Egum ou Egum-gum em Nagô, quer dizer Osso. Mas o seu significado é mais amplo, significando também “alma de pessoa morta”.
Assim, Egum, é o espírito de uma pessoa falecida. Por esta razão, não recebe o mesmo tratamento que um Orixá.
Os Caboclos e Pretos Velhos são Eguns, no entanto, embora espíritos de pessoas falecidas – índios de qualquer tribo ou africanos de qualquer nação.
No Candomblé, os Caboclos são recebidos, reverenciados e respeitados dentro dos terreiros. São espíritos de muita luz, que na sua rusticidade e simplicidade, são possuidores de grande luz espiritual, muita sabedoria e força. Na sua sabedoria, aparentemente ingénua, eles ensinam grandes verdades e dão conselhos sábios e dignos dos mais elevados Mestres.
Estes espíritos, apresentam-se nos terreiros durante as celebrações a eles dedicadas, porque esta foi a forma que escolheram de continuar a sua evolução, ajudando e trabalhando sempre em prol do bem.
Mas, o Egum, propriamente dito, é um espírito de outra categoria. Não desce em missão de trabalho. Muitas vezes, até inconscientemente, são prejudiciais ao próximo. Daí serem imediatamente afastados.
Por esta razão, a casa de Egum é sempre situada fora do terreiro de Candomblé.
Em alguns terreiros de Candomblé, realiza-se anualmente a festa para os Eguns, a alma dos Babalorixás, Yalorixás, ou Filhos de Santo do terreiro, já falecidos. São também nessa ocasião reverenciadas as almas dos Ogãs ou de pessoas que tenham exercido posição de destaque dentro do Ilê.
A Festa de Egum tem por finalidade, não só prestar-lhes uma homenagem, como ajudá-los a ocupar o seu lugar dentro da casa de Egum. Muitas vezes acontece que eles não se “compenetram” da sua condição. Normalmente, só ao fim de sete anos de morte, recebida a homenagem, é que eles ocupam o seu lugar.
A casa de Egum é indispensável em qualquer terreiro, embora possam não o festejar. Mas, devem ser servidos e tratados. É normalmente uma casa pequena, onde são colocados recipientes contendo alimentos. As louças usadas, de um modo geral, são louças quebradas, que simbolizam a vida que se partiu.
Não se faz festa de Egum dentro do terreiro, onde são festejados os Orixás. Estas festas são realizadas ao ar livre. Nessas ocasiões, geralmente, observa-se o fenómeno de materialização de alguns Eguns, daí a seriedade e responsabilidade da cerimónia realizada.
Como em qualquer outra cerimónia, a Festa de Egum também começa pelo Padê de Exú. Em seguida, canta-se para todos os Orixás, oferecendo cada um dos presentes, uma moeda por cada Orixá que é invocado, sendo estas colocadas numa panela de barro que se encontra no centro, e em torno da qual se canta e dança.
Terminados os cânticos para os Orixás, inicia-se então a Festa para Egum. Antes de iniciar os cânticos, todos os filhos da pessoa morta – para quem se vai cantar – devem voltar-se em direcção à casa de Egum e pedir licença a quem a “fez” no Santo.
Durante toda a cerimónia, os Ogês ou Anixás seguram uma vara listada de preto e branco, o Ixã, com o qual procurarão conter os Eguns, em caso de necessidade.
Ninguém pode sair antes de terminar a Festa de Egum, sob pena de poder ser prejudicado por Eguns que se encontrem na proximidade, sendo que isto também constituiria um acto de desrespeito a todos eles. Os Eguns são também os nossos antepassados, que devemos sempre respeitar.
Estas festa de egum são realizadas apenas quando existe um Zelador já falecido ou elas também podem ser feitas ser ter nenhuma pessoa da casa(filho de santo ou zelador), falecido?
Olá EDSON
Geralmente essas festas são feitas todo ano,independente se morreu alguém da casa,todos temos nossos antepassado e eles ão eguns.Pelo menos eu vejo assim.
Axé
É que conheci uma casa que não tinha casa de egun e nem cultuava egun, então esta casa não é obrigatória?
Oi Manuella
Tudo bom?
Gostaria que me indicasse uma casa aqui no Rio de Janeiro pra fazer meu Borí. Pois tenho cobrança de ancestrais
Axé. Abraços
Isso não sei responder porque todo cnaodmblé que conhço tme uma casa de egum…vamos esperar e ver se alguém nos esclarece…
Edson dei uma relida no texto e ele diz qur toda casa de candomblé tem casa de egum,pode não cultuar,tipo,fazer festa,mas tem que ter,até mesmo porque ser egum é destino de todos nós,inclusive do zelador.
Como diz no texto é uma casa que fica separada do barracão,do lado de fora do Ilê.
axé
Carol, muito obrigado pelo interesse em procurar a resposta a minha pergunta.
Danielle o primeiro passo é jogar e confirmar o assunto, Yá Gisele 2679 1755. Tomege do Ogum
Minha casa ainda não tem uma casa de egum, é uma casa nova, e o babalorixá quer por o primeiro egun de alguém da casa. Asé
Dúvidasss
Pois é, gente. Em relação aos Eguns, na minha casa não tem a casa de culto a Egun. Não sei se é por ser uma casa relativamente nova e a minha família de santo durar que é uma beleza rsrsrsr tenho avô, tio, tio-avô de santo todos vivos rsrs Na casa de Egun de um barracão é cultuado os ancestrais da nossa linhagem ou não somente? Quando vi que essa casa deve ser obrigatória fiquei com uma pulga atrás da orelha. Outra coisa, é verdade que mulher não pode nem passar a frente dessa casa? Mojubá, meus irmãos.
Obrigada
Raquel Claudino o procedimento correto é que Babá egum seja assentado por um Ojé, um sacerdote deste culto específico, na ausencia ou impossibilidade disso acontecer, ele deve recorrer ao zelador dele apra que se faça o jogo específico e veja qual o Babá será cultuado. A partir disso os demais poderão ser somados a este. Este é o procedimento correto sobre este culto. Na verdade não somos nós que escolhemos o Babá a ser cultuado, escolhemos sim os demais, mas não o principal, que será revelado no jogo. Tomege
Daya a resposta à Raquel serve para vc? Tomege
Como assim? O babá revelado no jogo poderá ser um desconhecido? Não entendi… Ele será um ancestrau ligado a nossa raíz ou será um aleatório, sei não… Não entendi Qualquer egun poderá ser cultuado na casa?
Oi Daya
Acredito que não seja um desconhecido,visto que o pai de santo vai ao seu pai de santo, e no jogo é definido,na verdade vai ser um baba ligado a raiz da casa,sim,pois se ocorre esse retorno a casa mãe…Acredito que esse baba que escolhe deva servir como base para os outros,como se fosse botar a ordem na casa antes dos outros se agregarem a ele.
axé
Hum… Entendo. É todo um processo… A obrigatoriedade está ligada ao fato da ancestralidade, e sem a ancestralidade não haveria culto, então tem que ter uma casa de egun em todo barracão? Isso é muito complexo. Mais uma assunto pra eu pesquisar. Eita que eu tô que tô… rsrs
Obrigada
Daya e Carol, viu como basta dar a linha, a guia, que vcs conseguem resolver o assunto sozinhas? É isso mesmo, o jogo determina qual ancestral vai ser o “chefe”, porque há uma questão de hierarquia nesta escolha. Tomege
Tá certo, o senhor sabe que eu sou teimosa, não é? Pois tentarei pesquisar ao máximo sobre essa novidade e venho fazer adivinha o quê!! Perguntar. Isso eu faço muito bem rsrs
Mojubá
Bom dia!! Gostaria de receber a indicação de uma casa em Florianópolis (SC) para que eu faça o meu BORI. Tenho fugido por muitos anos… mas agora me sinto pronta.
Agradeço de coração,
Mana
O FIO DE CONTA AREBENTA
A CABEÇA SE FURAR SANGRA
O PÉ FICA SUJO
E A ALMA É A MESMA
Egumgum orooby naslu
Sempre estarão com nosco
a lingua se come sem querer!!
“No Candomblé, os Caboclos são recebidos, reverenciados e respeitados dentro dos terreiros. São espíritos de muita luz, que na sua rusticidade e simplicidade, são possuidores de grande luz espiritual, muita sabedoria e força. Na sua sabedoria, aparentemente ingénua, eles ensinam grandes verdades e dão conselhos sábios e dignos dos mais elevados Mestres.”
Isso é do Candomblé ou resultado de sincretismo?
Olá romulo,
Não conheço santos católicos que correspondam a caboclos.Caboclos,são espíritos ameríndios que passaram a ser cultuados pelo candomblé de Angola por volta de 1700.Isso devido ao fato de que os angolanos foram os primeiros escravos que chegaram ao Brasil e, por convívio com os indígenas e com a “terra brasilis”, resolveram incluir no culto, os espíritos da terra onde passaram a viver.
Não consegui ver o sincretismo nesse trecho,vc pode explicar melhor?
🙂
se faz nessesário saber que baba egum só é acentado por quem tem um baba(tátetos e ojé,pois esta força tem que ser ereditária e não comfundir com egumgum. (almas do cimitério) e numca delegar a este um poder maior que o inkisse da casa,se a casa for de santo. e lembre-se um legbara tem que ser o guardião do portão do ilê,abaça, lonã. lembrando também que certos inkisses tem qie cer acentados no caso de cer casa de baba. mais exclarecimento procure um ojè se for acenatr um baba pra casa de baba e um táteto de inkisse se for casa de santo ,mais como disse no inicio, só se dá o que recebe. e neste caso não se inventa ,pois esta força é perigosa. não dá perdão.
Motumbá A Todos.
Olá Meus Irmãos Procurem Na Internet casas de Ubandas de candomblé, um documentario que foi feito a alguns Anos Atras.
Que Fala Sobre Egumgum. Aparaká . Babá Egun. Efim os Nossos Ancestrais..
Festa de Reis Em Iataparica Bahia. Na Casa de seu Domingos.
Essa Festa em Itaparica é muito conhecida e la vcs teram uma noção a mais do culto.. asé para todos
Porque toda casa espirita tem de ter um
egum??
assim eu não frequento casa espirita mas eu ja fui em
uma casa…
mas eu conheso gente que tem casa espirita
e não tem a casa do egum….
Nena nem toda casa tem que ter, mas as de candomble de que seguem a tradição devem ter sim, pois um dos fundamentos do candomblé é o culto aos ancestrais e Babá é um ancestral divinizado. Mas é um culto escencialemnte masculino e feito por especialistas neste assunto. Tomege
Nelson, seui que as vezes gera muitas controversias este assunto. pois as vezes os eguns estão relacionados a algo ruim que prejudica (sei que há casos e casos). Mas tb não podemos deixar que lembrar que são antepassados, dotados de muita sabedoria e conhecimento, e que é através deles que estamos aqui hoje, o conhecimento que foram nos passados através das gerações…
Mas enfim, o que eu gostaria mesmo e de só confirmar uma coisa, e até mesmo de partilhar:
joguei búzios e o sacerdote disse que meu odu é regido pelos eguns, ou baba eguns ( os ancestrais), só que ele me disse que eu não precisava me preocupar pois neste caso eles vem de lado “positivo”, que eram meu caminho e que eu tinha que cuidar do meu odu, dos meus caminhos e que isto iria me ajudar e muito. De fato, após começar a cuidar deles da maneir aque ele me ensinou me senti bem, percebi melhoras em meus caminhos, em minha vida.
Antes disso nunca tinha ouvido falar de odu regido pelos eguns ou ancestrais. Sempre escutei de que tal odu era regido por tal ou tais orixas.
Gostaria apenas de saber se vc sabe algo sobre o assunto? Se você conhece casos assim. Pois, pra mim foi uma novidade. Mas, da qual eu adquiri muito amor, e passei a ter mais conhecimento e entendimento de nossa religião. Desde já Obrigado!
