“… E o Anjo Lúcifer, de rara beleza, quis ser o filho de Deus na Terra. Mas Deus recusou. Lúcifer, então, revoltou-se contra o Todo Poderoso e foi banido dos Céus, com os seus fiéis e confinado ao Inferno, onde ficaria para todo o sempre…”
A Mitologia cristã, então, deu nome aos dois, ou seja, explicou a existência do Bem e do Mal, embora jamais admita que ambas as forças são de igual peso, pois assim admitiria que Lúcifer, o Anjo banido do Céu, teria o mesmo poder que o criador. Convenhamos que ficaria bastante difícil…
Assim, o homem criou a imagem do Diabo, Demónio, Satanás, Capeta, Cão, ou outro qualquer sinónimo ou adjectivo que queiram aplicar-lhe.
Teria então, o Diabo, a imagem repugnante de um homem de chifres, com asas de morcego, pés de bode, corpo avermelhado, dentes pontiagudos e dotado de uma maldade infinita.
A Igreja correlacionou, então, o Diabo cristão com o Exú dos Africanos, mostrando que nós, seguidores da cultura Africana, adoramos também o Capeta. E praticamente conseguiram perpetuar essa imagem e passá-la para a Umbanda, que tem, nas casas de Exú, imagens como aquelas que descrevi do Diabo.
Existem até aqueles que fazem uma relação de variações de Demónios cristãos como Asmodeus, Belzebu e Lúcifer, com Exús Africanos como Exú Tiriri, Exú Lalu, Exú Marabô, por exemplo. Mas isso não passa de um equívoco. Não chega a ser, nem de longe, sincretismo, muito menos uma equivalência.
A imagem do Diabo foi criada pelos cristãos. O mal assim ganhou forma, e hoje, a quase totalidade da humanidade acredita nesta figura temida, horrorosa e repugnante do Diabo.
Colocando de lado as questões de “Deus e Diabo”, temos que admitir que existe o equilíbrio de forças do Bem e do Mal dentro de cada um de nós. Desenvolvemos aquela que mais nos fascina, mas não culpemos o Diabo, nem mesmo a Deus, pois temos o livre-arbítrio para escolher a nossa conduta. Desenvolvemos as duas forças dentro de nós, nas mesmas proporções, se quisermos, pois podemos ser bons ao extremo, e maus, na mesmíssima proporção.
Tudo o que é bom, tem um lado mau. E vice-versa. O homem é que delineia isso, aliado às condições sociais, ou através do seu interior, que pode tender para qualquer lado ou em qualquer direcção.
Fica assim o Diabo, como representação “folclórica” de tudo aquilo que não presta, de tudo aquilo que é contrário aos dogmas da Igreja e tudo aquilo que é, decididamente, Mal. Fica o Diabo como símbolo de todos os crimes, destruições, situações adversas e maldades existentes no mundo, pois a preguiça do homem – que por sinal é obra do “Capeta” – não permite que ele veja os pólos opostos que, óbvia e logicamente, existem no Universo, incluindo o planeta em que vivemos.
Então, “o Diabo que os carregue”, pois prefiro ver as coisas de forma mais lógica e transparente. Prefiro olhar para a Natureza, admirá-la, estudá-la, para que possa, como muitos que pensam desta maneira, encontrar a harmonia plena e definitiva.
Oi Manuela ! Gostei do seu texto e gostaria de saber melhor sobre a questão de Exú na Umbanda. Quer dizer então que Exú é a metáfora do Diabo na Umbanda? Sei que Umbanda não é o foco deste blog, então se voce nao puder me responder, tem como vc sugerir algum site ou livro em que eu possa pesquisar mais sobre isso? muito obrigada
laura
Gostei do texo acima, e achei bem explicativo, porém em minha doce cabecinha nada entra muito facil..rsrsrsr. Sou uma pessoa de cabeça aberta ja estive dos dois lado. bom pudi perceber que a igreja diz q lucifer era o braço direito de Deus…dizem q era o anjo q ele mais gostava e confiava e depois q teve um pedido recusado ele se jogou contra Deus e virou o mal, se eles tem o mesmo poder não sei, mas creio q se Deus dona de toda a sabedoria do mundo recusou seu pedido era pq assim sabia o que estava fazendo…então o anjo do senhor se voltou contra ele. posto que hj é chamado de diabo, e dizem ser ele dono das disgraças do mundo, não sei bem se é assim. frequentei por um tempo uma casa de santo que era casa de oxalufã… e la tinhamos o quarto de exú q não era muito agradavel…talvez por temos em nossa mente q garfos e outros objetos mais pertence ao diabo, mas falo por e não me sinto bem neles, e me pergunto sempre pq fazemos tanto sacrificios para os exú pq tanto sangue?
em um dos rituis meu pai de santo pediu que eu escrevesse num livro preto tres coisa que mais desejava…és que neste livro na capa estava escrito lucifer…então fui eu com o coração na mão e morrendo de duvidas e medo…mas escrevi oq meu coração mandou…e pedi: sáude, paz entre os meus, e prosperidade ao mundo a minha volta e quando sai da sala pensei… será q o lucifer anjo revoltado contra o senhor vai mesmo me dar aquilo?
será que ele tem misericordia?
será que ao fazer aquilo não estive traindo a Deus?
será q fazendo o pedido ao inimigo de Deus segundo os cristão eu o desrespeitei?
bom duvidas de montão neh…rsrsrs chega ser engraçado como tenho tantas duvidas….só sei q independente de religião….e estive nas duas ….sei q ambas não desrespeitam Deus e o amam acima de tudo e sei q prouram sempre fazer o bem.
obrigada gostaria que comentasse sobre meu comentario…rsrs, e me tirasse algumas duvidas
( favor não divulgue me email)
muitissimo obrigada e parabéns pelo site lindo!
Jennifer eu já fiz um comentário em outro local para vc, dizendo que Candomblé é uma religião que não tem nada a ver com Catolicismo, por tanto, diabo, anjo e outras figuras desta diaspora não podem servir para medir ou para termo de comparção com o Candomblé.
Mas nesse texto em especial eu tenho que te dizer da minha indignação para com esse “zelador”, que esta´denegrindo o Candomblé. Ele deveria fundar uma religião de adoradores do demo, nos quintos dos….e sumir. Isso de livro de capa preta com inscrição disso e daquilo é coisa de pessoa pequena que quer parecer e que quer aparentar que possui um grande poder de mainpular a vida e morte e o destino dos outros, eu desprezo isso, é repugnante.
Espero que ele não se enquadre no seguinte perfil. Vive exclusivamente de jogo, de amarração, de feitiços, “vira” em exú com nome pomposo, seu isso seu aquilo de não sei aonde, e não tem ascenção social, tem pouco estudo e acha que sabe tudo de tudo.
É mais ou menos isso, eu chutei o tipo. acertei um pouco? É por isso que vc está com esse medo, vc precisa disso na sua vida? Jennifer procure uma Casa de tradição e se cuide com uma pessoa séria.
Senão for nada do que falei por favor me repreenda severamente. Tomege.
quem é tranca rua da encruzilhada???
Olá Keops,
As qualidades de Exu do Candomblé estão mencionadas no post sobre as qualidades deste orixá. Se buscar na barra lateral, no menu Categorias, encontra o menu Qualidades dos Orixás, onde estão os posts já publicados neste blog sobre este assunto, inclusive, Exu.
Exu tranca ruas é um Exu da Umbanda, que como creio que sabe, tem um entendimento e uma forma de culto bem diferente do Candomblé, não só no tocante a Exu, mas também aos Orixás em geral.
Axé!
adoro o spiritismo e gostaria de saber quais os exu que sao falanges de shango aira
Realmente a sua explicação sobre Exu exclarece muitas contradições sobre o caráter e a origem deste. Mesmo assim ainda há aqueles que pensam o contrário.
Sempre que posso visito o site em busca de ampliar os conhecimentos sobre a nossa religião. Aproveitando a oportunidade gostaria de saber sobre o Exu Tiriri e a que orixá ele pode estar ligado. Existem qualidades distintas deste exu, ou melhor vibrações distintas?
Agradeço a atenção
Abraços
Olá,
Gostaria de saber sobre Exu Marabô.
Grata,
Oi,
tenho Exu Mangueira e gostava de saber tudo sobre ele mas não encontro nada!:(
Gostava de lhe comprar um agrado mas não sei o que poderia ser!
Thanks
eu já vi aqui nesse saite que todos nós temos um exu , ele é homem para que ele serve ,mesmo quem não sabe que tem como ele age na pessoa . ou seja quem tem o tranca rua , sempre vive na miséria , ele só serve para trancar a vida da pessoa.
Lu vou tentar te esclarecer porque esta questão é tb de muitos outros. Primeiro, o Exú que nos referimos é o Orixá Exú. leia o post na barra lateral em Paginas, lá tem Exú e a explicação de quem é este Orixá. O que causa confusão é o nome exú ser utilizado para designar as entidade de umbanda (sem demérito algum ou preconceito,ok?), mas que na realidade não são Orixás e sim entidades que trabalham a serviço de um Guia/Orixa de umbanda, estes sim atendem por nomes como tranca ruas, pombagiras padilha, mulambo e outras. Então deve-se, antes, entender as difrenças. A questão de que ter um exú, com o nome que for, ainda que fosse “exú anjinho de cabelinho enroladinho”, não muda o destino da pessoa e nem dará a ela o que ela não mereçer e não se esforça para ter. Então não é de fato a entidade que faz o caminho da pessoa, é a pessoa que realiza/pavimenta seu caminho com trabalho e dedicação ao que faz, seja no profissional ou no pessoal. Seja Exú Orixá ou outro Orixa qualquer, seja entidade ou Guia, eles te ajudarão com certeza no seu objetivo, te dando apoio espiritual, mas não existe mágica na vida.
Já estou cansado de ver algumas pessoas dizendo que o carro foi padilha que deu, que a residencia idem, que sua vida melhorou por que Ogum quiz assim, eu sou de Ogum, mas se eu ficar em casa parado o trabalho não me acha por mágica, eu tenho que ir a luta e conquistar o que desejo, com Ogum a minha frente é claro, ou padilha ou seja o que vc acreditar.
Portanto só fica na miséria a pessoa que tem tranca ruas e pensa que a entidade tem que dar tudo de mão beijada a ele, aí minha querida….. adeus… Tomege do Ogum
Ola freqüento há alguns anos um centro de candomblé em minha cidade há 2 anos foi assentado meu Exu no meu comercio.Fiz uma casa para ele e cuidava dele semanalmente.Algumas pessoas me colocarão muito medo de ter um Exu assentado e que no futuro teria muita cobrança dele….e poderia atingir pessoas q eu gostava e também de certa forma ele acabava interferindo em minha vida sentimental e eu não gostava .Então achei melhor despachar….Mas sinto fatal da energia dele e gostaria de traze-lo de volta mais tenho um pouco de medo! Poderia me explicar melhor sobre isso?
Obrigado Carlos
Carlos, ter Exú assentado? o que vc quer dizer com isso? se for o Exú do seu Orixá, ou um Exú ligado ao seu Orixá e que foi assentado para “trabalho” no bom sentido, ok? no sentido de trabalhar para seu comércio, está tudo ok. Apesar de achar que o lugar correto de manter um assentamento é na Casa de Axé.
Mas se vc está falando de Pomagira e outros exus deste tipo, eu já começo te falando que eu aprendi que não se assenta entidade, porque assentamento é só para Orixá.
Mas sobre cobranças, quem te falou isso não conheçe bem o que é religião, seja Entidade ou Exu Orixá, não há motivos para cobrança e principlamente em outras pessoas, exclua essa informação que vc recebeu. Se vc está sentindo falta dele, refaça, pronto, simples assim. Tomege do Ogum
[…] casos, estão carregados de preconceito moral ou religioso. Exemplos disso são os posts sobre Exu (o Orixá que tantas vezes é conotado com o diabo à luz da religião católica, o que é […]
nelson guem era tranca rua das almas ???
eguem era exu sr omulu
opaa… tudo beim. como na lenda jah diz .. que exu tem uma certa quizila com o pai oxalá , eu sou filho de Oxaguiã
com Yemonjá , na ksa onde eu frequento. eles cultuam o exu catiçu , e eu tenho um cigano , eu jah virei com ele umas 2 vez soh que meu pai d santo disse que eu tenho que faser um bori , e depois disse que eu tenho que jogar pra ver se eu posso virar com cigano. venha no caso que pai oxaguiã libere pra cigano vim . e normal o pessoal de oxalá receber os catiços ou naum tem nada a ver!!
brigado. espero receber respostas!
Oiie…
adorei esse blog!
olhe esse daqui.http://aguasdeangoro.blogspot.com/
vou adorar se vcs visitarem tbm!
Rafael Pontes eu não sei informações sobre estes exús, mas nos sites mãe marta de obá, fietreca, e povo de aruando talvez vc encontre alguma coisa. Mas há uma informação importante que devo te passar, não pode existir um exú que se intitule Omolu, este nome é de um Orixá, seja umbada ou Ketu este nome e de uma Orixá e por isso nãopode ser associado a uma entidade. Procure ver este assunto com mais cuidado e mais a fundo. Tomege
Frank as ressalvas que faço sobre este assunto são sempre as mesmas, em casa tradicionais de candomblé não se cultua entidades, mas sabemos que esta é uma prática relativamente comun em muitas casas. Sobre vc ser de Oxaguiã, isso tecnicamente não impede que vc venha a virar com exús. Mas o que não consigo entender é essa relação de vc virar e ter que fazer um bori, só não deve ser bori para o cigano, pois vc sabe que bori é para sua cabeça e não para Orixá e muito menos para entidade. Agora, se vc já virou, vai jogar mais para que? Não entendi o motivo. Tomege
Opaa.. nelson naum o bori eu sei que é pra cabeça.
A questão de mim jogar de novo e pra ver se oxaguiã vai liberar pra meu exu vim em terra.Acho que é isso se eu naum entendi errado que o meu pai de santo disse!
grato pela explicaçao
Frank se vc já vioru com o cigano, o que mais Oxaguiã deve liberar ou não? Ele já liberou. Tomege
Ana Paula eu visitei seu blog mas não consegui deixar comentário, sou ruim mesmo nestas coisas de tecnologia, mas gostei do que vi, e voltarei com certeza a ele. Se for preciso poderemos colaborar com vc, com textos, desde que mantidas as fontes, fique a vontade. Axé e ótimo caminho para vc. Tomege
muito bom mas informaçoes superficiais. tem que ter mais ilustraçoes e informaçoes.obrigado.
