cabloco erú, realmente ele é muito brabo, mais isso com um tempo vai acalmano ele arriando muito milho branco e frutas, eu não sei as cantigas dele mais vou procura saber dela e retorno para te informar.
Olá a Todos
Eu gostaria de saber mais sobre os caboclos de penas, principalmente o 7 Estrelas e eu não seu nada sobre ele
Se souber de algo que me ajude agradeço
ATT. MAGNO
Ègbé,
Hoje é o dia do Índio, do caboclo de pena, okê caboclo!
“Tumba aê Caboclo! Tumba lá e cá!
Tumba aê Guerreiro, tumba lá e cá!
Tumba aê meu pai, tumba lá e cá!
Não me deixe só, tumba lá e cá”.
Salve todas linhas e vertentes, cultos e nações, tribos e aldeias que acreditam e respeitam o Índio.
Axé.
Baba Fernando, vamos relembrar, muitos anos atráz, kkkkkk
No meio da samambaia, debaixo do pé do ìmbé.
Eu vi a coboclo atirando, ele atirava e ninguém via.
Zuouuu, zuou a sua flexa zuou.
==========================================
O vento soprou sobre os coqueiros
As matas se abriram.————–Bis.
Sentado na pedreira de Sàngo, oooooooo
Seu 7 Folhas sorria.
Canário, bicudo e azulão
Com sua penas divinas.
Subiam no alto da arena.
Ele traz presentes para a cabocla Jurema.
Minha avó materna, trabalhou 60 anos dom este caboclo, ô saudade……..
Saravá Caboclo.
Será que alguém pode me passar sambas (musicas ) de caboclo candomblé angola.
Sandra
Sandra, existem vários blogs que oferecem este tipo de serviço sem custos.
Vá ao google e faça sua busca, boa sorte.
Ire o.
alguem conhece a uma musica eu sei que ela começa mais ou menos assim
Tindolelê lauê cauisa
Tindolelê é sangue real
Eu sou filho, eu sou neto de jurema
richard,
Conheço assim esse ponto de caboclo:
“Sindo lelê auê cauísa,
Sindo lelê ele é sangue real,
Se ele é filho eu sou neto da Jurema,
Sido lelê auê cauísa”
“Cauísa é um rei,
É Orixá!
Caísa é um rei,
É Orixá!
Axé.
muito obrigado!!!!
Boa tarde!
Alguém pode me falar sobre o caboclo rei das ervas, ponto, samba, veste, comida, etc,
Sandra
Sandra eu não conheço este Caboclo, se algum amigo do blog tiver a informação por favor ajude a amiga.
Ire o,
Léo/SP – filho de Rita de OYÁ
Boa tarde, meus irmãos.Peço agô, para deixar meu comentário.Fiquei muito feliz com tudo que li no post.Vcs contribuiram para que algumas dúvidas que eu tinha, fossem tiradas.
Peço permissão para deixar um ponto de cabocla, que é muito bonito.
EU ENTREI NA MATA PRA APANHAR GUINÉ,
EU VI UMA CABOCLA, PERGUNTEI QUEM É.
(BIS)
ELA ME RESPONDEU, MEU NOME NÃO VOU DIZER,
EU SOU DONA DAS FOLHAS, AGORA QUE EU QUERO VER
AUÊ OSSAIN, AUÊ JUREMA (BIS)
QUANDO OSSAIN SAI DAS MATAS
DEIXA A JUREMA NO SEU JUREMÁ.
(BIS)
AUÊ OSSAIN, AUÊ JUREMA (BIS)
Kolofé para todos.
AMEI O SITE AS CANTIGAS,OS POST FICOU OTIMO UM ABRAÇO E MUITO AXÉ BRENDA T`NANÃ
Pergunta simples: existe corte para caboclo? Frequento um barracão (que trabalha com candomblé e umbanda) que realiza corte para caboclo (na parte de umbanda). Isso existe? É possível?
Curioso, Umbanda não tem oro n’pá (imolação).
Umbanda misturada não existe, Umbanda traçada é invenção e Umbanda moderna é uma loucura, coisa de gente que não conheçe o culto e acaba inventando, pois não tem fundamento.
