Airá é um Orixá da família do raio, mas pode também ser relacionado ao vento, seu nome pode ser traduzido como redemoinho, sendo o fenômeno que mais se assemelha a um furacão em território Nigeriano. Seu templo fica em Savé uma cidade no Benim que é conhecida por ser local de muitas rochas. O surgimento do culto a Airá antecede ao de Xangô, seu culto migrou de Savé para Oyó e de Oyó para Ketu. Airá foi incorporado a família de Xangô, é tido como Orixá velho, veste-se de branco, usa contas brancas rajadas de marrom intercaladas com seguí e acompanha Oxolufon, Airá não usa coroa, mas um eketé branco. Suas comidas votivas não são temperadas com dendê, nem com sal e sim com banha de ori africana. Comeria quiabos, assim como Xangô. Conhecido no Brasil como uma qualidade de Xangô, porém, na verdade foi incorporado ao panteão do fogo, mas seu verdadeiro culto é independente, Airá é um Orixá único, ele não usa coroa e sim um capacete e seu simbolo é uma chave, usa uma lança como simbolo de respeito,impondo-se mesmo depois da chegada de Xangô.
Airá é tido como Ebora, ou seja, Orixá que povoou a terra logo após a sua criação, para alguns historiadores, seria Xangô ancestral, daí sua grande ligação com Oxalá. Airá está intimamente ligado às cantigas da roda de Xangô, assim, se junta à família e formam os 12 Xangôs cultuados e reverenciados.
O Mito Oba àkesón
Oba Àkesón deixou o reinado para seu filho mais velho Aira Ìntilé, grande caçador e guerreiro, que em acordo com Xangô passou usar um Osé e passou a comer oguidí,(sopa de Feijão com quiabo),Mais por ser um Orixá devoto de Osolufon, ele evita o sal, dendê e pimenta para poder estar ou comer junto a Oxalá.
O MITO DE AIRÁ
Segundo os mitos, Oxalá permaneceu injustamente preso durante sete anos no reino de seu filho, Xangô, sem que este soubesse do fato. Grandes calamidades ocorreram em todo o reino devido a essa injustiça e quando Xangô finalmente descobriu o que havia acontecido com o próprio pai, resgatou-o da prisão e ordenou que fossem organizadas grandes festas em todo o reino, em sua homenagem. A festividade conhecida hoje como Águas de Oxalá remonta a esse acontecimento.
No entanto, Oxalá estava muito alquebrado, ferido e entristecido. Apesar de toda a atenção que recebeu, a única coisa que desejava era retornar ao seu próprio reino, em Ifé, onde Yemanjá, sua esposa, o aguardava. Xangô não podia acompanhá-lo, pois precisava colocar em ordem o próprio reino e pediu a Airá que fizesse isso em seu lugar.
Foi assim que Airá tornou-se o companheiro de Oxalá, pois a viagem foi muito longa já que Oxalá andava muito devagar (conta-se também que Airá carregava Oxalá nas costas) pelo fato de ainda estar se recuperando dos ferimentos que adquirira durante os sete anos de prisão.
Durante o dia, eles caminhavam. À noite, Oxalá sentia frio e precisava descansar. Para aquecê-lo e distraí-lo dos próprios pensamentos, Airá mandava que acendessem uma grande fogueira no acampamento. Oxalá observava o fogo e Airá passava longas horas contando-lhe histórias do povo de Oyó.
Desse modo, tornou-se tradição acender a fogueira no dia 29 de junho de cada ano (no Brasil), em homenagem a Airá e à viagem que fez em companhia de Oxalá.
A Casa Branca do Engenho Velho consagrada originalmente como Ìyá Omí Àse Àirá Intilè, e conhecido atualmente por Ilé Ìyá Nassô, a própria Iyá Nassô trás de Ketu, Ìyá Lussô Odé Dana-Dana que auxiliado por Babá Asiká, ficam no Brasil o Àse da Nação Ketu na Bahia próximo a igreja da Barroquinha, na primeira metade do século XIX. Com forte presença do culto a Airá e Xangô, por ser Iya Nassô um título dado a um sacerdotisa de Xangô, auxiliadas por Iya Detá e Iya Kalá, mantém a tradição até hoje passando por várias gerações nas grandes casas de candomblé.
Antigos dizem que são seis os caminhos de Airá, porém somente quatro são do meu conhecimento:
Airá Intilè: Veste branco, aquele que carrega Lufon nas costas.
Airá Igbonan: É considerado o pai do fogo, tanto que na maioria dos terreiros, no mês de junho de cada ano, acontece à fogueira de Airá, rito em que Igbonan dança sempre acompanhado de Iansã, dançando e cantando sobre as brasas escaldantes das fogueiras.
