Meus irmãos, dando continuidade ao projeto Espaço dos Leitores, trazemos mais um texto gentilmente cedido pelo Da Ilha (Ary).
Òrúnmìlá é a incorporação da sabedoria (Ògbón), da paciência (suurú), do conhecimento, e da mistificação divinatória no sentido mais puro. Òrúnmìlá é a testemunho a todos os destinos (Èlèri ípìn), o senhor do dia (Olójó). Ifá é a arte da adivinhação, aquilo que está além da nossa imaginação e do sub-incosciente.
Isso mostra que Ifá e Òrúnmìlá são quase os mesmo, mas o ponto que diferencia, é que Òrúnmìlá foi um grande sacerdote e Ifá o sistema de adivinhação criado por Ele.
Òrúnmìlá é a divindade e Ifá é o sistema onde esta divindade se manifesta. Não há Ifá sem Òrúnmìlá e nem Òrúnmìlá sem Ifá. Estes dois conceitos são tão intimamente relacionados que muitas vezes referimo-nos a Òrúnmìlá como Ifá.
Òrúnmìlá é a divindade da sabedoria e do conhecimento, responsável pela transmissão das orientações das “divindades” e de nossos ancestrais, de maneira a permitir a cada um de nós a possibilidade de uma escolha acertada para uma vida feliz.
Òrúnmìlá é aquele que estava presente, ao lado de Olódùmarè, quando a Vida, o Mundo e o Homem foram criados. Òrúnmìlá tudo vê, tudo sabe e tudo conhece. Não há nada que tenha sido criado ou que virá a ser criado que Òrúnmìlá não saiba antes. Òrúnmìlá conhece a vida e conhece a morte, ele conhece a existência: o antes e o depois. Por isso ele pode ajudar.
Ijùb
Ìbà Ògéré afòkó yerí
Ìbà atí yò ọjọ
Ìbà atí wò run
Ìbà Olójó Oní
Ìbà Égun ilé
Ìbà àgbà
Ìbà Bàbálòrìsà (Ìyàlòrìsà)
Ìbà ómó òrìsà
Ìbà ómódé
Awà egbé odò Òrúnmìlá jùbá ô, ki ìbà wà se
T’ómódé ba jùbá bàbá re, àgbélé ayè n pè
Àdá se nìí hun ọmọ
Ìbà kìí hun ọmọ ènìyàn
Akóògba kìí hun Olóko
Àtípá kìí hun Òkú
Asợ fúnfún kìí hun Olórìsà
K’ayè oyé wà ô
Ka ríba tí ÿe
Ka ma r’ìjà ọmọ arayè ó
Ka’ ma r’ìjà Eléye ô
Mo jùbá ô! Mo jùbá o! Mo jùbá o!
Àse.
Eu saúdo Olódùmarè
Eu saúdo Òrúnmìlá
Eu saúdo o senhor dos mares, o dono da casa.
Eu saúdo Èsù
Saúdo os Irùnmolè, os òrìsà
Saúdo a terra e que ela não me recuse
Saúdo o dia que amanhece
Saúdo a noite que vem
Saúdo o dono do dia
E saúdo o Égun da casa, nosso ancestral
Saúdo os velhos sábios
Saúdo o Oló/Ìyàlòrìsà
Saúdo os iniciados da casa.
Saúdo as crianças
Nós, que cremos em Òrúnmìlá,
Saudamos e esperamos que Òrúnmìlá ouça nossa saudação
Pai da sorte, eu o chamo para seivar a terra
O filho que reverencia seu pai terá longa vida e por nada sofrerá
Que a nossa saudação, a nós poupe sofrimentos
Que as plantas boas não falhem ao agricultor
Que aos mortos não falte sepultura
Que a Orisa’nlá não falte o pano branco
Para que o mundo nos seja bom
Que nossos caminhos se abram
Que não vejamos a discórdia dos povos sobre a terra
Nem a obra das feiticeiras, Ìyàámí Osorongà
Nós saudamos, saudamos, saudamos
Àse o!
Agradeço a informação, o conhecimento mais profundo dos nossos amados Orixás.
Um abraço.
M.ª luísa
Muito obrigada pela linda saudação de gratidão. Vou passar ao meu Babalorixá aqui em Los Angeles, que segue a tradição Yoruba. E acredito que ele já deva conhecer este saudação.
Axé!
Boa tarde!!!
Achei linda essa saudação / reverencia….. só gostaria de saber se posso faze – la a “qualquer momento” ou tem ocasioes especiais para isso….
Gostaria também de deixar aqui um pedido, claro que se possivel, em outra pagina desse blog, tive a informação do Baba Fernando de que Esú é imolê ( sou novata e até então desconhecia esta história) gostaria de pedir que expliquem sobre esse assunto pois fiquei bem interessada… procurei aki no blog e não encontrei, talvez não devo ter procurado direito tbém…
Desde já agradeço e parabéns a Da ilha pelas belas palavras..
