Erinlé (Erínlè) é uma divindade Yorubá cujo culto se localiza junto do rio com o seu nome, um afluente do rio Osùn (Oxum) que atravessa Ìlobùú, uma cidade do sul da Nigéria Ocidental, Ogbomoxo e Oxogbo, centro de comércio de produtos agrícolas como inhame, milho, mandioca, óleo de dendê, abóbora, feijão e quiabo. Caçador, pescador e médico-botânico, neste aspecto muito similar a Osanyin (Ossain), pelo que o cajado dos sacerdotes de Erinlé (òsù-erínlè) assemelha-se ao cajado dos sacerdotes de Ossain.
Embora possa ser descrito como uma divindade hermafrodita, nas terras Yorubás é cultuado como uma divindade masculina. No candomblé Ketu, no Novo Mundo, Erinlé é apresentado muitas vezes como Òsóòsì (Oxóssi) Ibualama, um velho caçador, ou como Inlé, um jovem delicado. Certo é que Erinlé mora na floresta como Ossain e Oxóssi, possuindo ainda ligação com Okô, o Orixá da agricultura, e ao mesmo tempo nas águas como Yemanjá, Oxum e Otin. Dessa ligação com as águas se diz que Erinlé mora onde a água doce se encontra com a água salgada. Erinlé seria acompanhado por Abatan, sua contrapartida feminina, metade do equilíbrio masculino-feminino. Na Nigéria Erinlé tem vários caminhos (ibú): ojútù, Álamo, Owáálá, Abátàn, Ìyámòkín, Àánú.
Lenda de Erinlé
Orunmilá consultou Ifá, antes de deixar Ifé, para ir a um país de vales.
Os adivinhos lhe disseram:
“Neste país de vales, onde pretendes ir, encontrarás um bom amigo.
Deves fazer oferendas antes de partir, para que tua viagem seja feliz.”
Orunmilá fez as oferendas. Ele ofereceu quatro pombos e oito mil búzios da costa.
Quando ele chegou lá, quando Orunmilá chegou naquele país de vales, ele tornou-se amigo de Erinlé.
Erinlé é um caçador.
Erinlé é também um guerreiro.
Erinlé é, além de tudo, um orixá.
Esta amizade foi grande.
Erinlé tomou dinheiro emprestado a Orunmilá. O montante deste empréstimo foi de doze mil búzios.
Quando chegou a hora de Orunmilá retornar à casa de Ifé, Erinlé teria de reembolsar o empréstimo.
Mas ele não tinha dinheiro. Ele sentiu vergonha e foi consultar Ifá.
“Onde poderei encontrar este dinheiro?”
Os adivinhos lhe aconselharam a oferecer um carneiro, um galo e um cachorro. Disseram-lhe, ainda, que deveria oferecer vinte e um sacos de búzios da costa.
Erinlé exclamou:
“Ah! Já devo doze mil búzios! Onde poderei encontrar todas estas coisas?”
Erinlé tinha um talismã nas mãos. A qualquer momento ele poderia, graças a este talismã, transformar-se em água. Quando ele assim o desejasse.
Erinlé foi, então, ao lugar onde costumava caçar. Pôs o talismã no chão e entrou terra adentro. Neste lugar havia uma jarra com água.
Seus filhos o procuraram durante muito tempo. Eles foram consultar Orunmilá para que ele examinasse o caso. Orunmilá lhes disse:
“Façam oferendas para encontrar vosso pai. Talvez não o vereis mais, Mas encontrarão um sinal dele.”
Disse-lhes, ainda, Que oferecessem sete cachorros, sete carneiros, sete galos e Vinte e um sacos de búzios da costa.
Os filhos de Erinlé fizeram as oferendas. Orunmilá lhes dissera, também, que deveriam ir com os carneiros, os cães e os galos, chamar pelo pai. E eles foram.
Percorreram todos os lugares onde Erinlé costumava ir. Quando chegaram ao local onde Erinlé entrara terra adentro, Encontraram seus instrumentos de caça: Fuzil, lança, arco e flechas. Todo o material que ele usava para caçar. E, bem no meio disso tudo, eles viram a jarra com água.
Esta água começou a escorrer.
Esta água era abundante.
Os filhos saudaram o pai assim:
“Oh! Erinlé, o caçador, retorne à casa! Nós oferecemos carneiro, cachorro e galos!”
E chamaram Erinlé, sem descanso.
Quando eles ofereceram estas coisas, o rio os seguiu no caminho de casa. Erinlé lhes disse para deixar os galos livres, no lugar onde os encontraram.
Os galos que naquele dia eles deixaram livres, são os galos que Erinlé cria perto de seu rio, até hoje. Ninguém ousa mata-los. Certa vez, pessoas ignorantes mataram alguns. Mas os galos ressuscitavam sempre. Desde que o prato estivesse pronto, Os galos saltavam da tigela, Batiam novamente suas asas – Puf! Puf! Puf! E iam empoleirar-se numa árvore Akô, Cantando de novo seu cocoricô!
No mesmo momento em que Erinlé, o rio, se pôs a correr, Oxum preparava-se para partir da cidade de Ijumu. Ela também se pôs a correr. E eles se encontraram perto de Edé. Ali onde se encontraram, o leito destes rios é suave – eles estão felizes. E o curso de ambos tornou-se um mesmo. Juntos, eles correm para a lagoa.
Boa Tarde,
Gostaria de saber se é verdade que essa qualidade de oxosse(inlé) ten enredo com oxala´,pois assim me foi dito.
Se possível me esclareça por favor o que possa me dizer sobre Iansã Bagã.
Muito axé!!!!
Motumbá. Gostaria de uma informação. Sou de ode inle e gostaria de saber se na feitura deste orixá deve-se acentar Oxalufã ou oxoguian ?
Grata
Tatiana isso só seu zelador pode te informar, ninguém mais.
Vc já viu nossa pagina principal? te uma matéria importante sobre preconceito religioso, dê uma passada lá. Tomege do Ogum
Motumbá Tomege do Ogum.
Andei visitando umas páginas de internet e vi uma Qualidade de Oxum, que você não cita. Você conhece ou já ouviu falar de Oxum Ikole a descriição que consegui é : Seu mito a liga a Iemonjá e Ode Erinle, transformou-se em uma ave.
Obrigada
Tatiana eu nunca ouvi falar nesta Oxum nos cultos de Orixá. Obrigado pela informação, e volte sempre. Tomege do Ogum
Gostaria de saber sobre iansã bagã, sua história, as cores possíveis para uma feitura.
Gostaria de saber também um pouco sobre as pessoas que tem como orixá exu.
Fátima procure na barra lateral em qualidades dos Orixas o ítem Oyá, nos comentários tem informação tb. Procure tb no post Iansã e tb leia os comentários. Sobre as cores, o normal é branco. Tomege
bença nelson
nelson eu sou de odé inle q tem fundamento kom osoguiã
mas um dia eu ouvi falar em um orixa xamadu erinle eu logo lembrei de meu pai odé inle
entaum logo pensei q teriao algo haver
entaum procurei saber mais sobre e descobri q orixa odé qalidade inle na africa e um orixa distinto ao orixa ´´oxossi ´´ q cultuamos aki.
entaum es a pegunta
odé inle e erinle sao os mesmos?
erinle no brasil cultuamos komo um caminho de odé?
asé nelson espero por repostas
e mas informaçoes sobre este orixa q amo
q odé lhe abençoe
e q vc continue kom este lindo trabalho na internet
abçç
Ogã Felipe o que conheço são Inlé, Erinlé, Ibualamo que são Orixás disitintos mas que tiveram seus cultos absorvidos pelos de Oxossi que é mais popular aqui no Brasil. Mas o melhor meio de vc entender tudo isso é focar seus estudos em Oxossi/Odé, esqueçer qualidade e estudar somente o Orixá, seu caminho será muito mais sereno e vc vai aprender muito mais. Tomeje
olorun mudupe nelsomm
parabens pelo trabalho na net
fica com deus
Motumbá. Respostando a algumas perguntas e dúvidas;
Erinlé, Inlé, Ibualamo; são o mesmo orixá, sendo Ibulamo uma de suas qualidades e Erinlé seu nome completo, e Inlé é como ele é chamado em alguns lugares como Cuba.
Odé Erinlé não é Oxossí, ele é um Orixá Funfun caçador com seus cultos, pontos, rezas e qualidades distintos.
E sobre assentar Oxaguian é o seguinte; Erinlé é filho de Oxaguian com Yemonjá Ogunté. E assentar Oxaguian creio que seja opcional.
Contudo, para mais informações e falar mais sobre Erinlé e outras coisas entre em contato comigo via orkut pelo meu profile que acabei de criar:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16849617066817789788
dtrindade10 o que vc escreveu é pertinente a Erinlé sim, mas é uma forma de culto que feito e conhecido em Cuba, não no Brasil. Aqui Ele é Oxossi. Tomeje
dtrindade10,
Em toda extensão, as margens até floresta a dentro do Rio Irinlé em África, encontramos vários cultos aos caçadores em geral, os mais populares são Ínle de culto nas margens do rio, O grande caçador de Elefantes e Iboalamo de culto no interior da floresta.
Cada um com seus fundamentos próprios. E no Brasil, juntamos ao mesmo nome: Oxóssi. (daí vem as qualidades)
Em nossa religião não usamos a palavra opcional, não optamos, o Orixá que determina.
axé,
Adorei o exposto sobre Erinlé.
Gostaria de saber, Fernando – ou quem puder ajudar, a diferença entre Erinlé e Ibualama, pois achava serem o mesmo. Qual deles é pai de Lugunedé? Ambos são filhos de Ogyan com Ogunté?
Axé!
olá ,gostaria de saber que no culto a inlé , ele usa ferramentas de cor prata ou dourado como oxum e logun edé , pois soube que o mesmo pertence a familia de uma determinada marca de oxum por isso usa dourado e seu assentamento é feito au invés de barro ,louça com pratos brancos como se fosse o de oxalá.
Valdomiro não acho prudente falar que sim ou que não nestes casos proque isso faz parte dos fundamentos do orixá, e fundamento só se aprende na roça no dia a dia, no cuidado e no trato das coisas do orixá, o melhor é vc se guiar pelo que é feito na sua roça. Tomeje
oque tem haver com orixa terra erinle ou enrile ?
gustavo,
Irinlé é uma cidade a beira do rio Irinlé onde se cultua Odé Ìnle ou odé Irinlé. Terra de caçadores de elefante.
Axé,
+ nas casas de candombler nao tem um arvore q cultua terra qal e esse culto?
gustavo,
A única árvaore que se cultua em casa de candomblé, são as árvores dedicadas ao Orixá Iroko.
sou de ode com oia e osaquiam eme deram a qualidade de erinle sei q devo me qiuar pelo meu pai mas gostaria de uma opiniao se e possivel porq falam muito de oxum e emonja como junto me tire essa duvida axeee
Brondes.
sobre qualidades de Orixá
Na minha opinião há uma onda de “todos querem saber qualidade de Orixá” isso é minha opinião, ok? Mas para que? Com que finalidade se a maioria não conheçe na verdade nada ou quase nada sobre o Orixá. Sei que no seu caso assim como de muitas pessoas é um carinho imenso que te trouxe aqui para pedir ajuda, e venho eu te encher com meus pensamentos, mas a verdade é que saber a qualidade do Orixá sem ser iniciado atrapalha mais que ajuda o filho de santo que acaba por conhecer ou se fixar num determinado aspecto do Orixá, e não o conheçe como energia Orixá única. Além do mais em muitos casos simplesmente não há informação escrita disponível e o aprendizado tem que ser mesmo dentro da Casa de Axé. Que será sempre o melhor local.
O que te aconselho é que vc se interesse neste momento em conheçer muito bem o Orixá. A qualidade virá com o tempo e vc terá conhecido lendas maravilhosas e informações úteis ao seu aprendizado. Isso é que eu acho.” Tomeje do Ogum
Da Ilha,
Felizmente no Brasil, não precisamos ir a África aprender e ter informação sobre Ínle ou Irinlé e Ibualamo. A cultura dos caçadores se perdeu em África e as casas tradicionais preservaram e preservam até hoje através de seus Axés, Alaketú BA/Rj, Opo Afonjá Ba/RJ, Iyá Nassô Oká BA/RJ, Axé Oxumare BA/RJ/SP, Gantois, OgunJá, apenas citando alguns degrande tradição com raízes por todo lugar.
Mojuba,
cara Tatina, Sou conhecido pelo orunkò de Ódè Ylé Òmò Ólà, fui iniciado em 06/01/1988 pelo falecido Carlinhos de Oyà tendo como orisà Erinlè, sim, este orisà tendo enredo com Orisalàguian, não sendo obrigatório o iniciado carregao o mesmo em sua cabeça (ori). esta divindade tb é caçador e médico, tendo caça especifica de elefantes brancos. Árvores são cultuadas no efon e keto sem ser só o pé de Iroko, dado pelo pé de AKOKO, onde reza as lendas que os orisàs descem à terra por eles. o metal usado por odé é sim o metal branco, só pq ele teve um filho com Osun queira se dizer que ele deve carregar dourado, lembrando que a riqueza dos orisás são medidas pela quantidade de Caoris (búzios). Orisàála é divindade de todo ori.
Deus lhe Proteja.
Sou raspado por Carlinhos de Oya
Neto de Arthur de Ologun Edè
Bisneto de Alvinho
Tataraneto de Valdimiro de Aýra
boa noite! gostaria de saber se ode inlé é mesmo assentado na louça? grato!
huam,
Odé Ínlè é assentado no barro (alguidar ou bacia Nagé) Na louça é assentada a Oxun que lhe acompanha.
Axé,
motumba eu sou feito de ode inle mas e verdade que o povo dizem por ai ? di’zem que inle nao e oxossi ele e um outro orixa queria saber mas sobre meu pai abençao a todos
dermeson,
Existem milhares de caçadores (Odés) pela África e Ínlè é um Odé que tem sua liturgia muito própria, seu culto é as margens do rio Irinlé em África. Denominou-se Oxóssi todos os Odés e sua famílias de caçadores, onde se inclui Ínlè.
Oxóssi quer dizer ” Guardião popular”.
Axé,
O conhecimento renova a fé!
Amigos que sede de ver e aprender, vcs estam de parabéns.
Mas o que seria ou será essa tal qualidade de orisá ?
Que confusão vcs criaram ou deixaram incutir dentro de vossas cabeças.
Orisá é energia, a mais pura energia e ponto final.
A conecção com essa energia transcende ao fato de vc querer saber ‘qualidade’, caminho, com quem anda, com quem mora, ufa…
Orisá não é nada disso, leio todos esses comentários e não vejo uma linha sequer sobre Ori.
O seu principal Orisá, onde tudo aconteçe e se materializa.
Podem procurar onde vcs quizerem, com quem vcs quizerem e veram que nada acontece ou acontecerá se vc não tiver harmonia com seu Ori, se vc não acordar comprimentando e saudando seu Ori, seu primeiro e mais importante Orisá.
Pense nisso antes de querer ficar sabendo sobre essa tal qualidade de Orisá.
Osun é e sempre será Osun, os ‘apelidos’, chamemos assim, que ela ganhou por onde passou e forma como é cultuada nestes mesmos lugares deram margem a essas aberrações que vemos por ai, que o povo chama de ‘qualidade’, qualidade é o cacete…
Uma folha quinada com canto ou sem canto terá sua função desde que receba o devido Ofó na hora ‘H’.
De que adianta vc cantar folha o tempo todo se na hora ‘H’, vc não sabe encantar essa folha…pense nisso.
Erinlé, Inlé, Inlè, Ibualamo e etc…, Orisá Odé, Orisá da caça tanto quanto Logunedé, Ogun e etc…
Tem seu proprio culto, onde eu duvido que tres ou quatro pessoas saibam a forma correta de arrumar esse ibá, sabem a forma de alimenta-lo, sabem seus fundamentos, ferramentas e otás, que dirá suas cores.
Erinlé o caçador dos elefantes que fornecem o marfim para Obatalá e já fui longe demais.
Mo juba.
Da Ilha,
Obrigado por suas palavras, é isso que pregamos aqui nesse espaço, poucos detém a liturgia, mais a soma de conhecimentos obtidos através dos ebomis de axés tradicionais e centenários, é o que mantém até hoje o candomblé brasileiro vivo e atuante, ao ponto de recerbermos no Brasil afriacanos querendo reaprender a liturgia dos Orixás, que foram perdidos, dizimados ou esquecidos, o próprio Ketu, por exemplo.
Não vá longe demais, volte sempre.
Axé,
Gostaria de receber informações sobre trajes de Enrilé. Sei que algumas casas o cultua como Òsóòsì, porém gostaria de saber se possui cores e ferramentas distintas.
Mo Juba!
Marcelo,
Odé Ínlè ou Erinlé, veste branco e com detalhes prateados, usa Erukere branco e um ofá de madeira. Já vi em casas renomadas, Ínlè em tons bem claros e de bombaxa.
Axé,
Marcelo, hoje me parece que há um forte apelo para que as qualidades tenham ou tomem mais importancia que o próprio orixa, não sei o motivo disso, pois sou do tempo em que o importante mesmo era o orixa em sí. Meu irmão o importante é o orixa, neste caso Oxossi. Entendo que vc queira conhecer melhor os detalhes do orixa, mas de certo se vc estudar Oxossi vc vai conhecer Erinlé e verá quew a questão de roupas, ferramentas e cores está ligada ao axé de cada casa, do que cada um aprendeu como correto neste culto a Oxossi. Tomeje
mutumba
queria saber aonde posso saber um polco mais sobre o orixa ode inle poes fui iniciado a esse maravilozo orixa e quero me aprofundor em seus miserios
consertado os erros e misterios
Raphael o tema é complexo e controverso, vou reproduzir aqui um texto que eu fiz há algum tempo sobre esta complexidade.
“Sobre Erinlé, sobre esta qualidade há tantas divergencias quanto acordos. Para se ter uma idéia do tamanho da discussão, Erinlé, Inlé e Ibualama tem um capítulo a parte no livro Mitologia dos Orixás, nele se considera que os tres são caçadores independentes de Oxossi assim como Odé seria também um outro Orixá independente, e que Oxossi na verdade seria um Orixá feminino, sendo Ode o Caçador seu marido. Entendeu a confusão? Só com muito estudo para entender direito.
