Ori é o deus portador da individualidade de cada ser humano. Representa o mais íntimo de cada um, o inconsciente, o próprio sopro de vida em sua particularização para cada pessoa. Ori mora dentro das cabeças humanas, tornando cada um aquilo que é.
Como ao morrer, a cabeça de uma pessoa não é separada para o enterro, Ori é conhecido como aquele que pode fazer a grande viagem sem retorno, pois os outros orixás, mesmo quando morrem seus filhos, são libertados da cabeça (Ori) e retornam ao Orun (céu, ou mundo exterior).
À cerimónia de equilíbrio do Ori dá-se o nome de Bori (bo = oferenda, ori = cabeça => dar oferenda para a cabeça, fortalece-la). Não se deve no entanto confundir Bori com Iniciação. O Bori pode ser feito em qualquer momento e não implica qualquer vínculo com o Orixá ou com a casa.
Durante o processo iniciático a primeira entidade a ser equilibrada é justamente o Ori, a individualidade pessoal, para que a pessoa não se transforme num mero espelho do orixá.
Um dos mitos sobre Ori diz que ele pode depois de enterrado voltar ao Orum, levado por Nanã ou Ewá. Diz este mito que um dia Ori percebeu que era o momento de nascer outra vez e foi falar com Olorum, o Universo, solicitando permissão para nascer na mesma família em que havia nascido antes. Olorum permitiu, com a condição de que apenas ele, Olorum, pudesse conhecer o dia de sua morte, sem que Ori pudesse opinar sobre esta questão e que o destino de Ori só pudesse ser mudado quando Ifá fosse consultado.
Este orixá não tem características estéticas pois não incorpora. Apenas é cultuado juntamente com os orixás, possuindo um número no jogo de búzios onde “fala”.
A quizila de Ori é a mentira.
Muito bom este texto, já acompanho vocês a algum tempo, mas na correria do dia-a-dia nunca dá pra comentar…
Sou iniciado no candomblé, sou babalorisa, um eterno aprendiz, estudante, pesquisador, curioso….rsrs
Parabens pelo trabalho de vocês… isso leva nossa religião para frente!
Ase!
Ótimo texto!
Eu tenho uma dúvida, de repente vocês poderiam me ajudar…
Eu abri minha cura na Sexta Feira Santa (sou de uma casa de Angola), só que já vai fazer 1 mês e minha cura ainda não cicatrizou.. me falaram até que poderia ser quizila com meu santo.
Pode ser isso mesmo?
Obrigada!
Mukuiu!
olá,
tenho uma dúvida não relacionada ao texto,,,
sou filho de oxum e ogum, mais me afastei por um ano da religião. retomei agora os meus trabalhos e o meu zelador me falou que ogum me “abandonou” e quem está dominando no lugar dele é oxossi.
isso pode acontecer realmente?
obrigado
gustavo
Geysa,
Na minha nação ketu/nagô não fazemos curas, não há uma referência liturgica para esse ato. Se não sicatrizou ainda, procure o zelador que a fez ou procure um médico para receitar algum ante-inflamatório, etc.
Axé.
gustavo,
Se você não for iniciado, isso pode acontecer, porém, não é que Ogun tenha lhe abandonado, é que Oxóssi está preponderando.
Axé.
oi fernando,
obrigado pela resposta
Muito obrigada Fernando!!
Um abraço,
Geysa.
E quando a pessoa morre afastada da religião o que tem que fazer?
Gabriel, todos os inicados deveriam ter o seu funeral dentro das tradições.
Se a pessoa se afastou é por que não queria mais ter contato com o culto, que ela seja enterrada conforme sua vontade ou de sua familia.
Ire o.
Gostei do texto como sempre! Quería saber Tomege ja nao está no Blog como autor?
Axé
Baba OdeOfa
odeofa,
Tomeje saiu do blog já tem um bom tempo.
Axé.
Motumbá!
Venho aqui no blog saber uma informação. Fiz Bori a três meses mas de um mês para cá, venho tendo muitas inquietações, agonias, muito emotivo e o corpo quente e muito calor. Ori dolorida, ora vezes ardendo e queimando.
Sangó ki ibá asé!
Araújo,
Procure o seu zelador, relate o que anda acontecendo e peça pra ele jogar pra você. Esta é, sem dúvidas, a melhor saída.