Axé
Julia, boa tarde.
Não temos hora nem ocasião especial para reverenciarmos nossos òrìsá, porém sabemos que Orunmilá é saudado antes do sol nascer, mas fique a vontade para saudá-lo.
Olojoni, o Sr. do dia sempre vem nos abençoar e pedidmos que ele guie a nossa sola dos pés por bons caminhos.
Procure estar conectada com esta energia suprema, preferencialmente preparada, banho e roupas brancas, Orunmilá é um òrìsa funfun (branco).
Mas sempre que puder faça essa saudação ao vice do pré existente, Ibikeji Olodumare.
Orunmilá é o òrìsá funfun mais novo, porém o mais importante, aquele que tudo sabe, pois testemunhou tudo antes de nossa vinda,por isso o chamos tbm de Eleri Ipin, sabe quem é teu òrìsa, odu, bara e etc…
Quanto a explicação sobre Esú, como o Bàbá Fernando começou, ele mesmo irá te explicar.
Ire o.
ola pai Tomege!
andei lendo seus textos e gostei mto!
conheci essa linda religiao a pouco tempo e me encante de cara!estou procurando um bom candomble para frequentar e tem sido incrivelmente dificil! Oq eu ja encontrei de gente q nao tem seriedade e faz da mediunidade um uso feio e errado nao e brincadeira!
Gostaria de saber se vc atende ou faz parte de alguma casa em sp e se poderia me atender/contactar ou ao menos me indicar alguem confiavel!Rsss
deixo para vc meu contato torcendo por seu retorno!
luaclara0@gmail.com
abracos e mto axe
Corações rssrrsrs. Eu não sei colocar estes simbolos rsrsrsrsrsrsr, sou totalmente analfabeto digital rsrsrsrs. Eu sou de uma casa aqui no RJ, mas como vc já viu, eu tenho um irmão em Campinas sim, uma pessoa que eu gosto muito, o contato dele é Mário de Ogum, (Babbá Tonican) candomblé queto / Rua Vitorino Ferrari, 100 — Barão Geraldo — CEP 13084-030 – Campinas – SP telefone: (19) 3289-5717 e-mail: babatonican@hotmail.com …
Vc pode ligar e falar em meu nome com ele. Axé e seja feliz minha querida. Tomeje
olá amados, sou simpatizante do candomblé e tenho como um dos referenciais de estudo sobre a religião este blog, que desde já manifesto minha gratidão pelos idealizadores e colaboradores do mesmo, esse interesse em aprofundar-se na religião é recente, mais como falei no inicio já simpatizava e venho me encantando e encontrando meu espaço,’meu terreiro’, mais e mais…onde resido no momento, não tem uma casa de candomblé em que possa frequentar, gostaria muito de saber meu ori de cabeça e como vcs poderiam e se podem me ajudar com relação a isso? desde já axé a todos e a benção.
Vitor,
Para saber seu Orixá, somente através do jogo de búzios obterá um parecer. Podemos indicar uma casa, isso vai depender do Estado a cidade que você mora.
Axé,
Caro Tomege Motumba,sou filho da yalorixa Wanda Araujo,ela me pediu para procurá-lo,estamos sem seu contato.
Aguardo teu retorno.
Parabens pelo belo trabalho.
Axé.
Kiko, j´anos falamos hoje por telefone, certo? Axé e, por favor, mande um grande beijo pra sua Yá, que é maravilhosa. Tomeje
boa noite 1 gostaria de fazer outra pergunta é verdade que algúem ja pode nscer feita no santo, quem me falou foi uma mulher amiga da minha tia , bom como ela não segue nenhuma casa achei estranho mas quem sou eu para saber algo se der poderia me responder grata boa noite a todos com muito axé .
meire,
Ninguém nasce feita, se não fez como é feita?
As mulheres que tomam obrigação grávida, passam para seu filho o axé tomado na iniciação, porém, isto não significa feitura, o filho passará a ter, mesmo antes de nascer, fundamentos com o Orixá da mãe, posteriormente, irá se inciar para o seu próprio Orixá.
Axé,
Hola, buenas noches.
Mi nombre es Ezequiel, soy de Buenos Aires, Argentina.
Estoy maravillado, asombrado y feliz de haber encontrado este hermoso espacio en la web, dedicado al estudio y enseñanza del Candomble.
Señor Tomeje, este artículo sobre Orunmìlá es bellísimo, y quiero compartir una inquietud y hacer una pregunta que espero pueda responderme.
Jogaron buzios para mi. Y yo soy hijo de Oxala Oromilaia.
Ahora, Oxala Oromilaia y Orunmilá es el mismo Orixa?
Yo tengo entendido que Oxala Oromilaia es un fundamento, no es propiamente un pasaje o camino de Oxala. Por lo tanto no existe. Es esto verdad?
Muito Obrigado por tudo!
Ezequiel,
Este texto foi postado pelo Tomeje mas pertence ao nosso colaborador” Da Ilha”.