Mas vamos ao seu caso. Erinlé é um rio onde se cultuam os tres Orixás sendo que Erinlé é o deus do rio todo, Inlé fica na parte rasa do rio junto com Ibo (mas um Orixá para complicar as coisas) e Ibualama é a parte funda do rio. Algumas Casas estão ao menos tentando resgatar os cultos de Odé e Erinlé separados de Oxossi”
Meu irmão o meu conselho é sempre o mesmo, “não se percam entre as qualidades, se encontrem no orixa”. O que importa realemtne é que vc é de Oxossi meu irmão, por isso o que vale é estudar e aprender sobre Oxossi. Espero ter colaborado Tomeje.
Mo juba re, Nelson.
Tentar descomplicar é sempre complicado (sic).
Eu queria entender essa fixação em decobrir uma coisa que não se tem no Brasil e se tem não vai se postado na Net, não temos fundamentos dessse orisá em lugar nenhum, ha não ser na mão de quem cuida deste fundamento na Africa.
Como vc disse Orisá Odé, são todos os caçadores, mas dentro disso nos temos varias vertentes, Ogun, Osòósi, Odé, Erinlé, Logun e por ai vai.
Acho que esse pessoal ávido por informação deveria pensar primeiro em acordar bem, saudar seu Ori, Esú, seu Orisá e Orunmilá e se esforçar em aprender, Orunmilá diz que sem sacrificio nada acontece.
Ninguem começa a casa pelo telhado.
Aprendam gbadura, Oriki e principalmente, aprendam o basico da lingua Yorubá e não usem nada sem tradução.
Por falar nisso…, fundamento todo mundo quer, mas aprender e rezar pelo seu orisá, acho que somente em ocasiões especiais.
Pobre de nós.
Ire o.
Aiku awure.
mutuba
eu entendi meu velho ,so uma coisa me pertuba como posso disser q sou de oxossi se no proprio texto q o senhor escrevel acima diz q ode inle e um orixa independente de oxossi e q ten suas proprias qualidades se eu estiver errado por favor me corrija.
mutunba
raphael,
No panteão de caçadores (odé) se encontra Ínle, ele é um Odé com culto próprio assim como todos os outros Odés, cada um com sua peculiaridade e assim chamamos de “qualidades” para poder diferenciá-los.
Ínlè é uma qualidade de Odé ou Oxóssi, tanto faz.
Diga sempre que é de Odé ou de Oxóssi, só isso. Ínlè tem em sua volta os enredos das águas!
Okè Aró!
Axé,
mutuba
muito obrigado por seu escracimento,pois sou muito curioso e gosto de aprender o maximo q possivel, e se possivil sempre q puderen escrevan alguma coisa diferente
quero saber se oxossi inrile come mel.muito axe a todos.
Autodidata, assim como e qualquer Oxossi não recebe mel, Erinlé não é excessão ao respeito que Oxossi tem ao mel. Tomeje
Um texto que eu gostaria de ter escrito.
Oke Aro Erinlé, Ajàjá, Bábá mi.
Todos os dias quando eu acordo, lembro dos meus Caminhos…
Erinlé aponta para o amanhecer e me diz: “está vendo aquele sol ali? Agradeça a Deus que o deu a você, sem ele você não sobreviveria”. E continua: “está sentindo esse ar enchendo os seus pulmões? Agradeça a Deus que o deu a você, sem ele você não sobreviveria”. E Erinlé me pergunta: “gostou da noite que você dormiu e do conforto do seu sono? Agradeça a Deus que os deu a você, sem eles você não estaria pronto para o dia de hoje”.
E por mais este dia, Erinlé me diz: “agradeça a Deus que hoje você está vivo para aprender mais, crescer mais e evoluir mais. Agradeça a Deus que te deu mais este dia pela sabedoria ao trilhar os seus caminhos de aprendizado, crescimento e evolução”.
Começo a caminhar, e então, Erinlé aponta para o chão e me diz: “está vendo esta terra que você está pisando? Agradeça a Deus que a deu a você, sem ela você não seria quem será amanhã”.
Tomo meu banho, escovo meus dentes, bebo água, uso perfume, sabonete e roupa limpa, e Erinlé me diz: “veja quanto conforto você tem. Agradeça a Deus que você tem saúde para trabalhar e conquistar tudo isto e muito mais. Cuide da saúde que Deus te deu”.
Preparo meu café e, quando vou comer, Erinlé me diz: “está vendo esta comida que você vai comer? Agradeça a Deus que a deu a você. Quantas pessoas lá fora gostariam de comê-la e ela é sua por direito. Agradeça!”.
Saio de casa, chego ao trabalho e Erinlé me diz: “está vendo quantas pessoas há ao seu redor? Está sentindo quanta coragem você tem de enfrentar o mundo e vencer? Agradeça a deus pela sua Vida, pois o trabalho é seu e coragem muita gente pede, mas mesmo assim nem todos que pedem-na aceitam tê-la”.
E Erinlé me disse: “Deus te deu a Vida como professora, para você aprender a viver neste mundo, para você creser e servir de norte aos pequenos, e para que você evoluir mais e cumprir sua missão”. Erinlé me disse: “agradeça a Deus!”.
E eu agradeci a Deus por todas estas coisas e por muito mais. Agradeci a Deus mais ainda por ter colocado Erinlé na minha vida, meu amigo, meu pai, minha raiz, do qual eu descendi, e que me lembra todos os dias da minha pequenez diante de Deus e do quanto eu tenho de suar para me tornar um grande motivo de viver aos que ainda são pequenos.
Agradeci a Deus por ter me dado um amigo tão bom quanto o Caçador, que me acompanha por toda a Vida neste mundo tenebroso, nesta terra maravilhosa, nestes caminhos de aprendizado do que é viver. Agradeço à Vida por tudo o que aprendi e ainda vou aprender.
Ai de mim, pela minha pequenez, porque sou nada e recebo tantos presentes todos os dias. E nenhuma dor eu senti, nenhuma dificuldade eu passei, nenhuma mágoa eu recebi ou em nenhuma prova me decepcionei que não me fossem necessárias para aprender, crescer, evoluir e perceber o quanto ainda sou pequeno e tenho de crescer.
E Erinlé mais uma vez me fez lembrar de Deus e disse: “você foi colocado aqui para viver!”. ♐
POR KLEVERTON JOURNAUX
Ire o.
motumbà da ilha.Fiquei em extase com este texto,maravilhoso.Que odé Erinlé o caçador nos proteja com sua alegria e nos compartilhe com sua caça, para que sempre tenhamos fartura.Adupé ô,axé!
Isa, motumba asè, motumba. È kalè o.
Mo juba Iyà.
Adukpe o.
Tudo muito legal de verddade. Sou mais um como tantos que são de ERINLÉ E TAMBEM TENHO MUINTAS DÚVIDAS MAS ME SNTO TRANQUILO QUANTO ELAS POIS ANTES DE SER PEPARADO P ESTE ORIXa , EU FUI APRESENTADO A UMA ENERGIA CHAMADA (TEMPO) E NÃO SEI O PORQUE PASSEI A GOSTAR MUITO, ESTOU AFASTADO A MUITOS ANOS , ACONTECEM COISAS MUITO FORTE E DE PROFUNDIDADE ABSOLUTA MASEU VOLTO COM CERTEZA TANTO É QUE AQUI ESTOU DEPOIS DE TANTOS ANOS RESGATANDO O QUE É MEU. SAI DO RIO DE JANEIRO E VIM P SP POR AQUI NÃO CONHEÇO NINGUEM OU UMA OU DUAS PESSOAS DO MEIO POIS NÃO CORRO CASA , JÁ ESTOU IAJANDO E NÃO FOI ESTA A INTENÇÃO ; SÓ ESPERO VOLTAR LOGO SEJA NO RIO OU AQUI EM SP COLOFÉ/MOJUBÁ/SAUDAÇOS. ARTHUR
MOJUBÁ/ COLOFÉ/ AOS MAIS VELHOS E AOS MAIS NOVOS TAMBEM ORA……….MEU NOME CRISTAO É ARTHUR NASCIDO P O SANTO EM 1999, P ODÉ E AFASTADO POR MOTIVOS ESTRANHOS. MAS ESPERANDO O MOMENTO P O DEVIDO RETORNO E CUMPRIMENTO DO QUE É MEU DE VERDADE DADO POR DEUS OU SEJALÁ O NOME CERTO……mORO AGORA EM SP MAS DESCENDO DO RJ; SENDO PRONTO AUTO APRESENTADO…… aGORA , ACHEI DO NADA ESTA COLUNA /FORUM E ACHEI MUITO LEGAL DE VERDADE , POIS ATÉ A MIM QUE MUITO (CORRRIJAM-ME KOSI BARRé) FORAM ME DADAS INFORMES MUITO IMPORTANTES SOBRE O VENTO QE ME GUIA.. o Sr FERNANDO DÓSOGIYAN PELAS SUA LETRAS E SENTIDOS ME INSPIRA RESPEITO, MAS O Sr DA ILHA E BACANA DE VERDADE C A SUA VERVE RETA E DIRETA(CLARO QUE OS CITADOS DEVAM ER UMA ELEGÃNCIA SUPREMA MA S EU FICO LENDO NA ENTRELINHAS DE SUAS LINHAS E TENTO VER UM POUCO MAIS ( DEFEITO DE QUEM É DE ODE ????????????) VOLTO A REINTERAR A MINHA SATISFAÇÃO DE TER CONHECIDO ESTA E ESTES SAUDAÇÕES ……ARTHUR
Arthur, obrigado pelas palavras, temos que ajudar as pessoas a não serem enganadas. Ser direto, reto e objetivo é um defeito que tenho, não gosto de mentiras e meias palavras. Gostou fica, se não gostou o mundo é seu. Mas se ficar terá ajuda. Asè onon ajè.
Mo juba Òsòósi.
Ire o.
Saudações respeitosas DA ILHA(porque da ilha ??) RESP MAIS QUE CERTEIRA, E EXATA. DESCULPE ,EU ESQUEÇI DE ME COLOCAR SOBRE O TEXTO MUITO LEGAL DE VERDADE POSTADO PELA SUA PESSOA: ( MUITO ODARA ,BONITO, PROFUNDO, DIDÀTICO , TAPA NA CARA, PARABENS DO FUNDO DA VERDADE , MOJUBÁ/COLOFÉ /MEUS RESPEITOS ARTHUR
Arthur, ki ba se o.
Da Ilha por que moro em uma Ilha, simples assim.
Obrigado pelas palavras, volte sempre e nos ajude a manter este espaço vivo.
Mo juba se.
Erinlè se o.
Ire o.
Boa Tarde,
Sou de Oxossi minha qualidade é Inlê irei me iniciar em Janeiro. Mas tenho uma dulvida referente a roupa do oxossi. Pois a maioria dos Oxossi a roupa costuma ser completamente azul. Porem por oxossi Inlê ter fundamento com Oxaguiãn a roupa seria branca com detalhes azuis? voces poderia me ajudar.
Paulo,
Se você vai se iniciar em janeiro, é o seu zelador que tem que opinar sobre a roupa de seu Oxóssi, já perguntou a ele? Dê obediência ao seu zelador.
Boa sorte,
Axé.
O culto de Erínlè nasce no Odu de Òkànràn Ogbè. Seu culto está centrado ao redor do rio Erínlè, um rio tributário do rio Òsun, que atravessa a cidade de Ìlobùú (Ilú Òbú ou cidade de Òbú), localizada ao sul da Nigéria Ocidental, na estrada de Ogbomoso para Osogbo (está situada aproximadamente dez milhas a oeste de Osogbo). Ele é a divindade patrona de Ìlobùú. Ìlobùú é um centro de comércio para o inhame, milho, mandioca, óleo de dendê, abóbora, feijão, quiabo e está em uma área de savana habitada principalmente pelos Yoruba. Òbú é um tipo de giz nativo (efun) e é comestível. É usado para temperar comida e era um dos temperos principais, muito antes do sal, da mesma forma que o aró-àbàje (uma tintura azul comestível) é usado para temperar comidas como o ekuru aró.
Tido como filho de Ainá, Erínlè é considerado por muitos como filho mítico de Yemoja e de Olokun. É um Òrìsà caçador, pescador e um médico, por conta do seu grande conhecimento da floresta e da flora. Este Òrìsà, enquanto médico dominou, antes que Osányìn, o poder da botânica. Não é incomum para os sacerdotes de Erínlè carregarem um cajado (òsù) semelhante ao que carregam os sacerdotes de Osányìn e de Ifá devido a importância deles como curandeiros medicinais.
Sabe-se que ele conhece o poder curativo do Eja aro. Essa medicina nasce em Òkànràn Òfún. O peixe seco (eja aro) é conhecido em Nupeland e isso é revelado pelo caminho de Òkànrànsodè descrito abaixo e na conexão entre Erínlè e o exilado rei da Nupeland.
Há muitas variações no nome pelo qual Erínlè é conhecido. Assim, ele é comumente conhecido como Erínlè dentro de Egbado, Erínlè em Ìlobùú, Enlè em Okuku. Em Cuba e Trinidad ele é conhecido como Inlè ou Erínlè “Ajaja”. Ajaja é um título honorífico que significa “Ele que come cachorro”, “o que é feroz”. No Brasil, no Candomblé Ketu, ele é conhecido como Inlè e Òsóòsì Ibualama. Erínlè quer dizer elefante (Erin) em-o-terra (ilè) ou terra-elefante.
Erínlè é considerado por alguns como uma divindade hermafrodita, mas ele é adorado principalmente como uma divindade masculina em Yorùbáland. Ele é pensado por alguns estudiosos como sendo o aspecto masculino de Yemoja Mojelewu. O que parece consenso é que Erínlè mora na floresta com os irmãos Osányìn, Ògún e Òsóòsì, no cultivo com Òrìsà Oko, nas águas com Yemoja, Otin e Òsun. A residência verdadeira dele seria o ponto onde o rio encontra o oceano, onde docemente se misturam as águas doce e salgada.
No Candomblé Ketu é considerado que Erínlè tem dois caminhos ou aspectos. Um aspecto é considerado um velho caçador, Òsóòsì Ibualama. O outro caminho é mais jovem e mais delicado e bonito, normalmente chamado Inlè.
Na tradição Lukumi, Erínlè é acompanhado por Ibojuto e Abátàn. Abátàn (ou Abàtà = pântano) é a divindade da baixada. Abátàn normalmente é considerado como a companheira feminina de Erínlè mas alguns reconhecem Abátàn como masculino. Quando Erínlè é assentado dentro da cerimônia de iniciação, Abátàn também é assentada. Ela tem canções e oríkì separados. Abátàn come com Erínlè e participa de todas as suas oferendas e sacrifícios.
Erínlè seria acompanhado por Abátàn, sua contraparte feminina. Duas divindades que se unem como um, embora distintos, eles funcionam juntos, como uma unidade. Há um equilíbrio, dando uma visão instantânea do caráter de Erínlè, uma mistura perfeita de energias masculina e feminina.
Além disso, na tradição Lukumi, considera-se que a familia de Erínlè se compõe de: Abátàn – sua esposa, Boyuto – guardião de Erínlè e Abátàn, Otin – filha de Erínlè e Abátàn, Jobia – filho de Asipelu, ajudante de Erínlè, Olóògùn Èdè (Lògùn Èdè), o “senhor” (dono) do medicamento (medicina) de Èdè – filho de Erínlè com Osun, e, por último, Asao – duplo de Erínlè. Na Nigéria, Erínlè tem muitas manifestações ou caminhos, conhecidos como ibú: Ojútù, Álamo, Owáálá, Abátàn, Ìyámòkín, Àánú. É o oríkì de cada ibú que distingue entre os caminhos diferentes ou manifestações de Erínlè, como um se apresentando na sua coragem, outro como um caçador, outro ainda no poder presente na profundidade do rio. São cantados oríkì individuais a Erínlè no seu festival anual da mesma forma como também são invocados coletivamente.
O awo – ota – Erínlè ou otun Erínlè, é o nome dos recipientes usados dentro do culto de Erínlè (em Okeho é adicionalmente conhecido como aawe – Erínlè, onde tem uma forma totalmente diferente das encontradas em Ìlobùú e na maior parte da Yorùbáland). Potes fechados que guardam pedras e água são predominantemente associadas com divindades fluviais femininas, como aqueles encontrados nos cultos de Yemoja e Òsun. O awo – ota – Erínlè é o recipiente tradicional para guardar os ota de Erínlè. Sacerdotes de Erínlè dançam em procissão como parte do festival anual de Erínlè em muitas partes de Nigéria. Para o festival, sacerdotes trazem com eles o próprio awo – ota – Erínlè para o festival no rio de Ìlobùú. Quando a possessão acontece, Erínlè dança com o awo – ota – Erínlè colocado no alto da cabeça.
O òpá òrèrè (osu/cajado com o pássaro de ferro) de Erínlè é a representação para os seus seguidores da importância de Erínlè como curandeiro. A divindade mais amplamente conhecida com o mesmo símbolo é Osányìn. O cajado é feito de ferro. Sempre é mantido em pé. Pássaros de ferro empoleiram-se no topo. A maioria dos exemplos mostra um grande pássaro central cercado por pássaros menores. Não há diferenças significativas entre os cajados de Erínlè e de Osányìn encontrados na Nigéria, cada cajado é uma peça autorizada e única e assim os estilos variam imensamente. Porém há dois desenhos comuns do cajado de Osányìn feitos dentro da perspectiva dos awo em Yorùbáland. É comum se ver um cajado relativamente curto com um grande pássaro em seu topo e com 16 pássaros menores, em um arranjo circular, que olham para o pássaro mais alto, central. Lá também pode ser encontrado um òpá/osu Osányìn alto, com um só e único pássaro e quatro cones de metal invertidos, as aberturas deles coberta por disco de metal para guardar medicamentos; seguro levemente na parte mais baixa do cajado (este cajado também é encontrado na tradição Lukumi, sua especificação é considerada um requisito de Odù).
