
O Candomblé é uma religião iniciática de carácter progressivo. A sua organização estabelece-se a partir de um conceito peculiar de hierarquia onde o que está “acima” não tem, necessariamente, poder sobre o que está “abaixo”, mas vai adquirindo, com o tempo e as “obrigações”, o direito de participar e “ver” aspectos mais profundos do quotidiano religioso obtendo, com isso, mais conhecimento.
A ascensão hierárquica faz-se pela associação indissolúvel de tempo e conhecimento; tempo sem conhecimento ou conhecimento sem tempo constituem-se como caminhos desviantes que tornam o indivíduo inadequado à convivência colectiva. Em síntese, a hierarquia no candomblé estabelece-se no sentido dos que “sabem” (no tempo) para os que “não sabem” (por terem pouco tempo).
No candomblé o saber realiza-se sempre no real; quem sabe, não sabe para si nem por si, sabe a partir da necessidade e para fins. O saber é ao mesmo tempo o segredo, a necessidade e a capacidade de materializar o conhecimento, transmutando mitos em ritos, práticas e objectos. Quanto mais conhecimento tanto mais ritos, práticas e objectos.
Um caminho interessante para se constatar isso é a observância sobre o fio-de-contas que, mais do que um adorno, é uma marca e uma fonte de axé. O simples colar ao ser imerso na devida mistura de folhas quinadas, associada a alguns outros materiais, transforma-se numa identificação que remete o indivíduo ao seu lugar na comunidade.
A cerimónia da lavagem das contas é, por assim dizer, a inserção do novato no universo mítico e místico do candomblé. Ao receber os seus primeiros fios-de-contas, geralmente um fio de Oxalá e outro de seu orixá pessoal[1], o então Abiã[2] apercebe-se da importância de Oxalá no conjunto dos orixás.
Oxalá é o deus do branco, o pai dos orixás, ou seja, uma energia geradora que antecede, no tempo, os demais orixás. Oxalá “pró-cria”, abranda, arrefece e descansa. Os primeiros conhecimentos acerca deste orixá circunscrevem-se na própria simbologia do branco que, sendo o somatório de todas as cores, traz em si todas as possibilidades de cor. É a energia de onde tudo sai e para onde tudo retorna, por isso o branco é tanto a cor que festeja o nascimento[3] como a que marca o momento da morte. O luto no candomblé é branco pois representa o retorno do indivíduo à massa informe da ancestralidade.
Por isso, necessariamente, o primeiro fio que se recebe é o branco de Oxalá, simbolizando o estado de latência que caracteriza o Abiã com um candidato à iniciação. O branco de Oxalá é o dialecto do justo descanso com o movimento gerúndio.
No período da iniciação, o Iaô, além de fazer jus a uma pequena colecção com os Inhãs[4] dos orixás que participam de sua configuração espiritual, recebe algumas contas específicas que o identificam como tal; são elas o Mocam[5], o Quelê[6] e os Deloguns[7]; nesta ocasião os fios irão “comer”[8] junto com o “santo”, isto é, configurar-se-ão como verdadeiros campos de força.
Após a obrigação de três anos[9], é comum ao ainda Iaô, já com alguma graduação, ser presenteado com alguma conta mais “enfeitada” adquirindo, com isto, o direito de criar para si colares mais rebuscados com missangas um pouco maiores e até alguns poucos corais, primando ainda pela discrição.
Aquando da obrigação de sete anos, o agora Ebômi adquire adornos que o identificam como tal: o Runjebe, o Lagdbá, o Brajá, o Âbar, o Monjoló, os corais, as contas africanas multicoloridas e o alabastro. Mais do que isso, ganha a liberdade total de criar os seus próprios fios, seja no tamanho das contas, na riqueza dos detalhes ou dos próprios materiais a utilizar (ouro, prata, etc.). O Ebômi já conhece os seus “fundamentos”, por isso ganha essa liberdade.
Entretanto, não termina aí a aprendizagem. Até aos sete anos o Iaô é tutelado e educado pelos seus iniciadores, a partir daí é tutelado pela própria liberdade. Muito embora, parafraseando José Flávio Pessoa de Barros, “a modéstia não seja bem-vinda no candomblé”, o bom-tom e a justa medida são apreciadíssimos. O Ebômi deve ser um exemplo para o Iaô, principalmente no que diz respeito ao manuseamento de sua própria liberdade e a adequação às situações, dentro e fora da comunidade.
A confecção e utilização dos fios-de-contas deve ser sempre um exercício da criatividade, mas também deve corresponder a uma estética própria do candomblé que preserva através de seus objectos a sua própria história; inovações excessivas ferem a justa medida e tornam-se inadequadas, uma vez que os objectos são importantes instrumentos de apoio à manutenção da tradição oral.
[1] Quando este não é filho do próprio Oxalá.
[2] Primeiro patamar da hierarquia. O Abiã ainda não é iniciado, é um candidato à iniciação que já pode participar da vida quotidiana da comunidade-terreiro, contribuindo, normalmente, com serviços domésticos, funções que lhe permitem tecer as primeiras observações que se tornarão conhecimentos ou não, conforme a sua capacidade e inteligência.
[3] Todos os Iaôs se vestem de branco por pelo menos três meses e repetem o uso do branco durante todas as suas posteriores obrigações.
[4] Fios de uma só “perna”, isto é, o colar simples de uma só fiada de missangas cuja medida deve ir até a altura do umbigo.
[5] Cordão de palha da costa trançada cujos fechos são duas “vassourinhas” de palha; este cordão constitui um símbolo do Iaô e é, geralmente, preservado por toda vida. A palha da costa é utilizada ainda na confecção de quatro outras tranças que serão amarradas nos braços, recebendo aí o nome de Icam, na cintura (a umbigueira) e no tornozelo, onde será acrescida de um guiso (o chaorô), cuja função é sinalizar o lugar onde se encontra o Iaô através do barulhinho que produz.
[6] Gargantilha confeccionada com 8 fiadas de missangas, entremeadas de firmas, todas na cor do orixá que está a ser “feito”. O Quelê simboliza a ligação indissociável entre o orixá e o iniciado.
[7] Colares feitos de 16 fiadas de missangas com um único fecho cuja medida, como os Inhãs, vai até à altura do umbigo. Cada Iaô deve possuir, normalmente, um Delogum do seu orixá principal e outro do orixá que o acompanha em segundo plano.
