Padê para Exú
Ingredientes:
– 01 pcte. de farinha de milho amarela
– 01 vidro de azeite de dendê
– 01 cebola grande
– 01 bife
– 03 charutos
– 01 caixas de fósforo
– 01 garrafa de aguardente
– 07 pimentas vermelhas
Modo de preparo: Em um alguidar coloque a farinha de milho e um pouco de dendê, com as mãos faça uma farofa bem fofa sempre mentalizando seu pedido. Corte a cebola em rodelas e refogue ligeiramente no dendê, faça o mesmo com o bife. Cubra o padê com as rodelas de cebola e no centro coloque o bife, enfeite com as sete pimentas. Ofereça a Exú o padê não esquecendo dos charutos e da aguardente.
Feijão para Ogum
Ingredientes:
– 500g. de feijão
– 01 cebola
– 01 pedaço de toucinho
Modo de preparo: Cozinhe o feijão na água e sal com cuidado para não desmanchar os grãos. Escorra, e numa frigideira coloque o toucinho, com as rodelas da cebola. Quando a cebola estiver tostando, joga-se a farinha para torrar e por último o feijão.
Amalá para Xangô
Ingredientes:
– 500gr. de quiabo
– 01 rabada cortada em doze pedaços
– 01 cebola
– 01 vidro de azeite de dendê
– 250g. de fubá branco
Modo de preparo: Cozinhe a rabada com cebola e dendê. Em uma panela separada faça um refogado de cebola dendê, separe 12 quiabos e corte o restante em rodelas bem tirinhas, junte a rabada cozida .Com o fubá, faça uma polenta e com ela forre uma gamela, coloque o refogado e enfeite com os 12 quiabos enfiando-os no amalá de cabeça para baixo.
Frutas para Oxossi
Modo de preparo: Em um alguidar ou cesta coloque 7 tipos de frutas bem bonitas (exceto abacaxi, mimosa, limão) enfeite com folhas de goiaba e côco cortado em tirinhas.
Peixe de Yemanjá
Ingredientes:
– 1 peixe de escamas inteiro e limpo
– cheiro verde
– coentro
– tomate
– 01 cebola
Modo de Preparo: Cozinhe o peixe sem sale sem deixá-lo desmanchar, retire do fogo, coloque no recipiente no qual será entregue e coloque os temperos por cima.
Abacate para Ossaim
Ingredientes:
– 01 abacate
– 500g. de amendoim
– 250g. de açúcar
– fumo em corda
– 7 folhas de louro
Modo de preparo: Corte o abacate no meio e tire a semente, coloque as duas parte numa travessa com a polpa virada para cima. Numa panela misture o amendoim e o açúcar e mexa até derreter o açúcar, derrame essa mistura sobre o abacate. Enfeite com pedaços de fumo em corda e as 7 folhas de louro.
Omolokum para Oxum
Ingredientes:
– 500g. de feijão fradinho
– 01 cebola
– 05 ovos
– azeite de dendê
– 200 g de camarões
Modo de preparo: Cozinhe o feijão fradinho, quando estiver molinho tire do fogo e tempere uma porção desse feijão, colocando numa panela a parte ou mesmo numa frigideira o tempero composto pelo azeite de dendê, os camarões limpos e sem casca e a cebola ralados. Deixa refogar por algum tempo. Depois retorne com esta porção temperada para a panela original, junte com o restante e coloque no fogo para passar por nova fervura, adiciona-se um pouco mais de azeite de dendê e deixa secar o caldo, com cuidado para não deixar queimar. Coloca-se no alguidar e por cima colocamos os ovos cozidos e descascados. Deverá ser servido frio para a orixá.
Acarajés para Oyá/Iansã
Ingredientes:
– 500g. de feijão fradinho
– 500g. de cebola
– 01 litro de azeite de dendê
Modo de preparo: Num moedor (pode ser num pilão) triture o feijão fradinho, deixe de molho por meia hora e após descasque os feijões coloque o feijão no moedor. Bata até formar uma massa firme. Despeje numa tigela e bata a massa com uma colher de pau até formar bolhas, coloque sal a gosto.
Numa frigideira coloque o dendê e deixe esquentar bem, com a colher vá formando os bolinhos e fritando até dourar. Coloque-os num alguidar.
Bife com Farofa para Omulu
Ingredientes:
– 500g. de farinha de mandioca ou farinha de milho
– 01 bife de porco ou carré
– 01 pimentão
– 01 cebola
– 01 garrafa pequena de azeite de dendê
Modo de preparo: Misture bem a farinha com uma parte do dendê e coloque num alguidar, ponha o bife, e sobre tudo, a cebola e o pimentão cortados em rodelas, regue com dendê e ofereça ao orixá no seu local de actuação.
Farofa para Tempo/Iroko
Ingredientes:
– 500g. de farinha de mandioca torrada
– 01 vidro de mel
– 01 pepino
Modo de preparo: Coloque a farinha de mandioca num alguidar, vá colocando o mel e com as mãos faça uma farofa , corte o pepino em três partes no sentido longitudinal, coloque as fatias do pepino sobre a farofa de maneira que eles fique em pé, regue com mel.
Ebô para Oxalá
Ingredientes:
– 500g. de milho branco (canjica)
Modo de preparo: Lave em o milho, Cozinhe até ela ficar molinha. Retire toda a água, coloque em um alguidar de louça branco e ofereça ao orixá.
Ebô para Nanã
Ingredientes:
– 500g. de quirerinha branca
– 01 côco
– azeite de oliva
Modo de preparo: Cozinhe a quirerinha com bastante água para que ela fique meio “papa”, tempere com oliva, coloque em uma tigela de louça, descasque, rale o côco com ele cubra a quirerinha.
Ovos de Obá
Ingredientes:
– temperos verdes
– ovos a vontade
– azeite de dendê
Modo de preparo: reúna numa frigideira uma porção de temperos verdes e faça um refogado com azeite de dendê. Abra os ovos que quiser sobre o refogado, e vá cobrindo esses ovos com o dendê fervente. Quando estiverem duros, coloque-os no recipiente, espere esfriar e entregue ao orixá.
Estou no seu blog já há meia hora e não consigo sair daqui.
Éstou gostando muito.
Axé pra você.
Quando tiver um tempo visite o meu blog também sobre candomblé http://ahoboboy.blogspot.com
Um abraço e continue.
Doté Jorge
Sua benção Doté Jorge, muito nos honra sua visita e suas palavras, esteja a vontade e seja bem vindo. Com certeza visitaremos seu blog. Tomege.
[…] Comidas para os Orixás Padê para Exú Ingredientes: – 01 pcte. de farinha de milho amarela – 01 vidro de azeite de dendê – 01 cebola […] […]
Admiravel Manoela espetacular suas descrições em comidas dos orixas,continue com esse carinho e seriedade no assunto que descreve,igualmente o Nelson de Souza, estou explorando o site há mais de 1 hora, é maravilhoso saber de coisas serias,por pessoas serias.Agora a proposito, eu li em documentariode Internet que uma frase dito em nação para Iemanja ¨A mãe em que todos seus filhos são peixes¨ Pergunto ,O que acha da gente oferecer uma oferenda ou Ebó para Iemanja com peixe morto( assado ou cozido) será que uma mãe aceitaria um filho morto como sua oferenda? Desde já agradeço a sua analise sobre esta frase.Obrigado
Olá Fonseca,
Obrigada pelas suas palavras sobre este site e sobre o trabalho que o Nelson e eu vamos desenvolvendo aqui, é muito gratificante ter esse tipo de análise por parte de quem nos lê aqui e nos dá ainda mais incentivo para continuar.
Quanto à sua questão, essa frase existe e é utilizada muitas vezes, mas temos que olhar para ela de uma forma mais geral, pois o que ela quer salientar é que Iemanjá é a Mãe, a Senhora dos Mares e dos Rios que correm para o Mar e nesse sentido, todos os seus filhos são peixes e os peixes são todos seus filhos. A faceta desse orixá que sempre mais se salienta é a Maternidade e a Família.
Nas oferendas a Iemanjá, precisamente, uma das comidas que se lhe oferece é o peixe assado e isso não constitui qualquer quizila nem pode ser visto como um acto de “canibalismo”, é uma oferenda de dentro do domínio que esse orixá rege, o Mar.
Axé!
BOA TARDE AXÉ EM NOME DE OXALA PRECISO DE AJUDA EU ERA NOIVO 7 ANOS E MINHA NOIVA ME DEIXOU DA NOITE P O DIA E = QUE RAPIDO ME LIMPEI DEVIDO FEITIÇO E SOU DE OGUM COM LONAN NÃO SOU FEITO PORÉM EU CUIDO PORQUE ACREDITO E AGORA QUERO ELA DE VOLTA PORQUE AMO MUITO ME ENSINE QUE COMIDA POSSO FAZER PARA TRAZER ELA DE VOLTA PARA LEVA NA CACHOEIRA P OXUM SE COLOCO FOTO OU SO NOME QUE OXALA ABENÇÕE SUA CARIDADE. MANDE POR IMAL
Douglas boa tarde sentimos muito pela sua perda, mas como vc pode observar pela quantidade de informação disponível o nosso blog se destina a conversar e orientar sobre assuntos ligados a religião.
Mas lendo seu texto vi uma coisa que me chamou atenção vc diz que é filho de Ogum com Lonan? Douglas Lonan não é Orixá e portanto a informação está equivocada, procure saber de quem vc é filho, isso não tem nada a ver com trazer ou não sua amada de volta, mas saber os Orixás certos ajuda a cultuar de forma correta. Tomege.
gostei muito deste site, gostaria de saber se poderia contactar
a mae de santo para uma limpeza espiritual, pois tenho muita nessecidades… Obrigado
magda oliveira da silva
Magda Oliveira, bom dia e obrigado pelas palavras, mas nós não somos Pai e Mãe de santo, somos só filhos de santo que preocupados em colcaborar com a religião nos unimos para este fim. Tomege.
tenho um processo ganho na justiça mas o dinheiro ainda não saiu.gostaria de saber um ebó para xango para sair logo este dinheiro.
Olá Ana,
Se você já ganhou o processo na justiça, a probabilidade é que Xangô já lhe ajudou e está ajudando. Xangô é a justiça. Agora você terá que ser também paciente e continuar a ter fé que tudo vai estar bem no tempo certo. Nós não sabemos qual é o melhor momento para as coisas acontecerem. Não perca a sua fé, continue pedindo ajuda e vai ver que tudo dá certo, ainda que esteja a sentir dificuldades e algum desespero, acredite.
Em todo o caso, aqui fica uma dica:
Pegue uma tigela de vidro e coloque no fundo um papel com seus objectivos escritos. Coloque mel por cima. Encha a tigela com água e 8 flores brancas. Guarde por 08 dias. Despache no verde. Faça todos os seus pedido a Oxalá.
