Amigos,
Encontramos diversos Odù e òrìsà regendo o ano de nossas vidas em vários sites e blog na web, seria o caso de analisarmos o que realmente nos pertence e o que é apenas uma mensagem.
O que lhe pertence é o jogo que você irá fazer e lhe dizer, dentro do seu universo pessoal, qual a energia que poderá lhe apoiar dentro deste ano que se inicia.
A mensagem é aquilo que podemos extrair e confrontar com nosso modo de vida, nossas, atitudes, nossos pensamentos e desejos inconfessáveis.
Eu encontrei esta mensagem que fala muito sobre algo que estamos sempre alertando os iniciados, abìan e simpatizantes da religião, o Caráter.
Aquilo que é olhado dentro de você pelo òrìsà, com ou sem a sua aprovação.
Não há desejos inconfessáveis e vacas sagradas para Ọlódùmarè.
Como diz Ọrùnmìlá, tudo será exposto, mais dia menos dia.
Que possamos aprender com o Corpus Literário de Ifá, nossa Escritura Sagrada, e evoluir dentro deste corpo físico e para nos libertarmos em nossa casa permanente e verdadeira que se chama Ợrùn.
Da Ilha.
=================================================================================================
Òsá’túrá – Odù do ano de 2015 (Revelado para o Ilè Àse do autor da matéria).
A energia ou Odù vai fazer uma aliança com você durante todo o ano “Òsá’túrá”. A vibração vai iluminar aqueles que querem alcançar um grande sucesso, prosperidade, saúde, proteção divina e amor divino.
Òsá’túrá é a energia que cobre toda a existência do homem na criação. Ele fala de verdade, honestidade e dignidade. Ọlódùmarè e suas inúmeras Divindades deve favorecer aqueles que falam a verdade. Este ano, todos os filhos de Erinwo (Ọrùnmìlá) devem se planejar para ter uma mudança de caráter e começar a dizer a verdade, para que a sua consciência vai se libertando do rancor e outras vibrações negativas da criação. Verdade de acordo com Ifá é a linguagem de Deus, a força da vida e do poder de divindades.
Ifa diz que a verdade é o alicerce sobre o qual milagres, mistérios e maravilhas da vida são estabelecidos.
A verdade garante a proteção de divindades e o apoio do poder cósmico.
A verdade do universo é a maioria das energias manifestadas e as forças não manifestadas, que se movem em torno do cosmos para dar a todos o desejo secreto de seu coração e os seus passos invisíveis (secretos) no mundo da matéria.
Verdade é a sua oração, o seu sacrifício, o seu ritual e passo espiritual que você dá para reverter todos os dissabores em fortuna.
A verdade é o passo para buscar a face de Ọlódùmarè e suas divindades.
A verdade é a sabedoria que você adquiriu de Ifá transformando em bom caráter a ajuda e apoio de outras energias no cosmos.
A verdade é a ousadia e o poder que move você e suas alianças na cara dos desafios.
A verdade é o poder e a compreensão de que você não é apenas um ser humano no corpo físico, mas a essência completa da energia abundante de Deus com o espírito, alma e poder cósmico vulnerável apenas à luz da bondade, mas intransponível para o poder das trevas e da energia dos Ajogùn do Ợrùn (o cavaleiro punitivo da desgraça celeste).
A verdade é o poder que libera a justiça para aqueles que são ignorantes das leis divinas e regras espirituais e regulamentação de trabalho no cosmos.
A verdade é o significado da existência do universo que gira em torno do poder de Ọlódùmarè, nada está além e nada está fora deste ciclo misterioso e divino. Tudo o que é criado e visto ou organismos invisíveis que se manifestam dentro deste perímetro reúne a comunidade da consciência divina.
Verdade é o entendimento de que Você é um pequeno cosmos dentro de si mesmo, manifestando o poder do sol, lua, estrelas e outros objetos de iluminação dentro do ambiente cósmico.
A verdade é a ousadia e a precisão espiritual que todas as coisas vão trabalhar a seu favor.
A verdade é a sensação de poder e energia abundante de tudo o que foi criado, visível e invisível e irá atuar também na sua direção e mudar todos os dissabores em glória, sucesso e felicidade.
