Os tambores têm um alto poder mágico e ao tocá-los expressam a consagração espiritual. Eles ligam os iniciados ás divindades, o profano ao sagrado.
Para a raça negra, o atabaque representa o Logos: ao mesmo tempo rei, artesão, guerreiro ou caçador, como se numa voz múltipla, o ritmo vital da alma estivesse reunido nos momentos do toque.
No Brasil, especialmente nos terreiros de candomblé, verificamos a presença fundamental dos atabaques e dos Ogãs – padrinhos do culto africano ou brasileiro, ou seja, homens que tocam os atabaques sagrados, cuja missão é a de chamar as divindades para que seus adeptos entrem em transe.
São três tambores (pequeno, médio e grande) medindo entre 70 a 80 centímetros de comprimento e colocados na posição horizontal sobre um cavalete. Eles passam por uma série de estágios: purificação, preparação e conservação, feitos por Ogãs. Geralmente estão localizados ao lado do roncó (quarto onde se inicia os adeptos). Nenhum visitante pode permanecer neste local.
Nos dias em que não são realizadas as festas, os atabaques são cobertos com um pano branco, simbolizando o respeito.
É inadmissível que um convidado toque ou improvise algum tipo de som. O cuidado tem um fundamento religioso. Os sons produzidos possuem qualidades especiais, já que representam o caminho, a voz que invoca os orixás a saírem do seu universo para incorporarem nos seus adeptos, por isso, são tão respeitados. Muitos acreditam que o som produzido por eles seja a própria voz das divindades.
O Ogã não se limita apenas a produzir sons. Ele passa por um ritual de iniciação que se inicia aos 8, 10 anos, perdurando por toda a vida. No dia da festa, ele passa por um processo de purificação antes de tocar o seu instrumento sagrado: toma um banho com ervas próprias, além de respeitar algumas proibições alimentares. Também solicita a protecção do seu orixá protector, colocando diante do altar as oferendas que agradam ao seu deus pessoal.
Durante uma festa, é impossível não olhar para os Ogãs e seus atabaques. Além dos espectadores, os iniciados também estão constantemente olhando para eles, porque, dependendo do som, entrarão em transe.
Quando o orixá está em terra, a divindade vai até aos atabaques para reverenciá-los, demonstrando o seu apreço aos músicos. Dependendo do orixá, o ritmo é acelerado e a festa chega ao auge.
Depois, o orixá agradece aos Ogãs pelos seus esforços. Pelo facto de eles terem a missão de trazer os deuses africanos para o espaço mágico tocando os tambores míticos, todos os frequentadores expressam um enorme respeito aos Ogãs.
Texto de: Mónica Buonfiglio
Foto Daqui
Bom dia. Maravilhoso texto, Manuela.
Candomblé, religião dos múltiplos sentidos. Não há como se conter quando escutamos o barulho dos tambores. O coração começa a palpitar mais rápido e em seguida parece que se entrega, fuge do seu ritmo comum e bate latejante e feliz no ritmo do toque; o espírito fica mais leve e o corpo não se contem. É nessa hora, estando em qualquer que seja o lugar, que eu percebo e penso com toda a certeza: “Eu nasci para o Candomblé!!”.
Um ótimo domingo, meus irmãos
Obrigada
Daya
Cada dia que eu abro o site e encontro um texto novo eu me embriago…..Parabéns Manu vc é dez, tem 2 da foto que eu conheço pessoalmente rsrsrs me deu até saudades das conversas na cozinha da roça.axé a todos
Há que se lembrar que na antiguidade, invocavam-se as divindades – principalmente Ayan, o deus da música e dos tambores apenas com o som dos próprios instrumentos, de manhã, ao meio-dia e ao entardecer.
Magda minha querida como vc está, espero que bem. Eu tb coheço algumas destas pessoas rsrsrsrsrs e espero que em breve possamos nos ver novamente, estou com saudade de vc, do seu bom humor. Seja feliz hoje e que Ogum te dê caminhos nestas “estradas”e te conduza sempre no melhor destino. Tomege
oiiiiiii, tomege eu estou um pouco melancolica, mas tudo bem depois do que vc falou e realmente que ogum me dê caminhos para me conduzir para a felicidade, tb estou com saudades, o seu humor é ainda melhor do que o meu rsrsrsrs eu sei meu destino….. e que minha mãe lhe cubra sempre,vc sempre foi muito amoroso e gentil comigo.axé e cuide-se
Querida irmã, Parabéns pelo conteúdo publicado, gostaria de saber sobre as funções dos atabaques Run, Rumpí e lè, alguns itans dizem que o Run é o responsável por invocar os orixás, sendo ele que induz os orixás aos atos sagrados, gostaria de receber mais informações sobre esse conjunto de Peças sagradas que compôem os rituais e estão presente em todas as religiões afro.
Sua benção
Ruy T’i Odè
Bom dia, tenho uma duvida, gostaria de saber se sr. ou sra. pode me esclarecer.
quando se recebe um orixa, ele vem de olhos aberto, fala, pq eu aprendi que ele vem de olhos semi- cerrados, não fala, só na obrigação de um ano que ele irá dar o ilá.
gostaria de saber se está certo ou se o orixa pode vir de olhos aberto e falar.
muito obrigado.
Simone a questão dos olhos é de fundamento de Orixá, por isso ele sempre virá de olhos semi cerrados sim, vc está correta. Sobre falar, esta capacidade de fato é praxe que seja só após um ano. Mas o Ilá deve ser dado na saída, durante a iniciação e não só com 1 ano. Tomege do Ogum
Velhinho, agora que eu tô vendo…
O senho parece com aquele que tá lá na foto, o de azul ou verde (não sei bem a cor) é o menorzinho, no último atabaque!=D
Obrigadaa
“Pegando a onda” de Simone:
Bom dia, Srs autores,
Seguindo a pergunta da leitora Simone, aproveito para tirar uma divida:
1. “O Orixà de um abian, emiti o “ilà”?
2.E’ possivel um Orixà incorporar num “abian”, sem bolar?
Fico-lhes grato,
Axè
Dioni o Orixá do abian não tem ilá por que só depois da feitura será dado ilá, e o Orixá pode virar/incorporar sem bolar, não é regra que a pessoa que tenha bolar e depois incorporar. Tomege do Ogum
OLá colegas! A dúvida q tenho é… qual a diferença de uma pessoa, eked ou ogan suspenso para outra pessoa q tbm n é feita….
Podem entrar em quarto de santo e executar tarefas de pessoas feitas???
Olá Paula,
Quem não é feito e/ou não tem cargo no Candomblé, não pode participar nos rituais, salvo alguma raríssima excepção, e nem pode executar tarefes de pessoas feitas.
AXé!
boa tarde a todos os irmãos espíritas
eu tenho um pequeno dilema pessoal
parte de minha família(avós ,bisavós e tio avós maternos) tem como origem a umbanda e a parte de meu pai (avô e tios) tem no candomblé e eu particularmente não sei o “rumo” q tomo,e já me disseram (entidades) q eu sou ogã ,mas nunca fui feito nem no candomblé,e nunca fui da umbanda mas sempre q posso eu escuto pontos de orixás e cantigas em iorubá
como isso acontece,o orixá q me rege q determina???,exú (ou) “povo de rua” podem determinar isso???
desde já muito grato
Por favor, tenho um trabalho para fazer sobre o camdomblé e o trabalho é sobre “o camdomblé na semana santa” e é uma pena que não acho nada na internet.
Obrigado
gostaria de saber a história da pomba gira madalena e do exú calunga obrigasa beijos
Olá José Paulo, você poderia reformular a pergunta?Não entendi…
Olá Maria Regina
Essas entidades certamente pertencem à Umbanda,tente buscar no google,às vezes aparecem coisas interessantes.
pofavor sera que algum de vocês sabe a historia de vida da ponba gira rosinha pofavor se alguem souber envie para mimneste mail obriga
Gostaria De Saber as Histórias Das Pombas Gira e Do Exú Calunga!
AXEÉ ILÊ !
Contato : e-mail ell.soares@hotmail.com
Bom dia a todos sou apreciador desta cultura e gostaria de saber qual o orixa que me rege,espero com ansiedade…obrigado!!!