Olá Catarina
Vc deve saber que estamos tratado no blog de uma religião que tem segredos, fundamentos que não devem ser revelados, acredito que tudo esbarra nesse pequeno detalhe.
Obrigada pelas sugestões
Axé
Bom dia!
~
Gostaria de saber como ser atendida por Sr. Nelson Souza – Tomege.
Cordialemente
Maria Anita
Maria Anita eu não sou zelador, sou filho de santo, o que fazemos é atender na medida do possível aqui no blog. Se houver alguma coisa que eu possa te ajudar será um prazer. Tomeje
Sou Umbandista, mas entendo, respeito e estou de acordo com o texto. Sei que o homem precisa de referências e as melhores são a própria natureza, porém para mim a referência que se pode ter de Exú é o próprio homem, ora anjo bom, ora anjo mal, mensageiro, mercador e infinitamente instável, mas sabiamente capaz! Parabéns!
Bom dia, Flavia.
É muito bom recebermos visões diferentes sobre um mesmo ponto, pois além de dar-nos mais possibilidades de entendimento, ainda exercemos o respeito um ao outro. E isso é o que realmente importa.
Muito obrigada
OLA ,GOSTARIA DE SABER REFERENTE EXU,POIS TENHO NA CABEÇA XANGO E OXUM,EU SEMPRE RECEBI O EXU MARABO,POIS AGORA ESTOU RECEMDO TAMBEM O EXU ORIXA,GOSTARIA DE SABER O QUE ESTA ACONTECENDO????VC PODE AJUDAR OU ALGUEM OBRIGADO 012-9158-4272
Roberto Amaral sua pergunta requer um entendimento e explicação de assuntos diversos e conceitos diversos tb. Vamos lá.
Em umbanda há manifestação de exú marabô, tranca ruas e outros, mas não há de Exú Orixá, pois este é exclusivo de candomble. Em candomblé existe Exú Orixá mas este não vira em seus filhos ao menos nas casas de Ketu, Angola e Jeje tradicionais, e não há manifestação dos exus citados acima. Então o primeiro passo é vc saber onde vc está, em que segmento vc está, se umbanda, candomblé ou numa casa que mistura tudo. Mas independente de onde vc esteja, Exú Orixá não deve ser, porque seria uma impossibilidade visto que os filhos de deste Orixá são feitos para Ogum e como vc já é filho de Xangô, mesmo que não seja feito/raspado isso torna este assunto complexo e com pouca possibilidade de estar correto. Tomeje
Axe amigos,eu nao sou feito no santo ,vou entrar para fazer santo em abril,eu recebo Xango,mais recebo tambem Bara , mais tem alguma ligaçao,no caso de nao fazer Xango ,eu poderei fazer o Bara ?
meu exu e marabo,e minha Padilha e do Cabare.
no aguardo.
Bebeto Lima
Bebeto Lima eu já havia respondido a vc em outro post com certeza, mas resumidamente, não há possibilidade no ketod e vc receber Bara assim como não há possibilidade de vc ser feito de Bara,a final em Ketu não se raspa Exú e se vc é de Xangô vc será feito de Xangô. No candomblé tradicional não se cultua entidades, não se vira com este exús que vc citou, sabemos que há casas que até tem estes cultos, mas não se trata de uma prática regular.
https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Motumbá!
Aproveitando a questão levantada, se for possível gostaria de esclarecer uma dúvida. Ouvi certa vez meu babalorixá comentar com um irmão que em nossa raíz (Gantois) não se raspava Exú. Nelson, vc citou que na nação Ketu não se raspa. Gostaria de saber se tal questão refere-se, portanto, a toda nação Ketu mesmo e não somente a uma casa como falou…
Asé.
Irê,
Refere-se a nação Ketu/Nagô com certeza, (Gantois, E. Velho, Afonjá, Oxumarè, Alaketu,etc)
Axé,
Irê quando se fala em Ketu não se fala de uma casa específica e sim, como citou o Fernando a um grupo cultural e de casas de matriz, nelas nãos e raspa Exú e todos que derivam delas deveriam seguir o exemplo e não raspar. Tomeje
olha nelsom, tem até um dvd sendo veiculado, chamado roda de bara
eu conheço uma outar menina raspada de exu …
coitada… a vida dela deu um nó
aq no rio tem um zelador conhecido por muitos, Djalma de lalu. se ele visitsse sua casa e virasse no santo …
seria uma tremenda saia justa rsrsrs .
eu particularmente concordo com vcs, acenta o bara, e
raspa o ogum. exu foi espurgado da mesa do panteão,
é meio complicado telo no ori
Leo sei que não somos os donos do candomblé nem da verdade do candomblé, mas quando estudamos sobre as origens da nossa religião, estudamos sobre as casas de matriz vemos que não existe em lugar algum nada que diga da passibilidade de se fazer Exú em ketu. O problema são os “entendimentos” modernos que muitos tem e que acabam por criar seus próprios fundamentos e possibilidades. São escolhas de cada um.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
mas uma… vc é sempre brilhante com essas respostas ,por mas q esteja nesta saia justa,
sempre sai bem , e sem agredir nem uma vertente.
parabéns
Olá Mauela tudo bem ,adorei o seu texto sobre o exu eu recebo o exú marabo, fico fascinado com ele com a sua conduta,com o seu temperamento serio e principalmente com sua forma de agir de se manifestar, fico muito feliz quando as pessoas que conversam com ele, depois vem e me falam o que ele falou, o que ele orientou falam das obrigaçôes que ele pede para fazer em seu nome.
Fico mais feliz quando as pessoas vem e me agradece que fizeram o que foi pedido e alcançaram a graça, dai eu digo:Para nâo agradecer a mim mas sim a ele pois eu sou apenas o seu cavalo eu nâo faço nada quem faz é ele e por isso a glória é tuda dele e nâo minha .
Muito obrigado por ceder este espaço e a todos que gostam da religiâo muito axé e muita paz.
Fábio, eu, particularmente, fico muito feliz quando leio ou escuto um depoimento como o seu, de pessoas que encaram as entidades de forma séria, sem nenhuma soberba e que não levam suas entidades como “realizadoras” dos seus próprio desejos interiores.
Infelizmente essa “onda” tem crescido e poucos trabalham com entidades como antigamente, por isso fico muito feliz quando vejo uma pessoa que trabalha pela entidade e não por si, meu irmão.
Axé!
Oi a todos…
Acredito que essa diferença entre Umbanda e Candomblé não existe tanto, já se misturou muita coisa dos dois Cultos,digo pq frequento,sempre que eu posso, terreiros de Candomblé, diga se de passagem muito respeitados e de grande tradição dentro do meu estado. E nesses lugares vejo que sempre tem um espaço destinado aos Exús e as Pombo-Giras,fazem festas,matanças…
Acho que isso não se restringe só a Alagoas,estado onde moro,pq tive oportunidade de conhecer um terreiro em Pernambuco,qndo viajei e lá tbm tinha o mesmo espaço destinado aos Exús e Pombo-Giras que as casas de Alagoas tem.
Tive contato com duas pessoas,uma morou na Bahia e a outra em São Paulo,ambas eram filhos de santo da casa e me disseram que existe sim essa ”Mistura” nesses estados,e não é só em uma casa não,são em muitas!!!
Não estou aqui para confrontar ninguém,só postei oq vejo acontecer,não sou um babalorixá,mas o pouco que eu conheço sobre a religião me faz ver que o acontece tem verdade( em relação aos entidades serem de verdade e não ”colete”).
Olá Diego
A mistura é frequente,dê uma passada no psot Misturas e tradições lá estamos discutindo esse asunto.Axé
Diego realmente há misturas de toda ordem e possibilidade em cada segmento da nossa religião, eu mesmo já ouvi falar de Umbandaime (o próprio nome diz tudo), tb já ouvi falar que alguém toca “moçambique” que seria uma “””””””ramificação do Angola”””””””. H´asim eu irmão muitas misturas, ms oque procuramos discutir é isso agrega algum valor na nossa cultura religiosa, nunca diremos que não existe mistura e que entidades não servem, pelo contrário, sempre fomos questionados sobr eisso falamos que entidades tem seu lugar e sua importancia sim, ms sempre tentamos mostrar que é importante manter a tradição e a raiz de seu axé. Tomeje
Realmente Nelson Souza, a tradição não se deve perder,é uma identidade,digamos o DNA.
Sempre que eu posso entro no Blog, e vejo que é um bom trabalho que vcs fazem,estão de parabens msmo!
Olá Carol,obrigado pela sugestão, vou msm dar uma passada nesse Post sobre Misturas e tradições.
Muito Axé p/vc!!! 🙂
oi,boa tarde eu queria saber mais sobre Exu Marabô e a que orixá ele pode estar ligado. Existem qualidades distintas deste exu?
leonardo,
Exú Marabô é ligado a Umbanda, não tem influencia alguma junto aos Orixás. Se tem qualidades eu acredito que não, teremos quer ver com o pessoal de Umbanda pois são eles que cultuam.
Axé,
Mutumbá Égbé,
Foi feito um filme documentário para esclarecer essa diferença, entre o diabo cristão e Exú do Candomblé, é muito interessante, vale à pena assistir!
O Filme:
A Dança das Cabaças
O Site do Filme
http://dancadascabacas.blogspot.com/
Boa tarde,
Sou de Xango e Oxala e Oxum e Iemanja e assentei o Exu Marabô em casa de candomblé Jeje que tb toca Umbanda… não recebo Marabô e outra entidade encostou abrindo ele (Marabô) as portas para a mesma que já me disseram ser Tiriri Lonan. Como pouco tempo de casa (menos de um ano) e sem ainda “receber” estou sendo convidado a assentar meu Santo. Gostaria apenas de comentar e ouvir o que vcs tem a dizer sobre.
Atensiosamente,
Kolofe
Ahhh! gostaria ainda de salientar que já bolei o santo mas não foi no Ilê.
Obrigado
Rodrigo,
Nação Jeje misturado com Exú de umbanda é muito complicado. São liturgias diferentes demais, como também Oxalá, Xangô, Oxun, Yemanjá, Exú Tiriri Lonan são do ketu! Muito complicado Rodrigo, reveja seus caminhos, e procure uma casa de nação para fazer um jogo e confirme se você realmente precisa assentar o “santo”.
Axé,
Nelson…é normal receber entidade e ver tudo e ouvir tudo???mesmo com mais de 5 anos recebendo as entidades??? Outra dúvida… como é feita a confirmação de pai e mae em relação aos exús ???? e confirmação de exú é ele que dá o nome?? Ibeji “ere” são os mesmos? mas muda de nome quando estiver em outra nação? ex Crispim da Mata (umbanda) e flexinha (candomblé)??. Maria Mulambo pode ser de frente apesar de “eu” não ser homosexual? isso pode interferir esse lado sexual, tipo passar a ser assediado por homens e gays ??? Me revoltei por ter perdido meu emprego e levei tudo pra igreja universal, entreguei na mao do pastor. isso pode ser o problema deu estar passando por problemas financeiros??? trabalhei logo depois mas durou 2 meses e estou 2 desempregado??? Semana retrasada pedi agô e foi visto que era cobrança da minha Maria Mulambo..dei o corte a ela “franga” etc.. tb deveria dar pro Tiriri “meu”???
SOCORRROO me ajude Porfavor
Obrigado
Olá, gostaria de saber algo, tenho exu a 4 anos, me decepcionei com meu pai de santo, cansei, amo a religião mais não a casa q estou, gostaria de saber o que melhor fazer, qual o melhor procedimento para dispachar, para eu deixar de ter exu, e santo? estou perdida, não sei o que fazer, meu pai de santo nunca me falou nada sobre essa situação e nunca me ensinou muito sobre a religião e o que aprendi foi sozinha, como frentear exu, santo, fazer limpeza coisas simples, amo a minha religião e ainda acredito que um dia encontrarei uma casa séria que respeite essa religião que é linda, espero não encontrar mais mentiras, fico muito grata se puderes me orientar melhor, um grande abraço, Ju!
Ju,
Despachar seu assentamento de exú é simples, afastar a energia de você é impossível. Espero sinceramente que um dia você encontre uma casa para orientá-la, se for aqui no Rio de janeiro, podemos indicar.
Axé,
Algum babalorixá ou ialorixá pode me responder
quero saber se ver meu recado e quero fala sou ispirita e quero fala tenhu exu na frente de mim e quero saber tou entereçada um homem e sera ele me ver sim nao e minha pombajira encostada e porfavor fala pra mim isso e muito importante pra mim se senhur fala tira ele e por pombajira na frente e quero saber
Adriana esperoque vc entenda bem o portugues. O que deveriam ter te falado na verdade é que vc tem um orixa na sua frente e nunca um exu ou pombagira, pois estas entidades não pdoem ficar na frente de ninguém porque são sobordinadas aos orixas sempre. Sobre o seu interesse por um homem, não seria pelo fato de vc ter um exu na frente ou mesmo um orixa masculino na frente que o seu relacionamento não daria certo, o seu relacionamento é independente dos seus guias ou orixas serem masculinos ou femininos. Agora que isso foi esclarecido, não se preocupe com isso de exu de frente ou colocar pombagira de frente, se preocupe em saber quem é o seu orixa, isso sim é que importa. Quanto ao homem, vá direto e fale diretamente a ele, não espere o tempo passar. Tomeje
Gostaria de saber porque não me responderam….
Se estou preocurando vcs é pq gostaria de receber uma mensagem de orientação..já que os Srs temuita credibilidade no Candomblé. Axé
olá Willian!!!!
Boa noite….. desculpe me intrometer, não sou ialorixa, mas tomo a liberdade de falar pois estava com a mesma dúvida que você e fui orientada pelo Nelson a procurar um post que fala sobre transe e sou filho de orixa, este post tirou praticamente toda minha dúvida sobre o assunto. Quanto a você ter levado tudo a Universal, eu aprendi com meu zelador que o orixá esta com você, independente do que você faça com os seus pertences, ele estará sempre com você…… Uma vez me disseram que o Orixa quer que você mostre a sua verdade para ele mostrar a dele, até que ponto acreditamos e amamos eles realmente, será que ao primeiro impecilio em nossas vidas damos as costas como se eles fossem culpados…
Desculpe se não consegui te ajudar, mas é que eu também já passei por momento parecido com o seu….