Deve ser acentuado que os cajados de Erínlè e Osányìn nas terras Yorùbá são encontrados em muitas variações no número de pássaros, formas e estilos. Foi sugerido que os 16 pássaros menores representam a divindade Odù e os Olódù de adivinhação. As curvas graciosas destes pássaros estáticos também podem ser confundidas com um agrupamento permanente de folhas de metal. Tais folhas, que não morrem, são uma lembrança visual forte para Osányìn e os medicamentos de Erínlè!
O pássaro de coroamento é, segundo muitos, um símbolo do poder sobre/pacto de Osányìn e Erínlè com as Ìyáàmi. São os medicamentos herbários de Erínlè e Osányìn que podem neutralizar ou contrapor-se aos ataques pelos aspectos negativos de Ìyáàmi. Eleye significa “mulheres que possuem e são pássaros”, sendo os pássaros os mensageiros de Àjé/Ìyáàmi. Estes mensageiros também podem ser vistos em muito da estatuária religiosa e do simbolismo real, como por exemplo, no alto da coroa dos Oba. Ìyáàmi é em essência o àse/awo feminino primordial, que pode ser potencialmente benéfico ou maléfico (em condições judiciosas). Os símbolos de pássaro lembram aos líderes e congregações que ninguém está acima das forças invisíveis que precisam ser apaziguadas. As Ìyáàmi representam a gênese, as guardiãs e as doadoras do àse na terra.
Boyuto ou Ibojuto é encontrado em todos os santuários Lukumi para Erínlè. É descendente do òpá Erínlè encontrado entre os Yorùbá. Boyuto leva seu nome de uma das qualidades ou caminhos de Erínlè. Esta qualidade de Erínlè está ligada a profundidade impressiva do rio Erínlè. É dito que nesta profundidade é encontrado o reino mítico de Erínlè, chamado Ode Kobaye. “Esta profundidade escura do redemoinho é chamado Ojuto. Acredita-se assim, profundamente, que as duas casas históricas (ilé pètésì) teriam sido tragadas para cima (emergido) dentro das correntes coloridas de índigo. Do fundo do ibu Ojuto, assim é acreditado, bandos (escoltas) de pombos voam para acima das águas e desaparecem no ar.” (Baba Erinlè de Ílobúù falando com R. F. Thompson no local de rio Erínlè, em Ílodúù, 1994). Boyuto ou Ibojuto é também conhecido comumente com osu de Erínlè.
Òkànràn Ogbè – O nascimento do culto de Erínlè
Um Itan do Odu Ònkànràn Ogbè conta a história de um homem Nùpe (Tápà) com o nome de Àyònù que veio para a região de Ílobùú. Ele era o herdeiro da coroa em sua terra natal porém devido a algumas manobras políticas o título lhe foi usurpado e ele foi forçado a fugir da cidade – ele teria sido morto para destruir a possibilidade de qualquer reivindicação futura à coroa.
Àyònù veio para Ìlobùú para caçar e ajudar a um caçador nativo que tinha uma estranha aparência. O amigo percebeu que Àyònù, embora mostrando-se apto nas habilidades da caça e agudo em aprender todos os segredos possíveis, não vivia sua vida conforme um caçador. Àyònù contou sua história para o amigo caçador. O amigo era Erínlè mas ele não o conhecia pelo nome porque os caçadores não mencionam nomes no mato para não serem afetados por nenhum dos espíritos animais. Caçadores referem-se uns aos outros simplesmente como Àwé. Erínlè, por seu turno, contou para Àyònù sobre sua casa, um palácio que ele tinha embaixo da terra. Ele golpeou o chão com a palma de sua mão, a terra abriu-se e os dois desceram para o palácio subterrâneo.
Erínlè tinha estado caçando por um longo tempo e, assim, ele decidiu fazer um pacto com Àyònù. Erínlè prometeu para Àyònù um nova coroa para recompensá-lo pelo título que ele havia perdido em sua terra natal. Ele disse para Àyònù que, por tanto tempo quanto ele continuasse a lhe trazer comida de caça, ele o compensaria com um título novo. Erínlè também prometeu que a guerra nunca afetaria o reino dele. Erínlè e Àyònù consolidaram seu pacto e Erínlè retirou-se para seu palácio na terra. Ele disse para Àyònù que se ele precisasse dele novamente deveria chamá-lo golpeando a terra com a palma da sua mão. Àyònù nunca mais viu seu amigo novamente.
Àyònù construiu sua casa lá e logo outros caçadores vieram viver com ele, seguidos por fazendeiros. Uma cidade tinha sido estabelecida e eles consultaram Ifá. Os adivinhos lançaram Òkànràn Ogbè e Òrúnmìlà disse: ire! Desde esta época a cidade de Ìlobùú nunca foi invadida ou afligida por guerra, mesmo durante o tumultuoso século dezenove, marcado por muitos anos de conflitos civis na Yorùbáland.
Àwá ti Erínlè fi sodi o
Nós cultuamos Erínlè dentro de nossa fortaleza,
o Àwá ti Erínlè fi sodi
Nós cultuamos Erínlè dentro de nossa fortaleza,
o Ogun ò jà jà
A guerra não pode nos atacar,
Kógun ó jà¹loòbú
A guerra não pode nos atacar e afetar Loòbú.
Àwá ti Erínlè fi sodi
Nós cultuamos Erínlè dentro de nossa fortaleza, o.
Porque a guerra e a escravização tiveram pouco efeito sobre o povo de Ìlobùú a fama de Erínlè espalhou-se através da Yorùbáland e o seu culto foi a partir daí estabelecido, expandindo-se além de sua região de origem.
Abs.
Paulo
Esqueci de deixar um abraço pra vc, Nelson….Estudamos um período juntos na pós em África, lembra? Guardo o seu DVD para lhe devolver….rsrs
Abração, véio.
Paulo obrigado pelo texto.
Ire o.
pai fernando d osoguian,adoro ver as suas explicaçoes dentro do candomble,pois tenho muitas duvidas a respeito,tenho minha casa de umbanda mas,ha 1 ano fui feito na naçao de keto,pois meu pai de santo nao me explicaçao alguma.Reginaldo d osoguian.
Olá,Fernando T’ÒRÌSÀ ÒGÌNYÓN essa c antiga é linda é uma das minhas preferidas para ÒSÓNYÌN e a tradução dela é ainda melhor
Ó IGI IGI ÒTÁ ÀRÒNÍ Ó,Ó IGI IGI ÒTÁ ÀRÒNÌ,
Ó IGI IGI ÒTÁ ÀRÒNÍ Ó,Ó IGI IGI ÒTÁ ÀRÒNÌ
EWÉ BO IGI IGI NÍ ÀWÒRÒ OÒGÙN MÒN,Ó IGI IGI
ÓTÁ ÀRÒNI
TRADUÇÃO
A árvore,a árvore é a pedra[assento]de ÀRÒNÌ,é a árvore é a árvore
A árvore é a pedra de ÀRÒNÌ,oculto às folhas e à árvore é à árvore é
De àwòrò que conhece os segredos da medicina e da magia.
mas voltando ao assunto a resposta eu queria era que o TOMEGE me desce pos ele é muito má educado mas o que eu gostaria de escutar é que quando se trata de ÒSÓNYÌN o começo é a floresta aonde o mesmo se perdeu que fica dentro de IBADAN eu não cito todas as florestas e qiando se tra ta dessa floresta eu me refiro a essa que ele se perdeu onde é cultuado todos esses 7 irumolé que são ;
ARONI
AWORO
AGUÉ
OGUÉ
AAJA
EDULAYE
ÒRÒ
e continuando não quero me confrontar com voces pos nossa religião é uma união meu confronto é apenas com o má educado pos quem se relaciona com o público tem que ter educação,desde já
AXÉ
Mojubá Da Ilha, gostaria de saber pois sou leigo em falando de Candomblé, alguns dizem que Orisá ou melhor Orixá teve passagem aqui na terra e outros dizem que apenas lenda e que os Orixás são energia da pura natureza, então na nação bantu (angola) as divindades não teve nenhum conttao com a terra, pois estas energias são pura da natureza certo, então os Orixás também são da pura natureza ou teve passagem como os homens aqui na terra…desculpe pela minha ignorância.
asé motumbá
Makuiu
Alternativo, as lendas, ou itans, são vastas. Temos relatos de deuses de estatura gigantescas, de um tempo que a terra começava a ser habitada, que òrìsá era enviado ao mundo para cuidar de sua organização e etc… Temos todos estes ingredientes para formar um mosaico de idéias de quem são, de quem foram e o que é esta energia do òrìsá. Vamos encontar centenas ou milhares de opiniões devergentes a respeito do assunto. A minha verdade, que um dia pode ser mudada, baseia-se na energia da natureza e do cosmos. Não acredito que Osóòsi encarnou neste mundo, que caçou, que comeu, bebeu, dormiu, casou e teve filhos. Mas eu acredito na energia do Hunter, caçador, que existe dentro de cada filho deste òrìsá, do poder de manipulação das ervas, da magia de sair desta e entrar em outra dimensão. Este exemplo eu uso para todos os outros òrìsá, manipulamos energias e fazemos magia. Quem sabe usá-las colhe seus frutos, quem não sabe quebra regras e tabus e é punido com severidade. Portanto a energia imaculada de uma deidade não pode ser assimilada a um ser vivente, encarnado com vida própria neste mundo. Esta é a minha visão e a minha atual verdade.
As histórias nos ensinam a entende-los o que difere dos deuses nigerianos que foram sacralizados por sua população, mais popularmente conhecidos como òrìsás menores.
Sàngo dentro de Oyó é um mito, fora de Oyó, cuiltua-se Orangun a deidade dos raios, muito mais disseminada que o próprio Sàngo, vai entender…
Cada um de nós carrega a sua verdade para entender o que são histórias e o que são aberrrações e em materia de aberrações nosso folclore está lotado.
Ire o.
Mojubá Da Ilha, muito obrigado pelas suas explicações, excelente entendimento
asé motumbá
mujuba da ilha sou de imboalambo ,gostei muito das suas publicações sobre
erinle ,inle ,imboalambo,gostaria mais de saber mais sobre seu assentamento
e axes muito ja de agora meu muito obrigado.
Jadir eu falaria do Igbá de Erinlé com o maior prazer e orgulho se me fosse permitido, mas o que podemos postar esta colocado.
Meu blog, http://www.orisaifa.blogspot.com contem algumas coisas que vc pode ler sobre Erinlè. Procure em Ogbè’okanran que vc vai encontar mais coisas sobre Erinlè.
Procure tambem na net cantigas de Erinlé, vc vai se surpreender em saber muitas coisas sobre este òrìsá, inclusive irá se espantar com pessoas, nigeria, que o cultuam como se fosse uma Linda Senhora das águas e das matas.
Este duplo de Erinlè é que traz e demonstra toda sua magia.
Epá Erinlè ajaja!
Ibá o, òrìsá.
Ire o.
Bom dia,
A lenda colocada no post está em algum livro? Se sim qual o nome?
Obrigado.
José o material esta livre na internet.
Existem livros que contam esta narrativa, mas estão disponivel somente na lingua inglesa e o titulo eu não conheço, talves algum livro sobre odu, fale sobre o ese de Ogbè’karan onde esta passagem é narrada.
Ire o.
Boa Noite,
Me chamo Jessica, sou de filha de Erinlé, adimiro e sempre acompanho o site porquê gosto de saber e aprender com as dulvidas das pessoas.
E hoje a dulvida é a minha! Estava trabalhando até o mês passado, porem fui demitido. Já havia conversado com o Meu babalorixá de me iniciar de orixá em fevereio. E iria aproveitar os valores recisorios para poder comprar todas as coisas e o tempo em casa pra fazer tudo tranquilamente. Mas essa semana me ligaram me indicando para uma oportunidade de emprego.. e acabei ficando em dulvida qual caminho tomar, em minhas atuais condições não estou precisando do emprego e posso sim supir minhas necessidades, mas gostária de saber o que vocês acham ? O que fariam no meu lugar.
Jessica, quem deve dizer o que vc vai fazer é Erinlè. Pai, protetor ao extremo, caçador, paciente como um pescador, conhecedor dos misterios das matas e das águas. Quem melhor poderia te aconselhar?
Òrísá é sabio e vai lhe indicar a melhor solução.
Ire o.
achei muito importante suas explicaçoes e concordo em cada um seguir seu axe, pois acredito que orixa esta na cabeça e a importancia do ori estar firme e fundamental para orixa atuar! sou filho de ode ybo fiz santo no pilao de prata em salvdor BA. E la eles nao se ligam muito em qualidades!
achei interessante as explicaçoes! sou feito de ode la no terreiro pilao de prata em salvador BA, na casa de PAI AIR JOSE D´OGYAN. la eles nao se ligam muito em qualidades! Mas aprender nunca e demais. Sua bençao!
Edmilson, mo jùbá se. Erinlè se o.
Que o Alá de Obatalá possa sempre cobrir a todos desta casa que guarda muita responsabilidade e sabedoria em relação a nossa religião.
Oke Aro, Ajájà Ibo.
Ire o.
Edmilson, tbm concordo que qualidades não fazem parte do òrìsá, mas o Candomblé as vê como caminhos a serem seguidos.
Como cultuo Tradição Ioruba, nos ‘ligamos’ a energia do òrìsá.
Erinlè ki ba se o..
olá kolofe gbogbo
sou de xapanã e pesquisei na net e vir que xapanã tem enredo(caminho) com o pai de logum edé que o nome é enrilé ai eu quero saber se obrigatoriamente o oxosse que eu tenho se é enrilé
Bom dia,
desejo saber se vocês conhecem a qualidade de iansa Karan, me deram essa qualidade.
Jailson,
O mais importante é saber se você é de Iansã ou que ela está no seu caminho, qualidade só é vista com absoluta CERTEZA, quando você estiver no caminho de se iniciar.
Axé.
Olá irmãos de fé!
Fui inciado a 6 meses e me foi dado este Senhor (Erinlé ou Inlé) como Orixá dono de minha cabeça!
Embora saibamos que no candomblé, quase todos os orixás Odés (caçadores) são representados por Oxossi e, pelo menos no Candomblé Ketu, serei também de uma maneira genérica filho de Oxossi, penso que não há nada demais em se pesquisar sobre Erinlé… não vejo isso como desrespeito aos mais antigos ou uma tentativa de ultrapassar os conhecimentos dos mais velhos…é um Direito que nós, filhos de Erinlé ou odé Inlé temos!
Como filho desse Caçador e ao mesmo tempo, Orixás das águas, ficaria muito satisfeito se obtivesse mais informações sobre o mesmo! Mas tenho consciência de que muitos dos conhecimentos foram perdidos, modificados, ou adaptados conforme a necessidade do culto.
Sonho em um dia ir Ilobu, cidade onde meu pai é patrono e ver o rio sagrado de meu pai! Mas tenho plena consciência de que de nada adiantará comparar os conhecimentos e cultos praticados aqui no Brasil ao da Africa…Assim como muita coisa foi perdida aqui, o tempo também fez perder por lá…modificou-se o culto aqui, assim como lá também…
O importante é que sei que meu Pai tem envolvimentos com as águas (afinal é um Deus do rio), mas tem a força, a paciência e inteligência de caçador, sua fartura e riqueza! Sem falar do aspecto botânico, já que seu culto também nos informa sobre seu poder como curandeiro!
Erinlé é o mais belo dos caçadores…Oxaguiã o admira muito e tem muito carinho por esse Odé!
Desde já agradeço pela oportunidade de ter dialogado com esse espaço, e peço desculpas caso eu tenho passado dos limites de alguma forma. Ah! tudo que escrevi aqui me foi ensinado pelo meu zelador, mas logicamente a verdade não é única e temos de respeitar a forma e o conhecimento de nossos irmãos.
A benção aos mais velhos e aos mais novos!
Adson, mo jùbá ómó Erinlé, senhor da caça, das águas doces e salgadas, senhor da magia das folhas, aquele que caça elefantes, aquele que tem seu culto na noite.
Adson, Inlé ou Inle são denominações cubanas, Santeria, para Erinlè. Como Ibualamo é outro nome de Erinlè. Estamos aos poucos reesgatando a memória deste magnifico caçador. Seu culto não está perdido não, as pessoas é que não tiveram como conhecer seus fundamentos.
Tanto aqui como lá se faz a iniciação nos mistérios de Erinlè de forma correta.
Creio que sua familia (Erinlè) sim, carece de maiores conhecimentos por parte do Candomblé.
Dentro do culto de Odé (Òsóòsi), louvamos todos os caçadores, inclusive Ògun, que é o chefe do Ègbé Odé, do jeito que está sendo feito o oro não é errado, pois Erinlè tem suas rezas, orikis e cantigas próprias e nos falta este conhecimento.
Não está sendo fácil esta troca de informações, mas vamos chegar ao conhecimento pleno dos fundamentos deste òrìsá.
Quanto a ir a África em Ilogbu, Osogbo, Edé e Ilesá, não aconselho, veja site da CNN, o pais está em estado de guerra civil, protestantes, católicos, muçulmanos e adoradores de òrìsá estão se matando.
Usar Ilékè na rua pode lhe custar a vida.
Mas é muito bom ver um filho de Erinlè com todo este orgulho e fé.
O fundamento deste òrìsá com Obatalá (Osalá), infelizmente aqui no blog não podemos passar, mas seu zelador irá lhe informar no momento certo.
veja um pouco mais em meu blog pessoal:
http://www.orisaifa.blogspot.com
Oke aro.
Epá Erinlè àjàjá o.
Ibá o, Odé.
Da ilha,
Sua benção! Obrigado por ter respondido! Fiquei triste com a notícia de guerra naquelas terras…é uma pena constatar que o ser humano não consiga ser digno de bençãos e promova desarmonia, desunião e guerras depois de tanto tempo de “humanidade”.
Penso em ir lá sim…mas não seria por agora! Primeiro por não poder ir mesmo, devido a recém iniciação e o outro motivo foi reforçado por essa notícia horrenda.
Visitei o blog e o achei de muito bom gosto e com informações valiosas! Mas quando me referi a ligação de Erinlé com Oxaguiã queria mesmo uma resposta do tipo “sim, eles são ligados”, do que conhecimento sobre fundamentos.
Já ouvi dizer que este Odé é tão ligado a Osalá que seus filhos quase sempre ao oferendar a Odé também o fazem a Osalá. Seguiria a lógica de Logun e Osun. Isto é verdade? Por favor, basta dizer que sim ou não.