Cuidado com este tipo de casa.
Ire o.
Curioso,
Colaborando com o Da Ilha, realmente não tem corte, não se utilizam as práticas do candomblé com uso de facas e ajuda de ogans para Caboclo, a chamada Umbanda Branca. Mas, tem oferendas de animais para Caboclo, essas oferendas antigamente eram feitas dentro da mata com muita festa e presidida pelo próprio Caboclo, os bichos de pena eram entregues vivos aos caboclos e eles mesmo se encarregavam do ritual. Presenciei boas festas do caboclo Sultão das Matas em Areia Branca, Cacique Caçador em Xerén, Caçuté da Jurema em Piabetá com muito samba de caboclo ao final das festas. Havia muita influência do povo de Angola e participavam zeladores do Jeje, Umbanda, ketu, Efan. Essa prática hoje em dia está quase extinta, e as poucas casas que matém a tradição, fazem esses rituais internamentes, sem a presença do público e pouquíssimos convidados.
Axé.
Os caboclos Quebra Ferro, Rompe Mato e Vi Longe existiram de fato? Como eram? Quais suas histórias? O que fazem?
Joel,
O melhor que você tem a fazer pra obter esse tipo de informação é indo até sites que falam com mais profundidade sobre Umbanda. Como nosso foco é mais Candomblé, não temos nada falando sobre o que você procura.
Axé.
Por que a manifestação de caboclas e pretas-velhas em homens são tão raras, pois até hoje eu vi pouquíssimos homens recebendo-as.
Rodrigo eu tbm vi poucos casos assim. Mas não existe regra para isto.
Ire o.
SOU FILHO DE OGUM MÉJE.E NÃO INCORPORO
VAI UM AI PRA VCS.
VERMELHO É A COR DO SANGUE DO MEU PAI
O VERDE A COR DAS MATAS ( BIZ )
O SARAVA SEU ROMPE MATO DA JUREMA
O SARAVA AS MATAS ONDE ELE MORA.
OUTRA.
O NÃO ME MEXA NA ESPADA DE OGUM
O NÃO ME MEXA NO MAXADO DE XANGO OO
MAS NÃO SE MEXA
NA FLECHA DE OXOSSE
QUE LÁ NAS MATAS
ELE É REI É CAÇADOR.
AXÉ ATODOS SALVE ROMPE MATO
Baba Fernando..sua benção….
Boa noite…alguém poderia me falar sobre caboclo Lua Branca? alguém sabe alguma cantiga?
Boa tarde, tenho a presença do caboclo roxo, e pouca informação sobre ele, existe alguma literatura mais detalhada, onde posso aprender sobre ele? automanvr@yahoo.com.br
Olá Julio!
Caboclo roxo da pele morena
ele é caboclo caçador lá da jurema
Okê caboclo!
entre neste site: http://umbandadeomoloco.blogspot.com.br/2007/12/entrevista-ao-caboclo-roxo.html
Asé.
Olá Robson!
Sobre o caboclo lua branca existe uma simpatia no livro “simpatia imantadas para os orixás” do ogã Levindo. Na net vc encontrará cantigas.
Asé.
Obrigado Caboclo, eu já havia lido aquela entrevista, mas mesmo assim pouca informação ainda tenho desse caboclo. Tenho apenas 2 meses na umbanda, fiquei sabendo de um caboclo me acompanhando através do Caboclo Tupi de Aracaju, desde que voltei para minha cidade, fiquei querendo saber quem era o caboclo, quando em um centro em Bananal em SP, após um pedido meu para que eu conhecesse o caboclo e saber o que poderia fazer por ele, a dirigente do centro o incorporou, ele se apresentou como Caboclo Roxo da pele morena e riscou o ponto no chão. Seria ofensivo fazer perguntas ao caboclo, pois tenho várias curiosidades e não acho em lugar nenhum? Obrigado! Julio.
Caboclo!
Caboclo flecheiro tu és a nação do Brasil
tu és a nação brasileira
no alto daquela serra caboclo
tem as cores da nossa bandeira
Okê Caboclo
Olá idealizadores deste blog!
