Muitas vezes, precisamos ofertar / fazer sacríficio e direcionar este trabalho para o odu em questão, porém, muitas vezes temos òrìsás que apoiam nossa empreitada. Este algo mais, que ofertamos tem o nome de Etutu. É sobre este ebó que falaremos a seguir complementando o texto bem elucidado anteriormente.
Boa leitura.
E um dos recursos fundamentais na transformação das condições existenciais, sejam elas de origem natural ou social e um ato propiciatório realizado a partir da orientação do oráculo visando prevenir o mal ou atrair o bem favorecendo a libertação dos problemas e a conquista do necessário ao desenvolvimento pessoal e grupal. Assim o Etutu atua em três níveis diferentes de energia:
Preventiva: para evitar que um mal se instale
Curativa: para afastar o mal instalado
Atrativa: para atrair coisas boas
A maioria dos Etutus realizados a partir da recomendação dada por Ifá segue rigorosamente a orientação contida nos enunciados do Corpus Literário do mesmo. Estes descrevem os problemas do consulente e as formas de solução possível que incluem, necessariamente, o Etutu. Muitos dos quais, realizados na presença do consulente, com diversos itens, materiais oferecidos às divindades para solução das adversidades em questão, que tanto podem ser de uma pessoa, de um grupo ou cidade.
A forma de realizar o Etutu não é criada pelo babalawo ao seu bel prazer, ela decorre de ensinamentos contidos nos enunciados de Ifá, de acordo com o Odu manifestado na consulta.
Analisando a forma como o personagem do Odu viveu que problema enfrentou, como os solucionou, inclui na maioria das vezes a prescrição de um Etutu.
As vitórias alcançadas e os males evitados pela personagem mítica do Odu em questão serão alcançados pelo consulente desde que o conselho seja compreendido, acatado e obedecido, conforme recomendações da sabedoria milenar Yoruba.
Para realização do Etutu, são fundamentais os elementos da natureza, assim como as condições climáticas.
Os itens utilizados incluem água das mais variadas fontes (rios, lagos, mares, nascentes, orvalhos, chuva), azeite de dende, mel, cana de açúcar, obi, orogbo, etc…, Cada elemento utilizado possui àse especifico cujo sentido pode ser aprendido ao explorarmos seus símbolos.
O mesmo vale para o significado dos astros (sol ou lua) nos rituais realizados durante o dia ou à noite, das condições climáticas e do local da entrega do etutu.
A água, elemento feminino, circula em toda a natureza. Possui o poder de tornar sagrado o que toca e de estabelecer harmonia. Como todo ser vivo depende da água, os banhos favorecem o renascimento dos rituais, ativando as circulações de energias para multiplicarem o potencial da vida.
Transparentes, profundas, fecundas, correntes, etc., cada uma delas exercem finalidades distintas nos rituais.
O sal, elemento de conservação, vida longa, prosperidade, preservação e durabilidade, confere formas e as sustenta. Sua associação com o esquecimento e a esterilidades o recomenda como importante elemento na neutralização de malefícios.
Como orientação geral, o elemento mineral confere forma as coisas, o vegetal promove renovação das forças e o animal favorece a reposição das energias perdidas.
Cada um dos elementos utilizados nos etutus, possuem peculiaridades energéticas, atuando de modo particular neste ou naquele ponto especifico, promovendo o alivio de dores físicas, favorecendo a realização de negócios, resolvendo problemas amorosos, etc…
Rituais realizados durante o dia a luz do sol diferem de outros realizados a noite. A luz da lua e as estrelas buscam estabelecer contato com seres que, tanto num caso como em outro, possuem atributos favoráveis às trocas que se pretendem estabelecer para alcançar a as finalidades do Etutu.
O local onde o etutu será entregue, também varia de acordo com as instruções contidas nos Odus, copa das arvores, matas, florestas, rios etc…
As encruzilhadas, lugares onde os caminhos se cruzam, são consideradas sagradas, pois nelas ocorre o encontro das forças do ayè com as do òrun.
As montanhas favorecem o crescimento e a serenidade, ponto de união do céu com a terra, sugere possibilidades de superação.