Desculpe se falei algo errado, mas é o que eu penso e sinto….
Axé……………. um forte abraço
Júlia
Ah!
só pra citar, agora tem mais uma júlia no blog….. senão vocês vão achar que todos os comentários são meus e dizer que já conversaram/responderam para mim em outro post…..rsrsrsrsrsrs
Axé
Júlia
Gostaria que fossem apagadas todas minhas postagens … só hj percebi que os Sr são de Candomblé e as minhas perguntas não serão respondidas porque são oriundas da umbanda…Desculpe-me. Axé
Julia
Quando escrevi não percebi que tinha me respondido..desculpa.
Muito Obrigado Julia
Willian.
Julia muito obrigado pelo auxílio, esteja a vontadade sempre pra responder o que vc quiser. sobre ter mais uma Júlia eu te peço que coloque um adendo ao seu nome pra identificar melhor, ser única rsrsrsrsrs.
Willian não é porque vc é de umabdna que eu (Tomeje) não respondi, foi pelo conjunto do que vc escreveu mesmo, sou religioso até o fundo da alma e não entendo o motivo de alguém fazer o que vc fez, mas não estou aqui pra dar sermão e simpra tentar ajudar. E se te ajudar for dar ex, citarei o meu próprio como já fiz antes. Aos 45 anos e depois de 20 anos numa grande empresa hoje estou “desempregado” entre aspas, pois tenho certeza que novas portas estãos e abrindo, novos caminhos e novos rumos estão se abrindo pra mim, por isso entre aspas o “desempregado”. Mas Willian talvez o seu problema esteja não em vc, mas nas informações que vc recebe ou recebeu na casa onde está, verifique muito bem onde vc está pois me parece que é bem misturada. Vamos por parte, primeiro leia os textos que a Julia te recomendou, clique na minha foto e procure lá o texto “Sou filho de orixa 1 e 2” depois clique na foto Manuela e procure o texto que fala sobre “Transe” Leia-os.
Exus entidades não são pais e mães de ninguém sob hipótese alguma, eles são subordinados ao seu guia e não tem esta funçãod e se a presentar com pai ou mãe. Sobre o nome do exu, é Ele que dá o nome sim, mas isso demora até anos, pois isso sóa contecerá quando ele tiver autorização do guia do filho de santo, e para isso o filho deve estar desenvolvido o suficiente. Ibeje e ere são figuras do candomblé,na umbanda temos crianças e não há relação alguma entre “crispim” (inclusive eu conheço) com qualquer ere. Maria mulambo pode estar de frente emq ualquer pessoa,inlcusive em homens e issonão afeta a masculinidade de ninguém, quanto a assédio isso é um problema seu que vc tem que resolver, pois só assediado, seja por homem ou mulher quem dá espaço pra isso, quem se mostra disponível. Se vc já deu alguma coisa pra mulambo e pai/mãe de santo não pediu nada pro outro, porque se preocupar? Meu irmão vc precisa é de terreiro, de trabalho no terreiro, e não de ficar “imaginando coisas e se preocupando como que não existe, centre-se, concentre-se no seu objetivo, estude, procure entender o que é sua religião e vá em busca do que vc deseja. Axé Tomeje
Nelson Souza
Muito obrigado pela resposta
Me expressei mal. não quiz dizer que Exú é pai e Mulambo mãe. O que eu tenho duvida seria em relação a ser filho Oxalá e Yemanjá então meu Exú tem fundamentos com eles…seriam “escravo do Orixá”???
Li sim transe, e filhos de orixá. entendi tudo mas a resposta é pra quem é do candomblé, pq na umbando se tem energia do Orixá e recebe entidade.
Vc pode me indicar autores da história da umbanda que tenha credibilidade? quero muito ler a respeito e realmente a cada dia que buscamos conhecimentos respondemos dúvidas.
Obrigado.
Onde fica o se Ilê?
Willian o seu comentário só vem reforçar o que eu disse antes neste trecho (Tomando por base a umbanda tradicional sem misturas) “Mas Willian talvez o seu problema esteja não em vc, mas nas informações que vc recebe ou recebeu na casa onde está, verifique muito bem onde vc está pois me parece que é bem misturada”. Em umbanda não existe filho de Oxalá, este orixa não vira em seus filhos, por isso tecnicamente todos são filhos de Óxala, porém tem este detalhe de não virar em seus filhos. Existem sites como umbanda minha umbanda, caminheiros e tenda de oxossi, estes sites são bons e recomendo. Reveja onde vc está meu irmão, pois me parece que tem muita misturas. Tomeje
Axé.
tenho duas dúvidas:
1 – sou abiã, filha de Nanã e meu pai de santo me disse que está no momento de assentar o meu Exu. A casa que frequento é umbandista e li aqui que não se assenta Exu porque só se assenta Orixá. Sendo assim as informações não batem…. será que entendi errado? Não existe a possibilidade de se assentar Exu na umbanda? Lá temos quarto de exu e realmente eles são tratados como entidades e não como orixá.
2- Quanto a informação de que todos nós somos filhos de oxalá eu concordo, mas Nelson disse que não existe filho de oxalá na umbanda e que esse orixá não vira. Realmente nunca vi esse orixá virá, mas na minha roça existe um OGÃ de oxalá, seria marmotagem? ou só não existe GIRANTE de oxalá?
Parabéns pelo blog. Sempre acompanho.
Aguardo respostas.
Carol veja bem, nós nunca falamos que aqui ou alí tem marmotagem, não apontamos o dedo pra ninguem nunca, mas falamos bem claramente que existem assuntos que são tradição e/ou assunto que não fazem parte daquele segmento/tradição. Por exemplo vc se identifica como Carol Burukú isso indica que alguém te falou que sua Nanã é Nanã Buruku e se vc está na umbanda isso não procede pois Burukú é uma das qualidades de Nana e é exclusiva de candomblé. Sobre ter ogã de Oxalá, se ele veio do candomblé como filho de Oxalá não tem o que fazer, mas se ele foi apontado ogã na umbanda isso tb não existe, pois na umbanda não tem filhos de Oxalá, todos “são”, o mesmo pra o caso de assentar exú, entidade não tem assentamento e em umbanda não existe assentamento. Mas lembre-se que estamos aqui falando de tradição. Vc pode, por favor, ler o post “Reza de Orunmilá” tem uma discução exatamente sobre o seu questionamento. Tomeje
Nelson,
obrigada pelas resposta. Quanto a minha identificação errada a “culpa” é minha, rs, ainda não sei qual a qualidade de minha mãe Nanã. Sobre a pessoa ter sido apontada ogã de oxalá na umbanda ou no candoblé eu não sei, pois pelo que me recordo, a situação da casa é essa:
meu pai de santo foi raspado no candoblé, mas depois passou para umbanda e o caboclo que cuida da nossa casa trabalha com as tradições da umbanda. Pelo que vejo as coisas lá andão meios misturadas então. Mas amo muito muito meu pai e o caboclo, em momento algum acho que algum deles estejão fazendo marmotagem, mas quero estudar pra saber como se comporta cada um corretamente, ate mesmo para conversar com meu pai sobre essas coisas.
E você está me dizendo que não existe NENHUM tipo de assentamento na umbanda?
Vou levar essas questões para discutir lá e não vou deixar de ler o texto que você indicou.
E uma outra pergunta:
Orixá fala? E SE falar teria que ser somente em yorubá?
Grata pela atenção.
Axé
Olá Nelson!!!
Aonde esta o post Reza de Orunmilá??
Grata
Júlia o post está na caixa Categorias no ítem Adura.
Carol esta questão de ser feito no candomblé e depois trocar de segmento é normal, o problema disso é que as pessoas se esqueçem que se decidiram ir para um segmento devem ficar nele e seguir o que aquele segmento faz, porém o normal é que haja misturas entre o segmento no qual a pessoa foi iniciada e o segmento que ela abraçou e na minha opinião isso tem descaracterizado a religião como um todo, pois hoje que mais temos são segmentos que não são nem uma coisa nem outra, são invenções (sem ofensas,ok?). Tradicionalmente não exite assentamento em umbanda, e não é em relação a entidades, não exsite assentamento nenhum em umbanda tradicional. Mas como seu pai foi raspado no candomblé ele vai dizer que por ter sido raspado ele pode fazer os assentamentos, então ter recomendo que vá com muita calma com este assunto pois a resposta que vai receber é que “internet nãos erve pra nada e que só da resposta errada” e esse a ssunto ainda poderá criar uma situação desagradável pra vc se não for muito bem conduzido. Além do post que ue indiquei, vc tb pode ler os comentários do post Ossaim, lá tem uma discussão interessante sobre segmentos como umbanda, omoloko e outros. Axé, Tomeje
Nelson,
concordo muitissimo com tudinho que vc disse.
E imagino mesmo que ouviria algo do tipo:
“internet não serve pra nada e que só da resposta errada”
mas por outro lado não vou fazer algo do qual eu ainda não compreendo e ainda tenha dúvidas, e como ainda sou um abiã que frequento há apenas 2anos, meu pai sabe que tenho milhares de dúvidas.
Quando você diz que é um assunto que precisa ser bem conduzido, eu super concordo e pretendo tirar minhas dúvidas com todo respeito a meu pai, mostrando a ele que não estou duvidando do conhecimento dele e muito menos do axé que existe na roça, porque mesmo que esteja ocorrendo essa mistura, que como você diz e eu tambem acredito, descaracteriza mesmo a religião, as entidades e as energias ali presentes são verdadeiras e trabalham para o bem.
Estou indo AGORA ler as suas indicações.
Agradeço novamente a atenção e devo voltar + vezes
para “pertubar” vocês.
Axé!
Sr Nelson Souza….Td bem? olha eu aqui de novo rsrsrsrsr
1 – Queria saber se o jogo de buzios é feito SOMENTE pelo pai/Mãe de santo? (uma pessoa conhecida é medium e joga buzios, confio nele e nas entidades dele, mas tenho essa duvida)
2 – Entidades jogão cartas ou buzio? Pq se já estão incorporados, pq iriam precisar de confirmação, não é verdade??
3 -Já estive em alguns terreiros, e cada um me derão pai e mae diferente, como posso confirma-los? as entidades podem falar? a criança por exemplo pode falar o pai e mae? pq o meu falou.
Muito obrigado
Abraços
Quando disse ser filho de oxalá e yemanja, pq foi dito por meio do candomblé.Na umbanda “colocaram” segundo orixá. Mas agrado “comida” aos três. e aos outros quando é preciso “anual”.
Só pra vc entender, pq me expressei muito …
Abraços
Willian somente os zeladores podem jogar por que cada jogo vai indicar um determinado caminho ou procedimento e isso será feito por quem tem “mão” pra isso, por tanto somente quem tem esta funçã pode jogar. Entidade jogando? nãovamos discutir isso não, tá? rsrsrsrs sua resposta responde perfeitamente. A questão de aparecerem diversos orixas no seu jogo não significa que sejam seus pais, Eles podem aparecer por diversos motivos que devem ser avaliados por quem joga, mas….basta aprecer um orixa no jogo pra o olhador ja determinar que Aquele é o pai ou mãe do consulente e nem sempre é. Em umbanda Oxalá é pai de todos e não é api de ninguém em isolado, por tanto não existe na umbanda Oxala como segundo orixa. Tomeje
Verdade..por isso me deram um segundo orixá….mas eu cuido dos tres….
obrigado
Nelson,
sobre essa discursao toda sobre filhos de Oxalá entendi o seguinte, me corrija por favor se eu estiver errada:
na Umbanda TODOS são filhos de Oxalá, não existindo nem ogã, nem ekedi, nem girantes que tenham ele como donos do ori.
Já no candoblé existe filho de oxalá, mas como ele não GIRA nos seus filhos, só existiria ogã ou ekedi.
E em nenhuma das duas existe a posibilidade de Oxalá ser segundo ou terceiro santo.
Entendi certo?
Carol na umbanda o conceito de Oxalá é um Deus supremo sincretizado a Jesus Cristo e isso faria Dele um orixa que não pode virar em seus filhos (resumidamente). No candomblé o Oxalá é um dos Deuses da criação sim, mas Ele vira em seus filhos sim, é inclusive é um orixa que tem muitos filhos iniciados, Ele vem dança e festeja normalmente. Sobre ser segundo orixa (e essa possibilidade só existe no candomble) realmente é difícil, mas na condiçãod e terceiro orixa é possivel sim. Tomeje
OK! Todas as dúvidas esclarecidas sobre esse assunto! É que na roça umbandista que eu frequento oxala é realmente tratado como pai supremo, é sincretizado com Jesus e todos temos a conta branca dele como pai de TODOS. Mas a única informação que não bate é porque tem um ogã de oxalufã. Deve ser fruto dessa mistura que vem acontecendo.
Muito Obrigada pelo esclarecimento, e pelas indicações dos textos. Li e somatizei alguns conhecimentos. Li tambem o texto da Carol que fala sobre Misturas e tradições que somaram muiiiitas coisas para mim.
Substitiu o Carol Buruku por Carol Salubá por que assim está correto, ne? rs.
Axe.
Eu sou de ESÚ e sou muito feliz por ser filho desse fantastico e polivalente e onipresente orixa,muito asé a todos e que meu pai BARÁ ELEGUA ABOCI FUÓ…ASÉ
mas vamos lá,gostaria da opiniao de vcs! Voces acham certo a tendencia que algumas casas estao adotando que é de nao raspar esu e sim raspar o yao para ogun?
Junior na verdade o seu ocmentário está invertido. As casas que não o fazem, não estão seguindo tendencia, estão se mantendo dentro da tradição dos seus axés. A tendencia a que vc se refere é justamente o contrário, há casas que mesmo não havendo a tradição na sua matriz, tem feitos filhos de Exú. Tradicionalmente não se faz Exú em ketu, nas casas matriz, nas raízes não há esta tradição. Não sabemos bem em que momento isso começou a mudar e hoje muitas casas adotaram a prática de iniciar filhos pra Exú. MAs o que sempre ocorreu é que os filhos deste orixa são feitos de Ogum, pois exú é uma energia “volátil” e difícil de ser fixada por isso a substituição. Tomeje
gostaria de saber mas sobre o exu marabo aquele que me protege dia e noite, estando sempre do meu lado.
se um dia eles comparacem exu teria que compara com os anjos que sao mensageiros e nos guarda eu axo isso.
