A cobra Sagrada
“No mundo das diversidades não há diferenças. Tudo é Belo”
É a cobra sagrada presente em todas as civilizações antigas. O princípio da sabedoria: a cobra que morde o próprio rabo, fazendo um ciclo, simbolizando o infinito.
A corruptela da palavra Hongolô , que significa arco íris, ou réptil, é Angorô, nome pelo qual esta divindade é conhecida nos candomblés de Angola/Congo. Surge da água em evaporação. O seu caminho é muito próximo da Senhora das Águas doces, Mam’etu Ndandalunda, chegando a se confundir, já que estão ambos no reino das águas e da fecundação.
O arco íris é o esplendor pelos raios do sol quando está no alto. Também é a cobra na terra e conhece as profundezas do planeta conseguindo fazer as transformações. Embora sua natureza seja masculina, apresenta uma androgenia nata e tem-se como fêmea quando a conhecemos como Hongolo menha (Angorô-mean). Faz a ligação entre o ntoto/Ixi e o duilo (terra e céu), por isso seu culto é fundamental e tão difundido.
Kijila: Seus filhos devem evitar a tangerina, fruta de conde, abacaxi e peixe de couro. Como faz a transmutação da água em seus estados sendo responsável pelas chuvas, é o senhor das riquezas e ligado aos ciclos vitais da terra.
Características: Deus do arco-íris. A cobra sagrada.
Saudações: Ngana Hongolo kiambote/ Kiua Hongolo! (salve o belo senhor do arco-íris). Hongolo lê! (arco íris hoje!)
Elemento: Água e seu símbolo é uma (ou duas) Cobra de metal. Ligado ao ouro e prata mesclado.
Tata Ngunz’tala
Publicado no Jornal Tribuna Afrobrasileira
Eu não poderia deixar de vir, mesmo o dia virando para dia 20 rsrsrs, pra desejar e informar sobre o aniversário de dois duper parceiros, irmãos e amigos aqui no blog: A minha Velhinha Manuela e o Nelson!
Meus irmãos, eu já enviei, desejei, pedi mentalmente hoje na minha casa de axé por vocês, mas quero deixar aqui registrado, na ponte que fez-nos conhecermos uns aos outros, o imenso carinho que os tenho e a enorme, avassaladora, eloquente e linda felicidade que desejo aos meus Velhinhos mais lindos!
Esse ano não deu pra eu fazer um estardalhaço de notícia e propaganda sobre o aniversário, sobre o dia de vocês, pois tô um pouco proletariada e a hora do acesso tem sido essa (depois das 22 hrs) rsrsrsrs massss me aguardem para o ano que vem rsrssrsr… me aguardem… colocarei um out door “falante” com luzes e tudo mais aqui no blog rsrsrsrs
Que Nanã e Ogum aumentem essa luz e esse grande axé que vocês transmitem, meus amores!
Grande beijo!
Obrigada Daya! 😀
Sem dúvida seus pedidos foram atendidos e essa onda de Axé chegou cá, deste lado do Atlântico! Tive um dia excelente, sim, e até o Sol apareceu em meio a tanta chuva e frio! 😉
Muito obrigada!
Grande abraço e muito Axé para a caçulinha!
Fico então no aguardo! 🙂
Daya eu tb tive um dia lindo, junto de minha Yá que comemorou seu 49 aniversário de santo, vê que chique, faço aniversário junto de minha Yá, rsrsrsrsrsrsrsrsrs Obrigado pelo carinho axé axe axé, que Ogumte dê um bom caminho.
Podem aguardar, meus bens! O ano que vem!
Fico muito feliz pelos meus Velhinhos, e Nelson, pode ter certeza, Ogum tem me dado, juntamente com todo meu “povo” rsrsrs ótimos caminhos! Muito obrigada.
Axé!
Quanta Besteira, as pessoas que falam sobre Nkise nessa página, não tem a minima idéia do que estão Falando!
Add a comunidade “Povo Sagrado” no orkut para podermos debater sobre o assunto!
Só marmotagem!
Tata Kanjila
Queria muito saber da onde o Tata Ngunz’tala tirou essas informações sobre Nkise, provavelmente de algum livro do Ney Lopes.
Nada substitui a vivencia dentro do Candomblé!