A floresta e a mata, por seus componentes essenciais, lugar de abundante vida vegetal e animal, não dominada nem cultivada, a beira da luz solar, símbolo da terra em sua natureza, guardiã de toda a espécie de perigos e doenças, bem como de múltiplas possibilidades de proteção, defesa e crescimento, favorece o encontro entre o humano e o sobrenatural, com trocas benéficas a ambas as partes.
O mar, local sagrado, cujo simbolismo inclui o poder das águas, de levar o mal para as profundezas, ponto de partida e retorno em meio ao movimento continuo e, muitas vezes, violento na sua existência. O mar, fonte de vida, com suas águas carregadas de sal, favorecem a limpeza da negatividade que cria obstáculos ao desenvolvimento.
O rio, cujas águas em continuo movimento simbolizam a força criadora da natureza, e, portanto a fertilidade, cujo curso irreversível sugere possibilidades de esquecimento. Suas águas lavam o mal e retiram azares.
As árvores, algumas sagradas, abrigando seres que presidem a vida são objetos de rituais para homenagem e suplicas.
Durante a realização do etutu o babalawo recita poemas integrantes de determinados Odus relativos à condição existencial do consulente, bem como outros versos específicos próprios para acompanhar o etutu.
Assim sendo, toda a consulta ao oráculo inclui a recomendação de interdições, de um etutu especifico que, através da orientação bem orientada da força vital, afasta o mal não instalado, neutraliza o já instalado e atrai o bem.
O sistema oracular de Ifá exige na pratica um conhecimento apurado da essência do ser, assim como as possibilidades de exercer ações eficazes sobre a natureza, quer seja através dos Etutus, ou das Oóguns (magias com folhas), ou seja, o todo articulado pela força vital (ase).
Esse conjunto explica o relacionamento existente entre os vários planos da realidade, que sem os mesmos Ifá permaneceria estático, resumindo-se a poemas e enunciados orais distantes da historia.
gostei muito, tive oportunidade de aprender mais um pouco!
Da Ilha.
O texto complementa de sobre maneira e apoia por completo a finalidade do ebó na vida de uma pessoa, a importância dentro do próprio Oráculo, e a conjunção de energias.
ètùtù é a obrigação personalizada advinda do ebó tirado e composto.
Awuré omo Ifá!
Axé.
Muito bom dia Baba Da Ilha!!!!!!!!!
Lembra de mim?!
Pois bem, andei sumida do blog, mas sempre recebo no meu e-mail os novos posts, leio e aprecio todos eles…… aliás, parabéns por mais uma bela leitura postada pelo Sr. São pessoas como vcs do blog que me fazem sentir orgulho de ser do Candomble e não ter receio de assumir….
Baba, gostaria que se possivel o Sr me falasse algo sobre Egun… ou se tem algo ja postado para eu ler…. estou com problemas sérios com egun na família, segundo meu zelador ele disse que Egun é melhor tratar direto com ele, não fazer trabalho para outra “entidade”….. tipo linha direta…. rsrsrsrs, ele me passou algumas coisas para fazer, coisa simples, que segundo ele resolvem boa parte do problema, gostaria de saber do Sr como trataria com egun? Pessoa da familia que já desencarnou e acompanha quem ainda está aqui e a leva para o alcool….
Obrigada, um forte abraço!!!!!!!!!
Júlia
Julia Eugênia,(colaborando com o Da Ilha)
Através do jogo de búzios podemos determinar que tipo de ebós se farão necessário para encaminhar este Egun familiar. Eguns familiares tem que se dar caminho o quanto antes.
Axé,
Ola meu nome é Regiane gostaria de saber qual o significado de um pombo morto na porta de um estabelecimento comercial ?
Isso aconteceu comigo e estou muito preocupada ?
Regiane, o Eyélè (pombo), é um pássaro sagrado, que não aceita o mal em sua viagem aos céus, quando sacrificado.
Isso pode ser coisa de uma pessoa bem desinformada que com certeza vai receber o troco em forma de punição.
Não se preocupe, Obatalá sabe quem são os incautos.
