Em Portugal, no Brasil e em vários lugares do mundo existem milhares e milhares de pessoas que, maravilhadas pelo mistério dos Orixás, quer sejam descendentes de africanos, europeus, asiáticos ou de qualquer outra raça do planeta, acabam transpondo as portas da iniciação, surpreendidos pelo paradoxo de defrontar-se com crenças alicerçadas em rituais de rebuscada complexidade e ao mesmo tempo simples no entendimento na sua essência. As cerimónias são alegres, coloridas, embaladas pelo som dos tambores, agregando pessoas de todas as camadas sociais; contudo, o aprendizado ritual e filosófico requer estudos sérios e contínuos, que acompanharão o iniciado pela vida fora. Que mistérios são esses, ocultos no meio de lendas e ensinamentos de sabedoria ancestral? O que na verdade leva pessoas em busca da iniciação?
O que é Iniciação
Iniciar-se (popularmente diz-se “fazer santo”) é possibilitar através de rituais próprios, que o lado divino da pessoa transpareça; é libertar o Deus Interior que existe em cada ser humano, permitindo-lhe vir à tona, e provocar o impulso irresistível capaz de conduzir a individualidade à realização pessoal, estabelecendo dessa maneira a mais perfeita comunhão possível com o Universo, com a Natureza, com o Criador, com a própria Vida, no seu pulsar infinito. Corpo físico, mente e alma são ritualisticamente preparados para os componentes da manifestação divina. Condições propícias são estabelecidas para que a memória ancestral possa florescer nos confins do inconsciente, produzindo muitas vezes o transe, nas suas mais variadas formas e também variados graus.
“Fazer santo” é nascer de novo, renascer como indivíduo mais forte, completo, potencialmente seguro, com melhores condições para, ao abandonar medos, traumas ou bloqueios, se lançar inteiro na busca da realização pessoal.
adoro o vosso blog.
vocês conseguem transmitir tanto, a quem tanto quer aprender!por favor continuem…tenho vindo cá diariamente sempre para ver o que têm colocado de novo e nao paro de me surpreender 🙂
Olá! Gostaria de saber se há algum centro de Candoblé em Natal – RN ! Gostaria muito de me iniciar, me interessei bastante quando li os artigos desse blog. Estou passando por alguns problemas e quero muito frequentar um centro para obter orientação entre outras coisas!
Aguardo resposta, obrigada!
Cinthia procure o site Oriaxe.com, este site é de Fortaleza e tem indicações muito boas. Tomege do Ogum
Grata Nelson! Procurarei sim e parabéns pelo site, foi através dele que mudei muitos (pré) conceitos meus sobre essa religão e agora quero muito me iniciar.
Vou estar sempre por aqui dando uma olhada.
boa tarde,eu sou de Portugal e entrei para o candomble a mais ou menos um ano…ja ando a muito tempo a procurar por um terreiro por aqui e nao encontro nenhum…sera que me podem ajudar??aguardo resposta por e-mail…
abraço
Cinthia é um prazer ler esses comentários, eles nos dão confiança e força para seguir adiante. Volte sempre mesmo, abraços Tomege do Ogum
Olá Bruno,
Você menciona que entrou para o Candomblé há mais ou menos um ano, mas não indica se já é iniciado ou apenas simpatizante. Existe algum vínculo seu com alguma casa? Essa casa é aqui em Portugal?
Em que zona de Portugal você vive?
Seria importante ter essas informações para lhe poder dar alguma indicação.
Axé!
Boa Tarde, Manuela!!
Estamos em tempo de carnaval, e gostaria de saber, como é vista essa fase no candomblé??
E a época da quaresma?? Essas fases existem para o candomblé??
(desculpe, mas sou uma frequentadora recente do candomblé).
Abraços, Geise.
Geise como o candomblé não se baseia no catolicismo, temos nosso próprio panteão e nossos próprios entendimentos sobre bem e mau e essas coias todas, o candomblé não tem impedimentos quanto ao carnaval, é uma data comun. Tomege do Ogum
Nelson, obrigada pela resposta.
E só mais uma dúvida, então essa época da “quaresma” que há pelo catilicismo, não existe no candomblé??
Como funciona??
abraços, Geise.
Geise a quaresma simplesmente não existe no candomblé, para existir teríamos que ter em nossa cultura a crença católica da ressureição de Cristo, e isso simplesmente não existe por que somos uma cultura independente e com nossos próprios códigos religiosos. Não somos melhores ou piores que ninguém e nem é meu desejo acirrar disputas ou intolerancias. Mas somos uma cultura diferente, só isso. Tomege do Ogum
Olá, Nelson! Estão de parabéns mais uma vez.