Tomege deixa eu discordar de vc um pouco Exu é Orixá e pode sim ser feito na cabeça de um filho de santo Exu é o primeiro orixa o mensageiro filho de Yemanjá irmão de Ogum assim como Obaluaye não abre mão do meu ori Exu tambem não abre mão do ori a quem lhe foi conferido
Axé
pos algumas pessoas dizem que se respa exu na frente traz aza para o pai de santo ow para quem raspa eu nao sei pos sou abian so digo oq ouço
Ogan Luiz isso é uma questão de entendimento e de raíz, nas raízes, nas casas de matriz isso não acontece, não h´pa registro de iniciação de filhos de exú nas casas tradicionais. Mas é uma discussão muito interessante meu velho. Tomeje
é mesmo velhinho… vejo aki que pessoas antigas que conhece bastante fundamentos as ebamis antigas no santo passaram conhecimento pra nós e meu ia pro jogo e Exu não abria mão nem dava passagem a Ogum nem a Obaluaye que é o juntó do yaô. mas deu tudo certo depois de muito trabalho.
eu queria que pelo amor de deus me explicassem uma coisa?se exu não é o inimigo como tem todas aquelas coisas ce exu caveira,exu lúcifer,aquela coisa de capa preta,tridente,vela preta que lembra obscuridade,sangue de animais e outras coisas,existe até um ponto que menciona elementos infernais nos exus veja:
“eu tava na beira da linha fazendo macumba quando trem passou/jogaram um balaio de martelo que veio do INFERNO que o DIABO mandou!
e ai eu não estou entendendo.e outra se as entidades não são unipresentes como é que elas aspiram,recebem,sei lá o que todos os despachos.se eu acendo uma vela aqui muitas pessoas também acendem em todo brasil.como eles recebem todas!e maisse esses exus não tem a ver com o capeta,por que maria padilha é chamada de mulher de lucifer e rainha do inferno,e até aquela denominação de ferrabrás é sincretizada com satanás,tem pontos que explicam isso?então por favor expliquem isso
fiquem com deus!
laroie exu!
saravá ogum e iansã!
Jamerson tudo isso que vc falou não faz parte do nosso trabalho aqui, já pelo texto que vc leu, e pelas respostas dadas vc pode perceber que nosso foco é ajudar a desmistificar do candomblé estas questões e estas invencionices. O que posso te falar é que Exú não é e nunca será o diabo, pois diabo faz parte da cultura católica e Exú é um orixa do candomble e não teem nada em comun. Nosso trabalho aqui não está vincualdo a estas práticas ou entendimentos, por isso o melhro caminho é vc tentar questionar a quem se utiliza destas práticas, ritos e denominações, nós não temos como te ajudar neste sentido. De minha parte eu acho abominável estes nomes e práticas que só servem pra tecer uma imagem negativa da religião. Tomeje
Tomeje com licença mas vou dar uma opinião…
essas pessoas que dizem isso de Exu são todas DEMENTES que não conhece nem um fundamento e pra se aparecer se amostrar se destacar ficam fazendo essas palhaçadas e menosprezendo o nome de Exu… Exu é um Orixá filho de Yemanjá o primeiro, o mensageiro, o irmão de Ogum o Orixá de todas as cores e não merece isso que essas pessoas fazem com ele… tenho certeza que isso que eles recebem (isso é se recebem alguma coisa) são eguns e se denominam como exu quando vcs verem isso em algum lugar não acredite de as costas e saia…
AXÉ
Bom dia,
não acho legal chamar alguem de demente por ela talves não conhecer muitos fundamentos, muitas das vezes essas colocações podem ser dúvidas de simpatizantes ou ate mesmo de pessoas q estaum conhecendo ainda a nossa religião e q sofrem com a mistificação da qual a maioria de nós nascemos inseridos (de que existe Inferno, demônio e essas coisas pregadas pelo catolicismo/ cristianismo).
Das coisas citadas por Jamerson tambem sei q se oference animais para exu, e o sangue q se chama de “menga”, q em determinada situação pode ser ate engerido. Também existe tridente, mas não sei nada sobre velas pretas (sei de vela vermelha, e q as CORES de exu são vermelha e preta, as CORES e não as VELAS). Conheço pais e filhos de santo q chamam exu de diabo meio q por “expressão”, mas não concordo com essa prática e não a perpetuo, para mim exu não tem nada haver com diabo, senão eu não o cultuaria.
Axe
Ogan Luiz,
A bancada é livre e democrática, O Nelson foi extremamente cuidadoso com sua resposta e de fácil entendimento, o Jamerson não tem culpa se, de fato tais dúvidas permeiam a cabeça a sua cabeça e de muita gente, e nós sabemos disso. Não podemos julgar se é demência ou não, apenas colocamos nosso entendimento. Entendo que, às vezes, nos suba cabeça rompantes de indignação, mas, temos que tomar cuidado com as palavras.
Nós dois, por exemplo, discordamos quanto a liturgia de Exú, e nos respeitamos mutuamente. Não aprendi que seja filho de Yemanjá, tão pouco irmão de Ogun, como também entendo que filhos de Exú não levam adòsú, porém, respeito aos que pensam ao contrário e em suas casas iniciam pessoas para esse Imolê.
Axé,
Fernando é pq eu estou cansado de ver, ouvir e presenciar tais fatos… é triste o que fazem com nossa religião… hoje em dia eles não respeitam mais nada… vc ver yao não cumpre mais resguardo, não respeita mais matança, não respeita mais zeladores, ogans e ekedi… é lamentavel… como ja comentei agora todo mundo quer dar “PADILHA” para poder ludibriar a cabeça de uma pessoa que vai em busca de ajuda… isso é de mais pra mim… desculpa se passei do limite mas essa é minha opnião… estou cansado desse povo degrenir a imagem da nossa religião
AXÉ
eu creio que os adeptos dos cultos afro-brasileiros[candomblé]cultuam maria padilha,mas se a cultuam quais titulos ela leva no camdomblé,pois na umbanda ela é chamada de rainha do inferno,mulher de lúcifer e também é chamada de rainha do candomblé.minhas dúvidas estão sendo exclarecidas.todas minhas dúvidas surgiram quando uma entiadde chamada mestre arueira,daqui de pernambuco cabo de santo agostinho,cantou a música do balaio de martelo do inferno e do diabo.ou minha dúvida é que ele disse que eu era filho de exu lúcifer,meu orixá é meu pai ogum,e gosto muito de iansã.outro problema meu é que eu vou para os terreiros escondido,tenho 17 anos mas minha mãe ainda me prende,estou a uma semana acendendo vela para uma imagem de nossa senhora dos navegantes a quem sincretizo com iemanjá,para ela abrir meus caminhos para que eu possa frequentar livrimente.ontem mesmo eu acho que iemanjá já está trabalhando,comprei um quadro de são cosme e damião[ibejis]e mostrei a minha mãe ela disse que isso era coisa de macumba eu prontamente protestei,briguei com ela,ela pra me abusar começou a cantar um refrão inventado:iemánjá é a rainha do mar!
meus amigos de mesa trabalhem por mim,por favor,por que eu amo as seitas afro mas não estou podendo pratica-las.dá ultima vez que fui tive que dar uma desculpa:disse que fui para a igreja,e o cheiro do cigarro foi uma velha amiga minha que tem problemas mentais que estava fumando muito na minha frente e conversando comigo no cruzeiro da igreja.TRABALHEM POR MIM!
EPA REI IANSÃ
LAROIE EXU!
Jamerson eu vou te pedir que leia os texto deste blog, clique nas fotos e vá pesquisando os textos pelos títulos que lhe chamarem atenção, principalmente releia com calma este post e leia tb o texto candomblé não é umbanda. Nós aqui somos um blog e não uma mesa, não trabalhamos desta forma, apenas respondemos as questões. Importante, não somos seita, somos uma religião. Jamerson o caminho é muito longo meu irmão e vc está com pressa demais, vá com calma e leia o que lhe indiquei, por favor. Tomeje
Oi Jamerson,
como eu imaginei vc é uma pessoa que está conhecendo e adentrando a religião, eu tambem não tenho muitos anos e ainda sou abiã na umbanda e passo por uma situação parecida:
minha mãe é evangelica e me criou com os fundamentos da igreja, ela sempre me disse q candoble era coisa do diabo e eu cresci acreditando nisso ate começar a ter minha própria opnião das coisas e ver q não concordava com muitisismas das coisas q a igreja prega.
Hoje, sou uma pessoa burizada, frequento uma roça e com todo o respeito: não troco meu pai de santo por nenhum pastor. Minha mãe ainda não sabe, mas uma hora a verdade vem atona, elas tomam um choque, mas depois do susto elas acabam aceitando
Também passei por momentos de dúvidas como esse seu, se exu ou padilhas são demonio ou algo parecido… o q posso lhe dizer é q não tem nada haver, mas sofremos com com a possibilidade de estar fazendo algo “errado” por estar sendo escondido e ai começamos a pensar nessas coisas.
Se permita ir conhecendo mais a religião, observe e escute bastante, q pouco a pouco as dúvidas vão clariando. E tenha fé e amor pelos seus orixás, acredite q se seus sentimentos são bons não tem pq gerar coisas negativas.
Axé
Jemerson,
Acredito que em relação a suas dúvidas quanto as entidades e suas denominações já tenha sido esclarecidas pelos nossos irmãos.
“Candomblé em sua excência tradicional não cultua entidades,nem tampouco Lúcifer. Nas religiões ditas Afro brasileiras tradicionalmente, cultua-se Orixás,Inkisses e Voduns.”
Quero lhe dar minha opinião quanto a sua última postagem.
Você diz ter 17 anos,portanto é menor.Neste caso está sob os cuidados de sua mãe, e não acredito que indo escondido ao Candomblé ou a qualquer lugar estará fazendo a coisa de modo a ser respeitado nas suas escolhas e convicções.
Permita-me, vá conversando com sua mãe,procure o momento mais apropriado para esta conversa, com muito respeito,calma e clareza deixando aparente sua crença e
no caso de uma proibição, o mais indicado é que você vá estudando e pesquisando sobre a religião.
Procure não sair escondido meu irmão,isso só vai fazer com que sua mãe perca a confiança em vc.
Espere seu tempo,enquanto isso estude, digo escola secular mesmo, seja um bom filho,pois só assim conseguirá ser respeitado.
Espero ter ajudado
Abraço fraterno
Axé
MUITA COISA SOBRE O CAMDOMBLÉ EU JÁ SEI,E PRINCIPALMENTE SOBRE A UMBANDA,E DESCOBRÍ QUE TODA ESSA HISTÓRIA DE EXU E SUAS FALANGES SÃO COISA DA QUIMBANDA QUE MEXE COM MAGIA,AH!DESCULPA SE EU CHAMEI DE MESA,É O COSTUME DA UMBANDA.
OBRIGADA PELAS POSTAGENS DE CONSELHO VOU PROCURAR O MELHOR,MAS MINHA ANCIEDADE DE ADENTRAR NOS CULTOS COM CERTA SUTILEZA É GRANDE!
MESMO ASSIM PESSAM AOS ORIXÁS QUE ME AJUDEM,POIS TENHO CERTEZA QUE IEMANJA,OGUM E IANSÃ ESTÃO OLHANDO PARA MIM.
EPA REI IANSÃ
LAROIE EXU!
NÃO SE ESQUEÇAM PELOS ORIXÁS DE MANDAREM POSTAGENS ME FALANDO MAIS SOBRE MINHAS DÚVIDAS!
AXÉ
Olá. O seu site é exelente. Trata de tudo com clareza e sem preconceito algum. Parabéns, sucesso e Luz!!!
Agora vem as perguntas rsrs.
Frequento um Terreiro de Candomblé Jeje. Passei a participar da corrente tem pouco tempo.
Minha Mãe falou e constatou de que sou de Xango.
E meu negativo de Xango é Sr Marabô.
Andei Observando que Sr Marabô em todas as pesqusias que faço sempre esta ligado a Oxossi e não a Xango.
Então quero saber qual é a diferença, levando em conta a casa e a nação que frequento(Jeje).
O Terreiro que frequento é muito antigo, mais velho que meus pais, talvez mais que meus avós.
Fico no aguardo de ajuda e esclarecimentos.
Axé
Elvis, pra quê colocar Exú no “negativo” se ele não pertence a essa energia in natura?
Eu não posso retificar uma zeladora, mas isso de negativo do orixá não procede, meu irmão.
Cada orixá tem um Exú sim, pois Exú é o transportador, o mensageiro. As coisas vão e vêm por ele. Ele quem leva as oferendas, os pedidos… Exú é o caminho mais estreito entre nós e nosso orixá.
Com certeza você tem um Exú pra Xangô, mas esse Exú não representa o lado negativo do seu orixá.
Isso é uma questão de entendimento e como este entendimento provem de sua Iyá, da raíz dela, o mais conciso da sua parte seria ter com ela.
Vá até o post Exú e leia sobre ele que você entenderá melhor os aspectos desse grande e necessário orixá.
Axé!
Muito obrigado Dayane (Mesmo nome que de minha esposa). Vou ler o texto que indicou. Muito obrigado pela atenção. Qualquer outra duvida volto a te importunar. Grande abraço
Axé
Se Exú ñ é o diabo porque os chifres e os títulos da pomba gira:Maria Padilha Rainha dos 7 Cruzeiros da Kalunga;
Maria Padilha Rainha das 7 Encruzilhadas;
Maria Padilha Rainha dos Infernos;
Maria Padilha Rainha das Almas;
Maria Padilha das Portas do Cabaré;
Maria Padilha Rainha das 7 Navalhas (ou facas);
Maria Padilha Rainha da Figueira; Maria Padilha Rainha dos Infernos!!!!!!nossa isso é coisa do diabo!!!o inferno é a morada de satanás!!!ñ tem como esses ”orixás” ñ serem demoníacos!!!!!então me de uma boa explicação???!!!
henrique,
São eguns que são cultuados na Umbanda, muitos referen-se a eles como exús, outros como catiços, mais, na verdade são eguns. Diabo é uma expressão que é usada pelos católicos, aquele que atentou Cristo, etc.
porque muitos pai de santos diz incorporar o senhor lucifer pois tenho muita crença neste grande exu digo tambem que as pessoas não brinque com ele estou certo ou errado
Julio,
esses exús de trabalho são mais cultuados na Umbanda e todos merecem o mesmo respeito se fizerem o bem. Só os conheço nesse caminho do bem.
