A Magia Negra
Fevereiro 20, 2011 por Fernando D'Osogiyan
No Brasil, por mais que este termo tenha um caráter pejorativo, nefasto, nebuloso, assustador, na África a magia negra tem seus fins, a prática da Magia Negra entre os Yorubás envolve a crença em cura medicinal, envenenamentos, bruxarias, curanderismo, etc. A Magia era empregada com diversos fins tais como: feitiços para ganhar dinheiro, ter sucesso no amor, induzir pessoas ao erro, detectar veneno na comida na bebida, defesas contra armas, assaltantes, maldições, fazer chover e tantos outras magias.
Recorre-se a Magia Negra em casa de doença do filho cujo pai se encontra distante. Busca-se alguém para alcançar o pai e para trazê-lo a tempo, emprega-se uma magia negra denominada “Ka nako” (encurtamento de caminho). Assim, não há distinção nítida entre a medicina e a magia.
Qualquer pessoa pode praticar medicina entre os Yorubás. Os medicamentos preparados por médicos nativos são purgativos e, quase sempre, eficazes. Conhecem-se incluisve muitos métodos de tratamento da blenorragia…
Toda “oogun” (magia Negra) se baseia na botânica, como indica seu nome alternativo “egbogi” (raiz árvore) e na zoologia, devido às difilculdades de tradução, seria despropositado citar os diferentes tipos de doenças curadas através de Magia Negra e os ingredientes empregados com valor medicinal, entretanto, pode-se dizer que quando praticam como propósito de curar, a magia não pressupõe conhecimento exato de seus processos. Um indivíduo que prescreva alguns ingredientes pode não saber realmente seu mecanismo de atuaçãono organismo.
Segundo o professor Michel Ademola Adesoji, pode-se afirmar que muitas pessoas são testemunhas dos efeitos da Magia Negra, inclusive ele próprio foi vítima. Ele conta que em Ilexá, teve a oportunidade de assistir ao culto nacional a Ogun, ao qual comparessem pessoas de todos os lugares, longínquos e próximos. Ele diz que foi nessa ocasião que presenciou os efeitos da Magia Negra, já que, neste dia, praticaran-na uns sobreo os outros.
Dize-se que Sìjìdì, uma imagem feita de barro, pode executar tarefas para o mestre que o construiu, à noite, a imagem mata inimigos de seu mestre, por outro lado, este deve permanecer acordado até de manhã, senão corre o risco de ser morto por sua própria criação quando retornar.
Bênção, Bàbá!!!! Mutumbá!
Que texto legal, interessante.
Aqui no Brasil temos também nossas “magias”, rsrsr…. Nossos índios com tanta riqueza cultural, e que acaba se perdendo, com o passar dos anos.
Digo isso, pois aqui no Brasil, nossos índios também tem conhecimento das ervas, de curas para doenças e outros tantos feitiços.
Assim como eu, muitos brasileiros tem descendência direta de índios e negros, e acabamos sempre adquirindo conhecimentos de algumas coisas q são passadas através da família.
Um chá pra isso, uma garrafada para aquilo, e que se feitas de maneira correta funcionam mesmo e muito bem.
Até doenças como mioma, é possivel de curar sem ter q fazer cirurgia, apenas usando as folhas certas.
Parabéns pelo texto….gostei muito!!!!
Muito Asè!!!!!!!
[mais uma vez…isso vicia ..rsrsr]
A benção, amigo Fê!(^_^)
Imagine você que, para mim, magia negra se estava ligada a Vodu, bonequinhos de pano preto, agulhas etc e tal rsrsr. Visão de turista, sempre debanda para o fantástico mundo da ignorância( o ignorante se abstem d conhecimento mas deixa de ser ignorante quando passa a entender o desconhecido).
Seria bom mesmo que algumas MUITAS pessoas tivessem acesso a esta “explicação”.
Adorei o final do texto.
