O Ipadé (também chamado popularmente, embora erradamente, de Padê) de Exú é um ritual executado antes de qualquer cerimónia interna ou pública do Candomblé, Exú é sempre o primeiro a ser homenageado.
De manhã, consuma-se o sacrifício; os preparativos culinários e a oferenda às divindades ocupam o restante do dia; a cerimónia pública propriamente dita começa ao fim da tarde, quando o sol se põe e prolonga-se por muito tempo, noite adentro.
Qualquer cerimónia tem início, obrigatoriamente, com o Padê de Exú. Costuma-se dizer que essa cerimónia é para despachar Exú, mas isso não é correcto, pois com esta cerimónia apenas colocamos Exú como guardião e mensageiro, para avisar os Orixás de que estaremos precisando das suas presenças no Aiyé (Terra).
Exú é, na verdade, o Mercúrio africano, o intermediário necessário entre o homem e o sobrenatural, o intérprete que conhece ao mesmo tempo a língua dos mortais e a dos Orixás. É pois ele o encarregado – e o Ipadé não tem outra finalidade – de levar aos Orixás o chamamento dos seus filhos.
O Ipadé é celebrado por duas das filhas-de-santo mais antigas da casa, a Dagã e a Sidagã, ao som de cânticos em língua Iorubá, cantados sob a direcção da Iyà Têbêxê e sob o controle do Babalorixá ou Yalorixá, diante de uma quartinha com água e um prato de barro contendo o alimento de Exú, e um outro recipiente com o alimento favorito dos ancestrais.
Embora o Ipadé se dirija antes de tudo a Exú, comporta também obrigatoriamente uma cantiga aos mortos (Essá) ou para os antepassados do Candomblé, alguns de entre eles são mesmo designados pelos seus títulos sacerdotais.
A quartinha, o recipiente e o prato serão levados para fora do barracão onde se desenrolarão as restantes cerimónias.
A festa propriamente dita pode então começar.
Obs.: Não confundir Padê (que significa a comida de Exú) com Ipadé (que significa Encontro) que é a cerimónia propriamente dita.
Luiz Cortez, minha resposta está baseada no meu sentimento sobre este assunto, tenho um amigo que diz que eu sou o mais cético de todos os Candomblecista que ele conheçe. Não se trata de ser cético, acho apenas que pensando assim não atraio coisas ruins para mim.
Ouvi um ditado uma vez que diz: “Não creio nas bruxas, mas que elas existem não tenho dúvidas”.
Luiz esta questão de ter o caminho trancado é muito mais fruto de sua auto sugestão do que de fato um problema ligado a trabalhos que foram feitos para este fim, pois a simples menção de que “fizeram alguma coisa para vc”, produz um medo na pessoa e tudo que aconteçe a ela, e ela julga ser ruim, será associado ao tal trabalho feito. Mas o contrário, as coisas boas que lhe acontecem, quase nunca é tido como um trabalho feito pelo Deuses, sejam quais forem os deuses, para te dar caminho não é verdade? Geralmente só se vê o lado ruim, as perdas e os problemas, mas as coisas boas que recebemos geralmente são tidas como um dever, uma obrigação de um Deus te dar. Eu jamais autorizei exú algum a me tratar de forma desrespeitosa ou de forma a me prejudicar, e creio que ninguém o faria, eu os respeito e por isso não seria justo que fissezem algo contra mim, mesmo a pedido. Luiz resumido isso é o que penso. Espero ter colaborado Tomege.
Oi,
Olha eu queria dizer que estou aprendendo muita coisa sobre o candomblé com vocês , me acho bastante curiosa, e às vezes, pergunto demais. Lá vai: como não acreditar que alguma maldade foi feita prá você, pois se de um momento para o outro sua vida vira de cabeça para baixo? De um modo geral me considero uma pessoa boa, claro, com defeitos, sou um ser humano, mas a partir do momento que você só se sente atacada como se defender sem atacar o outro, sem prejudicar. Não é o eu desejaria, mas como você se resguardar da maldade alheia a partir do momento que confia em todo mundo. Sofri muito desde o ano de 2007,e aproveito odia de hoje, 25/07/2008, para agradecer todos àqueles que passaram pelos meus caminhos e me ajudaram ,me deram apoio. Agradeço a Deus e a todos os Orixás,não seis se estou errada na forma de me expressar, mas o dia de hoje foi fruto de uma luta minha comigo mesmo e com a ajuda dos Orixás e de uma pessoa especial, que conheci recentemente. Mas voltando a minha pergunta: como não revidar uma maldade quando você está sofrendo, está sendo prejudicado? UM ABRAÇO.
