17/07 às 23h27 O Globo
RIO – Religiosos e pesquisadores comemoraram nesta sexta-feira a decisão do governo do Rio de declarar o candomblé um patrimônio imaterial do estado. A lei, proposta pelo deputado estadual Gilberto Palmares (PT), foi sancionada pelo governador em exercício, Luiz Fernando de Souza Pezão, e publicada quinta-feira no Diário Oficial. Projeto semelhante, que trata da umbanda, já foi aprovado na Alerj e aguarda sanção do governador.
A museóloga e pesquisadora de Cultos Afro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Márcia Netto comemorou:
– Grande notícia! Acho que muda muita coisa para essas religiões que, até há pouco tempo, eram vistas como folclore ou seita. Vai ajudar a diminuir o preconceito, dar credibilidade e ajudar a desmistificar. O preconceito contra o candomblé vem desde a colonização.
Gilberto Palmares espera que a lei ajude a reduzir a intolerância religiosa:
– A partir do momento em que os cultos viram patrimônio, eles passam a ser mais divulgados, diminuindo a violência – afirmou o deputado.
PROJETO DE LEI Nº 2303/2009
EMENTA:
DECLARA O CANDOMBLÉ COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): Deputado GILBERTO PALMARES
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:
Art. 1º – Declara como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro o Candomblé, religião de matriz afro-brasileira.
Art. 2º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 13 de Maio de 2009.
GILBERTO PALMARES
Deputado Estadual
JUSTIFICATIVA
Trata-se de Projeto de Lei que “DECLARA O CANDOMBLÉ COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.”
O candomblé e uma religião que teve origem na cidade de Ifé, na África, e foi trazida para o Brasil pelos negros iorubas. Seus deuses são os Orixás, dos quais somente 16 são cultuados no nosso país: Essú, Ògun, Osossì, Osanyin, Obalúaye, Òsúmàré, Nàná Buruku, Sàngó, Oya, Oba, Ewa, Osun, Yemanjá, Logun Ede, Oságuian e Osàlufan. A antiga cidade de Ifé, ao sudoeste da atual Nigéria, deslumbrava desde o começo do século como capital religiosa e artística do território que cobria uma parte central da atual República do Daomé. É a fonte mística do poder e da legitimidade, o berço da consagração espiritual, e para onde voltaram os restos mortais e as insígnias de todos os reis iorubas. A civilização de Ifé, ainda hoje, é pouco conhecida e apresenta uma criação artística variada do realismo, enquanto que a maioria da arte africana é abstrata. O material empregado na arte de Ifé espanta e abisma qualquer historiador, incluindo os próprios africanistas. Ao lado das esculturas em pedra e terracota (argila modelada e cozida ao fogo) tradicionais na África, estão as esculturas em bronze e artefatos em perola.
O candomblé é uma religião com uma vasta cultura e rica em preceitos. São pouquíssimas as pessoas que realmente a conhecem a fundo. È necessária muita dedicação e anos de estudo para se chegar a um conhecimento profundo da religião. Seus preceitos são todos fundamentados e qualquer um pode se dedicar ao seu estudo e desfrutar seus benefícios. Existe muita energia positiva no candomblé, e o seu culto pode trazer muita paz e felicidade.
Pelo exposto, conclamamos os representantes do Povo Fluminense a aprovarem a presente proposição, por se tratar de justa homenagem a uma religião de matriz afro-brasileira, que muito contribuiu para a formação do patrimônio cultural do Rio de Janeiro e do Brasil.
Com muita felicidade que leio esta notícia. Isso mostra o que a lutar a favor da valorização da religião e da tolerância religiosa estão fortes e írá muito bem adiante.
Agora é torcer para que os adeptos e políticos de outros estados se engajem e espalhe essa vitória pelo país.
Obrigada
Primeiro gostaria de pedir desculpa de postar uma duvida aqui, sendo que minha duvida nao tem muito haver com o post, mas como ele é o mais recente achei que aqui seria o lugar para conseguir de forma rapida minha resposta.