Parei e pensei: NOSSA, ISSO ME LEMBROU FRANKSTEIN. A RELAÇÃO DO CRIADOR E CRIATURA. A LEI DO RETORNO.
Tudo está ligado de certa formar. Se houvesse alguma magia para que o homens tivessem mais consciência sobre seus atos, seria ótimo. E , ainda, se esta magia se voltasse a quem a enviou, seria muito bem recebida.
Irmãso à luz da ignorância: VENHAM VOCÊS TAMBÉM PARA O LADO “NEGRO” DA FORÇA!!
a benção. (^_^)
Juro que até ontem a noite eu não entendia o conceito lindamente Negro da magia Negra.
Fernando com muita paciência e sapiência lavou meus olhos para enxergar conceitos e usos.
É o omogiyan quebrando paradigmas e preconceitos. 😉
Sua benção, babazito.
Em priemiro lugar quero agredecer por este texto, muito bom.
em segundo lugar ao ler o texto me veio a cabeça a analogia que fazemos ao negro não é , chieos de preconceitos muitos de nós sempre ligamos a magia negra a tudo que é ruim e não enchergamos o quão amplo é este conceito!!!!!!!!!!E como as pessoas se enchem de pré- conceito quando se fala se diz magia negra e se fosse magia branca será que veriamos assim?Muito bom mesmo me abriu os olhos.
Devemos por isso olhar sempre além e tirarmos o pré-conceito das palavras!!!!!!!!!!!!Beijos e Axé a todos
Mo juba.
Quem nunca demandou?
Quando dizemos: ” O que estiveres me desejando, que vc receba em dobro” isso é auto-defesa ou é magia gratuita?
Paremos para refletir:
Quem é Osonyin? Onisegun ewe.
Quem é Osóòsi?
Quem é Ologunèdè?
Quem é Erínlè?
Quem é òsún?
Quem é Sakpata?
O que é o cargo de Oso dentro da tradição Yoruba?
Vivemos dentro da Magia Negra, Branca e Vermelha, nossas mães da noite podem mostrar muito bem como isso funciona.
A Magia ganha cor a paritir do que vc deseja o que vc faz com ela.
Magia é magia e ponto final.
Quanto a fazer o mal, por capricho ou fazer pelo prazer de fazer, isso traz consequencias graves, o próprio Orunmilá nos fala a respeito sobre essas consequências.
Orunmilá nos diz que por trinta vezes ele esperará por tua mudança de atitude e após isso ele esperará por mais 3 anos pelo seu arrependimento e só após esse tempo ele irá tomar uma atitude, mas estejam certos que ele tomará uma atitude pesada contra vc.
Portanto pense bem antes de recorrer a magia para contendas, faça uma auto-analise e pense se realmente vc está tomando a atidude correta.
Não se faz compras em um suprmercado morrendo de fome, vc comprará coisas que realmente não estará precisando.
Ire o.
A benção Baba Fernando.
Este texto é muito bom mesmo me lembra algumas leituras que explicam exatamente isso, magia é magia, e é algo ao qual podemos recorrer porém cabe a nós e ao nosso livre arbitrio fazer com ela o bem ou o mal.
Esse texto com certeza irá abrir a mente de muitos desavidos que estão na religião e não conhecem este ponto de vista.
Asé baba
Fernando,
sou eu de novo meu irmãozinho ja mto querido… na tua opinião, os trabalhos de afirmação de amor, pacto de riqueza e as ditas “amarrações”, são consideradas “magia negra”?? Pelo teu conhecimento, esse tipo de trabalho é verdadeiro?