Axé.
Muito obrigado Yiá Dayane..
Manuela, eu gostaria de saber se é possivel o orixa exigir um bori? e se Oxossi pode exigir isso? se é verdade que o Orixa pode quizilar por conta disso. eu penso que o orixa protege e não faz mal a ninguem. Me desculpe eu nao entendo certas coisas, mas leio muito sobre isso e não gosto dessa pressão que Babalaos fazem por conta disso Me fale se isso é possivel?
É verdade que existe qualidade de orixa rara? e que é muito dificil de existir?
Marcia se existe um Babalawo dizendo que Osóòsi lhe cobra Bori, ele está mentindo descaradamente.
1º Quem determina Bori é o seu Orí.
2º Quem traz a informação é o oráculo, neste caso os Ikins ou o Opélè Ifá.
3º Nenhum òrìsá ira ter sua ira despertada por que vc não fez Bori, Orí é soberano e até Olodunmarè se rende as suas determinações, consequencias é uma história aparte.
Não caia no conto do vigário ou pessoas destreinadas e inaptas ao manuseio destes instrumentos sagrados de consulta.
Procure alguém idoneo e com conhecimento para lhe orientar.
Ire o.
Marcia todo òrìsá é raro, basta ver o numero de òrìsá que existem em nossas casas de áse, são em torno de aproximadamente 14.
Existem alguns que tem poucos iniciados, dai a expressão ‘raro’. Mas são forças da natureza que podem ser normalmente invocadas e acopladas as pessoas para que determinada situação possa ser resolvida.
Não caia no canto da sereia, em África tratamos o òrìsá como Ajikè (algo muito especial), principalmente o seu òrìsá chamado Orí, que é único e pessoal.
Este sim é rarissímo.
Ire o.
da ilha eu lhe agradeço e pergunto novamente, é errado assentar um bara no portao da casa da pessoa para trazer proteção quando a pessoa não é feita? traz azar? ou não? obrigada .
da ilha vc é uma pessoa maravilhosa e seus amigos desta página tambem, são pessoas como vcs que fazem diferença ao candomblé.
Marcia, dizemos Esù, Bara é uma elisão de Òba Ara = Rei do corpo, uma alusão a força animica que nos movimenta, que por sinal é uma particula divinizada de Esù que todos nós carregamos. Não vejo problemas em vc ter um Esù em sua porta desde que seja algo feito por alguém que realmente saiba o que está fazendo e que haja comprometimento de sua parte em cuidar desta energia.
Esù ta mi lorè. Esù é meu amigo.
Ire ooooo
Marcia a equipe do blog agradece o carinho.
Auwre aiku Obinrin.
Da Ilha te agradeço muito, eu gosto muito de exu, eles sao amigos protegem muito e eu penso estar cuidando bem sim , eu sou apaixonada pelo candomblé, eu moro no pantanal a 2 horas da cidade de bonito. eu convido se quizerem vir passear, será um prazer. eu ficarei muito feliz. Sabe eu me sinto muito feliz e segura sabendo que exu esta pertinho de mim, cuidando amparando. um abraço.
Da ilha, vc joga buzios a distancia, por msn? ou tem que estar na sua frente? eu moro longe e eu gostaria que o senhor se puder jogasse para mim. é possível? Não quero ser chata ta? é que por aqui não tem isso.
Prof. Marcia, infelizmente eu não jogo por MSN. É uma postura pessoal, gosto da pessoa frente a frente, olho no olho, a energia pulsando na hora do jogo.
Pode ser que uma emergência a gente não se negue a ajudar, porém, preciso de muito mais que um telefone ou computador para captar-mos o que realmente tem que ser visto.
Fico feliz em lhe transmitir confiança e segurança, mas vou ficar lhe devendo.
Apareça no Rio para tomar um cafézinho, rs.
Ire o.
Eu entendo DA Ilha, mas eu moro no pantanal. é muito longe, mas eu te convido para vir aqui ta? em voce eu tenho a maior confiança. uma grande abraço. voce merece tudo de bom.
Marcia, Erinlè ki nba se.
Obrigado pelo convite, porém, da mesma forma lhe digo: É muito longe, rs.
Tenho amigos e irmãos em Mato-Grosso, quem sabe um dia…
Ire o.