A mt tempo que faço parte dessa rede virtual q divulga de forma séria e descontraída um repertório fantástico sobre culto de matrizes africanas especificamente o candomblé. Mas quando me escrevi neste blog, por não conhecê-lo direito criei uma pseudo identidade. A principio por “sander” e em seguida por “caboclo”. Mas hj posso garantir a confiança que tenho para com esse blog e não vejo o prq de não me apresentar de um modo mais sério também. A partir de hj quem quizer me conhecer melhor terá um pouco de informações sobre minha pessoa em meu face. Mas podem me continuar chamando de Caboclo.
Mt obrigado!
Ok Jefferson.
Grande abraço, axé.
Bom dia! Eu gostaria de saber cantigas do caboclo(ARARIBÓIA)se agum de vcs souber por favor me mandem pois adoro esse caboclo mas não conheço nenhuma cantiga dele no candomblé desde ja muito axé a todos e um abraço.
Aqui me deparei com o ponto cantado passado pela Iracema, na minha 1 feitura(Bori), no terreiro aonde trabalho, antes nunca havia achado este memo ponto cantado, achei poucas informações e poucos pontos. Uma vez publiquei no orkut este ponto, que aqui esta faltando uma parte.
Gostaria muito de saber se o ponto da Iracema aqui descrito foi passado cantando ou por cópia na internet, pois, realmente me sensibiliza a expectativa de saber que esta cabloca de luz e força trabalha com outros mediuns e quem sabe próximos.
Obrigada!
Olá,tudo bem?
Frequento um centro de Umbanda(sei que aqui se trata de Candomblé,mas não encontrei um site tão bom sobre o assunto).
Na última gira de caboclo que fui,eu estava conversando com a entidade .
E ele ficou em silêncio pensando acredito no que eu tilha lhe dito.
E eu também fechei os olhos,e sem querer (acho) veio na minha cabeça a imagem de uma mata.
O rapaz incorporado abriu os olhos e me perguntou qual foi meu último pensamento.Eu respondi:Ah,uma mata!!
Ele riu e me perguntou se me sentia bem.Eu disse que sim.
Naquele momento meu corpo se balançava ,meu braço formigava e eu sentia algo na minha nuca.Foi estranho,mas não passou disso.
Aí ele disse: Você vai entrar na casa né,menina?Não precisa ter pressa ,né.
Eu respondi que sim,iria entrar na casa em 2013.
Fica minha dúvida:
Isso é firmar a cabeça ?Você se concentrar no ponto de força da entidade ?
Ou foi coincidência ?
Muito obrigada.
Mari,
Pode ter sido um sinal apontando um caminho, caberá a você cecidir se está disposta a seguir neste caminho religioso ou não.
Axé.
Boa Tarde à todos
Gostaria de encontrar este ponto que um preto velho cantou, enquanto fazia uma limpeza.
“Nos pés da jurema caboclo trabalha caboclo vai caboclo vem cabloco leva todos os males que se tem”
Axé
gostaria de saber se o caboclo urubatão incorpora em mediuns e quais são seus pontos
motumba
la gostaria de saber se o caboclo urubatão incorpora em seus mediuns
e também queria saber alguns pontos desse caboclo
sei que essa pagina não é de umbanda mas voces poderiam me ajudar desde já agradeço
renata asé
Renata(?),
É mais aconselhável você procurar essas informações em sites de Umbanda.
Axé.
Olá Douglas / Renata (?)
Sim, é raro, mas possível a imcorporação de caboclos da linha de Urubatão, ou seja, Caboclos de Oxóssi que vibram com a Linha de Oxalá (ou vice versa).
Mas é raro e 90% dos médiuns que incorporam Caboclo Urubatão o fazem por animismo, por isso, nesses casos, ou melhor, no caso de todas as linhas de Caboclo cruzadas com Oxalá,todo cuidado é pouco! Cabe a seu dirigente lhe orientar para que o Caboclo se manifeste em sua essência e para que o médium não coloque caraminholas na cabeça!
Motumbá
poderiam me passar pontos do caboclo urubatão
des de ja agradeço renata
Renata eu conheço um, vejamos:
Senhor Urubatão de Umbanda
Nasceu na folha da Jurema.
Mas, ele tem o seu saiote lindo.
