“As Senhoras dos Pássaros da Noite – Quando se pronuncia o nome de Iyá-Mi Osorongá, quem estiver sentado deve-se levantar, quem estiver de pé fará uma reverência, pois se trata de temível Orixá, a quem se deve apreço e acatamento.”
– Jorge Amado –
Iyá-Mi Osorongá é a síntese do poder feminino, claramente manifestado na possibilidade de gerar filhos e, numa noção mais ampla, de povoar o mundo. Quando os Iorubas dizem “nossas mães queridas” para se referirem às Iyá Mi, tentam, na verdade, apaziguar os poderes terríveis dessa entidade.
Donas de um axé tão poderoso como o de qualquer Orixá, as Iyá-Mi tiveram o seu culto difundido por sociedades secretas de mulheres e são as grandes homenageadas do famoso festival Gèlèdè, na Nigéria, realizado entre os meses de Março e Maio, que antecedem o início das chuvas do país, remetendo imediatamente para um culto relacionado à fertilidade.
As iyá-Mi tornaram-se conhecidas como as senhoras dos pássaros e a sua fama de grandes feiticeiras associou-as à escuridão da noite; por isso também são chamadas Eleyé, e as corujas são os seus principais símbolos.
A sua relação mais evidente é com o poder genital feminino, que é o aspecto que mais aproxima a mulher da natureza, ou seja, dos acontecimentos que fogem à explicação e ao controle humano. Toda a mulher é poderosa porque guarda um pouco da essência das Iyá-Mi; a capacidade de gerar filhos, expressa nos órgãos genitais femininos, assustou sempre os homens.
As mães são compreendidas como a origem da humanidade e o seu grande poder reside na decisão que tomar sobre a vida de seus filhos. É a mãe que decide se o filho deve ou não nascer e, quando ele nascer, ainda decide se ele deve viver.
Iyá-Mi é a sacralização da figura materna, por isso o seu culto é envolvido por tantos tabus. O seu grande poder deve-se ao fato de guardar o segredo da criação. Tudo o que é redondo remete ao ventre e, por consequência, às Iyá-Mi. O poder das grandes mães é expresso entre os orixás por Oxum, Iemanjá e Nanã Buruku, mas o poder de Iyá-Mi é manifesto em toda a mulher, que, não por acaso, em quase todas as culturas, é considerada tabu.
As denominações de Iyá-Mi expressam as suas características terríveis e mais perigosas e por essa razão os seus nomes nunca devem ser pronunciados; mas quando se disser um dos seus nomes, todos devem fazer reverencias especiais para aplacar a ira das Grandes Mães e, principalmente, para afugentar a morte.
As feiticeiras mais temidas entre os Iorubas e no Candomblé são as Àjé e, para se referir a elas sem correr nenhum risco, diga apenas Eleyé, Dona do Pássaro.
O aspecto mais aterrador das Iyá-Mi e o seu principal nome, com o qual se tornou conhecida nos terreiros, é Osorongá, uma bruxa terrível que se transforma no pássaro do mesmo nome e rompe a escuridão da noite com o seu grito assustador.
As Iyá-Mi são as senhoras da vida, mas o corolário fundamental da vida é a morte. Quando devidamente cultuadas, manifestam-se apenas no seu aspecto benfazejo, são o grande ventre que povoa o mundo. Não podem, porém, ser esquecidas; nesse caso lançam todo o tipo de maldição e tornam-se senhoras da morte.
O lado bom de Iyá-Mi é expresso em divindades de grande fundamento, como Apaoká, a dona da jaqueira, a verdadeira mãe de Oxóssi. As Iyá-Mi, juntamente com Exú e os ancestrais, são evocadas nos ritos de Ipadé, um complexo ritual que, entre outras coisas, ratifica a grande realidade do poder feminino na hierarquia do Candomblé, denotando que as grandes mães é que detém os segredos do culto, pois um dia, quando deixarem a vida, integrarão o corpo das Iyá-Mi, que são, na verdade, as mulheres ancestrais.
Bom dia Manuela,
Gostei muito do texto referente as Iyá-Mi. Gostaria de saber se no Brasil existem culto desse orixá e se existe algum filho feito no mesmo ??? Como podemos descobrir que carregamos as Iyá-Mis ?
Bj
Elaine Sobral
Elaine este culto é muito restrito e específico de mulheres, eu não conheço aqui no Brasil quem cultue só as Iyá-mi, mas ele está sempre presente em Casas mais tradicionais e com a possibilidade de ter as árvores sagradas em seu terreno. Sobre Iyá-mi só se fala reservadamente e com pessoas que podem saber e falar a seu respeito de tanto respeito que se tem por Elas.
Só os búzios podem te dizer. Tomege.
Oi Nelson,
Obrigada pela explicação!!
Axé
Nelson/Manuela
Bom dia…
Preciso de ajuda para um amigo! Ele foi jogar a um ano e a zeladora dele disse que ele é filho ou carrega (não sei ao certo) as Iyá-mi Osorongá. Começou a cuidar delas na casa de Angola. A zeladora é iniciada no Ketu fez o assentamento delas na casa etc, porém esse meu amigo teve um desentendimento com a zeladora e agora está ficando muito mal, tem crises, vômitos, desequilibrado, sonhos e tudo isso está refletindo em toda a família. Em todos os lugares que já foi jogar depois do incidente os zeladores dizem que não tem fundamento para mexer com essas coisas. Gostaria de saber se vcs conhecem alguma casa ou zelador aqui em São Paulo se tenha o tal fundamento para ajudá-lo.
Obrigada,
Elaine
Elaine eu nunca ouvi falar em assentar IYá-mi para homen, quando há este assentamento numa Casa ele é coletivo e só pode ser cuidado por mulheres, então que utilidade teria para ele? seu amigo está com outro problema e pensa ser por causa disso, acho que as Iyás nem passaram por perto dele no tal assentamento, se essa “zeladora” é de Ketu por que toca Angola? Angola não tem Iyá.
Procure na Casa que vc foi ao Olubajé, que tal, pode ser boa referencia, mas não toque nesse assunto de Iya, se for verdade Elas próprias vão se pronunciar, mas acho que seja outro problema qualquer ligado a Orixá.
E seu problema de pele?
Tomege.
Oieee Nelson,
Então, ela precisou fazer um assentamento na casa pois só assim teria permissão para mexer com essas coisas. Aiii q confusão rss vou recomendar que ele vá lá casa q fui no fim de semana pra jogar e ver o que os búzios responde. Quanto ao meu problema de pele, as perebas sumiu como que por encanto rs só ficaram as marcas !! A receitinha ajudou bastante.
Obrigada !
Bom fim de semana
Bj
Gotaria de saber qual é a casa em que devo fazer minhas obrigações, se há alguma em brasilia, que seja recomendada como uma das melhores em ensinamentos.???
OLÁ NELSON
EU TENO CASA ABERTA NA BAHIA MUITO RESENTE PRECISO ASSENTAR IYA-MI TENHO UMA FILHA DE OSHUM COMOBRIGAÇAO DE TRES ANOS PAGA VC ACHA QUE ELA PODERIA SER RESPONSAVEL PELO CULTO A ESSE VODUN NA MINHA CASA MUITO OBRIGADO!!!!!
Anderson sua benção babá, é muita responsabilidade para uma pessoa tão nova de santo, acho que vc pode solicitar a uma de suas irmãs de axé (uma Ebomi) para assumir temporariamente esta função e colocar sua filha como assitente dela até a sua filhar completar os sete anos. Se por algum motivo não tive mais ninguém a quem vc possa recorrer, e só nesta situação, essa filha pode ser indicada, mas não pode ser de forma alguma empossada, não pode ter o cargo oficializado antes dos sete anos, se não vc será mau visto pelos demais zeladores. Só dê o cargo a ela quando ela tiver sete anos feito de fato. Grande axé para vc e sua Casa, que ela cresça muito e vc seja um grande zelador. Peço que Ogum te dê caminhos, paciencia e sabedoria, Ogum iê. Tomege do Ogum.
eu quero saber sobre ya leye ou eleye
pq ya-mi e nossos ansestrais
e eleye e a junção de 3 yabas
sendo a feche a osun mais velha egimum
sei q elas são guardian dos passaros
obrigado e motumbá
se puder me responder
Rafael boa noite não entendi sua pergunta, por favor se explique melhor para que possamos tentar te ajudar. Tomege do Ogum
olá, gostaria de saber se vc poderia me ensinar alguma oração para Logunedé, mesmo que seja em português. faço minha oração como uma conversa, sei que Ele entende e aceita porque é feita de coração, mas gostaria de saber.
beijinhos e obrigada
o e-mail anterior foi errado…olá, gostaria de saber se vc poderia me ensinar alguma oração para Logunedé, mesmo que seja em português. faço minha oração como uma conversa, sei que Ele entende e aceita porque é feita de coração, mas gostaria de saber.
beijinhos e obrigada
oi nelson sou de oxum apara tenho muita dor de cabeça os medico não acha nada vc acha q isso possa ser cobrança de oxúm?
Olá Olga
As orações aos orixás,dentro do candomblé são ensinadas pelo pai de santo,o ideal é que vc busque essa informação com ele.Pode ser que no blog tenha um oriki de Logum, vc vai em autores Manuela e vai procurando nos posts que ela publicou,ela colocou de alguns Orixás nãi sei se Logun Edé foi contemplado
Axé pra vc
Olá Karina
Vc frequenta uma casa de axé?
Para esclarecer essa dúvida o ideal é que vc abra um jogo de búzios, dessa forma vc vai saber se é cobrança e o que pode ser feito para acalmar as coisas.ESpero ter te ajudado
AXé
OLÀ karol ja frequentei muitas mas so me desepisionei. aminha a vó erra yalorixa, mas ela ja sifoi e agora estou sofreno já sou burizada, a 7 anos pelo pai de santo dela que tambem ja sifoi todos que abre o jogo pra mim, não açerta minha cabeça fala que sou de oya, de besen,ate xango mederão uma veis bolei numa casa eles falarão que eu era de ewa que ela estava cobrano. e muito difisio acha uma casa com axé aqui en são paulo mas muito obrigado por tudo. axé pra todos vcs comtinui asim ajudano todos aquelis que precisa .
Olá Karina
Na minha opinião vc não pode julgar todas as casas como se fossem iguais às casas que vc conheceu.
É um trabalho de garimpeiro mesmo.
No site pessoal do prof. Reginal Prandi vc pode encontrar algumas casas tradicionais em São Paulo.
Não desista!
Axé
ola , desculpe a pergunta , mais tenho um amigo que nao para de beber, e a alguns anos ele vende te o que te pra isso,poderia me dizer alguma mandinga que eu possa fazer que realmente funcione ou minorise a situação!!! e outra pergunta, eu nao entendo porque tantas linhas se manifestao em mim, como tambor de mina, umbanda, candomblé , linha do oriente kardescismo e catimbo, isso me faz ficar como que sem naçao, mais ao mesmo tempo quano estou em perigo todos se juntao em uma so arvore me dando sustento, poderia por gentileza me dar alguma explicaçao que tente me fazer intender essa mediunidade???? desde ja obrigado.
Olá dalmy
Para o seu amigo,só força de vontade amor próprio,claro que trabalhos podem ser feitos par ajuda-lo,mas se ele não quiser mduar,é gasto de energia.
Vc frequenta algum lugar?Já definu que segmento vai seguir, pois geralmente depois que definimos as coisas somente energias daquele segmento tendem a se aproximar de vc,eu penso que seja assim.
axé
Nossa!Esse blog tem tanta coisa que ainda não havia passado por aqui!
Bom, não sei se entendi direito, mas então Iyá-Mi Osorongá também é um Orixá?
OLá adriana
No texto tem: Donas de um axé tão poderoso como o de qualquer Orixá.
Mas não diz que são Orixás,elas são cultuadas pelas sociedades Guélédé.No Brasil ,nunca ouvi falar dessa sociedade,mas pode ser que exista.
axé
Um dia,orumila quisir a Ota para descobrir o segredo das YAMI.Ele procurou os babalaos e consultou IFA.Orunmila podia ir,disseram,mas tinha que fazer uma oferenda.Assim,Orunmila preparou uma peça de tecido branco para oferecer e mais uma cabeça de serpente e um pombo branco,ao que juntou quatro obis brancos e quatro obis vermelhos e tambem azeite,po branco de efum,po vermelho de ossum e uma cabaça.Orunmila deu tudo isso ao babalaos e alegrou-se:agora podia ir a cidade das YAMI.Quando Orunmila chegou ao mercado de Ota,as feiticeiras se recogizaram:”A comida chegou,”disseram.Porque elas queriam matar e comer Orunmila.Mas Exu,que faz o bem e o mal e transforma-se rapidamente,veio em pessoa advertir as bruxas YAMI:Orunmila tinha um passaro mais poderoso do que os delas todas.Dessa forma,as YAMI tiveram de levar seus passaros e submete-los a Orunmila.Mas elas nao queriam deixar de lutar.As YAMI lançaram mau-olhado no corpo de Orunmila.Elas queriam mata-lo porque Orunmila ia conhecer todos os segredos delas.Entao Orunmila consultou novamente IFA e fez novas oferendas.Preparou um buchada,pegou um frango de penas arrepiadas e tambem ecos e buzios.Os babalaos de Orunmila foram consultar IFA.Entao eles chamaram as YAMi e deram aquilo tudo para elas comerem.E elas nao puderam mais ver Orunmila nem pega-lo.Orunmila as enganara.Como eram ajes,isto e,feiticeiras,as YAMI nao podiam comer buchada,pois tripa e seu tabu,seu EWO,e como frango arrepiado nao pode voar para o telhado da casa,as YAMI nao podiam mata-lo.Foi assim que Orunmila engano as YAMI OXORONGA naquele dia e descobriu quase todos os segredos delas.
Ola…por favor alguem poderia me explicar pq tanto receio em falar em ya mi eu sou leiga mas fiquei muito curiosa,porque todos falam em muits orixas e esse tdos tem um respeito alem da conta e nao sao todos q gostam de falar nelas.´poderiam explicar…eu li o text mas sempre fica essa duvida
obrigada
Olá Adriana
As Yami são temida tudo que é temido não se comenta,vc não quer parte com o qu vc teme.É da natureza humana evitar o que traz medo.O texto descreve bem o poder dessas senhoras,não consegui captar sua dúvida…
explique melhor por favor
axé
Ola ..a minha duvida é …queria saber porque muitos as temem o texto diz ocmo ela reage e tal mas nao diz por que devemos ter medo e nao sei tbpq so alguns a cultuam..que mal pode fazer..não é um orixá?Devemos ter medo por que?
Oi Adriana
As Iyá-Mi são as senhoras da vida, mas o corolário fundamental da vida é a morte. Quando devidamente cultuadas, manifestam-se apenas no seu aspecto benfazejo, são o grande ventre que povoa o mundo. Não podem, porém, ser esquecidas; nesse caso lançam todo o tipo de maldição e tornam-se senhoras da morte.
Nesse ponto que elas diferem do Orixá, orixá não é punitivo.
E como somos humnaos e tendemos ao erro,porque o erro no ensina mais que os acertos,deve ser por isso que não se fala nelas, não se cultua abertamente.Não tem toque para elas no Xirê…
Espero ter ajudado e confesso que não sou especialista em Yami Osorongá para explicar
axé
Olá, boa noite! SOMENTE as filhas da Oxum podem cultuá-las? Conheço uma menina de Oyá Egunitá que DIZ CULTUAR AS YÁMI!
Olá, sou leigo nesta religião e peço com muita humildade e urgência uma resposta para salvar a vida de minha cunhada que amo muito, como se fosse minha irmã. Preciso de uma casa que tenha condições de trabalhar com Iyà, pois ela precisa fazer alguns trabalhos pois não conheço os nomes!!!! Ressalto a urgência, moramos em São Paulo.
Muito grato,
Axé á todos.
Alexandre entre no google e procure “paqgina pessoal de reginaldo prandi” lá tem informação de casas sérias de candomble em SP, procure tb “jornal do axé” ou “guerreiros do axé” lá vc pode entrar em contato com Pai Guimarães. Alexandre apesar da sua urgencia e vontade de ajudar o melhor caminho é não entrar de cabeça logo no primeiro encontro com a pessoa que vc for se consultar. Pergunte claramente se esta pessoa cultua Iyás, se possível peça apra ver o local, que geralmente é uma árvore, pergunte a outras pessoas sobre este escolhido. Te digo isso porque não são todos que realmente cultuam Iyas, então vale a pesquisa. Tomege
Olá…bom primeiro quero agradecer imensamente, conseguimos uma iyalorixá muito boa. Axé à todos vcs que fazem esse trabalho maravilhoso e o melhor, gratuitamente. “Fazendo o bem sem olhar a quem”.
Grato de coração.
Alexandre.
Olá pessoal, tenho lido mto sobre as yás e confesso sentir grande interesse pelo assunto. Já li q vc ñ conhece no Brasil uma casa q as cultue, mas vc sabe de alguma casa séria q possa lidar com o assunto e q d maneira correta possa passar seus conhecimenntos? Moro em Salvador mas ñ me preocupo com a distância, principalmente qdo se relaciona a algo q qro conhecer a fundo. Éh, gostaria de entender do assunto a fundo e se possível cultuá-las. Esqueci de mencionar, sou D’Óxum e iniciada há 26 anos na raiz Angola; Bate-Folha.
Caso vc saiba de algo, me d essa luz.
E oh, mto AXÉ pra todos nós.
Vania vc foi feita numa raíz que não cultua Orixá (Oxum) e sim Inkise Dandalunda, isso fará toda diferença no seu aprendizado, pois este é um fundamento de Orixá e não de Inkise, já que são energias diferentes e em Angola não tem Yá. Isso não a impede por completo, mas serão necessários ajustes comopor exemplo vc passar para o Ketu. Aí em Salvador tem o Opá Afonjá, mas posso te afirmar que este culto é fechado e só é passado a quem é do axé e para quem tem essa necessidade no seu caminho. Mas vale uma visita. Tomeje
Olá, sou de porto alegre no rio grande do sul e pertenço a nação nagô oyó, no kual cultuamos 12 orixás principais e nossa feitura é muito diferente da feitura de candomblé…após ler o texto no topo da paginá falando sobre as Iyá axei muito interessante e comecei a peskisar ainda mais sobre o tema. Gostaria de obter maiores informações sobre o candomblé de ketu e alguns de seus cultos[como o das iyá]..ou até mesmo sites e outros meios para peskisa…Grato!!!
Olá Dieison
Temos aqui no blog alguns posts sbre rituais e sobre os orixás Ketu o culto das Yámi é restrito e nada é divulgado além do que está escrito, por respeito a preceitos e por ser um segredo da religião.Espero que entenda.
Axe
oi gente eu queri saber que tipo de oferenda si faz para iya-mi ficaria agradecida si alquem mi dissese
André este assunto é restrito as casas de axé. Mas posso te adiantar que homens não as cultuam, não diretamente, há sempre uma mulher responsável por este culto. Tomeje
Senhores bom dia,
Em Brasília existe algum centro cultural (Ifá-Orunmilá)?
Qual o endereço por favor?
Muito obrigado!
Fiquem com Deus!
Olá Rogério
Não temos conhecimento de nenhum centro cultural em Brasília,mas vc pode buscar nos jornais de federação de culto afro.
axé
OLÁ..GOSTEI MUITO DAS PERGUNTAS E TBM DE SUAS RESPOSTAS….