Tata Kanjila
SEM CONTAR QUE TATA NGUNZU FOI UM HOMEM VALOROSO JÁ FALECIDO, ESPOSO DE UMA DAS MAIORES E MAIS ANTIGAS MATRIARCAS DO CANDOMBLÉ KONGO-ANGOLA DO BRASIL
E DE ACORDO COM A TRADIÇÃO DO CANDOMBLÉ É “ABSOLUTAMENTE IMPOSSIVEL” DUAS DIJINAS IGUAIS!
olã saindo um pouco do assuntos de vcs gostaria que vcs me indicassem um ou uns terreiros de nacao angola em Belo Horizonte ou Grande Bh que eu possa frequentar. Pq fiz santo mto novo fiz tdo certinho ate a obrigacao de 14 anos mas a de 21 deixei para la e como na epoca eu era muito novo perdi tdo que eu tinha sobre os orixas e nacao angola na qual fui feito entao estou procurando um terreiro de confiaca q eu posso ir. Alem disso me esquici de todos os ensinamentos apesar de ainda trabalhar ao longo desses 30 anos de desleixo nao tenho mais nada sobre angola, entao alem do terreiro gostaria de saber se vcs tem alguma apostila ou livro dessa nacao que vcs podem me indicar ou ajudar.
Que Deus os iluminem aguardo um auxilo
Obrigado
Tulio eu pedi ajuda a uma irma~do blog a Jady de Matamba, espere um pouco que ela vai entrar em contato. Sobre o livro de angola, eu não conheço nada, mas vc pode ir ao site kambondo.com, eles são do Bate Folhas RJ e são ótimos, tem muito material importante lá, tb tem o site ritos de angola que tb é bom.
Mas vc já viu o que está acontecendo no Haití? Será que vc pode colaborar de alguma forma com eles? Procure, por favor, a Defesa Civíl do seu Município, vamos nos mobilizar? Tomeje
Mutumbá Manoela,gostaria de saber se o bara de osumarê porventura é agelú,ou eu estou equivocado?obrigado e mutumbá!
Ojuidãn pode ser sim, como tb pode ser o Jinã, mas ajelu tb está correto. Tomeje
Nelson muito obrigado,pela sua grandiosa consideração,em responder a minha dúvida e como era grande!gostei de ter entrado neste blog,pois com certeza algumas dúvidas que temos ja esta respondida no proprio blog,atraves das perguntas de outros,muitas dúvidas consegui sanar atraves de voces,que Bessen possa coroa-los cada vez mais de sabedoria voces estão todos de parabens!adúpé mutumbá
gostaria de saber qual a qualidade de osumarê tendo como adjuntó omolu, na nação Ketu?motumbá!
Ojuidãn,
Osumaré é ligado a vários Omolús, é a família Jí, que também agrupa Nanâ e Eoá. Temos que ver o caminho deste Osumarè através do jogo.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
no caso seria, qualidade de osumarê tendo como adjuntó omolu(azoani).qual seria a qualidade deste osumarê?mutumbá!
osumare com omolu azoani,qual a qualidade deste osumarê?
OLÁ Ojuidã
As coisas não são bem assim.
O fato de seu juntó ser Omulu não sigifica que esse Omulu tenha ligações com o Oxumaré e vice versa.
A qualidadde do orixá é conhecida pelo jogo de búzios,quando a pessoa está recolhida para feitura ,só quem sabe a qualidade é o seu zelador.Se vc quer saber a qualidade o melhor caminho é se dirigir a ele.
Se as coisas fossem como vc está achando todos seríamos receita de bolo
Por exemplo toda Oyá Onira teria Oxum como juntó e não é bem assim,existem pessoas de Onira cm juntó Oxóssi,Omulu…
Entende?
Para conhecer a qualidade,vc tem que coversar com seu zelador,não tem outro caminho.
