Em sua passagem pela Terra, foi a primeira Iyabá e a mais vaidosa, razão pela qual segundo a lenda, desprezou o seu filho primogênito com Oxalá, Omolú, por ter nascido com várias doenças de pele. Não admitindo cuidar de uma criança assim, acabou por o abandonar no pântano. Sabendo disso, Oxalá condenou-a a ter mais filhos, os quais nasceriam todos com alguma deformação física (Oxumaré, Ewá e Ossayin), e baniu-a do reino, ordenando-lhe que fosse viver no mesmo lugar onde abandonou o seu filho, no pântano.
Nanã tornou-se uma das Iyabás mais temidas, tanto que em algumas tribos quando o seu nome era pronunciado, todos se jogavam ao chão. Senhora das doenças cancerígenas, está sempre ao lado do seu filho Omolú. É protetora dos idosos, desabrigados, doentes e deficientes visuais.
Qualidades de Nanã
Nanã Abenegi: Dessa Nanã nasceu o Ibá Odu, que é a cabaça que traz Oxumarê, Oxossi Olodé, Oya e Yemanjá.
Nanã Adjaoci ou Ajàosi: É a guerreira e agressiva que veio de Ifé, às vezes confundida com Obá. Mora nas águas doces e veste-se de azul.
Nanã Ajapá ou Dejapá: É a guardiã que mata, vive no fundo dos pântanos, é um Orixá bastante temido, ligado a lama, a morte, e a terra. Veio de Ajapá. Está ligada aos mistérios da morte e do renascimento. Destaca-se como enfermeira; cuida dos velhos e dos doentes, toma conta dos moribundos. Nela predomina a razão.
Nanã Asainan ou Asenàn: Provisoriamente sem dados inerentes a este caminho do Orixá Nanã.
Nanã Buruku ou Búkùú: Também é chamada Olú aiye (senhora da terra), ou Oló wo (senhora do dinheiro) ou ainda Olusegbe. Este Orixá veio de Abomey; ligado à água doce dos pântanos, usa um ibiri azul.
Nanã Iyabahin ou Lànbáiyn: Provisoriamente sem dados inerentes a este caminho do Orixá Nanã.
Nanã Obaia ou Obáíyá: É ligada a água e a lama. Mora nos pântanos; usa contas cristal vestes lilás e veio do país Baribae.
Nanã Omilaré: É a mais velha, acredita-se ser a verdadeira esposa de Oxalá. Associada aos pântanos profundos e ao fogo. É a dona do universo, a verdadeira mãe de Omolu Intoto. Veste musgo e cristal.
Nanã Savè: Veste-se de azul e branco, e usa uma coroa de búzios.
Nanã Ybain: É a mais temida. Orixá da varíola. Usa cor vermelha, é a principal, come direto na lagoa, dando origem a outros caminhos. Para chamá-la, a ekedi tem que ir batendo com seus otás para fazê-la pegar suas filhas.
Nanã Oporá: Veio de Ketu, coberta de òsun vermelho. É a mãe de Obaluaiyê, ligada a terra, temida, agressiva e irascível.
Nanã Xalá: Muito ligada ao Branco e a Oxalá.
Teremos ainda outros nomes, títulos ou qualidades: Inselè, Sùsùré, Elegbé, Bíodún, ìkúrè, Asaiyó, etc.
Revisão: Fernando D’Osogiyan
Adorei!!!!!!!!!!!!!!!
Sou filha de nanã e atavés deste site pude saber mais sobre a qualidade da minha mãe.
Bjos!!!!!!!!!!!!!
Será q vc poderia mandar para o meu e-mail mais algumas informações sobre a qualidade Ajàosi.
Se naum puder, tudo bem.
Vlw
Sou de Nanã. Não frequento nenhum Casa, há muitos meses. Vivo em Portugal e o trajecto já percorrido só me tem trazido confusão.
Fiz Obi de cabeça para ELA em 2000, na Bahia. 2009 é o ano em que tenho de assentar meu Santo. É interessante me dizerem agora que é Oxum minha mãe de Ori. Pelas qualidades de Nanã, chego à conclusão que a “minha” Nanã é «Nanã Abenegi» porque sempre me disseram até hoje que Iemanjá é minha Mãe de Ori; Oxum, meu guia protetor; Oxóssi, meu guia espiritual; Oxumaré, meu guia material. Mas é Oxum que se manifesta em mim, bela, dizem, tal como Nanã, velhinha, a precisar de seu cajado, meu rosto cheio de rugas.
É estranho ter entrado no Candomblé por causa de uma profunda depressão em 1999, para ser tratada, e ficar, e percorrer um caminho difícil desde então, estando agora ainda mais difícil na saúde e no equilíbrio material e espiritual.
Comentário: é muito difícil viver minha Fé nos Orixás sozinho porque ainda não encontrei meu rumo. Mas vivo. E amo-OS.
Obrigada,
Maria Luisa.
Olá Maria Luísa,
É importante que você siga a sua vida no santo dentro de um terreiro. Orixá não é para ser cultuado de forma isolada. O candomblé tem precisamente um sentido agregador, de família, em que a casa (ilê) e a família (pai/mãe de santo, irmãos mais velhos e irmãos mais novos) todos interagem e assim se vai desenvolvendo e crescendo na religião.
Procure uma casa de fundamento com a qual se sinta bem e se identifique, solicite uma consulta para esclarecer essas questões sobre os seus orixás e só depois dê esse passo tão importante que é a feitura/iniciação. Tem aí umas quantas coisas que não estão correctas nessas atribuições de cada orixá. Por exemplo, se você é de Nanã como diz no início, então será Nanã a dona do seu orí, e não Oxum.
Não veja também o Candomblé ou qualquer outra religião como uma tábua de salvação para os problemas materiais. O Candomblé, como qualquer outra religião, pode dar-lhe o equilíbrio espiritual, que será importante para você levar todos os outros aspectos da sua vida de forma mais serena, mas não transforma a sua vida material, essa é a parte que compete a cada um de nós trabalhar e escolher como levar.
Axé!
Tive um sonho com uma mulher que seria eu e segurava um cajado e firmava no chão dizendo Naná e não Nanã. Me disseram que existem várias delas gostaria de saber se sou filha dessa Nana ou Nanã?
Claudia para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informação a sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomege do Ogum
Olá,
Gostaria de saber a Qualidade de Minha Naná. Sei que elA faz ORÔ c/ Oxalá, porém seu nome não tenho. E também sei que ela é a mais nova.
Olá Mariana Claudino, aqui no blog, como a senhora pode ter lido, é descrita e citada qualidades, mas a única pessoa que pode te dizer com toda certeza qual é a qualidade do seu orixá será seu zelador no momento da seu nascimento, iniciação, antes disso, cabe a nós conhecer e buscar as informações possíveis sobre a natureza que nos habita=D
Aqui no blog tem muita informação coerente e segura, navegue e se deleite, no mais o Nelson e Manuela estão aqui para responder, no possível, as suas dúvidas e ler seus comentários. Você já viu o post “Lendas de Nanã”? Aqui também tem.
Obrigada, espero tê-la ajudado, minha irmã.
ola por favor gostaria de saber qual qualidade de nanã q carrega uma vassora em vez do ibiri grata
Hiorana não existe uma qualidade que carrega vassoura, ´Nanã não varre nada. Na sua dança os movimentos podem até parecer ou dar a impressão de varrer, mas Nanã está na verdade apoiada em sua cajado e talvez por isso alguém tenha entendido que Nanã está varrendo enquanto dança. O seu símblo é o Ibiri. Tomege
pofavor quem é de oxum pode receber nanã
Olá Soraya
Que eu saiba não há impedimentos,Nanã faz parte do seu ori?
Oi eu sou de nana e adorei esse site. Finalmente descobri a qualidade da minha nanã. muito obrigada.
olá. gostaria de saber se há alguma qualidade de Nanã, ligada com Yemanjá ou Oxum.
axé.
olá. gostaria de saber se há alguma qualidade de Nanã, ligada com Yemanjá ou Oxum.
axé.
PS: NOTIFIQUE-ME POR: KELLY.MENSAGENS@HOTMAIL.COM
Olá Geise e aí descobriu o que é alodé??
Lá em cima no post tem uma qualidade ligada a Yemanjá
Desculpa a curiosidade,porque a pergunta?
axé
Caramba estou feliz por saber que vcs não fazem bobagens e nao falam tb. Parabens pela seriedade e resp.dentro do canbdomblé. Mojubá
oooooooooi
sou fernanda aorei o comentarios sobre as qualidades de nanã,sera que vc podiam me mandar mais informação sobre a qualidade de nanã nanbayn, a mãe de xango pois adorei esse site
parabéns pela seriedade e transparencia.
aguardo resposta
bjão
Fernanda a mãe de Xangô é Yemonjá, Nanã Nabaim – Carregas as doenças e as chagas, usa xarará como Omolu e não o ibiri, isso é o que pude apurar. Tomege
Olá Fernanda,
Nunca ouvi que Nanã fosse mãe de Xangô. É mãe dos orixás Iroko, Obaluaiê e Oxumaré, mas por ser a deusa mais velha do candomblé é respeitada como mãe por todos os outros orixás.
Axé!
Eita que a Velhinha veio pra matar a nossa saudade. Muito feliz em ver a sua fotinha, Velhinha!! Sua benção
ola!!!
qual nanã e mãe d iansã?e se xango e pai de iansã ?
grata
bjks
Olá Cristina
Nanã só é mãe de Oxumaré, Omolu ,Ewá.Os outros orixá são filhos de Yemanjá e Oxalá. Xangô foi marido/esposo de Oyá, nunca pai, ele foi casado com três orixás femininas, Obá, Oxum e Oyá.
Leia as lendas que vc vai conseguir perceber os laços de parentescos entre eles.
Axé
Olá !
que site legal ! tem mtas coisas
com faço pra saber que qualidade de Nanã eu sou ?
Olá!
Gostaria de saber mais sobre Nanã. Teve 3 sonhos, endo que 2 estão relacionados com essa orixá. Quero me a pofundar,andei conversando com uma medium ela disse que essa seria o meu orixá.
Ficarei aguardando sua resposta.
Axé!!
Ana aqui no blog no post Nanã tem mais informação, em Lendas dos Orixás tb, e outro bom caminho éler os comentários destes posts, sempre tem informação interessante. Uma coisa muito importante é que não é atraves da fisionomia, data de nascimento, cálculos matematicos ou outros meios que se sabe qual é o seu Orixá, no candomblé é pelo jogo de búzios e na umbanda é com uma consulta ao guia chefe o terreiro, caboclo, preteo velho ou outro guia, nunca pombagiras apra este assunto. Tomege
bom dia eu tive um sonho e falei com uma pessoa que me falou que era o rixa nanã (eu estava subindo uma ladeira e via uma senhora com muitas sacolas fui ajuda-la quando pequei a sacola ela levandou um pano que ficava em frente a sua porta e la tinha um pequeno cachorrinho amarelo com um colar no pescoço com um nór na ponta do colar o cachorrinho era um amarelo brilhante a senhora me levou para dentro de casa uma casa muito simples sentei no seu sofa ela pegou em minhas maos e falou não faça isso não e sentou em uma cadeira de costas para mim e derepente ela vira e me pergunta qual e a data de ns de sua mãe eu falei 19/09/1971 ou 24/09/1971 mas minha mãe ns na data de 05/09/1964 quem ns em 1971 foi meu marido 25/02/1971 muito obrigada pela sua ajuda
Bom Dia.
Tive um sonho com o orixá nanã, e neste sonho ela aparecia na minha frente, como se estivesse me protegendo. o que isso significa?Me ajudem
Grata
Olá alessandra e Tatiana pacífico
Não sabemos o que significa seu sonho,sonhos são muito
pessoais e não temos como lhe dizer algo baseado na subjetividade, busque
uma pessoa próxima a vc que tenha experiencia com sonhos e que possa lhe orientar melhor .
axé
Motumbá,
Vocês poderiam me informar sobre a qualidade de nanã toqui?
Gostei muiot de blog e das informações nelas postada.
Rodrigo eu conheço Exú Toqui, ligado a Oyá, nunca li nada a respeito de Nanã com este nome nem parecido. Tomeje
oi queria sabe o porque de nana não ser adoxada meu pai de santo sempre me falou isto e eu ja vi este orisa saindo adoxado !!
Olá paulo fernando
Se vc já viu uma pessoa de Nanã sendo adoxada, já deu pra sacar que existe uma discordancia com o que seu zelador diz e o que acontece.Adoxu é um cone ritual colocado na cabeça do yawó na saída de santo.Porque os filhos de Nanã não seriam adoxados?Eles raspam a cabeça porque não levariam adoxu?
carol eu sou iniciado a 38 anos .
e queria sabe mas sobre este orisa nanã, fico com nedo de iniciar filhos deste orisa meu pai de santo hoje e falecido e sempre segui as normas de minha casa ,e como te falei eu so vi uma vez este oricha ser adoxado, tenho muito amigo do asè e eles me falam que este orisa e adoxado dentro do ronco quero sabe se isto e serto ?obrigado e mutumbá
paulo fernando,
Lembre-se que acima de tudo está o orí do iyawò. Iniciar alguém para Nanã é tarefa para poucos axés no Brasil, eu não me atreveria sem estar muito escolado nesse Orô. Nanã é Abikú, Orixá ancestralizado.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
fernando concordo com vc irmão !!
que meu pai Òsogyãn le abençoe.
Olá paulo fernando
Acredito no que baba Fernando fala, deve ser realmente muito difícil iniciar alguém de Nanã e se a pessoa não estiver escolada, é melhor nem tentar,já começa no raspar a cabeça que é uma dúvida que me corrói,se ela tem quizila de metais como raspar um filho dessa Grande Yabá sem uma navalha?
Se eu fosse zelador e não soubesse teria que ir buscar na raíz esse conhecimento e se fosse caso pedir que outro pai mais experiente e escolado no assunto fizesse essa yawó.
Axé
Egbé eu tive o privilégio de acompanhar uma iniciação de yaô de Nanã, participei de tudo, no final, e para complicar ainda mais este debate, me foi dito o seguinte “que bom que vc viu tudo e aprendeu, porque se um dia houver necessidade vc poderá repassar o que sabe para uma mulher, pois só mulheres raspam Nanã”. Não sei sinceramente se é verdade isso, mas foi o que ouvi. Tomeje
Ègbé,
Tenho uma irmã de Nanã feita por meu pai Mauro D’Omolú com a presença de pai Paulo da Pavuna no orô. Isso foi em 1990 ela fez 19 anos de feita e continua firme a véia, salúba!
Os guardiães de Nanã em África, segundo Pierre Verger, são homens, portanto kizila é que não é.
Acredito no que seja axé matriarcal, vamos respeitar.
Fernando
Fernando não estou conseguindo enviar mails, mas não recebi fotos ainda.
Sobre este assunto de zeladores não poderem fazer este Orixá, isso depende da raíz, na dele pode, tudo bem, na minha não pode, e tudo bem tb, é questão de aprendizado ou de interpretação do aprendizado ou do aprendido na roça. Não digo que eles estejam errados, até porque a pessoa está viva e feliz, mas na minha roça o padrão é esse e devo seguir o meu padrão. Se na minha roça há esta interdição e se tem um fundamento para isso, eu devo respeitar e acatar. São aquelas questões que vc já citou sobre o que se aprende e que realmente tem fundamento e aquilo que se aprende e ao longo do tempo vamos apurando e vemos que o correto é outra posição ou fundamento e revemos esta questão e nos adaptamos para melhor, mas por enquanto o que ouvi fez sentido, então não devo questionar. Sobre os guardiões, eles são guardiões mas não é dito que nas pesquisas e observações de campo Verger tenha citado que os homens iniciavam pessoas deste Orixá. Acho que se assemelha a uma roça dirigida por uma mulher e que tenha culto a Babá, o culto existe e a roça é “guardada” por uma mulher, mas não é ela que vai cuidar diretamente de Babá. Tomeje
Nelson
Óbvio que lhe entendo perfeitamente e respeito, Se existe até divergencias entre axes tão próximos, não é mesmo?
O importante que a essencia não muda apenas a liturgia de cada casa em detalhes, como esse por exemplo. Hoje fiz comentários com relação aos primeiros axés comandados por mulheres e são até hoje: Engenho Velho, Gantois, Opo Afonjá, entre os mais expressivos, daí a força matriarcal meu irmão, candomblé centenários comandados por mulheres. O axé Oxumarè quebrou o rítmo com o posto de PC de Oxumarè filho carnal de mãe Nilzete, embora, ela tivesse a filha carnal e mais velha Maié Tãnia, quem ficou no posto foi pai PC de Oxumarè. Daí temos vários excelentes babalorixás como pai Bobó de Oyá, Cido D’Oxun, todos axé Oxumarè.
Fato interessante nos axés co-irmãos como os que citei acima, são determinados orixás que são feitos numa casa e não são na outra?! Como? As casas cresceram e se formaram também com uma certa, no bom sentido, intransigencia nas culturas e fundamentos, nisso o Opo Afonjá se fez mais presente, mais moderno, avançou e inovou sem se descuidar de sua essencia. Ter uma escola pública dentro da roça de santo levando o nome da Oba Biyí é fantástico, lançaram recentemente e me parece que este mes estarão no Bate folhas o “Encontro dos Alabes”e percorrerão vários axés na Bahia em várias nações, lutar contra o profanismo no carnaval de Salvador, acabar com o sincretismo religioso, foram atitudes baseadas antevendo o futuro de nossa religião, afinal, somos candomblecistas Afro-brasileiros e muito devemos não mais oralmente, e sim através da escrita, vide Pierre Verer, mestre Didí e toda a corte de intelectuais Obás de Xangô, ao Opo Afonjá e agora nítidamente na figura de Mãe Stella.