E na sua flecha tem um diadema.
Você me fez voltar a 30 anos no tempo.
E Caboclo.
Alguém poderia me falar algo sobre o caboclo sete flechas? Desde já agradeço pela atenção.
Deivson não somos bons em assuntos de Umbanda, quem poderá lhe ajudar?
Quem sabe algum internauta que domine este assunto.
Ire o.
Mas o caboclo sete flechas num trabalha na linha de Oxalá no candomblé ou estou enganado?
Ire o.
Olá Deivson,
Não necessariamente. Muitas das entidades de Umbanda que carregam o numero sete em seus nomes trabalham “com Oxalá”, mas não necessariamente “nas linhas de Caboclos de Oxalá”, sobretudo os Caboclos da linha de Oxóssi, que é o caso dos Sete Flechas. A única indicação que o nome dá e que pode-se falar na internet é que á um Caboclo que trabalha com Ogum.
Na dúvida, peça para conversarem com esse Caboclo e pergunte à ele.
Motumbá
Bizzi obrigado pela ajuda.
Ire o.
Obrigado pela ajuda Bizzi, Da Ilha e todos q fazem esse belo trabalho. As dúvidas são frequentes por isso vivo em busca constante pelo conhecimento. Aqui onde moro é difícil pra encontrar pessoas assim e casas realmente sérias, há muito choque de contradições entre elas, por isso fica muito difícil seguir uma delas. A anos quero dar obrigação e ainda não consegui, tenho receio que meu Orixá venha a me cobrar. O meu contato com espíritos são constantes, as vezes até incomoda.
Sei que vai chegar a minha hora!
Muito grato, Axé a todos.
Olá, minha dúvida é a seguinte: apesar de respeitar a parte da umbanda dentro de algumas casas de candomblé, gostaria de saber se é correto um caboclo boiadeiro descer e dar nome de erêde yawo recém iniciado e passar preceitos para o mesmo. Onde tem orixá em terra, caboclo pode incorporar? Existe caboclo boiadeiro de orixá? Grato por quem possa responder a minhas dúvidas.
Omulu Xolonã, não é correto, mas cada casa tem seu jeito de levar seu dia a dia.
Tudo que você está falando não é novidade e não é o correto.
Ire o.
Olá! Boa noite! Eu gostaria muito de saber se alguém conhece algum livro (de boa confiança) que fale sobre ervas e como funcionam. Mais voltada pra parte da saúde e da magia.
(continuando a mensagem, sem querer enviei rsrsrs)
Livro sobre ervas, se for relacionado à caboclos e/ou pretos velhos melhor ainda! Se alguém souber de pelo menos um já é muito muito bom.
Grande beijo. Axé!
Daiane existe um livro chamado Ewè do José Flavio Pessoa de Barros.
Ire o.
aee postem ponto de piabá ae acho dahora
ae piabá
a piabá ta me chamando
para samba
postem mais ae galera *-*
Eduardo não conheço esta cantiga e infelizmente não sei do que se trata.
ire o.
Sua benção, Baba Da Ilha,
Piaba é um tipo de ponto de umbanda muito utilizado por entidades das linhas de boiadeiro, malandro e baiano em que uma entidade responde à outra em desafio cantando um pequeno verso improvisado.
Motumbá
é isso ae bizziboy e que tambem eles ficam dançando em cima de um lenço ou uma corda enrolada
Os caboclos devem dançar pulando de um lado a outro da vara, como se estivessem embriagados, sem tropeçar ou mover o objeto no chão. Neste ato lúdico, a disputa é sempre acirrada e muitas vezes cria uma verdadeira competição na qual o caboclo do dono da casa deverá sempre sair-se bem, sob pena de ver posto em dúvida seu poder mágico. Afinal, as entidades do chefe da casa, quer se trate de orixá, inquice ou caboclo, são sempre consideradas as mais poderosas.
Ô piaba, pula por cima do pau
ô piaba (bis)
———————-
Bate tambor solta a piaba
Caboclo do junco
caboclo da mata..
Bizzy este desafio é lindo, mas não conheço com este nome.
Abraços e obrigado.
Ire o.
Estava lendo os comentário e lembrando da epoca q choveu varias cantigas de caboclo nesse espaço. Saudades!
