O que vem a ser qualidade?
Na realidade se levarmos em conta o real significado da palavra “qualidade” não usariamos o termo correcto no sentido do dicionário, porém são várias as conotações e denotações na Língua Portuguesa.
Quando os negros chegaram ao Brasil, oriundos de várias cidades e regiões Africanas, levaram com eles várias formas de se assentar os Orixás. Temos como exemplo os que vieram da região do Daomé, a actual República do Benin, onde só faziam os Orixás Nanã, Omulú, e Oxumaré.
Os que vinham da de outras regiões, só faziam os orixás dessa região de onde originavam, como por exemplo, em Oyo só se faziam os vários Xangôs, os provenientes de Ketu, só faziam os Odés e assim por diante.
Ao chegar ao Brasil, esses conhecimentos, que antes faziam parte da sabedoria de uma região específica, de uma cidade ou de uma tribo, passou a ser, todo esse conhecimento, parte de uma só casa. Dessa forma, os Baba ou Iyà, que só sabiam fazer Xangô, por exemplo, começaram a ter acesso aos fundamentos para fazer um Oxóssi, uma Oxum, um Ogum etc.
Se continuarmos a análise veremos também que dentro de uma determinada região que detinha o conhecimento para fazer um Oxóssi, poderia, ainda dentro dessa mesma região, ter diferentes formas e fundamentos no modo de fazer e assentar um mesmo Orixá; foi isso o que veio no Brasil e também em Portugal, a ser reconhecido como o que chamamos QUALIDADE.
Sei que muitos poderão não concordar com a utilização deste termo – QUALIDADE – e também não tenho a pretensão de discordar ou concordar, ou mesmo de passar orôs, discutindo se o termo QUALIDADE estará certo ou errado, porém, caso se prove de facto estar errado, o que importa aqui passar são as várias formas de se conhecer como eram vistos os diversos Orixás, e como eram cultuados nas várias tribos, cidades e regiões Africanas.
Em diversos posts temos vindo a passar alguma informação detalhada sobre as principais qualidades dos 16 principais Orixás cultuados no Candomblé Ketu, e essa tarefa ainda não está concluída, mas pensei que seria importante uma vez mais procurar esclarecer o que são QUALIDADES DE ORIXÁS, devido ao elevado numero de questões e ao teor das mesmas sobre este assunto.
Achei o site muito interessante e queria tirar uma duvida. A respeito de uniões amorosas, fazer algum trabalho pro ex voltar, enfim… dão certo mesmo?
Dioni,
Boa tarde, sra. Manuela,
Quero parabenizar-lhes mais uma vez pelo “blog”.
Após fazer a leitura da matéria: “Qualidades dos Orixás”. Veio-me em mente uma serie de divagaçoes, tipo: “Como faziam os negros escravizados para cultuar seus “Orixás” em condições de vida tão dificil, “dura” e, precária”?! Nâo perderam a fé, à esperança. Me deu uma vontade de chorar, ao mesmo tempo que fui envadido por um enorme orgulho e auto-estima, por descender de uma raça tão ressistente, tão “espiritualizada”!
Que Deus e os Orixás lhes paguem ( a sra. e toda sua equipe) pelo trabalho desenvolvido nesse blog, tão importante para a divulgação da religiosidade do candomblé, herdado pelos nossos ancestrais africanos, e, tambem para a nossa auto-estima de afro-decendentes.
AXÉ, de todo coração,
Dioni.
Boa Noite
Sou filha de Ogum e Yemonja, carrego os dois Santos na frente, e gostaria de saber quais são as qualidades deles???
Manuela, gostaria que você jogasse os buzios para mim, como faço????
Estou pssando por problemas de ordem financeira, e parece que os meus caminhos estão fechados, mesmo com exu acentado, e com a minha feitura de Santo, tudo esta dando errado na minha vida, por favor me ajude, como eu faço para que você me ajude????
NO aguardo de uma posição Obrigada
estou pedindo socorro!!
minha vida esta virada do avesso
gostaria que vc jogase pra mim!! como faço?
não vejo saida pra nada, sinto que e de ordem espiritual.
aguardo por respostas, obrigada!
gostaria de saber sobre qualidades de oya iansa , oya dagan que vem com exu, ogum e omulu obrigada e muito ase
oi boa tarde eu gostaria de tirar algumas duvidas eu frequento uma casa de candomblé ja a algum tempo mais ou menos uns 3 anos no inicio eu só ia olhar um pouco, e com o passar do tempo me interessei mais por essa religião e passei a frequentar regularmente no ano que vem vou ser suspenso como ogan a minha duvida é se eu posso ser ogan de um caboclo e de um orixa é por que o caboclo do pai de santo me chamou para ser ogan dele e um filho de santo dele (no caso ele vai ser meu irmão de santo) que é de TEMPO me chamou ser axogum do orixa dele isso é possivel???? no caso quem vai me suspender como ogan?? desde ja agradeço a resposta
Olá Luiz,
No seu lugar eu averiguaria mesmo toda essa situação, isso não bate certo mesmo. Pode até ser um caboclo que lhe passou essa informação, mas isso requer sempre confirmação. No candomblé Ketu, isso de ser suspenso por caboclo, tanto quanto sei, não procede.
Fale tranquilamente com o seu pai de santo sobre o assunto, se necessário faça uma consulta, pois aí alguém está confundindo as coisas e isso não é desejável para ninguém.
Axé!
Olá Selma,
Eu creio que você está confundindo um pouco. Dagan é um cargo só atribuído a mulher, e a Dagan é aquela que tem como incumbência tratar de exú e de todos os seus pertences e de preparar o padé para ele.
Axé!
Olá Esmeria,
Nós não fazemos consulta, assim aconselho a que procure uma casa fidedigna e solicite uma consulta.
Axé!
eu acho ker sou de xango mais meu pai de santo falou quer eu sou de oxumare eu queria sabe ser e verddade?
Kolofé Manuela obrigado pela resposta eu irei conversar com ele mas eu gostaria de saber se o orixa do meu zelador me suspender eu posso cortar pro orixá do meu irmão de santo??? ou se o orixa do meu irmão me suspender ele quem vai ser meu zelador???? obrigado
axe
Ola,gostaria de saber sobre as qualidades de “OYA”desde ja obrigada
Olá Adriana,
Já tem um post com as qualidades de Oyá neste blog. Dê uma olhada!
AXé!
Boa Tarde. Gosto muito deste site,pois noto uma coerência muito grande nas respostas que visam ajudar os leitores. Frequento o candomblé e ao jogar os búzios soube ser filha de Oyá e Oxossi. Porém soube que existem várias “qualidades”, tanto de Oxossi,como de Oyá. Gostaria de saber se para saber qual Oyá que eu carrego, preciso novamente jogar os Búzios? Grata pela resposta. axé
Gostaria de saber sobre a minha yemanja que é a Aoyo e quase não enncontro coisas sobre ela a maioria é sobre a ogunté então td que sei aprendi no meu ilê, sou feita tem apenas 6 meses mas adoro aprender e quero muito aprender sobre minha religião que admiro.
Desde ja agradeço
Rosana seguindo nossa lógica de responsabilidade com nosso irmãos, tenho que dizer que isso de saber a qualidade do Orixá neste estágio de sua vida religiosa não te serve para nada, procure toda informação que vc puder sobre os Orixá como único, essa questão de qualidades só serve para confundir a cabeça do iniciante, até por que a pessoa começa a procurar lendas e histórias e informações somente da qualidade e esqueçe de aprender sobre a hierarquia do candomblé, de aprender o que é cada Orixá, sua história e outras coisas muito mais importantes no momento. Mas para seber de fato a qualidade é só na hora da iniciação, até mesmo no jogo pode haver dúvida, na iniciaçãi não há dúvida alguma. Tomege do Ogum
Boa noite Srs. Tomege de Ogum, Manuela e Artur,
Motumbà,
Gostaria se saber, se possivel, qual a qualidade de Oxossi que esta ligado à “lagartixa marrom do mato”?! E, a “brasas de carvao, ardentes de fogo”?!
Obs: Nao “lagartixa branca caseira”, porèm, “marrom do mato”!
Pois, logo apòs, fazer uma consulta aos jogos de buzios, com um competente zelador. Tive um sonho com este animal (eram 3!) e elemento. E, penso que meu Oxossi veio mostrar-me a sua qualidade neste sonho! Pergunto: “E’ possivel que o seu orixà venha mostrà-se no sonho a um simples “Abian” como eu!
Fico-lhes mais uma vez grato,
Grandissimo AXE’
oi td bem gostaria de saber sobre omolu (afuman ) sei alguma coisa mas se vc tiver alguma imformação ,um abraço.