Airá Modé: É o eterno companheiro de Oxaguiã, veste branco e não come dendê (só um pingo) sua conta leva seguí.
Airá Adjaosí: Velho guerreiro veste branco, ligado a Yemanjá e Oxalá.
Nesta cantiga abaixo, podemos entender a força de Airá nas casas antigas, embora a bandeira seja da nação Ketu no Brasil, muitas casas originadas do Engenho Velho, exibem no alto do seu barracão um referencia a Airá ou Xangô, como uma gamela com machado duplo, xéren, quartinha, otás, etc.
“Airá ó lé lé, a ire ó lé lé
A ire ó lé lé, a ire ó lé lé”
“Airá está feliz, ele está sobre a casa”
Estamos felizes, ele está sobre a casa”
Mito – Fogueira de Airá
Um dos rituais mais preminentes em homenagem a Airá é o orô em torno da fogueira, danças alegres e de muita interação com os poderosos Orixás do Fogo e toda sua familia sendo reverenciada, Bayani, Iyá Massê, Dadá, Ajaká, Kôsso, Aganjú, etc.
Arquétipo: Pessoas de Airá são extremamente bondosas, inteligentes, podem antever situações desfavoráveis e se planejar para qualquer situação, mudança ou recomeço. Seu jeito calmo, manhoso e pacífico, esconde um grande estrategista movendo-se entre o fogo e o vento silenciosamente e sem alarde.
Oriki
Áyrà ójó mó péré sé
Á mó péré sé
Áyrà ójó mó péré sé
Á mó péré sé
Tradução
A chuva de Airá apenas limpa e faz barulho como um tambor
Ela apenas limpa e faz barulho como um tambor
A chuva de Airá apenas limpa e faz barulho como um tambor
Ela apenas limpa e faz barulho como um tambor.
Pesquisa e texto: Ogá Braga D’Odé e Babá Fernando D’Osogiyan
https://ileaxeoxolufaniwin.wordpress.com
Referência: A Fogueira de Xangô – Babá José Flávio P. de Barros e Os Orixás: Pierre Verge
Adorei eu sou filho dele
Makuiu,
Srs, eis a dúvida:
Podemos similar o orixá Airá (Ketu) com o nkisi Nzaze Loango (Angola)? Ou são energias, divindades distintas?
Nzambi Uá Kuatesá!
Luiz vamos encontrar várias divindades atuando com a mesma energia da natureza, porém, são divindades completamente diferentes, com rituais e iniciação idem.
Não podemos misturar ou perder os ensinamentos de cada uma dessas divindades.
Ire
Por favor, me indique um local sério onde eu possa me consultar no Rio de Janeiro.
Isa,
De onde você é, bairro,localidade?
Axé.
Odé Ợlaigbo,
Makuiu.
Compreendi. Um nkisi se manifesta numa casa de Ketu pela energia da natureza, porém, não é parâmetro para ser comparado de forma igual ou similar a um orixá.
N’zambi Uá Kuatesá!
Luiz Fernando essa é a visão correta.
Respeitamos e eles podem nos visitar tanto aqui, como podemos visitá-los em seu Ilè Ase.
Erinlè ki nba se o.
Por quê Ayrá usada chave? Qual o significado dela?
Guilherme,
Há muitas histórias sobre a chave, dentre elas, uma representação. Airá guarda a chave de sua cidade Savé e os seus mistérios e segredos que Xangô rei de Oyó tanto queria. Em alguns zeladores colocam uma chave em seu assentamento representando o poder de Airá em detrimento a Xangô.
Axé.
”Muito me intriga um mistério… Fui levado em espirito, e perguntei: “quem sou eu?” E O Guia (espiritual) revelou: ” Tu é Ayrá, o único que pode derrotar ele”. Fui levado a um monte. Uma fila enorme atrás de mim, logo subi escadas de pedra soltas no ar, ao chegar ao topo eu desci, Vomitei terras e mais terras… Olhei para trás e todos me reverenciaram. Um ancião me disse: ” Tu é o verdadeiro filho de Iançã!” Disse que só eu cheguei ao cume até aquele tempo, e que o Vomito de terras significava meu reino”. Agora me digam! Sou eu A encarnação de um Deus Branco Africano? Sou Eu Ayrá, um deus vivo encarnado? ( Ou um sonho real Lúcido que até hoje não sei o significado)
Airáh Khan isso é um poema?
Ire
Comecei a frequentar o axé com mais seriedade e frequência a pouco tempo, mas academicamente sempre estudei religiões de matriz afro, pois, sou antropólogo. Mas gostaria de saber mais do ponto de vista espiritual, porque no xirê se toca para Airá e Xangô juntos? Li um mito certa vez, que mostrava uma “rivalidade” entre os dois orixás, procede?
Obrigado pela resposta e axé!
