Candomblé |
Umbanda |
Deuses: Orixás de origem africana. Nenhum santo é superior a outro. Não existe o Bem e o Mal, isoladamente.
Culto: Louvação aos orixás que “incorporam” nos fiéis, para fortalecer o axé (energia vital) que protege o terreiro e seus membros. Iniciação: Condição essencial para participar do culto. O recolhimento dura de sete a 21 dias. O ritual envolve o sacrifício de animais, a oferenda de alimentos e a obediência a rígidos preceitos. Música: Cânticos em língua africana, acompanhados por três atabaques tocados por iniciados do sexo masculino. | Deuses: As entidades são agrupadas em hierarquias, que vai dos espíritos mais “baixos” (maus) aos mais “evoluídos”(bons).
Culto: Desenvolvimento espiritual dos médiuns que, quando “incorporam”, dão passes e consultas. Iniciação: Não é necessária. O recolhimento é de apenas um ou dois dias. O sacrifício de animais não é obrigatório. O baptismo é feito com água do mar ou de cachoeira. Música: Cânticos em português, acompanhados por palmas e atabaques, tocados por fiéis de qualquer sexo. |
estou fazendo uma rtigo sobre candomble gostaria de indicação de bibilografias
Eu nao gostei do comentario sobre a umbanda.
o senhor sendo do candomble, nao deve seguer comparar um com o outro, a umbanda tem seu fundamento muito forte, e o seu tambem.
Ja vim muitas pessoas dentro da umbanda chegar morrendo e um preto velho, cabloco, e outros orixas curar e retirar da morte.
os cantos sao em portuguer sim, tocado por auqeles que tem permissao tando homem como mulher.
fui criada na umbanda sou filha de xango, fui criada por uma preta velha da minha mae chamada vovo paula, minha mae era baba no orixa * (mae de santo). fez muitas caridades tudo sem cobrar nada.
fico triste meu irmao em saber que vc tem essa opiniao sobre a umbanda, minha mae foi mae de santo com 7 anos morreu aos 72anos cega e orgulhosa de sua religiao, perdeu sua visao 63 anos faleceu esse ano 2008 abril. fico muito triste com seu comentario, pos minha mae curou muitas gente na sua umbanda poque que cura e DEUS e sua FE.
nao fale assim da umbanda porque as religiao esta para fazer o bem e nao p ser comparada desse jeito.
sei que vai entender meu comentario . e uma triste em saber que uma pessoa que tem alguns anos de santo possa falar isso da umbanda,
UMBANDA CHEIA DE LUZ UMBANDA CHEIA DE PAZ.
desculpa so erros porque estou nervosa ao ler sua comparacao
sou de queto. MUTUMBA , desculpa alguma coisa, mais precisava falar.
Olá Lys,
Se você olhar na barra ali do lado esquerdo, no menu Páginas, logo abaixo da página O Candomblé, tem uma sobre leituras recomendadas. Ali encontra muita coisa que seguramente o pode ajudar.
Axé!
Olá Rosania,
Não entendo porque você diz que não gostou do comentário sobre a Umbanda, pois não se trata de um comentário. É um artigo mesmo, que aponta apenas quatro das muitas diferenças do culto entre as duas religiões.
Em nenhuma parte neste blog você encontra comentários meus ou do Nelson dizendo mal da Umbanda. Nós não fazemos isso. Aliás, respeito e muito a Umbanda assim como qualquer outra religião de luz.
Acontece no entanto que muitas são as pessoas que confundem as duas coisas; o Candomblé e a Umbanda, quando elas são religiões bem diferentes em muitas coisas. São muitas as pessoas que entram neste blog e colocam questões sobre a Umbanda, e são também muitas as pessoas que continuam a confundir as duas religiões, então, há que esclarecer que não se trata da mesma coisa, e este artigo apenas fala de quatro diferenças básicas e importantes.
Se você é de Umbanda, como vem a ser que é de Ketu? Foi iniciada no Candomblé na Nação Ketu? É isso?