Por vias das duvidas, em que estado este pombo estava. (estado fisico, descreva)
Ire o.
Regiane,
Pombos têm sido considerados “pragas urbanas” devido a quantidade de animais nos centros urbanos e pelas doenças que ele pode transmitir ao homem. Encontrar um pombo morto numa cidade não é fato atípico.
No mais, o uso deles em Candomblé nada tem a ver pra prejudicar alguém, muito pelo contrário.
Pelo sim, pelo não, caso a pulga insista, procure um jogo.
Axé.
Oi sumida.
Onan rere o.
Meu Dengo!
Pois é. Tô numa odisseia… hahaha
Mas tô bem, com os bons ventos de Mamãe.
Òya tótó hun!
Boa NOITE!
Frequento uma casa d ecandomblé faz três anos e sempre me senti muito bem lá e apesar de ainda não ser iniciada sempre ajudei financeiramente na casa, sempre frequentei aciduamente as festas públicas e alguns rituais internos. Sempre me senti na minha casa, inclusive sentia q a mãe de santo me tratava mais como amiga do que como uma futura filha de santo ou cliente. Desde minha adoslencencia tive atração pelo candomblé, pelos atabaques mas essa casa foi a primeira que frequentei e sempre admirei muito a mãe de santo e sempre respeitei muito ela me colocando sempre a disposição já que é uma casa que não tem recursos. Depois de começar a ir nesta casa tive a oportunidade de ir em outras festas públicas com a mãe de santo mas nunca senti o amor que sinto na casa que frequento. Costumo dizer que o que me levou lá foi o amor incondicional que tenho pela religião, não foi por doença, problema financeiro ou emocional que me levou como vejo na maioria dos casos. O que acontece é que de uns meses para cá tive um desentendimento na casa durante uma festa. Me faltarão com respeito e quando a mãe de santo veio me perguntar o que tinha acontecido eu disse que não tinha entedido o motivo da agressão da outra pessoa afinal, sempre estou a disposição da casa, ajudo no que posso, e me comporto melhor que muitos filhos de santo dela e faço coisas que nem um deles se interessa em fazer. Inclusive outra mãe de santo disse para ela na minha frente que eu era um exemplo , que toda casa se orgulharia de ter uma pessoa tão interessada, fiel e dedicada como eu era. Só que percebi que ela não gostou e mudou suas atitudes comigo, se tornou fria e indiferente comigo. Passei a ser deixada de lado na rotina da casa e nas festas públicas. O desentendimento não foi com ela, mas ela tomou as dores. Esperava q ela fosse ficar neutra e quando vi que não, fiquei muito mas muito decepcionada mesmo. Hoje percebo q ela me liga ou atende meus telefonemas quando precisa de mim e que ela não faz questão q eu participe mais. Eu já estava conversando com ela a respeito da minha iniciação só que com essa desilusão nem tenho coragem de tomar essa atitude pois sei a seriedade deese ritual. Hoje eu quase nem tenho ido lá e quando vou estou sempre ouvindo indiretas q eu não devo cobrar o que dei que o santo não gosta de coisas feitas de má vontade, e o mais interessante é que escuto isso de gente que começou a frequentar a casa a uns três meses. Eu nunca cobrei nada e nunca fiz nada de má vontade, prova é que todos os trabalhos que foram feitos com minha participação nunca foram negados pelo santo. Percebo que todo mundo faz o que quer e que no dia em que eu mostrei minha insatisfação eu fui duramente castigada por ela e pelos outros da casa. Moro no interior de São Paulo, tenho 50 anos e não consigo ir em outra casa, quando me arrumo parace que tem uma coisa que não deixa eu sair. As únicas vezes que fui em outra casa foi com a mãe de santo, tamanha é minha fidelidade. Não sei o que faço, se continuo indo lá e tento ser indiferente também ou se deixo de lado e tento ir buscar outra casa para frequentar.
Abraços, claudia
Ola mais uma vez estou aqui porq estou muito preocupada ,
a um tempo atraz participava de uma casa mais não me senti bm e resolvi sai
mais eles não gostaram muito, se vingaram de mim nossa minha vida virou um verdadeiro inferno depois disso ..