Neuza bom dia creio que a pergunta em Pombagira também é sua certo? vamos as duas ao mesmo tempo. Uma entidade se manifestar durante uma consulta de búsios é tão improvável quanto eu ir a lua, desculpe a grosseria da palavras, não é esse meu interesse. Mas isso não existe, vc foi influenciada, se fosse numa consulta com a entidade, estaria tudo certo, mas num jogo isso não é aceitável de forma alguma. Sobre sua vida de pernas para o ar.
Pensar sobre os seus próprios passos e escolhas talvez te oriente melhor sobre o motivo que te levou a sair do emprego e outras perdas que vem junto com isso, sei que não é bom ficar desempregado, mas pelo menos aqui no Brasil a concorrencia tem sido grande e os profissionais devem ficar sempre atentos aos movimentos do mercado e se reciclar sempre, vc fez ou faz isso? Sobre conseguir emprego, o melhor caminho é procurar alguma coisa que vc faça bem e se dedicar a isso, melhorar seu currículo e ir em frente.
Não sou diferente de vc também sinto raiva, mais a melhor forma de dar o troco é mostrar que vc é superior a eles que te desejaram o mal, fazendo o que vc sabe fazer de melhor e crescer por seus próprios esforços. Que Ogum te abra os caminhos. espero ter colaborado. Tomege.
vendo suas resposta as perguntas eu tb fui prejudicada pela minha ex mãe de santo, eu estava tendo muitos sonhos estranhos até que de segunda para terça eu sonhei que eu tinha um negocio em frente a um cemitero que de lá me jogavam carne podre de defuntos, e tenho andando muito angustiada tanto que entrei de ferias achando que estava com depressão porque eu chorava muito e me sentia angustiada todo o tempo. Pedi minha amiga que jogasse os buzios para mim porque eu tinha o pressentimento de que alguma coisa estava errada. Dito e feito me deram uma surra de eguns, acho que qualquer ser humano não merece ossaim conseguiu salvar meu lado financeiro mais meu lado amoroso foi para o brejo, meu companheiro chegou a me dizer que não conseguia nem olhar na minha cara de tanto nojo que ele sentia de mim.Então diante disso eu o perdoei mas ele pra lá eu pra cá. Como o mes agora é do meu pai em respeito a ele não fiz nada.Mas ele me deu permissão que eu fosse hoje no cruzeiro e levasse um vela gira mundo que eu nunca tinha ouvido falar ele me disse que eu tenho muito força no cruzeiro. E isso eu já tive confirmação todos ficaram doentes aqui da noite para o dia.Eu tenho uma vira lata que eu amo de paixão muitas vezes as demandas cairam nela e foi abaluae que me ajudou meu filho na semana passada sonhou que ela tinha morrido num sitio engasgada ele foi atras dela e sugou a boca dela e ele engoliu a bola que a estava sufocando amanheceu com diarreia brava e teve pneumonia onde eu recorri novamente a baluae. eu tenho uma fé nele imbativel.muito axé
Existe uma grande dúvida quando ouço suas respostas,o ebó para destruir uma pessoa existe ou não?até quando podemos avaliar que foram reflexos de nossas atitudes, ou interferências de espiritos ruins,como perceber que precisamos de ajuda ???sei que colhemos o que plantamos,mais eu ainda me sinto muito cofusa a respeito pois se e certo o tal ditado, então creio eu que não existe a necessecidade de tomarmos ebó para este fim e tão menos de dar credibilidade quando nós e comunicado em jogo que precisamos realizar algúm descarrego,isto e tão contraditorio,que gostaria muito de sua explicação para tal questão.desde ja agradeço pela imensa dedicação que percebo que que vc possui ao lidar com nossas dúvidas.