Axé!
olá! eu sou erica e me afastei do centro onde ia por motivos q eu nunca acreditaria q iria me afastar e ja cheguei a falar com minha zeladora que nunca abandonaria, mas ela fez escolhas p/ ela q eu nao aceitei entao me retirei.Como falar q é umbanda se estao misturando o candomble? como fazer bori se é umbanda? Uma pessoa feita no santo mas q esta com obrigações atrasadas pode fazer bori? Pode fazer obrigações serias em uma mae de santo de umbanda q tem varios filhos?
Essas coisas q me confundiram e depois de 6 anos eu fui ver, se eu estiver errada me fale, por favor.Mas uma coisa eu sei, nao tenho vontade de fazer nada lá e com isso acabo deixando meus Orixas de lado. Sou filha de OXALA, XANGO E OXUM, sei q todos nós somo filhos de Oxala mas o senhor sabe o q estou falando, Xango me cria, ele toma frente d tudo em minha vida, mas to passando por um momento de crise financeira da kal nunca passei, sempre trabalhei, ganhava muuito bem mas perdi meu emprego e isso me prejudica. Estou com vontade de fazer umas obrigações na cachoeira, mas sem mae de santo, ninguem sabe?
eu sozinha com minhas coisas e meu coração, pedindo licença a Ossãe e Oxossi p/ entrar em suas matas e fazer meus agradecimentos, meus pedidos, minhas orações p/ esse novo ano. Pq tudo q eu kero é meu trabalho de volta e pagar minhas coisas como sempre foi. Eu no santo nunca pensei só em mim, ja fiz muitas coisas pelo centro onde eu ia, ajudei a construir, nas festas eu dava 80% das coisas, nas obrigações a mesma coisa, as melhores coisas eu dava p/ o centro. Nas festas de Exu levava tudo do bom e do melhor e hj ninguem vai em minha casa p/ saber como estou. Isso é muito triste……. Mas uma coisa eu tenho certeza de q os Orixas e suas falanges nao me abandonaram, mas preciso dos caminhos + abertos p/ ter emu emprego d volta e tudo voltar a ser como era, Só q eu nao volto + para o centro onde eu estava….. Esse foi um desabafo de uma filha de santo triste e magoada….. obrigada bbjs. Se o Senhor quiser me dar uma resposta + concreta meu nome é: erica fernandes cesar nasc:14/04/1982 bjusssssss
Erica sua situação infezmente é muito comun, muito filhos saem das Casas por que não aceitam determinadas situações, e esta que vc cita, é particularmente grave, uma zeladora de Umbanda não deve se submeter a obrigações de Candomblé, são segmentos religiosos diferentes, e muito mais errado ainda é o fato de estar recebendo obrigação de quem não está devidamente habilitado para este ofício, vc tem razãopara se decepcionar. Mas é bonito ver que vc ainda tem uma fé muito grande na religião e nos Orixá.
Mas ao mesmo tempo vc própria já está de certa forma fazendo coisas que não existem em Umbanda, quando vc fala em ir a cachoeira e pedir licença a Ossain, Ossain não existe em Umbanda, filhos de Oxalá, como vc diz são todos os Umbandistas, mas vc se diz filha de Oxalá, que também não existe isso na Umbanda. Então na verdade vc deveria rever seus conceitos e avaliar o que é de fato melhor para vc, por que a Casa que vc está não é só Umbanda já tem misturas. Ou então procurar uma outra Umbanda. Espero qter colcabrado contigo, que Ogum te de caminhos,
Peça em primeiro lugar a Xangô, que te ampare e que vc tenha um outro emprego, faça várias entrevistas e peça a Ogum que te abra os caminhos nestas entrevistas. Tomege do Ogum
obrigado por ter me respondido.
Gostaria de saber, se Iansã gosta de frutas, e se gosta quais seriam, pois num sei qual?Por favor me deêm uma Luz, obrigada…
GOSTARIA DE SABER SE ESTAS COMIDAS DE SANTO CITADAS A CIMA SAO OFERENDAS OU SAO COMIDAS PARA OFERECER AO ORIXA NA CASA (TERREIRO ).
SE EU FIZER UMA DELAS COMO ENTREGA ONDE DEVO ENTREGA LAS. ?
TEM ALGUMA COISA QUE DEVO FAZER ANTES TIPO ACENDER UMA VELA PARA O ORIXA OU COLOCAR ALGUMA ROUPA APROPRIADA, FAZER ALGUMA REZA,…
Gostaria de saber qual o orixá que vai reger o ano de 2009, se vc puder mandar um axé , desde já agradeço .
Olá Francis,
Justamente hoje tem na primeira página do blog um post sobre os orixás que vão reger o ano de 2009.
Dê uma olhada!
Axé!
Boa noite, Sr. Nelson/ Manuela,
Motumbà,
Como este ano è regido pelo Orixà Oxossi, o qual eu amo muito. Senti dentro de mim uma vontade de oferecer um “axoxò” para o mesmo, e um “acarà” para Yansa. Porèm gostaria de saber o seguinte:
1. Eu nao sou “feito”, sou abian. Posso eu mesmo oferecer estas oferendas diretamente, sem uma interveçao de um(a) “zelador(a)?
2.Antes de fazer estas oferendas (à Oxossi e Yansan), devo agradar a Exu? (Em caso afirmativo, bastaria um “padè” de farofa -de- dendè?).
Fico-lhe mais uma vez grato p/ orientaçao,
Que os Orixàs lhe paguem a caridade,
AXé
Olá Dioni,
Tratando-se de uma simples oferenda, não tem problema se não for acompanhado de um zelador, mas se tiver essa oportunidade, será melhor ainda.
Como se trata de agradar aos orixás que vão reger o novo ano, não requer obrigatoriamente uma oferenda a Exú, mas, tendo em conta que você está no culto e já vai tendo alguns conhecimentos, seria bom dar também um agrado para Exú, e nesse caso, deverá dar antes de dar para Oxóssi e Yansan. As oferendas que mencionou estão correctas.
Que os orixás lhe dêem caminhos de paz, amor e felicidade!
Axé!
Agradeço-lhes mais uma vez pela atençao e,
que os Orixàs lhe paguem pela caridade,
AXé.
ola adorei este sait eu gostaria de saber o q eu posso ofereser a yemanja sem ser peixe algo mais facil
BOA TARDE !
LI SOBRE UMA OFERENDA PARA IROKO !
PERGUNTAS:
1 – QUANDO CORTAR O PEPINO E COLOCANDO EM PE, FICA NA POSIÇÃO DO CORTE (3) ?
2 – AO BATER PAO PARA IROKO, QUAL A SAUDAÇÃO ?
3 – ONDE DEVO ARRIAR A OFERENDA !
MEU ORIXA E A IANSA OIA TOPE:
A UNICA COISA QUE SEI FAZER E ACARAJE:
1 – GOSTARIA DE DAR DOCE:
EU OUVI O GALO CANTAR, MAS NÃO SEI AONDE:
1 ALGUIDAR COM CANJICA COZIDA, COLOCAR NOVE MAÇAS (VERMELHAS), 1 VELA BRANCA OU 9 DE 7 HORAS, AÇUCAR CRISTAL.
POSSO COLOCAR MOEDAS 9 COBRE ?
SONHO:
NO INICIO DESTE MES:
NO CAMINHAVA PELA RUA, E DE UMA HORA PARA OUTRA ESTAVA EM UM SUPERMARCADO, NAO SATISFEITO, SAIA DALI E VOLTAVA PARA RUA:
QUANDO DAVA POR MIM ESTA ENTRANDO EM UM BARRACÃO, A ZELADORA DE OXUM ESTA SENTADA EM UMA CADEIRA, E EM VOLTA DELA CERCADA DE MULHERES (DO BARRACÃO), FIQUEI DE CABEÇA BAIXA. A ZELADORA ESTAVA FAZENDO ALGUM ENREDO.
LEVANTEI UM POUCO MINHA CABEÇA E NO COLO DA ZELADORA, TINHA UMA BACIA DE AGATA COM CANJICA E EM CIMA DA CANJICA TINHA RODELAS DE BANANA. A ZELADORA, FALAVA OI FERNANDO, MA DAVA A MÃO DELA EU PEDIA A BENÇÃO.
ELA VOLTAVA A CANTAR UM ENREDO !
VOLTAVA ELA ME DAVA UM POUCO DE CANJICA COM A TAL PEDAÇO DE BANANA.
COMIA E ME LEVANTAVA, A ZELADORA FALAVA (VIU FERNANDO), ANDAVA E DENTRO DE UM QUARTO, TINHA UM RAPAZ, COM UM CHAPEUCOM PENA, E ELE TINHA DUAS CONTAS UMA AZULÃO E OUTRA AZULCLARA. SE LEVANTAVA RAPIDAMENTE E SUMIA….
O QUE SIGNIFICA ?
me add no msn e me ajudem, quero saber se a comida que ofereço quando for fazer meu bori é pra os orixa que vou receber,ou se eu recebo tdo orixa, como fço meu bori oq é preciso essas coisas todas eu frequento um terrero e me falarao das comidas qvou oferecer pro meu bori, me add no msn se possivel pr tirar algumas duvidas q eu tenho
Raphel de Sales por favro leia o post Bori na barra lateral em Categorias. volte depois. Tomege do Ogum
qqurie saber se esta comida para exu pode dar ela na rua…
para ogun qual tipo de feijão..
agradesso
meu caminho espiritual esta bem complicado ..
queria uma orientação..
posso comesar fazer uma comida para exu..(esta escrito no primeiro) …
vc pode ajuda eu vou ficar muito grato…
um bom dia
Aldo
posso dar um banho na minha casa e no local de trabalho meu so de aroeira…
Eu tomei um bano de aroeira puro fiquei bem relaxado ate dormi..mais ante disso eu levei um padre na encruzilhada exu (eu dei o que eu tinha em casa foi um pe so de agua e um so de mel) tem algum pobrema..
espero uma ajuda..ou uma orientação..
agradeço :ALDO
Aldo o primeiro passo deveria ser ir a uma casa de sua confiança e fazer um jogo de búsios se vc frequenta candomblé ou uma consulta com preto velho ou caboclo se vc é de umbanda. Não faça nada antes disso. Não se toma remédio sem indicação médica. Tomege do Ogum
desculpa incomoda mais uma vez..
sua casa e no rio de janeiro..
pode passar o endereço
obrigado por me responder…
sou de candomblé
Aldo eu sempre indico o sergio cigano, procure no google por sergio ciganus, lá tem o tel de contato dele. Tb indico Bira de Xangô, tb no google tem informaçãoe tel. Tomege do Ogum
todo saite que eu entro vai direto para este saite que estou tc com vc …
eu não consegui ver os telefone deles (Tomege do Ogum etc..)
Aldo eu só sei indicar isso, que se procure no google por estes nomes, peça que alguém te ajude nisso. Tomege (do Ogum) é minha digina e se tudo correr bem vc não vai achar em lugar nenhum o meu telefone rsrsrsrsrsr. Tomege do Ogum
Nelson,
Meu amigo,
Por favor, Gostaria de entender uns pontos:
Oferenda não necessariamente eu preciso de um zelador correto? Gostaria de dar uma oferenda para Ogum e Yemanjá, depois de pronto o que eu faço com os pratos?