A verdade é o preço que temos de pagar, sempre, pela ignorância e a insensatez. Sempre que sentirmos a dor ou o sofrimento, a etapa divina, a sabedoria espiritual e entendimento espiritual humano do poder de Ifá e Òlódùmarè nos dará a paz de manter a calma diante dos desafios e das ondas do mar de problemas.
A verdade é a sabedoria da presença das divindades dirigindo nossas vidas, quando elas não são vistas fisicamente com nossos olhos nus, uma vez que temos a sabedoria que a mais profunda e as vibrações mais fortes são energias invisíveis que operam na ordem universal das coisas.
A verdade está esperando pacientemente para receber a bênção de Ọlódùmarè, e a verdade nos ensina que os eventos mais profundos ou acontecimentos de nossas vidas, muitas vezes acabam por ser os eventos mais inconsequentes ou mesquinhos.
A verdade é que todo o universo é formado por milagres, maravilhas e os mistérios como base do fundamento de Ọlódùmarè.
A verdade é a moralidade, o bom caráter e a espiritualidade levando a disciplina espiritual, física, emocional e divina, que nos transforma para se tornar um verdadeiro discípulo de Ọlódùmarè e seus mensageiros mais especificamente Ọrúnmìlá.
A verdade é a nossa consciência como indivíduo, a extensão real do todo universal, perfeito, completo e infinito que é chamado de Òlódùmarè.
De acordo com Odù ” Òsá’túrá ”, a verdade é a consciência que estabelece a presença de Ọlódùmarè na vida de um homem.
A verdade é o líquido amargo que bebemos na manhã do nosso destino que dá e suaviza a nossa vida nos últimos anos dela.
Quem diz a verdade sempre recebe o apoio das divindades. Dizer a verdade para si mesmo, como forma de corrigir o seu mau hábito ou caráter através da sabedoria de Ọlódùmarè é o fundamento da maior glória e manifestação do que Ifá chama de Ợmợ Erinwo (os filhos da verdade).
Portanto a verdade é a sua vida.
A verdade é o bom caráter dentro de você para o universo e a resposta do universo será a mesma verdade que vai melhorar a sua vida na ordem universal das coisas, a verdade é plantada, a verdade é colhida, o que você planta deve ser o mesmo que você colhe.
A verdade é o que quer que você plante, tornar-se o vosso fruto de recompensas no futuro, a verdade é tudo o que foi bem plantado, será colhido também no final.
A verdade é que, a vida vem do desconhecido e vai para o invisível, a morada de Ọlódùmarè e suas inúmeras divindades no cosmos.
A verdade é tudo o que gira em torno de seu ser e nada fora de você pode causar o seu problema ou azar se você não o merece (mesmo trabalhos de magia má, podem ser repelidos por esta energia).
A verdade é o seu ser, o seu caráter e o seu hábito.
Moldar o seu hábito e caráter, irá moldar o seu destino e o destino do que está para vir, a geração que ainda não nasceu.
A verdade é o mecanismo de vigilância e sabedoria, força e energia de Ọlódùmarè manifestado na palavra, na vida, na alma e com o espírito de tudo o que se manifesta e o que não se manifesta.
Ifá diz: seja sincero e reconheça que a verdade é o carácter que será exibido no início do ano que cederá a recompensa máxima no meio e no final dele.
Pegue um copo de água limpa e fale a verdade para ela antes de beber e você verá e testemunhará o milagre, o mistério e a maravilha de Ǫlódùmarè em sua vida este ano, este mês, hoje, nesta hora e neste minuto. Sua vida não vai permanecer do mesmo jeito, a bênção de Ǫlódùmarè será atraída através da palavra e do Odù Ifá.
Ifá é uma atração e você estará atraindo o seu sucesso, o seu progresso, o seu amor, a sua vitória, sua boa saúde, sua riqueza, sua prosperidade, a bênção de maior dimensão e entendimento das coisas, de harmonia, de paz, de serenidade, de vida longa e dignidade, desde que haja a aparição do Sol (a luz dentro de você, traduzindo o poder de Osalá/Ợbàtálá).