Augusto para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomege do Ogum
Ola tud bem ?
eu queria Tira um Duvida ..
Sempre acontece comigo ..não sei q vocês podem acreditarem..porque tem pessoas da ceita que não acreditam em mim ..minha Duvida é essa ,Toda vez que começa o candomblé ..ae Toca para Exu e vai por ordem não acontece nada comigo ..mais quando toca para cabloco astravés do atabaque em musicas de fudamentos de cabloco na Angola ..vem uma entidade incopora em mim ..ae eu peço todos os movimentos do meu corpo ..sem fala ..meus corpo fica sem movimento ..fica um peso mais de 5 tonelada em cima de mim ..porque só acontece nessa hora ..no adeja não essa entidade não vem ..só vem quando toca pra cabloco e só astravés do atabaque ..por que acontece isso ??por que todos as entidades q chegam elas dançam e cantam a minha não, o meu corpo fica todo duro sem movimentos eu começo a luta também como se fosse um peso grande
por lhe digo fechar os olhos é facil mais a pessoa q recebe Santo realmente não fico para Todo Mundo não ..
queria saber que misterio é esse ..que caminho devo toma ..
Orixá é coisa séria
Obrigado
Axé
OLA! OBRIGADO PELO TEXTO ESCLARECEDOR E TÃO IMPORTANTE NESTE MOMENTO, POIS CADA DIA MAIS OS “ADEPTOS”(NÃO SEI SE É A MELHOR PALAVRA A SER EMPREGADA) SÃO DISCRIMINADOS, QUERO POR GEMTILEZA SABER SE VCS CONHECEM E PODEM RECOMENDAR ALGUM CURSO DE FORMAÇÃO DE OGÃS AQUI EM BELO HORIZONTE-MG? OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
Sou Ogãn da casa de Marcos de Xangô Barú e tenho duvidas!!!
derdi minha mãe em novembro e ainda sinto ela muito proximo isso pode pode me atrapalhar???
gratos pela informação.
Olá Fernando Ribeiro
Não se aprende a ser ogã em cursos,se aprende na casa de axé, na labuta diária junto ao zelador e outros ogãs mais velhos.Se surgir um curso desses não vale a epna vc investir nisso,porque Ogas são apis e só aprenem a cuidar de rixá com o zelador ou zeladora.
ESpero ter ajudado
Axé
Olá Edsilson de Oxóssi
Vc já providenciou fazer um ritual chamado tira a mão de vumbi?Todos os filhos de alguém que faleceu devem fazer isso para deixar que quem se foi siga seu caminho não tenha amarras que lhe prendam a esse mundo e que nós que ficamos possamos seguir com nossas vidas.
Procure um zelador (a) sério,pode ser na mesma casa que vc foi iniciado.Caso ainda não se possa fazer isso na sua caa, converse com a pessoa que hrdou o axé para lhe ajudar,lhe orientar mais de perto
axé
Boa tarde
Gostaria de saber se uma pessoa rodante pode se tornar ogã por vontade de um orixá de um zelador de santo?
Meu filho tem 9 anos e ontem foi anunciado pelo orixá da minha casa de santo como ogã (não foi suspenso), sendo que ele sempre sentiu vibrações, inclusive entrou em transe quando um dia conversou com uma preta velha num toque de umbanda e depois nas mãos de uma cigana numa gira de ciganos. Isso pode acontecer? Não sei se estou me expressando direito mas a questão é se um orixá alheio pode interferir no orixá de uma pessoa e torná-lo ogã, ou melhor tomá-lo pra si? Estou muito confusa, pois não tenho conhecimento total sobre o candomblé (sou abiã).
Ana Carolina,
Uma pessoa rodante não pode se tornar Ogan por vontade de ninguém, pois Olorum (Deus) o concebeu rodante. Este Orixá ou se expressou mal ou está interferindo no livre arbítrio do seu filho, que, como é menor de idade, a responsabilidade é sua como mãe em não aceitar tal imposição, ainda mais com esses antecedentes que você menciona, que ele vibrações, transe. Não fique confusa, apenas não aceite dar ao seu filho uma responsabilidade que ele não está preparado. Ele tem que estudar, se preparar para vida, se cuidar se preciso for na parte de Orixá, porém, sem responsabilidade de cargo de Orixá, por que Ogan é cargo.
Axé,
Obrigada pela explicação senhor Fernando D’Osogiyan.
Axé
“O Ogã não se limita apenas a produzir sons. Ele passa por um ritual de iniciação que se inicia aos 8, 10 anos, perdurando por toda a vida. ”
ess trecho foi tirado do texto acima.
Não entendi. 8, 10 anos de vida carnal ou de santo??
pq se o homem só se interessar pelo candomblé, ou descobrir que eh ogã só dps dessa fase da vida carnal, como faz?
obrigada.
Quer dizer de vida carnal, mas isso é valido para crianças q crescem dentro do axé.
Com tudo nem para ogã , nem para ekedje ,muito menos para rodante á uma idade estipulada para isso. Enquanto a vida à tempo,e o tempo a Deus pertence.
Sendo assim, cada ser humano tem sua hora.
espero ter ajudado
Ofange
Mariana este texto está situado num contexto “ideal” o momento em que os entrevistados deterinaram para o autor como sendo o mais favorávelpra o aprendizado dos ogãs, isso vai há muito tempo, hoje a realidade mudou e não temos mais isso, e é normal muitos ogãs procurarem cursos pra suprirem o aprendizado que deveriam ter nestes tempos de infancia junto dos mais velhos. Tomeje
obrigada!!
me esclreceu bastante!!
Olá boa tarde, tenho a seguinte duvida frequentei por 4 anos uma quimbanda e cortei pra santo ai a mae de santo faleceu.
para tirar a mao de morto(vumbi) eu posso fazer isso no candomblé eu tende ser numa quimbanda? as pessoas que nao fizeram cortaram para exu mas nao fizeram o santo com esta pessoa tambem precisam tir a mao ou so quem fez o santo?
se alguem puder responder agradeço muito.
Marcelo o próprio nome revela a cerimonia, retirar a mão. Esta cerimonia só é preciso ser feita por quem foi raspado pela pessoa que faleceu. Tomeje
obrigado. muito Axé!
Tenho uma dúvida: quando um orixá chega no mundo, ou seja, se ocupa de uma matéria, temos que quebrar o orixá, certo? Qual o significado e em que momento devemos fazer isso?
Vania eu nunca ouvi este termo e eu não sei o que te responder, vamos esperar que outros possam te ajudar. Tomeje
Olá Boa tarde!
Sou abian e frequento uma casa a nove anos, nunca tirei um ebó, e a zeladora nunca questinou sobre nada, se era necessario fazer o santo ou não, foi me dado Ossain com o Iansã como santo de orí, não bolei mas ja viro no santo, a pouco tempo conheci uma casa onde me senti super bem, mas as pessoas perguntavam porque eu não tinha um fio de santo, achava que por ser abian não podia ter fio, foi quando a Mãe de santo vendo meu constragimento me fez um fio de Oxalá, ao colocar no meu pescoço firei no santo, Minha duvida é se o Orixá escolha a pessao? Isso é possivel.
Ela não tem filhos rodantes e feita do santo a 22 ano e tem farios filhos pequenos e uma Eked, se eu for o seu 1° filho de santo serei Ronbono o que isso segunifica? O seu no no santo é Oyá Ninbaleji.