espero ter ajudado
axé
entendi Carol muito obrigado,na verdade eu fiz o santo em 95,porem não cheguei a ficar no ilê, pois minha babalorixa veio a falecer e o ilê fechou, porque os demais que lá frequentavam eram todos de Ipiau BA,fiquei sem dar obrigação de 1 ano,e não procurei outro lugar.cheguei a frequentar lá em menos de um ano,neste mesmo ano tudo aconteceu,a feitura,o falecimento de minha babalorixá,o fechamento do ilê.com isso não pude aprender pelo menos o basico de um Yao.O minimo,pra não dizer que não sei nada,é que fui raspado no axé de angola mas com fundamentos de ketu orixa bessem e omolu,e como meu barco era de três,meu irmão de barcou bolou primeiro ele ficou sendo, eu não sei como se fala no angola mas pra mim é dofono,ja que eu fiquei sendo o dofonitinho de bessen.após todos estes acontecimentos me casei e nunca mais procurei uma casa,mas não esqueço os meus orixas cuido em casa,porem não tenho conhecimentos algum sobre qualidade de orixa ou mesmo qual o meu bara.por isso a minha insistencia em querer saber a qualidade de meu pai bessen,lembro-me que ela tinha dito que meu osumarê era macho,é o que ficou para mim até o dia de hoje.Não era minha intenção contar esta triste historia,mas foi necessario que eu contasse para que entendam o porque de minhas perguntas, apesar de ter 15 anos de santo na condição atual de Yao,me sinto um abiã, por não ter adquirido os conhecimentos basicos de um Yao.desculpe-me a minha franqueza,mas é com uma dor na alma que relato esses fatos.mutumba!
OLá Ojuidã
Olha só,em angola eles se referem a Hongolô ou Angorô ser macho ou fêmea,mas em ketu todo Oxumaré é masculino.
Na sua casa de nascença havia uma mistura de nações,coisa frequente hoje.Mas isso traz a vc,como iniciado, essa confusão toda.Se vc chegar numa casa tradicional e contar essa história,sua feitura não vai valer de nada,sabe porque?
Porque quem conhece Oxumaré e sabe tratar dele é a nação ketu.Em angola se trata do inkisse Angorô/Hongolo e da sua versão feminina que seria Angoroméa.Vejo acontecer da pessoa ser Oxumaré e fazerem o santo Angorô,aí é diferente.Porque se ela quiser mudar de nação,ela muda de nação e aprende tudo do ketu como se estivesse iniciando de novo.
Uma feitura de orixá ketu numa casa de angola se baseia em quais fundamentos?Não tem validade uma coisa dessas, não tem sutentação,todo o aprendizado que vc deveria ter tido de ketu não tem como vc ter, porque em angola a língua não é yorubá, os ritmos não são iguais e as danças tb não.
Sei que a culpa não é sua, com certeza vc era inexperiente e acabou sendo de certa forma enrolado.Mas se vc uer cultuar os orixás,em especial o seu,deve buscar uma casa,o mais tradicional possível, e frequentar,falar com o zelador(a) dessa situação sua e ver o que tem que ser feito.
Candomblé é comunidade, não adianta vc cuidar do seu orixá em casa,orixá é para ser cuidado por quem entende, que é um zelador(a).
Eu sei das suas boas intenções,mas penso que com orixá/inkisse ou vc faz bem feito ou não faz e deixa lá quieto.
espero ter ajudado
axé
Carol Concordo plenamente com você,mas no honkó,tive que rezar em angola e em ketu,possuo ate hoje o caderno de santo contendo rezas dos dois ritos,la o toque era nas mãos e aguidavi.fiquei surpreso agora em saber que não foi valido,nem mesmo para o angola e muito menos para o ketu,e lembrar que carreguei 6 meses de kele!então nesse caso o que sobrou pra mim foi o meu album de fotos de minha saida de santo,quando eu de vez em quando, visitava uma casa de ketu ou mesmo de angola,perguntavam minha nação,e eu como não tinha noção das coisas,achava tudo normal, dizia:fui feito no angola com fundamentos de ketu,ela me ensinou a dizer isso,mas eles não me diziam nada,nem sim nem não,de lá para cá até então, eu tinha certeza que tudo estava certo devido até então, ninguem me falar nada,até voce me abrir os olhos e dizer que foi inválido todo aquele processo,analisei bem o que você disse,fiz algumas pesquisas referente ao assunto em questão,e cheguei a conclusão de que você realmente sem margens de erros,esta coberta de razão.Desejo de coração que minha mae de santo,onde quer que esteja, que seja num bom lugar,que ela descanse em paz independente de suas ações enquanto esteve viva,pois quando cheguei naquele Ilê eu tinha problema de eplepsia(crises convulsivas)fui curado lá, graças a ela e ao angorô tambem dela,foi para mim uma segunda mãe enquanto viveu,que por mais que eu admita que voce tenha razão sobre os fatos,por outro lado não posso ser ingrato para com ela devido não estar viva e mesmo que tivesse viva tambem não seria ingrato,pesando na balança eu tive mais pontos positivos do que negativos em minha vida,atualmente estou com 46 anos,aposentado pela sabesp, não tenho até hoje aquele problema de saude que tanto me agustiava e a minha familia tambem.Mas desde Já, quero muito te agradecer por você ter sido coerente com as suas explanações e explicações em relação as perguntas por mim feitas,abrindo os meus olhos para a verdade,prefiro o barulho da verdade,do que o silencio da mentira.Quero parabenizar a você ao Tomege,Manuela,o Fernado D’osogiyan e fim a todos que compoem este site,pela sabedoria de vocês em relação a nossa cultura afro-brasileira religiosa,por mais que eu esteje um pouco triste,não deixarei de visitar o site,com certeza terei outras duvidas,e com certeza contarei com o apoio de todos vocês.Desejo de coração que meu pai osumarê
coroe a todos nós com muito Axé.Mutumbá!