Neila eu sempre falo a mesma coisa sobre este tema, eu não acredito e desejo influenciar sim as pessoas que me perguntam sobre este asunto para que também tenham certeza de que isto não existe, ter esta certeza faz com que o tal mau, a tal macumba, o pedido de feitiço ou desgraça não nos alcançe de forma alguma. O que aconteçe é que as pessoas (pequenas) que pedem e fazem o mau para nos prejudicar, quando nos vê com uma unha quebrada ficam tão felizes e certos de que o mau se fez em nossa vida que chegam ao climax, ficam felizes e se sentem poderosos (e burros). Por isso mesmo quando estou no pior momento, ninguém que não seja minha esposa e um amigo, saberão que estou passando por um momento difícil, não permito que este tempo ruim se reflita em minha vida.
Sobre os Ebós a lógica é outra, não são exclusivamente para se defender ou livrar do mau ou desmanchar o mau pedido, o Ebó tem uma função principal que é livrar nosso corpo da energia negativa que nós mesmos produzimos ou recebemos de alguém, mesmo sem querer. Como por exemplo quando fazemos uma limpeza num amigo ou cliente, de ceta forma nos carregamos de uma pequena parte de sua negatividade, isso somado a muitos trabalhos nos dá uma carga negativa que precisa ser eliminada. Outro exemplo é quando tratamos de pessoas enfermas, quando nos dispomos a ajudar os outros ouvindo seus problemas ou mesmo nos trabalhos voluntários em que lidamos com as emoções dos outros, sempre carregamos um pouco do sues problemas. O Ebó entra na história para nos reequilibrar, e o cilco continua. Ajudamos nos carregamos e nos limpamos. Tomege do Ogum
Boa noite,
uma certa vez fiz um ebó e durante o trabalho que a Mãe de Santo fazia em mim, senti meu corpo formigando, minhas mãos viraram para traz e meus pés pareciam duas bolas que iam estourar. Estava eu incorporando Exú? Isto é normal? Éra o meu Exú?
O seu exu esta ligado ao orixá que voê tem?
pessoas dizem que não poderia ter o Exu que tenho sendo filho de Ogum
Gabriel existe o Exu do Orixá e o seu próprio Exu que chamamos de bara (exu do corpo). Poretanto um está ligado ao Orixá e outro ligado a vc (pessoa).
Sobre vc não poder ter um determinado Exu. Ter um Exú não está condicionado a poder ou não poder, está condicionado ao Orixá necessitar de determinada energia para conduzir da melhor forma a vida daquele filho em questão. É claro que há uma “lista de Exús” que se adaptam melhor e que suas caracterísiticas se assemelham ao jeito do Orixá Ogum ou Oxossi ou outros. Mas não há uma rigidez absoluta do tipo, vc é de Ogum então só pode ter estes Exús ligados a Ogum e ponto final, não é bem assim. Tomege do Ogum
No segundo semestre de 2008, muitas coisas ruins acontecerma na minha vida, separação, doença e probelams finaceiros, parte desses problemas como a saúde consegui recuperar, mas resolvi consultar um pai-de-santo para ver o que estava acontecendo, então ele me disse que fizeram um trabalho pra mim colocando Exú na minha frente…não acreditei e fui a outro que me disse a mesma coisa, mas ainda tenho muitas dúvidas o que é está com exu de frente? será que poderia me explicar?
motumbá,
Gostaria de obter informações sobre a diferença entre exú Marabó e Exú Barabó.
obrigado
Na verdade Rui T´Odé são o mesmo Exú,o fato de nossa religião ter sido transmitida oralmente por tanto tempo traz esse tipo de consequencia,o que às vezes pensamos ser coisas distintas na verdade não o são
espero ter esclarecido
axé
quero terminar com minha ligacao com meus exus mas nao sei como levantar eles e despachar suas imagens que comem obrigacao a 8 anos sendo o chefe ze pilintra, oque faco
Valir vc quer despachar só os exús ou se desfazer de sua ligação com a religião? Seja como for, a decisão é sua e só sua e não implica em problemas futuros, como vc cita que comem há 08 anos, eu entendo que vc seja cuidado por alguém, a talvez seja mais prudente pedir ajudar a quem te ajuda neste tempo todo. se vc não tem alguém te ajudando, simplesmente leve ao mar ou a mata e deixe lá, procure não colocar em locais que possam causar prejuízos ou ferimentos ou poluir. Tomeje
óla, gostaria de tirar uma dúvida, E verdade que devemos agradar exú, pomba-gira com bicho de 2.. ou 4 pés, somente quando, obtemos a graça. Porque se exu comer antes, ele não vai correr atrás do nosso pedido, abertura de caminho emprego?