Job de fato é estranho que sua atual zeladora não tenha até o momento feito ao menos um fio pra vc, ms isso é um critério dela e devemos aceitar. O orixa pode escolher uma pessoa, ou como chamamos, “uma mão” pra ser iniciado sim, issopode ocorrer de diversas formas, e o seu orixa pode ter escolhido esta senhora sim. Ser rombono é só o primeiro filho rodante de alguém, ele não tem maiores ou menos obrigações que os outros, não exercerá cargo algum nem privilégio algum (além de ter sido o primeiro), é somente o primogenito. Tomeje
NELSOM BOA TARDE EU SOU FEITO NO SANTO HÁ 4 MESES E NAO CONSIGO SABER QUANDO ESTOU VIRADO POIS SEMPRE PARECE QUE SOU EU QUE ESTOU ALI E NAO O SANTO ENTENDE???????/ E OUTRA COISA MEU PAI DE SANTO DSISSE QUE MEU SANTO JA PODE DAR ILÁ E ATE AGORA NADA ME AJUDE ME EXPLIQUE ISSO POIS TO QUASE LOUCO JA COM ISSO COM ESSAS DUVIDAS POIS DAQUI A POUCO VAO PENSAR QUE ESTOU DE EKÊ
Marcelo vc foi abiã durante quanto tempo? Por favor me responda isso, é fundamental. Mas veja, estes “sentimentos” são de certa forma normais, porém é no tempo de abiã que isso deveria ter sido resolvido na sua cabeça, por isso minha pergunta inicial. Por favor procure o texto sou filho de orixa, clique na minha fotoe propcure o texto. Tomeje
ainda estou esperando as respostas, alguém conhece a história da pomba gira madalena e do exú calunga
Maria regina nosso foco principal é o candomblé, temos alguns amigos na umbanda e esperamos que eles possam te ajudar. Além disso os sites, povo de aruanda, umbanda minha umbanda e fietreca talvez tenham alguma informação. Tomeje
vou tentar ser breve…rsrs.. eu e meu marido frequentamos o mesmo ilê a alguns anos (quando conhecemos o candomblé ja eramos casados) eu já virei no orixa algumas poucas vezes e meu marido nunca, a Yalorixa viu no jogo que meu orixa ta pedindo feitura e eu fiquei extremamente feliz e honrrada com isso, mas o que acontece é que no ultimo ritual que teve na casa o orixá da minha mãe virou e suspendeu meu marido pra ogãn, e agora o que acontece? mesmo depois do orixa ter suspendido meu marido minha mãe me chamou pra falar sobre a lista de materiais pra feitura, fiquei confusa… existe a possibilidade de eu ser feita pela yalorixa e meu marido por outra pessoa de confiança de minha ya e mesmo assim ser ogã do orixa da casa?
abraços e obrigada
Ingrid, há casas ond emarido e mulher são feitos pela mesma Yalorixa. Porém a maioria das casas não faz desta forma, cada um é feito por uma pessoa, em alguns axé, a zeladora leva um dos filho ser ser feito em outro axé, depois o filho retorna a casa. Há um entendimento que filhos do mesmo axé não devem ter relação amorosa entre sí pois são “irmãos”. Mas o que vale é o que é feito na sua roça. Converse francamente com sua Yá sobre sua preocupação e exclareça o assunto de forma respeitosa e educada, assim vcs não ficarão com dúvidas. Tomeje
o que o santo dix quando solta o ila nao entendo nada quando ouso um ila bjss
Iracema,
O ilá não é nada mais que o mimo característico do orixá. É pequeno e facílimo de entender.
Mas é verdade que tem gente enfeitando mais o processo e tem colocado palavras e palavras no ilá como se o orixá dissesse seu nome, sobrenome, linhagem, etc… Pura invenção.
Axé!
oi estou freguentando agora gostaria de saber mais sobre ogan (administrativo); e saber mais sobre esse cargo que posso assim chamar
Oi, queria tirar uma dúvida, tenho uma amiga que é de Obá e vai tomar obrigação de 7 anos com sua irmã carnal que é de Oxum Opará, mas já me disseram que isso não pode acontecer por causa da animosidade existente entre Obá e Oxum. Me disseram que Obá não aceita a mão de quem é de Oxum. Isso é verdade? Só queria saber pq essa amiga ficou muito preocupada. Bjs carinhosos e obrigada.
Izamira,
Com relação a mão, isso não existe e independe do Orixá do zelador. Os Orixás são muito quentes, o zelador tem que saber lhe dar com essas energias. Existem axés que não colocam Oba e Oxun no mesmo barco.
Axé.
Fernando, obrigada pelo seu esclarecimento. Fico até mais tranquila, mas espero que realmente a irmã da minha amiga saiba como fazer esses procedimentos. Acredito que sim, pois acho que é uma responsabilidade ter casa de santo e não saber como proceder. Eu não conheço bem a irmã da minha amiga, por issso fiquei preocupada. Também não conheço a funda essa religião, sou apenas curiosa. Ainda bem que existem pessoas carinhosas como vc que se dispõe a nos esclarecer dívidas.
Muito obrigada e um bjo no coração.
olá, gostaria de saber quanto a suspensão de alguém para o cargo de Ogã, seria como uma indicação ou escolha do mesmo para o cargo?
li o texto de iniciação de um iaô aki no site e suas obrigações, um ogã também teria as obrigações de 1,3,7,14 e 21 anos?, raspa tbm?
não quero fundamentos, somente conhecer e entender.
admiro o site, por informar sem revelar os fundamentos que não devem ser revelados.
Estou estudando bastante sobre Ketu, e estou tendo uma outra visão sobre a religião. obrigado e axé a todos
Anderson, apontado, suspenso e confirmado, Ogon, não raspa em casa de Candomblé, mas algumas casas raspam, após este processo pódemos dizer que ele é um Oyè com seus direitos, com tudo pago, o mais é Bori no mininmo anual, e se ele quizer homenagear seu òrìsá pode fazer sua festa tranquilamente.
Ire o.
Da Ilha, obrigado pela resposta, axé.
a benção
queria tirar mais uma duvida…
meu marido tem cargo de ogan, mas não foi suspenso por nenhum orixa, ele ficou sabendo desse cargo atraves dos buzios, ele pode passar pelo ritual de “iniciação” (confirmação) sem ser suspenso?
adupé
Kolofé! Motumbá! Mucuiu! A bênção!
Olá a todos. Ando meio sumida, mas os afazeres da vida me tomam quase todo o tempo. Mas estou num trabalho com os terreiros aqui na minha cidade, e estou tendo contato com “fundamentos” antes desconhecidos pra mim.
Não costumo recorrer à internet para esclarecimentos, mas como sei que há Babás e Iás de nações diversas que gentilmente se dispõem para esclarecer nosso já surrado candomblé, preciso mesmo do parecer de quantos puderem se expressar.
Ultimamente tenho visto Ogãs e Ekedis que se tornam “virantes”. Inclusive iniciados há 20, 30 anos como Ogãs e Ekedis, mas agora se dizem virantes, são feitos iaôs, e dão moruncó e tudo. Tem um caso inclusive, que o Alabê foi suspenso e confirmado pelo pai de santo, depois de 30 anos ele se tornou virante, o mesmo pai de santo saiu pra dar o moruncó do ex-alabê, e agora é Babá do terreiro dele, onde antes a Iá era a esposa que passou pelos rituais de iaô normal.
Isto está me consumindo o juízo, e gostaria que os pais e mães me dessem o parecer de suas nações a respeito.
Agradeço, de coração.
Dofona de Fekém.
Alessandra,
As casas matriz de candomblé Ketu/Nagô da Bahia, como: Axé Oxumare, Opo Afonjá, Gantois, Alaketu, Engenho Velho, Pilão de Prata, etc, e suas co-irmãs no Rio de Janeiro, entendem que Ogan e Ekedi é um cargo dado as pessoas que não dão incorporação de Orixá. Este cargo é visto no jogo e confirmado por Orunmilá, toma obrigação e passa pelos rituais que vão comprovar que o Orixá “jamais” incorporará naquela Ekedi ou naquele Ogan.
O resto simplesmente desconheço e essas pessoas não tem o menor crédito perante a sociedade candomblecista e, também, podem tentar enganar, profanar à todos, menos ao Orixá, que, simplesmente se retira.
Axé.
gosaria de alguns xire candomble orixas e entidades que eu possa baizar gratis um site seguro de ja agradesco
Paula eu não conheço nenhum, infelizmente.
Ire o.
É maravilhoso encontrar um espaço sadio-religioso como esse, onde as pessoas procuram dirimir seus problemas (perguntas) e pessoas como Da Ilha, Tomoge, Fernando e outros(as) respondem tão bem, com tanta firmeza e responsabilidade e dizendo que não sabe, quando na realidade não sabe, é muito bom encontrar pessoas desse caráter (honestidade). As Religiões Afro-Brasileiras precisam de pessoas assim, que estudam, pesquisam e passam a diante as informações básicas para os demais. isso faz com q. os q. não gostam do Candomblé, o vejam com outros olhos, sem preconceito.Muito obrigado por vcs existirem.