Tenho algumas dúvidas. Gostaria de saber um pouco mais a respeito da iniciação no candomblé. Que tipos de rituais envolve e se é verdade que as pessoas devem ficar “recolhidas” por 21 dias em uma sala preparada para tal.
Quais os tipos de obrigações necessárias após a iniciação?
E se após tal iniciação a pessoa descobrir outra religião que lhe agrade mais e quiser abandonar o candoblé é necessário algum tipo de ritual para desfazer essa iniciação?
Agradeço os esclarecimentos.
Muita luz e fique com Deus!
Caros Nelson e Manuela,
Parabéns pelo blog, ele é um instrumento de divulgação do candomblé de forma séria e isento de mistificação.
Sou um simpatizante do candomblé e já tive algum contato (frequentava e participava até de algumas festas e rituais quando criança), mas esse contato foi perdido na adolescencia.
Gostaria muito de saber se vocês podem informar ou se têm algum contato aqui de Brasília para que eu possa conhecer alguma Casa séria para conhecer e procurar me iniciar.
Muito obrigado!
oi,gostaria de saber para se iniciar no candomble é preciso o orixa dar um sinal de q ele precisa ser iniciado ou é so querer?
Olá Leonardo,
Para se iniciar no Candomblé, como em qualquer outra religião iniciática, o requisito principal é você acreditar e ter realmente fé, sentir que esse é o seu caminho espiritual.
Na grande maioria dos casos de pessoas iniciadas, foi o Orixá que deu um sinal de que a pessoa devia avançar para a iniciação/feitura, mas isso não é obrigatório acontecer, pois na verdade o que interessa mesmo é que você queira dar esse passo. Até digo mais, a sua decisão de ser iniciado sem ter necessáriamente recebido um sinal do Orixá tem muito valor, pois nesse caso ela se baseia na sua fé, o que é essencial, como disse no início. Tantas vezes vemos pessoas que fazem a sua iniciação apenas porque lhes é dito que têm de fazer, ou até porque têm medo de algumas consequências adversas, e isso não é verdadeira fé…
Siga o seu coração, e se está convicto de que esse é o passo a dar, vá em frente!
Axé!
olá. eu gostaria de tirar uma dúvida que pode parecer banal, mas o fato é que me deixou muito curioso: durante o período de iniciação o yaô poderá manter seus hábitos de higiene pessoal como escovar os dentes por exemplo? há, outra coisa também: o filho de santo é obrigado a ficar para sempre no mesmo terreiro no qual foi iniciado? se aresposta for sim, o que acontece então com as pessoas de um terreiro que foi extinto?
Olá joão paulo
Vc não é obrigado a ficar na mesma casa onde se iniciou,existe livre arbítrio,tomadas as devidas providencias vc pode sair da casa. Quando um terreio é extintoas pessoa suscam outro na msma raíz ou pelo menso na mesma nação. Quanto a higiene pessoal,creio que é mantida sim.
Axé
Me interesso pelo candomblé e particularmente tenho uma ligação muito forte. Gostei muito da matéria!
Obrigado!
Muda alguma coisa nos rituais de iniciação no Ketu caso eu esteja grávida?
Ana se vc já tem a certeza ou a desconfiança que está gavida, converse com o zelador/a para os cuidados devidos, o cerimonial não muda em nada quando falamos numa gravidez recente, poderia haver necessidades especiais numa gravidez nos meses finais mais no seu caso não há nada de especial, mas é bom tomar os cuidados que uma gestante requer. Mas o seu bebe não será um abiaxé, se é que alguém já te falou disso. Pois o abiaxé (nascido no ou do axe´) pra ser reconhecido como abiaxé é preciso que mãe não saiba da gravidez. Felicidades a vcs rsrsrsrs Tomeje
Boa Noite, eu queria saber se pra fazer uma consuta, para ver de qual orixá eu sou filho, o zelador do terreiro irá cobrar pelo jogo de buzios, e se cobrar é porque eu estou querendo ir até um barracão que tem aqui perto mais nao sei como funciona esse esquema de jogo de buzios. e se cobrar, isso é certo ? Obrigado á todos autores!
Norivaldo, nem sempre na primeira consulta se consegue responder com precisão esta sua pergunta, pode ser que sim, pode ser que não. E pode ser ser que esteja errado, pois os novatos recebem várias influencias de energia de òrìsá, se a pessoa que vai jogar não for conhecedora a fundo destas manhas, pode lhe dar uma informação errada. É proibido jogar de graça, não sei o quanto se paga na sua região, mas todo jogo é pago.
Àse.
Olá Nelson tudo bem?
Gostaria de saber mais detalhes sobre o candomblé.