OII SOU FILHA DE OXUMARE , MAIS NAO TENHO NADA NA CABEÇA , NAMORO COM UM FILHO DE OGUM MAIS ELE É EVANGELICO E A MAE DELE E A EX DELE ANA BEATRIZ ESTA ATRAPALHANDO O NOSSO NAMORO NAO SEI QUE FAÇO QUANDO ESTAMOS BEM DERREPENTE ELE FIKA BRAVO COMIGO TENHO UMA AMIGA MINHA QUE É UMBANDISTA ELA DISSE QUE EXTISTE UMA TERCEIRA ENERGIA ATRAPALHANDO O NOSSO NAMORO O QUE FAÇO ??? SOCORRO
Olá Manuela,
Sou filho de Yemonjá e minha namorada é filha de Oxalá. Temos em comum o mesmo Pai de Santo. A minha dúvida é a seguinte. Caso venhamos a nos tornar Filhos de Santo, poderemos continuar namorando? Tendo em vista que seremos irmãos de Santo?
Grato desde já.
Diego Oliveira há dois entendimentos para este assunto. Primeiro de que vcs não poderão ter o mesmo zeldor/a, e na maioria dos casos se resolve com outra pessoa iniciando um dos dois, para que vcs não tenham que sair da Casa de Axé. E no impedimento de outra pessoa iniciar um dos dois, alguém precisaria sair da Casa.
Mas há tb outras casas onde o que importa é que vcs não sejam recolhidos juntos, sendo cada um no seu momento e sem misturar as coisas, ou seja, um bem separdo do outro, vcs se tornariam irmão de axé e não de barco ou de santo.
O primeiro entendimento está ligado ao conceito cristão de incesto. Enquanto que o segundo conceito está ligado ao entendimento de que na origem do culto aos Orixás era uma única pessoa que iniciava a todos da mesma localidade, não haviam varios iniciadores e por este motivo se cuidava para não serem iniciados juntos no mesmo barco pessoas que tivessem relação intima, mas eram todos iniciados pela mesma pessoa e estes casos específicos eram resolvidos/iniciados em momentos distintos. Tomege do Ogum
oi!! sou filha de oya com ogum e gostaria de saber quais as qualidades de oya com o enrredo com ogum so sei q minha oya e velha sera q isso ajuda a saber a qualidade dela obrigada fico aguardando
Olá Cristiane, respondi sua outra pergunta no outro post!
A qualidade do seu Orixá somente o pai ou mãe de santo que faz a feitura pode te revelar.Como vc ainda não passou pela feitura não tem como saber ainda a qualidade.
Ola,
Sou filha de oxum, praticamente tenho todos os atribuitos atribuidos a ela, de dengosa a romanica, o problema é que estou apaixonadapor um filho de oxossi, que é calado e guarda para sim todas as emoções, sem contar que os filhos de oxossi não gostão muito de casamento ou relacionamentos estáveis, enquanto as filhas de oxum adoram amar e ser amada. Antes de nos conhecermos ele disse que foi avisado por seu santo que uma mulher apreceria em sua vida e mexeria muito com ele. Eu sem saber desta historia, o conheci e do nada falei para ele que meu santo tinha batido com o dele. Ele se assustou no dia mas não me falou nada. Meses depois ele disse que eu mexi muito com ele, mas teria que ter uma permissão. Quando estamos juntos e como se tudo ja tivesse traçado, é como se fossemos um do outro a muito tempo. Mas ele me disse que tem que ter permissão pedir ao seu santo, senão não vai dar certo. Ja que ele esta predestinado a viver sozinho. Será possivel esse amor? Ja que filhos de oxum não gosta de amores impossiveis gostaria muito de saber.
Olá Milenna
O fato de vc ter carcaterísticas dos filhos de Oxum não garante que vc seja filha desse Orixá.A unica forma de saber isso é pelo jogo de búzios e ainda assim as coisas podem mudar antes da feitura do santo.
Orixás não interferem na vida social e pessoal dos seus filhos,essas lendas de que vc só vai dar certo com filhos de tal orixá, são desculpas que as pessoas inventam para não enfrentar as dificuldades que todo relacionamento tem e traz.Portanto não vejo impecilho para que seu amor com esse rapaz seja uma realidade.
gostaria de saber se eu fizer mesmo um bori realmente melhora a minha cabeça,porq eu ja nao sei mas oq faço preciso muito de ajuda
por eu ser de oya com ogum isso influencia muito ,sou muito agitada e ansiosa tamb?????
Cristiane o bori realmente acalma a pessoa, bori é feito para o Orixá Ori, que é o Orixá que habita nossa cabeça, e quando estamos muito “quentes” é recomendado um bori. Mas se vc já sabe que é anciosa e agitada vc deverá somar ao bori uma boa dose de auto controle e auto conheciemnto, Cristiane invista em vc, em se conhecer como pessoa, isso ajuda muito, é um exercício complexo mas importante. Tomege
bom pessoal olha eu aqui denovo!!!!!!!!! rsrsr ja fiz meu bori e estou me sentindo bem melhor achei uma cerimonia bonita e traz uma paz tao boa !!!! senti a presença do orixa em minha pessoa tudo fluiu muito bem .gostaria de agradeçer pelas dicas e obrigado . e motumba pra vcs.bjos fcd!!!
eu sou do santos meu orixa é oyá com muito amor que eu tenho ela como meu orixa amo minha mãe minha rainha desejo muito axé pra vcs fique com deu e os santos orixas na santa paz de orixalá bjsssssssssssssssssss mãe vera do recife PE…
Sua benção Mãe Vera, volte sempre e fique a vontade no blog, é um grande prazer receber visitas de Yás, axé. Tomege do Ogum
bom dia manuela eu gostaria de saber qual a qualidade do meu orixa eu trago oxum e yemanja os cendo que oxum vem primeiro
Boa Noite ! leio esse blog há muito tempo mas
nunca pensei em postar. hoje escrevo a vcês afim de tirar uma dúvida .. atualmente faço parte de um terreiro ‘umbandomblé ‘ (como o nome já diz,mistura umbanda e candomblé) . faço parte do terreiro há 1 ano,mas ainda não fiz nenhuma obrigação.Minha mãe de santo jogou búzios pra ver quem são meus pais,a oxum apareceu,sendo ela minha mãe. maas o meu pai não aparece e o jogo é fechado . gostaria de saber por que isso acontece e se existe algum trabalho que possa ser feito para que meu pai possa aparecer no jogo.
Agradeço desde já,
Raphaela.
Rafaela, sinceramente lhe falando com todo respeito, esse termo umbandomblé soa a mim muito esquisito, pois esses segmentos têm o sufuciente para caminharem um indepedente do outro.
Na parte que me toca, sobre orixá, nós temos apenas um primeiro orixá, ele é que pode ser nosso “pai” ou nossa “mãe”? Sobre o orixá que você está perguntando, nos referimos a ele com juntó ou adjuntó, que é o nosso segundo orixá. É verdade que´para manter “um equilíbrio” o melhor é termos o primeiro orixá de um sexo e o segundo do sexo oposto ao primeiro, mas não é obrigatório que isso aconteça. Por exemplo, há muitas filhas de Oyá e em seguida Oxum, ou de Yemanjá e em seguida Oyá, ou mesmo Xangô com oxalá. Esse também pode ser seu caso, no mais a sua zeladora terá que desvendar isso. Mas enquanto você não descobri o seu segundo orixá, vá conhecendo e pesquisando sobre Oxum, isso te ajudará muito. Mojubá
obrigada
Bom dia. Primeiramente, agradeco a oportunidade de poder aprender com nossos amigos e irmaos mais experientes e conhecedores do Candomble. Gostaria de saber qual eh a entidade feminina que usa calca azul marinho e blusa de listras medias (na vertical) branca com azul marinho; de cabelos curtos; que anda pela floresta e carrega uma espada na cintura. Obrigada.
Diana,
Desconheço completamente pelo menos no Ketu/Nagô.
Não descarto os encantados, estranhos fenomenos das matas, tais como saci perere, duandes, crianças, animais estranhos, etc. Alguns dizem que a família de Ossãe está ligada a tudo que se move nas matas, em algumas cantigas observamos isso, Agué, agá, akaká, aroni,etc.
Pode ser que as meninas ou o Tomege temham uma explicação melhor, aliás, com certeza!
Fernando
Bom noite a todos!
Sou abiã e aprendo muito lendo os textos dos Ebomis e Yawos deste blog, obrigado!
Tenho estudado muito este tema, e como a Manuela disse, há controvérsias. Por um lado, o que se chama de “qualidade” significa apenas o fundamento com o qual era cultuado o orixá em determinada região, e estes diferentes fundamentos foram trazidos ao Brasil. Ok, com base nisso alguns são até contundentes, por exemplo, o Pai Altair T’Ogum, que diz: “quem tem qualidade é sabonete, não orixá. Tudo é apenas diferença regional de culto”.