Mário, obrigado em nome de todos os moderadores.
Mas a verdade é primal. Deve fazer parte do carater de qualquer inicado dentro de nossa religião.
Primamos pela evolução do carater e de nosso Orí e a verdade está no alicerce deste binomio.
Ire o.
Mário,
Awure o babá ki a fé e jowò a awure o!
Felicidades, pai nós desejamos e pedimos a boa sorte!
Axé
gostaria muito de saber pois eu tenho grandes dúvidas.uma pessoa que ñ vira no santo e é feita como rodante.tem que cargo na casa e se tem cargo?(ñ é equede pois só sente vibração de Exu). dês de já agradeço
lidia,
Parto do princípio que se não vira no santo não pode ser iniciado como rodante, isso é básico! Pior ainda ter cargo! Sentir vibração não é motivo para ser rodante.
Religião tem que ser levada à sério, sem invenções.
Axé
Existe algum tipo de ogan q pode ser raspado e ter todos os direitos de um rodante ,(jogar buzios , e raspar )
Claudete,
Não existe. Ogan já tem suas especificidade que já são enormes e bastante complexas. Cargo de zelador está apenas para rodante, sem nenhuma exceção à regra.
Axé.
Bom dia
Claudete , eu sou Alabê de Onira , e eu tenho mao de jogo ..
isso no caso seria Eke ?!
Olá gostaria de saber se é errado colocar uma cetsa com bebida no pé do couro para os ogãns ? como é costume em muitas casas. Motumbá
wendi,
É muito errado! Os atabaques são consagrados, tomam ebó e obrigações, etc. Só podem tocar de corpo limpo, pois seu som é um chamado, uma comunicação com os Orixás. Casas de axé valorizam o cargo de Ogan, dando-lhes a verdadeira responsabilidade e entendimento liturgico. Os Ogans tocam e cantam o candomblé, interagem com os egbomis e os Orixás. Uma boa casa tem que ter uma boa equipe de Ogans!
Axé.
Olá,
Tenho acompanhado as informações e desde já parabenizo pela riqueza e integridade com que os mediadores tem conduzido o blog.
Tenho frequentado, recentemente o candomblé (Ketu), e a única certeza que tenho é de que esse é meu caminho… como vou percorre-lo, cabe aos meus orixás designarem. Tenho tentado me aprofundar na religião pra evitar falhas por ignorância, nisso, o blog tem muito contribuído. Já consultei o ifá, a Yalorixá que já conhecia da casa, me informou (sem completa precisão) que sou filho de Omolu (provavelmente uma qualidade funfun desse orixá) com Xangô. Tenho amigos na mesma condição que eu,novosna religião, que recebem incorporação de entidades,mas comigo, não acontece… Fico me perguntando se pode ser o caso de eu ser um Ogã, por exemplo, ou simplesmente ainda ñ chegou meu tempo, o tempo de meu orixá…
Os búzios ñ revelaram se sou ou não rodante, a mãe me indicou fazer um ebó, limpeza e tal, pra confirmar o jogo e ir tomando conhecimento da religião.
Não estou aflito, ou coisa parecida, só curioso. Então, gostaria de saber se é possível que só com o tempo, a pessoa (q é rodante) passa a sentir a incorporação, ou cada um passa por seu próprio processo… e, no caso de ser ogã, quando iniciado, minha atribuição será apenas tocar, ou ogãs podem ter outras funções, quando iniciados.
Desde já, agradeço a atenção,
Aguardo
D’Omulu,
O negócio é não se avexar. Não há pressa pra você ter certeza se é de Omulu ou não, assim como também não há pressa pra você rodar ou não, saber se vai ser iyawô ou ogan… O melhor é aprender a ser abian, o melhor a saber ser um abian antenado com a dinâmica da casa. Sabendo ser abian, você será um ótimo iyawô ou ogan.
Sobre o questionamento sobre as funções do ogan: as atribuições do ogan são muitas e engana-se quem pensa que ele só tá ali pra tocar o atabaque. Por aqui tem um post sobre cargos pra complementar a minha resposta.
Axé.
olá, boa tarde,
estou em uma casa de santo há 3 anos, joguei buzios com a minha mae de santo e ela disse que sou um ogan, mas agora, seis meses depois ,a entidade chefe da casa , disse que eu sou um rodante, e agora? devo marcar um novo jogo para saber se sou ogan ou rodante?, isso é possivel, dar no jogo que sou ogan e depois falarem que sou rodante?
Felipe,
O que não pode é cada uma falar uma coisa, creio que ambos estão errados. Sua mãe por afirmar para uma abiyan através do jogo que ele é um Ogan, nesses casos não se afirma, apenas indica uma possibilidade e o chefe da casa por não ter primeiramente falado com sua mãe. Enfim, converse com sua mãe claramente sobre o ocorrido.
Axé.
Bom dia todos; e meus sinceros e respeitosos parabéns!
Lendo e refletindo muito sobre a opinião de todos, me veio um tema que gera muito tabu em minha mente pois ouço alguns antigos dizendo “alho…e vejo outros dizendo bugalho”. A questão é:
Qaundo um ogã confirmado depois de passado por todos os rituais necessários ( vejam, me refiro à confirmado, não apontado, suspendo ou atabaqueiro”) , um belo dia esse cidadão incorpora.Já ouvi diversas opiniões e gostaria a de cada um aqui.Já ouvi as seguintes indagações:
1 – Aprontou e perdeu a cadeira, isso é uma desonrra!
2 – Marmoteiro,
3 – Tem a missão de ser zelador de santo
4 – Bem, vai “kufar”, pois quando um ogã incorpora é sinal de final da vida.
E ai meus amigos , zeladores, simpatizantes e todos que se interessam por culto de matriz africana, qual é a opinião de vocês ? Torno a dizer para que não se perca o foco , me refiro a ogã confirmado.
´
A benção de tosdos!
Gustava eu lhe pergunto.
Quem pode quer saber, entender ou prever a energia divina?
Minha opinião sobre este assunto é que todos, ou sua esmagadora maioria, passa por um estado de posse.
Fazer iniciação e seguir uma vida normal.
Todas estas frases numeradas por vc para mim é lenda urbana.
Ire o.
MUTUNBA AOS ZELADORES E A TODO
TENHO UMA DUVIDA QUE FERVE A CABECA BOM SOU DO ASE CANTUA E NESTA CASA OGAN E EKDI SAO RASPADOS E SAO RECONHECIDOS COM PAI E MAE,MAIS A MINHA DUVIDA E SOU INICIADO A 6 ANOS E OS OGAN E EKEDIS DA MINHA CASA FORAN RASPADOS A POUCO MAIS DE 1 ANO, ENTAO PELA LOGICA DO CANDOMBLE O TENPO DE SANTO LE FAS MERRECER REISPETO SERTO MAIS TENHO QUE PEDIR A BENCAO A ELES E SAMALOS DE PAI E MAE NO MEU VER SOU MAIS “VELHO” QUE ELES NE ISSO ME INTRIGA POIS SENPRE APRENDI A REISPEITA OS MAIS VELHO
Deodeinle, dentro de nosso culto devemos reconhecer os mais velhos dentro da hierarqui do culot, os mais velhos mesmo não inicados (lhes devemos zelo, atenção, educação e respeito) e os sacersotes (aqueles que tem cargo na casa). Todos estes fazem parte da hierarquia que nos foi colocada por Òlódúmarè, querendo ou não devemos respeitar um dos maiores tabús que já nos foi colocado, o respeito a hierarquia.
Òlódúmarè se aborrece muito quanto estes valores não são respeitados.
Como vc mesmo disse: “aprendi a respeitar os mais velhos,” faltou lhe ensinar a respeitar aqueles que detém cargo, sendo sua casa uma casa um dos pilares de nosso culto afro-descendente, acho que faltou esta observação por parte de seu ojubonà ou talvez de sua parte.
Acostume-se, pois nossa hierarquia é rigida e não nos foi imposta por leviandade, tem um por que e deve ser respeitado.
Clikando em minha foto vc verá um post sobre os Crimes de costumes na sociedade nigeriana, são ensinamentos que estão escritos em nossas escrituras sagradas.