Porque então se é isso, peço desculpa, mas menos entendo as suas questões sobre as comparações feitas acima que deveriam ser do seu conhecimento.
Lamento, mas não posso aceitar que você faça um comentário acusatório desses se não tem conhecimento das coisas.
Uma vez mais, que fique bem claro que eu respeito muito a Umbanda, mas a Umbanda séria e de fundamento, que não é aquilo a que popularmente se chama de Umbandomblé, que não vem a ser Umbanda nem Candomblé.
Axé!
Boa tarde querido Nelson!!!!
Já que me senti tão bem acolhida por vcs, voltei!!!
Gostaria que vc me falasse um pouco sobre preceito, amanci borí e obrigaçoes.
eu tenho informaçoes na casa que frequento, mas gostei muito da clareza que vc expressa os assuntos. Se vc puder me ajudar mais uma vez eu agradeço.
Continuem brilhando!!!
Axé!!!!!
oi, tudo bem?
estava passeando no site e achei vcs!
tem 5 meses que entrei pra casa e sou rodante.
Mas como minha nesssidade de desenvolver é grande já considero dona Lucia como minha mãe -de-santo
estou tentando conhecer melhor o candomblé mas é um mundo muito complicado. tentem me entender e vejam que situação complicada a minha:
minha mãe lucia, (a qual me refiro com todo respeito)
é raspada e tudo mais, só que segundo ela que tem mais de 15 anos de candomblé ainda não tem ”idade” pra tocar canbomble´e por issso deu inicio na umbanda pra depois começar no candomblé. Como sao religioes diferentes não seria muito dificil passar pro candomblé depois?
bjs
Letícia Apreniz, boa tarde, sobre sua necessidade de aprender leia o post Longo Caminho do Aprendizado e sobre esta situação de ser feita no Candomblé e tocar Umanda leia Nobrezas e Misturas. Na barra laterla entre em “Autores” Nelson, lá tem explicação minha, de inteira responsabilidade minha, minha visão desse assunto. Talvez possa te ajudar. Tomege.
Oi Jady de matamba, vamos fazer o seguinte, vamos por partes ok? Mas me lembre de responder o restante ok?
Preceito. Tudo no Candomblé requer um preceito, seja na entrada da Casa, quando se toma o banho antes de falar com o Zelador e toda a comunidade. Seja quando se dorme na roça para no dia seguinte fazer a limpeza dos quartos de Orixá. Tudo requer preceito.
Um dos mais vistos é o pós iniciação quando o Yaô fica de resguardo e cumpre até um ano de determinadas interdições. Esse assunto é muito longo por que como disse tudo tem preceito. O que não pode acontecer é o que temos visto de alguns zeladores “inventarem” preceitos, e é facil saber se o preceito foi inventado, se ele tem lógica e fundamento religoso cumpra se não tem questione.
OI, queria saber como o Candomble ver a morte. Oq que acontece com o corpo e espirito qnd se morre?
Desde já agradeço muitissimo!
beijos
Raíssa bom dia a melhor resposta que temos é um livro chamado “Os Nagô e a Morte” é muito completo e bem esclaredor a esse respeito.
Resumidamente nós cremos que ao nascer passamos por um portal no qual se encontra um Orixá responsável por moldar as cabeças dos humanos, escolhemos uma, e relatamos a Ele tudo o que faremos aqui no Ayê (terra), na nossa morte retornamos e passamos novamente pelo portal e prestamos contas do que fizemos, dependendo de nossas atitudes seremos encaminhados para um dos nove Oruns e lá permaneceremos até podermos voltar a nossa família, pois acreditamos que sempre retornamos a nossa família de origem. Resmão, se for possível leia o livro é muito melhor od eu contando esta história. Tomege do Ogum
eu sempre fiz muitas coisa ou melhor sempre paquei para fazer mais nunca nada me adiantou.ha uns dias atrás eu fui em um lugar e resumindo toda a historia fiz um trato com o exu morcego,ele me pediu algumas coisa que dei o dinheiro para a pessoa que tinha que dar.ele n fez nada,n aconteceu nada.proucurei outro lugar,a umbanda.lá eu fiz uma limpeza e estou cuidando dos meus santos,pombagira.eu realmente queria um trabalho para levar uma pessoa que me pertuba muito e que seria a solução de todos meus problemas.o meu marido pois ficaria com tudo dele.mais n sei se isso e certo,onde eu vou fala que isso n se faz.queria saber oq e certo ou errado?queria saber tambem se esse trabalho e uma coisa facil de se resolver?âquardo a resposta.