O que um filho de Ogum e Yemanjá deve comer para agradar os dois?
Além das oferendas, o que eu devo fazer no meu cotidiano para estar sempre agradando meus orixás?
obrigado amigo
Hugo
Hugo se vc sabe preparar os pratos, faça. Prepare-se para este momento, tome um banho, use roupa clara e fixe seus pensamento no que vc deseja e no preparo dos alimentos, que devem sempre ficar apetitosos e bem feitos.
Há receitas no blog para estes Orixás.
Sobre o que vc deve ou não deve comer, procure no post sobre as Kizilas, mas eu acho que se vc não é iniciado, vc não deveria cumprir todas as restrições alimentares porque no futuro estas restrições podem não se comprovar realidade para vc, entendeu? Então se seu desejo é agradar faça a oferenda e procure alguém que possa te auxiliar diretamente sobre como e onde cuidar dos seus Orixás. Tomege do Ogum
bom dia! KALOFÉ,MUTUMBÁ, AXÉ, querido amigo,data venha a pedir-lhes uma ajuda e ao mesmo tempo uma explicação, digo eu cuido de Padilha e faço o padê com farinha de mesa dendê, coloco rodelas de tomates cebolas e pimentoes frito um bife mal passado no dendê junto com champanhe e velas vermelhas estar correto? já faz tempo que cuido assim, senao estiver por gentileza sou humilde pra pedir-lhe como fazer. corretamente, dando outrossim levo ao vosso conhecimento pra uma ajuda se possivel , nasci em 04/07/1966, meu nome é abel rosa da silva , já joguei em muitos lugares alguns me deram oxum qual fiz um obi de misericordia ha 24 anos atraz outros me deram logun edé , com oyá . tem como atraveis da minha identificação voce me enviar quem sao meus orixás, pois gostaria muito de cuidar deles, meu email vc já o tem, fico lhe grato que Deus o abençoe e os orixás de cubra de bençao axé. e parabens pelo seu trabalho. sou do rj.
ola,bom dia.meu me chamo fabiano ,moro no interior de minas ,minha cidae chama-se conceicao do mato dentro.quero primeiramente pedir a bencao ;e gostaria que me mandassem um oi.quero tambem parabeniza-los pelo interece em ajudar as pessoas;eu sou filho de santo tambem.sou filho de ianca com abaluae.por enquato estou afastado do terrreiro ;pois aqui na minha cidade nao ha um lugar ideal para a gente desenvolver o dom que deus nos deu;mas tenho fe nos orixas que ainda vou para um luga ideal.tenho muita fe ;pois foi pelo espiritismo que estou vivo hoje.gracas a deus eos orixas.peco que rezen por mim ;estou precisando demais .a cobranca esta muito pesada .trato de exu para ver se amenizam as coisas.as vezes tenho medo de fazer coisas erradas por falta de orientacao.no mais meu muito obrigado ;e continuo nessa jornada com fe nos orixas;.abracos
minha data de nascimento e .03 04 1984.ja girei em dois terreiros mas como sou uma otima pessoa ,todos quiriam que eu morasse.mas eu nao podia. pois moro so com minha mae e a obrigacao da casa toda e minha ;e tambem como deixar minha mae sozinha ?todas pessoas se apegam demais em mim.tenho pouca esperiencia no espiritismo;mas vou obter se deus quizer.
Fabiano cuide do seu orixá em primeiro lugar. Tratar ou cuidar de exú vai acabar te deixando muito ligado a Eles e distante do Orixá. Sobre o lugar ideal, isso é uma crença romantica que temos, todos os lugares tem defeitos, somos humanos (ainda bem) e sempre haverá problemas, por isso não espere muito para iniciar seu desenvolvimento. Nós é que fazemos de um lugar o nosso lugar ideal. Tomege
ate para a gente essas comidas devem ser muito gostosas
Nem fale nayanna,to com fome só de ler!!!
🙂
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo site .Narealidades so quero tirar uma duvida .Quando o lugar ñ é ideal p se desenvolver a nossa falange nos tira dessa casda ?
Andrea com absoluta certeza eles nos tiram de lá, tenho certeza disso, na pele. Mas se vc já sente isso, não espere a situação ficar complicada, saia em paz e procure outra casa onde se sinta bem. Tomege
ola … me chamo gilson, estive fazendo umas perguntas aqui neste blog a carol. e algo ela pode me esclarecer , mas agora que eu tinha notado no site todo, e ja vejo aqui uma receita de ebo para exu, apenas que como me encontro no exterior – alemanha gostaria de fazer um agrado aos ibejis… gostaria de me utilizar desta receita da farofa de dende para exu e oferecer o agrado aos ibejis, apenas necessito saber…. posso por essa oferenda por uns tres dias no meu apto e depois levar a uma encruzilhada, ou devo ja leva-la direto a uma encruzlihada , e qual seria a mais aconselhavel, em forma de T OU CRUZ; e logo que chegar em casa colocar a dos ibejis…. vai ser minha primeira oferenda,gostaria muito que fosse feita por uma pessoa que sabe mas me encontro tao longe do brasil e tenho mesmo necessidade de comecar uma vida nova , quero logo depois que pedir mais animo, coragem e alegria aos ibejis, me dedicar aos meus orixas. que seria sinto que sim…. xango ayra, oxum apara e oxaguian, mas entao por que comecar pelos ibejis…. e que pelo odu numero 3 a coisa ta complicada,e quase amarrada.. e eu acredito que as criancas podem me ajudar a descomplicar primeiro , animando, trazendo boas energias e entao eu posso segir adiante , sao muitos os motivos que me levam a crer….mas eu sinto que sim, que os eres vao com a permissao de exu vao abrir os caminhos, para os caminhos dos caminhos que devo seguir ..entendeu…ate que eu chegue la onde devo chegar e obviamente chegar a um barracao, que nao ha por tao perto aqui na alemanha nao , vai ter que ser eu mesmo….la no outro blog da carol, tenho explicado tudinho o que to passando, uma longa estoria…. entao que que quanto ao pade posso fazer desta maneira mesmo, ou como se trata de uma oferenda aos ibejis , ja posso junto ao pade colocar umas balinhas de mel para exu tambem , avisando ele que o trabalho e para os ibejis, para que eles me tragam alegria e vontade de viver,,,enfim animo…(O QUE NAO TEM PRA SE VENDER NAS FARMACIAS) e quanto aos ibejis, encontrei aqui no seu blog receita de comida para quase todos os orixas , mas para os ibejis nao tinha nada, e qual a cor de velas, em que recepiente devo servir, prato de .louca barro ou papel de seda, bebida,E O MELHOR DIA DA SEMANA:::ENFIM SE POSSO FAZER-LOS JUNTOS E DEIXAR AMBOS EM MEU APTO POR UNS 3 ou 7 dias e depois despachar, em encruza e num jardim… vc me ajuda senhor nelson com essa informacao….. tive tao triste com uma depre….que so em pensar em comecar a fazera oferenda ja to criando animo..la na carol tenho relatado meus mitivos, a estoria e meio chato e pesada pergunta pra carol, mas eu to passando por ela poxa vida porque nao clamar aos orixads, acho que so eles mesmo vao me ajudar nao queria ser mais pesado com ninguem por causa dos meus problemas. e claro ter forca, coragem e lucidez para resolve-los… eu ja escrevi para a senhora carol mais ou menos ela sabe do que se trata…. so preciso de uma receita para uma oferenda para os ibejis e uns toquezinhos a mais de como ofertar certinho..ja que no meu caso tem algo psico por tras, mas na frente to com fe…. deus vos abencoe pela ajuda que voces tao dando a muita gente.agradecidamente gilson
Olá Gilson
Olha só
Eu entendo que vc tem fé,dá pra notar pelo seu comentário,mas o ideal quando se faz uma oferenda é que vc seja orientado de perto por um zelador,que é alguém mais habilitado a te orientar, a lhe dizer onde colocar. O orixá Ibeji é muito pouco cultuado,seus filhos são raros, nao são erês.E a impressão qu tive do seu comnetário foi que vc queria agradar erês.
E independente do que vc quer atrair vc teria que agradar Exu e o seu Orixá de frente antes de agradar um orixá que talvez não seja o seu.Se vc nem sabe qual seu orixá não tem como fazer um ebó.É fazer aglo sem propósito e sem objetivo.
Espero que entenda
Axé
Carol
gostaria de saber se é verdade isto, fui raspada numa casa onde os primeiros 1 e 2 são ekedi e pegigan então meu zelador que me raspou na verdade diz que eu sou a rombona da casa … pelo fato dos dois primeiros não serem rodantes(isto tudo é na casa da filha de santo dele) fui raspada nos pés de iansã … e a proposito quais sao sa responsabilidades de um pegigan^^^^?????
Mais uma perguntinha:
não tenho ainda um ano de santo, meu pai de santo pode soltar os meus exus pra trab pra mim ????ele diz que a minha pombo-gira esta segurando meus negocios////
existe uma certeza que iroko come pepino ou e so lenda?
Mariana eu nunca ouvi ou ví isso de pepino. Tomege
poew pq num tem a comida de ewá ?
num vi nenhuma !!
meu zelador de santo.me recolheu para dar um obori,dizendo que eu estava fraca.já sou feita há 21 anos e estou com há de 14 anos atrazada.só ñ foi ele que deu inicio as minhas obrigaçoes,eu fui p/ ele muito ruim, minha zeladora já faleceu há 8 anos,e com isso ele mandou um ogãm pegar em minha casa todos meus santos.desde exú a orixás.e me fez o obori e copou bicho de pena p/ meus santos]ibás]e disse que eu tinha que trabalhar p/ dar comida o santo direito,vim para casa +ñ tive caminho,nenhum.e com isso deixei tudo pra lá ate prq ele falou que eu teria que pagar 900 reais do chão.e como ñ tive lá ñ fui +.isso já tem 4 anos,serár que era o santo mesmo cobrança ou foi um feiço que fizeram para mim?ele quis me segurar lá na casa dele?continuo cultuando eles em cada lugar dos cantinhod dele comose os ibás estivesse no lugar.minha fé ñ acabou.+sinto que preciso fazer aguma coisa .que o senhor acha?sou de omolú com oxum.motumbá.
Aline o que aprendi é que obrigação necessária mesmo é até os sete anos, o restante presente ao Orixá. Mas muitas casas fazem as obrigações de 14 e 21 anos, isso depende da sua raíz.