Ire o.
a educacao e tudo,so te fiz uma pergunta,e bastava responder, nao sou descrompreedido apenas e uma duvida nao estou falando que nao respeito apenas perguntei porque e nao me faltol me ensinar nada pois entou dentro do culto desde q nasci so pergunto quando tenho duvidas pequenas e sou acostumado com a hierarquia,preste mais atencao nas suas palavra pois voce esta no blog para responde se esta estresado vai dormir pois pela sua idade vc tinha q ser mais educado hierarquia esta no dia a dia muitas das vezes e purra vaidade pricipalmente de voces . que ode abencoe seu caminhos
deodeilnle, sabe qual o é problema?
A escrita é fria, a comunicação as vezes peca por não podermos olhar nos olhos das pessoas e expressarmos o sentimento junto com a palavra.
Eu acho que não bastaria eu lhe dizer de forma fria e curta que vc deveria fazer isto ou aquilo. Achei sua pergunta interessante e pertinente e dei uma resposta de forma abrangente, focando em um dos tabús mais serios que nosso culto tem e que é pouco respeitado (não falo de vc) o respeito ao cabelo branco (o mais velho e o Oyè).
Pagamos um preço alto ao quebrar este tabú, coisa que pouca gente sabe. O Odù Èjì Onilè (Ogbè méjì) fala em diversos Ese sobre este assunto.
Você não precisará mais ficar com a cabeça fervendo quando você encontrar um Ogan ou uma Ekedji e tiver que pedir benção.
Òrúnmìlá estará sempre formando lideres e você como uma mais velha também deve exercer esta liderança perante os mais novos.
Os Egbon e Oyè, devem-se respeitar.
Veja o que diz um Oríkì de Òrúnmìlá, sobre a importancia da liderança.
Oriki Òrúnmìlá.
Formando lideres.
Ifá, iwo lara iwaju.
Emi ero ni eyin.
Ará iwaju nii ko eró eyin logbon.
Iwo loo ko’mo loran.
Àse.
Tradução:
Ifá, você é o líder.
Eu sou o seguidor.
O líder é aquele que ensina a sabedoria ao seguidor.
Você é o único que nos ensina.
Assim como a um irmão.
Àse.
Portanto deodeinle, não se sinta ofendida,não me ofenda e sigamos nosso caminho dentro da luz.
Já existe gente suficiente no mundo para tentar nos aborrecer e eu não quero me aborrecer com alguém que está comigo, debaixo da mesma pele do animal que Odè (meu Olori) caçou.
Odè mata se.
Heépa oko Panti.
Ìbá o Odè.
baba da ilha
so foi ostiu com minhas palavras pois o mesmo o senhor fez ,nao o custaria nada me responder da forma que me respondeu, e me esquenta a cabeca e que por serren ogas e ekejis ja nascen aprendendo a pissar nas pessoas,e me de ago pelas minhas palavra,mais isso eu nao adimito nascel ontem,nao passol pelo que eu passei e quer me esculasar sinto muito prego pelo respeito dentro de todos os axes nimguen e bicho
deodeinle, a mãe de todas as sabedorias é paciência. Òrúnmìlá nos ensina isto o tempo todo.
Quem não sabe ser lider cairá por terra. Creia que a justiça é divina. Mostre o seu valor e mostre que vc sabe o ‘valor’ de dar valor. Ensine a quem não sabe, devemos nos unir e ajudar aqueles que precisam, mesmo sendo um Oyè, sacerdote o quem quer que seja, não se deixe levar pelas mentes ruins e desprovids de sabedoria.
O Odù òyèkú méjì nos fala assim:
Um sábio honesto não existe mais.
Uma pessoa verdadeira é muito rara.
Quando eu não tinha uma pessoa para confiar.
Eu escolhi manter meus pensamentos dentro de mim.
Estas foram as declarações do oráculo para Àjáò
Que está sendo ajudado por seres terrenos
E pelos seres celestiais
Ele foi convidado a oferecer um sacrifício
Ele obedeceu
Infelizmente todos os seres humanos que buscam a minha amizade
Eu não dou ouvidos.
Meus pensamentos foram mantidos dentro de mim
Todos os seres celestiais que buscam minha amizade
Eu também não estou interessado nesta amizade.
Eu mantive meus pensamentos dentro de mim.
É difícil se não impossível, para pessoas desonestas penetrarem em uma mente honesta, se esta não compartilha seus pensamentos com eles.
Isto não é uma sugestão para que você deva ser maliciosa contra uma pessoa desonesta, exceto aconselhá-la a desistir de tal atitude.
Mantenha-se firme.
Ire o.
O correto é o orixá do yao só dar o ilá após a queda do kelê, ou o ilá é dado na cachoeira ?
coai eu não acho certo e nem errado, se a energia se manifesta, sendo ela algo muito superior a nós humanos, como posso dizer: Psiu! Não pode emitir qualquer tipo de som, está errado, o senhor(a) tem que me obedecer.
Na minha cabeça não entra este tipo de informação.
Esta é minha opinião, ok.
Ire o.
Meus caros, meu filho miguel de 8 meses foi apontado ogã pela oxum da zeladora do candomblé que frequentamos a algumas semans! foi muito bonito sobre tudo pela história que temos la. minha mulher teve uma grávidez complicadissima e teve que fazer obrigação para oxum des dos primeiros meses de gestação. costumamos brincar e dizer que a oxum cuida dele des do ventre da minha esposa! bom durante um toque que fomos a oxum dela “virou” pegou ele no colo, e após vários afagos nos perguntou se permitiamos que ele fosse seu ogã… é claro que aceitamos! perguntas: ainda a possibilidade de ele ser rodante? existe alguma diferença em ser apontado pelo orixa de um zelador(a) ou de algum outro orixá da casa? um abraço a todos, muito axé e pasciencia aos moderadores!
cláudio,
Oxun deve ter seus motivos para amparar seu filho e ainda mais agora como Ogã, entendo como Carinho de Oxun. Quando ele crescer se desenvolver poderá de fato e por suas próprias palavras atender o convite de Oxun e por conseguinte se confirmando para Ogã de Oxun.
Axé.
o que faz quando o ogan tem mão-de-jogo? ele pode jogar búzios?
André dentro do culto afro-brasileiro, o jogo é entregue a uma pessoa quando esta completa seu ciclo de obrigações e nesta ‘cuia’ vem o seu jogo.
Não existe alguém que nasce com mão de jogo, ou vc estuda e se prepara ou nada vai acontecer, intuição e ouvido ajudam bastante, porém o conhecimento é tudo.
Quanto ao Ogan, ele não recebe cuia, portanto…
Ire o.
Olá,
Estou fazendo um trabalho acadêmico em que analiso poemas. Num deste poemas, cita-se os atabaques e gostei muito da explicação dada neste post, mas fiquei com dúvidas quanto a forma de citá-lo, afinal, é meu dever, como pesquisadora, citar as fontes do conhecimento que adquiri. Pois bem, gostaria de saber de que é o texto? Manuela ou Mônica Buonfiglio? Foi publicado (ou retirado) de algum livro ou só se encontra aqui?
Ficarei bastante grata pelas informações, pois gostaria muito de utilizar os esclarecimentos de seu texto em meu trabalho, mas não posso/ não devo citá-lo sem informações de autoria.
Grata pela atenção!
Miranda o texto está assinado pela Monica.
Ire o.
Bm noite!
Uma questão:
Tem como ver nos oráculos(eridilogun, opelé e etc.) se a pessoa é “rodante” ou não, ou seja se ela vira na divindade ou não vira, se ela pode ser ogã ou ekedji ou não. Antes do proceso da iniciação. Já ouvir q sim. q tem como saber no jogo.
gostaria de saber de vcs.
modupé
Jeferson é no jogo (oráculo) que olhamos todos estes detalhes.
Ire o.
boa noite a todos
a um ano atraz fiz um bori até aquele dia minha mãe de santo tinha duvida de eu ser rodante ou ogã ao final dos trabalho a mesma me infomou que era ogã.
minha duvida:
sempre fui de umbanda e minha mãe também tem uma casa de umbanda e ketu ela queria fazer ogã no ketu mas tem um problema pois tenho uma ligação muito forte na linha do oriente e eles não aceitam ẹ̀jẹ̀ só poderei trabalhar na umbanda?
ou posso ser feito no ketu ou outra nação?
jairo,
Ou você fica na linha do Oriente ou vá se confirmar no candomblé dentro dos rituais da nação.
