Meus irmãos, o Babá Fernando é, como todos bem sabem, parte imprescindível do nosso blog. Seus comentários são dignos de molduras, sem nenhum exagero da minha parte.
Essa publicação partiu de um dos seus comentários que com toda certeza merece este espaço. Portanto, leiam, aprendam com suas palavras e prestigiem-no, pois ele merece.
“Ègbé,
Será que todos sabem o que é um Ebó e suas inúmeras finalidades, e aí pergunto: para que serve o Ebó?
É importantíssimo esse entendimento para quem estuda, pratica e vive o Orixá.
Respondemos inúmeras perguntas sobre qualidades de Orixás, fundamentos, lendas, feituras, borís, axés, procuramos desmestificar e dar coragem ao leitor de interagir e familiarizar-se com essa cultura, porém, sem ebó não teremos religião e essa pergunta ninguém fez: Preciso fazer ebó para tomar um Obí? Eborí? Iniciação? Como saber qual ebó devo fazer? Por que tenho que fazer ebó?
Em primeiro lugar precisamos acreditar no Ebó e na pessoa que prescreveu o Ebó e principalmente entende-lo, pelo menos ter um caminho de entendimento. Ter a prova concreta de ter feito o ebó ter melhorado, ou ter se livrado de um perigo, amenizado um situação de queda geral, de acidente, de perigo, de perda, de injustiça, de doença, de mal agouro, de egun, de demanda, de negatividade principalmente.
Existem ebós positivos e negativos, aqueles que se dão caminho e os que não se dão caminho, ebós de odú, ebós que são presenteados, ebós Exú, Ikú, egun, Ebós de carrego, ebós de Axexe, ebós de Osé, ebós abikú, ebós omim, ebós de prosperidade, ebós de lua, sol, chuva, ebós da madrugada, ebós e ebós e tantos ebós de limpeza e preparaçãoaté para abrir um jogo de búzios.
O ebó não espera um dia ser feito, se foi prescrito tem que fazer o mais rápido ou não faça mais.
O ebó existe permanentemente dentro de um Ilê Axé, no momento que entramos na casa, saudamos a entrada com água para esfriar o caminho, isso é um Ebó.
O Ebó é místico, essa é minha visão, ele tem influencias de Exú e Orunmilá. Na própria confecção do ebó tem a energia de quem está fazendo, arrumando, tem a energia de quem vai passar, de quem vai levar.
O banho de ervas é um ebó de pai Ossãe e é de suma importãncia tomá-lo após um ebó, é o sangue verde das folhas, a essência viva da natureza.
Se faz ebó com apenas um ovo, se faz ebó com apenas uma pedra de Efun ralado, com uma pimenta da costa, se faz ebó com a fé nas coisas simples que é a grande sabedoria Yorubá.
Os iniciados no Orixá tomam ebó sempre e para sempre pois, manter-se limpo é estar em sintonia com seu Orixá, é concebe-lo numa suavidade preponderante em seu axé individual.
Adupé ò,
Texto: Fernando D’Osogiyan” (o babazinho! rsrsrs)




Mutumbá!
Que texto mais lindo, quanta energia boa que ele contém!!!!
Eu, na minha Santa Ignorância (rrsrsrsr), posso entender que o fundamento do Ebó é o de energizar o homem com as coisas da natureza? É também limpar o que está impuro e trazer as coisas boas que a Terra tem pra nos oferecer? É como se fosse uma comunhão com os elementos? Pergunto isso, me referindo aos Ebós positivos.
Onde que eu posso ler mais sobre o assunto?
Axé!!!
O Bàbá Fernando é a síntese do que todos nós queremos e precisamos.
Insigne Zelador.
Eu tenho orgulho e sorte em tê-lo por perto.
Felizes de nós que temos essa oportunidade.
Asé!
O princípio do Candomblé se baseia no ebó, nas oferendas propiciatórias obtendo a redistribuição do Axé e mantendo seu equilíbrio vital.
Asé
Nanci,
Desculpa perguntar novamente, é que eu ainda não entendi direito o que vc diz sobre redistribuição do Axé e mantendo seu equilíbrio vital.
Eu sou nova ainda e desconheço muuuuiiiiiita coisa, mas estou aqui para aprender o que puder e principalmente reaprender rs.
Quanto ao Babá Fernando, assino o que você diz. Quem dera que todos os Babalorixás, tivessem a sabedoria, paciência e humildade que ele tem para ensinar os filhos. Eu só tenho a agradecer a meus Orixás por ter encontrado o Babá!!
Axé
Tati,
Ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual, contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se para os alimentos a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exú e dos Orixás.
Não adianta só oferecer as comidas, o segredo está nas cantigas, e na receita, algumas podem ser conhecidas mas a maioria faz parte do segredo do Candomblé.
Pode-se fazer ebó para abrir os caminhos para emprego, ebó de saúde, ebó de prosperidade, o que varia é a receita. Existem vários tipos de ebós, mas sempre será feito de acordo com o determinação do jogo de búzios merindilogun.
No jogo de búzios define-se qual orixá será oferecido o ebó, sendo que cada um leva seus ingredientes especiais.
Há ainda aqueles ebós para afastar espíritos desencarnados que ainda atrapalham a vida de alguns chamado de ebó de Egun, e outros para curar traumas e ajudar no esquecimento e superação de experiências ruins, o ebó de “susto” é para prevenir problemas no futuro.
Não são em todos eles que ocorre a sangria de animais, pois há os chamados ebós brancos ou secos, nos quais não é permitido qualquer sacrifício e os animais utilizados, geralmente neste caso os frangos e galos, são soltos na natureza com vida.
Após o ritual do ebó as folhas sagradas são usadas de forma ordenadas nos banhos liturgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada.
Existe uma rígida cartilha a ser seguida para que se tenha resultados, e o sacrifício seja aceito.
As proibições denominado de ewo são revelados, por exemplo: a não ingestão de qualquer tipo de carne vermelha nem tão pouco frutas vermelhas ou ácidas (incluindo seus sucos), a abstinência principalmente de praticas sexuais como também beijos e abraços, fica proibido a ida a velorios, hospitais, cemitérios ou mesmo a passagem sob arames farpados ou escadas, a bebida alcoolica,etc.
Sendo imprecindível a devida orientação e acompanhamento do Zelador que orientado pelo merindilogun,saberá o que de fato se precisa fazer.
Quando digo que o Asé é vital,é saúde espiritual. E o Ebó acaba por restabelecer o Asé.
Asé
Pessoal, estou em busca de uma casa para freqüentar. Gosto muito do candomblé porém não tenho muita referencia.
Já freqüentei casas de umbanda mas o candomblé para mim seria o ideal (não sei o motivo).
Gostaria de visitar algumas casas, alguém tem algumas dicas sobre casa de candomblé?
Obrigado pela atenção.
adrianomartins1@hotmail.com
Boa Tarde,
Ebó é o mesmo que “despacho”?
Obrigada.
Peço desculpas, mas aqui vai minha opinião…sou feito na nação Angola, mas algum tempo nossos trabalhos são na Umbanda, pois certas coisas não se encaicham nos meus estudos e conhecimentos. Meu inicio se deu no Espiritismo Kardecista e por 35 anos seguimos estes caminhos para depois iniciarmos como informei acima. Bom…amigos, acho que os Ebos devem ser feito para todo tipo de tratamento, devem ser usados tudo que a Mãe natureza nos oferece, veja o caso das ervas, fonte de energia muito grande, e seus tratamentos são aplicados para todos os fins, mas…. não concordamos com Ebos e limpezas feito com matanças e sacrificios de animais, não acreditamos que os Orixas necessitam de energias negativas destes sacrificios para uma proteção ou algo que se faça para alcançar seus objetivos que se necessita. Amigos e irmãos tenho em mente que Orixa não pede estas coisas, e tão pouco deixe de proteger seu filho ou alguem que se encontra com problemas, veja amigos e irmãos de fé, não somos contra pois respeitamos os fundamentos de cada nação, mas o falei …é nossa opinião.
abraços e axé a todos…com muita luz em seus caminhos hoje e sempre!
Bom dia!Acompanho esse blog a um tempo..só deixei 1comentário + passou despercebido…(pois são muitos os comentários que ele recebe,é compreensível que não tenham respondido…).O que me traz aqui é um certo dilema pelo qual meu irmão passa com respeito a religião se pudessem me ajudar esclarecendo alguns pontos eu seria muito grata,mas naum gostaria de expor o assunto pelos posts porque se trata de rituais feitos não acho legal..então se tiver algum outro meio ao qual eu possa me comunicar pela net mesmo com qualquer um de vcs me passem por e-mail,agradeço desde já atenção pois meu irmão precisa muito..abraços
Mutumbá babá Fernando de Osaygian, sou seguidor deste blog ao qual tenho grande respeito, e onde admiro o trabalho de todos vcs. E este texto vem de encontro em muito o que escrevi em meus texto no meu Blog onde relato minha vida “alafiáTentesemprefazerocerto”. Fico feliz que tudo com a sabedoria comprovada ate em pequenos detales, como muitas respostas que leio nunca vi ou senti o seu menos preso aos seus inquisidores, Mas propus uma comunidade aberta a todos do santo, depois de ler que em uma pesquisa do IBGE que só 0,3% da populção pertençe a crença dos Orixas estive observando que só no Orkut existe divrs comunidades que somam umas 300 mil, lhe pergunto existe alguma razão que que estes se escondam, pois conheço varios locais neste Brasil onde praticamos a nossa crença e a pouco um amigo me confidencio que na região de salvador o povo do santo tem medo de sair para entregar um Ebó vestido de branco que já é apontado na rua, estou revoltado pois afinal que direito possuimos na constituição se não exigirmos o direito conquistado ele ira se perder ou estamos retornando aos anos trinta quando daqui a pouco teremos que ter autorização da saúde Mental para poder-mos abrir uma roça e outra da Policia, talvez acha casos em que isso realmente deveria existir mas garanto que não deveria começar com a nossa religião
há pilantras,sem vergonhas em todas. Gostaria de sua Opnião e dos demais. Axé a todos.
