Olodunmare chama os homens para retornarem ao seu lar, porém nem mesmo a morte é capaz de apagar as lembranças os feitos de grandes homens.
Obi é um elemento muito importante no culto de Vodun, Orisa e Nkise. A noz de cola, Obi, é o símbolo da oração no céu.
É um alimento básico, e toda vez que é oferecido, o seu consumo é sempre precedido por preces.
Foi Orunmila quem revelou como a noz de cola foi criada.
Quando Olodunmare descobriu que as divindades estavam lutando umas contra as outras, antes de ficar claro que Esu era o responsável por isso, Ele decidiu convidar as quatro mais moderadas divindades (Paz, a Prosperidade, a Concórdia e Aiye, a única divindade feminina presente), para entrarem em acordo sobre a situação.
Eles deliberaram longamente sobre o motivo de os mais jovens não mais respeitarem os mais velhos, como ordenado pelo Deus Supremo.
Todos começaram então a rezar pelo retorno da unanimidade e equilíbrio. Enquanto estavam rezando pela restauração da harmonia, Olodunmare abriu e fechou sua mão direita apanhando o ar.
Em seguida abriu e fechou sua mão esquerda, de novo apanhando o ar.
Após isso, Ele foi para fora, mantendo Suas mãos fechadas e plantou o conteúdo das duas mãos no chão.
Suas mãos haviam apanhado no ar as orações e Ele as plantou. No dia seguinte, uma árvore havia crescido no lugar onde Deus havia plantado as orações que Ele apanhara no ar.
Ela rapidamente cresceu, floresceu e deu frutos.
Quando as frutas amadureceram para colheita, começaram a cair no solo.
Aiye pegou-as e as levou para Olodunmare,e Ele disse a ela para que fosse e preparasse as frutas do jeito que mais lhe agradasse.
Primeiro, ela tostou as frutas, e elas mudaram sua textura, o que as deixou com gosto ruim.
No outro dia, Ela pegou mais frutas e as cozinhou, e elas mudaram de cor e não podiam ser comidas. Enquanto isso, outros foram fazendo tentativas, no entanto todas foram mal sucedidas.
Foram então até Olodunmare para dizer que a missão de descobrir como preparar as nozes era impossível.
Quando ninguém sabia o que fazer, Elenini, a divindade do Obstáculo, se apresentou como voluntária para guardar as frutas.
Todas as frutas colhidas foram então dadas a ela. Elenini então partiu a cápsula, limpou e lavou as nozes e as guardou com as folhas para que ficassem frescas por catorze dias.
Depois, ela começou a comer as nozes cruas.
Ela esperou mais catorze dias e depois disso percebeu que as nozes estavam vigorosas e frescas.
Após isso, ela levou as frutas para Olodunmare e disse a todos que o produto das preces, Obi, podia ser ingerido cru sem nenhum perigo.
Deus então decretou que, já que tinha sido Elenini, a mais velha divindade em Sua casa quem conseguiu descodificar o segredo do produto das orações, as nozes deveriam ser dali por diante, não somente um alimento do céu, mas também, onde fossem apresentadas, deveriam ser sempre oferecidas primeiro ao mais velho sentado no meio do grupo, e seu consumo deveria ser sempre precedido por preces.
Olodunmare também proclamou que, como um símbolo da prece, a árvore somente cresceria em lugares onde as pessoas respeitassem os mais velhos.
Naquela reunião do Conselho Divino, a primeira noz de cola foi partida pelo Próprio Olodunmare e tinha duas peças.
Ele pegou uma e deu a outra para Elenini, a mais antiga divindade presente. A próxima noz de cola tinha três peças, as quais representavam as três divindades masculinas que disseram as orações que fizeram nascer a árvore da noz de cola.
A próxima tinha quatro peças e incluía assim Aiye, a única mulher que estava presente na cerimónia.
A próxima tinha cinco peças e incluiu Orisa-Nla.
A próxima tinha seis peças representando a harmonia, o desejo das orações divinas.
A noz de cola com seis peças foi então dividida e distribuída entre todos no Conselho.
Aiye então levou a noz de cola para a Terra, onde sua presença é marcada por preces e onde ela só germina e floresce em comunidades humanas onde existe respeito pelos mais velhos, pelos ancestrais e onde a tradição é glorificada.
Como seria diferente se todos respeitassem a vivência dos mais velhos…
Um texto de muito gostoso e mais um daqueles que nos fazem refletir.
“…onde ela só germina e floresce em comunidades HUMANAS onde existe RESPEITO pelos mais velhos, pelos ancestrais e ONDE A TRADIÇÃO É GLORIFICADA.” Partindo desta frase, precisa dizer mais alguma coisa?
eu deii Obii mas naum foi nada disso q me falaram…
Muito bonito o conto. Precisamos de mais desses aqui no blog.
Um belo exemplo de ética no candomblé!
Perdoem a minha ignorância,mas o que é obi?eu achava que era uma semente que representava o rixa feminino ,a mae ,a maternidade..??
Obi é uma semente, nome científico Cola Acuminata (em itálico).Dá uma busca no google para vc achar imagens…
Já foi utilizada até mesmo como forma de moeda na África em tempos remotos, por ser muito calórica, uma pessoa conseguia atravessar savanas por dias com alguns obis na bagagem.
É uma semente muito utilizada no candomblé,no bori por exemplo e existe um ritual de Obi que seria para casos mais urgentes.
Não sei se há ligação com o que vc relata,Orixás femininos, maternidade etc…
axé
Sou novo no candomble e já entrei dando um obi, mas tenho amigos de outra casa que ao conversarmos me disseram que colocaram suas oferendas (comidas) do obi nos pés e a minha foi colocado na cabeça qual estaria certo, por favor me esclareça.
obrigado
oi..boa noite..eu só gostaria de saber onde encontro o obi…é uma semente?
muito obrigada….
OLá André
Conheço na cabeça tb!
AXé
OLá valeria
O Obi é uma semente sim, vc pode encontrar em feiras livres. Pelo menoso no meu estado é nas feiras livres que encontramos.
Axé
muito lindo e vc que esta falando mal vai e faz um melho vc é quem ñ intende da eligião
Obrigada Carol pela resposta.
Vc tirou uma grande dúvida.
Abraço
Andreia o Obi, pode-se encontrar em casas de artigos religiosos, alias na Estrela do Oriente Rua Tobias Barretos, 1343 Mooca – São Paulo tem esta semente, consulte outros produtos telefone (11) 23090788
disseram que seria muito bom se eu fizesse um obi e um bori. gostaria de saber qual é a finalidade. obrigada
Ainda estou me iniciando no camdomblé e gostaria de saber qual a finalidade do Obindaguá??
Adriano,
Para quem está iniciando no candomblé, a primeira pergunta a fazer é ao zelador da casa de santo.Tudo e para tudo tem um por que, nada é por acaso. O zelador é um médico espiritual também, tem essa função terapeuta e também psicológica.
O Obí é um fruto sagrado e a água é a mãe da vida. Dar equilíbrio ao seu Orí (cabeça), tranquilidade e paz, contudo, antes disso será necessário jogar para confirmar e saber dos ebós, banhos, etc, que terá que fazer, para se limpar e preparar seu Orí para a oferenda.
O que você quis dizer foi Obí d’água.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Gostaria de saber a musica em yorubá para o ritual do Obi a Ori no candomblé nação ketu.
Alexandre vamos começar dizendo que só os iniciados que já tem sete anos feito (dado) e quando devidamente autorizados por seus zeladores podem fazer esta cerimonia. Esta é a mais importante cerimonia, a mais simples talvez, e mais importante, é a cerimonia ao Orixá Ori, o início de tudo, por este motivo é tão importante. Na internet de certo vc vai encontrar esta reza (musica) e muitas outras. Mas sem ter passado por um roncó, ouvido a reza e visto a cerimonia, o fato de ter a letra ou mesmo a reza em audio, não te adianta de nada. O melhor caminho é aprender na sua roça no dia a dia, aprender fazendo junto de seus mais velhos. Espero ter te ajudado. Tomege
eu fiz o obi a ori…foi por isso quer perguntei..a música fica gravada na cabeça…mas sei que nao devo repetir, pois cantar errado pode enviar a reza a quem nao deve ser…
Grato,
Alexandre.
Olá a todos!
O obi para rituais (que não são para afirmação) é o de dois gomos e roxo ou isso não interfere em nada?
Há alguma diferença no uso do obí branco e do obí roxo?
Desde já agradeço a resposta.
Alessandra
Olá Alessandra,
A única coisa que posso te dizer aqui é que sim, há diferença entre o uso do Obi branco ou do Obi roxo, dependendo do ritual e do Orixá ao qual se destina.
Axé!
GOSTARIA DE SABER SOBRE A CERIMONIA DE DK. O QUE SIGNIFICA , SE É RITUAL DE UMBANDA OU CANDOMBLÉ.
QUANDO UM GUIA DE CABOCLO INCORPORADO REALIZA ESSE RITUAL EM UM FILHO DE SANTO É VALIDO O CARGO QUE ELE OFERECE AO FILHO DE SANTO REPRESENTANDO O TEMPO DE ESPIRITUALIDADE?
É VERDADEIRAMENTE RECONHECIDO, NO CASO SENDO UMA IALORIXÁ, CONSIDERANDO QUE ESTA TENHA SUA ESPIRITUALIDA DE BERÇO COMO SE FALA, DESDE O NASCIMENTO?
Ana Cristina o deká é uma cerimonia exclusiva do candomblé que deve ser conduzida pelo zelador/a da casa de axé. O deka só é dado a quem tem cargo de zelador, não confundir com obrigaçãod e sete anos que não é necessariamente deká. Quando vc fala em guia de caboclo isso nos dá a enteder que é umbanda e como umbanda não tem deká, a cerimonia não tem valor. Na umbanda existe sim uma cerimonia chamada confirmaçãod e camarinha que é feita para quem tem cargo de pai ou mãe de santo, mas não é deká, nem é parecido. Tomege
Estive em um terreiro para uma consulta com o Sr Baiano e ele me recomendou um sacudimento.. Fiz o sacudimento e agora ele me disse que tenho que fazer um “OBI” .. Não tenho mediunidade e não quero ser filha de Santo.. So fui para fazer uma limpeza espiritual. Quero saber se o OBI é para filho de Santos.. se eu fizer este OBI qual será minha vida daqui pra frente.. terei que frequentar o centro ? Fico presa ao Terreiro ? Não quero ser da Umbando ou do Candoblé.. Admiro as pessoas que tem este dom mas gosto de frequentar o Lar Frei Luiz.. Preciso muito de orientação devo ou não fazer este OBI ?
Denise o obi é um ritual muito simples onde se oferece uma semente (obi) ao Orixá Orí que é o Orixá que habita nossas cabeças, esta cerimonia tem por finalidade tranquilizar e acalmar sua cabeça, ele não é vinculativo, vc não se tornará filha de santo, não estará se iniciando não ficará presa a casa ou ao pai de santo, não terá objetos de culto como quartinhas por ex., Obi se faz com esta semente e um pouco de água somente e dutra pouco tempo o recolhimento, algumas horas eseu resguardo é de nomáximo tres dias. É o que conheço por obi.
Mas se vc se sente feliz no Frei Luiz (até moro perto de lá), porque se aventurar em outro segmento? Acho que vc pode acabar por misturar informações e ficar confusa, se mantenha onde seu coração está feliz e nde vc entende o que aconteçe é mais seguro para vc. Tomeje
olá,
gostaria de saber onde compro obi branco- sou do rio de janeiro. e para que ele serve no campo sentimental???
Vanessa o obi é um fruto, uma semente e tem uso ritual em vários momentos ms nunca vi sendo ligado a assunto sentimentais. No mercadão de madureira vc encontra muito fácil. Tomeje
Gostaria de saber quantos dias de preceito seria para assentamento de Ogum. Fiz para minha mãe Oxum Apará e foram 7 dias, ouvi falar em 21 dias para Ogum. Não seria para todos os santos o mesmo preceito?? Será que o que fiz foi mesmo assentamento? No que consiste? Um grande abraço e muito obrigada. Axé
Darcy, boa tarde.
Não há uma regra para preceito, cada axé tem seus dias.
Pra você saber com certeza, pergunte a sua zeladora(or), ela lhe dirá e tirará suas dúvidas.
Os assentamentos são uma forma física que nos “liga” ao nosso orixá, eles podem ser de louça, de barro, em gamelas…
Axé!
Gostaria de saber o endereço ou site de algum lugar que venda obi roxo.
Se alguem souber por gentileza pode me passar o site ou endereço para que eu possa entrar em contato.
Se alguem sabe se é arvore muito grande ?
Existem outros Obis alem do roxo.
Muito obrigada.
Tania Regina
taniatubino.2Hotmail.com
Darcy o assentamento é feito durante a iniciação, este é o ideal, pode ser feito fora da iniciação, mas não é recomendado. Sobre o que te disseram isso é ilógico, assentamento tem o mesmo peso seja lá para que Orixá for, desculpe, mas quem te disse deu um chute. Todo a cerimonia de assentamento que é feito fora da inciação é feito tendo início em bori e apo´s o mesmo o assentamento propriamente dito, isso deve ter a duração de 10 dias no total, entre bori descaso e assentamento, e este tempo de recolhimento não é uma iniciação é assentamento puro e simples. Mas qual o motivo de assentar Orixá sem iniciar-se? Não vejo motivo se vc não tiver ligação com o axé. O preceito destes 10 dias geralemnte é de uma semana e está de muito bom tamanho.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Dayane, obrigada, mas estou perguntando porque meu zelador me deu 21 dias. Acho que ele queria me castigar rsrsrsrsrs.
Nelson,
Muito grata pela resposta.
Vou entrar nos detalhes então!
Eu sempre frequentei um terreiro de candomblé, mas nunca quiz assumir compromissos pois tinha uma vida muito atribulada de obrigações de trabalho e também nunca tinha sido cobrada pelos orixás.
O ano passadoo zelador me disse que precisaria fazer o assentamento.
Comprei a Oxum (barro) e duas quartinhas 1 para Oxum outra para Ogum.
Dei a comida da Oxum (não fiquei recolhida), depois de 3 dias fui buscar minhas quartinhas e a imagem. Todo sábado eu acendo uma vela de 7 dias pra minha mae e cuido de trocar água das quartinhas e tudo mais. Fiquei 7 dias de preceito.
Sábado fiz o de Ogum , com a imagem (barro) e as ferramentas (ferro). Entreguei a comida . Mas só estranhei que ele me deu 21 dias de preceito. Achei muito estranho, muito mesmo. Hoje, daqui a pouco rsrsrs vou buscar minha imagem do Ogum para colocar com a Oxum aqui em casa e cuidar dele também, imagino que nas terças feiras.
Agora, quando leio sobre assentamento, vejo que retratam muito diferente do que eu fiz. Agora to confusa. Agradeço qualquer esclarecimento.
Axé.