è muito difícil falar sobre uma religião da qual amava tanto mais, que me deixou muito feridas sei q os orixás sempre me protegeram contra todos,
mas o mal consegue deixar feridas profundas …
me ajudem o q acontece quando um pombo morto é jogado na pota do seu estabelecimento?
Regiane,
Infelizmente isso pode acontecer em qualquer religião, é triste, mas, existem boas casas de candomblé, sérias e de muita competência.
Acredito que jogaram o pombo(se foi issso) só para assustá-la, não de importância, lave a porta de seu estabelecimento com a erva Vence-demanda.
Axé.
Claudia, bom dia.
Seu relato não difere de muitos casos que conhecemos.
Existe uma coisa chamada carater, conjunto de ações, ele é a responsável por todos os nossos atos, existem pessoasque sabem conduzir situações e tem pessoas que não sabem conduzir. Nosso carater é moldado pelo meio que vivemos e nele está incutido a principal ofensa ao nosso Orí, que é a mentira.
A mentira não é apenas enganar, mas esconder sentimentos, esconder palavras e etc.
O seu caso pode ser resolvido com uma simples conversa, olho-no-olho, sem intermediário ou subterfugios.
Se você tem certeza de sua conduta reta e honesta, faça valer este portfólio de açoes e jogue na mesa a conversa.
Das duas uma, ou o assunto se resolve de vez, ou você fica sabendo se foi apenas uma idiota útil durante todo este tempo.
O ser humano é falho, mas nem por isso devemos nos desvençilhar de todos que falham com a gente. Afinal de contas estamos neste mundo porque somos falhos, por que precisamos evvoluir, por que precisamos lapidar e fazer crescer nosso carater. Pois se assim não fosse estariamos no òrum nos refestelando das beneses alcançadas. Saiba perdoar e saiba ser justa.
Não, é uma palavra que pode trazer várias informações, inclusive o amor.
Portanto seja o que você sempre foi e mantenha-se na retidão, òrìsá vai apontar o melhor caminho para você.
Onan re re o. (caminhos de paz)
Pessoal que bom sou Carlos de OXUM orixa da vida senhora do Candomblé é sempre com muita felicidade que leio os posts aqui deixados esse então é maravilhoso pois afirma que o orixa além de manter ainda ensina. Estou começando minha vida sacerdotal e todo conhecimento acrescenta e ajuda a errar menos muito obrigado a todos.
carlosoxum@gmail.com
PARABÉNS LINDAS PALAVRAS QUE O SR TC PRA CLAUDIA
BABA DA ILHA SUA BENÇÃO E QUE MEU PAI ODE ABENÇOE A NOS TODOS
sou feito de santo de oxaguian com adjunto iemanja ogunté ja fiz 3 tres anos de santo e ate agora meu orixa não deu seu ila gostaria de saber se tem tempo para o orixa da seu ila ou se não e obrigatorio ele da seu ila. desde ja agradeço a atenção.
Fernado tem algo de diferente nesta história. Mas não se aperreire, ago Dayane, òrìsá sabe o tempo dele, tudo tem um por que.
Converse com sua zeladora e tente entender o opr que desta questão com a ótica dela, afinal ele ‘nasceu’ nas mãos e na casa dela.
Ire o.
fernando cesar,
No Ketu o Ilá de Oxaguiã é um murmúrio bem baixinho, quase um chôro, quem sabe ele não já o tenha dado seu ilá? Oxalá não grita, não emite sons estridentes, é tranquilo e sobretudo transmite muita paz e tranquilida.
Axé épá bàbá!
Mukuiu, Motumba, kolofe, a quem é…
Fernando, tambem me encontro nessa duvida, mas no meu caso, sou de Angola.
Estou de preceito e a poucos dias da queda do kele. Alguns irmãos sonharam ou ouviram o Ilá antes da queda dele, e eu nada. E essa vem sendo uma duvida minha.
Para ser breve, voce disse a respeito do ilá no Keto, e em Angola?
Mukui…
Epa Baba!!!
