Entre os Lukumi, Olokún é o Orixá dos oceanos, donde toda vida se originou, e o zelador das suas riquezas e mistérios. Como o oceano, que oculta incontáveis mistérios, esta divindade é considerada um dos mais desconcertantes Orixás do panteão Lukumi. Uma lenda do odu Irossun – o principal odu do dilogun em que Olokún se manifesta – enuncia que “ninguém sabe o que descansa no fundo do mar”. Por extensão, nenhum ser humano poderá alguma vez compreender verdadeiramente a magnitude e a força vigorosa desta misteriosa divindade.
Não há consenso quanto ao sexo de Olokún. Em algumas áreas da África Ocidental, Olokún é considerado masculino, ao passo que em outras é feminino. Para muitos, Olokún é descrito como um rei num palácio subaquático e com muitas esposas. Várias qualidades de Iemanjá e de Oxum são consideradas mulheres de Olokún.
Hoje em dia, tanto os Babalawós, quanto os Babalorixás e Yalorixás letrados, expostos à recente e massiva disponibilidade de literatura de antropólogos e outros estudiosos da cultura Ioruba, insistem em que Olokún é masculino. Alguns Babalorixás e Yalorixás insistem em que Olokún é assexuado, hermafrodita ou andrógino. Não obstante, as linhagens cubanas onde as principais tradições a respeito de Olokún se originaram, sustentam obstinadamente que este Orixá é feminino. Esta controvérsia também se reflecte nos cantos para Olokún e nos rituais associados com sua consagração.
A despeito da caridade geral e da boa natureza de Olokún, este Orixá é uma força a ser temida quando contrariada. Um grande número de lendas refere a ira de Olokún.
Num destes mitos, narrado no odu Ejiogbé Odi, descreve-se a insatisfação deste Orixá com a maneira em que Olorum distribuiu os domínios entre os Orixás. O argumento era que, desde que foi consignado a Olokún governar sobre os oceanos, e estes formam a maior parte do planeta, Olokún era mais poderoso que Olorum e assim era o Ser Supremo. Para demonstrá-lo, os oceanos começaram a criar ondas irrefreáveis e gigantescas que tratavam de afogar a Terra e seus habitantes.
gosto muito do site acho muito esclarecedor poriso gostaria que me enviase meu odu a minha data e 25/05/1965 e me esclaresesse sobre o meu odu
Baba Fernando, desculpa a pergunta, mas … além de cultuado este orixá é feito no Ketu?
Porque eu reverencio Olokun, na minha nação, mas não se faz deste Orixá mas existem varios babalorixás que fazem Olokun nos caminhos de Oxalá como sendo uma qualidade, conheço varias pessoas de Oxalá Olokun, não sei se “olokun” recebe alguma outra conotação no Ijexá, mas entendo ser apenas uma falta de informação, e acredito eu estas pessoas feitas de Olokun sairem feitas para Oxalá porque sempre ensinei que este orixá não se faz em cabeça de ninguém.
Baba Eurico,
Babá Olokun é um Orixá Funfun que governa as profundezas dos oceanos, designado por Olorun para manter o equilíbrio com a terra. Uma das maiores forças da natureza, essa energia é desconhecida pelo Homem. Na nação Ketu/Nagô não assentamos este Orixá e não há fundamento liturgico sobre esse Orixá nem tão pouco inicia-se pessoas para Babá Olokun, porém fazemos oferendas a ele através de Yemanjá e de uma Oxun.
Axé,
Eurico o Professor Fernandes Portugal vai ministrar um curso na UERJ exatamente sobre este assunto, Olokum. Será em agosto, nos estamos anunciando toda quarta feira no programa Ori. Tomeje
Nelson arrecem hoje vi seu comentário abaixo do do Fernando.