Tania existe o obi branco tb, é uma árvore bem grande. No mercadão de madureira no RJ vc acha fácil, e no site o mundo dos orixas vc tb acha material.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Darcy no candomble não existe culto a imagens e nos assentamento não entra imagem e Oxum não é assentada no barro é na louça. Acho que vc deveria procurar alguém que possa te orientar pessoalmente por que pelo descrito essa casa não é candomblé.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Darcy, eu não estranhei a duração do preceito, até por que na minha casa, quando faz bori e levanta assentamento, o preceito de lá, geralmente, são vinte e um dias (na minha casa) também, mas é o bori, assentamento (que não é uma imagem) e oferendas.
Como o Velhinho aqui de cima disse: procure uma pessoa que conheça de candomblé mesmo para te explicar melhor, pois isso de assentamento numa imagem é novidade pra mim.
Axé!
Oi!
a umas três semanas abri um jogo e me pediram para fazer um ebó e dar um obi, fiz isso. Sou filha de oxóssi com oyá, segundo o mesmo jogo. Fiquei bem por uns dias, mas depois de aproximadamente duas semas começaram a acontecer vários problemas de ordem prática na minha vida. Então, tenho uma amiga que joga tarot e pedi para que ela jogasse pra mim e no meio do jogo apareceu uma preocupação quanto ao que eu teria feito no campo espiritual. Segundo o jogo oyá não estava contente comigo por isso. Não sei bem o que foi e não quero abrir outro jogo, porque tenho medo deles me pedirem a iniciação e acho que não quero me iniciar. Estou grávida e agora estou apavorada com medo de tudo isso gerar algum envolvimento com o bebê. Por favor, me digam o que acham disso, e como poderia resolver isso sem abrir jogo, tendo que me iniciar precipitadamente sem ter certeza? Estou bem confuza, se puderem me responder o mais rápido possível, agradeço. Será que algumas oferendas para oyá a acalmaria, como posso fazer isso?
Olá a todos!
gostaria de saber porque minha pergunta postada hoje a tarde desapareceu e não foi respondida no site. Estou bem preocupada. Se não for assim que se faz as perguntas, como é? Um grande abraço.
Gleice, os ebós e obi tem a funçãod e harmonizar suas energias e em muitos casos este equilibrio de energias age de forma que não entendemos na hora mas que são necessarios num determinado momento, é uma mudança de rumo, problemas de ordem prático acontecem o tempo todo na nossa vida e não devemos confundir as coisas. Sobre o tarot, este oráculo não serve para ver coisas ligadas a Orixá, seria o mesmo que tentar ver as coisas do Tarot atravéz dos búzios, cada um na sua. Sobre iniciar-se, issonão é obrigatório, é vc que decide se quer ou não quer. Preciso que vc estude um pouco sobre o candomblé para que vc entenda que candomblé e Orixá não vão fazer nada de mau a vc ou ao seu filho, candomblé não é do mau, não cultua demonios, Orixá esta sempre a nossa volta para nos ajudar, talvez vc tenha ido a uma casa que não tenha tido competencia suficiente pra ver suas necessidades, achoq ue vc poderia procurar alguma casa de tradição de fazer um novo jogo. Estude um pouco para desmistificar estas coisas que estão na sua cabeça.
https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Gleice sua resposta já foi dada. Tomeje
Obrigada pela resposta. Perguntei pro meu zelador e ele isse que a casa eh Umbandomble (eu nunca tinha ouvido esta palavra). Obrigada
Gleice umbandomblé não existe, não é reconhecido como nada, é inclusive uma degradação da religião, não existe esta junção de segmentos. O candomblé ou a umbanda semrpe se orgulham de poder dizer que são de determinada raíz de determinada família, por exemplo gantuas, opo afonjá, tenda mirim, bate folha e outras raízes importantes. Ser umbandomblé é não ter família, é não ter raíz. Fique muito atenta a isso, ter antepassados é importante.
https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Nelson Sousa achei muito interessante vc comentar um pouco sobre raizes é importante mesmo, infelizmente algumas pessoas não procuram conhecer as raizes das “casa ou yles” onde andas e acabam por passarem por situações até que constragedoras. Não sou de Candomblé sou de Umbanda e aquí mesmo já chegaram pessoas me pedindo pra “abrir” os búzios e quando eu falei que essa é uma prática única e exclusiva de Candomblé ficaram admiradas e citaram nomes de “pais e mães de santo” de Umbanda que já haviam jogado pra essas pessoas. Eu particularmente acho uma falta de respeito com os Orixás e com tb as entidades da Umbanda. As nossas religiões já são tão vulgarizadas por leigos e agora, esses hipócritas que ainda fazem esse papel ridículo nós deveríamos criar um conselho para estabelecer sansões contra esse tipo de gente e exigir mais respeito tanto pro Candomblé quanto pra Umbanda que religiões distintas ma ambas trazem o mesmo objetivo: Ajudar a quem realmente precisa.
Abraços. Ir. Zezinho da Boa Ventura.
José sua benção, obrigado pelo comentário, precisamos mesmo de pessoas com esta visão de grupo e de comunidade em nossa religião, esteja a vontade e fique livre para comentar e dar sua opinião, volte sempre mesmo.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Ola
Eu sou filho de Logun e Oxum mais minha mae nao deixa eu faser o santo eu ate hoje eu nao sei pq mais eu queria saber oq e “macumba”o significado verdadeiro da palavra.
Obrigado.
Leandros há algumas definições apra macumba, há o pejorativo que quer siginificar coisa ruim, e neste caso é uma forma de denegrir nossa religião. Há tb uma que diz que este é nome de uma árvore africana cujo tronco era utilizado para fabricação de tambores, então “tocava-se na macumba”. Mas sobre seu assunto principal. Entenda que o candomblé é familia e disciplina e dentro desta família e disciplina há um hierarquia rígida, onde o mais velho é se sempre será respeitado mesmo quando está errado, o mais velho estará certo por ser mais velho, então, no momento se vc não consegue o que deseja com os argumentos que tem, espere o momento em que vc puder responder por seus atos, ser independente e dono de seus caminhos, só aí vc poderá fazer o que acha correto. Até lá, a dica é estudar e conhecer teoricamente o candomblé, porque ter conhecimento ninguém pode te proibir, vc só precisa ficar afrontando as pessoas com suas leituras e pesquizas, vá com calma.
Tomeje do Ogum
Olá a todos,
Tenho uma curiosidade, dei o meu 1º bori junto com um colega, e o pai de santo deu um pedaço do obi pra meu colega comer e pra mim não. Porque será que ele teve que comer e eu não?!
Deu que sou filho de Iansã e meu colega (que teve que comer o pedaço de obi) filho de Iroko.
Junior toda vez que falamos aqui, seja lá o que for, podemos ir de encontro ao que foi dito por um zelador, e isso as vezes é complicado, mas…. faz parte. Sobre bori, há um equivoco no conceito “moderno” de bori. Existem poucas e raras cerimonias destinadas a nós, a nossa cabeça, que eu conheça são o bori, o obi e o axexê que é feito post mortem em honra a pessoa falecida. O restante todas as cerimonias são exclusivas dos orixas, então porque não darmos o valor devido ao que temos, se são poucas? O bori é feito para a pessoa, para dar harmonia e paz a sua cabeça, apra agradar o orixá Ori, que é único e que vive na sua cabeça. Bori não é para revelar orixá de ninguém. O orixá se beneficia do bori pois a cabeça fica tranquila, mas não se pode confundir as coisas e dizer que o boir é para o orixá ou para revelar o orixa da pessoa. Em princípio todos comem do obi ou orobô se for o caso, todos sem exceção. A questão de um ter dado Oyá e outro Iroko, eu desconheço, pois isto deveria ter sido visto numa consulta de búzios, simples, mais rápida, fácil e mais barata. Tomeje
Bom dia, preciso saber para que serve o banho da noz Obi?
obrigada
Olá Tatiane
Não conheço a finalidade de banho de obi,na verdade nunca ouvi falar.
Axé
Tatiane, na minha nação, nós usamos a água do obi serenada para “aproximar” o orixá da pessoa. Isso pode ocorrer, por causa do ori que esteja precisando de um conforto, nisso o orixá (já que ele depende do ori), pode ficar com alguma dificuldade de falar claramente no jogo. Esse banho serve então pra acalmar um pouco o ori para que o orixá consiga ficar mais presente.
Axé!
Olá moderadores, estou muito confuso sobre o ritual do obi. Minha antiga mãe de santo, de Yá Ogunté, fez a pedido de minha mãe carnal,um ebó e um banho na cachoeira, onde outros filhos e eu ficamos de roupas brancas e panos de cabeça.Ao chegarmos no terreiro, ficamos em esteiras, nos alimentamos e foi realizado o seguinte: já havia uma vasilhinha de ágata com canjica e folhas bem verdes “gordinhas” (não sei como se chama), depois durante a oração mais ou menos assim:”obi mô pá pé miô (2x), omunjidê munhanhã, obi mó pá pé mio…”
essa semente foi dividida, mascada e colocada com outros pós etc em nossas cabeças, além de ouvir o nome de nossos orixás correspondentes, o qual em meu caso era Xangô.Depois disso ficamos algumas horas descansando até podermos ser liberados.Mesmo depois do término, fomos recomendados a ficar de contraegun e roupas brancas em casa, evitando sair e pegar em facas, garfos etc por uma semana.Mais ou menos um ano depois, em casa, me senti muito mal e fui acometido de tremores e queda, sentindo uma energia muito forte.Num intervalo de mais ou menos uma semana, aconteceu novamente.Aquela presença demorou muito tempo para se “ausentar” e se faz presente novamente quando me lembro do fato com profundidade…No momento estou afastado e até hoje não compreendo se o que foi feito era correto e também se isso influenciou de alguma forma os fatos ocorridos…
Agradeço desde já a quem puder esclarecer minha dúvida!
Abraços à todos
Tatiane eu não sei o motivo exato visto que diversas ervas e componentes de um banho podems er utilizados para diversos fins,mas neste caso especifico o obi tem sempre a funçãode acalmar o Ori (cabeça). pode ser isso, é o que penso que seja mais usual. Tomeje
nelson, sera q se deve dar um obi em qualquer abiã?
sera q à algo ,q seja contra axé, no caso do abiã ser de zaze?
Adriano obi ou bori tem a funçãod e acalmar ou harmonizar a cabeça e com isso pode acontecer de o orixá ficar mais aflorado depois do obi, talvez seja isso. Tomeje
Leo qualquer abiã pode receber obi ou bori não há impedimentos. Eu não sei se em Angola Nzaze tb tem impedimento em relação ao fruto obi como Xangô e/ou Oluayiê, que só recebe orobô. Tomeje
nana
sou médiun e incorporo desde 15 anos.já frequentei centro espirita.meu mentor espiritual me acompanha de outras encarnações e quem o conhece diz que é de muita luz. em outras encarnações falhei por não aceitar. agora estou disposta a seguir. já faço mesa mediunica e estamos muito satisfeito pois traz muita Paz e harmonia em fazer caridade. bom faço minha obrigação duas vezes por mês,mas preciso fazer um obi e assentamento,já que tb tenho as 7 linhas, e recebo entidades da umbanda. já fui jogar bízios e sou filha de ogum com yansã. a mãe que me atendeu falou com meu mentor e ficou maravilhada tb com ele.me falou que iria fazer meu obi e assentamento,mas não posso derramar sangue na minha cabeça a pedido do meu mentor.estou confusa por que tenho medo de fazerem meu assentamento etc errado,quero fazer tudo correto.então qual seria meu primeiro passo já que já estou desenvolvida.? me ajude. devo fazer meu obi,me recolher.ou continuar só na mesa mediunica ajudando as almas..bjs
Nana eu penso que o seu caminho é outro e não o candomblé, meu conselho é que vc não misture os segmentos isso geralmente dá problemas. Veja bem, as cerimonias que vc se refere são cerimonias de candomblé e dentro do candomblé me nenhuma das duas cerimonis há derramamento de sangue na cabeça das pessoas. Mas há um detalhe importante, que diz respeito a assentamentos, este é um ritual que deve ser feito durante a iniciação e/ou em casos raríssimos podem ser feitos fora deste contexto, por isso creio que vc não deve realizar nada do que lhe foi dito, pois pelo o que vc expos as informações não estão de acordo com a tradição do candomblé. Mantenha-se na sua tradição e no seu caminho, que é muito bonito e tão bom quanto qualquer outro, axé minha irmã. Tomeje
Olá!!!
Tenho 31 anos, e varias vezes quando estou dormindo ou até mesmo acabado de entrar no sono, acontece o seguinte parece que eu recebo um espirito ou coisa parecida, ñ sei dizer a fundo, mais eu entro em “transe” e ñ consigo acordar nem mesmo falar ou chamar alguém, já tive isso muitas vezes. Minha irmã tem mediunidade, e pratica Obi, essas paradas ai de candomblé, e está morando em casa já faz uns 20 dias, eu ñ entendo nada do assunto e nem sei qual a finalidade disso, só sei que quando eu vi um vazo pequeno de barro com agua e algumas sementes ..em cima da geladeira quando vi aquilo achei completamente fora do normal, perante a vida que tenho e minhas crenças, gostaria de saber se isso que minha irmã partica tem a ver com essas coisas que sinto e acontece comigo…???!!!
Isso é macumba??? coisa do tipo???
Tenho algum problema Espiritual???
Será problema Neuro????
Etc…!!!!
Posso ficar tranquilo com a pratica dessa parada lá em casa pela minha irmã???
isso vai trazer algum mal contra minha Famila ou pessoas próximas a mim ????
Emerson o que é “normal perante suas crenças”? Pois para mim é totalmente normal alguém cultuar seu orixá e creio que sua irmã tb acha isso. Emerson as vezes o medo de ter ou sentir “algo” nos faz ver coisas onde só há sombras. Outras vezes a curiosidade é refreada, é reprimida e gera conflitos internos. se desarme, veja que somos uma religião como qualquer outra e temos uma cultura linda e se vc quiser ir a algum lugar vá com sua irmã, se deixe experimentar esta novidade de coração aberto meu caro. Tomeje
Olá,
Moro no Rio de Janeiro e gostaria imensamene de frequentar uma casa de candomblé onde tenham pessoas sérias e comprometidas com a verdade.
Não aguento mais ir em lugares onde me mandam dar centenas de obrigações sem necessidade. Preciso de ajuda, tenho meus guias, moro longe da minha família e ninguém para me orientar.
Obrigada!
Suzana onde vc mora? Tomeje
Boa noite.
Depois que a pessoa toma um obi poderá a mesma ajudar nos ebós e limpeza dos quartos de santo, sendo ela uma abiã?
Íris,
Isso vai de casa para casa e da confiança do zelador no abian. Não vejo problema algum principalmente numa casa pequena de poucos filhos.
Axé,
Qual a finalidade de se tomar um obi roxo, com maçã ralada e ambos posto na cabeça? Pedi informações aos zeladores da casa mas ninguém quiz me responder.
Iris eu em particular nunca vi nem soube disso, ams penso que seja uma invenção afinal o obi é um fruto africano e é o único “alimento” ofertado à Ori, a maça é européia e não tem função religiosa nesta cerimonia. Tomeje
OLá, tenho uma dúvida:
Fiz um bori e estou usando contra egum, mas o contra eum que meu novo pai de santo colocou é muito grosso e tá deixando meu braço todo machucado. Tenho outro contra egum que vem de outra casa, mas que é meu, foi feito para mim. Posso usar o antigo que não me machuca??? Obrigada
Dadá, acredito que o contra egun que você está usando foi lavado e cantado nas ervas que o seu zelador cantou. O da outra casa veio da outra casa e acredito que passou pelo mesmo processo nas mãos de outro zelador.