Axé.
Olá William
Vc pode ir na busca do site e escrever Odú que devem aparecer 3 posts sobre o assunto
Axé
Carol obrigado!
Só que apareceu alguns post você me dizer um especifico, pois dos que apareceram não encontrei um que estivesse falando de Odú.
Obrigado.
Nesse link tem quatro textos e neles todos se fala um pouco do odu.
Em um vc aprende a calcular e nos outros vc vê o resultado do calculo e o Odu,detalhes de cada um;
:
https://ocandomble.wordpress.com/category/odus/
🙂
Carol, muitoobrigado!
Carol muito obrigado!!!
Consegui calcular e descobrir meus odus…
Me ajudou a entender que realmente Egun corresponde nos odus em lado que propicia o bem a nós, pois vi que em alguns odus há eguns correspondentes com outros orixas.
Mas, também fiquei um pouco intrigado, ou melhor acho que confuso, pois “aparentemente” deu diferente do qual o zelador me informou quando joguei búzios com ele.
Olha só William
Odú é especialidade de Babalawó,somente eles tem conhecimento profundo do assunto, de como agradar,porque muitas vezes não somente oferendas bastam, tem quizilas que somente eles, babalawós conhecem.
Uma parte desse conhecimento,uma diminuta parte, foi passado aos pais e mães de santo para que ele pudessem jogar os búzios,mas apenas o estritamente necessário. Geralmente recomendamos que vc cuide do Orixá e procure saber de Orixá pois deles os zeladores sabem,tem obrigação de saber,pelo menos.De Odús quem cuidam são os babalawós e eles são raríssimos no Brasil.
Vc relatou que fez trabalhos e que sentiu melhora,que bom! Mas isso não significa que vai dar sempre certo,pois como lhe falei, existem até mesmo quizilas de Odú.São coisas distintas,existem vários zeladores dizendo que temos que positivar Odú,mas essa não é uma seara que ele dominem.Fazem trabalhos e recomendam ebós,mas no fundo isso pode não ajudar em nada o consulente.
ESpero ter esclarecido
Axé
Não chega a ser trabalho, mesmo pq eu não tenho conhecimento de causa e nem preparo para isso.
A única coisa que ele disse que poderia fazer era colocar um copo com água e de vez em quando oferecer-lhes flores brancas, acender uma vela branca. Mas com toda a certeza ele disse que devo cuidar é do meu orixá.
gostaria de saber se existem amaaraçoes feitas atravez de egun na magia negra
Olá rick
Não sei informar, desconheço esse ramo da religião
Axé
OLA,IRMAOS ?
FINAL DESSE ANO EU ESTOU INDO PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO,E GOSTARIA DE ASSISTIR UMA FESTA DE BABA(EGUN)
ME DISSERAM QUE SOMENTE EM SALVADOR,BAHIA NA ILHA DE ITAPARICA.INFELISMENTE EU NAO POSSO IR PARA SALVADOR.
GOSTARIA QUE VOCES ME AJUDASSEM A PROCURAR UM TERREIRO DE CANDOMBLE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,QUE CULTUASSE
EGUN (BABA)
MUITO OBRIGADO,PELA A SUA AJUDA !!!!!!!
AXE A TODOS !!!!!!
NILDO
Nildo vc pode entrar no site do sergio ciganus (com u mesmo) e procurar com ele, o Sérgio é uma ótima pessoa. Tomege
MUITO OGRIGADO !!!!!!
NELSON SOUZA
AXE
Bom, não sei se estou mostrando algo que todos viram, mas achei uns vídeos de festas com eguns…
Joyce toda informação é bem vinda, obrigado e volte sempre. Tomege
Oi! Gostaria de um conselho: um amigo da umbanda recebe entidades – a maioria delas marinheiros, caboclos etc. No momento ele está com um sério problema pois está “entrando” (desculpe a ignorancia) eguns nele e ele n esta conseguindo controlar. O problema é tb q n sabemos o q fazer pra eles suspenderen?! E isso nem sempre acontece quando esta perto do terreiro. Como posso ajudá-lo?
Bebel o conceito de egum é bastante genérico quando se trata de umbanda, pois em umbanda há manisfetação de entidades que tiveram vida terrena muito recentes e são considerados eguns, então falar de egum em umbanda é quase redundancia, sem ofensa a umbanda, é só questão de conceito, e não de preconceito. O único caminho para ele é procurar seu terreiro e falar com o pai/mãe de santo dele, não é nada complexo de fazer, mas só assim poderá ter solução. Não vá por conselhos de internet (fui contraditório rsrsrsrs), procure ajuda no terreiro. Tomege
Bom dia Nelson,
Preciso da sua ajuda. Há tempos minha vida está amarrada e ontem fui a uma casa de candomblé para jogar os búzios. Só saia número 7, vários dele, então foi me dito que desde que eu nasci carrego os eguns comigo, por causa do meu pai que sempre frequentava cemitérios e lugares não próprios e, com isso, meu pai carregava tudo de ruim pra casa quando minha mãe estava grávida de mim e ele proferia palavras ruins também. Tudo o que faço dá errado e sempre que consigo algo é com muita dificuldade. Gostaria de saber se tudo isso é possível de acontecer com alguém e se é possível melhorar. Obrigada!
Daniele procure uma casa de candomble´e certifique-se da competencia de quem está lhe atendendo. Desculpe a dureza das palavras, mas muito pior foi o que lhe foi dito, todas estas besteiras sem fundamento algum. Procure uam casa de axé e tradição. Tomege
preciso do tel dde um oje
quero saber se quem é lesse orixa
um ogã no caso pode ser iniciado
como omo ifá ou como ojé desde
desde já grato
leonardo asogun
Leo,
Cursos de Ifá existem vários por aí que não discriminam ninguém, qualquer um pode fazer. Quanto a ser um Ojè, aí vai um longo aprendizado meu amigo, além disso, tem que se amar o Egungun mais do que tudo, mais que seu próprio Orixá.
Lembre-se que a mão de um Ojè é boa para o Egun, será boa para um Orixá? Pense…
Axé,
Fernando D’Osogiyan
ATENÇAO POR FAVOR
vou contar um fato…
sou feito no santo na nação de angola, tumba jussara
tata poco filho e rossi mukumbe ( ogum ),
porem, sou neto carnal de um zelador já falecido,
q era de uma casa chamada de amoreira .
o fato é q eu não sei quase nada sobre esta
nação, sei apenas q ela trabalha com um egum
acentado .
o fato é … pós o falecimento deste baba, no jogo
e nos preceitos o seu orixa , seu eu e seu baba egum
não quiseram ser despachados ,alegando q ali tinha uma
pessoa q iria cuidar deles .
conclusão, a algunsanos venho sonhano com eles
com o meu orixa edizenddo q eu só poderia ser feliz ,
se tratasse principalmente do baba egun
TENHO SONHADO MUITAS VEZES …
a ultima vez sonhei com o seu exu
e que eu mesmo era o egum
porem minha zeladora não trata de baba egum
precizo de alguem q conheça e q tenha amor
a o orixa e a baba egum desde ja grato
Olá leo asogum
O culto aos Babas é feito no candomblé tradicional.
Como sua zeladora não cuida?
Toda casa tem casa de Egum.
Pela expressão “amoreira”,creio que seu parente vivia na Bahia, vc pode buscar ajuda num dos dois terreiros que tem em Itaparica onde o culto é exclusivo aos Babas Egum.
espero ter ajudado
axé
obrigado carol
só q o fundamento dele parece q é diferente
sera q algun de vcs da eqpe do word press
sabem de algum ojé no rio q tenha amor pelo
q faz se tiver grato
ola gostaria de uma orientaçao, morei a quize anos em uma casa que ja foi de candomble, saimos para morar de aluguel e o antigo dono da casa ja falecido nao deixa vender, bota os compradores para correr e se apresenta para todos verem. Nao estou mentido eu juro, eu peço ajuda a vcs como agradar para deixar vender a casa.
quando nos formos morar nessa casa ja tinham passado varios donos esse candomble existiu a mais de cem anos todos moradores praticamante foram expulso. De tudo ja foi feito para a gradar esse egum. Eu vos peço por favor respondam urgente pra mim. Precisamos vender a casa e sair do aluguel. Moro aqui em salvador bahia. Bairro tancredo neves- beiru rua sao bento numero 28- e
gostaria de saber quem faz as roupas dos babás, se são os ojés.
Ate hoje aguardo respostas de alguns de vcs.
Será q é tão dificil assim?
Acredito na força do axé.
Rosangela eu ouvi de um Ojé que eles mesmos é que produzem para que não haja nenhum contato com mulheres. Isso é que sei. Espero ter te ajudado. Tomeje
Cristiane a vezes um ou outro comentário pode passar despercebido devido ao grande volume de comentários, desculpe-nos. Cristiane procure em Lauro de Freitas o Opó Aganjú, lá eles tem informação sobre Ojés, que são pessoas que lidam com egu, e que podem te ajudar, vc pode tb procurar na net (google) por opá aganjú. Isso é o que sei e posso te ajudar. Tomeje
Axé a todos bom sou o Jonathan meu avo participo de um dois momentos mais lindos do cunto egungun no brasil que foi na ilha de itapirica PONTA DE AREIA e ele contava pra minha mae que me conto Quero saber com vcs que jah sao mais velhos (A) uma casa aki no rio de egungun e pergunta se idade tem aver tenho 16 mais minha ceita e essa eu fasso muitos opas a pedido de meus tios espero que vc possam me falar uma casa
Gostaria que me tirassem uma duvida, já frenquentei uma casa de santo que não suportava falar de candoblé ,mais antes de eu sair de lá ( era uma casa de umbanda) eles plantaram(se é assim que posso mencionar) um egum, e eu comecei a me sentir muito mal nessa casa foi até por esse motivo que me afastei, já faz quatro anos que estou afastada, e vendo essa coluna não perdi tempo em perguntar,em casa de umbanda tem baba egum?
olaa neuza maria de jesus..
bom ..eu sou d umbanda..
que eu saiba nao existe baba egum em umbanda…
e nunca ouvi fala (que se planta egum em alguem)pois em umbanda…como vc sabe sao espiritos d pessoas mortas…q pra gente naum nos fazem bem….bomm eu num sei explica muito bem pois num so pai de santo…mais sei q isso num e coisa boa….ahh lembrandu q nem todos terreiros de umbanda…sao contra os candombles..
pois eu so umbandista e aprendi muita coisa aki nesse blog…sei q sao fundamentos diferentes…mais pra mim num importa c e candomble ou umbanda..o q importa e o amor q tenhu pelos orixas…abrass a todos….e muito axe q oxala nos abençoe..
fala neuza , beleza? olha só ,umbanda não pode entrar nesses meritos não , se a pessoa o fez , fez de curioza e isso pode esta lhe acarretando um sério prejuizo.
nem todos zeladores mesmo sendo de candomblé, sabem fundamentos de baba , quem dira na umbanda!!!
isso é coisa muito séria, essa pessoa não sabia oq estava fazendo,
recomendo q proucure um bom jogo, numa casa de candomblé q seja de tradição, para q possa sanar esse probleminha ok. axé
gostaria muito de saber como descobrir se temos um cargo da quela pessoa que consegue controlar os eguns com uma varinha desde ja obrigada e gostei muito do seu site parabens
Flávia aquela varinha se chama “echam” (o nome está aportuguezado pois não sei escrever corretamente) mas o nome este. Para saber se a pessoa tem cargo há uma condição básica e imutável, precisa ser homem, e só depois de uma consulta aos mais velhos do culto a Babá é que será definido se a pessoa tem cargo, mas veja este é um culto de homens, mulheres não cultuam babá. Tomeje
Egbé,
Egungun é tradição Nagô.