Repita o verso abaixo e conclua com estes pedidos, reze segurando este copo com água.
Àse
De acordo com o Odù (Fonte do verso de Ifa, uma adivinhação completa por Ayo Salami, pp 556 publicado em 2002)
Aquele que entra no rio
Gostaria de saber a profundidade da água
Aquele que grita em voz alta por ajuda
Será que amplia sua visão do ợrùn?
Ifá foi lançado para Ọrùnmìlá (Foi feito jogo divinatório).
No dia em que ele estava perguntando dos segredos de Ọlódùmarè
Será que vou descobrir o segredo de tudo sobre a Terra?
Ele perguntou.
Disseram-lhe para executar o sacrifício.
Mas ele deve ir e colocar seu sacrifício aos pés do oceano que é a praia.
Ọrùnmìlá realizou o sacrificio
Ele levou o seu sacrifício e foi para a praia (do mar)
Quando estava prestes a colocar seu sacrifício
Ọlódùmarè havia retirado seu pano
Ele estava completamente nu
Mas a parte sólida da nádega de Ọlódùmarè é o oceano
Conforme Ọlódùmarè inala
A corrente marinha é a brisa da Terra.
Ifá respira dentro e fora de Ọlódùmarè
É a razão para a circulação da corrente do oceano
Conforme Ọrùnmìlá estava prestes a colocar o sacrifício
Ọlódùmarè ficou desconfiado
Você, Ọrùnmìlá
Hiin, Ọrùnmìlá respondeu.
Você não viu o meu segredo?
Ele perguntou.
Eu apenas vi a parte robusta de suas nádegas.
Respondeu Ọrùnmìlá.
Não haverá mais nada, que você não conhecerá, a partir de agora.
Ọrùnmìlá se alegrou.
Ele estava elogiando seu babalawo.
Seu babalawo estava louvando Ifá.
Ele disse que foi exatamente como seu Babalawo havia dito.
Aquele que entra no rio
Gostaria de saber a profundidade da água.
Aquele que solta um grito de ajuda
Será que amplia sua visão do ợrùn?
Ifá foi lançado para Ọrùnmìlá
No dia em que estava perguntando sobre os segredos de Olodumare
É você e nós
Realmente é você e nós.
Ifá Ọrùnmìlá deixe-me saber todos os segredos da vida através de sua sabedoria e ter a coragem de viver de acordo com as regras.
Deus nunca permita que seu discípulo e seu devoto seja confundido (seja maltratado) durante este ano.
Èlá, o mistério e o ancião dos dias, que todos os devotos de Ifá/Òrìşà atraiam grandes bênçãos e vitórias este ano.
Àse.
Então, beba a água, você pode repetir este passo espiritual duas vezes por mês e vinte e quatro vezes em um ano, com o apoio de Ọlódùmarè e suas inúmeras divindades, você será vitorioso.
Chief Ogunsina Babatúnde Olayinka Adewuyi.
Tradução: Odé Gbàfáomi.
Bom dia em primeiro lugar sua bença ou seja motumbá , e em segundo lugar FELIZ ANO NOVO que olorum dê tudo aquilo que os srs merecem , agora eu lhe agradeço pela leitura e pelo que entendi a verdade é que é a peça chave da nossa história de vida por isso que eu não gosto de mentira
o texto revela a realidade da vida, sinceridade e sabedoria; se toda a humanidade seguisse as pratica do cósmico tudo seria diferente.
lindas e sábias palavras,muito obrigado por tê-las escrito.
estava me sentindo muito triste pois as coisas na minha vida parece não andar e sempre acaba no mesmo lugar ai acabei procurando uma mãe de santo que diz pertencer ao candomblé e acabei ficando pior pois agora estou muito afrita ,pois ela me fez monte de perguntas sobre a minha vida,no jogo de taro as cartas sempre diziam que estava td bem que as coisas iriam adiante,como eu fui contando tudo na minha vida coisas que aconteceram no passado de família, ela me disse que eu teria que fazer uma oferenda de ebó para Exu e pomba gira,que segundo essa mãe de santo estava amarrada,fiz o ebó,porem ela me disse que terei que fazer um trabalho de desamarração que foi pedido pelo Exu porem é muito caro ,mais ela disse que tenho que fazer se não nada vai dar certo na minha vida.e agora eu tenho que fazer ou esquecer td isso e procura outra fonte de luz.