SE VÉ QUE ÉS UMA PESSOA SÉRIA NO SANTO
GOSTARIA QUE ME RESPONDECE “SE PUDER CLARO”
EU FIS OXUM APARA´,MAS MINHA VIDA MUDOU MUITO
E PRA PIOR..EMBORA AMANDO ESTE ORIXA
ABANDONEI TUDO..ATE FUI PR IGREJA,HOJE NÃO SIGO DOGMA NENHUM….MAS SEMPRE
FUI INFELIZ…EM MEU CORAÇÃO SEMPRE AMEI MEU SANTO
QUE ANTES DE RASPAR ME DAVA TUDO
ISSO JA SE VAI 27 ANOS..HOJE JA TENHO CERTA IDADE
MAS, SERA QUE AINDA POSSO CUIDAR DE MEU SANTO
SEM UM COMPROMISSO DE TER CASA DE SANTO,POIS NO CAMDOMBLÉ SE TRABALHA MUITO,E MINHA SAÚDE E RUIM
JA NÃO POSSO FAZER CERTAS COISAS…..
ME DE UMA LUZ
AXÉ,MUTUMBA.
QUEROSABER TAMBEM SE TUDO QUE SE POR PRA OXUM,TEM QUE AGRADAR A iya-mi…BJOS MUITA LUZ PR VC.
muito obrigado a Manuela pelo texto sobre Iyá-Mi Osorongá e ao Nelson por suas respostas as perguntas dos comentários.
Iya-Mi = i ami = e ame
Adorei conhecer melhor esta maravilhosa orixa…
ela poderia ser considerada como uma ancestral ou cabeça maior da Pomba gira brasileira?
Logo que a conheci, a associe a energia das Pomba giras iluminadas que conheço, mestras na arte da energia sexual (kundalini) que as torna poderosas e respeitáveis pelos seus trabalhos de facilitação no resguardo das mulheres, do feminino e da criação
Hector Othon as Yás são Orixas, mas uma categoria bem diferente e de culto específico e retrito a mulheres, nele se cultua as grande mulheres do candomblé, é de fato uma cultura bem diferente,mas não deve ser comaprada a pombagira, não por preconceito mas por fundamentos e culto totalmente difierentes uma da outra.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Gostaria de aprender feitiços relacionados as iya mi.
graças a deus deu tudo certo na casa de minha mae emanja truce yami em praia grande
Augusto existem apostilas e até cursos apra este fim, mas o que não se ensina nestes cursos e apostilas e que é básico e imprescindível é que há regras claras apra o aprendizado destes assuntos. 1 é um culto de mulheres, assim como o de Babá egum é exclusivo de homens e isso é regra. Só filhas de Oxum comtempo de santo e que no seu caminho esteja esta função ou cargo de tratar deste assunto. Nós não indicamos e nem temos estes assuntos no blog.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Olá a todos!
Bom, eu tentei ler quase todas as respostas aqui antes de fazer a minha pergunta. Eu venho pesquisando a fundo sobre o culto das Iyá-Mi Osorongá, mas como o texto mesmo diz, parece ser um assunto muito restrito. Minha mãe é de Angola e filha de Oyá. Dentre as entidades que ela trabalha, a antiga zeladora dela disse que minha mãe recebe uma Iyá. Pergunto:
– As Iyá-Mi podem se manifestar como uma entidade? Digo, realizar trabalhos, dar conselhos, etc?
– Repito a pergunta da Loira: apenas as filhas de Oxum podem cultuar as Iyá-Mi?
Mas todas essas minhas perguntas podem ser anuladas, pois vi o Nelson dizer duas vezes aqui que em Angola não há Iyá. Se for possível, por favor, poderiam me dar alguns conselhos de como proceder com essas senhoras?
Axé!
Por que ninguém me responde? =( Preciso saber, me ajudem!
Renzo sua pergunta não foi respondida por que vc mesmo disse que não havia necessidade de resposta. Mas vamos lá, primeiro ponto e importantíssimo, em Angola não existe Oyá, e sim Matamba, que por mais que digam que é a mesma coisa, este conceito é equivocado, matamba é diferente de Oyá. E segundo ponto tb importante é que em Angola não há culto as Grandes Mães. O terceiro é que as Yás não viram em ninguém, não são entidades, e só devem ser cultuadas por mulheres de Oxum, mesmo que a roça (Ketu) seja de outro Orixá, o culto deve ser feito pro filahs de Oxum devidamente especializadas neste culto.
Mas vc já viu o que está acontecendo no Haití? Será que vc pode colaborar de alguma forma com eles? Procure, por favor, a Defesa Civíl do seu Município, vamos nos mobilizar? Tomeje
Ok, Nelson. Obrigado pela sua boa vontade.
854.
nelson e toda a eqpe do candomble wordpress
meus queridos irmãos do ketu, adjeje e suas ramificações,
eu , leonardo de digina ofange, ( espada em ioruba) q pertence ao dialeto do ketu, sou tata kivanda, ou asogun
da nação angola , peço a todos vcs:DARI JIMI BABAS E IAS AGO !
nós da nação angola, ultilizamos sim o ioruba,
nos refirimos aos nossos inkisses como orixas, sim!
utilizamos diversas nomeclaturas, do ketu ,como omim, oin
inã ,falamos ogum sim , porém sabemos q é inkosse kurango
falamos oxum sim! porem sabemos q ela é a deusa dandalunda
o q quero passar irmãos , não é q nossa angola esta desorientada ,ou se acabando , só q a nossa nação
possui varios dialetos.
isso passa a dificultar nossa comunicação entre nós mesmos
855.
em Janeiro 16, 2010 às 10:10 pm leo asogun
caros irmãos, nas casas de angola existe varias formas de se pronunciar as palavras exemplo:
oq seria no kueto ile :
izó , abassa ,canzó ,canzua e até calunga pequena.
devido a esse fato primordial ,e a grande mistura nas
casas de candomblé( mesmo as tradicionais)a lingua
oficial do ketu, foi adotada por nossa nação, com a intenção
de facilitar ,o dialogo entre as pessoas de todas as nações,
mesmo porq, naum a hoje em dia muitas CASAS puras.
hoje se ve adjeje acentando vodun com ferro ,casas de opo ofonja e ketu, tocando umbanda para seus catiços, caboclos e pretos velhos e etc…
e digo mas …
na iniciação do keto, leva-se o iao para igreja, com a finalidade de assistir missa, e comungar da óstia sagrada e católica
mas uma vez ago e mojuba
856.
em Janeiro 16, 2010 às 10:25 pm leo asogun
quero resaltar , que minha intenção não é de contra dizer este site, mesmo porque, o mesmo me fez um melhor candomblecista.
sou fã do nelson e dos dmas, e esse pqno texto
é só uma forma de ressaltar, q isso é uma evolução em nossa religião, e q com certeza vem para o bem .
pessoas; o tempo não para ,eu com certeza sou grato a todos ,e agradeço pela oportunidade, de
aprender com vcs
pontos de vista se montram, podemos ou não compartilhar
axé leo asogun, concerteza admirarador dete trabalho
Boa noite, Nelson. Se as Iyás não encorporam em ninguém, como sabermos se alguém possui as mesmas? Uma entidade manifestada pode apontar a medium como uma iyá?
Iris antes de tudo, antes de todo saber, existe o “caminho”, as coisas tem que estar no “seu caminho”, tudo começa assim. Outro ponto improtante é saber que estas Sras são cultuadas em Ketu e Efom, nos outros segmentos existem outras Entidades (no sentido de Deuses/Orixás) que se assemelham mas não são as Sras (Yias). Então se vc está no segmento correto e está no seu caminho saber este assunto vc será instruída no momento certo. Mas há restrições, como por exemplo ser de Oxum ou como no caso de uma zeladora de Oyá que tem cultuar Yas na sua casa, quem cuidará é uma filha de Oxum devidamente instruída e preparada apra esta função. Sobre como saber se tem ou não Yas no seu caminho, isso será dito no jogo depois dos sete anos de feita se vc atender todas os requisitos necessários, Deu apra entender? rsrsrsrs Acho que ficou confuso,mas leia devagar que dá pra entender sim rsrsrsrsr. Tomeje
Boa tarde, Nelson.
Deu para entendeder. Só ficou uma dúvida. Você diz que é necessário que a pessoa tenha sete anos de feitura. Existe a possibilidade da pessoa ser uma “escolhida” e esse caminho a ser percorrido independe da feitura? Outra dúvida: um médium pode receber um caboclo e uma cabocla?
Iris,
Colaborando com o Pai Nelson, não existe a menor possobilidade de cuidar de Iyamís sem ter obrigação de 7 anos e ser Oxun, além disso, só tem Iyamís arrumada a Iyalorixá de Oxun com Obrigação e 21 anos, já ter completado seu ciclo.
Essa energia não deve ser tocada por quem não conhece seus fundamentos.
Partindo do princípio que todos somos médiuns, quem tiver seu caboclo e ele manifestar-se, Ótimo! Oke caboclo…
Axé,
Fernando Dosogiyan
Kolofé Nelsom…
Sou de candomblé Ketu, feito de Yemonjá, e em minha casa na bahia, na cidade de Vitoria da Conquista, tem Iya Mi Osorongá assentada, só que como vcs mesmo disseram sobre elas, não se toca muito no assunto em minha casa de santo, por serem mulheres perigosas e serias. Li quase todas as perguntas e respostas, e entendi que só quem pode cultuar as grandes senhoras são mulheres feitas de Òsúm e com obrigação de 7 anos. mais gostaria de lhe fazer uma pergunta: homem mesmo feito de Yabá, ele não pode participar do culto das Iyas?
Obigado pela atenção!!
Olá Joadson
Mesmo que ele fosse de Oxum, não poderia cultuar,elas são exigentes.
axé
Obrigado Carol!!!
Olá, as Yami rendem um polêmico assunto.
Bom, na casa que frequento, meu pai de santo é de Oxum Apará e nós cultuamos as Yami, todo mês no primeiro dia de lua minguante. Meu Babá me dizia que quando eu começa a cultuar elas, meus problemas de bexiga e utero iriam acabar, e realmente deu certo. Hoje sou muito agradecida as Ya pela saúde que tenho. A energia delas é muito forte, toda mulher deveria cultar Yami.
Outra coisa, todas as mulheres podem cultuar Yami, e as de Oxum, devem.
um assunto tão complexo e várias pessoas,querendo esclarecimentos sobre algo que até então poucos tinham acesso , e mesmo assim dava tudo certo,gente osoronga, é um culto exclusivo feminino, homem pode ter uma participação pequena em algum momento mais é só isso, isso não quer dizer que na casa de babalorisa naum possa ter esse culto, desde que por uma iyá competente, outra coisa, osun é osun… esse negocio de qualidade é uma confusão sem fim, e na maioria das vezes aquele toque pessoal que o pai ou mãe de santo da para determinar qualidades assim ditas é um tiro pela culatra que ferra a vida das pessoas.Candomblé não é tão simples como parece , mais tem gente que ensiste em complicar mais ainda fazendo da cabeça do povo laboratório cientifico, veja bem o remédio que cura caim , mata abel……!
Como pode haver um culto as iyas sem yemá, e até mesmo sem oyá, ou nanburuku,eu achava que só os demais orisás femininos como,obá e yewa naum participassem ???? existe explicação para esses eboras ficarem de fora??? eu não conheço muito a respeito do culto mais certas coisas para mim não fazem sentido, tais como o feitiço , sem o perigo eminente, ou até mesmo sem a permissão para se estabelecer, ai ele deixa de ser feitiço e vira egbó né???
david,
O culto as Iyamís está relacionado diretamente com Oxun e quem é de Oxun, cultuar as Iymís todos podem, só não podem arrumá-las, direito exclusivo as pessoas de Oxun que já tenha completado seu Ciclo de obrigações.
Sobre as qualidades que você menciona, devo discordar, até por que, existem 4 qualidades de Oxun que tem enredo com as Iyamís, sendo assim, independe do zelador e não é uma questão de detalhe ou toque pessoal que as difere, é a sua liturgia individualizada.
Axé,
Joadson,
Você pode me passar o endereço ou contato da casa onde você é filho em Conquista? Envie e-mail para ricardorocha2@bol.com.br.
Muito Axé!
Dofono de Odé
Motumbá!
Bom eu tenho uma imensa duvída em relação a essas senhoras,na minha casa de santo possuimos o assentamento delas no entanto elas tem uma zeladora apontada por oxum da casa,mais realmente gostaria de saber quais são o nomes delas,pois só conhecidas como Eleiyés ou Iyá mim não se sabe muito dos seus nomes especificos…
Bom desde já agradeço a sua atenção,me responda com urgência pois preciso fazer um negocio em relação a isso … Obrigada
Motumbá! Babá
Mycaelle Omo Oyá
Yda Omin para este cargo há uma enorme lista de restrições, atribuições, necessidades e compromissos. A principal é saber se a casa realmente precisa deste culto, há casas que por modismo assentam tudo que existe e na verdade não precisam daquilo. Quem cuida deve ser de uma determinda Oxum e ser treinada pra isso. E principalmente, não busque na net estas informações é perigoso, procure isso numa casa ond ejá exista este culto e que vc saiba que é uma boa casa de tradição ketu. Tomeje
Mycaelle ou Yda Omin, sua resposta foi dada abaixo. Tomeje
Motumbá!
Obrigada pela a resposta Babá,exatamente a resposta é para nos Yda Omin e Mýcaelle….
Mais mesmo assim Obrigada pelo o alerta ….
Mycaelle Tý Oyá
e
Yda Omin Tý Yemonjá
Kolofé pai nelson.
Sou de oxum iyagimu, tenho 4 anos de santo raspado, minha mae de santo, senmpre me disse que eu tenho a yami. tenho uma filha de 4 anos que é de yemanja, na qual fez santo tambem aos 5 meses de nascida. ela saiu ekedi de yansã. minha mae de santo, ficou surpresa porque no jogo ela viu que a menina tambem tem yami. ela ficou espantada como nos duas teriamos as yami. fizemos então o santo, a minha filha primeiro eu depois. hoje não estou mais no barracão.a mae de santo, nao deixou que eu trouxesse o santo. desde então as coisas não vão indo muito bem. gostaria de saber um pouco mais sobre este fato oxum iagimu, de eu e a menina termos as yami. e como podemos fazer para sairmos desta situação complicada que estou. peço seu conselho
kolofé
Micheli primeiro devemos descolar os seus problemas com a sua iniciação ou com a sua saída do barracão, isso não é correto. Olha eu te aconselhoq ue procure estudar soemnte sobre Oxum, se aprofunde neste assunto lendo lendas, qualidades e tudo que puder sobre Oxum, isso vai te ajudar e enteder as coisas ligadas a este assunto. Pra te acalmar posso te dizer que tecnicamento todas as filash de Oxum tem ligação com as Yas, algumas com mais e outras com menos intensidade, me chama atenção ter sido dito que sua filha de yemonjá ter ligação com as Yas, isso pra mim é novidade. Micheli desencana e vá em busca dos teus objetivos e desejos, com certeza Oxum só tem a te ajudar. Leia o que lhe indiquei e depois vamos conversando. Aqui no blog mesmo temos diversos textos muito bons, clique nas fotos e vá buscando os textos pelos títulos que lhe chamarem atenção. Leia tb os comentários dos textos escolhidos. Tomeje
kolofé
um muito obrigado pelo conselho. tenho tentado justamernte ler e aprender um pouco sobre o assunto, mesmo porque o camdonblé para mim é muito novo. será que o sr. me falaria um pouco mais de oxum ijimu.
muito axé obrigada
kolofé
Micheli como toda boa filha de Oxum, vá pelas beiras, com jeitinho, leia sobre Oxum sem se ater a qualidade alguma, leia o indicado e vc vai aprender sobre o que vc quer,tenho certeza disso. Tomeje
Olá gostaria de saber se existe algum livro que fale sobre as yas?Obrigada
Adriana o sr Marcelo Monteiro atraves do site “cetrab.org.br” talvez possa te ajudar nisso. Tomeje
oi bom eu quero que vc ne endique uma pessoa q cultue as Iyá-Mi Osorongá para minha mae ! obrigado
oi tudo bem ? bom vc pode me endicar uma pessoa q cultue as Iyá-Mi Osorongá por favor , e para minha mae obrigado
Camila o culto a Yami é feito exclusivamente por mulheres e de preferencia, alguns axés ressaltam que seria exclusivo de filhas de Oxum. Mas é culto específico e que só deve ser aprendido no terreiro, mas aqui no RJ tem o cetrab.org.br que ministra cursos a esse respeito. Tomeje
agui em nova iguaçu ten as iamin tem um livro de 700 folhas sobre elas
estafani,
Pode nos dizer quem é o autor desse livro?
Axé,
Boa tarde seu Nelson , motumba!
sera que o sr poderia me responder alguma coiza sobre perseguiçoes das IYÁ-MI OSOSRONGA
PRIMEIRO
EM TODO JOGO QUE FAÇO OS BABALORISÁ , ATÉ IYÁS DIZEM QUE SOU MUITO PERSEGUIDO POR ELAS ,SERA POR QUE SOU DE ODÉ?
EU TEM UM TAL DE baba aí que diz que irria me queimar todos os dias que a iyá-mi dele comer ,eele tem iyá-mi assentada,isso é verdade?
SEGUNDA
DEVO ACENTAR AS ÍYÁ-MI NA MINHA CASA PARA ATÉ PRA TERMOS DEVEFEZA
TENHO EKEDJ DE OSUM QUE PODERIA CUIDAR DELA PRA MIM ,,,,,,,,,?
GOSTEI MUITAS DAS SUAS RESPOSTAS , SE O SR PODER ME AJUDAR EM ESCLARECIMENTO , POR FAVOR?
MEU CEL 2183694046 E 21 96771439
BOA A TARDE DESDE JA AGRADEÇO
Nilsinho ti Odé,
Ser de Odé lhe aproxima mais das Iyamís, não tema por isso. Homens não tem Iyamís assentada, somente pessoa de Oxun com obrigação de 21 anos e posto. O tal babá fala isso para lhe amendrontar apenas. Não existe perseguição das Iyamis, temos que respeitar e saber culta-las e agradá-las.
Apegue-se a Oxun que tudo se apaziguará.
Axé,
Mukuiu meu irmão em inkisi.poiseu gostaria de saber por q em casa de angola ñ se cuida de yá pois minha casa é angola raiz tumba junsara é cultua realmente sendo por mulheres,sendo uma arvore de jaqueira e enfrente tem sua casa q é apavorante meio sombrosa mei pai é um homem muito sabio pois ele é de angoro,ñ sei o porq só de casa de ketu cuidar mas minha angola cuida sim,e o por q em algumas casa de angola sim outras ñ,creio eu tendo alguma intuição mas nunca ouvi falar q angola ñ cuidase ao contrario ja ouvifalar q só angola cuida.me explique isso por favor abraços. nganga nzambi atubesualê.Senhor nzambi os abençoe.
Makuiu no zambi meu velho… Também sou da raiz tumba jussara…
Oque esta ocorre, é uma tremenda ketualização das angolas, tumba jussara meu velho tem muita coisa nago sim, nosso fundador tata n’lundiamugongo , teve cargo nas amoreiras, no axé gantois , e no kwe bogun adjeje , onde teve seu maior aprendizado.
Só que ele não trouxe as yamis para dentro dos nossos inzós,para nós de angola, elas não existem. De toda forma, as pessoas se aproveitam do fato de nosso benguê (tumba jussara) ser uma tremenda mistura feita por nosso grande pai ciriaco, para inovar cada vez mais… Ai irmão isso fica perigozo,pois te garanto que não há uma só reza em kibundo e kikongo para as yamis.
Fora isso, sermos “mistura” não nos da o direito de alterarmos certas coisas. Contudo não tenho nada contra, só acho que a pessoa tem que aprender em uma casa ketu, e cultualas com responsabilidade, tendo envista que é um culto quase que unicamente de mulheres , e homens não colocam a mão.
Meus respeitos ao seu zelador, mas ele as cultuam , de forma imdependente à nossa nação ok
Isso não é uma critica pois quem sou eu… Mas é só para deixar isto claro ok??? Eu até acho valido,mas com ressalvas ok???
