Egbé òrun são companheiros espirituais.
Cada pessoa tem a sua preferência de companhia no òrun antes de vir ao ayè, quando uma pessoa vem do òrun ela pode estar associada a muitos grupos.
Um destes grupos é chamado Ègbé Emere um dos mais poderosos.
O destino de uma pessoa já está traçado antes dele vir a Terra. Seu espírito já fez seus acordos com os poderes constituídos. Este acordo pode ser por dinheiro, vida longa, filhos e etc.
Este acordo depende do individuo. Em alguns casos uma pessoa pode ter marido/esposa durante seu tempo no òrun e ter feito uma promessa significativa para ele/ela.
Eles podem ter prometido não se casar com ninguém enquanto viverem na Terra. Como podem ter prometido passar apenas um dia, mês ou ano na terra.
Se o acordo foi quebrado quando esta pessoa estava na Terra, esta pessoa vai ter muitos problemas em sua vida terrena.
É importante que uma pessoa faça um sacrifício relevante para Ègbé Emere, Ègbé Eru Didi ou Ègbé òrun, para sua situação em particular quando chegar a este mundo.
Alguns prometem fazer este sacrificio quando estão no òrun, mas quando chegam a Terra não buscam estas informações e não fazem o sacrificio combinado.
Algumas pessoas tem acordo com Egbé òrun no oceano, outros em árvores, todos tem seus companheiros de Ègbé ou espiritos que estavam junto dele enquanto permaneciam no òrun.
No Odù Òyékú’Ogbè vemos
Ìjì Àjí a ko jiré
Isun asùn a ko sun ire
Ebo Òyèkú-L’ogbè la o mon.
Foi divinado para Òrúnmìlá quando ele guardava seu dinheiro no quarto.
Um dia ele voltou de viagem e descobriu que estava faltando dinheiro.
Ele pensou que fossem seus Áwo que estavam lhe roubando.
O dinheiro continuava sumindo e Òrúnmìlá descobriu que era seu Egbé que estava perturbando sua vida.
Ele realizou sacrificio, alimentou-os.
Após fazer isso o dinheiro deixou de sumir.
Ele então começou a alimentá-los periodicamente e não teve mais problema.
Os problemas das pessoas se manifestam de maneiras diferentes.
Alguns perdem emprego, outros têm problemas no parto, no casamento ou no relacionamento, isto depende da circunstância individual. Tudo isto poderia ser uma promessa quebrada com seu Egbé ou o descontentamento deles com algo que a pessoa esteja fazendo na Terra. É o Egbé que tem o poder de levar coisas essenciais a alguém para fazer sua vida infeliz, é feito por causa de um acordo quebrado.
Nem todos são Abiku, nem todos vão morrer na cerimônia do nome ou no dia do casamento. Porém para alguns pode ser o caso.
Quando Egbé òrun vem buscá-lo é por causa do acordo original.
Em Òsé-Ògúndá temos:
Òsé Omolú
Òsí ko mo áwo
Agada ko mo Orí
Eni o da oru
Foi feita divinação para ómó Asode, ómó Aroko e ómó Asawo, estas três crianças vieram do òrun, no mesmo período e com a mesma promessa.
Eles fizeram promessa antes de vir a Terra e iriam voltar para o òrun depois de ficar apenas sete dias.
As três mães fizeram jogo com babalawo.
Apenas uma das mães fez o sacrificio prescrito.
Elas foram orientadas a não fazer a cerimônia do nome e nem fazer festa, elas deveriam apenas dar um nome a criança e nada mais.
As outras duas mães usaram o dinheiro para uma grande festa em vez de fazer o sacrificio.
Durante a cerimônia do nome, Ègbé òrun chamou suas crianças de volta para casa.
Quando chegaram a ómó Asawo eles foram incapazes de levá-lo.
É destino de algumas pessoas serem muito poderosas na Terra. É através do Egbé que seus aspectos positivos se manifestarão. Para algumas pessoas uma coisa pequena e insignificante se transformará em algo muito grande através da influencia de Ègbé. É sempre importante que as pessoas cuidem de Ègbé. Em casos de crianças doentes é importantíssimo, pois problemas na infância podem estar ligados e sendo causados por Ègbé òrun.