Geralmente os contra-eguns, pelo menos os que eu conheço, tem como folgar um pouco. No seu não tem como?
Dadá, se não há jeito, pergunte ao seu zelador. Só não acho certo trocar sem perguntar, certo?
Axé!
Dayane,
Muito obrigada pela resposta. Hoje termina meu preceito. Coloquei os meus mais para beixo, perto dos cotovelos e agora está tudo bem! Motumbá!
qual a diferença entre um obi e um bori?
Fernando o obi é uma cerimonia onde se oferece à cabeça somente o obi e água, um fruto africano, que é reconhecido como o principal alimento de ori (ori que habita nossa cabeça,mas não é o orixa dono da nossa cabeça, é outro assunto). No bori a cerimonia é mais complexa e além do obi (fruto) são oferecidas comidas secas e animais à ori (cabeça). Por favor leia o post bori. Tomeje
as perguntas e respostas me ajudaram muito sobre minha duvida sobre ori e bori…parabéns pelo blog!
Olá, estou muito confusa.. fiquei sabendo depois que tomei um bori.. fiquei com o rabo preso com minha mãe de santo… fiquei assustada… porque até então não tinha sido avisada anteriormente e para que eu possa sair de la tem que se desfazer as coisas…. me ajudem preciso muito dessa resposta… eu sempre acreditei no livre árbitrio eu não consigo me sentir presa! Desde já obrigada.
Cinthia por favor leia o post Bori e seus comentários. Infelizmente existem pessoas que precisam desesperadamente de filhos de santo e pra isso fazem qualquer coisa, incluindo dizer que após o bori a pessoa se torna filho de quem o fez. Isso é mentira, qualquer pessoa pode tomar bori e isso não significa que ela seja filho de santo, ela pode continuar cliente. Em um bori não ha necessidade de fazer nada, de fazer ibá nenhum pois o princípio é justamnte o que lhe falei, vc pode ser só cliente e por isso não precisa de ibá nenhum. Sinto muito por vc ter se deparado com este tipo de pessoa que usa a religião pra manter as pessoas suas refens. Vc não está preza a esta pessoa. Tomeje
Awé!(amigo)
….Sendo iniciado no culto lesse orixá,um dos rituais permitido é de obi,tendo vc conhecimento.O fato de ter um mais velho não é necessariamente sinônimo de sabedoria ,quantos esperam 7 anos para aprender , oque deveria saber deste de sua iniciação.
Importante é resultado satisfátório.Você dá o que recebeu!
A religião do Candomblé sobrevive AOS TEMPOS PORQUE NÃO TEM UMA VERDADE ÚNICA.COMO DISSE O SAUDOSO FATUMBI(PIERRE VERGE)!!!
Abusi oluwa!
lousi de apoka,
Entendo seu pensamento, porém, nos primeiros anos de aprendizado é fundamental aprender e entender o conceito dos rituais do candomblé. A educação de arì asé e toda a estrutura de seu axé, Abrir um Obí todo mundo sabe, entender o por que de abrir esse fruto sagrado é que é o mais importante.
Osogiyan awá fun lé
Boa tarde pessoal!
Bem são tantas as questões nem sei bem por onde começar….mas vamos lá!
Tenho 23 anos estou iniciando na religião alias acho que sempre fui dela mas somente somente agora resolvi enxergar, mas para aceitar isto não vou negar que tive um empurrãozinho…rss… comecei a ter praticamente todos os dias sensasões de desmaio, agunia irritação e a sensação de forte energia que quase não aguentava…via vultos e pessoas que em certa hora desaparecia cheguei ate uma vez ouvir alguem falando comigo…foi uma barra sem contar os meus sonhos que vinham com mensagens, ou acontecimentos que por incrivel que pareça depois de dias ou no dia posterior aconteciam, isto me deixou completamente pasma, fora a vez que minha irmã foi a uma casa onde foi fazer suas consultas e começou a perguntar sobre cada um da familia e quando perguntou de mim a entidade disse que eu estava fugindo do meu destino que minha hora haveria chegado, daí fiquei mais curiosa ainda vendo tudo isto acontecer, sendo uma vez tambem que uma fez estava com minha mãe em um restaurante e quando saiamos em sentido ao carro uma pessoa juro que totalmente desconhecida estava com uma cigana encorporada e também me disse praticamente estas mesmas coisas.
Com tudo isto foi até uma zeladora de confiança e disse tudo isto, ela se propos a me ajudar fazendo um obi onde hoje fazem 10 dias durante a cerimonia ela disse que não diria nada sobre o que estava acontecendo mas que seria bom para mim, bom eu respeito, mas não posso mentir que estou morrendo de curiosidade pois quando a mesma quebou o obi conversou com a moça que estava com ela auxilianto em outra lingua logicamente não entendi nada mas pelo esboço do rosto que as duas faziam era como se fosse ( nossa você viu) ou óóóóhhh, bem depois de feita a cerimonia e ter descansado o tempo devido fiu para a minha casa…daí que começa gente!! minha cabeça doeu tanto mas tando que pensei que iria morrer fora que foi tão estranho dormi mas não dormi…muito estranho e durante sete dias não tive sonho algum, pelo menos que tenha me lembrado. por gentileza me respondam assim que tiver um tempinho!! ah!! e outra coisa que me deixou curiosa, uma fez consolei aos buzios e a resposta que obtive foi que seria filha de oxossi e mamãe Oxum, mas agora apos este obi a zeladora disse que tres orixas estariam decidindo quem ficaria de frente ( me desculpe se está do modo errado) que seriam logun edé oxossi e iansã, qualquer um que me escolher fico grata, mas esta ipoteses matam uma pessoa curiosa igual a min.
Obrigada a todos e gosto muito deste site!
BOM DIA A TODOS
GOSTARIA QUE SE PUDESSEM ME INFORMAR ALGUM PAI OU MAE DE SANTO,QUE,MANDARAM EU TOMAR UM BANHO COM OBI.MANDARAM QUE EU FERVESSE AGUA COM O OBI E DEPOIS QUE EU TOMASSE O BANHO NORMAL ,LAVASSE A CABEÇA E O CORPO COM O BANHO DE OBI PARA FORTIFICAÇAO DE MINHA CABEÇA E CORPO.
GOSTARIA DE SABER SE ESTA CORRETO
MUITO OBRIGADO E MUITO AXE
ELIO SCORZA
]OUTRA PERGUNTA
GOSTARIA MUITO DE SABER SE O ODU QUANDO DA A SOMA MENOR QUE 16 É O ODU QUE REGE MINHA CABEÇA OU DEVO SOMAR DE NOVO O MEU PELA DATA DE NASCIMENTO QUE É 08/08/1967 DA 12 QUE E ÉO ODU 12 OU DEVO SOMAR NOVAMENTE E AI CHEGO AO ODU 3.
MUITO OBRIGADO E MUITO AXE.
ELIO SCORZA
Fala ai Elio, beleza??? Poxa irmão, banho de obi eu nunca ouvi falar, ritual bom para cabeça é chamado de oborí em sua forma mais popular (pangu camutuê).
Esta sim é a forma mais adequada para se alimentar a cabeça ok? De toda forma, pode não esta errado .
Quanto a caminhos de odun , o mais aconselhavel é vc proucurar um bom jogo de buzios, e q seja com um zelador q saiba lidar com oduns , ou um babalawo q é especialista no assunto,pois não vai adiantar de nada vc saber qual é seu odun, sem q vc saiba lidar com essas energias .
Vou lhe contar um segredo…Se vc der sorte, baba Fernando aq do blog joga , não diga eu contei q ele briga comigo tá rsrsrsrsr
BABA FERNANDO
BOA TARDE
GOSTARIA DE SABER QUAL O MEU ODU E TENHO OUTRA DUVIDA SE FIZER UM BANHO NA CABEÇA DE OBI PARA FIRMEZA SE ESTA CORRETO.AGUARDO SEU CONTATO E OBRIGADO
MUITO AXE
ELIO SCORZA
elio,
banho de obí ralado é muito bom sim, porém, antes de tomá-lo devemos consultar o Orí através do jogo de búzios para saber se não há nenhum interdito, assim, como também, para saber seu odú, deve consultar um jogo. A data de nascimento revela apenas o odú de placenta e não o Odú do destino da pessoa.
Axé,
BOA NOITE FERNANDO D OSAGYAN
MINHA BENÇAO PAI
DESCULPE INCOMODA-LO MAS GOSTARIA DE AGRADECER SEU INTERESSE EM ME AJUDAR POIS NAO CONHEÇO MUITO BEM FIU UMBANDISTA 20 ANOS E AGORA ESTOU QUERENDO ME INICIAR NO CANDOMBLE. SO QUE NO MOMENTO ANDO MUIITO RUIN FINANCEIRAMENTE E DOENTE MAS TUDO HA DE MELHORAR.
OBRIGADO POR ME FALAR DO BANHO POIS ME ENSINARAM PARA RALAR COLOCAR NA AGUA FERVENDO DEIXAR AMORNAR E BANHAR-ME O CORPO TODO INMCLUSIVE A CABELA PARA ME DAR FIRMEZA.QUANTO AO MEU ODU PELA SOMA É 12 NAO SEI SE ESTA CORRETO POIS NASCI EM 08/08/1967.NO MOMENTO NAO TENHODINHEIRO NEM PARA PAGAR UM JOGO DE IFÁ,MAS SE O SENHOR PUDER CONFIRMAR PRAMIM FICARIA AGRADECIDO PERDOE MEU ABUSO MAS ESTOU NECESSITADO ME PERDOE DE CORAÇAO SE LHE OFENDI DE ALGUMA MANEIRA.PEÇP A DEUS QUE O ABENCOE E MUITO MAIS MUITO AXÉ!!!!
ELIO SCORZA FILHO
Eu vou ter que fazer um ritual com Obi ano que vem, porque eu tenho sofrido muito com dor de cabeça, ficando tonta, e nao dormindo bem, minha ya disse que é minha Onira ou Opara que ta querendo minha confirmaçao ou raspagem [ porque no meu axé tem um montao de ” testes ” que fazem pra descobrir se a pessoa entra em transe, e + pra frente eu vou descobrir, estao todos axando que sou Ekedji, porem temos que fazer esses testes pra saber mesmo ]. Agora eu vou começar fazendo o Obi, pro meu Ori, pra ver se minha mae espera um pouquinho +, ja que ela quer que eu trabalhe.
Em relaçao ritual que se faz com OBI [ o primeiro passo ], o que vcs podem me diser sobre ele ?
Erica por favor leia o post Bori. O obi é um fruto africano e o nome de uma cerimonia menos elaborada que o bori, nele não leva comidas ou animais, somente o fruto/obi e água, é uma cerimonia rapida e simples, mas que tem forte simbolismo para alimentar e fortalecer a cabeço do filho. MAs porque deixar para o ano que vem se vc está sofrendo agora, obi se dá em 24 horas, não há motivo pra adiar isso. Tomeje
É porque minha mae ( carnal ) vai ser iniciada no fim desse ano, ai tem muita roupa pra fazer, ver onde vai comprar tudo, entao ta um pouquinho enrolado, ai depois disso ela vai fazer.
Obg ^^
Boa noite!
Não sei ao certo se executei bem o procedimento de pergutas, pois ainda não fui respondida.
chegou para mim um e-mail pedindo confirmação dei acesso ao link e estou escrevendo agora.
Quem puder me ajudar estarei muito grata.
Abraços!
Olá Amanda,
Aguardamos sua pergunta, seja bem vinda.
Axé,
Sua benção Pai Fernando
Boa noite, aqui vão minhas questões.
Desde já obrigada pela atenção dispensada.
Bem são tantas as questões nem sei bem por onde começar….mas vamos lá!
Tenho 23 anos estou iniciando na religião alias acho que sempre fui dela mas somente somente agora resolvi enxergar, mas para aceitar isto não vou negar que tive um empurrãozinho…rss… comecei a ter praticamente todos os dias sensasões de desmaio, agunia irritação e a sensação de forte energia que quase não aguentava…via vultos e pessoas que em certa hora desaparecia cheguei ate uma vez ouvir alguem falando comigo…foi uma barra sem contar os meus sonhos que vinham com mensagens, ou acontecimentos que por incrivel que pareça depois de dias ou no dia posterior aconteciam, isto me deixou completamente pasma, fora a vez que minha irmã foi a uma casa onde foi fazer suas consultas e começou a perguntar sobre cada um da familia e quando perguntou de mim a entidade disse que eu estava fugindo do meu destino que minha hora haveria chegado, daí fiquei mais curiosa ainda vendo tudo isto acontecer, sendo uma vez tambem que uma fez estava com minha mãe em um restaurante e quando saiamos em sentido ao carro uma pessoa juro que totalmente desconhecida estava com uma cigana encorporada e também me disse praticamente estas mesmas coisas.
Com tudo isto foi até uma zeladora de confiança e disse tudo isto, ela se propos a me ajudar fazendo um obi onde hoje fazem 10 dias durante a cerimonia ela disse que não diria nada sobre o que estava acontecendo mas que seria bom para mim, bom eu respeito, mas não posso mentir que estou morrendo de curiosidade pois quando a mesma quebou o obi conversou com a moça que estava com ela auxilianto em outra lingua logicamente não entendi nada mas pelo esboço do rosto que as duas faziam era como se fosse ( nossa você viu) ou óóóóhhh, bem depois de feita a cerimonia e ter descansado o tempo devido fiu para a minha casa…daí que começa gente!! minha cabeça doeu tanto mas tando que pensei que iria morrer fora que foi tão estranho dormi mas não dormi…muito estranho e durante sete dias não tive sonho algum, pelo menos que tenha me lembrado. por gentileza me respondam assim que tiver um tempinho!! ah!! e outra coisa que me deixou curiosa, uma fez consolei aos buzios e a resposta que obtive foi que seria filha de oxossi e mamãe Oxum, mas agora apos este obi a zeladora disse que tres orixas estariam decidindo quem ficaria de frente ( me desculpe se está do modo errado) que seriam logun edé oxossi e iansã, qualquer um que me escolher fico grata, mas esta ipoteses matam uma pessoa curiosa igual a min.
Obrigada a todos e gosto muito deste site!
COLOFÉ, gostaria de receber uma orientação sobre a minha feitura . Após ter feito minha obrigação de sete anos minha vida virou de ponta a cabeça. Perdi meu pai carnal, perdi emprego, perdi carro, e não consegui me firmar. Tenho um barracão em que já cheguei a tocar só eu e o pai pequeno pois não vinha ninguém . Enfim alguns pais de santo me disseram que isso ocorre por que o meu ibá foi fechado com tabatinga. Sou filha de ogum xoroque , Desde já agradeço.
Amanda,
É asim mesmo, cada um tem sua história, tem seu começo. A única coisa que não entendi foi você ficar com dor de cabeça após um Obí, que é justamente feito para descansar seu Orí por um bom tempo, vale um esclarecimento de quem lhe deu esse Obí, falecom a zeladora, ok!