Fernando D’Osogiyan
Fernando não é questão do zelador não fazer, mas no meu caso, o que me foi passado e ensinado foi que se um dia isso viesse a ocorrer, de ter uma filha de Nanã para raspar, fato improvável visto que meu caminho não é ser zelador, mas hipotéticamente, o correto seria eu ofereçer esta pessoa a uma irmã mais velha ou a Yakekerê de ” minha casa”, mas não colocar a mão na filha. É mais ou menos o caso de aparecer um Inkise numa casa de Ketu, o zelador deve encaminhar para Angola, ou no caso de um pai de santo que tem que ter as Yás na roça, quem de fato vai cuidar é uma mulher de sua confiança, não é isso? Acho que o caso é mais por aí. Agora, neste exato momento me passou uma coisa na cabeça, este comentário que foi feito a mim, não poderá ter sido motivado por eu ser de Ogum? viu, foi exatamente o que falei antes. Recebi uma informação e agora com esta discussão me surgiu a dúvida, será que foi o meu caso específico ou se refere a todo homem do meu axé????????? vou pesquisar rsrrsrsrsrsrsrs Viu uma discussão pode me levar a descobrir outra coisa.
Me mande as fotos, ou envie diretamente para as meninas, se não elas vão acabar jogando macumba em mim, me ajude rsrsrsrsrsrs. Tomeje
Nelson,
pode acreditar, por Oxun, que antes de chegar ao final do seu texto me veio a mesma coisa à cabeça. Faz muito sentido esse caminho, e nós dois sabemos porque. Vida que segue e caminhos que se abrem..rsrs.
Engraçado você me passa a sensação de zelador, aliás, todos o quase todos, pensam dessa maneira, saiba querido irmão , que para Orixá tudo é possível, pode não vir com o cargo de berço, mais pode fazer jus a ele e conquistá-lo por amor a liturgia do Orixá, muito cuidado, Ogun pode lhe surpreender!!!!
estou meio macabro esses dias, esquece….rsrsrsrs
Grande abraço,
bença, fernando.
Meu irmão, sabe aquele almoço que queremos marcar? Esqueçe! Tu é zelador sabe do tamanho do problema e deseja para mim? Pensei que fosse meu amigo, meu irmão ????? Assim não pode, assim não dá rsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsr
Vou na roça neste fim de semana para dar início aos trabalhos das Águas e Oxalá e vou perguntar a Yá. É claro que vou levar uma baixa, mas agora preciso saber detalhes…..Grande axé, Tomeje
Nelson
Depois nos conte como foram o golpes…até hoje rio quando lembro da história do seu nome….
Segunda feira eu vou postar uma foto do meu olho roxo rsrsrsrsrsrssr
Carol eu sou iniciado a 38 anos
e nunca participei de um oro de nanã !e ate por que eu não sou de fica entrando en ronco de outra pessoa,
mas tenho minhas duvidas como se raspa um orisa que tem quizila com o aço o ferro e tudo que se corta tesoura em fim
como que e capas de raspa uma yao deste orisa, já ouvi falar que deixa o yao no eré, e se faz o oro ,já ouvi tambem que se raspa com uma navalha de bambu tenho minhas buvidas , pra corta os bichos ate que pode ser usa uma faca de bambu, mas pra raspa ! não sei .ja vi varias saida de uma nanã .no rio . em são paulo e ate mesmo em sauvador na minha terra natal mas eu nunca me atreveria fazer algo que não tenho tanto conhecimento assim não .um abraço pra todos que poderem me responde este fundamento!!
Paulo Fernando, sua benção, mais velho.
Sobre o assunto discutido aqui eu também não faço ideia acerca de nada, quer dizer até faço, de “ouvir dizer”, mas fica lá na minha memória numa prateleira intitulada “Incertezas”. Creio que o melhor que o senhor tem a fazer é procurar pessoalmente um zelador que saiba sobre Nanã e pedir um auxílio a ele. Dividir é somar sempre, principalmente na nossa religião. O senhor já tem idade pra saber disso, se fosse eu, levaria um coió maior que a minha vida com toda certezarsrsrsrs
Estou lhe falando isso, pois acho muito pouco provável que alguém diga por aqui como é esse fundamento. O senhor entende o que estou falando, não é?
Axé!
paulo fernando,
essa é uma liturgia condenada aos segredos de axé, infelizmente essas informações não podem ser passadas por aqui, embora, você mereça toda nosso respeito por ser um ebomi.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
obrigado a todas!! e mutumbá asè pra todas!!!
Gostaria de saber qual o meu Orixá de Cabeça, pois sempre me falaram que era Oxum Apara, e Ogum, ai tem alguns que falam que é Inhaçã só, nasci no dia 6/12/1950 em Sanros SP, sempre cuidei da OXum , ja fui Ekede suspensa de Iemanja ha mais de 20 Anos n frequeento mais nenhum lugar , e agora por ultimo me falaram Que eu sou de NANÂ, tudo que ganhei perdi, não firmei com amor , nenhu,m passo anos sozinha, sou aposentada agora dependo de aposentadoria , ja me falaram tambem que tenho Oxum por herança de familia,gostaria de saber qual é o correto , e desde ja agradeço a atenção que me for dispensada , obs. sempre fiz agrado aos Orixas, mas ultimamente esta dificil, cai com o carro num rio agora fiquei sem nada estou tentando me recuperar. depois de tres anos de depressão, muito grato
Agô a sua Benção
Sonia,
Oxun Apara ou Opara é acima de tudo uma grande guerreira, a senhora da Espada. a data de nascimento não reve-la seu Orixa, somente num jogo de búzios.
Então levante essa espada e vá à luta em nome de Oxun!
Boa sorte,
Fernando D’Osogiyan
Olá….. Boa Tarde !!!!!!!
Sou filha de Nanã, e gosaria de saber qual a qualidade dessa imagem q tem nessa página……..
Agradecida………..
eu sou filha de nana buruque com yansa amo minha mae ela e tudo na minha vida saluba
Olá Okolofé á todos …
Eu sou iniciada á 15 anos e Ebami de Nanã , essa Orixá maravilhosa por qual devo minha vida e por qual vivo minha vida por ela !!!
Realmente existe mtos mitos e mtas coisas qdo é feita uma filha de Nanã até opor que na minha nação tbm não se faz homen Nanã aceita apenas mulheres….
Posso apenas afirmar e dizer uma coisa de roncó … é simplismente maravilhoso … faria e viviria tdo de novo !!!
Ainda tenho apenas 15 anos de santo tenho mta coisa ainda pela frente…
Mais no dia que vcs puderem fazer essa Orixá vcs teram trabalho porem seram recompensado com tanta blz … da qul me emociono até hj!!!
Que Nanã cubram a tdos com mta saúde ….
Okolofé Olorum ….
Salubá minha mãe …
Bjos á tdos …
Yalorixá Nãnássurêynã de Nanã.
Andressa sua benção Yá, li todos os seus comentários anteriores e fiquei de fato bem emocionado e feliz com sua palavras que de certo serão lidas e entendidas por muitos irmãos, seja sempre presente aqui e esteja sempre a vontade aqui, nossa “matriarca” do blog, a fundadora deste trabalho é Manuela, filha de Nanã. Não a toa que sra veio aqui rsrsrsrsrsrs Axé. Tomeje
Olá! Boa tarde!
gostaria de saber qual a qualidade da
nanã que carrega a oxum. Desde já agradeço.
Que oxalá abençoe a todos.
Carlos não há ligações entre Elas. Sãoorixás que em determinados aspectos até tem similaridades, ms não ligações.
Mas vc já viu o que está acontecendo no Haití? Será que vc pode colaborar de alguma forma com eles? Procure, por favor, a Defesa Civíl do seu Município, vamos nos mobilizar? Tomeje
Em vários lugares que passei através do jogo de búzios me foi dito que meu orixá é Oxum. Outro dia me consultei com uma entidade baiano João que disse ser minha orixá a Nanã. Essas orixás são ao menos parecidas em alguma coisa? Disse ele qua até agora estêve enganada.
Obrigada
Vilma,
São dois belos Orixás independentes. Têem em comum o elemento água. Se vários pessoas te deram Oxun e uma pessoa entidade que seja, te deu nanã, muito provavelmente o tal João errou, ele é que deve estar enganado, porém, se tiver dúvidas, confirme em outro jogo.
Boa sorte,
Axé.
Pessoas que são iniciadas de Nanã, sempre será com o juntó com Iabás?
Dofono não necessáriamente, apesar de ser uma preferencia de Nanã, há casos de Nana com Oxala. Tomeje
Eu Chamo a Força de todos os ORIXÁS…
Este é o meu 2.º comentário. Fiz, em Agosto de 2009, Orixá.
Meus Pais de Ori são: Oxóssi, Oxalá, Yemanjá.
Eu tenho sempre comigo, também, Nanã Abenegi.
Muito obrigada.
Olá, Paz para todos!
Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não sou religiosa, respeito todas as crenças e todas as formas de culto a Deus, bem como todas as práticas que estejam em harmonia com a Natureza.
Estou aqui porque me ocorreu uma coisa estranha… hoje cedo, minha mãe abriu a porta do nosso quarto para me chamar, e assim que ela entrou, não vi exatamente a minha mãe e sim um Orixá, mais precisamente uma Deusa, coberta de palha e com um “cajado” e logo veio em minha mente a palavra Morte… Conversando com uns amigos a respeito desse Orixá, suponho que eu tenha visto Nanã….
Minha mãe não está bem de saúde, mas está andando para cima e para baixo, bem espertinha, até, mas já tive a sensação de que a perderei em breve… Eu não frequento, como já disse, nenhuma religião, mas tenho uma boa intuição, costumo ver espíritos, não gosto muito disso…
Estou preocupada… se tiverem alguma idéia do que posso realmente ter visto, por favor, postem
abraços
Não tenho certeza se sonhei com Nanã ou com Obaluaiê… mas gostaria de saber o que significa sonhar com Obaluaiê junto a um doente..
Beijos
Antonieta
Antonieta Nanã não tem este perfil que vc citou, mas tudo bem, licença poética rsrsrsrs. Minha irmã, Nanã e Obaluaie não estão ligado somente a morte, tb trazem boas notícias e saúde, e de acordo com o entendimento do candomblé, quando alguém está pra partir há um afastamento natural dos orixás desta pessoa, e se vc viu orixás próximo a ela isso pode indicar melhroa na estado de saúde de sua mãe, isso de acordo com o aprendizado que tenho de candomblé. Mas talvez seja bom vc procurar alguem que possa jogar para vc, ou um centro kardecista ou uma boa umbanda, ms sempre sem vc coemntar este assunto e ver o que os orixá ou guisa lhe dizem lhe dizem. Tomeje
Obrigada pela resposta, fiquei muito contente. Vou seguir seu conselho.
Forte Abraço.
Antonieta
Sou filho de iemanja mais acho nana muito linda
SALUBA!!! GRANDE VOVO!!!!!!!!!
ola tive um sonho
minha falecida mae era de nana
tem 4 anos q ela faleceu sou filho de omulu com oxum nao sei aou certo se é(oxum mare)
tive um sonho q nana o orixa veio me confortar como se fosse minha mae deitei no colo dela eu chorei no sonho
foi muito real ai entao ela me deu um ovo de ouro nele estava escrito tres palavras em outra lingau perguntei q isso quer dizer ela disse sal e dende o siguinifica esse sonho?
vcs podem me ajudar por favor estou passando por dificuldades espirituais
sou de exu caveira tanbem de pois relato o sonho q tive
Primeiro gostaria de parabenizá-los pela seriedade dos organizadores desta página, algo raro em se tratanto de assuntos religiosos…
Bom sou filha de Nanã, e ao que parece, identifiquei-me com a Abenegi, no entanto, sou umbandista, e lá não se faz as distinções, mas eu gostaria muito de saber qual seria minha qualidade de Nanã, pois fica evidente que existem qualidades muito diferentes uma das outras…
Um Axé a todos!
Elisangelis, muito obrigada pelas palavras de incentivo, minha irmã 🙂
Sobre qualidade de orixá, ela só é vista por um zelador durante o ritual de iniciação no Candomblé. Então não há outra maneira de saber, minha irmã. Até por que a importância dela está lá na iniciação, apenas. E como você é umbandista, diminui ainda mais as possibilidades.
Axé!
Elisangelis,
Não são tão diferentes assim as qualidades de Nanã, pois por fundamento precedem a mesma energia.
Seu arquétipo:
Nanã Buruku é o arquetipo das pessoas que agem com calma, benevolência, dinidade e gentileza. Das pessoas lentas no cumprimento de seus trabalhos e que julgam ter a eternidade à sua frente para acabar com os afazeres. Elas gostam das crianças e4 educam-nas, talvez, com excesso de doçura e mansidão, pois têm tendência a se comportarem com a indulgência dos avós. Agem com segurança e magestade. Suas reações bem-equilibradas e a pertinência de suas decisões mantêm-nas sempre no caminho da sabedoria e da justiça. (Pierre Verger)
Eu acrescentaria ainda que é uma guerreira de primeira, não usa camisú, adora um atacã bem amarrado para trás e dança magestosamente com Osogiyan na festa do pilão ao prestígio de um orixá funfun, dignina representante da Grande mãe Universal.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Gostaria de saber qual a diferança de NANÃ EUA e a orixa EWA. Aguardo resposta
Nilza como eu te falei no outro comentário, no candomblé não existe Nanã Ewá e sim Nanã (um orixá) e Ewá (outro orixá). Tomeje
Olá!!!
Fui iniciada a pouco tempo no comdonblé, apesar de pertencer a ele a 15 anos , só agora fiz os preceitos de iniciação, por isso hoje sou uma iaô. Gostaria que vcs falacem um pouco sobre a qualidade do meu orixá, NANÃ ISSURE, se possivel mandem tbm para o meu e-mail.
Desde já agradeço a atenção!!!!!
Kolofé!!!!
Tatiana, sua benção Vó, eu peço que vc leia o texto “longo caminho do parendizado” clique na foto Nelson e procure por este texto. A melhor dica que posso te dar além da leitura do texto é que vc jamais procure informação sobre seu orixá em net. Mas acho que vc pode ler sobre o orixá em sí, sobre a energia Nanã, e tb contigas, onde, por coincidencia vc encontrará o termo iku ré ou ikure, que muitas vezes é cantado de uma forma aportuguezada como issure, porém a tradução deste termo (Ikure) segundo alguns pesquisadores seria “a sua morte”. Tomeje
Olá!
Parabéns pelo site! Muito bom mesmo!
Gostaria de saber sobre a qualidade Nanã Burobó.
Desde já agradeço!
Isabela não será Burukú? Tomeje
Nelson,
Li essa qualidade de Nanã num texto.
Também acho que se trate de uma variação decorrente do “aportuguesamento” de “Burukú”. Mas é sempre bom tirar a dúvida! 🙂
Muito obrigada pela ajuda!
Não suo filho de Nanã nem faço parte de nenhuma linha do candomblé e umbanda. Mas tenho muito respeito por todos os orixás e em especial: avó, mães e rainha de alguns filho de santos do nosso Brasil Nanã.
boa noite foi feita nanã em mim, mas nao abrirao curas no meu corpo eu usei o kele de cor branco com azul, só q toda vez q tinha omala d sango minha nanã nao vinha, tinha q alguem d santo bem mais elha do q eu p chamar minha nanã mas mesmo assim eu ouvia tudo o q acontecia, agora eu gostaria saber se realmente foi feito em mim ou nao?
alguns dizem q tem um tipo d nanã q é confundida com yemanja isso é verdade? pois minha cabeça esta confusa e quero resolver isso o mais breve possivel
obrigada
Existe filhos de Nanã Homens !???
Adilson,
Não existem filhos homens “iniciados” para Nanã, porém, existem filhos homens devotos e guardiões de Nanã.
Axé,
Rosangela,
Somente através do jogo é que você pode tirar suas dúvidas. Sobre Nanã não vir quando se arria o amalá, está mais do que correto, não deve vir mesmo! Como também Xangô não virá no Orô de Nanã., Energias equidistantes e cultos independentes. Não existe Nanã que se confunda com Yemanjá, isso é invenção.
Procure uma casa de boa reputação e faça um jogo para tirar suas dúvidas.
Axé,
Rosangela uma iniciação requer no mínimo 21 dias, bichos de 4 pés, cura não é obrigatório, mas tem resguardo de tres meses, tem uma saída pública. NOcaso de Nanã a cor é roxo/lilias ou parecido com isso, azul e branco eu desonheço. Vc cumpriu estes requisitos? Tomeje
Adison eu conheço tres filhos de Nanã, ogãs e ojé, oque eu nunca vi foi filho de Nanã homem virado de Nanã isso, pleo que sei, não existe. Tomeje
gostei muito de ler sobre mionha mãe saber a orige ela e de onde ela veio gostei este saite esta de parabes………
com a nanã foi perduada????????
mande a resposta para o meu orkut ta
amor a senora minha mãe
bjs de b!@ a gatinha do tb
eu temo 14 anos e so filha de nanã
Beatriz, a nossa interação se dá por aqui, apenas por esse meio, minha irmã. Não daria pra disponibizarmos mais tempo pra orkut, etc. Espero que nos entenda.