Olá Joyce,
Isso que você está pedindo é errado mesmo. acho até que você deve agradecer a Olorum por nunca essas coisas terem resultado. Pergunta o que é errado? então, errado é querer o mal de alguém, querer fazer mal para alguém.
Os santos Joyce, são os Orixás. Pombagira é uma entidade que pode ser de muita ajuda, mas não é “santo”.
Aconselho a que leia o post que tem neste blog que se chama “amarrações”. Escreva amarrações lá no topo da página e em seguida faça click on diz “search” que vai encontrar. Creio que a vai ajudar a perceber o errado e o certo.
Axé!
eu quero saber a visao da morte do camdomblé :como acontece, o que acontece com o corpo, pra onde vai a alma,essas coisas e também quero o texto em terceira pessoa.
desde já obrigada.e por favor é pra agora pra fazer um trabalho.
bjss
Olá Jamile,
Nós estamos aqui para ajudar em tudo o que nos é possível, agora… você quer, quer, quer… e é pra agora! 🙂
Precisa de mais calma na forma de se dirigir às pessoas, ok?
Agora, se você olhar ali na barra lateral no, menu “Categorias”, encontra Yorubás. Entre nesse link e encontra um texto “A Vida e a Morte para os Yorubás” onde penso poderá encontrar as respostas que procura. Já agora, não esqueça de fazer referência à fonte, no seu trabalho. 😉
Axé!
Gente, eu gostaria de saber qual a visão do candomblé a respeito de alguns temas.. alguem pode me ajudar? visitei terreiros aqui em pernambuco mas não obtive as respostas.
Qual a visão do candomblé sobre:
– A morte;
– a MULHER
– a natureza
Ola
Boa Tarde!
É que no momento estou com umas duvidas
eu frequento no momento a umbanda só que não incorporo tudo e viro e escuto as pessoas falarem ao meu redor e vejo tbm eu dançando queria saber se é normal isso e tbm tem eu comecei a frequentar pq recebia em casa e continuo receber de vez enquando não sei se isso é normal.
tbm queria saber se no momento que eu entro num centro eu tenho que fazer algum trabalho por meu orixa pq até agora ninguém me falou nada até agora
então queria saber se esta certo ou não
Obg
Boa Tarde!
É que no momento estou com umas duvidas
eu frequento no momento a umbanda só que não incorporo tudo e viro e escuto as pessoas falarem ao meu redor e vejo tbm eu dançando queria saber se é normal isso e tbm tem eu comecei a frequentar pq recebia em casa e continuo receber de vez enquando não sei se isso é normal.
tbm queria saber se no momento que eu entro num centro eu tenho que fazer algum trabalho por meu orixa pq até agora ninguém me falou nada até agora
então queria saber se esta certo ou não
Obg
É uma pena que existem pessoas como a leitora rosania que não entede as coisas ,sua resposta foi dez infelismente existem varias pessoas misturando as coisas e fazendo da umbanda uma umbandomble sua benção e um forte abraço
Olá boa tarde….
eu sou uma abian no candomblé…..sei o mínimo de coisas….mas uma eu acho q sei pelo menos..e gostaria q pudesse me esclarecer melhor….Qdo se faz o santo( feitura)…..se raspa os cabelos….se catula e adoxa…né? Então, depois posso…qdo houver a queda do quele…que será mais ou menos em 3 meses… o cabello estará maior e tal, posso por aplique de cabelo? posso curtir mar, sol e pscina? será que estou errada, mas existe ai, certos princípios que durante 1 ou 2 anos temos que fikar de preceito…..pra certas coisas…..quem puder me esclarecer eu agradeço!