Boa sorte,
Axé,
rosangela,
Aconselho a fazer um jogo numa casa da Nação Jeje para ter mais infromações sobre Gun Xoroque e ver seus caminhos pós obrigação, por que tanta coisa ruim não é possível! Tem que ter solução, não desanime e vá em frente.
Axé,
Rosangela ue não me lembro onde vc postou uma pergunta identica a esta, mas a resposta que eu te dei está neste outro post. Tomeje
Olá Nelson Bom dia, gostaria que se possivel me respondece o que cera de oxala?, de que é composta?, ja entrei em varios sites de santo blogs e nimguem consegue me respo9nder, percebi que voce tem bastante conhecimento , e talvez possa me ajudar, obrigada aguardo.
Luizaa eu tb não conheço com este nome, mas pode ser “cera de carité” ou “banha de ori”. Por favor leia o texto “longo caminho do aprendizado”, clique na minha foto e procure lá o texto, pode te ajudar. Tomeje
Bom dia a todos,
se alguém puder me ajudar seria muito grata.
Há duas semanas fiquei sabendo que terei de fazer “quartinha”. Estou com muita dúvida , porque é uma religião nova pra mim. Devo levar quartinha, obi femea, canjica, entre outros. O que isso significa.
Muito obrigada!!
Carolina se vc não tem ainda a confiança necessária e/ou entendimento necessário sobre a religião a miha indicação e´que não faça nada, pergunte detalhadamente o que é e para que serve esta quartinha, só depois de entender isso bem e que vc, se se sentir confiante, faça o que lhe foi indicado. Tenha sempre em mente que fazer uma quartinha, apesar do meu desconhecimento sobre este procedimento litúrgico, não será nunca um empedimento em sua vida, se a qualquer tempo vc quizer sair, vc será sempre livre pra seguir o caminho que desejar. Tomeje
Nelson, obrigada pela orientação!!
Estou fazendo isso, estou procurando artigos e blogs na internet para aprender mais sobre a religião, já que faltam alguns dias ainda para ir à casa novamente, e só posso falar com os reponsáveis lá.
Sendo mais específica, trata-se de uma casa muito respeitada, onde se faz caridade. Não se paga qualquer valor nas consultas, puxadas, etc. Esse fato, por si só, já me deixou mais a vontade…entre outras caracteristicas. Lá me sinto muito bem e confiante.
Na minha última consulta o vovô me disse que eu deveria fazer “quartinha” na próxima festa (eu já sabia da minha mediunidade), e que as portas das casa sempre estariam abertas pra mim.
Quando eu procurei a casa estava passando por muitas dificuldades, e agora estou melhorando.
Então parece ingratidão da minha parte não fazer a “quartinha”. Afinal quando vc vai ao médico e ele te passa uma medicação vc não faz objeções, apenas toma o remédio.
Ainda tenho alguns dias para decidir, mas acho que levarei os materias e decidirei depois de conversar com os reponsveis, como vc me orientou.
Muito obrigada, de verdade!!
Achei esse site muito bom e esclarecedor!!
Paz a todos!!
Obí, é um ritual simples, e ao mesmo tempo super gratificante… Nos sentimos em PAZ, livres, e soltos no ar! Sai de nossa mente, todas aquelas energias negativas. E com o Obí, nos sentimos renovados! Como citadados bem claro no ato da cerimonia: nos sentimos com muita PAZ, SAÚDE E HARMONIA. Anunciei para vocês aqui, porque dei um Obí, no dia 02 de setembro de 2010, bem recente. E posso dizer uma coisa a todos vocês: É UMA SENSAÇÃO UNICA… Tenho mediunidade também, e tenho certeza que foi o primeiro passo, para deixar a minha cabeça firme, e limpa… para dar tempo ao tempo, e seguir a minha caminhada na religião. A casa que fiz o Orí, meu Pai Omulu, com certeza sentiu uma energia tão forte, tão forte, que não me neguei em algum instante, em cuidar da minha cabeça, para que um dia, ele venha nascer nesta mesma casa, que me recebeu com todo AMOR E CARINHO.
Oi , para se fazer um obi é necessário que se saiba qual o orixa da pessoa?E se este ritual for feito em uma criança, com 4 anos?Pq ja li, não lembro se aqui, e ja me disseram que em geral exceto em certos casos toda criança até mais ou menos sete anos é como se fossem filhas de oxum, ela é quem cuida.
Carol não é preciso saber o orixa da pessoa não, a cerimonia de obi é exclusivo para o orixa Ori (leia o post Bori e os relacionados a este tema, inclusive os comentarios), e por este motivo não há necessidade. O que eu sei de crianças é que eles são cuidados por Yemonjá e/ou Oxala, porque Estes são os orixas ligados à cabeça, Oxum é tida como “a grande mãe” mas o que eu conheço liturgicamente é Yemonjá e/ou Oxala. Tomeje
Boa tarde a todos!!!
Estou com uma dúvida. Fiz minha quartinha há 10 dias, hoje, como foi orientado pela casa que frrequento, troquei a água da quartinha. Reparei que o obi estava abrindo, como se estivesse brotando, fazendo muda. Como acontece, por exemplo, com uma cebola, quando começa a brotar a cebolinha do meio da cebola. Não sei se fui clara. Gostaria de saber se isso é normal.
Obrigada
Boa semana a todos!
Carolina isso é normal sim e pode ser entendido como a oferenda do obi foi aceita, muito axé minha irmã. MAs tb não se preocupe se um dia o obi da quartinha não se abrir desta forma, não significa que não foi aceito, não tenha nóias rsrsrsrs Tomeje
Boa tarde a todos!!
Acho muito interessante e esclarecedor as informaçoes postadas aqui. Parabens.
Eu gostaria de abrir jogo com o senhor Nelson Souza. Como proceder?
Obrigada, Nelson por mais essa ajuda!!!
Tudo de bom para vc e para os demais colaboradores do blog, fiquem com Deus!!
Estou muito confusa, minha família da umbanda é para mim é novidade tenho que fazer obi pois carregor omulu.
fiquei sabendo disso a pouco tempo. preciso de esclarecimento pois não quero seguir nenhuma religião. será realmente preiso fazer obi.
me ajude!
boa tarde?
vou precisar fazer um obi mas estou com muitas duvidas
gostaria de saber se quando fazemos o obi podemos virar no santo.
por favor me ajude desde ja
obrigada
Cristina antes da resposta eu gostaria de te pedir que leia no post oxossi uma discussão muito interessante sobre sincretismo e o meu comentário em relação ao uso de certas práticas e ritos por outros segmentos. Cristina vamos começar entendendo que Obi, Bori, Raspagem, Ebó e outras cerimonias são do candomblé e não da umbanda, muitos se firmam no pressuposto de que forma iniciados no candomblé e que por este motivo podem realizar estas cerimonias. Porém ao opitar pro um segmento a pessoa deveria valorizar e cultuar aquilo que é daquele segmento e não ficar misturando as coisas. O fato de ter ou carregar ou ser de Omolu que são situações distintas, não é condicionante apra vc ter que fazer obi. Nem obi, nem bori te vinculam ao pai de santo, não fazem de vc uma iniciada na religião e nem te fazem filha de santo de ninguém. Vc pode sim fazer o obi e nãomanter nenhuma relação com a religião, é seu direito. peço que leia o post Bori e seus comentários pra que vc entenda o que é Bori, posso te adiantar que Bori é uma cerimonai um pouco mais complexa que o Obi, então compreendendo o Bori vc vai entender tb o Obi. Tomeje
Erica um aparte do meu comentário para a Cristina serve tb pra vc, por favor, leia tb. Tecnicamente não há motivopra o orixa vir no obi, mas pode acontecer sim. Tomeje
Eu fiz um OBI e gostaria de saber, se é necessário ficar com a quartinha dentro de casa. Além disso, dentro dessa quartinha que foi feito no dia em que fez o meu OBI, fica algo dentro dele ou somente água ?
Grato,
Luiz Jr
Luiz eu não sei de onde tiraram a idéia de que no bori ou obi o cliente deve ficar com algum objeto como quartinha ou ibá, isso não procede, em ambas as cerimonias não há necessidade do cliente ou mesmo filho de santo ficar com quartinha alguma, isso é invenção. Só se faz ibá ori pra quem tem ligação com a casa, pra quem é iniciado, e mesmo assim nem todos os axes o fazem. Eu sempre falo isso porque vc não é o único que agora está com este objeto sem saber o que fazer com ele, acho que vc deveria perguntar a quem lhe deu o obi o que fazer com a quartinha. Tomeje
O mesmo me informou que nao e nada demais, so que tem que ficar com água o tempo todo.
Meu muito obrigado pelos os esclarecimetos. Abs. Luiz Jr
Olá!
Sou nova na religião,há mas ou menos nove meses comocei a sentir uma queimação na cabeça do lado direito,fui ao médico fiz todos os exames e graças a Deus nada foi constatado,minha mãe é do candomblé já a muitos anos e vira no santo com orixá(malandro)que me disse para que eu procurasse um lugar.Assim fiz lá ela me disse que sou herdeira da minha mãe e além disso tenho também os meus orixás que são oxum e oxossi e que o santo tá querendo feitura, fiz um ébó e matou p/ o meu casal de exú diminuiu bastante mas não passou quatro meses depois fiz agora o obi fiquei dois dias lá só acalmou um pouco passar não passou e no obi quando ela jogou também foi confirmado isso que eu tenho que fazer a cabeça,sendo que todos os preceitos que fiz até agora eu não virei no santo,qdo fiz obi ela tocou o abalagé na minha cabeça gritou em cima do santo e nada só senti uma vibração forte.A minha pergunta é:teria eu que virar no santo alguma dessas vezes?Sendo santo de herança eu tenho que raspa?E o que eu faço para diminuir essa queimação?desde já agradeço.
Abs…
,
Cris,
Muita informação esquenta a cabeça de qualquer um, as coisas são mais simples e bem menos complicadas. Antes de mais nada não vamos misturar problemas emocionais com problemas de Orixá, temos que tratá-los separadamente, fazer um bom jogo e ver seus Odús, prescrever determinados ebós que com certeza aparecerão, limpar o caminho, depois entender o seu enredo de Orixá, se tem realmente que se iniciar a curto prazo, se tem realmente posto de herança, e você pode até nem rodar com Orixá, pode ser uma ekedi, ou até, apenas cuidar-se no momento para que futuramente, pasando por todo o aprendizado de um abian, seu Orí de consentimento para a Iniciação.
Obs: Ninguém se inicia com o Orí (cabeça interna e externa) quente ou perturbada, o Orí tem que estar frio e tranquilo, limpo e arrumado, pois a essência de um Orixá só se perpetua no Orí devidamente preparado com toda liturgia, axé e a boa mão de seu zelador.
Axé,
muito lindo a lenda de obí. obrigads
Olá, muito linda essa lenda do obi, o candomblé é uma religião muito rica e a cada dia podemos aprender mais sobre ela, quero pedir permissão para publicar esta lenda no meu blog folhadeorixa.blogspot, sou produtor de plantas exoticas e o obi (cola acumminata) é uma das plantas que mais gosto.abraços e parabéns esse blog é fantastico.
Reginaldo esteja a vontade aqui no blog, é um prazer ajudar. Axé, Tomeje
BOA DIA FERNANDO D OSAGYAN
Nasci de uma mãe espirita, hoje ela não trabalha, lembro que em um período ela me falou que nenhum dos 6 filhos carnais, seguiria a tradição (trabalharia espiritualmente), fui em dois centros e me informaram que eu deveria me preparar para desenvolver, sinto muita energia, me disseram enquanto não firmar minha cabeça estarei apanhando, dos querem trabalhar em minha coroa. Peço sua Ajuda para entender melhor e como firma minha cabeça, e o que devo fazer para vira de ano 2010.
Obrigado pela atenção dada.
Boa tarde,
Eu entrei em uma casa de santo que acabou de abrir, o Pai de Santo é uma pessoa maravilhosa, mas começaram a me surgir algumas dúvidas do qual preciso de outras opiniões: O OBI que eu fiz, continha um pombo e a quartinha e foi assistido pela mãe de santo dele. Isso seria mais do que um OBI? Poderiamos chamar de iniciação antes do Bori?
Agradeço,
Kelly
Kelly honestamente eu achoque vc deveria perguntar isso diretamente a ele, neste início de vida religiosa o melhor é vc fortalecer seus laços com seu zelador. Se a explicação não for lógica ou convincente vc poderá recorrer a outros meios. Mas em princípio busque nele esta informação, vc vão ficar mais íntimos assim. Tomeje
Felipe Oliveira
Estou no Candomblé de Ketu há uns 3 meses, tenho 18 anos moro em SP e na última reunião 19/03 eu passei mal na cantiga de Iansã, falaram que o orixá estava querendo vir na minha cabeça, mas só não veio porque eu não estava me concentrando, continuei me sentindo mal com tonturas dor de cabeça e dor nas costas que me incomodavam, então me aconselharam a falar pro boiadeiro da minha mãe de santo, ai ele me disse que os orixás estavam em guerra e que além disso uma pomba-gira queria vir em mim por isso eu estava com aquelas dores, mas 1° ele seguindo as regras da casa disse que em primeiro lugar é o Orixá que deve vir em terra depois as outras entidades, ai ele me pediu pra sentar e fez umas coisas com um copo de aguá ( não vi direito se era água ) e usou uma vela branca acessa passando pelo meu corpo em forma de cruz nesse intervalo de tempo fiquei meio fora de mim então a minha pomba-gira veio e o boiadeiro disse pra ela que no tempo certo ela ia poder vir normalmente e ser tratada como uma rainha, ai ela foi embora e minhas dores todas sumiram, Nossa fiquei bom na hora! foi uma experiência MUITO interessante, ai o boiadeiro disse pra mim falar pra mãe de santo que eu tinha que fazer o Obi e depois de 3 dias jogar de novo búzios.
O que vocês acham de tudo isso que me ocorreu? Me aconselharam a fazer a coisa certa? Porque a pomba-gira veio em mim antes do orixá? Pode mudar os meus orixás que saiu no meu 1° jogo de búzios depois desse Obi?
Olá, Irei fazer um obi de cabeça ,poderiam por gentileza me explicarem? eu sou nova no culto,desde ja agradeço.abraços e muita luz.
Felipe, boa noite.
Ninguem passa mal com òrìsá, vc sentiu uma vibração na cantiga do òrìsá, não quer dizer que vc é deste òrìsá, entendeu?
Falaram é muito vago.
Òrìsá em guerra pela sua cabeça? sua zeladora é a melhor pessoa para cuidar disso, somente ela.
As dores podem ser provenientes de uma energia muito forte que se aproximou de vc.
Vc foi cuidado e tudo se resolveu.
Se o Boiadeiro falou pra vc procurar a sua zeladora siga o conselho dele, ela realmente é a pessoa mais indicada.
A moça que se apresentou em nada vai interferir no seu processo iniciático, acalme-se e converse com sua zeladora.
Somente ela atravéz do jogo poderá indicar, esse obi ou um bori.
Ire o.