Nanã fez o que pra ser perdoada?Não entendi esta pergunta. Tomeje
para se bem sincera eu entrei no quarto d santo numa terça feira e no domingo foi a saida eu usei o kele durante os 21 dias, animais tinha la um pombo, uma galinha e um pato e qd eu sai de la o pato ainda estava no ile
Rosangela infelizmente mais uma vez temos que dizer isso de nossa própria religião. “Vc foi vítima de alguém desqualificado e sem carater e que se diz religioso”.
Há segmentos como a Umbanda tradicional onde não há sacrifíco animal nas sua cerimonias, mas nem assim eu posso tentar justificar o acontecido pois mesmo na umbanda o tempo de recolhimento é maior que este é de sete dias no mínimo. Mas pra complicar, umbanda não usa kele. Tb não podemos dizer que foi um bori porque bori não requer mais que 24 horas de recolhimento, pode haver alguns casos de 03 dias mas são raros, então tb não era bori. Estou tentando achar uma explicação e não consigo. Rosangela é triste e envergonhador pra toda uma comunidade a existencia de pessoas assim no nosso meio. Até que vc encontre alguém que possa te ajudar a saber quem é seu orixa, vc infelizmente vc não pode, sequer, dizer que é de Nanã, porque depois do relatado, esta pessoa não tem habilitação pra dizer de que orixa vc é de fato. Procure uma boa casa de candomblé, certifique-se de que realmente é candomblé, observe o comportamento das pessoas e do zelador e só se vc se sentir segura faça um jogo, não tenha vergonha de perguntar a qual segmento esta pessoa está ligada, se é ketu, angola ou jeje e qual a raíz da casa e pesquize esta informação, é triste isso tudo que estou lhe aconselhando, mas é preferível assim do que ficar à disposição de outro falsário da fé. O que pudermos te ajudar com certeza faremos no sentido de orientar seu caminho. Tomeje
obrigada por tudo, eu vou procurar uma outra caa d candomblé e jogar buzios quem diz q fez o santo em mim foi o nivaldo d logunede aqui d sorocaba ele é filho do pai kabila, ja tentei falar cm ele e ele me disse q se algum dia eu for em alguma festa da casa dele ele vai mandar me retirar, todas as pessoas q ele esta fazendo santo ele nao abre cura pois ele diz q é dificil a pessoa arrumar um serviço depois, minha amiga é d yansã e ele fez ela d oba, nao da p entender né?
mas muito obrigada por tudo
asé
boa noite
fui iniciada de nanã há 14 anos na angola e nunca me falaram qual a qualidade ou o segundo santo. Minha mãe de santo esta enferma há dez anos. E por falta de conhecimento tenho medo de volta a cuidar do meu santo em terra alheia.
Meu pai pequeno é um homem de Ogum, fico questinonando sobre se isso foi certo.Me dou bem com homens de ogum, com crianças e me sinto sempre jovem. Tenho 38 anos e sempre me dizem que meu santo foi feito errado, pois sou bonita e espirito sempre jovem.Poderia me esclarecer sobre isso.
Muito obrigado
Macuiu.
Rosangela é uma pena que nos dias de hoje alguém que deve ser um líder ainda se comporte desta forma, mas erga a cabeça e vá em frente minha irmã, seja feliz e ame seu orixa, peça que Ele, seja quem for te leve a uma boa casa de axé, pois tem sim e várias. axé. Tomeje
Nadia primeiro devemos entender que em angola se cultua Inkise e não orixa, sei que há um costume em diversas casas de tratar os inkises pelos nomes dos orixas. Quando eu falo sobre tratar pelo nome correto eu não falo apenas de nomes, não é só uma questão de mudar o nome, muitos orixa tem correspondencias com inkises sim, mas há muitos outros que não tem, há muitos inkises que nem são conhecido no ketu e orixas que não são conhecido pelo angola, então nãoé só nome que muda, e toda uma cultura religiosa que muda e se perde quando tratamos nossos inkises pelos nomes de orixas. Olha a questão de associarem Nanã a velhice ou feiura não tem fundamento, Ela um orixa belíssimo, e não devemos confundir um orixa antigo com velhice. Tenho uma irmã de Nanã e ela é jovem e bonita tb, tem o espírito de velha rsrsrsrsrsrs (se ela ler isso, posso me considerar morto rsrsrsrsrs). Mas daí a impor as filahs de Nanã este arquétipo é outro assunto é desconhecimento ou simplificação. A questão do seu pai pequeno ser de Ogum, eu te peço que clique na minha foto e procure o texto “felizes coincidencias” ele vai te ajudar a enteder alguma coisa sobre isso. Não há impediemnto algum pra um homen de Ogum raspar ou ser pai pequeno de alguém de Nanã. Essa suposta interdição é um entendimento equivocado lendas. Tomeje
Descobri que sou filha dessa orixá, fiquei feliz de saber um pouco mais sobre ela, parece um pouco com minha personalidade.
Abraços!
parabéns pelo seu trabalho.
Rita
Olá sou filha de nanã, sou iniciante e preciso aprender muita coisa, como sou filha de osanhin e nanã gostaria de saber se quando feito o santo raspa a cabeça inteira e quanto tempo demora para fazer o santo ?
Por Favor respondam.
obrigada 🙂
hiorana eu já vi em alguns ilês cultuarem o orixá nanã com uma vassoura mais acredito que isto ja esteja ultrapassado
ola Alguem poderia me dizer se for iniciar toda filha dee nanã tem que fazer raspagem ?
pois sou de nanã e nao Quero raspar …. sao todas ?
Obrigada e agradeço desde jaaaa
axé mulomfá
Thalles me desculpe corrigir o comentário, mas este assunto não se trata de “que esteja ultrapassado” Nanã nunca deveria ter sido cultuada com vassoura alguma, isso nunca fez parte dos fundamentos de Nanã. Este equivoco provavelmente foi devido ao gesto de uma das danças de Nanã quando Ela aparentemente “varre”, mas o simbolismo do gesto é outro e não de varrer. Tomeje
Amélia,
Iniciar-se no Orixá vai além da vaidade e do nosso querer, portanto, se você não quer participar da liturgia que se submetem todo iyawo que passa pelo nosso nascimento para a vida no Orixá, daí o por que de se raspar a cabeça, isto é um direito seu. Nanã é um Orixá que participa fundamentalmente em sua liturgia até arcaica, dada a privacidade e os elementos inseridos com seu axé, ritual estritamente único as filhas de Nanã.
Salúba!
Fernando dez de ja agradeço !
Entao quer dizer que se for preciso eu raspar
ee eu nao querer é um direito meu ?
o orixa nao vai interfirir na minha vida como castigos
coisas assim ? .Eu quero sim fazer parte dessa religião maravilhosaa mais nao entendo o por que Disso fazer a raspagem .. obrigada pela resposta ..
abraços Axé
Mojubá ! ….
Amélia,
Se me permite, eu gostaria de complementar a resposta dada anteriormente com este texto,que me foi de muia reflexão.
Espero que ele te ajude a entender, inicialmente o que ´Bàbá Fernando diz.
Você vai se iniciar ou pretende?
Com a modernização acelerada que aí está e a Internet, vai ser muito dificil esconder os segredos da iniciação.
Pois bem vou revelar o segredo que todo abian(pessoa não iniciada) deve saber.
O candomblé é uma religião iniciática , gostaria de salientar que essa iniciação só deve ser feita por sua livre escolha e não por imposição do Zelador/a(pai ou mãe de santo) ou de outra pessoa qualquer.
A iniciação no candomblé não é uma decisão que se toma levianamente sem observar as consequências provenientes de erros, caso o Zelador/a não esteja preparado devidamente para isto,tem muita gente fazendo isso sem nenhum escrúpulo. São os mercenários de nossa religião que não tem o menor respeito pelo Orixá que dirá pelas pessoas desavisadas que caem em suas mãos,por isso a importância de ser abian.
Se você não tem certeza do que quer,por favor não se inicie,permaneça abian.
Muitas pessoas pensam que é só fazer o santo e já pode ser pai ou mãe de santo, a coisa não é bem assim…A iniciação não é o único pré-requisito para o sacerdócio. Não é porque a pessoa se iniciou, que obrigatoriamente terá que abrir casa ao completar a maior idade na obrigação de sete anos.
Não são todos filhos de santo que recebem o cargo para ser um sacerdote. O sacerdote já nasce com essa missão e em proporção seria 1 em cada 1000 que deveria se preparar para essa árdua tarefa. O que está acontecendo no candomblé é uma distorção grave.
É preciso saber que candomblé não se resume às festas de barracão, a festa é só a ponta do iceberg, não é só chegar na hora da festa para dançar, candomblé não é só isso.
O candomblé(preparativos) propriamente dito começa uma semana antes de cada festa, com muita gente na casa lavando, passando, cozinhando, limpando e enfeitando, quando você entra no barracão e vê as bandeirinhas no teto da cor do Orixá que está sendo homenageado, alguém teve que comprar, cortar e colar as bandeirinhas e colocá-las no lugar para que o barracão fique bonito.
As anáguas, toalhas brancas, ojás precisam ser engomadas e passadas, isso normalmente é feito pelas ekeje ou pessoas que moram na casa de candomblé, mas e as suas anáguas quem vai engomar? Quem vai passar? É durante o período de abian que muita gente vai aprender a lavar suas roupas, engomar e passar para poder usar na festa.
Se você não sabe lavar roupa ou nunca lavou vai ter que aprender .
Durante a semana diversas obrigações são feitas, de acordo com a determinação do jogo de búzios, Exús, Eguns e os Orixás homenageados. Os bichos tem que ser limpos por alguém e tratados pois será servido uma parte para os Orixás e outra parte para todos os presentes na festa. Você já limpou uma galinha, um pato, um pombo ou um cabrito? Ah! tem dó?!!!, Tem nojo? ah bom!!! Então pode ir pensando no assunto, na hora de tirar as penas todo mundo deve que ajudar não importa cargo, é uma das coisas que os abian e Yawo(pessoa iniciada a menos de sete anos) podem fazer.
Alguém precisa limpar a casa e deixar impecável para que ninguém saia falando e para que todos se sintam bem, num lugar limpo,arrumado e confortável. Isso os abian e yawo também podem fazer sem problemas, se você nunca varreu sua casa, vai aprender a varrer barracão e quintal que normalmente são enormes.
A comida precisa ser preparada e estar pronta antes de começar a festa para que as pessoas que estavam na cozinha possam tomar banho e se arrumar para festa.
Quando chegar num candomblé e notar algumas pessoas com cara de cansadas e cochilando em alguma cadeira, não repare essa pessoa deve estar com todos os ossos do corpo doendo de uma semana de trabalho duro para que você possa ver uma festa bonita.
Se você é leigo no assunto, procure conhecer,ler,pesquisar,conviver,aprender, um pouco mais antes de fazer qualquer coisa.
Me atrevo a te dar umas dicas.
1.Não deve se iniciar só porque acha bonito, porque gosta das roupas, porque gosta do ritmo envolvente sem pensar nas responsabilidades da iniciação.
2.Não se inicia para depois de um ano chegar a conclusão que não era bem isso que se queria. Quando você se inicia no candomblé você está criando um vínculo com o seu Orixá,o orixá do zelador, com a casa, com o zelador/a, você passa a fazer parte de uma comunidade, por isso deve escolher bem a casa.
3.Antes de qualquer coisa(minha opinião), você deve consultar vários jogos de búzios(em casa séria e idônea) para saber se as respostas de jogo são coerentes entre si.
4.Você precisa escolher a casa e o Zelador/a que mais lhe inspire confiança, procurar saber de fato se você se sente acolhido. Tudo isso para não ter surpresas e aborrecimentos no futuro. Estou dizendo isto para que evitemos traumas e decepções,é sabido que não vamos encontrar casa perfeita,mas certamente existe alguma que se assemelha aquilo que agente espera de uma comunidade de asé.
5.Uma pessoa que não foi iniciada, não pode iniciar outras pessoas, porque não recebeu o Axé de ninguém. E pelo que me consta ninguém pode dar aquilo que não tem/recebeu. Preste atenção neste item.
6.Mesmo que lhe digam que precisa ser iniciado , tenha calma e não vá fazendo no primeiro lugar que lhe disseram, conheça outros lugares, se informe,observe, o seu Orixá não vai te matar se você não se iniciar imediatamente, o seu Orixá quer o melhor para você.
7.Os abian nas casas de candomblé, são pessoas que participam das festas e algumas obrigações na casa sem ter a responsabilidade de ser um iniciado,é uma espécie de adaptação e observação,entrosamento.
8.Para fazer parte do candomblé não pode ser preguiçoso, se está pensando que vai chegar numa roça de candomblé e ficar encostado olhando os outros trabalharem, esqueça, todos trabalham por igual em pról da comunidade, se é uma casa prá todos os filhos, todos os filhos devem ajudar. E não é ao Zelador/a que estão ajudando. Quando limpar a roça pense que alguém está fazendo a comida que você vai comer e o que você está fazendo se reverterá em benefício de todos e para que todos tenham um ambiente agradável e limpo.
9.Durante o período de abian é que você aprende a dançar no barracão, aprende as cantigas, convive com todos da roça e tem a possibilidade de conhecer um por um, nesse período é que você vai descobrir se está no lugar que se identifica, caso não seja poderá ir para outra casa pois ainda não tem vínculo nenhum com o Zelador/a e nem com a casa.
10.O Axé vai sendo transmitido aos poucos, através das rezas, cantigas, banhos, boris, na feitura, na obrigação de 1 ano, 3 anos, (em algumas nações tem a de 5 anos), 7 anos, 14 anos, 21 anos de santo.
11.Considerando as exceções e que esta é minha opinião. O melhor é permanecer na casa onde se foi iniciado, mas em decorrência de muitos desentendimentos entre zeladores e filhos de santo tem havido uma constante mudança de casa. Pense…você (talvez) não vai ser tratado em outras casas, como na casa onde foi iniciado, existe uma diferença, pode ser muito bem camuflado mas que esse sentimento existe…existe. No primeiro desentendimento você pode ouvir ”você não é do meu axé” , não digo do Zelador/a, mas dos outros filhos da casa.
Portanto,na sua casa preserve a boa convivência , o bom senso,seja razoável e prudente. Faça o possível para evitar problemas,disse-me-disse ,fofoquinhas,intrigas,cenas de ciúmes, e outras coisas do tipo.
Sua casa é o seu lugar .
Por isso antes de pensar em fazer o santo, pense bem, mas pense mesmo em tudo o que escrevi acima. Só se inicie no candomblé se de fato se sentir seguro do passo a ser dado, deixo bem claro que esta é a minha opinião.
Cada um deve saber onde amarrar seu burro, o ditado é velho mas ainda é válido.
Asé
Espero ter ajudado.
olá Nanci e Fernando Agradeço a resposta desdeja
Nanci ,quando olhei sua resposta levei um susto rsrsrs
mais lii cada palavra e cada trecho do que vc escreveu
e agradeçoo pois era oque precisava saber ..
nossa vc me fez lembrar muito do Terreiro onde frecuento
todos nos ajudamos uns aos outros lá .me sinto muito
Confiavel nesta casa onde estou .
E com 11 respostas Surgiu umas Duvidas …rsrsrsrs
Entao se eu quizer ser abiãn eu posso ? até a hora que eu me sentir que estaja pronta pra fazer iniciação ?
Se o pai de santo fala esta na hora vc nao quer eu tenho o dereito de falar nao né ?
nossa vc esclareceu muita coisa pra mim mesmo nanci agradeço de coração ! sua opinião foi muito boa caso eu tenha mais duvidas concerteza quero uma opinião sua rsrsrs ..fiquei até mais calma com o item 6 rsrs o final …
Nanci Com todo oque vc escreveu gostei muito acho que serei abiãn por um bom tempo rsrsrs.. Acho muito bonita
as obrigações e tal .. mais é que nem vc disse se eu nao me sinto pronta pra tals responsábilidade entao por que irei me iniciar sendo que nao me sinto pronta ..
Nanci entao pode ficar tranquila pois nao vou fazer certas
coisas com duvida . sempre que tiver duvida irei esclarecer aqui rsrsrs …. sua ajuda foi muito boa para mim.
Bjs obrgada pela anteção e parabéns pelo site a Tdos
Axé ….Salúba !
Amélia,
Poderá ser abian a vida toda, porém, seu Orixá pode dar sinais de quer e você precisa ser iniciada, será melhor para o seu caminho, e aí?
A decisão será sempre sua, porém, sua zeladora deixará a decisão em suas mãos, lembrando que o Orixá lhe dará uma nova vida, uma nova identidade dentro do axé, uma participação mais profunda e que você poderá comungar muito mais do axé de sua casa. Estar em sintonia com seu orixá, transcende-lo em sí, somente concebendo-o na sua individualidade energética. Iniciar-se vai além de nossa capacidade de entender o que de tudo de bom nos espera na vida religiosa, nosso retiro único e inesquecível.
A decisão é sua!
Axé,
boa noite, fiquei sabendo q o meu pai de santo nao é o meu pai de santo e sim a irma de sangue dele que é minha mae de santo, mas muitos dizem que ela é uma ekedji, pode uma ekedji raspar um santo gostaria que me explicassem
asé
Rosangela ekdji e ogã não podem raspar filhos de santo, se isso aconteceu de fato vc precisa de uma boa explicação dos motivos disso e precisará ser iniciada novamente, sinto muitíssimo te dizer isso. MAs antes do desespero procure seu pai de santo e veja isso muito bem, pois “quem conta um conto, aumenta um ponto” e isso pode ser somente expeculação maldosa de alguém querendo te deixar triste. Mas verifique. Tomeje
Senhores, saudações.