Kozodio irmão, e parente já que vc é tumba jussara também…
Tata ofange
Meus queridos pais e irmãos mais velhos, a sua bênção!
Só agora consegui entender um pouco mais sobre as Iyás. Talvez porque, desta vez, lí com um pouco mais de tranquilidade e atenção.
Exite literatura a respeito do assunto? Se houver, os senhores poderiam recomendar algum livro?
Muitíssimo obrigada e parabéns pelo post.
Axé
Fernanda, minha filha querida, procure o site cetrab.org.br, telefones 3988 6122 ou 9449 6786, 8391 7205, Marcelo Monteiro. Eu acho que ele tem um material muito bom sobre este assunto. Grande axé pra vc e que Yá nos abençoe. Tomeje
gostaria de saber que tipo de ofenda as oxorongas aceita
mutumbá, mutumbae amei este texto e todos os topicps parabens
Nossa adorei esse blog…
Espero que continuem assim…
Sou da instituição Ilê Axé Odara de pai Gildo de obaluaiê, situada na cidade de Itabuna, Bahia.
Parabéns pelo blog Nelson e parabéns também a todos que fizeram e faz parte do mesmo! Abraços!
Mo juba Gbogbo.
Bàbá depois da Ifá mania, estamos vivendo a Iyá mi mania.
Será que as pessoas na sede de aprender não conseguem colocar o dicernimento na frete.
Não sou rei da informação, longe de mim, mas no culto tradicional temos.
Culto não exclusivo de mulheres, os Osò (feiticeiros), cargo dentro da tradição Ioruba, tbm participa, com uma minima parcela de presença, mas tem seus fundamentos ligados a esse culto.
Culto Gèlèdé, não existe no Brasil, tivemos um arremedo desse culto no inicio do seculo passado na Bahia e não se tem registro, apenas informações verbais.
O galo cantou e todo agora diz que sabe onde o galo está, conversa fiada.
Nas casas tradicionais da Bahia e do Rio de Janeiro, tem-se noticias de seu culto e ojubó, Iyá mi.
Agora como é feito, como foi feito e quando é feito, isso ninguem fala.
Não adianta perguntar pq ninguem vai falar, eu nem sob tortuta falarei, primeiro pq o pouco que sei de nada serve, álias serve sim para me deixar cada vez mais temente a essa força violenta. (digo violenta em função de sua magnitude).
Não se mexe com o que está quieto.
Quando aparecer algum pds, falando sobre esse assunto com vcs, procurem outro jogo e não falem nada a respeito, deixe a força se manifestar, se aparecer ai sim terás que ver o que fazer, se não aparecer ai vc pode ficar despreocupado e se quizer faça uma pergunta direta a quem estiver jogando ao fim da consulta ao oráculo.
Gente deixem esse assunto pra quem sabe, melhor não mexer e depois ficar todo enroscado.
Ajá ní òun ìba má dèé oko rí òun ìbá sọ pé ọ̀run ni wọ́n ti ńkálá wá.
Tradução; O cachorro diz que se nunca tivesse ido para uma fazenda, teria pensado que quiabo veio de céu.
Interpretação; As pessoas são hábeis para enganar os inocente ou os ignorantes.
Ire o.
nelson mutunbá, adorei as resposta referente as yamis, dizem que a coriosidade mato o gato, e tem muitas gente quer mexer com algo que não tem conhecimento, e falar das tias , temos que ter muito cuidado, pois temos que ter muito respeito com esse assunto, tenho pouco conhecimento a respeito mais nesse pouco conhecimento eu tenho um grande respeito por elas, as yamis, um grnde abraço amigo, mutunbá.
Bil D’Ogum agradecemos seu carinho e ficamos felizes em poder ajudar. Tomeje
Olá eu gostaria de saber se as Iya Mi são orixás ou espiritos de mulheres, pq Oxun tem tanta relação com elas e o que elas tem a ver com a divindade avedji da?
Ah e li tambem que elas tem ligações com Oya????
ah mais uma duvida
Iya Mi osoronga é uma iya mi ou todas são iyami osoronga?
Gisele todas as suas perguntas contidas neste comentário só podem ser respondidas, em detalhes, na sua casa de axé, é um assunto complexo e restrito e por isso não pode e nem deve ser comentado por net. Espero que vc nos entenda. Tomeje
Eeeeeeeepà!!!! Ogun Álàda Meji!
Saberia, conhecimento e sensibilidade.
Mo juba Bàbá Tomeje.
Obrigado meu velho, axéôôô. Tomeje
OLÁ NELSON
TENHO UMA DUVIDA; SOU DE OXUM e fiz uma oferenda para íya mi. Pergunta o que fiz é cultua-la?
ou so uma oferenda com pedidos e desejos?
Obrigada
estrela do amor
Fazer uma oferenda não é efetivamente cultuar. Cultuar Iyámis é para as Iyalorixás de Oxun que já tenham a obrigação de 21 anos, isto é, já tenha fechado seu ciclo. As Iyamís são arrumadas em árvore apropriadas e por quem detém conhecimento de toda a liturgia.
Axé,
Estrela do amor, boa noite.
Vc ser de Osun não diz muita coisa, qualquer um pode oferecer este ebó as senhoras da noite, porém é uma coisa complicada.
Eu pergunto, poque foi feito, por quem foi feito, com que diretos esta pessoa assume o posto de sacerdotiza de culto Iyà mi Eleiyè, isto é muito serio, pouquissimos homens podem participar deste Oro, tem que se ter um cargo para isso e as mulheres passam por uma iniciação serissíma.
Osun realmente tem tudo a ver com este ritual, mas me desobrigo a falar.
Fez tá feito, vida que segue, mas muito cuidado e evite manipular esta nergia perigosissíma, é o conselho que lhe dou.
Pessoas ouvem falar, participam de alguma coisa e acham que podem fazer o que querem, não é assim.
Poucos foram a Osogbo, para testemunhar ou participar desta iniciação.
Ago, mo juba Iyà mi Agbà, apani maaha gun.
Olá
em varios jogos de buzios dizem que a minha oxum tem relaçoes fortes com as grandes maes feiticeiras, e que num futuro terei que cuidar, fico intrigada pois ninguem consege ou não falam o que terei de fazer.
è tão complicado o culto a elas assim, pois dizem que tudo tem o seu tempo.
Porque tanto misterio em torno delas?
Lucimara,
Vou copiar e colar parte da resposta que eu dei acima, acho que vai lhe ajudar:
…Cultuar Iyámis é para as Iyalorixás de Oxun que já tenham a obrigação de 21 anos, isto é, já tenha fechado seu ciclo. As Iyamís são arrumadas em árvore apropriadas e por quem detém conhecimento de toda a liturgia.
Axé,
OI
que bom, que leva tanto tempo assim para poder cultua-las
pois acredito que não deva sr tão facil assim ter essa reponsbilidade.
Mexer no que esta quieto e no que não se tenha tanto conhecimento para tal talvez não seja tão bom assim!!!
Lucimara, um conselho de quem não sabe nada.
Cuide de Osun e esqueça o resto do enredo.
Pouquissimas pessoas estão preparadas para esse Oro.
Isso virou moda, todos escutaram o galo cantar, mas não sabem onde. Bàbá Frnando com esses anos todos de estrada, não aconselha ninguem a se envolver com esse assunto.
Cuidado.
Ire o.
VOLTO AQUI; SO PARA AGRADECER O ESCLARECIMENTO DO
SR. Fernando D’Osogiyan E O ALERTA DO SR. Da Ilha
MUITO OBRIGADA!
AXÉ PARA OS DOIS
Texto realmente muito bom. Gostei muito. Nossas maes ancestrais sao pouco conhecidas no brasil realmente. Eu conheço o culto e conheço tambem uma iyami iniciada no culto. Tenho forte ligaçao com elas. Pois elas me acolheram muito. Minha eterna mae osoronga. A todos que puderem conhecer. Conheçam pois é uma liçao em nossas vidas.
Jonas, realmente muito pouco conhecidas, vc fez iniciação em Oso?
Acolheram vc como? Meu irmão tome cuidado.
Homem não participa deste culto, todo cuidado é pouco, é o que posso lhe falar.
Pense nisso.
Ire o.
Olá Nelson !
Parabéns pelo trabaho, sou feite de Iemanjá a 12 anos, adorei o que li…
Gostaria se puder postar algo sobre Yassesun.
Muito Obrigada um bjao e muito axé aqui da alemanha rsrs ..
Nath, na barra lateral direita do blog vc encontrará post sobre Yemonjá.
Obrigado pelas palavras.
Ire o.
Obrigada por responder !!
Axé !!
Gostaria de saber se as Yami ajudam nas questões amorosas, mesmo sendo elas ligadas as fontes homossexuais e se existem de fato uma forma de poder de “transmutação” entre yami e aquela que foi ligada a ela, através do poder do pensamento e fé para cxonquistar a pessoa que almeja para si.
Fernanda, um conselho. Sai disso, deixe essa enegia em paz e sossegada.
Todas as referencias que vc usou sobre elas não estão corretas.
Cuidado.
Ire o.
Boa Tarde Nelson,
Sou feita de santo Osun a dois anos, e na roça onde frequento foi acentada uma iyá-mi, sendo que o acentamento foi compartilhado entre eu e minhas 2 irmãs de santo tbm de Osun, ou seja nós tres que cuidamos dela, rescentemente tive minha filha no qual fiquei afastada da roça, vc acha que isso pd prejudicar meu ” relacionamento” assim dizendo com iyá-mi ????
Ana, vc foi iniciada em Òsúm e depois foi inicada no culto das Iyà mi agba e se foi com quanto tempo de iniciada?
Ire o.
Assunto polêmico e muito perigoso, falar sobre isso com pessoas sem fundamento ou com pouco conhecimento é coió na certa!!! “Moda” perigosa
Paulo, vc está certissímo.
Ire o.
o que si pode ofereser para as yás
Rosilda, Iyà = Mãe. Vc está falando de qual mãe?
Ire o
Boa tarde a todos!
Eu sou homem de Oxum Aboto, e tenho tido sonhos que remetem a Apaoka – ou com jaqueiras, jacas, ou com uma mulher meio senhora muito bem ornada de prata me dizendo alguma coisa que eu simplesmente não consigo entender. Busquei meu zelador e o mesmo me disse que era Apaoka, e que não era nada de mais seriam coisas boas que estariam por vir. Admito que muita curiosidade não tem tamanho, e tenho buscado maiores informacoes tanto sobre Aboto quanto sobre Apaoka. Cheguei a ler em algum site por ai que Aboto teria sido uma das Ya-mins. Gostaria de saber se isso procede, caso não teriam muita ligação essa qualidade de Oxum com Apaoka?
Grato!
Raphael,
Se você é dessa Oxun (que já é um caso raro), mais cedo ou mais tarde, dependendo do seu tempo de iniciado, você terá que fazer oferendas para as Iyamis, fora isso, entendo que essa senhora pede por Oxóssi.Não custa ver o jogo se Oxóssi realmente quer alguma coisa, inclusive para seu benefício.
Axé.
OLA,GOSTÁRIA DE SABER DE UMA CASA SERIA EM BELO HORIZONTE,MG
EU ESTAVA EM UMA CASA DE UMBANDA NA QUAL FOI FECHADA E ESTOU SEM CASA E SEM SABER POR ONDE IR….
DESTE JA JA AGRADEÇO
Flávia, vamos aguardar algum irmão lhe fazer esta indicação. Mas primeiro frequente, observe e depois decida, ok.
Ire o.
BOM DIA MEU NOME É JULIANA MINHA DATA DE NASCIMENTO E DIA 16/07/83….QUANDO FUI OBORIZADA TINHA UNS 12 ANOS E MEU PRIMEIRO PAI DE SANTO ME DISSE Q EU ERA FILHA DE INASÃ COM OXOSSI…..DEPOIS EU SAI DELA E FUI FREQUANTAR UMA CASA DE CANDOMBLE PQ NO PRIMEIRO ERA UMBANDA…..NA SEGUNDA CASA A MÃE DE SANTO DISSE QUE EU ERA DE OXUM COM XANGO…..DEPOIS UMA OUTRA PESSOA DISSE QUE EU ERA DE AIRA XANGO.
NESSE MEIO TEMPO FIQUEI MUITO DECEPCIONADA E CONFUSA SERA QUE ALGUEM PODIA VER PELA MINHA DATA DE NASCIMENTO ALGO E ME DIZER QUAL AFINAL É O MEU SANTO….OBRIGADA
Juliana, não há como ver seu òrìsá pela data de nascimento e não fazemos jogos a distancia. Vc ter esta duvida em relação ao seu òrìsá e todos terem dito cada um uma coisa é normal, normal mas está errado, todo abian sofre influencia das energias de òrísá e a cada jogo que ele for pode acontecer de ter uma energia diferente ao lado dele. O erra está em zeladores ficarem afirmando que vc tem um òrìsá como ‘pai’ e não o òrìsá que lhe acompanha naquele momento.
Se vc quizer continuar sua busca fique a vontade, se não, torne-se uma iniciante e deixe o rio seguir seu curso, seu òrìsá irá ser desvendado.
Ire o.
que iyá mi osorongá linda
ola meu pai , eu sou filho de oxossi ,no caso eu nuh sabia que a verdadeira mãe de oxosse é ,então elas queriam matalo ,cm um passaro de um maul agoro ,e sua mãe o ajudoul pos os caçadores da rejião nuh conseguião pos seu mãe o ajudou ,e então ele se tornoul o rei da cidade dos panos vermelhos ,ou rei ate de ketu . gostaria de saber se eu poso agradar a ese oxisa boa noite
Luan vc pode, mas desde que esteja acompanhado por alguém que saiba o que vai fazer. Osóòsi adora frutas.
Ire o.
Saudações
Solicito informações sobre locais no Brasil onde cultuam as ancestrais. Moro no Amazonas.
Fico grata e parabenizo o seu trabalho. Sempre correto e prestativo.
Grata
Maria Thereza.o local mais tradicional do Brasil é Ilha de itaparica, na Bahia.
Temos alguns Ilè do Rio de Janeiro, Bàbá Fernado pode ajudá-la com alguns nomes e endereços.
Ire o.
quais sao os aspectos benfazejos da osorongá ex ; curas, problemas amorosos , demandas relacionadas a amor?
feitiço que mandam para destruiçao amorosa poço pedir para osorongá combater ?
Sendo que homens nao podem cultualas tenho que fazer intermediaçao com uma yalorixa ?
homens é bom nem falar seu nome no axé?
obrigado abraçao forte axé baba
Nascimento, esta energia, pode nos proporcionar tudo de bom e ruim tbm.
São energias imprevisiveis e imprescindiveis.
Não tocamos em seu nome em vão.
Não cultuamos. (homens)
Fazemos o que nos é determinado em relação a este espirito.Através das mulheres inicadas em seu culto.
Homens não tem acesso ao seu culto, alguns cargos lhe dão permissão para oferecimento de ebó. (Oso)
Dentro de uma àse, não tocamos neste nome é tabu.
Ire o.
obrigado baba realmente é só com o tempo que aprendemos
a muito tempo escuto falar em osorongá
sao muitas historias e complexas
assim como os misterios
do banbuzal e outros
um abraçao bem forte
Ire o.
Com todo respeito peço a benção!
A pouco tempo conversando com uma amiga, nos surgiu o seguinte questionamento: “um (a) zelador (a) pode iniciar um (a) filho (a) do mesmo santo/qualidade que o dele/dela?
Obrigada pela atenção.
Asè!
Nadir, o mesmo òrìsá pode, a mesma qualidade o Candomblé não faz. Os mais velhos tem um entendimento perfeito desta questão. Geralmente uma pesoa da casa ira iniciar esta pessoa, desde que já esteja preparada.
Ire o.
Olá
Bom, faz já algum tempo que tenho pesquisado sobre os Orixás, e acabei me deparando com as Iyá Mi, e achei fascinante, no sentido mais puro da palavra, sei que é um culto restrito, cercado de muito respeito.Por isso também sei que não é muito, digamos, aconselhável perguntar sobre os fundamentos das Iyá-Mi.Contudo sou filha de Oxum, e não pude deixar de reparar, que existe uma relação entre elas, assim como com Iemanjá e Nanã. Sendo asssim eu gostaria de saber um pouco mais sobre essa ligação de Oxum com as Iyá Mi, de forma um pouquinho mais especifica, se alguém puder me responder, ficaria muito grata.
Axé!!!
Maira, todas as Iyàgbas tem participação neste culto.
Se vc quer saber um pouco mais pesquise sobre a sociedade Geledè, eu não falo sobre este assunto.
Apenas lhe digo que pouquissimas pessoas sabem onde estão mexendo quando se trata de invocar esta energia poderosissima e de um humor surpreendente.
Ire o.
axo muito interesante a vida delas, quero me aprofundar mais e saver tudo delas
Antonio, este culto é exclusivamente feminino.
Nós que conhecemos um pouquinho sobre estas senhoras, fingimos que não a conheçemos, entendeu?
Ire o.
Obrigada Da Ilha.
Axé!!!
engraçado lendo todas as perguntas e resposta,fiquei em uma duvida pode agradar yami oxoronga se pode como
Olá senhor Nelson sou um brujo espanhol talvés na sua tradição a Eleýe não pode ser cultuada por homens mas ela possui um sincretismo na brujeria que também é chamada de Hécate á “deusa dos mortos” que á cultuo em um altar dedicado á ela e não vejo problemas, porém quando trabalhamos com a morte temos que ter muita cautela.
Abs.
Rodrigo
Rodrigo, ter um sincretismo não avaliza os dois culto como simetricos.
O culto das Eléyès, difere e muito de qualquer alta magia praticada na Europa e USA.
Creio que são linguagens bem diferentes e o trato com a energia difere muito.
O Ocidente as tratam por Brujas, mas nós não a conhecemos com este nome.
Mo jùbá.
Obatala lhe cubra de bendiciones.
Irmãos e Babas,
Este texto nos põe um certo medo, (Risos), O misterio é garnde sobre as Iya-mi.
Por Favor me responda 3 Perguntinhas sobre esse texto:
1- tem algum mal falar o nome de Ejé e Iya-mi Osoronga?
2- Alguem pode ser de Iya-mi e se iniciar nela?
3- Por esses misterios, esses famosos poderes terriveis e assustadores. As Iya-mi podem estar associadas ao um culto mais obscuro e estilo magia negra da africa?
Aguardo as respostas.
Jonathan.
1 – Não é aconselhavel, se necessário for sempre fazemos reverências a elas, nos levantamos e tocamos o solo em sinal de respeito.
2 – Não ninguém é inicado nesta energia, visto que não é òrìsá. Mulheres se inciiam no culto como sacerdotizas, mas é uma iniciação muito diferente.
3 – Não existe magia negra, branca ou vermelha. Existe magia e vc faz o que desejar com suas palavras, as consequencias são suas. Iyà mi agbá, não são bruxa, as traduções ocidentais as deixaram com este adjetivo de muito mau gosto, elas estão ligadas a concepção, via sangue mestrual e o óvulo.
Ire o.
Babá Da Ilha, Adupé!
Este é um assunto bem grande, mas tirou minhas duvidas. é que tudo que lemos á respeito de Iya-mí Osoronga nos deixa com uma visão de medo (não sei se é palavra certa). Que tanto se fala dos poderes assustadores e que se faz perder a essencia positiva de Iya-mí, perde-se a conciencia da importancia da mesma dentro da religião de matriz africana.
Axé!!
Jonathan, vc não tem que ter medo. Òrúnmìlá nos diz que o medo é uma arma que aponta contra nosso peito.
Temos que ter respeito e saber onde é o nosso quadrado.
Ire o.
Babá Da ilha,
Sabias palavras, Quando se tem respeito o medo não existe!!
obrigado.
Da Ilha querido,
boa noite!
Qual a relação de Nanã com as Iá-Mi? E a relação com Exu?
