É com pesar que comunicamos o falecimento de uma grande sacerdotisa do culto aos Orixás: Mãe Beata de Yemanjá.
Beatriz Moreira Costa, que além de Yalorixá era escritora, atriz e artesã, nasceu no Recôncavo Baiano, no ano de 1931, e nos deixa hoje deixando um legado imensurável de muita luta em prol do povo de santo e de contribuição para o Candomblé.
Filha-de-santo da saudosa Olga do Alaketu, e Iyalorixá do Terreiro Ilê Omiojuaro, em Nova Iguaçu – Rio de Janeiro, parte desta Terra deixando-nos com lágrimas nos olhos, porém felizes de termos tido a oportunidade concedida por Olorun de convivermos com este grande ser humano.
O povo-de-santo está em luto!
OLORUN KOSI PURÊ!
Por: Rodrigo Viegas
Hoje o Àiyé fica menos rico e Òrun em festa….😔
Esmeralda Fernandes
Nós do Ylê, odé lajo alê,meu nome é Ronaldo T’odé eu sou filho egbomi da casa, filho de santo do pai jansen T’odé que é neto da nossa saudosa mãe beata, com muito pesar que digo que nosso terreiro está em luto, mas olorum está em festa asé a todos
O conhecimento de nossa religião está guardado na mente dessas pessoas que lutaram, se desenvolveram, aprenderam e guardaram essa massa critica de informação para formar novas gerações. Mais um ‘mais velho’ partiu nas asas do voo sem penas. Que Ara Orun à receba em glória e festa, seu tempo de mercado e compras se encerrou, ela voltou para casa. Que possa estar sempre alerta para cuidar de seu povo.
Que sua festa de retorno seja de muita alegria.
Ibà Bàbá, Ibà Yèyé.