Fui uma vez num terreiro e fiz uma consulta com uma mãe de santo
e ela me disse que se eu participar e dançar com eles vai baixar um santo em mim (com outras palavras ela me disse, mas foi isso que eu entendi)
A baiana que vem nela falou que ou fizeram macumba pra mim ou é algum espirito que eu tenho.
Então Nelson não tive coragem de fazer alhumas perguntas pra ela que vou perguntar a vc: Se eu participar e dança láh uma vez eu tenho que ir todas as vezes? Vou começar a trabalhar a noite e o terreiro deles só são de noite, tem como participar?
Vou passar meu e-mail e quando vc tiver um tempo POR FAVOR ME RESPONDA
Abraços
Regiane, o Nelson não faz mais parte da equipe do blog.
Incorporação tem hora, dia e local. porém quem decide a energia, seja de òrìsá, povo das ruas ou entidades de Umbanda.
Se vc adentrar o portão da religião vá de corpo inteiro e comprometida. Se vc não tem tempo e não tem disponibilidade, continue adepta e simpatizante.
Faça seus ebós (oferendas) e siga sua vida em paz.
Não deixe de consultar uma outra pessoa sobre o que a Baiana lhe falou.
Ire o.
comissao de terreiros e religiosos e povos de matriz africana do RN caso necessitem estamos a dispor
http://www.mandacarun.blogspot.com
@mandacarurn
mandacarurn@gmail.com
Fernandes José,
Este endereço está direcionando pra lugar nenhum.
Axé.
FIZ 3 MATANÇAS E GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO DESFAZER, ACHO Q ALGUMA COISA SAIU ERRADO, O Q FAÇO COM MINHA QUARTINHA, E COM AS MATANÇAS?
Fabricia, em primeiro lugar nosso culto não faz matança, faz ebó (oferecimento), a palavra matança nos leva a uma dualidade e nos prejudica didaticamente.
Os leigos acham que matamos animais e a verdade não é esta.
Em nosso culto nossas ações são marcadas, não ‘disfazemos’ aquilo que está feito. O que saiu errado?
Para quem foi este ebó? Qual a finalidade? O que vc quer ‘disfazer’? Que quartinha é esta?
Quartinha é quartinha não é ìgbá de òrìsá, quartinha é um referencial, não acentamos nada em quartinha.
Ire o.
Depois de 6 anos na umbanda como ogã, meu orixa xango começou a vir, pelo jeito da dança começou a ter comentário s que ele seria do candomblé. Joguei buzios, foi confirmado que era de candomblé mas não pediu feitura naquele momento, passou alguns meses e através do erê falou que tinha obrigação, joguei buzios e foi confirmado. A duvida é , se eu não tenho nenhuma ligação no candomblé, nem minha familia, como pode agora o santo estar pedindo a feitura? Aqueles que poderem me ajudar, muito obrigado.
Nadson você não nasceu com seu destino atrelado a sua família. Sua história é a sua história.
Somente seu Ori (cabeça) poderá dizer quais foram as promessas que ele fez antes de vir para o nosso mundo.
Não precisamos de ninguém para nos apontar o caminho do destino, ele foi traçado e devemos persegui-lo incansavelmente.
Ter a energia de Sàngó dentro de você deve ser o que falta para que sua vida receba um sopro.
Não negue seu destino, se este for o seu destino realmente, independente de sua família.
Em minha familia sou o único iniciado de òrìsà, todos são umbandistas.
Ire o.
Muito obrigado Sr. Da ilha pela resposta, espero que eu consiga achar uma bom terreiro para que eu possa começar a minha caminhada. Aproveitando, sou de Guarulhos SP, se alguém conhecer alguma para indicar, por favor. Obrigado.
omissao de terreiros e religiosos e povos de matriz africana do RN caso necessitem estamos a dispor
http://www.mandacarun.blogspot.com
@mandacarurn
mandacarurn@gmail.com
Boa noite Sr. Euandilu, gostaria de saber se na iniciação em Angola, eu assento só meu pai ou a minha mãe tbm? Se a resposta for sim, eutenho que oferecer um de 4 patas tbm, ou tem alguma diferença? Muito obrigado.
Nadson o Euandilu tem um post sobre perguntas e respostas, clik na foto dele vá ao post e refaça a pergunta.
Ire o.
Bom dia, a benção de todos.
Há problemas de dar obrigação (não feitura, obrigação de 1,3,7 anos,etc.) grávida?
Obrigada e que Nanã os abençoe a todos,
Ogãn e Ekedi raspam e usa quele????
Omylê depende da casa, tem casa que raspa e tem casa que não raspa.