Só que, por outro lado, pelo tenho entendido até agora, a qualidade do orixá, inclusive como disse o Nelson, pode vir a se evidenciar durante a iniciação.
Daí fiquei pensando cá com meus botões que talvez, que sabe, os dois pontos de vista estejam corretos: talvez um determinado orixá, que é único, queira ser cultuado por aquele DETERMINADO filho através dos mesmos fundamentos que se usavam em uma determinada região em África. E então, talvez o mais adequado e mais conciliador seja falar em Qualidades de Fundamento, e não qualidades de orixá.
O que vocês acham desse raciocínio? Estou “viajando”? rs.
Desculpem por eu, um mero abiã inexperiente, dar esse tipo de pitaco aqui. Queria saber a opinião de vocês.
Axé!
Luciano não há do que se desculpar, a condição de abiã não tira de vc o pensamento crítico e o desejo de aprender, que são de fundamental importancia no desenvolvimento de nossa religião, desde que respeitados os limites, e vc sabe bem respeita-los. Não concordo em ser tão contundente e dizer que qualidade é de sabão em pó, afinal devemos tb respeitar o aprendizado que foi se formando no dia a dia dos terreiros mesmo que nem sempre seja o melhor aprendizado, mas é o que temos. Como tb já falei eu sou tradicionalista, sou pela tradição, pelo mais puro possível em cada segmento, mas tenho consicencia de que o purismo é impossível, precisamos aceitar certas mudanças (desde que não sejam de fundamento religioso) e tb o que está aí hoje, inclusive coisas que estão erradas, precisamos aceitar, não como certas, mas aceitar que existem, que precisam ser corrigidas mas existem sim, não podemos só virar para o lado e fingir que não existem só porque temos uma concepção diferente, só porque tivemos um aprendizado diferente. E é sobre isso que sempre falamos aqui, qualidades podem existir ou podem não existir, podem até terem sido criadas, mas as pessoas que estão ali envolvidas neste assunto, existem, e precisam ser orientadas, não é nossa função simplesmnte dizer ‘essa qualidade não existe e ponto” precisamos amparar estas pessoas antes e depois de falar que sua “qualidade não é conhecida”, afinal esta pessoa foi orientada a acreditar que existia tal qualidade e não podemos quebrar o encanto tão duramente.
Sempre repetimos aqui, qualidade só interessa na iniciação e mesmo assim pode mudar. Então posso concordar com seu raciocínio, porque o que interessa é o fundamento do Orixá. Tomeje
Gostaria de saber as saudações aos orixás:
Xango – kaô cabecile
Iemanjá – Odoya
caboclo – okê
Omolu – Atôtô
não sei se estão corretas as escritas, falar é mais fácil..rs.. mas me sinto feliz quando conheço a saudação.. é uma reverência ao orixá do meu ponto de vista.. que demonstra o meu respeito a ele e o meu carinho também.. poderiam colocar as outras?
Olá Fernanda
Epahei Oyá
Obá Xi
Laroiê Exu
Oke Arô Odé
Ogunhê patakori (Ogum)
Ora ie ie (Oxum)
EpaBaba Oxalá
Saluva Nanã
Ahoboboi( Oxumaré)
Só sei essas.
Axé
Tomege, obrigado pela resposta atenciosa!
senti falta das qualidades do orisà Ossaiyn
Ogan sua benção, do que sei Ossaim não se divide, é único por isso não há qualidades. Tomeje
ola gente so bem vida no qualidades
eu gostaria que as iao da abesa para mae e os ogan e o pai de santos obrigados axe para todos nos
eu gostaria de saber si os exus comia com orixas ou nao
Por favor me ajudem
sou tenho o umborí sou de oxum com iemanja,sempre que sinto a aproximaçâo dela choro,tento me controlar mas flui sem que eu queira e quando à suspende ela me deixa chorando o que significa isso?
Helane
Helane na umbanda é muito comun este choro, já no candomblé não existe esta tradição, vc e de que segmento? Tomeje
Nelsom obrigada! sou candondle mas minha avò que è de yemanja e da umbanda ela disque tenho enrredo com ela,porque eu que fasso tudo para ela porque ela e idosa,mesmo antes de ser iniciada ja cuidava das coisas dela.isso tem algo a ver?
Desde já,obrigada.
Helane no candomblé não há choro durante a incorporação do orixá, no caso de Yemonjá e Oxum há um lamento, um som bem baixinho que lembra uma daquelas cantigas de fazer nenem dormir sabe? mas não é choro e não é a todo momento que Elas emitem este som, é preciso a intervenção do zelador/a no seu caso. Tomeje
quero saber sobre ogum wares sera que tem como vc passa para mim a respeito desse santo
a sera tambem que vcs e possivel passa para mim se pode usa uma navalha na cabeça de outra pessoa
Tatiana no post qualidade dos orixas ítem Ogum vc vai encontrar informação. Tb pode achar informação nos comentários dos posts ligados a Ogum, sempre há informação relevante. Mas posso te adiantar que este é um Ogum que tem ligação com a água e com Oxum. Hoje há uma tendencia a colocarem este Ogum vestido de dourado e com ferramentas douradas dizendo sua ligação com Oxum o faz usar dourado, o que é totalmente sem propósito. Este Ogum pode levar em sua roupa e assentamentos detalhes de amarelo dourado, mas não significa vestí-lo de dourado. O elemento de Ogum ainda é o ferro. Tomeje
Tatiana há umentendimento de que todos os filhos de um mesmo zelador deve ser raspado pela mesma navalha, mas isso tb pode ser entendido como sendo pela mesma mão, o que na verdade é o que importa,o mesmo axé. Já há algum tempo, devido a doenças é usual encontrarmos melhores cuidados de hiegiene desta navalha ou mesmo o uso de uma navalha para cada filho, acho que é por aí, eserilizar ou usar outra navalha. Tomeje
oi td bom gostei do que passou para mim obrigado o poblema e outro eu romei 3anos o pai de santo me raspou de novo e abriu obeferin de novo isso e possivel acontece mais elel abriu com a navalha da mulher que me relaciono isso pode acontece ele sou do ogum wares mais não sei nada do meu santo poriço pesso ajuda sera que eu ganhei um cargo de oju do barração esse cargo e para faser tudo so posso ir embora quando esta tudo limpo e sou cambona de uma pombagira meu sanro recebeu um cargo tambem ele e obaodofim o pai de santo disser que eu não posso mais sai desse barração que se não eu morro agora não sei oq faser sera que meu santo pode faser isso na minha vida me ajude eu sempre fis de tudo pelos meu santo e pelos meu exu agora o pai de santo disse que ele estão com raiva pq estou deixando ele de mão mais e pq ja fis de rudo para ele agora si queria q eles fiser ser por mim mais a pombagora dele esta me colocando muiro medonão sei oq faser pq se eu sai eu morro
Tatiana só se recebe cargo depois dos sete anso dado ou seja, quem é egbami, só emcasos especiais ou por necessidade se dá cargo a quem tem no mínimo tres anos, mesmo assimo cargo só será divulgado ao público na obrigaçao de sete anos. Orixá não recebe cargo, isso é invenção, desde quando alguém tem poder pra dar um cargo a um orixá, orixá está acima disso e de nós. Tatiana a única arma que esta pessoa temé a intimidação, porque conheciemnto não parecer ter. Ocargo de oju não existe, oju é olho, olho de que? o que está acomntecendo é deplorável, tenha força e não medo, procure um lugar sério pra vc. Pombagira é subordinada de guias/orixás e nunca poderia se meter nisso e muito menos intimidar as pessoas, afaste-se urgentemente. Tomeje
Oláa,
Venho agradeceer. Por tudoo. Não sei se vcs sabem a dimensãoo qe este site possui. Nossa, partirculamentee eu adoreii. Eu tenhoo 17 nos e nunca tinha me interessado por candomblé Então fiiz um trabalho escolar e conheci vocês. Minha mãe é da umbanda, mas eu nunca me interessei muito. Ella sempre me contava sobre a religião, por ella gostar muito de candomblé. Hojee eu procuro aprender mais, já li muito.
E estou me aprofundando no assunto. Acho que vou entrar para um barracão; Torçam por mim rsrs. Eu realmentee amo os orixás. Amo o qe elles fazem por mim. Ainda não sei o meu verdadeiro orixá de cabeça. Mas independente disso, eu amoo todoos. E sereii muito feliz, seja o meu qual for. Pretendo me iniciar sim e isso já é uma decisão tomada. Algumas pessoas dizem que eu sou de Oxumaré, mas como orixá não se vê pela cara, não sei. Peçoo a vocês para qe torçam por mim e elevem o pensamento e o esclarecimento da minha cabeça. pois o mundo infelismente é muito preconceituoso. e eu estou passando por momentos dificieis Mas concerteza e com as forças dos orixás ao meu lado, eu superarei. Espero que este trabalho lindo continue por muitos e muitos anos. Vocês merecem muito reconhecimento, pois por pessoas como vocês é que a nossa religião supera barreiras e quebra tabús. Um grande Beijoo… Deixo aquii a minha admiração e respeito. Axé.
