Este Iton nos lembra que tudo que fazemos dentro de nosso culto tem um porque, nada pode ser tirado da cartola como um passe de mágica, portanto lembrem-se que qualquer ebò (oferenda) tem uma finalidade e ninguém pode em nome de Deus tentar ocupar o lugar de Deus e ditar normas. Da Ilha.
Foi à deslealdade do bode que o tornou vítima sacrificial para Èşu. Mais importante, todavia, o bode tornou-se a principal oferenda para ele por causa de um débito como Rei da Morte. Irosun- Irete revela como o filho de um Ọdu de Ọrúnm.lá chamado Imoton ou “sabe-tudo” aborreceu o Rei da Morte. Para testar o quanto de sabedoría ele realmente tinha, como seu nome indicava, o Rei da Morte deu-lhe um bode para criar para ele, ordenando-lhe que ele trouxesse, anualmente, os filhotes que ele gerasse. Enquanto isso Ọrúnm.lá tinha pensado em comprar uma cabra para viver com o bode. Èşu alertou-o que esta abordagem não seria aceitável pelo Rei da Morte. Èşu disse a Ọrúnm.lá que lhe desse o bode para comer e que ele saberia o que fazer quando chegasse à hora.
Quatro anos mais tarde, o Rei da Morte mandou uma mensagem ao filho de Ọrúnm.lá para que lhe trouxesse o bode e suas crias. Nesse momento, Èşu pediu que lhe comprasse outro bode que ele também matou e comeu, deixando um de seus membros e a cabeça. Ele usou a para marcar pegadas no chão, simulando o movimento de uma grande quantidade de bodes. Èşu também preparou cordas
supostamente usadas para amarrar uma quantidade grande de bodes. Èşu em seguida acompanhou Ọrúnm.lá para responder ao enigma do rei da Morte. Chegando lá, Èşu explicou que quando eles vinham vindos com as crias ao lado do bode, um grupo de bandidos armados os atacou, roubando o bode e seus filhotes. Para substanciar a história, Èşu mostrou ao Rei da Morte as cordas usadas para amarrar todos os bodes. Acrescentou que eles tinham matado o bode Original e por isso lhe tinham trazido a cabeça e a pata.
O Rei da Morte então se voltou para Èşu dizendo que ele teria de pagar pelo bode perpetuamente.
Èşu por sua vez, reuniu as duzentas divindades e disse-lhes que daquela data em diante, se elas quisessem paz e prosperidade deveria sempre lhe oferecer bodes para que ele resgatasse seu débito como Rei da Morte. Esse é o bode que todos nós pagamos a Èşu até hoje. Até onde este autor pode verificar, todas as divindades conhecidas recomendam a seus seguidores oferecer, periodicamente, sacrifício de bodes a Èşu.
Poema Sagrado de Ifá / Òrúmìlá.
Por Osamoro
Nossa adorei esta postagem, mas neste caso seria aou Esú orisa né? Não aos catiços como por exemplo tranca-rua, morcego, ai seria outro caso, correto?
Pq eu tomei como ponto de vista, Orisa Esú.
Pensei pode ser o esu de nosso orisa de cabeça (ori), pq me passaram que temos esu catiço (rua) e esu mensageiro de nosso orisa.
se estiver errado me corrijam por favor.
seguese assim penso eu:
esu catiço >>> esu do orisa (ori) >>>> orisa (chega digamos assim a oferenda).
todo caso qual certo? obrigado
Parabéns pelo post, gosto muito deste site e confiro todos o novos post, voces ja devem ter me visto em um desses comentario por ai!!