Olá fiz eum ebó de limpeza há pouco tempo e na oportunidade foi dado “comida” para uma pombagira e outro para exu. O fato é que na primeira semana após, estava me sentindo muito bem, mas depois, parece que passou um furacão na minha vida, estou muito explosiva, sem paciência nenhuma. Ao contrário que estava antes, bem apática. Será que isso pode ter acontecido por causa do ebó? será que foi feito errado?
Em tempo, foi oferecido uma comida para uma padilha, mas quem aparecia no jogo era uma cigana e a comida dada ao exu não sei o fundamento. O fato que depois de ter feito esse ebó, parece q agitaram toda minha vida, e agora só vejo turbulência.
Elaine,
Procure a pessoa que passou o ebó e conte o ocorrido para ela. Ela sim pode te ajudar.
Axé.
Dayane,
Pois é já fiz isso, a pessoa disse q é normal. Normal não está, né? mas obrigada pela atenção.
Motumba ye!
Venho incomodar um pokinho sobre algo que me foi dito,e como sei que aqui o assunto é tratado com seriedade,vou expor minha dúvida:acontece que me foi dito que posso dar o bori para terceiros sem a presença da pessoa (que diz que não acredita,mas que anda com a cabeça torta² demais),com fins de melhorar cabeça,caráter torto,isso procede?Agradeço a ajuda,e axe oo.
Marcos sendo o Bori uma cerimonia individual e intransferivel, nada poderá ser feito sem a presença do suplicante. Se lhe disseram que pode, este alguém se enganou.
Orí é o òrìsà mais importante da pessoa, mais importante que o proprio Olori (orixá), não cabe tratá-lo de uma forma indireta.
Veja post sobre o assunto clikando na foto de Baba Fernando e procurando o texto Ebori.
Ire o.
Muito obrigado Da Ilha,vou pesquisar o assunto no blog.
Axé oo.
achei lindo também sou de oxoguiâ um orixà menino fico muito feliz por ver a pureza de suas palavras isso é importante espero adiquirir muito conhecimento com seus jestos obrigado
Gostaria de saber…Na minha cidade é raro se ver pombos, mas havia na porta da minha casa um morto, parecia ressecado, empanado e tinha o pescoço cortado ?? Sera que fizeram algo contra mim?? Estou passando por muitos problemas, preciso de ajuda, parece q estou sendo perseguido, estou com dificuldades ate de ir trabalhar e entrei em depressão…. Socorro….
MIkel não se usa pombos para bruxaria. É um animal sagrado. Se alguém usa pombo para bruxarias vai ficar com a carga.
Não foi endereçado a você com certeza e o efeito é outro, se houve maldade ela vai toda para a pessoa que tentou.
Fique calmo e deixe a energia do alto trabalhar.
Ire o.
Certo… estou orando muito, é muita perseguição eu tive que ficar 3 meses de licença, retornei ao trabalho 1 mês, mas não tive mais paz na minha casa e isso ta afetando toda minha vida ate no trabalho parece q estou sendo perseguido. Fui ao psiquiatra e ele só fala que é stress, mas eu sinto que não é isso, pois estou sendo muito assediado. Da ilha, é muita perseguição, não sei mais o que fazer….
Mikel, qual a razão da perseguição?
O que você fez de tão errado?
Será que seu orí não entrou no negativo dele?
Todas as nossas negatividades são despertadas em suas potencialidades quando a alimentamos.
Diz um velho Shamam (índio) que dentro dele existem dois lobos, um bom e um mau, que vivem brigando.
O pequeno índio pergunta quem está vencendo a briga.
Ele responde que está vencendo aquele que ele alimenta, qual dos dois você vem alimentando?
Se você acha que foge demais ao seu controle, procure alguém que possa lhe ajudar com jogo e ebós.
Ire o.
Eu já me perguntei o motivo dessa situação e ainda não tenho uma resposta! Acho que ofendi com palavras e verdades que doem alguém. E como moro no interior tudo é motivo de perseguição. Principalmente politica…
Mikel nada é de raça, se buscarmos no fundo da questão sempre acharemos algum motivo para nossas dores.
Ire o.