Ojo Odun Baba Olukotun.
Duas datas relevantes relacionadas à continuidade transatlântica no processo civilizatório negro no Brasil destacan-se nos meses janeiro e fevereiro. A primeira refere-se ao festival de Babá Olukotun, Olorí Egun, o mais antigo ancestral do povo Nagô comemorado a seis de janeiro. Baba Olukotun, senhor da direita, princípio masculino da existência se caracteriza como ancestre supremo renovador da humanidade. A segunda no dia dois de fevereiro quando o Ilê Agboula em Ponta de Areia em Itaparica, fazem entrega aos Orixás das águas dando obediência ao Orixá Olokum sobre as ordens do Baba Bakabaka, patrono do terreiro.
O culto a Babá Olukotun no Brasil inicia-se com o retorno a África de Marcos o Velho e seu filho Marcos depois de terem permanecido por muitos anos aperfeiçoando seus conhecimentos litúrgicos relacionados com o culto aos egunguns, os ancestrais.
Marcos, o velho, que era africano, havia já fundado por voçta de 1830 o tereiro de Mocambo. Em seu retorno para o Brasil ele e seu filho trouxeram o assento de baba Olukotun. Após o falecimento de Marcos o Velho, seu filho marcos Teodoro Pimentel fundou o tereiro Ilê Olukotun no povoado africano chamado Tuntun, na ilha de Itaparica.
Marcos possuía o título de Alapiní, sacerdote supremo do culto aos egunguns. na tradição histórica Nagô, o Alapini representa os cultos de uma cidade aos Egunguns no afim, o palácio real.
Em Oyó, tradicional capital política do povo Nagô, em que Xangô é o Orixá patrono, o Alafim senhor do palácio, rei só pode ser consagrado no posto depois de ritualmente preparado pelo Alapiní.
A relação entre a ordem sociopolítica que emana do afim com a tradição ao culto aos Egunguns está também caracterizada pelo uso de folhas rituais da árvore acocô colocadas sobre a cabeça de um chefe ou rei durante as cerimônias de sua instalação. Sabemos que a simbologia desta ação ritual se relaciona com o Opa acocô, galho da árvore sagrada acocô que constitui o cetro referente ao assento coletivo dos egunguns. A própria vestimenta dos egunguns possui o nome Opa, derivado da denominação Opakoko.
Marcos alapiní morre em 1935 e foi substituído por Arsênico Ferreira do Santos que possuía o título de Alagbá. Após seu falecimento, o Sr Deoscóredes M. dos Santos, mestre Didi Axipá, presidente da Sociedade Cultural e Religosa Ilê Axipá. Mestre Didi foi iniciado na tradição do culto egungun por marcos e Arsênico.
Mestre Didi é Asogbá do Ilê Axé Opô Afonjá, filho de Mãe Senhora Axipá, Iyalorixá Oxun Muiwá Iyá Nasô, possui o título de Iyá Egbé no culto aos Egunguns.
A existencia cultural e litúrgica entre Os Orixás e os Egunguns nos reinados africanos, se repete no Brasil mesmo que de uma forma menos ritualística. Fica por tradição e pela memória de grandes baluartes da nossa religião.
Pesquisa em artigos de Marco A. Luz, Osí Ojú Obá no Ilê Axé Opô Afonjá, Bahía.
Fernando D’Osogiyan
FIZ UM EBO PRA TIRAR O ODU 7 , SEMANAS DEPOIS AINDA ESTAVA COM ESSE ODU FIZ DE NOVO , E AGORA PELA 3 X CAIU 7 E 13 DEVO REPETIR ESSES EBOS ?
Olá Thaís
Odú são caminhos que são vistos no jogo de búzios,não entendi aina porue vc está fazendo oferenda,se vc quer oferenda rum odú precisa de um babalawó e eles são muito raros no Brasil. Vc tá jogando dinheiro e tmepo fora se não estiver sendo orientada por um.
axé
Thais,
Vale ressaltar, que não se despacha Odú, pelo contrário, damos caminho a ele na forma positiva ou negativa, conforme se apresentar no jogo, muitas vezes, e, em especial o Odú Odí (7) que é portador principalmente de notícias ruins, pode estar lhe indicando outra coisa que vai acontecer em sua vida e não necessáriamente com você, com uma pessoa amiga ou da família ligada a doença grave, etc…Oxun pode estar reclamando algo ligado a ter ou perder, gravidez…insucesso.
Axé,
Olá Fernando,
Gostaria de um esclarecimento seu: O zelador da nação jejê pode fazer ebó de odú, ou só um babalaô?
Caso saia um odú de egun atrapalhando a vida da pessoa, ele também poderá fazer o ebó ou prescrever banhos ou outra coisa?
Abraços,
Neuza
neuza,
O zelador de Jeje faz e prescreve todos os tipos de ebós, já o Babalawo não faz, apenas prescreve.
Se sair o odú trazendo notícia que egun está atrapalhando a vida da pessoa, o zelador prescreverá um ebó egun, banhos de ervas e um positivo de Osá.
Axé,
baba , descreva a diferença de ebó egum e ebó iku?
alias… deixe me por em meu devido lugar…
benção baba fernando
Kivanda, é muito fácil.
O que você entende por Ikú? É um odú?
O que você entende por Egun? Energia negativa de alguém que já morreu?
Oxalá nos abençoe,
Axé,
Oi Fernando:
Não entendi sua resposta em relação ao babalawô não fazer os ebós que prescreve. Duas dúvidas:
1- Qual seria o objetivo da consulta com ele, se tenho que procurar por outra pessoa, caso haja necessidade de fazer ebó, ou devo fazer sozinha?
2- O odú que cai na consulta é o daquele momento. Dessa forma eu deveria jogar todos os dias , ou pelo menos, uma vez na semana, para saber as mudanças, pois o que tiver “negativo” num dia poderá estar “positivado” no outro, certo? Então ,da mesma forma , de que valeria fazer o ebó prescrito no jogo anterior?
Desculpe por tantos questionamentos.
Abraços,
Oi Fernando:
Não entendi sua resposta em relação ao babalaô só prescrever o ebó e não fazê-los.
No caso , então, quem faz é o consulente (a pessoa), ou terá que procurarpor um zelador de jejê para fazê-lo?
Abraços,
neuza,
Babalawo é aquele que apenas joga, de Baba=pai e Oluwo=segredo. Pai dos segredos.
O Babalorixá tem sua casa e pessoas abalizadas e preparadas para ajudá-lo, na confecção do ebó, passar o ebó, levar o ebó, etc.
Existem ebós que só a própria pessoa pode passar nela mesmo e outros que tem que ser passados por pessoas ebozeiras e acostumadas.
O odú tem um ciclo de 21 dias e dentro desse periodo se faz o ebó.
Espero que se acerte, axé!
Boa sorte,
Oi Fernando,
Mais uma vez obrigada por me aturar!
Abraços,
Neuza
Ola,
fui a uma cartomante, e ela leu as cartas para mim. Entao, disse que eu tiha um EGUN e que precisava afastar isso da minha vida.
Pediu que eu comprasse ovos, pano branco e velas e colocassem embaixo da minha cama e levasse no dia seguinte para que ela fizesse o trabalho.
Chegando la ela me benzeu com uma faca e me fez prometer algumas coisas e quando chegou em uma parte financeira, pediu 3200,00 reais por cada trabalho que no caso seriam 2 .
E fez com que os ovos se materializassem dois bichos muitos estranhos, eu nao entendi nada, somente disse que nao podia pagar pelos trabalhos e ela disse que tudo voltaria para o meu corpo.
Eu devo acreditar nisso?
Grata
Fabricia,
Não perca tempo e nem dinheiro com falsos cartomantes e que ainda querem passar ebó, cartomantes só colocam as cartas, o resto é ilusão e mágicas baratas.
Axé,
Oi por gentileza me informe o dado ao posto de uma pessoa que cuida da casa de egun em casa de candomblé.
Motúmba
Aguardo uma resposta
Por gentileza me informe o nome dado ao posto da pessoa que ira cuidar de uma casa de egun em terreiro de candomble.
Olá Luiz ,temos 3 posts sobre cargos no cnaomdblé, busque na caixa de busca do blog, é possivel qua sua resposta esteja lá.
AXé
Luiz estes postos só serão dados a quem é iniciado pra este fim, tem que vir de breço, são da linhagem dos Ojés, Omoexã ( não sei se o termo esta escrito correto) e outros postos ligados ao culto de Babá. Tomeje
Luiz,
Alguns axé o chamam de Babá Ajimuda.
Axé,
oi gostaria de sabe sobre o caboclo joao jautino
Bom dia, minha sogra é mãe de santo a mais de 30 anos, acontece que a pouco mais de 2 meses ela colocou o Babá egun na casa dela, dando por fim , uma série de coisas ruins, logo nos primeiros 15 dias, ela quebrou o pé de uma maneira que os médicos disseram que parecia ter caído de uma altura de 5 metros,e quando na verdade, ela apenas caiu da rampa de seu quintal… Um pai de santo daqui do RJ, famoso por sinal por estar sempre em rádios, foi quem disse que ela deveria colocar este egun na casa dela, q isso ajudaria e muito, mas andei pesquisando e descobri que mulheres não podem cultuar isso e na casa dela, não está com ogãn. e nenhum homem que possa cuidar. Estou desesperado quanto a isso , o que posso fazer para mudar esta situação ? Obrigado pela atenção de todos, aguardo anciosamente a resposta . Um bom dia
Fabiano me perdoe imensamente pelo que vou dizer,mas uma pessoa de 30 anos de orixa se deixar levar por supostas benéces que o assentamento de um ancestral pode lhe trazer é inconcebível meu irmão. Pra começar ela só poderia ter assentado e cultuar Babá se na sua matriz tiver Babá e culto a Ele, outro ponto é a necessidade, havia necessidade de se ter este culto em sua roça? Sobre este ponto posso lhe garanir que não tem nada com prosperidade ou deixar de ter prosperidade, o assunto é religiosidade pura e simples, é culto a ancestrais e ponto. Por ouro lado ligar o fato do tombo ao assentamento pode ser prematuro,não acha? Mas uma coisa, quem faz assentamento e cuida de Babá tem um cargo específico para este fim e cuida exclusivamente Dele. O caminho meu irmão é procurar o pai de santo e pedir ajuda, se ele plantou ele deve saber como cuidar. Nós só podemos te desejar boa sorte na empreitada. Tomeje
Obrigado Sr. Nelson pela resposta, esclareceu minhas dúvidas, e peço desculpas pelo incômodo . No e-mail anterior, deixei de escrever tudo que deveria, talvez o nervosismo não permitiu a mente aberta para fazer isso. Mas não foi só a queda no quintal não. Levando em conta que para conseguir uma operação foi difícil, sendo que para mim aqui no RJ é fácil, também o fato que logo após a operação e recuperação, veio um derrame, no qual ela perdeu tudo , já se recuperando e pronta para a vida, veio outro em seguida e com todos os cuidados que tínhamos , como médicos, tratamentos e etc … Não há um jeito dela se recuperar, quando está bem , cai novamente . e por aí vai … Isso está acontecendo com toda a família dela. Isso tudo logo após este tipo de assentamento. Já tentei entrar em contato com o pai de santo que fez isso. Mas sabe qual é a resposta ? Nenhuma! Fiquei sabendo pela minha cunhada, que ele (pai de santo) mexeu no ibá dela do ogum e mudou tudo que lá tinha, dizendo que estava errado. Colocou as coisas do ibá dela em uma taça e o antigo ele levou com ele. Não sei como uma pessoa que não permitia este tipo de coisa em sua casa , se deixou levar. Mas de qualquer forma Sr. Nelson . um muito obrigado pela sua atenção e se puder me ajudar com palavras, no que no mais eu possa fazer , agradeço ao senhor. Um forte abraço .