Mas sempre estaremos conversando. gostei muito do senhor e sincero e leva a sério a religião.eu tenho um sério problema com um filho meu, por isso eu queria ajuda. mas , fazer o que. um abraço.
Olá, não sigo a religião mais sou muito curiosa sobre o assunto,e sinto uma ligaçao muito forte quando escuto musicas sobre Oxun,queria saber se seria bom eu procurar uma casa para ter certeza se tenho alguma ligaçao com Oxun.é uma coisa incrivel,escuto as musicas e sinto meu corpo todo arrepiar,uma coisa tao boa, que parece que a musica sai de mim.Queria seus conselhos .Obrigada
Danielly,
As cantigas de Oxun são muito bonitas e se te arrepiam pode ser que você tenha alguma ligação com Oxun. Se você tiver vontade e se sentir atraída, procure uma boa casa para frequentar, fazer um jogo e participar.
Axé.
boa noite!
uma das minhas experiências espirituais, interpreto como a harmonização das energias (orixás) em minha vida.
Acordei de madrugada em transe (preso por forças invisíveis na cama) e seres colocavam ou procuravam símbolos em meus corpos (parecia que estavam me revirando), e eu sentia muito incômodo no processo (tentando sair de tal situação) por fim fizeram o que tinham que fazer, saí do transe, “acordei” e voltei a dormir de novo, meio que assustado, porém agradecendo a Deus o contato.
O fato aconteceu no Centro Espiritual de Figueira (Trigueirinho) em Carmo da Cachoeira – Minas Gerais.
Da Ilha, poderia me ajudar com suas palavras sábias?
Continuando,
Embora saiba que todas as filosofias religiosas que trilhei, foram importantes no processo de maturação de minha sensibilidade espiritual, me sinto compelido à adivinhação por Ifá, “de repente eu sossego o facho”, e a hierarquia divina me dê paz de espírito.
Muito Obrigado!
Luiz isto é serio e muito pesado, não é mesmo?
Esta investigação que sofremos é muito diferente e parece que estamos voltando de uma viagem muito longa, a falta de folego o suor a falta de raciocinio lógico, é muita confusão para poucos segundos, quando acordamos e nos sentimos ainda presos.
Não se assuste, sabemos que não é normal, mas faz parte do jogo.
Agradeça o contato e peça bençãos.
Ire o.
Luiz o que será “compelido a adivinhação por Ifá”.
Jogar ou se inicar no culto?
Saiba que dentro de um jogo de Òpèlè ou Ikin o òrun é o limite.
Ire o.
Luiz Henrique
Da Ilha, muito obrigado, pela mensagem rápida e precisa.
Pretendo jogar e saber quem são meus orixás: ancestral, de frente, ajuntó, etc.
Conhecer minhas pedras, plantas, amuletos (pemba dos meus orixás) horário de colheita de plantas para sucos naturais, chás, etc.
minha data de nascimento é 07/03/1966 às 11:00 da manhã, adianta em algo?
Sobre a iniciação do culto o meu ser interno sinalizará se é esse o caminho a seguir.
Desde já agradeço, por me receber e parabéns pelas orientações.
sou de oxum opará com xangõ agodó sou abia mas estou mim preparando para fazer o santo e ouvir uma coisa q mim deixou oreocupada q sendo de oxum opará nao posso ser de xangõ agodó.como pode mim ajudar?
rosemacedo,
Se você ainda é abiyan não deve pensar em qualidades de orixá, saiba que tudo pode mudar na véspera de uma iniciação. Normalmente Oxun Opará vem aconpanhada de Oyá e Ogun, porém, este xangô pode ter ligação com outros enredos.
Axé.
oloru-modupe;gostaria de saber mais sobre meus orixas´si puder mim ajudar agradeço
rosemacedo,
Leia os post aqui colocados, clique nas fotos dos moderadores que tem bastante literatura sobre a nossa religião, nas nações Ketu, Egbá, Jeje e Angola/Congo.
Axé.
oi me catia de oba, quero saber se este orixa é dificil de cuidar , tenho sete anos de feita, e nao conheço muito porque ela nao vem só na minha feitura.
catia,
Seu zelador não cuida de seu Orixá? Obà é um Orixá que requer carinho e atenção. Converse com seu zelador e exponha esta questão.