[8] Serão banhados pelo sangue sacrificial.
[9] O processo de iniciação inclui além da feitura três outras obrigações: de 1, de 3 e de 7 anos (6 para os filhos de Xangô), quando enfim o novato se pode dizer iniciado, estando apto, inclusive, a iniciar outras pessoas. A partir de então deixa de ser Iaô para tornar-se um Ebômi (corruptela de egbon + mi = irmão mais velho)




Olá,
Tou de quelê vai fazer dois meses e o meu continua firme, mas o da minha irmã de barco toda semana solta uma perninha. Diz o Nosso Pai que é pq ela é muito estressada. E já eu, que também sou, tenho procurado me controlar. Mas acontece que ontem, na mão da minha irmã de barco, estourou meu fio de Oxalá [ela tava arrumando as firmas, colocando-as pra cima] e não chegou a cair nenhuma continha, mas soltou exatamente na firma e eu já o refiz, conforme meu Pai pediu, mas… Gostaria de entender se é por alguma razão do preceito não estar sendo cumprido corretamente que o quelê tem se desfeito pouco a pouco ou poderia ser por proteção do orixá para ela ou mesmo se é questão de energias que se voltam até ela. E o fato do meu fio. Pq, bem sei que as atitudes [e o resultados delas] dos nossos irmãos de barco, assim como a prosperidade influenciam de um para o outro.
E no mais, parabenizo-os, Nelson e Manuela, pelo site dinâmico, extremamente informativo e mui respeitoso que vocês conduzem!
Muito AXÉ toda-vida!!!
Cica bom dia, é melhor vc procurar as informações diretamente com seu zelador/a, vc ainda vai ouvir muita coisa de muitas pessoas, inclusive que vc não é da qualidade para a qual foi iniciada, isso é normal de se ouvir, (infelismente) mas ficar procurando fundamentos fora do seu Axé é dar espaço para ouvir bobagens que só servirão para confundir sua cabeça. A maioria dos noviços faz isso, procura saber o que ainda não lhes compete e se metem em confusões, pule esta faze e fique quieto com seu Kelê e deixe o tempo ir passando e vá saboreando este tempo, vc vai sentir saudades destes momentos. Que Ogum te dê caminhos. Tomege do Ogum
Eu cada vez que visito o site de vocês fico mais maravilhado! Tanta riqueza de detalhes, de conhecimentos, de fundamentos… que me delicio nas leituras e nos consequentes aprendizados!
Vocês são especiais e fico feliz de que dividam conhecimentos tão importantes conosco…
Palmas pra vocês!
Axé!
Quero saber das funções do PEGIGAN, onde inicia e onde termina, ( pode cortar , pode jogar búsios , pode raspar, …etc )
Antecipadamente
Grato
Roberto
Bons dias, Manuela e Nelson 🙂
Saibam que sou encantada pelo site que, com carinho, conhecimento e seriedade, evidentes, vocês nos oferecem.
Como, no momento, estou com dificuldades para frequentar uma casa de Axé, aproveito para pedir a ajuda de vocês.
Gostaria de “lavar” meus fios de conta, pois que já, há tempos, estão comigo.
Quais seriam as ervas mais indicadas e como prepará-las? Um fio é para Oyá e outro, claro, para Oxalá.
Posso usar a mesma combinação ou cada um deverá ser “banhado” por uma preparação, diferente, de ervas?
Por quanto tempo deverão permanecer no “banho”?
Desde já agradeço.
Axé!
Oi Nelson
POorque o filho de Xangô faz mais obrigações que os outros?
axé
Olá Taýka de Oyá
O ideal é que vc ,mesmo com dificuldade procure a pessoa que lhe deu essas contas para que ela dê o banho,pois se alguém te deu alguma finalidade tinha.O banho das guias é feito numa mistura complexa que só se faz em casa de axé.Não adianta a gnete lhe dizer folhas por ainda vão faltar diversos elementos e acho que só um zelador de santo sabe a composição disso.
espero ter te ajudado e esclarecido
axé
Olá Carol,
Obrigada pela explicação 🙂
Assim que houver uma oportunidade, procurarei uma casa de Axé (a que eu frequentava já não existe).
Um abraço carinhoso.
e
Axé!
Roberto o pegigã é o ogã responsável pelo pegi (assentamento) dos filhos de santo, não tem um pegi fixo, ele cuida de todos os pegis. Na ausencia de um ogã axogum, ele pode fazer sacrifício sim. Mas como todos os ogãs ele tb não pode jogar ou raspar ninguém, isso é função de rodante que tem cargo de zelador. Tomege
Carol que tipo de obrigação vc se refere? Tomege
No texto há uma referenia dizendo que os filhos de Xangô,fazem 6 obrigações,v~e lá…
Carol agora entendi, não é que os filhos de Xangô façam mais obrigações, é que o filho de Xangô recebe deká com 6 anos e não com 7 como é de costume. Tomege
Que massa…
um ano a menos hein??
Mukuiu, motumbá, colofé asé asé asé…
Olá gostaria de um esclarescimento, seria o seguinte:
A qualidade ou caminho de inkice interfere na cor de sua conta?
No caso pergunto por uma Igbalê que veste branco, seu fio poderia ser vermelho?
Desculpe meu não saber, e agradeço a vossa atenção!
Mukuiu NZambi
Gisele so fios sempre serão da cor do Orixá ou Inkise ou Vodum, o que pode acontecer é a inclusão de um elemento que destaque a qualidade, por ex.: Oxaguiã tem em suas contas o azul, isso se deve a sua ligação com Ogum, mas a cor de Oxaguiã é o branco. Oyá Onira tem contas vermelhas, mas tem uma mescla de amarelo devido sua ligação com Oxum Apara ou Opara, e assim funciona com outras qualidades, mas a base não muda. Tomege
Muito agradecida Nelson.
Que Nzambi abençõe!
é verdade q as contas não podem ser feitas com fio de naylon me falaram isso e a minha conta foui feita com naylon tem algum problema nisso?