Axé.
Boa tarde, gostaria de saber quais as funções de ogan: GAIPÉ,RUNSÓ,GAITO ARROW e ARRONTODÉ.
agradeço antecipadamente
Vladimir
Vladimir repita esta pergunta clicando em qualquer texto do moderador Charles.
Ele irá lhe responder sobre esta duvidas.
ire o.
MEU NOME É VERONICA,GOSTARIA DE SABER SE UM OGÃM PODE VIRAR NO SANTO ORIXA DUAS VEZES E DEPOIS VIRAR VÁRIAS VEZES COM EXU CATIÇO,POR FAVOR TENHO MUITA DUVIDA .
Veronica no Candomblé um Ogan não recebe a energia de òrísà e nem de Povo de Rua.
Ire o.
bom eu sei q ogam nao recebi orixa ou exu catiço mais eu tb sei q ele tem um orixa mesmo n recebendo mais ele tb tem um exu catiço!?
Luiz se estiver no caminho dele esta energia com certeza ele irá cuidar dela.
Ire o.
Olá , não sou iniciado mas em 2005 ocorreu comigo um fato que achei marcante : Fazíamos num barracão recém aberto uma festa para as crianças e fomos convidando as pessoas da localidade , só tínhamos um Ogan na casa e neste dia o erê do dono da casa que é de Ogunjá pegou o xere e começou a chamar os orixás na cabeça da assistência , todos que ali estavam viraram no santo e uma cadeira foi colocada para que eu me sentasse e então como não haviam Ogans suficientes na casa fui suspenso pelos Orixás e seguiu a cerimonia com Ogum me apresentando ao Orum . surpreso chorei muito sem saber o que fazer com tanta reverencia . Pois bem a pergunta é por que em jogos posteriores em outras casas nunca houve menção a essa cerimonia que foi para mim fortíssima tanto espiritualmente como emocionalmente ? Me perdoem se parece soberba contar esta história mas é muito marcante para mim. Detalhe , infelizmente pelo pai de santo não querer mudar de águas o terreiro que começara recente fechou depois de 3 meses .
Anderson o que você quer dizer por: O oráculo nunca mencionar esta cerimonia?
A função do oráculo é outra, o oráculo é o contato do humano com a sabedoria divina de Deus.
Não usamos o oráculo para este tipo de informação, me desculpe.
Ire o.
Acho que me expressei mal , o que quis dizer foi que estranhei não ser mencionada a indicação do orixá Ogum , suspendendo um ogã , o que no meu entender, leigo , já ajudaria nas informações para um encaminhamento possível a iniciação . Talvez seja uma vaidade .
Anderson ainda bem que você viu este enorme detalhe.
A VAIDADE NOS MATA!
Se você é realmente um Ogan o jogo vai lhe dizer com certeza.
Ire o.
Da Ilha não é sem uma certa vergonha , que respondo mas ao mesmo tempo contente pelo esclarecimento que me faz compreender, talvez , o porque de não conseguir apoio das pessoas em determinadas fazes da vida e alguns lugares por que passei . Nos colhemos o que plantamos e nem sempre encontramos pelo caminho pessoas que tenham a paciência para nos instruir como tenho encontrado aqui na sua pessoa . Agradeço de coração , pelas palavras sinceras que desde o primeiro contato tem me ajudado bastante . Que o Grande Criador do espirito de toda a vida possa lhe abençoar sempre com força e sabedoria . Pois a sua força e a sua sabedoria serão também dispensadas a quem precisar . Axé muito axé .
Àse Anderson, que você possa encontrar a luz de OBàtala.
Ire o.
Irmãos me ajudem eu estou numa casa de santo vai fazer um ano e ainda não recebi nenhuma entidade, algumas pessoas do meu barracão especulam até mesmo minha ya que eu seja OGAN mas minha ya diz que não viu no jogo e sua pomba gira me disse que não sou OGAN e pra mim não ficar preocupado. Fico com essa dúvida tem como uma ya não ver no jogo se a pessoa é OGAN? Obs já senti várias energias em vários momentos mas minha ya não acredita. Fico com essa dúvida que me corroe todos do dias.
Juan se ela falou acredite, se não acredita nela, faça outro jogo com outra pessoa e deixe o jogo falar. Não faça perguntas objetivas, deixe tudo no ar e você receberá as respostas corretas.
Ire
gostaria de saber os fundamentos para dar os atabaques para os orixas minha como é feito todo fundamento e poder me ajudar muito obrigado se não poder agradeço da mesma forma
Josiel não tem como lhe ajudar.
Estamos falando em profanar segredos.
Nosso juramento não permite este tipo de ensinamento publicamente.
ire
Boa tarde!
Tenho uma dúvida..
Na minha casa de santo têm 3 ogans. Desses 3 ogans, 1 ficou doente e precisou se afastar da casa. Meu zelador de santo decidiu por então colocar um abiã para tocar no lugar dele (apenas para que não fique desfocado, mas não por ser função do menino). Há alguns dias atrás, o erê do meu zelador disse que Oxumarê queria ele como seu ogan, deixando todos os filhos de santo boquiabertos e o menino abiã confuso. Me surgiu a curiosidade de procurar saber sobre isso, pois em todos os meus estudos sobre minha religião, nunca ouvi falar de um rodante poder passar a ser ogan. Li mais acima sobre a história do filho de Ana Carolina (uma pessoa que fez uma pergunta, respondida por Fernando D’Osogiyan o seguinte: “Uma pessoa rodante não pode se tornar Ogan por vontade de ninguém, pois Olorum (Deus) o concebeu rodante. Este Orixá ou se expressou mal ou está interferindo no livre arbítrio do seu filho..”).
Gostaria de uma explicação mais afunda sobre o assunto.. Aguardo respostas!
Axé!
Ingrid você mesma já deu a resposta pelas palavras de Baba Fernando.
Dentro do Candomblé é assim e não vai mudar.
No Culto Tradicional os tocadores de tambor, são sacerdotes, chamados Onilú, se forem iniciados de òrìsà, além de ser iniciado para Onilú (são iniciações diferentes e não são feitas em conjunto) tem posse por parte do òrìsà, normalmente como qualquer outro Elégun (iniciado ou rodante como vocês gostam de dizer).
Ire
Boa Noite,
Sou filha de Oya , confirmada há 3 anos omo ekedji . Depois de ser suspensa , há 8 anos atrás , não sentia nada , só que antes de dar a minha confirmação , sempre passei muito mal , todos diziam que era cobrança de Oya, que eu estava carregada , o que resultava em banhos , sacudimentos e etc … e depois da minha confirmação , e obrigação de 1 ano , continuo passando mal . Agora depois de ter completado 3 anos de confirmação . Sinto tonturas , parece que vou sumir.Já me disseram que não sou rodante , recentemente os búzios confirmaram e quando conversava com um entidade comecei a “bambear” , me sinto totalmente lesada pelo o meu pai de santo. Agora , o meu santo quer Iniciação e terei que começar do zero . Não me importo , faço tudo pelo o meu orixá. Vocês já ouviram algum relato desse tipo?
Obs: Fui suspensa aos 12 anos de idade e agora tenho 20 anos. Existem santos que esperam a pessoa amadurecer para incorporarem ?
E meu pai de santo nunca fez um bolonã comiigo
Karla vc não será a última e não é a primeira.
UM sacerdote com toda sua boa vontade pode ser ‘enganado’ pelo jogo e pelo orisa.
Tem que buscar e rebuscar, ter a humildade de correr jogo com seu abian e confirmar, mas, a vaidade fala mais alto, então…
Tenha calma na hora de tomar decisões.
Ire
Boa tarde !!!
Fiquei encantada com o blog,parabéns….
Bem minha duvida e o seguinte,eu fui jogar buzios e deu q minha mae e msm do candomblé e que eu seria rodante pediu o ebo e mais pra frente o bori,nao foi pedido a raspagem meu pai de santo e muito bom no que faz,eu fiz o ebo e meu pai de santo disse que realmente ela esta tranquila quanto a raspagem,e no ebo ela encostou,pois minha duvida esta em eu irei pra roda antes ou depois do bori ?