Fabiano procure nanet por Babalawo Ivanir dos santos e faça ma consulta jurídica com ele, ele é o coordenador da caminhada de copacabana e talvez possa te orientar jurídicamente sobre o assunto. Tomeje
Bom dia Sr. Nelson Souza . obrigado pela força. Mas acho que corri atrás tarde demais … Minha sogra faleceu hoje às 22:10 , exatamente quando estava se recuperando, como disse antes, bastava melhorar que caía, e dessa vez, foi de vez … Tudo errado, não podemos culpar o assentamento em questão, eu sei disso … Afinal de contas , nenhum dos 2 tiveram culpa, nem ela q se foi e nem ele q foi posto lá de forma errada como sei . Mas agora já se foi . Muito obrigado pela força que me deu e lembrei de vir aqui mesmo em momento de fraqueza lhe agradecer pelo carinho. Um forte abraço .
Fabiano não se responsabilize pelo ocorrido, por mais doloroso que seja, a responsabilidade não foi sua. Mas recomendo que vc torne a procura a pessoa e solicite que ele desfaça e/ou despache este assentamento. Tb será de suma importancia fazer o axexe da zeladora, não deixem de fazer e despacahr tudo que indicado no jogo. Tomeje
oi boa noite eu gostaria de conhecer mais sobre o emcantado joao jautino e muito raro ver esse emcantado em manaus nao sem a origem dele gostaria de saber pontos dele vou ser bem agradecido por sua ajuda nelson souza
Depois de muito procurar e pesquisar inclusive com os Srs acredito que encontrei alguém séria, responsável e que responde a todas as minhas dúvidas. Ocorre que sou de OYÁ BALÉ (Descobri recentemente a qualidade) e durante toda a minha vida, sempre sonhei mto com os que já faleceram, e mto também com que irá falecer, e segundo essa zeladora que encontrei o meu grande problema é com os ancestrais, então fiz vários ebós ontem, hj estou muito melhor, e ela sugeriu antes do meu BORI que eu faça um APARAKÁ, então comecei a pesquisar e venho pedindo para OYÁ me dar a intuição se devo fazer ou não, acho que isso é mto pesado, tenho muito medo também, tenho pavor de cemitério, e sinceramente, gostaria de não me submeter a esse ritual devido a seriedade que é. Entretanto, penso tb que quanto mais eu mexer mais estarei me envolvendo, o que mais peço para minha orixá é para não raspar. Então eu lhes pergunto: haverá algum problema se eu não fizer o aparaká? mas mas gostaria de fazer o meu BORI e montar o IGBÁ ORI e montar dona mulambo que vem cobrando isso há um tempo.
Mario vc pode procurar no site ou blog, não sei bem, mas o nome é “povo do axé” eles poderão te ajudar nessa pesquisa. Tomeje
Cristiane de minha parte eu não conheço este ritual,mas se vc confia nesta senhora, achoque vc deveria fazer sim e se livrar deste medo. Cemintério é um campo santo, um lugar de transformação somente, não fique assim com este medo. Se Oyá não quizesse Ela não teria te encaminhado a esta casa. Tomeje
oii
venho percebendo ao ler os artigos, os posts que o numero 7 é numero mágico, estou errada?
gostaria de saber um pouco mais sobre a relação ds numeros, pois jah li em um livro que o numero 16 eh o numero da perfeição e quando se fala em 300, 400 quer dizer o infinito.
será que vcs podem me esclarescer essas questoes??
obrigada a todas as duvidas tiradas, um grande abraço!
Prezados,
sempre acessamos aqui para questionar, as vezes discordar de um zelador ou outro, mas também acho importante fazer os elogios. A forma e boa vontade como somos atendidos é indescritível, a ética de vocês (Nelson (que sempre me responde) Day, Carol…em relação aos outros zeladores é sinceramente de tirar o chapéu, rs, como faria seu Zé…
Tive a sorte de pela 1ª vez aqui no RJ e depois de tanto andar encontrar alguém comprometida com o que faz, até os banhos macerados por ela ficam no sereno, transparência nos valores e no que está sendo feito.
Acredito que minha mãe OYÁ, de quem tenho orgulho de ser filha, me levou até essa pessoa que também é de OYÁ.. Espero sinceramente que permaneçamos assim eu e mãe Lena de OYÁ..
Assim como desejo que OYÁ dê a vocês zeladores toda sabedoria para continuar sempre com esse trabalho limpo, e ético através da internet.
Tomeje.
Pergunta para meu mais velhos…
Oq é aparakar com extrema exatidão,seria apenas o corpo ou uma serimonia.
Aguardando resposta Ofange
Cerimônia*** olha o portuga… kkkk
Ekedy de Lecé Egum, me chamo Yalekun responsável pelo culto a egum, meu Ilê cultua egum de uma forma mais amorosa ao contrário do q foi comentado nesse site, todo orixá precisa do seu egum quem ñ gosta de egum? Quer saber mais sobre o egum mais procurado da regiao brasileira? entre no orkut lece_ekubale@hotmail.com, ou entre em contato com o Oluwó Ítalo de Akeran: (83)93117695 (83)87185378 (83)99570324
msn: luana.dulce.any@hotmail.com, agradece yalekun a quinta no Brasil mãe de Lecé João Pessoa PB.
Egum massêfuo
Mariana talvez seja mais adequado vc procurar este assunto na numerologia. O entendimento de números no candomblé não tem muito de magia, são apenas números mesmo. Bem nãoé que sejam “apenas”,mas não tem esta aura de magia entende? Porque o que vale mesmo é o orixa e não o numeral. Tomeje
Cristiane ficamos muito felizes por sua caminhada ter te levado a uma boa casa, volte sempre. Que Oyá lhe de bons ventos. Tomeje
Claudia o texto se refere a um culto específico, uma cerimonia específica. A que egum vc se refere? e de que forma mais amorosa? O culto que nos referimos no texto é cultuado exclusivamente por homens, acho que estamos diante de entendimentos diferentes do assunto. Tomeje
BOM DIA PAI NELSON ! EU LENA DE ONIRA, GOSTARIA DE SABER, COMO EU FAÇO UM EBO DE PADE OU EXU, PELOS CAMINHOS DE ONIRA. DESDE JA EU LHE AGRADEÇO,A SUA COMPREENÇAO!
COLOFÉ !
Lena não conheço pade de Exú “por caminhos” específicos, pade é sempre igual, faça o pade e ofereça a Exú, é simpels assim rsrsrsrs faça com fé e Exú te atenderá. Tomeje
“COLOFÉ PAI NELSON”!!!!
GOSTARIA QUE VC ME FALASSE UM
POUCO SOBRE A HISTÓRIA
DE ONIRA, DESDE JÁ AGRADEÇO….!
“COLOFÉ”….!!!!
Len ao meu conselho mais sincero é que vc estude o orixa Oyá em sua energia e suas particularidades, não adianta absolutamente nada vc entender Onira sem antes entender Oyá. No blog temos vários posts ligados a Oyá, como por ex “Lendas dos orixas (Oya)” e nos comentários de todos estes posts temos respostas interessantíssimas,por favor, pesquise nos posts, mas de preferencia em estudar Oyá. Tomeje
bem,,,
acho esta historia dos egums super interessante
mas, como posso me previnir para q ñ me emcorporem sem ter que ir a festadeles ?
axé
‘
Luan vc deve estar confundindo, Egum é um assunto muito complexo. É sobre Babá Egum que vc está falando mesmo? Tomeje
bom nos mudamos pra minha casa afaz menos de um ano e descobrimos que aki foi uma caasa de aborto ….
escutamos crianças e tals
esses crianças que morreram sao enguns ?
como tirtalas daaqui ?
Alan na maioria das vezes isso é um fenomeno chamado de sugestão coletiva, no caso de sua família isso pode ter sido gerado por terem tido esta informação da antiga clinica de aborto. Mas se vcs se sentem melhor fazendo alguma coisa, procurem alguém de sua confiança e faça um jogo, via net não há como te afirmar nada, seria chute. Tomeje
Bom,
Gostaria de ser respondida por alguém que saiba e possa me ajudar, não que ache, não m entendam mal, é que o meu problema é sério demais.
Sou de Umbanda, comecei nesta religião após o falecimento de meu pai carnal,pois ele era Pai de Santo de Umbanda e Candomblé também.
Infelizmente no seu velório não houve os procedimentos corretos, eu leiga na época, pois das filhas de meu pai, minha irmã mais velha e eu não éramos do espiritismo, o rsto já eram raspadas e trabalhavam em outros terreiros pois o meu pai muito doente, não mais cuida va e nem tinha centro mais aberto,. Quando chamei seu pai de santo para despachar os santos de meu pai, na hora que estavam jogando para xango, eu tive um acesso de choro e disse que esse não iria, e quando foi jogado para exu o mesmo disse que dali,ninguem o tirava e eu é que tinha sido a escolhida para cuidar deles, pois não havia mais ninguém da familia que eles queriam. Até que nasceria um neto que herdaria em sua Coroa os santos de meu pai e com eles ficariam, só que isso se passaram 15 anos e eu hoje amo a Umbanda, tenho conhecimento da mesma,porém sou leiga em Babá Egun, já que me parentes meus vinheram a mim, com um recado, dizendo que meu pai já havia feito a sua viagem, e que agora eu teria que cultuar o Babá Egun dele, sendo que eu não posso tocar e nem entrar pois sou mulher. Tenho medo de estar sendo enrolada,pois confesso que no Candomblé sou leiga, antes de fazer qualquer coisa, gostaria de uma opnião diferente e alguém que pudesse em ensinar,pois me disseram que tenho que começar a resolver isso em janeiro, então tenho dois meses, para conversar e até mesmo ir em outras casas, para que quando chegue nesse local, eu não seja enganada, pois sei a familia que tenho.
Será que alguém pode me ajudar, com telefone ou endereço de uma casa de confiança que leve a religião a sério.
Um abraço
Bette
Bette,
Você não tem que cuidar de Babá Egun de seu pai, não faça isso! Podesse dar satisfação ao Egun sem que tenhamos a responsabilidade de cuidar, assentar, etc.
Foi providencial não despachar Xangô, porque este Orixá não vai em carrego de forma alguma, quanto ao Exú, este deve estar ainda ligado ao lugar e pode ser cuidado.
Se você for do Rio de Janeiro, podemos lhe indicar uma casa, um jogo para que expliquem melhor essa situação.
Axé.
Muito obrigada pelo esclarecimento.
Sim sou do Rio, e se puder me indicar uma casa, eu gostaria muito e ficaria muito agradecida.
Obrigada
Um abraço
Bette
Elizabete de Paula,
Não peguei seu email, passe-me por favor.
Axé,
Meu email é elizabetede1963@hotmail.com
Oi,
Estou esperando o email para que eu possa ir numa casa que cultua Baba egun e resolver este problema.
Obrigada
OI NELSON , BOM DIA. GOSTARIA DE SABER SE E VERDADE QUE QDO. CHEGAMOS A CASA DE SANTO O BABA EGUN DO TERREIRO MUITA DAS VEZES NÃO NOS RECONHECE , POIS ELE NOS CONHECE QDO. ESTAMOS VESTIDAS COM ROUPA DE SANTO ? E QUE NÃO É BOM QUEM É MULHER IR DE CALÇA COMPRIDA , POIS ELE PODE AGARRAR SUAS PERNAS? É ELE QUE MUITA DAS VEZES CONTA P/ O PAI DE SANTO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO TERREIRO? TE PERGUNTO ISTO TUDO POIS TENHO POUCO TEMPO NESTA CASA E ONDE ESTAVA NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DE BABA EGUN. MUITA GRATA PELAS INFORMAÇOES. AXÉ , E SUA BENÇAO.