Um abç
Adriana isso depende de alguns fatores. O seu orixa pode não permitir certas coisas, como ir a praia, ou at´´e a colocação de cabelo, principalmente se for humano. Na maioria das vezes o orixa permite que o filho tenha uma vida normal, desde que respeitadas certas restrições. Mas isso só será visto durante ou logo após a iniciação, sei que não é muito justo rsrsrsrs mas é assim que acontece, se bem que certas casas falam das proibições antes da iniciação, aí é ver na sua casa se isso é possível. Tomeje
E kaa le o!
Da ilha…
Mais um esclarecimento se possível.
Estava lendo alguns posts, logo surgiu esta dúvida???????????????????
Na umbanda não há assentamentos. Ok. Sabemos que caboclos, boiadeiros etc, são entidades de umbanda. hj sabemos tmbém que em algumas casas de candomblé encontramos a figura destas entidades. Entretanto em alguns casos assentados.
No caso do candomblé assentar tais entidades, e na umbanda não, o candomble se destaca. Mesmo estas entidades pertencerem a umbanda?
Uma outra questão pq na umbanda ñ há necessidade de assentar seus guias.
pareçe um absurdo tais perguntas, mas creio que seja importante.
Modupé.
Caboclinho, È kaa le o.
Vou deixar esta pergunta para o Bàbá Fernando. Eu nunca vi montar ou ouvir falar como se monta um igbá desses, Caboclo de pena ou Boiadeiro.
Sei de gente velha e antiga no culto de keto que dizia que esses povo tinha que ser respeitado pois quando eles aqui chegaram já encontram gente e essa gente era o dono da terra, sabemos das trocas de informações entre estes dois povos no tempo do ikù laelae, o que foi trocado eu não sei. Mas que tem gente velha de òrìsá com caboclo assentado e dando respostas isso eu sei e vi.
A sua pergunta de minha parte vai ficar meio desdentada, rs.
Ire o.
Olá Caboclo,
Faz um tempo, mas se ainda valer:
Toda entidade de Umbanda é assentada, sim, e constantemente. Não há Igbas semelhantes aos de Orixá, quem os tem, não entende de entidade.
Exus guardiões (ou catiços) tem assentamentos mais complexos e, digamos, mais “estáticos”, mas ainda assim, são constantemente renovados e reassentados. Com constantemente, numa casa séria, semanalmente.
Caboclo (ou Boiadeiro, ou preto velho etc.) não tem ego e nem apego, não “possuem coisas”, no máximo uma quartinha preparada num complexo ritual, mas de constituição extremamente simples, às vezes vê-se apenas um pote de barro com água, mas esses assentos foram construídos com uma série de rezas, visitas a campo e incorporações.
Se o Candomblé ou o Culto tradicional “são os que entendem” de Orixás, Vuduns oi Jinkisi, é a Umbanda e a Jurema os que “entendem de entidade”.
Motumbá!
Pingo no I.
ire
Bom dia, gostaria de saber onde encontro gratuitamente material sobre umbanda de raiz, omoloko preferindo nação Angola.
Por favor, podem me ajudar????
Ase
Bom dia, tenho uma dúvida minha sobrinha iniciada no candomblé e me disse que a dofona dó barco faleceu, minha dúvida é: ela precisa fazer algum ritual, ou a iya dela precisa fazer algo nos filhos dofonitinha, fomo, fomitinha, etc., que fizeram o barco com ela(com dofona k faleceu).
Ase
Estrela quem deve fazer alguma coisa é a família da pessoa que morreu junto ao sacerdote.
Morte faz parte do nosso dia a dia e do ciclo de vida.
ire
Estrela você deve buscar sites que lhe orientem sobre o assunto.
Eu não conheço.
ire
Boa tarde.
Estou com muitas dúvidas sobre a escolha entre a umbanda ou candomblé. Sei que são religiões diferentes e, portanto, para um mesmo fenômeno apresentam leituras distintas.