Sandra,
A caridade não tem preço! Sai desta situação e procure uma boa casa com boas referências para que possa ter confiança e se sentir segura. Tristeza tem relação com depressão, com desanimo, sintomas provenientes de alguma desilusão ou desencanto. Cuidando da cabeça, cuidará do coração.
Boa sorte,
Axé.
gostaria de saber; porque na umbanda de giras os orixás não entra em transe e sim os caboclos e pretos velhos
jorge,
O culto aos orixás pertence ao candomblé de nações africanas: Ketu, Efan, Egbá, etc. E o culto aos preto velhos, pombagiras, etc, pertencem a Umbanda.
Axé.
e porque na umbanda usa as mesma guias e nomes dos orixás, e os trabalhos de esquerda são realizados no mesmo recinto dos cultos; ou seja em um canto?
Jorge,
São os chamados “umbandomblé”, tentam cultuar os dois cultos sem sucesso e acabam descaracterizando ambos.
Umbanda é outra história, completamente diferente do que vemos por aí.
Axé.
OK, e quando no barracão, é feito o chamado mesa branca com o caboclo pena branca ou tupinambás; é também umbandomblé?
muito obrigada …muito mesmo.
Date: Wed, 14 Jan 2015 13:18:24 +0000 To: sandratanif@hotmail.com
Jorge onde eu fui criado, vi muitos caboclos e preto velhos visitarem mesas branca de Umbanda e nunca foi Umbandonblé.
Era Umbanda e somente Umbanda.
Ire
Jorge,
Nesse caso é Umbanda.
Axé.
Erê !
Da ilha,
Poderia me explicar tudo sobre ..erê ?
Fora do nosso plano carnal, são mesmo espíritos de criança ?
Paulo Baba Fernando tem um trabalho ótimo aqui no blog sobre o tema.
Suas respostas foram muito esclarecedoras tbm.
Clik na foto dele e veja o post, sobre Ere.
Sobre Egbè Òrún, A Sociedade das crianças no céu, veja em meu blog pessoal:
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire
Da ilha
Esta é a parte da entrevista de Andressa Urach que saiu no GLOBO.com !
Pedia para os orixás tudo que queria: o sucesso, o bom carro, o apartamento, consegui tudo. Eu paguei muito caro por isso. A promessa que fiz com a minha pompagira na época foi que, para cada R$ 1 mil que eu ganhasse, eu daria uma champanhe a ela. Fora os R$ 5 mil da festa de final de ano do centro espírita que eu também dava. Para celebrar os trabalhos que conquistava na televisão, doava R$ 3 mil. Também fiz mal para algumas pessoas, fazendo trabalhos para elas se afastarem de mim. A senhora que comandava o centro dizia o nome da pessoa, e eu fazia o trabalho para mantê-la longe.”
“No hospital vi espíritos da morte querendo levar a minha alma. Eram a alma da morte. Eles me rondavam porque queriam a minha alma de qualquer jeito. Isso tudo porque eu não agradeci a Deus. Foi a fé da minha mãe, que foi um elo com Deus, que fez com que as almas fossem embora. Eu estava perturbada. Eram almas feito nuvens escuras. Me davam um sentimento de medo e faziam barulhos assustadores como espíritos sofredores. Pareciam vultos escuros como se fossem fumaças. O vulto mais forte deles era um bem escuro que passava dentro do meu corpo. Pedi para suspenderem a morfina porque eles achavam que era ela que me fazia delirar. Mas eu acredito nessa coisa de espírito e achava que a substância me deixava entre esses dois mundos. Minha mãe chamou pastores que rezaram por mim. Os médicos retiraram a morfina e as visões pararam.”
Então que vemos ? A sociedade acreditando que toda a casa de candomblé
tem essa finalidade. Orixás dão tudo : Poder,Luxo,Dinheiro….
e o final é triste …A alma entregue ao diabo por valores materiais !