Viny,
Quando chegarão ao Brasil ambos foram incorporados a uma só família, culto similares e a um só panteão, assim como os demais Orixás, foi criada então para poder identifica-los melhor a palavra “QUALIDADE”.
Axé.
Boa Noite meu Mojúba
Gostaria de mais um esclarecimento agora é em torno de Ayrá, segundo informações de um sacerdote que tive a honra de conversar a respeito o mesmo me disse e me afirmou que Ayra não seria nem segundo e nem terceiro Òrisá de um Omorisá… que ele seria apenas o primeiro e não carrego isso é de fato verdade ?, gostaria de uma opinião dos mesmo pois a mitas informações que não se encontram…
Ìgbàsé
Jefferson como vai irmão? Mojubaxé.
Não concordo de forma alguma, já ouvi isso também de diversos outros Orixás. Em muitos casos o segundo Orixá faz parte de enredo que a pessoa trás, não podemos generalizar nunca, existem várias pessoas de Yemanjá que trazem enredo com Airá, por exemplo. Somente Oxumare, e muito mais pela sua liturgia, que não é Orixá adjunto (juntó).
Mojubá.
Mojùbasé meu irmão, eu vou na Paz…
Perfeita desde já a explicação Fernando, o mais complicado de tudo é que o sacerdote descende da raiz Òsùmàré ( Asé na qual eu tenho muito respeito ) a principio fiquei muito impressionado pois das vias aos fatos também nunca soube que Ayra não poderia ser segundo ou terceiro Orisa de ninguém más guardei aquilo comigo e não concordei de fato e pensei: ” como todos podem seguir a mesma tradição e só um da mesma discordar ? ” pensamento é automático… mas fico contente que o senhor possa ter me esclarecido e ter deixado ciência, é sinal que estamos em sintonia e que o Àsé ainda é tradicionalmente respeitado pelos senhor mais velhos, pois este senhor também é muito forte em minha vida..
Forte Abraço !!!
Asé
Olá boa tarde, comecei a frequentar um axe este ano e descobri que sou de Ayrá Intilè sou pesquisador e gostaria de saber mais sobre este orixá, pois seus fundamentos são bem complexos. Alguém pode me indicar alguma fonte confiável para pesquisa mais profunda, mesmo que em outra língua? (se há)
Olavo,
Nós aprendemos sobre nosso Orixá quando participamos e vivenciamos a vida, os rituais litúrgicos, principalmente pós iniciação, dentro do terreiro. O jogo que você fez jamais poderá afirmar 100% que você é de Airá, ainda mais dando a qualidade, isso não existe, é temerário e passível de erro. Quando a pessoa está se preparando para a iniciação, é nesse momento que a energia está latente que o zelador começa apurar o caminho do Orixá e seus enredos e posteriormente, através do Obí ou Orobô, apurará o orixá e seu caminho (qualidade).
Axé.
Estou preste a fazer o Santo! Minha Roça trara Airá como uma qualidade de Sango e assim estou sendo preparado! Como filho de Sango Airá! Lendo essa matéria e fiquei confuso! Já que minha Casa trata dessa forma! O que Eu faço já que só um orisá reina na cabeça de um filho e não dois, não posso ter problemas? Posso fazer meu Santo como Sango Airá sem problemas! Minha casa é de muito respeito e de tradição!
Asè
Marcio,
Márcio não se preocupe com isso, Airá pertence ao panteão da familia de Xangô, na verdade só existe um xangô que é o Alafin de Oyó o restante pertence a familia real, como Barú, Agodô, Aganjú, etc. Chamá-lo de Xangô Airá ou simplesmente de Airá não tem problema algum.
Axé.
Muito obrigado!!! fiquei mais tranquilo, e parabéns por essa pagina séria onde eu confio e estou aprendendo muito! Ontem convencei com meu Sacerdote e ele me disse a mesma explicação! E estou muito feliz de ser de Airá agora que conheci o seu fundamento mais profundo e as responsabilidades que eu vou ter! Muito Axé Fernando de D’Osogiyan
Olá motumbá, Tentei pesquisar sobre Airá no sentido histórico e a poucos conteúdos relacionados, vocês como estudiosos no assunto poderiam me dar uma referencia , onde na Africa ainda é cultuado Airá , ou uma região em que era cultuado.
Até mesmo alguns devotos do Isesé legba aqui do Brasil não souberam me responder com exatidão sobre essa divindade.
(Sou leitor assiduo do blog, muito coisa boa aqui , estou com um projeto semelhante quem sabe um dia podemos nos ver. Asé a todos)
Rafa,
Airá é cultuado em Savé no Benin na Nigéria.
Axé.