Ana Paula, tanto o obi quanto o bori são cerimonias exclusivas para a pessoa, apra o orixa ori, orixa que habita a nossa cabeça. Tudo que é feito para nosso orixa deve contemplar o orixa ori (tenha um bom ori e terá boa cabeça, cultue ori e cultuará orixa). O obi é a cerimonia em que se oferece o obi (semente ou fruto africano que tem o mesmo nome “obi”) e água a cabeça (ori orixa). Nesta cerimonia não há necessidade do orixa se manifestar, esta cerimonia não confirma o orixa da pessoa, e não vincula ou a torna filha da casa ou da pessoa que fez o obi em vc. Obi deve acalmar e harmonizar sua cabeça, só isso. Leia os post Bori e Ebori. Axé, Tomeje
Olá,
Fui a um lugar para ver o que os búzius me diziam para fazer uma limpeza espiritul, melhorar o meu lafo financeiro e passar em um concurso público. No jogo a cigana me disse que eu teria que fazer nove ebôs. Fiquei meio que duvidosa. Será que isso é certo. Por favor me digam se isso está correto, pois estou com dúvidas sobre voltar lá. Olha, a pessoa me cobrou R$150,00 reais por cada ebô. achei um absurdo. Paguei só a primeira parcela, mas estou com dúvidas se isso é certo.
Grata.
Nana,
Agora estão fazendo ebós por quantidade e em prestações? Nossa! O comércio se espalha, você vai gastar R$ 1.350,00 por 9 ebós. Com esse dinheiro compre roupas, vá ao salão, se cuide bem para ficar bonita e seja FELIZ.
Axé,
Fernando muito obrigada pela resposta. Mas gostaria de saber quantos ebós ao ano são suficientes para uma limpeza espiritual e para abrir os caminhos de uma pessoa. Você poderia me explicar um pouco sobre isso.
Muito grata.
Nana, nós nunca saberiamos, por que esta informação pertençe a Òrúnmìlá, somente ele poderia indicar um ebó para vc, ou quais ebós vc deveria fazer.
Carnê, Casa Bahia, de ebó é primeira vez que vejo, Bàbá Fernando ainda usam o nome de uma energia de uma cigana para afanar o numerário de um neófito.
Nana corra o mais rápido desta mulher que está lhe enganando.
Ase.
Nana,
Colaborando com resposta do Da Ilha, o mais importante não são os ebós de limpeza e para abrir caminhos. O mais importante é seu Orí, a satisfação pessoal passa pelo bem estar emocional, daí termos força para enfrentar qualquer obstáculo.
Cuidamos do Orí, através da cerimônia chamada Borí, que é feito uma vez por ano, antecedendo ao Borí, a pessoa fará os ebós prescristo pelo jogo de búzios.
Procure um bom lugar e refaça seus caminhos.
Axé.
Prezado Nelson,
Ví em um site a seguinte receita:
Ebó de União
Colocar o nome das duas pessoas dentro de um Obi e enterrar em um pé de planta sem espinhos, colocar bastante mel e fazer os pedidos.
É Certo esta receita, pois nos dialógos acima não encontrei nenhuma referencia a assuntos sentimentais a utilização do OBI.
Obrigado pela atenção
Walter, o Nelson está afastado por uns tempos, cuidando de sua roça, Ilè Òrìsá.
Se eu fosse vc, não faria nada sem uma opinião ou ensinamento de um mais velho.
Baba Fernando já disse aqui, o que um faz de ‘bom’ para si, o mesmo ‘bom’ pode matar o outro.
Esses agrados, banhos, comidas de orisá, que lemos e ouvimos por ai, radio, jornal, revistas, podem te levar a problemas inesperados sem vc saber de onde veio a pertubação.
Não somos uma religião empirica, tudo tem fundamento e um porque.
Só quero que vc me diga uma coisa: vc vai fazer tudo isso com o Obi e vai rezar pra quem??? Entendeu?
Procure orientação dentro de um jogo, se vc quer usar a força de nossas energias tem que saber usá-las.
Ire o.
Prezado Ire.
Preciso de Ajuda, estou desesperado.
me envie um e-mail para explicar melhor.
Walter
Walter vamos conversar, ok.
gostaria de saber se quando se faz um obi o orixa ou as entidades(boiadeiro,pompo gira e êrê)ele podem vir ou seja se mianifestar atraves daquele que deu ob
julio mercury,
Em hipótese alguma isso pode ocorrer, a cerimônia do Obi é feita para o Orí (cabeça) para apaziguar energias, promover o equilíbrio, etc. Clik na minha foto acima e vá até o texto Eborí, onde entenderá a importância do Borí . Nenhuma manifestação, incorporação pode ocorrer quando a pessoa toma Borí, por isso que antes da cerimônia, o zelador puxa ebós para limpar o caminho, limpara a pessoa e afastar as negatividades.
Axé,
Olá, estou muitooo preocupada….
fiz um jogo de buzios e me foi pedido uma limeza porq eu havia sido ”queimada” por uma pessoa e falarm q meus odus estavam negativos..
o zelador fez um ”ebó de odu” q ele falou q seria para neutralizar essa parte negativa, e nesse ebó passou um obi pela minha cabeça e oferecendo a ela… depois disso ele pediu pra ekedi abrir o obi e ela falou: a só com a faca e pegou a faca e abriu esse obi com a faca e depois de aberto ele passou por mim de novo…
esse procedimento está correto?
estou correndo algum perigo agora? oq devo fazer?
obs: depois desse procedimento fiquei 3 dias seguidos tendo sonhos muito reais com armas de fogo,inclusive q eu levava um tiro…
Espero muito a resposta
Obrigada
????
será q alguém ainda me responde???
Tatiana, somente um jogo para averiguar sua situação.
Obi não se parte com faca jamais.
Ire o.
Boa tarde, me chamo Cris e fui nascida e criada no cristianismo, mas sempre fui considerada a ovelha negra (rs), por não concordar com muitas coisas… enfim, sai, voltei e sai novamente, sendo que desde que larguei de vez o cristianismo, coisas foram acontecendo na minha vida que me levaram pro lado do espiritismo, mais precisamente o candomblé, enfim, uma amiga minha me disse que teria que fazer 7 jogos, fiz o primeiro e o pai de santo disse que eu teria que fazer umas coisas, nçao me explicou direito o que era, mas sei que o primeiro era ebó, fiz, só que nesse meio tempo fui em outro jogo, senti uma coisa muito boa nesse lugar que eu fui, principalmente pq a mãe de santo foi dizendo tudo que eu deveria fazer e o pq disso, seria outro ebó, um obi d’água e uma orbigação pra minha mãe que nos dois jogos deram Oxum, mas no primeiro jogo deu que o meu pai seria Xangô e nesse segundo, Xangô apareceu como meu protetor, mas meu pai seria mesmo Oxalá. Teria algum problema essas obrigações que eu vou fazer, qto a deixar algum orixá meu bravo? e qto aos jogos, fiz 2 teria mesmo a necessidade de se fazer os 7? mesmo pq em cada jogo pedem pra fazer uma coisa… Eu realmente me senti bem nessa segunda casa que eu fui, ela me deu a lista do que precisaria e me cobrou a salva do trabalho um valor simbólico.
Grande abraço a Todos e eu ameiiiiiiiiiii esse blog, me tirou muitas dúvidas.
Cris, se vc se encontrou com esta senhora, continue com ela, para de ficar perambulando de casa em casa. Seja uma boa filha para ela e procure entender nossa religião.
Se aquete e siga seu caminho feliz.
Ire o.
Então não tem necessidade nenhuma de 7 jogos, e nenhum problema de eu ter feito 2 (numero par)?
desde já agradeço a atenção
Bjo e grande abraço!
Cris,
Quando uma pessoa vai se iniciar e o zelador ou ela mesma está em dúvida quanto a sua iniciação e seu Orixá, deve percorrer no mínimo 3 casas sérias para confirmar e tirar suas dúvidas, apenas isso.
Axé e boa sorte.
Obrigado Fernando, agradeço de todo meu coração a atenção de vcs!!!
Axé e grande abraço!
Boa tarde!
Me chamo Marilene, e sou iniciada em keto há mais de 14 anos. Fiz somente um bori, que não deu certo em algumas coisas. Não cheguei a raspar nesta casa. Mas, fiz um assentamento em outra casa que veio a melhorar em alguns aspectos. Portanto, dizem que sou de Iansã do cemitério, porém não sinto nada e também não quero raspar. A casa está fechada no momento por motivo de mudança e ainda não fiz o Osé, pois não sei onde está meu Ibá. Este assentamento tem validade. Ou não preciso fazer nada, somente dar o Osé no santo e continuar a vida. Estou confusa, pois gostaria de cuidar do santo em minha casa. Acho que posso. Aguardo resposta, pois já enviei algumas perguntas e não fui contemplada com a resposta. Muito obrigada por enquanto.
Marilene, desculpe se ficastes sem respostas, as vezes acontece…
Vc te feito um Bori e ter arrumado o igbá de seu òrìsá não lhe credenciam a ter tempo de culto, isto é lei, mesmo que vc estivesse todos os dias na roça.
Vc não sentir nada deve ser sintonia com seu òrìsá, alguma coisa está atrapalhando, de falta de fé até um novo Bori, não que eu esteja dizendo que este é o seu caso, mas o caminho é longo até a resposta final.
Não existe Inansã do cemiterio, toda Iansão tem seus fundamentos ligados a egungun, por isto está nomenclatura errada. Se vc diz que não quer se iniciar no culto, seu Ori, sua cabeça, já decidiu e nenhum òrísá irá perder seu tempo com quem não quer tê-lo de bom grado, talvez venha dai o seu não sentir nada, se vc não queria se molhar não deveria ter chegado tão perto do rio. Acho que vc terá que esperar a casa reabrir e achar seu Igbá, para seu zelador ver o que tem que ser feito e vc continuar sua vida. Assentamento não vem com etiqueta nem codigo de barrras, basta regá-lo com seu amor, fé e as coisas necessárias para ele durar a vida toda, temos um igba de osòósi no Brasil datada de 1600 e alguma coisa, o sonho de todo mundo é ter seu òrìsá em casa de preferencia no quarto ao lado da cama, mas não é o lugar apropriado, existe algumas coisas que tem que ser feita na casa e a energia tbm tem que estar alinhada, acho sinceramente que vc não pode levá-lo.
Converse com seu zelador a respeito e decida claramente o que vc quer fazer.
Torço por vc minha irmã.
Ire o.
Olá, sou abiã ainda, agora em setembro, tomarei obi, mais eu nunca bolei antes.
tem um mes que entrei pro meu axé, sabado passado teve olubajé lá, quando a coisa esquentava eu me tremia muito, ficava com o corpo muito pesado.
depois que eu tomar obi, tem mais possibilidades de eu bolar ?
Thiago, não podemos misturar Ori com Orisá. O que vc vai fazer está relacionado ao seu Ori (cabeça), quanto ao seu orisá, ele achará o momento certo de se apresentar, seja incorporando ou ‘bolando vc’, não fique ansioso e deixe o rio seguir seu curso normalmente.
Ire o.
Da Ilha
é possivél recolher alguém, sem a pessoa ter bolado antes ?
Thiago, quem diz que vc irá recolher é seu Ori, (sua cabeça) somente após o consentimento de seu Ori é que as coisas acontecem. Portanto se for seu desejo se iniciar vc será iniciado com ou sem ‘bolar’, mas na hora de recolher vc ao Ilè Ikù, alguma coisa vai acontecer…, tenha certeza disso.
Ire o.
Obrigado, pela resposta..
Qual a diferênça entre o obi branco e o obi de cor ?
cada um tem um proposito diferente ?
quais são eles ?
Thiago usa-se Obi branco para Obatalá (Osalá). E tbm em alguns ebós.
Ire o.
entendi…
Agradecido
tenho muitas duvidas. eu pertenci uma casa durante 5 anos a casa era de umbanda com o passar do tempo se tornou omoloco. mais com rituais, mais puxados pro candoble nessa casa fiz varíos sacrifícios e ebós para os orixas por muitos motivos sai da casa e novamente estou em uma casa de umbanda nessa casa não se faz sacrifícios e pouco colocam oferenda para oríxas estou la ha cerca de 2 meses e fiz um ritual chamado amaci e agora a mãe de santo quer fazer um obi sera que esta certo pois ja fiz santo no omoloco sera que meus orixas ira sentir falta do sacrifício? o obi que irei fazer irei também colocar comida para pai e mãe de cabeça. estou muito em duvidas pois essa e a 2ª casa que frequento mais so conheço aquilo que minha zeladora me ensinou dentro do omoloco estou muito receiosa mais não sei o que fazer essa nova zeladora disse que meus santos estão correto porem não quis nada da outra casa e eu estou como iniciante por favor me responda o mais breve possível pois irei fazer o obi no dia 27/11/2011 no culto omoloco eu ja dei ate a minha obrigação de 3 anos so faria obrigação quando fosse fazer 7 anos de feitura de santo.devo começar tudo de novo? e o que fiz morreu? vcs acham certo isso? meus orixas não precisam de sacrificio? estou muito assustada mais não quero abandonar meus orixas, eu não teria que tomar alguns ebós antes? ficarei esperando a resposta de vc pois todas as resposta que vejo aqui são muito coerente grata e axé
Josi, Omoloko é uma cultura que eu não domino, mas ficar entre a Umbanda e o Candomblé confunde muito a cebeça do inicante. Ou sua casa é Umbanda ou não é, amaci e obi são coisas de Candomblé. Já começou a misturar tudo de novo. Procure uma casa de Angola ou Keto ou Djedje e converse com o sacertode sobre o seu caso. Como foi feita essa iniciação, o que vc tem arrumado, seu tempo de òrìsá e por ai vai. O jogo irá responder todas as suas perguntas e vc seguirá sua vida em paz e sem ficar preocupada com essas coisas que lhe deixam sem dormir.
EU diria que vc não está no lugar certo, pelo liturgia que corre nesta casa, alguma coisa está fora de ordem.
Ire o.
Baba, só para completar na umbanda temos o amaci. Que seria o batismo do iniciado, esse amaci se da com o lavar da cabeça do médiuns com as ervas do seu orixá de cabeça. E em algumas casas de umbanda pura e comumente feito o amaci para iniciar o filho.
Desejo saber se usa a semnte de obi dentro do assentamento de oxalá?
Marcos não direi que sim e nem que não. Falar sobre estes assuntos é tabú. O que vai ou não vai dentro de um Igbá de òrìsá.
Ire o.
Boa Noite, conheci uma muher que se diz “cigana” faz vários trabalhos de amor com frutas velas etc, mas tb faz uns mais “pesados”, bom tive um problema com minha filha adolescente de rebeldi amesmo, fiquei apavaroda e fui procura-la, ela me sugeriu fazer um obi assim: colocou na cabeça dela a semente, rezou colocou ela numa esteira e um lenço branco na cabeça dela, depois esta semente ficou dentro de u8ma quartinha com agua e mel, e uma vela beanca acessa, disse que era para acalmar minha filha, foi td bem durante este ano, mais como não pude mais parar para ela, ela me entregou a qyartinha e disse pra eu trazer pra casa lavar com agua doce, colocar agua e mel dentro o obi, e acender a vela, rezar, disse que se eu quizer posso descartar na natureza, agora estou na duvida se devo continuar ou posso descartar, ela não me disse o dia da semana para cuidar, apenas dise que é u8ma vez por semana, se eu descartar minha filha corre perigo? devo continuar cuidando? só parei mesmo pq ela cobrava uma valor meio alto pra cuidar e fiquei sem condições de pagar, por favor me ajudem. Em tempo começei a frequentar aqui em SP onde moro um centro espirita de mesa branca e estou levando minha menina, devo continuar com o obi? se eu descartar é perigoso? Obigada
Patricia, não se mexe em time que está ganhanado.