Dayane muito obrigado pelas palavras de incentivo e força. Seja feliz minha irmã, siga seu caminho de cabeça erguida sempre, aos preconceituosos, só temos a lamentar pelo pensamento pequeno e limitado dessas pessoas, pois preconceito é isso, ser pequeno e limitado. Lembrete. Seja abiã, não faça nada antes de ser abiã, é importante ser abiã, é neste período que a pessoa observará tudo e tomará sua decisão sobre iniciação, seja feliz. Tomeje
Dayanee (minha chará! 😉 ), ficamos muito felizes pelas suas palavras, Elas servem como grande insentivo.
Fiquei deveras feliz com o seu comentário, não só por nós, mas por você e pela aparente maturidade que ver a nossa religião e, principalmente, nossos orixás.
Estamos torcendo com muita força e muito axé por você.
O preconceito existe e sempre existirá, infelizmente, mas cabe a nós mostrarmos que somos respeitáveis e iguais. Cabeça erguida, minha irmã. Cabeça erguida sempre!
Axé!
bom dia meus pais , e minhas irmãs!!!!
vamos lá , com relação a pessoa ser ou não considerada zeladora, é realmente nescessario ter barracão aberto,ou
aqle egbome q já realizou feitura,mesmo q tenha sido no barracão de seu zelado já deve ser tratado como tal?
motumba mucuiu
Muitoo obrigadaa pella atenção e carinhoo
prestadoos a miim, vocêes se superaam a cada palavra e a cada incentivoo.
Estoou cada diia mais apaixonada pello candomblé.
E quando vejoo pessoas comoo vocêes.
Essa paixãoo dobra-se.
Tenhoo certezaa que os orixás e sua sabedoriia
guiam estee site, pois vocêes sãoo exatamentee mensageiroos de todaa essa procura imersa sobree o
conhecimento e aprofundação de umaa religião tão respeitada e amada.
Ah, Dayane chará. rsrs
é engraçadoo escreveer o seu nome.
Parecee qe eu estou falando comigo mesma rsrsrs
Beijoos…axé.
Kivanda,
A pergunta é muito boa!
Todo Ile Axé tem seus egbomis e alguns deles tem o posto de Iya ou Babalorixá e esperam uma condição para abrir suas casas, enquanto isso não acontece, exercem cargos dentro do seu Axé dados pelo zelador através do ‘JOGO” ou “ORIXÁ” e não por livre escolha do zelador. Deve ser tratado como um Egbomi (irmão mais velho) com o respeito de todos, pois o Baba ou Iyalorixá a qualquer momento pode chamá-lo para ajudar numa iniciação e dando a condição de ser mãe ou pai pequeno do futuro Iyawo.
Mutumbaxé, mutumbá.
Axé,
mutumba axé, mojuba sempre perfeito pai
Oiie
Ah Alguma Qualidade de um ORIXA’Homem que não roda em cabeça de Mulher
Daniella isso não ocorre, diferentemente de orixás e/ou qualidades de orixas que não rodam em homens. Tomeje
Oi axe me apaixonei pelo site a primeira vista. Gostaria d fazer duas perguntas uma é sobre qualidades d osumare e a outra é sobre ekedy confirmada a ile como o meu q tem ekedy q trabalha em empresas q nao aceitariam q elas raspassem. Ou seja demitiriam elas ja ouvi dizer q ekedy confirmada nao tem valor eu acho preconceito e vcs o q acham
Luana sobre qualidades de Oxumare,nós temos um post sobre este assunto em “qualidades de Oxumare”, mas há quem diga que não existem qualidades de Oxumare, então isso depende muito da sua raíz. Sobre falarem isso de uma ekedji, é triste, mas é melhor ouvir isso que ser surdo,né? Outro ponto é que na maioria das casas não se reaspa ekedji e ogã, eles seguem um preceito diferenciado, afinal só ha´necessidade de raspar quem é adoxú, pois um adoxú, se for seu caminho, poderá vir a ser zelador e por este motivo precisará raspar seus filhos de santo e só pode raspar quem foi raspado, e como ekedji e ogã não raspam ninguém, não podem raspar ninguém, tb não faz sentido raspar a ekedji na sua confirmação. Mas isso é um assunto que está ligado a sua raíz tb, se na raíz faz assim…… Olha esta questão de ser demitida, vc pode entrar com um processo por preconceito e/ou discriminação e/ou intolerancia religiosa contra a empresa e ganhar uma boa grana, ninguém pode discrimminar por religião. Tomeje
Olá,gostaria de saber mais informações sobre Ogum wares???
desde já agradeço!
Emerson só o que podemos falar é aquilo que esta no post qualidades de Ogum e nos comentários do post Ogum, por favor dê uma lida nestes comentários e vc vai encontrar bastante informação sobre este Ogum. Tomeje
Olá a todos! gostaria, se possível, de saber um pouco sobre as características do Orixá Odé Ibualama! ele tem caminhos com oxum?
Estou um pouco confusa com relação a isso ; em muitos sites que li, ele é praticamente o mesmo que Erínlè. Qualquer pequeno comentário já ajudaria muito,
agradeço desde já!
olá Julia, não sei se vai te acrescentar muito, mas tem uma pequena lenda que esclarece um pouco sua pergunta:
Erinlé é chamado Ibualama
Havia um caçador chamado Erinlé, o grande caçador de elefantes. Um dia uma mulher passava perto de um rio e ali perto, junto ao bosque, avistou o caçador. Ele pediu a ela que lhe desse água para beber. A mulher entrou no rio até a altura dos joelhos e, quando se inclinou para apanhar água, ouviu de Erinlé a ordem de que entrasse mais fundo. Mais fundo no rio entrou a mulher, mas, percebendo que o rio ia afoga-lá, saiu imediatamente da água, com medo de ser morta. Ela ouviu então a voz do caçador, que era o proprio rio, reclamando que ela não lhe trazia oferenda alguma. Ela queria recolher sua água, mas nada lhe dava em troca. Ninguém pode entrar no rio profundo sem trazer presentes. Tempos depois, quando Erinlé foi cultuado como Orixá, seus seguidores o chamaram de Ibualama, que quer dizer “Água Profunda!. (lenda retirada do livro – Mitologia dos Orixás – Reginaldo Prandi)
e sobre os caminhos com Oxum, diz -se que da união entre Erinlé e Oxum nasceu Logun – Edé.
espero ter ajudado!
abraços
oi…vou escrever aqui o que meu padrinho me contou, acho que pode ajudar um pouco
Erinlé e Ibualama tambem sao chamados de Inlé, e um orixá que vive tanto na terra quanto na água, é um viajante, sempre viaja nas costas de um elefante por isso foi chamado de Erinlé (ERIN-elefante), tambem é conhecido por utilizar os remedios feitos por Ossaim, o culto desse orixa, embora tenha se perdido muito, provem do povo de ILOBU por onde passa um pequeno rio que leva seu nome e contam que foi esse rio que protegeu os yorubás da invasão dos Fulannis, filho de Obatalá, teve dois amores Yemanja e Oxum e foi com Oxum que teve um filho Logum edé. Os simbolos desse orixá são arco e flecha, passaro forjado em ferro e uma especie de chicote (me desculpe mas nao lembro o nome).
é isso mesmo? gostaria que um dos moderadores comentassem tambem, é um orixá raro que merece muitos comentarios e trocas de informações para que o seu culto nao se perca mais ainda…
que lindo!!!!
o rio que traz o nome desse orixá passa em Ijexá, mas seu templo principal fica em Ilobu, que foi onde se misturou os dois cultos o culto ao rio Ibualama, e o culto ao caçador de elefantes Erinlé…
asé….que lindo!!!
Olga, Júlia e Ingrid.
Lindas histórias, várias são as lendas sobre esses caçadores e suas cidades, seus reinados, seus cultos, tem muita literatura, inclusive de leitores aqui no blog.
Dentro da liturgia temos: Ínlè e Iboalamo. (Odés)
Ínlè também conhecido pelo nome do rio Irinlé, tem seu culto as margens do rio e tem seus fundamentos com Oxun, Yemanjá e Oxaguiã.
Iboalamo também conhecido por Ibò, tem seu culto no interior da mata, próximo a nascente do rio Irinlé, tem seus fundamentos com Omolú, Nanã e Oxun .
Todas os caçadores tem uma liturgia diferenciada, assentamentos, fundamentos específicos.