Texto de: Owolabi Aworeni.
Boa noite, Dailha!
Então, esquecendo Paul Sartre e o Existencialismo,certamente o senhor sabe do que estou falando, nós temos certas determinações e quando não cumpridas, resultam em problemas e nós não entendemos o motivo pelo passamos por tais coisas…?
Eu até concordo com o sr do fato da combinação que a gente faz antes de encarnar, mas eu só não concordo que a parte espiritual, que quando a gente atravessa pra encarnação a gente passa por uma gelatina do esquecimento e ai começamos tudo de novo sem saber o que vai vim pra gente ai gente comete todos os erros que a gente falou lá que não ia cometer e ai temos que pagar pelos os erros, isso eu acho uma sacanagem concorda comigo?Então não deveria cobrar esses erros pois se a gente esqueceu do que nós prometemos.
Roberto é por isso que Òrúnmìlá o Salvador da Humanidade existe.
Okitibiri apa ojo iku dá.
Aquele que pode protelar o dia de nossa morte.
Somente o oráculo poderá dizer se você está alinhado com seu destino, coisa que venho falando a anos aqui neste cantinho e poucos tem interesse em conhecer este enorme detalhe.
Nossa cultura não nos permite o jogo no terceiro dia de vida, mas, permite que façamos jogos com pessoas preparadas e não pessoas que pesquisram em blog alheios e acham que sabem 10 ebos ditados pelo Odù e já sabem tudo.
Doce engano.
Procure alguém que possa abrir um jogo para você e não fique brincando de adivinhar sua vida e lhe diga o que você deve fazer para se alinhar, se deve se iniciar, se está na profissão errada e etc.
Pense nisso.
Ire
Mário quem despreza a voz interior (Ori Inu), com certeza vai mais rápido para o brejo (smile).
O rio azul, que chamamos de rio do esquecimento que está ligado a Òsún e ao liquido amniótico é o berço para o esquecimento.
A evolução se dá como uma forma de lhe espremer e saber se tem suco.
O maior personagem nesta história toda é Èsù, pois seu papel é testar o seu caráter o tempo todo, até que ele tenha certeza que seu caráter está bem formado.
Pois aqueles que sucumbem aos seus encantos, são o prato favorito dele.
Por isso ele é confundido com o Diabo, pois, ele vai lhe atentar e lhe testar.
Ele vai lhe abrir portas fascinantes e luxuriosas e você vai cair como um patinho no canto do cisne.
Vai lhe abrir as portas dos tabus e etc.
Tudo isto, por que você não quer se informar, não quer jogar, não quer deixar a vaidade de lado, você fica feliz em saber que seu òrìsà é raro e isto é o que importa e por ai vai meu querido Mário.
Temos muito o que falar sobre este assunto, alias, assunto que já foi debatido em post mais antigo.
Ire
sera q o senhor pode me dizer onde eu poço buscar mais aprendizado sobre agbé órun por q eu estou passando por este problema eu nasci de uma barriga de dois menino,e só eu vivi e estou passando por poucas e boas : a sim. eu ja sou iniciado estou com 17 anos de santo Date: Sat, 5 Apr 2014 01:09:41 +0000 To: crispimluiz@outlook.com
Crispim o ideal seria você buscar um Bàbáláwo.
Ire
queria saber mais s/ abiku e egbes. raspamos? como identificar c/ perfeição se samos abiku? e como agradar egbes? Janice a. barros
Janice estes assuntos não são de domínio popular, são assuntos sérios demais para ficar sendo manipulados por qualquer pessoa.
Poucos iram resistir a tentação de aprender um pouquinho e querer manipular estas forças, muito poderosas.
Agradar ou fazer ebó de agradecimento ou mesmo voluntarioso a Ègbé òrún é simples.
Fazemos uma boa compra no supermercado, fazemos estas compras pedindo tudo que precisamos e entregamos em um orfanato, confirmando nossos pedidos,
Todos se ajudarão, você, quem precisa e as crianças do òrun.
Ire aláàfià Ìyà.
Vejo muito significados de Abiku, sabe me informar o que significa ser um elegbe?