Liliane tem casas que simplesmente não deveriam ter Babá Egun assentado, por motivos diversos. Se na sua raíz não tinha Babá, na sua casa tb não terá (exceto casos muito raros). Mas eu vejo como motivo principal a falta de conhecimento do assunto e falta de conheciemnto pra cuidar deste ancestral. Já soube até de mulheres “cuidando”, o que é um grande equivoco. Mas vamos ao assunto, Babá é acima de tudo o guardião da moral, da boa conduta do grupo é um disciplinador, por isso a retidão e o respeito no seu culto são fundamentos seguidos a risca, além é claro do conceito da ancestralidade que Babá representa. Um Pai (Babá) vai sempre reconhecer seus filhos e isso de agarrar suas pernas é yum tanto fantasiosa não acha? Muitos que não sabem bem o que é e quem é Babá o utilizam como meio de intimidação da comunidade e isso é complicado numa casa de axé. estude mais e vc vai ver que Babá é lindo, um culto lindo. Tomeje
Eu quero um ajuda, por favor quem souber quando tem festa de Baba na Casa do Ojé Laercio me avissa!
Modupé.
oi pra mim casa de candomble nao pode ter casa de egun
pois so os oje que pode mecher
esto nerrado ou serto desto
omoicha, está errado.
Toda casa de culto a òrìsá, tem que ter o seu altar de culto aos antepassados, eles são a ligação entre o nós e o invisivel, imprescindiveis ao culto de ancestrais.
Uma pessoa preparada do sexo masculino pode fazer este trabalho, porém os Ojès são os mais indicados, pois tem a incumbência divina de cuidar desta parte do culto.
Refaça seus conceitos.
Ire o.
motumba meus irmao motumba baba tomeje eu me chamo rosangela e gostaria de vossas ajudas por favor, o meu babalorixa ja e falecido eu abri minha casa de santo coloquei todos os orisas nos seus devidos lugars da casa mas so tinha ficado pendente a casa do baba egun de minha santa, eu pedi 1 babalorixa de meu conhecimento pra acentar o baba de minha casa , esse meu amigo babalorisa acentou exu do lado direito da casa do meu egum ,acentou ogum do lado eskerdo e no fimal da casa acentou oya , no meio da casa de baba acentou 1 baba aparaka , e nos pes de oya acentou outro baba aparaca e mas atras acentou o meu faleicido babalorisa k e o meu ancestral ,e dou outro lado acentou minha vo de sangue pq minha vo de sangue antes de falecer era yalorisa ,e a minha duvida é a seguinte esse meu amigo me disse k eu nunca mas poderia chamar o meu falecido babalorisa pelo nome carnal dele , e tambem a minha vo eu nunca mas poderia chamar pelo nome carnal dela,isso é verdade? e a outra coisa k esse meu amigo me disse foi k o baba aparaka de minha santa iria mandar nos meus anceitras e k eu nao poderia oferecer nada para os meus anceitras antes de agradar o baba aparaka de minha santa isso é verdade??? a outra minha duvida é de quanto em kuanto tempo k eu devo dar comida seca para os meus acentrais e para o o baba de minha santa? so mais 1 coisinha meus irmao e meus velhos quando eu der comida seca ao meus anceitras ou o baba de minha santa eu tenho k das comida seca pra todos juntos?. me ajudem por favor meus irmaos e meus velhos. mojuba a todos e motumba a todos
Boa tarde Rosangela, vou lhe fazer tres perguntas sobre o que vc conhece! A seita do candomble.
1º) Porque não deve chamar o zelador de orixá (demônio), de pai de santo?
2º) Porque não deve pedir ao zelador de orixá (demônio), para saber do passado ou futuro através do jogo dos búzios como ajuda?
3º) voces não foram raspados de orixá, sabiam?
LEIA A BIBLIA E VOCE SABERÁ TUDO O QUE REALMENTE DEUS QUER FALAR COM VOCE. Um abraço do seu futuro irmão em CRISTO, Helcio silva! O SANGUE DO SENHOR JESU TEM PODER PÁR LIBERTAR E SALVAR. AMÉM
Hélcio,
A liberdade religiosa passa pela educação, uma coisa que você não tem! julgar também está na bíblia! radicalismos culturais também está na bíblia. Respeito o senhor Jesus, e espero que ele te perdoe.
Fernando, mande as resposta das perguntas mencionadas acima!
Isto não é jugar, racismo ou outra coisa que você está pensando!
É simplemente o que vivi. E só quem viveu para falar disso! O SENHOR JESUS CRISTO TE AMA MUITO. Ah! pergunte a um dos orixás do qual você serve e adora se ele te ama. Pergunte e mande a resposta depois.
Um abraço
Helcio,
1- Não chamamos zelador de pai de santo porque santo está na igreja católica. O sincretismo levou os antigos a chamar nossos orisás de santos. É por isso que não os chamamos deste jeito (Pai de Santo).
Demonio é invenção de vcs, nós não o temos e não o cultuamos. Não vivemos falando deles para criar um inimigo comum. O demonio existe dentro de cada um, como seria bom se todos soubessem o que é Ori e do que ele é capaz de fazer com a sua vida.
2- Devemos pedir ajuda aos buzios sempre, pois Ifá que é o profeta de nossa religião é muito mais antigo que vc possa sonhar, nossa religião é a mais primária que existe, o Velho Testamento está encharcado de nossos ensinamentos, os dez mandamentos estão nos escritos egipcios 4.000 anos antes de vcs o escreverem, em Londres existem um exemplar intacto e com certificado cientifico de sua idade. Que relembrar o passado e corrigir o presente é se preparar para o fururo.
3- Todos deveriam saber inclusive você que nossa cultura se mantém por oralidade há mais de 10.000 anos e ha apenas 200 anos a escrita foi introduzida na cultura nigeriana, vc deveria ter se informado, que nossas Escrituras Sagradas estão na mente de um povo e que foi considerado pela ONU, pratimonio cultural da humanidade e que chamamos de MUSEU VIVO, chamamos não, os antropologos, historiadores, filosofos, filologos, teologos e etc… do mundo todo o designam desta forma.
Deus (Olodunmarè) fala conosco através de nossos òrìsás e que Jesus Cristo o pai de sua Religião reza para o mesmo Deus que eu rezo, vc está parecendo um daqueles fanáticos que é capaz de incendiar um templo espirita ou agredir quem não é de sua religião na rua pelo simples hábito de usar um fio de contas.
Se vc passou pela nossa religião e não teve o sucesso financeiro, material e amoroso que esperava pode ter sido culpa de seu egoismo ou vaidade, pode ser tbm que temha caido na mão de espertalhóes, que por sinal tbm tem na sua religião e hj é motivo de preocupação de vários bispos protestantes.
Se quer entrar aqui e debater, leia sobre nós e saiba que Ifá é uma filosofia de vida que prega a crescimento espiritual e o bom carater com principio e meio de vida.
Vc não conheçe nosso culto e é intransigente, como Fernando falou, lhe falta um pouco de tolerancia religiosa e educação, os contrarios devem se respeitar.
Existem muitos blog e sites protestantes, vá comungar com os seus e não perca seu tempo conosco pois nós temos a nossa verdade e vc a sua.
Que Obatalá e Olodunmarè possam ter ouvidos minhas palavras e lhe coloquem um pouco de inteligencia em seu cerebro.
Da ilha, já que todos sabem que não podem chamar os pai santos de pai! E porque chamam? Deveriam ensinar isso quando são abiãs.
1º Que santo está falando,? Dos feitos pelas mãos dos homens ou homens feito pelo SENHOR? Salmos 115 nos diz que isso não é santo! isso é imagem feita por homens que tem boca mas não falam ouvidos mas nçao ouvem, nariz mas não cheiram, olhos mas vê.
Em 1º pedro-1-16 diz assim: Sede santos porque eu sou santo. Ah! E para lembrar, não sou fanático posso ser até louco pelo meu SENHOR JESUS! Prova disto leia em 1º corintios 1-18. Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos , poder de Deus. Olha! Será que os seus deuses são mais antigos do DEUS? logico que não! Leia a biblia e veja que o primeiro homem foi sem sincretismo nenhum. Ela foi feita pelos homens DEUS não e não mandou ninguém fazer! O 1º homem que foi Caim. Não não culto orixá algum! Como vem dizer que a sua religião é mais velha do que a palavra do SENHOR JESUS? Porque eu estou pregando a palavra de DEUS e não religião.
Vou lhe responder a 3ª pergunta para você saber!
3º) voces não foram raspados de orixá, sabiam?
R= Se os orixás foram escravos logico que foram humanos! E por ser humanos morreram. Como é que chama o espirito de que morrem no candomblé? Egum foram raspados ou não de egum?
Está escrito na palavra do SENHOR JESUS CRISTO que:
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus- 9-27.
Ou seja! Se morreram não voltam! E porque cultuam?
Cultua o DEUS VIVO JESUS CRISTO QUE MORREU MAS RESSUCITOU AO TERCEIRO DIA. ALELUIAS, OH GLÓRIAS
É só e verás as escrituras sacradas!
Da ilha, amo as pessoas da seita do candomblé.
tenho amigos na seita me dou muito bem com eles, converso da palavra do SAENHOR JESUS CRISTO para cada um deles, sem problema algum.
Meu querido O SENHOR JESUS CRISTO TE AMA E EU TAMBÉM! LEMBRE-SE FANÁTICO NÃO! LOUCO POR JESUS CRISTO SIM. Um abraço.
Helcio, realmene lhe falta cultura.
Ficar catando versiculo na sua biblia, que Constantino III, conheçeu melhor do que vc é pura fantasia. Fica com o teu que eu fico com o meu, te amo tbm.
Mas procure os blogs da sua religião, na marra ninguém vai ganhar, as pessoas estão aqui por que querem e por pluralidade espiritual.
O pior que pode acontecer é alguém tentar fazer da sua verdade a verdade do mundo, torna-se intolerancia religiosa.
Leia e pense.
Isto é inveridico? E eu (culto de Orisá) já fazia mil anos antes….
“Dentro do Velho Testamento encontraremos o Levitico, o terceiro livro da Bíblia atribuído a Moisés. Os judeus chamam-no Vayikrá. Basicamente é um livro teocrático, isto é, seu caráter é legislativo; possui, ainda, em seu texto, o ritual dos sacrifícios, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade e o calendário litúrgico entre outras normas e legislações que regulariam a religião.”
Leia Levitico, depois o Livro dos Mortos ( O funeral Egipcio)
Procure estudar mais.
OBATALÁ TAMBEM TE AMA.
BEm .. surgiram muuuiitaas duvidas ..
Como disse no post la em cima Relamente qdo vejo video de festa de Baba Egum sao ao ar livre tipo em matas e tal .. só que moro ao lado de um terreiro de candomblé .. e tudo é feito dentro do barracao claro com um quartinho que ninguem ve la rsrs mas as festas e tal sao feitas no barracao elees saem pro portao do quintal onde é o terreiro e uma vez ja te saiu do portao para fora ..e dias de finados ficam muitos juntos muitos mesmo andando no terreiro de cima para baixo nossa fiquei abismada PAnos liiiindos por sinal.. corre atras das pessoas para bater .. como asism ? eles crescem e ficam pequenos ( panos voando sozinho ) isso seriam Eguns ?
tipo nao tenho nenhuma duvida de que isso existe , mas tenho lá minhas duvidas sobre essa casa que aqui cultuam ..
Lele, Bàbá Egungun é lindo mesmo, sou fã ardoroso deles, sou lese Egungun, não existe essa coisa de Pano andar sozinho, egungun incorpora como qualquer outra energia. Uma energia muito forte e poderosa. As festividades são feitas na rua ou nas casas de àse, depende da disponibilidade geografica. O mito de Egungun é este, não saber quem está por dentras dos panos. Quanto a eles correrem atrás de pessoas é normal, mas não é para bater, para isto existem os Ojés que são encarregados de manter a ordem no culto. Diz alenda que egungun não conheçe tempo nem espaço, não tem fome nem sede, não tem muros em sua frente, são livres, leves e soltos. E por não passarem nenhuma necessidade e vendo as nossas, querem nos levar para onde a vida é mais fácil e menos dolorosa. Todo cuidado é pouco, não se deve tocar suas vestes ou tentar vê-los em uma situação que não seja publica. Mulheres devem manter muita distancia deles, pois isto deriva de um pacto entre Obatalà (Osalá) e as Senhoras da Noite (Iyá mi Agba).