Axé.
boa noite eu não tenho mais zelador, me afastei dele a muitos anos, não tnho nem contato, ele se perdeu entã resolvi me afastar. maios euou cuidar deles por que gosto e eles merecem . obrigada por ter respondido.
Bom dia,
Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês. Preciso saber se Eked faz obrigação de 5 e 7 anos e se é obrigatório o santo da eked ficar assentado no terreiro com o Zelador ou se pode ser assentado na casa da Eked.
Obrigada!!! Axé!
Anne,
Tanto Ekedi como Ogan e principalmente aqueles que estão sempre na casa exercendo sua função, tomam obrigações normalmente de 1, 3 e 7 anos. Obrigação de 5 anos não tem no ketu (me parece que só no Jeje). Seus assentamentos ficam na casa de candomblé, dentro dos quartos destinados a cada Orixá.Algumas casas se o Ogan ou a Ekedi exercerem de fato seus cargos estando sempre aliado ao seu zelador, na obrigação de 7 anos, poderá ganhar um Oyè, um cargo de maior relevância na casa.
Axé.
motumbá baba.recentemente tive que mudar de casa pois a minha iyá faleceu,bem eu gostaria de saber sobre orí megi pois o que eu aprendi é que o orí e divido por duas energia e o juntó .eu sou de odé e ai apareceu outro odé em meus caminhos ele não é herança pois tenho outro orixá de herança no caso uma iyába.estou muito preocupada com essa situação,gostaria de saber se sou orí megi pois não quero fazer nada de errado pois já tenho 18 anos de iniciana.
há quem é orí megi o enredo do 1 orixá que preponderá,ex osun opara com osun ijimu,o enredo será o de osun opara.adupé.
arole,
É isso mesmo sobre Orí Mejí, uma energia sub dividida, você poderá ser Orí Mejí, Odé com Odé, isso você deve confirmar através do jogo.
Axé.
Senhores boa tarde,
fui escolhido por um orixá (xangô), no qual tenho muito amor pelo meu orixá, eu já passei pelas águas por motivo de forças maiores eu perdi o meu babalorixá, por essa perda fiquei durante anos afastado da religião, agora meu coração me pedi para voltar, já estou com a lista nas mãos para dar um bori e tirar a mão do meu (falecido Pai), mais dez de quando fis santo ouço falar que Ogum me cobrando alguma coisa
Eduardo,
Peça ao zelador para abrir um jogo e confirmar se é verdade que Ogun está lhe cobrando ou não.
Axé.
Olá… gosto muito do blog e primeiramente quero agradecer pela disposicao em compartilhar tantas coisas interessantes!
Tenho uma pergunta. Qual é a diferenca entre Ori, Orixá Ancestral e Orixá de Frente?
Gratidao e tudo de bom pra vcs, Tassia Novaes.
Tassia Ori é o seu principal òrìsà veja post clicando em minha foto, òrìsà ancestral é aquele que foi cultuado em sua família em tempos idos, ou talvez tempos imemoriais, òrìsà ‘de frente’ é a energia que será colocada para dentro de você e irá ajuda-la a seguir seu caminho nesta vida.
Ire o.
Da Ilha
Primeiramente devo parabeniza-lo pelos textos e citações, eles tem me ajudado muito. Tenho vontade de me iniciar na religião, você poderia indicar alguma casa aqui em São Paulo?
Ortiz eu não tenho contatos em S. Paulo para poder lhe indicar.
Ire o.
Mesmo assim, muito obrigada.
Estou acompanhando o site!
Boa tarde! Queria tirar alumas dúvidas simples, mas que me deixam inquieta. Eu tenho um carinho muito grande pela Umbanda e pela Nação, porém não tenho conhecimentos tão aprofundados. Li que devemos agradar Bará em primeiro lugar e gostaria de saber se, por exemplo, ao saudar os Orixás… devo começar por Bará ou pelo meu Orixá de frente que sei que é Mamãe Oxum? Eu gosto de saudar todos os Orixás em pensamento, quando meu dia começa, me sinto bem ao fazer isto, mas nunca sei se devo começar pela minha Mãezinha Oxum ou por Bará ou por Nanã (que sei que gosta de ser saudada primeiro). O mesmo ocorre quando acendo minhas velhinhas, cada dia da semana acendo para o Orixá que vibra mais naquele dia e pergunto se devo acender uma vela para Bará também, junto com a do Orixá do dia (além do dia da semana ligado a Bará) ou se apenas a do Orixá daquele dia.