Conheço muitos babás que prometem esse tipo de trabalho, já vi amigas gastarem fortunas solicitando esses trabalhos, algumas obtiveram êxito outras não… e confesso, na hora da paixão desenfreada por um gajo, dá até vontade de fazer mesmo!!! rsrsrs…me desculpe a ingenuidade e a franqueza…mas acredito que nós mulheres, estamos lançando mão de artifícios inacreditáveis para alcançarmos certos objetivos…
Mais uma vez grata e um abraço forte pra ti…
Nina,
As famosas amarrações que muitos mulheres pagam fortunas para trazer o bofe, e que na sua grande maioria das vezes não dá certo, não é Magia Negra, é sim e quando muito, encantamentos temporários e sem fundamento algum. Simpatias do amor, perfumes de atração, sabonetes de estímulo e tantas outras invenções. É a paixão desenfreada que levam as pessoas a pagarem e acreditarem que podem mudar o caminho da outra, pessoas obsecadas e doentias. Um homem ou uma mulher sob efeitos de encatamentos e bruxarias é o pior egoísmo que se pratica com a pessoa que se ama.
Axé,
Fernando com a sua licença. Li a pergunta da nina e gostaria de acrescentar algo. Por meio do conhecimento que tenho atravéz da tradição de orisá onde fui criada, e do gegê onde mamãe escolheu como casa para nascer;
Existem sim trabalhos deste tipo que funcionam e realmente a pessoa em questão fica amarrada e totalmente “abobada”.
Porém dai trago duas questões a primeira é se vale a pena, tirar de alguém toda a personalidade (pela qual você se apaixonou), para ter uma pessoa sem expressão ou opiniões ao seu lado: UM ZUMBI.
A Segunda questão é: Qual a consequência que temos ao retirar alguém do seu destino, por um capricho;
A pessoa deixaria de passar por muitos aprendizados e sofrimentos que trariam sua evolução, será que quem recorre a este tipo de artifício sabe o quanto de dor que esta escolha fatalmente trará ao ser “amado”, e a ela própria…
apenas para finalizar
quando se ama alguém verdadeiramente, a gente pode até sofrer e chorar noites a fio, mas nunca deixamos de desejar o bem e a felicidade do ser amado, mesmo que esta felicidade não esteja ao nosso lado, mesmo que esta pessoa tenho nos magoado ….
obrigada
e adorei o espaço…
Axé
Aninha,
Parabéns, exatamente isso, será que valhe à pena tanto esforço por um encanto que na maioria das vezes é volátil? Ninguém interfere por muito tempo no odú de uma pessoa por mais abobado que esteja, Exú a tudo observa e cumpre seu papel em dar caminho, é sempre assim.
Orunmilá nos ensina que nosso caminho sofre alterações no decorrer de nossa existência, mais nada pode ter mais força do que os desígnos de Olodumáre.
Tenho pena dessas mulheres e desses homens que gastam fortunas acreditando que com as supostas amarrações terão seu amor de volta, o Amor acabou bem antes do que pensavasse e esvai-se.
Axé,
Fernando,
só posso perguntar, pq eu tinha que nascer em SP e não poder ter um Babá como vc ou como Tomege e tantos outros que com tanto esclarecimento, com tanto amor, com conhecimento suficiente que nos dá orgulho de ler suas colocações…
…Hoje, ainda estou sem uma casa pra continuar meu caminho, onde se iniciou a quase 18 anos atrás e não pôde se completar…
…Sinto que tenho tanto a aprender, e me sinto como uma criancinha engatinhando ainda no alto de meus 35…
Como disse, em relação a pergunta da amarração, já até me senti impelida em praticar, mas nunca tive coragem, pois bem sei como é…sofrer nas mãos de uma pessoa egoísta e não poderia praticar tal ato que intimamente abomino…
…Me amarguro por lembrar q qdo era apenas uma menina de 16 anos, alguém usou da magia p ficar comigo por 7 anos…alguém q deveria ser meu “pai” e não um homem…o qto me atrasou no encontro com a pessoa digamos, certa?
Agradeço sinceramente à Aninha e a ti, querido e zeloso Babá!!!
Nina,
“Ajalá mo orí orí alá forí kan,
E agô fi orí mí.”