Aline o mais provável é que vc esteja se cobrando muito, cobrando a sua presença numa roça como forma de assim conseguir ser bem sucedida ou evitar que o mal te alcance, entendeu o que quero falar? a maioria dos problemas que temos está ligado ao nosso inconsiente, ao nosso medo de perder o que pouco que temos e quando perdemos, logo achamos um vilão, que nunc asomos nós mesmos, mas o invisível, no caso de nossa religião é o Orixá, e isso nem sempre é verdade. c já tem idade suficiente para dar canjica, omolocum, feijão e outras comidas aos seus Orixás, faça isso, retome seus assentamentos e dê vc mesma suas comidas a sua Oxum, é claro que não estou dizendo que vc pode se dar bori, mas comida, vc pode e deve. Tomege
olá!, fiz santo tem menos de um mês,sair do centro,pois me decepcionei com a zeladora,agora tenho medo do que possa acontecer comigo,será que ela pode fazer alguma maldade?obs: eu sou yao,por favor me ajude.obrigado.
Olá Safira
É uma pena que após apenas um mês de feitura você já esteja saindo da casa que te iniciou, mas, dado que você coloca a questão sobre a possibilidade de te fazerem mal, é porque a sua relação com as pessoas lá não era de facto sólida e boa. Lamento muito esse tipo de situação.
Creio que antes de pensar em possiveis maldades que te possam fazer, você deve ponderar bem e verificar também se na sua saída da casa teve todos os procedimentos correctos. Mesmo quando há desentendimentos há muita coisa a respeitar. Sinta-se à vontade para explicar melhor essa ocorrência ou qualquer questão que tenha, se for essa sua vontade, e talvez fosse bom você dar uma olhada em alguns dos textos que temos publicados por aqui, como “o longo caminho do aprendizado”.
Axé!
OLA MANOELA.
ESTOU A HORAS LENDO ESSE SITE E ME ENVOLVENDO COM SUAS LEITURAS.QUERIA PARABENIZA-LOS PELO CONTEUDO!
OLHA VI UMA INDICAÇÃO DE LEITURA ” O LONGO CAMINHO DO APRENDIZADO”.
ONDE POSSO ENCONTRA-LO NA INTEGRA?
ESSAS QUESTOES SAO SEMPRE INTERESSANTES PARA LER E REFLETIR.
OBRIGADA
eu nao encontrei o q eu queria ssssoo0o
Olá,
gostaria muito de saber como o Amalá para os 12 ministros de Xangô é feito! Será que alguém pode me falar? Axé!
Daniel estes 12 “ministros” se refere aos postos dados no Opó Afoonjá a pessoas de grande importancia ao Axé, são representantes do Axé no ambito legal/cívil, são pessoas e não Orixás, por tanto não recebem amalá. Tomeje
Nelson, obrigado pela resposta. Pesquisando aqui, descobri que o nome dos ministros da direita são Abiodum, Onikôy, Aréssa, Onanxokume, Obá-telá e Olugbam Nfô. Os da esquerda são Are, Otum, Onanxôkum, Oko, Kaká e Ossis Onikôyi. É isso mesmo?
Daniel foi muito legal vc pesquizar isso, mas lembre-se os Obás, são pessoas que recebem este cargo, não são Orixás. Tomeje
Motumbá!
qridos,eu frequento uma casa a 4anos e a 2 ano meu pai de santo veio a falecer.
Depois de um ano de sua morte ,a casa foi reaberta com outra yalorixá,sua filha carnal,e de lá pra cá eu não consigo mais frequentar o asé.
Ja tentei de varias formas ,mas ,meu coração se fecha cada vez q eu penso em dar minha obrigação lá.
Amo os Orixas com todo amor possível q possa existir,mas, me sinto mto mal lá dentro.
Devo procurar outra casa ?o que eu faço? me ajudem .
Ah!quero dar um agrado pro Exú coisa simples como farofa de dende e um bife.
Tem problema fazer a entrega de dia ,ou só pode ser feita a noite.
Abraços
Olorum modupé!
Flavia Ribeiro esta situação é bem normal nas casas que passam por esta transição, veja se o motivo é justificável realmente ou se é um motivo pessoal, um motivo só seu, e só tome as decisões com certeza de que o motivo é justificável. Sobre o Exú, vc pode fazer a noite sem problemas. Tomeje
mto obrigado pela resposta!
modupé!!!
motumbá!
Nelson Souza,
Gostaria de saber se posso preparar a comida de Exu,ou de qlquer outro santo, estando menstruada ?
Tem algum problema? se não tiver tenho q usar algum tipo de proteção?
Flavia algumas casas dizem que amulher está de corpo sujo neste período e esqueçem que o ekodidé tem toda uma ligação com menstruação nas suas lendas. Mas o entendimento que tenho é que o sangue mentrual é quizila, além de deixar a mulher mais sensível e vulnerável, por isso não se pode cozinhar neste período. Tomeje
Vcs são maravilhosos!!!
Mto obrigado mesmo pelas respostas que me deram.
Que Oxala abençoe vcs sempre e mto!!!
Modupé!!!
bom dia, me chamo monica, nao sei nem o que falar, qual conselho pedir, so sei que no momento , to muito magoada, minha vida ta hoirrivel, resolvi deixar tudo pra tras, e ir embora pra minas, to deixando minhas filhas, ja criadas, e uma neta qye amo de paixao, so nao sei se vai dar certo, to em duvidas, to com medo, to com depressao, e to muito chateada com uma pessoa que, se diz minha amiga, irma de santo, e que vive me punhalando pelas costas, minha filha ta envolvida com drogas, sei la, nao tendo como lidar com isso, nao to sabendo, por favor me ajude, me passe uns banhos, algumas coisas, to querendo dar u agrado a xango, ma nao sei direito como fazer. me ajude………..obrigada.
naum entendi nada
onde ponho as oferendas?posso oferecer numa encruzilhada pra eles???
me explica direitinho como devo fazer..Obrigada..
Fique em Paz!
Sabrina essa questão de onde entrega as oferendas depende de cada caso e de cada orixá, nem todos são estrada e nem todos no mar, isso será explicado no momento do seu jogo, pois é o jogo que definirá a forma e o local de entrega da oferenda. Tomeje
SUA BENCAÕ.só´fiiha de oxossi.tenho cinco anos,de feita.mais eu toda vida,omeu grande portetor,É´MEU PAI OGUM.DEPOIS DE DEUS,EU NAÕ,ENTENDO PORQUE,QUANDO INSSADA,OGUM,FICOU FORA.DEPOIS DISSO AMINHA VIDA,VIRO DE VEZ,EU PERDIR MARIDO,A CASA DA ILHA,TOU,DISPERGADA.EU NAÕ,TENHO CORAGEM.DE COM VESSAR COM MEU TATA,TEN DOIS ANOS Q/EU NAÕ VOU NA CASA.MAIS EU TIVE AGORA NO FINAL DE JANEIRO.MAIS ELE.NAÕ,MIM ATENDEU,O QUE EU FOCO.OBRIGADO,LAKAM.A SUA BENCAÕ.
Maria Lídia quando vc fala em tata eu entendo que seja Angola, e sendo Angola vc não deveria ser de Oxossi e sim de Gongobila ou Gongobira, as vamos ao que interessa, se ele não te atende o jeito é procurar uma boa casa de angola e se consultar. Em angola se cultua inkise, ok? mas o principio é parecido ao de ketu no sentido de na iniciação de um filho de Gongobila se assenta tb Mukumbe, ms o ideal é vc procurar alguém que seja angola e não outro segmento. Tomeje
Olá para todos , Gostaria de fazer um jantar para alguns
amigos que fosse comida de orixas, peço algunhas ideias
e receitas..Parabéns e muito obriado.
Toninho Rocha, muito obrigada pelas palavras.
Você poderia substituir, em vez de fazer um jantar com comida de orixás, você poderia oferecer comida baiana (vatapá, caruru, canjarê, xinxin de galinha… Um doce de cocô como sobremesa… São várias opções).
Sempre vejo comida de orixá restrito para orixá e para comunhão com a comunidade de um barracão dentro do barracão.
Axé!
Bom dia meus caros amigos espiritas,
Sou filho apaixonado pelos meus pais Xoroque / Oxum , dentro dos festejos de Ogum gostaria de colocar um presente (oferenda) para ele.
Que oferenda especifíca posso presenteá-lo???? sou do RJ e estou sem terra para poder continuar a trabalhar sempre para caridade e para o bem.
no aguardo,
abs
bener dagone
Bener, a oferenda mais comum para Ogum é o inhame acará, e vale pra todos. Um bom inhame, bonito, bem assado e regado a dende meu irmão. Tomeje
Salve a força de Oxalá em sua vida!!
Gostei muito do que os senhores vem escrevendo no seu site magnifico. Estão de Parabéns, esclarecendo para o povo do Candomblé e até para quem não é da nossa religião. PARABÉNS mesmo!!!!!
umotuba axe pra quem e de mutumbar…e mukuiu no zambe pra quem e de mukuiu…que oxalá traga muita luz…passei apenas para dar parabems pelas as informaçoes contidas neste site…
Mãe Miudinha D’Yemanjá e Elí D’Oxaguian,
Voltem sempre, pois esse espaço também é de vocês.
Epa Babá!
Oxalá vos abençoem, a benção!
Eli ficamos gratos pela sua presença, volte sempre meu irmão e fique a vontade sempre. Tomeje
Prezados,
Vejo nas casas que frequento que o candomblé utiliza muito a linguagem Yorubá para entregar comidas de santo etc, porem na umbanda tudo é falado em português e as comidas são entregues tb aos pés das imagens de Santos devido o Sincretismo.
Necessito de uma yá ou Babá para entrega-la ou posso ir em uma estrada eu mesmo e entregar para Ogum, visto que sei tudo que esse MAGNIFICO orixá recebe ?
Pergunto: é necessário falar em Yorubá para presentear o orixá OGUM ou ele recebe minha oferenda nas estradas mesmo eu falando em lingua portuguesa ?
Origado.
Maurício
Maurício,
Você pode ir sozinho entregar sua oferenda e falar em portugues, pois, pai Ogun ouve o nosso coração!
Boa sorte,
Axé,
mucuiu no záme… que oxalá vos traga muito axé e continue dando muita luz a todas as pergunrtas e resposta deste site. si posivel gostaria de acrecentar os meus conhecimentos… sobre este magnifico orixa (ossaim)que papai abençoe a todos.
Eli esteja a vontade para publicar o que puder ser dito pelo blog, estamos a sua disposição meu irmão. Tomeje
Fernando D’Osogiyan,
Obrigado pela sua resposta, porém tenho outra indagação:
Se os orixás ouvem em lingua portuguesa nossos pedidos, ( afinal sempre que vou entregar oferendas minha zeladora de orixá fala “converse com o seu santo meu filho”, daí eu converso em portugues claro), porque então falar em linguagem yorubá no candomblé ?
O xirê, vários ebós, etc, são falados em linguagem Yorubá !
Pergunto: Qual o sentido das rezas em Yorubá ?