Maria Luiza,
Não devemos sacrificar um animal para benifício próprio, muito menos um animal de 4 pés, ainda mais para pombagiras, exús, etc. Um bom padê de farinha de mandioca no dendê bem feito faz o mesmo efeito. Fé e merecimento contam muito.
Axé,
Tomege , a sua bença , veja bem sai da casa do meu zelador a cinco meses e de uns tempos p ca eu fiquei sabendo que ele disse que tem certeza de que voltarei atras , fiquei sabendo que ele ta sempre me queimando e queimando os meus , uma irma de santo foi ate a minha casa jogar coisas que ele mandou , resumindo eu não tenho mais sossego e tenho medo do que ele possa fazer comigo ou com a minha familia , pois vivi na casa desse zelador por deseseis anos e presenciei muita coisa sei do que ele é capaz , sempre tomo meus banhos , rezo , ponho oferenda pro meu santo mais não sei o que fazer , sempre peço aos deuses que tenham compaixao de sua alma . O que eu faço ? aminha decepção com ele foi tao grande que não tenho vontade de procurar outro zelador ou zeladora , as vezes sinto vontade de abandonar tudo , mas ai paro reflito e volto atraz pois quem me magoou foi o ser humano e não o orixa , me sinto perdida e só o que fazer .
Aguardo retorno , um forte abraço e que Ogum lhe abençoe .
Aparecida, faz algum tempo que não “digo” aqui a seguinte frase. “O medo paraliza”, e é verdade minha irmã o medo só faz nos paralizar diante dos problemas. O que vc acha que pode te acontecer de mau? Só vai acontecer aquilo que vc mesma deixar que aconteça ou fizer por onde acontecer na sua vida. O zelador é só uma pessoa que ficou com raiva de perder a serviçal gratúita dele e agora está desesperado e com raiva de saber que as pessoas andam por suas próprias pernas. Deve ser porque eu sou do Ogum, eu nãoa credito em nada disso de que alguém pode fazer isso ou aquilo e prejudicar a vida de outros, eu creio no merecimento, na busca de oportunidades e crescimento, isso pra mim é mais que qualquer macumba, é crer em vc, no seu potencial, não ficar mistificando ou depositando nos outros uma força que na verdade ele não tem. Aparecida vc de certo vai ter dor de cabeça, diarréia, dor de estomago, vai dar topada, vai brigar com outras pessoas, vai ter falta de dinheiro, vai ficar triste e tudo mais que uma pessoa normal tem passar na vida, será que o tal pai de santo é tão poderoso a ponto de fazer tudo isso na sua vida? Ou será que é só a vida passando diante de vc com todos os seus problemas e oportunidades? E vc, vai ficar aí com medo escondida? Aparecida Ogum te abençoa sempre, te dá caminhos sempre, vc só tem que dar os primeiros passos neste caminho, sem medo. Toda vez que vc encontrar com alguém ligado a ele, sorria, mostre-se bonita e segura, isso é a melhor contra-macumba. E é claro, se puder colocar um inhame pra Ogum e pedir que Ele te ajude é tb sempre bem vindo. Cabeça erguida e Ogum ao seu lado. Tomeje
Olá. Tive uma experiência estes dias. Coisa que nunca aconteceu comigo. Recebi uma amiga em casa e fomos em um curso em um antigo colégio. Essa minha amiga sempre subia no andar de cima do colégio pra ir ao banheiro. Isso durante todo o curso que durou o dia inteiro. Quando voltei para casa, ela estava pertubarda, e em conversa ela começou a me ofender e me magou profundamente. Fiquei extremamente chateado. Enfim, fomos dormir, e assim que fechei os olhos, me vi no andar de cima do colegio onde essa minha amiga tinha ido. E no corredor vi um vulto preto que dava risadas. Eu dizia pra ele o pq ele tinha feito aquilo comigo e quando ia pegá-lo ele entrava nas paredes do corredor. Fui ficando furioso e de repente saiu de dentro de mim um Negro de mais de 3 metros de altura, vestido com uma calça de escravo branca e careca. Não consegui ver o rosto. Ele pegou o tal “espirito” e disse: Nunca mais faça isso com ele. Então se abriu um buraco no chão e Ele o jogou dentro. Imediatamente, o Negro voltou para meu peito e acordei. Fiquei impressionado com a situação, voltei no dia seguinte ao colégio para verificar se o andar de cima era o mesmo que vi no sonho. E era. Exatamente igual. Bem, sei que era um guia protetor, mas como não sou feito no santo. Gostaria que você me falasse o que poderia ser. Um Orixá? Eshu? Ou apenas um sonho? Obrigado! Paz e Luz a todos!