Mo juba esa. Eeeepááááá Egungun o.
Ire o.
ja que mulher nao ta nessa parada Eu to mesmo muito distante deles .. rsrs só vejo pela janelinha do meu quarto Quando tem essas festas rs ..
MAs é super curioso vejo tudoO . gosto de ver da um pouco de medo ate pelo jeito deles falarem ( e como conseguem entender ? as vezes sao gemidos agudos as vezes vozes bem grossas e rouca ) .. Maas nao sento avontade AINDA de irnuma festa dessas ..
OUTRAS PEGUNTAS :
È verdade que existe um ritual em que os Ojé OU Ogans ( nao sei desculpe a ignorancia ) entram num quartinho sem roupa alguma (ja vi uns caras pelados correndo pelo terreiro aki do lado rs rs ) com babas eguns para apanhar deles ..
pq essa necessidade?
E tem uns Eguns que sao QUADRADOS parecem cortinas voadoras .. é a mesma coisa ?
adoro esse site !!!!!!!!!!!
Lele, essa história do pelado eu não presenciei e não dei nada a respeito. As cortinas voadoras, kkkk, é Aparaká, egunguns que ainda vão chegar a algum lugar e ganhar determinado posto no orun.
Cortina voadora, vcs ainda me matam de rir.
Ire o.
aaaaahah desculpe se me pareceu zuação ,mas juro que nao quis ofender , jamais ofender essa religição tao linda e respeitada por mim ..só que eu nao tinha outro jeito de me expressar a neo ser esse pelo menos vc sabia do que eu tava falando ..
e Obrigado pelas informações ..
rs
DA ILHA eu nao quis debochar mesmo não ta ?
Aff!Porque algumas pessoas não respeitam as escolhas dos outros?Porque temos que conviver com esta ditadura Cristã?Seria tão simples se cada qual pudesse ficar no seu canto respeitando e sendo respeitado.Até quando teremos que conviver ouvindo ou lendo frases como esta citada acima “-Será que o seu tempo não poderia ser aproveitado para DEUS invés de gastar com os orixás?”-
Muito me entristece em saber que muita coisa mudou,mas ainda mais terá que ser mudada,é por estas e outras que sempres temos que dizer:
-QUEM É DO AXÉ,DIZ QUE É,SEM MEDO E SEM CULPA.
Não vou perder meu tempo aqui discutindo se esta ou aquela é melhor ou correta,porque sei que a intenção do blog não é essa,porém não pude me calar diante dessa situação.Axé
Waldo ,
concordo com vc mas nao entendi de que frase citada esta falando .. oq te aborreceu tanto ?
bjs
Olha eu de novo da Ilha, é um prazer falar com vc de novo! viajei e no local que estava não tinha internet, mas agora já esta tudo nos conformes orei pela sua vida, e sei que muito em breve vc será meu irmão em CRISTO não por e não por violência e sim pelo Espirito do SENHOR JESUS. (zacarias 4-7). Gostei muito de falar com vc, aliás, gostei não! goste de falar com vc, porque se mostrou educado comigo. Que o SENHOR DEUS te abençoe em nome do SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Da Ilha, um abraço, do seu futuro irmão em CRISTO Helcio Silva.
Helcio,
Sou fã de Jesus Cristo, assim como o Da Ilha, acredite. Nossa diferença religiosa está entender e respeitar a crença do outro, ainda mais para nós que somos sacerdotes no culto afrobrasileiro., isso é fundamental, o Respeito claro e não camuflado. Embora Jesus não tivesse um apóstolo negrinho, sarará, beiçola, nariz achatado, entendo, históricamente, que ele era um judeu à sua época e local, em sua luta no seu espaço. Aliás, os negros já eram escravizados naquele tempo. Vide a presença do ferro e ferreiros negros metal oriundo da África no império romano, vide a construção das pirâmides, vide os guerreiros/comerciantes Árabes, etc.
Faltará Zacarias nos dizer no dialeto africano a suas metáforas?… ou a incapacidade interpretativa, para aquilo que só lhe interessa convencer …pensar no seu garbo interior, ser superior, e existir uma única crença?
Fazer um rebanho é construir no seu próprio espaço, as condições básicas, assim como Jesus Cristo fez.
Oxalá lhe abençoe.
Helcio, faço das minhas as palavras de Bàbá Fernando.
Erinlè ki ba se o.
Um Ogun Beramar Pode se transformar num Egun ,se não estiver trabalhando em uma casa?
Luiz Ògún Beira mar é uma energia de Umbanda, um espirito de muita luz. Ele continuará sendo quem é independente de ser cultuado ou não.
Ire o.
eu quero saber quias sao os banhos dos filhlhos de oxalaguian
quais sao os banhos quie toma para tirar e enegias negativas
Antonio Carlos, quais forças negativas são essas? Para cada mal existe um ebó e sua medicina, não é apenas banho. Banho geralmente vem acompanhado de algo que é feito antes. Não tomamos banhos pura e simplesmente, ervas são poderosas e requerem maestria em sua manipulação.
Ire o.
Antonio Carlos os filhos de Osogiyan, tem várias restrições quanto o asssunto é erva. Geralmente usamos folhas frias deste òrìsá.
Ire o.
nascir no dia seis de setembro e gostaria de saber que orixa é do meu dia que me rege aq na terra
igo, somente um jogo de buzios para lhe responder esta pergunta.
Ire o.
já leram em apocalipse o diz: que os feiticeiros não erdaram o reino DEUS? é uma palavra, para ser pensada por voces não?
vivi oito no camdonblé sei o que fiz e como fiz! fui uma pessoa cônsio na seita, não era um visitante que esperava a festa acabar para comer o resto digo resto porque depois que os orixás comem o que sobre é o que? se não resto. mas, um alabê que era a segunda pessoa do sarcedote de inquice.
Fernando. oxalá criou o mundo? leia isso! Olodumaré entregou a Oxalá o saco da criação para que ele criasse o mundo. Bom, quem fez o mundo foi DEUS ou olodumaré? eu creio que foi DEUS em nome do SENHOR JESUS CRISTO. Essa estória está querendo fazer pouco caso de DEUS! dizer que uma galinha ajudou a fazer o mundo! que negocio é esse abençoados? não dar pra entender nada com isso aí. e ainda dizer que foi olodumaré que fez o homem? que blasfemia é essa? Olha, mais uma vez estou aqui para lhes comunicarem sobre a palavra do SENHOR JESUS CRISTO. Que o DEUS de paz, o que criou os ceus a e terra e os homens também! Vos abençoe em nome do SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
A PALAVRA É: NÃO HERDARÃO O REINO DOS CEÚS DESCULPE-ME PELO ERRO.
Helcio,
Vá estudar e seguir a sua religião, seja ela qual for, e nos deixe em paz aqui.
Reafirmo que o blog não trata de ser um espaço para discutir todas as religiões e sim para tratarmos de toda religiosidade de matriz e raiz africanas. Assuntos vastos, porém bem delimitidos neste espaço.
Ninguém aqui mandou e-mail ou mensagem o convidando pra participar do blog. Se você chegou, foi por que se interessou ou porque já fez parte da religião, ou porque irá querer vir com ideia de conversão pra cima da gente.
Não fazemos comparações entre religiões, não avaliamos fé e nem muito menos aceitamos ofensas. O melhor que você tem a fazer é ir pra algum blog que trata dos assuntos que você tem afinidade, pois nós aqui não temos nenhuma aptidão pra querer converter ninguém pra nossa religião.
Deixo logo aqui esclarecido para qualquer um ler que se você quiser continuar com estes questionamentos mínimos e ideias proselitistas direcionados à nós, apago os seus comentários e modero o seu acesso para comentar algo. E se for visualizado algum aspecto de intolerância religiosa, o denunciaremos.
Se é isso que você tem de melhor pra nos oferecer, eu lhe ofereço um “Os orixás lhe abençoem”.
Axé.
fui comfirmado e sou baba ojé da casa mas ñ tenho certeza de q estar cero o q vc cha
toloaji,
Acho uma grande responsabilidade e honraria, parabéns. Quanto a saber se está certo ou não, somente o Alapiní poderá te responder.
Boa sorte, axé.
Eu queria saber se o ojé da asua alma para o diabo e se os babas sao iso o que o povo diz que os babas sao muito bravos que eles batem nos ojés.
joão,
Leia meu post sobre egungun abaixo da minha foto, você poderá entender melhor essa liturgia.
Axé
Olha eu gosto muito de babà egun mas,opovo diz umas coisas que da até medo olha uma mae de santo muito velha no santo dise q meu destino é de um ojé q o meu destino é ser um ojé mas tenho medo de me entregar aiso e meda mào,olha se vc poder me expricar como iso funciona te agradeserei. muito legal ese blog paràbens que meu pai oxossi a bençoe vc.
João,
Não precisa ser um Ojé, isso será muito difícil para você, o culto tradicional fica em Ilha de Itaparica-BA. nas casas de candomblé temos o culto a Baba Egun e alguns filhos pode ter o cargo de cuidar dessa liturgia, para isso tem que ser iniciado para Orixá masculino de preferência: Ogun, Omolú e Odé.
Axé
olá, DA ILHA não conhecia o blog de vcs,e quero deixar resgistrado que fiquei extremamente feliz em saber que nossas verdadeiras raizes,estão sendo levadas a diante de uma maneira tão respeitosa como deve ser.sou filha carnal de um negro descendente direto de africanos,meu pai é falecido a exatos 6meses,com idade de 87anos mas devido a relatos que agora não vem ao caso acreditamos que a real idade dele fosse 102.
meu pai era de nação nagô,minha bisavó materna era nigeriana,veio em navio negreiro para o brasil mas precisamente para o porto de rio grande aqui no rio grande do sul,onde foi comprada pela familia calixto,de onde provém o sobre nome do meu pai.
minha avó materna nasceu na lei do ventre livre em1886,dois anos antes da aboliçaõ, bom,porque achei necessario relatr tudo isso,por que desde que me conheço por gente fui crida dentro dos preceitos da rligiaõ afro-brasileira, graças a orisa-nilá vi e presenciei meu pai atraves de seu orisá shango ajudar tanta gente,inclusive agradeço a todo um orumalé por terem dado ao meu pai a graça de ter criado todos os seus filhos de forma digna,por isso me revolta quando alguem que não tem conhecimento algum da nossa religião condena e critica algo de tão puro que são nossos orisás e nossos antepassados a quem devemos um respeito muito maior do que imaginamos,sei que temos livre arbítrio e isso nos da o direito de ir e vir,por isso acho que o helcio tem o direto de se expressar até por que vivevmos numa democracia porem acho que não é tripudiando em cima da fé e da crença das pessoas que ele ira provar a sua própria fé,
Não acredito em fanatismo,por que pra mim fé é sinônimo de pureza e fanatismo falta de conhecimento!
deculpem-me se em algum momento fui indelicada não foi intencional.
um grande bjo a todos e que orisá nilá lhes cubra com seu divino manto….
axé!!!!!!!!!!!!!!
obs:espero que nosso irmão não seja negro,pois realmente vou acreditar que ele não é conhecdor da sua própria origem e sua própria história.
Auritela, lindo depoimento, muito bom saber que existem pessoas como nós buscando manter nossa tradição.
Ifá nos diz que somos uma raça em constante evolução, mas tem gente que não acredita e prefere viver no tempo da imposição e da chibata.