Axé,
Gente, muito obrigada, fico muito feliz pela ajuda; ela com certeza já esclarece bastante e será muito útil no meu aprendizado; Sempre que possível, leio alguma coisa sobre os mitos e lendas dos orixás, mas as dúvidas sempre surgem. Mais uma vez obrigada a todos,
Axé!!!
Alguém sabe dizer algo sobre Oyá Acará? agradecida!
Nancy no post qualidades dos orixa ítem Oyá vc vai encontar informação, leia tb os comentários dos psots ligados a Oyá. Tomeje
Olá,
Estou querendo me iniciar no candomblé. Tenho tido contato com meu orixá há algum tempo. Contato espiritual. Já venho de outras searas. Sei que cada coisa é uma coisa, mas meu contato com meu orixá não advem das minhas outras jornadas, advem da minha jornada rumo à minha intimidade. Digo isso para saberem que, se pergunto, não é porque quero que revelem fundamento. Acontece que como um processo evolutivo, fui entendendo mais e mais meu orixá. Nas suas interrelações com os demais orixás, nas relações com seu domínio – que muitas vezes é mera aproximação para outra força física que à época dos nossos antepassados eram desconhecidas, seja pelo entendimento dos Itans e suas metáforas. Coisas que não estão escrita nem em um Itan, nem em outro. Mas estão subentendidas ou implicitas entre eles, como se um explicasse indiretamente o outro. Os mais atentos podem perceber.
Sinto afinidade com a nação Ketu. Gosto do conceito de ORIXÁ. Entretanto, nesse meu processo evolutivo individual, acabei por descobrir -ou creio que descobri-, a qualidade do meu orixá. Na verdade, nao descobri necas, porque tenho crença que isso me foi passado diretamente pelo mundo espiritual, já que estou sozinho nessa jornada. Descobrindo a qualidade, percebi que na nação Jeje as pessoas a louvam, e nao o genero/familia. O foco fica na qualidade, que seria um vodum individual. Nunca fui muito com a cara do Jeje, porque nao gosto do povo dominador, gosto do povão. Em outras epocas, os yorubás foram o povao que ao meu ver tiveram sua cultura assimilada e elitizada, em um processo parecido com o que aconteceu com Roma-Grécia. Posso estar equivocado, pois há quem diga que o Jeje é mais antigo. No mais, sei que naquela nação existe um juramento a um Rei, e apesar de religiao e Estado sempre terem uma relação, parece que já naquela época os Jeje usaram a religiao de uma maneira… que nao me agrada. Me agrada o povao. Me agrada a crença yorubá na liberdade, não na prisão de um juramento eterno. Pois eis que agora vem a pergunta:
sabendo a qualidade do meu orixá, na nação Ketu, um dia poderei cultua-la. Exemplo: Thiago de (NOME DA QUALIDADE) ao invés de Thiago de (NOME DO ORIXÁ) ?
Essa pergunta é importantíssima para mim pois vai me fazer decidir onde cultuar meu orixá. Não tenho a quem mais recorrer. Peço desculpas por fazê-lo aqui, publicamente.
muito obrigado,
Perguntador, a resposta à sua pergunta é não. Não, meu irmão. Você não irá cultuar a sua qualidade, você cultuará o seu orixá de acordo com o enredo dele e se tiver qualidade correspondente ao enredo dele, esta qualidade será lhe informada pelo seu zelador, mas você não se dirigirá ao seu orixá como sendo a qualidade, mas sim sendo o orixá. Isso acontece hoje em dia sim “Fulado de Agodô”, “Fulana de Sabá”… Mas isso é bem mais usado por causa do status da qualidade do que ser conhecido pelo seu orixá (essa situação já ultrapassa os limites do barracão). É como se as pessoas quisessem um nome artístico dentro da religião, entende?
Além disse, vem o fator “diferença de nação”, se você raspar no ketu, raspará um orixá e se raspar no jeje, raspará um vodun. Então uma energia será uma energia e outra energia será outra energia.
Outro aspecto é sobre a qualidade, a qualidade é um mero detalhe que o orixá traz.
A qualidade serve mais como um parâmetro de aspectos dos orixás, do que os próprios aspectos do orixá, se me entende.
Então, meu irmão, ninguém raspará Um Barú, uma Ogunté ou uma Ipondá no seu ori, o zelador raspará um Xangô, ou uma Yemonjá, ou uma Oxúm. Muitas vezes a qualidade nem é informada para o yaô durante a iniciação, o yaô pode apenas ficar sabendo tempos ou anos depois o nome da qualidade do orixá.
Perguntador, você frequenta alguma casa? Pois eu não vou negar que conheço pessoas que quando abiãs de muito tempo de frequência nas casas, receberam pelo orixá a qualidade que ele carregava e depois da iniciação o zelador falou e bateu exatamente com o que estes abiãs tinham sabido, mas estes abiãs, foram abiãs assíduos, participantes e solicitos em suas casas e entraram pra serem iniciados com uma convicção acerca da religião inabalável. E enquanto o comportamento do zelador pra ver o enredo do orixá, não questionaram e não interferiram em nada. Deixaram o orixá direcionar e chegar aonde ele queria (batendo com o que eles, os abiãn, tinham na cabeça ou não).
Eu penso que o tempo de frequência em uma casa, percebendo o comportamento dos abiãs e dos iniciados na casa te mostrará como seguir este caminho gradual de observação e aprendizado do que é uma casa de axé e como nós subimos os degraus na nossa religião. Tente não se prender à qualidade e deixe a sua energia (orixá ou vodun) lhe guiar. Você encontrará um caminho pra cultuar sua essência divina sim.
Axé!
Thiago (prefiro nomes próprios rsrs), você está saido de uma doutrina bastante diferente pra ir para o Candomblé.
Com o tempo e convivência e até leitura específicas e confiáveis, que o Candomblé difere um bocado da “filosofia” do Vale do Amanhecer, pois o Vale do Amanhecer porta conceitos de várias outras religiões e segmentos, já o candomblé não, ele é mais denso quanto aos seus próprios conceitos. Você perceberá que muitos conceitos se chocarão e que a “filosofia” do Candomblé, digamos que seja “mais exata” em alguns termos, em algumas concepções. Então quando falo de convivência numa casa, falo da convivência numa casa de Candomblé.
Thiago, não se cultua orixá “sozinho”, Candomblé é uma sequência que, por mais que sejamos mais velhos, sempre temos alguém pra nos ajudar, pra cuidar de nós e do nosso orixá. Então se a forma que você diz cultuar sozinho é rezando e acendendo uma vela pro seu orixá somente, tudo bem. Mas pra sequência de cultos, oferendas e afins, será necessário a “supervisão” de um zelador pra te ajudar, certo?
Thiago, a sempre uma roça boa perto de nós (esse perto pra mim pode significar umas duas horas de ônibus, como é o meu caso pra chegar até a minha srsrrs). Portanto, tenha fé, procure que você achará, com certeza um lugar pra você tirar a certeza se é de Obaluayê mesmo.
Axé!
Corrigindo…
“Com o tempo e convivência e até leitura específicas e confiáveis, você perceberá que o Candomblé difere um bocado da “filosofia” do Vale do Amanhecer”
Dayane,
muito obrigado pela sua resposta. Não tenho dúvidas sobre a superiodidade filosófica e conceitual do candomblé. O Taoismo tem oroboros (dragao mordendo o proprio rabo), o Candomblé tem Oxumarê… que é mais antigo que o taoismo. Então podemos concluir que apenas de um simples aspecto de um orixá pode surgir uma religiao inteira! Na minha ex-casa há uma colagem de várias entidades, mas sem nenhuma explicação sobre seus conceitos. Existe uma prática ritualistica e a vida dentro do ambiente iniciatico, que eu aprendi rápido. Mas sempre pus em dúvida seus conceitos. Porque, diferente do Candomblé, as coisas nao tem explicacao. Minha ausência se deu porque eu sentia minha energia suprimida. Filosoficamente, é uma doutrina maniqueista em que não só Exu é “o mal” mas sobrou até pro pobre Omolu – até então Cavaleiro da Lança Negra, com o qual eu tinha A MAIOR intimidade. Eu tive aprendizado espiritual, no entanto. Fique tranquila. Já saí de lá em 2005. Comecei a ter contato com meu orixá em 2008. As coisas caminham devagar. O que eu te escrevi foi uma síntese de anos. Meu aprendizado foi lentíssimo, no ritmo que um ser humano sozinho pode alcançar. Não tenho dúvidas sobre a importância da vida em comunidade, do aprendizado através de um zelador. Apenas nao tenho um zelador. Quando digo ‘cultuar’ meu orixá, refiro-me a pensar sobre os aspectos da vida sob o enfoque deste orixá, que se expressa em mim. Me entender melhor, entender minha relacao com os outros melhor. Ficar pensando durante horas. Olhar para o domínio do orixás e entendê-los em sua razão de ser. Não são aleatórios. Mas sequer acendo uma vela. Como o que eu escrevi acima foi um relato pessoal, isso de alguma maneira tocou minhas emoções e minha escrita ficou confusa. Peço desculpas. Pediria também, se não for ousadia da minha parte pedir ajuda sem deixar registros para os demais, que apagasse meu comentário anterior. Só o segundo, que contem meu relato pessoal, e não o primeiro, que ainda pode servir para tirar as dúvidas de muitos outros, como eu tirei as minhas. Peço para apagar meu relato pessoal porque não é muito ético dirigir críticas a uma ex-casa, ainda mais publicamente. Tampouco nomeá-la. Me sinto um pouco descofortável, fiz isso apenas para tirar a dúvida. Será que poderia apagar?