E se estou recebendo ajuda de Obá, tem problema em saudar Oxum primeiro? Pergunto por causa da “rivalidade” que dizem haver entre ambas… mas os Orixás não são rivais uns dos outros. Fico perdida porque acho que deveria priorizar minha Mãezinha Oxum nas saudações… ou não? Bem… agradeço imensamente se puderem responder a estas perguntas… sobre Bará, Nanã, Obá (que tem me ajudado muito) ou Oxum (que já foi confirmado por jogo eu ser filha dela). Grata!
Juliana Bará é o Èsù do seu corpo, aquela partícula encantada que todo ser humano tem e que pertence a Èsù, esta partícula nos dá movimento, é a força anímica da vida.
Meu conselho seria você em primeiro lugar:
Reze seu Orí, ainda na cama, peça e se deseje um bom dia, agradeça a Olodumare por estar viva, por poder desfrutar do maior presente que temos: A vida!
Depois faça saudações a Èsù, elogie o Espirito do Mensageiro Divino, o fiscal do Universo, aquele que tudo sabe e tudo vê.
Depois faça a saudação que desejar:
Ògún, Osun Sàngó, Òbá e etc.
Não importa a ordem depois de Èsù, mas faça um favor a você mesma, fale em voz alta!
Somente após conectado ao òrìsà (isto é para iniciado) usamos o pensamento ou telepatia para ‘falar’ com o òrìsà.
Nas rezas e orações, usamos nossas cordas vocais, quanto mais alto melhor e pode deixar lhe chamar de maluca, pois eu acho que você é louca por Òrìsà, faça sua voz viajar pelo Cosmos e ser ouvida.
É assim que se reza na nossa religião.
Ire o.
Obrigada, Da Ilha, pela atenção e boa vontade com que sempre responde a nossas indagações! Obrigada pelo conselho, vou por em prática! 🙂
Prezados!
Sou do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Aqui os Orixás são principalmente cultuados pela “Nação de Orixás” também conhecido como “Batuque”. Acho interessantíssimo o culto ao Ori. Estou procurando ler e estudar a respeito. Mas na Nação não existe esse culto! Existe o “Bori” mas como já uma ligação com o orixá de frente e seu “ajuntó” – orixá de cabeça e corpo.
Neste caso, orações e pensamentos positivos ajudariam a harmonizar meu Ori?
Vou perguntar para meu pai de santo sobre isso mas gostaria muito de algum esclarecimento! Andei afastado por anos mas em breve estarei refazendo minhas obrigações.
Muito grato por sua atenção e bom axé!
Luis busque mais informações em meu blog pessoal.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire
como cultuar meu ori , sem ser iniciado?
Preciso de uma ajuda. Eu no momento não tenho acesso a uma casa de candomblé e eu tenho a plena certeza q eu meu ori da está nem um pouco bem. Como eu no momento não tenho acesso a uma casa de candomblé, não tem como eu fazer bori no memento. O que eu posso fazer para pelo menos amenizar a situação ?
Renan Ìyà Orí (Yemojà) é uma grande referencia para curar as desordens de nossa cabeça.
Sentar na beira da praia, invocar Esù e pedir que ele leve suas orações a Yemojà é um bom começo.
O resto do caminho você pode trilhar, mudando comportamentos e atitudes.
Seja positivo, seja honesto, seja transparente e seja amigo.
Respeite pai e mãe.
Os òrìsà apoiam que age desta forma.
Ire
Da ilha, eu posso cantar pra Esù e Yemanja sem medo mesmo sem ser iniciado?
Renan vc pode arrebentar seus pulmões. Cante, grite e louve o quanto você quiser.
Ire
bom dia sou iniciado ha 10 anos com todas obrigações pagas sou de ogum soroke com ossae ,pois tenho muito problema com a casa que sou iniciado muita falta de concordância com pai de santo pois sinto que nem sempre o caminho que ele passa para os filhos e o caminho de devemos seguir e por este motivo acaba me excluindo das obrigações da casa sou o seu 2 filho rodante não tenho nenhum cargo na casa pois o 1 filho saiu do ase, comento com ele as fezes que sentia uma forde vibração na hora do culto de baba e ele não teu atenção pois um pelo de um dia o baba virou e ele desvies não sei se e pelo ogun ou se e por min mesmo que tenho essa incompatibilidade de opiniões com ele se você poder me dar uma orientação desde já agradeço Awùre.
alberto,
A solução está bem explícita, na sua frente, cabe a você definir o que você quer da vida religiosa e o que pode esperar de seu zelador.