Nanci!
Obrigada pela resposta, minha irmã, agora sim entendi melhor.
Que meu pai sempre lhe abençõe!!!
Axé
Boa Tarde!!
Parabéns pelo texto, gostaria de ler mais sobre o assunto, caso tenham algo a indicar, ficarei grata!
Babá Fernando!!
Mucuiu
Qanto ao comentário acima de Pai Carlos D’Xango, a respeito do sacrifício de animais, aprendi que egé é vida, e que o orixá necessida dele para se fortificar, não sei se isso procede, mesmo sendo eu do cambomblé, ainda sou relutante quanto a esse assunto, quando me perguntam o porque é necessario o sacrificio, não sei o que dizer…
Axé!
Olá Júlia
NOvamente!rsrsrs
Olha vc mesma deu a explciação para o sacrifício existir dentro da nossa religião,mas infelizmente leigos e pessoas que estão fora as vezes questionam por questionar e não para entender o porquê das coisas, e então não aceitam nossas justificativas,pautadas dentro de uma cultura religiosa diferente de outras e principalmente, diferente da cultura em que essas pessoas foram criadas e ensinadas a seguir.DEu para entender?Sua justificativa está corretíssima e eh uma ótima resposta,mas para quem não quer entender nenhuma resposta basta.
AXé
🙂
Jane ebó [e uma reorganização das energias de uma pessoa, despacho é o ato de despachar algo, descartar algo. Pejoraticvamente o termo despacho foi associado a toda oferenda que é colocada na rua ou em qualquer lugar, msa oferenda é um agrado ritualq ue se faz a um orixa. Tomeje
Pai Carolos eu concordo com seu ponto de vista quando olharmos este assunto do angulo do kardecismo ou da umbanda, mas do angulo do candomblé, sua visão distorce a tradição milenar da toda uma cultura, a questão nãoé o que NÓS ACHAMOS e sim aquilo que é feito na religião. Como ex, podemos citar a liturgia da igreja católica, é a mesma a centenas de anos e nem por isso hoje a igreja vai modificar por conta de entendimentos individuais. O sr me perdoe a franqueza, mas seus argumentos só ajudam a legitimar certas praticas equivocadas do candomblé e geram dúvidas a cerca do que é tradição e doq ue invencionismo. Não estou querendo ofender o sr, respeito sua posição e entendo sua posição, mas nossa prática diária no blog nos diz que uma das causas de tantos desencontros na religião é justamnte estes pontos de vistas individuais e que não levam em conta a tradição da religião. Tomeje
Tamires espero quenos entenda, mas nossa colaboração para a religião é voluntária e só pode ser feita por este meio, não seria possível conciliar nossos afazeres pessoais com atendimento em particular. O trabalho no blog já nos toma um tempo considerável e se abrirmos mais um meio de comunicação perderíamos nossa privacidade. Além disso e principalmente perderíamos o nosso maior foco que é o debate de assuntos de interesse de todos, cada comentário é respondido aqui com todo respeito e honestidade, e serve para que outros irmão tenham a possibilidade de sanar dúvidas que por vezes são as mesmas. Esperamos que compreenda. E se houver algo que possamos te ajudar será um prazer. Tomeje do Ogum
Henrique procure o site “quem é de axé, diz que é” é uma campanha muito interessante. Tomeje
Sacrifício – ofício sagrado. Se até na biblía já se fala em sacrifício, em trocar-se a vida de uma pessoa por um cordeiro(animal sagrado), pq no candomblé isso continua sendo um tabu quando se fala, e as pessoas de fora continuam reagindo como se o culto fosse um culto bárbaro. Realmente, tem coisas que não valem a pena explicar, mesmo porque, quem sabe o porque não questiona, aceita e entende, e sabe da necessidade desse fundamento.
Entendo sim,obrigada.Bem vou tentar resumir então:meu irmão é médium de umbanda entrou para o candomblé pois sempre existiu a vontade nele e quando descobriu através de jogo de búzios que seu orixá pedia feitura ele quis fazer,providenciamos tudo,maior correria,liçença do trabalho até viajamos para comprar as coisas.bem ele fez vários assentamentos os básicos e mais alguns que o jogo pedia…entrou para o roncó e…não bolou no santo..tentou-se de tudo +…ele incorpora na umbanda assim podemos deduzir que ele roda certo?
o que vem ao caso foi que conhecendo de perto os rituais ele naum quer + seguir o candomblé apesar de gostar, ele foi sincero com o babalorixá e disse o que se passava dentro dele,a soluçaõ foi fazer um bori enquanto ele se recolheu diante de tudo o que aconteceu.a dúvida é :e os assentamentos?ele não
quer+seguir adiante,o que se faz com eles?o que puder responder será bem vindo já que precisamos de esclarecimento sobre isso e acho vcs bem responsáveis quanto a isso.se puder me responder por e-mail melhor ainda já está sendo complicado expor o assunto,obrigada toda informação será valioza obrigada pela atenção!Axé!
Primeiramente zambi na quatessa e adupé!!! Mojuba por escreverem este texto tão importante.
Pai Carlos de xango, todos nós respeitamos o ponto de vista do senhor , porém acho q ninguém tem mérito para poder julgar um preceito, q é realizado ao longo de toda uma existência de nossa religião (candomblé).
Posso lhe afirmar, q o senhor cometeu um equívoco ao afirmar q o sacrifício é uma atitude negativa . No candomblé não se mata uma formiga em vão, ou por maldade , e os animais não morrem simplesmente, eles se tranformam em alimentos para a comunidade, e em energia para a pessoa ,ou ser propriamente dito.
Todos podemos discordar isto é fato, porém tranformar uma coisa tão sagrada mesmo q através de um texto em um ato profano.
Pesso q mesmo q o sacrifício fuja a sua incompreenção, não se torne tão intolerante quanto os outros seguimentos religiosos . Já basta a universal né?
Sua benção , kivanda ofange (sacrificador da nação angola)!
Transformar o sagrado em profano já é um pouco de mais…
* Desculpem , eu não li antes de mandar*
Agó, meus mais velhos
Entendo que quando se diz “sacrifício” se entende que é algo muito importante que nós oferecemos para tudo aquilo que for sagrado, divino, santo. Ninguém ofereceria nada que fosse considerado profano, para o Orixá, aquele que nos cuida. As pessoas na sua incompreensão, se sentem melhores que os orixás, pois elas podem se alimentar do animal, sem que ninguém conteste e muitas vezes nem agradecem o que comem. O Santo é sempre grato, nos enche com seu amor, pois entregamos o que é de mais importante para nossa subsistência, o nosso alimento.
Axé.
Ao Ègbé. (coletividade)
Não há iniciação sem ebó e sem sacrifício de animais, até porque, o bicho de 4 pés é um ebó de troca.
Para toda e qualquer sacrifício de um animal, a cultura ketu/Nagô nos ensina que existe uma doação do animal na liturgia, então, se o animal qualquer que seja doa-se ao sacrifício, mesmo que para um ebó, o que não se pode é achar que sacrificar galinhas, pombos, cabritos, etc, por assim achar que tem ser feito, por que sonhou que tal Orixá queria comer, por que por achismo, por que todo Exú, catiço, etc, querem comer, tudo enfim, sem prévia consulta a Orunmilá é o que não pode, e muitas pessoas sacrificam animais sem concentimento ou sem dar a devida satisfação a Orunmilá. Tais zeladores que assim procedem a seu bel prazer de entendimento, se colocam acima do Orixá, se colocam acima do bem e do mal, achan-se onipotentes e esquecem que são escravos da Liturgia do Orixá e principalmente do Orixá para qual foram iniciados e nunca esqueçamos que independente do cargo que tanhamos, seremos sempre e para sempre e morreremos sendo “Iyawo” ou seja, ligados a mãe do segredo.
Axé,
quero estar apar de todos o eventos de orixa estou brasilia mais quero abrir meus conheçimento de orixa mutuba
Tamiris seu irmão é testemunha doque falamos repetidamente, ninguém deveria se iniciar sem antes passar um bom tempo como abiã. Olha se ele já vira na umbanda não nada que impeça dele virar a não ser o medo do desconhecido. Um outro ponto importante que me chamou atenção foi o detalhe dele ter ido iniciar-se por que gostava e não por necessidade ou conhecimento, isso é fundamental. Fla pra ele que ele deveria ficar mais um pouco, tentar mais um pouco, frequentar como abiã e depois que tiver aprendido mais ele poderá perder o medo e se iniciar, ou então volte pra umbanda, ms não abandone a religião. Tomeje
João nós sempre publicamos eventos aqui no blog e vc tb acompanhar pela radio web candombleaxe.com ou as quartas feiras às 21h pelo site da radio metropolitanaam1090 ou algo assim rsrsrsrsrs não guardo mutio os endereços rsrsrs mas é só procurar. Tomeje
…poxa vida, tinha escrito o texto todo e deu pane na web…snif snif, mas vamos lá…. hehehehe, sou percistente…
Bom dia a todos!!!!!!!!!!!!
Achei muito interessante esse assunto que foi levantado, sobre sacrifício de animais, li um dos comentários acima sobre o sacrificio de animais estar na biblia porém ninguém contesta a igreja catolica.