Juremá sua mata é verde, é verde como a cor do mar
auê cabocla juremá, auê caboclo juremá o juremá 2x
Mas eu mandei fazer
três capacetes de pena
uma é pra Jandira, outra é pra Jussara, outra é pra Juremá! 2x
Cheguei no clarão do dia
salvo ao romper da aurora
vim trazer alegria meu pai
consolar quem chora 2x
Na minha aldeia tem Juçena
na minha aldeia é o Tombeci
na minha aldeia tem caboclo Guerreiro
tem seu rei das ervas e Andaraí
É a hora é de ir embora
É a hora é chegou agora
É a hora é de ir pra angola
Okê caboclo!
Jubinha, esta cantiga também é remetida à Cabocla Mariana: A maré encheu, a maré vazou, de longe muito longe eu avistei arará, a sua casinha coberta de sapê, seu arco e sua flecha, sua candeia no pé.. Axé.
Marcio Reis, Belém-PA.
Caboclo Flecheiro!
“O seu Flecheiro passeava na jurema,
Estrela D’Alma iluminava a mata virgem, (bis)
Águas de Oxun corriam na cachoeira
Saravá, meu Pai Flecheiro,
E cassuté da Lei suprema”.
Naquela estrada bonita aonde a lua clareou
todos caboclos pararam para a ver a procissão
de São Sebastião
Okê Okê caboclo
me pai Oxossi é São Sabastião 2x
Caboclo, caboclo ele é filho da guiné
se seu pai é príncipe, príncipe ele é 2x
(refrão)
Quando a lua no céu brilhar é sinal de caboclo
quando a lua no céu brilhar é q Serra Negra vai chegar 2x
quando sabia caçar nas matas do juremá
Serra negra da umbanda, vem para macaia e vem trabalhar o laiá laiá
com seu arco e sua flecha
e também lindo cocar
Serra Negra da umbanda vem para junto trabalhar
Okê caboclo!!!!!!!!!!!!!!!
Seu arranca-toco
quando vem da mata
ele traz na cinta
uma cobra-coral
ou é uma cobra-coral
ou é uma cobra coral
Okê Caboclo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
“Seu Caçador lá na beira do caminho,
Oh não me mate essa coral listrada,
Ela abandonou sua choupana Caçador,
foi no romper da madrugada,
Caçador”.
Obs: Essa é a letra correta desse ponto, ou seja: não é coral na estrada e sim listrada!
Axé.
Ola gostaria de saber sobre a cabocla yara, sou filha ,tem algum artigo que fale dela. iniciei meu desenvolvimento a pouco , à varias iaras tipo flecheira, das cachoeiras , da praia ou somente uma, obrigada, Paula
Paula,
Cabocla Yára é ligada as águas, tanto pode ser as águas doce dos rios como a água salgada do mar. A Nergia dela está nas águas até num cipo d’água.
Okê caboclo!
Axé.
muito obrigada, fernando! axé!
Olá amigos a três dias meu babá chamou meu caboclo e ele deu o nome de 7 flexa alguém sabe me falar algo dele algum ponto pois sou nova no camdoble pois lá e ketu e não conheço nenhum irmão que receba está entidade desde de já agradeço.
Elaine,
Caboclo 7 Flexas é muito conhecido dentro da Umbanda, conheço alguns.
Axé.
Caboclo, caboclo
Ele é filho da Guiné
Se seu pai é príncipe
Príncipe ele é
Okê Caboclo!
Jeffersom,
…se seu pai é “Rei”, príncipe ele é!
Okê!!!
Olá …
Eu estava na Umbanda há muitos anos e sempre atraído pelo candomblé decidiu mudar a minha filosofia de vida para algo mais puro como Candomblé Ketu, com o meu maior respeito à Umbanda e Batuke onde eu dei meus primeiros passos e foi o que despertou meu mediunidade se assim você pode chamar …
a única confusão que eu tenho e eu realmente não têm muitos lugares onde as pessoas ou levantar sérias dúvidas foram levantadas eu deixo para você ….