Mande para mim a apostila de como jogar buzios
Jose,
Apostilas ensinam as caídas de cada Odú, só isso! É necessário muito conhecimento do orixá em sí, tempo de iniciação e o “de acordo” de Orunmilá quanto a manipulação e a divinação, além de psicologia e intuição.
Axé,
Na minha casa despachamos Erú e colocamos Exu na Porteira
Eduardo,
A palavra despachar é mal interpretada por muitos dentro do candomblé, na verdade, não despachamos Exú, nós pedimos licença a Exú ofertando-lhe o Padê no seu cerimonial, saudamos com suas cantigas numa reverência pontual ao Senhor Onan, para que avise a quem quer que seja que o caminho será tranquilo, tanto para vir à nossa casa como para voltar para suas casas. Exú de porteira também é reverênciado na proteção da entrada de sua casa, assim como Ogun, o guardião.
Axé.
Bom dia!
Makuiu!!!
No barracão onde frequentava, costumava-se fazer o Ipadé pontualmente ao meio dia, era ele, uma quartinha com Otim ou Omin e uma Moíla, o modo de fazer seria uma regra ou varia de casa para casa?
E em relação a tempo? faziamos também um prato para tempo antes de iniciar o toque.
Abraço
Muito bom dia!!!
Sei que esse não seria o local certo para essa pergunta, mas aproveito para fazela aqui aí os Srs me respondem as duas…rsrsrsrs
Babas, Fui a um Toque de Ketu ontem a noite e na lousa estava escrito que haverá Oro de Oxum dia 05 as 5:00 qdo questionei o Zelador o horário ele me disse que é o horario que se “louva” Oxum, inclusive minha mãe carnal me disse que qdo ela estava recolhida, o Zelador dela ia alguns dias da semana as 06:00 para louvar Oxum no ronkó…. isso se dá só em ketu ou seria uma “rotina” (digamos assim) única.
Abraço!
Júlia Eugênia,
Não tem nada de errado, embora seja uma liturgia pessoal desse zelador, entretanto, os Orôs feitos na madrugada são voltados para os caçadores e o motivo é simples, todo caçador sai para caçar ainda na escuridão e voltam no amanhecer do dia, inclusive o Orô de alguns Odés é feito na mata e de madrugada.
Axé,
oiii gostei muito desse blog ainda mais quando leva luz aos meus irmãos ,eu faz 7 anos que eu frequento o candomblé não sou raspada,ainda pq todo terreiro que eu ia via coisa errada , agora me achei e depois que minha zeladora me ajudou me mostrou como é ,antes eu colocava sempre exu na minha frente e só queria maldade hj penso diferente não vou dizer que não digo nem faço algumas coisas ,mas hj estou bem melhor . uma caracteristica minha é que odeio que me desafiem como dizem ser chamada pra guerra dai eu sou paro de lutar quando sou vencedora e se a plessoa me pirrassar dai é pior dizem que é uma caracteristicas dos filhos de ogum …um bom axé pra vcs e que ogum abram sempre os caminhos para q possam divulgar uma religião linda e e o povo discrimina tanto …
ola
eu sou ogã de uma casa de umbanda e queria dar uma entrega para exú que é o dono dos atabaques. como eu poderia fazer isso?
Rebeca,
Você é ogan? Mesmo sendo mulher?
Não entendi.
Axé!
pois é,srsr
sei que no candomblé isso nao éxiste, mais em algumas umbandas existe mulher na curimba.
Aaah… Sendo assim, nem argumento. Não conheço a dinâmica de Umbanda.
Sobre a oferenda a Exú, eu acho que o melhor seria você saber como ela é feita na sua casa. Alguns conceitos sobre o que Exú recebe mudam muito de um axé pro outro, às vezes.
Axé!
Rebeca existe por falta de conhecimento e responsabilidade de quem conhece os ritos sagrados, no caso o sacerdote destaa casa. Vcs infelizmente não tem culpa, mas mesmo assim estaram se prejudicando.