Eu durante esse ano de 2009 estou me sentido incomodado com alguma cosia que nao sei dizer o que é. Então eu fui em uma pessoa conhecida aqui no bairro, ele no caso eh Umbadista, ai ele leu minha mao e disse que esse incomod era olho gordo, inveja, disse que eu teria que tomar uns banhos e ir em sete missas (eu fiz isso), ele tambem perguntou se eu tinah sonhos estranhos ou se eu via coisas ou presentia ai eu disse que sim, ai ele falou que esse incomodo tambem era minha mediumnidade nao zelada, ai ele falou que meus relacionamntos nao davam certo porque eu ja era casado no fundo e para eu descobrir com quem eu era casado tinha qeu fazer um trabalho para as 7 linhas. Tudo bem eu tomei os banhos, fui nas missas e quando voltei la para saber com quem eu era casado ele disse que o trabalho era muito dispendioso financeiramente, mas tipo ele falou assim com uma má vontade de fazer e estou eu aqui ate hoje na mesma… So que eu quero saber o que significa ser Casado No Fundo??? Se alguns dos membros do blog pudesse me ajuda ficaria grato, estou colocando meu email aqui para caso alguem queira entrar em contato para conversamos…
Obrigado
Mario Carvalho
ps. email: melias@superig.com.br
Mario Carvalho se vc não é da religião procure uma casa séria, de umbanda ou candomblé, porque aonde vc foi não me parece muito sério, pelo seu comentário. Não existe essa conversa de vc já estar casado, é triste ver o que fazem com as pessoas. Sobre essa “má vontade” isso faz parte do pacote “este trabalho é muito difícil” e por isso merece ser remunerado, entende o que eu te falo?
Mário antes de procurar outra casa faça uma averiguação sobre a idoniedade desta pessoa, só fale o necessário e espere a resposta, o ideal na umbanda é que vc procure falar com a entidade chefe do terreiro como caboclos ou preto velhos. Nunca pombagira para este assunto. Este assunto é para guias e não pra exús. Tomege
Boa tarde! estou muinto aflita ,e gostaria de saber o que devo faser?
Eu fiz um buri a 11 meses por estar com depreção,só que a casa que frequento o meu pai de santo fechou as portas,e vai embora da cidade,sem me dar nenhuma esplicação, fiquei muinto decepcionada Meus pais estavam na casa dele,eu peguei e deichei com uma irmã,até eu ver o que fasso,pois moro em apartamento .E eu como só tenho buri ELE dice quando eu precisa-ce de algo procurase um irmão.mais eu não quero mais compromiço com a religião ,Só q meus irmãos diceram se eu sair da religião minha vida vai só dar para tras,eu não quero mais faser obrigação. EU nada entendo da religião e vi algumas coisas q não gostei,Acho a umbanda uma religião muinto linda,mais não quero mais compromiço.
Gostaria de saber o que eu fasso to apavorada!!!
Obrigado por sua atenção des de ja!
Boa tarde! estou muinto aflita ,e gostaria de saber o que devo faser?
Eu fiz um buri a 11 meses por estar com depreção,só que a casa que frequento o meu pai de santo fechou as portas,e vai embora da cidade,sem me dar nenhuma esplicação, fiquei muinto decepcionada Meus pais estavam na casa dele,eu peguei e deichei com uma irmã,até eu ver o que fasso,pois moro em apartamento .E eu como só tenho buri ELE dice quando eu precisa-ce de algo procurase um irmão.mais eu não quero mais compromiço com a religião ,Só q meus irmãos diceram se eu sair da religião minha vida vai só dar para tras,eu não quero mais faser obrigação. EU nada entendo da religião e vi algumas coisas q não gostei,Acho a umbanda uma religião muinto linda,mais não quero mais compromiço.
Gostaria de saber o que eu fasso to apavorada!!!
Obrigado por sua atenção des de ja!
Carla o Bori não te vincula a esta casa e nem te fez filha desta pessoa. Quando se faz bori não há ibá, não há assentamentos, o melhor iba de bori é a própria cabeça, algumas casas fazem um iba ori, mas não é necessário. Por tudo isso, posso te dizer que vc não tem vinculo algum com a religião. Se vc não quer mais, se desiludiu, despache seus objetos e siga sua vida, nada de mal vai te acontecer, mas acho que se vc goasta da religião, não deveria se afastar só por este motivo, deveria procurar outra casa e estudar mais o assunto. Tomege
Muito Obrigado Nelson pela sua resposta, você conhece alguma casa de Umbanda ou Candoble aqui em São Luis/Maranhao??? Se souber enviei os nomes para o email que dexei no outro comentario…
Muito obrigado pela sua ajuda
Abraços
Mario Carvalho
Mario em São Luis/Ma eu só conheço de nome a casa Fanthi Ashati (não sei se a grafia está correta) mas é uma casa muito tradicional que toca um candomblé muito refinado e puro, que poderá te ajudar, com toda certeza, procure no google por este nome. Tomege
Pode ser que não chegamos a ver o grande final desta história, mas com certeza a aprovação desta lei abre um leque com diversos caminhos para o alcance do que sempre foi esperado pelos adeptos do Candomblé:SIMPLESMENTE SER RESPEITADO POR TODOS.Todas as grandes vitória começaram assim, de grão em grão, sabemos que a luta pelo respeito e a dignidade dos adeptos do Candomblé não começou hoje, pelo contrário, vem de muito tempo e deve ser continua, pois ainda há muito o que fazer, porém essa notícia não deixa de ser um vitória e deve ser comemorada por todos
AXÉ
Edson o que fazemos aqui cada um de nós é contribuir com nosso grão, é assim que faremo-nos respeitar diante de todos. Obrigado pela visita e pelo comentário, sabemos da importancia de cada um que nos visita e deixa colaboração aos demais leitores, e vc com certeza tem sido presença constante e participativa, axé, Tomege
Parabéns, estou muito feliz, e me sentindo tambem muito realizada, com essa noticia… Certa que agora a nossa religião tera espaço como tantas outras e não poderam mas, dizerem que nos não temos religião e que isso é coisa do demo, claro que muitos que não tem o esclarecimento e o conhecimento continuaram anos tratar como antes, mas aos poucos sera divulgada e tenho certeza que vamos caminhar devagar mas que chegaremos ao alcance final, uma intolerança zero… muito AXÊ a todos…
II Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (Rio de Janeiro/RJ).