Data de nascimento não revela o Orixá da pessoa, somente através do jogo de búzios obterá um parecer.
Axé,
Boa noitinha, pessoas lindas! Como estão todos?
Eu estava lendo os comentários e, vcs me conhecem, não consigo deixar de manifestar a minha opinião.
Há muito tempo atrás, quando os padres jesuítas chegaram em África, encontraram em encruzilhadas assentamentos do Orixá Èsu: argila moldada em forma de falo (órgão sexual masculino). Isso os fez associar Èsu ao Diabo, pois sexo era visto como algo sujo, e a representação dos órgãos sexuais, inconcebível!
Quando o povo Jeje veio para o Brasil enquanto povo escravo, o culto aos espíritos dos antepassados veio junto com este povo. E assim, naturalmente, os jesuítas associaram uma coisa a outra. E, bem resumidamente, foi assim que eu aprendi o pontinho de origem da demonização do Orixá Èsu.
Como Èsu se lê da mesma maneira que exu (embora eu não saiba colocar o pontinho sob a letra S), se confunde MUITO o Orixá Èsu com as entidades cultuadas em Umbanda. Lembremos de outro fato importantíssimo: candomblé é uma religião Africana. A Umbanda é uma religião desenvolvida no Brasil, embora tenha muitas de suas bases em África. Portanto, se trata de dois cultos distintos.
Maria Padilha, Maria Mulambo, Tranca Rua, Sete Encruzilhadas e todas as outras entidades de luz que trabalham nesse mesmo segmento são eguns, diferentemente do Òrísá Èsu, que é uma divindade cultuada em Candomblé.
Espero ter contribuído em alguma coisa para a discussão!
Aline, minha querida.
Seu comentário está perfeito. Eu só quero fazer uma retificação quanto a “nacionalidade” do Candomblé só pra ninguém ficar confuso 😉
Candomblé é brasileiro, minha irmã, e tem diferenças consideráveis do culto ao orixá da África.
A diferença entre Candomblé e Umbanda é que a Umbanda de “ocidentalizou” mais, se “critianizou” mais, enquanto o Candomblé ficou com os orixás com uma essência mais africana. Mas ainda com diferenças gritantes em relação a África.
Axé!
, Ooii ! mee chaamo Luiz Henriquee ee acheei oo texto mt infoormativoo ee lóogico , mais teenho aainda mtas duuvidas , pois queero mt fazeer saanto maais mtas pessoas ficaam colocando cooisas na miinha cabeçaa ee eu acabo me confundido ! Uma Perguntaa , see o Diabo ” NÃO EXISTE ” pooq eu veejo mtas pessoas coom espiritos , muda a voz , a pessoa fica se contorcendo ee taalz … ? E poq faalam quee Pomba Gira ée mulheer doo Lucifer se tecnicamente pelo que eu entendi o Lucifer NÃO EXISTE ? Obrigado des dee jáa (: , ee desculpaa algumaa cooisa ée quee eu tenho cuuriosidades e mtas duuvidas sobree esse assunto , pretendoo sabeer mt antes de fazer santo ! bjbj ;*
Luiz Henrique, por favor, leia o texto que está na capa do blog que fala justamente sobre a demonização do orixa Exú. Istoque vc cita faz da umbanda,no candomblé não há, não deveria haver, ao menos, estas manifestações,mas o sincretismo e o uso da má fé levam muitos a se valerem de msitificações pra se mostrarem poderosos ou detentores de forças ou ligações com forças demoníacas, isso na verdade justifica a busca por processos mágicos que muitos fazem no candomblé e/ou umbanda na procura de solução para os seus problemas, e como vc deve saber, toda resolução tem um custo e muitos vivem de cobrar por estas mistificações. Por favor leia o texto indicado. Tomeje
, ook ! Obg Pelaa Reespostaa 🙂
olá, eu li seu texto sobre exú não é o diabo e vi que você terminou dizendo aos outros ENTÃO O DIABO QUE OS CARREGUE é assim que você trata os que não pensão como você?
Torres, seu questionamento não merece resposta. Não distorça nossas palavras. Aprenda a ler e interpretar um texto e depois disso poderemos discutir o que vc desejar da religião. Tomeje
gostei nuito deste email e gostaria de saber qual meu orixas e meu exu’ data de nasc 02-08-1964
celia,
Pra saber seu Orixá, somente através do jogo de búzios e pessoalmente, você obterá um parecer.
Axé,
olá.
queria contar um fato que aconteceu comigo.
eu e meus amigos estavamos conversando por volta da meia noite no ponto de ônibus que fica em um trevo.
meu amigo começou a falar de mulher, e das cafagestagens que ele estava fazendo com elas. quando um homem magro e negro bebado, chegou falando que ele ñ deveria envocar o nome de exu caveira nem lucifer. na hora todos começaram a dizer que ele ñ tinha dito. e o homem ficou falando isso por um tempo. ele se afastou e começou a ele mesmo a nomear os nomes dos mesmos. na hora percebi que a mensagem era pro meu amigo. e comecei a rezar jum pai nosso e uma ave maria bem baixo. enquanto isso o homem soltava uma gargalhada sinistra. quando terminei de rezar e olhei pro homem gargalhando eu vi ele mostrando o dedo do meio pro meu amigo, rindo com uma cara de caveira e com o outro braço , fazendo como se estivesse escondendo o rosto com uma capa.
chamei ele e retirei ele do local e pedi pra ele orar (ele é evangélico).
o homem parou quando se afastamos.
fora isso ele ñ falou nada diretamente a ele. que mensagem ele trouxe?
Marcio esse tipo de bebado, os que tem algum “”””conhecimento””””” ou já ouviram alguma cosia ligada a religião só servem pra prejudicar e deixar um imagem negativa da nossa religião. Como vc pôde ver no texto o nosso orixa Exú em nada se assemelha ao diabo católico e muito menos a Lúcifer, um figura literalemnte cirada pela igreja católica com fins de amedrontar e colcoar o seu povo na linha e sob sua guarda (igreja). O diabo é um figura inventada pela igreja e não nos pertence como elemento religião. Sinto muito que vcs tenham passado por este constrangimento de um bebado. Axé, Tomeje
Gostaria de parabenizar o site, é muito explicativo e me ajudou muito a fazer um trabalho. inclusive gostaria de comentar que meu trabalho seria feito de forma totalmente diferente até achar esse site! porque na maioria das pesquisas que fiz o autor era contra a Religião em questão, ou seja, expressava a opinião dele, e não a real posição do Candomblé.
Parabéns, mais uma vez! adorei o site.
Tali, bom dia.
Ficamos muito gratos pelo seu comentário.
Vários alunos, pesquisando, passaram por aqui e se fascinaram com a riqueza da nossa religião, desmestificando o Candomblé e tendo a certeza que cultuamos amor ao próximo e progresso espiritual.
Nosso trabalho tem uma enorme expectativa em mostrar a todos que o IWÁ PÈLÈ ( bom carater) é perseguido em todos os sentidos até alcançar-mos o ápice deste fundamento atravéz de várias reencarnações.
Ki ba se. ( que òrìsá lhe abençoe).
Gostaria se possivel de uma explicação Logica. Tive um sonho em 1999, que ganharia um cachorro preto para cuidar da minha casa, No final do sonho o homem dizia que qeum mandaria este cachorro seria Lucifer. Claro que nao acreditei, mas passados uns 15 dias uma senhora me deu um cachorro todo preto e de pelo liso. No inicio na o queria aceiitar, mas minha conveceu-me e fiquei com ele. Minha vida a aprtir dai melhorou muito em todos os aspectos, mas ocorre que o cachorro começou a crescer muito, então resolvemos da-lo, então minha vida desmoronou, perdi tudo inclusive a esposa que brigou comigo e saiu de casa fiquei quase na sarjeta. De la pra venho tendo sonhos com um homem que nao vejo o rosto dizendo ser Lucifer e pedindo algumas coisas que nao entendo, o que devo fazer ?
Eraldo, não sei mesmo.
Vc deveria fazer um jogo de buzios, com uma pessoa muito seria e ver o que será tudo isso.
É muito dificil interpretar sonhos.
Ire o.
Olá a todos
Adoro ler este blog,pois tenho aprendido muito
Mais uma vez Parabéns pelo trabalho.
gostaria de entender melhor a diferença entre exú, cabloco, erê, preto velho… gostaria de saber se eles trabalham na mesma linha e se no candomblé ketu, os rodantes recebem todas essas entidades?
um Abraço e desde já muito obrigada pelo espaço
Angelica, a Umbanda trabalha com espiritos que já tiveram uma vida terrena, não sabemos por que ainda vivem entre nós e nos auxiliam nesta jornada.
Os Eguns, Esú, de Umbanda, não tem nenhuma relação com o Òrìsá Esù do Culto de Camdomblé. os Caboclos são espiritos de indigenas, os pretos-velhos são espiritos de anciãos africanos ou não.
E as crianças, Beijada, são espiritos de crianças que já se foram tbm.Vc pode vir a incorporar estas entidades ou não, como geralmente a maioria das pessoas é oriunda da Umbanda, existe essa ligação entre as duas linhas, pela via pessoal e não pela via da religião.
O termo Erê, vem a ser em sua tradução ao pé da letra, estatua, pois o correto seria Ibeji, os òrisás com espirito infantil.
Pois assim cultuamos dentro do culto tradicional iorubá que difere um pouco do Candomblé que cultua com esse nome de Erê, onde a diferença é apenas um detalhe.
Ire o.
Da Ilha,muito obrigada pela resposta porém continuo com algumas duvidas.
Pelo o que eu entendi, os espiritos como Maria Mulambo e maria padilha, Zé Pilintra e outros são cultuados na Umbanda e não no candomblé.
Porém eu sou abiã do candomblé de ketu e lá tambem trabalham com esses espirítos e lá eles são chamados e exú.
Tanto que minha mãe de Santo e meu Pai pequeno recebem dona Maria Mulambo.
São espiritos que sempre me dão boas palavras a respeito de tudo na minha vida desde a própria religião até sobre meu emprego. E sei que eles tem muita importância hoje na minha vida.
Gostaria de Saber a diferença entre esses espiritos mencionados e o exu mencionado no texto capa deste post.
Caso haja diferença como devemos denominá-los
É correto cultuar estes espiritos dentro do candomblé Ketu?
desculpe pelo excesso de perguntas e mais uma vez obrigada pelo espaço.
se o exu fosse taõ mal, pessoas e mais pessoas inclusive cristão não iria a terreiro, e cartomante para saber sobre a sua vida.
eu sou casado com uma cigana, e entendo isto tudo, pq aqui vem pessoas de todos os lados consultar a sorte. inclusive ontem esteve aqui um pastor da igreja assembleia de deus e mole?.
eu creio em todos os orixas, respeito todos eles porque quando tenho que arria um trabalho a meia noite num cimeterio para por ex\; exu caveira eu vou sem medo e de corção porque eu sei que vou receber coisas bas.
ass rodrigo de juiz de fora.
Rodrigo, parabéns pela lucidez de seu raciocinio.
O mal é o que sai da boca do homem.
Ire o.
Nunca tive medo de Exú, e nunca o vi como o mal absoluto dentro de um terreiro. Essa história de associação demoníaca já está mais do que ultrapassada. O diabo é invenção cristã e dessa religião. Exú não faz parte da tradição cristã, portanto, não há como ser ele o diabo.
Rafa, certissímo.
Ire o.
KOLOFE MEU BOM….. Agora é, ESU NAO é O DIABO. Meu velho, este tambem é de muito bom tom, eu mexxmo jficava muito louco com esta bagunça que tive de esolver sozinho, lendo certos livros , vendo filmes (filmes mesmo tipo O Advogado do diabo e outros meos que usei p fazer o cruzamento de ídeias, como vídeos antigos de uma banda de rock chamada de rollings stones, QUE ME MOSTRARAM SEM EU SABER COMO PODERIA SE A VISÃO E ENTENDIMENTO DESTE SENHOR (ESU) , visto antes o eu via noRio (mercado de madureira era era:aquelas coisas de chifres que até hoje eu abomino me desculpe tá) , no tal vídeo de 1968 ESÚ E REPRESENTADO NO PALCO EM ENGLAND POR UM HOMEM NEGRO DE VERDADE VESTINDO APENAS PUNHOS E PALHAS DA COSTA MUITO RALAS COBRINDO SEU COPO A MÚSICA SIMPATY OF THE DEVIL EU SEI QUE É UM POUCO ABERTO DEMAIS A MINHA IDÉIA MAS , COMO DISSESTE ANTERIORMENTE ELES ACHAM MEIOS DE NOS MOSTRAR CERTAS COISAS , PENA QUE NÃO ATENTEI MAIS COMO SEMPRE MUITO BOM LE-LO SAÚDE E PAZ ARTHUR
Boa tarde!
Gostaria de tirar uma dúvida. Quem é do Ogum Xoroque n pode ter o Exu das sete encruzilhadas? Qual seria o exu?
Obrigada!
Letícia,
Ogun é um Orixá de culto Ketu/nagô e Xoroquê é um Vodun (clique na foto do Charles acima que encontrarás um post sobre Xoroquê).
Sete encruzilhadas é um exú de Umbanda que pode aparecer em vários caminhos, inclusive de Ogun e de Xoroquê.
Axé.
Bom, eu nao sei muito bem e nem conheço praticas de exu, cablocos ou algo mais, mais eu axo que nao sao demonios e sim uma eligiao exu como a sua vez tem um proposito como o cristao e crente e etc: mais queria muito saber e aprender essa prartica e de bom meus gosto que alguem podesse me falar mais num pouco desse asunto me cinto curuioso e queria saber mais sobre isso axo que essa religiao e muito boa…. muito obrigado pelo site gostei muito.
Jailton, procures nas fotos dos moderadores varios post sobre estes assuntos, leia atentamente, tente compreender e nos faça perguntas, com certeza iremos ajudá-lo.
Ire o (felicidades)
Exú catiço não se assenta por ser “eguns” certo?
Mas o que mais tem é casa de ketu – jeje- angola – nagô com exú catiço assentado, tendo festas, consultas e trabalhos.
Tem programa de tv de candomblé canal 17 da Net que fala em fazer o bem e o mal.