A biblia realmente fala sobre o sacrificio de animais, isso no antigo testamento em Ebreus, mas segundo os seguidores deste “livro” o segundo textamento veio para mudar esta lei (como era chamado até então) Deus mandou seu único filho em sacrifício da Humanidade, não sendo mais permitido nenhum outro sacificio para remissão dos pecados. Sendo assim, segue meu comentário:
Nós do Candomblé, não seguimos este livro (biblia), temos uma cultura onde não temos Jesus como nosso único salvador, temos tradições seguidas a séculos e valorizamos a vida mesmo que seja de um animal, e, como Baba Fernando falou, não sacrificamos animais a bel prazer, simplemente pelo fato de “querermos fazer”, há em tudo isso, uma orientação espiritual para que o ato do sacrificio seja feito e plenamente aceito pelo orixá. Saliento ainda que até mesmo para os filhos de santo, certas coisas só se aprende / entende, com o tempo que estamos na casa e com a dedicação que temos por ela e que a não aceitação de pessoas alheias a essa tradição só gera confusão. Para que possa entender, primeiro tem que aceitar e respeitar a cultura, a tradição, como Baba Nelson disse, no ponto de vista do Kardecismo, Umbanda, pela cultura que cada um tem, é realmente difícil de entender e aceitar, mas somos de cultura / tradição diferente, uma cultura linda, embora difícil de seguir…. rsrsrss….
Amo o Candomblé, amo minha Angola, respeito toda forma de manifestação espiritual.
Axé a todos
Júlia Eugênia
… só para complementar…
… o candomblé não sacrifica animais para remissão de pecados, como era feito no antigo testamento, o sacrificio de animais, para nós, tem um axé muito grande, por motivos de ocasiões específicas, onde realmente haja essa necessidade e sem agredir as leis de orunmilá.
Axé (agora é só…..rsssrsr)
Nelson, sua benção
Você conhece algum bom terreiro na cidade de Sorocaba?
Agradeço,
Axé
Meus irmãso eu tenho uma sugestão para este assunto. E se nós fizéssemos uma camapanha pra “neutralizar o carbono” pra ficarmos politicamente corretos e ecológicamente falando. Para cada sacríficio feito um árvore será plantada. O que vcs acham? Tomeje
Filha de Yemonjá eu não conheço ninguém por aí, mas vc pode encontrar pelo google “pagina pessoal de reginaldo prandi” uma lista de boas casas em SP, por favor, procure lá que são casas referenciadas. Tomeje
Obrigada pela resposta. Tenho estudado sobre o
candomblé para saber se realmente é a religião que
que me religa.
Sou muito curiosa , sei que o Candomblé tem
muitos “awó”, por isso de algum receio e as vezes algumas perguntas que possam parecer básicas.
Mojùbá .
Pai Nelson,
Com sua permissão, eu tenho tido pavores quando o assunto é destruição da natureza, porque sem natureza não tem vodum pra valer, não tem orixá pra valer, não tem inquice, não tem RELIGAÇÃO ancestral. Acho que a gente deveria plantar árvore, só aceitar comprar produtos cuja embalagem é recliclável, solicitar coleta de lixo reciclável em nosso bairro, evitar usar detergentes pra qualquer lavadinha de louça, e realmente organizar um campanha massiva para preservar a Natureza da qual nossos orixás são representantes espirituais. Seria o mínimo dos mínimos.
Mas acho que não relacionar isso com o sacrifício, porque daí pareceria que a gente tá tentando justificar ou compensar uma coisa pela outra, quando não temos que compensar nada, já que o sacrifício é legítimo da nossa tradição.
A sociedade em geral mata animais para obter remédios, para comer, para usá-los como cobaia na pesquisa e cura de doenças, e isso sem nenhuma reverência e respeito no ato da morte do bicho. A gente usa, com respeito e reverência, uma parte deles para obtenção de axé, essencial em nossa vida e até em nossas curas, segundo nossa tradição.
Abraços!
Luciano da discussão nasce a luz. Hoje eu estava numa reunião onde eu levantei este assunto por que eu fui convidado a escrever numa coluna quinzenal num site muçulmano/intereligioso e pensei justamnte nisso, nesta coisa de dar evidencia aos nossos projetos ecológicos que podem muito bem ser os que vc citou, mas tb pode ser plantar arvores pra neutralizar a emissão de carbono gerado pela criação e o transporte dos animais que utilizamos. Mas vamos discutor melhor e fazer um projeto de reciclagem de ibás e roupas por ex, tem tanta gente que usa uma roupa nova a cada festa de depois descarta, quem sabe se não podemos fazer um projeto deste tipo? Tomeje
oi todos bença para todos muntuba para q for de muntuba !
bom pessoal gostaria de saber mais sobre esa caulidade de orixar onde predominar a espectativa muito com mentã mais poucos relatão ums dizen que e uma qualidade de orixa velho
mais bom godtaria de terconhecimento sobre meu orixa de ori !
oi todos bença para todos muntuba para q for de muntuba !
bom pessoal gostaria de saber mais sobre esa caulidade de orixar onde predominar a espectativa muito com mentã mais poucos relatão ums dizen que e uma qualidade de orixa velho
mais bom godtaria de terconhecimento sobre meu orixa de ori !
Nossa, Pai
Ótima ideia a reciclagem dos ibás e roupas!
Agora entendi também a coisa do associar o sacrifício à plantação de árvores. Não tinha pensado nesse fato de gerar carbono na criação e transporte. É verdade!
Com essas atitudes a gente ainda acaba resgatando também um certo senso de orixá da Natureza, né. Tem um autor que fala dos Orixás da Metrópole, dizendo dessa tranformação até na educação dos Yawos e seus orixás, que acabam ficando mais urbanos, menos ligados à natureza mesmo.
O que der pra ser feito aqui de São Paulo, pode contar comigo, nesse seu projeto.
PS: vou pensar em algum modo de estruturação disso, algum esboço, e a gente vai conversando.
Axé, pai Nelson.
Luciano.
Luciano é só uma idéia, mas eu te adianto que eu não vou tocar o projeto, não tenho tempo, podemos dar espaço e visibilidade no blog e incentivar o projeto de várias maneiras, mas eu pessoalmente não posso me comprometer com isso, se vc ou outra pessoa puder e quiser eu ajudo sim, inclusive ontem eu tive reunido com o responsavel por um portal intereligioso e dei esta idéia e foi bem aceita mas a ideia principla é dar suporte e deixar que o projeto caminhe sob responsabilidade de alguém que tenha disponibilidade para isso. Axé Tomeje
Danilo procure no post qualidades dos orixa ítem Xangô. MAs tem um ponto importantíssimo nesta situação. Vc conheçe Xangô? Vc conhece a história de Xangô? Se vc conhecese a história de Xangô, vc saberia tudo do seu orixa que é oq ue realmente interessa, qualidade…. é superfulo e antes de ser inciado as pessoas nem deveriam saber de qualidade pois na hora da feitura pode haver mudança, inclusive mudança de orixa. Por isso o que importa mesmo é o orixa. Tomeje
danilo de alaín,
Não sei sinceramente o que é ” predomina a expectaiva muito com mentã”
Para saber seu Orixá de orí, somente através do jogo de búzios, feito em casa de tradição.
Axé,
Uauuu…muito bem editado esse texto vcs são de ++ mesmo….
Pai Nelson!
Entrei no candomblé faz mais ou menos um mês. Nunca tinha frequentando, fui mto bem recebida e os meus orixás gostaran da Casa….
Só que até hj a Mãe não teve tempo de jogar pra saber quem são os nossos santos protetores… Será que vc teria como me confirmar quem é minha mãe e o meu pai de santo.
Nasci no dia 23/03/1970…
Agradeço antecipadamente pois gostaria de saber que tipo de Ebó ru tenho que fazer.
Meu filho tbém está aguardo nunca da pra mãe jogar…
nome de é THIEGO DA SILVA BARBOSA , nasceu no dia 23/09/1988.
Meu companheiro já não acredita mais eu gostaria de saber o nome dele é FÁBIO HENRIQUE BATISTA CABRAL, nasceu dia 25/08/1980
E meu nomw completo é CLAUDIA REGINA GOUVEIA DA SILVA. Nasci dia 23/03/1970
Claudia, para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios mesmo que seja em outra casa é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Claudia vá caminhando com muita calma neste terreno, sem pressa, existe uma categoria chamada de Abiã, são os não iniciados, e é neste período de abiã que vc vai aprender muito sobre o candomblé, sobre a casa e sobre o zelador, e é com este aprendizado que vc vai se decidir sobre muitos assuntos, inclusive a sua futura iniciiação, e tb sobre todos os assuntos que vc quer aprender agora, vá com calma, se preocupe agora só em estudar e observar críticamente tudo a sua volta, ser crítico é diferente de exigir perfeição em tudo, ok? Mas observe muito e fale pouco, estude muito e ajude sempre, leia os texto que temos no blog, clique nas fotos e vá lendo os textos que lhe chamarem atenção pelo título, vc vai encontrar textos maravilhosos. Leia principalemtne os texto que falam de diferenças entre candomble e umbanda sobre Exú não é o diabo. Tomeje do Ogum
Não tem como saber quem é minha mãe e meu pai.
Claudia Regina gouveia da Silva
Nasci dia 23/03/1970
E a respeito dos meus orixás
Caboclo Roxo
Pomba Gira Maria Padilha das 7 encruzilhas
Eu preciso fazer uma roupa mais eu não tenho nem ideia de como Maria Padilha gosta de vestir….
Equal é a bebida e o cigarro e os acessorios me ajude por favor
Claudia, nós não temos como disponibilizar esse tipo de informação, pois o blog trata mais orixás e não entidades. Não temos esse tipo de conhecimento, minha irmã.
Axé!
Claudia de fato não temos esta informação. Mas o que eu acho estranho mesmo é que vc saiba sobre entidades e não saiba os seus orixas. Olha, no meu tempo as entidade só davam seus nomes depois de muitos naso de trabalho naquele médium, só depois de autorizado pelo guia/orixa do medium. Segundo este modelo eu pergunto, como vc soube estes nomes e como lhe foi dito isso semque lhe fosse dito os orixas/guias responsáveis por estes guias? Tomeje
Para amiga Cláudia,
Prezados,
ao me deparar com este blog e já faz um tempo, fiquei encantada com a presteza e orientação que encontrei aqui.
Assim como eu você parece ser uma abiã (olha q já tô ficando boa no entendimento!! rsrsrs)..