Gisele na verdade não há ori calmo, mesmo quando se fala em Oxalufã e Yemonjá como pais, vc já viu um filho de Lufã, o quanto ele pode ser turrão e teimoso rsrsrsrssr? Toda cabeça é o que tem que ser, nem mais nem menos, seja mesmo muito orgulhosa de seu Ori, ele lhe foi dado por Olodumare, cuide e seja feliz com ele. Tomege
Keith alguns dizem que o naylon não pega axé, outros simplesmente não gostam do naylon por que o fio fica mais “duro” não tem um caimento bonito, enquanto que as contas feitas de linha ficam mais “macios” tem um caimento mais bonito. Este assunto não se deve exatamente ao naylon por ser sintético, afinal as contas/missangas tb são de material sintético, acredito que está muito ligado a tradição da casa. Algumas usam tb a linha de poliester nas confecção de suas contas. Tomege
Tomege mukuiu…
Agradeço mais uma vez.
Fiquei bastante satisfeita com seu comentário, e eu me cuido ao meu modo, pois neste exato momento devido turbulências diversas, estou afastada de minha nação.
Mas não de meus inkice, estes são meus reis, meus mentores, minha estrada…
O que me incomodou por anos, foram comentários, e julgamentos, de terceiros, em relação ao meu ori Oyá e Ogum, muitos disseram que não deveria ter sido feito assim, por seus motivos próprios…
E confesso que me senti ofendida por vezes, mas o que fazer, se Olodumare em sua infinita sabedoria resolveu por moldar meu ori com estes lindos e abençoados inkice, é por que eu mereci de alguma forma.
Como resaltou não se faz necessário acentar junto a oyá, ogum e yemanjá, mas assim foi feito!
Apenas não entendo o julgar do meu ori inadequado, você poderia dar sua opnião a respeito?
Não me entenda mal, nem tome como se estivesse envolvendo você em meu conflito pessoal, apenas preciso de uma opnião de alguém, com experiência e paciência rsrs.
Fico muito grata!
Olá Gisele
Percebo que sua nação é Angola e não Ketu e se vc tem Inkisses o mais certo é que vc os chame pelos nomes deles, Matamba e Nkossi. Não vejo problema algum em se ter assentado Matamba, Nkossi e Mikaiá, no seu caso.
Quem melhor sabe avaliar o que pode ou não ser feito é o seu zelador e se ele não viu incoveniente,porque duvidar?Seu ori não é inadequado, inclusive conheço uma pessoa com essa mesma ordem de inkisse.
Axé
Axé a todos, por gentileza, uma questão;
Sou umbandista a 11 anos, e faço todas as minhas obrigações dentro da umbanda, porem estou me iniciando no Camdomblé, gostaria de saber se o procedimento de iniciação é igual a pessoas que não tem iniciação?
Digo, serei um Yaô no Candomblé, mas pelo tempo que tenho de espiritualidade na Umbanda, isso me elimina em algumas obrigações ou tenho que fazer todas as obrigações de Yaô? Já fui no Xirê e ainda não bolei,, só saberei se meu Orixá é do Candomblé se meu Orixá bolar?Obrigado desde já e Axé
Olá Carol mukuiu
Agradecida por seu comentário, e esclarecendo não sou eu quem dúvida do meu ori….. é uma questão de mudança de nação e hábito, e formalidades.
Na qual muitos acham ser inadequado meu enredo.
E sim eu sou hoje de Angola mas fui durante 8 anos da Nação ketu, estou ainda me adaptando a linguagem…
Mukuiu NZambi mukuiu
Olá Gisele
Olha só,não se impressione com isso,quer uma cabeça mais quente que Matamba com Nzaze? Tenho uma irmã de barco que como é vc é de Matamba e Inkossi e ninguém questiona essas combinações.Até mesmo pelo fato de nossa mãe ter enredo com a maior parte dos inkisses masculinos…Minha nação b é Angola.Quando vierem com esse tipo de comentário,corte.Ninguém tem o direito de desfazer do seu ori,fazer pouco caso…Eu não vou dar muito conselho,porque posso te colocar em maus lençóis e vc acabar brigando com todo mundo
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsr
é que eu sou meio brigona….
axé irmã!
Mukuiu carol…
Muito grata por seu comentário, é exatamente o que acho que não há nada de errado e que ninguém deve julgar, afinal não existe ori frio correto?
E deu empate te agradeço pelas dicas e também sou digamos estressada.. rs até por isso que vim até vocês que fazem este lindo trabalho para digamos desabafar um pouco, pois caso contrário a gente de tanto ser irritado acaba por não parar em local algum… E desejo mesmo criar raézes, embora não seja nada fácil!
Bom só agradeço mesmo de coração por todas respostas que obtive com vocês.
Que Matamba e Nkosi lhê dê em dobro tudo quanto me deu!
E parabéns, pelo trabalho!
Caio o primeiro ponto a pensar é o motivo desta mudança e a necessidade real desta mudança. Suas obrigações não contam como tempo no candomblé, são segmentos diferentes e vc terá que começar do zero, abiã, yaô, obrigações intermediárias e finalmente a de sete anos. Caio se vc já recebe sues guias de umbanda, não há necessidade de bolar, mas se é este seu caso, te recomendo que veja muito bem o que está acontecendo antes de iniciar-se, porque vc já deveria ter virado. Talvez isso indique que vc não é do candomblé. Tomege
Nelson Souza, obrigado pela resposta, mais uma questão tudo bem?
Fui participar do Xirê pela primeira vez, pois senti uma forte vibração de alguns Orixas meus, pois, por eu ser filho de Ibeiji, sabemos que se Ibeiji não quiser, nenhum Orixa vem, pois, acredito que foi o que aconteceu, no Xirê foi tudo bacana, mas nada, mas quando foi puxado pra Ibeijada, pronto, a criança veio, trabalhou e foi embora, mas não foi tocado no Xirê para todos os Orixas e nem para minha mãe de coroa, questão de tempo.
Mas de qualquer forma, muito axé para vc e muito obrigado.
Axé
Caio isso é muito bom, é um grande passo. Só discordo de um ponto em seu comentário, é sobre Ibeji, na verdade não existe fundamentos que o liguem a este poder de não permitir que os Orixás virem ou não, Ibeji é Orixá como outro qualquer, mas Ibeji não é uma criança ou infantilizado como o Erê, são diferentes. No restante fiquei contente por vc e espero que vc continue trilhando e aprendendo esta religião e cultura, axé. E como vc falou, é questão de tempo. Tomege
As contas do orixa INLE pode ser azul trasparente pois ele nao e um caçador aquatico,pois nao ha um Ogum que tem suas contas azuis marinho transparente?Obrigada.