A tradução delas quase sempre ou sempre em lingua portuguesa nos trazem a historia do orixá ou algum feito seu. Sei tb que existem várias rezas para varias finalidades, porem quando traduzidas sempre relatam os feitos de determinado orixá. Não poderiamos então deixar de dizer essas rezas em linguagem nativa e rezar em português ? ou se eu nao rezar o ebó, a comida, a oferenda, o agrado ao orixá em linguagem Yorubá ele nao vai receber ? Uma oferenda a determinado orixá tem mais força quando rezada em Yorubá do que em lingua portuguesa ?
Abraços e obrigado novamente.
Mauricio
Bom dia!
Meu nome é Miguel,frequento um centro espirita candomblé,na hora da dança sinto dores de cabaça,sono e dormença nos braços e parte de traz da cabeça,tomei um banho de ebo,e me sinto muito bem,gostaria de participar mais neste centro,encorporar e tal.
Acho que sou filho de Iemanja e oxossi,o que devo fazer?obrigado e axe a todos,parabéns pela pagina fantastica onde aprendo cada dia mais.
Bom dia Miguel,
Converse com o zelador da casa e se posicione quanto a sua vontade de participar e entrar para casa. Entenda também que candomblé tem suas nações: Ketu, Jeje e Angola dentre as principais, e que se cultua as energias da natureza criada por Olorun (Deus) e não espíritos que são comuns nos centros de mesa e algumas umbandas.
Boa sorte,
Axé,
Fernando obrigado seguirei seu conselho,axé.
Maurício,
É apenas uma questão de TRADIÇÃO, rezarmos e cantarmos na língua Yorubá. Não são todas as rezas e cantigas que falam dos feitos do Orixá, muitas se referem ao axé de cada um propriamente.
Orixá tem axé de fala e usa o que está armazenado no cérebro/memória de seu filho seja em que idioma for.
Axé,
Sou abiã, filha de Osogiyan e Osun, e gostaria de saber o que Osogiyan come, como é feito o inhame pilado.
Queria parabenizá-los pelas imformações.
Motumbá
Asé
mônica,
A comida preferida de Oxogiyan é o inhame pilado, é feito da seguinte forma: descasque o inhame do norte e coloque para cozinha em agua pura, depois de cozido amasse bem e faça bolas bonitas com este inhame pilado, normalmente em numero de oito bolas.
Não se esqueça Oxogiyan é um Orixá muito exigente, então faça tudo com muita limpesa e capricho.
Espero ter ajudado.
Boa sorte!
interessante!
Nelson, parabéns pelo blog, muito esclarecedor, fácil de entender e quanto mais eu leio, mais eu fico interessada!!!!
Axé!!!!!
Ola..
Gostei muito do site, bem não sou frequentadora de centro mas jogo buzios e sigo o candomble, sou filha de oxum e cultuo exu tbm…
Minha duvida ou orientação, tem um cidadão que me deve uma grana e quero ajuda para ele me pagar, o que devo fazer?
Obrigada
Luciana,
Procure uma empresa de cobrança, pois eles procuram o cara e negociam para você por uma comissão.
Boa sorte,
Cara,
permita-me dar a minha opinião humildemente, deixando bem claro que eu não conheço seu caso e nem sei se isso se aplica a voce, mas mesmo assim é algo bom de dizer:
Muitas vezes pensamos que os Orixás devem resolver todos os nossos problemas… Pois bem, eu creio que não! Problemas materiais? Cabe a quem está na matéria resolve-los!
Muitas vezes deixamos de perceber e sentir toda a grandeza do Orixá, que está aí para orientar nossa vida dar sentido a ela, andar no Caminho da Retidão e do Amor (já me PROVOU isso!)…Isso porque achamos que eles tem que estar a serviço de nossas demandas…
Outras vezes é puro egoísmo mesmo: achamos que o universo inteiro tem que resolver os NOSSOS problemas, antes mesmo de qualquer um que seja mais necessitado!
Sim, os Orixás podem ajudar em todos os tipos de questão, inclusive materiais, mas APENAS se for para o seu PROGRESSO ESPIRITUAL, explicitamente! Pior ainda, fico triste quando vejo pessoas confundindo a devoção para os Orixás com reles feitiçaria de baixa categoria: tudo se paga, tudo tem retorno se até a bola retorna quando jogamos na parede, porque as nossas ações não farão o mesmo?
“Toda pedra de tropeço é um aviso.
Lede cuidadosamente o aviso, e a pedra de tropeço se tornará um farol.”
ops! no começo era para sair escrito “Cara Luciana”.
e deixo claro que o que eu disse é apenas minha opinião pessoal.
Giancarlo,
Não é com Orixá, é para que ensinemos algo para convencer o miliante a pagar o dinheiro devido. Daí sugiro os “bons cobradores” demanda viva e certeira, a boa pedra.
Flavinha então leia mais e pergunte mais rsrsrsrs ficamos felizes por ajudar, volte sempre. Tomeje
não, não não!
desculpe-me Fernando, não foi para voce!
Aonde saiu “Cara” no começo do post, deveria ser “Cara LUCIANA”…
Tanto eu concordo que foi exatamente o que me motivou a escrever: problemas terrenos, soluções terrenas, voce acertou em cheio!
o chato deste forum é que, se a gente escrever a coisa errada, nao tem como consertar!!!
Manuela, bom dia!
Preciso colocar uma comida para Exú, pois estou com alguns problemas e preciso da ajuda deles. Achei aqui a receita do Padê, as minhas dúvida são as seguintes: Quero fazer a oferende tanto para o Homem, quanto para a Mulher (o négocio tá feio…rsrsrsrsrs). Posso usar essa receita para os dois? Faço um para cada? No lugar da aguardente posso colocar conhaque e champangne?
Axé!
Boa noitinha, Ana!!
Sei q vc perguntou à Manuela, mas como estou aqui, não me custa nada responder =P
As comidas citadas lá em cima são para Orixás. O padê é feito para o orixá Exu e pelo q li no seu comentário, vc quer fazer uma oferenda para os Exus de Umbanda (ou catiços). Em Candomblé reverenciamos Exu como um Orixá, que não tem relação com as entidades de luz cultuadas em umbanda com o mesmo nome. Acredito que seja melhor vc se informar num terreiro de Umbanda, ou até mesmo numa casa de Candomblé que reverencie essas entidades.
Mas não se esqueça que nós sempre temos a força necessária para sair de qualquer problema!!
Beijinhos, espero ter ajudado!!
Ana, só reforçando um pequeno detalhe q se perdeu dentro de minha própria mente: o ideal é que toda oferenda a entidade ou Orisa seja indicada e orientada por um zelador.
Beijinhos!! ♥
ÔÔÔ raça de macumbeiros esses colaboradores do blog, eu fui o único que falei “Não façam a macumba do teclado” isso vai acabar por viciar estas pessoas que entram no blog e elas não vão mais conseguir se libertar dessa cachaça rsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrrsrs. É uma cachaça ne? rsrsrsrsrs Tomeje
A sua bênção, Tomeje!!
Mas é uma cachaça mesmo, viu? Só q é uma cachaça q faz bem!! Tem coisa mais gostosa do que falar dos grandes amores de nossas vidas, nossos Orixás lindos e maravilhosos?
E falando em falar dos grandes amores de nossas vidas, Nelson, tô aguardando o programa q vc ficou de mandar =x
Abraços!
Que Logunede abençõe a nós todos! ♥
Oi, Aline!
Obrigada pelos esclarecimentos. Vou seguir o seu conselho.
Axé!
Ana,
Por nada, querida. É sempre um prazer poder ajudar, mesmo que pouquinho!
E não se esqueça que, independente de entidades, independente de Orixá, temos sempre uma grande força interior que nos move, que nos faz seguir adiante. As entidades e os Orixás podem até mostrar um novo caminho, “soprar” uma intuiçãozinha no nosso ouvido… Mas quem resolve na matéria somos nós mesmos, sempre nós mesmos!
E tenho certeza que vc é uma mulher de fibra, guerreira, batalhadora, que vai achar o melhor caminho para você mesma!
Que Logunede te abençõe infinitamente e lhe dê a intuição necessária para vencer suas dificuldades!
Asé para todos nós!
Aline,
Cada dia que passa me apaixono mais e mais por essa religião…
Às vezes fico até assustada como as entidades estão sempre tão presentes em minha vida me mostrando o melhor caminho a ser seguido. Antes de olhar o seu recado estava conversando com um grande amigo e ele estava me dizendo justamente a mesma coisa que você escreveu.
Sou uma mulher muito guerreira e batalhadora, além de muito abençoada pelos meus guias, que como escrevi mais acima estão sempre muito presentes em minha vida e com certeza tudo que está acontecendo vai passar muito rápido.
Que minha mãe Yemanjá te abençoe e te ilumine para que você possa continuar ajudando as pessoas que assim como eu está um pouco perdida.
Axé!
Ana,
Nossa, como é bom saber que minhas palavras podem ajudar alguém, de alguma forma. Acho q só agora entendi a mola-mestre que move esse blog e tds os seus colaboradores: o prazer de fazer o Bem a alguém, um Bem a alguém que nem conhecemos, que nem sabemos de onde vem.
Tenho certeza, Ana, que não importa o que aconteceu no seu passado, o q está acontecendo no seu presente e o q acontecerá no seu futuro: vai dar tudo certo para vc!
Que meu pai Logunede te abençõe e cace para vc toda a fartura, toda a prosperidade, toda a saúde, e tudo de bom! Como diria Miguel Falabella, “Saúde e paz.. o resto a gente corre atrás”.
Se cuida, minha linda, e qualquer coisa pode gritar aqui!
Asé!
Demorou hein rsrsrsrs Tomeje
Aline,
Depois de algumas decepções dentro da religião, com pessoas sem compromisso e ética, é muito bom ter pessoas como vocês que se preocupam em ajudar as pessoas de forma séria e responsável.
Apesar da minha pouca idade, prefiro o Candomblé de raiz, sem as “inovações” que tenho encontrado em alguns lugares que visito, acredito ser por esse motivo que ainda não consegui encontrar o lugar ideal para cuidar de meus guias, mas ainda bem que encontrei esse blog que tem me ajudado muito a entender e refletir sobre tudo que tem acontecido em minha vida.
Não se preocupe que eu estou sempre por aqui perguntando (e gritando também…rsrsrsrs) e lendo tudo que vocês escrevem . Já andei abusando Nelson e Fernando que por sinal foram muito atenciosos e claros nas respostas e orientações.
Mais uma vez, muito obrigada!
Axé!
Ana,
Infelizmente, ainda se encontra pessoas sem comprometimento religioso em nossa religião, mas não é assim em todas as religiões?
Mas mantenha-se firme, não deixe sua fé se abalar. Orixá é sentimento, é carinho, é presença diária em sua vida. Seus Orixás sabem melhor do que todos nós juntos o que vai em seus pensamentos e o que vai em sem coração.
Tenho certeza que eles mesmos vão lhe levar até um local onde eles possam ser cultuados e onde vc encontre a paz. Afinal, é isso que buscamos de uma religião, não é mesmo?
Se cuida!