E aprendi que a paciência é a maior aliada, que o Sr. Nelson me corrija se eu estiver errada, penso que seus orixás lhe darão o caminho e as respostas no momento certo e Dona Padilha, conduzirá você a tudo o que ela quer através da intuição…
Aprendi neste fórum/blog, que observar e ler muito é fundamental.
TOMEJE…
Cristiane sópra complementar o assunto o termo Tomeje é minha digina rsrsrs não é bronca não tá? rsrsrsrs Tomeje
Estou demais mesmo…rsrsrs, jamais vou considerar como bronca, o que me traz crescimento e aprendizado….rsrsrs..
Gosto muito de participar desse fórum e indico para todos aqui no RJ, acho de grande importância….
ola abença gostaria de saber mais sobre ebos principalmente de saude e dos dez dos nove
Olá. primeiramente gostaria de parabenizar vcs por este maravilhoso trabalho, e gostaria que me esclarecessem uma dúvida, tem pais de santos que fazerm ebós, boris e obrigaçãos em casais, e outros quando há casal não podem nem frequentar a mesma casa… Qual seria o certo desta situação??? há diferença para casais heteros e casais homosexuais???
Agradeço desde já.
Diego do Omulu
Valnei o único caminho que posso te indicar é a sua casa de axé meu irmão. Este assunto não se aprende em net de forma alguma, é preciso ter mão pra isso, ter experiencia, ter autorização, e ter caminho pra isso, a vivencia dentro do seu axé é que vai te dar todas estas respostas, e eu sinceramente acho um perigo que vc procure receitas de ebós na net, perigo pra vc e pra quem um dia vc pudesse passar estas receitas. Tomeje
Diego quando entendemos que candomblé é um família,uma comunidade “fechada” entendemos a posição de muitos em não aceitar que o mesmo zelador faça as obrigações dos dois indivíduos, independente da orientação sexual. Porém há quem diga que na origem do culto na África, a mesma iniciadora cuidava de toda a cmonunidade por este motivo não haveria restrição a que se fizesse isso nos dias atuais. Tradicionalmente a restrição está limitada a que um mesmo zelador faça as obrigações de um casal (independente de orientação sexual), para estas situações o casal ficará sobordinado cada um a uma pessoa do terreiro, o Pai e o Pai Pequeno por ex, e isso não impede que os dois frequentem a mesma casa. Tomeje
Obrigado Pai Nelson pela resposta, mas eu ainda estou com dúvida, no caso por exemplo o Mesmo pai de santo fazer um casal, o sr. q haveria algum problema?? ou no caso também como o Sr. disse que um faz com o Pai e outro com o Pai Pequeno. mas os dois recolherem na mesma época mas eu quartos diferentes??? Me desculpe a pegunta mas preciso de uma luz..
Grato
Diego o entendimento e consenso da maioria é que não deve ser feito desta forma porque a religião est´abaseada na família e comunidade e entre família não cabe relacionamentos por isso se faz com um com o pai e outro com Pai pequeno. Sobre recolher no mesmo tempo, mesmo que estejam em ambientes separado eu em particular não acho correto, afinal a energia da pessoa está presente na roça, a mão que faz uma comida para um tb fará o outro e isso já caracteriza “união” entendeu? Mas se naquele axé isso é permitido, siga o que axé faz e sejam felizes. Tomeje
Olá a todos,
fiz um ebo de egun, minha vida melhorou bastante, mas depois de um tempo (2 meses) senti uma dor na barriga como se tivessem tirando energia de mim. Fiquei preocupada e o egun apareceu de novo no jogo de búzios.
o que faço, é comum isso acontecer? alguém poderia ajudar?
obrigada
Otilia, se o egun voltou é por que fatou ou teve algo desnecessário nesse ebó, ou mesmo não foi feito da forma que deveria. Isso pode acontecer quando se perde a atenção no que o egun quer.
Procure o zelador que fez o ebó e fale com ele. Ele precisa consertar isso e ver o que está acontecendo agora.
Axé!
Dayane,
obrigada pela resposta. Procurei quem fez o ebo, pelo jeito fizeram tudo certo. O que aconteceu foi que eu fui numa reuniao de estudos de kardecismo e isso abriu para o egum voltar. Eu nao sabia que isso era possivel.
E agora, tenho que fazer outro ebo?
Axé!
Otilia, do que adianta fazer um ebó pra afastar um egun e depois ir numa reunião que os chama?
Minha irmã, o Candomblé e o Kardecismo divergem um pouco quanto a relação a egun. No espiritismo eles fazem esse ritual de aproximar o egun para ajudá-lo, a fazê-lo compreender que ele te atrapalha etc. Isso acarreta tempo e paciência diferente.
No Candomblé a concepção muda de foco. Os ebós ocorrem para que o egun se afaste e ache o seu caminho e pronto.
São processos igualmente eficazes, porém um tanto diferentes. Por isso, você tem que decidir se faz o tratamento no kardecismo, fica lá, faz o tratamento de desobseção (acho que é esse o nome) durante os dias determinados, ou faz o ebó e espera ele surtir o efeito. O que não dá é pra você ficar fazendo os dois devido a suas diferenças, tá?
Axé!
*obsessão (ratificando-me).
Oi Daya Motumbá
como vai minha irmazinha querida estava com saudades, e ai respondendo muito a nossos irmãos? tirando muitas duvidas?? espero que sim, e o velhinho como é que anda?? ouvir dizer que ele vai abrir casa é verdade??
estou um pouco afastado por aki na roça esta em obrigação recentemente teve o Olubajé aki a festa do meu pai foi linda so faltaram vcs aki, agora estamos construindo outro barracão maior e assim que terminar a construção e os preceitos ja entra um ogan pra tomar obrigação de 7 anos depois dele entra um barco de 3 iaôs, e se tudo dé certo entro pra dar minha obrigação
bjs
Axé
Dayane, obrigada, agora percebo o que aconteceu, pois eu não tinha esse entendimento. Vou me decidir!
Ogan Luiz, toda vez que lhe vejo por aqui penso ser uma miragem rsrsrs.
Eu estou bem, meu ogan (lembra que eu lhe chamava assim? rsrs), não tenho respondido tanto devido ao tempo (estudo+trabalho), mas sempre que dá venho aqui dá uma forcinha e aprender um bocado.
Sobre o futuro e quase atual zelador Tomeje rsrsrsrs, ao que me consta, as profecias do babazinho (Fernando) estão indo à uma velocidade anos-luz rsrsrs e presumo que num futuro nada longínquo teremos mais uma casa para visitar inalgurando rsrsrs.
(eu quero ficar longe destas profecias do Babazinho. Ô língua danada de abençoada!;) srsrsrs)
Axé e um beijo, meu ogan!
olá tenho observado e tirado duvidas,pois nao sou da religiao,mas gosto de entender,conheço pesoas q são.Enbtão quero saber se possivel,se sempre q e feito ebo,e se todas as casa de camdomble,tem q pedir a uma cabeça q fica na entrada da casa.eu nao sabia e morri de medo,fiz um ebo de saude…o q significa isso?sem desrespeitar,por favor,nada.so uma duvida.
nao seria apenas o orixá?ser mencionado?ok…obrigada.
acho q sou de oxum,c oxalufã.
CP o ebó de saúde é feito porque a pessoa está doente, precisando de uma “limpeza” espiritual, vc está ou estava doente? Sobre cabeça na entrada do terreiro eu nunca vi nada disso, não sei o motivo disso. Tomeje
ola ,nelson, tenho uma duvida, nao joguei busios e o pai de santo quer fazer um ebó pra me limpar, se tiver algum trabalho ,demanda ,esse ebó tira , desfaz esse trabalho ,mande um email pra mim é urgente
Mary todo zelador sabe que quem receita o ebó necessário (quando necessário) é o jogo (atravez do jogo se consulta os orixas, inkises ou voduns). Algumas vezes recorremos ao que já conhecemos de nossa experiencia e não consultamos o jogo pois se trata de um ebó simples e as vezes bem eficaz. Mas a minha recomendação é que antes de fazer o ebó, vc se certifique a pessoa realmente é zelador/a e de confiança. Sobrea questão de “tirar ou desfazer”, todo ebó tem duas partes, uma é nossa, de quem faz, que entra com a experiencia e conhecimento e a outra parte é da pessoa que precisa entender qual é a sua função neste processo de “limpeza”. Não adianta fazer um ebó com vista a arrumar um emprego e a pessoa ficar em casa sentada. Todo ebó precisa da ajuda da pessoa, neste caso, o mínimo é ter fé e bons pensamentos e atos positivos diante da vida. Ebó funciona desde que a pessoa tb ajude.
Meu irmão/a com certeza vc já viu o que está acontecendo no RJ, MG e SP. Há como vc ajudar de alguma maneira? Tomeje
Olá a todos, gostaria da ajuda de vôces, pois a algum tempo venho acompanhando perguntas e comentários, e as devidas respostas, que por sinal me agradaram sempre. Faz muito tempo que frequento a Umbanda, mas sinto que meus caminhos estão no Candomblé. Em dezembro passado fiz um Ebó, aconselhado por uma pessoa que conheci a pouco tempo, e me senti muito bem. Em janeiro voltei lá na casa da Mãe de Santo, pois minha filha não estava muito bem. Em certo momento o Ogan, que por sinal é casado com a Mãe de Santo, começou a ofender minha filha e a mesma revidou pedindo para que ele parasse se não não mais iria lá. Só sei que foi muito complicado e uma situação constrangedora, desde então não fui mais lá, e nem poderia depois de tudo o que houve. Por isso peço ajuda para que me indiquem uma casa para que eu e minhas filhas possamos frequentar, que seja registrada na federação tudo certinho, eu moro aqui na região do ABC – SP. Esqueci de mencionar que minha filha precisa fazer um Buri segundo a Mãe de Santo, pois ela não esta bem por cobrança do Santo, ela é de Iansã Balé com Ogum, por hora agradeço a ajuda, obrigada.