Isa,
Obrigado pelos elogios, Bruna também! Graças ao apoio do Tomege que me encoraja a participar.
Contas em geral seguem uma regrinha das cores do branco ao preto e aí vai alternando de acordo com cada Orixá. É raro existir cor de acordo com a qualidade de Orixá com excessão de Ogun Já que é o azul marinho, pode variar em algumas nações. Ínlè pertence a categoria de caçadores e sua cor é azul bebê. Ínlè está ligado ao marfim, aos elefantes, grande caçador. Tem seu nome ligado a cidade de Irinlé e ao rio Irinlé.
Obs: A cor translúcida, transparente pertence a Oxalá que deu a Yemanjá várias Pérolas para adornar seu pescoço, afinal, ela merece!!!!
Abs,
Fernando
Olá, tudo bem???
Bom gostaria de tirar uma dúvida!!!
Apesar do e-mail não sou Ogã e sim rodante, sou filho de Oxoguiã com Ogum……
Bom a um tempo atrás tive um sonho com uma pessoa que não conhecia, e depois de um tempo fui para uma casa onde estou até hoje e chegando lá para minha surpresa vi a pessoa do meu sonho, que é filha do meu Pai de Santo. Bom fui fazer algumas coisas lá e entaum começou o flete entre eu e ela, certo dia entaum resolvi contar a ela o sonho que eu tive e eu estava com um fio de oxala, bom contei o sonho todo e quando olhei pra ela e disse assim: “E vc sabe quem era no sonho?” Ela com uma cara de espanto me disse: “Não”, e eu no momento que eu disse pra ela é VOCÊ, o meu fio estourou na hora!!!!
Bom fiquei com isso na cabeça mas o tempo passou…….
Gostaria de saber o porque o fio estourou?
Agradeço desde já….
Um grande abraço,
Anderson
Anderson, você foi flertar com uma garota estando com a volta de um orixá, e num barracão, isso por si só já pode ser uma explicação.
É um caso bem diferente, encontrar uma pessoa que você sonhou e nunca tinha visto, mas terreiro não é lugar para flertes, meu irmão.
Axé!
Gostaria de saber, eu sendo de Oxalá, pq as minhas guias sugeridas pelo baba da casa, são diferentes dos outros filhos de oxalá? Eu vejo os outros com contas brancas leitosas, as contas indicadas para mim são cristal transparente, cristal transparente e prata e cristal transparente branco…
Me sinto um peixe fora da água quando alguns começam a olhar demais, pq não sei… mas as uso já tem um tempo e o baba falou que o orixá que carrego evidenciou que teria q ser aquelas no jogo de confirmação que ele fez. Me sinto encucado pelo fato de ser o UNICO diferente no meio de outros que já vi por lá, nem uma mãe de santo que tb é de Oxalá e já visitou a casa é igual a um dos fios q uso. Só eu uso esse tipo cristal, com fundo prata, com fundo branco e com fundo transparente. Alguem pode me explicar?
Carrinho este assunto é controverso, por que existem casas que “cultuam” determinadas qualidades de Oxalá que vestem ou usam ou podem usar o cristal, o problema é que estas qualidades não tem culto regular, não viram em seus filhos e por isso comumente se utiliza as contas branco leitoso de Oxala ou branco com azul de Oxaguiã, pois estes são os Oxalá que vem em seus filhos. A sua questão deve ser um caso desse. Tomeje
Olá!
Gostaria de parabenizá-los pelo site, eu simplismente adoro.
Eu sou Ekedji suspensa a 7 anos mas ainda ñ tomei minhas obrigações por medo de perder os cabelos.
Eu sou a 1º filha de santo de meu Pai e tbm a 1º Ekedji do Asé. Eu gostaria de saber em fim qual a importancia da 1º ekedji dentro de um Asé.
Desde já fico grata.
vc sera a primeira ekedje, apartir do momento em q se confirmar.
em alguns axés ekedjes raspam , porém na sua grande maioria, isso não é nescessario .
verifique se em seu axé ekedje raspa, e se raspar querida irmã … cabelo nasce axé
tata ofange
Marcelle não há uma responsabilidade ou importancia específica, sem demérito algum ok?. Mas há sim uma importancia afetiva que a liga ao orixá e ao pai/mae de santo. Sobre os cabelos, há casas que não raspam e no meu entendimento não há motivos mesmo pra raspar ogã e ekedji, pois esta necessidade de raspar é só para rodantes. Tomeje
sou de lufã ketu, fico furioso quando irmãos
do meu asé pq sou turrão, tem ave com meu santo?
Osvaldo,
Não fique não, pessoal de Lufan é teimoso e um pouco turrão, por outro lado, cultive o grande amigo que é, solidários, ativos e prestativos.
Axé Babá!
gostaria de saber a onde posso compra monjulo em sao paulo
Prezado irmão, eu sou quimbandeira, fui curada pelo pai Sete Flexas com um ano de idade, tenho mais de 30 anos de amacis, e já matei para a Exua e para o Bara Caminhador, devido ter constantes fraturas nos pés. Por instinto recebi uma mensagem que devia usar umbigueira de palha da costa, o porque não sei, comecei recebendo Oxum numa pequena casa de Santo de uma Yalorixa de Xango, pois quando ele foi tocar na minha cabeça ela gritou e nao deixou, passou algum tempo e eu comecei a sentir os fluídos de uma cigana, ela chega , dá seu recado e vai embora ou então quanto estou em perigo sinto que não é mais eu que falo, minha mãe de santo esta doente e de luto, voce pode me ajudar, Que Oxum é essa que só grita na nação, e que Cigana é essa, ela me pede champanhe, velas, 2 reais ela tem que ter sempre embaixo do baralho, uso sempre muita corrente, brinco pulseiras e anéis de prata, meus dedos e braços estão sempre cheios e se tiro, me sinto nua. Pode me orientar, por gentileza e caridade. Muito Axé, luz e proteção.