Faça a troca, conforme orientado, água e mel. Escolha o dia da semana.
As palavras que vc escolher para pedir por sua filha, no momento de sua oração serão as melhores, por que não existe melhor palavra que as de uma mãe. Esqueça o dia da semana, faça no dia que convier e mantenha se possivel.
Sucesso com sua filha.
Ire o.
Patricia,
Não vejo nada de mais, já que você não vai mais procurá-la, em descartar tudo. Cabeça firme, olhar para frente,pensamento em Oxalá e vida que segue.
Axé.
Obrigada pelas respostas: Da Ilha e Fernando! quanta gentileza de vcs, se preocupando em me orientar, muito obrigada, perguntei o dia pq aquela mulher a “cigana” disse que segunda – feira não era bom dia, por ser da esquerda, ela me orientou a deixar a quartinha debaixo duma arvore e a semente de obi tambem na arvore, só me disse que tinha que tomar cuidado pra ninguem pegar, ou que minha filha teria dores de cabeça, por fim mandou eu levar pra casa e cuidar, foi isso, mas vou pensar no que fazer, pois é minha filha, e ela me colocou um pouco de medo nisto, como disse estou indo no centro de mesa branca e vou decidir o que fazer, de novo obrigada a vcs, Deus nos proteja a todos,
Patricia
Em meu Sitio no Rio de Janeiro tem um pé de noz de cola (OBI) e esta com varias coxolas da fruta. Gostaria de saber a que orixá pertence a arvore?
Grato Fernando.
Fernando,
Pertence a Ossaim e Orunmilá. Por acaso você tem alguma muda da árvore?
Axé
meu parabéns
Fiz um obi e um bori sou da oxum e passei a frequentar o candomble! bolo no santo e agora meu babá virou evangelico queria saber como cuidar da minha quartinha e como limpar?
Alison, vc por não ser iniciado e não ter conhecimento de quase nada, fica dificil nós mandar-mos vc fazer algo.
O que vc tem que fazer é procurar ajuda, frequentar uma casa e conversar com sua nova zeladora.
Mantenha o nivel de água na quartinha, mexa semanalmente.
Ire o.
Olá! Fiz uma quartina pro meu anjo de guarda, tem quase duas semanas sendo q fui limpar, e percebi q meu obí está ficando avermelhado… Obí muda de cor?
Carol, Obi tem cores avermelhadas sim e é normal.
Ire o.
Obrigadaaaa!!!! Uma excelente semana pra ti! axé.
quando alguém muda de casa pq seu zelador morreu,os anos e obrigações dadas não tem mais validade?como funciona anos de orixá? se o zelador for mais novo que a ekede,pode dar comida ao santo dela?o q é ekede?
Claudia o que determina a o direito de fazer inicação ou ‘dar comida’ ao òrìsá de alguém é o cargo que vc ocupa e não o seu tempo de inicado.
Se a ekedji tem 40 anos de inicada e seu novo zelador tem 10 não vejo problemas quanto a isto, visto que ele está preparado para tal empreitada.
Se vc sai de uma casa por qualquer motivo e vai para outra casa da mesma raiz, vc leva com vc seus anos de inciação, porém nesta casa vc terá menos tempo que os que lá estiverem. Se vc trocar Keto por Angola, o certo pe vc começar do zero, inicação nos mistérios e etc..
Veja post aqui no blog sobre cargos dentro do Candomblé e tire suas duvidas.
Ire o.
Somos de Lençóis,cidade histórica e turística,localizada na região central da Chapada Diamantina,Estado da Bahia, e gostariamos de divulgar o JARÊ,uma religião secular, de matriz africana,candomblé de caboclo,trazida pelos nagôs,especificamente, de Angola, para esta região das lavras garimpeiras.
Já foram publicadas várias teses de doutorado sobre esta religião e realizadas documentários audiovisuais nacionais e internacionais,bem como publicados livros por universidades.
Delmar somente uma correção os Nagos ou Anagos, não são oriundos de Angola, são nigerianos e da região do atual Benin.
Mostre esta cultura para nós, mande link onde possamos buscar mais informações.
Volte sempre.
Ire o.
o obi é bom para fazer amarração amorosa. se sim eu mesma posso fazer,e onde encontro?
alessandra,
Obí é um fruto sagrado usado para a comunicação com os Orixás, jamais para amarrações.
Boa noite,por favor ,queria saber o compromisso de uma pessoa que deu obi na agua fria, ela pode ser considerado um filho de santo?
xango,
Por consideração pode ser considerado um filho de santo, mas, de fato e direito não pode, somente após a iniciação.
Axé.
Akalofé ou (kalofé) Gostei da lenda de obi conheço outra lenda de obí basedo nos mesmos pricipios desta que acabei de conhecer ,é claro com ulgumas diferenças.sou filho de nanã-com baruque com adjunção em omulum.
boa noite,uma ekedi de logun edé com o iba de Iemanja assentada,tem algum problema caso queira ficar só como cliente da casa?
ariane,
Se você é ekedi de Logun Edé, deve fazer essa pergunta a ele ou ao filho dele, pois foi a ele que você respondeu aceitando ser sua Ekedi.
Boa sorte,
Axé.
bom dia , comecei a frequentar uma casa por ter passado muitos problemas de depressão e dificuldades financeiras e desde que cheguei la fui bem aceita e cuidada , comecei fazendo consultas com maria mulambo a pombo gira que ma ajudou muito e por meio dela comecei a me cuidar com ebós e aconselhamentos e ela me falou que teria que colocar roupa e trabalhar como sempre me senti bem la na casa e com o tempo fui me apegando estou frequentado , como o pai no Santo que recebe a entidade já tem uma filha de santo de oxu mare que meu orixá , ele não pode ter duas foi mais o menos o que entendi então a entidade me passou pro pai dele que agora estar cuidando de min ,e ele ta me explicando as coisas aos poucos já que não conheço muito tenho frequentado ajudado na casa participo dos toque e meu Pai me disse que tenho que fazer obi para inicialização e me ajudar nas dificuldades q tenho tudo pra min e muito novo mas confio na casa e no Pai pois reparo bastante nos filhos também que são bem antigos ,os respeitam e tem bastante carinho por ele ,mais ultimamente tenho tido sonhos ido visitar outras casas isso pode duvida ou insegurança , beijos axe
boa tade, o que pode acontecer se uma mulher estiver com uma padilha mandada para terminar um relacionamento de um casal com + de 18 anos juntos,isso seria possivel se o amor for verdadeiro entre o casal? sera que essa imfluencia pode fazer a mulher trair o marido dela ? desde ja lhe agradeço,axe…
Ariane, um Orí forte é a melhor defesa do espírito, convém dar uma ajuda a ele, mas eu não acredito que feitiçaria venha para destruir o amor de uma casal.
Se o feitiço é forte, diga a ele que mais forte é o seu Orí.
Uma Padilha jamais faria uma coisa desta natureza, peça a Terra que lhe defenda e que seja testemunha das ações destas pessoas.
Ire o.
Divergencias:
Em muitos textos li que obi (semente) e kisila de xango e nunca deve ser usado em seus ritos, ora pela lenda que diz que xango se enforcou no pe de obi, ora por ser pelo motivo do obi de certa forma tambem estar ligado com a vida e a morte, sendo a morte uma grande problema de compreencao de xango
Em outros casos li que para utilizacao nos ritos de xango substitui-se pelo orobo
Li tambem que nos ritos iniciais de feitura, xango tolera a utilizacao do obi por ser o principio de tudo.
Pergunta-se:
Na iniciacao dos filhos de xango utiliza-se obi?ri
Fabio,
Não se oferta Obí aos filhos de Xangô, somente Orogbô, o resto é lenda. A morte não é problema aos filhos de Xangô, muitos de seus adeptos são Ogbonis, Ojés, alapinis, etc.
Axé.
Olá. Gostaria de saber qual a função de um obi com água. O que ele proporciona. É verdade que após essa cerimonia a divindade falará/apresentará mais facilmente?
OLÁ, GOSTARIA DE SABER QUAL A FINALIDADE DE UM OBI COM Á GUA E O QUE ELE PROPORCIONA. É VERDADE QUE APOS ESSA CERIMONIA A DIVINDADE DA PESSOA SE APRESENTA MAIS FACILMENTE/CLARAMENTE?
João Paulo,
O obi é o fruto sagrado usado pra ser oferecido a Ori em busca de equilíbrio, boas energias e discernimento nos caminhos. É ofertado com água, pois água tem o significado também de gerar a vida, fertilizar e acalmar.
Ele também é usado pra ser oferecido aos orixás, com exceção de Xangô, e pra fazer a comunicação entre o zelador e o orixá em certos assuntos rituais.
Após o ritual do obi o orixá tende a se comunicar com mais facilidade sim, pois a partir do momento que Ori recebeu atenção e a devida oferenda, ele facilita a comunicação. Tudo começa no Ori, João Paulo.
Ori buruku kósi Òrìsá (Cabeça ruim não dá orixá). A tradução é mais ou menos essa. 😉
Axé.
Todos os meses eu tenho que pagar dois obis. estou sem dinheiro e o obi encareceu muito. A pessoa que me acompanha disse que não pode fazer nada sem os obis e sem o balaio. Estou realmente sem dinheiro. O que eu faço?
angela,
É algum tipo de promessa essa história de todos os meses pagar dois obís?
Não é uma promessa, mas ela diz que para me acompanhar, precisa de velas (50,00) e de dois obis – 70,00 (um para mm e outro para a pessoa que está comigo). E disse que Oxossi ou outra entidade que eu não me lembro pediu um balaio para a prosperidade no ano que vem. O balaio é muito caro. Eu estou começando a me sentir pressionada porque a entidade que ela recebe me pede presentes como whisky, bengala, etc. Por isso resolvi te consultar.
Você não respondeu à minha pergunta.
Angela,
Se você não tem dinheiro, fica sem condições de fazer. E nessas condições a zeladora dá um jeito, pois entidade que se preze e nem orixá te castigarão por você não ter como fazer isso neste momento. Sempre há uma saída.
Mas se você estiver sentindo que está a ser explorada por esta senhora, abra os olhos e fique atenta.
Axé.
Muito obrigada, Dayane. Seus conselhos foram ótimos! Axé.
NUm bori quando se come do obi, vc se torna irmão da pessoa, ou só depois que a pessoa realmente for confirmado e feita.
André o Ebori ou Bori é uma cerimonia individual (click na foto de Bàbá Fernando e veja texto sobre o assunto), ela é direcionada para os não iniciados e os iniciados, ela não transforma ninguém em ‘irmão’/’filho’ ou serve de referencia hierarquica. Comer do Obí é sempre bom, porém, a história fica neste ato. Comer o Obí.
Quando você se iniciar, ai sim, você fará parte do Ilè Àse e da familia estendida.
Ire o.
Pessoal, é uma duvida boba, mais estou meio perdida.
Então, perguntei a um babalorisá quais os procedimentos para me tornar abian da casa dele, ai ele disse que eu teria que providenciar uma roupa branca e também dar obi.
Se passou alguns meses, já fiz a roupa, mais ainda estou na assistência, ele não comentou mais nada a respeito do obi.
Venho da umbanda e como não tem nada disso, eu fico meio perdida, não sei como funciona se eu que tenho que falar com ele o mês q posso fazer ou se ele que vai falar, tenho vergonha de perguntar e ele achar q to cobrando sei lá…. como proceder nesse caso? sou eu que tenho que pedir pra marcar a obrigação ou o pai de santo que decidi e ai depois fala com a pessoa??
Andréia,
Zelador (pai de santo ou Mãe de santo) não é bicho papão, não morde e não assusta ninguém! Basta você escolher o momento certo e ir conversar com ele e toda vez que tiver uma dúvida faça isso, sem medo e segura de si, acredite que ele vai até elogiar sua desenvoltura.
Boa sorte.
Axé.
Engacado que meu apelido desde crianca e obi e eu nunca soube o que siginificava
Boa noite, por favor me tirem uma duvida, oque acontece se despachar o orixá nas aguas ?
Ariane, nada acontece.
A pessoa não quer mais participar da religião então devolvemos tudo a natureza.
Existe regras e algumas observações a serem feitas.
Não é apenas colocar e virar as costas.
Ire o.
Boa tarde! Gostaria de saber qual a finalidade do obi em trabalhos que envolvem amor? Um filho de santo iniciante pode fazer o trabalho ou só o pai?
Ana o amor, puro e sincero está envolvido em tudo que existe no universo, nossa capital espiritual na Nigéria se chama Ilè Ifé (casa do amor ou terra que se expande).
Nenhum trabalho deve ser feito sem a presença de uma pessoa autorizada a fazer certas invocações e magias.
Portanto…
Ire o.
Bom dia, Bença pra quem é de bença e saravá pra quem é de saravá !
Gostaria de saber, se alguém sabe a finalidade, de que alguns rituais de Umbanda usam o Obí na Obrigação de Cabeça (camutuê)… uma metade do obí fica num vidro com Cachaça no terreiro, junto com os outros (dos outros filhos da casa) e a outra metade fica num outro vidro com cachaça( fica na casa do médium). Antes do Obí ser dividido em duas partes, é feito um corte no Ori do médium (enquanto está incorporado pelo seu “Guia Chefe da Cabeça).. Meu irmão fez este ritual, numa casa de Umbanda, de que nada tem haver com a Umbanda em que cresci e vivenciei desde que eu nascí…ouví rumores de que esta é uma pratica Vudoo, na intenção de escravizar pessoas,
È uma pena que meu irmão vive longe de mim, mas espero poder ajuda lo…
Tbm sou médium, trabalho fazendo a caridade sozinho, num canto em minha casa, pois na verdade fui desenvolvido pelo meu próprio mentor espiritual, não tive mãe, pai, babá, babalorixá,iaolorixá ou babalaô. Por isso peço pela experiência de vcs, que me digam algo deste assunto..
desde já, muito obrigado.
Aruandense, isto me parecer ser mais uma daquelas lendas urbanas.
Obí é o fruto da vida, principal alimento dos òrìsà, não é usado desta forma.
E além disso a Umbanda não tem conhecimento de Obí em seus ritos sagrados.
Umbanda não é para qualquer um, temos que respeitar.
Tire seu irmão desta arapuca.
Ire o.
Muito obrigado pela resposta “Da Ilha”, vou sim buscar meu irmão, só gostaria deixar avisadas as muitas pessoas que se vem descobrindo médium de Umbanda, que este ritual a qual comentei ai em cima, vêm crescendo muito, mas muito mesmo, o babalaô maior fica na cidade de Magé-RJ da nação que se diz “Banthu no Zejo do Amerindium”, e já tem mais de 50 Centros Umbandistas trabalhando desta forma, espalhados pelo RJ e litoral de São Paulo.. cuidado meus irmão… Um grande abraço a todos.