Sou filha de abrace adorei. Conhecer a. Historia de mae pai. Axe.pra todos. Kalofé
oque devo dar para beber ao meu pai ayra pois comecei.
e e sempre bom pergunta ao mais velhos e conhecimento nunca e demais
Rodrigo,
De água, pois todo Orixá toma água.
Axé.
Além das oferendas na roça, eu posso fazer uma oferenda para o meu Orisá em minha residencia? Ex uma vela em uma quartinha com água! Uma oferenda em uma gamela de vez em guando? Isso tudo para fortalecer ainda mais minha ligação com meu Orisá! Muito Asé!!
Márcio,
Orixá não precisa de vela, ele é a própria luz. Aprenda a fazer um amalá para Airá, mas, isso seria muito bom se você frequentasse uma boa casa de candomblé ketu.
Axé.
Uma vez questionei sobre o uso de velas pra anjo de guarda em terreiros visto que anjo da guarda é conceito cristão. Recebi uma explicação muito bonita, de que se refletirmos, nosso anjo da guarda é nosso próprio Orixá. Aí sim aderi o costume do copo com água e vela que mantenho acesa em casa. Mas não coloco velas com oferenda a não ser que esteja fazendo um ebó que o peça especificamente. Muitas pessoas me disseram que deveria por velas, fiquei um tanto aliviada com o comentário do Fernando.
A Explicação do Pai Fernando D” Osogiyan é muito bom e verdadeira, mas e gosto de acender uma vela para o Meu Orisá, não pq ele precisa de luz, mais por uma ligação de amor é fé a Ele!
Marcio,
Acenda a vela para fazer uma reza ao seu anjo da Guarda, assim, mantém as tradições católicas, mas, para Orixá somente quando estiver de obrigação.
Axé.
Quer dizer entao que dizer Xango Ayra e correto?
Antonio,
Também é correto, pois Airá foi incorporado ao panteão de Xango.
Axé.
Obrigado Fernando
Boa tarde! Tenho uma duvida! Comida de Sango Airá leve Dende? Seu assentamento fica junto com Oxalá? Oxalá e Sango Airá comem juntos? Muito obrigado!
Marcio,
Leva dendê sim, mas de forma moderada, alguns apenas colocam uma colher de sopa. Não moram juntos e nem comem juntos. Tudo que se refere a Oxalá é separado!
Axé.
Saberia me dizer qual Xango Aira come com Omolu foi isso que minha ex mae de santo disse sobre meu Orixa?
Antonio,
Nenhum Airá come com Omolú, porém, pessoas de Airá podem tem enredo com Omolú por herança, carrego, etc.
Axé.
Mais uma vez obrigado Pai Fernando de Oxaguian Axé
Pai Fernando me responde ai Xango Aira tem fundamento com quais Orixas?
Antonio,
Isso depende do caminho que Airá venha, mas, Oxalá e Yemanjá são os que sempre acompanham.
Axé.
Muito obrigado Pai Fernando muito Axé para voce
Pai Fernando pode parecer besteira o que vou perguntar mais vai todo filho de Xango é mulherengo ou pode ser que tenha um ou outro que nao seja? Axé
Antonio,
É como os outros filhos de outros Orixás, porém, alguns gostam de conquistas e de se exibir.
Axé.
Obrigado Pai Fernando
Pai Fernando meu primeiro terreiro era de Candomble com Umbanda naçao Jeje Mahi pois bem na seçao de Candomble de la quando canto pra Xango senti vibraçao e fui praticamente empurrado pro lado isso mostra que eu sou de fato de Xango nao e? Observaçao: Nao sou iniciado. Axé
Como assim moderaçao fiz uma simples pergunta oras!!!!!!!!
Antonio,
Sem dúvida é um sintoma de que xangô é presente em sua vida.
Axé.
Antonio,
Tudo passa pela moderação até que um de nós visualize, OK!!!!!!!
Obrigado Pai Fernando e me desculpe e que eu sou muito ansioso Axé
Antônio,
Pois é, segure essa ansiedade, volte sempre.
Axé.
Xango rege o planeta Jupiter não é?
Antônio,
Não, Olodunmare é que rege o sistema solar e suas galáxias.
Axé.
Mais uma vez muito obrigado Pai Fernando Axé
Quais Nações ainda aceitam Aira como qualidade de Xangô? Axé
Antonio,
Nenhuma Nação, porque Airá é um Orixá independente, seu culto remonta da cidade de Javé, foi incorporado ao panteão da familia de Xangô. Nossa nação é Ketu/Nagô, fora o contrário, não pode considerar por qualidade de Xangô.
Axé.
Es muy bueno poder estudiar con ustedes,saber diferenciar a cada orixa fundamental para nuestro desarrolo axe.