Há alguns dias fui informado de que uma pessoa iniciada em minha casa recentemente havia postado algumas “dúvidas” acerca da própria iniciação, as quais tenho certeza foram respondidas, seguramente sem qualquer má intenção, pelos responsavéis por este site. Trata-se da usuária “rosangela”, que em várias situações a partir do mês de junho citou fatos relativos à iniciação dela, fatos que demandam maior esclarecimento. Por outro lado, fui citado nominalmente e me vejo no dever de esclarecer alguns situações que – aparentemente – colocaram dúvidas quanto ao meu fazer sacerdotal.
A medida em que for relatando irei também comentando algumas falas dos senhores, para o que suplico paciência e atenção.
Primeiro gostaria de me apresentar. Sou Nivaldo de Logunèdé, bàbálòrìsà de tradição Ketu, filho de Wladimir de Osósi (mais conhecido com pai Kabila), este filho da saudosa Ìyálòrìsà Nilzete de Iemojá do Axé Osumaré, Salvador. Completei agora 30 anos de iniciado, sendo que minha prática sacerdotal se estende já por 25 anos. Em todo esse tempo iniciei centenas de pessoas e graças a Deus e aos òrìsà nenhum “morreu” ou “enlouqueceu” por conta de realizar obrigações comigo.
Não sou dono da verdade – os mais velhos já diziam “candomblé é um poço sem fundo”, é impossível alguém saber tudo; mas sou uma pessoa dedicada, responsável, descendente de uma familia antiga; construí meu nome ao longo de 25 anos de prática religiosa, sempre dentro da tradição de minha família; nunca questionei meus mais velhos e nem banquei o “apalermado” ou “inventor”. Pratico aquilo que aprendi, aquilo que tenho certeza, aquilo que não contrária minha tradição e Familia de Asè. Tenho um nome a zelar e pessoas a quem prestar conta, e, mesmo que assim não fosse, acima de tudo estão os òrìsà e os antepassados sempre acompanhando a correção do meu fazer religioso. Assim eu acredito, opinião que seguramente é compartilhada por todo sacerdote praticante do candomblé, seja qual for a denominação ou tradição. Não temos “Papa”; ninguém é dono da verdade ou pode – no mínimo por questão de ética sacerdotal – opinar, questionar ou mesmo ajuizar o fazer religioso de outro sacerdote. Não sem a presunção de ser o “dono da verdade”. Nunca sem presenciar aquilo que questiona. Estamos falando de religião, estamos falando de fé. Acredito no que pratico e gostaria de ver respeitado o privilégio que os òrìsà me deram ao determinarem meu sacerdócio há muitos anos atrás. A mim e a tantas outras pessoas que labutam para não deixar perecer nossas crenças e tradições religiosas, inclusive os senhores. Temos responsabilidade com aqueles que necessitam de auxilio, de orientação. Eu acredito dessa forma.
Fiquei triste ao ver que uma pessoa que acolhi em minha casa, aparentemente determinada a “pertencer ao candomblé” ,tenha se desmotivado a ponto de ficar insegura quanto à própria iniciação. Não sei como é na casa dos senhores, mas não é do meu costume realizar sacrifícios na frente do íyawo. A parte sacrificial deve ser mais reservada, muito mais preservada. Tampouco é costume estabelecer com o iniciando “quantos” ou “quais” animais serão oferecidos ou em que momento da iniciação. Isso é responsabilidade e atributo do sacerdote, compete a ele administrar tais atos , não ao filho – ou seria contra-senso . . . afinal, quem é o pai (ou mãe) e quem é o filho???
Sinto dizer que no momento que iniciamos, ou seja, quando recolhemos alguém para dentro de nossa casa e comunidade, estamos apostando no incerto. (continua)
Mas não temos o direito de nos furtar a essa aposta . . . É meu dever enquanto sacerdote acolher aquele que bate a minha porta e que necessita de auxílio.
Sei que o candomblé tem outros aspectos (inclusive o financeiro); não abomino quem o faça, mas meu sustento não vem da minha pratica religiosa. Não ganho dinheiro iniciando pessoas, nem é esse meu intento. Podem testemunhar quanto a esse todos que já passaram por minha casa. Infelizmente em nosso meio existem – como observou um dos senhores nas respostas para “rosangela” – “falsários da fé” e “desqualificados e sem caráter que se dizem religiosos”, mas esse, senhores, não é meu caso. Felizmente. Imagino que não seja sua intenção arvorarem-se em “juízes” ou “papas” do candomblé; por isso mesmo penso ser aconselhável e prudente simplesmente ORIENTAR, talvez ENCAMINHAR e na medida do possível ESCLARECER aqueles que aqui acorrem em busca de informações, mas peço – encarecidamente – abstenham-se de estabelecer pressupostos acerca de pessoas que os senhores não conhecem. Isto é aético e, no mínimo, falta de caridade.
Espero que entendam meu propósito – não estou brigando, apenas buscando entendimento. Apenas isso.
Quanto à “rosangela”, ela está afastada de casa até que resolva suas dúvidas (e com certeza ela está tentando fazê-lo), mas ela própria sabe que pode me procurar quando bem entender. Ela é livre para isso.
Agradeço a atenção e, se necessário for, voltarei aqui para maiores esclarecimentos.
Que Olorun abençoe e faça frutificarem seus esforços em defesa da fé. Asè o!
Babá Nivaldo sua benção. Minha resposta ao sr está totalmente desarmada de revolta, revanche ou soberba. Sobre este assunto específico, minhas respostas sempre estiveram baseadas no conceito de que não sou o dono da verdade, muito menos o papa. Veja que logo aqui em baixo tem uma resposta onde a pessoa questiona o fato de “talvez” ter sido raspada por uma ekdji, e eu falei que essa informação pode ter sido um equívoco de alguém etc etc, ainda tentei dar uma “aliviada” nisso. Mas deixei claro que ekedji e ogã não raspam. No meus comentários eu falo o que preciso falar da forma como a pessoa entenda, e o sr me perdoe, mas o que foi relatado no primeiro comentário, onde de fato fui duro, mas não leviano, é totalemnte contrário ao que diz tradição, veja meus comentários com isenção e veja se estão errados para as perguntas formuladas. Lhe devo desculpas por não ter observado que o comentário citava um nome, isso de fato foi um erro grave de minha parte. Tomeje
Bàbá Tomeje,
Primeiramente agradeço a gentileza de ter me respondido prontamente.
Ficou claro para mim desde o inicio sua tentativa de “entender” ou mesmo “justificar” os fatos relatados, sob a égide da Tradição. Em momento algum coloquei isso em dúvida, até pela seriedade do trabalho que os senhores se dispuseram a realizar. Entretanto, ocorreu que a pessoa em questão baseia seus comentários apenas nas coisas que presenciou, ou supôs, ou “ouviu dizer”. Outra coisa – como o senhor bem observou no seu comentário, meu nome foi citado. É claro que o conjunto das práticas ritualísticas que representam as cerimônias iniciáticas é muito mais abrangente – o iyawò tem conhecimento de apenas uma parte – a porção maior compete ao sacerdote e outras pessoas diretamente envolvidas no processo. A iniciação termina na maioridade ( 7anos). Por isso existe outro pressuposto para as relações religiosas do candomblé – a confiança. E estabelecer tal confiança demanda tempo, tempo que, no caso dessa moça eu, inadvertidamente (é fato) acreditei ser desnecessário baseado na urgência da situação dela. Julguei mal e me penalizo por estar tão perdida procurando respostas em todas as direções, quando poderia simplesmente sentar comigo e conversar, mas essa é outra história.
Bàbá, apesar de que as circunstâncias que nos aproximaram não tenham sido das melhores (rs), aprendi com os mais velhos que nada é por acaso – quem sabe este não seja o início de uma nova amizade? Quero deixar aqui o convite para que – se os òrìsà permitirem – eu possa recebê-lo em minha casa situada em Sorocaba(SP); neste ano ainda estaremos realizando o Olugbajé (25/setembro) e as Íyàbá (20/novembro). Deixo também meus telefones a sua disposição: (015) 9736.3419 ou (011) 6907.3352.
Votos de anos de vida com saúde! Olorún modúpè!
Em tempo: parabéns pela iniciativa e pelo conjunto do trabalho realizado. Contribuir para a melhoria do nível de informações da comunidade religiosa é fato digno de nota e merece admiração e respeito.
Babá Nivaldo, ainda ontem eu estava conversando sobre os seguinte assunto: Até há pouco tempo eu não entendia o motivo de ter em meus caminhos o orixa Logum, e só recentemente eu entendi o motivo, foi quando conheci minha mãe, a quem amo. Estava eu feliz da vida achando que tinha entendido perfeitamente o motivo de ter Logum no meu caminho. Talvez, e muito talvez mesmo, agora eu tenha entendido um pouco mais o motivo de ter Logum no meu caminho. Obrigado pois entre linhas há muito mais do que palavras calmas, obrigado meu mais velho.
Quando eu li seu comentário na mesma hora eu pensei, “Que bom, apareceu alguém de Logum, zelador e com tempo de orixa suficiente para que eu possa indicar a judar uma Yawo que está fazendo seu mestrado sobre este orixa, que legal”. Mas ao terminar de ler o seu comentário eu pensei “E agora? Como eu vou fazer esta ponte?” Fiquei duplamente feliz com seu retorno, pelo meu aprendizado e por poder ajudar a pesquisadora. Posso enviar seu contato para ela? Tomeje
Dizem nossos irmãos muçulmanos – “os caminhos de Alah são terríveis e insondáveis” . . . Certamente tudo ascende para um propósito maior. Minhas palavras foram e são sinceras, seja o inicio de uma amizade no mínimo gratificante. Quanto a pessoa que está pesquisando sobre meu òrìsà, ficarei honrado se puder colaborar. Por gentileza encaminhe a ela meu contato – inclusive e-mail. Mais uma vez agradeço-lhe a atenção dispensada.
Aceite meu abraço fraterno – peço aos ancestrais que dignifiquem este momento. Asè o!
PS 1: o senhor entendeu bem – minha cabeça é de pai, mas meu coração é de mãe…(rs)
PS 2: fiquei curioso quanto a sua menção de “ter Logun no seu caminho”…
Babá Nivaldo,
Concordo com os irmãos mulçumanos… e lhe afirmo que são tantos os odús em nossas vidas de zelador, são as inglórias , os ingratos, os desmerecimentos que sofremos que quando em vez me pergunto se valhe à pena continuar, aí, o próprio Orixá providência à prova de minha fé, minha boa vontade, meu entusiasmo!
Aprendi um provérbio do Odú Ìká Méjì:
” Nwòn gbogbo igi leroro, ko léròrò pàko”
“Todas as árvores frutuficam, o bambú não”
Axé irmão,
É mesmo, Bábá Fernando (permita-me chamá-lo “bàbà” já que não sei a que tradição o senhor pertence), e o bambú é Dankó (eepà bàbà!!!. . .). Mudando um pouco o foco, a palavra entusiasmado – entre outros significados – na sua origem, significa “repleto de alma”. Assim realmente é fazer do sacerdote, “encher a si mesmo” da matéria prima necessária ao desempenho de seu trabalho: basicamente fé, alegria, devoção, desprendimento, amor no sentido mais amplo da palavra. Entusiasmar-se é tornar-se repleto de Deus.
Abraço respeitoso, irmão. Ilé masó bàbà Osogìyon -poderoso pai que defende nossa casa. Vida e saúde!
PS: não sou expert, tampouco iniciado em Ifá, mas não é esse mesmo odu que traz um ofó mais ou menos assim: “que todos se encantem comigo/ que todo aquele que mamou no seio de uma mulher se encante comigo/ pois não existe ninguém que não tenha se alimentado do leite de uma mulher/ assim não existirá ninguém que não se encante comigo . . .
Bàbá Nivaldo,
Sou Ketu/Nagô e sempre acompanhei o Axé Oxumare por conta da extenção deste Axé aqui no Rio de Janeiro via Mãe Teodora de Yemanjá.
Poucos sabem que o bambú pertence a Babá Dankó, Ajagunà Ósò! Eepà Bàbá!
Iká Mejí é o supra-sumo dos Odús, o próprio encanto, representado por duas serpentes que circundam a Terra.
Além do Grande Oxumaré e de Ajé Xalugá, neste caminho também pode se apresentar Logun Edé e nesta composição será o pai da beleza, “Babá ewá”(interior ou exterior), trazendo o cargo de Babalorixá.
Axé irmão! Forte abraço.
Babazinho
Grato pelo ensinamento – talvez devamos conversar mais…rs.
É muto interessante e enriquecedor confrontar saberes da tradição oral (às vezes aparentemente sem muito sentido) com a secularidade de Ifá, fonte sim de conhecimento. meu segredar-lhe uma coisa a meu respeito – meu òrìsà trouxe orukó próprio (IFADEMI), contudo, considerado na época um tanto ímpróprio para uma pessoa de LogunEdé. Mas esse nome despertou minha curiosidade sobre Ifá e só não enveredei por esses caminhos porque o chamado sacerdotal foi muito forte em minha vida. Mas me considero eterno aprendiz – nesse aspecto eterna criança – de tudo que diz respeito a sabedoria ancestral.
Mais uma vez, grato pelo presente em forma de palavras . . . Cresceu meu respeito pelo odu Iká (comumente associado tão somente a Osumaré e eventualmente Ogun) agora em meu coração guardado como um dos tesouros de meu pai Logun. Babá ewá, pai da beleza -a um passo de babá iwá, pai do caráter . . . é desafiador, pois todo conhecimento traz responsabilidade.
Conheço um pouco do Nagó Egbá, em minha cidade existe uma casa muito antiga de pessoas oriundas de Pernambuco. Seus cantigos em língua ioruba são muito claros, bem mais simples de serem “traduzidos” do que aqueles utilizados pelo Ketu tradicional. É a essa modalidade que o senhor se refere quando se autodenomina Nagô?
eu nascir no dia 13 de junho no dia de santo antonio ogum quero saber se sou de ogum
BOA NOITE JA FAZ UM TEMPO QUE TIVI ESSE SONHO (COM UM SENHORA ESCURA BEM VELHA COM VARIAS SACOLAS E EU AJUDAVA ELA A SUBIR UMA LADEIRA E QUANDO CHEGAVA EM SUA CASA TINHA UM CACHORRINHO COM UM COLAR AMARELO NO PESCOÇO E ELA ME CHAMAVA PARA EMTRA EM SUA CASA EU ENTRAVA E LA ELA COMESAVA A ME FALAR O QUE EU TINHA QUE FAZER) E ESTA SEMANA TIVE OUTRO SONHO COM ESSA MESMA SENHORA TINHA UM ALTA COM VARIOS SANTOS SAO JORGE ETC E UMA VASILHA COM AQUA QUANDO EU OLHAVA PARA DENTRO DO QUARTO EU VIA UM GALHO GRANDE DE ARRUEIRA E NA SEGUNDA VEZ ESSA SENHORA ME CHAMAVA E ME FALAVA QUE EU IA FICAR RICA MAS UMA PESSOA NÃO DEICHAVA DEPOIS ELA FICAVA MUITO AJITADA O QUE ESSE SONHO QUE ME DIZER MUITO OBRIGADA
PODE SER NANÃ QUERENDO ME FALAR ALGU
Filipe nao pela data de nacimento que se determina o orixa da pessoa, procure um bom jogo de búzios pra saber disso, vc ode ser de Ogum sim, ms com certeza não é porque vc nasceu neste dia. clique na minha foto e procure o texto “felizes coincidencias” e leia-o por favor. Tomeje
Alessandra nó snão deciframos sonhos,a té tem quem o faça com grande competencia,ms nosso foco é outro. Por favor nos desculpe. Quem sabe um bom jogo de búzios ou consulta com um guia podem te ajudar. Tomeje
VCS PODEM ME INFORNA UM LOCAL SERIO COM UM BOM GUIA AQUI EM SALVADOR BAHIA MUITO OBRIGADA E ME DESCUPE POR QUALQUER COISA UM GRANDE ABRAÇO A TODOS
Bàbá Nivaldo,
Seu Orukó é muito bonito Ifademi, porém, o nome pode ser Ifade Mí, e estar ligado a uma família, o que antigamente era muito normal nos Orukós.
Axé,
toda oixa feminina eh uma iyaba??
se nao, quais delas sao??
nanã?
iemanja?
oxum?
oia?
oba?
ewa?
ossa ou olossa eh qualidade de nanã ou oxum??
boa noite meu nome é giulianni tenho 25 anos, fiz santo em janeiro desse ano em angola, mas nao era coo eu esperava e por isso sai, pensei q angola era igual a ketu, gostaria d saber se posso fazer meu santo em ketu, pois estou na duvida minhas amigas me falarao q uma vez feito nao se pode mudar d naçao é verdade?
na keda do kele meu orisa nao soltou o ila, gostaria d saber o pq nao soltou sera q meu santo é o q foi feito ou estaria errado?
pois meu irmao d santo na keda de kele o orisa dele soltou o ila e o meu nao
obrigada
Mariana toda orixa femino é Ayabá sim, este é o termo que designa os orixas femininos. Os nomes que vc citou eunão conheço como qualidades de Oxum ou de Nanã. Tomeje
motumbá eu gostaria d saber se em festa d iabas nana vem ou nao?