Dayane,
gostaria de pedir desculpas pelo abuso de informações e verborragia. Na verdade eu só precisava da sua primeira resposta, que esclareceu que a vaidade das pessoas as estão fazendo cultuar suas qualidades (!!).
Precisava apenas dessa resposta para saber ONDE vou me tornar abiã. Sei o quanto pode parecer prepotente dizer “já sei meu orixá”. Estou ciente que posso quebrar a cara. Que é melhor deixar as portas abertas e deixar que os buzios se manifestem. Leio vocês atentamente e já estou ciente dos problemas relativos a iniciações precoces ou feitas sob pressão do abiã que é apressado ou turrão. Oxalá me afaste disso!
Peço desculpas por transformar um espaço público e de utilidade pública em espaço de aconselhamento pessoal.
Gostaria de novamente agradecer muito pelo esclarecimento que me tocou bastante. Só fiz isso porque foi meu último recurso!
Muito, muito, muito obrigado! Um dia eu volto aqui e digo se afinal minhas intuições estavam certas 😀
Perguntador, não há de que pedir desculpas. Seu relato pessoal e de dúvida não foi o primeiro aqui no blog, e também não foi o primeiro que quer migrar de um segmento pra outro.
Um detalhe que você falou e que vale nós esclarecermos foi sobre a “seperioridade” do Candomblé quanto ao vale do amanhecer. Não existe superioridade alguma de uma religião pra outra. Cada uma tem seus conceitos e cada qual na sua devida importância.
Não há religião superior ou inferior, há a religião que nos completa e outras que não nos completam. Falo isso não repreendendo você, não entenda isso, por favor. É só pra esclarecer esse pequeno equívoco. O Candomblé é visto por muitos religiosos de outras religiões como uma religião “inferior”. Nós, adeptos, não gostamos disso, e também não queremos ser superiores a nenhuma outra, pois toda e qualquer religião nos serve para entrar em contato com deus, Olorun, e isso já torna todas importantes para seus fiéis.
Seja sempre bem vindo a esse espaço e torço para que você encontre o seu caminho religioso! 😉
Axé!
ontem ascende uma vele de sete dias a yemaja ao ascende la formou se como que uma rosa preta despedassada no centro do pavil e a chama continua acesa mas baixissima fui dormir e quando acordei soube que meu pai tinha apagado a vela e reacendido agora a vela derrama cera por volta dela estou preocupada com isso vc poderia me ajudar?
Patrícia,
Não se preocupe também já vi coisa parecida, é defeito de fabricação, o lote dessas velas, hoje em dia as velas estão uma tristeza só, horríveis!
Axé,
Patr[icia isso pode ser pavio ruim, parafina de má qualidade, vento em excesso próxmo à vela e uma série de fatores perfeitamente explicáveis. Quando acendemos uma vela é recomendado que a coloquemos num recipente de vidro, tipo um copo alto e que não retiremos a brda de plástico da embalagem pois aquilo evita que ela ‘escorra” e o recipiente evita que o vento apague a vela e tb que ocorra um incendio. Deixe esta queimando e na próxima, troque de marca pra verificar e ter certeza de que Yemonjá recebeu sua oferenda. Tomeje
Caro amigos
Estou aqui mais uma vez para tirar dúvidas…. vcs têm conhecimento de uma qualidade do orisá OGUM que tem ligação com a orisá OXUM, inclusive no uso da cor amarela? seria “omini” ou algum outro nome parecido com este? Desde já agradeço, mas uma vez, toda a atenção dispensada.
Weber
Weber eu conheço Waris que tem ligação com água e por isso tem ligação com Oxum, a ligação não é diretamente com Oxum. O uso da cor amarelo, é correto no que eu conheço, mas são detalhes somente, não é como tenho visto e sabido que estão colocando este Ogum na sla usando dourado ou todo de amarelo, isso é descaracterização da energia Ogum. Tomeje
Obrigado pai TOMEGE.
Abraço! Axé! Weber
não existem qualidades do orixá ossain nem de iroko??
axe!
Mariana estes são orixas ríquissimos em cultura e liturgia, maravilhosos e raríssimos mesmo, e eu tb não conheço qualidades Deles, são únicos. No dia 07/09 eu fui na festa de 100 anos do Opô Afonjá Riod e Janeiro e tive o prazer de ver um Iroko na sala dançando. Depois eu fui no olubaje da casa do prof José Flavio Pessoa de Barros em Cachoeira de Macacú, tb No RJ e vi um Ossãe na sala. Sou um sujeito de sorte rsrsrsrs Tomeje
boa tarde, preciso tanto de ajuda,nao sei o que fazer ,me aposentei por invalidez.minha vida, virou de ponta cabeça,meu salario diminuiu,estou devendo a deus e o mundo,nada da certo,sera que tem alguma coisa fechando meu caminho,me ajude por favor
Alice,
Sinto muito pela sua situação, mas essa resposta você só pode ter através do jogo de búzios, minha irmã. Não se deixe influenciar por pessoas que podem te enganar. O único que pode mostrar o que anda acontecendo no seu caminho é o jogo.
Axé!
adorei por isso gostaria de receber mais
ouvi dizer q antes de se cultuar apenas 16 orixas, pelo menos eh essa quantidade que bola certo??
q antes eram 21 mas q com o passar do tempo alguns babalorixas perderam o fundamento de 5 desses ficando entao apenas 16. Penso que foi isso o q aconteceu por exemplo com erinlé, airá.. q se tornaram qualidades de orixas parecidos…
erinlé = oxóssi pq são caçadores etc…
se estou certa quais sao os orixas q deixaram de ser cultuados e se tornaram qualidades??
obg axé!!
fiz uma pergunta…
com o nome de mariinanna
queria mto saber a resposta sei q sao muitas perguntas pra vcs responderem… mas peo de novo q me respondam… mto obg, axé!
marianna,
Os Orixás foram reunidos num grande panteão e agrupados por suas energias parecidas e peculiaridades aqui no Brasil, assim, nasceu o candomblé no Brasil. Se somarmos todos os Orixás que cultuamos de Exú Yangui a Babá Daribô passaríamos de tranquilamente de 400 Orixás que chegaram no Brasil.
Axé,
ola !!! eu gostaria de fazer duas perguntas para tirar minha duvida primeira existe ori meji ???segunda pergunta.
poderian me dizer s existe uma oiya egunlode??obrigado
Carlos existe ori meji,ms o conceito que eu conheço difere um pouco do é dito em geral. O que conheço de ori meji é que este ori é composto por duas qualidades do mesmo orixa como primeiro e segundo orixa de alguém,por ex, Ogum “X” e Ogum “Y”, Oxum e Oxum e assim por diante. O nome que vc citou Oya Egunlode eu nunca ouvi falar,inclusive me parece bastante estranho como qualidade de orixa. O mais proximo que conheço é Egunitá. Tomeje
obrigado nelson o conceito que conheço é que orimeji a pessoa é de dois orixas.acho sao muitos poucos cassos é rarissimo esse fundamento .outa pergunta pod e acontecer de uma pessoa entrar no ronco pra fazer tal santo e terrepente mudar la no roncó??falo isso porque vou me iniciar
Carlos,
Colaborando como Nelson; dois orixás não dividem um Orí, mais duas energias se alternam (assim como o Nelson descreveu), sendo que uma delas prepondera tomando a frente na iniciação se colocando como primeira.
Se na hora da iniciação outro Orixá tomar a frente, caberá ao zelador, dependendo do Orixá, suspender temporariamente a obrigação para acertar a entrada do novo Orixá.
Axé,
Boa noite!
Fernando e Nelson,
Depois de escutar explicações diferentes para o real significado do que é Orixá funfun estou um pouco confusa. Voc~es poderiam me ajudar?
Axé!
Ana,
Orixá funfun (branco) é Oxalá. Não confundir com outros Orixás ligados ao branco ou que vestem branco. O único Orixá na concepção da palavra, Orixan’lá a divindade da brancura.