Mais uma vez, te agradeço.
Motumbá!
Adson, Erinlè é todo fundamento com Obatalá.
Odé = caçador
Erin = elefante
Edé = cidade da região Ilesá, cujo patrono é Logun Edé, energia cuja matriz são Erinlè e Òsun.
Portanto todo fundamento de Obatalá e Erinlè está ligado aos elefantes e a um dos adornos principais de Osalá. Pense…
A ligação com Òsun e Logun é notória e concreta, mas ainda tem mais ‘gente’ neste contexto e muito mais fundamentos.
Devagar e sempre…rs.
Ire o.
montuna
boa tarde fui iniciado au culto para o orixa ode inle ou erinle a 5 anos ja tentei de varias maneiras descubri seu fundamento nao q isso seja um afronto mais sim um aprendizado pessoal por isso contaria se for possivel um ajuda para novas descobertas
raphael,
Infelizmente não podemos disponibilizar fundamentos de Orixás pelo blog, espero que entendas. Digo-lhe apenas que Odé Ínlé tem seus fundamentos ligados com Oxun.
Axé.
Meus irmãos,
Uma pergunta:
É verdade que os textos de Ifá dão Erinlé a conotação feminina???
Fiquei sabendo que seria Yabá e que na Nigéria a tratam assim. É verdade???
Motumbá!
Adson,
Muita gente ouve o galo cantar e não sabe aonde…aí saem dizendo bobagens….
Irinlé é um Odé masculino, sua liturgia é bem diferenciada dos demais Odés, compreende Orixás adjuntos femininos, aí confundem isso como sendo iyabá.
Mais conhecido como Ínlè contração de Irinlé, este Odé é tido como Odé menino diferencindo-se de Iboalamo, pois ambos são cultuados na região do rio Irinlé, Ìnle as margens do rio e Iboalamo na parte mais interior do rio sobre a floresta.
Axé.
Baba Fernando, colaborando, realmente em algumas cidades nigerianas, este òrìsá é invocado pelo seu lado feminino, sendo considerado uma Iyàgba, existem divergencias serias a este respeito, mas todos sabem o que estão fazendo devido os mistérios que acompanham este òrìsá.
Ire o.
Da Ilha,
Bota divergência nisso, pois nessas cidades africanas que tem o culto de uma Iyabá ligada a Ínlé, eles apenas trocam a energia de lugar, invertem os valores liturgicos, porém, isso não quer dizer que Odé ìnlé seja uma iyabá.
Axé.
Corretissimo Baba.
Obrigado pelas respostas!!
A benção!!
huam
sou desse ode, e meu inlé é assentado na louça e minha vida esta cada vez melhor desde que assentei ele. grande abraço pra todos.
Maravilhoso este site. Sou Omo Ibualamo. Adoro quando escrevem coisas bem fundamentadas sobre ele. Que Obatalá nos abençõe com a sua sabedoria. Eu, sendo filho de Erinlé Ibualamo, posso dizer que sinto a presença constante de Oxalá e Obaluayê na minha vida, mostrando que há realmente um carrego muito forte de Senhor do Branco neste santo. Não posso comer nada com dendê, evito preto e também não como mel. Por falar neste assunto, gostaria de perguntar ao senhor, se for possível responder, quais são todas as quizilas de Ibualamo, talvez haja alguma coisa que ainda saiba e não gostaria de desagradar ao orixá.
Agradeço pela atenção
Muito axé e consciência para todos.
Odesi
Odesi,
Agradecemos por suas palavras, Axé! os Odés em geral não comem mel não é por Ewó, e sim por respeito a natureza. Parabéns por entender e respeitar a energia de Odé Ibualamo, sua ligação com Omolú, Oxalá e Oxun. Pessoas de qualquer Odé não podem comer cabeça de bichos, seja ele qual for, e só devem sacrificar animais que Odé aceitar e pedir. É comum muitas vezes querendo agradar Odé, o filho querer fazer grandes oferendas de animais, TAÍ UMA KIZILA, de Odé Ibualamo. Usar roupas multicoloridas em formato de xadrez também é kizila e espanta odé.
Axé.
Obrigado.
Engraçado que nunca gostei de roupa xadrez.
Axé
Motumbá!
Podem me responder uma coisa?
Odé Erinlé na fase jovem teria mais ligação com Oxaguiã e na fase mais velha (ibualamo) com Omolu?
Eu sou de Odé Inlé, mas não foi necessário ascentar Omolu. Ascentaram Oxum, Oya e Oxaguiã.
Tem de ter necessariamente Omolu ascentado? Ou Omolu estaria mais ligado a fase “Ibualamo” ?
Abraços.
Adson, mutunbaxé.
São cultos distintos, Odés distintos ao longo do rio Irinlé.
Odé Ínlè ou Irinlé é ligado as Oxuns, Oyá, Oxaguian e Yemanjá, seu culto está nas margens ribeirinhas.
Odé Ibualamo está ligado a Omolú, Oxun, Oxaguian, Exú e seu culto é no interior do rio com a floresta.
Axé.
Obrigado Pela resposta Babá Fernando…
Não sabia desse detalhe! Que Babá Odé Inlé e babá Oxaguiã (amo os dois, se não fosse de Inlé queria ser de Oxaguiã) nos protejam sempre!
Mojubá!
Adson,
Sim! existem lendas que explicam essa relação de Ínlé (Oxóssi) com Ajagùna (Osogiyan) que diz que Osogiyan é pai de ìnlé e sua mãe é Iyemanjá. Mais são as Oxuns que compôe seus enredos.
Axé.
Motumbá…. Eu tenho uma dúvida….
Todo mundo me diz que eu sou filho de Erinlé, mas quem responde é Logun Edé. O senhor poderia me explicar o que significa esse santo de resposta?
O que isso implica na minha vida? O que significa “ser de resposta”?
É ele que toma conta de mim, em vez do Ibualamo?
Agradeço pela atenção
Omo,
fazer de jogo de búzios sem a pessoa estar no caminho da iniciação é muito perigoso e arriscado. tudo pode mudar. Erinlé e Logun Edé só respondem no jogo de uma pessoa quando a mesma está próxima de se iniciar, comprando suas coisas e sendo acompanhada pelo seu zelador, fora isso é impossível confirmar esses orixá pra uma pessoa. Diga apenas que Oxóssi responde para você e deixe para confirmar o caminho nas vésperas de sua iniciação.
Axé.
boa noite motunba a todos os irmaos
bom sou iniciado au gradioso e amado ode inle e estou a dar minha obrigacao de ita,mais tenho um grande poblema estou mudando de axe e no jogo meu pai de santo viu q oxoguian esta tomando a frente o q eu quero dizer que ele seria meu pai e nao ode inle mais ja sou iniciado a 6 anos e so agora oxaguian veio a reclamar a minha cabeca,. perguntei a algumas pessoas iniciadas para inle se tiveran o mesmo poblema e me diseran que sim q guian cobraran muito a sua cabeca mais sao de ode eu gostaria de saber alguma coisa sobre isso q me pertuba
de Odé Ínle,
Isso não existe de forma alguma, você é iniciado para Odé Ínle e ponto final, sua cabeça tem que ser respeitada. Toda pessoa deste Odé tem enredo com Oxaguian e Yemanjá, e, “principalmente” com Oxun, e com mais de uma Oxun.
Há itans que contam que Oxaguian é pai de Ínle e Iyagunté a mãe, por isso o enredo com esses dois Orixás. Tenha a certeza que se você fosse de Oxaguian ele teria vindo na sua feitura!
Odé Ínle tem um enredo só, e, é claro que Ogun faz parte também, aliás, para todo e qualquer Oxóssi. Ínle é um único caminho, o príncipe caçador de elefantes, aquele que veste seu pai Oxaguian de contas e fios de marfin.
Orixá não passa a frente, essa expressão está errada, é deturpada no candomblé, dando impressão de ter feito o Orixá errado.
Axé.
baba fernamdo mutunba,muito obrigado pelo esclarecimento nois novos de santo temos essa dificudade de entender algumas coisas mais gracas a voces temos como tirrar essas duvidas muito obrigado
motunba
eu de novo bom gostaria de tirar outras duvidas em uma conversa com um amigo que tamben e iniciado a inle ele me falou q pelos caminhos desse ode poderia ser feitos outras duas qualidades de ode so q nao me lenbro dos nomes poderiam me falar pois gosto de aprender e sobre ogum me diseram q esse ode tem forte ligamento com ogum ja e se fosse posssivel algumas informacoes
Deolinde vou lhe dar um ajuda, procure conhecer o que é Odè, o que é òrìsá Ìgbò e Òsóòsì.
Com certeza vc vai conseguir entender esta história com mais facilidade.
O culto de Òsóòsì inclui vários Odè, mas não são Òsóòsì, é isto que vc tem que entender, ok.
Pesquise, leia bastante, entenda e vc verá como tudo fica mais simples com conhecimento.
Ire o.
Odé é Odé!
Amo meu pai! Quanta confusão criou-se em torno de Erinlé!
Eu só posso dizer que Ibualamo é tudo de bom! Ele próprio me mostrou tudo e confirmou tudo para que eu mesmo entendesse. Adoraria poder dizer tudo o que eu aprendi, mas não posso….
Essa divindade é fantástica, tem um enredo muito particular e interessante!
Adoro ser filho dele e adoro todos os orixás que fazem parte do enredo dele.
Um dia eu espero poder ver o Rio Erinlé com os meus próprios olhos! Acho que minha emoção será muito grande!
Um grande abraço para todos!
Omo Erinlè, este òrìsá é uma confusão plena dentro do culto.
Nós bem sabemos o que já ouvimos a respeito dos mistérios de Erinlè/Ibualamo.
Não creio que falte informação, creio que as pessoas não querem dividir conhecimento.
Se vc não divide o conhecimento ele não se perpetua, por isto muita coisa foi perdida dentro do Candomblé, este é um pensamento tacanho e mesquinho.
Enquanto em África eles brigam para manter o ensinamento intacto, aqui…
Quanto a ir ao região Ilesà, apresse, pois a coisa tá feia do lado de lá, intolerancia ao extremo, com ataques fisicos e muita morte de ambos os lados.
Indigena x muçulmano, não se entendem mais, a velha luta pelo poder, como sempre a politica por tráz da religião.
Erinlè ki nba se o.
Ire o.
É uma pena isso acontecer aqui no Brasil. Eu sou louco pra ver candomblé lá na África, as poucas coisas que eu vejo (fotos, videos, reportagens) já me emocionam bastante. Lá na Nigeria, ele cultuam Erinlé como uma única divindade num único santuário? ou em cada ibu há um santuário diferente?
Apesar de inlé e ibualamo serem o mesmo orixá em fases diferentes, são o mesmo orixá. Eu fico pensando se na África tudo é sintetizado num único culto.
Quando eu reflito sobre o rio Erinlé, eu penso no rio Oxum que vai recebendo vários títulos ao longo do caminho (por exemplo, quando chega a cidade de Ypondá), acho que com o rio Erinlé deve ser a mesma coisa, só que são os ibus.
Odesi vejo que vc já tem as respostas.
Os ibu são nominados pelo povo local e cada aspecto de Erinlè é reverenciado nesta parte do rio.
Não podemos confundir, com Abatan, Otim e os demais integrantes de sua corte real. Estes tem culto próprio, cantigas, rezas e orikis separados.
Mas todos fazem parte do panteão de Erinlè.
Em meu blog, talvez vc veja alguma coisa que lhe escapou nas pesquisas.
Visite http://www.orisaifa.blogspot.com
Erinlè ki ba se o.
Heépa Oko panti!
Ire o.
Motumbá!!!
Agreço ao senhor pelas sábias palavras e pelo blog. Eu já fui em sonho ao reino mítico de meu pai. Eu nunca tinha feito essa associação, mas a ficha caiu agora…
Muito axé e prosperidade para todos!
Abraços
MOTUNBA
SOU EU DE NOVO BOM GOSTARIA DE SABER QUAL CAMINHO DE ODE ILE TEM FORTE INFUENCIA COM OGUM SEI QUE POR SE OXOSSI TODOS TEM MAIS SE TEM ALGUM DESTES CAMINHOS Q PREVALECA
deodeinle,
Odé Ínle tem seus caminhos com as Oxun principalmente, como vc disse, Ogun será sempre presente nos caminhos de qualquer Odé.
Axé.
motunba a todos do blog
bom gostaria de fazer mais uma pergunta ode inlé na concepção de muito ou poucos e um ode mais feminino isso e verdade pois conheci um que parecia uma iabá gostaria que me responde cê esta pergunta por favor e me desculpe se faltei com respeito de alguma forma
e outra pergunta aonde eu posso conseguir o casado de erinle que encomendar
muito obrigado pela atecao
Deodeinle, Erinlé é um òrìsà que carrega as duas energias, magia e força. Em algumas cidades nigerianianas, Abeokuta e outras mais, ele é cultuado como Ìyágbá.
Não há nenhuma confusão na sua cabeça e nem na cabeça de quem cultua desta forma, existe esta dualidade no culto.
Quanto ao Opá Erinlè, não é apenas fazer. Este ‘cajado’ está envoldido em muitas magias antes de ficar ‘pronto’.
Sua energização é complicada e requer muito conhecimento de pós e folhas.
Como enfeite tudo bem, mas invocar o seu poder é uma outra história.
Ire o.
motunba baba dailha muito obrigado pelas suas palavras que sao sabias conplendo sua resposta e gostaria saber se o senhor poderia me ajudar com sua sabedoria em relação com o opa Erinle pois queria presentear meu pai erinle com este cajado pois sou iniciado para esse orixá e vou tomas meu odu ije e queria presentear meu pai com uns de seu maiores sinbolos e queria le perguntar se o senhor sabe quem faz ou o senhor mesmo e quem faz por favor ajude-me a presentear esse grande orixá que em minha vida e tudo desde já agradeco sua atenção mutunba
baba espero sua resposta
Deodeinle, creio que você não compreendeu de forma correta minha resposta. O òpá é um instrumento ritualistico, envolve mão de obra categorizada.
Não é apenas montar, lavar, cantar e pronto.
Dentro de seus agogo são inseridos pós especificos e depois lacrados, os animais que serão ofertados e etc.
O òpá como instrumento sagrado tem vários pontos a serem observados, local onde ficará, não pode cair no chão, quem pode tocar, manipular e qual a finalidade de sua manipulação, ebó períodicos, ebó especifico e etc.
Na net existem varias fotos deste òpá, basta levar ao ferreiro e ele montrá um para você é o que posso lhe dar de orientação, Erinlè carrega mais alguns instrumentos também.
Ire o.
linc. ola gostaria de saber se ode inle e assentado no obero de barro ou de louça (branca)
fgfdg,
Odé Ínlé é assentado no oberó de barro e tem outros fundamentos que acompanham que podem levar louça.
Axé
Fernando meu muito muito obrigado msm agora so queria saber o ligamento de ode ínlé e mais forte com osoguian,yemanja ou osum e qual qualidade de osoguian,yemanja e osum devem ser assentados juntos
no meu caso ele vem junto com lufã pode me falar o pq
fgfdg,
Odé Ínlè é ligado as águas doces do rio, seu culto inicial é nas margens do rio Irinlé como também é conhecido, portanto a Oxun em fundamento, vem acompnahdo de Yemanjá e Osogiyan. Osolufan não faz parte de enredo de fundamento de Ínlé, ele pode estar associado a alguma herança familiar.
Axé.
Motumbá para todos
Gostaria de saber se existe alguma pedra ou cristal específico que seja benéfico para um filho de Ibualamo ter. Recentemente estiver pesquisanto sobre o assunto e acabei lendo que a ametista era muito boa para esse filho. Eu achei estranho até porque pela cor coxa, esse pedra deveria ser melhor aplicada à uma filha de Nanã. Como as guias de oxóssi são azuis turqueza, poderia ser uma pedra turqueza. Mas Ibualamo é um odé diferente…
Eu sei que esse estudo de pedras está mais ligado ao esoterismo, mas eu acho interessante. Fico pensando se existe uma pedra em especial que fosse boa para eu usar, algo que agradasse Ibualamo….
Agradeço pelo atenção
Omo Ode
Motumba
Sou Carlos DJagum,bisneto de Paulo da Pavuna,Neto de Marcos de Oya e Filho de Santo de Alexande D Logun Éde,estou afastado um bom tempo e venho lendo os relatos de vcs que ode inrile e iboalama e a mesma coisa ou são irmãos, pois estou com um problema muito grande tenho um amigo que ele foi raspado de iboalama e agora a onde ele vai jogam para ele e dizem quue ele e de ode inrile, mas para mim ele e de iboalama,pois eu tenho um pensamento a esse respeito qualiidade e qualidaade o certo que ele foi raspado de odé isso que importa, mas vms lá, que ria saber mo que eu faço nese momento, pos eu nao faalo com o meu Pai de Santo por questões de pensar diferente sobre santo,adoro ele,Se fosse possivel mandar para o meu e-mail uma resposta concreta o meu e-mai, para poder me ajudar a esse respeito pois ele que que eu de obrigação de 3anos nele,na minha casa de santo, pois eu vou reabri-la agora no ano que vem eu tenho 21 anos de Santo.
Desde já fico agradecido
Pela copreenção de tds.
Que Jagum poça abençoar a tds
carlos,
Se você é um zelador e este rapaz vai dar obrigação com você, e se você jogou e confirmou Iboalama, qual eé a sua dúvida? Estes odés diferem nos fundamentos, enquanto Iboalama tem fundamento com Obaluaiye, Ínle tem fundamentos com as Oxuns.
Mutunbaxé.
carlos,
Se você é um zelador e este rapaz vai dar obrigação com você, e se você jogou e confirmou Iboalama, qual eé a sua dúvida? Estes odés diferem nos fundamentos, enquanto Iboalama tem fundamento com Obaluaiye, Ínle tem fundamentos com as Oxuns.
Axé.
Olá Filho de Erinle Ibualama!
Você, como filho desse belíssimo Orixá, é que poderá dizer! Se quer ter uma pedra para oferecer a seu santo, veja qual pedra lhe traz a força e a beleza de Ibualama!