Rosangela criou-se um entendimento equivocado, no meu entendimento, de que Nanã não vem nesta festa, ms eu já vi em casas tradicionais a presença de Nanã, afinal Ela é Ayabá tb, não vejo nada de impedimento. Tomeje
ola,eu sou filha de nana e oxum
eu gostari de sabe se eu so de nana boroque
pode mandar recador pro meu e-mail
obrigado 🙂
laryssa,
A palavra Burukú (yorubá) ou Boroque (portugues) não revela a qualidade de Nanã e sim a sua essência/formação. Entre no post Nanã, na barra lateral da página e terás muito informação sobre essa nobre Iyabá.
Axé,
BOA NOITE GENTE.
GOSTARIA MUITO QUE ALGUÉM ME TIRASSE UMA DÚVIDA..
SEMPRE OUVI DIZER QUE NANÃ,NÃO PEGA CABEÇA MASCULINA,( OUVI A VIDA INTEIRA,E HOJE TENHO 55 ANOS)
MAS ESTOU COM UM AMIGO,QUE DISSE VAI RASPAR NANÃ E OMULÚ,ACHEI ESTRANHO POIS CONHEÇO PESSOAS DESTA SENHORA,COM COMPORTAMENTO OPOSTO AO DESTE AMIGO.
ELE NASCEU DIA 20 JANEIRO,E SEMPRE FOI FALADO QUE ERA DE OXÓSSI,E TEM ESTAS CARACTERÍSTICAS SIM.
MAS NANÃ,SEI NÃO TA LONGE DISTO,PELO MENOS PELO TEMPERAMENTO,ELE FALA PELOS COTOVELOS,E O POVO DE NANÃ QUE CONHEÇO ,E FEITAS SÃO MULHERES MAIS CALMAS E NA DELAS, MISTERIOSAS,ENFIM FICOU A DÚVIDA..
VCS PODERIAM ME AJUDAR COM UM ESCLARECIMENTO,NÃO QUERO PERGUNTAR AS PESSOAS QUE CONHEÇO,PARA NÃO CAUSAR CONVERSA FIADA COM MEU NOME,GOSTO DE FICAR QUIETA NO MEU CANTO.
ACHO QUE MEU AMIGO,VAI PARA UM CAMINHO SEM VOLTA.
EM TEMPO SOU DE YEMONJÁ,..
OBRIGADA A TODOS.
MARCIA
Marcia,
sem dúvida alguma Nanã não pega em cabeça de homens, o que existe em seu templo em África, são os guardiões de Nanã que abdicam de suas vidas para resguardecer seu templo e suas terras. Isso poderá acarretar a médio e longo prazo, prejuízos para ele e para quem participar da obrigação.
Realmente seu amigo vai para um caminho sem volta.
Odô Iyá, axé.
gostaria d saber q nana é essa q me falarao nana katikata, dizem q é nana com osalufa e ode ms nunca ouvi falar dessa qualidade.
gostaria d saber se pode raspar osalufa com nana?
Giulianni é possível raspar Nanã com Oxalufã ou vice versa sim, e digo que é uma combinação bem bacana. Porém o nome que lhe disseram eu tenho quse certeza que é uma invenção. Pergunte diretamente a quem lhe deu este nome, ma nunca aceite a resposta de que é uma qualidade rara, ou que poucos conhecem ou que estão resgatando o culto desta qualidade e por isso poucos a conhecem, isso não é resposta é fuga. Eu de minha parte acho mesmo que este nome é invenção e não existe. Dizer que o nome citado é porque esta Nana está ligada a Oxalufã e Odé não justifica porque qualquer Nana pode vir acompanhada de Oxalufã e ter em terceiro lugar o orixa Oxossi, esta combinação que vc citou não é suficiente pra definir a qualidade da Nana. Assim como qualquer combinação de qualquer outros orixas não define a qualidade do orixa principal. Tomeje
Feliz Ano Novo, meus irmãos!
Gostaria de compartilhar com vocês um vídeo com uma lenda de Nanã… sempre que o assisto, choro de emoção!
Como são lindos, Baba e Ya
Axé
Saluba, minha mãe.
Epa Baba, meu pai.
Ale,
Obrigado, já conhecia e mesmo assim ainda emociona.
Saluba Iyá!
boa noite sou ex filha do nivaldo d logunede, ele me raspou em nana, como disse antes nao tenho curas abertas, só q ja procurei candombles d angola, gege e todos dizem q sou filha d osalufa com yemanja, tenho menos d 1 ano d santo e nos candombles q ja fui nana responde apenas como borizada e nao como feitura, gostaria d saber o q posso fazer, pois ja me falarao p raspar osalufa com yemanja e a nana como fica, eu preferia raspar osalufa com nana e nao com yemanja gostaria q me dessem um conselho
obrigada
rosangela
Rosangela procure seu pai de santo e confirme com ele o motivo de ter sido feita desta forma. Eu me lembro de um comentário seu antigo onde eu falei certas coisas que depois tive que me retrata com o Nivaldo, pois ele teve a honradez de vir aqui e explicar exatamente as coisas com aconteceram, então minha irmã, procure por ele e converse com ele. Tomeje
Baba Fernando,
Sim… sempre nos emociona, pois orixá é a própria pureza.
Que Oxum, Oxala e Nanã, mantenham em cada um de nós, esta pureza e nos tragam muita paz, evolução, sapiência e muito axé.
Nivaldo,
Existe e-mail para contato contigo?
Olá, Rsangela!
Perdo-me por falar algo tão serio que é a raspagem, não sei qual a sua nação mas há nação que raspam ekeds e rodantes, há aquelas que só raspam rodantes e em relação as curas não são todas que fazem ou faz de modo discreto que ninguém perceba. Minha Deré é uma mulher sabia a mesma sempre fala não se inicia em uma casa e visita outras para saber com é, já que cada uma tem seu ritimo. Minha irmã não se martirize continui na sua casa e não duvide do seu pai ou mãe,pois caso houvesse errrado ou voce ou ele estaria morto. Não duvid o que há no seu ori.
Oxalá que calme sue coraçao.
Beijos e paz!
Boa tarde !
Sou medium espirita kardecista e trabalho em 2 assistencias na casa que frequento.
Um destes trabalhos seria de incorporação e de aplicar passes nas cças/adolesc.
Seria possível eu trabalhar c / o orixá nanã ou c/ alguma entidade da falange dela neste trabalho das cças já que ela é ligada a maternidade, nascimento e morte e tem sua relação c / o omolu simbolizado pelo ibiri que ela carrega qdo dança?
Fazem dois anos que simpatizei c / ela qdo fiz uma pesq. sobre todos os orixás.
não joguei buzios ainda mas tenho quase certeza que ela seria de minha cabeça.
Possuo 90 % das qualidades de seus filhos por isso acho.
Não trabalho c / a umbanda e candomblé e sim na linha de Kardec mas respeito muitos os guias dessas rel. afro.
Uma duvida, nanã não incorpora em mediuns homens ou isso é possível?
nas pesquisas que fiz achei que é possível, outras fontes dizem que não ,só mulheres.
Na sua falange somente existem cablocas?
Entidades masculinas não fazem parte?
No site vi varias denominações p/ a orixá nanã.
Existem várias ? fiquei confuso.
A caracteristica classica de aparencia idosa ,de cores bco, lilas, roxo e usando o ibiri cheios de buzios predomina?
já vi imagens dela mais nova. e então?
Obrigado,
Renato.
Tab. da Serra gde sp.
e-mail opcional: renatoppgogo@gmail.com
Renato, antes de vc saber se pode ou não pode virar com Nanã é preciso que vc entenda muito bem as diferenças culturais, conceituais e de pensamento religioso que separam candomble e umbanda, apesar de terem semelhanças, temos grandes diferenças entre os segmentos. No ketu homen não vira de Nanã. Na umbanda eu não tenho certeza mas creio que tb não. Mas quando comparamos o candomble como pensamento do kardecismo as diferenças são muito mais acentuadas. Por isso meu irmão, procure estudar os segmentos e só depois disso vc podoerá escolher melhor, estude com profundidade este tema, não fique na superficialidade, procure entender as culturas envolvidas na formação de cada segmento. As vezes o mais prudente é vc saber, entender e gostar de algo. E justamente por saber, entender e gostar deste algo, vc percebe que o caminho fica mais claro quando mantemos cada coisa em seu lugar. Tomeje
Boa Tarde, sou nova na religião e gostaria de saber o que acontence quando o orixá não fala sua digina em publico, e o que acontece quando o orixa não da seu ilá na queda de kele. Muito Obrigada
Cami,
Será um Orixá Atim, um desconhecido.
Axé,
Tá daí a feitura da pessoa não serviu pra nada!!! E quase isso né?
Olá a todos!!!
tenho uma dúvida,
Sou filha de nanã, mais pelo que li tem várias e gostaria de saber qual destas eu sou.???
Obrigada desde de já
marilia,
A energia de Nanã não tem qualidade, é uma só. Em cada lugar que exista seu culto, existirá uma liturgia e um nome diferente, teremos essa Iyabá com vários nomes, é o que chamamos de qualidade e isso só pode ser visto quando a pessoa estiver no caminho para a iniciação.
Axé.
Olá Pessoas,
Congratulo-os pelo caráter de manter nossa religião com seriedade.
Depois de horas lendo todas as postagens acima tenho algumas dúvidas:
1- Abian = não iniciado / Iawó = filho de santo até 07 anos (correto?) / 07 anos de feitura = ebambe ou ebami / 14 = ??? / 21 anos vodunce e após isso é o que??
2- é verdade que depois da obrigação de 21 anos, há aposentadoria ( não do INSS ) de santo ???
3 – Tomeje / Motumbá / Mojubá … é o mesmo que “à bênção”???
4 – O que é alodé???
5 – Orixá Ibicú = Orixá ancestral??
6 – Para fazer Vume só serve na cachoeira e tenho que ficar nua perante os outros???
7 – Cabala não deve ser usada em jogos de búzios???
8 – As linhas de um candomblé poderão ser cruzadas? Poe exemplo ketu e Angola?
9 – Oxalufã pode ser 2° santo após Nanã, ou só vem assim num ajuntó???
10 – O mesmo zelador pode por as mãos no ori de um casal (homem e mulher) que frequentem a casa, sendo ambos seus filhos e não podendo dividir apenas a mesma decisa??
Tenho quase 23 anos de santo e em breve contarei o que aconteceu e acontece comigo.
Fico no Aguardo.
Mucuiú
Janaína, vamos bem devagar rsrsrsrs.
1 – abian, yawo e egbami. Existemos egbamis com algun cargo, os Oloiyes (que possuem cargo (oiyê)), e os que tem cargo sacerdotal, mas a pessoa pode ter 50 anos de iniciada e ser egbami sem cargo algum, será então egbami. Vodunce é um termo jeje que popularizou-se.
2 – Quem ama e conhece a religião não se aposenta nunca, pelo contrário, quanto mais antigo mais sábio e mais útil na religião. O que vejo é que muitos se iniciam ou frequentam a religião com se este período fosse uma especie de punição de Deus, pois no fundo estas pessoas pertencem ou tem entendimentos religiosos de outros segmentos religiosos e veem a nossa religião como um fardo a ser cumprido e num tempo determinado eles, já tendo cumprido o fardo/punição, podem aceitar a religião que acham ser a correta ou a que cultua Deus. Quem fala que aos 21 há aposentadoria não conheçe um mínimo da religiosidade afro que fala claramente da importancia da vida longa e respeitosa dentro da sua comunidade religiosa.
3 – Tomeje é meu inome ritual, o restante são saudações ou pedidos de bençãos sim.
4 – Conheço Olode, que se refere aos orixas que ficam ao tempo, como Ogun, Oxossi e Omolu, tem seu culto e oferendas ao ar livre.
5 – Será Abikú? orixa é ancestral sempre, um ancestral divinizado. Pode tb ser alguma referencia a um orixa de família, um orixa que acompanha uma determinada família por algumas gerações.
6 – O ideal é que se faça na cachoeira por ser um local calmo/tranquilo e de grande força da natureza, que é imrpescindível. Mas em necessidade extrema e falta de um local apropriado pode ser na roça mesmo. Não há a menor necessidade de ficar nua.
7 – Cabala não faz parte do oráculo do candomblé. Alguns usam, mas não faz parte.
8 – O ideal é que as culturas se mantenham fieis a sua tradição. Nao vejo com bons olhos misturas como esta, onde além de tudo as linguas são bem diferentes entre si.
9 – Neste caso específico só um bom jogo pode determinar isso, questão de fundamento.
10 – Isso não é aceito pela maioria das casas, mas tem umas casas que aceitam isso. Eu acho que não deve ser feito assim, há outras pessoas no próprio axe que podem dividir esta responsabilidade como zelador.
Axé, Tomeje.
ola,
Gostaria de saber se sete rosas è a mesma coisa de maria antonieta? Ou melhor, se este seia o seu nome?
Dizem que sou de oxum apara e que tenho a pombagira ou cigana sete rosas e que se chamava maria antonieta. è possivel?
agradeço,
claudia,
Os nomes de exús ditos catiços são apelidos, vamos assim dizer, existem várias Ciganas Sete Rosas e cada uma tem seu verdadeiro nome. Não posso lhe dizer se Maria Antonieta é o verdadeiro nome dela, somente perguntano a ela.
axé,
Bom dia a todos.Sou de osun opará.Nanan sempre esteve presente em minha vida.Minha mãe biológica,Nas yakekerês que me criaram no roncol.Tenho filhas com juntó de nanan,tenho amigas que são de nana.Pra mim ela é maravilhosa porque sei que fui criada na vida e no orixá com muito dengo e mimo.A cidade que nasci a padroeira é nossa senhora de santana,onde fui batizada na igreja dela,sempre tem filhos dela proximos a mim.E olha me sinto protegida e muito amada por ela.todos os orixás tem uma missão e ela tem a dela.criaram essa visão.Garanto que fui muito mimada
e ela me deu colo por muitas vezes.Nanan e todos orixás é só o ouro.Ainda não raspei uma filha de nanãn.Tenho filhas que tem como juntó nanan.Axé a todos.Salubá vovó.
Olá bom dia,eu sou de osun opará,minha mãe carnal era de nanân,minha yakekerê de nanan e tinha mais e tem mais
sempre aparecem filhos de nanãn na minha casa,e vejo o medo que as pessoas tem quando se fala em nanãm,eu vejo
nanãn como um orisá primordial,que participou da criação da terra,e dos seres.E como cada um tem sua missão nanãn tem a dela.Pois na vida se pudessemos escolher,não existiria classes sociais diferentes,seriamos milionarios é só um exemplo.Nanan faz parte de um conjunto de orixás em que cada um desempenha o seu papel.Nanan chama-se Renascime
nto.
Boa Noite!
Já joguei algumas vezes para descobrir meu santo e enfim descobri, sempre vejo desencarnados e não sabia pq, só sabia que tinha Ogum no meu juntó, porém o dono do ori não aparecia, até que fui á uma casa de candomble nação angola e descobri que sou de Nanã com Ogum Oxalá Guiam e Oxum.
Sou rodante, tenho uma sensibilidae á flor da pele.
Gostaria de saber se Nanã raspa, e se no ebó de egum para filhos de Nanã se corta a franga com faca?
outra coisa, se Nanã tem quizila com ogum como pode o ori ser dos dois?
Lopes, pelo que está posto no Candomblé brasileiro, Nanã não pega cabeça de homem, cuidado!
Angola não tem òrisá, tem nkise, não existe Ogum, Oósàálá e Òsun neste culto.
Nanã se raspa sim, mas não em homem.
Corta uma galinha no ebó pode ser na faca, na boca, no pé ou batendo, depende da pergunta que foi feita ao jogo.
Asè.
Sua cabeça tem apenas um dono, chama-se Ori.
O Òrìsá que conecta com vc tbm é apenas um.
Sendo juntó não vejo problema, porém o Bàbá Fernando sabe mais do que eu sobre candomblé, vamos aguardar por ele.
Ire o.
Lopes,
Nanã não é feita em cabeça de Homem, somente em mulheres e, muito menos terá Ogun de juntó, poderá ter outro guerreiro chamado Oxaguian. Mesmo um ebó para uma filha de Nanã não se usa a faca, existem outros instrumentos ligados ao seu culto específico. Como disse o Da ILha, Angola não cultua o Orixá Nanã.
Em África existem os Guardiães de Nanã, homens que participam do culto para preservar, vigiar e trabalhar para Nanã, inclusive se veste com panos amarrados na altura do peito como as mulheres, em total devoção a grande Mãe.
Axé.
amigos frequento um centro a 7 anos sempre pedi aos guia s que me acompanham para nao me fazerem encorporar ate ai tudo bem a uns dias atras senti sencacoes inexplicaveis sem falar que tenho uma videncia pra la de apurada depois de dois banhos dado pela minha mae encorporei caboclo pedra de inga e trabalhei, ela me disse muito bem como se ja tivesse encorporado varias vezes fiz todos movimentos da flexa todos os medius que estavam desncorporaram so eu fiquei no salao fazendo movimentos…o caso e nao tenho medo da morte nunca tive e desde crianca toda praga que rogo acontece, sou do bem e da paz nao faco maldade pra ninguem mais minha mae disse que tenho como cabeca nana e ja li e me consultei com outros dizem que nana nao pega em homem?desde crianca vejo uma velha em meus sonhos e sempre tive medo dela e nao era uma preta velha…chegeui ate ve-la na cabeceira de minha cama so que ela estava com veu branco tenho simpatia por esse orixa nao simpatizo muito com homens por exemplo todo profissional que procuro tem que ser mulher se descubro que um homem fez a comida eu nao como…adoro mar adoro pantano adoro lodo,mangue…odeio arroz adoce.todos me pedem conselho embora nao consigo aconselhar a mim mesmo sinto uma energia tremenda em mim e uma coisa espiritual inexplicavel as pessoas sentem medo de mim sem eu nem manifestar isso a casos de amigos que falam voce gostou de mim mesmo tenho medo do seu olhar ate em palestras qque vou o palestrante se constrange com minha presenca um chegou a falar que meu olhar era de reprovacao se ele havia falado algo de errado.tenho 32 anos aparento ser muito novo tenho uma mente muito velha e e isso…
gostaria de saber se tem algum poblema nãnã ser feita e raspada com navalha ? pois minha namorada vai entrar uns fala que nao pode e onde ela vai fazer eles falarão que nao tem nada haver.. oque pode me ajudar nisso pois ela entra agora final do mes.. des de ja agradeçidah.. bjim.