Ivone eu só conehço o meu irmão em Campinas, mas no goggle “pagina pessoal de reginaldo prandi” vc vai encontrar uma lista de casas em SP. Detalhe, sua filha só é de fato desta ou daquela Oyá depois de raspar,a ntes disso é suposição apenas. Ela pode ser de Oyá sim, mas qualidade antes da inciação é suposição mesmo. Tomeje
meu pai de santo esta no hospital me ajude para que ele sai dela com saude bjsssssssssssssss ele e de logun ede
Beto nos solidarizamos com seu pedido, vamos pedir juntos o restabelecimento dele. Mas procure os seus mais velhos e façam um ebó. Tomeje
Pai Juarez,
Muito obrigado pelo e.mail, fiquei muitíssimo feliz com sua recuperação e por acreditar que “Sem Ebó não há Candomblé”.
Adupè o.
Reamente sem ebo nao a camdomble religiao maravilhosa axe pra todos pai Henrique de Obaluae henriqueoliveira4020@hotmail.com forte abraço
Mo juba, Bàbá José Henrique, que Òrúnmìlá lhe seja sempre favoravel. Sábias palavras.
Que Osá e Ose lhe guiem em suas magias e quebra de feitiços.
Onon alafià Bàbá.
Auwre aiku.
Ire o.
Gostaria de saber se alguém sabe alguma coisa, desde banho a ebós pra problemas de ovários….
Carla,
Existe ebó para tudo na vida, mas, para isso, é necessário jogar e saber os caminhos que se apresentam, o que pode e o que não pode, e outros detalhes que certamente irão se apresentar.
Axé,
Estando passando por aqui me atualizei com as mais diversas duvidas de nossos irmãos e me energizando com a sabedoria de meus mais velhos, adupé ò
Ola Pessoal
A comida é preciosa porque ninguem vive sem comer, é oferecendo a comida que demonstramos em parte o nosso sacrifício. O corpo necessita de proteínas, carbos e gorduras e, cada tipo de alimento é encaminhado de modo correto dentro da sabedoria de nosso corpo.
Porque a proteína vai para os músculos e o calcio para os ossos e dentes?
Você nem precisa pensar…nosso corpo faz isso automaticamente, direcionando os alimentos para determinados órgãos. O corpo conhece os seus segredos.
Os alimentos irão formar, reformar, curar nosso corpo, células morrem todos os dias e o corpo as refaz dioturnamente.
O calcio é conhecido em sua realidade física mas quem conhece sua contraparte espiritual.Os órgãos do corpo são conhecidos em sua parte fisiológica mas quem conhece o coração em sua realidade espiritual e porque ele está relacionado ao metal ouro.
O rim está ligado a um processo de purificação do sangue fisiologicamente falando mas tambem podemos relacioná-lo ao metal cobre e a emoção ¨medo ¨.Se não fosse pelas glândulas supra renais não teríamos um hormonio específico chamado adrenalina que nos possibilita a reação da fuga;
Tambem podemos relacionar outros orgãos a outros metais, a determinas ervas, a determinados alimentos, a processos fisiológicos e a processos da alma tambem.
Tudo que ingerimos na alimentação passa por um processo de humanização dentro do nosso corpo, tendo como objetivo ultimo a formação do sangue que é a sede do nosso espírito e o elemento mais nobre dentro da nossa constituíção.
Abre-se um portal para uma outra realidade – digamos assim um portal dimensional/espiritual – quando ofertamos os elementos contidos no ebó que serão aproveitados e direcionados para nosso corpo/alma/situação de vida afim de nos curar, direcionamento este feito por seres que em sua sabedoria serão capazes de fazê-lo, conhecedores de modo íntimo e profundo porque fomos feitos por eles.
A ciência com sua realidade quântica ainda engatinha…os mais antigos conhecem os segredos da terra e do universo.
Na igreja católica se comunga comendo o corpo ( óstia ) e bebendo o sangue de Cristo ( vinho ). Isso é um ebó! Quer dizer que com isso quem vai assistir a missa e comunga é canibal, vai explicar isso pra alguem totalmente fora do contexto da religião.
Cristo fez do proprio sangue um ebó para quem é cristão e nele crê
Assim se faz até os dias de hoje…e tome ebó! ( rs )
Ase
esqueci…
sobre Esu…belo poema para Esu Onan
http://ileaxecontatos.blogspot.com
Michelly, adupé.
EXU ONAN
Levou uma oferenda para bem distante do seu lar:
– panos de cetim coloridos, perfumes, sensações…
e todos perguntaram quando ele iria voltar?
Levou os desejos feridos e inatingíveis
Todas as decisões inadiáveis, imaginações
Levou pro mar e pra cachoeira
Levou o que poderia expor
E tambem os seus segredos
Na velocidade de uma louca enchente, vazou;
Levou mel de abelhas nas grutas e entranhas da Terra
E todos perguntaram quando ele iria voltar?
Procurou pessoas na amplitude de espaços abertos
Nas clareiras e nas matas, viajou terras estranhas
espionou costumes exóticos, línguas desencontradas
Montanhas e topos gelados,descansou:
Céu noturno por testemunha de suas andanças
Devolvendo e oferendando riquezas
Que o sangue e olhos rubros sabem cobiçar
Nada jamais escaparia de suas garras
Incontáveis existências precoces brotaram
de suas oferendas
de suas andanças
Em todos os lugares, olhos, bocas, mãos, corações…
E ele nunca mais voltou!
sou ekedy nova e estou aprendendo muito com os ensinamentos aqui contidos. Mutumba,axé
Mo juba, Iyá Denise.
Seja bem vinda e participe conosco.
Ire o.
Mojuba a todos , é muito bom saber q temos irmãos sério na religião a quem podemos recorrer quando precisar-mos pois só assim continuaremos a elevar o nome dos nossos orixas! lembremos que na união de varias sabedorias e culturas nasceu a gigantesca biblioteca de Alexandria. Sou da cidade de santos,no litoral paulista e isso por aqui é raridade.
Sou feito de Ogun,Oxun e Xango,no entanto só sei a qualidade do Ogun q é Onirê da Oxun e do Xango ñ sei e meu Babaloryxa ñ me revela o q posso fazer para descobri-los?
T’Ogun,
Seu zelador é que pode jogar aos pés do Igbá de seus Orixás e apurar o caminho de cada um deles.
Axé.
quanto tempo um ebo demora para fazer seus efeitos,fiz um ebo de limpeza faz uns cinquenta dia,e nao melhorou em nada a minha vida eu queria saber porque isto esta acontecendo,ate agora eu nao vi nada acontecer e sim piorar um pouco .porque alguem ai sabe me dizer porque isto esta acontecendo,sou filho de xango…
Will, existem ebós e ebós. Que tipo de ebó vc fez, como foi feito, quem fez, por que fez, será que faltou alguma coisa? Geralmente esbó quando não faz efeito é por que faltou alguma coisa ou o ebó estava errado. Esta é uma situação. A outra situação é o que vc fez e o que vc não respeitou. Pode ser tbm que a demora seja reflexo dos seus atos, as vezes passamos anos aglutinando energias nefastas que apenas um ebó não resolve a situação. Geralmente depois do ebó realizado, esperamos um período e jogamos novamente para saber como está caminhando o trabalho realizado. Òrúnmìlá receitsa todos os ebós e se ele receitou é por que tem solução o problema.
Volte e converse com a pessoa que lhe fez o ebó.
Ire o.
Boa tarde!
Bom, conheço muito pouco do que estão falando aqui, mas eu pergunto a todos: Onde está DEUS aí? isso está acima dele ou abaixo, ou não importa pra vocês? ou é um paralelo… Um Ebo tem permissão de DEUS para ser feito, pois eh um feitiço, Não?
Se puderem me responder eu agreadeço.
Luiz
Luiz,
Também chamamos DEUS de OLORUN, o Deus do povo Yorubá. Ele nos concedeu o livre arbítrio para vivermos e sermos responsáveis pelos nossos atos.
Axé.
bom dia! colegas
quando fazemos um EBO para limpeza espiritual e centralizações das vibrações. – a presença de gal. angola? e qual o significado ? e existe algum karma ou algum retorno, o quanto infringimos as leis de DEUS? mesmo que não se tenha pedido nada de mau para ninguém, nem pra si.. somente coisas do bem.. Por favor, será que alguém pode responder claramente pra mim… quero conhecer melhor isso tudo!!!
Luiz
Luiz,
As palavras karma e retorno não se aplicam ao povo do candomblé. Cada Nação tem seus rituais próprios, seus Orixás, Inkísses, Voduns. Para tudo tem um porque, e entender a doação de um animal ao sacrifício para quem está de fora da religião é muito complicado e difícil de se explicar. Só mesmo a convivência e apredizado, doutrina e liturgia.
Axé.
olá boa noite!!!!!!
tenho uma dúvida….meu marido é feito de santo e o santo dele esta assentado na casa de um pai que não é o dele,mas a questão é que ele ano passado se envolveu sxualmente com a mãe pequena da casa…..quero saber se é possivel ela ta fazendo alguma coisa nos pés do santo dele…..para afastar nossa familia…..detalhe eu não sou da religião,mas respeito e estou tentando entender melhor……pois tenho uma intuição muito forte…….tipo sonhos reveladores…..que sempre me avisam algo que esta acontecendo ou que vai acontecer…..e ultimamente tenho sonhado muito com ela……e até a visto com frequencia,mas não nos falamos…….mas olhar dela me assusta pois sinto que ela ta fazendo….não tenho com quem esclarecer isso….pois ele não me conta nada……
obrigado por qualquer resposta que vier……
ele é de oxalá e ela é de yemanjá……
Jaqueline seu marido não honrou a religião. Traição e promiscuidade não fazem parte de nossa vida espiritual.
Não sei qual será a sorte dele nem de sua familia, pois todos estam interligados.