Ire o.
Rebeca,
Sempre existiu mulher na curimba, até antes dos homens, mas, isso não quer dizer que Ogan seja um cargo para mulher, e não é. Ocorre que na necessidade fazemos de tudo dentro de uma casa de candomblé ou de Umbanda, somente na necessidade e na falta de quem de fato tenha que fazer.
Axé.
Ola vcs sao daqui de paulo:pq estamos sem casa e estamos a procura de um lugar.Gostaria de conhecer sua casa.meu nome keila sou de ogum e sou ekede,meu email é keila_gio@yahoo.com.br bjssss axeeee
keila,
Eu, Da Ilha, Euandilu, somos do Rio de Janeiro, a Dayane de Pernambuco e o Charles do R.G.Sul. Se pudermos ajudar, infelizmente em São Paulo não temos uma referência.
Axé.
Bom dia, fiz meu santo no umbanda a 3 anos, porém Minha mãe de santo faleceu e eu tirei a mão de vume em outra casa, na qual descobrir ser de candonble e nao me adptei. Antes de deixar de freqüentar lá por problemas pessoas que eles criaram permiti um acentamento de exu no meu portão do meus pais. Mais como meu pai nao gosta quem cuida e meu marido e minha mãe. Estamos de mudança e nao sinto vontade de leva los. Nao estou seguindo nenhum centro mais. Apenas cuido da minha quartinha, acendo minhas velas, faço oferendas. Porém assisto palestras cardecista. Gostaria de saber se essa casa nova a uma forma mais suave de cuidar dos exu. Sem ser o vaso com o garfo e a imagem da pombagira. E como faço pra despachar esse daqui. Obrigada
Camila, bom dia. Vamos esclarecer algumas coisas:
Umbanda não tem iniciação de òrìsá, ninguém faz ‘santo’ em Umbanda.
Umbanda não tira mão da cabeça de ninguém, quem fez isso com vc, acabou fazendo errado.
Se vc não quer mais o seu ‘assentamento’ de Èsú, ou seria povo das ruas?
Voce deve falar com alguém que possa encaminhar esta energia.
Não existe forma suave e nem bruta de cuidar de energia, ou vc cuida ou vc não cuida, entendeu.
O que vc tem nesta quartinha, qual é energia vc cuida dentro dela?
Camila, Òlódùmarè, nosso Deus, diz que todos devem se cuidar com alguém, por isto a figura do sacerdote, existem coisas que estão além de nossa capacidade e intuição, nestes caso devemos recorrer ao oráculo, portanto, não faça nada sem consultar alguém. Ok.
Ire o.
Olá,
Gostaria de saber a respeito, sobre uma situação que aconteceu com minha namorada… Estávamos em 3 casais, nos divertindo na piscina da casa de um dos casais, bebendo e fumando bastante, quando minha namorada saiu da piscina, sentou em uma cadeira, começou a arquiar o corpo para frente e para trás e com as 2 mãos abrindo e fechando, como se estivesse chamando e ao mesmo tempo incorporando algo. Todos nunca vímos nada parecido, fui tentar tirá-la do transe em que se encontrava e a mesma começou a me bater bastante e com muita raiva, outro amigo chegou e tb bateu nele e todos juntos deitou ela no chão e começamos a orar, até que a mesma veio se recuperando, e não se lembra de nada do acontecido. O que poderá ter acontecido? O que podemos fazer para ajuda-la? A mesma conta, que já aconteceu com ela mais 1 vez.
Agradeço a att.
F.S.
Não dá pra gente te dizer se isso é efeito de bebida ou não. Mas se isso só acontece quando ela bebe, seria bom ela diminuir na bebida.
Axé.
Olá F.S.
Se me permite, queria acrescentar algo:
Ninguém incorpora ou passa por um processo de possessão de nada que não permita ou que não esteja em perfeita sintonia consigo mesmo!
Se sua namorada já tem um histórico desse tipo de “efeito” quando bebe, a resposta é clara: Ela não pode beber demais!!
Ela não tem equilíbrio para suportar uma substância que altera a mente dela dessa forma, precisa se equilibrar, se fortalecer e, me perdoe a clareza, mas criar consciência que beber não faz bem a ela e aos outros!