Joyce sua namorada deve estar em boas mãos, quem faz um òrìsá especial como Nanã não se atreve a fazer besteiras.
Ire o.
joyce,
Colaborando, existem outras formas de raspar pessoas de Nanã sem usar navalha ou qualquer tipo de metal, inclusive também para os animais que serão imolados. Quem diz que não tem nada a ver desconhece o orô deste Orixá ancestral que antecede a descoberta do ferro e é arcaica em sua liturgia.
Queira Oxalá que não façam bobagens!
Axé.
Boa noite a todos! Venho perguntar por se há mais informações a respeito da qualidade de Nanã Xalá, já que no jogo me foi dito que a minha Nanã está aparentada com este Orisa, assim que imagino que deve ser essa sua qualidade. Obrigada!
Camila,
É uma qualidade de Nanã muito ligada a Oxalá e Yemanjá, veste estritamente branco e todo o sentimento de preceito funfun.
Axé.
desculpe a minha ingnorancia mais nao eh lilás as contas de nanã
Lucas, não é lilás.
Ire o.
Lucas,
A conta de Nanãna nação Ketu/Nagô é de miçangas brancas rajadas de azul escuro. O cor lilás era ou ainda é, usada na Umbanda.
Axé,
Agô irmãos,
No jeje, Nanã também usa contas na cor lilás, podendo ser também o branco rajado de azul marinho.
Gbèsén Benói nu we!!!
eu sou filho de nanã e sou homem e medium ainda como n pode ter filhos de nanã sendo k eu sou um deles?
Lucas vc tem quanto tempo de iniciado?
Ire o.
escreva algo interessnte nao deixe so comentarios
Elike,
O que você quer ler de “interessante”, meu irmão?
Axé!
Boa tarde!
Tive um sonho que eu estava em uma rua ond tinha uma cadeira ond eu me sentava e do nada eu fui vendo todos os orixas dançando e vi nanã se abraçando com a Yansã derrepente elas vieram ate mim e me abraçaram e chamando uma entidade ond eu ñ consigo lembrar o nome,de´pois elas me soltarao e eu começei a gira e nisso eu aparecia com um vestido branco,so que eu ñ estava mas no meu corpo mais de alguma forma eu vi tudo isso e Nanã perguntava qual era o seu nome eu (no caso ja a entidade) dava um pulo e dia sou YANSÃ DO TEMPO e voltava a gira e mto feliz qdo acabava a musica (no qual eu ñ escultava nd) ela parava com a mão de lado.So que derrepente o vestido que era branco se trasformou em vermelho e as mãos ja vinha na cintura ela pedia um charuto e champanhe (ond eu descrevi ser uma pombo -gira) e dava gargalhadas so que Nanã falava que era pra da a ela o q fumar e beber…e eu acordei …Bom ha 2 meses eu fiz um “BURI” e a minha mae de santo jogou cartas dizendo q eu era de Yansã com Oxossi e a Oxumaré no final ela deu a minha cabeça para Yansã so que nos buzios diz que eu sou de Oxumaré (o orixa que tabm apareceu no meu sonho so que distante) o que significa esse sonho que pra mim ta uma confusão?
Obga!!
Alessandra, não é o caso de não acreditar em cartas, mas òrìsá não fala em baralho. Òrísá fala nos jogos usados pela nossa nação. Buzios, Obi e etc. Nàná não fuma, òrìsá nenhum fuma, é tabu fumar dentro de uma casa de òrìsá. Ista estya escrito no Odu ejionilè. Volto a falar que abian tem difuldades em saber seu òrìsá, são muitas energias que passam no seu campo energetico, uma hora Oyá outra Òsúm e assim vai. Certeza é na reta de chegada de uma iniciação. Faça um jogo e veja se sua cabeça imaginou esta situação ou é algum recado de energia querendo lhe avisar de algo.
Mas lembre-se, cartas não vale. Ifá não é isso.
Ire o.
Oie! Obga por me responder…mais então Nanã ñ vinha fumando no sonho e sim essa entidade que venho em mim… ja fui jogar Buzio e Deu que sou realmente de Oxumaré e tenho Yansã
A minha unica duvida é o porq esse sonho ? ja com a pombo-gira eu acho q deve ser porq na proxima semana irei da de comer pro meu Exu ( talves seja isso ) Mas so ñ entedi o motivo da Yansã vim e derrepente essa pombo -gira.
E me tire uma duvida por favor existe essa Yansã do tempo ond eu posso ler mais sobre ela?
Obga!!
Alessandra esta denominação é chover no molhado, dizemos òrìsá do tempo quando nos referimos aos òrìsás de fora, Ode, Osóòsi, Ògum, Logun, Obaluwyè, Òyá e etc…
Pode ser que sua consciência tem guardado informação sobre este oro que vc vai fazer e aflorou neste sonho. Nossos povo de rua tomam várias formas, em vez de Òyà, vc poderia estar vendo a sua pombo-gira, é muito vago, sonhos são complicados de decifrar. Atenha-se aos seus preparativos do Oro e tudo correrá bem.
Ire o.
MARA
SOU DE NANÃ E POUCO SEI SOBRE MINHA MÃE,GOSTARIA DE SABER POR QUE AS FILHAS DE NANÃ NÃO TEM SORTE NO AMOR?EXISTE ALGO QUE POSSA MUDAR ISSO?AINDA NÃO SOU FEITA E NEM BURIZADA,NO COMEÇO DO ANO IREI FAZER BORI,AGRADEÇO QUEM PUDER ME RESPONDER,SALUBÁ….
Zeina, independente do que vc está dizendo, qualidades ou caminhos de òrìsá somente na iniciação podermos saber com certeza, quem disser algo neste sentido está especulando.
Dê graças por saber que a energia de Nàná está em seu caminhos e se apegue a ela.
Ire o.
Zeina Nelson não está mais no blog.
Não usamos data de nascimento e horário para fazermos um jogo de buzios.
Nossa escola de merindilogun não usa este tipo de informação.
Já lhe respondi sobre Nàná no outro post que vc escreveu.
ire o.
oi sou andreisa dofona t nana a m tenpo minha namorada joyce entrou no sit e fes algumas perguntas pois eu tava pra entra no final de agosto do ano passa do acabou q trokei te barracao sou filha de dofono t imonja meua oro voram muitos bem veitos ja to com guatro meses obrigada pela respotas e a juda q vcs me deram !!!! me tiram uma duivida sou de nana com omulu mais nunca vi niguem falr q isso pode desdeja muntaba
Adreisa, NÀnà com Omolu é uma conjunção normal dentro da liturgia do culto.
Ire o.
MONTUMBA mais eu sei e por q aonde eu conheço 4 menis de nana mais velhas do q eu e todas sao de nana com oxum e dizem q ta errado pois nao pode 2 vamos dizer morte numa cabeça sei q ela e uma das mais velhas vc pode me convirma a sua gualidade
Ola, tive um sonho e me falaram que era nanã no sonho,sera que alguem pode me informar se era mesmo?No sonho eu estava em uma sala, e derepende pegava um giznaum me lembro a cor e começa a desenhar no chão,o desenho ja parecia estar riscado e eu ia pintando,era uma mulher em um barco,ela usava uma especie de coroa,naum sei.Ai aparecia varios colares de cores diferentes,azuis,vermelhos e tipo um lilas muito bonito,tinha outra pessoa comigo e eu olhava para a pessoa e mandava ela colocar o colar lilas em mim,a pessoa se negava,mas eu falava que era pra por pq ja havia passado da hora.Se alguem poder me ajudar me informe pelo ariane.marc@gmail.com Grato
Ariana, pode até ser que vc tenha sonhado com este òrìsá, ou será vodoo, o melhor que vc pode fazer é consultar um jogo e ver se tem algo mais,que vc não não conseguiu captar.
Ire o.
ariane,
Somente através de um jogo de búzios poderemos saber se seu sonho tem alguma relação com Nanã ou outro Orixá.
Axé.
motumbá dayane sou filha de nanã com oxalá vou fazer 2 anos de feitura e gostaria muito de saber porque tudo que eu sonho aconterce e quando vou contar o sonho a meu pai de santo ele ñ mindar nenhuma esplicaçao e tudo que eu sonho acontece exatamente do jeito que eu sonho ñ acontece no mesmo dia ñ mas no decorrer da semana sim e do mesmo jeito q eu sonhei pode me esplicar.
rosemeiri,
Existem vários tipos de sonho, caberá ao seu zelador identificar se o sonho tem alguma coisa a ver com seus caminhos. Insista com ele com provas contundentes dessas coisas que acontecem durante a semana.
Axé
Olá bom dia a todos!!!! Tive essa noite que passou um sonho acredito eu que que com Nanã…sonhei que eu estava num terreno de uma vizinha minha e que me falavam assim: ” Vá bater cabeça pra sua mãe por que é carnaval e orixá não se pode evoluir”…de repente me vi encorporada com o orixá que acredito eu que seja Nanã apesar de não ter muito conhecimento mais no sonho dava-se a entender que era ela. A mesma (eu) vestia um vestido com anagua amarelo cor de ouro…confesso que fiquei muito impressionada por que amarelo é a cor de Iansã, ou estou enganada. Lembro que meu rosto enrugava todinho pqrecendo de uma pessoa idosa e que o orixá dançava normalmente e que de repente me via evoluindo como povo de rua…muito estranho se alguém puder me explicar o significado agradeço. Muito axé pra todos
Érica,
O que me parece é que pode ser mãe Oxun, pois o amarelo ouro é cor de Oxun e existe uma Oxun de aspecto idoso com rosto parecendo enrugado.
Boa sorte!
Axé.
Ok Fernando, mais o que poderá significar esse sonho?
Obrigada e muito axé
Érica,
Eu não sei o que quer dizer o seu sonho, você está aflita por alguma coisa na sua vida?
Axé.
Sim estou muito aflita, tenho um relacionamento meio enrolado que estou lutando para reverter essa situação mais parece impossível e minhas esperanças estão morrendo a cada dia e isso esta me deixando muito para baixo.
Obrigada por tudo.
Muito axé!!!!
Érica,
Tinha certeza que era isso, porém, decifrar sonhos é muito arriscado, principalmente aqui no blog.Leia, clicando na foto da Dayane acima, o post “Quando o amor acaba”, leia com atenção e quem sabe se nesse texto você não se descobre?
Boa sorte.
Axé.
Ok obrigada, vou ler sim pode ter certeza….
Axé!!!!!!
não participo da religião porém tive um sonho com nanã buruku em que uma pessoa mim dizia que eu deveria fazer uma oferenda sei lá alguma coisa gostaria de saber o que quer dizer isso.
lembro que eu não tenho contato com a religião se puder mim esclarecer eu agradeço!
J. guilherme vc tem que procurar alguém que possa abrir um jogo de buzios e lhe dar as respostas que vc precisa.
Ire o.
Olá,
Parabéns pela seriedade e qualidade dos comentários. Sou filha de Nanã e é muito difícil achar informações sobre esse lindo orixá.
Vi muitos questionamentos sobre a feitura de Nana pela dificuldade em raspar a cabeça, ouvi falar que em alguns casos se usa escama de peixes, não sei se é verdade…
Mas tenho algumas dúvidas:
Iansa que come com Oxum é Onira, Oxum que come com Iansã é Apara… E Nana que come com Oxum???
Escuto muito falarem de Nanã como Senhora da Morte Súbita, que prende como areia movediça, que abandona filho….enfim…Sei dos mitos de Nanã, mas existe algum outro aspecto positivo dela além da sabedoria ancestral?
O que acontece quando alguém fala mal deste Orixá e se sente que ele enquizilou?
Todos os orixas tem mãe. Nanãé mãe de obaluae, oxumare e ossaen. Iemanjá é mãe de Ogum. Se Ogum, Oxossi e Exu são irmãos, Iemanjá também é mãe de Exu (orixa) ? Quem é a mãe de Iansã? Ouvi falar que era Nanã.
Como saber se o ilá esta correto?
Bia,
Nanã é um Orixá de culto antiquíssimo que antecede ao ferro, sua liturgia é a mais penosa dentre todas, tal sua retidão. Falam muitas bobagens, estórias descabidas, lendas mal interpretadas, orikís absurdos e inventados, mitologias inexistentes, etc. Nanã tem sua energia ligada a Vida e a Morte, assim como Oxalá transita neste contexto. Míticamente é mãe de Omolú e Oxumare, Orixás no Ketu oriundos do Jeje, daí terem culto próprios e separados. Miticamente Yemanjá é mãe de vários Orixás, dentre eles, Exú, Ogun, Oxóssi, Ossain, Xangô e Oxun. E Oxun miticamente é mãe de Oyá e Logun.
Para saber e conhecer um Ilá, o zelador tem que ter muita experiência e vivência, pois são características básicas que cada Orixá traz. O Ilá pode ser ajustado pelo zelador sem problema algum.
Axé.
Fernando,
Muito obrigada pela resposta. A dúvida ficou ainda em relação a isso de “comer” com outro Orixá…
E se Nanã Abenegi deu vida ao Ibá Odu, ela é avó de Oxumarê, Oxossi Olodé, Oya e Yemanjá?
Bia,
Quem saberá com certeza dessas ligações, dessas energias tão profundas. A energia de um Orixá é individulizada, nem mesmo Logun Edé.
Nanã é a metade de duas energias que configuram vida e morte, a mim basta entender que uma das faces de Nanã é Linda.
“Edí Nanã ewá, ewá ewá e, edí Nanã ewá, ewá ewá e”
Axé,
Olá a todos
Vejo muito falar das qualidades de Nanã
até então antes desse post eu conhecia 4
baruque, buruku, buruko e buruke
não sei se são as mesmas
mas só sei que existe muito misterio sobre ela
e é isso que a deixa cada vez mais linda
ATT. Magno
Magno,
Nomes de um mesmo Orixá, conhecida em várias regiões.
Axé.
Não sei se é a mesma conhecida de nações diferentes
mas sei que quando pesquiso sobre essas 4
vejo diferenças em algumas coisas
mas como sei tambem sei que as nações tem diferenças nas
qualidades dos Orixas
Assim concluo que pode ser isso.
agradeço pela atenção e consideração
ATT. Magno
AXÉ
montunba eu queria saber gual e a qualidade de nana q come com oxum ?
andreia,
Desconheço essa qualidade de Nanã, com certeza essas ligações são enredos individualizados, neste caso, o zelador jogo para saber qual é a Oxun que acompanha Nanã.
Axé.
bom dia sou filha de nana e fui iniciada a 13 anos atras;nao concordei quando li que filhas de nana nao sao adoxadas porque,se o primeiro orixa a ser feito foi adoxado me tire essa duvida muito obrigado
li um comentario da andreisa de qual qualidade que come c/nana nao tem mais sim uma oxum que pode acompanhar nana e aboto
Cleide não entendi sua pergunta.
Àse.
sera ja procurei saber essa gualidade pergunto meu pai ele fala esqueci no momento mais as outra nana q conheço sao de nana com oxum como junto eu sou diferente meu pai e omulu e minha nana come com oxum
Cleide Jane,
As filhas de Nanã levam Adôxu, seu culto é individualizado, Oxun Abotô acompanha Nanã em enredos.
Algumas pessoas fazem comentários sem nemhum cabimento e entendimento. temos que saber ouvir para não escultar besteiras.
Axé.
gostaria de saber o significado de um sonho no qual meu primo dormindo falou assim:
nanã vai retar !!
cade o toicinho???
nanã vai retar. ele nunca teve sonho algum relacionado com orixá
esse foi o primeiro vcs podem me ajudar??? é alguma coisa ruim que esta pra acontecer será? por favor me esclareçam no email patylan@hotmail.com
Obrigado.
Patrícia,
Também não entendi, se ficar encucando com isso, procure um bom jogo de búzios para saber se tem alguma coisa a ver com Nanã.
Axé.
minha tia é de nanã belojá…. vcs não citaram
igor,
Existem inúmeros Orixás e suas qualidades, caminhos.
Axé.
Olá , sou filha de Nanã, com juntó Yemanjá Ogunté ,sou de um centro de umbanda que tem fundamento no candomblé,gostaria de saber se vcs podem me ajudar a saber a qualidade de minha mãe nanã sei q ela se veste de azul e branco , mas não sei ainda a qualidade dela, pois vi q tem mais qualidades q levam essas cores , meu pai de santo me disse q minha nanã é essa q vcs tem nessa página, pois queria ter uma imagem dela moldurada , então levei varias imagens de nanã e ele me disse pra fazer a moldura com essa imagem q vcs tem nessa página , saberiam me dizer a qualidade dessa nanã? Ou essa imagem representa mais q uma qualidade?
Agradeço se puderem me esclarecer….