Axé!
Bianca, todas as Iyàgbá fazem parte da ‘confraria’.Temos em Osun sua expoente dentro do culto e a participação dentro das demais.
Este é um culto muito fechado a homens e é tabu as mulheres abrirem informações sobre tal fundamento e não tenho problema nenhum em dizer que meu conhecimento bate na trave em muitos assuntos referentes a este culto.
As sacerdotizas inicadas em Osogbo, são poucas no Brasil e eu tenho o prazer de conviver com uma delas, porém, este assunto é tabu entre nós.
Quanto a Esù ele é o elemento de ligação entre a forças negativa e positivas do universo, seu transito é livre nos dois lados, sendo inclusive o responsavel em levar nossos ebós para apaziguar estas forças que existem para ‘atazanar’ a vida dos seres humanos.
O triunvirato Esù, Osorongá e Egun, se entrelação muito bem com as forças negativas do Cosmos que chamamos de Ajogun.
Em tese é isto, pois o assunto renderia páginas e páginas.
ire o.
Uma perguntinha simples, culturar Apaoká e a mesma coisa que culturar a saudosa grande mãe Iyami ou ambas são divindades diferentes?
Obrigada
Zeth,
Opaoká é uma divindade da natureza considerada para alguns como a mãe de Oxóssi e difere das Iyamis que são s pássaros da noite.
Axé
Tenho lido tudo que encontro a respeito das Yami, acho muito interessante esse assunto e gostei muito de tudo que li a respeito delas e respeito muito as força que elas representam. Minha curiosidade a respeito despertou através de um sonho, o qual sintetizando, uma mulher conversando comigo, dizia que eu tinha que conhecer mais sobre elas, depois se transformou em um passáro e voou, ai acordei. Conversei com um pai de Santo, de origem no Ketu, que conheci de maneira inesperada há alguns meses, e ficamos amigos, contei a ele meu sonho, e ele me explicou superficialmente sobre elas. Me alertou dos perigos e falou do respeito de todos aqueles que tem o conhecimento sobre elas. Continuo tendo sonhos.
Alguem pode dizer se há um significado para esses sonhos?
Não sou uma pessoa leiga, no que diz respeito a espiritualidade, pois sou Kardecista desde pequena, leio muito sobre o assunto. Tenho minha mediunidade desenvolvida, e trabalho em um centro. Mas até conhecer esse pai de Santo, não conhecia muito o Candomblé, tenho estudado essa religião, e conversado muito com ele a respeito, e na medido do possivel, ele me explica algumas coisas, é uma crença muito rica e antiga, cada vez mais me interesso por ela .
Que Deus abençoe a todos.
Déia
Déia,
Siga as orientações de seu amigo Pai de santo. Para conhecer sobre as Iyá mi, tem que se iniciar, tomar todas as obrigações, cumprir esse ciclo, ser de Oxun para arrumá-las.Pode ser um aviso para voc~e entra para o candomblé, já pensou?
Axé.
Olá, sou Ogan Léo d’Oxalá…. gostaria de saber se é possível uma filha de Oyá carregar tal orixá…
Obrigado
Ogan Léo d’Oxalá,
Somente as egbomis antigas de Oxun que tem carrego com as Iyamís e que podem arrumá-las, nenhuma iyabá deve se meter com elas.
Axé.
Sei que todas Iyabás participam desse culto as Iyamís tendo sua maior representante Oxum, mas nenhum outro orixá masculino se aproxima das Iyamís ou se quer reverência elas?
Fernando,
Existe um Odé que pode se aproximar e acompanhar o culto as iyamis.
Axé.
Obrigado, então só Odé se aproxima desse culto não é?
Fui olhar em outros posts e vi que Iroko também tem alguma afinidade com elas, é verdade?
Fernando,
Iroko evidentemente até por ser responsável pela moradas as Iyamís.
Axé.
Uma pequena duvida : toda Ajé faz parte de Iyamí ou nem toda Ajé necessariamente faz parte da imensa energia Iyamí?
Adupé
July,
Iyá mi quer dizer minha mãe, Osorongá é o pássaro mãe, feiticeira. Falamos Iyami por respeito, pois não devemos pronunciar seu nome. São 3 Iyamís.
Axé.
Boa tarde! Meu nome é Valquiria.
Eu queria saber o que ela gosta de agrado?
E se eu precisar dela , como faço, para fazer um pedido? tem algum ritual ? qual? Por favor …obrigado…
Aguardo respostas anciosa.
valquiria,
O o culto as Iyá mi Osorongá é reservado, seus rituais são feitos na calada da noite e somente por aqueles que tem a premissão para participar. Pessoas antigas dentro da religião e normalmente presididas pelas iyalorixás de Oxun. Existem pequenas agrados e oferendas que são feitos em decorrência de alguma obrigação que elas tenham que ser prestigiadas e saudadas. Para quem não conhece e só tem cuirosidade, advirto para nem mencionar seu nome e não se atraverem contra uma energia muito perigosa.
Axé.
Então , ela existe porém de verdade?
O nome dela , não pode ser chamado?
Obrigado . Fernando …
3 yamis ? quais as outras ?
valquiria,
É como se você estive-se entrando no 1º grau e desejasse saber sobre questões da formatura do 2º grau. Terá que vivenciar todo o primeiro grau primeiro para entender bem melhor o que estás perguntando. Elas existem ~e são cultuados mum outro estágio de aprendizado.
Axé.
Nelson bom dia!!
Gostaria de saber, se homem pode ser iniciado de
Oxum igimum? Pois se ela é relacionada as yá Mi, creio que
não pode. Mas se a pessoa já foi iniciado como proceder?
Axé.
Filipe,
Oxun Ijímu que tem seus enredos com as Iyamis não vem em cabeça de homens. Se a pessoa foi iniciada, certamente não foi esse energia de Oxun Ijímu que passou na iniciação, foi outra Oxun.
Axé.
Boa noiteee!
Gostaria de saber, se possível, se é verdade que as Senhoras possuem qualidades. Li algo sobre, tipo Ia-mi branca, preta, vermelha.. Cada uma com características que diferem da outra. Isso procede? Nunca tinha lido nada a respeito!
Obrigada, axé!
Bianca, não são qualidades.
São energias distintas.
Ire o.
Oii gente bom dia, uma pergunta Iyá Apaoká é uma das 7 árvores preferidas das Iyamís ou é tratada com uma divindade independente das Senhoras da noite?
Além de Odé Ajénipàpó existe algum outro Odé que esteja ligado as Iyamís?
Obrigadaa desde já
Eduarda,
Iyá Opaoká seria uma dinvidade que habita uma árvore (jaqueira), também é pousada dos pássaros da noite (iyamís). Iyá Opaoká é a verdadeira mãe de Oxóssi, é aos seus pés que se pode abrandá-las e fazer oferendas, está intimamente ligada a Oxún também.
Axé.
Eduardo,
É neste caminho que Odé se apresenta e, segundo as lendas, através de um ebó faz um um pacto com as Iyamís.
Axé,
oi eu sou maria da oxum e queria saber quais são as comidas que se arreia para as yami oxoronga.
AXÉ.
Maria é por que você gostaria de oferecer algo a elas?
Ire o.
e porque quem cuida delas sou e estou iniciando agora.
não quero saber com outras pessoas e sim especificamente com voçê.
AXÉ.
Maria, que enrascada.
Você está inicando e já cuidando desta energia?
Cuida como?
Quem foi a sacerdotiza que lhe inicou neste culto?
Somente iniciadas neste culto tem contato com elas.
Minha filha, faça um favor a você mesmo,pare com isto imediatamente, você pode estar cavando um fosso sem fundo.
Não alimentamos esta energia, nós a aplacamos. Somente através de ebó indicado por Òrúnmìlá podemos ter este contato (as pessoas responsavéis e do bem).
Quem lhe manda fazer isto não deve ser seu amigo(a).
Saia disto o mais rápido que puder, é o conselho que lhe dou.
Tem gente ouvindo o galo cantar e nem sabe o que é um galo.
Ire o.
ok, voçê não soube me responder mas eu sei das comidas so que eu queria saber de comidas diferentes, mas obrigada e boa noite.
maria,
Nenuma pessoa no mundo que não seja gabaritada e tenha muita experiência pode cuidar dessa Eleye.
Acho que você não sabe o que é Iyámi Osorongá (agô)
“Eleye com uma boca redonda.
Pássaro àtíòro que desce docemente.
(Eles se reúnem para beber o sangue) voa sobre o teto da casa.
(Passando da rua) colocou no mundo
(Come desde a cabeça, eles estão contentes).
(Come desde a cabeça, eles estão contentes)
colocou no mundo (Chora como uma criança mimada).
(Chora como uma criança mimada) colocou no mundo ajé.
Quando ajé veio ao mundo ela colocou no mundo três filhos.
Ela colocou no mundo “Vertigem”
Ela colocou no mundo “Troca e sorte”
Ela colocou no mundo “Esticou-se fortemente morrendo”.
Ela colocou no mundo estes três filhos.
Assim eles não têm plumas.
O pássaro akó lhes deu as plumas.
Nos tempos antigos, elas dizem que elas não gratificam o mal
No filho que tem o bem.
Eu sou vosso filho tendo o bem, não me gratificai o mal.
Vento secreto da Terra.
Vento secreto do além.
Sombra longa, grande pássaro que voa em todos os lugares.
Noz de coco de quatro olhos, proprietária de vinte ramos.
Obscuridade quarenta flechas (É difícil que o dia se torne noite).
Ela se torna pássaro olongo (que) sacode a cabeça.
Ela se torna pássaro untado de osùn muito vermelho.
Ela se torna pássaro, se torna irmã caçula da árvore akòko.
(A coroa sobe na cabeça) segredo de Ìdo.
A rã se esconde em um lugar fresco.
Mata sem dividir, fama da noite.
Ela voa abertamente para entrar na cidade.
Vai à vontade, anda à vontade, anda suavemente para entrar no mercado.
(Faz as coisas de acordo com sua própria vontade).
Elegante pássaro que voa no sentido invertido de barriga para cima.
Ele tem o bico pontudo como a conta esuwu.
Ele tem as pernas como as contas sègi.
Ele come a carne das pessoas começando pela cabeça.
Ele come desde o fígado até o coração.
O grande caçador.
Ele come desde o estômago até a vesícula biliar.
Ele não dá o frango para ninguém criar, mas ele toma o carneiro para junto aqui.
Maria te desejo toda sorte do mundo.
Ire o.
Olá!!! muito bom as informações aqui..
tenho a curiosidade sobre as Iyamins, toda sexta ascendo uma vela amarela e vermelha de mel para elas na terra, exeto na lua nova( porque é para maldade) pois me passaram estas informações.. gostaria de saber mais sobre o seu fundamento sou de ogum oniré.. mas não sou feita em nada.. que mais posso saber delas fora os texto que tanto venho lendo.. e não acho elas tão perigosas assim.. vc pode me indiar um site com mais informações.. parece que as pessoas não querem passar mais nada a não ser a historia de medo e reverencia….
Ogum,
Sim, é isso mesmo, temos muito respeito pelas Iyá Osorongá, o seu culto é restrito e o pouco que eu sei me levou a entender como é importante falarmos muito pouco sobre elas. Essa oferenda que você faz, com certeza não é para as iyamis e advirto para ter cuidado em acender velas na diretamente na terra.
Axé.
Ola Nelson,
Sou Juliana,
Sou folha de Oxum, e t que vc tem falado e a mas pura verdade, as Pessoas nao entende que as Iyá-mi, que nos escolhe, eu nao sabia que elas existiao, ate um dia fui escolhida, Não tem resposta p tanta pergunta…..
É a Magia…..
Juliana, as mulheres pertencentes a este culto não são escolhidas elas nascem com o dom, descobrem e se calam.
Este é um momento ímpar e secreto, não digo que seja o seu caso, depois desta descoberta vem a inicação ao culto, mas isto é outra história…
Uma Àjè nunca se revela.
Ire o.
Eu sei disso ….
Eu sou sim uma escolhida desde o ventre, entende, haaaaaaa
Eu nao fala com ninguem so estou falando aquim pos ninguem sabe qum sou eu , e estou vendo muitas coisas erradas, mas td bem, deixa pra la, como vc disse vou me calar, nao tenho nada ha ver com isso, Tenho a ver com minha historia, que por sinal e muito bela e encantadora e magica,
Mojubare…..
Isso e ser uma Iya-mi e ter simplicidade e ter magia…..
Sou feito e tomei meu odú egê a 1 ano e tenho casa aberta, tive desentendimento com meu babalorixá e sai da casa sendo q tenho todos os orisás mas não tenho babaegum assento, sonho com essa cobrança direto, e ja vi em Ifá q tenho q assenta-lo, mas tenho medo de fazer esse assentamento, e ja me disseram q eu posso fazer, sou de odé com oya e tomei obrigação em opo afonjá, queria q se pudessem me esclarecer qual procedencia tomar… agradeço
guto,
Concordo que até tenhas que arrumar Baba Egun da sua casa, porém, você não pode fazer, terá que chamar alguém que entenda e arrume para você.
Axé.
Uma pergunta : um homem que tenha por exemplo Oxum Ijímu como juntó ou seja de Odé Onipapo que é ligado também as Eleyés não está mais proximo a elas embora o mesmo não cultue tal entidade?
Boa noite e feliz 2013!
marinho,
Acho quase impossível (para não dizer impossível) um homem ser de Ijimú!
Axé.
motumba meu velho o sr poderia me ajudar a minha esposa esta querendo assentar as mulheres passaras nos ja somos iniciados com mais de 16 anos de orisas mas como homen nao meche com elas eu estava vendo o modo certo para ela assentar pois na net vemos muitas besteira e por isso eu estou recorrendo al sr pois me parece q o mesmo tem o conheçimento certo sob este assunto
carlos,
Aprendi no meu Axé e minha raiz que as pessoas de Oxun e com obrigação de 21 anos é que podem “arrumar” a Iya mi-Osoronga.São fundamentos de forun-íntimo das casas de Tradição no candomblé.
Axé.
Sou de oxum tenho cinco anos de santo sou herdeira do axe de meu pai carnal ele faleceu tem nove anos tem um ano que junto com meu pai estou tocando a casa dele e ele disse que por eu ser de oxum tenho que arrumar as senhoras aqui em casa tenho um pouco de conhecimento pq no meu pai sou a unica de oxum pois cuido delas e das oferendas na minha casa tambem faço oferendas a elas mas queria sou opiniao sera que eu deveria esperar mais ou arrumar logo so que eu nao tenho sete anos……………………..obrigada
Fabi,
Aguarde a sua obrigação de 7 anos, de tudo a Oxun e seus Orixás, tome seu posto e no futuro arrume as Iyámi conforme autorização de Orunmilá.
Axé.
As Oxuns ligadas as Senhoras da noite podem ser juntó de homem?
E elas poderiam “eventualmente” vir na cabeça deles se necessario?
Carmem o Candomblé não aceita este tipo de iniciação na cabeça de homem.
Segunda òrìsà não virá na cabeça do Elégun dentro do Ketu.
Ire o.
boa noite,gostaria de saber se a orixa oba tem alguma ligaçaõ com as yas e qual seria obrigada…
Boa tarde,
Eu tive um sonho “muito real”! Sonhei com uma enorme jaqueira, com raizes enormes e plena de frutos de jacas. Este sonho teria algum fundamento com as “Senhoras” , caso nao, com qual Orixa este sonho teria fundamento!, Grato, AXé
Dioni somente o jogo poderá lhe dar qualquer certeza sobre este sonho.
Ire o.
Eu li agora mesmo, no “post” Iroko o Vosso esclarecimento. Grato, Axè
Olá,
Há algum tempo frequentei um terreiro de candomblé, porém nao foi a melhor das minhas experiencias. Creio que participei de muitos rituais e magias sem saber o que estava fazendo. Já ha algum tempo algumas coisas tem mudado muito em minha vida e disseram-me que as Yás estao quiziladas comigo. Gostaria de saber o que significa isso e como eu faço para desquizila-las.
Sheila uma das máximas de nossa religião é: Não pule no rio se você não sabe nadar.
Uma situação muito complicada é ouvir as pessoas falarem que: “Me disseram isto, me disseram aquilo e etc.
Quem fala este tipo de bobagem, tem que dizer o por que de tanta precisão na identificação do problema, tem muita gente achando muito coisa e encontrado muitos problemas por causa deste ‘achismo’.
Quando temos duvidas em nossas vidas, recorremos ao oráculo, o instrumento deixado por Òrúnmìlá para que possamos nos orientar e buscar orientação divina.
Não se deixe levar por conversas sem fundamentos.
Ire o.
Olá,
Onde eu posso encontrar este oráculo por favor? É o jogo de búzios? Tenho algum receio de ir em algum lugar que eu nao possa confiar de novo!
Vc disse que falar sobre esta “quizila” é uma besteira grande, mas confesso que fiquei receosa por ter ouvido isso.
Se existir mesmo, no que pode me afetar?!
Obrigada
Sheila o oráculo é o jogo divinatório.
Tentarei lhe ajudar, ok.
Ire o.
o que meus Ẹ̀gbọ́n tem a dizer disso?
O Bàbálórìsà Adesiná Síkírù Sàlámì, tendo sido iniciado em Ifá-Orúnmìlà, Ìyámi Òsòròngà, Egúngún e por ai vai…
ele é homem e é iniciado em Ìyámi Òsòròngà e também inicia mulheres e HOMENS…
As mulheres pertencentes ao grupo de devotos das Iyami são chamadas Ìyá-Agbà ou Ìya Aiyé (Mães do Universo, Mães Anciãs ou Veneráveis Mães Anciãs); os homens são chamados de Òsó (Bruxo, Feiticeiro). Ambos ficam atribuídos do poder de manipular o destino humano através de rituais de consagração.
A aquisição do poder das Iyami ocorre pelo nascimento, por herança e pela iniciação.
O Babá King, filho de uma importante linhagem real, nasceu na cidade de Abéòkúta, no Estado de Ògún, na Nigéria. Sacerdote iorubá há décadas merece um mínimo de credibilidade?
eu sinceramente me senti perdido, acreditar em quem? zeladores brasileiros? ou zeladores/zeladoras nigerianos?
tudo isso é movido a dinheiro?
acho que no mínimo esse homem deu a cara a tapa em dizer que é iniciado em Ìyámi.
agora eu quero saber dos meus mais velhos o ponto de vista de vocês, principalmente do Da Ilha que em resposta a mim, citou o nome de Síkírù Sàlámì o que me fez ir saber quem era ele e acabei por descobrir que tenho um livro e um CD com o titulo
“Candomblé – Cânticos dos Orixás na África” por Sikiru Sàlámi
qual o ponto de vista de vocês?
me desculpe qualquer coisa, tentei ao máximo não parece ignorante e longe de mim afrontar algum de vocês
Até mais ! Ó dàbọ !!!
Gabriel a lei do equilíbrio está dentro de Ifá.
No culto das Eléye precisamos da presença do homem, no culto de Egungun precisamos da presença das mulheres.
Sikiru não inicia mulheres neste culto de ìyà mi Agbà, quem inicia são as sacerdotisas do Tempo que ele mantém em S. Paulo.
Movido a dinheiro é muito pesado, não acha?
Quanto custa o seu trabalho profissional?
Quanto custa o trabalho de uma pessoa que investiu tempo, neurônios, viagens e etc., para poder lhe oferecer o melhor em fundamentos, explicações e àse?
Este conceito de “de graça”, caridade e etc., foi colocado, muito bem colocado, pela Umbanda.
Porém, eu lhe pergunto: O eu farei após lhe dar um ebó e para me limpar preciso fazer outro ebó, tão ou mais caro que o seu?
E se este ebó tiver que ser feito por uma pessoa mais velha que eu?
E se eu também tiver que pagar para poder usufruir dos conhecimentos e àse desta pessoa?