Não culpe uma energia ou uma entidade pelos constrangimentos que ela passa e faz os outros passarem. A responsável por isso é ela! Nem adianta culpar a bebida! Ela não foi parar no organismo de sua namorada sozinha!
Motumbá
Adorei saber disso aí num sou filho de santo mas pretendo entrar
Olá bom dia…. Tenho uma. Grande dúvida
Como se diz no candomblé assentei imagem do meus exus porém não quero. Mas ter essa obrigação e meu exu de frente o guia que me atende que maladro da porta cabaré informou que e sr. Exu caveira e tenho rosa tatá caveira. E agora que decidi não cuidar mas ele me disse p ter cuidado c minha decisão. Isso pode me acarretar algum problema futuro? Posso despacha-lo na encruzilhada de dia? Ou despacho no cemitério, porque pelo q vejo, na hora de entrar para casa todos ajudam falam e fazem tudo para que fique na casa e cuide de seus orixás lá. Agora na hora que você decidi não ficar mais aí você não tem orientação nenhuma do que fazer. Se vc está fazendo correto ou não… Isso me deixa muito chateada isso e normal acontecer com todos zeladores ou entidade que lhe dava orientação
Fico no aguardo espero que possa ter uma resposta.
Vanessa já que não querem lhe ajudar nesta casa, procure um jogo com outra pessoa, pergunte tudo que precisa saber e pergunte também onde você pode deixar as imagens de acordo com a vontade deles.
Agradeça pela proteção recebida, dê um bom agrado por tudo que vc recebeu (isto é uma decisão pessoal) e vida que segue.
Nossa religião não acorrenta ninguém
Olódùmarè nos deu livre arbítrio e assim devemos agir em nossas vidas.
Tome cuidado para não atrair negatividades com seus pensamentos ruins, se vc chama eles vem.
Mude de ares, viva sua vida e tente ser feliz a sua maneira.
Ire
Gostaria de saber como eu faço pra despachar imagem de exú quebrada?
Ana o correto é jogar e perguntar onde a entidade que que deixe a imagem.
Pode ser em pé de árvore, margem de rio, caminho, estrada e etc.
Melhor perguntar primeiro.
Ire
ola muito boa noite (na verdade madrugada) eu tenho algumas dúvidas sobre o padê. eu fiz uma consulta de tarot antes que o fizessem e nas cartas deu que a pessoa que foi tirada de mim era o meu destino (karma) que realmente haviam feito algo para nos separar. a partor dali eu aceitei que fizesse o padê, eu escrevi o nome da pessoa em um papel e o meu nome em cima. como nas cartas deu certeza que a pessoa era minha a pessoa que fez o padê (minha madrinha que ja trabalha ha 20 anos na umbanda) fez o padê certa de que era pra ser. minha dúvida é: o padê desfaz o efeito do outro trabalho que fizeram? pois entre eu e essa pessoa sempre houve amor, temos uma ligaçao muito forte mesmo separados hoje a pessoa nao fala comigo, desde o inicio do termino ja nao falava comigo direito, ja vao pra tres meses de termino. e nas cartas deu exatamentw que nao havia outra pessoa na minha vida era essa mesmo e que nao voltaria pra mim agora mas que pra março de 2015 começariam as mudanças. eu nao entendo muito dessas coisas se puderem me explicar. boa noite e desdw ja agrdeço.
na verdade nao sei se ela é da umbanda ou candomble. me perdoem
Julio eu acho que você está tentando se enganar.
Releia seu texto:
“pois entre eu e essa pessoa sempre houve amor, temos uma ligaçao muito forte mesmo separados hoje a pessoa nao fala comigo, desde o inicio do termino ja nao falava comigo direito, ja vao pra tres meses de termino”.
Três meses sem trocar palavra e a pessoa ainda te ama?
Quem ama não faz este tipo de coisa.
Bota a fila para andar menino, com ou sem padé.
Ire
Alguem poderia me cocnceder uma informação?! Tenho um agrado a malandro em casa, o lugar q eu cuido e trato dele! Porem ando numa fase meio complicada q n vem ao caso, mas queria saber, como posso despachar esse agrado, ou entreguar a ele?
Pois tenho e terei sempre mto respeito e admiracao, mas estou entrando pra igreja e n posso simplesmente jogar no lixo, nao, continuarei respeitando, por iso qeria saber onde e c entrego?!