Terminado sempre com Pastores salvando a vida da pessoa ! A tornando
uma pessoa Feliz e Realizada,..isto é : longe dos Orixás / Diabo !!!
ESTE É CENÁRIO QUE VENDEM DO CULTO PARA O BRASIL !
Paulo eu não li a palavra òrìsà em seu relato.
Eu li sobre espíritos que podem ter um certo conhecimento e discernimento do certo e do errado, Pombo giras e povo de rua.
Até ai, nós conhecemos estes espíritos e sabemos do que são capazes de fazer.
Um Odù em particular nos fala da ganancia e das má ações das pessoas:
Òtúrá’Ogbè diz:
Òtúrá Ogbè: o Príncipe da Paz.
Este Odu ordena a bênção que resulta na união e harmonia de todas as pessoas (Ele pede que todos vivam em paz).
Tenha atenção para que, em seus esforços você seja justo e igual, você não deve inclinar a balança muito para a esquerda ou para a direita.
As pessoas estão formando maus pensamentos sobre você. Você precisa executar ofertas, a fim de superá-los. Ser gentil e não fazer o mal.
Tabu: Evite acreditar que os fins justificam os meios.
Veja que o Odù fala em ser generoso e leal para conseguir alcançar suas bençãos, neste caso, este Odù fala em prosperidade financeira, porém, impõem barreiras nas suas atitudes.
O que uma pessoa ignorante fez e foi estimulada a fazer por outro ignorante e igualmente ganancioso causou todo este imbróglio.
Querer colocar a culpa de seus atos nefastos nas divindades é pura infantilidade e a mídia adora este tipo de oferta na bandeja.
Trato com espíritos que podem lhe causar danos espirituais é o que mais vemos por ai.
Quanto a morfina faze-la delirar e ver coisas do outro mundo eu não vejo nada de mais.
As drogas e bebidas que levam pessoas a estados alterados de consciência pertencem a Esù, eu não gostaria de dar boa noite a Esù, tendo um passado deste nas costas. Trabalhar o negativo para que possa se dar bem na vida é um prato adorável para que ele possa se tornar o Divino Malandro.
Não se iluda com este tipo de depoimento, tem muita lama por traz destas poucas palavras.
Ire
Concordo, Da Ilha, com as suas palavras. Não temos novidade nenhuma nessa estória: a pessoa em questão se deu muito mal, fez de suas besteiras (pra não falar outro nome), agiu como egoísta e tentou usar entidades e a religião de trampolim. Não foi uma enganada, foi uma que quis ser enganada porque foi mais uma pessoa que foi procurar um centro como quem chega num balcão. Até ontem eu nunca havia sequer ouvido falado nessa pessoa, hoje, além de saber que o hidrogel existe e faz mal, sei que há uma pessoa em recuperação querendo se eximir da culpa dos próprios atos e aproveitar a onda midiática pra praticar junto a ela sensacionalismo.
Outra coisa: eu vejo muita gente crente, que tem fé e pratica essa fé em algo não ter essa oportunidade de “estar com deus” porque o tratamento em alguns hospitais do sus não dá esse tipo de “ida e volta”. Deus salva, mas tratamento verdadeiramente adequado pode ser “milagroso” também. Não esqueçamos isso.
Axé.
Alaafia ómó Òya.
ire
A GENTE COLHE O QUE PLANTA,INDIGNADA COM ESTÁ ENTREVISTA!
Da ilha
Voce foi muito mais do que lúcido e perfeito em sua resposta !
Eu quis aqui no seu espaço ! INDIGNADO !!!
colocar o que essa pessoa declarou publicamente .
Veja : “Pedia para os orixás tudo que queria: o sucesso, o bom carro, o apartamento, consegui tudo.”
Isso ! É o que é VENDIDO na Mídia e o final da história, passamos por
ADORADORES de Satanás e o pastores saem ( entre aspas) vitoriosos..
Salvando mais uma alma ! E agora a vida dela será de Jesus , repleta
de vitorias !!!
No mínimo estou REVOLTADO ! Se as pessoas veem uma freira/padre/pastor de terno na rua…nada acontece….