Quero parabenizá-los pelo trabalho, sempre q tenho tempo visito o blog , e ja aprendi muito com vcs…
Abraço fraterno !
Olá Carla!
Essas podem ser as cores de Nanã Buruku, mas por favor note que a qualidade do Orixá só é revelada através do jogo e/ou quando se prepara a iniciação.
Na Umbanda as qualidades dos Orixás não têm lugar, apenas se cultuam alguns dos orixás do Candomblé na sua essência geral, sem olhar à qualidade, e a pessoa não é iniciada para o Orixá da mesma forma que acontece no Candomblé, portanto, o detalhe da qualidade neste caso não é importante.
No seu lugar, dado que frequenta uma casa de Umbanda, e se quer ter uma imagem do seu Orixá, utilize aquela que lhe chama mais ao coração, ou vá simplesmente pela dica de seu Pai. Se essa imagem for a que está nesta página, pois que seja então essa a que lhe sirva de referência.
Abraço!
Axé!
Oi Manuela , agradeço a dica , um abraço !
Carla.
mutumba a todos!depois de muito pensar resolvi escrever e perguntar:sou filha de nana c/ oxala,recebi meu deka a dois anos,nao recebi inkissi,questionei e meu zelador me disse que sao raros os filhos de nana que tem inkissi por ela ser um orixa hercaico,tenho duvida pois na verdade fui feita por outro zelador que faleceu e esse deu continuidade a tudo em relacao ao meu orixa,como fui a primeira a receber deka em seu ile. apergunta e:eu posso vir a ter inkisse?pois continuo com minhas obrigaçoes e recebendo meu obi de mesmo modo pois eu gosto e pretendo continuar por muitos anos ainda.
Vivian,
Você nunca receberá Inkísse que são as entidades da nação Angola. Você é iniciada para Nanã que é um Orixá. A casa que você está é de Angola? Você deve procurar casas de candomblé ketu/nagô que cultuam Nanã, além disso, de zeladores antigos que tenham entendimento sobre seus Orixás.
Axé.
eu sou filha de nanã e bom a gente saber a qualidade do nosso orixa estava morrendo de saldades da minha mae!!!
GOSTARIA DE SABER SE EXISTE NANAM COM SANGO POIS TIVE UMA PESSOA QUE O BUZIOU SO RESPONDIA COM SANGO
Adriana,
Não existe essa composição de energia, Xangô pode ter respondido por outros motivos.
Axé.
boa noite por favor estou muito preocupada e queria uma resposta de uma outra pessoa que nao me conhece .
fiz um obi em outubro do ano passado e no jogo de buzio dizia que eu era de iansan .e meu obi so deu uma acalmada , pois na verdade o que saiu no buzio que so tampei o sol com a peneira e seria necessario a feitura de santo.
e ate entao estava tudo bem , porem de uns tempos para ca minha vida virou de ponta cabeca muito desanimada e sem vontade de fazer nada ,tenho tido muitas dores de cabeca e meus ouvidos ficam o tempo todo tampando como se um vulto passa-se ao meu lado . preocupada e como o pai de santo que fez meu obi mora longe joguei os buzio com outro que sem me conhecer falou tudo oque estava acontecendo em minha vida e confirmou a feitura de santo porem no jogo dele saiu que sou de nana com influencia de iansan , e diz que e necessario eu me cuidar com urgencia pois a tendencia e piorar ja que as cobrancas de nanan e pesada demais .
fiquei em duvida e queria saber como ter certeza de que santo sou , e ja que ele diz que sou de nanan como sao os filhos dela e como e a cobranca dela os sintomas etc , se possivel me responda por favor ..
muito axe . boa noite
tatiana,
Em primeiro lugar, Orixá quer o melhor para você e lhe dar caminhos positivos. Procure uma boa casa para frequentar, aprender e se entrosar com a religião. A Iniciação virá naturalemente, seu orixá vai aparecer com mais exatidão, na hora certa, sem essas cobranças malucas que alguns insistem em dizer, isso não existe.
Muita calma e siga em frente.
Axé.
amei esta espricação sobre nana sou nova no santo
motumba,sou de umbanda molocô meu buziu da ogum adjuntó omolu ai sempre da oxum com quizila com iansã porém sempre quanto toca para nanã eu viro,uns tempo para cá nanã ta assumindo mais meu buzios to confusa.
meu pai fez amalá para nanã eu participei e mais uma vez eu virei e ela sempre dança teria assim uma explcação?
fui em outra casa joquei de novo deu ogum e nanã pode?eu sou de 29 de Fevereiro eles afirmam que como a minha data de naciemto não e comum rsrs pode aver essa dificuldade.
Obrigada
Flavia,
Procure uma casa de Candomblé “Ketu/Nagô” para cuidar de seus Orixás e desvendar esses mistérios e cuidar de seu Orí. Umbanda/omolocô não são nações de candomblé, misturam cultos, rituais e liturgias, por isso, você se encontra confusa e perdida e não consegue explicação para as coisas que acontecem.
Boa sorte, axé.
Olá sou filha de Nanã … gostaria de saber se é frequente a alergia a bijuterias nos seus filhos, ou se não tem nada em comum.
isabel,
Pessoas de Nanã não de muita vaidade, porém gostam de se vestir muito bem, talvez seja um problema com você tenha em usar bijuterias.
Axé.
Filhos de Nanã são protegidos !! Sabuba vovó !!!!!!!!!!!!!!
Ola eu gostaria de saber mas sobre Nanã Adjaoci eu li ali em cima,mas gostaria de mais informações,a também sobre a qualidade,do Omolu Acauane e Oxum-Oxumarim alguém conhece essas qualidades porque preciso saber urgente.
grande abraço,Axé.
leonardo,
Nanã Adjaosí é um caminho de Nanã ligada a Omolú. Sobre este Omolu e essa Oxun, infelizmente dentro do ketu/Nagô eu não conheço essas qualidades.
Axé.
brigado Fernando D’Osogiyan
e que eu escrevi erra e esses aki, Omolu Azauane e Oxum Marim
Axé.
ola sou uma sacedotrisa , sou de ayrá e tenho uma filha de naná icuré… e ja ouvir de varios pai de santo que não é icure e sim iduré, pode me passar algo desse assuto agradeço muito, axé para todos.
Valda,
Nanã Ikú re quer dizer: Nanã morte sua, portanto não é qualidade e sim na verdade parte de uma cantiga muito antiga de Nanã. Iduré não sei o que significa, pode ser um nome composto: idu= luta, briga / re= sua, portanto também não é qualidade e nem nome de Nanã. As qualidades de nanã normalmente são os nomes de cidades, locais de seu culto.
Axé.
meu querido muito obrigada, muita paz, e axé para vc, e se o pai puder me orienta nesta feitura de nana , por favor, ficarei muita grata, axé.
oi meu querido … mutubá.. olha só vir no livro que o laço de nana e nas costa e que nana nao usa camisu, por favor o que tem de verdade?
valda,
Realmente Nanã não usa camisú, ela gosta de Atakan amarrado com um laço nas costas.
Axé.
Olá sou de Nanã e adorei os posts de Nanã parabéns pelo trabalho são poucos sites que publicam coisas que são verdades ainda mas sobre Nanã. Muito obrigado. E asè para todos
Motumbá, boa noite gostaria de esclarecer o seguinte: Se Ogun tem kizila com Nanã, quais? Se Nanã sempre acompanha Omulu como Jagun tem caminho com Ogunja? No caso Jagun não seria Qualidade de Omulu? Filho de Ogun deve evitar relacionar se com pessoas de Omulu, Nanã e Oxunmaré? Muito asé a todos.
Augusto,
Orixá não tem kizila alguma. São energias antagônicas, apenas isso. Jagun é um guerreiro branco e tem caminho com Oxaguian. Existem 7 qualidades ou caminhos de Jagun. Pessoas são pessoas, orixás são orixás, não confuda as coisas.
Axé.
Obrigado Fernando D’Osogiyan,sou de Oxosse e tenho um amigo de Ogun que houvi ele certa vez dizer que tinha muito nojo de lama isso antes de ele saber que era de Ogun dai fiquei na dúvida. Obrigado muito asé.
olá sou filha de nana e sei q ela naum é raspada com nenhum objeto metal.gostaria de saber qual é o objeto q ela é raspada?
cintia,
Existem axés que utilizam uma espécie de osso em forma de faca afiadíssimo, tem outras que utilizam o bambú tornando-o uma lâmina, existe também um tipo de madeira artezanal, em fim, existem vários tipos de material, menos o Ferro ou derivado dele.
Axé.
muito obrigado pela resposta,pois iriei fazer a minha feitura esse ano,e estava em duvida em relação o q ira usar,mais a minha zeladora ja tinha falado comigo sobre o osso em forma de faca…mais msm assim muito obrigado e axé.
Qual é a qualidade de Nana que tem enredo com Oxum, o nome dela. Me disseram que é a mais nova e que tem como ação o cuidado com a passagem / morte ou chegada / nascimento dos bebes prematuros ou de parto difícil que pode levar a morte.
Motumba.
Jessica,
Mais de uma Nanã tem enredo com Oxun, caberá ao zelador quando for apurar a qualidade ao assentá-la, verificar através do jogo de búzios ou Obí esse caminho.
Axé.
Olá. Gostaria de tirar uma duvida: pelo que eu entendo, a relação sexual é vista como algo natural e inerente ao ser humano. Porém no periodo do resguardo na iniciação e em outras obrigações, a sua proibição se dá entre outras coisas pelo fato da pessoa desprender muita energia ao praticar o sexo. Sendo assim, uma pessoa que não necessariamente pratique a prostituição, mas que seja promiscua fazendo sexo “a torta e a direita”, pode manter contato/sintonia com seu orixá normalmente? Obs: minha duvida em nada tem a ver com a noção de pecado (ideia cristã), mas com a noção de boa conduta a que orumilá nos aconselha!
alguem pode responder minha pergunta? grato!!!!
João Paulo você está falando diretamente sobre caráter (Ìwà Pèlé), a base de nossa vida neste mundo. Uma pessoa sem caráter, promiscua e sem dar a devida atenção ao que se passa a sua volta, com certeza está propensa a receber ataques de diversas fontes de energia negativa. Com certeza tudo em sua vida será com dificuldades e/ou receberá ataques de vampiros espirituais.
Esta pessoa com certeza não terá um aporte digno de receber o òrìsà.
Ela estará sendo enganada por seu Orí.
Ire o.
Da Ilha, vc não imagina o quanto sua resposta serviu para sclarecer inumeras duvidas que pairavam sobre minha cabeça. muito obrigaso! dó gostaria se possível que vc falasse mais um pouco sobre “ser enganado pelo ori”. Grato!!
João poucas pessoas tem um conhecimento mais detalhado de Ori, nem mesmo a área abrangente da psicologia e afins.
Ser enganado pelo próprio Orí, seria o seu sub consciente, Orí Inu, se deixar levar pela sua consciência, Orí Ode.
O que a consciência dita, fica gravado, como se fosse uma mensagem, Ori inu vaai obedecer ao que Orí ode determina.
Se você acha que incorporou alguma energia, Orí é tão poderoso que vai atrair uma energia vibratória que o seu consciente vai achar que você incorporou, estamos falando apenas de possessão, nestes casos que são recorrentes, vamos encontrar o que chamamos de charlatanismo ou mesmo um engano por parte do mediu ou iniciado.
Ninguém está livre destes ataques, vamos dar o exemplo da pessoa que dá consulta de 20:00 as 23:00 com alguma energia, as segunda, quarta e sábado. Será que realmente esta pessoa estará com seu Orí pronto para incorporar a energia, será que a energia vai encontrar campo para trabalhar nestes dias e horários marcados pelo médium?
Creio que o engano vem do pré-conceito de que “Eu estou a postos a atender quem vier me procurar, eu trabalho dentro da caridade, eu não engano, eu não cobro e etc.”.
O mundo está cheio de gente de boa vontade fazendo um monte de atrocidades Brasil afora.
As pessoas dizem que são médiuns desprovidos de vaidade e ambições. Eu pergunto e dai?
Se o problema não está sendo resolvido por quem de direito e que tem qualificação para tal empreitada, no caso o espirito invocado.
Isto é ser enganado por Orí.
João Orí é tão misterioso, tão perigoso, tão dissimulado que as vezes penso que ele é um Èsù, pois Èsù é o que você quer que ele seja. E Orí faz aquilo que você quer que ele faça, tanto para o bem como para o mal.
Orí ode deve ser vigiado diariamente, todas as horas, por isso sempre digo a todos, rezem seu Orí, vigiem seu caráter, sejam sinceros, não se deixe levar pela vaidade.
O Odù Ogunda’Ogbé e Ogunda massa (Ogunda Osa) falam veementemente sobre paciência e honestidade/humildade, falam em ser o que o nosso Deus sempre frisou, não enganem as pessoas, não mostre o que você não tem, não maltrate os menos providos de inteligência e etc., pois estas leis foram ditadas por Ifá (os ensinamentos de Deus) no Odù Iká’ Òfún.
Portanto somos um processo de lembrar quem nos somos e não quem devemos nos tornar, a evolução se dá em se lembrar de sua ancestralidade pessoal, ninguém foi gerado enquanto ser humano uma má pessoa, atravessamos milênios em nossas idas e vidas tentando nos lembrar de nossas promessas e alinhar nosso destino com nossa vida terrena.
Este é o pulo do gato, òrìsà é uma das ferramentas a nos ajudar e não a razão do todo.
Lembre-se disto.
Ire o.
Bom dia,
Sou filha de nana desde quando freqüentava umbanda meu pai veio a falecer e desliguei de tudo mas sempre louvei minha mãe ,hoje estou tendo o conhecimento na angola gostaria de tirar algumas duvidas ? Tem a possibilidade de existir uma qualidade de nana que coma com ogum
Att, Simone
Simone o culto de Angola não tem òrìsà.
Nàná é cultuada nos cultos yorùbá e Djedje.
Sua nação tem Nkise e este òrìsà não é divindade angolona.
Ire o.
Da Ilha, seu comentário foi tão profundo que poderia ser publicado aqui no blog como um texto. Tambem acho que Ori é uma divindade tão complexa quanto os de mais orisas ou até mais! Daí a importancia fundamental de alimentá-lo regularmente, para que esteja sempre fortalecido já que é o mesmo quem sustenta o nosso corpo. Mais uma vez obrigado!!
João a sacada não é alimentar o Orí é manter o caráter vigiado, as boas ações e o bom caráter vão sempre permitir que seu Orí esteja alinhado com sua matriz.
Perseguir o destino é uma outra história e está ligado a Ifá, pois, somente através do oráculo saberemos se estamos na rota traçada.
Alimentar o Orí e manter a proximidade e louvar esta energia que é um òrìsà, desde que estejamos conectados a ele.
Quando isto não acontece recorremos ao Bori para nos unir e equilibrar está dupla maravilhosa, Ori e Orí Inu.
Ire o.
aonde mando fazer o obe de Nana
Eliane o culto de Nàná antecede o aparecimento do ferro.
Ire o.
Boa noite, sou Daniela de Yemanjá Oguntê, gostaria de saber se posso participar do culto de iniciamento de uma filha de nanã, eu estando no período mestrual, se isso interfere em algo?
E gostaria de saber também, se mesmo depois dos bichos serem mortos com outro tipo de material,sem ser metal pode ser usado faca para cortar eles em pedaços ou não?
Daniela eu não falo dos fundamentos do culto.
Somente participando do Oro N’pá para poder ver como se faz.
Ire o.
Daniela uma mulher mestruando está no seu período mais negativo, sua energia é inerte (morta).
Nada poderá ser feito e lhe aconselho a nunca fazer sexo neste período, você pode enfraquecer seriamente seu parceiro.
Ire o.
Bom dia, ontem tive dois sonhos com uma mulher nas características de Nanã, inclusive com a roupa roxa, dizendo que precisava benzer meu quarto! Nunca frequentei umbanda ou candomblé, mas o sonho foi muito real, gostaria de algum conselho. Grato.
Luis se você quer saber realmente sobre este sonho, procure alguém que possa lhe abrir um jogo de búzios.
Ire o.
ola recentemente eu sou que eu tenho nanã na minha coroa eu gostaria de saber qual é o nome a qualidade de nanã que é jovem e abita o lodo do fundo do mar… sei que essa qualidade de nanã me acompanha gostaria de saber o nome da mesma… vcs poderiam me ajudar?
Solarius estas informações são passadas aos inicados dentro de sua casa de àse.
Ire
Putz, a minha Nanã é a Nanã Ybain!!! Ô Oxalá …
amei este site. gostaria de saber se homem pode rodar com nanã ou seja receber nanã.
Adenielson acima tem várias pessoas perguntando sobre este tema e várias resposta sobre o assunto, inclusive bem aprofundadas.
Ire
Olá Silvana,
Não entendi o “Putz”! O que tem sua Nanã ser Ybain?
Motumbá
mineia
Sou tb filha de nanã, e entrei por doença, hoje com apenas 4 meses de feita, sou outra pessoa, a religião fez com que eu encontrasse o meu equilibrio, e tenho seguido o meu caminho mais senhora de mim e muito protegida pelas mãos firmes de
minha mãe de cabeça, adorei este site.
grata
Àse Minela.
ola boa noite meu nome e winnie e sou de nana com oxossi e queria saber se nana usa espelho eu sonhei com um na mao dela e qual marca de nana e com Oxossi
Winne não usa.
Sobre qualidades não falamos aqui neste espaço.