E se ela nao pediu raspagem ela ira pedir no bori isso e regra ?
Senti uma forte radiaçao no ebo ….
Agradeço imençamente a atençao,mt axe a todos .
Dezinha quem deve lhe responder é o seu sacerdote.
Cada casa um regra, uma forma de conduzir os trabalhos e etc.
Converse com ele.
Ire
Boa noite a todos.
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o site, já acompanho a quase dois anos, nunca haviam comentado, mas o mesmo tem me ajudado em muitas dúvidas e ensinamentos.
Há 3 anos sou filho de santo em uma casa de “Umbandomblé”, que é como chamam. E há dois anos sou um dos responsáveis pelos atabaques e toques. Amo o que faço, mas desde que comecei meus estudos, as cantigas de candomblé e os toques me fascinam muito mais do que da minha própria religião rsrs. Encanado com isso, busquei sanar essa dúvida em duas casas de candomblé, na qual em uma delas, durante uma consulta com uma entidade (a casa também trabalha com guias de esquerda) foram ditas muitas coisas, e uma delas de que minha linhagem é de candomblé e que sou Ogã. Sei que o procedimento correto é o jogo de búzios, então aqui vai a oergunta:
Pelo jogo é possível saber se existe realmente esse meu caminho para com o candomblé? E saber se realmente tengo este cargo? Essa dúvida me tortura pois, amo minha casa atual, não tengo problemas com ela, mas é incrível o carinho e a alegria que sinto quando ouço uma cantiga em Iorubá/Bantu e quando leio algo sobre o candomblé, é como se isso fizesse parte de mim.
Desde já agradeço e peço desculpas pelo longo texto rsrs
Que Odé traga sempre a prosperidade a vocês!
Marco Aurélio boa noite.
Uma das premissas da iniciação é a sua decisão em se iniciar.
Somos espíritos vivendo uma experiência humana e não o contrário, portanto, esse espírito chamado Ori é o senhor absoluto de todas as suas decisões.
Sem a anuência do Orí, nada acontece. Você pode ser chamado, você por ir no amor ou na dor, mas, a palavra final sempre será dele.
Portanto, use seu livre arbítrio para tomar decisões, não podemos fazer isso por você.
O oráculo poderá lhe dar informações e apontar caminhos, porém, ele nunca vai lhe dar uma ordem.
Se você se sente atraído, se você se sente em casa, se você tem amor e alegria, pouco importa se você será um Ogan ou um Elégun, o que importa é estar perto e se beneficiar da energia do òrìsà.
Bem vindo ao clube.
Ire
Da Ilha,
Muito obrigado pelas palavras, foram de muita ajuda, e com certeza tomarei a decisão correta.
Mojubá!
Esse assunto é realmente muito recorrente, e até comum nas casas de santo. Eu mesmo vivo esse dilema, e disse uma vez até aqui mesmo ue tinha desistido de esperar pelo orixá! Kkkkkkk. Mas como não adianta eu corro mas volto! Kkkk… Acontece comigo uma sintese do que foi conversado aqui: antes de fazer ebó e o bori passava muito mal! Pra orixá muito pouco, mas pra entidades…. Mas depois dos procedimentos nunca mais senti absolutamente nada! E aí já se vão mais de 2 anos! Meu jogo não diz que sou uma coisa ou outra… Mas como sentia vibração… Sensação… Enfim, conversei com a zeladora e mesmo sem me iniciar elavai fazer os orôs e procedimentos pra ver se rodo ou não! Aí quando entrar pra fazer o santo vou na certeza! Eu acho!
Kolofé Iyás, Babás, Ogãns, Ekedis, Egbomis e a todos os irmãos (as) da página! Boa tarde a todos…
Já acompanho o site a tempos e mais uma vez, queria parabenizar a todos pelos ensinamentos e pelas dicas prestadas para todos nós. Gostaria de contar meu caso, se me permitirem, é claro!
Sou abiãn a quase 2 anos de um Ilê asê aqui em Salvador. Fiz um Borí a uns 2 anos, devido a grandes problemas na vida pessoal e espiritual. Graças a Olorum e aos Orisás, tudo melhorou de lá pra cá!!! Mais ainda tenho uma dúvida tremenda. Nosso ilê não tem muitos irmãos que possuam cargos (Ogãns, Ekedis, Egbomis), logo, sempre que tem festas e obrigações uma das minhas atribuições é invocar os Orisás através do toque do atabaque. Sempre que toco me sinto tão feliz!!! Uma energia tão grande toma conta do meu ser e quando o Orisá vem em terra me sinto mais feliz ainda!!! Uma sensação indescritível. Me sinto realizado!!!!
Ai que me vem a pergunta. Tenho irmãos que já foram suspensos como Ogãns (no jogo de búzios desses meus irmãos, alguns não tinham a confirmação do Orisá se seriam possíveis Ogãns ou não, até pq quando se é suspenso, não se tem a certeza se de fato será um Ogãn. Só no período de iniciação).
De ante isso tudo e sabendo que no Jogo de Búzios o Orisá deu a possibilidade de Eu ser um possível Ogãn do meu Ilê, e pelas experiências dos senhores (as) mais velhos, gostaria de saber se eu tenho a tendência de fato a ser um Ogãn mediante tal situação? Ficarei muito grato se puderem me ajudar nessa duvida que me rodeia a tempos!!! Sei que o nosso tempo não é o tempo do Orisá, mais ele me conhece e irá entende essa minha ansiedade…
Obs: Ainda não fui suspenso e nem sei se serei!!!
Que Sangô e Ossosí estejam sempre conosco fazendo justiça e nos dando a fartura na qual sejamos merecedores!!!
Adupé e abraços em todos…
Rocha o primeiro conselho é para você ter cuidado com o Atabaque, pois dentro dele moram òrìsà e nossa ancestralidade, ali naquele espaço transitam e moram energias muito fortes e se você não tem o devido preparo espiritual para exercer tal função, você pode se arrebentar espiritualmente.
É um local de passagem de muitas, mas, muitas energias. Toda cuidado e atenção, sem deixar de ressaltar a responsabilidade de quem o coloca ali.
Um Ogan é apontado pelo orisa ou pelo jogo.
Não existe essa coisa de me sinto um Ogan. O tombo pode ser feio psicologicamente falando.
Quanto a você ter tendência ou não, quem vai dizer é o oráculo, se não chegou a hora de você saber se é um Oyè, então aguarde.
Tenha cuidado com a frase, Orisa vai me entender, pois, eles entendem o que é correto, o que não é correto eles varrem.
Entendeu?
Ire
Adupé Da Ilha pelas palavras. Quando me referi que o Orisá me entende, quis dizer da minha ansiedade em saber se serei Ogãn ou não e em momento nenhum disse que me sentia um Ogãn (mais entendi o que o senhor quis dizer). No jogo o Orisá respondeu que eu teria a “possibilidade” e não a confirmação de eu ser um possível Ogãn! Acho que essa ansiedade em quase todos irmãos é normal, mais tenho consciência de que preciso melhorar isso em mim! Tudo que faço é de coração, com muito carinho e com muito respeito.
Mais uma vez, agradeço ao senhor pela ajuda e peço novos conselhos aos demais irmãos, se puderem se prontificar, é claro!!!
Mojubá…
Olá gostaria de saber se mesmo se eu não for feita de santo mais tiver feito o bori eu posso receber um exu antes do santo… Se pode acontecer? E se tem algum problema eu sei feita pela mesma Yá que meu marido? Se interfere em alguma coisa? A mãe de santo disse que não mais meu marido frisar que atrapalha mais eu acho que ele não quer que eu faça!… Att
Amanda,
Quem tem o chamado povo de rua (Mulambo, Padilha,T. Rua, etc, etc) pode acontecer mesmo sem borí. Se você for feita pela Iyá do seu marido você passará a ser irmã de santo dele, o que não é correto. Aconselho sempre outra mão que pode ser da Mãe ou Pai pequeno da Casa ou até um egbon do axé.
Seu marido tem razão, atrapalha e muito, até a relação sexual de vocês.
Obs: Tem muitos zeladores que não pensam como eu, não se preocupam como eu, e querem colocar a mão na cabeça de casal, são detalhes importantíssimos que a vaidade de alguns zeladores não permite observar, mas, que as antigas iyálorixás sempre preservavam.