Pode ser. Mas nesses meses tem acontecido coisas estranhas, eu sinto cheiro de rosas na minha casa, nunca tinha passado por isso e fiquei assustado, tenho medo das pessoas acharem que sou louco, mas só eu sei o que esta acontecendo. Nunca fui religioso e sempre fui cético, já procurei se é alguém tentando me impressionar jogando esse odor na minha casa, mas não, pois o cheiro aparece em pontos diferentes da casa então não tem como ser uma pessoa jogando isso lá em casa. ????
Mikel como lhe disse, você poderia fazer um jogo e avaliar esta situação.
Ire
Que isso?? Estou aqui em Brasilia. Conhece alguém onde posso procurar aqui??
Mikel eu não tenho contatos em Brasília,
Veja em seu circulo de amizades quem poderia lhe ajudar com uma indicação.
Ire o
Boa tarde!
Um pombo ficou vindo para a varanda de meu restauranteontem o dia todo e hoje o encontri morto no local em que ele insistia de ficar. O que pode ser e o que devo fazer?
Luiz desencana.
Animais morrem, pombos não são usados para maldades.
ire
Boa tarde!
Desculpem minha ignorância, mas etutu é uma modalidade de ebó?
Ou ebó é restrito a orixá e etutu a Odu?
Mesmo confuso, ainda sim gostei muito do texto, pois dá significado às coisas, aos elementos utilizados no etutu, por sinal, é etutú? A pronùncia?
A tradução ao pé da letra de ebo=oferta.
Mário etutu em algumas escolas é o complemento do ebo.
Como pode ser tudo o que se oferece.
Dizemos: Vamos fazer etutu (Imagina-se logo que faremos oferenda/ebo/agrado/o nome que tiver).
ire
morreu um pomba na mina varanda,mau ou bom?
Adriano animais e humanos morrem.
Nascimento, morte, transformação e retorno.
Para todos.
É o ciclo da vida.
Abraços
Engraçado como o Universo funciona.
Gostaria de compartilhar um pouco a minha história com todos vocês.
Na minha adolescência, ao participar de uma sessão de “mesa branca”, tive o meu primeiro contato efetivo com a espiritualidade – mais precisamente aos 14 anos de idade, onde incorporei pela primeira vez. Fiquei assustado, chorei muito, o arroz que havia sido jogado no chão queimava como brasa em meus pés, minhas mãos formigavam, e eu não tinha controle nenhum sob o meu corpo, que se retraia e curvava cada vez mais.
Como sempre tive um espírito questionador, mesmo com todo o medo, quis saber como e por quê aquilo funcionava, o que estava por trás daquele “fenômeno”. Adentrei a fundo nos ensinamentos, fazendo muita pesquisa e passando por vários tipos de experiências, desde sessões de mesa branca, até participar ativamente de casas de candomblé. A curiosidade inicial deu lugar ao fanatismo exacerbado.
Nesta ocasião (que foi até os meus 17 anos de idade), sempre tive incorporações semi-conscientes, ou totalmente conscientes. No início, eram bastante fortes, e eu não conseguia sequer pensar quando estava incorporado, apesar de ver e ouvir tudo… mas como a derrota da mente é a dúvida, em determinado momento da minha vida, passei a questionar a veracidade dessas experiências. Em um misto de egoísmo e falta de conhecimento, questionava se, pelo fato de eu ficar consciente, aquilo estava mesmo acontecendo, ou era invenção da minha mente, que agia em meu corpo em algum surto de múltipla personalidade ou auto sugestão.
Como nunca fiquei inconsciente, acreditei que de fato havia criado aquele mundo (até porque, convenhamos, foi uma época de muita negatividade, dificuldades e intriga), e me chateei mais ainda por nunca ter encontrado algo bem simples, mas que talvez reconfortasse esse período de dúvidas em que me encontrava: UNIÃO. Sempre o que testemunhava, em todas as casas de candomblé em que fui, era um regime totalitário: não havia união de terreiros para um bem comum, como um pedido uníssono de respeito com a religião, por exemplo. Como os terreiros poderiam exigir respeito, se não respeitavam a eles mesmos? Se há alguma “roça” que não segue à risca os ensinamentos de outra, se há algum “santo” que não dança do jeito certo, se há algum fundamento que é diferente, isso é motivo para fofocas, chacota e desdém. Como uma religião que clama pela aceitação das diferenças, se contradiz ao ponto de não aceitar as diferenças do próximo? Esses questionamentos foram apagando a chama que havia dentro de mim, pois me encontrava em um mar de dúvidas internas, e dúvidas externas sobre quem estaria “certo” ou “errado”.