Creio que o zelador desta casa deveria saber o que está acontecendo.
Não posso opinar sobre coisas que não sei a fundo, só sei que a verdade está acima de tudo e de todos.
Carater Jaqueline, carater. Não se deixe levar por este rio de água turva.
Ire o.
OBRIGADO PELA RESPOSTA!!!!
EM OUTRAS PALAVRAS DEVO ESPERA PRA VER QUAL SERÁ NOSSA SORTE?
Bem em relação ao que me disse, o que eu soube por ultimo foi que ela esta afastada da casa….por causa de algumas praticas ilicita em relação ao cargo dela na casa….e meu marido esta preparando para a retirada do santo dele….já o perdoei,mas uma traição mesmo perdoada não é facil esquecer…..o que me alivia a alma é que não sinto raiva dela e pelo contrario as vezes fico agradescida,pois através do que aconteceu foi que percebi o quanto amo meu marido…..e passei a da valor em certas coisas que já estava quase morrendo em nosso casamento……o que busco é um meio de proteção para mim e meu filho…….
Jaqueline, poeira não se varre para debaixo do tapete.
Seja honesta com você e com o òrìsá. O erro de seu marido e o dela serão avaliados pelo Alto.
Não tenha medo dela, nossa religião nos proibe de ter medo, medo é para ser enfrentado.
E seu marido tem que ter ciência do ato dele e cuidar de sua familia.
O galo onde canta, janta.
Arrume-se, deixe o tempo passar e curar as feridas, seja feliz com sua familia, que sirva de aprendizado.
Porém durma com Paulo, mas fique de olho em Paulo, entendeu? Não durma com os olhos dos outros.
Depois do perdão a tendência será o relaxamento por parte dele, mas devemos vigiar sempre.
Que você seja muito feliz.
Ire o.
Boa tarde!
Sou abian e costumo ler os post publicados aqui, e isso mim ensina muito e mim tira muitas duvidas. Sou muito curioso, sei que muitas coisas não mim é permitido saber. Fiz um bori e antes um ebó, mim senti muito melhor. Mas, a minha Ialaxé mim colocou em um determinado lugar na ordem dos ebós e quando foi ser iniciado o responsavel mim colocou em outro. Fiz estou bem, mas a minha pergunta é. Se tinha mais pessoas e se errasse um ebó, fazer com outra pessoa o ebó do outro. Acarretaria em algo ?
Santos, com certeza causaria algum problema.
Ou não haveria nenhum efeito ou algo poderia ser direcionado para o lado errado.
É como se tomar remedio para pressão quando se está com dor de dente.
Ire o.
Muito obrigado Da Ilha pelos esclarecimentos. E sobre os preceitos, no caso pós Bori. Quais seriam os resguardos? Pois, mim falaram muito por cima e fiquei em duvidas, sobre o que pode e o que não pode. Gosto muito da casa, mas as vezes o Babá nos deixa a desejar, ele não passa tudo o que deve.
Santos, sempre que terminamos um Bori perguntamos ao Ori se há alguma restrição, em minha casa geralmente não há. Outras casas colocam em pratica uma relação de praxe.
Eu em minha pequena sabedoria poderia dizer que após um Bori alguma situações devem ser evitadas, aborrecimentos, brigas, discussões, ambientes pesados e por si vai.
Após um alinhamento meta, o melhor que podemos fazer e manter esta cominicação aberta o máximo de tempo possivel.
Afinal de contas o alinhamento com seu duplo é o que irá ajudá-lo em sua caminhada terrena.
Ire o.
Muito obrigado Da Ilha. Vocês são um exemplo de verdadeiro Candomblé.. Estou mim iniciando e como todo bom neófito, dúvidas, porquês, curiosidades surgem. Mas, mim contenho no que posso saber..
Xangô lhe abençoe!
Motumbá a todos,
Queria uma opiniao de vcs irmaos. A 3 dias fiz um ebó de ossá, uma vez q ando coma cabeça atordoada sistema nervoso virado, mto tenso, mto nervoso , e me foi dito q n poderia fumar mas o cigarro melhora muito, posso fumar?ou estaria quebrando meu resguardo?
desde ja obrigado e axé.
Renato,
Embora faça mal a sua saúde fumar, o cigarro é um paleativo que dura no máximo 15 minutos, você é quem sabe.
Axé.
Estou cm um problema de saúde e sinto que preciso de um ebó p me livrar desse problema, qual a eficácia desse trabalho? È o mesmo que uma cirurgia espiritual????
Ligia,
O Ebó ameniza uma dor um sofrimento e pode até curar, tudo depende da prescrição correta do ebó.
Axé.
Oi, boa tarde!
Sou muito nova em tudo isso, gostaria de tirar uma duvida das mts que tenho. Fui a um pai de santo p uma consulta com a entidade maria mulambo, e a entidade me passou um ebo, tinha pipoca, canjica, uns bolinhos, desculpem se usar algum termo errado mas nao conheco ainda, pedacos de pano, banhos de erva no final e swria feito um sacrificio com uma galinha qnd eu nao estivesse presente. O ebo seria p afastar uma pessoa q esta colocando minha vida em perigo, me traz varios aborrecimentos, nao quero mau a ela so q siga seu caminho longe de mim, o pai de santo disse q eu tinha q faxer resguardo de tres dias, carne vwrmelha, relacao sexual, beijo, alimentos e roupas escuras.. Como sou nova e tenho mts ducidas gostaria.de sabwr se esta correto, pq li q o ebo tem q ser receitado atraves do jogo de buzios. Mt obrigada
Nathalia eu não faria um ebó que não fosse desiginado pelo oráculo ou por uma entidade chefe de um terreiro.
Suas duvidas tem razão de ser.
Ire o.
Fiz um ebó de limpeza e um para adoçar. Quanto tempo leva para que eu obtenha resultado?
Rose,
Só o tempo poderá lhe responder.
Axé.
Boa noite Babá Fernando;
Gostaria de sua orientação: numa consulta com búzios foi dito que eu precisava fazer um Ebó Ikú e fazer uma “puxada” . O sr. poderia me explicar a diferença entre eles.?
Obrigada.
flavia,
Ebó Ikú é prescrito para quando a pessoa está com problemas com Ikú (morte) faz-se o ebó para afastar essa negatividade do caminho. fazer “puxada” eu não sei a que se refere essa palavra, pelo menos aqui no Rio de Janeiro.
Axé.
Babá Fernando,
Em relação ao Ebó, significa que é feito para “enganar a morte”, e isso?
A “PUXADA” seria o mesmo que a DESOBSESSÃO no Kardecismo.
A pessoa que jogou ´´e de Umbanda há 45 anos e 07 de Candomblé, vai receber o Deká no final do mês.
O que o sr. acha?
flavia,
Muitas vezes a energia da morte nos circunda, aparece em nosso caminho, então fazemos o ebó para passarmos por situação com mais segurança e, às vezes, até enganá-la. A desonsessão é um sinal que a pessoa sofre com forças altamente negativa, eguns perdidos que se alimentam e vivem a sobra de tua luz.
É um ebó muito perigoso, se tiver confiança na pessoa faça, mas, se tiver dúvidas, confirme com outro jogo com outro zelador idônio.
Axé.
Boa noite:
Fiquei preocupada, porque o EBÓ IKÚ é perigoso? Na medida do que puder ser informado o sr. poderia me esclarecer?
Abraços,
flavia,
Para quem sabe tirar e passar um ebó, não há perigo algum, se seguir os procedimentos corretamente.
Axé.
Aos pais aqui presentes, gostaria de um esclarecimento. Estava numa relação amorosa séria, qdo de uma frase a pessoa terminou tudo comigo, me chamando de louca e passou a me ofender física e moralmente. Frequentava a umbanda e foi-me dito que a ex-mulher deste homem havia feito um trabalho para nos separar e que causasse a minha morte. Perdi meu emprego, entrei numa depressão profunda e não tinha mais vontade de viver, estava a ponto de ser internada. Graças a Deus conheci o Candomblé, e o zelador após uma leitura de búzios me orientou a fazer 2 ebós para desmanchar o trabalho feito e um bori para me equilibrar. Este homem se afastou de mim e nunca mais tivemos contato. Ainda penso muito nele, na relação que tinhamos e quero voltar a esta para viver o que foi cortado. Falei com a Mulambo deste zelador e a mesma me pediu uma panela de barro, milho e açúcar mascavo.
Não tenho desconfiança, pois este zelador me ajudou muito, mas gostaria da opinião de vcs se este procedimento está certo e se há algo mas a fazer.
Graças ao Candomblé recuperei a minha vida !!
Verginia, vc tem certeza que quer retorna ao “inferno” ?
Vida que segue minha filha, a fila já andou…
Se não lhe fez bem…E vc ainda vai cutucar onça novamente. Procure viver e ser feliz.
Em vez de fazer trabalhos para tentar um reatamento, peça a Mulambo para lhe orientar, se for a Mulambo que eu conheço, terá muitas lições de vida para lhe dar.
Ire o
Julia
Tirei um Ebó a uma semana e mandei voltar pra pessoa que me mandou, eu gostaria de saber se o efeito na pessoa acontece da mesma forma que estava acontecendo comigo e quanto tempo leva?
Julia, quem dá o pão, dá o ensino.
O que lhe falaram sobre os efeitos deste ebó?
Quem pode dar prazo sobre ebó?
Julia, minha mãe me diza que o silêncio é ouro.
Não avise o inimigo que você está pronta para guerrear, deixe ele pensar que você dormiu.
Fortaleça seus pensamentos, se torne forte e siga enfrente.
Deixe o resto por conta do alto.
Ire o.
Fiz eu ebó de odu para afastar negatividade e foi dado comida para exu. Nos primeiros dias me senti muito bem, mas depois, fiquei apatica de novo e o pior começou dar tudo errado, na minha vida, nível de estresse muito alto. será que meu ebó foi feito errado?
Olá!