Pai Fernando primeiramente quero te agradecer por ter respondido todas minhas perguntas e parabeniza-lo pelo trabalho realizado que seu pai Oxala lhe de muita paz na sua caminhada Axé
Pai Fernando o que é Orixá Juntó estou em duvida é o segundo ou terceiro Orixá.Axé
Tenho uma duvida! É comum quando próximo da obrigação de feitura o Abian, sentir dores de cabeça, palpitação, ansiedade! Aqui na roça falam que já é o Orixá se aproximando, mas comigo foi tudo tranquilo! O Senhor pode me responder? Obrigado!
Marcio,
Não é comum acontecer isso, no máximo bate uma enorme ansiedade o que é normal.
Axé.
Obrigado Pai Fernando!
olá, hj no jogo, ao fazer meu santo descobri que o santo de cabeça, sou filha de iasã, (mesmo tendo orixá de “frente” tbm, ela disse que ele me acompanha) e o santo do “pé” é xango qualidade ayra, pelos comments… seria correto falar
filha de iasã com xango ayra? pq pelo que vi no texto “”que são seis os caminhos de Airá, porém somente quatro são do meu conhecimento:”” eu não entendi essa parte… pois ela só disse xango, de qualidade ayra… faltou falar esse caminho?
REPETINDO, ERREI: olá, hj no jogo, ao fazer meu santo descobri que o santo de cabeça, sou filha de iasã, (mesmo tendo OXALÁ de “frente” tbm, ela disse que ele me acompanha)
Any,
Xangô é um Orixá (tem várias qualidades) e Airá é outro Orixá (tem 4 qualidades), ambos pertencem a mesma familia em energia. Esses Orixás são reconhecidos por vários nomes em várias cidades nigerianas.
Axé.
Ola Pai Fernando qual elemento de Xango agua,terra,ar,fogo?
Antonio,
O fogo que representa a vida!
Axé.
Obrigado Pai Fernando Axé
Pai Fernando um Homem Heterosexual pode ter um Orixá feminino de frente? Axé
Antonio,
Sim, sem problema algum! Conheço um pai de familia iniciado para Oya, conheço um babalorixá do meu axé que é de Oxun, conheço um Ogan confirmado que é de Yemanjá, só para citar algumas pessoas heterossexual de Axé que conheço.
Axé.
Motumbá!
Há algum problema (prejuízo, queimação) em oferecer agutã no ibossé de Ayrá?
Amaury,
Não vejo problema algum, porém para que não paire qualquer dúvida é sempre recomendável consultar os búzios ou Orobô para ver se o Orixá aceita o agutã.
Axé.
Pai Fernando para se saber o Orixá de uma pessoa basta jogar uma vez ou tem que jogar mais de uma vez? porque minha mae de santo disse que jogou uma vez so e ja deu como de frente Xangô e meu junto e Iansã. Axé
Antonio,
O que acontece é que no jogo de sua mãe estes dois Orixás responderam e preponderam neste momento, pode mesmo até ser que você seja desses dois Orixás, mas, também, pode chegar na hora da iniciação e outro Orixá tomar a frente situando-se como legítimo pai ou mãe. Ja vi muitos casos assim, por isso, acho prematuro afirmar Orixá de abian (tenho até um post sobre isso, clik na minha foto que encontrarás um post sobre “Abiyan não tem Orixá definido”.
Axé.
Estou em choque Pai Fernando nao sabia disso achei ate interessante o que voce falou Obrigado
Pai Fernando minha mãe de santo que gosto muito é medium de visão ela disse que viu Xangô comigo isso prova definitivo que eu sou seu filho?
Antonio,
Não prova, apenas dá um indício que Xangô está em seu caminho por algum motivo, certamente o jogo de búzios poderá lhe dar uma resposta.
Axé.
Em sua visao minha mae de santo disse que me Xango Aira veste marrom e branco e possivel isso?
Antonio,
Não há problema algum, inclusive as suas miçangas são brancas rajadas de marrom, porém, acho que o branco tem que predominar na roupa.
Axé.
Mais uma vez muitissimo obrigado Pai Fernando muito Axé pra voce.
Pai Fernando sofro de transtorno bipolar e sindrome do panico e comum essas doenças para um filho de Xango? Axé
Antonio,
As doenças são da matéria e não do espirito, imagina no mundo quantos morrem de câncer, hiv, fome, guerra, etc, etc…e não tem solução! O Transtorno Bipolar e a síndrome de Pânico pelo menos tem tratamento, tem esperança, há vida!
Axé.
Obrigado Pai Fernando. Axé para voce.
Pai Fernando colofé me responda por favor, quais as cores de roupa Xango Aira pode usar? Axé
Antonio,
Predomina a cor branca e pode ter detalhes em marron.
Axé.
Obrigado Pai Fernando colofé Axé
Mukuiu,
Uma pergunta, quais Orixás são Eboras?