Eu tenho que ser caridoso com você, concordo, e quem será caridoso comigo?
O dinheiro que adentra este mundo pelo Odù Òsé méjì, para nós é uma divindade que deve ser tratada como tal, neste versículo de Osé méjì, o dinheiro mata todas as divindades (òrìsà), restando apenas Òrúnmìlá que soube manipular sua energia.
Portanto dinheiro é sagrado, deve ser tratado como tal e faz parte da energia que se desenvolve dentro de um ebó.
Não se faz ebó sem dinheiro, faz parte da magia, isto requer estudo e entendimento. Não se pode usar apenas o coração para avaliar o papel do dinheiro.
Este livro que você cita sobre Salami, com certeza é um dos muito que foram pirateados na web, quem devidamente pega 50,00 e deposita na conta do autor da obra. Isto seria caridade, caráter ou reconhecimento ao direito de propriedade?
Devemos parar e pensar, tenho um texto que fala sobre o poder das palavras.
Pense nisto.
Ire o.
em algum momento falei de caridade? falei de umbanda? o senhor entendeu minha colocação? quer saber esquece!!! to falando “A” e o senhor ta falando “B”
Vou ser bem claro e objetivo.;
agradeço a resposta dada em 5 linhas e as outras 28 linhas que fiquem dedicadas aos caridosos, que trabalha na base do venha a nós vosso reino nada.
sem mais
boa sorte! Ire o!
Omode Gabriel você fala de Sikiru e depois emprega a frase:
Tudo isso por dinheiro?
Eu lhe mostrei que não é o dinheiro, é o sacrifício que se faz para poder atingir certos objetivos.
Não vamos jogar o assunto para o lado do mecenas, quando falo de caridade (pratico as minhas também), digo que no culto de òrìsà não tem caridade, tem sacrifício, você paga pelo que recebe, seja de um jeito ($) ou de outro (trabalho em prol do Ilè Àse).
Não fique na defensiva, se a resposta que lhe dei não lhe serviu, volte ao assunto e peça esclarecimentos que possam elevar o nível da deliberação.
Quando falei sobre o livro do Áwo que foi pirateado, estou defendendo o direito a propriedade e não lhe atirando pedras, e o comentário não foi em sua direção.
Quanto a você entender que ele foi iniciado no culto das senhoras pássaros, creio ter havido alguma confusão, ser um Osò, não quer dizer ser um bruxo, a palavra é mal traduzida pelo inglês.
Este cargo é direcionado a magia, a manipulação de energias e uso de vários itens que levam uma pessoa a se tornar apto a curas espirituais, físicas e outras mais. Este cargo nasce dentro do Odù Osá méjì, juntamente com ‘elas’.
Deixe o rompante dos filhos de Odé de lado, aproveite este ímpeto e o direcione para coisas mais elevadas, conheço o sangue dos filhos de Odé (sou um deles).
Abraços e volte sempre.
Odé mata se ooooooooooooooo
Quando disse “tudo isso movido a dinheiro” foi porque no meu intendimento homem não se inicia neste culto, e no site dele, na bibliografia dele, diz que ele é iniciado e também no site diz que os devotos, no meu intendimento que já foram iniciados, são chamados de Òsó, a tradução Bruxo, Feiticeiro foi retirada do site dele…
já que no meu entendimento homem não se inicia neste culto por qual motivo ele se diz iniciado? para atrair homens para fazer o curso que o mesmo deixa a disposição, somente por dinheiro e deixar de lado o fato de ser um culto de exclusividade feminina, foi neste sentido que escrevi “tudo isso movido a dinheiro” eu estava desconfiado, já tenho o pé atras com tudo e todos imagina como eu fiquei com essa confusão toda dentro da minha cabeça.
Era neste sentido que queria uma colocação sua e que já foi respondida o senhor mesmo escreveu “No culto das Eléye precisamos da presença do homem”.
Algum tempo atras vi uma postagem do senhor sobre o Odu Ogbe meji (Ejionile) que falava da importância do sacrifício e isso eu absorvi pra mim como aprendizado.
Não sei o porque mas a opinião do senhor pra mim tem peso e como eu fiquei fascinado pelo trabalho de Síkírù queria uma posição sua, só isso, qualquer jovem de 24 anos como eu, cheio de ânsia por conhecimento, que se dedica no minimo 2 horas por dia para estudar a religião, ao se deparar com o site deste homem fica fascinado, é tanta coisa que “ele” se propõe a ensinar que nem sei por onde começar e o bem da verdade prefiro pagar um curso dele do que esperar anos para receber meia informação de graça.
sinto que eu tenho que lhe pedir desculpa, me desculpa?
obrigado
Ire o
Oke Aro. Òbàrà ire.
Mas saiba, nada é de graça, nem eles e nem os que foram ‘lá’ estão muito afim de passar ensinamentos gratuitamente.
Eu particularmente acho estes cursos muito caros, porém, não coloco preço no trabalho das pessoas.
Afinal quanto custa o saber?
Meu seminário de Orí, com alimentação (café manhã, lanche, almoço e lanche de encerramento), apostila de 70 páginas a um custo de xxx,00, as custas de 5 anos de pesquisa sobre o assunto, tem o sinônimo de caro e é algo que vai lhe dar embasamento para o resto da vida sobre um assunto primordial dentro do culto.
Portanto…O que é caro?
O que é sacrifício?
O maior problema é a qualidade do que você vai aprender e o que vão lhe ensinar, tudo ou somente partes do tudo?
Sabemos que não devemos profanar o segredo, porém, mesmo assim pessoas despreparadas dizem que ensinam fundamentos e ensinam coisas erradas e outras pessoas sonegam informação afirmando não poder profanar segredo.
É difícil, é muito difícil, colocar ou dar peso a uma informação/saber.
Busque! A sabedoria está pairando no ar e nas pessoas certas em quem confiar.
Ire aikú, Odé mata se.
Boa Tarde da Ilha.
Somente para ficar claro, sempre li aqui no site que homens não estariam autorizados a mexer ( Cuidar ) dessas energias das Senhoras da Noite, que é exclusividade das mulheres, entendo a dúvida do irmão acima, como entender um homem se anunciar iniciado por tal energia ? acho que esse foi o ponto central da pergunta.
Axé.
Garcia depois de alguns arranhões conseguimos acertar as horas.
Realmente você toca no ponto central, eu não conheço o Culto da Senhoras do Pássaros, poucos homens conhecem.
Portanto ser iniciado no culto tem ressalvas, afinal de contas, Osá méjì traz os dois ao mundo (Osò e Eléyé) e os dois estão inseridos (ela é a dona) no culto.
Inserido no culto não fala de participação ativa, não fala de participar de suas reuniões e dos resultados destas reuniões.
Eu não quero nem saber o que eles estão fazendo neste culto, eu posso lhe dizer que lá eu não vou, não fui chamado, respeito e manter esta distancia para quem conhece este poder é fundamental.
Osetura diz:
Devemos, todos os homens, nos ajoelhar para as mulheres.
Eu me ajoelho sempre e agradeço por elas terem útero e me colocarem no mundo através dele.
Ìbà Yèyé.
Ori,Ori Ori Ori ooooooooooooooooooo.
Aladekoju eborá Iyà mi.
Ire o.
Ola, boa tarde.
Estou cansada de CASAS onde nao se leva a serio o Candomblé. Onde já se viu uma mãe de santo se deixar levar por um filho de santo? Como uma pessoa dessa que por a mao no meu Ori?
Tudo que mais quero é uma casa de respeito e seriedade para eu poder cuidar do meu povo, me dedicar a espiritualidade.
Desculpe pelo desabafo, mas me senti a vontade para faze-lo.
Sou do Rio de Janeiro.
Caroline o que seria de nosso coração se não fossem os desabafos.
Infelizmente em qualquer religião vemos isso, entre os judeus, entre os evangélicos, entre nós e entre os católicos.
O que fazer?
Buscar a nossa história, nossa verdade, o Odù Osa’túra diz que Otitò é a verdade e a verdade provém da Fonte e a fonte é Olódúmarè.
Portanto minha filha, você está coberta pelas escrituras sagradas a dizer a verdade, com educação, mas diga a verdade.
Se está errado, converse, fale, pondere e não deixe de tomar decisões, afinal de contas estamos falando de sua vida.
Òrúnmìlá diz que coloca um leigo de bom coração e honesto no lugar do maior dos sábios sem caráter.
Aquele que não sabe fazer ebó, com certeza será amparado pelas divindades (Epá Egungun).
Carol se precisar de uma boa indicação, aconselho a casa de Baba Fernando.
Minha casa faz Isese, Culto Tradicional e nem todos gostam ou sabem o que é.
Ire o.
Olá! Vocês falaram que quem tem Oxum deve cultuar Iyami Oxorongá após um bom tempo de iniciado (claro que as mulheres). Eu não tenho Oxum no meu Orí, tenho no meu ajuntó. Continuo com esse “direito”?
Boa tarde!!! Primeiramente; o senhor Nelson Souza é um Obá de IFÁ de Barra Mansa; já falecido?Gostaria de saber também; qual o fundamento de Eleyé; com filhas de Soba sendo ela uma velha feiticeira… que traz com ela um Oxalá novo; Nanã; Uma Iemanja nova; Oxum e Inhasan…E sobre o IFÁ… O que séria “Senhora de IFÁ” ?Onde fica a roça de IFÁ de vcs em Barra Mansa?Muito Obrigada; estou realmente ansiosa por essas respostas… Dependendo de qual for; contarei o por que… e sei que entenderam minhas perguntas! Um forte abraço; fico grata desde de já pela atenção.
Gabriela este culto está dentro da Tradição e dentro da Tradição você não se inicia, iniciam você, ou seja, tem que estar no seu caminho, sendo de Osun ou não.
Qualquer òrìsà feminino pode ter seu Elégun iniciado dentro deste culto.
Porém, isto tem vários poréns (sic).
Somente mulheres de òrìsà feminino podem adentrar ao culto.
Ire o.
Carla eu não entendi o que é um Obà de Ifá.
Aqui no blog não damos fundamentos, fundamento se aprende no tempo de òrìsà e dentro do Ilè Àse.
A única senhora de Ifá que eu conheço, por ser tratada com muito respeito são as Apetebi e as Ìyànífá.
Não somos de Barra Mansa.
Ire o.
Boa noite a todos!
Sou um umbandista mas tive que fazer um bori e deu tudo certo até começar ter perseguições da mãe de santo…enfim…
fui em um jogo de Búzios de uma mãe de santo de Ketu e a mesma informou que ei estava sofrendo mtas perseguições e me orientou pegar nove ovos e escrever o nome desse povo todo e por sal grosso, tudo dentro de uma Cabaca . Apesar de ser filho de Oxum, não sou iniciado no santo então me orientou a pedir a uma mulher por essa cabaca em uma arvore seca, com uma vela e chamar as yamis. Esse feitiço seria para esse povo que me deseja mal me esquecer, não para fazer mal. Como não conheço mto bem sobre as yamins peco que me orientem sobre esse trabalho. Obrigado. Felipe.
Felipe desconsidere este ebo.
Não faça, não mexa e não de credito a esta senhora, ela esta lhe jogando dentro de uma panela fervente.
Homem não mexe com esta energia.
Ire o.
Cecília
Li a observação do Fernando sobre acender velas diretamente na terra, me desculpe mas gostaria de saber mais sobre isso, Isto é se for possivel pois costumo fazer isto e agora fiquei preocupada.
Ceicília o Fernando tem uma ensinamento e uma forma de ver esta questão, quando ele retornar ele com certeza irá lhe dar uma explicação.
Ire o.
Sou filha de Oxum, deu no meu jogo que uma vez no ano devo agradar as eleiyes, mas depois do que li vou procurar conhecer melhor.
Axe
Julye eu se fosse você colocaria os dois pés atrás. Uma energia dessas não pode ser invocada desta forma. Falaram no jogo que deveria oferecer, fazer sei lá o que e etc…
Não se iluda, são energias poderosíssimas e deve-se ter muito cuidado e gente especializada para invoca-las.
Cuidado.
Ire
sr. da ilha, é possível uma pessoa ser iniciada para o orixá Dadá Ajaká (é o mesmo que bayiani?) atualmente?
João é uma ‘qualidade de Sàngó’, portanto…
Ire
Boa tarde, eu joguei opele recentemente e descobri que “carrego” uma iyá de branco (que eu sou uma bruxa), ouvi dizer que há as iyas de vermelho e as de preto. Gostaria de saber se essa informação procede, pois sobre as Iyas só consegui informações sobre a Osorongá. Obrigada.
Mayara mantenha este assunto em segredo.
Se você é uma Ajé isto deve ser conversado entre você e seu sacerdote.
Quanto a Ajé branca, isto foi visto na amarração do ìbò.
Porém, devemos ter calma na analise, branco para quem tem e na hora de atacar ou defender de que cor Ela fica?
Contenha a inquietação e o segredo(rs).
Quanto as cores, está correta a informação.
Ire
Sr. da Ilha,
Gostaria de fazer uma pergunta que não está relacionada ao texto.
Porque que muitas vezes, na consulta aos búzios aparece que a pessoa tem determinado santo e depois, na feitura, outro orixá se manifesta? como é possível?
Pergunto porque tenho uma amigo que era filho de Oxóssi/Odé e que no momento da feitura veio Ossain…
Eu por exemplo sou filha de oxum, tenho intuição muito forte, tenho até medo pq muitas coisas que penso e falo já me aconteceram…
Obrigada.
Sr Luciane,
Gostaria de esclarecer alguns pontos que julgo relevantes:
O jogo de búzios é limitado a visualização de 16 odus meji ( odus principais). Esse oráculo embora muito utilizado no Candomblé, não é capaz de buscar informações mais precisas sobre a constituição espiritual do seres humanos. Somente o jogo de Opelê ou Ikins pode determinar exatamente qual é o seu orishá de apoio e suporte nessa vida. Não existe o que muitos falam ” Ogum está brigando com Oxalá pela sua cabeça. Isso é uma invenção. Não acredite nisso!! É pura mentira!! Lembrando que toda mentira que é repetida várias vezes acaba tornando-se verdade. Precisamos ter muito cuidado com isso. Quanto a mudança de orishá durante a iniciação, somente quem pode mudar é Ifá. Ele é o único com sabedoria que irá indicar o melhor orishá para te dar suporte nessa vida. Irê ooooo
Walter concordo com você, porém, os meerildilogun pode falar muito mais coisas que temos ouvido por ai.
A investigação minuciosa se faz através de um Áwo, porém, os búzios em outorga divina e resolve muita coisa, como o Obi também resolve.
Quanto a mudar òrìsà, está informação eu não concordo, apenas posso dizer que Ifá vai desvendar o véu que oculta a informação, ele não vai mudar o òrìsà do abìyan. Vi neste mês de novembro dois casos clássicos ligado a esta mudança no dia da iniciação.
No mais, você está coberto de razão.
Ire
Luciane estes são os mistérios da religião.
Passei por este problema na família e nada foi surpresa para nós.
Muitas vezes o òrìsà leva o iniciante até o pilão e o entrega ao seu verdadeiro Olori.
Ire
da ilha, queria contar mais um fato q aconteceu comigo. na faculdade onde estudo tem um bambuzal, sempre que passo por ele saúdo oya, pois soube que essa é a morada dela. certa vez a noite, quando passei repeti o gesto e uma coruja passou por mim e foi para o bambuzal. no candomble á coruja tem algum significado?
Mauricio tem sim.
Deixe o bambuzal quetinho, temos um morador dentro deste local que não é muito chegado a ‘educação’ no trato com humanos.
A coruja tem muito a ver com nosso culto.
Ire
Da Ilha,
Obrigado pela resposta. Existem vários oráculos não só nas religiões de matriz africana mas em inúmeras religiões. O que aprendi com o meu Babalawo é que o jogo de búzios não é binário , logo, não conseguimos enxergar os demais 240 odus, já que tais odus são formados com 2 pernas de odus diferentes. Numa conversa com outro Babalawo, porém do seguimento cubano , este me afirmou que conseguia acessar os 256 odus manipulando os búzios. Poucos sabem que quando os negros aportaram em Cuba, levaram apenas 14 odus principais. Com o tempo, criaram uma técnica a qual inseriram os 2 odus faltantes. Pelo que sei é que o jogo de búzios atinge somente 5 dias antes e 5 dias depois e dentro do Ilê Ifá é jogado pela esposa do Babalawo quando este último estiver ausente com a função de investigar a vida do consulente de forma superficial. Discordar , argumentar, são essenciais para o aprofundamento da discussão, desde que seja de forma respeitosa , coerente , e sem imposição, até mesmo porque não somos os donos da verdade. Há algum tempo abordei este tema com o meu Babalawo e tive a seguinte resposta: – ” Ifá pode determinar a mudança de orishá para um iniciado desde que o orishá de apoio e suporte na vida não seja compatível com as necessidades do iniciado num determinado momento.
Fica com Deus !!
Irê
Walter você está certíssimo na questões dos búzios.
Eu diria que o búzios são mais imediatista que esses cinco dias, como costumamos falar: É para ontem.
O que este Áwo falou para você está correto, porém, deve ter uma ressalva.
Qual energia vai ser colocada para dentro?
Por que será colocada?
Por que falamos de momento se nosso dever é perseguir o destino traçado no òrun?
Por que mudar um òrìsà, se na composição de forças que irão se somar ao Orí, está o òrìsà e o Odù determinado na confecção do destino do ser humano em questão?
Eu junto aos meus mais velhos, vi casos em que a composição seria explosiva Odù + òrìsà e Òrúnmìlá aconselhou outro òrìsà, porém o òrìsà, não iniciado, foi montado e agregado ao seu portifólio de igbà.
São visões diferentes e divergentes dentro do Ifá cubano e Ifá nigeriano.
Fica o esclarecimento que minha escola vem de meu Oluwo iniciado em Ode Remo, Ogun State, Nigéria, pelo Áràbà Adesanya, falecido a pouco tempo.
Trocar ideias e aprumar conhecimentos é ótimo, pois, a razão e a verdade estão dentro de Òsá’túrá que diz:
Orunmila diz, o que é a verdade?
Eu pergunto, o que é a verdade?
A verdade é aquilo que não se esgota, a rocha sólida no fundo do rio, a verdade é otito.
A verdade vem da Fonte.
A fonte se chama Olódùmarè.
Ire baba
Orunmila gbe wa o.
Seus argumentos são muito bons e me fizeram repensar no assunto. Vou pesquisar mais sobre o tema e, em seguida, trago mais dados….rss.
Ashé e bom fim de semana!!
Walter vamos encontrar estas questões discutidas dentro da nossa cosmogonia, dentro de Orí, dentro de Ofun, Ogunda e Osa.
Veja aqui no blog:
https://ocandomble.wordpress.com/2013/12/20/destino-e-energias-positivas/#comment-109832
Ire
Sr. da Ilha…uma curiosidade….
li nos comentários acima algo referente a 5 dias antes e 5 dias depois…oq seria exatamente essas datas?
Os búzios podem me orientar sobre algum acontecimento futuro ou não é possível uma resposta?
Obrigada e desculpe a ignorância.
Luciane
Luciane os búzios tem informação de vida curta.
Saiu um ebo no jogo, corre pra fazer e assim deve ser com suas orientações.
Que é diferente de fazer uma previsão em sua vida.
As coisas neste jogo são muito dinâmicas.
Ire
Sr. da Ilha, agradeço pela informação.
Como o Sr. disse, não é possível fazer uma previsão na vida do consulente, confesso que fiquei um pouco confusa…afinal, muitos de nós recorre ao oráculo, justamente para ter respostas não somente do que ocorre no presente, mas também buscamos respostas para o futuro, não é mesmo?