OLá Ojuidã
Não é bem assim,sua feitura não pode ser joada no lixo,não podemos ser radicais a esse ponto mas algo teria que ser feito para ajduar isso.Só que vc não pode dizer que é feito de Oxumaré sendo filho de uma casa de angola, eu não creio que tenha sido feito dessa forma, provavelmente fizeram Angorô. Tanto que vc melhorou muitos problemas que tinha,algo é feito para dar ciencia ao orixá que ele será tratado como inkisse, não me pergunte que seria porque isso eu não sei e se soubesse não poderia falar.
Assim, quando a casa é registrada na federação de culto afro,ela se diz ou roda de caboclo ou nações ketu, ou angola ou jeje,jeje-mahin,ou kongo,ou cabinda e outros.E então a partir desse registro se subentende que ela iniciará seus filhos segundo essa nação.Seu nome vai para federação com sua digina e o nome do inkisse.Numa casa regular.
Logo Oxumaré não seria feito em vc e sim Angorô até mesmo por uma questão de fundamentos da casa.
Sempre falamos que a nação ketu foi a que mais publicou por mais que o ketu tenha se aberto e publicado muito sobre os rituais a essência do ritual ketu é diferente do ritual em angola.
Como te falei as diferenças são inúmeras e como vc mesmo viu, até mesmo as rezas são diferentes apesar de que na obrigação de feitura não se aprende todas.
Eu acho que seria o caso de vc frequentando uma casa ketu, dizer que foi feito numa casa de angola e migrar de nação.
É algo que deve ser simples, para dar ciência ao orixá/inkisse da mudança de nação,me entende?
Com certeza seu orixá não teria aceitado essa situação se isso não fosse ajudar a vc,e veja que vc tem uma história de ligação forte com sua Mameto,e provavelmente se não fosse feito por ela todo esse histórico não existiria.Ela foi um apessoa importante na sua vida e vai continuar sendo,mas depois que nosso zelador morre temos que tirar a mão de vumbi e não sei se vc ja fez isso.
Oxumaré é um orixá muito cismado, e só aparece quando quer.Confie nele e com essa fé peça que ele lhe mostre para onde vc deve ir agora.Até mesmo para que cuidem dele como ele merece e de vc tb.
Estamos sempre aqui
axé
Obrigado Carol, suas palavras me confortaram deram-me uma outra perspectivas positiva a seguir,voce falou uma coisa que eu não tinha pensado a respeito,a mão de vumbi,você tem razão,eu não tirei ainda,logo o primeiro passo então é tirar a mao de vumbi,me responda uma coisa?posso tirar a mão de vumbi no ketu?muito obrigado pela atenção.Axé!
Olá Ojuidãn
Pode sim,eu acho que pode não posso te dar toda certeza poque não sou zeladora,mas acho que pode.
axé
ola Manuela…
eu gostaria muito de entrar em contacto ctg ou vc cmg…
eu moro em portugal a 4 anos e nao conheço ile por aqui e fiquei sabendo que moras ca…
poderia indircar me algum ile?
espero atenciosamente sua resposta…
obrigada e axé.
Sabrina, nomomento, devido a compromissos profissionais, a Manuela está mais ausente,mas em breve com certeza ela retornará e eu vou indicar seu comentário e seu email apra ela, em breve. Que Nanã a guarde e proteja sempre Manuela. Tomeje
Pessoas, boa noite!!! Eu estou aqui ainda, lendo os posts, pesquisando coisas interessantissimas. No entanto, senti falta de algo sobre a nação Ekiti efon. Vocês poderiam me explicar algo sobre? Abraços.
fala leka, beleza, o q sei sobre efon irmã é q é uma ramificação adjeje, só q as casas de efon hoje em dia estão muito mais para ketu, q para adjeje.
quem podera falar de uma forma mais clara ,são to meje e fernando q tem vivencia de anos e anos no candomblé.
acho q vc é abiã né? mais tem uma otima cabeça…
tata ofange
Motumbá Nelson , Manuela… primeiramente gostaria de parabenlizá-los pelo sitie.