Não há dúvida e nem explicações diferentes, nada se compara a imaculada energia de Orixan’lá, o branco traduz a pureza universal, ele é também conhecido por Obatalá que quer dizer: O Senhor que tem as vestes brancas, que popularmente chamamos de Oxalá, progenitor masculino.
Da interação das energias (Igbá Odú) de Orixan’lá e de Iyangbá Oduduwá a divindade do preto, que é a perceira gestante do casal divino, progenitora feminina, nascem as demais divindades que chamamos de Orixás, mas, são na verdades filhos de Orixan’lá e de Oduduwá.
Axé,
Fernando,
Mojumbá,
Muito obrigada!
Axé
OLA !!!PRIMEIRAMENTE QUERO PARABENIZAR A VCS POR ESSE TRABALHO, AONDE MUITAS PESSOAS TEM TIRADO SUAS DUVIDAS.O QUE VOU PERGUNTAR É UM DISABAFO COM DUVIDAS ME AJUDEM.É O SEGUINTE,ACONTECEU AQUI NA MINHA REGIÃO ,UMA PESSOA FOI INICIADA DE OYIA CUMPRIU TODAS AS SUA OBRIGAÇÕES E DEU SEUS SETE ANOS.ABRIU SUA PROPRIA CASA COM TODOS OS FUNDAMENTOS DE UMA CASA D CANDOMBLE,AGORA ESSA PESSOA DESCOBRIU QUE É DE ODÉ INCLUSIVE ELA FOI EM CASA DE NOME NA BAHIA QUE CONFIRMOU QUE É DE ODÉ.
ENTÃO O PAI DE SANTO QUE DEO OS SETE ANOS PARA ELA SABIA QUE ERA ELA DE ODÉ MAIS NÃO FALOU NADA E PREFERIU DEIXAR OIYA POR QUESTÃO DELE PRÓPRIO.SENDO QUE NO ENCANTAMENTO QUE UNS DOS ENCANTAMENTO QUE ELE FEZ ELE FEZ ENCANTAMENTO DE ODÉ E NESSE MOMEN TO ELA SENTIU QUE IRIA VIRAR MAIS ELE AFASTOU A ODÉ E DEIXOU OIYA.ENTÃO AGORA ELA DESCOBRINDO TODA A VERDADE ESTA TRATANDO SEU CASO VISTO QUE ATÉ SUA CASA ELE FEZ CO OS ACENTAMENTOS DE ODÉ.MINHA DUVIDA É O SEGUINTE O QUE SE TEM QUE FAZER QUANDO UMA PESSOA FIZERAM SANTO ERRADO???POIS AGORA ESSA PESSOA DIZ SER ORIMEJI
Marcia em primeiro lugar temos que saber que nem todo sete anos é um deká, nem todos que dão sete anos devem abrir casa. Sabendo disso podemos entender que o aprendizado para abrir uma casa é complexo, demorado e as vezes sofrido. Quem está abrindo casa deve saber jogar e conhecer os meandros de um jogo, e sabendo dos meandros do jogo essa pessoa tem que saber que nem sempre que um orixa se apresenta no jogo ele é o dono da cabeça. Vou citar meu próprio ex. sou de Ogum com Yemonjá e neste momento de minha vida quem manda mesmo é Yemonjá, quem se apresenta é Yemonjá e isso não significa que sou de Yemonjá ou que fui feito de orixa errado, só que neste momento de minha vida Yemonjá está mais presente. Outro assunto que não entendo é isso de ter data certa e obrigatória para o segundo orixa virar. Conheço casos onde o segundo nunca virou e nunca virará. Mas naõ consigo entender isso, como é que vou entender um zelador afastar o junto e deixar o primeiro orixa, que poder é esse? Um zelador pode mais que um orixa? E que orixa é esse que se submete ao “poder” de um zelador? Um Yawo não treme, não acha que vai virar, o orixa pega a cabeça e ponto final, orixa não fica esperando ordens. Sua amiga tem que ver direitinho o motivo de Oxossi se apresentar, porque talvez o motivo seja outro bem diferente de ser dono da cabeça. O que eu conhecço como ori meji são duas qualidades do mesmo orixa numa só cabeça. Dois orixas distintos não habitam o primeiro lugar numa cabeça. Ou fogo ou terra, ou agúa ou ar. Dois elementos diferentes não podem coexistir ao mesmo tempo. Tomeje
ENTENDI SUA COLOCAÇÃO PERFEITAMENTE NELSON.
E NO CASO DE FAZER SANTO ERRADO O QUE A PESSOA TEM QUE FAZER PASSA POR ALGUN RITUAL?
Marcia existem vários passos antes da iniciação: Ser abiã é fundamental. Varios jogos de confirmação. Observação do Abiã pelo zelador. Observação do zelador pelo abiã. Conhecer a religião e alguns ritos. Conhecer a comunidade. Depenar muiiiiiitttttttaaaaaaa galinha. Quando estes processos são cumpridos não existe orixa feito errado. Marcia peça sua amiga pra ver esta questão muito bem num bom jogo de uma casa de tradição. Certifique-se que este assunto nãoé apenas invenção da cabeça dela ou um desejo de ser de Oxossi, tb pode ser isso. Mas se ela for mesmo de Oxossi, faz-se sim um rito (bori) e acerta-se o caso. Mas Oyá sempre será cultuada, pois foi quem deu nome e quem comeu e quem foi fixada na cabeça da filha. Ela então cultuará Oxossi. Tomeje
Laroiê(Esu)
Ogunhê(Ogum)
Oke arolee(odé)
Ossanheo(ossain)
Arroboboi(Oxumaré)
Kaoo cabie silile(xamgo)
logum aô(logun edé)
ora yêyê o(oxum)
obá xire(obá)
hiho ewa(ewa)
odoya(yemanja)
saluba(nanã)
eparrei(oya)
epi epi baba(oxala)
atôtô(omolu)
erêmim(ibeji)
Ola, meu futuro pai de santo jogou e deu como sendo para min ,ogun meje,exu bara igelu,xango como erança e iemanja, e que sou ogan , qual sera meu cargo e qual linha de aprendizado devo seguir ou procurar.ainda foi feito um assentamento de exu orixa a pedido do jogo antes de ogun por favor me expliquem esta sequencia,nao que não tenha sido explicado no ato mas gostaria de mais uma opinião.
Baba Fernando, Mutumbá.
O pai de santo tem como saber qual é um orixá que veio num abiã? É possível um abiã de anos receber um orixá e na hora da feitura vir outro e mudar todo orô e ter a feitura feita de um santo daquele que sempre recebeu?
Axé.
Renato,
Não temos certeza absoluta do Orixá de um abian, o que procuramos ter certeza é que não seja um Egum, sendo a assim a sua segunda pergunra perde o sentido, Orixá de abian se conhece no periodo de preparação para a iniciação, evidentemente que anteriormente o zelador jogou e se certificou até com seu zelador do Orixá que se será iniciado e das possibilidades de aparecer um outro Orixá posteriormente.
Axé.
Entendido, obrigado Baba.
Axé!
nao obtive resposta a minha pergunta ate hoje porque?
Mpsa, seu cargo quem vai lhe dar é Orunmilá, temos varios tipos de Ogon, alabe, Asogun e etc… Uma desses cargos vc vai ocupar, seu zelador vai lhe informar. O que vc deve aprender como um Ogon é saber que vc será o espelho de todos, todos estaram olhando para vc o tempo todo e repetiram seus atos, portanto vc tem que colar em seu zelador e aprender o máximo que puder de tudo um pouco, da vassoura a tirar um àse. Se vc vai assentar Esù pq está em seu caminho, não precisa assentar outro, seria o mais coerente, pois Esú é Esú com esta ou aquela qualidade entendeu. Seu zelador está correto e vc agora tem muitas responsabilidades na mão.
Ire o.
Olá ! Nelson Souza. Gostaria muito q vc pudesse tira uma grande duvida minha. Venho de uma família q frequentava o axé. Nasci lá fui criada ah ter certo período da minha infância dentro do axé fui batizada nas água salgada. e hoje minha mãe e minha vó ñ frequentam mais. Eu de vez em quando vou ao um terreiro p/ joga buzos e fazer limpeza de corto. Sinto q durante seis meses eu fico muito agitada querendo fazer minhas obrigações durmo e sempre sonho cm água e rio. e seis meses fico calma sem vontade de fazer nada. então queia q vc pudesse me explica o qr esta acontecendo cm mg. Se é uns aviso p/ q eu aceite q a minha religião é o axé ou é coisas da minha cabeça? sou muito ligada ah D. Oxum e a Iemanjá. tenho elas cm minha mãe confio muitos nas 2. então ajude ah tira essa duvida de uma fulha desesperada. obrigada!
