O Senhor da evolução, representado pelo caracol.
Diferentes origens de Èsù são narradas em diversos itan de Ifá. Uma delas, que determina a ligação existente entre Èsù e Òrúnmìlá, contida no Odù Ogbè ‘Òkánrán, conta que:
Quando Olódùmarè e Obàtálá estavam começando a criar o ser humano, criaram, antes, a Èsù. Tendo visto Èsù na casa de Obàtálá, Òrúnmìlá demonstrou o desejo de possuir um, mas foi-lhe recomendado que voltasse um mês mais tarde porque tudo o que vira estava ainda em fase experimental. Inconformado, Òrúnmìlá insistiu tanto que Obàtálá resolveu atender à sua vontade, orientando-o para que pusesse as mãos sobre a cabeça de Èsù e que, voltando para casa, fizesse sexo com sua mulher. Tudo foi feito de acordo com a orientação de Obàtálá e, doze meses depois, Yebìirú, mulher de Òrúnmìlá, deu à luz um filho do sexo masculino e porque Obàtálá dissera que a criança seria Alágbára (Senhor do Poder), Òrúnmìlá resolveu chamá-lo de Elégbára. Logo que seu pai pronunciou seu nome, a criança começou a chorar e a dizer: Iyá, iyá, ng o je eku – (Mãe, mãe, eu quero comer preás). Ouvindo os apelos de seu filho, a mãe respondeu de imediato: Omo naa jeé! – Filho, come, come! Omo l’okun, – Um filho é como contas de coral vermelho, Omo ni de – Um filho é como cobre, Omo ni jìngìndìnrìngìn, Um filho é como uma alegria inextinguível, A mu se yì, mù s’òrun – Uma honra apresentável, que nos Ara eni. – nos representará depois da morte. O relato se estende mostrando como Esù, servido por sua mãe, devorou todos os quadrúpedes, aves e peixes e, não tendo mais nenhum animal sobre a face da terra, engoliu a própria mãe. Assustado com o ocorrido, Òrúnmìlá consultou o oráculo e lhe foi recomendado fazer um ebó composto de uma espada, um bode e quatorze mil cawuries (búzios).
Feita a oferenda, Òrúnmìlá aproximou-se de Èsù, que não parava de chorar e de gritar.
“Bàbá, bàbá, ng ò je ó ó!”
(Pai, pai, eu quero comê-lo!)
Berrou o menino.
Òrúnmìlá, então, cantou a canção da mãe de Èsù e quando este se aproximou para devorá-lo, atacou-o com a espada do ebó. Èsù foi então cortado em duzentos pedaços e cada pedaço transformava-se num novo Yangi, num novo Èsù. A perseguição se estendeu pelos nove òrun e, em cada um deles, Èsù era seccionado em duzentas partes e cada uma delas se transformava num novo Yangi. No último òrun, depois de ser novamente retalhado, Èsù propôs um pacto a Òrúnmìlá: Cada Yangi seria uma representação sua e Òrúnmìlá poderia consultá-los e mandá-los executar trabalhos sempre que fosse necessário. Òrúnmìlá, então, perguntou-lhe por tudo o que havia devorado, inclusive sua mãe, e Èsù respondeu:
“Òrúnmìlá kí o maa kési oun bí ó bá féé gba gbogbo àwon nkan bi eran ati eye tí òun ó máà ràn án lówó láti gbà padà fún láti owo àwon Omo aràyé”.
(Òrúnmìlá deveria chamá-lo se ele quisesse recuperar a todos e cada um dos animais e aves que ele tinha comido sobre a terra; ele, Èsù os assistiria para reavê-los nas mãos dos seres humanos).
O que a lenda ensina é que Èsù é um só subdividido em incontáveis partes e desta forma, todos os seres humanos, animais e vegetais, assim como os próprios òrìsà possuem os seus Èsù individuais. Èsù é o comunicador, o intermediário, o policial, o juiz e o carrasco e, da mesma forma que castiga os malfeitores, premia aqueles que agem corretamente. Èsù é, portanto, a divindade de maior atuação no contexto religioso da religião dos òrìsà. Èsù resulta da interação de Obàtálá e Odùdúwà e como o primeiro elemento procriado seria a personalização da energia que reúne os átomos, possibilitando a diferenciação da matéria a partir de uma essência única. Ele é o grande transformador, o comunicador, o intermediário entre os homens e as divindades e entre estas e o supremo criador.
O exposto acima é uma compilação do livro Èsù a Pedra Fundamental.
Àse.
Muito boa essa narraçaol sobre o Orisa Esu. Gostaria de fazer uma pergunta, na sexta feira nao se bate Pao e se eu posso bater Pao pra dar Osse no meu Orisa(Osagyan) outro dia? Por que no meu Ile nao é permitido em respeito a Osala. Obrigado.
Thiago a resposta para sua pergunta está dentro da sua casa de àse.
Você deve seguir as normas de seu sacerdote.
Ire
gostaria de saber mais sobre ogun soroke tem algum post de que data coo obte-lo obrigado
Olá Senhor Da Ilha, boa tarde!
Sempre tenho lido que os estudiosos não atinam em como o Exu orixá acabou nomeando as entidades da umbanda, o povo de rua também conhecido como exu. Penso que essa lenda iorubá nos fornece uma pista a esse respeito. O senhor acha que pode ser isso?