Eu, particularmente, gosto bastante de pedras, e no meu assentamento de Ibualama (não o tenho assentado no meu Ori, apenas o cultuo por certas razões) gosto de Opala branco esverdeada. É uma pedra que contém muita água, inclusive requer “hidratação” de tempos em tempos! Traz a força do mineral e da água, a solidez e o brilho!
Mas isso é comigo, veja o que lhe agrada! Trata-se de algo muito pessoal, entre você e seu santo.
Motumbá!
Motumbá!gostaria de saber se é possível odé inlé ser orixá adjuntó de qualquer oyá!adupé!
Ney,
Considero muito difícil este Odé ser Orixá adjunto.
Axé.
Ase Mutumba
Eu nao perguntei isso, e pq essa qualidade de ode nao pode ser jnto de oya me de uma explicação plausiviel sobre isso, o que eu sei os orixas que nao pode ser junto, sao esu, oxala,logum ede,ewua, becem,
issacarlos,
Simplesmente porque os fundamentos para esse Odé nascer estão contidos numa única Oxun, apenas isso, Oyá e nenhum outro orixá podem ser adjuntos de Odé Ínlè. Descrever os fundamentos desse Orixá fere os awos da liturgia ketu/nagô.
Mutunbaxé
bizziboy,
Achei interessante o seu post. Confesso que achei a pedra linda. Eu vejo Ibualama como a fase mais velha de Erinlé. Assim como a Oxum tem várias fase ao longo do rio dela, tem a parte da nascente, a parte rasa, a parte mais funda…O rio Erinlé também tem essas fases. Quanto mais fundo é o rio, mais velha a idade do santo. (Ninguem me disse isso, é uma opinião pessoal). Contudo não deixa de ser o mesmo orixá! O fato de Ibualama ser a fase mais velha do rio é evidenciado ao ver quem come com ele. No entanto, eu não vejo como um orixá calmo. Muito pelo contrario, é bastante arisco e fugidio, bem como os filhos dele que são altamente descofiados de tudo….
Mutumba,
Sim a unica oxum que ele tem um caminho muito ligado a ele seria yeye otim,,mas isso nao impede dele ter um junto como uma oya,como vc falou para ele nascer e junto e outra coisa entao que dizer que esse orixa nao pode ter outro junto se nao for osum;
Milagres do povo
Quem é ateu e viu milagres como eu
Sabe que os deuses sem Deus
Não cessam de brotar, nem cansam de esperar
E o coração que é soberano e que é senhor
Não cabe na escravidão, não cabe no seu não
Não cabe em si de tanto sim
É pura dança e sexo e glória, e paira para além da história
Ojuobá ia lá e via
Ojuobahia
Xangô manda chamar Obatalá guia
Mamãe Oxum chora lagrimalegria
Pétalas de Iemanjá Iansã-Oiá ia
Ojuobá ia lá e via
Ojuobahia
Obá
É no xaréu que brilha a prata luz do céu
E o povo negro entendeu que o grande vencedor
Se ergue além da dor
Tudo chegou sobrevivente num navio
Quem descobriu o Brasil?
Foi o negro que viu a crueldade bem de frente
E ainda produziu milagres de fé no extremo ocidente
Ojuobá ia lá e via
Ojuobahia
gostei muito da postagem o que me deixa muito triste é que na minha vidade santo so tive decpções, hoje em dia é dificil encontrar um babalorixá de verdade que tenha o conhecimento dos fundamentos,hoje o que mais tem são ignorantes abrindo axés por conta propia enganando a muitos pasando por cima do conheimento da hierarquia inventando fundamentos ,é dificil !!!
Olá pessoal,
Benção aos mais novos e mais velhos.
A minha pergunta é a seguinte: Sei que Ajagunã é um outro nome que oxaguiã possui…
Mas em algumas cantigas que já ouvi, este nome (ajagunã) aparece nas músicas de Odé e de Obaluaê…desta forma, o nome “ajagunã” serviria para outros orixás, além de Oxaguiã?
Feliz 2013 a todos!
Olá pessoal,
Motumbá! Esse odé responde no Odu Ejonile??
Não.
Obrigado!! Motumbá!
o que seria um igbojutó? Desde ja obrigado
Moyses seria ibùjókòó?
Neste caso é o ìgbìn = caracol.
ire o.
Nao nao, é igbojutó mesmo, um ferro de assentamento que vai em logun
motumba a todos meu mais velhos
bom dia gostaria de fazer uma pergunta
FILHOS DE ODE ERINLE INLÉ TEM CARGO DE ZELADOR,POIS MEU ZELADOR GUARDA SEGREDO E NAO FALA MAIS JA ME FALARAM QUE 95% DOS FILHOS DESSE ORIXA TRAZEM CARGO DE ZELADOR E SUB POSTO DENTRO DA CASA DE ASE.
DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENCAO.
ODE MODUMPÉ.
Deodeinle, eu sou de Erinlé e nem por isso meu cargo foi dado por eu ser deste irumolé.
Isto é fantasia.
No Odu Eji Onile Ifá diz que Orunmila forma líderes, porém, os futuros líderes tem que ter seus predicados.
O tripé: Conhecimento, sabedoria e sensibilidade, devem fazer parte do caráter de um sacerdote.
Estes requisitos e outros mais, fazem de uma pessoa ‘candidato’ a sacerdote, porém, sacerdote de que?
É tanto cargo, devemos nos preparar, se quisermos seguir este caminho, e aguardar o chamado.
Paciência, suuru, a mae de todas as virtudes.
Ire o.
Olá, Axé para todos
Ouvi dizer que Erinle seria, na verdade, uma Iyaba que mora no interior da Terra. Gostaria de saber se isso é verdade. Esse orixá é andrógino como dizem? Ele é realmente o pai de Logun Edé?
Também ouvi dizer que ele não gosta muito da aparecer e que ele não seria oxóssi como muitos afirmam e sim um orixá único que lembra um caçador, por isso dizerem que ele é oxóssi.
Para mim, oxóssi é o caçador que vive no mato com a fauna e a flora. Erinlé estaria mais ligado com a água, a cura e a fertilidade e náo necessáriamente a caça pura e simples.
Eu gostaria de saber mais sobre esse santo. Todos os zeladores com quem eu falo, dizem a mesma coisa: “É uma qualidade de oxóssi que tem enredo com oxum e etc…”Mas como ele é exatamente ninguem sabe me dizer, haja visto que ele tenha uma complexidade até mesmo na hora da feitura e muita gente não sabe fazê-lo porque não um “oxóssi simples de ter feito”
Até mesmo a saudação dele, não é simplesmente “Okê Aro” como se faz para Oxóssi. Acho que as coisas aqui no Brasil foram muito resumidas e tudo virou qualidade de santo. Acho que cada santo é um santo, como é o caso da Onira…
Filho de Òsóòsì, Erinlè é uma Senhora e um grande guerreiro. Depende da região da Nigéria que você está.
Tanto lá como cá existe estas diferenças na identificação de alguns òrìsà/irunmolé.
Eu fico com a região de Osogbo, onde meu pai é um grande guerreiro, pois meus ensinamentos vem desta região.
O culto de Erinlè está dentro do culto de Òsóòsì por ter sido conveniente agrupar todos os Odé, menos Logun e Ògún, neste grupo.
òrìsà Odé é todo òrìsà que caça.
Nominar não quer dizer absolutamente nada, o que importa é ter o seu òrìsà invocado e plantado em seu Orí com todos os fundamentos.
O resto é pura simpatia. Vale a energia que está dentro de você e aqui no Brasil tem bastante gente que conhece este enredo.
Erinlè não é òrìsà, é um Irùnmolé, não fez parte da comitiva de Oduwá na criação do mundo, dentro de nossa cosmogonia.
É um Oso (feiticeiro), seu culto antecede o culto de Osonyìn como a energia a ser invocada na manipulação das folhas.
Seu Opá, muito parecido com Osonyìn, com 16 hastes e um passáro encimado revela sua interação no culto das Eléyé.
Dai a confusão em aponta-lo com uma mulher.
Da energia de Erinlè e Osun nasce a energia de Logun Èdé, o grande guerreiro do povo Ilesá.
Existe muito mais coisas e muitas magias envolvendo este irunmolé, porém, ficamos por aqui.
O conceito homem x mulher para as energias celeste não existe.
O que existe é: positivo x negativo – força x magia e dia x noite – luz x trevas e etc.
Este equilíbrio é que fará o mundo ser o que ele é, um eterno mundo de convergências.
O homem é quem sacaneia tudo e impõem a força a mudança de clima, curso de rios, aterros em praias e etc.
Não se afobe e nem se assuste.
Erinlé é magico e se você é de Erinlé alegre-se é ótimo ser filho dele.
E pare de dizer; “Ouvi dizer”.
Assuma que disseram, que apontaram, que afirmaram, que leu, que viu.
Fica muito mais fácil,
Quem fala a verdade não merece castigo.
Da Ilha, obrigado pela resposta. É a primeira vez que eu leio informações tão profundas sobre Erinle. Eu sou filho dele. Confesso que sou bastante afobado, é uma empolgação, uma vontade grande de desvendar os mistérios. Toda vez que eu que descubro uma coisa nova, fico super feliz. O senhor está certo. Eu tenho lido, fuçado em livros, consultado pessoas porque gosto do meu santo e quero aprender mais sobre ele. Eu sinto exatamente como o senhor disse, uma mágia, um mistério em torno dele. Eu me sinto filho desse mistério. Quando falam para mim “Você é filho de oxóssi”, eu sinto como se estivessem sendo muito superficial e generalista. Eu adoro as matas, mas sinto um magnetismo incrivel pela água. Isso me traz uma sensação de felicidade, de estar “em casa”. Novamente agradeço pela explicação e também pelo conselho.
Mojuba!
motumbá a todos do blog
fui iniciado a baba mim ode Inlé,mais posso pronunciar que sou de Erinlé?
Ode Inlé pode usar outras cores ou so o branco?
yeyeo ponda e o junto de ode inlé?
por favor me responda
e se for possível nos conte mais itãs deste maguinifico orixá que e senhor acredito eu de nossas vidas
ODE MODUNPE
Deoodeinle, esta palavra Inlé é uma corruptela de Erìnlé (caçador da terra dos elefantes), Erìnlé o grande caçador de elefantes que presenteia Obàtálá com o seu marfim.
Eximio caçador e habilidoso pescador, tem seu reino nas profundezas do rio, seus chamamentos de louvor são Oloye nlá (O grande òrìsà), Oko panti (Ele é tudo na fazenda), Erìnlé é um mago das folhas (Elégboagi), guardião do caráter, de uma destreza fenomenal quando guerreia, conhecido como uma Iyàgbá na região de Ilè Ifé e Abeokuta, òrìsà com profundos fundamentos dentro do culto das Senhoras da noite (Ìyàámi Òsórongá).
Nem sempre haverá esta regra de Osun ser junto de Erìlé, estas duas energias são muitíssimo ligadas, onde sua junção forneceu o nascimento de Logun Èdé.
Erìnlé tem vários nomes de louvor dependendo da região em que é cultuado, sendo sempre o mesmo òrìsà, seu avatar Abatan, senhora dos pântanos, tem seu assentamento colado ao dele no Ojugbó (assentamento coletivo do Ilè àse).
Sua família tem mais membros e sua comida tem particularidades, Erinlè pode ser alimentado em seu Ojúbo, ao lado de um rio, pântano ou baixada onde Abátàn reside ou onde as duas massas de água se encontram, como o rio e o mar, água doce e água salgada ou água limpa e água suja.
Erinlè pode ser alimentado com um ou todos os seguintes itens:
Gin, epo (óleo de dendê) oyin (mel), àkàrà, èkuru, dodo (banana frita), Oòle (bolos feito de feijão) e ekó (bolos de farinha de milho).
Existem magias que se fazem dentro do rio para alimentar Erílè e ver sua materialização no fundo do rio.
Seja feliz, somos filho de um grande òrìsà, ele possui intuição e percepção aguçadas, é cultuado para atrair agilidade, ele traz sorte nos negócios e em assuntos relativos a dinheiro.
É cultuado junto com Osaniyin.
É chamado de Ibualamo, que significa o poder de Erinlé é retirado das profundezas da terra.
Cantiga de Erìnlé
Ọ mọ s(ọ)itó.
(Ọ)’mọ s’itó;
Erinlè Aládé.
Você sabe que ele brota da terra como uma pequena nascente.
Você sabe que ele brota da terra como uma pequena nascente.
O elefante na terra, Senhor da coroa.
Kó m.(o)y.
Kọ (i)’tó.
Aprender, saber que ele nos resgatou do perigo,
Elogio a pequena nascente.
Boa leitura e guarde com carinho os ensinamentos.
Erìnlè gbe wa ooooooooo (Erìnlé lhe eleve).
Ire o.
asé baba da ilha e um enorme prazer receber seus conhecimentos e o que o senhor poder me ensinar ficarei grato pois nao consigo encontrar nada sobre nosso pai pois muitos nem sabem como cultuá-lo pois ja se perdeu seus conhecimentos so pesso o senhor o que o senhor puder me passar me ensine
se possivel me envie para meu email raphaeldasilva21@gmail.com
e que nosso grandioso pai nos de sabedoria e saude pois o resto nos conquistamos com muito trabalho
sua benca baba da ilha e obrigado de novo
Deodeinle eu já lhe enviei aqui no blog vários ensinamentos sobre Erinlé.
O que mais se pode aprender? Creio que somente no dia a dia do Ilè àse.
Se eu passar além do que lhe informei vou ter que entrar em fundamentos e isto eu não posso fazer.
Faça uma pergunta especifica, se eu puder lhe responder farei com imenso prazer.
Ire o.
motunba a todos do blog
baba da ilha sabes que sou curioso né kkkkkkkkkkkkkkk
em uma de minhas pesquisa encontrei algumas coisa sobre baba Erinle.
1 Erinle e filho de Opaoka e oko
2 Erinle ou inlé e a mesma coisa pois foi questão de pronunciamento mesmo pois no falar rápido do povo de Ìlobùú os mesmos da parte baixa em falar rapido Erinle acabaram por ficar inle.
3 ode ibualamo na verdade a pronuncia correta seria Ibú Álamo e que significa águas profundas e igboalama o caçador das florestas escuras e outra 7 qualidades na verdade.
erinle seria realmente um ode de culto independente
4 erinle seria pai de ode kare e oxum kare em itans de ase lokiti efam
5 ode otim também seria sua filha
ago baba mais e muita coisa
OKE MAMBO BABA MIM ERINLE
Deodeinle, a número 2 está correta.
A 3 somente a primeira parte da frase, Erìnlé não tem qualidades, os equívocos nascem assim. Ele tem sete nomes de louvor e é conhecido por estes nomes em algumas regiões, mas qualidade não existe. Isto é absurdo.
A 4 Otim tem várias informações, filha, esposa, companheira, sua parte feminina (magia), eu não opino onde há divergência, se na Nigéria eles não sabem identificar, eu nem me atrevo.
Tenha sempre o cuidado de checar as informações.
As demais você esquece e nem pense em guarda-las.
Ire o.
MOTUNBA BABA DA ILHA SIM TENHO A CERTEZA QUE MUITAS COISAS ESTÃO ERRADAS OU A FALTA DE ALGUMA INFORMAÇÃO,MAIS COMO O SENHOR MESMO JÁ ME DISSE, PESQUISE E TIRE SUAS DUVIDAS E O QUE EU FACO SEI QUE O SENHOR E UM HOMEM DE GRANDE SABEDORIA, POR ESSES MOTIVOS TIRO MINHAS DUVIDAS COM O SENHOR , E QUALIDADES OU CAMINHOS SÃO QUESTÕES DE COMO ME PRONUNCIO, AMO MEU PAI ERINLE E QUERO PODER FAZER O MELHOR PARA ELE .
Deode inle continue com seus estudos, não demora muito e você saberá que o material a ser estudado serve ou não serve.
Você vai descobrir muitas coisas mágicas do reino das divindades.
Ire o.
motunba e obrigado baba pelo carinho e atenção
Motumbá para todos!
Andei lendo os comentários nesse tópico de Erinle e surgiram algumas questões na minha cabeça.
Erinlé é um orixá único, não tem qualidades. Por que, no Brasil, surgiu essa divisão Inlé (novo) e Ibualamo (velho)? Não é o mesmo orixá? É estranho pensar nele como um único orixá quando você vê Inlé tendo um carrego bem diferente de Ibualamo.
Uma outra questão que martela na minha cabeça é o orixá chamado Abatan. Seria o nome nigeriano para um “tipo” de Nanã?
Em site cubano, eu peguei essa informação:
“The family of Inle
Abata
She is the wife of Inle. His helper. You can associate her with the nurse that aids the doctor. She is the one that helps Inle in all of his medical cases. In some houses or ramas, she lives inside the same tureen with Inle and in other’s, she lives in a separate tureen that lives right next to him. Both of these ways are acceptable.
Boyuto
He is the spirit that walks with Inle and he guards the vision of people. He is represented by the fishing pole and the trident that is placed in front of Inle. He is the orisha that brought silver to Obatala. He is also the orisha of mirages (mirages of the dessert and sea), He is also known to help people with their vision and also helped Ibu Olodi (path of Oshun) in one of her battles which is the reason why she takes everything double.
Laro/Logun Ede
He is the son of Inle with Oshun. He as his father is an androgynous orisha and contains the secrets and riches of his father.
Tobia
He is one of the helpers of Inle. He is represented by the fishing hook that one puts on the fishing pole to catch a fish.
Asao
He is also a great friend of Inle and accompanies him everywhere.”
Existe um ibu no rio Erinle chamado Ibu Abatan, mas esse orixá aparentemente não existe no Brasil. (?)
Tudo eu o que sei sobre Erinle vem do seu culto brasileiro como “qualidade” de oxóssi, mas parece que os nigerianos conhecem ele muito mais profundamente. Eu teria um prazer um enorme de poder conversar como um babalawo nigeriano sobre o assunto.
Eu sou filho de Inlé. Acabei me interessando bastante sobre o assunto.
Peço desculpas se estou sendo inconveniente.
Agradeço pela atenção….
Axé, paz e prosperidade para todos
Abraços
Odesi!