Em relação a isso, gostaria de saber se funciona essas macumbadas.
Katarina, dentro do Candomblé se faz o assentamento de povo das ruas sim. Esta pratica é normalissíma. O assentamento nada mais é que um catalizador de energia.
Essas ‘macumbadas’ funcionam sim e não mão de pessoas serias e honestas dão muito resultado.
Ire o.
Da ilha, eu li acima a resposta do pai Nelson Souza dizendo assim:
em 26 fevereiro de 2009.
Nelson Souza
Carlos, ter Exú assentado? o que vc quer dizer com isso? se for o Exú do seu Orixá, ou um Exú ligado ao seu Orixá e que foi assentado para “trabalho” no bom sentido, ok? no sentido de trabalhar para seu comércio, está tudo ok. Apesar de achar que o lugar correto de manter um assentamento é na Casa de Axé.
Mas se vc está falando de Pomagira e outros exus deste tipo, eu já começo te falando que eu aprendi que não se assenta entidade, porque assentamento é só para Orixá.
Porque duas respostas diferentes?
Se faz ou não?
Em quem eu acredito no Sr ou no Pai Nelson?
EM RELAÇÃO AOS FEITIÇOS “MACUMBADA” pro mal é como um tiro de fuzil , mas pro bem é em contas gostas.
Katarina, o Nelson tem uma visão, algumas casas tem as delas, como eu tenho o ensinamento de se raspar para Esù e Bâbá Fernando tem uma visão que não bate com a minha. Discordamos e respeitamos as opiniões.O Candomblé foi formado de um retalho de informações africanas, visto que as tribos chegavam com alguns representantes, o somatorio formava algumas centenas de pessoas a cada navio. Esta posição do Nelson eu respeito, mas se eu tiver que assentar um povo das ruas, vou assentá-lo sem piscar ou duvidar. Tenho Tranca Ruas arrumado na minha casa a 21 anos e não abro mão desta maravilhosa energia.
Nunca me deu um conselho errado e com ele é pão pão – queijo queijo. Manda quem pode obedece quem tem juizo, e eu tenho.
Conheço casas que não assentam povo das ruas e não vejo ninguém dizer que não assenta por não acreditar, apenas receberam este ensinamento e segue a sua tradição. Entendeu?
Quanto a este tiro de fuzil que vc falou, eu tenho minhas duvidas, já vi pessoas gastarem rios de dinheiro e nada acontecer com o outro.
Eu tenho uma regra pessoal, quando rezo peço a Esù que me livre dos meus inimigos, se por a caso eu os tiver, quem quizer ser meu inimigo será inimigo de Esù. Não me preciso me preocupar com isso, pois no final quem vai me derrubar será meu proprio Ori pois vou ficar tão preocupado que vou acabar acreditando que a tal macumba pegou e na verdade quem absorveu o negativo foi meu Ori que estava enfraqueçido pelos meus maus pensamentos. Vida é para ser vivida.
Ire o.
Por isso eu adoro todos daqui, sinceramente, os Srs são nota dez nas explicações e também serve de exemplo para outra pessoas que aqui procuram uma resposta sempre justa.
A todos meus mais velhos um forte abraço e um especial ao meu Sr Da Ilha.
Foi muito bom “ouvi-lo”
Mutumbá Axé
“Ops” Adoro pai Nelson Souza também – foi só minha dúvida por isso o sitei.
Da Ilha,
É uma questão de terminologia apenas, ambos estão certos. A palavra assentar é mais apropriada aos Báras, Exús de candomblé, devido a confecção na tabatinga, etc, e os catiços, exús de umabanda são arrumados e acomodados em suas váris formas e desenhos de seus ferros.
Querido amigo Da Ilha, não discordo de raspar Exú ou a pessoa ser de Exú, discordo de pessoas de Exú levar adosù de Exú, pois Exú é solto e está sempre em movimento, daí aquele envolvimento com Ogun interagindo energia, etc, etc, etc. É só um pequeno detalhe que é determinante no meu humilde conhecimento.
Ire o.
Que eu respeito.
Nelson,
Peço sua ajuda, para esclarecer algumas dúvidas: Estava em um
casa de candomblé, lá fiz assentamento somente para exu e pombagira, (pois não consegui realizar os assentamentos dos meus orixás), tempos depois, não estava mais conseguindo comparecer as sessões por vários motivos, contudo e mais um pouco decidi sair da casa, pois estava me sentindo muito agoniada toda vez que tinha que retornar la. Em fim, gostaria de saber o que fazer com os assentamentos de exu que ficou la? Posso despachá-los? Quero um dia poder retornar em outra casa, mas com muita cautela.
Grata desde já.
Sandra Souza
Sandra, não brincamos de religião. Vc tem seu livre arbitrio, se vc não cuida a energia se afasta e se esvai pelo ar. De onde ela veio, não há obrigação em vc continuar dentro da religião ou vc pega suas coisas ou vc abando na suas coisas. Sei que vc deve ter seus motivos, mas não estou falando de mim ou de vc, isto está acima de nós, é energia, é mundo invisivel. Não sabemos com certeza com o que estamos lidando. Faça uma coisa pelo seu carater, sente com sua zeladora e olho -no-olho diga as verdades e problemas que lhe afligem e encerre o assunto tomando uma decisão. Não doi e todos saberam o porque vc está indo embora sem dever nada a ninguém. Só posso lhe garantir que não doi, a verdade realmente não doi.
Sabedoria irmã.
Da Ilha,
Muito obrigada pela ajuda, estava realmente pensando em fazer isso, pois vou me sentir melhor tomando uma decisão.
Grata,
Sandra.
Adorei conhecer esse blog, numa das respostas acima foi dito para a menina que diriam para ela que na internet se encontra muita porcaria, com certeza, mas também encontra-se muita coisa boa, e vcs são das boas.
Nunca acreditei em exu como sendo o diabo cristâo, e se formos compará-lo, que o comparemos a Hermes da Mitologia Grega, ou a Mercúrio, esses sim muito mais próximos, ou seja elos de ligação entre os deuses e os homens.
Axé a todos
Celio sua resposta é plausivel, porém no meu entendimento Esù não se assemelha a nada, ele é unico, o portador e mantenedor do ase universal. Senhor do portão do céu e policial do universo.
Ire o.
Não li todos os posts,mais vi tabem que o Nelson Tomeje
disse que não se assenta exu e nem se cultua,e incorpora no candomblé
eu frequento a casa de candomblé,que se cultua sim,Exu como 7 encruzilhadas,maria padilha,exu caveira. Etc. eu ainda naão giro,mais já senti aquele mal estar e tudo lá na macumba,e só falta jogar,meu melhor amigo é tbm, e ele é do seu 7 encruzilhadas e inclusive tem ele acentado e tudo direitinho !
axé
Erick,
No candomblé ketu/Nagô se cultua os Orixás, porém isso não quer dizer que quem tenha suas entidades de Umbanda não possa cuidar e cultuar, muitas casas cuidam dessas entidades de Umbanda, porém não é o foco da casa de Candomblé, quem governa é o Orixá.
Axé.
Axé,
Muito bom este blog,bem esclarecedor !!
Alvaro obrigado pelas palavras.
Ire o.
olá eu só tenho uma pergunta,exú orixá do candomblé ou os exús da umbanda,exú caveira exú tranca ruas ,maria padilha ,dama da noite etc…por favor me digam nenhum desses seres são demonios como dizem?????
Catia, temos vários póst sobre Esù, eles tem que ser estudados e não apenas lidos.
Demonio, diabos e etc…São energias católicas e uma denominação de mau gosto que alguns dentro de nosso culto usam.
Esù o òrìsá é tão grande, poderoso e magnanimo que deve estar dando boas risadas da sua indagação. O primogenito de Olodumarè é o senhor do cosmos, o mantenedor de tudo que está no lugar. Sem Esù o mundo não existiria e se existisse seria o caos perfeito.
A dimensão desta energia e tanta que fica impossivel descrevê-la.
Quanto as energias de Umbanda, quando vc ouvir um abbsurdo desses, saiba que:
Ou falta conhecimento ao medium ou está havendo interferencia entre a a energia e a pessoa.
E se a pessoa tem uma mente ruim este “esú’, tambem será ruim, pois quem estará falando é a pessoa e não a energia.
Não sabemos o que é e nem quem é o diabo ou demonio, pois não cultuamos e não existe dentro de nosso culto.
Ire o.
Não sei por que existe certas ” birras ” entre alguns Umbandistas
e candoblecistas. Exu existe sim, ele é um espirito em evolução,
Está um nivel acima de nos espiritos encarnados. Eles praticam a
caridade. seguem um codigo de etica, não são dotados de sentimentos.
Seu tridente significa: Poder, Justiça e caridade. Exu não tem nada
haver com O Diabo, até por que não existem diabos. Na realidade o inferno é a propria terra em que habitamos. A principal missão de um
Exu é ” prender ” os obssessores nas ” cadeias ” do cosmico.
Exu não faz o mal por que alguem pede, se voce conversou com
alguem incorporado e o mesmo fez algum acordo com voce neste sentido, tenha total certeza que este medium esta ” incorporado ” por um obssessor. Nos somos dotados essencias do bem e do mal, temos o
livre arbitrio de decidir qual caminho seguir. Precisamos refletir sempre,
prestar atenção ao que se passa ao nosso redor. Pois, só iremos colher
o que nós plantamos. Vamos respeitar as Entidades sejam elas do
candomble, da Umbanda, do kadercismo etc. Não vamos julgar, e
tomar conclusões precipitadas de forma leviana.
Axé.
Kelluty, vc está coberta de razão, misticismos aparte, essa coisa de povo das ruas fazer o mal é coisa de vampiro espiritual (egun errante) ou cabeça fraca de medium. Quando nos deparamos com pessoa fisica fazendo trabalhos que desencadeiam uma corrente de maldades, Olodunmarè, Òrúnmìlá e os demais òrìsás não gostam. É errado este tipo de comportamento, não agrada os olhos de Deus, não faz bem ao figado, não faz bem a humanidade.
Somente gostaria de ratificar uma expressão usada por vc. Esù é um òrìsá, energia de Umbanda é Povo das Ruas, este termo ficou colado, mas sabemos que está colocado de forma errada, esta informação é apenas para ser didático e corrigir o termo usado.
Diabo e demonio são nomes dos inimigos cristão e evangelicos, nós não temos este tipo de energia em nosso mundo de crenças.
Obrigado pelo texto.
Ire o.
olá,obrigada por respondem é que desde novinha dizem que sou médium,sinto coisas calafrios e tenta chegar algo que não sei o que é em mim,tenho sonhos que acontecem parecido tenho pesadelos e muitas outras coisas sinistras,por isso a pergunta sou leiga no assunto,e outra pergunta,porque no povo da rua puxam aqueles pontos que falam de vingança de inferno e que padilha é mulher de lucifer e sangue ou seja so coisas do outro lado ,será que alguem de má fé que faz isso ,usa o nome das entidades ,desculpa pelas perguntas ,eu preciso muito saber e sei que estou falando de umbanda e vcs são do cancomblé ,é que estou indo numa casa que eles não abrem para todo mundo ,somente para quem realmente precisa e por caridadee lá tem o exú 7 caveiras e a dama da noite e os aparelhos são muito boas pessoase não sei o que fazer quase todos os lugares que vou dizem que tenho qie desenvolver para minha vida melhorar,porque está tudo enredado!!!o que faço???
Catia a Umbanda tem uma forte influencia católica. O diabo é coisa de católicos.
Esta influencia que a Umbanda sofreu por parte de seus adeptos fez o sincretismo, tanto entre santos como as forças ditas do mal.
A letras destas cantigas foram feitas por pessoas com cultura influenciada pelo catolicismo, creio que ai começamos a aglutinar posições.
São meros adjetivos, que não dizem o que é a verdadeira Umbanda, paz, caridade e fazer o bem sem ver a quem.
Espiritos de povo das ruas na Umbanda não são malévolos, são energias compreendidas, iluminadas e estão neste mundo, não sei por que motivo, para nos ajudar nesta caminhada.
Não se deixe levar por palavras e gestos de pessoas sem conhecimento.
A Umbanda é linda.
Ire o.
obrigado por sua respostada ilha,mas me dê sua opinião,o que faço sobre a parte da mediunidade que dizem que tenho eu gosto muito da religião desde pequena ,mas ai tem as duvidas e as coisas que as pessoas comentam ou até inverdades por falta de conhecimento,eu sou gaúchaeu estava estou com muitas dúvidas dai eu estava pequisando e achei vcs muito bom,ter achado me ajude a esclarecer minhas duvidas eu tenho muito respeito a religião ,então desculpas qualquer coisa mal dita.
Catia, nascemos com um òrìsá individual chamado Ori, veja post clicando em minha foto.
Nosso Oré é o òrìsá mais importante do cosmos, nossa soberania é respeitada até por Olodunmarè (Deus), fazemos nossas escolhas e arcamos com todas as consequências, beneficas ou maleficas. Nosso livre-árbitrio nos impulsiona ou nos faz regredir, ok.
Se vc tem medo, se vc tem duvidas, se vc não quer. Não faça, espere sua hora, deixe quem quizer falar, lembre-se que quanto mais perto do rio maior a probabilidade de se molhar, portanto se vc vai a festas, culto e jogos, saiba que sua espiritualidade pode ser despertada de uma hora para outra. Não que isto seja uma regra, existem explicações mais profundas e demosradas. Existem pessoas que podem passar a vida inteira sem manifestação e este pode ser o seu caso.
Sentem vibrações, arrepios e nada mais além disso.
Decida sua vida, conversando com seu Eu interior (Orí) e se aconselhe com alguém neutro e que saiba o que está fazendo em uma mesa de jogo.
Obatalá lhe dê o caminho da verdade.
obrigada novamente da ilha,eu tenho que lhe falar que eu não tenho apenas calafrios,a pouco tempo tentou chegar alguem que eu disse para ir embora eu comecei a me torcer as mãos ficar tonta e a arrepiar e torcer os ombros,fora a sensação que não sei explicar como se tivesse escurecendo tudo,ja tive isso outras vezes,mais os sonhos que acontecem,vultos de sombras e os pesadelo de que lhe falo são como se alguem estivesse me apertando eu quero me livrar e ele não deixa tenho que fazer muita força para me soltar ,e sinto como se estivesse alguem ali,uma presença e ja até senti ela rindo outro dia depois de um desses pesadelos agarraram a minha mão quando me dei por conta de não era algo real me soltou,e era uma mão fria entende agora porque preciso de ajuda e tem muitas outras coisas!!