Adupé.
Ezekiel,
São todas as outras divindades cultuadas pelos iorubás – Ogum, Oiá, Xangô, Oxumaré, etc e Egum (ancestrais) – e são chamados de eborás.
Os eborás são divindades menores, intermediárias entre Olorum e os seres humanos. Alguns eborás são objetos de culto de toda uma cidade. Quando essa cidade tem um soberano, os eborás servem para reforçar a autoridade do líder, que pode ser um rei (Obá), um rico mercador (Balé) ou um chefe de aldeia.
Entretanto, a grande maioria dos eborás está intimamente ligado à noção de família.
Mukuiu é pedido de benção da nação angola, se falamos de orixás ketu/Nagô use o termo “Mutumbá”.
Axé.
Mutumbá!!
O Sr. pode tirar uma divida particular? Na comida de Sango Airá só pode colocar um pouco de Dendê por cima causa de Oxalá? Para fazer essa comida tem que ser feita com Dendê ou pouco dendê ou o correto e ser feito com azeite doce e salpicar um pouco de Dendê?
Muito obrigado!
Axé!
Márcio,
O amalá de Airá é feito no azeite doce e leva gotas de dendê. Também tem casa que faz meio a meio entre os azeites, só não pode ser feito só no azeite doce a não ser que ele more no quarto de Oxalá (aí é outra história).
Axé.
Muito bom Pai Fernando! Obrigado e Axé.
Fernando D’Osogiyan
Boa tarde gostaria que me esclarecesse, sempre fui tida desde os 14 anos de idade como filha de Yemanja, na Umbanda, mas era casa de Caboclo Cachoeira , hj entendo que era da linha de Xango, depois me afastei por anos. Quando voltei a buscar um lugar fiz um buri, onde foi confirmada Yemanja e Xango entrou com muita força, e as vezes qdo eu chegava no portão o pai ja saia dizendo entra Xango, sei que eh vc pq a terra treme. Tanto que foi feito logo em seguiida um assentamento para Xango , onde o sacerdote me disse que eu deveria ficar longe do dende, e que a Mãe era sim Yemanja, não a boazinha e sim Ogunte. Quando me mudei entrei numa casa onde foi confirmado Xango e Yemanja Ogunté . E tenho levado comigo. A casa fechou, e hj estou numa casa onde o pai eh de Xango e Yemanja. Mas me disse que não conhecia um Xango sem dende, desde então tenho feito umas pesquisas e hj encontrei seu texto que me esclareceu. E é interessante as casas sempre os sacerdotes que eram de Ogum não fiquei muito tempo, mas começei numa casa de Xango e hj aos 59 anos me encontro em outra casa onde o chefe e de Xango. Essas explicações estão corretas devo seguir assim ou esquecer tudo que passou e começar do zero. Grata
Corina,
Todo e qualquer Xangô leva dendê, mas, Airá é um Orixá único, como diz o texto, ele não é Xangô, ele está ligado ao panteão de fogo, da familia de Xangô. Airá também leva dendê de forma bem sutil (um pingo) aqui no Brasil usamos o azeite doce para fazer sua comida, etc. Entendo então que você é de Xangô com Yemanjá.
Axé.
Vc é um querido, entendeu o meu dilema, então vou preparar meus fios de conta que levam as cores dos meus Orixás,pois as antigas foram despachadas qdo a casa fechou. Tenho tb uma questão interessante, desde muito jovem qdo tive oportunidade de visitar outras casas , me diziam que eu era filha de Iansã, a pouco tempo visitei a casa de uma amiga e la tb disseram a mesma coisa,foram até mais longe disseram que Ela queria obrigação pois estava reclamando sua coroa, pois Iemanjá e mãe que sempre socorro os filhos, mas a coroa era mesmo de Iansã, não fiz o que disseram, mas a duvida pairou e fiquei muito intrigada. Pois nas casas que fiquei sempre foi Iemanja Ogunté e Xango branco aquele que não leva dende. Se possível poderia me esclarecer. Abçs.
Corina,
Não há porque ficar intriga, afirmar com veemência o Orixá de uma pessoa que não vai se iniciar é impossível e improvável, nunca um bom olhador deve afirmar, até mesmo a qualidade, jamais faço isso. Melhor deixar como está, Yemanjá e Xangô.
Axé.
Muito grata por sua dedicação e carinho com que prontamente me respondeu.
Axé.
Boa tarde para nós Baba Mo juba,
Ayrá Igbona como os demais usam Branco porém ele come dendê correto ?