Àwúre
desde já agradeço ,mesmo não sendo fácil tomar uma decisão
boa tarde Fernando o senhor teria algum telefone de contado para eu estar marcando um horário
carlos,
Enviarei por email.
Axé.
Motumbá.Pai Fernando uma pessoa que possua um orí mèjí,o orixá a ser consagrado dividirá a energia com outra qualidade,esses orixá terão igbás individuais ou não.Desde já agradeço sua resposta.
Nei,
Ninguém tem dois Orixás na cabeça, isso é invenção! Somo consagrados apenas para um Orixá.Quando a pessoa é Ori Meji, ou seja, uma energia que se divide em duas, ela na iniciação assentará aquela que no momento preponderará, por exemplo: Uma pessoa que no jogo responde Xangô Agodô e Airá Intíle com a mesma veemência, qual dos dois será consagrado no Orí? Neste momento o zelador através do Orobô aos pés do Igbá de Agodô e aos pés do Igbá de Intíle, portanto dois assentamentos individualizados, pede que Orunmilá em aláfia confirme quem será o primeiro, em seguida e na continuação do ritual consagra o segundo, porém, aí é outra história.
Axé.
ola,
Tenho uma duvida , ha alguns atras me dieram que eu teria que fazer um Bori, porem jamais tive conhecimento do que se tratava , como estava num momento toda confusa o fiz, me pediram uma lista enorme de coisas alimentos e ate uma galinha d’angola , e se não me engano pombo!Não rasparam minha cabeça nem nada ! apenas presenciei o “culto”, não entendo a religião e nunca quis me iniciar…o que faço com o ebalri que fizeram?não tenho contato mais com a pessoa ,ha algum problema nisso?fui iniciada ou aquilo não tem nada a ver com a iniciação ? ja que o mesmo não foi feitos corretamente..Joguei buzios recentemente e saiu no jogo meu agô , ja que na historia eu ‘não sabia’ o que realmente estava sendo feito, e “eles” me perdoaram! desde ja agradeço a atenção
kamila,
Despache tudo que tem dentro num rio e a louça quebre e coloque no lixo, ou, deixe em casa guardado para se um dia precisar fazer novamente.
Axé.
Olá, gostaria de saber se eu posso mostrar o caminho da minha cabeça para o meu orisa, para ele se apresentar para mim, não sou iniciado, fui uma vez em uma roça fazer um ebo! me interessei e gostaria de me aprofundar mais nessa religião!
Geovana,
Que mostra o caminho é o Orixá, é ele quenos escolhe, é o nosso ancestral.Procure uma boa casa para frequentar e se envolver na religião.
Axé.
Olá. Motumba. Dentro da noção Ori. Podemos efetivamente classificar Ori onã(fogo), Ori lé(terra), Ori omi(água), Ori fefé(ar ou firmamento) ? Quem teria um tal ori onã, poderia ser feito de Oxalá? Ou numa lógica, Ori como primeiro Orixá ao estar apto, depois de um individuo x ter passado pelos ebós convencionais e específicos de cada situação, receber Obori e independente de uma classificação como fiz acima o ori alimentado, independente de sua classificação pode receber, ou melhor abrir-se a qualquer Orixá numa situação de iniciação, como o individuo já no apoti ( seu orixa claramente determinado no jogo, etc) prestes a ser feito omo Orisa? Ou ori onã por exemplo, seria incompatível a Oxalá ou Oxum? Em Angola, porque sou Angoleiro, não fazemos culto a Ori, nosso prisma de culto é diferente como sabem, mas me interesso pelo assunto. E por isto formulei a pergunta. Meu muito obrigado!
André eu não sei onde vc estudou esse conceito de Ori.
Mas, posso assegurar que esse conceito de Ori não existe dentro do Culto Tradicional!
Tenha um pouco mais de atenção com as fontes que vc utiliza.
Ire alaafia