Nara de minha parte eu não posso ajudar, não entendo de Quimbanda. Meu conhecimento e pesquisa está limitado ao Ketu/Angola e muito muito pouco de Jeje (muito pouco mesmo). Tomeje
gostaria de saber se sou obrigado a me sacrificar raspando meu cabelo e ficando trancado 21 dias ;sou medium filha de yansã gostaria muito de desenvolver mas sem sacrificio desses me diz o que tenho que fazer sou da nação.
o que significa quando um pai de santo coloca um colar com bolas brancas e azuis em mim logo na primeira vez q nos vemos? Isso já tem dois anos, só que ate hoje sinto uma estranha ligação com ele e sinto que ele esconde algo de mim. Ele é do lado ruim e está sempre fazendo algo para me arruinar. Ele fez uma amarração com meu nome em uma encruzilhada e me deu um chá que me deixou doente muitos meses. Se ele nao gosta de mim porque ele faz tudo isso? Nós ficamos 5 meses juntos, mas já tem dois anos que terminamos e já tenho até um filho. Quero muito saber o porque disso que ele faz.
Simone desculpe a demora, mas se vc não quer fazer sacrificio algum, procure outra forma de se relacionar com o ALTO, no culto de òrìsá se não houver sacrìficio não há reconhecimento. E raspar o cabeça é somente uma forma de fazer um fundamento que não podemos explicar aqui no blog.
Boa sorte em sua vida.
Ele é do candomblé. Muito Obrigada. Beijos
Brenda, bom dia.
Sempre desejamos aos outros tudo que nos desejam, é uma forma carinhosa de nos relacionarmos com nossos amigos.
Procure um jogo serio, veja o que está causando tudo isso.
Faça o ebó se necessário for e deseje tudo de bom que está pessoa está lhe desejando, liberte seu Ori, não regue maus sentimentos e nem fique pensando em coisas nefastas, isso abre o canal de ligação com as energias negativas,
Siga em frente e procure não ter mais contatos deste nivel.
Ire o.
O que significa “ire o”?
O que é ebó?
Ire = felicidades, prosperidade.
Ebó = oferenda
Tudo que vc ofereçe é um ebó.
Duvidas?
Ire o.
Motumbá
Estava lendo os posts do blog, não sou do Candomblé, sou de Umbanda mista (Nação Ketu), e um post em especial me chamou a atenção, de uma moça chamada Gisele.
Bom, minha filiação é de Ogum com Iansã e Yemanjá (temos os mesmos 3 orixás no Ori). Dei minhas obrigações no terreiro há um mês.
E qual o problema nessa filiação?
Desde já agradeço.
Axé
Robson,
Traga o assunto mais conclusivo e explicado, não entendi sobre filiação e onde está esse post da Gisele?.
No ketu não tem mistura com Umbanda, ou você é Ketu ou é da Umbanda. Isso não quer dizer que você não possa cuidar de suas entidades da Umbanda nos dias estabelecidos. No ketu, nosso orí pertence a um único Orixá, somente um Orixá é sacralizado na iniciação, mesmo aqueles que são orí meji. Você pelo que relata na ordem é de Ogun com Iansã e Yemanjá, então você é de Ogun.
Axé.
Ola, quando enumerado o ritual e falando sobre o “abiã”, logo no topico [1] diz: quando este não é filho do proprio oxalá. Tire uma duvida, O que a frase quiz dizer, o ritual não se refere ao filho de oxalá?
E mais uma vez, parabens pelo Blog…
Adorei a postagem.
Jonathan, fui reler o texto e realmente está meio dúbio, vamos revê-lo e tentar arrumar.
Obrigado pela observação.
Ire o.
Olá!!
Parabéns pelo blog!! Visito com frequência e aprendo bastante com os posts!
Uma pergunta… Eu já observei guias que ao lado da firma há uma palha, essa palha fica entre a firma e as contas.
Qual o significado dela? Uma outra “firmeza” ao lado da “firma”?
Obrigada!!
Axé!!
Marina, o fio de contas, ILEKÉ, é nossa primeira defesa, proteção para o nosso corpo fisico e espiritual, a palha é a defesa contra a morte.
Ire o.
olá gostei muito das suas respostas aos irmãos do axé. Sou de Oya Onira e sinto que tenho algo com Exú, pois ele me toca diferente. Essa qualidade tem algo com Esú?
betusca,
Tem muita proteção de exú sim, ele estará sempre lhe defendendo (se você estiver do lado da razão) em seus caminhos.
Axé.
Gostaria de saber, se uma pessoa que deu obrigação de 6 anos, pois é Filho de Sangô Ayrá, recebe o runjebê ?? o que é o Runjebê??? e se recebe como é o Runjebê de Sangô Ayrá??
carlos,
No candomblé ketu não temos a liturgia do Runjebe. O Runjebe é um fio de contas prório da nação Jeje. As casas nagô/vodun, praticam essa liturgia, pois cultuam alguns voduns e orixás. Então dependerá da casa que você estiver, porém, acho muito dificil pessoas de Ayrá usar runjebe.
Axé.
Olá…
Meu nome é Fábio
Fernando, em minha casa tocamos Keto…sou de Xangô fiz obrigação de 1, 3 e 5 anos e andei pesquisando em livros e sites que yaôs de Xangô recebem o deká com 6 anos…o que vc pode me dizer sobre isso?
Fábio,
As principais obrigações no ketu são: Feitura; 1 ano; 3 anos e 7 anos quando recebe a cúia ou deká, isso se “tiver direito de receber”, visto e confirmado no jogo através de Orunmilá. Desconheço as obrigações de 5 e 6 anos e ainda receber deká.
Essas são as obrigações formais das casas de Ketu/nagô: feitura, 1 ano, 3 anos e 7 anos e depois a cada ciclo de 7 anos.
Axé.
Bom dia, senhor Fernando!
O fecho com as vassourinhas… o que elas significam?