Porém ele como exemplo dos demais faz Oro Com Osala (Olufon/Ògìyón) também ?? Ou até como exemplo nós de Òsògìyón podemos trazer esse caminho de Ayrá que come dendê ?? Tudo bem sabemos que ele.levam nem se for pingo menos o que fica no Quarto de Osala só que Jô caso de Igbona eles tem atos separados pois nesse caminho de Ayrá vai dendê…
Forte Abraço Motumba 🙏🏽 🙏🏽🙏🏽
Jefferson,
Todos os Airas usam branco e comem dendê, aquele que morar com Oxalá seguirá o sentimento de Oxalá e não comerá nunca mais dendê. Convém não morar junto!
Mutunbaxé
Então independente da “Qualidade” o que morar no quarto de Osala, este mesmo seguirá todos os preceitos de Orós é Ajeuns junto a família na qual ele pertence, ou seja o Fun…
Só não entendi o por que não convém deles morarem juntos Babá mesmo eles sendo da mesma família, eu mesmo já entrei dentro do quarto de Osala e vi Ayrá no mesmo Quarto… mas é uma questão na qual em meu aprendizado que o único Ayrá que mora no quarto de Osala seria Intile.. mas aí já creio que seja um negócio mais restrito e de Awon…
Grato pela explicação… Mo Juba 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Jefferson,
Todos sabemos que o único Orixá que não pega dendê é Oxalá, se Airá ou ouro qualquer Orixá já tiver comido dendê, só por isso, não pode estar no quarto de Oxalá, cada um na sua casa e respeitando seu orô e seus preceitos.
Mo Jubaxé
Àsé Babá 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Minha ex mae de santo disse que sou de xango aira ai a duvida sou de aira ou xango?
Antonio,
Airá é um Orixá que está associado a familia real de Xangô. Se ela disse que você é de Xangô Airá, é porque você é de Airá.
Axé.
Obrigado mais uma vez Pai Fernando colofé Axé
Feliz Natal pra voce Pai Fernando e todos do site ocandomble Axé
Feliz Natal Antônio!
Agradecemos de coração.
Axé.
Xango aira come com Oxalufan ou Oxaguian responda por favor?
Antônio,
Airá tem ligações com Lufa e Giyan, por isso usa branco, mas, no seu ritual,Yemanjá é que o acompanha sempre.
Axé.
Como assim Pai Fernando lufa e giyan explique melhor por favor Axé
Nao precisa explicar nao ja entendi rsrs
Antonio,
Oxalá é Oxalá, não importa se é Oxalufan ou Oxaguian, usam branco e não come Dendê, são Orixás primórdios, muito diferente de Airá que é um Imolê e pega dendê, mesmo que pouco, por isso Airá no seu ritual tem em Yemanjá o seu equilíbrio, que é necessário ao Iyawo.
Axé.
Obrigado Pai Fernando muito Axé pra voce e um feliz ano novo com muito Axé do seu Orixá valeu
Pai Fernando meu pai me fez uma surpresa e trouxe um colar de Xango vermelho e branco so que de 7 em 7 contas esta certo isso ai? Axé
Antonio,
O comum no candomblé ketu são miçangas intercaladas, mas, se foi um presente e são as cores de Xangô, tudo certo.
Axé.
Obrigado Pai Fernando Axé
La vai eu com mais uma pergunta Pai Fernando o senhor saberia me dizer o que e Xango de Ouros?
Antônio,
Não sei e não tenho a menor ideia.
Axé.
kkkkk
Nem eu rsrs
Pai Fernando a ultima pergunta sou de Xango Aira mais posso dizer que sou de Xango ou seja seu filho? Axé
Responda a minha pergunta Pai Fernando por favor por favor
Antonio aos poucos Ayrá vai tomando seu lugar no panteão das divindades, assim como Erinlé.
Dizer que é de Sango Ayrá está errado.
Você é de Ayrá ou é de Sango.
Não temos outro caminho.
Ire alaafia.
Pai Fernando nao me entenda mal meu kkk e meus rssrs nao foram de deboche pra voce e sim da pergunta que eu lhe tinha feito
MInha Benção ao mais velhos! O que da confusão na cabeça de quem está iniciando é que algumas roça tem com Ayra uma qualidade de Sango em outras Ayra é uma divindade separada! Eu prefiro seguir o que meu Baba me ensina pos a roça tem mais de 100 anos e lá é Sango Ayra! Mas devemos respeitar todos os ensinamento de nosso sacerdotes e esse blog tem muitos Sacerdotes com excelentes ensinamento! na verdade acho que aqui é o blog mais sério que tem! Obrigado a todos pelos esclarecimentos e Asé
Antonio,
Se ele é um Orixá único, realmente não tinha entendido a pergunta, tudo certo.
Axé.
Márcio,
É o que eu sempre digo, o culto a Airá nasceu na cidade de Savé e não em Oyo terra dos Alafins de Xangô, posteriormente houve como uma migração juntando os cultos dada a similaridade, mas, Airá é um Orixá e Xangô é outro, todos pertencem ao mesmo panteão.