Pois é, sempre escutei Orixá Olokun (e yemoja como mensageira em determinada qualidade), já vi na literatura sobre culto a Olokun na Nigéria e todos seguem pelo caminho de “culto a olokun” ou se Yawo de Olokun “assentar Olokun e fazer Yemanja”. Já li sobre assentamento de Olokun (comum na Nigéria), mas Batuque cultua Oxalá Olokun e o faz no Yawo, alguns dizem apenas ser uma Djina de Oxalá (comum no batuque orixas terem sobrenomes) e que ao longo dos tempos se criou esta qualidade de Oxala que não esta ligada a Olokun, mas esta semana em uma apostila do Oraculo de Ifá encontrei “Òsálà Olokun ” novamente trazendo Olokun para perto de Oxala, sei que a lenda trata de uma disputa de Obatala com Olokun, acredito que deveria existir uma guerra entre esses dois Orixás e não uma proximidade.
Algum dado importante Nelson, que foi apontado pelo Professor Fernandes no curso sobre este assunto?
Eurico infelismente eu não pude fazer o curso devido a grande procura, mas estou na fila pra um próximo curso. Tomeje
Yemajá sessu tem ligação com olokun?
Lucas,
Yemanjá tem ligação com Babá Olokun, pois Yemanjá é dona de todas as águas, não importa a qualidade, a energia é uma só e Babá Olokun rege o fundo do mar tudo que nele habita.
Axé.
boa tarde baba meu nome e claudeni so fetio no candomble a alguns anos
venho tentado axa meus orixa fui feito de esu.minha data de nac.18/12/1983
e ser possivel me falei um pouco sabre adje a filha de baba olokun.
obrigado mojuba axe espero resposta sobre meu odu..
claudinei,
Para saber seus Odús somente através do jogo de búzios, data de nascimento apenas fazem configurações. Segundo Nina Rodrigues, a filha de Baba Olokun morava no palácio de Xangô.
Axé.
Olá, sou Cristiane, iniciada (yawo) para Olokun, e minha nação é Efon. Na minha nação, Olokun é uma Yabá, e seu culto/iniciação não é a mesma coisa que iniciar para Yemoja; trata-se de ritual específico, sempre com participação de Ifá. Olokun seria a mãe de Yemoja, sendo um orisa funfun. Maiores informações sobre o culto a Olokun poderão ser obtidas através do meu Babalorisá, Paulo de Ayra, Ase Oloroke de Bauru. Espero ter contribuído para o assunto. Muito asé para todos.
Cristiane,
Seja bem vinda, na minha nação Babá Olokún é um Orixá funfun, aquele que rege o fundo do mar, o mundo é abissal. Yemanjá e suas variantes e seus caminhos que muitos chamam de qualidade, tem seu culto muito mais ligado aos rios do que ao mar, vide rio ógun, famoso e muito citado em nossas cantigas. Temos aqui um post sobre Oloroke, sua nação, basta clicar na minha foto e procurar o post, podemos, inclusive, atualizar as informações contidas caso você observe alguma erro no que está postado.
Axé.
Toda Yemanjá está ligada a Olokun mas qual é a Oxum que ta ligada a ele?
Lena Olokun é O Senhor (a) de todas as águas (Òba Okùn).
Não há como separar estas duas energias.
Osun sempre estará ligada a Olokun e vice-e-versa.
Como todas as Iyàgbás estão ligadas a água.
Ire o.
Olokun na nação ketu tem filhos?
Demi,
Babá Olokun, orixá que rege as profundezas dos oceanos, regiões abissais,não vem a cabeça de seus filhos.
Axé.
Pela nação jeje Olokun é assentada e se faz santo de Olokun não de Yemanjá como muitos fazem por ai. Infelizmente muitos babalorixás e yalorixás quando vê este orixá num jogo não faz a raspagem ou iniciação por falta de conhecimento, pois não sabem os fundamentos e mistérios de Olokun. Acham mais fácil fazer para Yemanjá que ta tudo certo. Essa falta de conhecimento só prejudica a pessoa que acaba fazendo santo errado. Não sou conhecedor nato, nem babalorixá, mais venho estudando sobre candomblé.
Igor o único detalhe é que Olókun é um òrìsà e a o povo djedje não cultua òrìsà e sim Voodo.
Ire o.