“Babá Ajalá é aquele faz a cabeça humana, modela, fortifica, peço licença para manter, cuidar do Orí.”
Nina, o bem mais precioso que temos é o nosso Orixá Orí, quando respeitamos o Orí com determinação e fé, a fôrça nasce na representatividade do nosso Orixá.
Oxalá lhe abençoe com carinho,
Axé,
Fernando D’ Osogiyan
Agradeço ter respondido,gostaria se possivel de mais informação.
não por vaidade minha de querer saber ,acredito que seja um resgate,dos meus ancestrais pois acredito que a AFRICA
mora dentro do meu peito,heranca de meu PAI carnal ja falecido a bastante tempo.
obs:meu pai nao teve horientação espiritual nesse sentido e eu não sei muita coisa a respeito,mais de alguma forma tenho certeza que saber de onde vim ajuda a saber quem eu sou.
desde ja muito obrigado ter tido o gesto de hulmildade e compreensão para com que busca entendimento.
aproveitando a oportunidade deixo meu e mail
paulorsgd@hotmail.com
Kolofé,
Muito interessante o texto por entender que tudo que vai, volta, mas a nossa ansiedade de seres humanos não entende que tudo demora um tempo, e temos que acreditar neste Tempo. Digo isso pois sinto que fui e estou sendo vitima de uma magia, feitiço, ou sei lá o que, realizada pelo meu babalorixá para que eu brigasse e me separasse do meu namorado, que tinhamos um relacionamento de 03 anos. Pois bem, agora já irão se fazer 03 meses que não o vejo e ele sequer atende as minhas ligações. O que faço?
Como é dificil. Estou sofrendo devido saber que meu proprio pai fez isso e por que gosto muito do meu namorado. Além do mais tenho medo que ele encontre outra pessoa. o que devo fazer? Me oriente, por favor.
Abs,
Suzana seja lá qual for o motivo que esta pessoa teve para fazer isso, coisa que eu nunca consegui acreditar que alguém tenha esta força toda, o mínimo que vc deve fazer é cobrar explicações dele sobre o motivo. Neste momento não há hierarquia alguma entre vcs, se ele se sente capaz de se meter em vida desta forma, vc tb tem o direito de cobrar diretamente e sem pudores, com toda educação, mas sem medo. E principalmente rever sua relação com este zelador. Sobre seu namorado, me perdoe, mas amor não se acaba assim, só porque alguém desejou ou “fez algum feitiço”. Amor supera isso sempre. Converse tb com seu namorado e veja bem nos olhos dele se este tal “feitiço” não foi a oportunidade que ele queria pra se separar. Uma boa conversa franca e direta é melhor que vc ficar alimentando a ilusão de que fazer um contra-feitiço pode resolver o problema sem uma boa conversa entre vcs todos. Axé, Tomeje
Mutumba,me chamo DUDU D XANGO,se alguem puder me aconcelhar ,como posso farzer algo para manter a fè eo desejo de levar a vida no santo mais adiante ,sem me ter que temer represalias ,como por exmplo no trabalho?
emerson,
e por que terias represálias no trabalho?
Boa tarde!
Gostaria de saber o que acontece se pegar em um boneco de vudú??
Tem que tomar algum banho?
????
Sheylla,
Não acontece nada. Ele foi dedicado a você?
Axé.
Olá! Bom dia!
Não, não foi dedicado a im não, vi na rua.
Ma comentaram na hora que se pegasse aconteceria algo, por isso a duvida.
Obrigada!
Mojubá Caro Babá, li tudo sobre o q foi debaitdo sobre amarração, e com cordo plenamente q naum devemos mudar o destino, agora te pergunto : E no caso de um casamento ter sido desfeito por magia, é certo e tem efeito procurar desfazer? voltará tudo como antes?, Obrigada desede já Axé Rita D’ Osun.