Ketu no Candomblé caboclo ou exu linha realizado? ..
não praticado … a casa que faz é ignorância ou falta de seriedade ??
obrigado
Eu quero ter certeza de onde estou indo para me levar ..
Mario,
Não entendi sua pergunta, por favor, reformule.
Axé.
si en candomble de ketu se practica linea de caboclo…..como en umbanda
Mário
O candomblé Ketu/Nagô, não pratica a linha de caboclo, pratica o culto aos Orixás, porém, existem várias Casas de candomblé que tem seus zeladores oriundos da Umbanda e que continuam a cuidar de Caboclo.
Axé.
Baba,
Sem querer entrar em “discussão” mas o que o Sr. acha de candomblés que tem uma semana festa de orixas e outra entidades? E o mesmo de umbanda de mesclam orixas e entidades?
Não acaba sendo algo ruim, fazendo duas coisas pela metade? E acaba não se cuidando de forma “correta” nem de um nem de outro?
Falei de uma forma bem abrangente, mas sei que existem casas que fazem isso e são bastante sérias.
Will já cansamos de dar nossa opinião.
As casas são livres para cultuar o que desejarem, desde que se respeite os limites, dias, horários e etc.
Ifá diz que não devemos abrir mão daquilo que faz parte de nossa vida espiritual.
Se a pessoa tem um Caboclo, Povo de Rua, Preto Velho ou Beijada.
Eles devem ser cultuados com carinho e respeito.
Dias diferentes e sem misturar as energias naquele dia.
Ire
obrigado por vuestra respuesta
osea que yo umbandista desarrollado por 30 años en caboclos una vez que cambie podre seguir cuidandolos..
como se llama la manteca vegetal utilizada para el ori?
si es que se puede decir el nombre, no faltando a las reglas.-
gracias
Mario chamamos de banha de Ori.
Ire
es o limo da costa verdad?
a banha extraida del fruto karite arbol africano….
Muito lindo e maravilhoso ter lido esse post e comentários. Parabéns pelo belo trabalho.
Oh meu caboclo( nome do caboclo ) não me deixe só } bis
Eu não sei andar sozinho,
Não me deixe só.
Eu sou tão pequenino
Não me deixe só.
……
Saudades…
Cheto a!!!
Boa tarde. Gostaria de informções sobre o caboclo catimboré. Já pesquisei em vários locais, mas não encontro.
dani,
Consulte Pai Alex, ele cuida desse caboclo:
http://paialex.blogspot.com.br/2011/06/cabloco-catimbore_29.html
Axé.
Olá Dani,
Antes do mais, cada Caboclo é único e muita coisa pode mudar, mas Catimboré, ou Catimbó-eré significa simplesmente “Fumante” ou “Aquele que fuma cachimbo”, geralmente associado aos pajé das tribos Tupi que usavam o fumo recreativamente, e não apenas ritualisticamente.
Os Caboclo que conheci que usavam essa denominação eram da linha de Ogum, geralmente da falange dos Rompe Mato. Entenda: isso pode mudar
Mas nada melhor do que um bom papo com o Caboclo para saber mais sobre ele! Se for uma entidade que você carrega, peça ajuda aos amigos.
Motumbá
olá a todos , alguem por gentilesa poderia me passar um ponto de cabloco PIRINÃ, pois ja procurei em varios lugares, e vi apenas coisas básicas como que ele é da bandeira etc. mas nenhum ponto achei.
Olá Valquiria,
Eita Caboclão véio, heim? É você que o traz? Esse Caboclo é mais visto no Tambor de Mina do Pará ou no Interior de São Paulo, difícil de ver! Só conheci um desses Caboclos Turcos, só tenho anotado um ponto:
“Ê Caboclo Pirinã
Que vem lá do além-mar (2x)
Tem uma espada de prata
que ganhou para guerrear (2x)”
Espero que ajude!
Motumbá
bom dia,
Não conheço nadinha sobre caboclos. Uma das minhas dúvidas é: preto-velho é um tipo de caboclo?
Pomba Gira é um outro tipo de entidade?
Mara são entidades diferentes.
Caboclos são diferentes de Preto-Velhos e que também diferem de Povo das Ruas.
Veja Post sobre Povo das Ruas aqui no blog.
Ire
Modupe 🙂