Um abraço.
olá sou MARCIO sou filho de OGUM quero parabenizar tanto aos que perguntam como aos que respondem neste blog, pois bem candomble umbanda quimbanda,e outras só funciona de uma forma só com muita fé sem fé nada feito.
li muitas perguntas algumas um tanto até engraçadas ,outras que foge aos conhecimentos dos nossos amigos que respondem ,mas em fim o importante é
temos que obedecer as hiererquias e o resto da tudo certo.
querido NELSON SOUZA minha pergunta é, tenho como saber se a casa aonde eu estou atualmente é a certa ou não? o porque desta pergunta simplesmente porque aonde eu estava frequentava a quatro anos a minha ex e sua mãe,eram , a ex equedi e a mãe é ebomi, e eu um simples e mero abiam com o fim do casamento não me sentindo avontade dentro da cituãção descidi não frequentar mais a casa ,fis errado meu amigo?.
hoje estou em uma casa que esta começando em vista da que eu estava falo isto por motivo bem claro de cituação financiera,infra estrutura e algo mais.
NELSON sei que vc pode até me responder assim ,mas vc esta se sentindo bem ai então fique ai, ok entendi sua resposta , como sou um iniciante no candomblé gostaria de saber se vc como iniciante também já passou por esta cituação de duvidas e como e quem te ajudou meu amigo.
desde já meu muito obrigado a todos os colaboradores e leitores deste blog.
axé a todos.e que meu pai OGUM os abençoem.
Marcio o Nelson, infelizmente, não está mais no blog.
Tanto a religião com a casa que frequentamos tem que nos fazer bem e nos dar equilibrio.
Se vc não se sente bem nesta casa, converse com seu sacerdote e saia pela porta da frente.
Como vc já está em outra casa e se sentindo bem, continue com sua caminhada e não olhe para traz,
Não se preocupe com terceiros, pense em vc, faça tocar a sua canção, quem tem uma vida para cuidar e um destino a alinhar é vc.
Quem pode mais lhe ajudar nesta hora é um òrìsá chado Orí (temos post sobre o tema), peça ajuda, reze e ouça seus conselhos.
Fale com seu sacerdote sobre como conseguir ajuda de seu Ori, nem precisa fazer Bori, rezas, oriki e a forma de cuida dele.
Boa sorte que seu Ori lhe ajude.
Àse o.
Boa noite pessoal, tudo bem?
Hoje eu tenho uma pequena duvida…
Recentemente, fui agraciado com um fio de contas, no qual o Orixá tirou do seu pescoço e colocou no meu.
Por coincidência, é uma conta referente ao mesmo Orixá que saiu em meu jogo (embora eu sei que em uma possivel iniciação, este orixá pode ou não ser outro que venha a se apresentar).
Mesmo eu sendo Abiyan, há algum problema de eu usa-lo em alguma festividade por exemplo?
Muito obrigado,
Alex
Alex SP,
Você foi presenteado pelo Orixá, quanto a usá-la eu não vejo problema, mas deverá ter a permissão de seu zelador para usá-la enquanto ainda é Abiyan.
Axé.
Entendido, Babá Fernando!
Muito obrigado pela resposta!
Abraço,
Alex
Oi prefiro ser chamado de Derin de Dam, estou passando, digo vivo em uma eterna maré de fracasso tudo o que adquiri até hoje foi proporcionado pelos outro, vivo nos padrões aos olhos dos outros bem, mais nunca, nunca em nenhuma atividade que seja minha da certo, me sinto um mero parasita por ter e só ter proporcionado pelos outro, tem horas que me pergunto onde foi que eu errei ou o que eu faço de errado pra que tudo, tudo em minha vida ser um fracasso, estou quase a ponto de desacreditar na minha religião ou até mesmo em Deus, pois sei que não faço mal a ninguém e nunca pude se quer da minha obrigação por falta de ter um orientador espiritual, quanto tenho condições financeira pra fazer, ele não pode, e quando não tenho ele está disponível, tenho duvidas se realmente é ou não por causa disso ou se não devo mais da minha obrigação.
Cícero,
Cuidar de Orixá é também frequentar, participar, trabalhar para o Orixá, vivenciar a vida no terreiro. Pare de reclamar e procure ajuda de seu zelador pois saiba que com apenas um ovo, uma vela e um copo d’água, pode-se remover montanhas e qualquer obstáculo apra quem tem fé.
Axé.
Olá.Gostaria de saber o que significa o colar com 2 contas brancas intercaladas com 2 contas azuis. Obrigada
Carolina, arrumar um fio de contas vai muito do gosto de quem está fazendo, intercalado com duas, com três e etc.
Braco com um detalhe azul, pode ser Osagyian.
Ire o.
Boa Tarde, eu gostaria de saber quais são as cores das contas de Logun-edé ?, e se quando iniciado se usa contas do 2º e 3º orixa tbm ?
Lucas Logun usa Amarelo ouro e azul claro.
Quando você se inicia você recebe os fios de contas de todos os òrìsà.
Ire o.
porque os mocam são diferentes , vou em muitas casas , e os mocam são apenas de 1 perna só , e bem fininhos , o meu ele tem 3 pernas , e é grosso , Minha casa nacão ketu , keria entender ,
Dofonitinho a função dele eh proteger o yiawo da morte (a palha afasta a morte, isto esta no Odù Ìròsùn mejì.
O modelo pouco importa, o importante eh usar o mokan.
Ire o.
Boa noite e benção a cada um.
Sou um simpatizante do candomblé.
Gostaria de saber mais sobre bolar no santo.
Se o ato de bolar é necessário a todos,em especial na nação Ketu,pois tenho um amigo que é de Ketu e disse que o Orixá dele virou direto,sem bolar nm nada
Obrigada
Falcon orisa eh energia, uma carga maior de energia pode provocar um desfalecimento, momentâneo ou ate mais duradouro. Isto as pessoas chamam de bolar.
Orisa para ter posse na pessoa precisa de um conjunto de equações espirituais.
Não eh preciso bolar para ter um posse ou apenas um contato com a energia.
Geralmente se da o contato e não a posse.
Ire o.
Quais são as cores do fio de Oxum Opará?Como tem ligação com yansã eu posso colocar alguns detalhes vermelhos?
Karina
Karina a cor do fio de contas de Osun é amarelo âmbar.