Olá, boa noite, sempre que posso leio o blog de vcs, acho mto bom, e sempre me ajuda nas minhas pesquisas sobre a religiao =D Ha pouco mais de um ano eu e minha mae entramos para uma casa de umbanda com nagô, no jogo o pai de santo disse que minha mae era de oxum apará, com junto xangô e o terceiro iemanjá, no meu deu oxum(disse q n dava p saber a qualidade ainda), o junto oxaguiã e o terceiro omolu (que é a minha grande paixão), nesse tempo que passamos nesse terreiro, nunca fizemos nada, nem lavagem de cabeça, nem uma simples oferenda seca(que ele dizia que nao podiamos oferecer nada, sem ter ao menos um bori), ha alguns meses estamos passando por GRANDES dificuldades financeiras e fomos conversar com ele, pra fazer um jogo pra saber o q esta acontecendo, ele disse q teve uma reuniao com todos os filhos da ksa (nós nao estávamos presentes) e que para qualquer filho o jogo custava R$50,00, que a gente visse o dia melhor e que ligasse p marcar p ele ver o q estava acontecendo.. sabendo disso uma mãe de santo(do ketu) amiga nossa, conversou c minha mae e disse q via a nossa dificuldade e q se quisessemos ela jogaria sem cobrar nada, qndo ela jogou, o ori de minha mãe era nanã, juntó oxaguiã, e no meu oxum com juntó odé e o terceiro omolu! conversei c um amigo e ele disse q a avó dele q é mae de santo de nagô podia jogar p gente, ontem fizemos esse jogo, e o ori de minha mãe (segundo ela) é de oxum mirere, com junto xango e orixalá, e o meu oxum andolá, com juntó iemanja e o terceiro ogum. Estamos muito confusas, com vontade de desistir pq cada um que joga diz uma coisa.. me desculpa a pertubaçã, mas, o que vcs acham que devemos fazer? me manda um e-mail se puder!
Obrigada!!
Sergio, vc pode ter ese egun de rua, chamado de esù, como também pode não ter, não somos obrigados a ter essa energia incorporando em nós, pode até acontecer de vc não ter nenhum no seu caminho.
Este texto nos remete a um iton de Esù òrìsá, que não é e nunca foi escravo de òrìsá.
Lóògemo òrun, a n’la kálù,
Exú, o indulgente filho de Deus, cuja grandeza se manifesta em toda parte.
Pàápa-wàrá, a túká máse sà,
Exú, apressado, inesperado, que quebra em fragmentos o que não se poderá juntar novamente.
O Esù que vive dentro de nós, por isso nos movimentamos, chamamos de Bara.
Ori é outra coisa e não é sinonimo de cabeça, cabeça é Ori ode. Nosso òrìsá, o mais importante de nossa vida, se chama Ori e habita nosso Ori inu, leia texto sobre Ori e não se confunda mais.
Ire o.
Mo juba, Yankannire. ( Ògún Forte, resistente)
Ariku senhor do ferro.
É kabó.
Ire o.
Boa Tarde a todos.
Não sei se esse é o post correto a fazer essa pergunta mas lendo a pergunta acima fiquei em duvida.
A pessoa acima informa que foi em uma casa de UMBANDA, e que o dirigente disse que precisava de BORI, ai vem a questão.
BORI, não é algo do candomblé? Outro ponto conversando com uma pessoa que se disse da UMBANDA DE ANGOLA fiquei com mais algumas duvidas sobre o mesmo assunto.
Ela me informou que na casa dela eles recebem o ORIXÁ (algo do candomblé, ou estou errado?) me informou ainda que na casa eles não fazem EBÓ, a não ser no dia que alguem for deitar o santo (também do candomblé, correto?) entre outos pontos mais ligados ao candomblé que a propria umbanda.
Vocês conhecem alguma casa que seja assim? Pq deitar o santo, receber orixá é de candomblé, mas nunca fazer um EBÓ??
Outro ponto ela afirmou categoricamente que homem nunca recebe orixá feminino correto? então pq as mulheres recebem masculino? isso não seria inexplicavel???
Thiago, por se tratar de uma confusão sem precedentes que fizeram na cabeça desta familia, eu respondi diretamente a elas, orientei e dei alguns conselhos.
Realmente vc está certo.
Essa mistura não faz e nunca fez bem a ninguém.
Existem várias casas assim e não sei porque esses pds continuam fazendo essa lambança.
Bori é a cerimonia mais séria que realizamos dentro do culto ioruba e não na Umbanda, com todo respeito que a Umbanda mereçe.
Òrìsá não escolhe sexo, home em mulher e vice-e-versa.
O fim dessas pessoas e terminarem sozinhos no mundo e doentes.
Ire o.
Mutumba da ilha
Entao todos do candomble deve dar bode a exu mesmo nao sendo raspado e qual eo sentido para quem da.
Luci
E uma pergunta continua a da irmã Luci acima,se der um bode para Exú,sem ser feita(Iniciada),isso não causa comflito com o Orixá de Orí,já que deu para o Exú e não para o Orixá de Orí e isso não faz ter cobrança do Orixá da pessoa,para a iniciação?
Desde já Agradeço. Asé.