Axé.
olá boa noite !
Ha exatos 3 anos frequento uma casa de candomblé,a mãe de santo me fez um bori pra acalmar minha cabeça, até o ano passado ela jogou buzios e não soube afirmar se eu sou ogan ou yawo, recetemente o caboclo dela passou e me perguntou se eu sentia algum arrepio ou passava mau quando estava realizando funções na casa respondi que sentia algumas vezes um arrepio aqui outro ali mas nada que me tirasse do estado de bem estar,se baseando nisso ele afirmou que eu seria suspenso ogan ja em dezembro desse ano de 2016
Gostaria de saber quais tipos de sensações um ogan sente ?
Pois em algumas madrugadas tive a sensação que o exu se aproximou me lembro que eu despertei do sono ouvi o exu falar no meu ouvido que estava tudo bem e que eu o deixa-se passar em meu corpo sentia como se minha cabeça recebesse uma descarga eletrica lembrava muito o barulho de um curto circuito em fios de alta tensão depois desse dia aconteceu deversas vezes ate a mãe de santo jogar e corta pra exu…..mas vira e mexe isso acontece..considero isso uma transe e acredito que sou yawo ou ogan sente esses tipos de vibrações ?
Estou em um dilema ogan ou yawo !
ficarei grato pela resposta
Bruno,
A pressa é inimiga da perfeição, não entre em confronto com seu Orí, isso pode criar uma situação ilusória, sonhos transloucados, desencontro de idéias, choque de emoções. A energia de um Orixá é pura, límpida, sem interferências, ela simplesmente acontece, por exemplo quando estamos rezando para os Orixás, é neste momento de fé e concentração que nossa energia se pluga com a anergia do Orixá, caberá ao zelador interagir com essa energia, confortando-a ao ambiente, assim, o Orixá estará levemente dando os primeiros sinais de um “transe”momentâneo. Entenda também que um Ogan é escolhido pelo Orixá do zelador para servir a Casa, caberá a você aceitar servi-lo ou não, você não é obrigado a aceitar ser suspenso para Ogan, mas, se disser “SIM”, futuramente será confirmado e sendo assim, o seu Orixá saberá exatamente a sua função dentro da casa e o transe não acontecerá nunca mais, exceto, se você errar com a Casa, quebrar juramento, dar as costas, etc, aí acontece de alguns casos o seu Orixá deixar os eguns tomarem conta da pessoa, numa espécie de “CHIMBA”, que eu não desejaria para ninguém, vão pensar que o Ogan virou no Orixá, mais que na verdade é o Egun deixado pelo Orixá, um tremendo atraso na vida da pessoa. Observou quanto responsabilidade dizer um SIM e se confirmar?
Observei no seu relato questionamento de caboclo, isso não pode acontecer, coisas de Orixá quem resolve é o Zelador, inclusive é dever do caboclo mandar procurar o zelador para se cuidar.
Enfim, seja um excelente abiyan, aprenda de tudo, participe, ajude, tenha bons olhos, bons ouvidos e fale o necessário.
Axé.
Uma pessoa pode ser suspensa a ekede duas vezes,em casas e santos diferente?
Juliana,
Em via de regra não pode, uma vez suspensa para um Orixá não poderá ser suspensa por outro, porém, pode ser confirmada para outro.
Axé.
Frequentava uma casa de santo onde fui suspenso ogã pelo orixá xangô. Algum tempo depois sai desta mesma casa, entrando em outra. Na nova casa que passei a frequentar algum tempo depois decidi então recolher-me para a confirmação. No momento do bori, o obi não alafiava e mesmo assim o zelador prosseguiu com o feito. Imediatamente tomei uma pancada na cabeça, mas não fiquei desacordado, foi cerca de 2 segundos. O obi que estava na minha cabeça caiu imediatamente. O zelador não encontrou explicação para o ocorrido, já que não efetivamente bolei no santo. Após o bori ele fez varios fundamentos para verificar se eu iria bolar, inclusive tocou dois Bolonãs, mas não senti absolutamente nada. Mas decidi então parar com a obrigação, pois até mesmo o zelador ficou em dúvida sobre a minha condição de ogan. Porém ao retornar a antiga casa para uma consulta ao jogo de buzios a zeladora me disse que estava sendo confirmado como se fosse de Ogum, mas que na verdade xangô seria o dono do ori e que eu sou ogã. Gostaria de obter ajuda, pois uma situação como a minha não é normal e comum na atualidade. Axé para todos!!!!
Gostaria de completar o post acima, pois esqueci de um detalhe importante. Minha esposa também estava sendo cuidada por esse zelador, oque descobri que não é correto. Antes da minha entrada para a obrigação ela tinha passado por um obi. Há possibilidade de ter acontecido essas coisas pelo fato de xangô não aceitar o mesmo zelador cuidando de um casal. Até o presente momento participo de algum orôs dentro da minha antiga casa e não sinto absolutamente nada. O fato de ter interrompido a obrigação pode acarretar em problemas com o orixá ( cobranças) ? Mokuiu! Axé!!!!
Henrique,
O mais correto foi você ter interrompido a obrigação e ter voltado para a primeira casa. Zelador da antiga (e eu me incluo) não coloca a mão em cabeça de marido e mulher.
Obs: Se não deu aláfia, provavelmente seu ori não aceitou o obi ofertado por esse zelador, por conseguinte não aceitou a mão dele.
Axé.
Muito obrigado, pai Fernando! O fato de eu ter tomado essa pancada, como o senhor pode me orientar? Significa que nao sou ogã? Afirmo que estive consciente o tempo todo e assim que tomei a pancada voltei a posicão origina sozinho. Com o o corrido o obi que estava em meu ori foi parar longe. Estou com duvida a respeito do acontecido.
Henrique,
Pode ser realmente que você não seja Ogan, mas, para lhe responder com segurança somente através do jogo de búzios.
Axé.
Boa tarde quero mais informaçione pra como posso fazer as obrigaçione pra fazer a iniciaçione do Santo. Me pode contactar por mail obrigado. Axe
Giuseppe
Vedi la tua e-mail.
Ire
Boa tarde, tenho uma dúvida a água do poço para banho tem ser retirada a balde?? Ou perde a sua essência se for tirada por uma bomba?? Ou ir para dentro de casa por canos??
Carolina,
Se for água do poço não importa a forma que for pegar ou balde ou pela torneira. Muitas coisas são simbólicas e acabam por ser tornar um ritual, porém, a essência da água em si é a mesma.
Axé.
Motumbá, irmãos. Tenho uma dúvida , minha prima foi suspensa por um orisá e logo em seguida se confirmou como ekedji, é possivel depois dessa iniciação ou melhor confirmação, o orisá que a rege se encorporar. ou melhor acontecer dela bolar no santo ?
T’Odé,
Não é possível, este posto é para auxiliar exclusivamente o Orixá, por isso é escolhido pelo Orixá para essa função. Existem rituais para se confirmar o cargo de Ekedi e de Ogan, para tirar à prova, justamente para não acontecer de no futuro virar ou bolar, o que seria catastrófico.
Axé.
Boa noite,
Sou cristã desde que nasci mas estou me distanciando da minha religião de nascença depois que comecei a pesquisar sobre candomblé e outras religiões de matriz africana, já five pensamentos sobre me integrar no candomblé ou ao menos visitar algum terreiro para ver se me sinto bem, mas sempre que eu vou para dar o primeiro passo ou quando vejo algo dessa religião algo dentro de mim mexe e parece que é o caminho certo, mas ainda sim eu não consigo entrar num terreiro ou deixar de lado todos os pensamentos que eu tenho sobre o candomblé desde pequenina.
Bom, resumindo, minha pergunta é a seguinte: “Como eu posso saber se o candomblé é ou não a religião certa para mim?”
E apenas mais uma coisa: Há alguma maneira de fazer parte do candomblé mas sem se integrar totalmente, meio que acreditando em tudo o que é passado nos terreiros mas sem jogar búzios para revelar os caminhos ou descobrir os òrìsàs correspondente?
Não sei se deu bem para entender o que quis dizer, ainda assim, aguardo resposta….
Obrigada pelo texto incrível!