Gostaria de saber se uma ekedi que faz os ebós da casa, pode também por a mão nos Oris dos filhos de santo na hora de uma obrigação, de um Bori ou de um Obi.
Beijos!
Bia o sacerdote delegar o direito a ela de fazer estas obrigações tudo bem, creio que na hora de fazer o que tem que ser feito dentro de uma obrigação é dever do sacerdote estar presente.
Esta é minha visão e é assim que fazemos em casa.
Ire o.
Obrigada pela resposta.
Também é assim aqui em casa. É que o povo fala demais, então resolvi perguntar.
Beijos!
o que significa “levantar o trabalho” apos ja feito o ebó e entregue a exu ?
Ana isto significa levar o ebó para o local indicado para ser entregue, mata, rio, mar, pântano, encruzilhada e etc., depois de passado o prazo para o ebo ficar aos pés de algum òrìsà.
Ire o.
Olá, iz um banho de ebo numa segunda-feira, e na sexta seguinte, eu estava em dúvidas de quantos dias deveria ficar dxe resguardo para beber cerveja, então liguei para a casa que fiz o banho, e a pessoa que me atendeu, me disse que o resguardo eram só de 3 dias, então achei que como fazia 4 dias, eu poderia sair do resguardo e acabei bebendo! Então, me veio um peso de consciencia, e liguei para a casa, novamente, e desta vez q mãe da casa que falou comigo e disse q eram 7 dias ! E agora, sera que estraguei o banho? Axe!!!
Patrícia você não estragou seu banho.
Quando não temos a informação, a energia sabe que você não errou.
Ire o.
Obrigada, já falei com o zelador q fez o banho, e disse isso mesmo!!
Acho que o blog está oassando por algum problema, à dias não atualiza as paginas, pelo menos pra mim, a ultima esposta do da Ilha foi nessa pagina no dia 16/09.
Garcia estou de volta,
Eu estava cuidando da minha espiritualidade.
Ire o.
Há, uns meses atrás eu fiz um ebó, e tive que fazer um trato com o orixa, que ia ficar não lembro quantos dias, sem beber, transar e etc… só que eu fumei maconha, e depois fiquei com medo de não dar resultado… ainda bem que deu resultado e eu estou bem melhor .. será que o orixa me perduou ? e por que perdoaria ?
Erick eu não sou ninguém para julgar, eu não saberia dar uma resposta a esta pergunta.
Mas eu pensaria muito na atitude do òrìsà, por que será que tudo aconteceu?
Será que o inimigo do bom é o muito bom?
Barbas de molho meu amigo.
Ire o.
frequento um terreiro a um ano fiz diversos trabalhos e ebós e até agora não vi resultado
Eni,
Você tem que conversar sobre isso com a zeladora ou o zelador do terreiro, colocar suas questões, o que você entende como “resultado”. Só assim você poderá perceber se realmente as coisas estão funcionando ou não.
Axé.
Tomei o banho de quebra feitico e joguei da cabeca pra baixo pode ou nao vai ter efeito
Jane cada situação tem um remédio.
Eu não joguei, não sei do que se trata e nem sei o que o oráculo mandou de recado para você.
Portanto, um banho pode resolver ou não.
Quem poderá lhe garantir?
Somente quem jogou, tirou o ebó e preparou a medicina para você.
Ire
fiz um ebo e comecei a me masturba e lembrei logo e parei sera que pode dar errado???
fiz um ebo e comecei a me masturbar so por cima e lembrei e parei sera q da errado???
Maria que falta de responsabilidade.
Uma pessoa que não é praticante da religião e faz uma consulta como cliente apenas tem obrigações? Pelo ato de ter que tomar quatro seções de banho de descarrego faz cm que esta seja do santo tenho que praticar a religião como os demais ou ela é livre, passou apenas pelo banho e arriamento e levantamento por causa da consulta? E no caso de um bano que foi feito numa sexta-feira e no sábado a pessoa que tomou o banho assistiu alguns filmes adultos, mas não praticou sexo, apenas se tocou, mas não atuou sexualmente e ficou sem beber como havia sido dito, apenas fumou, pois foi permitido, o que acontece? O banho é em vão?
Gostaria de ser respondido, pois tenho dúvidas em relação a todo o trabalho e principalmente se a pessoa fica pra sempre enraizada na religião por ter passado por uma consulta e pelos banhos que na consulta foi orientado a ser tomado pelo fato de que o jogo não abriu. O cliente nesse caso, respeita e mantêm a amizade com todos, e pelo fato de ter feito a atividade fica preso na religião e ao santo para sempre? Sem poder viver normalmente, sem as obrigações que alguns têm e tudo mais, afinal, foi crente na Deidade, mas como cliente. Poderia me esclarecer?
Thardely vamos dizer que nada aconteceu.
Um banho e um ebó não colocam ninguém dentro da religião.
O que o coloca dentro da religião é a fé nas divindades e o acreditar no que está sendo feito.
Se tocar, masturbar, fazer sexo, fumar, profanar, ver filme adulto (pornografia) não são nada de mais.
Um provérbio yorùbá diz:
Se não importa onde você está indo, a estrada também não importa.
É um provérbio que refere-se a todos aqueles que se recusam a levar a sério a questão de encontrar o seu destino pessoal.
Siga sua vida em paz e sem dor na consciência.
Ire
Olá, eu gostaria de tirar uma dúvida, quem fez limpeza e está em resguardo pode beijar na boca?
Leidi esta pergunta deve ser feita a quem lhe deu o resguardo.
Resguardo de que?
Ire
Eu não entendo muito dessas coisas mas eu fiz limpeza prq fizeram coisa ruim pra minha mãe, e como eu a acompanhei até o terreiro tive q desfazer” junto com ela..
Leidi então não se preocupe.
Pensei em algo mais forte e profundo.
Fique tranquila, mas, não abuse.
Ire
Obrigada!
fiz o Ebó, e foi recomendado diversas coisas que não posso fazer dentro de sete dias, inclusive beijo na boca. Beijei meu noivo no terceiro dia. O que pode acontecer?
Obs.: Nós dois fizemos o Ebó.
Larissa,
A culpa está na maldade, se não houve maldade não há com que se preocupar.
Axé.
Não sei bem se houve maldade, a palavra certa pra mim, é necessidade. Nós tivemos essa necessidade. E se for encarado como maldade, o que pode acontecer?
Larissa,
A necessidade muitas vezes é involuntária, às vezes está ao lado da tentação. Não houve maldade, vida que segue.
Axé.
Um alívio enorme. Obrigada!
Gente negocio é seguinte . eu ñ sei como vim parar aqui. mais eu vi um video. desse um , pastor. fazendo graça destruindo esse trabalho. achei horrivel que esse carqa fez !!! Eu nunca gostei de igreja. nada da certo pra mim, só piora. ñ consigo nada. me ajudem estou sem saber que fazer, tudo se fecha. eu queria está em algum centro. ja fui no espirita e não gostei. nas igrejas piorou. Ainda não encontrei o lugar certo . e sempre tenho vontade de , conhecer umbanda ou algo diferente !!!! para ver se eu consigo firmar em algo.
Fátima nossa religião tem suas escrituras ditadas pelo próprio deus (Olódùmarè), ela vem gravada em Ifá, òrìsà do oráculo sagrado.
Ifá nos diz:
Aqueles que abraçam o bom caráter recebem uma bênção de “agbo ato”.
Que significa: Vida longa.
Culpar os outros, envolve odiar os outros, e o ódio é uma fonte fundamental de doenças físicas e mentais.
Somos uma das religiões mais plácidas que existem no universo, não arranjamos inimigos para poder criar uma guerra, Ifá e amor universal, é aceitar você, do jeito que você professa sua religião, não me importa o que você pensa de mim, eu não posso perder meu tempo discutindo isto com você.
A energia que você dirige às pessoas é a mesma energia que habita você.
Não perdemos nosso tempo com este tipo de comentário.
Não temos como lhe ajudar na distancia.
Se vc mora no Rio, podemos lhe indicar alguém, se você mora em S. Paulo também podemos indicar.
Fora destas duas praças não temos como lhe ajudar.
Você deveria fazer um jogo e perguntar o que pode estar acontecendo com seu caminho.
Ire
Por favor me ajudem, estou vivendo algo muito dificil, frequentava uma casa de candomblé e cheguei tirar ebos e mudar o odum que estava negativo, a mãe de santo era otima, mas ela se mudou foi morar em outro pais, desde então eu andei apenas próxima a religião mas nunca mais me envolvi, até eu ir jogar um buzio com um amigo que deu sua obrigação de 7 anos, infelizmente ele me revelou algo que não era verdade, algo que fui averiguar e investigar e não foi verdade, inclusive procurei outros pai de santos e os búzios me disseram que era mentira, eu fui até ele com calma expliquei que o que ele tinha visto não era de tudo uma verdade, ele se revoltou e disse que iria me jogar um egum de Padilha e que iria me ver na favela. Eu respondi que eu desejava tudo de bom a ele. Gente desde novembro que não encontro emprego, duro uma semana onde entro e começam as confusões mentais, um desespero, estou feito caveira, me sentindo mal com tudo, nada esta bom, eu tenho levantado meu anjo de guarda mas tive visões dele me mandando algo que me destruía, eu sou “Coce” e ele pai de santo. Me ajudem sem dinheiro nem para meus filhos não sei como vou tirar um ebó e se realmente preciso de um, minha mãe é umbandista porem raspou para o santo e sabe tirar mas tem medo, ela esta me ajudando com banhos e velas, mas sinto que nada do que eu venha fazer tira essa sensação de tristeza, morte e fraqueza de mim, ando dormindo o dia todo…me ajudem por favor. Ele tem perguntado a pessoas próximas a mim se ja estou caída, e eu tenho medo dele.
Uma outra duvida, a pessoa que tira um ebo ela fica suja tambem? faz algum mal pra quem tira um ebo?