Agora… se aparece um IAÔ !
Vide aquela criança que foi com guias para a escola…
No meu próprio trabalho e acredito de todos… nao se pode nem comentar
com ninguem que se é adepto !
Ja vi pai de santo, liberar iaô…de certas coisas…para poder ir trabalhar !!
Somos do MAL e eles de Jesus !
Paulo o viciado quando esta chafundado na lama e pede ajuda.
Ele promete qualquer sacrifício da parte dele, até sair daquele estado deplorável.
O cara faz a maior cagada do mundo e jura por Deus que nunca mais vai fazer igual: “Deus se eu sair dessa eu juro que nunca mais…”
Então corre para fazer ebo para sair da cadeia, para se dar bem no tribunal e por ai vai.
Assim é o bêbado, as pessoas que machucam as outras, a dor do arrependimento e etc.
Neste momento todos viram bonzinhos e acham que está tudo perdoado e dominado, basta acertar as contas no dizimo.
Não é a primeira, não será a segunda e nem a última.
Esse papo de se arrependa e será perdoado eternamente, é coisa de malandro que ‘roubou’ muito bens daqueles que tinham a consciência pesada.
Triste é alguém ter que esconder sua religião, por falta de coragem, por política do socialmente correto.
Isto me parece Face book, todo mundo é feliz, ninguém tem problemas e a vida é cor de rosa.
Eu adoro ser o MAL, minha vida está ótima. A deles eu não sei como está.
Quando eu sair deste corpo, vou deixar pouca coisa para me arrepender, mas, com a certeza que lutei muito para me consertar e me tornar um ser humano melhor.
“Ser de Deus”, não dá passaporte à ninguém em direção ao céu, assim como nossos iniciados não tem passaporte para o Ará òrún, simplesmente por que agora são Osù.
Simples filão midiático para faturar em cima de um café requentado.
Não podemos nos deixar levar por mais essa onda de ser humano mal formado, mal orientado e adorador do dinheiro.
O Odù Òsé Mèjì foi quem trouxe o dinheiro para o mundo.
Em sua chegada, o dinheiro, dominou todos os òrìsà, matando-os e os soterrando debaixo dele.
Apenas Òrúnmìlá se salvou e usou o dinheiro eternamente.
Pois, ele não foi dominado pelo dinheiro.
Dinheiro é uma energia viva, que deve ser dominada (Orí é soberano e mais velho), pois, do contrário ele o mata, sem dó e nem piedade.
O que seria o dinheiro, um Ajogùn (energia negativa)?
Ire
Dinheiro é possibilidade. Energia negativa ta na cabeça de falsos sacerdotes, pastores, etc. que cometem atrocidades com suas “ovelhas”. que na maioria das vezes não são nada ingênuos (afinidade?) pessoas sem caráter , sem ética e moral fazendo pedidos esdrúxulos e depois vão se fazer de coitadinhos como se fossem vitimas. o único problema nisso é que quando vemos o nome de pomba gira logo nos lembramos da religião de umbanda pra quem não entende e um prato cheio assim como pra pastores famintos $$ das neopentecostais.
Se bem que ela não tocou em nome de religião por que alias esse lugar que ela foi não pertence a religião e sim a magos escusos.
Diego,
E precisou ela mencionar o nome da religião ? Falou em Orixá !!!
“Pedia para os orixás tudo que queria: o sucesso, o bom carro, o apartamento, consegui tudo.”
E a frase está ligada a qual religião..pra bom entendedor ?
Nós sabemos que ela foi a um lugar que não presta,..que não esta no nosso contexto….mas quantos sabem disso em relação a 200 milhoes de habitantes
fora que sua entrevista saiu tambem para o exterior !!
AGRADEÇO AQUI O ESPAÇO PERMITIDO A MINHA INDIGNAÇÃO !!
Boa noite a todos.Ela perdeu uma grande oportunidade de se mostrar uma pessoa esclarecida e evoluída e assumir seus erros,é fácil errar e jogar a culpa nos outros.Essa atitude mostra realmente sua essência.
estou precisando muito de ajuda