Odesi, visite meu blog: http://www.orisaifa.blogspot.com
Tem bastante informação sobre este òrìsà.
Quanto as formas de cultuar, sendo você de nome Josè, na sua infância você foi o Zezinho, depois o zé, depois o José Carlos e para a vida profissional o Josè. Então estamos falando da mesma pessoa.
Erinlé que na cultura cubana é chamado de Inlé (isto é apenas uma corruptela, um nome abreviado para Erinlé, inclusive suas cantigas tem esta pronuncia), tem os mesmos problemas do Brasil, falta de informação. Algumas casas sabem muito bem como funciona e como se monta um ìgbà de Erinlé.
Este nomes que você citou são nomes de louvor ou apelidos (coisa muito comum na Nigéria) deste Irunmolè.
Sendo cada nome proveniente de um local rio abaixo, a forma de cultuar, fazer oríkì e montar seu ìgbà pode diferenciar (na própria Nigéria de um bairro para outro dentro da mesma cidade, vemos diferença na forma de cultuar um òrìsà, isto não é privilégio do Brasil) e isto não configura a tal qualidade.
Dentro do Culto Tradicional não existe essa coisa de qualidade de Erinlé, eles corruptelas, mas, sabem que se trata de irunmolè único.
O culto de Òsóòsì no Brasil abraçou muitos irunmolè Odé dentro dele, escaparam Ògún e Logún Èdè (porém os dois são òrìsà Odé).
Isto não está errado, é apenas uma questão de nomenclatura, pois, os que sabem os fundamentos destes Odé, na hora de arrumar o ìgbà e fazer a iniciação, colocam todos os pingos nos respectivos “I”.
Quanto a Abatan = Pantano, não tem nada a ver com Nàná, isto é uma esquisitice que arrumaram, o famoso achismo. Tipo: Se é do pântano, tem lama, se tem lama é Nàná. Está errado.
Abatan tem sua historia dentro do assentamento de Erinlé e não iniciamos pessoas para este irunmolè.
Um babalawo Nigeriano pode saber tanto ou menos que um bom babalorisa brasileiro.
As informações e muitos fundamentos de Erinlé estão na net, basta pesquisar e ficar atento.
Se quer saber de òrìsà olhe para dentro do seu país e da Nigéria, Cuba não vai lhe dar muita coisa, eles tem muito sincretismo e creio que isso atrapalha.
O próprio Erinlé é sincretizado com uma santo que é o padroeiro dos homossexuais, então Erinlè é o òrìsà que protege os homossexuais dentro de Cuba.
Não quero entrar na polemica da homossexualidade, porém, em se tratando de òrìsà não existe nem aqui e nem na Nigéria.
Isto não faz parte de nossa cultura e poderemos começar a levantar bandeiras (segmentar a crença) e cada um vai querer fazer uma maior que a outra.
Boa leitura e boa pesquisa.
Ire o.
Obrigado pela informação!
Comecei a ler o site que o senhor me passou e também achei o site de ilobu. Tem uma imagem muito bonita dele de madeira.
Erinlé é realmente fascinante.
“It is the oríkì of each ibú that distinguishes between the different paths or ‘personalities’ of Erinlè such as one dwelling on his prowess as a hunter, another on his drinking, another on the might of the deep river (K. Barber 1981.) Individual oríkì are chanted at the annual Erinlè festival, as well as being collectively invoked: Eníbúmbú, olódò-odò, olómi-omi, meaning all you pools, all you rivers, all you waters.).”
http://www.ilobuonline.com/about_ilobu/erinle/
Mojuba Baba Erinle!
Muito axé para todos!
Abraços
Odesi espero que agora através deste texto que você leu, o entendimento e o conhecimento se expanda e você possa entender melhor esta energia maravilhosa e muito perigosa.
Erinlé é um grande Osò (Mago da floresta).
Ire o.
O blog que eu lhe indiquei é o meu blog pessoal.
Estou devorando as informações desse blog!
Muito bom!
Obrigado
Abraço
A bença a todos!!
Olha, sempre me kestionei sobre esses cultos e tmb as varias formas dos cultos de orisá, e me deparei com o seguinte.
Oxossi Ibualamo é um Oxóssi e não Erinlé, pois sim Erinlé é um Odé Funfun de um culto distinto q seria o msm de Odé Inlè…….qndo se houve a fuga de Oxossi da morte, ele se abrigou em terras desconhecidas, onde foi salvo por Obaluaye certo, nesse momento ele estava na fase de Oxóssi Ibualamo, onde se encantou se tornando o orisá da vida……nessa passagem ele estava em Ilobú, ou seja, terra de culto a Erinlé, onde passou a ser cultuado la tmb, dizem q em Ilobu se cultua duas divindades, o da floresta e o do rio, e sim, é isso msm, o do rio seria Erinlé, o tmb conhecido caçador de elefantes, e da floresta Oxóssi Ibualamo, q nao seria um caminho de Erinlé, e sim de Oxóssi, pois onde há mta confusão, as pessoas acham q Ibualamo é distinto e é uma qualidade de Erinlé, isso é erroneo, pois Ibualamo é Oxóssi, e Erinlé não é, mas como em Ilobú houve o culto aos 2, acabou por ser mto junto e até serem confundidos……Odé Inlè foi um Odé criado na Brasil, poucas pessoas sabem, mas essa kalidade de Oxóssi foi feita aki, nao q foi inventada, mas sim aprimorada por nós brasileiros, onde passou ser um caminho de Erinlé…….porem se formos ver bem, Inlé não se louva nos orins yorugbas como Erinlé!! pois Erinlé e Inlé são os msms, porem somente nomes diferentes, pois se muda o nome mas não a essencia, já Oxossi Ibualamo é o proprio orixá Oxossi, pois logo assim ele criou o culto em Igbò, uma cidade em meio a floresta onde se tem encantos e magias surreais, sendo tmb chamado de Oxossi Ibò ou Ibualamo!!
Olha, espero ter diversificado algumas coisas, estudei mto sobre isso pois naum me contento só c o q me dizem, vou a fundo de tudo e foram isso q nossos mais velhos me ensinaram…….façam seu comentário, mas lembre – se, de q conhecimento cada um tem o seu, mas a verdade, somente orisá sabe, e isso meu proprio me passou!!!! isso se chama asé de orisá!!
q todos tenham um belo dia e a bença a todos!! Odé Awúrè!!
Dofono como você mesmo disse conhecimento cada um tem o seu.
Mas creia meu bom amigo.
Inlé é uma corruptela de Erìnlé, isto é apenas uma pronuncia Lucumi.
Os caminhos do rio, formam locais onde este òrìsà é cultuado, lhe rendem nomes de louvor e suas rezas identificam o local onde ele é cultuado.
A verdade não está com os mais velhos, a verdade esta com Otítò.
Esta enorme confusão que se fez com o culto dos Odé nos Brasil gerou muita informação truncada.
Òsóòsì é único e não tem caminhos ou qualidades, os demais Odé que estão em seus cultos é o que chamamos de Irunmolè menores que foram agregados ao seu oro.
Não é errado dizer Òsóòsì Ibualamo, já que Òsóòsì no Brasil é sinônimo de caçador, apenas uma diferenciação nominal.
Não se coloque como o portador da verdade, não somos donos de nada. A essência de Erìnlé está muito aquém de nossa compreensão. O Òrìsà/Irunmolè está muito acima de nossa compreensão.
Quem seriam os òrìsà?
Forças da natureza?
E o que mais, já que isto é muito vago.
De onde vieram?
QUE ENERGIA É ESSA?
Qual sua função no planeta? E nos outros planetas? E no Cosmos?
Tanta coisa sem resposta Dofono, o fundo que você estudou cobre todas estas indagações?
Medite sobre as suas palavras.
Erèlé BÀbá mi, ki nba se o.
Ire isegun.
Eu sou filho de Ibualamo e já sonhei n vezes com água. Justamente foi dai que começou meu questionamento sobre quem era mesmo esse orixá. Eu acho que o próprio orixá vai dando seus avisos para seus filhos. Eu sinto a presença de Obaluaye quase que 24h na minha vida, também não posso duvidar jamais que esse Odé tenha enredo com o grade Rei da Terra. Todos me diziam a mesma coisa, você é de Oxóssi com Obaluaye, mas faltava saber algo mais….Hoje em dia, eu tenho certeza que o meu santo é um caçador que vive nas águas. Até onde eu sei, oxóssi vive somente nas matas. Ibualamo está ligado as matas, mas seu habitat é a água. Eu sinto isso claramente dentro de mim e não foi nenhum zelador de santo que me convenceu.
Eu penso que devemos seguir a nossa intuição sempre, independente do que os velhos dizem. Praticamente tudo o que eu suspeitava sobre Ibualamo se confirmou quando eu comecei a estudar sobre Erinle.
Eu não sei qual é a história verdadeira do encontro deste Odé e Obaluaye, mas sei que um está colado no outro e sei que existe um Oxum ligada a ele também. Já ouvi também várias histórias sobre esse encontro, inclusive que Oxum teria matado ele afogado no rio.Se é verdade isso, sinceramente pra mim não importa…O que importa é como eu sinto essa energia: um caçador que também pesca, tendo ligação com Obaluaye, Oxum e Oxalá. Ele tem um porte de nobreza, é gentil e amoroso, diferente do arquétipo típico de oxóssi que é meio rude, desconfiado de tudo e todo, meio distante dos outros.
Ibualamo é como um rei,muito calmoe e muito sábio…
Oxóssi é agitado, nervoso, desconfiado, gosta da solidao….
Odesi a energia de Erinlè (Ibualamo) traz a energia de Logun Èdè. Logun sofreu um ataque das abelhas e estava entre a vida e a morte. Um velho feiticeiro vinha passando e ajudou Erínlè a salvar seu filho com medicamentos e mel.
Logun foi salvo e Erinlé jurou manter esta amizade e o respeito ao poder de Obaluwayè.
Este itan, mostra uma das formas da união das forças destas duas divindades.
Sua pesquisa está absolutamente correta.
Erinlé é um Onisegun e Odé ao mesmo tempo.
Seu culto antecede ao culto de Osonyin, seu conhecimento sobre as folhas sempre foi reconhecido, ele traz um codinome de Elegboaji (doutor em ervas).
O caçador atua na floresta, no deserto, na água e no espaço (em outra dimensão).
Não pense a divindade com esta cabeça de morte, afogado, casado e outras atitudes humanas.
Saia da caixinha, as lendas são formas de nos fazerem entender metaforicamente a história do òrìsà. Quando conhecemos a verdade sobre estas divindades, começamos a ver o que estava oculto nas entrelinhas da metáfora, ok.
Os fundamentos que você descreve estão corretos, porém, ele está muito mais perto de Obàtálá.
Obàtálá sendo um rei, tem seu exercito de Eborá e este irunmolè é muito próximo ao rei.
O caçador de Elefantes (Erínlé é uma elisão desta frase) oferta o marfim ao òrìsà maior, o marfim é sagrado para Obàtálá (Osalá).
Me deve mais uma (smile).
Òyè N’lá, baba mi, mo’fe yin ire aiku, ire ilera, ire ajè.
Oke aro odé mata.
Ire o.
Nossa! Estou muito muito muito feliz por esta explicação!!!
🙂 🙂 🙂
Faz todo sentido!
Obrigado por este itan! Eu amo meu orixá!
Como dizia o Professor Agenor Miranda: “Felizes aqueles que tem fé no seu orixá, aconteça o que acontecer”
Eu tenho muita fé e amor em Ibualamo.
Vou começar a refletir mais sobre os itan. Tudo realmente faz muito sentido. Sou grato e feliz por estar tendo acesso a esse conhecimento. Eu vejo muita gente no santo que não estuda e também não se interessa por nada. Eu acho maravilhoso poder entender como tudo funciona dentro do que me é permitido saber….
Obrigado, Da Ilha!
Okê Arô!!!
Atotô!!!
Ora Yeye!!!
Epa Baba!!!
Eu sou completamente fascinado pelos orixás!
Abraços!
Boa Tarde da Ilha !
Confesso que mesmo lendo bastante os textos aqui publicados ainda fico meio confuso, pois sei que errôneamente chamamos todos essas energias de orixás, mas sei que existem diferenças entre orixás, irunmolés, eborás, o senhor pode esclarecer melhor para que eu possa a ter a compreensão acima disso ?
Muito obrigado.
Axé.
Garcia òrìsà na verdade é uma corruptela para nossas divindades, seja aqui ou no resto do mundo.
Existem correntes e ninguém chega a um acordo sobre esta nomenclatura. Porém, devemos ter isto bem claro em nossa mente.
Eborá é uma designação de guerreiro, uma corrente diz que existem cincos, outra corrente dia que todos os irunmolè são Eborá.
Neste corrente eborá são os irunmolè.
E òrìsà seriam os funfun (brancos) ou apenas Obàtálá (Osalá) como outra corrente designa.
Não há consenso.
Ire o.
Bom dia Da Ilha.
entendi perfeitamente a resposta acima, mas poderia citar os nomes dos cinco guerreiros dessa primeira corrente que o senhor diz ?
Obrigado, axé.
Da ilha,
Motumbá! Meus respeitos pelos seus conhecimentos..já postei antes aqui…de lá pra cá, de fato, meu sonhos com nosso pai tem sido bastante bonitos…da última vez sonhei que estava imerso num rio com agua até altura do peito e olhando pra uma floresta…na floresta bichos me avistavam. Esse mesmo rio tinha uma queda, espécie de cachoeira…Existe um livro de Nei Lopes chamado ” Logunedé – Santo Menino Que Velho Respeita.” no qual há um capítulo que fala sobre Erinlé, e diz que o mesmo é homenageado com uma cachoeira chama Erin Ijesha.
Todos sabemos o quanto os sonhos podem ser fruto de criatividade…mas joguei esse nome no youtube e para meu espanto o local do vídeo foi o que eu sonhei, inclusive a estátua que aparece no mesmo.
Mas minha postagem refere-se a seguinte questão: Sendo um Odé que vive na agua, seu local de culto correto seria nos rios ou nas matas? Refiro-me no culto tradicional Iorubá. Há um costume aqui na Bahia de se agradar ao Orixá na beira do Rio que tenha mata. Outra coisa: Por Ele ter ligações extremas com Obatalá, teria necessariamente que vesti-lo de branco? Pois esse costume também prevalece.
Por fim, é sabido da ligação entre Erinlé, Oxum e Obatalá…mas onde é que Oya entraria nessa relação?
Por favor, me presentei com seu conhecimento.
Abraços.
Garcia, como eu lhe falei, existem várias correntes, cada um pensa e aprendeu de uma forma. Não sou o dono da razão.
Sendo Eborá o guerreiro, eu aceito a hipótese de todos serem eborá.
Segue a relação:
Ésú, Ògún, Òsóòsì, Osun e Sàngó.
Ire o.
Adson cultuamos Erìnlé na beira do rio. Dentro da mata ou na beira do mar.
Não vamos nos ater a localização geográfica pois o mais importante é você conseguir acessar a energia do irunmolè.
Mas com certeza o fundo do rio é o local mais fundamentado.
Existem coisas que fazemos no fundo do rio e não cabe passar este fundamento pelo blog.
Erinlé dentro do culto tradicional não veste branco.
As cores (fio de contas inclusive) são azul claro, amarelo ouro e vermelho, sendo que algumas regiões trocam o vermelho pelo verde.
Existem itan que ligam Òya a Logun/Erìnlé, mas dentro do culto de Erìnlé não há este fundamento.
Adson tudo que você descreve é o culto dentro do Candomblé, que deu certo, dá certo e vai dar certo por muito tempo. Sendo que a forma do culto tradicional reverenciar Erìnlé é bem diferente, ok.
Ire o.
Mobuja!
Oya não foi a mãe de criação de Logun Edé ?
Específicamente Onira ?
Eu também sonho muito com água. Eu sou doido para ir em Ilobu. Pena o país estar em guerra…. 😦
Eu tenho um dúvida com relação à esse santo (meu pai). Eu sempre tive medo da comer alimentos com dendê por causa desse fundamento com Obatalá. Um filho de erinlé tem quizila com dendê ?
Eu pergunto isso porque na nação keto, oxóssi é tratado com azeite doce…
Eu fico babando quando eu sinto o cheirinho do acarajé fritando… 🙂
Ops… Mojuba!!!! 🙂
Odesi os itans explicam muitas coisas e vários são os itans, não desconsideramos estes fundamentos.
Odesi o tabu de Obàtálá (Osalá) é dele e não de Erìnlé, podemos comer dendê a vontade, não há nenhum tabi sobre isso.
Eu não sabia que Òsóòsì recebe apenas azeite doce.
Em minha casa usamos muito epò (dendê) em Odé.
Para de babar e coma seu Àkàrà a vontade, se o problema for este.
Ire o.
Obrigado!!!
Eu é que estou errado de ter dito que oxóssi é tratado apenas no azeite doce. É porque teve uma época em que eu estava passando por uns problemas, ai me mandaram acender uma lamparina só no azeite doce. Agora eu entendi que o azeite doce acalma, mas não necessáriamente oxóssi deve tratado exclusivamente nele.
Mojuba!
Odesi o que acalma é o dendê.
Usamos o dendê (muito), para aplacar energias violentas como as de Èsù, Ògún, Òsóòsì e outros mais.
Ire o.
Da Ilha,
Mojubá! Quais seriam os principais interditos para um filho de Erinlé? Em sonho me foi proibido comer carne de porco, isso faz sentido? O mel seria mesmo um dos tabus alimentares…? E mais uma coisa, devido ao itã que fala dos galos que vivem perto do rio Erinlé, esse animal também estariamos proibidos de comer?
Abracos.
Obrigado, Da Ilha. Eu realmente não sabia disso. Eu imaginava Exu e Ogum bem quentes, mas Oxóssi eu pensava que era um orixá mais zen, da calmaria do silêncio das matas. (eu viajo na minha imaginação..haha)
Adson, eu também tenho isso com carne de porco. Basta eu comer que, no dia seguinte, a minha pele está toda irritada e cheia de espinha, sem contar que eu começo a me coçar todo. Várias vezes eu comi mesmo assim e me ferrei depois. Eu sonhei com Obaluaye me oferencendo carne de porco. Achei estranho esse sonho porque eu sempre me ferro quando como linguiça, presunto, salame..