Saravá.
sou do “umbadoble” mas ainda ñ recebi nenhuma entidade, nao sei o que fazer tenho pressa!!! oque eu faço?
Ayron o melhor que você faz é sair do Umbandoblé.
Creio que o prejudicado será você.
Ire o.
BOA NOITE! INDEPENDENTE DA COR DO OBÍ , ESSE TEM QUE FICAR EM AGÚA?…PODERIA FICAR NA CACHAÇA?
Lina o Obí é sagrado. Seu manuseio envolve a água.
Não envolve a cachaça, isto não existe, tem gente trocando as bolas.
Ire o.
ola eu irei da um obi mas si eu der eu vou mi iniciar no santo
Giovana a iniciação se dá através do recolhimento e conhecimento do segredo (àwo).
Ire o.
queria saber 1 vela de 7 dias.canjicae um obi serve pra que
Jaque serve para muita coisa, afinal de contas todos os òrìsà ‘comem’ canjica.
É um ebó muito bom.
Ire o.
Bença sou Priscila sou médium e a anos atrás fui em um terreiro que fiquei a 13 anos e la fui me desenvolvendo.acabei recebendo meus guias mas nunca me deram informações certas pra mim eu e minha família frequentávamos lá,de todos os trabalhos e recolhimentos que eu e minha mãe fez nunca dava nada certo sempre falava que nos apanhava dos oríxas e exús a (zeladora de santo) ai de um dia pra outro fomos saindo do nada..passou se uns anos fui procurar um outro terreiro mas não deu certo tabém..só queria usar meu dinheiro e meus espíritos q acabou os amarrando-os,ai acabei me irritando e estou cuidando deles em casa mesmo não tenho eles montados por não ter o meu própio canto mas uso muitas velas e banhos e com isto venho melhorado masi do que os 13 anos que fiquei presa no terreiro e neste ultimo que só queria o meu dinheiro..e hoje quando fui comprar as velas me falaram pra comprar um obi africano branco mas agora não seu como posso usa-lo,será que teria problema de usa-lo sem estar num terreiro..sei que ele serve pra banho,pra por na quartinha(que tenho de orixá) e é pra acentar o santo mas em minha casa não posso acentar o santo pois moro com a patroa de minha mãe..ainda pretendo achar um terreiro aqui que não queira amarrar meus espíritos e usar do meu dinheiro,sou de são vicente litoral de São Paulo..Obrigada e desculpe pelo texto pois trabalho sozinha e sou muito feluiz e gostaria de saber muito mais pra poder ajudar o proximo se esta é minha missão então farei com muito orgulho,pois já tentei parar,mas não deu muito certo não rsrsrs..então cuido deles com muito amor e carinho e gostaria de cada vez mais aprender sobre eles.Obrigada e muito Axé para todos
Priscila quem mandou você comprar um obi de quatro gomos branco e por que motivo?
Este obi é usado em um ritual especifico.
Não faça aquilo que você não sabe fazer.
Continue iluminando suas entidades, tomando seus banhos e procurando uma casa que realmente lhe acolha e lhe dê o devido respaldo espiritual e literário sobre sua religião.
Que as bênçãos de Osalá possam chegar até você.
Ire o.
Olá Ilha,então isto veio atrás vez de pensamento meus e me falaram pra colocar na quartinha que uso para Iemanja de quem sou filha,será que poderia ou despacho pois não sei o que fazer com ela ou até um banho não sei mesmo o que fazer.pretendo achar mesmo uma casa que me aceite mesmo pois eles querem trabalhar e eu quero ajudar..vc poderia me dar uma dica de como faço para ter mais mediunidades com eles mande pelo meu email mesmo..mas vou continuar cuidando deles do mesmo jeito que ando cuidando ..acho que esta sendo aceito e isto que vale..pois n]ão sou raspada mas ja venho cuidando deles a 18 anos e esta mais do que na hora de dar um passo a mais com tudo preciso organizar minha vida e comprir com minha missão .vc conhece alguma casa aqui na baixada ?se poder me passe pois estou precisando..Obrigada pela atenção e o retorno fico muito feliz..Axé para vc e todos..
Priscila Orí nos trai, e trai muito se não tivermos bom senso e equilíbrio.
Não vá atrás de seus pensamentos, em nosso culto não pulamos no rio sem saber nadar.
Comentário: Não fazemos aquilo que não sabemos fazer e nem por que.
Se sua quartinha está com você estes anos todos não tem por que despachar.
Para melhorar sua mediunidade eu diria para você tomar banho de Peregun, mas tem que haver alguém credenciado para macerar a erva e cantar seu òfo (encantamento).
Isto não vai melhorar sua mediunidade sozinho, jejum é fundamental em dias de culto, consumir inhame cará, rezar na esteira e se guardar sem o consumo de cafeína, carne vermelha e bebidas alcóolicas. Estes itens afetam o trabalho da glândula Pineal, fonte de energia de atração de nosso corpo e canal de comunicação com as divindades.
É muita coisa para lhe explicar sobre possessão em tão curto espaço de tempo. O que sei é que neste mundo não podemos trabalhar espiritualmente sozinhos, somos uma malha, estamos entrelaçados e vários encantamentos são necessários para ativar este holograma.
Procure alguém, reze por isso, que possa realmente lhe ajudar.
Ire o.
Muito obrigada pela atenção ilha..irei achar um lugar em breve pra mim e vc tirou uma das duvidas que tenho ..muito obrigada mesmo..e muito axé a vc e para todos..
da ilha posso oferecer ao orixá exu bebida como vodka e obi de quatro partes.no caso tenho que molha o obi com agua entes de abri-lo para rezar.obrigado
Saravá Priscila, sou de São Vicente tbm, lí seu caso, percebo que provavelmente vc passou por um ritual de Umbanda ou “Omolokô”, Eu sou filho de Umbanda, em nossa casa, recebemos todos, sem olhar a quêm, gostaria de te deixar o convite á uma visita no “Centro Espirita Umbandista Nossa Senhora Aparecida”, mesmo que a Umbanda não seja sua raiz, mas garanto que lá, poderá se consultar com os Pretos Velhos, para auxilia la na sua caminhada. Que Oxalá te abençoe.
Saravá.
Alex um simples Obi´. Este é o alimento mais sagrado que se pode oferecer a um orisa.
Tem que saber rezar o Obi, saber abrir, saber o que fazer com a semente, invocar, consultar a energia, saber se foi recebido e se tem algum recado para você.
Portanto não é apenas pegar um Obi e oferecer. O Obi tem uma história muito profunda dentro de nosso culto.
Se você não é sacerdote não deve manipular este fruto.
Ire o
Olá Aruandense..obrigada pela atenção..sim gostaria de conhecer o centro espírita..a Umbanda não é minha raiz..mas preciso me direcionar melhor..gostaria de saber seu contato.e saber onde fica aqui em S.V..a cada dia tenho muitas cobranças deles.,se este é meu caminho ireiu seguir já tentei parar..e não foi nada bom..pois preciso de um bom conselheiro pra me direcionar..Obrigada e espero seu contato..Axé..
jocilene:fiz o obi e a mãe de santo, tirou pedaço d cabelo.tenho uma quartinha,e todo mes faço ossé ,sou considerada filha de santo ?tenho obrigação de ficar presa? n quero mais ficar.quais as consequência posso sofrer? preciso de ajuda. por gentileza responda com urgência.obrigado,
Jocilene a consequência é você seguir sua vida.
Nada lhe prende a esta casa, mesmo que você fosse iniciada.
Ninguém fica onde não está satisfeito.
Basta ser sincera com seu sacerdote e dizer que você não se encontra como ser humano dentro da religião, que você não foi tocada e etc.
Seja sincera e os òrìsà lhe apoiarão.
Não minta e nem invente desculpas, vivemos um mundo de verdades e transparências.
Assim deve ser a religião.
Ire
muito brigado. mais essa pergunta foi pra uma colega . ela q saber mais ,sobre a religião. ela é rodante e ela ñ qr se fazer. só q a escrava ñ pega ela direito só pega pra derrubar ela e maltrata e xinga, e saí logo do corpo dela.mais isso é raramente… e a zeladora disse q ñ tem jeito ela tem quer fazer o santo. e lar raspa a cabeça. quando tem sessão de boiadeiro. roda ela e algo pega ela e ñ firma no corpo dela… ela ñ gosta dessa religião ela foi se para lar por causa de saúde.. e já tem 06 anos. a vida dela ñ progrediu.mais a saúde melhoro 80% desde quando ela frequenta… tem como dela se cuidar sem precisar fazer santo… e ela tem medo dessas coisas ….. já eu amo ……… mim dirija uma solução pra ela …. e é ela qr saber quando o orixá pega ela e ñ fica é pq ela ñ acredita neles? obrigado pela atenção e espero pela resposta …………………..
eu q, mim fazer mais eu tenho medo !ñ dois orixá mais sim das fofocas q geralmente tem. e minha mãe disse q eu sou rodante e q eu sou de iansãn.. e eu tenho 1 ano eu já dei o obi , e depois q eu dei o obi quando eu vou pra a seção eu mim sinto mal mais eu acho q é normal fico dando gingada com os obro e ñ vem nada..+ tem 2 meses q eu dei o obi …ela disse q é o orixá se aproximando ..e ela disse q com minha frequência eles vão se aproximando….mim diga algo sobre isso ? muito grata por tudo principalmente pela a tensão ………………
Jocilene primeiramente eu vou desabar com esta nova geração da WEB.
Mim, não faz nada. Mim dá, para mim fazer, mim empresta e etc.
Quem lê chega a ter um ataque de nervos.
DÊ ONDE SAIU O ‘MIM’?????
Jocilene quando se entra em casa de àse, deve-se ter em mente que: Estou dentro de um Templo.
Um Templo não é um local para ser profanado, se as pessoas vivem rompendo tabus nesta casa (fofoca é tabu e atrai negatividades) e ai vem a velha história, por que que nada dá certo para MIM. Eu faço tudo que òrìsà pede, tudo que o oráculo aponta como solução e nada acontece. É o comportamento que não é vigiado, é a vida mundana que sempre é arrastada para dentro do Templo e muitas vezes tem o incentivo e participação de supostos sacerdotes.
Se você tem medo das pessoas não saia de casa. A mudança começa dentro de você, quem sabe não será você que irá inspirar um novo comportamento nesta casa.
A fofoca contamina quem participa dela, o ódio, a raiva, a ignorância e etc., não são contagiosos, você decide atrair para você ou não. Você decide o que fazer, suas atitudes são responsabilidades individual. Isto não é desculpa.
Quando sua mãe diz que o òrìsà está se aproximando é simples. Quando mais perto do rio, maior a chance de se molhar. Se você frequenta, faz algum tipo de ritual e tem caminhos dentro da vida espiritual a explosão do òrìsà é curso natural do rio.
Existe uma solução. Saia da assistência e assuma sua vida espiritual. Esta dualidade não vai ser boa para você.
Ire
Jocilene quem não quer compromisso com a religião se torna um ‘cliente’ da casa.
Vem joga faz ebo e vai embora.
Até o dia que não der mais.
Não é o sacerdote que decide, é o seu destino que já está traçado.
Se ela vai ser um Elégun (rodante), somente o oráculo e o seu livre arbítrio vão dizer.
Ire
mito o brigado pela resposta …. e a resposta da minha colega..obrigado um abraço..
Eu já havia respondido.
Jocilene quem não quer compromisso com a religião se torna um ‘cliente’ da casa.
Vem joga faz ebo e vai embora.
Até o dia que não der mais.
Não é o sacerdote que decide, é o seu destino que já está traçado.
Se ela vai ser um Elégun (rodante), somente o oráculo e o seu livre arbítrio vão dizer.
Ire
fico muita agradecida ..
Por que o Obí está tão caro atualmente? Podem me responder…
Diz-se que aquele que é dado Obí a Ori não fica vínculo num àse. E que a pessoa não passa a ter nada material de Orisà para cuidar, mas então por que depois do ritual, após algumas horas de recolhimento, retira-se o que estava na cabeça da pessoa e põe numa quartinha? Fica uma quartinha… Isso procede?
Outra coisa, por que há aqueles que fiam obí com obé e outros abrem sem instrumento de metal? Dizem que os Orixás podem se revoltar se obí for aberto na faca. Isso é verdade ou mito? E tem aquees que tiram “coração’ do obí, sacrificando-o antes de proceder, cada rito que não define o que é ou não de praxe. Como fica a cabeça…
Voces acham justo matar animal silvestre como ajapá com pedra de ponta?
Fiquei horrorizado.
Por que não existem um comercio formal para este item.
Porém a ganancia está falando mais alto.
Poderia ser vendido a R$ 2,00 tranquilamente.
Ire
Leonardo eu não possuo o poder de dizer, faça isto e aquilo.
Mas eu não vejo nenhum motivo em guardar obi em quartinha.
Se dormiu em contato com Orí, pela manhã abre faz o jogo e vida que segue.
Não vi isto em nenhum momento do Culto Tradicional.
Ire
Leonardo o Obi é aberto com a boca.
Se você ler o ese Ifá sobre o Orí e Obí, verá que Orí não tinha nada a não ser a cabeça e foi ele quem abriu o Obi do poder que lhe deu o lugar mais alto no panteão do òrun.
Não se usa faca para abrir um Obí, isto é o correto.
Ire
Leonardo pula.
Se ficou não vai mais.
É assim a milhares de anos.
Ire
Sabe qual o problema, da Ilha, colocam eni, obí, água, quartinha, vela, canjica, umas folhas e um (obé) pasme, mas colocam… Aí faz-se rezas, apresenta ao orí da pessoa o obí, fia com obé, diz Obi, Obi o (3x) e joga… mastiga um pedacinho, depois cantam uma cantiga inventada: obi, obi onã, obi, obi axé, obi, obi onã obi o, obi axé… depois pegam acaça, poe no meio do ori, enfiam o obí (4 gominhos) enfeitam com folhinhas, poe um pano na cabeça, deitam a pessoa, depois de algumas horas levantam a mesma e o obi vai pra quartinha, os quatro gominhos e fica cheio dágua, e a água fica com o passar dos dias ruim… E dão pr apessoa levar pra casa e dar sempre océ. Ta’bom para os senhor…
Leo tá bom não. É muito triste ver um sacerdote não saber fazer um Bori.
Fuja deste tipo de gente.
Ire
Nelson, o que é que eu faço com essa quartinha com obí dentro. Deram isso pra eu levar pra casa, pra cultuar meu anjo da guarda. Partiram um obi branco que me mandaram comprar, em quatro, jogaram, o pai de santo disse que deu “alfafa”. depois guardaram o obi na minha cabeça com uma massa branca, aí depois de um tempo lá deitada, tirou e colocou aquilo numa quartinha de louça. levei pra casa, troco água porque se deixar muito tempo fede e fica turva. Acendo vela toda sexta pro anjo ao lado da quartinha. Perguntei ao pai d esanto, mas ele disse que a quartinha é minha, e se o obí que é sagrado depois do ritual fosse jogado fora, pra onde ía meu axé? por isto guarda o obí n aquartiha e entrega pro freguês. Ai, essa quartinha não tá servindo pra nada, ainda tive briga com meu marido porque ele é evangelico e não quer que eu guard e mais isso em casa, ele achou escondida no meu guarda vestido e ficou uma fera.