JCOT, este sonho sinaliza conflito, Ori em conflito. Aconselho vc a fazer um jogo e ver se seu Ori está precisando de um ebó, Bori, não existe òrìsá semestral, metade-metade, isto é lenda. O que vc precisa e ver se realmente está nahora de vc fazer este Bori.
O Nelson não está mais no blog, esta cuidando da abertura de seu Ilè àse.
Ire o.
gostaria de saber se é possivel fazer a feitura de uma ekedy de onira sem leva-la a uma cachoeira,sem sem rezas de encantamento das folhas (bate folhas)que são usadas para fora o chão onde sera posta a desisa (esteira) onde ela ficara deitada,sem rezas,sem maonga,sem tratar de baba egum,sem acentar bara,sem quebra quizilas,sem o ritual de estar na casa de santo todas as sextas feiras para as rezas,acender o santo e tomar bença ou pai de santo,na falta de tudo isto e de algo mais é possivel que o orixa aceite esta feitura? ou não?
É verdade que o primero ogam de um orixa ganha tudo para sua feitura? ou ele é obrigado abancar tudo? e gando alem de ser o primero ogam do orixa também é o ronbono da mãe de santo ele banca tudo da mãe santo,do orixa de quém é ogam dele proprio ou eles é quém banga tudo para o ogam? pelo que eu solbe ele ganha tudo ,é tudo por conta do baracão isto é veridico? e se o ogam for obrigado a arca com toda a despesa os orixas não cobra esta deszonestidade da mãe de santo?
vanivia,
Não é verdade, primeiro Ogan, rombono, etc, cada um banca sua obrigação que poderá ter ajuda de amigos e irmãos e até do zelador. Essas invenções não existem dentro dos rituais, todos tem que assumir seus sacrifícios e seus votos para com seu Orixá, inclusive para dar valor para não se sentir maior ou melhor que os outros.
Axé.
vanivia,
Claro que não! Passa por todo os rituais que consagram uma ekedi, cachoeira, rezas, folhas, baba egun , bára, Orixá, etc, etc, etc.
Axé.
Mas eu queria passa para todo mundo que oya,ogum,oxum,iemanja,xango,oba,ewa,nana,omolu,bessem,ossain,oxossi,logun ede,ibeji,oxala e exu e simplimente orixas da bahia cutuado pelos africanos e essa religiao significou muito para mim isso foi renovaçao na minha vida ???
ogum
oxossim
ossain
omolu
nana
oxumare
xango
oba
ewa
iansa
oxum
logun ede
ibeje
iemanja
oxoguian
oxala
Nossa! Otimo blog que acolhe e tira as duvidas de todos, Parábens!
Realmente as qualidades dos orixás ainda é um assunto que deixa muitos abians loucos a procura de respostas, mais isso é coisa que o tempo e a iniciação vão responder.
Axé
Angicos / Rio Grande do Norte
Bom dia venho solicitar se possivel um exclarecimento,em jogo atual com meu zelador o mesmo disse que existe uma guerra de santo em minha cabeça entre Ogun e Sango, estou no candomble a proximadamente dois anos não sou iniciado mas tenho um bori calçado com assentamento de Ogun e Exu,o mesmo me diz que tenho um sango de erança o qual esta tomando a frente de Ogun ?
Paulo,
Se você tem um Xangô de herança, ele não é o seu Pai, ele deverá ser assentado e cuidado por você, por isso se diz que é de herança, você herdou, portanto aconpanha a sua família. Não há guerra de santo, são as enerias em movimento, vai ver Xangô só quer ser assentado, converse com seu zelador.
Axé.
Obrigado pela resposta sobria, e rapida,mas meu zelador cogitou fazer os dois so não sabe como, pois em seu jogo sango teria tomado a frente e isso esta me deixando de cabeça quente,isso é possivel?
Paulo,
O que quer dizer com fazer os dois? Isso não existe! Por isso que ele não sabe como e está perdido,q quer inventar candomblé. Não é ele que determina é o jogo de Búzios, Orumnmilá-Ifá! Corra no mínmo mais 3 casas de candomblé antes de fazer qualquer coisa e certifique-se, quando eu estou em dúvida recorro aos egbomis, meu axé.
Candombé é a simplicidade com sabedoria.
Axé.
realmente a melhor forma de entendermos o candomblé que praticamos no brasil é estudando a africa pois grande parte do que praticamos tem origens étnicas
fomo leo,
Tenha a certeza que o candomblé é Brasileiro e não existe na África. Os Orixás vieram da África através dos escravos capturados, infelizmente pelo próprio negro e muito bem pago pelo branco. Aqui no Brasil formou-se o panteão dos Orixás, a Religião, suas Nações e o desenvolvimento do culto. Enquanto na África cada cidade cultua um Orixá somente, aqui no Brsil numa casa de candomblé cultuan-se todos, de Exú a Oxalá, essa é a grande diferença e mantendo a essência, até mesmo étnica.
Axé.
ola não tenho religião sou apenas uma estudiosa de religiões e tenho uma grande duvida como alguns pais de santos sabem qual é o nosso santo de cabeça sem jogar buzios , e pq as vezes dizem que somos de um santo e na hr de fazer o santo quem responde é outro orixa por favor me tire esta duvida desde ja agradeço boa tarde ass Samara
Samara,
Em Candomblé muito se explica, mas nem tudo. Um exemplo é quando determinado orixá aparece só na hora da iniciação como sendo o orixá do então futuro iniciado. Por isso que até lá tudo é cautela; o zelador apenas gera hipóteses através do jogo. Intuição é necessária sim, mas aliada à sabedoria que o jogo fornece. Fora do jogo é tudo “achismo”.
Axé.
Samara quem tem este tipo de visão e inicia uma pessoa sem consulta ao oraculo é louco, doido varrido e irresponsavel, custo a acraditar que alguém possa fazer isto.
Quanto este aspecto ele é raro mas pode acontecer, vc ser de um determinado òrìsá atá a hora da iniciação e no dia seguinte aparecer uma outra energia, isto não é normal e nem tampouco acontece toda hora, mas pode acontecer.
Ire o.
obrigada pelo escarecimento e obrigada pelo carinho e dedicação a ponto de se dar ao trabalho de me responder uma boa semana ……..para o senhor e parabens por levar tão a sério sua religião.
obrigada a vc tambem dayane por me responder obrigada aos dois e boa semana …….
Boa tarde , gostaria de algumas informaçoes sobre Ngunzu e Wawa
Agradeço !
henrique,
repita a pergunta dentro do post do Euandilu, basta clicar na foto dele.
Axé.
Ola,boa noite, eu sou de oxum (eiei oke),gostaria de saber sobre essa qualidade obrigada.
Pallomma,
Se não é iniciada ainda, não se apegue a qualidades, o mais importante é se ter a certeza que é de Oxun, qualidade é um detalhe para ser visto quando for se iniciar, é nesse momento que o zelador tem a absoluta certeza do caminho do orixá da pessoa.
Axé.
sou de yemanja com xango e gostaria de saber qual o significado
jussara,
leia o post de yemanjá , pois o primeiro Orixá é que prevalece no arquetipo.
Axé.
eu gostaria de saber o írìki de ogum no keto
Micael, visite minha página
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire o.
MOTUMBÁ BÀBÁ D’ILHA NO CANDOMBLÉ QUANDO NÓS NOS INICIAMOS É DADO UM NOVO DESTINO(ODÚ)ESSE ODÚ ELE SEMPRE VAI SER MEJI OU PODERÁ SER UM OMO ODÚ,EX:OSÁ COM OBARÁ!ADUPÉ BÀBÁ!
Nei você somente saberá se é um Olodù ou Ómó Odù se for um jogo realizado por um Bàbáláwo, pois este usará os Ìkin ou o Òpèlè Ifá. Se for o sacerdote de òrìsà com certeza será um Olodù (méjì).
Ire o.
Achei supre interresante e gostaria de saber odum
Achei super legal, minha mae e ekedi num camdoble perto deminha casa. Mas eu gostaria de saber mais sobre odum eu sou um 6 que me falaram q e obara o do dimdim, mas eu vivo dura, como todo brasileiro trabalha bastante e n ganho tanto. E qual e a historia desse orixa, a me disseram que sou filha de yansa obrigado desde ja bjuuuuus
Danny o que você gostaria de saber?
Ire o.
Danny todos os Odù são do dindin, não é apenas Òbàrà.
Depende de tantos fatores ter a prosperidade em nosso caminho, um dos principais fatores e estudar e abrir caminho no campo profissional.
Depois disto o caminho está arrumado e todas as energias são direcionadas para ebó, iniciação, caráter, atitudes, honestidade, pensamentos positivos, respeitar seu tabus e muitas outras coisas que compõem um ser humano dentro dos padrões traçados por Olodumare.
Não basta ter o odù do dindin, tem muito caminho pela frente.
Ire o.