Beijoooo ♥
Boa tarde,
venho mais uma vez a procura de voces, para tirar uma duvida. Escutei recentemente que existe o orixa Pomba-gira. Gostaria de saber se esse comentario esta correto ou a pessoa ao inves de dizer entidade disse orixa.
obrigado desde já
Luis Fernando
Luis vc já respondeu. Ouve um grande engano na denominação da energia.
Pombo-gira é uma energia, povo das ruas, veja foto de Bàbá Fernando no lado direito do Blog, clik nela e verás um post com este nome e tire suas duvidas e volte a esta pessoa e ensine o correto.
Ire o.
ok, obrigado
Gostaria de saber qual é o modo correto de se despachar uma comida feita para oxalá, já que fiquei menstruada no dia de despachá-la e não há outra pessoa que possa fazer isto por mim….
Vanessa,
Pode-se despachar mesmo estando menstruada não há problema algum.
Axé,
Como posso area uma ofereda para oxumaré gostaria que ó senhor mim esplicase esse caminho obrigada.
Anderson, é um òrìsá muito perigoso, manhoso e de dificil trato. Não busque fazer nada sozinho e sem a supervisão de alguém preparado para tal empreitada.
Porém todo ebó expontanêo feito com fé e conecção com òrìsá é muito bem vindo. Não aconselho vc tentar fazer isto sozinho.
Ire o.
Olá e axé para todos !
Quanto tempo depois de arriar para exu eu posso agradar os orixas?Realmente existe um limite de tempo entres o ebos?Peco orientação, pois estou precisando agradar meu povo.Obrigadissímo
Cleriston
Cleriston, fazemos isto orientados pelo oráculo ou por uma pessoa que tenha autorização para ajudá-lo.
Os ebós de Esù e òrìsá podem ser seguidos ou não. Depende do que for determinado, pois não comandamos o invisivel, entendeu?
Ire o.
qual o tempero do bife de exu eu não sei como se tempera esse bife
Cleonice, usamos apenas azeite de dende, sal. Algumas casas colocam cebolas crua em rodelas por cima. Ops, estamos falando de povo das ruas e não Esù òrìsá.
Ire o.
Gostaria de saber qual a oferenda a ser dada pra oxumare e onde posso coloca – la?
sara,
Oxumare aprecia bolinhos de massa de batata-doce e gosta de receber suas oferendas em lugares descampados.
Axé.
Boa tarde Nelson,gostaria de saber se eu mesmo posso dar as comidas dos meus orixás yemanjá ogunté,ogum megê,oxum opará e oxalufan já que toco um terreiro com meu namorado.Quero também lhe parabenizar pelo trabalho desenvolvido por vós e pelos demais que tanto tem nos ajudado;que todos orixás lhes abençoe.
Rodrigo,
Nunca damos comida aos nossos orixás pessoalmente, se você tem um terreiro, deve ter um zelador ou Ogan e ekedi pelo menos para lhe ajudar.
Axé.
Os Orixás também tem alguma bebida em especial? Exe: suco de frutas cerveja (cevada), vinho e etc?
Se sim, qual a bebida do Orixá Oxóssi?
Boa tarde,
Gostaria de saber se eu mesma posso dar comida ou uma oferenda pra OXUM e como moro em cidade litoranea.Aqui proximo nao ha rios ou cachoeiras, se a oferenda pode ser entregue em um jardim?
Grata
Edinei de bastante água de coco e vc pode se banhar com ela tbm.
Ire o.
Ana, façauma cesta com frutas de cor amarela e avermelhadas e regue com bastante mel, coloque em uma mata, ao pé de uma linda árvore que não tenha espinhos.
Não acenda vela na mata, ok.
Ire o.
Da Ilha obrigado pela resposta e pela dica do “banho de água de côco”, ouvi dizer que Oxóssi também gosta de cerveja, isso procede?
Edinei, exixte um tipo de cerveja que é oferecido a Òsun e não tem no Brasil. Qualquer outro tipo é kizila séria.
òsóòsi não bebe cerveja, usamos gin, mas ele não bebe na incorporação.
Ire o.
Entendi Da Ilha, então somente a água de côco que é a bebida de Oxóssi né?
Edinei,
Água potável e água de côco, Oxóssi é um Orixá do orvalho.
Axé.
Ok Fernando, muito obrigado!!
Olá,
Gostaria de saber se quando a gente oferece uma canjica para Oxalá, alguns dias depois a gente pode comer carne vermelha (No meu caso, colocaram carne no feijão e eu comi).
Será que o orixá vai quizilar comigo? Pois comi sem saber se poderia ou não.
Grata!
Raquel,
De forma alguma, fique tranquila pois Orixá entende o coração daqueles que não tem maldade. Quando arriar uma canjica para Oxalá de um resguardo de 24 hs ou o tempo que a comida estiver arriada.
Axé.
Oi Eu sou o matheus De Songô
E gostaria de saber
qual a coomida que eu posso
arria para ewa
Matheus, quando não somos iniciados devemos recorrer a ajuda de uma pessoa capacitada.
MAs vc pode oferecer um balaio de frutas e fazer seus pedidos.
Cuidado com velas e plasticos na mata.
Ire o.
Olá a todos,
Amei tudo o que li aqui. agradeço ter encontrado este portal e receber esta partilha.
aqui ainda nem nasci não sei nada apenas o desejo de merecer este conhecimento.
Mas em verdade vos digo que ainda não entendi quais as reais diferencas entre a Umbanda e o Candoble. alguem me pode ilucidar de forma sintetisada, please.
Sou de Lisboa e fui passar as ferias de Natal a Salvador onde tive oportunidade de comprar dois livros lindos sobre a Mitologia do Candoble. tenho muita ligação as aguas…. mas a minha duvida e questao subsiste.
Agradeço
bem hajam
sofia
Sofia, temos um pagina dedicada a literatura recomendada.
Nela você encontrará livros que se dedicam a explicar as várias formas de culto aos òrìsás e a Umbanda.
O livro òrun / ayè de J. Benistes é bem explicativo sobre Candomblé e sobre Umbanda você encontrará vários.
Veja textos da Manuela e nestes textos faça perguntas a ela pois ela mora no seu pais e quem sabe pode lhe ajudar com algumas indicações de leitura.
Não deixe de procurar na net, pois existem vários sites que tem bons livros grátis para baixar.
Quanto a diferençã que você pede para explicar, seria um texto muito longo. Prefiro que você leia e traga suas duvidas, será mas produtivo e fácil de entender.
Ire o.
Olá a todos, sou simpatizante da Umbanda e gostaria de saber se a Orixá Oxum aceita uma oferenda feita por mim ser entregue em minha casa, quero fazer um quindim grande, decorado com rosas amarelas, velas amarelas, sendo como forma de agradecimento, quero saber quanto tempo devo deixar a mesa dela pronta e depois o que fazer com a oferenda. Eu moro na Alemanha e segundo as leis locais os trabalhos religiosos nao podem ser deixados na natureza, etc. e nao conheci nenhuma casa de Umbanda por aqui e por esse motivo minha dúvida. Obrigado!
Stern,
Quindin não é comida de Oxun, mas, quem sabe com seu amor e sua fé ela lhe agracie? Oxun é sempre surpreendente, ainda mais com as rosas amarelas.
Boa sorte!
Axé.
Obrigado pela resposta Fernando, farei um quindim especial para Mae Oxum e vou caprichar! abracao fraterno e muito axé!
Boa tarde!!!
me pediram pra eu fazer a comida de oxalá com a canjica mel e cobrir com algodão e por cima do algodão colocar a folha da fortuna. gostaria de saber se isso está correto…é pra abertura de caminhos e tirar a quizila com oxum.
obrigada axé
Gislaine dentro do conceito do Candomblé a comida está correta.
Veja quem faz, onde é colocada, o tempo que fica no chão e quem suspende.
Ire o.
gostaria de saber mais sobre esse orixá Oxossi muito axé
greice,
Entre no post Oxóssi e leia também os nossos comentários.
axé.
ALGUEM PODE ME EXPLICAR COMO FAZER UM ACAÇA PARA EXU E SUA FINALIDADE ? GRATO
Marcos akasa é feito com farinha de milho branco, canjica, vende nas lojas de artigos religiosos ou supermercados.
O Akasa, representa várias coisas, mas ele é prosperidade tbm. É uma comida de muito fundaemento dentro de nosso culto.
Ire o.
adorei comentarios gostaria ver ai receitas simples comidas orixas e caboclos sou candomble ashe povo santo quem explica filhos coisas cuidar deles
perla,
Existem uma grande variedade de receitas, e publicá-las em receitas é complicado. Vamos aproveitar sua idéia para um futuro post.
Axé.
Alguem de boa sabedoria aqui, pode me informa como fazer um ximxim di bofe, para padilha, porque a 6 anos atras eu fiz, so que ja esqueci os ingredientes. espero uma resposta o mais breve possivel.
eu gostaria sarbe si eu sou de ayra porque quando eu tinha 7 ano uma mae de santo jogo pra mim desi que eu era de oxum opara mais eu fui feita como xango ayra mim respoda por favol meu imeu e crys.maria33@gmail.com bjs
Cristiane se vc foi iniciada e Ayrá respondeu, por que a duvida?
Quem pode lhe orientar da melhor maneira possível é o seu sacerdote, somente ele sabe os mistérios de sua inicação.
Um jogo feito a anos atraz, pode ser investigado por ele mesmo, sem sinceridade entre vcs dois, não há como se ter uma relação sacredote/iniciado.
Ire o.
Amanhã dia 04.12.12 vou arriar os acarajés para Oya. São 21 acarajés? e preciso colocar alguma folha? precisa de vela? Obrigada.
Beatriz,
Há quem coloque sempre múltiplos de 9 e folhas e velas são opcionais.
Axé.
Olá moro no Rio Grande do Sul queria saber meus anjos se tem como me informar onde acho os nomes das qualidades dos ORIXAS de Exu a Oxala ?
Felipe temos um post sobre Qualidades de Orixa, você encontrará o que procura na barra lateral do blog.
Ire o.
Felipe,
Digite na barra lateral acima onde está escrito “procurar”: qualidades de Exú e assim para todos os orixás.
Axé.
MOTUMBÁ!TENHO LIDO MUITO SOBRE DETERMINADOS ORIXÁS,UMA CURIOSIDADE MINHA A RESPEITO DE OYÁ ONÍRA,EM ÁFRICA ELA É CONSIDERADA UM ORIXÁ FORA DO PANTEÃO DAS OYÁS,GOSTARIA DE SABER QUAIS ORIXÁS COMPÕEM O ENREDO DESTE ORIXÁS!AXÉ!
Ney,
Todos os Orixás são individualizados, o panteão apenas organiza e reagrupa as energias. O principal Orixá que compôe o enredo de Oyá Onira é Oxun.
Axé.