Royston você pode clicar na foto do nosso moderador Charles e procurar este post.
Ire
Anne eu não aceito esta hipótese de que Ele deu nomeação as entidades de Povo das Ruas.
Porém, eu não sou dono de verdade nenhuma, acho que nem das minhas.
O que sei é que as entidades são distribuídas por falanges e etc.
Nosso bom Bizzy pode lhe ajudar com esta duvida, ele é bom e estudioso da Umbanda.
Ire
Date: Wed, 19 Feb 2014 01:21:17 +0000 To: fabaoaguiar2011@live.com
bom dia obrigado pela mensagem.
Em 18 de fevereiro de 2014 22:21, “Candombl”
Olá,
Joguei os búzios três vezes para descobrir qual meu orixá, no primeiro jogo ele não aparece só chegou iemanja cobrindo minha cabeça, depois de alguns banhos joguei novamente e então oxossi se revelou. Mas resolvi ir em outra mãe de santo onde realizei o terceiro jogo, neste apareceu logun edé. Agora estou na dúvida qual o meu verdadeiro orixá, estou indo com mais frequência a casa que o jogo mostrou oxossi sendo está a casa que quero frequentar, porém nao posso dizer lá que em outra casa o jogo deu logun. Será que pode ter ocorrido algum erro no jogo? Ou será que meu orixá só se revelou de verdade no terceiro jogo? O que devo fazer?
Motumbá sr. Da Ilha… Adoro esse blog… É o melhor e mais completo que já encontrei!!!
E o mais engraçado é que eu fico lendo os comentários de cada postagem, e já tirei muitas dúvidas só com a duvidas dos outros….
Adoraria que tivesse mais cantigas das rezas em ioruba e a tradução… Estou querendo aprender mais essa lingua!!!
Abraços
Thais procure no Google o livro Cantando para os Orixas de Altir de Ogum.
Boa leitura.
Nino quem vai lhe dar a certeza é o dia a dia dentro da roça e as observações + jogos e ebo que você for fazendo ao longo de um ano antes de se iniciar.
Este tempo seria o ideal para você e para a casa.
Ire
Olá, muita paz!
Gostaria de saber o que significa lavar a cabeça ou ter a cabeça lavada no Candomblé! `Tem algum aspecto de iniciação , ou so apenas uma especie de limpeza?
Muito grato
Bruno é uma limpeza.
Iniciação é mais profundo e seu compromisso (membro) com a casa se torna eterno (nunca acaba) depois de fazê-la.
Ire
Da Ilha,
mais uma vez muito grato por sua resposta!
Forte abraço
Motumbá, parabéns pelo post, sempre iluminados os seus textos…
por indicação sua consegui o livro A Obra completa de Orumilá, estou adorando, esse livro que comenta no texto Èsù a Pedra Fundamental, é
traduzido para o português?
Mais uma vez parabéns, suas palavras são iluminadas
Asé
Sirlene eu o traduzi, porém, não sei se há disponibilidade no mercado.
Ire
MOTUMBÁ!!! SARAVÁ!!! KOLOFÉ!!! MUKUIÚ!!! AGBORUGBOYÉ!!!
Peço licença para divulgar a página da nossa comunidade de axé no facebook. Click no link abaixo e curta a nossa Page:
https://www.facebook.com/ileaseonanlayo
Nela contém muitos mitos, itans, orikis, ilustrações dos orixás, elementos ritualísticos e muitos outros fundamentos e conhecimentos selecionados para o povo de santo exigente. Acesse e confira!!!
Obrigado e awurê-ó!!!
uma vez eu vi desses caracois pequenos (okoto) numa loja de candomblé , achei muito bonito e levei ; eram um bem branco e um marrom , pequenos. Mas eu pensei que serviam para axé de Oxalá , mas descobri que são de Exu e que igbi é gigante, logo , não usei e guardei. Nem o branco serviria?
Ana,
O caracol em si pode ser visto em fundamentos de vários Orixás, e isso, independe de tamanho. Existe o Igbí espiralado que está mais ligado a Exú (Okotô) e o Igbí mais fechado que está mais ligado a Nanâ e Obatalá.
Axé.
Adúpé Bàbá Fernando!
RIO 22/09/2017, TIVE UM SONHO QUE:
SAIA DE UM SALAO E UM HOMEM, PARAVA EM MINHA FRENTE E DIZIA:
OXUM OKOTO, APARECIA DO NADA NAS MAOS DELE (FAVA DE ARIDAN), AO CONTINUAR APARECIA PEDAÇO DE PANO BRANCO E BUZIOS BRANCOS, TERMINAVA E ME ENTRAGAVA……. ALGUEM SABE O QUE QUER DIZER ? OBRIGADO
Fernando eu não ariscaria um palpite.
Procure alguém que possa interpretar esse sonho através do oráculo, é a forma mais segura.
Ire
Obrigado
A benção aos mais velhos e aos mais novos… poderiam me dizer ou indicar onde posso saber mais sobre Esu Odara ? dês de ja obrigado
Rodrigo Èsù Òdàrà, também conhecido como Elebó, o senhor dos ebós.
O aspecto de Èsù que encaminha os ebó até Olodumarè para que possam ser sancionados ou não.
Òdàrà nasce no Odù Òsétúrá e tem seu assentamento completamente diferente dos demais Èsù.
Ire