Há um ano atrás não tinha qualquer fé, mas frequentei um terreiro de umbanda e de candomblé, e nos momentos de tomar o passe ou de me consultar com as entidades incorporava ou manifestava alguma entidade/orixá. Não sei ao certo, pois essas coisas só se descobre vivendo a religião. No terreiro de candomblé que fui, os caboclos trabalham dando passes.
Na umbanda, os guias me falaram que preciso trabalhar minha mediunidade e desenvolve-la frequentando a religião.
No candomblé, para o mesmo fenômeno, através do jogo de búzios me falaram que preciso fazer uma limpeza de egum e exu.
Como são visões diferentes, fico receosa de escolher uma. Se eu começar a trabalhar na umbanda, mas quem estiver vindo em terra não forem meus guias? For esse egum que me acompanha, na visão do candomblé?
Ou se fizer esses trabalhos de limpeza no candomblé e acabar afastando meus guias?
Enfim, tenho certeza que vocês podem me ajudar com a experiência que possuem. Mas sei também que esse tipo de resposta só cabe a mim e ao meu coração. Mas compartilhar as coisas é importante.
Abraços e axé!
Pétala que casca de banana você me jogou.
Como aconselhar uma coisa está dentro de você, uma decisão de foro intimo ligada ao seu livre arbítrio.
Uma coisa é certa, nenhuma religião vai impedir você de dar continuidade as suas entidades de Umbanda, casos elas existam.
Quando na Umbanda um espirito aproveitador toma a frente e começa a aturar durante as sessões, os guias que estiverem em volta serão os primeiros a identificar este ‘intruso’.
No caso da Umbanda, eles iram direcionar este espirito para seu lugar ou vão fazer a doutrina, o Guia Chefe saberá como proceder.
No Candomblé fazemos ebo Ikú, entregamos este espirito ‘nas mãos’ do òrìsà que irá encaminhar este espirito para o seu devido lugar.
Não há uma formula para descobrirmos por que um espirito fica ‘em cima’ de alguém, eles se apegam, amam, se apaixonam, são parentes que tivemos ligações muito próximas, ou, pode ser um aproveitador.
Neste caso, a ‘chapa esquenta’, é ebó violento (energeticamente falando), para tirar ele de cima da pessoa.
Um ebó perigoso para o sacerdote, pois, neste caso estamos interferindo no trabalho dele e eles costumas se vingar em cima do sacerdote também.
Não é brincadeira, não é um ebó corriqueiro e requer sabedoria, conhecimento e peito para fazer.
Ire
Muito obrigada, Da Ilha.
Pelo que compreendi, se na Umbanda (e a casa que “frequento” é séria) reconhecesse que quem está próximo a mim fosse um espírito desencarnado/obsessor, eles fariam alguma coisa no sentido de levá-lo a luz e paz. Mas como as entidades dessa casa me falaram que preciso trabalhar minha mediunidade, é porque quem está próximo a mim são minhas entidades. Seria isso?
Mas no candomblé me falaram que preciso falar essa limpeza de egum e exu.
Enfim, é uma questão simples: escolher. Que não é tão fácil de ser feita! hahaha. Mas com fé tudo se ajeita.
Obrigada, pela atenção.
Estou fazzendo um trabalho na faculdade sobre Umbanda e Candomble e preciso de informações sobre o “pecado”, os rituais de batismo e iniciação, casamento e fúnebres e sobre o que pensam da vida após a morte. Já li alguns livros e artigos a respeito mas nada que generalizasse essas coisas dentro das religiões.
Por favor se puderem me ajudar com respostas ou mesmo dicas de pesquisa agradeço.
Obrigada.
Renata,
Elas não generalizam essas ideias porque as ideias das religiões de matriz afro requerem um deslocamento de certos conceitos cristãos que você pode ter em mente. Você tem que ler estes textos e artigos que achou da forma mais distante possível do universo cristão pra entender conceitos básicos de uma forma clara. É só aprumar as pesquisas.
Axé,
Dayane
[…] https://ocandomble.wordpress.com/2008/09/17/candomble-nao-e-umbanda-2/ […]
Boa noite … mexer em oferendas causa problemas ?