Catia somente vc vai decidir sua vida. Siga seus instintos e seu coração.
Procure ajuda e seja sincera com seus propósitos, saiba que adentrar a religião não é uma brincadeira, terás que reiniciar sua vida e suas maneiras.
Retidão e humildade. Nosso objetivo final será sempre um Orí pleno e conectado com com o Alto.
Ire o.
Catia,
Desculpe me meter, mas eu passei por tudo isso quando tinha apenas 5 anos de idade. todo medium de missão é atormentado pelos seus
principais obssessores ( espiritos que voce teve alguma pendencia em outras vidas) creio que seja o seu caso. Peço que voce acenda uma
vela de 7 dias branca, com um copo com agua c/ um pouco d e mel dentro, do seu lado esquerdo.
Tome um banho antes, coloque uma roupa branca limpa. Reze e peça
aos seus orixás orientação. Coloque embaixo do seu travesseiro , manjericão,alfazema e folha de louro. Coloque na sua porta de entrada
uma tijela branca com 7 olhos de boi macho, sal grosso e arruda.
Faça sempre uma oração antes de deitar,. Durante 7 dias seguidos,
não beba bebida alcoolica, nao faça sexo, nao fume e nao coma carne vermelha. Depois dos sete dias voce achará uma casa de santo séria,
procure conversar com Preto velho, e com certeza ele lhe dara caminho.
Axé.
Da ILha,
Boa Noite, primeiramente, gostaria de informar que sou do sexo Masculino. Em relação a Esu não citei tal entidade no meu texto,
Apenas comento daquilo que posso falar. Citei apenas sobre os Exus da Umbanda que pela minha otica não classifico os mesmos como Orixás.
No Candomble eles são chamados catiços , Não sei por que este titulo, vejo como se para os candoblecistas, os EXUS não tivessem valor,
Me desculpe se tiver errado. Alaroe !!!!! Salve todos os EXUS da nossa Umbanda querida.
Axé.
Kelluty, agradecemos sua orientação, porém por norma do blog, naõ oferemos ebó e nem mandamos ninguém fazer nehum tipo de oferenda, por mais simples que seja.
Ela deve ser maior de idade e sabedora do que é bom para ela, mas não aconselho nehuma forma de ebó sem uma previa consulta com uma entidade da Umbanda que ela frequenta ou ao Oráculo. Não estou lhe dando descompostura ou algo parecido, apenas rogamos aos nossos internautas que sigam o caminho correto e este não está sendo, pois esta embasado na sua experiencia e nada mais. Somos únicos, por isso temos nosso orí e nosso destino pré determinado por nossas escolhas no òrun.
Serve incluse de aviso e aprendizado a você, pois o velho ditado é sempre atual. A folha que me cura é amesma folha que pode lhe matar.
Desculpe-me antecipadamente, ams acho que assim deve ser conduzida as pendencias espirituais.
Onan re re o.
Meu bom amigo vc sitou Esú como povo das ruas e está no seu texto, por isso fiz a pequena correção para que não façamos esta mescla de òrìsá Esù e Povo das Ruas de nossa querida Umbanda.
Este foi seu comentário
“Exu existe sim, ele é um espirito em evolução,
Está um nivel acima de nos espiritos encarnados. Eles praticam a
caridade. seguem um codigo de etica, não são dotados de sentimentos.
Seu tridente significa: Poder, Justiça e caridade. Exu não tem nada
haver com O Diabo, até por que não existem diabos.”
Abraços e mais uma vez obrigado.
Ire o.
Da Ilha
Acato sua decisão, uma vez que o blog está sob sua administração,
mas NAO concordo, O que orientei para nossa amiga Catia não
tem nada haver com ebó. Outra coisa, voce está equivocado, falei
sobre EXU, não esú. que realmente não conheço. Por estas e outras
que as religioes Afros são questionadas, os ” Pais de Santo ” tem a
triste mania de achar que são Donos da Verdade. Não vamos confundir
doutrinas e conceitos, Umbanda é Umbanda, Candomble é candomble,
cada qual na sua, nenhuma é mais importante que a outra, tambem
sou um humilde Zelador e entendo que estamos sempre aprendendo
pois a sabedoria vem dos nossos Orixás, portanto não adianta lermos
livros e aprender fundamentos espirituais em ” escolas ” , por que
até para se ” Jogar ” buzios é preciso nascer com essa missão
e ter permissão do Astral. Desculpe a minha sinceridade, mas
gosto das coisas bem claras, lembrando que orientar o proximo tb
é uma forma de caridade, e foi para isso que Oxala criou a
nossa querida Umbanda.
Axé.
Da Ilha,
Outra coisa, Pare de querer tentar ” ensinar ” , voce não tem esse titulo por ser professor , tem ?entendo que a sua missão com o proximo é orientar praticando a caridade, mas dizem por ai´ que no Candomblé não se pratica a caridade apenas se cultuam os Orixás, respeito mas não
entendo. As pessoas procuram ” seu ” blog para ter uma ajuda real,
um caminho, uma resposta concreta. não é porque voce aprendeu desta forma que terá que continuar assim , na UMBANDA nosso lema é praticar a caridade para todos, independente ser maior ou menor de idade. Ou será que os Orixás do candomblé são diferentes dos da
Umbanda ???. Acho que o Sr. poderia ser mais util, nem sempre o que
aprendemos ou escutamos falar é o correto, PENSE NISSO!!!
Axé.
Da Ilha,
Tenho certeza que o Sr. vai me EXPULSAR do seu Blog, por questioná-lo mas não tem problema, continuarei sempre defendendo a verdadeira
caridade esta é a minha missão. Fique com Deus.
Axé.
Kelluty,
Você não será expulso do blog, até por que o nosso manejo com os nossos leitores não este. Você não é o primeiro e nem será o último a discordar de um de nós colaboradores. Isso é normal e tentamos levar com alguma produtividade.
Nós nunca rebaixamos os catiços por se tratarem de entidades de Umbanda, pois respeitamos os outros segmentos que são os nossos e temos de forma muito clara um quadro onde muitos adeptos de Candomblé cultuam de forma distinta suas entidades provenientes de Umbanda.
Seja sempre bem vindo para opinar, participar e também discordar. Sobre a questão do ebó (na nossa leitura o que você receitou não deixa de ser um ebó), corroboro com o Da Ilha, pois essas receitas são muito delicadas e não tratamos delas virtualmente para com os nossos leitores.
No mais, sua benção e que Oyá nos abençoe.
Axé.
olá, sou do candomblé a 4 anos e nunca rodei no santo mas também não se tem certeza se eu sou ogan, meu santo de cabeça é iansã e meu juntó é obaluae ambos de herança.
o que devo fazer.
vale ressaltar que dentre esses 4 anos me afastei um pouco mas isso não altera o fato do meu orixá numa ter me pegado.
Eudes por este periodo frequentando uma casa, seu zelador deveria lhe dar uma resposta objetiva e clara.
Converse com ele e tente definir esta situação ou vc roda ou é Ogan.
Ire o.
Eudes, vc tem e não tem razão. Eu passei 5 anos como abian.
Ire o.
Olá Manuela.
Curiosamente essa foto é a mais linda representação que vi de EXU. Qual a fonte delas ? Ou melhor, qual a fonte de todas as fotos que voce posta ? Uma é mais bonita que a outra.
Ola à todos abiãs,kolofé pra quem é de kolofé,meu nome é Washington sou da cidade de Franca interior de SP,sou Ogã à 25 anos,naçao ketu,ja fui em muitas roças,casas,barracões,ilês e outros nomescomo terreito etc……..
Oq sempre notei é a mistureba,perdão pela palavra,muitos axés não lindam com Bomgbogyas,Exus etc………,+ a maioria 80% do q isitei lidam sim.
Em um conceituado ilê ( Ketu ) em Guarulhos até festa de boiadeira ( eguns ) ja presenciei,
Axo eu q cada casa é um caso e a verdade o culto candomblé brazuka ( brasileiro ) nada tem a vercom o culto AFRO.
Vams aki por parte; qualquer assentamento q vc veja em 90% dos il~es brasileiros se usam quartinhas de louca.
Na AFRIKA não se usa quartinhas de louça.
Então amigos e amigas irmãs do blog,por gentilea parem com discussão.
Isso é certo isso é errado.
Auxiliem,orientem sem denegrirem as outras religiões.
a não basta os evangélicos decerem o cacete em nossa amada religião candomblé?
Orientem sim com harmonia,respeito e auxiliem os q estão emnecessiade.
Asé à todos e q meuPai Osalufón cubra à todos de asé oooooooooooooo.
Grato!
KOLOFÉ * MUTUMBÁ * MUCUIU * ABENÇA a todos.
Bom queria saber por gentileza se um gombé, que esta no Angola, pode ter um exu assentado?. como diz na nossa nação pambugila.
apesar dele ainda não ter raspado?
ele é de Ngunzo com Dandaluna.
abença a todos
Jean Barbosa
lindo texto e bem explicativo, Basta ler com atenção!!!
se confunde muito Èsú Òrisá, com outros espíritos catiços, como Tranca rua, Marabô, 7 encruzilhadas, catacumba.”entre outros” creio que tudo isso começou com uma grande confusão com a criação da Umbanda.” e os charlatones que também estão incorporados a esta religião”
Onde suas matrizes derivam do candomblé Nagô e do culto a Jurema ” culto muito forte praticado no nordeste”.
Com o candomblé se incorporarão os Orixás mais com uma forma totalmente diferente, pois so e tomado pelo Òrisá quem e preparado para tal.
e a Jurema vinheram os catiços ” o que o pessoal denominou de Exú, O masculino Exú e o feminino Pomba Gira.” de mesmo culto se tem Os metres e as Metras, Os Espíritos da mata como ” índios, caboclos e tapuias “.
Na jurema quem e iniciado e tombado e juremado e suas imagens, trocando em miúdos “assentamentos ” são lavados, curiados o que se compreende como BATISMO. se injeta no corpo as sementes da jurema.
Na jurema não se cultua preto velho, esses forão incorporados a umbanda.
a maioria dos terreiros de candomblé aqui de recife tem um canto a parte para se cultuar a jurema, já que são espiritos mais terrenos e que sempre estão a nossa volta.
ja fui em vários centros de umbanda “e os que se dizem” e o que vejo muito e o que se descreve nos comentários. se faz ligação de catiço com Èsú Òrisá, determinado Òrisá tendo ligação harmoniosa com determinado catiço. ate mesmo o cumulo de fazer ligação com numerologia para adivinhar quem e o dono da sua cabeça ” assim dizendo” chega ao ponto de ter uma tabela com os messes do ano e seus respectivos orixás e suas falanges ” como eles os chamão” estão assim dizer que, todo mundo que nasce em abril e filho de Ògún, tem um exú marabô com pombogira das 7 encruzilhadas, sua mestra e Alhandra com mestre Manoel maior, seu caboclo ventania e seu preto velho e joaquin.
Deu para entender a gravidade, se dá o santo e seus espíritos de trabalho.
tem pessoas que acha isso certo, eu respeito.
Meus conhecimentos de Candomblé vivido não são muitos ate porque so tenho 2 anos de nascido, teoricamente “pesquisas e livros” tenho bastante.
Na jurema eu comecei com 14 anos e estou ate hoje!
ISSO E O QUE EU PENSO, SE VOCÊ DISCORDA, EU RESPEITO SUA OPINIÃO DESDE QUE RESPEITE A MINHA.
Àsé.
Bom dia à Todos
Meu Nome é Washington Luis Ribeiro.
Sou Ogan Nilú nação Ketu do candomblé.
Respeito todas as religiões.
Desde q respeitem a minha fé.
Qto a EXU.
Vcs ja notaram em suas vidas Prosperidade? Felicidade?vida sentimental satisfatória?saúde perfeita? vcs dormem com tranquilidade?seu trabalho lhe rende o q desejas?
Se o q citei acima esta em acordo é isso q interessa.
Pois EXU é seu mensageiro entre vc e seu Orisá.
Exu lhe tráz tudo.
Todos os q atendo e auxilio estão dessa forma.
Satisfeitos e Felizes.
Então amigos se querem seguir essa ou outra denominação e vc conseguir ser feliz é o importa.
Pois ESU é o unico capaz de levar os seus pedidos até o seu Orisá e lhe trazer o q pedes.
ASÉ OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Olá, gostaria de saber o seguinte: meu marido frequenta um terreiro de candomblé há 2 anos, como esta mal nos negocios da empresa dele, o pai de santo fez um Bara com uma quartinha e colocou dentro da empresa para que ajude ele. A pergunta é: essa “imagem” pode estar dentro da empresa??? O que representa e o “ele” faz pela empresa??? E tem um detalhe, desde que esse Bara foi colocado na outra empresa a empresa fechou e agora ele transportou p essa nova empresa que ainda também nao conseguiu ser aberta, pode haver transporte desse mesmo bara???
Obrigada Gabriela
Gabriela,
O Bára pode ser cultuado na prória casa de candomblé, também não entendi o porque colocá-lo dentro da empresa. O efeito será o mesmo!
Axé.
Oh! Sempre! Todos os Benditos Orixás (desde: OXALÁ, até Exú)! Sempre! Saravá, Salve! Ave! Namastê! Viva! Shalom! Sempre! Malê, Maleime (Maleme, Malembe), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), por tudo de bom, a mim! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!…
Anônimo,
Mutunbá! Quer dizer: “Curvo-me ao seu Orixá”
Axé.
No jogo de búzios foi dito que meu orixá é Xangô e meu exu é Marabô, mas eu sempre soube que Marabô é ligado ao orixá Oxossi. Com essa dúvida e muitas outras gostaria de saber se há algum terreiro de candomblé para indicar, eu moro em Guarulhos-SP, muito obrigado.
Boa noite à todos
Meu nome é Washington Luis Ribeiro
Sou Ogan Nilú da Nação ketu do Candomblé
Ha muitos anos desenvolvi um método pra saber o Orisá das pessoas pelo nome completo das pessoas.
Sei q muitos q seguem o candomblé podem não aceitar a numerologia.
Respeito.
Óbvio q a numerologia não é da nação africana,porisso não aceitam.