Bem , estou aqui pois tenho uma dúvida.
Em Março 9, 2010 , ojuidãn efetivou a seguinte questão: “Mutumbá Manoela,gostaria de saber se o bara de osumarê porventura é agelú,ou eu estou equivocado?obrigado e mutumbá!”
Em resposta , Nelson, em Março 9, 2010: “Ojuidãn pode ser sim, como tb pode ser o Jinã, mas ajelu tb está correto. Tomeje”
Desta forma gostaria de saber se (teoricamente) somente esses dois esús (ajelú e ijinã) podem “corresponder” a Ósùmárè? Se há outros que podem vir e quais as características básicas deles? . Visto que eu respeito os segredos de fundamento, gostaria apenas de saber algumas característcas básicas.
Desde já agradeço e espero resposta.
Maykon,
Vários são os Exús que acompanham os Orixás e os correspondem, Bára Jinã normalmente acompanha Oxumarè.
Axé,
Fernando D’Osogiyan,
obrigado pela explicação.
Asé…
meu mucuiu, olha pelo que entendi sobre as explicações do juidan,pode sim aconteçer hoje ´´ea coisa que mas aconteçe conheço muitos que eram de nação x e passaram pra nação y e não deixaram os fundamentos muitos dos filhos ~são iniciados dessa forma que não deixa de ser conheçimento mas uma coisa é certa se é de oxumare é de oxumare se é de hongolo é de hongolo.
minhas desculpas e mucuiu pra quem é de mucuiu.
Muito Obrigado Fernando do D’Osogyian,por sanar minhas duvidas.Asé
Olá Manuela parabéns pelo site, gostaria de saber quais os orixás que regerão 2011. Muito obrigado pela dica.
Fernando D’osogyian,gostaria de saber se a obrigação de 14 e 21 anos,se é necessarios alem das de 1,3 e 7 anos.ou somente as de 1,3 e 7 anos são as importantes.adupé asé
ojuidan,
As obrigações mais importantes são as 1, 3 e 7 anos.
A de 7 anos é a obrigação mais importante, é quando se atinge a maioriadade e se tiver cargo recebe sua cuia ou deká, não deixa de ser Iyawo, porém, passa a ser um egbomi ou seja, mais velho podendo participar nas obrigações, etc, de acordo com o zelador. A de 14 anos é de renovação do ciclo e de 21 o encerramento do ciclo.
Axé,
Bom dia, gostaria de saber um pouco sobre Caramuce obrigada
Inez procure nos sites Ritos de Angola e no site do tata anangue. São sites especializados em Angola e podem te ajudar melhor. Tomeje
hongolo è um sincretismo fe oxumare?sao os mesmos?to muito confuso com orixas e inkisses!ajudem!!
Thiago,
Oxumare é um Orixá da nação Ketu e Angorô é um inkísse da nação angola, o mesmo para kavungo e obaluaiye.
Axé.
mas sao iguais as mesmas atribuiçoes!to muito confuso!na feitura de santo da angola,è obrigatório o buri?axeaxe
???
Tenho uma dúvida !
sou angoleira e sou filha de Angorô… gostaria de saber quais são as qualidades desse Inkice, desde já agradeço !
Mukuiu ao meu pai e a todos meus irmãos na fé Deus.
Fiquei feliz em ler este artigo primeiro por ser um de pouquíssimos que pude encontrar sobre o dono de minha cabeça. Segundo por ter sido escrito pelo um dos homens mais incríveis que já conheci . Meu pai Tata Ngunza’ntala. O que usado pelo plano supremo, despertou em meu ser a consciência sagrada desta divindade que mudou o rumo da minha existência . Quando criança sonhava em tocar o arco íris, sem imaginar que um dia descobriria ser parte dele. Kiwa tateto Angorô.