Desde a escolha de uma profissão, saber se devo fazer determinadas escolhas que podem afetar meu futuro, se devo investir em determinado negócio..em determinado relacionamento…
O que o Sr. me diria a respeito destas dúvidas que todos temos e muitas vezes recorremos ao jogo em busca de ajuda…
Obrigada novamente.
Luciane.
Luciane o que você relata nada mais é que Destino.
Aquilo que devemos perseguir, alinhar nossa vida ao destino traçado.
isto é por demais importante.
Pois é a partir do destino traçado que evoluímos, através de nossas escolhas traçadas e cumpridas subimos na escada espiritual.
Por isso dizemos: Seu destino é importantíssimo.
Então… Estar no negócio certo, com a pessoa certa, com a casa correta, com os filhos e etc… São formas de conseguir cumprir com o planejado e aliviar sua carga para a próxima vida (para quem acredita).
Este é um trabalho investigativo que o sacerdote deve estar apto e treinado a fazer.
Não é algo para um curioso ou pessoas que recebem Espirito Santo de Orelha (pessoas que dizem ouvir coisas e não confirmam (no jogo) nada do que foi soprado ao seu ouvido, começam a falar besteiras e se sentem o próprio Olódùmarè).
Sua colocação é pertinente e corretíssima.
ire
babá, li seu comentario acima “Eu junto aos meus mais velhos, vi casos em que a composição seria explosiva Odù + òrìsà e Òrúnmìlá aconselhou outro òrìsà, porém o òrìsà, não iniciado, foi montado e agregado ao seu portifólio de igbà. e fiquei com uma duvida e queria saber sua opinião:
o senhor acha que uma pessoa regida por obará e filha de oxóssi (mais especificamente isewe), configura uma combinação “explosiva” como o senhor diz? nesse caso é comum iniciar a pessoa para este orixá mesmo ou assenta-lo e iniciar para outro indicado pelo oraculo?
desculpe tantas perguntas, mas é que esse assunto de odu é algo que me deixa bastante curiosa
Manuela eu não vejo nada de explosivo nesta situação.
Òbàrà e outro Odù trazem as informações dos Odè ou muitos deles.
Este Odé em especial não tem nada de explosivo, é sim, muito minuciosa sua iniciação.
Toda iniciação é perigos e meticulosa, porém, uns são mais e outros menos.
Depende também do conhecimento do sacerdote, quem sabe mais, aprofunda mais e etc….
Ire
Sr. da Ilha,
Agradeço por suas palavras. Que Olorun coloque em nossos caminhos, sacerdotes e pessoas iluminadas, que possas nos orientar nesta jornada que é a vida.
Grande Abraço.
Luciane.
Por favor, não conheço alguém que possa me dar informações. Uma entidade de minha mãe, disse-me que tenho ligação com as Yia-mi. Podem me dizer se elas tem o pepel de mensageiras? Vi um pássaro escuro em casa, e me senti muito bem. Poderia ser uma manifestação delas?
Ligia que entidade é esta?
Somente Òrúnmìlá sabe a respeito deste assunto este assunto.
Para ter um ‘vinculo’ com esta energia “perigosissima’ por sinal, é feita a iniciação no culto. Tudo dentro do mais absoluto sigilo, tudo fica em segredo, pois uma Ajé não se revela.
Portanto não se deixe levar por comentários aleatórios, das duas uma:
Ou você é escolhida por elas, o oráculo informa e tem certos Odù que trazem esta mensagem.
Ou você recebe o ‘poder Ajé’ como se fossse uma herança e isto é feito na primeira infância.
Creio que mais eu não posso falar, por não conhecer o culto, sou homem, e por não profanar informações que não me pertencem.
Ire
Só as Yiá-mi-eleyé podem cultuar devidamente as Yami. Um babalorixá veio dizer que as feituras em meu axé não são válidas porque não se realizou os fundamentos de Yami, de Egun, etc.. Como vão cultuar Yami lá em casa se o meu babalorixá até pelo seu sexo não compete este assunto, não tem nenhuma filha de Osun com 21 anos arriados e com iniciação em Osogbo ou na Bahia, e qual relação teria de yàwó, que deve ser feito com fundamentos de Orisà que por si só bastam a um pai de santo? Por que tentam algumas pessoas novas de santo, receberam deká ontem, a nos assombrar e tentar nos colocar minhocas na cuca? Gostaria que Da Ilha falasse um pouco sobre isto a fim de clarear as minhas ideias.
Dofono qualquer movimento nesta direção vai precisar de uma sacerdotisa, um Osò ou um Bàbáláwo em último caso, as iniciações dentro do culto tradicional, passam por esta via, passam pelo culto a ancestralidade e ao ancestre (Égungun).
Com certeza, sua iniciação passou por Égun, quanto a elas não deve ter passado.
Porém no Odù Osetura recebemos a ordem de não fazer nada sem dar ciência a Òsún, com certeza sua iniciação teve algo com Òsún, sendo ela a chefe do culto da senhoras, recebeu as devidas reverências.
Um Osò e uma iniciada neste culto não se apresenta e poucos sabem da sua iniciação.
Tem gente que caiu do galho, para-quedas ou do alto de um precipício e está se achando o dono de alguma coisa.
Internet não forma nenhum Olori, ou Babalawo.
É gente que quer aparecer.
Se você perguntar a ele o que é Ipese, ele vai correr para o Google.
Ire
ola a todos eu carrego esta orixa comigo e ja sofri muito com ela por nao saber intente la algum tempo atraz tinha medo ate de entrar no quarto pra dormir ja ki ela vinha e mi levava aos lugares mais lindos e muito asustado no outro dia esse sonhos era real voltava cheia de ematomas e cortes entidia nada msm trabalhando a 30 anos na umbanda branca sabia das energia misteriosa ki o carregava so nao sabia de onde vinha precisei mudar de templo pra essa energia começar atrabalhar sou filha de ogum guerreiro e de mae oba pedi ki me mostrase o caminho fui parar num culto africano da umbanda mais ainda nao intendo o prque se eu sou filha dela porque me machucava qual era o objetivo porque acontecia isso se for de intereçe gostaria de estar falando com alguem por tefone ainda preciso de ajuda gostaria de intender isso meu baba acha ki vou ter ki esperar a hora certa mais qual e a hora certa vc poderia ou tem como me explicar ki meus orixa o proteja a todos aq por favor aguardo retorno.
Cristina veja seu email.
ire
por favor reciso de ajuda com urgencia, tenho 59 nos, fui feita á+ de 30 anos com um pa de sto maravilhoso, tto que eu não acredtava em nada dessas coisas e ele abaixo de”deus” salo minha vida pois estava internada em um hospital cada vez emagrecendo mais e ninguém e nenhum exame dizai o que eu tinha,ele era de omulu com nana, fui a primeira filha de sto dele, ele fez tudo sem cobrar uma moeda, efim fiquei curada, depois de algum tempo ele
veio a falecer,tirei a mao com outro pai de sto e agora o toda enrolada se saida e sem prespectiva nenhuma,pois fui procurar candomble so´achei coisas horriveis, eu era muito bem casada 32 anos, meu marido foi embora do nada e té hj estou em depressão,sinto dores na perna esquerda, fiz todos os tratamentos e ninguem sabe o que é,ja joguei buzios e cada um fala uma coisa diferente, mais eu pedi muito e tive um sonho e falaram que tudo o que estou passando é feitiço, e é mesmo pois axei até coisas debaixo do colchão e enfim tenho certeza ser feitiço, por favor me ajude, não tem mais sentido a vida pra mim……por favor….obs.: achei esse site por acaso mais sei tbém que não existe acaso….
Sara fico triste em ver que sua situação está muito complicada.
Nosso blog faz orientação e dá explicação sobre algumas questões.
O que se deve fazer:
Procurar alguém que entenda de jogo, não pode ser curioso.
Abrir o Odù e desvendar o que está escondido sobre sua vida.
Fora este caminho, o resto será apenas suposição, perda de tempo e dinheiro.
Ire
Gostei muito do texto referente as Iyá-Mi. Gostaria de saber se no Brasil existem culto desse orixá e se existe algum filho feito no mesmo ??? Como podemos descobrir que carregamos as Iyá-Mis ?
Bj
Pamella algumas casas de culto Tradicional fazem iniciações dentro do culto das Eléyé (Proprietária do Pássaro).
A casa de meu sacerdote faz a iniciação desde que você tenha caminho dentro do Culto, não são todos que podem fazer.
Os homens se iniciam em Osò e as mulheres no culto delas.
Porém, somente os iniciados de òrìsà podem adentrar a esta iniciação (masc. e fem.).
Ser iniciado no Culto das senhoras da noite, não quer dizer que ela passa a incorporar e etc.
Eléyé não tem filhos, como se fosse um òrìsà.
O caminho para saber o que você deseja é através do oráculo. Porém, eu acho que você deveria jogar com pessoas que tem conhecimento sobre o culto e saibam que isto é sério demais, que é muito perigoso, que a linha entre vida e morte é muito tênue.
Eu não aconselho ninguém a mexer com aquilo que está quieto.
Ire
Regina
Boa noite, Sr Da Ilha Sua bençao! Tenho uma casa de umbanda e procuro uma casa de candomble, para dar as devidas obrigaçoes, tendo em vista as cobraças de orixa.
Tenho motivos para achar que estou com alguns problemas de mediunidade ligados as eléyes.
Gostaria muito de conhecer, a casa do seu sacerdote para obter mais conhecimento quanto ao culto das eléyé. O conhecimento a principio é no sentido de me proteger, tendo em vista o alto grau de perigo lançado pelas mesmas quando contrariadas.
Regina veja seu email.
ire
Boa Noite… Gostaria de um esclarecimento, pois nao sou iniciada na religiao, e certo dia me senti muito mal numa casa, onde aconteceu varias coisas com meu corpo , onde eu via tudo, mas nao controlava nada. Depois fui informada que veio uma pombo gira e depois varios eguns. Depois de td resulvido uma entidade me aconselhou que eu colocasse abaixo de uma arvore frondosa 7 tipos de frutas vermelhas e no fundo o nome do meu marido ja falecido e oferecesse a Yasmi Oshoronga (nao sei se e assim que se escreve. Mas como curiosa que sou fui ler sobre o assunto, e peco gentilemente que me orientem se devou ou nao faze-lo
Cilene está pessoa que falou isso (entidade não falaria uma asneira deste tamanho), nem sabe do que está falando.
Não vou lhe dar armas para rebater o que esta insana lhe disse para fazer.
Pule esta parte, fique com a sensação gostosa da energia que passeou pelo seu corpo e continue sua vida normalmente.
Esqueça este assunto e nem comente com ninguém.
São energias poderosas, irascíveis e não devem ser perturbadas.
Ire
Sr. Da Ilha,
Estou aqui imensamente grata a vossa atencao que me foi dada.
Muitisso Agradecida pela orientacao.
Um forte abraco
Àse Cilene.
ire
oi eu sou de oxum , quando tomei meu odum ita sonhei com meu bara e as Iya mi , muitos falam ke devevia te feito algum , keria a resposta do senhor , pq me parecer entender muito sobre elas ,sou de Jeje marhim
Garrafa tudo pode ter um por que.
Porém, uma coisa é certa, homem não se inicia para elas.
Pode ser que um ebó fosse o caso, mas, ebó para estas energias somente em casos excepcionais.
Muito difícil ficar mexendo com elas.
Casos de doenças, ligadas ao estomago, são os mais previsíveis.
Quanto a Èsù, somente o jogo poderá lhe mostrar alguma coisa.
Tenha uma conversa com seu sacerdote sobre o assunto, ele é a pessoa mais indicada para lhe aconselhar.
ire
Boa noite, Gostaria de saber se filhas de yemanjá mesmo com seu ciclo completo (21 anos) não podem assentar as yas… Ou cultuá-las, mesmo tendo uma yemanjá que tem forte ligação com oxum??
Axé todas as Iyagba participam do culto das Senhoras da Noite.
Se você tem que montar uma, somente o oráculo pode afirmar.
Ire
Olá, algumas dúvidas. Vou averiguar tudo com o Awo, só gostaria da opinião de vocês também.
Segundo o Opele eu preciso me iniciar para alguns orixá e para Ifá. Eu não me identifico muito com o candomblé. Eu posso cultuar orixá dentro da tradição de Ifa?
Segundo o Opele (e os búzios que já consultei também) eu tenho Oxum e uma ligação com Iyami, elas sempre falam nos meus jogos (e sonhos). Tenho que fazer ebó para elas me ajudarem num questão de Odu que está negativado. Só isso, o Awo não falou nada de iniciação pra elas. Daí me pergunto se fazer um ebó, mesmo sendo homem, é normal? E quem vai ministrar o ebó, que imagino ser o Awo, também é procedimento normal?
Não sei se fui claro. Minha dúvida é se por eu ser homem há problema em fazer ebó para elas, se essa ligação que o Opele, os búzios e sonhos indicam é algo a ser temido ou é só deixar quieto e cuidar quando requerido por elas no Opele.
E também perguntei se um Awo homem fazer o ebó para as mães é um procedimento normal.
Valeu, gente
ola da ilha querido , tenho uma grande duvida … muitos falam que eu carrego as senhoras do tal nome yami ..
mas não é confortante para mim . dizem que pelo meu odu ja diz
como acho que o senhor tem muito conhecimento aqui deicho minha data de nascimento 19]06]1991 aguardo uma resposta bjs axé
Luiz é uma coisa perigosa. Um Áwo pode ter acesso a elas sim.
Na minha casa isto é feito pelas mulheres, sempre.
Felizmente temos sacerdotisas iniciadas no culto.
Quanto a um homem sem preparo algum, cheio de boa vontade e etc…
O meu conselho é: Não vá!
Se não houver determinação, não vá.
Ire
Luiz você pode cultuar Ifá e òrìsà sem problemas.
O restante está de acordo, desde que o Áwo faça o ebó.
Ire
O meu orixa e as yamis amo meu santo mais……….
O meu orixa e as yamis amo meu santo mais preciso agora de ajuda a coruja mim peseque Te no trab
LUAna quem deve ver essas coisas para você é sua sacerdotisa.
Não podemos indicar, falar ou tentar adivinhar algo que não temos conhecimento.
Ire
Nelson. Vou começar a falar sobre as oshorongá. Sei muito bem que esse culto é só restrito para mulheres. Sou filho da oxum legítimo. Inclusive meu odu é 5.mas n entendo o pq q essas mulheres me aparecem no sonho… inclusive isso não é coisa da minha cabeça não. Pq eu já sonhava com elas e eu nem sabia qm era elas na verdade. Daí um dia eu vi um amigo meu publicando no Facebook sobre elas… daí fiquei com mais medo ainda… n sei pq ela vem nos meus sonhos. N sei se é por causa da oxum…. e as vezes ela passa na casa da vizinha dando os pio dela. Queria uma explicação se possível.
Savio,
As pessoas de Oxun tem muita ligação com as iyami, e vocês devem fazer oferendas para elas sempre quando for tomar obrigação.
Axé.
É verdade que as Iyami são cobradoras kármicas? Outra pergunta: o que dizer a respeito de alguém que tem ossa meji em todos os odus?
Priscila,
Não é verdade, pois não existe karma no candomblé. Sobre Osá mejí, o olhador tem que saber desdobrar o odú para entender a caída, pois, se não souber vai ficar igual cachorro correndo atrás do rabo.
Axé.
fui iniciada em angola bate folha,a qualidade de minha oxum é abalo e o zelador fez um ritual para as yamins, MAS li nos comentarios angola nao cultua as yamins e agora fiquei sem entender se nao cultua porque fez o ritual .por favor alguem me ajudar respondendo.obrigada mukuiu
Deisinha eu também não entendi.
Somente ele pode lhe responder.
Tem muita gente lendo, atirando no que está vendo e acertando fora do alvo.
Ire
Motumbá, gostaria de saber se o senhor tem um ensinamento sobre as yamins. Poi sou yalorixá da nação Ketú e me foi designado cultuá- lás.Sou de Onira tenho 23 anos de santo . 14 anos de santo pago. Por favor me ajude!
Jane, quer um conselho?
Saia da internet para procurar este tipo de assunto, vc só vai achar gente que acha que sabe e não sabe nada.
Ire
Jane,
Colaborando com o Da Ilha, diria que o respeito a grande mãe é tão grande que não podemos tratar deste assunto com profundidade aqui no blog. Não se cultua propriamente dito, no máximo se arruma e faz-se reverências e oferendas de acordo com cada liturgia.
Estes versos é uma das referências:
“Mãe toda poderosa, mãe do pássaro da noite (…)
Grande mãe com quem não ousamos coabitar
Grande mãe cujo corpo não ousamos olhar
Mãe de belezas secretas
Mãe que esvazia a taça
Que fala grosso como homem,
Grande, muito grande mãe no topo da árvore iroko,
Mãe que sobe alto e olha para a terra
Mãe que mata o marido mas dele tem pena”
Axé.
Gostei de saber,meu odu e odi,e ela está neste odu,gostei muito de saber,obrigada.
Caro Nelson ja passei por Alguns Jogos e foi me dito que que sou Filho de Uma Oxum que nao se faz em Cabeça masculina essa Oxum teria Ligação com Alguma dessas SAenhoras?
Luis,
Não procede essa informação, com certeza seu verdadeiro Orixá se apresentará na sua iniciação, antes disso, Oxun deve estar apenas trazendo informações em seu jogo.
Axé.
Boa noite!!..
Ha tempos atrás foi feito um ritual em minga pessoa, pedindo proteção.. acho q esta na hora de repetir..não sri como fazer o que eferecer..
Lembro de algunas coisas colocada na panela de barro…
Se puder resp desde ja agradeço!..
Gleice,
O correto seria você fazer um jogo de búzios para saber se pode repetir o ritual ou tenha que fazer outras oferendas.
Axé.
Olá Baba boa noite.
Sou filha de Oxaguian com Oxum, as Yamis sempre me chamaram atenção, mas tenho um certo receio. Como na casa que freqüento o baba não cultua elas, Poderia me esclarecer uma dúvida por gentileza ?
Uma mulher que tem um orixá homem de frente ( no meu caso Guian), poderia por ventura, ter Yamim ?
Grata, muito ase.
Nádia o Culto é feminino. Independe do òrìsà que guia a mulher. Assim é dentro do Culto Tradicional.
Se o seu caminho (destino) diz que você deve se iniciar no culto ou algo parecido, sem problemas.
Ire
Nádia,
Podemos fazer oferendas as Iyamís independente do Orixá para qual somos iniciados, porém, ter Iyamí arrumada é outra história, normalmente as grandes egbons Iyabás de Oxun tem essa prerrogativa. Culto restrito e de extremos respeito.
Axé.
Da Ilha ou Baba Fernando
Sobre os Egun-Esa de uma casa de Orixá. Os Masculinos podem ter seus Ibás individuais e os femininos só podem ser louvados de forma coletiva através de Oxoronga ou podem tambem serem individualizados? Estou falando de Esá de lesse-orixa e não de Egungun. E aí?
Rafaela os culto de Egun feminino está dentro do coletivo.
O culto masculino é individualizado.
Eu não tenha casa de Esa e Eégúngún.
Temos casa de Eégúngún e todos os rituais são feitos ali.
Quanto a parte feminina, eu não sei, não quero saber (rindo), quem cuida disso são as mulheres (no caso minha esposa), prefiro manter minha distância muito respeitosa.
Ire
Da Ilha
Com todo respeito. Talvez você “não queira saber” pois você é Babalawo e é iniciado por outro homem, ou foi iniciado por uma Iyapetebi, não né? não é o caso dos Zeladores de Orixás, que por ventura, podem ter sido iniciados por uma Iyalorixa e acredite que no Axexê, no Ipadé essas Iyás-agba são referendadas não? E aí entrega-se isso na mão do poder feminino e os Iyawos homens não tem acesso ao culto de suas matriarcas iniciadoras? Só se lembra delas no Ipadé? E em casa que não se tem Oxoronga então não se tem Esa feminino? Isso que queria saber. Louva-se somente no Ipadé? Ou existe iba-esa-feminino? E se fosse uma parente sua? Você também iria “não querer saber”? É mais que uma questão religiosa, isto envolve questões de Genero.