Obrigado pelas deferências,
Axé.
Muito obrigado pelo esclarecimento
Motumbá Pai Fernando.Gostaria de saber se a pedra basalto pode ser usada para fazer um igbá de xangô.Desde já agradeço sua resposta.
Ney,
Sim, pois é uma rocha eruptiva.
Axé.
Bom dia aos mais velhos meus respeitos! Pode um Abian preparar tudo para fazer o Yao e na hora de iniciar o mudar o Orixá? Um caso de uma pessoa está com tudo comprado para Sango, já bolava para esse Orixá e no Roncó mudou para outro Orixá! Se não me engano foi para Oxalá e Búzios confirmou! Minha duvida se isso pode acontecer na hora da Obrigação? E pq isso acontece? Muito Axé!
Márcio não é normal, mas, pode perfeitamente.
Nossa religião está lotada desse tipo de exemplo, minha casa tem exemplos e aqui no blog também temos.
Ire alaafia
Existe algum Aiyrá com enredo com Oxossi? Se sim, qual?
E também é certo fazer alguém de Aiyrá com Oxossi?
Adupé
Aiyraci,
Não tem enredo de Airá com Oxóssi, você particularmente pode trazer Oxóssi de carrego de santo. Airá sempre vira com enredo com Yemanjá/Oxalá, depois pode aparecer Oxóssi por carrego, assim como Oyá ou Oxun.
Axé.
Muito lindo!
Gratidão!!!
Para Baba Fernando de D’Osogiyan,
Estou em processo de organização para a feitura de Santo. Segundo Yalorixás e Babalorixás que consultei em minhas buscas… sempre dizem que sou de XANGÔ AYRA. Nos últimos meses meu Orixá vem pedindo para ser feito. Estive em uma casa onde meu orixá bolou… entretanto, o Babalorixá orientou ir comprando algumas coisas e ir guardando. Dentre elas, disse que eu poderia comprar, Ibá completo, um Pilão de duas bocas, 4 deloguns de 16 fios(UM BRANCO OXALÁ, MARROM E BRANCO PARA XANGÔ, CRISTAL PARA YEMANJA E AMARELO OURO-CRISTAL PARA OXUN). Mas… me ocorre uma dúvida, existe algum Ayrá cujo assentamento fique sobre Pilão de Duas Bocas?
Por muitos anos frequento a mesma casa, sempre como cliente, e Xango sempre esteve no meu jogo como santo de cabeça. Até que resolvi me iniciar no santo.
Sou Ogan de Yemanjá, Orixá de cabeça Aira e Iançã, por frequentar a muitos anos e só agora fazer o Santo, vários Orixas sempre estiveram muito presentes na minha vida, desta forma durante a feitura, assentei também, além de Airá e Iançã, Xango, Oxalá, Yemanjá e Ogun. Pretendo ter um local apropriado para meus Orixás, posso colocar todos em um único quarto? Visto que uns Orixas que comem azeite doce e outros dendê? Se sim, como deverá ser a disposição, quem ao lado de quem?
Luiz,
Se você é ogan de Yemanjá, acredito que ganhou o cargo de Yemanjá, então você e seus assentamentos ficam no terreiro aonde você foi feito. Se há alguma necessidade de você levar os assentamentos para outro lugar quem deve lhe ajudar e lhe orientar nisso é a pessoa quem lhe iniciou ou, se estiver acontecendo alguma situação delicada, uma zeladora ou zelador próximo a você.
Sorte e tranquilidade,
Dayane
gostaria de saber qual são os exus que abrem caminhos para Aira
Germano,
Barabô é um dos que mas se apresentam nesse caminho de Airá.
Axé.
Meus parabén , seus posts são muito claros, objetivos e coerente. Ase o!
Mas em Angola existe esse caminho onde este orixá exerce poder sobre o vento e o 🔥 . Duas deidades com o mesmo poder e assentamento parecido e com nomes diferentes . Isso pode gera uma guerra … Pois não se pode haver duas deidades com os mesmos poderes … Inkise e orixá. Complicado
Bom Dia.. Motumbá meu irmão e amigo Fernando !
Dando uma visitada pelo blog aproveitei para vir tirar umas dúvidasy sobre Ayra.
Lendo o artigo eu pude notar que Ayra seria um “Orisa Velho”… o termo velho seria e qual aspecto ? Seria no termo ele ter vindo antes de Sango ou seja a ligação a criação do mundo ou outro tipo ?
Ayra Ajaosi ele e tido como um Ayra que tem fundamento com Osala/Ogiyan por que ele e dado como velho guerreiro como descrito no texto ? Será que isso vale para os demais também ?
Abração, Oloorum Bocifuwo !
oi