Frescor e bons ventos a todos
Olá tenho uma pergunta. Qual o verdadeiro elemento do inkisi angorô eu estou muito confuso por que meu tata diz que é fogo mas em todos os lugares que eu pesquisei ums dizem que é ar e aguá uotros dizem que é aguá e terra em fim, todos elementos menos fogo e eu estou presisando da opinião de vcs eu quero ter a certeza para poder conversar com meu tata se ñ ele pode pensar q estou dizendo que ele esta errado e eu ñ quero que isso acontessa. Obrigado ass:BRUNO DE LEMBARAGANGA. MUKUIU A TODOS
quando falamos oxumare, um orixa da nação keto ,de natureza do keto que ? quando falamos hongolo , e um orixa da nação de angola, de natureza angola ? ou estamos falando por exemplo de um orixa individual só e diferenciado nos nome por causa do dialeto angola ou keto ( hongolo , oxumare ) ?
leonrado,
Estamos falando apenas de energias que se assemelham, porém de liturgias e rituais bem diferentes um do outro.
Axé.
Conlofé ! Eu sou Ekedé nova ainda de feitura séra que vocês podem me fala um pouco sobre Angoro é meu Juntor
Peço a bênção dos mais novos e mais velhos.
Vi que existem vários comentários que não edificam e tentam colocar em dúvida a vivência das pessoas. Queria pedir a bênção a Tata Kanjila, que poderia ter tentado conversar comigo, mas prefeiu fazer um comentário maldoso, e isto não nos edifica nem nos faz crescer, nem como pessoa, nem como religião e muito menos como angoleiro. Em primeiro lugar, em nenhum momento afirmei que Angorô/Hongolô seja macho ou fêmeas, mas de fato os mais velhos colocam nos assentamentos desta divindade elementos que lembram este dois caminhos sim. Segundo, tenho sim o livro de Ney Lopes e tenho uma biblioteca afro, e afro-bantu com grandes e raros títulos, mas também tenho vivência, que nada de fato substiui, mas não exclui a possoilidade de se apreder por outros caminhos. Mas não foi de lá que tirei esta idéia. Eu ouvi e vi muito dos mais velhos, não que ele seja macho e fêmea, mas que a sua manifestação pode sim trazer androgenia, pode. Na nossa família Tumba Junçara não cultuamos, por exemplo Zinga Lubondo, e não vamos buscar cultos que não herdamos, então o caminho desta divindade possibilita sim o vislumbre de androgenia. E se ele fosse de fato macho e fêmea, por acaso diminuiria o valor da sua natureza divina?
Afinal de onde veio a dualidade macho e fêmea, e a diversidade de identidade sexual, senão de Nzambi, a consciência una tranascendetal?
Alguns dilemas e críticas não não necessárias, se vermos a divindade como algo transcendetal.
Quanto a minha dijina ela não é Ngunzu. É NGUNZ’TALA, que vem do substantivo Ngunza e do verbo Kutala, que aglutinado deram Ngunz’tala, que aparece, inclusive em cantigas dos caçadores. Quanto a ser absolutamente impossível, é importante frisar que nada é absolutamente impossível. Numa família é difícil a djina se repetir, mas em outra família, que não tem a mesma ascendência e não tem como conhecermos todas as pessoas iniciadas para aquela divindade, então é perfeitamente possível que se repita o nome inciático, sem nenhum demérito. Bença Tata Kanjila. Eu estou aqui sempre me dispondo aprender. Qualquer dúvida entre em contato no e-mail francgunzo@gmail.com, que podemos conversar e trocar idéias, e aí o Senhor pode conhecer minha história iniciática e eu a sua, e com certeza temos mais em comum e semelhante do que diferente. Vamos unir e nos respeitar, tanto pela fé e força do nosso culto, independente se as concepções de cada família, tradição, nação.
Que cada um/uma fale da vivência e experiência e concepção que tem, que eu vou saber respeitar e até perguntar o que não entender, mas nunca tentar diminuir ninguém que não conheço, que não sei a história de vida e iniciática, e assm, egositicamente tentar me engrandecer.
Agradeço a paciência de todos e todas.
Bàbá Nelson, tirai-me uma dúvida. Quem é Nkisse “nzingalumbondo”? Em Angola, na cultura bantu, existe Hongolo que é um Nkisse (macho), Hongolomea, característica (fêmea), em semelhança a Bessen e Frekwen dos dahomey,Jeje? E, ainda na cultura bantu, Pambu Njila,Nkisse Mavango (macho) e Unjira Mukongo, fêmea?
Aueto.
Gabriel, nosso moderador Euandilu poderá lhe responder com propriedades, ele é um conhecedor Bantu,
Repita a pergunta em qualquer post dele, ele receberá em sua cx postal.
Ire o.