O Kèlè todos devem usar.
Ire
boa tarde minha digina e Roxingue gostaria de saber como o cadomble se posiciona em relaçao a cremaçao. ja fiz algumas pesquisas sobre o assunto e as respostas foram diferentes. minha casa e em belo horizonte e moro em florianopolis
Renato o principio da vida do espirito e da matéria estão nos quatro primeiros Odù da ordem de Ifá/Orunmilà
Eji Onile = nascimento
Oyeku = morte
Ejilaseborá = transformação
Odi = renascimento.
Partindo desse principio, acrescentando que, Ireté mèjì criou a cova (sepultura) Ose mèjì é a putrefação da carne e dos ossos, o Odù Òyeku determina que os corpos sejam enterrados, então, vemos claramente que a matéria prima de nossos corpos é devolvida a quem de direito, a terra.
Não temos nenhum autorização escrita permitindo que possamos fazer com nossos corpos o que bem entendermos, não somos donos dele. Obatalá (Osalá) usou o material disponível na natureza para a confecção de nosso corpo, ao fim da jornada devolvemos.
Assim deveríamos agir, assim fomos orientados e assim é a minha forma de aceitar e encarar o assunto.
Ire
E quem não tem o dinheiro pra fazer a iniciação é proibido de participar da religião?
Sonho de Iyawo eu ainda não conheci uma pessoa que pretendesse se iniciar e faltou dinheiro.
Já vi muita gente preguiçosa que vivia chorando pelos cantos e até hoje ainda não se iniciou.
Força, fé e foco.
Quanto a participar da religião… É um direito inalienável, ninguém pode lhe impedir, se alguém lhe fechar a porta, dezenas se abrirão para você.
Ire
Boa tarde,
Há alguns anos eu fiz a iniciação (eu tinha 21 ou 22 anos), mas eu só gostava de frequentar o terreiro de vez em quando e achava bonito. Nunca tive vontade de me iniciar na religião. Eu o fiz pois me disseram que eu corria perigo de vida, e que se eu não me iniciasse poderia vir a falecer. Minha mãe se desesperou, e eu com 21 anos fiquei com medo. Porém, ao longo destes anos (já estou com 31 anos agora), eu fui percebendo que eu não me sinto parte da religião. Sempre participei dos rituais, tive fé a maioria das vezes, mas eu já não me sinto satisfeita com esse segmento. Eu gostaria de ser livre, e não é assim que me sinto. Pode ser um problema da casa que frequento, mas mesmo indo em outras casas, consultando outros sacerdotes eu não estou satisfeita. Gostaria de seguir outros caminhos. Eu gostaria de saber se posso me desligar da religião. Já me disseram que não, que a pessoa que “larga” a religião definha, que perde tudo que adquiriu, que perde entes queridos, e isso me deixa triste. Acabo permanecendo “na religião”, mas somente por isso, por medo.
É assim mesmo?
Thais você pode sair a hora que desejar.
Ninguém vai lhe fazer mal algum, orisa não se presta a esse serviço rasteiro que as pessoas vivem falando.
ELas são tão negativas, que é o seu próprio Ori quem lhes arrasta para as dificuldades e suas incompetência não conseguem ver que o defeito está nelas.
Converse com seu sacerdote, explique que você quer deixar a religião.
Faça tudo como sempre foi feito, com carinho, agradeça e siga em frente.
Ire
Uma mae de santo, certa vez, disse que, por eu ser de Xango com Oxalá, não poderia me cortar, tinha de fazer um “bori frio”. Que minha iniciação não poderia envolver cortes. Pouco sei; e com isso, menos ainda fiquei sabendo…
Eu não fui mais lá, porque comecei a me sentir mal.
Alguem pode me explicar o ritual da iniciação e qual a relação com um “bori frio”, e o que é isso (não envolveria sangue; p/ Oxalá não pode envolver sangue; ou vai de cada pessoa)?
Asé.
Machado,
Fez bem em não voltar mais. Leia o post acima para ter uma noção. Não existe iniciação com bori frio e sem corte, como você se refere, tem muita coisa errada nessas informações, talvez a tal mãe de santo não tenha lhe explicado direito.
Axé.
Estimados, gostaria de tirar uma dúvida. O orunco que é dado ao Yaô ele leva e conserva para o resto da vida? Ou ele muda quando da uma obrigação? Ou muda quando ele vira Egbomi?
O que achar ou o que pensar sobre Yaô que teve depois de um ano, seu oruncó modificado e quando virou egbomi teve novamente modificado?
Li um poste sobre isso e confesso, tal assunto pra mim é uma ” grande novidade”. No meu axe, nascemos com um nome e morremos com ele.