É uma pena.
Ire o.
olá da ilha!
gostaria de agradecer por ter sido tão bem aceita por vc no bloog.
Mas é que tudo que envolve a nossa religião de matriz ou matiz africana “como preferir”me agrada e me prende muito,pois amo minha religião,e o puro fato de saber que ela é uma fonte inesgotavel de saber me facina mais ainda.Em2003,2004,2006, 2007 e 2008 fomos para Salvador no alaiandê-xirê no opô -afojà terreiro de mâe Estela de Oxòssi,pessoa por quem tenho um carinho e repeito enorme,pessoa quem nos recebeu com o mair carinho e respeito juntamente com cleo martins.
meu pai Walter Calixto Ferreira”Pai Borel”, me provou por a+b que orixá é orixá aqui no sul,nos eua,na bahia,na china ou em qualquer lugar,e pra fechar com chave de ouro o nosso ultimo ano de alaiandê foi na casa branca em rio vermelho.
no opô foi aonde conheci a expresão Egungun,pois aqui no sul só conhecemos a expressão’egun”,então quando cheguei de volta no sul chamei meu pai e pedi explicações sobre as divercidades e então ele me disse que não existem advercidades,que o que existem são variações de acordo com cada nação e seus dialetos sendo que pelo dialeto não muda muito até porque o dialeto predominante no país é o yoruba.
SAbe Da Ilha como avia dito onten meu pai era de origem nagô mas como já se sabe que pai não bota filho no “chão”,meu pai acabou indo para a mão de seu tio waldemar que tambem era de xango,com a idade de 6anos meu pai fez seu primeiro Bori, mas em seguida ele foi pra mão de mãe moça pois Waldemar havia partido pro “orun”,Com a idade de 24 ano ele foi pra casa da também já extinta Rita Garibalde” mãe ritinha de sango agandjú”,e lá fez todo seu Orumalé,e por isso hoje cultuamos a mescla das nações oyó e Ijeshá,por conssequencia de mãe moça e mãe ritinha.
não temos bale em casa pois nao dispomos de espaço e até por que o unico filho carnal de meu pai que é proto é filha mulher,então quando se tinha que trabalhar para egun ou fazer quaquer serviço ou macumba como preferir,usamos o sambirá,buraco aberto no mato e que é fechado em seguida apos o serviço feito.então como pode ver não muda muito do candomblé da bahia,o nosso “batuque” do sul,exprssão que eu não gosto muito até por que batuque quer dizer barulho no noso dialeto africano,apesar de que barulho era o que os nossos negros antepassados mais sabiam fazer,prefiro designar como nação independente da classificação,tenho 40anos mas pensso com cabeça de 80,acho que é por que minha educação provem de uma pessoa com muitos anos a frente,que era meu pai.
prefiro o que é antigo,pois os antigos faziam e a gente via reultado ao contrario de hoje,uma religião modernizada,que motivo para pssoas sessacionalistas “lavarem a égua” em cima da gente,fico extremamente triste com esta situação mas ao mesmo tempo agradeço a DEUS ea ORUNMILÀ por existirem pesoa como nós, que amam tudo aquilo que praticam e cultuam.
vou parar por que já é tarde,e por que não quero me tornar cansativa.
um bjão a todos do bloog,e que orisá -nilá lhes cubra com seu divino manto.!!!!!
AXÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OBS:meu nome estava escrito errado,o correto é:AURISTELA,
Auristela, seja sempre bem vinda. Quanto ao termo Egun ou Eegungun eu aprendi que o chamamos de Egun e o culto se chama Eegungun.
Que Obatalá lhe mantenha com estes pensamentos e a retidão em seu carater.
Ire o.
da ilha,
vc é ojé?
bjs a todos.
AXÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Auristela, ainda não, rs.
Este é um dos mistérios que devo me iniciar dentro do Culto Tradicional.
Ire o.
obrigado por me responder,mas tu és babalorixá?
desculpa tantas perguntas,não é por curiosidade e sim por que me indentifiquei com vc,não que os outros não me agradem mas é que lendo seus comentarios,esclarecimentos,respostas e etc… consegui enchergar um pouco do meu pai no seu perfil,sem contar que aqui no sul estamos muito carrentes de pessoas que sigam os preceitos como eles realmente devem serem seguidos,por isso quando encontro alguem que me parece ser ama fonte inesgotavel de saber procuro beber deste puro conhecimento até quando me for permitido beber!
deixe-me lhe dizer:
sou filha de Ogun Onire com Inhansã e meu ODU é”7″.
sou uma pessoa guerreira e que para conseguir tudo que qyero tenho sempre que lutar muito sofrer muito até conseguir alcançar o que desejo,e quando não alcanço minha vitoria apesar de ficar triste as vezes um poco frustrada sei que é por que não mereci ou por que ainda não chegou a hora.Mas agradeço todos os dias pelo meu ORI que me guia e que na medida do possivel procuro manter em harmonia,
aos poucos vou pasando pra vc um pouco mais sobre a minha perssonalidade.
bjs a todos do bloog,
AXÈ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Auristela, obrigado pelas palvras, dê uma olhada em meu blog pessoal.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Uma boa leitura, 140 post para seu deleite.
Eu tenho casa aberta aqui no Rio de Janeiro na Ilha do Governador e estudo Ifá para me formar Babalawo se possivel este ano ainda.
Este Odu é o da sua inicação?
Ou vc fez esentayè e caiu Idi meji?
Ire o.
sim,é da minha iniciação.
obrigdo, irei entrar no bloog,
bjssssssssssss 1000 pra vc!!!!!!!!!!!!!!!!!
UM BOM AXÈ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aproveite para conhecer historias maravilhosas de Idi meji contadas por uma pessoa que ganhou de Òrúnmìlá a missão de escrever sobre os 256 odus, para que o mundo conheça nossa filosofia de vida e de culto.
Ire o.
Motumbá.
Sei que o que vou perguntar pode não ter haver com o assunto.
Vejo muitas casas de candomblé que tocam pra exu e pombo gira.
Eles seriam escravos dos orixás,certo ou errado?
eles seriam eguns também?
e é comum casas de candomblé tocar para exu e pombogira?
Sou da religião,ainda não sou feito,mais tenho essa duvida,porque ja vi casas que não tocam pra exu e pombo gira.
odé,
Muitas casas tocam outras não, porém, essas entidades não são escravas, são eguns de luz prestando caridade. (sem cobrar!)
Axé.
Ola,
Gostaria de indicação de alguma casa de candomblé na cidade de São Paulo, se possivel na Zona Norte.
Obrigada,
Cris
Queli, não temos contato com ninguém de S. Paulo.
Quem sabe algum amigo do blog possa ajudar.
Ire o.
Sou filho de Omolu cuja qualidade é Xapa…,e meu odu se chama EJIONILE,mencionaram que por eu ser deste orixa e possuir este odu,o meu odu tera que ser despachado,isso pode acontecer?
Valdir Odu não se despacha. Fazemos ebó prescrito pelo Odu, pois se exisgte negatividade ela é sua e não dele.
Ejionile ou Ogbe meji é o principio, o odu da luz, da vida, a expanção do Universo, sua fase negativa traz a arrogancia, a soberba, o senhor de si mesmo, que pode levá-lo a comenter vários erros e dar com a cara na parede.
Quem lhe deu esta informação deve ter deixado de ir a aula sobre Ejionilé cuja tradução é Eji = dois, Ooni = Grande Senhor, Ilé = Terra.
O grande Senhor da Terra, (o planeta) e não o elemento terra, ok.
Estude este Odu na minha página pessoal em:
http://orisaifa.blogspot.com.br/#uds-search-results
Ire o.
Perdao eu confundi o nome do ODU,na verdade o nome do meu é ETÁ OGUNDA,confundi pois eu estava lendo sobre EJIONILE,ai ele acabou saindo sem querer no meu depoimento,mais td q eu falei acima me falaram sobre ETA OGUNDA,que por eu ser filho de Omolu eu n poderia carregar este Odu,verdade?
Valdir,
Omolú responde em etaogundá, assim como Ogun. Quem lhe disse isso não conhece as múltiplas variações de um Odù. Omolú responde em vários caminhos.
Axé.
Muito obg Fernando.Olorum Modupé.
Odeio eguns festa tudo de eguns eu odeio
eles fazem mal ao ser vivo tem inveja dos vivos
quér fazer tudo o que o vivos fazem na terra
através de nossos vicios .
sexo , bebidas , jogos etc …
ainda bem que na minha casa de candomble geji
nem pode dizer esse nome
axé .! e muito akué
Luan não sei quem esta lhe orientanto, infelizmente esta visão de ancestralidade é muito pobre.
Ti a ba ji Ogbon ni ki a ma a ko ara wa …
Em todas as oportunidades devemos transmitir conhecimento, devemos buscar o conhecimento e valorizar a sabedoria.
Faça pesquisa sobre ancestralidade e conheça a parte mais linda de nosso culto, o Culto de Eégungun.
Dentro de nosso sistema de convivênvia mutua, não cabe espaço para a raiva, quanto mais raiva vc sente, mais vc alimenta este ajogun.
Ire o
Motumbá irmãos de axé !
Procuro informações sobre “Babá Saqueran”. Quem é ? Seu culto ? Assentamento ? Comida ?
Busco somente ampliar meus conhecimentos sobre Candomblé e seus mitos.
Conto com o auxilio de vcs 🙂
Adupé
Alex
Alex,
Não sei informar sobre Babá Saqueran, o mais próximo a essa referência de nome é Odé Akueran, uma qualidade de Oxóssi. Será isso? Ou será um culto especial ao Egun de alguém relacionado a este orixá?
Axé.
Fernando D’Osogiyan,
Obrigado pela atenção!
Encontrei informações sobre “Babá Esaqueran” (nome correto) e divido aqui com todos. Acho legal dividir conhecimentos. Ele está ligado aos ancestrais, ligado à familia kerejebe. Podemos afirmar que está ligado ao culto dos Eguns sim. Esaqueran é assentado em um pé de peregun.
Bom, por enquanto é só isso que sei.
Axé.
Axé a todos.Gostaria de saber quais são as comidas que colocamos dentro da casinha dos eguns e se são colocadas em louça normal ou louça quebrada e quando alimentá-los;grato e axé de todos orixás.
Rodrigo,
Quem cuida da casa de Babá nos terreiros são pessoas específicas, preparadas e que sabem lidar com a energia deles. As suas perguntas são respondidas dentro da casa de axé.
Axé.
Boa tarde.
Gostaria de uma indicação de um terreiro de candomblé no Rio de Janeiro. Acabo de chegar á cidade para morar, e não conheço nada. Obrigada pela atenção.
Renata estaremos fazendo contato.
Ire o.
Ólá!
gostaria de deixar registrado aqui o meu encantamento pela quantidade de informações e boas colocações. E claro não poderia deixar de tirar uma casquinha de todo esse ensinamento construtivo.
Sou filha de Nanã e sou do candomblé de caboclo, no nosso tão amado Ilê cultuamos as Almas (eguns) atraves de Igunnoko, e dos nossos antepassados atraves de Iami e Vumbi.
Recentemente tive uma experiencia bem interessante, na qual fui escolhida para cuidar das almas dos entes queridos(eguns) e desde entao venho pesquisando sobre, dai minha duvida, porque, mulheres não podem ter nenhum tipo de contato com o culto dos Eguns e Egunguns (Babá Eguns)?
Dentre minhas pesquisas eu li que o culto era feito por Yami, e tempos depois uma nova “diaspora” se foi criada por Yansã. Li tambem que existe um culto especifico à Egun, feito só por mulheres, gostaria de ter mais informações, será que essa ligação é devido a minha mãe Nanã, dentre os seus fundamentos tambem está ligada a morte, o acolhimento de entes queridos, o cuidado?