Porém a numerologia só vem a acrescentar e não destruir nada,ao contrário.
Sei muito bem q só através dos búzios é q o Orisá fala.
Porém depende das caídas e interpretações dos sacerdotes.
Dae a confusão contínua, sobre, em 1 jogo dar tal Orisá e em outro dar outro Orisá.
Na numerologia Kabalah do nome não da 1 e depois outro,pois o nome é sempre o mesmo.
Em 25 anos de candomblé consegui após anos e anos de ardua trabalho dicenir qual Orisá a pessoa possui energeticamente.
Não estou aqui querendo ser mais nem menos que ningém.
qto a sr. Nadson Jesus ,pra saber qual seu verdadeiro Orisá seria necessário fornecer seu nome completo com acentos se tiver.
E pras demais pessoas se mulher nome completo de nascimento e não de casada.
Respeito e amo os Orisás e + 1 vez repito.
Podem não aceitar a numerologia.
Mas seria como não aceitar carro e somente cavalos nos dias de hoje.
Não estou comparando Búzios a cavalo nem numerologia a carro.
Porém amigos e amigas a necessidade de se ter algo fudamental pra acabar com as dúvidas pq em um jogo da tal Orisá e em outro deu outro Orisá se faz necessária.
ATENÇÃO; não cobro um centavo pra fazer a numerologia pra saber quem é o Orisá das pessoas.
É totalmente gratuíto a numerologia pra saber quem é seu Orisá.
Querendo saber entre em contato pelo meu msn;
alobodia@hotmail.com
ASÉ À TODOS
Washington, mo jùbá.
Não somos nós que aceitamos, não é o carro e o cavalo, são exemplos bem explicitos.
A verdade é outra Olódúmarè outorga o erindilogun a Òsún com as bençãos de Òrúnmìlá, o oráculo é criado pelo próprio.
Não conhecemos outra forma de falar com os òrìsá e Odù (suas variantes são obí, orogbo e outros meios) que não seja esta.
Ifá é pura matematica, mas a numeralogia é a cabala não nos foi ensinada, seria o culto de òrìsà sem Oro n’pa, iniciação sem etu e por ai vai…
Você pode dizer que consegue as respostas, que nunca falhou e nos mostrar diversos argumentos, porém, isto não está Escritura Sagrada.
O Odù Ogbè’irosun fala em pessoas sensitivas e que tem poderes ligados a sonhos e premonições, poderia ser o seu caso?
Não sei.
Me desculpe, mas a verdade não é a que você relata, desenvolver um modo operandis oracular foi tarefa de Òrúnmìlá.
Ire o.
Boa Noite sr. Da Ilha
Asé ooooooooooooooo
Não o conheço pessoalmente + reseito sua visão e sua fé.
Aprender a Numerologia ,seria como aprender ingles,em nada iria contra a sua lingua portuguesa,seria apenas um aprendizado ampo.
Se o Sr. kiser tirar à prova quias são os Orisás através do vosso nome ou de outras pessoas,estou ao seu dispor.
Entre em contato pelo meu msn.
alobomdia@hotmail.com
Washington, não estou colocando vc a prova e nem duvidando de suas habilidades.
Apenas lhe digo que olhar dentro da numeralogia não vai lhe dizer muita coisa.
As escrituras sagradas estão dentro do erindilogun e do oráculo de Ifá e neste campo não existe numeralogia, não há um só momento que Òrúnmìlá fala em Cabala ou outra forma de se comuniar com ele. Se ele não responde dentro de outra forma que não foram as citadas, entraremos de Ogbè’Ìrosùn e tudo toma um caminho diferente. Não é minha visão e a visão de um jogo milenar.
O Senhor não precisa confirmar meu òrìsà pois sou inicado dentro dos misterios de Erinlé em jogo confirmado sete vezes antes de minha iniciação.
Iré o.
Bom Dia.
Se possível me responda umas perguntinhas.
Se de Fato o “Diabo” não “Existe” para as religiões africanas, hoje em dia vemos terreiros de candomblé e umbanda com entidades chamadas de Satanás, Belzebuth, Lucifér, Maioral…., Desse ponto de vista me surge 4 perguntas, se puder me responder:
1- Os Orixás aprovam essa busca, por energias negativas?
2- Isso seria o motivo pelo qual somos tão descriminados?
3- Será que essas energias podem se esconder dentro dos cultos de umbanda e candomblé?
4- Se existe Eguns com extrema energia negativa, seria óbvio dizer que existe o Demenio Judaico-Cristão, não é?
Axé!
Jonathan,
Nos terreiros de Candomblé de Axé, sérios e de tradição não existe essas entidades que voce descreve,isso não existe e quem é de Orixá desconhece.
Axé.
Bom dia
Asé oooooooooooo Jonathan
1- Qdo se dá ebó a Esú os pedidos é vc quem faz se para o bem ou mal de alguém a a conciencai é sua,pois Orisás orientam e auxiliam para bem dos filhos,eu particularmente não faço ebós pro mal.
2-A descrimiição no Brasil se da pelo fato de Candomblé não ser uma religião Cristã
3-A umbanda nada tem haver com Candomblé,pois no Ketu não se cultua espiitos de defuntos com preo velho,marinheiro etc…………,só se cultus Orisás
4-O maior demonio q existe esta dentro dos coraçoes das pessoas em não amar o proximo como a si mesmo.
Qto a Lucifer ,belzebu etc………é cultuado em umbada e quimbanda como forma de amenrontar as pessoas no Candomblé não existe formas de amendrotnar e sim amar essa é a diferença. Orisás são amor,properidade,respeito,alegra e paz.
Asé oooooooooooooo
Washington e Bàbá Fernando, Mojubá!
Obrigado pela resposta.
Axé!
Boa noite, fiquei encantado com o blog, e esta me encinando muito, apesar de eu ser pecimo com tecnologia, tenho muitas duvidas sobre a religião….
estou indo num terreiro de umbanda a alguns meses e estou aprendendo muito, sou depedente quimico (drogas) mais a 16 anos não uso graças a um tratamento que fiz numa casa de recuperação, em 1997 conheci muitas religiões e na umbanda me encontrei, porem tenho ouvido muito se temer de candoblé, vejo sempre as pessoas com medo ou receio, eu pensava que era tudo igual, hj reconheço a diferença, tenho tido algumas esperiencias, no terreiro e cinto que eu tenho que fazer um corte uma entrega ou algo do genero, uma senhora que conheci tem me falado muito a respeito dessa entrega, mais onde poarticipo no terreiro de umbanda não mata animais ou faz esse tipo de entrega, essa senhora tem me alertado muito, perecebo que ela tem uma mediunidade respeitavel, e ela sempre me alerta a ter cuidado no terreiro, que frequento ela acha que os lideres da casa pode pegar oque temos de bom, ela diz que eu e minha mulher temos um forte e lindo povo que nos acompanha….oque devo fazer a isso??? tenho vontade de conhecer um terreiro de candoblé mais tenho receio de ferir o conceito da casa que frequento ele podem não gostar, devo ir???
Marcelo que senhora é esta?
Qual a referencia dela, por que este ebo?
Que entrega é esta?
Corte de que e onde?
Qual bicho?
Com que finalidade?
Se você está bem neste ‘terreiro’ porque mudar?
Acredite em você e em quem lhe ajudou a ter uma vida normal e longe das drogas.
Não deixe a vaidade, soberba e terceiros interferirem nos seus caminhos, siga em paz com sua vida familiar.
Ire o.
boa noite Da ilha…..obrigado pelo retorno!
onde estou indo é uma casa bem legal….
estou na casa e participando da corrente ha apenas 3 meses….
porem ultimamente tem acontecido algumas coisas que esta me deixando um pouco confuso, ja vi algumas pessoas pedirem afastamento la….
e na ultima gira domingo agora foi de esquerenda, e teve no dia seguinte muito falatorio…negativo sobre a gira….que algumas pessoas estavam vingindo e que outra bebeu, enão era o exu que estava bebendo, enfim,,,, uma pomba gira deu descaradamente emcima de mim, e estou centindo a necessidade de conhecer outra casa, ja que eu nunca fui em outra casa…..essa senhora que me falou sobre o corte, é uma amiga e que tem uma esperiencia na umbanda e tambem candoblé…..e eu tenho tido alguns sonhos muito itensso e fui falar com o pai de santo do terreiro que vou….num dia comum fiquei horas falando com ele e ele, me pareceu não saber me responder….e fiquei um pouco enseguro….
Da ilha….essa senhora me pediu não simplismente fazer um corte,,,,,mais sim me pediu para procurar um outro terreiro apenas para uma consulta e tambem para ampliar minha visão, não quero ficar pulando de terreiro pra terreiro, vejo que esse é meu caminho….porem gostaria, de sentir uma firmeza maior, ter mais confiassa…itende…..
Marcelo, não confie em palavras de pessoas que você não conheçe e nem sabem o que está acontecendo. Somente o oráculo poderá lhe dar certeza e informações corretas, porém, procure ver com quem você jogoa, aqui no blog existem relatos de jogos…Enfim, confie em Èsù, Òsún e Òrúnmìlá.
Ire o
Toda esta confusão, não diria culpa, mas é por causa da Umbanda. Claro que Èsù é Orisà e “Exús e pombogiras” são entidades. Mas, as cantigas de Umbanda foram um fator determinante para gerar esta polêmica sobre Exú catiço. E, muitos não entendem que Orisà e entidade são espíritos disintos, culturas distintas e de religiões distintas. A umbanda é brasileira e cultua Exús, que comumente são chamados de diabo, satã, lúcifer. E são famosos por seus feitiços. Todavia, muita coisa é obra humana, muito mal é obra do ser humano. Não acredito que uma pombogira ou um exú de lei separam casais, destroem vidas para atender os caprichos e maldades humanas. Há quem mexa com espíritos inferiores achando que se tratam de Exús e daí vem as tragédias. O Òrisà dentro disto ficou mau visto, os exús da umbanda, dentro disto ficaram mau vistos. É verdade, que existe a afirmativa que Ketu não raspa Esù. Mas, já vi saída de Esù em Ketu. Estão errados, não sei… Até hoje não sei quem é dono da verdade. O que é certo, o que é errado? Já que cada um cozinha com suas panelas… E, o candomblé que nós temos aqui no Brasil é totalmente diferente daquilo que se faz na África a título de culto. Temos Ketu, Djeje, Angola, etc.. Angola, se formos pensar em Angola e para não gerar polêmica deixarmos bem claro a figura divina dos Inkisses, do povo Bantu, temos Mavango, que é raspado. Temos seu arquétipo feminino, que é raspado, e não são catiços, são deidades. E, pra ilustrar quero deixar um vídeo. E, é uma pena que este Òrísà tão belo seja tratado como um marginal, um empregado apenas, por muitos… E também lamento que por muitos os catiços sejam tratados com um certo desdém, só por desencargo de consciência nas casas de santo de matriz africana nas suas porteiras.
Espero que sirva de exemplo de fé para muitos a cerca deste ser tão maravilhoso, nosso Pai Esù, nossa Mãe Legba. Afinal reprodução humana depende não só do órgão genitor masculino, mas do feminino também.
Perdoem-me, mas meu comentário é até um desabafo.
Marcos a tribuna é livre e seu pensamento é repleto de coerência.
Ire
Motumbá!
Aproveitando a questão levantada, se for possível gostaria de esclarecer uma dúvida. Ouvi certa vez meu babalorixá comentar com um irmão que em nossa raíz (Gantois) não se raspava Exú. Nelson, vc citou que na nação Ketu não se raspa. Gostaria de saber se tal questão refere-se, portanto, a toda nação Ketu mesmo e não somente a uma casa como falou…
Asé.
Aurea não é a nação é a herança dos ensinamentos que o sacerdote carrega.
Temos várias pessoas iniciadas em Èsù aqui no Brasil e na Nigéria se iniciam pessoas em Èsù também.
ire
eu fui feito no jeje nago assentamos os exu bara primeiro fazemos santo depois o bará senhor dos portais eu tinha recebido como sou oxum o bará agelú
tinha uma irmã de santo que erá de oyá com bará lonan
Olá a todos, achei interessante o texto e tenho uma dúvida e gostaria de uma explicação.
Eu não conheço nada sobre umbanda ou candomblé, na verdade só conheço a visão criado pelo cristianismo, ja frequentei a igreja evangélica, inclusive uma citada aqui, participei de campanhas onde eles diziam libertar as pessoas desses espíritos “malignos”. Pois bem, é pregada uma imagem ruim sobre as entidades, orixás dentre outros, gostaria de saber o porque disso, tem fundamento? De onde tiraram isso, então todos os religiosos diferentes da religião evangélica são contra Deus e vao arder no inferno? Tenho essas dúvidas pq no fundo me simpatizo e gosto muito da orixá Oxum, mas infelizmente essa visão distorcida dos crentes, me faz sentir uma culpa qndo penso em pedir ou agradecer a Oxum, queria ser realmente livre pra acreditar no q eu quiser…
Só peço q não publiquem meu email, e ficarei grata se alguém responde ao meu texto.
Porque as pessoas fica dizendo que se seguir a umbanda ou candomblé quando morrer não ira evoluir não ira ir, para deus, isso e verdade.obrigado e somente esta duvida que eu tenho.
João será que estas pessoas precisam evoluir?
É muita discriminação para o meu gosto.
ire
Mica não se faz uma guerra sem inimigo. Isto é LEI DE MARKETING.
Como vou te assustar se o Diabo não existe?
São pessoas puras e ingenuas como você que acabam caindo na lábia de pessoas (falsos pastores) e não da religião evangelica.
Ire
Mutumba axé
gostaria de saber de voces sobre um tabu constante dentro de nossa amavel religiao… é possivel Exú ser santo de cabeça… como assim alguns pais de santo se intitulam como primeiro santo ou santo de cabeça a exú?!?!?
Luiz Alfredo Esù não é santo, vamos dar nome aos bois.
Ele é um irunmolè.
Esù é Olori, sendo que algumas casas não iniciam pessoas para ele.
Depende da linha que o sacerdote segue.
Na casa de Baba Fernando não inicia, na minha casa inicia e assim vamos seguindo nossas vidas sem atropelos e desavenças.
Isto não é tabu e nunca será, mesmo as casas que não iniciam, não consideram isto um tabu.
Ire
isso tudo e muito lindo bo, dia amigos