Domingo, 20 de setembro, às 9h, no Posto 6 da praia de Copacabana, estaremos juntos mais uma vez para manifestar pacificamente o nosso desejo de liberdade! Crianças, idosos, homens e mulheres, que acreditam possível a convivência harmoniosa entre todas as crenças, estarão unidos.
A 2ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, promovida pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, é realizada em nome da democracia!
Do Posto 6 ao Leme, rumo à liberdade, religiosos e agnósticos de vários pontos do Brasil esperam por você!
http://eutenhofe.org.br
A participação de todos é muito importante!
Ajudem na divulgação e com sua presença no dia da Caminhada.
Leve sua casa e seus filhos, leve sua alegria de estar lutando por nossa liberdade religiosa, mas em um clima de paz e fraternidade.
Liberdade Religiosa. Eu tenho Fé!!!
Só complementando essa informação do nosso querido Irmão Nelson, abaixo segue o número das Leis:
Lei 5.506/09 Declara o Candomblé Patrimônio Imaterial do RJ
Lei 5.514/09 Declara a Umbanda Patrimônio Imaterial do RJ
Quem quiser consultar o site é esse: http://www.alerj.rj.gov.br/processo2.htm
Um grande abraço aos Irmãos, Pais e Mães desse blog.
Axé
Olá… como é visto um ogã rodante no candomble?
Claudio iso não existe, ou se ogã ou rodante, sendo que há pessoas iniciadas na categoria de rodantes e não viram efetivamente, mas tb não são ogãs ou ekedjis. Mas ogã não vira, isso está se tornando uma das mentiras mais contadas nos últimos tempos e está quase se tornando uma “verdade”. O rodante pode tocar, não há mal nisso, mas não será ogã por isso. Mas o ogã não pode virar, se vier a ocorrer, ele deixa de ser ogã, se torna abiã e cumpre os degraus da hierarquia, por que a confirmação que ele fez (se fez) não vale para rodante. Tomege
ola meu pai a sua bença precisava falar muito com senhor so agora tomei coragem pra escrever tudo me aconteceu o meu marido foi embora de casa ja tem 4meses eu fique sem chao fique triste com os orixas voltei pra casa do pai mas aquele amor que eu tinha pelo meus orixas nao e mais o mesmo mais so pessolmente pra falar bjs
Sambaomim posso ir na sua casa no sábado dia 22/08, eu perdi seu telefone. Tomege
Boa noite a todos!!!!
Muito bom saber que conseguimos mais essa vitória. A luta é grande mas chegaremos lá!!!! Os orixás não nos abandonam nunca. Não queremos nada d+ somente respeito. Isso é um direito nosso. Se respeitamos a todos, porque não nos respeitamos também. Farei a divulgação aqui em Macaé p/ a 2ª caminhada em defesa da intolerância religiosa!!!
Axé
Gisele de Onira muito obrigado pela visita e pela divulgação do evento, façamos nossa parte, vamos a luta. Tomege
estou com uma dúvida e peço a sua ajuda.fiz um bori e o zelador fez um iba ori,li em seus comentários q ñ é necessário,
ñ quero + permanecer nessa casa,vi coisas q ñ me agradaram,
o q faço,deixo p/ lá o ibá ou trato em casa mesmo?ele pode
me fazer mau com esse ibá?vc conhece um casa de candomblé
séria próxima a jpa?obrigada, eu tô muita aflita!!!!