Isto é assunto interno do ilè àse.
ire
pois eu sonhei dua vezes com espelho ela usado mim dissero que tem uma que usa winnie
aminha nana parece que e de nação é me fala que ela come com iança(ou oya) eu estou com duvidas pq e dificil eu virar com ela ???
clara,
Nanã é cultuada tanto na Nação Jeje quanto na Nação Ketu, seu culto é exclusivo e não come com nenhum Orixá. Seu culto aqui no Brasil está ligada a família Jí (Obaluaiye e Oxumare).
Axé.
brigada
tenho 40 anos vivo no candomblé desde de os dez sou filho de nanã com oyá , e omulú não viro com meu orixá apenas com meu juntó oyá… a unica vez em que eu virei com meu orixá foi em uma panela de iemonjá e na hora de entregar a oferenda no mar o rapaz filho da dona do ilê desapareceu no mar em seguida o primo do mesmo foi salva lo e ficou também foi a noite mais terrível que já vi em minha vida isso aconteceu a mais de 20 anos eu acho, não sei bem.. só sei que foi noticia nas tv local e nos jornais eu fiquei chateado com varias pessoas do candonblé porque disseram coisas e ofenderam meu orixá como se eu e meu orixá fosse mos culpados pelo ocorrido e por isso estou afastado das pessoas do candomblé e não do meu orixá quanto ao comentário de que meu orixá não rege em ory de homem então me sinto privilegiado por ser o único filho de nanã,pois sou feliz vivo bem já adotei um filho hoje com 8 anos e pretendo adotar mais dois,adoro cuidar de idosos assim como meus pais que estam morando comigo hoje aos 82 anos o meu pai e 78 anos a minha mãe quanto aos costumes ligados a natureza apesar de não gostar mais eu tenho todos de nanã o pior de todos é de cochilar sentado en quanto conversso com as pessoas ficar mexendo na cabeça tipo cafuné é outo são costumes que me pego fazendo e fico com vergonha mais mesmo assim eu amo a minha mãe saluba minha mãe. axé
martins,
Você já disse tudo.
Axé.
Mutumbá
estava lendo um itan em que falava que a iyaba Ibain seria a mãe de Aganju, o sucessor de Dadá Ajaká, e que esta iyaba na verdade não é uma qualidade de Nanã, e sim uma divindade que por caracteristicas parecidas foram assemalhadas e agrupada no panteão de Nanã como Nanã Ibain, a não que vestiria vermelho, e que segundo alguns, por não ser na verdade uma Nanã, não tem kizila com metal…. o que os mais velhos deste portal me diz a respeito, está correto essa colocação? não? sim, mas assim como Jagun e Omolu, Xango e Ayrá, a orisá Ibain adquiriu pra seu culto grande parte do ritual da nanã?
obs.: o que achei estranho nessa colocação é que Ibain é considerada por alguns nigerianos como Nanã,exemplo o professor King, na pagina do templo Oduduwá, é apresentada esta ideia.
axe o
Marcos Jr
Desconheço esse itan. Nanã Igbain é a que carrega as doenças, as chagas, etc, ligada a Omolú.
Axé.
Mutumba,
eu sempre ouvi isso dos mais velhos na religião, não so de minha casa, foi o que me atraiu nesse texto que coloco a seguir:
*Ibain Sola dá a Luz a Aganjú
Se conta que Sango havia se suicídado, se inforcado no pé de Obí. Para Olorum um suicída é alguem sem dignidade, alguem que é jogado no reino dos eguns e tende a ser esquecido. Mas Sango se arrependeu e queria voltar a vida. Ele então conseguiu reencarnar. Ibain estava gravida de um menino, mas não sabia que aquele menino era Sango que iria reviver através da criança. Ibain ja era um divindade, mas seu culto não era ligado ao fogo, era ligados a terra. A gestação de Ibain foi horrível, a criança era quente e lhe queimava a barriga. No dia do parto Ibain estava a ponto de enlouquecer de tanta dor, a criança era uma brasa! Ibain saiu andando pela sua aldeia e entao caiu dentro de uma fogueira, dando a luz ali a Aganjú Solá filhi de Ya Ibain Solá. Ibain foi a mulher que pariu na fogueira.
* Ibain é uma mulher vermelha!
Se conta que Olorum e Orunmilá estavam a criar os Odús, então olorum mandou seu servo raspar osun(pó vermelho) e colocar este pó no meio do mangue, do brejo. Do contato da umidade da água com o pó de Osun nasceu uma menina, Ibain. Do grande Asé gerado ali nasceu um dos 16 odús principais, Irosun Meji, e foi afirmado que tudo que for de Ibain e de Irosun deve ter a cor vermelha. Ibain so se veste de vermelho por ser a dona do Osun.
O “Hum” de Ibain é enérgico, ela é rapida e forte, agita os braços vigorosamente e bate os pés nos chão com força, é um Orisa muito agitado.
São raras as casas de culto a orisa no Brasil que cultuam Ibain da maneira correta, a maioria a veste com cores nao características e a fazem dançar e comer como Burukun, Insule e Omilaré, mas isso é um erro.
agora não sei se é alguma influencia da santeria cubana isso, porque eu ja ví que esse nome Ixolá, Xolá e Solá são usados por alguns orixas da santeria cubana e da regla de Ocha, como o proprio Aganju SOlá que é tão conhecido no culto cubano. porque são energias antagonicas: Aganju o fogo da vida, a energia, a força, e Nanã é o velho, o vagaroso, a morte. e como eu havia dito, ja li, além do prof King, outros textos sobre o culto de Nanã em terras africanas e a propria Igbain é um epíteto de Nanã.
Obrigado pelas palavras, que são nesses pequenos detalhes, até mesmo fora dos terreiros a gente aprende sempre um pouco mais sobre orixá.
axé o
Marcos,
Esta divindade não é Nanã, conhecida também como Iyá Insolá, é um Orixá de culto raríssimo, até a confundem com o próprio Xangô.
Axé.
Olá! Gostei do site e queria tirar uma dúvida. Existe alguma relação de Nana com outro espírito (orixá, não entendo) chamado “moita” ou um nome parecido.
Não entendo absolutamente nada. Mas tive uma paralisia do sono e elas falaram claramente comigo e ainda a frase “eu sou branca”.
Podem me ajudar? Mandem um email pra mim por favor.
Ligia,
Não existe relação alguma com este nome e nem com a frase. Sonhos muitas vezes são devaneios ou estresses do dia a dia.
Axé.
Oiii ….Sou filha de nanã,e gostaria de saber como se raspa uma filha de nanã sem navalha…..Já q minha mae nao aceita ferro…..Obg
Flávia,
Pode-se utilizar faca feita de bambú ou outro tipo de madeira africana.
Axé.
Oie boa madrugada….
Sou filha de nana ja sou feita e tenho um ano pago mas minha seladora se recusa a dizer a qualidade da minha nana,gostaria de saber se exite como descobrir sem ir em outra casa.
Axe
Elisa,
Para mim que sou iniciado a mais de 33 anos, ser de Oxalá já me basta! Se você é de Nanã e são tão poucas as filhas de Nanã, já é o máximo, você deveria ficar muito orgulhosa de sua Iyalorixá.
SAIBA QUE NÃO HÁ DIFERENCIAÇÃO EM QUALIDADE DE ORIXÁ.
Axé.
Olá, gostaria de saber qual a qualidade de Nanã ligada á Oxum e a Iemanjá.
Damaris,
tem que confirmar através do jogo, mas Nanã Lànbáiyn pode aparecer no carrego dessas Iyabás.
Axé.
Renato Ross Aguiar, li a sua postagem e tentarei responder as suas perguntas dentro do meu entendimento:
A) no Espiritismo ou Kardecismo não há incorporação com Entidades ou Divindades (Orixás, Inkices, Voduns);
B) assim como Omolu, Nanã também está relacionada a saúde e a cura das doenças. E apesar de gostar muito de crianças, é a grande protetora dos idosos;
C) a questão da incorporação do Orixá Nanã em homem, para mim é um mero tabu desprovido de fundamento algum. A história do candomblé está repleta de iniciados masculinos para essa Divindade, alguns deles grandes personalidades do passado, como Manoel Falefá (Manuel Victorino Costa). Sendo que, em muitas das fotos documentais deixadas por Pierre Verger sobre o culto a Nanã em África, vemos muitos homens. Na realidade, são poucos os sacerdotes brasileiros que realmente conhecem os awôs de Nanã, em verdade um Orixá arcaico e raro. Mesmo em África seu culto é cercado de muitos segredos. Sua ocorrência no Brasil é algo excepcionalíssimo;
D) sobre as caboclas que atuam na vibração do Orixá Nanã, lhe indico a leitura do livro “Umbanda A Caminho da Luz”, de autoria do Babalorixá Paulo Newton de Almeida. Editora Pallas;
E) Nanã é uma só, mas assim como os outros orixás, também possui diversos epítetos. São as qualidades/caminhos/desdobramentos, um tema de exaustivas discussões não conclusivas. No entanto, Pierre Verger observou em suas pesquisas feitas sobre Nanã (em África), a existência de outras Divindades femininas muito semelhantes entre si.
“(…) Encontramos aí o culto de Nàná Bùkùú, mas também o de várias outras Nanãs, ali chamadas Nèné (…) É difícil saber, no estado atual das pesquisas, quais são os laços existentes entre todas as divindades cujo nome é precedido de Nàná ou Nèné. Elas são chamadas de Inie e parecem todas desempenhar um papel de deus supremo (…)”
Verger ainda lista o nome de algumas dessas Nanãs por ele encontradas, e que são chamadas de Nèné:
” Nèné Ajapa, vinda de Djagbalo, perto de Banté, tem uma coroa de búzios;
Nèné Agbaya, vinda de território bariba, tem um templo em Worogi;
Néné Adjaosi, vinda de Banté, seria uma divindade da água;
em Abomey, no templo de Lisa, Nàná Bùlùkú seria a mãe de Nàná Yaba, Nàná Hondo, Nàná Kpaban, Nàná Seli;
em Dumé, Nàná Brukung é conhecida, mas a Inie principal do lugar é Da Dumé;
há uma Nàná Alàgba em Bodé, Nàná Adelé em Lugba e Akpassi.”
Ainda sobre este assunto levantado e questionado por você, há o caso da sacerdotisa Okomfohemmaa Akua Oparebea, que tanto trouxe o culto a Nana Akonedi Abena ao Novo Mundo, em plena Idade Contemporânea, como nos revela a existência de um panteão de divindades (que aparentemente estão fortemente relacionadas a Nanã) em Ghana e no Togo.
Como você pode perceber, Nanã é um tema muito vasto e bastante complexo.
F) as cores tradicionais (ou se preferir clássicas) da Ayabá Nanã é o branco mesclado com azul escuro, são as cores que predominam em seu fio-de-contas. Contudo, em função da qualidade/caminho/desdobramento desta Divindade haverá diversas possibilidades cromáticas, presentes sobretudo em sua paramentação. Entre essas outras cores estão: amarelo, azul turquesa, vermelho, negro, lilás claro, branco absoluto. Aparecerão de forma ostensiva ou sutis, muitas vezes distribuídas em padronagens, algum detalhe da paramentação ou como elemento decorativo do Ibiri, sua ferramenta de mão mais usual.
Apesar de Nanã ser muito antiga, nem sempre se apresentará como uma senil. Isso apenas é uma idealização, que erroneamente passou a ser adotada pela maioria dos sacerdotes. Algumas Nanãs se apresentam de forma totalmente diferente a isso, estando longe de serem consideradas anciãs.
Espero ter lhe ajudado em suas dúvidas.
Forte abraço.
Marcelo,
Agradecemos por sua postagem tão bem elaborada, embora discorde que a energia de Nanã contemple um Orí masculino, entendo que um homem possa ser de Nanã, inclusive, alguns famosos babalorixás, conheci alguns, porém, ser iniciado passa por questão única por parte de Nanã, tanto é assim, que os Guardiães do templo de Nanã na Nigéria, vestem-se de trajes femininos para participarem do culto, se abstêm da condição masculina… e Nanã é intransigente quanto a seus rituais, aliás, Oxalá que o diga. O orô do flagelo em frente a grande fogueira que é feito durante dias sempre à noite, numa dança e cânticos exaustantes, é única e exclusivamente feito pela mais antiga das Iyás, as demias rodeiam lateralmente também participam. O culto é matriarcal ligada a Terra, ao pó, ao nada na escuridão.
Nanã é Orixá guerreiro, usa atacan, dança sem pressa e sua calma é sua longevidade, por isso usa seu Ibirí.
Axé.
Fernando D’Osogiyan,
não sei qual a sua fonte que diz que os “guardiães do templo de Nanã na Nigéria, vestem-se de trajes femininos para participarem do culto, se abstêm da condição masculina”.
No entanto, nas fotos documentais de Pierre Verger (cuja obra literária monumental ainda é o principal referencial informativo sobre o culto à Nanã em África), não vemos em momento algum nenhum homem travestido.
Muito pelo contrário, podemos observar diversos iniciados masculinos portando cajados, símbolo da legitimidade iniciática no culto tradicional à Nanã. Sendo que o Sacerdote Supremo deste culto (Olibuku), aparece majestosamente sentado nas raízes e a sombra de um velho baobá.
Sabemos que os homens travestem-se em cerimônias da Sociedade Efé-Gelede, existente em várias regiões da Nigéria, e mesmo em outros países distantes como Togo e Ghana. Nesta Sociedade, Nanã é muito cultuada. Talvez o aparentemente equívoco venha daí.
Mas espero que você compartilhe conosco sua fonte sobre essa questão.
Forte abraço.
marcelo,
Sim Marcelo, a condição dada ao homem para participar é essa, homens que participam do culto usam vestes femininas e se abstêm de sexo e só os anciões resguardam o templo. O culto de Nanã é arcaico e até de flagelo nos rituais, Olibuku é o sacerdote responsável pela peregrinação por três meses entre as cidades dentre elas Savê, Abomey, Abeokutá, etc, normalmente somente algumas famílias participam.
Axé.
eu sou filha de nana buruque, e inhasa, meu pai e umbandista desdo os 14 anos dele e eu nasci em 24 de dezembro, eu tenho que ser desenvolvida no candomble , mais nao sei nem por onde começar, pois meu pai disse que e muito caro pra se desenvolver no candomble, so queria saber mais sobre minha mae e como eu poderia zelar ela
Iracema,
Existem boas casas de candomblé que fazem muita caridade, seu pai não pode generalizar.
Axé.
quero fazer uma pergunta sou de filha de Oxalá oxaguian, mas fui feita pra nana existe possibilidade de arrumar isso de ficar com o o oxaguian na cabeça e nana no juntó, existe alguma qualidade de oxaguian que pega nana por favor nse souber me dizer me manda a resposta obrigada.
Olá Sandra,
Se me permite responder, procure uma casa legal e faça um jogo. Ifá lhe dirá tudo o que precisa ser arrumado e tudo o que precisa ser mantido.
Motumbá
Sandra Pereira,
me desculpe a sinceridade.
Mas se Nanã passou por todos os ritos iniciáticos, aceitou todos os orôs, rodou no barracão e bradou orunkó para todos ouvirem como você agora quer afirmar ser de Oxaguiã ?
Me perdoe pela franqueza, mas isso não existe, ainda mas em se tratando de Nanã, um Orixá por demais exigente.
A errada aqui é você, que ao que parece, simulou durante todo o processo iniciático.
Você sempre será de Nanã.
E tome cuidado, pois todos do candomblé sabem que Nanã é inflexível em suas cobranças. Sendo que o maior ewo deste Orixá é a mentira.
Que Nanã lhe abençoe.
Muito aprendizado. ..lendo o post e também as discussões …minha esposa entrou para religião. No Jogo foi confirmado que seu ori e Naná atiçoco e avaliar intoto porémnenhuma informação sobre essa qualidade de nanã ela encontrou caso alguém saiba algo pode me informar para que eu passe a ela fico muito agradecida. ..desde já obrigado lindo ver a religiosidade afro crescer .
Maria,
Na nação ketu Nagô eu não conheço esse caminho de Nanã, mas, sinceramente, isso pouco importa, o que vale é ter a certeza absoluta que ela é de Nanã.
Axé
Gostaria de saber mais sobre Nanã iyabahin e nanã xalá, obrigado
Tatiane,
Tudo sobre Nanã está no post, esses caminhos (qualidades) em nada muda a liturgia e os rituais de Nanã.
Axé.
Olá, sou abiã em meu terreiro, tenho mãe nanã de frente, confirmado em amaci. mas, sou questionada as vezes pela forma como se dá a manifestação de minha mãe… vem muito abaixada, movimentos não muito lentos, mexendo os braços, como se juntasse coisas ou buscasse nas águas… não sei explicar… é como a sinto, mas dizem que mãe nanã vem de pé, anda muito lentamente como Oxalá…não sei o que pensar…
Sheila não confirmamos òrìsà de ninguém dessa forma.
Confirmamos somente na reta final para o inicio da iniciação e as vezes podemos ter surpresas.
Não se deixe levar por comentários, acredito inclusive que um òrìsà não se manifeste para dançar e etc., antes da iniciação.
Converse com saeu sacerdote, somente ele poderá lhe orientar, não pode ter vergonha de conversar isso com ele.
Ire alaafia
Olá, vocês poderiam falar da qualuiade de Nanã Ibi?
Olorum modupé 🍃
Karol,
Para saber a qualidade ou o caminho de um Orixá, somente a traves do jogo feito com Obí e que deverá ser feito de frente ao ibá de Nanã, fora o contrário é especulação, não existe.
Axé.