Cultua orixá sim. Pelo menos os terreiros, roças ou barracões que eu conheço cultuam orixás e voduns sim. Pelo menos as casas que eu conheço cultuam e são casas sérias. Assim como encantaria, rituais de egungun. Assim quem me ensina algumas coisas é o babalorixá Eduardo Fonseca Júnior . O senhor colocando no google nome dele verá algumas coisas a respeito do que ele fala. Eu o conheço pessoalmente e ele me ensina pessoalmente, não é pela internet não, caso o senhor venha a pensar que fico lendo coisas pela internet. Como disse antes sou um mero estudante do candomblé estou aqui apenas para aprender e não para bater de frente com ninguém.
Eru Lá Omi Tó!
Igor o Djedje cultua òrìsà, existe uma ‘divisão’ dentro do culto onde os òrìsà são cultuados e eu sei disso, o que não pode é chamar Olókun de outra coisa que não seja òrìsà. Talvez a resposta não tenha ficado bem clara para você e os demais.
Quanto ao Eduardo da Fonseca eu o conheço pessoalmente e a muitos anos atrás passamos algumas tardes conversando bastante na Tijuca, onde ele me bridou com alguns livros autografados.
O que eu penso não é relevante, relevante é o seu esforço em aprender, com ele ou pela net.
Não deixe de estudar e aprender, eu não achei que você estava batendo de frente comigo.
Orí rere o.
Òrúnmìlá gbe wa o.
Essas três divisões do jeje que não entendo porque. Me parece mais politica do que religião. Jeje dahomé em si no esta ” extinto”. Todos agora são Jeje Mahi. Pergunto por não unificar isso numa coisa só? Na minha opinião o EGO das pessoas não deixam acontecer essa união, pois acho que quando isso acontecer o candomblé irá se renovar e criará força tendo mais respeito das pessoas. Infelizmente muitos aproveitam para fazer da religião o “ganha pão”, assim vão esquecendo o real significado do candomblé visando apenas o dinheiro.
Eu não sei nada sobre Olokun mas fui jogar com um zelador e sua nação é jejê e ele me disse que sou filha de oxalá olokun! Fui raspada no Ketu como yaô de Oxalufã!! Fiquei com dúvida mas acho que tem algum fundamento já que meu junto é Osun!
Lenars não existe essa coisa Osalá Olokun, são dois òrìsà completamente diferentes.
Invenção de quem não conhece nossa religião.
Ire o.
Certo, mais me explique uma coisa , qdo uma pessoa tem como orixá olokun, o q é mais certo fazer ao iniciar esse yâo, já que sou de Oxaguian e tmb tenho Oxum,tmb tenho dúvida, aliás em q nação esse orixá e cultuado
Henrique se uma pessoa é de Olókún, ela deve ser iniciada para este òrìsà.
Olókún é um/uma òrìsà (existe controvérsias, porém o mais usual é trata-la como um Ìyàgbá), a grande senhora dos oceanos.
Sendo òrìsà, obviamente sabemos que é nigeriano/youruba ou nação keto como o Brasil designa.
Ire o.
Tive como esclarecimento pela minha yá, que esse orixá, não é iniciado em ninguém,e q em nosso Ilê axé,tinha um assentamento desse orixá,aonde seria colocado oferendas,enfim tenho mta dúvida mesmo , não vou negar, ainda para completar, ainda sai de asé, aumentou ainda mais minha dúvida , o q devo fazer, me sinto perdido!!
Henrique ela diz que não inicia por não conhecer os ritos sagrados da iniciação de Elégun de Olókun.
Realmente é difícil encontrar alguém que possa fazer este trabalho, mas existem pessoas qualificadas sim.
Ire o.
sou de umbanda fiz camarim pra oxosse como pai , e iemanja como mae ,tive um sonho com olokum esse orixa. entenda nunca tinha ouvido falar esse nome antes , foi ele que se apresentou como tal so, que sua forma era a de um homem negro careca e com uma pintura branca na cabeça que ia do meio da testa ate o final da nuca, disse pra mim em sonho que o fim de tudo é cizas eo começo da vida tambem é cinzas, neste mesmo sonho eu prestava reverencia a ele batendo a cabeça!! se puder me esclarecer este sonho eu serei muito grato pela sua caridade,, obrigado axe…..
axe!!
Washingto quem pode revelar qualquer coisa para você é o oráculo.