Patrícia sempre que eu falo de ibá Ori eu falo que não é necessário para um cliente justamente porque vc foi dar um bori, só, ponto, acabou, vc não foi ser iniciada, vc não quer vínculos com a casa e por isso é totalmente desnecessário o tal iba Ori, afinal o melhor iba Ori é sua cabeça. É diferente de quando vc é iniciada, que aí é outro assunto. Se vc não quer mais, não volte lá, ele com certeza vai aproveitar o ibá pra outro, não fique aflita, vc é só cliente, e ele não tem a força toda que vc pensa. Seu Orixá é maior. Tomeje
nelson,muito obrigada pelos seus esclarecimentos,eu fiquei
muito aliviada!só que minha jornada continua,sei que tenho q
tratar da minha mediunidade,ainda ñ incorporei totalmente,
mais sinto a energia querendo a incorporação,tenho que me cuida.mas o medo me fez recuar, porque só tenho encontrado
zeladores mal intencionados,peço sua a ajuda mais uma vez,
se vc conhece alguém que leve a religião com seriedade
por favor me diga,ñ precisa ser especificamente de jacarepaguá
mas que seja do rio de janeiro,muito obrigada!
Patricia qual segmento vc pertençe, angola, ketu, jeje…? Tomeje
nelson eu também quero descobrir isso.falaram tantas coisas,q na realidade eu ñ sei…preciso muito de orientação a esse respeito….
Patrícia seu mail está correto?
sim nelson,meu email está correto.aguardo sua resposta,
obrigada.
Bom dia! Estou com algumas dúvidas…Sou feita no santo vai fazer 02 anos, a pouco paguei minha obrigação de 01 ano, mais sinto meu Orixá fraco em meu Ori. Conversei com meu zelador ele fala que isso é normal, mais no inicio era mais forte a vibração ou transe de minha mãe.Será que eu estou fazendo alguma coisa errada?
Será que eu poderia fazer algom eu mesma, para aproximar, ou fazer minha mãe pegar meu ori com mais firmeza?
BOA TARDE!
GOSTARIA DE SABER QUAL ORISÁ ESTA REGENDO ESTE ANO?
Elaine temos na capa do blog esta informação. Tomeje
chegara o dia em que todos respeitarao os diferente tipos de crenças, as difrentes raças e as grandes diferenças que a vidas nos mostram, as pessoas precisam entender que o mais importante e saber viver, que ao invez de se preocupar com as atitudes, com o que se e dito, seria mais importante se preocupar com o saber viver, pois esse sim e o maior feitiço do mundo, a vida. espero um dia todos entender que o candomble e muito mais que uma religiao, e muito mais que fundamentos, ele vai muito alem, sorriam, cantem, gritem para o mundo como e bom ser parte de um axe, se orgulhem, e passem a deixar que seus olhos espirituais lhe mostram o grande significado desta maravilha que e o candonble. A meu baba, os meus mais profundos agradecimentos e admiração por ser fiel as arigens de nossa nação. Un grande abraço a todos.
Adupé!!!
Erika F. Ruffing Ferreira
erikaruffing@hotmail.com
Gente, procure casas espíritas que não pedem dinheiro, pq acredito eu q quem pede dinheiro pra ajudar, é pq a ajuda vem rápido, o que vem rápido vai rápido tb, confie na lei da AÇÃO E REAÇÃO, vc é o q vc faz, trabalhe no bem, na caridade, vc melhora todos os seus problemas, a nova religião chama-se AMOR. Bjs a todos
Existe alguma casa boa de candomble aqui em jacarepagua?
Bom dia Nelson, é possível em alguma situação especial, uma pessoa que deu obrigação de três anos no candomblé ketu, abrir o jogo de búzios e recolher iao, para fazer o santo?
Hamilton,
É possível e em situações muito especiais e de acordo com o jogo desde que seja feito na casa e na presença do seu zelador, na verdade quem vai colocar o adôxu será o zelador da pessoa e não o iyawo de 3 anos que poderá ser o Pai Pequeno. O Correto é esperar a obrigação de 7 anos, confirmar se tem o cargo de zelador para abrir casa. “Pular etapas é encurtar a vida religiosa”
Axé.
Grato, Fernando, 2 últimas perguntas, qual é sua opinião a respeito de bori com recolhimento de 4 dias, ervas, oferendas, bichos (2 pes) e catulagem, (sem abrir cura no ori) além de fazer os assentamentos de orixá de coroa e dos orixás de cuia? A partir daí o borizado quando vai a um toque tem necessariamente que virar no santo? uma vez mais muito obrigado pela atenção, e explicações.
Hamilton,
No candomblé ketu/Nagô, só há sacrifícios de animais no borí quando a pessoa vai se iniciar para o Orixá ou quando já é iniciado. Fora o contrário não são feitos sacrifício de animais no bori, não há necessidade. Sou completamente contra esses rituais, entendo que alguns fazem até do modo que você descreve. Tenho um post que fala sobre Borí, clique na minha foto e procure por esse post, leia atentamente para que possa entender o que é um borí. Virar no santo independe de você ter feito borí ou não, mas se isso acontecer, é sinal que você está no caminho da iniciação.
Axé.