Rita amor com amor se paga. Não dá forma que nos pagaram. Mas brigar e lutar por sua familia é um direito inalienável, é um beneplácito.
Findo o feitiço, cabe colocar a casa em ordem, conversar e aparar as arestas e dar graças.
Ire o.
Sou brasileira negra,pobre,e além do mais faxineira,por isso fui muito humilhada,o meu desejo pedir á todos voces que relize o meu desejo,que em seus trabalhos inclua o nome de idividuo SR:CELSO SANTOS QUARNIERI RESIDENTE PIRITUBA -SP.Ficarei muito grata.
Att,Luciene
Luciene, assim como vc muitos são pobres, faxineiros e negros. Nem por isso se deixam ser humilhados.
Ser humilhado e ficar calado é um deserviço a humanidade, nosso culto não se presta a este tipo de vingança. Não nos vingamos, nos defendemos.
Somos orientados a lutar por direitos e cumprir nossos deveres.
Quando vc for novamente humilhada, procure ajuda cível, vá e leve as barras da justiça esta pessoa.
Vc tem direitos e nós também. Temos o direito de gritar aos quatro cantos do planeta que não somos uma religião de bruxos e feiticeiras.
Temos um filosofia de vida ligada a natureza e ao bom carater, este é o oxigenio que nos alimenta.
Pense nisso.
Ire o.
nossa eu sei muito pouco sobre essa religião a minha vovo que Deus o tenha ela recebia alguns espíritos ela era mais ou menos assim igual vc ….nossa vc tem uma paciência tao grande com as pessoas vc é muito fofo que DEUS POSSA NOS ABêNÇOAR ACADA DIA BJS
OI O COMENTÁRIO ACIMA É PRA VC DA ILHA BJS
ol baba nessa terça feira entrei em uma quitanda assim que fui pegar os vov eles cairam tudo sobre meus pé fiquei assustado o que significa issi nilson jose malaquias 25/07/1971 email nilsonmalaca27@hotmail.com mande uma respsta por favor estou passando por um momento ruin da vida obrigado muito axé
nilson,
Pode ter sido apenas um acidente, e mesmo que não fosse seria um bom ebó pra você.
Axé.
Todas as religiões recorrem a um atributo do ser humano: a fé: esta sim é a força responsável por todos os efeitos sobrenaturais nesta terra. Sem esta fé é impossível que ocorram milagres, magias ou outros objetivos.
Evilásio fé não é tudo, mas é meio caminho andado.
Caráter é fundamental, sem ele, nada feito.
Assim reza a tradição yorùbá, assim reza a lei de Olodumare.
Ire o.
Queria saber por gentileza se no candomblé e feito Magia negra ?
paulo,
Se no candomblé a magia for feita por pessoa Negra, então a magia é Negra, se for pessoa Branca é magia Branca.
Axé.
Oi bom dia meu nome é Priscila gostaria de saber se eu estou doente um rapaz me falo q teria q ir pra mata ficar numa pra me cura do Quero q vc olhe se realmente estou doente te aguardo.
Priscila quando estamos doente, sentimos sintomas e procuramos um médico, fazemos exames e etc.
As doenças do espírito só conhecemos através do oráculo.
Nos dê mais detalhes para que possamos lhe ajudar, ok.
Ire
Bom dia prazer Alexandre de suzano minha procura é fazer pacto de riqueza e fortuna Não tenho dinheiro agora mas faço qualquer coisa me ajudem.
Alexandre,
Procure fazer você mesmo esse pacto, não precisa de dinheiro, só precisa estudar, trabalhar e ter um pouco de sorte.
Axé.
Como desfaz essa magia jogaram.na.minha mãe quero.saber como desfaz.fizeram pra ela nunca ter nada na vida me ajuda
Claudia,
Teria que fazer um jogo de búzios para poder ver qual tipo de ebó deverá ser feito para desmanchar tal magia, procure um bom jogo ou podemos indicar alguém possa lhe ajudar.
Axé.