Odesi,
Exato, eu sempre comi carne de porco antes da iniciação e confesso que sempre gostei muito. Já me disseram que não devemos comer o que se oferece ao Orixá, a não ser que seja no momento da oferenda. Se isso é verdade eu não sei.
Foi através de um sonho que me foi proibido a carne do porco, é mole Odessi?
Motumbá!
Acredito que seja porque muitos fundamentos de Erinle já tenha sido expostos aqui. Afinal de contas, o segredo deve ser mantindo, segundo as tradições Adson, me dê o seu email. Esse pergunta já foi respondida em posts anteriores.Trazei o maior prazer de bater um papo com você. Afinal de contas, somos filhos do mesmo Pai…
Abraços!
Erinle é uma orixá fantástico. Conforme vou aprendendo, vou me encantando mais por ele!
Abraços
Odessi,
Procure no facebook, Adson Franklin…não quero passar meu email por aqui…abraços.
Adson se você tem sua iniciação deste irunmolè dentro do Candomble, stes interditos são validos. Em caso de duvidas, deve-se consultar o oraculo.
Ire o.
Odesi se lhe faz mal, não coma e nem use.
Ire o.
Boa tarde e Motumbá a todos!
Primeiramente gostaria de parabenizar o excelente trabalho realizado por vocês através deste blog. Aprendi no meu Ilê que axé é também movimento e fico muito feliz em ver pessoas há tanto tempo trabalhando para perpetuar o axé, o conhecimento e a enriquecimento de nossas religiões de raízes africanas.
Sou de omorisá da nação Ketu e gostaria muito de saber qual a diferença entre Erinlé e Inlé?
As informações que encontro sobre eles sempre se confundem e por isso estou aqui.
Agradeço desde já se puderem me retornar.
Adupé.
Adejá, Inlé até onde eu conheço é o mesmo irunlolè, apenas uma forma diferente de se falar na língua cubana.
Eles não dizem Erinlé, eles dizem Inlé.
Apenas isso.
Ire o.
Da Ilha,
Obrigada pelo seu retorno.
Desta forma, seria correto dizer que no Brasil, na nação Ketu Inlé e Erinlé são o mesmo?
Adupé
Sim.
motumba meu nome é evelin para min pai oxosse é um caçador so assim como yansa é um vento so to serta ou to errada bjos
Você está certa.
Ire
Taioba é comida de Erinlé? Ou com a taioba se faz comida de Erinlé?
Alessandra, as comidas de Òsóòsì podem ser ofertadas a Erìnlé.
Eu nunca dei taioba, até por desconhecimento, nunca fui atrás de comidas que não fossem especificas dele e de seu culto.
Ire
“Erinlé
Esta Ìyá-Agbà (Mãe Anciã ou Mãe Idosa e Respeitável), de relação estreita com as Iyami,é a orixá da caça, arte na qual, juntamente com Oxossi, é discípula de Ogum. Associada à caça e à capacidade estratégica, Erinlé possui intuição e percepção aguçadas: por isso é cultuada para atrair agilidade e, de fato, traz sorte nos negócios e em assuntos relativos a dinheiro. Zeladora de assuntos familiares, é também a protetora dos humilhados e dos injustiçados. Ama a mata e a floresta, de cujos seres conhece as propriedades, e aprecia a vida ao ar livre. Orixá da fertilidade, é cultuada juntamente com Ossaim. É chamada de Ibualamo, que significa o poder de Erinle é retirado das profundezas da terra. Seus símbolos são óta (pedra de assentamento); ìrùkèrè (cauda de animal que, após preparo artesanal e mágico, é carregada por sacerdotes e reis como sinal de realeza e poder); èjùwèrè (instrumento ritual semelhante ao ìrùkèrè, feito de couro e, por vezes, enfeitado com búzios ou miçangas); búzios; òpa (bastão com dezesseis pássaros, forjado em metal); o sèkèrè (maracá); e o àdó (pequena cabaça utilizada para a conservação de pós de uso mágico e medicinal). Seu metal é o ferro e sua preferência são as roupas multicoloridas, as pulseiras de prata ou as confeccionadas com búzios e couro e os colares, também confeccionados com búzios e couro.”
FONTE: http://www.oduduwa.com.br/?cont=templo-erinle
Achei interessante o texto, bate com tudo o que já foi explicado em postagens anteriores.
Eu fico pensando….
Se eu não fosse ser feito em uma casa de candomblé ketu no Brasil e fosse ser feito na Nigéria.
Existiria o nome Odé Ibualamo? Ou eu seria simplesmente Omo Erinlé, sem especificar um Ibu?
Uma vez que não existe qualidade de santo na África e muito menos qualidade de Erinlé. Não existiria essa questão de fase nova ou velha do santo?
Agradeço pela atenção
Odesi primeiramente Erìnlé é cultuado na maior parte da Nigéria como um caçador, energia masculina = força.
O texto fala de uma Aìyàgbà, algumas regiões o tem como energia feminina = magia.
Esta confusão se perpetua por todo território de Yorubaland e eu não meto nesta história.
Fui iniciado de um Odé e ponto final.
Eu acredito que a confusão parte do pressuposto de Erìnlé ter conhecimento profundo sobre ervas e estar ligado a magia, pelo seu Òpá osun vemos os dezesseis pássaros encimados nas hastes, com um sobre o topo do bastão. Este pássaro é um passaporte, uma identificação, que remete a Osánìyn, Òsún e etc.
É muito fundamento dentro da arrumação deste instrumento, creio que a forma de retirar o gênero de alguns òrìsà também ajuda a criar confusão.
O importante é você estar conectado a energia do òrìsà. Masculino, feminino ou ambos os gêneros não importa.
Quanto ao caminho/qualidade: Começa a confusão, pois os apelidos/nome de louvor de Erìnlé vai criar culto e forma de louvor diferente em cada região de Ilobú, Èdè e etc. Mas a essência a ser cultuada sempre será Erìnlé, o tipo de comida seca que eu faço para Erìnlé procede de Ode Remo, uma aldeia minúscula do Estado de Ogun, Nigéria. Provavelmente encontraremos outros tipos diferentes de comidas.
Existem regiões onde o galo é oferecido vivo, outras ele é sacrificado e em outras o galo é solto na mata na beira de um rio.
Em outra o galo é solto depois do irunmólè tomar posse do iniciado, então é feito uma história com este galo e…
Então, esquece se alguém disser que você é de Ibualamo, com certeza se a pessoa conhece está dizendo que você é de Erìnlé.
Foi muita confusão, foi muito itan e virou mito/verdade.
Fase nova ou velha?
Qual a idade de um òrìsà?
Ire
Da Ilha
Novamente sou grato pela explicação. O senhor, como sempre, muito profundo nos ensinamentos. Eu estou constantemente estudando sobre o assunto. Eu adoro os orixás, sinto uma atração enorme pelos mistérios do culto. Interessante que os fundamentos batem certinho com o ponto de vibração que determinado orixá está na natureza. Eu sinto os orixás bem próximos de mim e tenho vontade de ir me aprofundando cada vez mais sobre o assunto.
O meu medo é de cair nas mãos de um sacerdote mal intencionado. Eu nunca estudei candomblé para querer aprender feitiço ou prejudicar pessoas. Eu gosto tanto das energias da natureza que pra mim é uma honra ter chegado ao conhecimento que já me foi passado.
Que Orunmila me abençoe nesta jornada…
Obrigado por tudo
Asè para todos nós
Olá, boa noite sou da Onira e tenho além deste lindo orixá, odé e Yemondja em seguida. Gostaria de saber a qualidade deste orixá e saber um pouco do mesmo,
Desde já agradeço…
Junior este blog não fala sobre qualidade de òrìsà.
As informações devem ser conseguidas dentro de seu Ilè Àse.
Ire
Boa noite, li que Ode inlé, pode ter como juntó, outros orixas, Não sendo necessáriamente uma Oxum. Sou feito da seguinte forma, Oxossi com fundamentos com oxalá, assentei esse ode funfun junto com oxum yeye ponda, meu juntó é guian. tenho 8 meses de rapado. Lendo tantas info me perguntei será que fui raspado errado?
Olá, boa noite. Gostaria de saber, o que pode ocorrer caso uma pessoa for iniciada numa qualidade errada de santo? Por exemplo, um filho de odé dana dana for iniciado em erinle ou ibualamo, ou vice-versa. Amo meu pai e estou prestes a ser iniciado, mas já joguei em algumas casas e já me foi dito três qualidades diferentes de odé. Sou abjian há alguns anos e este é meu único receio para “colocar o segundo pé” no candomblé. Agradeço desde já pela ajuda de todos e pelos preciosos ensinamentos e esclarecimentos contidos neste site.
Felipe o problema maior é que o abian quer entrar dentro da casa de àse com todas as informações debaixo do braço.
Isto não existe. Garantir òrìsà já é difícil, imagine qualidade.
O grande problema está ai, o abian querer dizer para o sacerdote qual remédio tomar.
Não estou falando com você, estou falando com todos os abian.
Entre para uma casa, fique no mínimo um ano, faça seus ebos, entre na roda, deixe a energia fluir, o sacerdote estará observando você e o òrìsà.
Não coloque a coroça na frente do boi. Nosso culto fala em paciência e foco e você não está tendo nenhum dos dois. Isto foi o que eu li pelo seu relato.
Se realmente Òsóòsì é o seu òrìsà, o caminho irá aparecer na hora certa, este òrìsà não era o alvo, nunca.
Ire
Não foi não.
Ire
Da Ilha. Agradeço pelas suas palavras, com as quais concordo plenamente, e tenho certeza de que vieram para agregar aos meus conhecimentos do candomble que estão apenas começando.
Mas para lhe esclarecer um pouco mais sobre meu caso e sobre minhas dúvidas, estou há dois anos como abjan nesta casa. Sou extremamente consciente de minha posição e paciente no que diz respeito aos novos conhecimentos. Odé sempre apareceu em minha vida, em todos os jogos, com todos que jogaram búzios para mim. Minha dúvida é exatamente com relação à qualidade, pois, conforme disse, já me disseram três qualidade diferentes. O que eu gostaria de saber (se possível, é claro), é até que ponto a qualidade pode influenciar positiva ou negativamente na minha vida de santo e fora dela também.
Aproveito para esclarecer para mim e todos do blog o que você quer dizer exatamente com “foco”. Obrigado e me desculpe pelo “aluguel”.
Felipe, saiba que quem vai cuidar de seu òrìsà será o seu sacerdote, ou você confia nele ou nada dará certo.
Orí quando rejeita é um problema muito sério.
Focar é manter sua cabeça voltada para sua iniciação, é manter o direcionamento de seus atos e pensamentos em Òsóòsì, ele com certeza irá abrir o caminho e desvenda todos os pontos que ainda estão obscuros.
Sua insegurança não vai adiantar nada, vai com certeza atrapalhar muito as coisas.
Pare com esse negócio de ficar pulando de jogo em jogo, quem vai correr jogo é o sacerdote, ele sabe onde estão as pendências ou a falta de confirmação.
O Abian tem que confiar, ou então sair da casa e procurar outro caminho.
Por isso pedimos para vocês terem certeza dos passos e da atitudes, estamos falando da vida do iniciado e não de uma coisa qualquer.
Ire
Oi bom dia tenho algumas duvidas eu tava com problemas de desmaios dai começei a me cuida esperitualmente hoje em dia nao sofro mais com isso . Eu sou de oxossi vo recolhe recentimente semana q vem pra ser mais exato . To ancioso com medo preocupado afobado curioso etc rs.meu zelador me pediu 2 ibas um de oxossi e outro de iemanja segundo o jogo de buzios eu sou de ode erinle . Mais enfim segundo ele eu nao tenho enrredo com oxum . Seria ode iemanja ogum oya oxaguia. To confuso. Desde ja muito obrigado pela resposta.
Bom dia a todos! A ano atras eu tava com problema de desmaio dai começei a me cuida espiritualmente e hoje graças a Deus e os orixas nao passo mais por isso vo recolhe daqui 2 semanas to ancioso empolgado com medo rs . So muito curioso meu zelador disse q sou de inrile so agora nois conseguimos descobrir porem to um pouco assustado pois ele disse q eu nao tenho oxum no meu erredo . Eu tenho ode iemanja ogum oya osaguia. E eu tava lendo os topicos e pelo oq eu entendi inrile sempte vem com uxum. Me desculpe se escrevi alguma besteira desde ja obrigado
roberto,
Se você é de Irinlé ou Inlé, você tem que ter Oxun como Orixá adjunto (juntó) ou então você não é de Irinlé. Na dúvida procure outros jogos para confirmar.
Axé
Erinlé é tudo de bom!
🙂 🙂 🙂
Erinlé e Oxum são inseparáveis!
Sou encantado por ele!
Ele é parte de mim!
Eu amo esse caçador de elefantes!
🙂 🙂 🙂
Boa tarde
Eu queria saber de vcs possuem algumas cantigas de erinlé ou se vcs sabem de algum video no youtube
Lembrando q eu preciso saber o ritmo dela pra poder cantar
Augusto é muito difícil.
Porém vc vai encontrar cantigas soltas, cantadas por cubanos.
As letras e traduções eu não sei como fazer para te ajudar.
ire
Olá
Li todas as postagens deste tópico.
Fui feito para o orixá Oxóssi na qualidade de Ibualama.
Li que no Rio Erinlé, há três divindades: Ibô, Ibualama e Inlê.
Entrei já em várias discussões sobre esse assunto, mas continuo confuso.
Devo considerar Oxóssi Ibualama como Erinlé?
Sou então um Omo Erinlé?
Um filho de Erinlé sob título de Ibualamo?
Quem é filho de Inlé também é um Omo Erinlé?
Os fundamentos de Inlé são bem diferentes dos que Ibualamo…
Grato
Erìnlé, não existe a divindade Inlè na Nigéria.
Isto é apenas uma corruptela cubana de Erìnlé, um diminutivo, como eles fazem com Ọrùnmìlá e o chamam de Orula.
Ibualamo é um dos epítetos de Erìnlé, caçador (Odè), que junto com outros Odé foi colocado dentro do culto de Òsóòsì.
Todas as respostas para suas indagações estão respondidas acima.
Nosso irúnmolè se chama Erìnlé.
Os outros nomes são nomes de louvor, epítetos ou nomes que designam locais de seu culto.
ire
Obrigado!
E salve Erinlé!
Esse orixá é encantador!
Um grande abraço
Sua benção, Baba Da Ilha,
Existe algum prato ou oferenda que seja específica de Erinlé? Geralmente fazemos pratos típicos de todos os Odés, como o Axoxo e tal, mas existe algo que possamos oferecer que seja específico dele?
Motumbá
Bizzi existe sim.
Existe um prato muito requintado e de muito fundamento que é oferecido no fundo do rio.
Mas, não posso ir além disso.
Geralmente oferecemos:
Gin, Epo (Óleo de palma) oyin (mel), Àkàrà, ekuru (bolo de feijão fradinho frito/assado) dodo (banana frita) e òóle (feito de feijão) ekò (bolo de farinha de milho).
Os animais são oferecidos conforme consulta oracular e seu tabu é o Adin.
Seus filhos são terminantemente proibidos de comer carne de elefante, um absurdo no mundo ocidental, mas, não é absurdo em terras nigerianas.
Ire
Muito obrigado mais uma vez, Baba Da Ilha,por sua ajuda e esclarecimentos!!
Motumbá!!
“Em Ilobu, Erínlè tem muitas estradas / avatares, conhecidos como Ibu Ojútù, Ibu Alamo, Ibu Owáálá, Ibu Abátàn, Ibu Mokin, Ibu Àánú, Ibu Ondun, Ibu Asunnara, Ibu Abadi, Ibu Ijesa, Ibu Pakolo, Ibu Ibusain, Ibu Agbandada, Ibu Apanla, Ibu Eleyele, Ibu Otin (Otin Ijabe omo Okoye).
É o oríkì de cada Ibu que distingue entre os caminhos diferentes ou “personalidades” de Erínlè como uma morada em seu talento como um caçador, outro sobre a bebida, outro sobre o poder do rio profundo (K. Barber 1981) oríkìs individuais são cantados no festival anual de Erínlè, assim como está sendo chamado coletivamente: Eníbúmbú, olódò-Odo, olómi-omi, ou seja, todos os lagos, todos os rios, todas as águas.”
Fonte:http://www.ilobuonline.com/about_ilobu/erinle/
Baba, sonhei que andava na mata até um grande lago e depois entrava na água.
Acho tão mágico esse orixá. A cada dia me surpreendo com uma descoberta nova sobre ele.
Ele está em todas as águas do planeta, né?
Tanto salgada quanto a doce, né?
Queria poder ver um culto dele como realmente é. Sem essa questão de ser “qualidade de oxóssi”, e sim como Erinlé.
Queria muito ir à Nigéria, mas a situação lá está bem tensa… 😦 😦 😦
Mo Juba!
🙂 😀 😛
É melhor ficar quietinho.
Porém, temos agora em agosto, em Osogbo, o festival de Òşún e logo depois o de Erìnlé nas cidades vizinhas.
Quem sabe indo junto com a multidão…
ire
primeiramente boa tarde… eu sou filho de odé inrinlé e meu baba disse que essa qualidade é metade metade que geralmente inlé não é com lufã e sim guian obvio.. mais meu baba disse que essa qualidade é meji oxossi e oxoguian eu queria saber se é vdd obg. mutumba para quem é de ketu, e mukuiu para os angoleiros
Otaviano eu não conheço nenhum destes ‘fundamentos’.
Ire
Octaviano,
Irinlé é um orixá Único, que tem grande fundamento com Oxun. Nada de metade metade, meji Oxóssi, e oxoguian. Muita invenção!
Axé
Motumbá Da Ilha já nos falamos a respeito de qualidade de Agué porem ainda estou com duvidas a respeito de uma qualidade que na saída de iniciado tem que ser de dia, esta qualidade de Agué seria que veio junto com Orumilá??
Salve nosso amado pai caçador!!!!
Ìba Òsòósì
Ìba Òsòósì
Ìba ologarare
Ìba onibebe
Ìba osolikere
Ode ata matase
Agbani nijo to buru
Oni Ode gan fidija
Mo jùbá
Àse
Okê Arô!!!!!