Rafaela não sou Áwo, sou ọmọ Ifá e sacerdote junto com minha esposa do Ilè Ase Ogboni Ojúmifẹfẹ.
Todo Babalawo é iniciado por um Oluwo (raramente um babalawo inicia outro babalawo), Apètèbí é apenas a esposa do Babalawo, não tem nenhuma autoridade no culto de Ifá.
Ire
Abímbólá (1997 pag. 90) cita “um rei ou uma rainha para ser reverenciado como òrìsà deve primeiramente ser cultuada como eègún” e vai além: na cidade de Ogbomoso temos o Egúngún Oyá (e traz um fotografia da mesma).
Famule (2005, pag. 73) “o espírito dos mortos que tem seus filhos na terra, não os abandona, visitando-lhes regularmente para ajudar a enfrentar seus problemas” o que inclui segundo ele avós, avôs, bisávós, tios entre outros.
Aida Johnson (1921, pag. 149) “xango estava agora possuido pelo desejo de fazer um ato de piedade filial. Ele desejava fazer um culto na tumba de sua mãe morta, mas ele não sabia seu nome, pois quando ela morreu ele ainda era um bebê”
eu tive um sonho, sem nem conhecer essa energia. 3 mulheres me perguntando se aceitava ser sacerdotisa de Ya-mi. No sonho eu aceitava mas fui pesquisar sobre elas e tenho medo.
além disso não sou rodante, sou ekede suspensa. no meu jogo cai sempre oxum e oxaguiã, mas ainda nada definido, eles estão “brigando” pela minha cabeça.
será que o sonho tem alguma coisa a ver ou é só coincidência.
medrosa,
Mito provavelmente você seja de Oxun.
Axé.
Olá , amei o post e me interessei muito … bem em janeiro completo 1 ano de iniciada Sou ekedi e filha de oxum… fui catulada raspada e adoxada … sou da nação ketu .. minha duvida : Eu sendo nova de iniciação sendo ekedi posso fazer algum agrado as iya-mi ?? sempre me encantei pelas iya-mi…. as iya-mi podem ajudar em qe parte de nossas vidas??
Ekedji,
Interessante no seu axé rasparem ekedi e colocar adôxu, esse ritual é de iyawo. Toda pessoa da Oxun deve aprender a cuidar e fazer oferendas as Iyamís, espero que no memento certo e de acordo com suas obrigações, seu zelador tomará as devidas providências. É um culto mais restrito que requer muita retidão, só recorremos a elas na precisão.
Axé.
Motumbá pai Fernando,gostaria de saber se o peixe atum é ewó.Desde já agradeço sua resposta.
Claudinei,
Eu sinceramente não sei, já ouvi dizer que é ewó de Oxalá, eu por isso não como.
Axé.
Preciso muito de ajuda. Estou passando por uma fase dificil na minha vida em todos os sentidos. Mas hj tive um sonho nitido que eu precisava dar 9 presentes para oxum e que eu pedisse as bruxas dela. Por favor preciso de orientacao.
Tatiana,
Seu sonho está sem pé e sem cabeça, não se pode presentear Oxun no caminho de egun e muito menos de bruxas. Isso revela que você está desorientada, precisando cuidar de sua cabeça e apaziguar o seu íntimo, procure um bom zelador para ver seus caminhos e lhe ajudar.
Axé.
Boa noite a todos,faz poucos dias que ouvi falar das yiami pela primeira vez ,foi por acaso num video do you tube,mas o que me chamou atenção sobre o assunto foi o fato do simbolo delas ser a coruja,toda vez que vou fazer uma mironga na volta encontro alguma coruja que dá rasantes na minha cabeça e fica gritando,ou quando estou com alguém tipo o“santo não bateu´´passaros ficam dando esse rasante em mim e na pessoa.Sou da opará e de megê,tenho uma ligação muito forte com meu povo da esquerda,que cuido com todo amor do mundo e sempre pensei que esses passaros fossem algum sinal deles mas nunca perguntei ,o que vcs acham isso tem á ver com exu de quem sou muito chegada ou com as yiami que conheci agora.Tem outras histórinhas com passaros mas o texto ia ficar muito longo.bjs obrigada
Bianca,
Sem dúvidas que a coruja é um pássaro da noite ligada as Iyamí e aos Orixás ligados a elas.
Axé.
Eu carrego yamim osoronga e gostaria de cultuala porque sei uê ela me cobra cono fazer estou sem casa se babalorixá. Para me ajuda
Kátia,
Esse divindade não pode ser cultuado sem que você frequente uma boa casa que conheça e entenda desse culto, que você seja iniciada, seja uma egbomi e com obrigações em dia e depende até das ligações do seu Orixá.
Axé.
olá, já perdi dois bebês, e não sei a causae nem os médicos, um pai de santo, me incentivou á fazer uma oferenda para esse orixá,osorongá, posso fazer isso mesmo, para conseguir meu bebê?
Ivonny,
Esse pai de santo abriu um jogo de búzios para você para te passar essa informação? caso não tenha jogado, não faça. Volte a se consultar com seu médico e esgote as possíveis causas.
Axé.
Ontem a noite enquanto meu caozinho estava sendo levado para o hospital e todas as coisas de minha casa caindo aos nosso pés e quebrando, meu marido foi ate a sacada de nosso apto no 14 andar, ele viu um passaro preto enorme.Eu ouvi da sala as asas batendo e vi o vulto pois a luz estava acesa , o pássaro bateu as asas, bateu na parede e voou.Quero salientar q tanto meu marido como eu possuimos o odu (Ossá) eu na placenta ele como estrela.
devo tomar providencias?
Suely,
De forma alguma, a energia passou e se foi.
Axé.
Olá a todos, primeiro quero parabenizar a todos pela maravilhosa página de axé que aqui tem. Já ouvi dizer que, pessoas homossexuais e filhos de Osún, podem cuidar de Iyamí Osorongá. Isso procede? Ou somente podem reverenciá-las em seus rituais, pois até porque, se não me engano na nigéria, já vi homens nos rituais de Iyamí. Desde já, agradeço a todos e Axé!
Rodrigo,
Eu aprendi a agradar e fazer oferendas as Iyamís, aprendi a recorrer as iyamis na precisão, aprendi que Oxun é quem intercede e apazígua, aprendi que as Iyamis podem ser arrumadas obedecendo os preceitos que lhe são conferidos e que somente as iyalorixás de Oxun com devido tempo de iniciação podem configurar Osorongá, falar com elas, serem suas intercessoras.
Muitos arrumam Iyamis indiscriminadamente, como receita de bôlo, afinal, existem muitos tipos de feiticeiras pelos ares da noite querendo uma árvore para morar. Todo cuidado é pouco, aconselho sempre a não se aventurarem e não tentar entender aquilo que ainda não estamos preparados para ver e principalmente saber, pois talvez nunca tenhamos que participar desse dimensão tão obscura e perigosa.
Axé.
sr Fernando, o sr fala que “afinal, existem muitos tipos de feiticeiras pelos ares da noite querendo uma árvore para morar”. Poderia falar ,ais sobre isso? fiquei curioso…
Paulo,
É uma metáfora!
Axé.
sr fernando, sou péssimo para metáforas…kkkkkk
mas acho que o que o sr quis dizer é que uma pessoa desinformada e/ou sem o devido conhecimento, poderá estar invocando uma outra energia pensando ser a de iya mi. será que acertei????
Paulo,
Acertou em cheio!
Axé.
Pai Paulo de oxaguiâ muito obrigada pela resposta, já é a segunda vez que ele aparece em minha vida.
Se entendi ao certo, foi positiva a situação.Axé!
Suely, (pai Fernando)
Foi positiva!
Axé,
Bom dia! Gostaria de saber se há, em SPaulo /capital um terreiro com assentamento das Yamim Oxorongá!Gratidão_/!\_
Katia,
Talvez a Casa de Pai Cido de Oxun, procure no google o endereço dele.
Axé.
Perdão pai Frnando de oxaguiâpela minha falta de atenção em lhe chamar de outro nome.Obrigada por sua resposta.Mas mesmo que seja e pareça uma maluca , o passaro hj de madrugada estava de novo na minha varanda, não sei o que pensar pois eu estava c dores no corpo e de repente elas pararam mas eu gritei muito com medo pois era muito grande.Peço desculpas em pertuba-lo com este assunto de novo.Muito obrigada, sou uma pessoa que trabalha c energias, tenho amor imenso pelo candomble, umbanda ,pelas religiões africanas em geral e as estudo.Será que isto é parte da minha imaginação, era tão real tão real.Axé acho que irei procura-lo para uma consulta assim q puder.
Suely,
Talvez o melhor era abrir um jogo para termos certeza.
Axé.
mucuiu Da Ilha. quando fui feita, o zelador veio a falecer, surgiram boatos que ele era de dandalunda e a desprezou, adotando outro orixa, daí surgiu os comentarios que ele foi castigado. e que meu inquice é das aguas doces. uma iamy. que a forca dela é tao poderosa que o matou.antes de ser feita outras ialorixas nao queriam mim pegar para fazer, diziam que estavam metendo mao em cumbuca. eu nao entendia. mas diziam que era para mim cuidar e ser feita. como posso saber que realmente pertenco a este orixa? e como cultua-lo?
Jussara dentro da Angola não existe culto de Iyaami. Você precisa buscar um conselho com nosso moderador de Angola, Euandilu.
Ele poderá lhe direcionar e inclusive indicar alguém de confiança dentro do culto de Angola.
Basta fazer a pergunta em qualquer texto publicado por ele, basta clikar em sua foto.
Ire
Mehy Yconí!
Sou indígena, e temos culto de Maní que é exatamente idêntico ao culto de Yía.
Noto que algumas características adquiridas durante a iniciação pelo corpo das sacerdotisas são idênticas as nossas, tanto a quantidade quanto os locais de incisão.
Mas lendo todas as perguntas e respostas algumas questões ainda me estão em aberto pois quero uma opinião de fora (espero que entenda a minha linha de raciocínio) :
Uma mulher que não seja pertencente ao candomble pode ser iniciada no culto?
Uma mulher com sendo do Orixà masculino pode ser iniciada no culto?
Mesmo sendo indígena, tenho interesse em aprender, pois nós costumamos herdar este posto, segundo a hierarquia das minhas 3 grandes mães (Tataravó, bisavó e avó) que estão vivas e são Maní (Yía) me incentivam a procurar entender o culto de fora.
Consultei Ifà e fiquei impressionada como o jogo reconhece o posto sem necessidade de afirmação.
Desde já agradeço pelas informações, espero não ser arrogante em perguntar.
Niamisü lhes saudem.
Yokana a questão não é o Candomblé, é sobre destino. Se a pessoa tem em seu destino se iniciar para o orisa e descobre isso no decorrer de sua vida, ela pode decidir se iniciar ou não (sua vontade é soberana).
Não olhamos a questão do gênero, todos somos iguais na quesito iniciação, a energia que vai interagir com você não tem sexo. Isso é uma visão ocidental.
Espíritos são designados por força e magia.
Ifá ao reconhecer seu posto, está apenas aclarando algo que já existe, ou seja, você traz seu titulo desde o Òrún (Céu).
Você não foi arrogante, volte mais vezes.
Erinlè ki nba se o.
Mehi Yconi!
Eu agradeço imensamente pelas respostas! Me acresceu bastante!
Niamisü lhes Saudem!
Ola bom dia eu sou filha de oxum eu queria muito Iya_mi mais nao sei como fazer vc pode mi ajudar
Maria,
Essa liturgia é muito perigosa e de muita retidão, não se pode passar pela internet.
Axé.
Olá.. motumba aos mais velhos e mais novos, gostaria de saber se dentro da casa de candomblé existe um cargo designado para alguém cuidar das iyamins assim como existe para baba egun, e se sim qual seria o nome dado a quem cuida delas?
cibelle,
Existe sim, este cargo é normalmente ligado as pessoas de Oxun e aprovado pelas iyamís.
Axé.
Sobre o tema aqui abordado é real. E diante de tal venho aqui sanar uma dúvida.
Na casa que fui iniciado existia toda reverência a senhora dos pássaros da noite, até mesmo sua árvore de cultuo.
Porém após anos a Yalorixa da casa tomou sua obrigação,”já dada “.diga se de passagem com outra pessoa. E refez várias questões ritualística na casa, mas o da senhora fora deixado no esquecimento. A pessoa atual responsável, disse não precisar continua cultuar tal divindade. Más a realidade é que ele não possuía tal conhecimento. Após 09 meses a Yalorixa da casa foi se encontrar com os braços de Olodumare. E assim a casa hoje não mais existe. O erro partiu da Yalorixa ou de seu novo babalorixa ??!
Fica a pergunta, assim como permanecerá uma eterna saudade de um Yle que tínhamos todos ali, como uma família.
Sem mais.
Mutumba asé.
Filho,
O erro foi da Iyalorixá sem dúvida, ao escolher alguém que não tinha conhecimento necessário para cultuar as Iyamís e ao deixá-las de lado não percebeu o caminho que acabara de escolher.
Axé.
Boa noite.
Mutumba.
Antes de tudo quero agradecer pelo retorno a mim,Baba Fernando D’Osogyian.
Mas infelizmente a Yalorixa não tivera muita opção, tendo em vista que este senhor era sua navalha.
Ou seja ela após anos estando com outro zelador, regressou a sua navalha. Por obediência de seu orixá. Que por sinal chsma-se Nanan.
Não irei aqui explanar o caminho deste orixá, pois o senhor o conhece. E infelizmente o axexe da Yalorixa saiu por cobranças dos filhos,yaos e egbomys do Yle. Pois este senhor (Baba) ,mesmo sendo quem encantou esta mesma Nanan, havia dito em reunião que não se fazia necessário. Como a Yalorixa com cargo e casa aberta,com baba plantado, com yaos e egbomys na casa, além de fundamentos desta senhora da noite,com omolu, oya igbale na casa,sendo estes orixás de yaos. ..além de obrigações de tempos feitas. .Enfim, não ter axexe!? Julgando os yaos do Yle de oléyas! !?
Diante dos fatos digo baba Osogyian ela não teve escolha. Consequência? ?!
Yle não existe mais. Cada um seguiu outros caminhos.
Triste o que leva a ganância de um “babalorixa ” por $$$$$.
Att.
Mutumba asé o.
Perdão, esqueci de mencionar no meu último post, que foi realizado o axexe e com tudo que tinha se direito. Nós egbomys e yaos da casa fizemos questão. Em seguida todo o ritual que pede para tal,no sentido que diz aos nossos igbas orixá.
O asé aqui citado e que a 15 anos atrás fui iniciado é o de Ketu.
Sem mais.
Att.
Adupé.
Mutumba asé o.
Oi. Faz um tempo que toda noite ouço barulhos como gritos de mulher em desespero e quando abro minha janela ou vejo um pássaro negro ou o vulto dele. Isso começou quando eu e meu ex fomos fazer trilha nas dunas que tb tem uma floresta onde ninguém vai e achamos uma cabana no meio do nada com várias coisas estranhas tipo potes e ossos de animais. Logo que engravidei piorou eu passei a ver um pássaro negro gigante na frente da nossa antiga casa e cheguei a voltar pra casa da minha mãe e na minha primeira noite em casa depois que meu filho nasceu minha mãe disse que ouviu barulho na janela da sala e abriu a do quarto pra ver o que era e VIu um pássaro gigante preto tentando abrir a janela com o bico e que quando viu ela olhou pra ela e saiu voando . Fazia um tempo que eu parei de escuta lo mas hoje um pássaro bateu contra a janela da sala e tinha o mesmo grito horrível. Procurei por maldições e coisas assim . Achei pessoas dizendo ser bruxas e coisas assim mas não sei mais no que acreditar
Nisede não esgote os recursos da medicina, de jeito nenhum.
Meu conselho seria procurar um sacerdote perto de você e analisar essa questão de perto.
Qualquer palpite ou tentativa de decifrar o enigma é pura especulação.
Se você estiver por Rio ou S. Paulo podemos lhe indicar um bom sacerdote.
Ire
Em vídeos promovidos pelo atual Alaafin de Oyó (disponibilizados no You Tube e com tradução simultânea em português), diversos sacerdotes são entrevistados sobre diversos temas da religião tradicional yorubá.
Entre eles as Iyami e Iyámi Oxorongá, ao que é respondido que não existe um culto estabelecido para as mesmas, não existe elaboração de assentamentos e que muito menos não há iniciação para as mesmas.
Durante uma das entrevistas, é exibido um Igbá Odú, ao qual o sacerdote comenta e esclarece. Sendo categórico em afirmar não tratar-se de Iyami Oxorongá, mas sim de Odú, uma divindade feminina considerada esposa de Orunmilá.
Uma vez que Iyami Oxorongá tornou-se um modismo no Brasil, havendo livro de magia prática no culto de Iyami, confecção de assentamentos para a mesma e sobretudo notícias de iniciações. Gostaria que fosse comentado esse conflito de opiniões, pois acredito ser de grande importância para todos.
Manoel um belo tema.
Vamos começar citando o grande arabá de Osogbo que em seu livro, As Aventuras de Obatalá (Osalá), ele narra feitos por tribos, povos que cultuam essa divindade, Obatalá, e não tem nenhum problema em colocar bebida alcoólica em seu igbà, visto que o seu tabú é o emú (vinho de palma).
Isso nos dá uma pequena visão do que é certo ou errado para eles.
Como não oferecemos Carneiro a Oya, então podemos oferecer a ovelha?
Quem traiu Oya foi o carneiro a coitada da ovelha estava quietinha em seu canto.
Complicado?
Se Oyo tem esse trato com o culto das senhoras da noite, eu não posso afirmar nada, não vi, não tenho conhecimento e não vi o vídeo.
Poucos sabem que a própria Nigéria não tem padrão no trato do sagrado, seguem seus ritos milenares e não mudam, cada região com o seu modo operandis.
Quanto ao Igbà Odù (Assentamento de Iya Odù, direito que é dado somente aos babalawo, Oluwo e Arabà terem acesso para vê-lo) acho estranhíssimo essa filmagem, as iniciações de babalawo elegan não são permitidas a entrada no aposento de Iya Odù.
Isso é blasfêmia.
Dizer que não existe culto as senhoras, que não existe preceito, iniciação ou ritual é jogar fora milhares de anos de culto a divindade maior da religião.
Sabemos que as mais velhas tem o poder de passar essa magia para uma filha ou neta.
Agora me diga:
E os festivais que são realizados anualmente em homenagem a elas?
E o pote que os membros da sociedade recebem?
A Iya Osun da casa de meu sacerdote foi a Osogbo se iniciar no culto delas e é Erelu desse culto.
É muita manga para poucas bocas.
Não vou usar e não aconselho usar essa pesquisa como parâmetro, algumas regiões da Nigéria estão tão corrompidas que até iniciação para Osupa (Lua) estão fazendo.
Estão fazendo qualquer coisa por dinheiro, cobrando 50.000,00 dólares por uma iniciação meia boca em Ifá e por ai vai.
Temos que ter atenção e cuidado com as fontes, diversos nigerianos estão, aqui mesmo no Brasil, colocando a religião no esgoto.
Estão fazendo tudo por dinheiro, eu mesmo já socorri e ouvi dezenas de pessoas enroscadas com iniciação de Ifá, sm saber o que fazer com seu igbà Òrunmilà.
Se fosse dado o direito de se poder falar de Iyà Odù, muita gente não teria a petulância de tentar vender sapo como se fosse peixe.
Acredito que Abimbola tenha escrito alguma coisa a respeito, de forma muito rasa, porém, não me lembro do título desse trabalho.