Me tornei cético, e qualquer assunto relacionado a orixás ou qualquer coisa do tipo, eu via com os olhos de um desacreditado, como um peixe que não enxerga as belezas do oceano em que vive, pois tem medo de nadar perto dos corais.
Mais de uma década depois, hoje com 30 anos de idade e prestes a se casar em alguns anos mais, algo voltou a se acender dentro de mim. Desde o momento em que abandonei o candomblé (apesar de não ter sido feito), as coisas melhoraram muito, é verdade. Me tornei uma pessoa honesta, idônea e acima de tudo, madura. Percebi que os erros do passado foram por conta do meu fanatismo e egoísmo, em querer encontrar a resposta certa para uma pergunta de múltiplas respostas. Percebi que embora a vida tenha me dado boas alegrias, meus guias nunca me abandonaram – sabe Deus se estavam esperando a hora certa para eu amadurecer o quanto eu amadureci, a ter os pés no chão como eu tenho, a questionar sem desacreditar, e acima de tudo, ter fé que as coisas sempre sairão do jeito certo.
É como se houvesse algo latente em meu coração, esperando a hora certa pra renascer. Quero, muito, voltar a acreditar ainda mais, desta vez com os pés no chão, e mesmo que quando eu volte a “receber santo” eu ainda esteja consciente (o que é bem provável), eu me entregar de verdade, sabendo que ali há uma força que eu desconheço – mas que, sinceramente, eu nem preciso entender. Devo deixá-la apenas agir.
Engraçado como só percebi os sinais quase 15 anos depois de tudo o que passei. Engraçado perceber que Eles não desistiram de mim, em momento nenhum da minha vida!
Obrigado pelo espaço e oportunidade, e desculpa pelo relato quilométrico. Acredite, eu resumi bastante! rs
Grande abraço.
Deco o seu relato é o relato de muitos.
A duvida, o egoismo a vaidade e outras ‘atrativos’ são paredes que nossos olhos enxergam.
Não é por você ter meia consciência ou total consciência durante a incorporação que você está ficando louco.
É assim mesmo e quem diz que não é está querendo tapar o sol com a peneira.
É um assunto delicado, mas, não pode ser direcionado para a hipocrisia.
Coisas do tipo: Eu entro em um túnel, eu entro em um buraco, eu durmo e etc.
Existem momentos que você realmente não vai se lembrar de nada, mas, na maioria das vezes vai se lembrar sim.
Um estudo sobre glândula pineal prova que a consciência é externa e ela não se apaga.
Vá com calma, mantenha seus estudos, procure estar perto de gente séria e honesta.
Ire
Boa tarde!
Motumbá.
Fui feito no ketu. Quando eu corria jogo, diziam que eu era de oxaguian com aganju.
Sempre foi assim nos jogos, até que ficou dito que eu era meje.
Por varias questoes, fui sentado no apoti e raspado de aganju e nem assentamento de oxaguian tive.
Devido a isso, tive várias complicacões na vida.
Estou pra fazer já 3 anos, e com medo de as coisas ficarem pior, não dei meu um ano ainda.
Agora, tenho sentido a necessidade de pagar meu ano. Pois, tenho tido varias coisas se complicando.
A dúvida é… Isso pode se5r corrigido? Como acontesse? O que faço?
Estou com medo, preciso de conselhos.
Por favor, entrem em contato no meu e-mail.
Ficaria muito agradecido.
Osmar existe solução sim.
Porém, se até agora não fizeram nada na sua casa, então como você vai resolver a situação?
Creio que você de alguém para lhe orientar dentro de um jogo.
Pergunte ao Baba Fernando se ele pode fazer este jogo e lhe orientar.
Ire