BÀBÁ HÁ DIFERENÇA ENTRE ENREDO DO ORIXÁ,COM CARREGO DE ORIXÁ,ACHO QUE EU QUERO SABER QUAIS ORIXÁS PODEM COMPOR O ENREDO DE OYÁ ONÍRA.ADUPÉ!
Ney,
O Orixá que compõe o fundamento de Oyá Onira é Oxun, o carrego serão os Orixás que veem a seguir, como Ogun, Oxalá, etc, etc.
Axé.
Nelson e Manuela vocês tem facebook gostaria de conversar muito com ambos .
Ola tdb meus pais foram em um pai se santo e ele falo. Para eles leva bife com pimenta e cachaca para exu tranca ruas e falou que meu pai nao pode bebe e ele esta bebendo e td ta dando errado o que eles tem que fazer para reverte essa situacao me me ajude.
Kassia, o ebo está corretissimo.
Agarre-se na energia deste senhor (Tranca Rua) e não perca a fé, porém, tem que haver contra partida.
Seu pai tem evitar o contato com a bebida e procurar ajuda de AA ou psicólogo.
A luta não é fácil, é ardua, é cansativa e desmotivante.
Não se deixe abater, seu pai está ‘doente’ e precisa de muita ajuda.
Deixar tudo na mão do invisivel não é uma boa saída, vocês tem que ajudar também.
Ire o.
Olá preciso tirar uma duvida! Onde devo colocar um ebo para o Pai Oxalá! Dentro de casa, ou em um campo. seria milho branco!
Marc o contato com a natureza é muito melhor nestas horas.
Osánlá é um òrìsà da floresta, nada melhor que você ir ao encontro dele.
Ire o.
Olá Alguem poderia falar comidas para Logun ede ?
Lucas Umúlukú junto com o asòsò são comidas de Logun, frutas, côco são apreciadas por este òrìsà.
Ire o.
Motumbá meus irmãos,
Gostaria de aproveitar essa tarde para fazer uma oferenda a Ogum, no Dia de São Jorge. Após montar o prato, depois de quanto tempo despacho, e o despacho pode ser debaixo de uma árvore? Aguardo resposta, e obrigado desde já.
Mateus qualquer ebo, para ser despachado tem que ter consulta ao òrìsà ou quem o ebo foi oferecido.
Como Ògún reina nos caminhos e estradas e nas matas, você pode escolher onde colocar.
Da próxima vez não faça nada sem orientação.
Ire o.
Gostaria de saber porque numa consulta me falaram que meus orixás são de berços e já são assentados e mesmo assim dizem que sou equede(é assim que se escreve?) Sou filha de baianos e amo meus orixás. Ainda posso vir a ser uma rodante?
Tania tudo mentira.
Não existe essa coisa de berço, nascer pronto e etc.
Se você não se iniciar e colocar o àse do òrìsà para dentro de você (ekeji/elegun) nada terá acontecido na sua vida.
É muita gente inventando histórias e fazendo besteira na cabeça dos outros.
Òrìsà não é de berço ele vem junto com você antes da gestação através de nossas escolhas no òrun, isto está em nossa escritura sagrada chamada Ifá.
Somente o oráculo poderá lhe responder a indagação sobre ser um Elégun (rodante).
Ire o.
Olá, boa tarde, aqui foi o único blog que consegui solicitar uma orientação. Prepararei uma comida para Oxaguian (canjica cozida, mel, algodão branco, prato branco e vela branca de 7 dias ao meio), coloquei ao lado da imagem, mas tenho dúvidas se despachei certo. Coloquei no pé de uma árvore bonita, frondosa, foi em um local com pouco movimento de pessoas, mas não é mata. E era uma árvore solitária.Por favor aguardo orientação.
Sandra as árvores antigas, são portais de comunicação entre as diversas dimensões.
Ire o.
gostaria de saber se tem algum poblema mistura mel e dende pra xango me responda
Marinete estes itens são complementos do ebo.
Somente colocamos aquilo que nos é mandado colocar o mel tem sua função e o dendê idem.
Nunca coloque sal ou Obi para Sàngó. Nem dê comida fria.
Visite meu blog pessoal e procure por ebo. Você vai encontrar a finalidade destes intens.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire o.
ola quero dar um agrado para oxala , pois sinto a nececidade !
por causa do guian posso dar canjica pura cozida/
e onde eu coloco ?
Paula você pode colocar na sua casa, um local de pouco transito ou transito nenhum.
Pode colocar em uma mata também.
Ire
Olá boa noite, gostaria de saber quais oferendas posso fazer a Ewa e qual melhor local?? Obrigado desde já!
Ramon quando não somos iniciados e nem pedimos ajuda a ninguém.
Oferecemos flores, frutas e água.
Fazer comida de òrìsà é um ato sagrado, feito em uma cozinha sacralizada.
Ire
Da Ilha obrigado por sua ajuda, vi vários sites dando receitas e etc mas prefiro agir com bom senso rs, você sabe me dizer quais seriam as frutas e flores mais indicadas? Um local onde possa colocar, exemplo: cachoeira, campo aberto, mata…
Ramos este òrìsà é igbò (floresta), as frutas do amarelo para o vermelho, não há uma contra indicação.
Flores amarelas e brancas.
Parabéns pela falta de invenção, assim que se deve proceder. Quando não sabemos nadar não pulamos no rio.
Ire
Bom dia
Descobri a poucos meses que sou de yemanja ogum té.. E gostaria de saber qual oferenda posso fazer para me ajudar em questões pessoais. Ps. Não conheço nada sobre candomblé. Abraços.
Simone se não conhece não faça. Não entre no rio sem saber nadar.
Um neófito que descobre a qualidade de seu òrìṣà é muito raro, cuidado para não acender vela para o òrìṣà errado.
Quem fez o jogo para você deveria lhe auxiliar nesta questão.
Cuidado com pai de santo de internet.
ire
Amigos da fé, tenho uma mãe de santo do candomblé que me orienta e me informou que tenho que dar uma comida para Oxum. Como o valor que me pediu foi um pouco alto e estou financeiramente impossibilitada, gostaria de saber se eu mesmo posso dar a comida, o que dar e qual o melhor dia. Oxum é minha mãe de cabeça. Ao dar a comida devo fazer quais pedidos ? Obrigada.
Paula não damos este tipo de conselho pelo blog.
Se você não tem o que oferecer por questões financeiras, ofereça água.
O que você vai pedir é entre você e Òsún.
Ire
Mutumbá!
lendo alguns comentários, muitos procuram esse post mais para aprender alguma oferenda para os orixás para diversos fins, porém, como aprendi, cozinhar para as divindades não é algo para qualquer um fazer, existe todo uma ritualistica e um preparo ritual da “cozinheira” dos Orixás. vi em uma pagina da internet as seguintes oferendas com frutas e folhas para os orixás, que acho interessante para aqueles que querem fazer algum oferenda votiva para os orixás, oferenda de frutas, que pelo o que aprendi é a melhor forma de oferenda que um não iniciado pode realizar sozinho, pois quem criou a fruta foi a propria natureza, logo esta tem todo o preparo para isso, pois ali há orisá.
Èxú – Forrar o chão com folhas de fortuna, hortelã e crista de galo e colocar canas-de-açúcar, Bananas, jambos, goiabas brancas, assoprar gim por cima e regar dendê, obi
Ogún – Forrar o chão com folhas de abre caminho e mangueira espada, colocar goiabas vermelhas, uvas verdes, mangas espada, maçãs, coco, bananas prata, regar dendê, obi
Òxóòsì – Forrar o chão com folhas de tanchagem ou sálvia, colocar bananas prata, coco, goiaba, acerola, pitanga, fruta do conde, groselha, obi
Erinlé – Forrar a beira do rio com folhas de erva akokô colocar bananas prata, coco, obi
Oko – Forrar o chão com folhas de peregun, colocar as frutas da época que te agradem e acrescentar maçãs, limas, melão,bananas, inhames e batatas-doce
Logunede – Forrar a terra na beira da cachoeira com sálvia, macaçá ou oxibatá colocar maracujá, cacau, pêssego, damasco, bananas ouro, maçãs, goiaba, obi
Osain – forrar o chão com folhas de peregun ou guiné e colocar abacate, bananas, pitanga, goiabas, obi
Obaluwaiye – forrar a terra com folhas de tanchagem, cordão de frade, peregun ou mamona roxa e colocar abacaxi, tangerina, lima, banana-da-terra, caju, pinha, abiu, colocar pó de osun por cima, mel, obi (para pedir riquezas)
Onilé – Abrir um buraco, regar dendê, água e colocar folhas de mamona roxa picadas, peregun, dez frutas diferentes (abacaxi em rodelas, bananas, maçãs, peras, melancia), mel, búzios e orobô
Oxumare – Forrar o chão com folhas de akokô, jibóia ou folhas de bananeira e colocar melão, coco, graviola, banana-da-terra, bananas prata, uvas verdes, uvas rosadas, maracujá, goiaba, melancia, peras, obi
Xangó – Forrar o chão com folhas de abiu roxo, hortelã, cascaveleira ou erva tostão, passar as frutas pelo dendê quente e colocar maçãs vermelhas, romãs, caquis, pêssegos, bananas prata, uvas moscatel, sapoti, abiu, oferecer quente, orobô
Oxun – Folhas de Macaça, língua de vaca, oripepê ou bem-me-quer e colocar bananas ouro, maçãs vermelhas, damascos, pêssegos, manga carlotinha, mangas rosa, obi, orobô
Opará – Forrar o chão com folhas de crista de galo, passar as frutas rapidamente na frigideira com dendê e colocar manga rosa, manga espada, morangos, maçãs vermelhas, bananas, obi
Oyá – Forrar o chão com folhas de pára raio, erva prata, crista de galo e colocar maçãs vermelhas, morangos, manga rosa, bananas prata, bananas prata, sapoti, obi
Obá – Forrar o chão com folhas de hortelã e colocar tangerina, romãs, morangos, maçãs, bananas prata
Yewá – Forrar o chão com uma folha de oxibatá e depositar melão, coco, graviola, banana-da-terra, bananas, maçãs, obi
Ibeji – Forrar o chão com folhas de caruru e colocar variados tipos de fruta que você gostar, colocar doces de frutas (goiaba, coco, banana, pêssego em calda, figo…) 2 obi e 2 orobôs
Iyemanjá – Forrar o chão com folhas de colônia, alfavaca e colocar melão, melancia, uvas verdes, coco, bananas prata e maçãs verdes
Obatalá (e demais òrìsà funfun) – Forrar o chão com folhas de algodoeiro e sálvia colocando maçãs verdes, peras, uvas brancas, coco, melão, bananas prata, assoprar efun por cima e obi
Orunmilá – Forrar a terra com folhas de orquídea branca colocar coco, obi, uvas verdes, obi, soprar iyerosun por cima.