Não vá atrás de entendidos e palpiteiros.
Ire
o problema e que nao confio em ninguem que conheço que diz que joga buzios !!! se puder me dizer algo sobre este sonho eu ficaria muito grato!!!
Que o criador te abençoe axe!!
Washington eu não interpreto sonhos.
Podemos até pensar e acertar no palpite, mas, quem diz a verdade é o oráculo.
Ou você joga ou fica na duvida.
Se você mora no Rio podemos lhe indicar alguém.
Ire
sim , moro em nova iguaçu, mas trabalho em vila isabel !!!
ficarei agradecido!!!
axe, axe , axe!!!
Veja seu email.
Ire
obrigado axe!!
Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo conhecimento e informações contidos no site. Faço teatro tenho uma matéria no curso que culmina na apresentação de mitos Africanos e/ou Afro-Brasileiros. Nas minhas pesquisas me deparei com o nome de Olokun e desde então tenho buscado informações sobre ele, mas infelizmente me perco muito nas informações, por vezes desencontradas, já que não pratico nenhuma religião, minha pesquisa e leituras me parecem escassa, pois tenho encontrado poucas informações sobre ele em comparação aos outros orixás que tem abundância de informação. Ainda me perco em muitos termos usados por vocês praticantes como “òrìsà”, “Osalá”, “Ìyàgbá”, “yalorixás”, “nação”, etc. Enfim. Agradeço muito o texto escrito aqui no site e lendo todos os comentários, por vezes, com dúvidas também, me sinto mais perdido ainda. Gostaria de saber se há a possibilidade de obter uma explicação mais detalhada sobre tudo que se refere a Olokun, pode ser por e-mail mesmo. Desde já agradeço a atenção.
Axé.
Wan não seria através do blog ou troca de email que você sanaria suas duvidas.
Posso tentar lhe ajudar, porém, fique sabendo que o email não vai lhe dar a base que você tanto precisa.
Veja meus dados em:
orisaifa.blogspot.com
Não lhe garanto nenhuma pontualidade nas respostas.
Ire
Mutumbá!
uma amiga minha ao viajar para cuba, me trouxe de recordação dois fios de contas que me deixaram curisos: um de Erinlé e outo de OLokun, e um do meu pai SOngo que é o mesmo usado no Brasil. porem os outros dois possuem umas cores estranhas, ao meu ver, erinlé é 7 cristal verde, 7 cristal azulão e duas contas laranjas leitosas entremeada por uma conta preta, e olokun é 16 contas azulão cristalina e duas contas verdes entremeada com uma vermelha. por ser algo “sagrado”, pelo menos lembra do sagrado, pq não passou por ritual, são apenas colares, eu quase ia colocar no altarzinho que possuo em minha casa paenas com imagens de alguns orixás, um pequeno espaço de oração em um cantinho do meu quintal, porem na hora me bateu uma duvida, fiquei com receio de não ter fundamento na tradição yorubá, ai os deixei fora, por que aquilo que não conheço eu prefiro deixar queito do que futucar. mas, sendo ayaba ou oboró, meus respeitos a Olokun, pois é um orixá, que não sei como cultua-lo, mas sempre que chego perto do mar e clamo por ele, converso, sempre vejo solução rapida a frente.
ire o.
Marco isto se chama sabedoria,
ire
Ola, pode me fala sobre osun popolokun q tem fundamento com olokun ?
Caroline,
O culto dessa Oxun não chegou ao Brasil, sua liturgia e seus rituais são feitos a beira de uma lagoa, não há ligação com Olokun.
Axé.
Mitumba
Motumba. Sou yao com 5 anoa (tomados 3 anoa) sou filha de OXALÁ com YEMANJA. E a qualidade do meu santo é olokun. Aliás em seu brado ele deixa claro baba olokun. Normalmente incorpora em cantigas de YEMANJA o
E oxala. E agora fiquei confusa podem me ajudar por favor
Renata,
Olokun é uma caminho de Oxalá tal qual está descrito no post, ele não vem em cabeça de ninguém, o que pode estar acontecendo, é que, ou você é de Yemanjá ou você é de Oxalá mais lhe deram a qualidade errada, por engano.
Axé.