Ire
bom dia, por favor me ajudem… fui abian em uma casa keto bem tradicional, mas ultimamente me afastei, pacificamente, por motivos que não vem ao caso explicar aqui… em breve encontrarei outra casa.
mas recebi 3 contas na minha casa (oxalá, e 2 orixás especiais, q tb não vem ao caso)
as pessoas (mais velhos) que me deram usavam o tempo todo (exceto pra namorar, tomar banho, entrar no mar, talvez não por ser “errado”, mas por tirar o banho, desfazer as coisas, enfim…), e quando ia em algum bar, não tirava. alguns dos meus mais velhos já me viram em bar com as contas e não disseram nada. reparei inclusive que muitos ogãs e egbomis da minha nação, de roças ligadas à minha, tb mantém suas contas o tempo todo.
imagino que os orixás estejam comigo sempre. me sinto mal e triste se saio sem as contas, é como se eu estivesse escondendo, ou dizendo que vou a um lugar em que eles não estarão, o que pra mim não faz nenhum sentido…
mas já 3 pessoas de fora, que nem me conhecem… de angola, sempre, já me falaram pra não beber com as contas. ainda mais sexta-feira, de oxalá. acho um pouco intromissão demais, pq ninguém sabe da sua vida nem da sua relação com orixás, e poucas pessoas sabem o suficiente sobre orixás e candomblé, todos sabem apenas algumas partes e portanto é difícil determinar até onde se estendem costumes… mas respeito pq ao mesmo tempo me dá gosto ver pessoas preocupadas com como orixás estão sendo cuidados pelos outros, entendem?
será isso um resquício assim de noções cristãs de pecado? será pq por anos e anos a fé nos orixás tinha que ser escondida? ou será que as coisas se desequilibram mesmo, pq oxalá por exemplo não gosta de álcool (será? até que ponto? de que forma? filhos de oxalá não costumam ter restrição à bebida, no keto, pelo menos… embora é claro não se deva colocar, p exemplo, cerveja na pia ou nas coisas de oxalá.)
gostaria de saber o que pensam, sobretudo de keto…
obrigada!
bom dia, por favor me ajudem… fui abian em uma casa keto bem tradicional, mas ultimamente me afastei, pacificamente, por motivos que não vem ao caso explicar aqui… em breve encontrarei outra casa.
mas recebi 3 contas na minha casa (oxalá, e 2 orixás especiais, q tb não vem ao caso)
as pessoas (mais velhos) que me deram usavam o tempo todo (exceto pra namorar, tomar banho, entrar no mar, talvez não por ser “errado”, mas por tirar o banho, desfazer as coisas, enfim… foi a recomendação que recebi), e quando ia em algum bar, não tirava. alguns dos meus mais velhos já me viram em bar com as contas e não disseram nada. reparei inclusive que muitos ogãs e egbomis da minha nação, de roças ligadas à minha, tb mantém suas contas o tempo todo.
imagino que os orixás estejam comigo sempre. me sinto mal e triste se saio sem as contas, é como se eu estivesse escondendo, ou dizendo que vou a um lugar em que eles não estarão, o que pra mim não faz nenhum sentido…
mas já 3 pessoas de fora, que nem me conhecem… de angola, sempre, já me falaram pra não beber com as contas. ainda mais sexta-feira, de oxalá. acho um pouco intromissão demais, pq ninguém sabe da sua vida nem da sua relação com orixás, e poucas pessoas sabem o suficiente sobre orixás e candomblé, todos sabem apenas algumas partes e portanto é difícil determinar até onde se estendem costumes… mas respeito pq ao mesmo tempo me dá gosto ver pessoas preocupadas com como orixás estão sendo cuidados pelos outros, entendem?
será isso um resquício assim de noções cristãs de pecado? será pq por anos e anos a fé nos orixás tinha que ser escondida? ou será que as coisas se desequilibram mesmo, pq oxalá por exemplo não gosta de álcool (será? até que ponto? de que forma? filhos de oxalá não costumam ter restrição à bebida, no keto, pelo menos… embora é claro não se deva colocar, p exemplo, cerveja na pia ou nas coisas de oxalá.)
gostaria de saber o que pensam, sobretudo de keto…
obrigada!
Inês não é o que a eu penso, é o que eu faço.
Se eu estiver com o ilèkè de Osálá no pescoço, pode chover champagne que eu não saio de casa.
O tabu de Obàtálá com a bebida transcende a criação do mundo na cosmogonia yorùbá, coisa que também não vem ao caso.
Esta é minha opinião e o livre arbítrio nos foi dado com todo carinho por Olódùmarè, sem no entanto, não deixar de cobrar nenhuma atitude que tomamos.
Ire
obrigada, da ilha!
mas então, vc se bebe nem sai de casa sexta feira? ou guarda as contas?
e nos outros dias, e com as outras contas?
obrigada, da ilha!
mas então, não se bebe nem sai de casa sexta feira? ou guarda as contas?
e nos outros dias, e com as outras contas?
Inês nós não estamos impedidos de beber e sair na sexta feira.
Eu disse que não bebo se estiver com meu Ilékè de Osalá no pescoço, seja qualquer dia da semana.
Osalá tem tabu com bebida (muito forte), com dendê, com sal e outros mais.
Quanto aos outro:
Beber é salutar e todos deveriam beber, comedidamente, pois, existem energias que são ativadas com a bebida.
Uma dose, um gole não mata e não deixa ninguém (provavelmente) embriagado.
Portanto bom senso e canja de galinha não fazem mal nenhum.
Eu não bebo em boteco, restaurante ou seja onde for, se estiver com meus Ilékè, ao menos que eu esteja fazendo ebó.
Ire
mutumbá!
existe alguma regra dentro da nação ketu ou outras de origem nagô que defina que o fio de contas simples (inhan) deve ter firma, pois os meus não possuem.
axé.
Marco o Candomblé coloca suas firmas nos fios de conta.
Assim sempre foi feito.
Ire
o que significa o pai de santo arear as guias no chao na frente do Congá , depois dos trabalhos tanto na umbanda como no candomblê
OLÁ,, meu nome e Augusto ,,tenho 15 anos ,, e é assim ,, minha família e muito católica,, mais me apaixonei inteiramente pelos orixás,, fiz varias pesquisas sobre eles e me identifiquei muito com OXÓSSI,, eu queria saber como eu faço pra ter certeza se eu sou dele e se caso eu for ,, se eu posso usar um fio de conta ??
Augusto como vc é menor de idade, seria legal você ir a um jogo acompanhado por sua mãe.
O fio de contas você não pode usar ainda.
Existem regras e a pessoa que vai jogar para você, pode explicar melhor a história do fio de contas.