Junior Elé = Senhor/Chefe
Ègbé = sociedade.
Chefe da sociedade Ègbé òrun = Todos os espíritos infantis.
ire
Como se ginifica egbe Em portugues .??
robson,
Ègbé quer dizer comunidade ou sociedade.
Axé.
O sacerdote indicado pra tratar desse assunto, bem como de abikú seria o babalorixá ou o babalawo?
Fernanda conhecimento passa em várias ruas.
Se um sacerdote de Candomblé tem o preparo desejado para cuidar do assunto com certeza ele saberá cuidar.
Um sacerdote de Egbè Òrùn é o mais indicado, desde que o assunto seja de seu domínio, pois, Egbè Orun é tão extenso quanto o culto de òrísà..
E um Babalawo se tiver conhecimento também cuidará do assunto.
Portanto não podemos especificar esse ou aquele sacerdote, ainda mais que nos dias de hoje, temos visto tanta arrogancia e muito pouco ase na mão, sem contar o conhecimento.
Ire
Muito grata, fiz a pergunta porque eu mesma tenho problemas. Não sou ninguém para criticar a postura de onde me cuidei, pois com certeza tinha muito mais conhecimento que eu. Mas o fato é que continuo muito complicada com isto de formas cada dia mais graves.
Encontrar um local é tão difícil, na minha localidade então…
Muito boa orientação
ABICU se raspa ou não?O que determina ser ABICU?O jogo é a melhor forma de se determinar ABICU ou somente os conhecimentos sobre ABICU OMODE & ABICU AGBÁ?ABICU abre casa?
Kaka,
Abiku tem qualidade por isso, existem tipos de abiku que se raspam e existem os que não podem ser raspados, somente através do jogo de búzios isso pode ser visto, e mesmo os que se raspam devemos ter muito cuidado e ter muito conhecimento.
Axé.
Nunca tinha ouvido falar sobre Egbé , até um evento Astral ( natural ) que me ocorreu . Graças a facilidade da internet , busquei informação do que se tratava .
Pasmem : A descrição de uma dessas energias de Egbé caiu como luva nos eventos que ocorrem na minha Vida .
Contudo , nesse universo Das Tradições Africanas , sem dinheiro nada se resolve.
E por vezes com dinheiro , tbm não se resolve por falta de conhecimento profundo de tais energias . No que é muito prejudicial.
Quem verdadeiramente CONHECE e domina e reverte essas energias muitas vezes prejudicias ?
Grata !
Ligia
e-mail ligia_cristinas@yahoo.com.br
Ligia essas energias não são prejudiciais, elas fazem parte do equilíbrio das forças do Universo, existe porque Olodumare as criou.
São poderosissimas, seu fundamento maior ainda.
Não se deve debater com elas, devemos apaziguar e entender o que elas fazem em nosso caminho.
Ire alaafia
É um grande aprendizado,aprendi muito lendo este texto, sempre penso que mediunidade é ferramenta de serviço ao proximo.nada sei mais aos poucos irei poder ajudar.
E um Grande aprendizado,tem situacoes que nao podemos nos eximir,estou aprendendo comigo ,nas lembrancas e sao muitas ,na dificuldade de chegar ao planeta,as discusoes entre os pais,os sonhos,as visoes,o escutar cantigas que nao conheco,adoro ajudar e o que mais gosto dos especias ,de quem mada tem ,dos doentes e gosto de rezar muito eu peco sim ,hoje mais do que nunca me sinto diferente derrepente falo coisas para as pessoas que depois dizem ser verdadeiros,vou com amigos num passeio bi uma arvore Grande fizemos um a toda e eu comecei a agradecer depois ci que meu chinelo sumiu.Desde crianca sei que tem vida nas arvores na natureza,gosto de falar com as aguas,sonhos muito,mais sei que e mediunidade e sei que a ancesyralidade Esta no meu coracao.Desculpai gosto de alegria.Antes desta licao dia e noite me pediam para rezar pelo Brasil e pediam um mapat,dia e noite ,depois outros grupos pediam pelo Brasil Amerika e acender 4 velas fazendo uma cruz ,Depois veio o ensino.obrigado falei demais.