O que sei e é muito pouco, não posso veicular, jamais poderei externar, pôs trata-se do maior fundamento de nossa religião, o Igbà Odù.
Leia esse belo trabalho de Verger:
https://orisaifa.blogspot.com.br/search?q=Etnografia+religiosa+
Aqui vemos um fragmento do ese Ifá do Odu Irete’Ogbe que narra o dialogo de Iyaami e Orunmilá:
Ele disse: Você Odù, qualquer tarefa sobre a qual você enviar esta ave, ele vai fazer.
Ele disse: Qualquer lugar que você enviar esta ave ela irá.
Ele disse: Se é para fazer mal ou bem.
Ele disse: Qualquer coisa que lhe apraz dizer-lhe para fazer, ela vai fazer.
Odù trouxe este pássaro a terra.
Odù tem dito que nenhuma outra pessoa será capaz de olhar para ela.
Ela disse que não deve ser encarada.
Se qualquer inimigo de Odù olha para ela,
Ela vai quebrar a seus olhos,
Com o poder dessa ave, ela cegará os olhos.
Se outro de seus pares, seus inimigos olhar na cabaça deste pássaro.
Aragamago, este pássaro, vai quebrar seus olhos.
Ela usou este pássaro.
Ela usou-o até chegar à casa de Ọrùnmìlà.
Ọrùnmìlà passou a consultar o seu Áwo.
O oráculo disse: Se nós ensinamos a inteligência a alguém, a sua inteligência será inteligente.
Se ensinarmos a estupidez de alguém, sua estupidez será estúpida.
O Bàbáláwo da casa de Ọrùnmìlà consultaram Ifá para saber o dia em que ele tomaria Odù como sua esposa.
Ire alaafia
Os vídeos a que me refiro foram promovidos pelo site, Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó. To preserve the Yoruba culture and religion.
Estando todos disponibilizados no You Tube, com tradução simultânea para o português, através da Dra. Paula Gomes. A qual recebeu o título honorário, de Embaixadora Cultural do Império de Oyó, dado a ela por sua majestade (Dr) Olayiwola Adeyemi III, atual Alaafin de Oyó, que inclusive esteve no Brasil acompanhado de grande comitiva.
Sobre a Dra Paula Gomes, podemos encontrar referências no blog http://orisabrasil.com.br, em Dra. Paula Gomes, a mulher que está ajudando a preservar os cultos dos orixás na Nigéria.
Sendo o vídeo que aborda questionamentos sobre Ìyámi Òsòròngà, tema que apresentei ao presente blog pode ser assistido em https://youtu.be/CLkz6lKVtxo.
Gente, sério que o pessoal ta procurando isso mesmo? um tempo atrás tive um problema de saúde inexplicável, e haja ebó viu? Meu sangue COAGULOU DENTRO DO MEU ABDÔMEN, situação raríssima, onde perdi um rim inclusive. Nenhum médico explica o fato até hoje, visto que não tenho qualquer patologia que cause hipercoagulação sanguínea, cheguei a fazer uma pesquisa genética completa.
Um amigo, sacerdote de Ifá, viu no jogo (ele jogou a distância, gratuitamente e de boa vontade) problema com Iyami. Honestamente, eu ME PELEI TODA DE MEDO. Procurei a sacerdotisa de Oxum mais próxima de mim, joguei e nada. Fiz mais dois jogos sem avisar o problema previamente e nada. O jogo indicou outra coisa, fiz meus bons ebós, foi ebó pra chuchu rsrsrs. Hoje estou ótima, e honestamente, não sairia atrás desse conhecimento a não ser pela mais absoluta necessidade.
Boa noite sou de Portugal pertenço a um terreiro de ketu onde foi feito o assentamento de laymi e tu fi asado no meu ventre e posto o assentamento agora o meu pai deu o cargo a uma irmã de santo que acabou de entrar eu gostaria de saber orque a minha vida deu uma volta tao grande que ate vontade tenho de sair do terreiro tudo me corre mal
Maria,
É um prerrogativa do zelador conceder um cargo a um filho, certamente com a autorização de Orunmilá e do próprio Orixá do zelador. Talvez existe algo reservado a você dentro da sua casa, pense nisso, mas, para qualquer dúvida converse com seu zelador.
Axé.
Pessoal achei esse estudo interessante. Não posso claro julgar o conteúdo pq nao estou apta. Um abração
Fernanda eu diria a você que não serve de referência. Um trabalho academico entrando na seara do culto mais importante da religião.
Não acredito, um ritual fincado em um Odù poderosíssimo, pura magia e magia pesada.
Quem não passou pela porta não pode dizer o que tem dentro da casa.
Sou iniciado em uma casa, onde a esposa do sacerdote é uma sacerdotisa desse culto iniciada em Osogbo, pela chefe do culto da cidade.
Não é fácil, não cabe em uma dissertação, muitas histórias erradas e mal contadas.
Em minha família tenho dois encaminhados nesse culto e nem tocamos nesse assunto.
No Odù Ìká’fún Ifá diz que somente podemos dar o que temos.
Se nós não podemos avalizar o conteúdo, não ajudemos a disseminar ensinamentos que não conhecemos.
Aqui vemos o 5º Mandamento:
Eles avisaram que, não deveriam mergulhar fundo, aqueles que ainda não soubessem nadar.
(O “saber” é fundamental para quem quer “fazer”. Para tanto, é necessário o “poder”, que só a iniciação pode outorgar).
Significado:
O sacerdote não pode proceder a liturgias para as quais não seja habilitado através do processo iniciático ou cuja prática desconheça ou domine apenas parcialmente. Interpretação:
O Bàbáláwo não deve ostentar uma sabedoria que na verdade não possua. Procurar saber não avilta, mas, pelo contrário, exalta o ser humano. O saber é condição básica para que se possa fazer.
Mensagem:
Tudo deve ser feito integralmente e com legitimidade total. Se houver dúvidas sobre algum procedimento, deve-se pesquisar profundamente sobre ele. Cabe ao sacerdote ensinar tudo o que sabe àqueles que o cercam e que nele confiam. A sonegação de ensinamentos corretos e completos implica na responsabilidade da prática de suicídio cultural. Da mesma forma, buscar orientação em quem sabe, nada tem de humilhante e enaltece tanto àquele que busca como ao que fornece a orientação. A verdadeira sabedoria consiste na consciência da própria ignorância. Só os tolos se exibem e sabem tudo! Sentença:
Deus não deu ao ignorante o direito de aprender sem antes tomar de quem sabe a obrigação de ensinar. (Da sabedoria oriental)
Ire
Da ilha, condordo com tudo que disse. Se me permite fazer uma observação, acho importante o estudo acadêmico, o resgistro histórico e de certa forma “ser dada a importância merecida” historicamente falando.
Acredito que o pecado, é quando se quer saber mais do que não deve (e talvez vender mais livros) e se tenta passar o sagrado para o livro sem nunca sequer ter tido contato verdadeiro com ele.
(Cade seu blog? Quase chorei hoje quando fui abrir e tava desativado rsrsrs)
DaIlha, vou fazer uma pergunta, um tanto quanto constrangida pois entendo perfeitamente que esse blog não deve servir como forma de consulta a leitores, ele é feito por sacerdotes voluntariamente e com certeza já da muito trabalho mantê-lo atualizado com tanto conteudo. Logo, compreenderei perfeitamente uma ausência de resposta para minha pergunta.
Há um ano atrás, na mesma época, meu sangue basicamente “coalhou como leite azedo” em meu abdomen. Foram atingidos meus rins, minha veia cava e ilíaca, enfim mil complicações UTI e desengano de médicos. Não foi a primeira experiência pertinho da morte. Fato é que fui já em jogos confirmada como abikú. Tenho pouqíssimo conhecimento disso. Na época um amigo querido a quem eu respeito imensamente jogou e disse que seriam problemas com Iyamí. Não tive muitas explicações e desde o início ele deixou bem claro que só joga para os próprios filhos, moro a mil km dele e não poderia frequentar sua casa.
Procurei a sacerdote de Oxum mais próxima de mim, no terreiro dela não tem esse culto, então fizemos o indicado no jogo dela, sendo ebós para Oxum. Realmente me recuperei. (Friso aqui que fiz mapeamento genético para detectar trombofilia, acompanhamento com vascular, nefrologista e hematologista, ficando absolutamente sem explicação meu mal).
Achei que estava tudo bem, até 7 dias atrás, quando com cólicas fui internada novamente. Cálculo renal sem histórico prévio nem na família, complicado por hidronefrose, agora infecção do trato urinário e rim. Estou grávida de 4 meses e isso dificulta bastante as coisas. Nesse drama inteiro consulto um babalawo, e novamente elas apareceram. Um amigo querido, babalorixá carioca, que joga para meu marido e pelo qual temos muito apreço nos disse que no entendimento dele uma grávida não as deve cultuar ou mexer com isso, mas como o caso é grave eu deveria procurar alguém mais apto a me informar nesse sentido.
Perdoem a extensão do texto e exposição de problemas particulares, se puder me orientar onde buscar e se posso fazer isso grávida será uma grande luz na escuridão em que estou nesse momento.
Perfeita colocação.
Ire
https://orisaifa.blogspot.com.br/
Fernanda em função da gravidez, sua pergunta foi para um outro local.
Pedi ajuda aos Universitários, pois, esse culto por ser feminino, eu não conheço.
Não mexo e nem me atrevo a fazer qualquer tipo de avaliação ou dar palpite.
Vamos aguardar e saber se pode ser postado em publico.
Ire
Tomei a liberdade de enviar um email, mil vezes obrigada pela resposta!
Podia ter aqueles coraçõezinhos igual do face pra eu colocar aqui rsrsrs
Fernanda, o amor universal sabe separar o joio do trigo.
Somente os conectados conseguem alcançar esse patamar.
Ire
Boa tarde.meu nome é Eliane de Oliveira Pereira.nasci dia 20/05/1969.ardor sem sorte no trabalho.sempre arrumou trabalho bons .agora estou em uma que a senhora me ondeia.mais eu preciso sou cuidadora de idosos.obrigada.
Eliane nem somos aquilo que as pessoas esperam da gente e muitas vezes não nos comportamos como as pessoas gostariam que nos comportássemos.
Esse jogo é difícil. Melhor de tudo e nos mantermos recatados, seguir as regras e a boca fechada.
Faça uma auto critica e veja onde vc possa estar errando ou passando da linha do bom senso.
Ire
Gente socorro, será que não iniciada faz mal em comer jaca? (Estou gravidinha)
Sonhei com jacas a noite toda, feira na rua com barracas apenas de jacas, jacas enormes, algumas partidas a meio exalando cheiro, com sementes imensas. Eram jacas e mais jacas, jaqueiras em volta. E agora segura a vontade dá grávida de sair correndo pra devorar uma jaca inteira rsrsrsrs
Fernanda para seu filho não nascer arrepiado como diza minha avó, como sua jaca a vontade.
Porém, lembre-se tudo que se come em excesso faz mal.
Jaca mole ou dura, bom proveito.
Ire
oi boa tarde gostaria de saber como faço pra me iniciar as iamis sou de oxum opara e sou ekedji e ja tenho dez anos de feita quero me iniciar a elas pois minha casa precisa fazer algo a esse respeito agradeço.
Iane,
Ninguém se inicia para as Iyamis, no máximo se arruma iyami e mesmo assim, tem que consultar Orunmilá psara saber se é possível e se elas aceitam. Iyami Oxorongá não é Orixá, seu culto é restrito e somente se ela concordar é que se pode cultuá-las dentro de um Ilê Axé. Basta fazer oferendas específicas, não se aventure a mexer com uma energia que pode ser desfavorável ao seu Axé.
Axé.
A questão do pronunciamento do babalawo de Oyó [ https://youtu.be/CLkz6lKVtxo ], a meu ver é extrema complexidade. Suscitando diversos questionamentos, a começar pela própria Sociedade Gelede.
Para começar, o que sabemos de fato sobre a Gelede, além dos livros escritos por estrangeiros europeus e de seu forte apelo turístico propagandista?
Podemos de fato considerá-la, como sendo um culto estruturado e estabelecido a Iyámi Oxorongá ?
Uma vez que no Brasil, sobretudo em templos seculares e tradicionais, há a existência um culto estabelecido a Iyámi Oxorongá. Nos perguntamos se, o mesmo teria se originado de tradições religiosas a muito perdidas na África Yorubá pós- colonialismo ?
E para complicar ainda mais, muitos sacerdotes e sacerdotisas brasileiros, alegam publicamente, terem sido iniciados no culto a Iyámi Oxorongá em África.
Diante deste dilema contraditório, inevitavelmente somos levados a questionar, até que ponto houve sobrevivência dos cultos originais africanos na África contemporânea ?
São questões crucias, que este pronunciamento incontestavelmente levanta, e que a meu ver precisam ser devidamente esclarecidos. Uma vez que o intenso intercâmbio com a África contemporânea, vem influenciando fortemente o Candomblé Brasileiro.
Olá Nelson gostaria de tirar uma dúvida fui com uma colega de trabalho em um terreiro de candomblé e lá a dirigente da casa jogou Búzios e tarô e disse que meus caminhos estão todos trancados e que as yamins estava fazendo isso aí disse que eu tinha que fazer uma limpeza lá na casa mesmo é uma oferenda p a pomba gira e exu,aí eu fui fazer o que ela pediu .A partir daí tudo deu errado nos meus caminhos vivo doente, perdi meu emprego, tenho pesadelos direto , estou depressiva, preciso de ajuda fui da umbanda porém como estou sem casa p frequentar acabei indo conhecer essa casa é depois desse dia minha vida está nessa situação .Me ajuda
Patricia,
De onde você é? Podemos indicar uma boa casa para você fazer uma consulta aos búzios, e verificar o que de fato está acontecendo no seu caminho, na sua vida.
Axé.
Olá Fernando sou de São Paulo ZL , estou a procura de um Centro de Umbanda,p que eu possa conhecer , preciso de ajuda estou doente direto,e desempregada . Resumindo perdi tudo.
Patricia,
Infelizmente não conheço centro de Umbanda em São Paulo para te indicar.
Axé.
Mesmo assim obrigado pela atenção.Axé
Prisciso de uma casa que trabalhe com as yas no rio de janeiro por favor me indique com urgência questão de saúde.
Priscila te enviei um e-mail.
Ire
Boa noite gostaria de saber pq em e o pra yami qdo é entregue em vez da coruja branca voar ela cai dura no chão tem algum significado espiritual?
Obrigada
Vanessa,
É um culto muito restrito e poucos tem informação, se aventuram no desconhecido.
Axé.
Boa noite.
Fora os ovos ha outro tipo de presente que posso dar as Yas
Tenho algumas duvidas. Por favor pode me chamar via email???
vanessa,
Existem vários outros formas de presentear as Ìyas, porém, só podem ser passadas com consentimento de Orunmilá.
Axé.
Vanessa,
Já lhe respondi abaixo. Não falo sobre os rituais de Iya-mi Osorongá, aliás, ninguém aqui fala.
Axé.
Mas como sei se elas estao aceitando meu presente?
Olha eu vou rasgar o verbo aqui mesmo.Foi acentado na mimha casa yamim. Eu era bem nova de santo. Ganhei um fio para poder tratar delas. Foi me passado uma reza e uma saudaçao. Hj temho 7 anos pago. Mas quase nao vou mais la tratar delas. Por que veio outra pessoa e mudou a forma da oferenda. Ja me falaram que elas nao estao mais la. Por que foi rezado errado. Agora. No portao do barracao foi colocado em bacia 16 ovos vermelhos e 16 ovos de codorna regado de dende. Ninguem sabe quem fez. Estou preocupada com minha yalorixa pois foi ela quem achou e ela quebrou tudo. Nao quero fundamento. So esclarecer duvidas.
Vanessa bom dia.
Ninguém ganha o direito de cuidar de Iyaami Agbà por que ganhou um fio de contas, foram irresponsáveis com você e brincaram com a sua vida.
Passar apenas uma reza é muito pouco para um culto tão complexo.
Os ovos não são nem a ponta do iceberg.
Se você não vai ao barracão, se você não cuida mais, se as coisas acontecem na sua ausência, então, não precisa se preocupar, correto?
As mães ancestrais não estão sendo cuidadas da forma como está sendo feito por aí.
Deixe esse assunto para quem conhece, esse é o meu conselho e acredito que seja o de Bàbá Fernando também.
Ire alaafia
Gostaria de saber o nome do cargo pra quem é apontado pra cuidar das iya..
Desde ja agradeço
Maria,
Cuidar no sentido litúrgico, somente as mulheres Iyabás e antigas, esse cargo é dado, normalmente, as mulheres de Oxun, as Ol’Oxuns.
Axé.
Mo juba,
A benção!
Acompanhei até metade das perguntas e não encontrei alguma resposta que diretamente responda minha dúvida, agô se deixei passar.
Por gentileza, considerando que em um jogo de Ifá, o consulente receba a instrução de realizar um Ebó para as Iyá mí, sendo o Babalawo de confiança, seria seguro neste caso então?
Os 3 Odus que saíram parecem ser ligados um ao outro, pelo que entendi, claro que tratando particularidades diferentes. O Sr. Da Ilha poderia me dizer um pouco sobre eles por gentileza? Não ficou muito clara a explicação que recebi.
São eles: Osagbe, Odigbe, Osawarin.
Adupé, muito obrigado.
Awure, Axé!!
Kauan eu poderia destrinchar esses Odù para você e não lhe agradar em nada com as minhas explicações.
Não sou babalawo, sou omo Ifá, cada Odù ou omo Odù tem em média 1648 versos:
Qual a situação narrada por você para Ifá?
Saiba que o mesmo verso pode ter várias interpretações, uma vez que são parábolas.
Os recados são diretos quando estamos em uma mesa de jogo, de frente para o Ikin ou Opele Ifá.
Os três Odù falam de traição, feitiços, morte prematura e doenças, com o ebo apropriado esses ajogun são apaziguados. A prosperidade e vida longa são as principais bençãos desses Odù.
Quando ao ebo Iyaami, está descrito e muito bem descrito.
Estou sendo o mais sucinto possível, não há como interpretar o jogo de uma pessoa.
As informações são genéricas.
Cuide-se.
Ire alaafia
Mo juba!!
Muito obrigado Da Ilha, se posso lhe chamar assim, por sua explicação e atenção…
A questão apresentada para receber a orientação de Ifá foi a minha situação espiritual.
O senhor com o que me disse em sua resposta, foi mais completo do que o que o Babalawo me informou, talvez por seus motivos devidos, não sei, não entrou em maiores detalhes…
Adupé..
Muito obrigado..
Kauan não é admissível que o babalawo pronto para cuidar de pessoas não seja versado, que deixe o suplicante sem respostas, ele é um “profissional” e deve entregar o serviço que vc pagou. Se ele cobra deve ser profissional, ser babalawo é ter uma profissão. Assim é na Nigéria,. assim é em qualquer lugar do mundo.
Ifá já previa isso a muito tempo atrás, onde o canto de Èjì ogbè diz:
Vamos viajar de oceano a oceano
Antes de podermos ver a espécie minúscula do Touraco Azul (espécie de pássaro)
Vamos ao vento de rio para rio
Antes de podermos ver a espécie de Touraco avermelhado com tireoide no pescoço
Viajamos de oceano a oceano e de lá ao vento de rio para rio
Antes que possamos encontrar um Babalawo verdadeiro
Vamos chegar a Ile-Ife Akelubebe
Essa é a declaração do oráculo para Igbin (caracol)
Quando ia à cidade de Ileyo para a prática de Ifa.
Ele fez do seu choro um grito de lamentação
Ele fez de sua música um canto fúnebre de lamentação
Ele disse: Os seres humanos (os verdadeiros) são escassos
Os seres humanos são difíceis
Antes que possamos encontrar um babalawo verdadeiro
Vamos viajar para longe.
Ire alaafia