Olokun – Fazer uma salada de folha da feiticeira (ewe aje – riqueza), bananas prata picadas, maçãs vermelhas, maçãs verdes, melancias, melão, peras, uvas vermelhas, coco grelhado com melado e canela, misturar grãos de arroz cru, sementes de girassol, melado, búzios e ofertar dentro da água
Ori – Ofertar numa tigela, folhas de saião e colocar suas frutas favoritas, obi
Ancestrais familiares – Molhar a terra com água, dendê, forrar com folha de mamona roxa, colocar eko (bolas de mingau de farinha), frutas brancas e orobô
http://umbandamagia.blogspot.com.br/2012/01/oferendas-aos-orisas-e-ancestrais-as.html
achei interessante postar essas oferendas aqui, para aqueles que desejarem agradar orixá, como Da Ilha falou, um copo de água já é bom tamanho. o que importa é o coração e o respeito, o coração pela vontade de agradar as divindades e o respeito pela noção que não possuem o conhecimento necessario para proceder uma comida seca, como um omolokun para Osun, ou eboiya para yemonja, deixando essas oferendas aqueles que competem a esse caso. Se estiver errado em alguma coisa, peço agô,
axé o.
Manuela estou adorando o blog! Acabei o encontrando em um momento de busca e conselho. Sou de Iansã, não sou iniciada… Sempre alimentei Exu, por motivos de relacionamento. Então, ultimante tenho sonhado muito com Iansa dançando para mim. Já sonhei com ela e minha avó falecida que era de Oya também, ela dançando com uma coruja na mão e eu a vendo dançar só que era o meu corpo. Com a proximidade dela resolvi lhe da um agrado, fazer uns 9 acarajés é colocar em um alguidar. Eu mesma faria, pq não tenho casa, mas não sei aonde despalharia e se seria o ideal. Não tenho nenhum bambuzal próximo. Agora me ficou a duvida, eu mesma posso fazer!? Aonde despachar !? É o ritual!? Sinto que preciso agrada lá….
Axé…
Benta nem sempre as coisas acontecem como a gente deseja.
Fazer comida de òrìsà não é uma cisa simples, requer mãos habilidosas e consagradas.
Tudo isto para que o objeto da oferta contenha àse.
Àse é a força vital do universo, sem ele, tudo fica do jeito que está e nada se movimenta.
Busque um jogo, orientação, relate o seu desejo e somente depois de devidamente orientada peça ajuda para satisfazer o seu desejo.
O local onde despachar deve ser indicado pelo oráculo, como também o local onde será colocado.
Procure fazer tudo da forma correta, tendo como premissa que você ainda não é iniciada.
Ire
Fiz um trabalho para oxala com a canjica, mas não sei oq devo fazer depois… Se devo despachar, e aonde!
Juliana um ebo tem local correto para ser colocado depois do prazo definido pelo oráculo.
Você deve ´perguntar para ponde vai na próxima vez.
Deixe nas águas de um rio, pé de uma árvore sem espinhos, ou mata.
Ire
me respondam por favor , sempre fiz meus ebós para os orixas da maneira correta e sem disperdicios , ate que a pombo gira Dama da Noite disse para mim que eu não posso fazer ebós ate completar 7 anos de yawo , nunca tinha ouvido falar disso , sempre fiz meus ebós me sinto muito ligado aos orixas e adoro meu culto , por favor me responde
Lima que a Pombo Gira me desculpe, mas, você deve fazer seus ebo sempre que o oráculo determinar (ou melhor, aconselhar).
Ninguém, NINGUÉM, pode se sobrepor ao oráculo.
Ire
Limaxe,
Nunca deixe de fazer seus ebós se assim for determinado através do jogo de búzios de seu zelador. Essa pomba gira precisa se atualizar com os rituais do candomblé para depois dar consultas corretas, pelo menos isso. Ebó não tem idade dama da noite!
Axé.
Muito bom bem explicado adorei nota 10
De novo aqui! Muito tenho aprendido desde que conheci este blog. A minha questão é se estas comidas de Orixá só podem ser preparadas por Pai ou Mãe de Santo? É que me falaram de fazer Omolokum para Oxum… mas eu não sei se sou eu que faço ou tem que ser alguém com mão.
Muito obrigada desde já pela atenção.
Pat Dias,
Sim, você pode fazer o omolokun se souber fazer, mas porque lhe indicaram fazer um omolokun?
Axé.
Grata por responder Fernando D’Osogiyan. Me indicaram por causa das minhas relações amorosas que nunca duram muito… creio que para melhorar minha vida amorosa.
Eu sei que tenho de arranjar tempo (e dinheiro) para falar com a pessoa que você me recomendou. Pois como lhe disse parece que por mais banho, mais ebó que eu faça tudo tem um entrave. Chega um momento em que se perde a fé e uma pessoa se sente vítima de um “comércio”… Entende o que eu digo?
E depois começo a temer que se eu não fizer o que a pessoa recomenda que ela vai fazer “coisas” para tudo dar errado na minha vida… Como li em tantos comentários aqui, eu só queria que as coisas andassem direito. Agrado sim, por mês por ano ou quando de necessidade, mas não viver dependente de trabalho espiritual porque sempre aparece algo que dá errado, compreende meu ponto de vista?
Obrigada uma vez mais por seu tempo e disponibilidade.
Axé.
Pat
Me equivoquei… foi o Ary que me recomendou uma pessoa. Mil desculpas!
Pat
Pat Dias,
Essa comida votiva de Oxun jamais pode ser oferecida nesta intenção, com esse objetivo para Mãe Oxun, não faça!
Somos uma religião e não um comércio absurdo que se vê por aí.
De tempo ao tempo, trabalhe, tenha fé em você, confie em você, remeta ao Pai Oxalá a sua misericórdia.
Boa sorte! Axé.
Obrigada Fernando D’Osogiyan pela sua resposta mais uma vez. Eu também achei que não seria por aí que as coisas iam melhorar com a pessoa com que “vou estando”. Houve coisas que sim deram resultado… mas depois me pergunto porquê só dá resultado por 1 mês ou dois? Porquê esse trabalho que tinha como objectivo “eliminar” as coisas negativas não resultou na totalidade? Depois vem uma série de questões que me dão até medo de pensar pois não quero desrespeitar as entidades com quem as pessoas trabalham. Entende? Tenho medo que ao questionar eles se virem contra mim. Depois vem o medo de que se não fizer tudo vai correr mal… depois vem a dependência de ter que fazer Ebó para Exu e Pombo Gira, quartinha para Pombo Gira, Omolokum para Osún, Acarajé para Iansã… enfim… eu faço e volto a fazer e sempre há algo que que aparece.
Creio que tenho que me resignar aos meus caminhos fechados e aprender a viver assim… e olhe que faço este desabafo de lágrimas nos olhos porque me emociono não com pena de mim mesma, mas porque quando uma pessoa tem de se resignar não é fácil.
A pessoa com quem eu consulto apenas nas cartas, sempre bate tudo certo… mas infelizmente os trabalhos não têm resultado prolongado. Talvez seja culpa de minha falta de fé… talvez seja porque eu acendo velas demais e peço que tudo dê certo… Não sei… Sinto uma confusão mental muito grande. Talvez eu seja fraca… Talvez minha missão aqui seja pagar meus karmas… Ou esteja a pagar por meus pecados no passado.
Bem… me desculpem o desabafo.
Muito Axé e obrigada pela atenção e ensinamentos tão bons por parte de todos aqui.
Pat
Eu de novo… lendo alguns post aqui me veio uma questão que eu sei ser meio tonta mas, não sendo feito no Santo uma pessoa que queira orientação sem entrar na religião pode ter um zelador à distância?
Pat,
Pode ter um orientador a distância, fica melhor assim.
Axé.
Obrigada Fernando. Assim que puder vou consultar a pessoa que o Ary me recomendou.
Aproveito para dizer que encontrei uma pessoa que foi iniciada de criança no candomblé mas que agora está mais virada para a umbanda. Ainda assim ele me consultou os búzios e de facto a outra pessoa com quem me consultava fez coisas para me manipular e me sentir na obrigação de fazer todos os ebós… eu agora tenho muito receio que essa pessoa utilize minha informação.
Segundo os búzios ela amarrou minha pomba gira e afastou os meus orixás para que eu não tivesse força para nada. Talvez esse seja o motivo pelas fortes dores de cabeça à noite e o estado de confusão mental em que me sinto e me levou até o vosso blog. Eu sei que meu maior inimigo é o meu pensamento e medo.
Por sorte também tenho tido sonhos com entidades que desconheço e me têm levado até às pessoas certas… inclusive até coisas para eu fazer. E hoje quando consultei os búzios o Pai de Santo me disse para fazer algo que já me havia sido revelado no início da semana.
Mais uma vez obrigada e desculpem meus desabafos.
Axé!
Gostaria de saber por que depois de ter feito um omolokum para Oxum fiquei com dor de cabeça?
Michele,
Determinadas comidas de Orixá inclusive o Omolocun, devem ser arriadas e acompanhadas pelo seu zelador. Tem que saber a finalidade principalmente de um Omolocun.
Axé.
O que fazer quando a comida mofa antes de despachar amigos? Isso tem algum significado?
Fernando como estamos lidando com produtos orgânicos é normal a oxidação do produto, seu envelhecimento e putrefação.
Eu não vejo nada de errado quando isso acontece, pode ser que em algumas casas isso possa ter alguma referência.
Ire
Eu vi acima que quimdim não é comida de Oxum. Esse chega a ser um ponto de reflexão interessante, quimdim é um doce português, não tem nada de africado nele. Mas de certa forma no Brasil em todo lugar as pessoas consideram comida de Oxum, porque será amigos? Pelos ovos? Cor amarela.
Eu já fiz sim ebó pra Oxum que incluía quimdim, muito bem preparado claro. O ebó indicado no jogo e feito na casa de candomblé, confirmo que foi um ebó que me trouxe ótimos resultados. Mas gostaria de entender como um doce português se incorporou na liturgia.
Eu vim corrigir o comentário acima, o quimdim em Portugal seria o “brisas de lis” e leva amêndoas. As africanas no Brasil (bem mais criativas que as portugas) incorporaram o coco na falta do ingrediente europeu e criaram a própria culinária afro-lusitana. Assim como Caruru era esparregado, moqueca saiu do ensopado e e vatapá da açorda.
Vendo por esta ótica, tem tudo a ver.
Asé!
Posso oferecer a canjica para Oxalá em um alguidar de barro? Em caso positivo devo forrar com folha de mamona? Grato,
Ramóm,
Deve servir em louça branca e não precisa forrar com folha.
Axé.
Boa tarde
Depois da queda do kele, podemos cortar o cabelo normalmente?
Gonçalves,
Isso vai depender das normas da sua casa, na maioria somente depois de 1 ano de inciado, outras casas somente quando completa 3 meses de iniciado.
Axé.
[…] Comidas para os Orixás (receitas): https://ocandomble.com/2008/08/04/comidas-para-os-orixas/ […]
Sou da nação de efon amo meu pai iroko sou da família loroke axe mojuba Babá.Jorge Ty sango áwuradorei ei