Elô quem lhe deu, montou ou arrumou o que você diz ter me casa, deve lhe orientar, deve jogar e saber o que fazer.
Eu ou nós aqui do blog não podemos assumir esta responsabilidade.
Não tendo mais contado com esta pessoa, procure um sacerdote que irá lhe orientar.
Ninguém é obrigado a fazer o que não deseja.
E não há prejuízo de forma alguma.
Vida que segue.
Ire
Sou do Rio de Janeiro gostaria de saber como entrar em contato com voces
Los,
O que você deseja?
Axé
OLAR BOM DIA …COMO EU FAÇO PARA DESPACHAR UMA IMAGEM DE EXÚ(Exú Barabó)
Romilson,
Antigamente dizia-se para despachar numa encruzilhada, porém, hoje em dia, não se deve mais fazer isso, então, quebre-a bem, coloque num saco, jogue um pouco de canjica em cima e coloque no lixo.
Axé.
Exu bará é orixá? Aprendi que bará seria um exu orixá no candomblé. Mas fiquei confusa com o que li mais acima afirmando que todos nós teríamos o nosso próprio exú. Também acabei de ler um artigo que informa que bará não seria um exu orixá, mas um exú mais antigo do que os outros. Em tempo, qual seria o melhor exu orixá para dar um padê para proteção e abertura de caminhos?
Cordiais saudações.
Junas,
tem Exú Orixá é tem o Exú do (nosso) corpo, ambos chamamos de Bára.
Axé.
estudo ha tempos a religião de Orixá , ainda não entrei para alguma casa , porque se precisar de iniciação , não quero entregar minha cabeça para mâos profanas (vcs me entendem) , vou ter fé em Orummilá que saberei a casa certa para desenvolver SE o Orun decidir que devo .Se estivesse perto de vcs concerteza iria aí , mas minha cidade tem umas casas boas; Tenho uma pergunta: porque Exu foi o primeiro a usar ekodidè? Axé a tds adm do site !
Boa tarde..
Na casa que frequento de Ketu meu Babalorixá nos informa que IPADE e quando nos copamos(imolamos(cortamos)) bicho de 4 pés… Mas quando não há bicho faz só o PADE observo que o ritual e diferente, postura e as cantigas (uma observação o IPETE de OXUM)…. Outra coisa que ele falou mas não achei certo e que IPADE seria referente as YAS pra despachar…..
Marcos Ipade ou Pade literalmente quer dizer um ritual que se faz para Esù. Nesse ritual outras energias são invocadas tbm.
O ritual não vai mudar de nome se tiver bicho ou deixar de ter.
Geralmente não se sacrifica animais nessa hora.
Está meio confuso, mas, acredito que o texto é bem explicativo.
Ire
Trata-se de uma cerimônia muito importante e que, aos poucos, vai caindo no esquecimento, num flagrante empobrecimento da liturgia.
Alexandre cai no esquecimento de quem não sabe conduzir essa importante cerimonia.
Não faz por que não sabe, pois, quem sabe e conhece o fundamento faz.
Você tem razão.
Ire
[…] a ser reverenciado nas cerimônias nas casas de candomblé, num ritual conhecido como “Ipade“. É ele quem come primeiro, é ele quem abre os caminhos do Órùn para que os Orisàs […]
Oi,
Eu estou lendo muito os posts de vocês, obrigada por estarem presente, estão me ajudando muito!
Sou nova nessa área, tenho perguntas demais, mas hoje estou com tempo curto vou perguntar somente o que mais está me deixando encucada esses dias… Bom, é o seguinte estou com uma pequena dúvida, se existe combinação ou não combinação entre filhos de santo?
Ouvi falar que isso gira em torno do passado e da vida dos orixás aqui na terra ou até no orun, Mas não estou conseguindo entender então vim pedir ajuda… Li que isso pode ser também pelo elemento do orixá da pessoa e dos caminhos dela, mas eu juro que não tô entendendo nada!!!
POR FAVOR, ALGUÉM ME AJUDE!
Oi, Sabrina,
Existe combinação de pessoas em todos lugares. Pensar somente a partir do orixá da pessoa superficialmente é simplificar demais como as relações acontecem. Agora, o orixá, quando consultado, pode dizer sim se aquela relação pode dar bons frutos ou não. é uma outra história, entendeu?
Axé!
Dayane