Pra que serve quartinha de “louça” preta, até porque pra exú se usa barro? Serve para candomblé?
Eu vi uma cabocla bebendo água numa quartinha de louça verde, isto na umbanda…
Belina despache tudo nas águas de rio. Caso tenha dificuldade devolva tudo para a terra (eu disse terra de verdade), pode ser ao pé de uma árvore adulta e antiga.
Não se prenda ao Obi e nem a quartinha.
Abraços
Belina não serve para nada.
Abraços
Olá, boa noite!
em primeiro lugar, peço que me desculpe pela minha ignorância, mas tenho um sacudimento marcado para fazer no fim desse semana, e hoje descobri que estou grávida. Posso fazer mesmo assim? devo comunicar a pessoa que vai fazer, ou preciso fazer algum outro procedimento?
Muito obrigada pela resposta.
Conheci esse site hoje e estou achando muito esclarecedor! =)
Priscila você deve falar com a pessoa que marcou o seu ritual.
Ire
Boa tarde blog,
Sou iniciado em Ogum e estou afastado da minha casa de santo por algumas incompatibilidades. Durante esse período de 1 ano, minha cabeça começou a ficar muito confusa, desorientada e impaciente. Fui a um zelador da nação Angola (fui raspado em Ketu) q disse q eu estava precisando de um obi para tranquilizar e harmonizar a cabeça. O q estou surpreso e com duvidas é q houve quartinha, 1vela de 7 dias, canjica, acaçá e obi branco cortado com faca.
Comi o obi e descansei algumas horas. Estou me sentindo mais relaxado e calmo, inclusive dormindo melhor.
Minha duvida será q mesmo não tendo os procedimentos q vc falou em respostas aqui no blog, será q ori aceitou ou ainda é muito cedo para falar.
Outra questão é se eu fizer minha obrigação de 7 na angola, eu passaria para a gola? Como ficaria esta questão?
Jonas se você para Angola, terá que retornar ao grau inicial, Abian e começar tudo de novo e rapar para o Nkise.
Angola não cultua Ògún.
Quanto ao seu Orí, eu diria que ele aceitou e acalmou sua energia.
Cuidado com Ògún. Um ano sem fazer nada é muito tempo, se ele for embora, é difícil trazer de volta.
Ire
Da ilha,
Obrigada pela resposta e poderia me dizer quais nações cultuam Ogum e iansã onira que é a orixá da minha esposa? Para onde poderíamos ir sem a necessidade de raspar de novo?
No aguardo.
Jonas
Babá Da Ilha, bom dia. Lendo os comentários acima, fiquei curioso com uma resposta do sr, na qual diz qur “Cuidado com Ogun, um ano sem fazer nada é muito tempo. Se ele for embora é muito difícil trazer de novo.” O sr poderia falar mais sobre isso?
Paulo quando nos iniciamos recebemos nosso igbà òrìsà, ele deve ser regado e alimentado.
Portanto, cuidar, rezar e alimentar esta energia é dever do iniciado.
A energia que foi colocada ali se não for cuidada ela se dispersa e sendo neste caso Ògún, òrìsà difícil no trato e muito sensível, não gostar erros por parte do iniciado, se ele partir, é bem possível que “não encontre o caminho da volta”.
Ter cuidado é indispensável.
Ire
Jonas òrìsà é cultuado em nação Ketu. Algumas casas de Djedje, cultuam òrìsà.
Sendo assim, vocês devem ter muita atenção com o caminho a seguir.
O Djeje cultua Voodo
Angola Nkise
Keto òrìsà
Cada um tem seu quadrado, seus fundamentos, objetos sagrados, rezas e etc.
Se o caminho dela é òrìsà, deve seguir em casa que cultua òrìsà, ok.
Ire
Da Ilha,
Obrigada pela pronta resposta, mas temos dúvidas, o que deve ser bem comum aqui e por isso pedimos ajuda.
Esta pessoa de Angola, me disse que ao dar minha obrigação de 7 anos, mudaria as folhas, as águas e com isso eu mudaria de Nação. Confesso que quando eu ouvi isso fiquei com medo de insistir no assunto e a pessoa dizer que não confiava nela.
Mas, de fato (eu e minha esposa) já ouvimos falar sobre isso que quem nasce em uma nação deve continuar nela até cumprir seus 7 anos.
Gostaria de sua opinião mais detalhada sobre o assunto (se for possível), uma vez que para você folhas e águas não são suficientes para uma pessoa mudar de Nação.
Jonas,
A pessoa de Angola está correta, mudança de nação não se dá apenas tomando uma obrigação, recomeça do zero dentro da nova nação, é uma nova iniciação. Por isso, é muito importante ter conhecimento das pessoas do universo da sua nação, do seu axé, para poder recorrer e tomar sua obrigação sem mudar de nação, e também para não perder o tempo de iniciação e ter que começar do ZERO caso mude de nação.
Axé.
Da Ilha e Baba Fernando,
Obrigada pela orientação e clareza nas respostas, que foram úteis e mostrando conhecimento e a grande responsabilidade que vocês tem com a vida humana.
Poderiam me indicar uma casa de nação Ketu para um possível jogo? Moro no Rio de Janeiro, capital.
Axé
Jonas.
Jonas veja email.
Ire
Oi, preciso muito de um conselho. Em junho fiz um obi d’água. Dormir no quarto do santo, da casa de axe que eu freqüentava. O pai de santo amarrou um pano na minha cabeça com milho branco, e eu tive que ficar com o pano a noite toda. Minha cabeça tinha que ficar na direção de um prato que eu não me lembro o que tinha e da quartinha de água. Não dormir a noite toda, passei a noite em claro. Depois de umas duas semanas, comecei a passar mal, não consigo mais dormir, meu coração acelera, tenho tremores, meus ouvidos ficam tapados, e eu sinto uma pressão dentro da cabeça. Depois de dias assim, procurei um centro de umbanda, tomei banho de alfazema, fiz uma imantaçao ( ritual feito com pedras para fechar o chakra e ajudar a manter o equilíbrio) e me aconselharam ir nessa casa de axe que freqüentei e pedir minha quartinha de água. Segundo o pai de santo, o obi é para tranqüilizar, mas comigo foi ao contrário. Como já disse, semanas depois comecei a passar muito mal. Estou fazendo terapia e tomando um ansiolitico receitado pelo psiquiatra. O remédio para dormir, não tomei ainda, tenho medo. Enfim, gostaria de saber se realmente o obi teve um efeito contrário, e se eu posso mesmo pedir minha quartinha. Segundo a Ya, do centro de umbanda, a minha energia está na quartinha que ficou na casa do pai de santo.
Mayara se o guia falou é por que tem alguma coisa por traz disso.
Vc é filha da casa?
Pra que ter quartinha?
Quartinha de que?
Pegue o que é seu.
ire
olá…gostaria de saber se posso dar obrigação de obi…pois estou grávida de 5 meses….gostaria de saber tbém se posso incorporar ?
Vivian, eu não vejo nenhum problema.
Ire
como devo me porta durante o preceito de um ebo de 6 seguido de bori
quero saber mesmo é as regras desse resguardo o que ñ posso fazer e o que posso fazer
obrigada
Andréa quem deve lhe dar estas respostas é o sacerdote que jogou e viu seu ebo/bori.
O que vc pode ou não pode fazer, é com ele, também, que você deve buscar as respostas.
Ire
Ola ouvi um comentário que obi vai na quartinha de exu ???
Achei estranho!! O que acham sobre isso
Paula eu não conheço Obi em quartinha, se o Candomblé faz uso do obi dentro da quartinha deve ter um motivo e creio que isto não deva ser segredo.
Tudo tem um motivo, quem deixou você ‘ouvir’, deve completar a informação, do por que e para que serve o Obi na quartinha.
Ire
nelsom sou iniciado ja no candomble so que tenho uma duvida não tenho dinheiro para dar inicio a obrigão de acentamentos e so tenho um cavalo, mas amo ele e não quero vender, será que posso tentar ir a trabalho e depois juntar um dinheiro para custiar a obrigação? pois o zelador disse que nada vai dar certo se eu viajar pra trabalhar e agora o que faço?
renê,
Não venda seu animal por conta de arrumar dinheiro çara Obrigação, seu lado afetivo é muito forte com o animal.Vá trabalhar e junte seu dinheiro para no futuro dar sua obrigação. Comprometimento com seu Orixá é importante e verá que o dinheiro aparecerá.
Axé.
bom dia gostaria de saber se depois de tomar um obi é normal sentir dor de cabeça,e outra coisa não tenho problemas em dormir mais depois do obi alem de dor de cabeça,não dormi a noite toda,o q pode ter acontecido…
vania,
Não é normal, a liturgia do Obí não deixa com dor de cabeça e nem a perda do sono. Não sei o que pode ter acontecido, converse com o zelador que lhe deu o obí.
Axé.
Frenqueto uma casa da nação nago foi revelado no jogo que eu era prometida de iemanja que seria ekedji e antes que isso aconteça teria que dar um obi e depois fazer um acentamento de ogum l.
Tem chance qd eu der o obi eu poderia bolar no santo alguém pode me responder
Seria necessário fazer o obi ou depois que fosse suspendida poderia fazer ?
Lara,
Para ser suspensa para um Orixá como Ekedi, é necessário que se faça um ritual simbolicamente chamado de “roda ê”,que é feito no barracão no dia que for convidada, este ritual é para chamar o Orixá da pessoa, se este não vier, sua suspensão será aceita. A cerimônia do Obí é para sua cabeça e não para o seu Orixá, então não se preocupe.
Boa sorte,
Axé.
Boa noite,
Tomei um bori ha uma semana mais ou menos, desde então sinto fortes dores de cabeça e no momento do bori caí para o lado, como se alguem tivesse me empurrado, mas vi e ouvi tudo a minha volta. Algumas pessoas disseram ao zelador que eu bolei no santo. Porém fui suspenso ogan em uma outra casa, nunca senti nada, tocaram bolonan fizeram diversos orôs para que eu bolasse, mas nada senti. Gostaria muito que os senhores me ajudassem com suas expriencias, pois estou completamente perdido e tenho medo de futuras cobranças, pois o bori era preparatorio para a minha iniciação. Já havia passado por um obi nesta mesma casa e nada senti.
Henrique,
O Efeito do Borí é exatamente oposto ao que você sentiu…também não entendi? Bolar num borí é impossível! Você fez ebós para tomar o Borí? Lavaram sua cabeça?
Complicado seu relato.
Axé.
Sonhei com um negro de roupa branca me seguindo e depois fiquei sabendo que fizeram trabalho para mandar ele pra mim… Afinal o que ele quer comigo?
Eduardo,
Provavelmente esse negro seja seu protetor,estava te seguindo para protege-lo.
Axé.
Esse blog é sensacional! Queria saber a fonte dessa lenda
.
Samantha,
Também não sei a fonte, vamos esperar que a Manuela que foi quem postou nos diga a fonte.
Axé.
Ola, um obi ajuda na mediunidade descompensada?
daianans,
Não só ajuda como dá equilíbrio ao seu Orí, aconselho também a lavar sua cabeça com ervas frias.
Axé.
O meu obi está na quartinha de barro, observei que ele está criando varias raízes, isso tem algum significado? Não teria como o obi nascer, não pega luz solar, pois fica em um quarto fechado.
Arinete,
Certamente deve estar apodrecendo, despache-o num jardim limpo ou nas águas do mar ou rio limpo.
Axé.
Boa tarde, eu estou muito confusa, e com medo, não sigo a religião, e sou completamente leiga, mais uma amiga me levou em uma casa por conta de uma dor de cabeça a meses que minha filha sente, já fiz todos os exames, não da nada, ela toma remédios forte, ate já teve depressão, já falei dela em outro post, mais a duvida continua, a mãe de santo mandou fazer uma limpeza, e da um obí, e disse que ela teria uma quartinha la na casa, eu deixei bem claro que eu queria ser só uma cliente, pois minha filha só tem 16 anos, e não conhece a religião, foi pela dor. E lá disse também que tem que arriar milho branco durante um mês toda sexta feira, ( como vai parar no carnaval, tem que arriar mais 5 sexta feira, formando assim 2 meses) só que tudo isso começou na casa da mãe de santo e agora ela tem uma roça e minha filha começou a arriar o milho branco lá, só que aconteceu algo que não entendi, lá apareceu a avo da mãe de santo com um orixá, e ficou rodando minha filha, tive a impressão de que a menina ia cair, e disse que ela ia rodar e que ele (o orixá) estaria la para pisar nela e em mim. Com tudo isso fui em outra casa abrir o jogo de novo, lá confirmou tudo isso, disse que teria que fazer isso mesmo, só que a mãe de santo tem a intenção de iniciar minha filha (pode isso), e que ela rodou a menina para ela dar o santo. Agora ela disse que tem que fazer tudo de novo e assentar quartinha com ela, pois a outra mãe de santo pode fazer mal a minha filha, deixando a quartinha vazia, e ela continua com as dores de cabeça. O que eu faço, por favor me ajude, tenho medo de algum mal acontecer, estou apavorada. A mãe de Santo fica mandando mensagem perguntando se não vai terminar o trabalho. Por favor responda minha mensagem. A minha filha até quer conhecer a religião, mais esta assustada, e eu muito mais.
Olá Maria,
Se me permite, é muito simples:
Quer tentar prosseguir com o trabalho? Prossiga!
Perdeu a confiança e está com medo? Agradeça e avise que você não quer mais.
Pronto!
Motumbá
Maria veja seu email.
Ire
Agradeço a todos pela atenção. Já vi o e-mail Sr. Odé Olaigbo, muito obrigada por acalmar meu coração. Um forte abraço.
Sim Bizziguy, vou fazer isso mesmo, obrigada.
Boa noite a todos,
Gostaria de saber se, no dia do Bori, poderão ser feitos outros trabalhos ao mesmo tempo, como oferendas a Orixás. Ou se nesse dia é vetado se fazer outra coisa, além do Bori (após os ebós e banhos). Obrigada.
Ana Clara,
Sim podem ser efeitos inúmeros rituais sem problema algum, porém, sempre respeitando o Orixá da pessoa que está tomando borí.
Axé.
Boa noite…desde ja agradeço …por quê parti o obi em 4 partes… .? No candomblé….mais na umbanda e inteiro…pode me explicar isso…qual a diferença e por quê…se o obi e de orixa…ele e inteiro ñ
Ângela,
Em 4 partes eles podem nos fornececer 5 respostas diferentes, na Umbanda não se trabalha com Obí.
Axé.
Primeiramente, parabéns aos autores que tanto ajudam nos comentários. Gostaria de saber qual a média de preço de um Ebó + Obi em um Ile grande. Sei que varia muito de casa para casa, mas como estou começando a conhecer a casa gostaria de ter uma ideia, pois já passei por situações constrangedoras e fico com pé atrás com exploração econômica dos filhos. Foi um ebó simples, com poucos pratos e sem sacrifício animal.