Oxalá é rege o princípio da vida e Orunmilá o destino, são Orixás funfuns (branco) porém são independentes, cada um com sua função.
Axé.
Ezequiel, en nuestra cultura tradicional Yoruba, Osalá o Obatala, es una energía divina, la madre de todas las demás Orisas y Irunmoles. Orunmila es tan pura que ningún ser humano capaz de incorporar esta energía sublime. Incluso en África no hay incorporación de este funfun Òrìsà. En la Argentina y el sur de Brasil hace que esta combinación es tan malo y te dicen por qué.
Orunmila es el que tiene su Òrìsà IGBA cargado con aceite de palma, azeite de dendê, podría estar relacionado con que yo Osalá?
A través del enlace que esto nos dice que es inadmisible para el culto tradicional y el candomblé en Brasil.
Pero esto se está extendiendo en esta región del mundo y es muy triste saber que están haciendo todo este lío con dos Òrìsà maravilloso.
Ki ba se.
Muchas gracias por responder mis preguntas, Fernando y Da Ilha.
Es cierto, es muy triste lo que muchas personas estan haciendo del culto en esta región del mundo. Y no solamente en Argentina, también en Uruguay y en muchos terreiros de Porto Alegre.
Y me permito contarles que el “¿Pai de santo?” que jogo buzios para mi, y que falo que eu era filho de Oxala Oromilaia mozo, es oriundo de Brasil, justamente de Porto Alegre.
Una pena.
Bueno, nuevamente muchas gracias por responder mis inquietudes!
Ezequiel, por desgracia, algunas personas todavía no conocen el culto de Orula, este culto que por las leyes de la tradición Yoruba no existe, no incorpora a nadie Orunmila, pertenece al culto de Ifá, en la que nada le impide tener Orumila limpio, ordenado solamente.
No se deje engañar por esta confusión, porque en África no existe.
Ire o.
A benção irmãos e irmãs !
Gostaria de saber as características dos filhos de Òrúnmìlá , se for permitido .
Ele é Cultuado no Candomblé , feito na cabeça , mesmo que não incorpore no filho ?
No Culto de Ifá , qualquer um pode ser iniciado para esse grandioso Orixá ?
Me disseram que eu era de Odé com Oxalá ( ou algum Orixá Funfun que mesclaram ao culto de Oxalá ) , jogos de búzios numa boa Casa de Candomblé . Depois conheci um sacerdote de Ifá , que viu no oráculo meu odu e disse que sou de Òrúnmìlá . Disse o Odu , conselhos e etc .
No Candomblé , existem pessoas feitas ( iniciadas ) para Òrúnmìlá ? Ou só pode ser iniciado para Òrúnmìlá no Culto Tradicional de Ifá ?
Agradeço antecipadamente a resposta , sacerdotes e sacerdotisas dos Orixás que me responderem !
Axé ! Asé !
João boa noite.
Filhos de Orunmilá não tem características, ele tem predicados onde o principal é a paciência, depois honestidade.
Não é á.
cultuado no culto de Òrìsà, seja Candomblé ou Culto Tradicional Yorùbá.
Esse babalawo está enganando ou você não entendeu o que ele disse.
Ninguém vê o Odù de ninguém em uma consulta, somente durante o Itelodú/Itefá (iniciação de babalawo) o iniciado pode conhecer seu Odù.
Qualquer um pode ser iniciado em Ifá, porém, somente alguns podem ser babalawo praticante, os demais chamam-se Elegan, não tem autorização para atender o publico, isso vem descrito no Odù da pessoa, que foi revelado dentro do Igbodù durante a iniciação.
Não existe esse termo, ‘sou de Orunmilá’, ou vc recebe o chamado ou não recebe o chamado para se tornar um babalawo, alías, um cargo que vc já trás antes de nascer.
Não existem pessoas iniciadas dentro do Candomblé para Orunmilá, mas, podemos ter pessoas que foram buscar sua iniciação em Ifá e continuam dentro do Ile Ase de òrìsà e esse cargo não o coloca em posição superior a ninguém.
Ire alaafia
Boa Noite , agradeço a resposta , agora fez todo sentido . O awo que me disse que meu Orixá era Òrúnmìlá , ele disse que era sacerdote de Ifá e Egungun .
Também disse que eu deveria fazer um ebó e dar de comer para Òrúnmìlá para apaziguar para proteger minha saúde . Me cobrou uns 300 reais . Mas eu fiquei na dúvida , em fazer o ebó , achei meio suspeito .
Ele me disse o Odu que saiu para mim , Odu Ose Di , disse que eu ajudo as pessoas mas quando eu preciso ninguém me ajuda ( o que fez sentido para mim ) . Disse para eu evitar ajudar demais os outros , principalmente se a pessoa estiver fazendo algo errado .
Algumas coisas que ele disse fez sentido , mas em relação ao meu Orixá …
Grato pela resposta !