Amanda,
Você tem que procurar uma boa Casa para abrir um jogo e tirarem os ebós necessários para você, com certeza que logo tudo isso acabará. Peça as santas almas benditas que lhe ajude.
Axé.
Amanda,
Ebó é uma carga negativa e quem passa um ebó numa pessoa tem que estar preparada, saber tirar e fazer, saber se cuidar e estar em dia com suas obrigações.
Axé.
Preciso de respostas…Fiz ebó ossá ..e gostaria de saber quantos dias de resguardo ficamos quando fazemos ebó?
Diogo,
Quem receita o ebó também deve lhe receitar o resguardo, consulte quem lhe prescreveu o ebó Osá.
Axé.
Eu estou me seurando para manter o meu resguardo porque preciso me livrar da maldade que fizeram para mim, preciso começar abrir meus caminhos, Eu ainda tenho mais dois para fazer.. O meu ebo teve bebida e cigarro mas o que está me deixando angústiada é a fome.. Eu não fumo e nem bebo
Fiz ebo e obi falta dia para resguardo durmi com uma pessoa quebra resguardo mas sem sexo e tb nao grudado
Marcia mari, se não houve quebra de decoro, não houve quebra.
Ire
Olá, tenho uma dúvida: Fiz um Ebó para eu orixá e coloquei no local indicado, tudo direitinho. Só que dois dias depois, o ebó não estava mais lá, como se alguém tivesse tirado ou limpado. O meu pedido perde a força? O que acontece comigo e com a pessoa que tirou de lá? Meu orixá vai ficar sem receber o que pediu? 😦
Adriane o ebo é recebido na hora que ele é finalizado.
Ele chegou ao Orun e será analisado por Olodumare, desencana.
Ire
boa noite quando a pessoa toma um ebó e em seguida tem que fazer o mesmo na casa, seria por qual motivo? negatividade da pessoa q fica na casa?
An Julia, as vezes precisamos fechar todas as portas da negatividade.
Ire
Lindo Texto! Parabéns. Simples e bem explicativo, sinto a energia apenas ao lê-lo.
Ola!
Moro no exterior e desde um tempo atras que minha vida parece ter estacionado, e teve muitas coisas ruins que me atrasaram a vida.
ate que resolvi me consultar com uma pessoa aqui onde eu vivo e ela me disse que uma mulher fez um trabalho para me separar do meu ex e realmente foi isso q aconteceu, tanto que meses depois eles ficaram juntos mas parece que n deu mto certo, ela me cobrou caro e fez o trabalho de limpeza, as vezes mandava fotos do trabalho mas nunca tive que fazer nada.
Dias atras recuperei o contato de uma pessoa de confianca ai do Brasil e resolvi me consultar, ela tambem viu o trabalho q a mulher fez mas disse q n havia sinal de nenhum trabalho de limpeza, fiz o Ebo pela primeira vez e dps q voltei p casa me deu uma dor de cabeca que nunca havia sentido.
Ja no segundo dia fiquei super irritada com tudo e com dores no ombro.
E normal essas reacoes? O Ebo primeiro piora para depois melhorar?
Catarina,
Esses sintomas são de ebó mal feito, algo que faltou ou irritou seu Orixá.
Axé.
Tomei um ebó , que no final de tudo o pai de santo rasgou minha roupa e m7m deixou nu, aidepois ele mim deu banho, mu8tos banhos, fiquei ate constrangido. Isso se faz mesmo?
Paulo,
Tirando um certo exagero, é assim mesmo.
Axé.
Então o ebo é para manter a sintonia com meu orixa?
Fui em um terreiro de candomblé e me disseram que sou filha de Iansã , e falaram também que preciso fazer um ebo para agradar a pomba gira que está me atrapalhando, essa pomba gira acompanha os filhos de Iansã ou é algo que está comigo?
Tenho que fazer esse ebo ou não ?
E se sim terei que fazer sempre?
Axe!
Filha,
O Ebó é visto através do jogo de búzios e tem inúmeras finalidades. Não se faz ebó para agradar pombagira, para agrada-la basta fazer uma oferenda.
procure um bom terreiro para abrir um jogo ou se consultar.
Axé.
Fiz um ebó e o pai de santo me passou algumas coisas que não poderia comer pois foi usado no ritual
Sem querer comi um pedaço de frango mas quando persebi eu Guspi fora
Será que perde o efeito ou por eu não sabe eh relevado?
Flavio,
Você terá que perguntar ao Pai de santo, pois só ele sabe o destino do ebó que ele lhe prescreveu.
Axé.
bom dia amigos , alguém poderia me explicar sobre umbanda ! queria saber o porque nao e feito ebo ou qualquer tipo de trabalho para abrir caminho ? pergunto isso porque eu passei um tempo frequentando umbanda no primeiro dia que fui como consulente o velho me disse que eu precisava fazer 2 trabalhos ,1 descarrego limpeza , e outro para abrir caminhos. participei de uma corrente em uma outra próxima consulta voltei que seria para abertura de caminho o trabalho , cheguei la o exu falou que o trabalho ele iria fazer mais nao passou nada , disse que ele iria correr a gira . nao entendi !
eu sempre fiz esses trabalhos em candomblé onde sempre meus problema se resolveram , fui na umbanda porque eu gosto dos ventos de umbanda , pude perceber também nao sei se foi a casa ou se no geral escutei lá eles falando que e errado fazer trabalho a pessoa procura o caminho mas fácil por isso procura o candomblé. nao quer fazer esforço . alguém por favor me explique sobre isso sobre trabalhos na umbanda como e feito e em qual circunstancial e feito ?
Lucio,
Cada segmento religioso tem seus rituais e liturgias, seja Umbanda ou Candomblé, se você se identificou com os procedimentos do candomblé,então siga a religião dos Orixás, não vamos julgar.
Axé.
fiz um ebó exu ontem sera q posso fumar maconha ?
Rafael você pode tudo.
As nossas ações dizem respeito diretamente a nós.
Bom proveito.
Ire
Olá, Boa Tarde. Tenho uma dúvida: Minha vida andava meio desordenada, não conseguia progredir em absolutamente nada que buscava, me sentia ( e confesso que ainda me sinto), solitária, uma pessoa vazia e triste, e andava muito mais muito mal no amor. Foi quando há 10 meses atrás em Junho de 2016, resolvi consultar as Cartas com uma Cartomante bem falada aqui da minha região. Descobri que fui amaldiçoada com uma bruxaria de sete nós e que por isso a minha vida em todos os lados, ñ ia pra frente e por isso também, eu me sentia tão mal interiormente. A cartomante mãe de santo, me recomendou um “Desmanche” e então eu fiz ainda no mesmo mês, junto com o Desmanche eu pedi várias coisas para minha vida, inclusive o meu “Amado” que anda afastado, depois de ter feito o Desmanche, ela falou que teria que fz a “Matança” pois eu ainda estava com um Encosto, pois foi forte a bruxaria jogada em mim. A Matança é muito cara (Pelo menos para a minha condição financeira) e fui fazendo a Matança aos pouquinhos, são 7 matanças e graças à Deus, hoje estou iniciando a penúltima, a Sexta 6. Porem ainda me sinto do mesmo jeito, e o pior, meu Amado ainda NADA, ele voltou com a ex dele e ainda por cima está com planos de ir embora da minha cidade, Ou seja, ficaremos distantes mais ainda, a Mãe de santo me disse que eu ñ preciso me preocupar que assim que todas as matanças forem completadas/ terminadas, ele, o meu Amado volta com certeza para os meus braços, seja aonde ele estiver e com quem estiver. Minha dúvida é: Eu estando já na Sexta Matança não era para as coisas já terem acontecidos ? E uma Matança se faz aos poucos ? Quanto tempo mais ou menos levará para Tudo que eu pedi acontecer de vez ? Somente depois q eu terminar d pagar a última a Sétima Matança as coisas acontecerão ?
Obrigada.
Juliana boa noite.
Eu não acho nada eu tenho certeza que você foi enganada, está sendo enganada e continuará sendo enganada.
Nada aconteceu, nada acontecerá e você continuará do jeito que estava e sem o seu amor.
Por que amor, a gente não compra, não traz amarado, nem tem ele de volta por causa de feitiço.
Troque de sacerdote, troque de atitude, tro que tudo que vc acha que deve trocar e refaça sua vida.
Novo trabalho, novos amigos, novos amores e etc.
Se não tinha caminho, arrume um novo, mas, por favor, fuja dessas pessoas que denigrem a religião.
Não somos isso que você está vendo.
Somos amor, somos verdade e caráter e acima de tudo, somos o retrato de nossas atitudes.
Ire
Boa tarde.
Gostaria de saber se existe um cargo específico, em ketu, que seria responsável por passar os ebós.
Obrigado.
Ribeiro,
Não existe um cargo específico, função exercida pelo zelador, porém, ele pode designar um de seus filhos egbomis para ajudá-lo nesta função. Pessoas de Ogun, Omolú, Oyá, Ossaiyn são as mais indicadas.
Axé.
Fiz ebó saúde posso entrar no mar ?
Fátima,
As prescrições quem tem que lhe passar é o zelador que lhe prescreveu o Ebó. Tem Ebós que a pessoa passa que não pode ir a praia e nem entrar no mar por um bom tempo.
Axé.
Boa noite!
Fiz um ebó de praga, e gostaria de saber quanto tempo leva pra sair toda negatividade
Att,
Magda Coelho
Magda eu não conheço essa modalidade de ebó.
Pode ser apenas nomenclatura.
Geralmente quando oferecemos o ebo, estamos buscando apaziguar as energias negativas e nos livrar de suas garras.
Esse trabalho geralmente é feito por Esù, quanto ao tempo que demora, deve ser investigado no jogo para que se tenha certeza desse apaziguamento.
Não existe um tempo determinado.
Ire
Existe ebó ser feito sem a presença da pessoa? Porque foi pedido pra eu fazer um e o babalawo, falou que podia ser feito a distância, no meu caso Iemanjá pediu com uma cabra!