Ire
Obrigado….
Eu uso tanto a conta de ogum como proteção que esqueci que eu ava com ela e fiz sexo o que devo fazer?
sandro,
Deve lavá-la com ervas, apenas isso.
Axé.
Baba Fernando.
Pq os filhos de Xango passam pela obrigação aos 06 anos e não ao 07 como os outros orixás?
Wiil,
Isso só acontece em algumas casas onde Xangô é patrono, no geral a obrigação é igual para todos.
Axé.
Gosto muito dessa página. sempre recorro a ela parpágina.formar de algo
Parabéns aos criadores.
Adorei a matéria.
Obrigado pelo carinho.
Ire
Motumba…
Bom dia, sou Jhon Abiã de Ogum com Oxóssi.
Dizem que os filhos de Ogum são pessoas muito sérias, briguentas, porém sou um pessoa brincalhona, faço piada de tudo estou sempre mostrando os dentes.
Realmente está é a carcterística, esta seriedade, de Ogum?
Posso mesmo ser filho de Ogum mesmo com este meu jeito?
Obs: Se caso enviei mais de uma msg me perdoe, pois meu pc não está muito bom.
Adupé!
Jhon,
Abiyan no candomblé não tem seu Orixá definido, isso é regra. Quando você estiver no caminho (bem perto) da sua iniciação é que seu zelador ou zeladora vai apurar seu Orixá, portanto não se baseie em arquétipos, o que hoje pode parecer uma coisa, amanhã pode ser outra.
Axé.
Ah entendi então nesse caso meu orixá pode mudar, ou seja, no dia da minha iniciação meu orixá pode não ser Ogum ?
Ah e outra coisa, os filhos de Ogum realmente são pessoas bem sérias?
Jhon,
Seu Orixá pode mudar e aparecer seu verdeiro Orixá, por isso que dizemos que abiyan não pode dizer que tem Orixá definido, mutos depois não aceitam a mudança, acham que o zelador está errado, etc, isso acontece por se apegarem a uma situação de momento e não de definição.
Obs: tem muita gente chegando nas casas de candomblé trazendo o orixá que escoheu por arquétipo ou afinidade, isso não existe!
Os filhos de Ogun são pessoas extremamente sérias quando tem que ser.
Axé.
Adupé e aproveito para parabeniza-los por este serviço… e é muito bom ver pessoas mudando de opinião sobre nossa religião através deste trabalho.
Continuem sempre !
Ate quando um Iaô tem que usar o mocam?
Constantino depende da casa. do Odù da iniciação e depende do que as pessoas veem como correto.
Geralmente acompanha o Iyawo até a obrigação de sete anos.
Ire
Meu Ori-Meji com Xango Omolu, gostaria de saber sobre isso pois nunca conheci ninguem assim dois Orixas de frente principalmente Xango e Omolu tenho a cabeça dividida entre os dois. Alguém pode me explicar como sera minha iniciação e como devo proceder para não me prejudicar?
Edison,
Conjunção de Orixás não determina ori meji de forma alguma, ainda mais com tanto antagonismo. Você pode ser de Xangô e ter um carrego ou fundamento com Omolú e vice-versa. cabe ao zelador se aprofundar no caminho desses Orixás, se tem dúvidas, peça para ir jogar em outros lugares, zeladores da sua raiz, seu axé ou mesmo um Oluwo.
Obs: ori meji é um energia divida em duas, ou seja em dois caminhos.
Axé.
Olá,
Vejo alguns yawôs e egbomis (tanto babás e Yás, como egbomis que não são sacerdotes), usando dois fios simples: um aparentemente de xangô, que são contas brancas e marrons intercalas e com algumas contas marrom tipo de coral, e outro fio aparentemente de oxaguian, de contas brancas intercaladas com contas azuis que parecem ser de coral também… Os dois fios são finíssimos… Gostaria de saber porque todos usam esses fios, e se os yawôs já ganham logo na feitura ou se é após alguma obrigação… Não entendo bem…
Gabi,
Podem ser fios aleatórios que todos os iniciados usam diariamente, nada mais que isso.
Axé.
Olá, bom dia. Qual a cor do fio de contas de Oxum Aboto?
Rafael,
Miçangas douradas intercaladas com âmbar.
Axé.
Porque Delogum tem 6 fios, o que significa ?
O que é quelê ?
O que é mokan, ikan, xaorô, umbigueira – pra que servem ?
Por que, além do respeito, o iaô precisa ficar abaixado ?
Iniciante,
Tudo isso se aprende numa casa de candomblé, frequentando e vivenciando. Tudo isso faz parte da indumentaria ritualística de um iyawo.
Axé.
Eu tinha um fio de xangô que ganhei de uma Iyalorixá em Salvador, após ela abrir um jogo pra mim. Não sou feito! Esse fio estourou esse ano e tenho sentido muita falta dele. Como ainda não formei em nenhuma casa, eu não posso ter outro fio? Obrigado!
Vinícius,
Se der para consertar o fio, então conserte-o, caso o contrário quando estiver numa casa peça ao zelador um fio e explique a situação.
Axé
Ola sou abiã. Poderia receber um fio mesmo não estando iniciado?
E se o Orisa me der. Tem algum significado ?
E se eu ganhar um de um zelador ou ekeji. Poderia usar ? Ou guardo ?
poderia me informar o motivo da saida do Nelson e onde foi parar os textos dele?
Thaina a saída do Nelson foi por livre espontânea vontade.
Seus textos estão no mesmo lugar.
Em tempo, Nelson é um grande amigo de todos nós.
Ire alaafia
Bom dia Nelson.
Meu axé a você e a todos.
Me presentearam com um fio de contas de Xangô e no fechamento dele veio com palha da costa, perguntei a função e o significado e não souberam me responder.
Me aguçou a dúvida, será pela confirmação da pessoa que fez ou pela minha???
Me corrija e me orienta nesta dúvida.
Desde já agradeço.
Marcelo,
Antigamente algumas casas da Nação Jêje fechavam suas contas e com palha da costa, uma simbologia Jeje apenas, alguns até diziam que era designar o povo jeje, outros diziam que era para proteção da mesma, meu pai dizia que era somente para as famílias da palha do Vodun Xapanã.
Axé.