Se esta errado porque me escolheram??
a experiencia foi espiritual, a confirmação foi atraves do meu perispirito, feitos pelos filhos de Yansã (que não é Ibeji) eles vieram ate mim e seguraram mto forte as minhas mãos. e essa confirmação feio após a anunciação de que eu cuidaria.
Enfim se puderem me ajudar com alguma informação, ficarei mto grata.
desde já agradeço.
Mukuiu!
Idá-Meji,
Mulheres não tem contato com a liturgia de Baba Egun simplesmente porque Egun não gosta de contato com a vida, e as mulheres possuem a grande cabaça da vida, o útero materno. Mesmo nas casas de candonblé quem cuidade de Baba Egun são os homens, e se alguma iyabá tiver um cargo ligado a Baba Egun certamente está não estará menstruando mais, será uma egbomi antiga da casa provavelmente de Ogun, Oyá ou Omolú. As sociedades secretas tem seus páctos e suas liturgias, mas, infelizmente, lá Homem não entra.
Axé.
Mas Egun não é vida tambem, sem o corpo material?
e como teria Egun se não houvesse a vida?
claro que entendo perfeitamente e agradeço a breve resposta, li sobre o fato de mulheres não poderem estou acompanhando o blog dentre outros, mas antes mesmo de me darem esse “cargo” me sinto fortemente atraida pelo culto, penso eu como filha do candomblé, que o poder do estudo e do aprofundamento em questões que foram modificadas ao longo do tempo são de suma importância para sabermos a nossa verdadeira historia e origem. Porém nos acarretam dúvidas até mesmo existencias com a facilidade ao acesso de informações, é de certa forma prejudicial, sabemos que o Candomblé é rico em informações, mas sabemos que nem tudo é o que realmente é ou deve ser feito.
Eu agradeço pelas informações, mas confesso que só surgiram novas duvidas, e vou me aprofundar ao culto especifico à mulheres, por hora é o que me cabe.
muito Axé!
idá-meji,
Egun não é vida de forma alguma, é justamente EGUN. Muito cuidado se você ainda menstrua, concerne em ewó de quem cuida de egun à mesntruação.
Axé.
Sinto que estou com algum espírito de EGUN perto de mim. O que devo fazer?
Eles podem mem prejudicar em q sentido? E como eu percebo isso?
Amanda,
Confirmar através do jogo de búzios em uma boa casa de candomblé, se realmente o que lhe atormenta é Egun. Se for egun evidentemente o zelador prescreverá um ebó para livra-la desse egun.
Axé.
Ok,
obrigado pela atenção e até breve.
eu acredito em babá egum , eu tenho ,o meu assentado ele e o meu antepassado , futuramente quando eu abrir a minha casa pra coloca-lo ele sera, o guardião da minha casa ,sou abiku e meu santo e ajunsun , sou feita a 10 anos , e conheço varios ojés , mutumbá e axé bjssss. [ meu nome e sueli de ajunsun ]
alguem ai pode me dizer se estou com um egum meu nome é misael Mota Ferreira nascido 09 12 1979 obrigado meu email é misaelmotta@hotmail.com
misael,
Somente através do jogo de búzios será poss[ivel saber se você está com problemas com egum.
Axé.
obrigado pela resposta. sabe dizem q sou filho de ogum e ele me protege muito eu nao sou da religiao mas nada contra tenho mente aberta e uma amiga espirita me disse que colocaram egum pra me destruir ja bati carro 6 vezes duas qse morri perco tdo q consigo com meu esforço.e ultimamente estou bebendo sem limites…..obrigado a voces todos ok
Misael se eu fosse você, se eu fosse, eu veria esta questão de acidentes e bebidas o mais rápido possível.
Procure saber qual a informação que o Odù vai lhe trazer para mudar sua sorte, não nade contra a correnteza.
Com certeza seu caminho precisa se alinhar com a sorte e a prosperidade.
Cuide-se.
Ire o.
obrigado amigos vou ir a um centro para ver isso ainda essa semana .
Olá amigos boa tarde? Eu descobri quem me fez ..me fizeram o seguinte colocaram uma pomba giria ( pra eu virar minha opçao sexual) e uma amarraçao e um egum … agora estou leve e livre limpo …será que meu pai ogum se vingara por mim dizem que sim mas eu nao quero vingança nao nao quero que volte nada pra quem me fez . abraços a todos ótimo final de semana.
Misael, a força de Ògún não deve ser testada, não comente o mal, não alimente esta energia, se você não quer saber deste assunto, encerre e coloque um pedra em cima.
Este será o melhor remédio.
Ire o.
fui a uma reuniao de egun, porque minha madrinha de jurema faleceu, e depois o pai de santo mandou todos tomar um banholimpo e outro preparado com ervas. gostaria de saber quais os regimes( proibicoes) que esse banho ou essa reuniao devemos seguir (bebida, sexo)
Jessica somente ele poderá informar, pois ele trouxe as informações do oráculo.
Você tem que perguntar diretamente a ele.
Ire o.
Olá… como implementar a festa dos eguns dentro de um terreiro…?
Felipe,
Através de bons Ogês e Alapinis, mas, cuidado! Eles cobram muito bem para realizar pois vão envolver com vários rituais.
Essas festas são realizadas em Itaparica na Bahia, no terreiro deles que cultuam Egun, com mais segurança e mais apropriado.
Axé.
Fernando, Motumbá
Quanto tempo! Farei uma pergunta deixando aberto a quem deseja responder mas de primeiro momento a direciono a você pois já nos conhecemos a mais tempo. Existe a possibilidade de se assentar um Ésà da família religiosa mesmo este já tendo falecido a muitos anos?
O que você acha? Sendo que este este fundador não recebeu rito de Axexê mas foi uma figura de suma importância na historia de organização da nação e era Bàbálórìsà.
Eurico, Mutunbá
Não há possibilidade alguma de ser assentado, porém, poderá ser sempre reverenciado e até ser presenteado em determinados rituais se assim Orunmilá conferir. Algumas casas fazem axexê em memória a cada 7 anos. O Ilê Ikú é o local exato também para as reverencias aos familiares religiosos.
Mutunbaxé
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar indicando alguma casa de egum aqui no Rio. Obrigada.
Erica eu conheço a Casa do Braga, fica em D. de Caxias, porém, não conheço o endereço.
Quem sabe alguém aqui do blog possa lhe socorrer.
Fui a uma festa de Egúngún e posso lhe dizer que passei apertadinho.
Ire o.
Eu sei onde fica a casa do alaba braga fica na praça olavio bilac rua curruça
quadra 32 lote 20
procura no site ile igbo agan
Da Ilha, existe alguma ligação entre (Bàbá)Egun e ìko (palha – ráfia)?
Gente e urgente minha irmã ta correndo risco de vida minha mãe já levou ela em alguns lugares para joga e todos caíram q ela tem ate o fim do ano de vida ( ela ta muito doente e vai ao medico e nada se descobre ) ! Ela ta desperada alguém por favor pode me indicar uma casa de baba egun no rio de janeiro , de preferência as que cultuam eles!
Wallace veja seu email.
Ire
Boa tarde, estou com o mesmo problema do Wallace, mas no meu caso tenho me tratado com um zelador de santo que já foi bastante sincero comigo que preciso procurar uma casa de culto egungun pra resolver o meu problema. A alguns anos atrás qndo meu filho nasceu eu procurei um zelador q fazia esse culto e me ajudou a salvar meu filho, mas acabei saindo da casa pq não tinha condições financeiras de permanecer lá, depois q sai recebi várias demandas dele e fui diagnosticada com esclerose múltipla e meu filho quase morreu de meningite dupla…meu atual zelador me ajudou muito, jamais fiz nada para essa pessoa q me mandou tanto desespero, nunca mandei de volta, mas para resolver de vez preciso de ajuda…por favor vcs podem me ajudar? Desde já agradeco!
Gabriela,
Todo zelador (Babalorixá ou Iyalorixá) poderá resolver seu problema com egum. Procure uma boa casa de tradição e axé e faça uma consulta aos búzios para ver seus caminhos.
Axé.
o carol nem todas as casas tem que ter baba egum ; pq o meu filho meche nisso ele é amoyxa e na casa do meu marido nao tem baba egum e nem por causa deisso deixar de ser uma casa de entendeu! nem todas precisa ter ok !
Mara tudo bem que na casa não tenha Ilè Baba Egun.
Porém, a frase: Nem todas precisam ter. Me soa um pouco desfocada.
Estamos falando de Eegungun, estamos falando de nossa ancestralidade, estamos falando de necessidades fundamentais dentro do culto, estamos falando de uma energia que tem que existir para que possamos existir.
O Odù Eji Onilè diz:
Estamos onde estamos, por que estamos em cima dos ombros dos que vieram na frente.
Se o seu filho é um Ojè, ele deve saber com propriedades a importância e a falta que se revela sem o culto e os rituais de Egungun.
Não é mero detalhe ter ou não ter.
O que deve ser separado é a forma de enxergar esta energia e o que eles representam dentro da filosofia de òrìsà/Ifá.
Este é um pedaço de uma reza que fazemos onde ela nos mostra o poder da Ancestralidade:
Os Eégúngún que conservaram os mistérios do voo sem penas.
As palavras que evocam temor e poder.
Nesta casa congratulamo-nos com todos os Ancestrais.
É por isso que pedimos que os chamem agora em nossas portas.
Venha e aceitem nossas ofertas.
Seria muito bom que os iniciados conhecessem o verdadeiro poder de Eegungun.
Ire
Ninguem do axe e falecido gracas a Deus. Porem preciso de acentar um baba egum de oxum em meu axe.como fazer?
Rose Maria,
São poucos os zeladores que sabem ou se propõe a assentar baba egun pois seu Orô requer conhecimento e não permite falhas. Muitos constroem o ile Iku e alí arriam oferendas, etc, sem precisar assentar. Achar um pessoa correta, de confiança e com sabedoria.
Axé.
Ótimo artigo e bom site. Estão de parabéns. E obrigado pelo conteúdo !!!
Boa tarde, qual a reza para colocar o contra egum???? Axé
Carolina,
Não existe no ketu uma reza própria para isso, mas, pode-se invocar um orikí de Omolú sobre a palha em sí.
Axé.
Pode um espírito ser babaegun de uma casa sem ter sido iniciado no candomblé. É pode fazer anexe desse mesmo espírito e inicial o pra ser um babá egun. Obg
Rosana,
Não pode, somente quem é iniciado. Não se faz axexê de quem não é iniciado.
Axé.
Eu ja fuo a uma cerimonia dessas lá em Cordovil no qual o Alápine do terreiro é conhecudo como pai Kéke e lá ele invoca os seus parentes falecidos e eles dançam ;dao conselhos e abençoa os convidados!Foi uma experiencia muito boa e agradavel!Alí eu acabei de crer que pra entender a vida é preciso também compreender a morte!
Olá,tenho uma dúvida ,minha sobrinha foi pra uma festa de egum e disse que falou com minha mãe já falecida a alguns anos isso é possível?
Mônica,
Não é possível, as manifestações de Egun requerem obrigações de grande fundamento e desenvolvimento do antepassado. Existem outras vertentes espíritas em centros de mesa que Egun pode se manifestar através da psicografia dentro outros métodos de contato com os mortos.
Axé.
Sabemos que o culto a egun existe não apenas na África como em vários lugares na diáspora, mas no Brasil egun virou praticamente um xingamento.
Na visão de vocês porque existem tanto preconceito e discriminação dos seguidores de matriz africana, contra o culto de egun e seus devotos?
Algum dia isso pode mudar, já que começam a vir para o Brasil, africanos que já realizam cerimônias aos antepassados?
(sei do culto que existe em Itaparica, mas pelo que vi, já existe,alguns lugares em são paulo)
Tata,
Apenas falta de infirmação.