Que Ibualamo nos abençõe com sua imensa sabedoria!
Bom dia
Eu fui iniciada de oxossi na qualidade de inle dentro do iba de Ode tem 5 pratos de louça e 2 otas um de Ode outro de oxaguia fora as outras coisas q tem .e tbm tem o iba de iemanja q eu nasci de 2 ibas tô super preocupada pois pelo o que eu entendi o adjunto de inle só pode ser oxum isso me deixou com uma pulga atrás da orelha .
perguntei pro meu zelador e segundo ele iemanja tbm vem como adjunto De inle.
Desde de já grata pela informação e parabéns pelo blog achei muito bom .Parabéns Mesmo
carla,
O fundamento de Odé Inle é com Oxun, sem a qual nunca existirá esta energia. Yemanjá e Oxaguian apenas compõe o enredo.
Axé.
Baba Fernando,
Mo Jubá
Odé Ibualamo obrigatoriamente tem que ter Obaluaye como juntó?
Não iniciado, mas todos me dão como “Oxóssi com Obaluaye”. Porém, um amigo meu de outro terreiro é de Ibualamo também com o juntó Oxalufon. Eu fiquei curioso com isso. Ibualamo usa até as palhas de Obaluaye na vestimenta. Eu sei que ele também está ligado com Oxalá, mas não entendo muito bem essa questão do juntó. Gostaria que o senhor me explicasse (se puder falar)…
Obrigado pela atenção
Omo Odé,
Odé Ibualamo tem fundamento com Obaluaye, evidentemente que Obaluaye sempre aparecerá como Orixá adjunto (juntó) e Oxun acompanhará. Oxalufon estará presente dentro do enredo.
Mo Juba axé.
Obrigado
Axé!
Baba Fernando
Desculpe-me se estou sendo muito curioso…
Motumbá!
Ibualamo responde no ODU Ofun?
Eu sinto Oxalufon muito próximo de mim
Omo Odé,
Este Odé não responde no odú Ofún, mas, se você sente Oxalufon perto de você, pode ser que você tenha que assentá-lo ou Orí esteja pedindo alguma coisa. verifique através do jogo de búzios.
Axé.
Baba da ilha motumba
Uma pequena pergunta, além do opa Erinle com 17 pássaros existe outro símbolo de pai Erinle que ele carregue
Sim, ele carrega o Irusin e sua lança.
Ire
Da Ilha,
Um filho de Erinlé tem problemas com o mel?
Sempre comi mel e nunca tive nada.
Já tomei até esporro e já fui chamado de louco.
“Oxóssi não come mel!!!!”
Mas Erinlé não é Oxóssi…
Embora falem “Oxóssi Ibualama”
O senhor acha que eu devo parar de comer mel?
Águas,
Os caçadores, dentre eles Erinlé, respeitam o mel e não comem de forma alguma. O mel pode não lhe fazer mal, porém, certamente você está desagradando seu Orixá, pare de comer em respeito aos panteão dos caçadores. Oxóssi é um título que Odé recebeu.
Axé.
Águas profundas conforme Baba Fernando orientou, e ele está correto, o culto de Erinlè esta dentro do culto de Osóòsì aqui no Brasil.
Dentro do culto tradicional é um pouco diferente, não aconselho ao povo de Osóòsí, iniciado no Candomblé comer mel, até por que o próprio Ori pode lhe trair.
O maior problema de não fazer mal nenhum, será descobrir bem depois, onde está fazendo mal e ai a vaca já foi para o brejo.
O culto de Erinlè na Tradição difere do Candomblé no quesito mel, mas, ai eu teria que aprofundar a história e não posso fazer aqui no blog.
Siga a orientação recebida pelo mais antigo.
Ire
Então neste caso se um filho não poder comer mel, e nos oros desse mesmo orixá pode-se colocar mel?? Obrigado desde já.
interessante essa questão de ibualamo. sou de oxalufan e ibualamo é meu juntó. e oxum compõe o enredo.
Luiz,
No Orô de Oxóssi não tem a presença do MEL.
Axé.
paulo,
No seu enredo Omolú está presente?
Axé.
Aqui em Pernambuco presenciei muito nas casas de candomblé que em vez do meu eles colocam o melaço da cana de açúcar ou seja colocam o mel mais sendo o feito a partir da cana de açúcar ( meu de engenho) isso altera em alguma coisa, pode?
Luiz,
LENDA DA QUIZILA DE OXOSSI
ODÉ (Oxossi) grande caçador entrou na mata com seu filho, Logunedé, ensinando-lhe a arte de caçar e manejar o arco e a flecha. Após inúmeras caçadas, Logunedé sentou-se embaixo de uma árvore para descansar. Nessa árvore pousou um pássaro e ODÉ preparou sua arma e atirou. Acertou em cheio pássaro e, também, uma colmeia de abelhas.
Elas foram cair justamente sobre a cabeça de Logunede, que sem ter como se defender foi picado. ODÉ vendo o desespero do filho correu a acudi-lo, sendo mordidas várias vezes. Conseguindo fugir, deitou seu filho em folhas frescas e, sem saber o que fazer pôs-se a chorar.
Eis que o Orixá Omolú vendo aquilo, parou e apiedou-se do estado de Logunedé, pois, a criança estava morrendo. Omolú tirou de sua capanga água de cana e gengibre, pilou e aplicou sobre os ferimentos, aliviando as dores. Após isto, fez o mesmo com ODÉ, curando-o completamente.
ODÉ então lhe disse: Senhor dos aflitos ponho o meu reino a seus pés e toda a minha caça que daqui por diante eu conseguir, comeremos juntos. Omolú agradeceu e seguiu seu caminho. Então ODÉ jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo seu sofrimento e de seu filho. Diz-se ainda que abelha é simbolo e representação de ODÉ pois ela é o animal que não teme a morte. Após dar a sua ferroada ela está fardada a morrer, mas nem por isso abandona uma briga.
A abelha é instrumento para fabricação do sagrado mel de Oxum, mas uma versão da ideia de que este produto seria “Quizila de Oxossi” se dá através desta lenda.
O mel não sendo de abelha não é ewó de Oxóssi.
Axé.
Caramba. Não sei nem o que dizer. Ninguem nunca me explicou direito essa história do mel. Por ser um alimento bastante nutritivo, eu sempre questionei o motivo de tal proibição. Como bom filho de Odé, tenho dificuldades em obedecer cegamente as coisas (rs). A pessoa vira e fala “Não pode!”. Tem que ter algum motivo para não poder.
Eu jamais vou querer desagradar Ibualamo por causa disso. Gosto bastante de ser filho dele. É um pai maravilhoso!
Eu adoro abelhas e o modo como elas se organizam. Acho super interessante.
Não comerei mais mel!
Obrigado pela explicação, Fernando D’Osogiyan e Da Ilha
Okê Arô
Mojuba Baba Erinlè
Águas um outro itan sobre o tabu do mel e Ossosi:
Quando Òsóòsì mata o pássaro das Senhoras da Noite, Iyaami Agba, elas dizem que pela morte do pássaro elas vão envenenar o mel que Òsóòsì adora.
Ele por precaução passa a não mais comer o mel, pois, elas são a energia mais poderosa do universo, abaixo de Olodumare.
Então o mel passa ser tabu para ele todos os seus filhos, como todos os Odé estão no culto de Osóòsi dentro do Candomblé o respeito e o tabu falam mais alto.
Melhor manter a guarda baixa e não fazer uso do produto, não esqueça:
Seu caráter é medido pela distancia que vc mantém dos seus tabus.
Contar o seu tabu a alguém é ingenuidade, isto sim é um grande segredo.
Siga os conselhos do mais velho aqui do blog que está lhe orientando.
Ire
Entendi…
Mais uma vez, obrigado pela explicação…
Uma coisa que eu acho muito interessante é essa interação de Omulu com Ibualamo. Parece que os dois se fundem em um só. Eu sinto os dois orixás muito juntos! É impressionante!
Outra energia que sinto muito forte, a de Nanã! Chego a ficar emocionado quando ela está próxima.
Não é a toa que Ibualamo usa palha da costa e mora no fundo do rio.
Os fundamentos não podem ser falados, vou parar por aqui.
Mais uma vez, obrigado!
Axé! Irê!
Olá, gostaria de saber qual Oxosse que vai na Louça, ou nenhum vai na Louça?
Axé
Romario,
No Ketu/Nagô Oxóssi não vai na louça, normalmente é no barro nagé.
Axé.
Da Ilha
Mojuba
Quais são as armas de caça de Erinlé?
Eu conheço a lança que usa para pescar. Existem outras?
Ele também caça com arco e flecha?
Agradeço pela atenção
Um grande abraço à todos.
Erinlesi vc está no caminho certo. Algumas pessoas incluem a rede de pesca.
Ele não usa o ofà.
Mas o fundamento da caça está em outro capitulo.
Ire
Boa tarde Da Ilha.
Alguns dizem que ele é um caçador de elefantes, para isso terá que usar outras armas, procede ?
MOTUMBÁ!GOSTARIA DE SABER QUAL A IMPORTÂNCIA DO ORIXÁ ANCESTRAL(ORIXÁ FAMILIAR).ADUPÉ.
Garcia ele é um caçador de elefantes e outros animais, peixes também.
Mas sua arma favorita é outra.
Ire
Nei Orisa ancestral familiar é aquele que dá suporte e atenção a família de geração em geração. Seu assentamento nunca é despachado.
Ire
Da Ilha
😀 😀 😀
Obrigado
Erinle é muito generoso! Paizão!
É um Orixá muito mágico!
Surpreendente!
Da Ilha.
Sua arma principal é a magia, correto ?
Garcia,
Colaborando, as armas de Irinlé é o arco e flecha e a lança. Já vi em alguns assentamentos antigos, armas tipo espingarda, revolver (de madeira) como símbolos. A magia é simbolizada dentro do seu assentamento.
Axé.
Olá,
Oxóssi “se alimenta” principalmente de axoxo. Já como Erinlé é um orixá Odé a parte incluido no panteão de Oxossi, ele ainda assim deve manter uma alimentação, ou um prato diferenciado. Logo, existe isso sim? ou mantém o axoxo? se muda, qual seria? (se puder falar)
obs: gostaria de ter tais informações do Babá Fernando (candomblé) e do Da Ilha (Tradicional religião africana), ou seja, as visões de ambas correntes doutrinárias.
axé o
Marcos Jr,
Irinlé come axoxô, ekurú, acaçá, etc.
Axé.
Marcos Jr não existe Odé que não receba o milho como ‘oferta’ ou alimento.
Existem comidas variadas para Erinle, basicamente: oti, epo, akara, òóle, eko, ebo, ekuru, dodo, eso, obi, orogbo, omi e oyin.
Ire
Ainda não havia lido nada sobre Erinlé, e confesso que fiquei encantado com tamanha riqueza de mistérios. Sou grato por tudo que aprendi lendo esta postagem, bem como cada um dos comentários. Qual seria a cor do fio de contas deste Orixá? Seriam azuis como as de Oxóssi ou levariam outras cores? Certa vez vi um fio de contas confeccionado intercalando uma conta branca após uma quantidade de contas azuis, a pessoa que o usava era filho de Oxóssi, seria ela de Erinlé?
Roney
São miçangas azul claro alternando com miçangas vermelhas.
Axé.
Postagem muita rica. Não conhecia esse Orixá. Parabenizo a todos pelo blog.
Duas perguntinhas apenas: Vi noutro blog que Erinlé não tem “ilá”, isso é verdade?
Qual a saudação deste Orixá?
Sou grato deste já.
Gustavo existe um itan que fala sobre a perda da língua deste irunmolè.
O culto cubano leva isso muito a sério.
Eu nunca vi espírito sem língua e sem fala, portanto…
Ire
Gustavo,
Colaborando coma resposta do Da Ilha, Erinlé tem ilá sim, fico impressionado com os criadores de lendas urbanas, esses que não sabem interpretar um itan. A saudação é Okê Odé mi ma yo!
Axé.
Sou grato pelas informações.
Baba Da Ilha, o comentário que li a respeito do “ilá” foi justamente referente a este Itan, penso justamente como o Senhor, quem depende de língua e boca para falar somos nós homens rsrsrs.
Baba Fernando, infelizmente nós, abians, por não ter momentos de formação suficientes em nossas casas, acabamos pesquisando por conta própria e, infelizmente, acabamos encontrando esses absurdos. Foram os ventos de minha mãe Oyá que me trouxeram até este blog que tem me enriquecido muito.
Que a boa sorte seja luz no caminho de vocês.
Adupé!
Mojuba
Eu sempre tive uma dúvida com relação a dança de Ibualamo. Por que que ele se bate com o próprio chicote?
Okê Arô!
Axé!
Filho das águas.
O açoite com a bilala, o chicote faz parte do ritual de Osoosi, o cheiro do couro, as vezes o sangue, são elementos que trazem a calma ao irunmolè.
No mesmo caso Ogun que se acalma ao ser banhado com a energia do ejè.
Não dá para entrar em mais detalhes. Mas, faz parte de sua história esse detalhe.
Ire
Tudo bem. Agora entendi. Eu conheço a história, mas eu não sabia que isso era algo que o acalmava…
Obrigado…
Ire
Filho das águas, eu disse que era um dos fundamentos da bilala.
Ela é usada para outras funções tbm.
Ire
Hmmmmmm
Fiquei curioso, mas eu sei que o fundamento não pode ser dito, ainda mais no blog.
De qualquer modo, obrigado por responder. Eu sempre fiquei curioso com a bilala, mas nunca procurei saber mais a respeito. Isso me lembra um pouco a energia dos caboclos boiadeiros.
Tudo no seu devido tempo…O que eu já aprendi sobre meu pai não veio da noite para o dia. Respeito o tempo e a sabedoria do meu pai.
Obrigado pela resposta.
Ire
Motumbá!Erinlé pode ser orixá adjuntó,pois já ouvi dizer que ele não poder ser orixá adjuntó.Desde já agradeço minha resposta.
Claudinei,
Realmente este Orixá não compõe como Orixá adjunto, devido a sua composição, porém pode aparecer no carrego de santo da pessoa, tal como Logun Edé.
Axé.
Olá senhores…
Baba Da Ilha, mojubá!
Sendo filho deste magnífico orixá, eu pergunto: qual é a sua saudação na África?
Certamente, não é “Okê Arô”.
Andei pesquisando sobre isso especificamente e não achei uma saudação só, mas várias fazendo referência as atividades que ele exerce. Existe uma saudação mais “genérica”, como o “Okê Arô”, só que se referindo à Erinlé especificamente?
Grato pela atenção.
Grande Abraço à todos.
Axé!
Erinlesi,
Conheço a saudação de Irinlé como: Okê san’bô, também já ouvi: Okê ban’bô.
Pode ser que Da Ilha tenha mais informações a respeito.
Axé.
Baba Fernando.
O Ketu saúda Erinle como uma qualidade de Osoosi.
Sendo assim, a saudação Oke aro, cabe perfeitamente como uma de suas saudações e as mencionadas por você idem.
Na regiaõ de Ilobu, Ode Remo e arredores, são várias as saudações, muitas retiradas de seus oriki e adura.
Uma das que eu gosto de usar são essas:
Olóyè nlá
(O grande chefe)
Erínlè Àjàjà o.
(Erínlè, o feroz e poderoso)
Oko Panti.
(Ele é tudo na fazenda)
Ire alaafia
Obrigado pela resposta, Baba Fernando e Baba Odé Ợlaigbo.
Erinlè Àjàjã o.
Mojubá Baba Erinlè.
Grande abraço à todos.
Agradeço ao Grande Caçador de Elefantes por tudo na vida.
Esse orixá é muito querido.
Ire o.
Alafia!
Boa Noite Pai sua benção? Erinlé é um oxossi ne ? E Erinlé teve quantos filhos com oxum ? Um deles chamados de Ode Kare ?
Willian
Erinlè não é Osoosi, Erinlè tem culto próprio e independente de Osoosi.
Erinlè é dito ser o ‘pai’ de Logun Edé.
E só.
Ire
Boa noite a todos, motumba, eu vi muitas perguntas sobre o orixá Erinlé nesse blog, sobre fundamentos com os orixás Inlé e Embualamo. Bem eu como filho de Erinlé com Yemonjá, posso afirmar a vcs quê… Esses três orixás são os mesmos, a diferença está nos caminhos de cada um deles, na forma de cultua-los e na idade, pois Inlé é Erinlé mais jovem e, Embualamo a forma mais velha e experiente de Erinlé, e também nos itans (lendas) deles, eles são orixás fumfum, mais aqui no Brasil eles são cultuados nas linhagens dos Odés. Axé pra todos
Adriano.
Eu concordo com o que você escreveu. Demorei muito tempo para entender quem era Erinlè.
Só tem uma coisa que eu questiono. Esse santo, independente do caminho, tem muita ligação com Obatalá, mas isso não faz ele um santo funfun.
Aqui no Brasil, se considera muito importante usar o branco e o prateado em sua vestimenta, mas na África não é assim.
Inclusive, Erinlè come dendê (Epo). Os santos funfun não…
Erinlesi,
Irinlé não é funfun e no Brasil usa branco devido a sua ligação com Oxalá.
Axé.
Mojuba Baba
Axé
ifa oladele
Perfeitas as ideias de mannter o foco nos Orixás, afastando as qualidades. Elas
foram adotadas do Novo Mundo para cá. Na Africa tradicional não existem qualidades até porque as roças são individuais. Roça de Sango, só faz Sango e o Orixa Sango da casa é quem responde pelo iniciado. Não se assenta o Santo. E, assim também para os demais Orixás individualmente. Ase.
José,
Falamos do candomblé brasileiro, fundamentado e apurado, por isso existem as qualidades ou caminhos de cada divindade aqui no Brasil, formou-se nas casa de candomblé os panteões. Aqui também temos os Ajubós e se assenta Orixá em algumas aldeias e cidades nigerianas sim, de acordo como os odús e ajubós daquela região.
Axé.
Existe algum caminho de Oxóssi que responde no Odu Ossá? Se sim, qual (is)?
Paulo,
Não conheço nenhum Oxóssi que venha no caminho de Osá.
Axé