Ègbé,
Dando continuidade aos textos sobre as entidades da nossa querida Umbanda, já falamos de Caboclo, Preto-Velho e nesse post vamos abordar Ibejadas.
A Ibejada é a Legião das Crianças da Umbanda. Ela é liderada pelos santos Cosme e Damião e faz parte da linha dos santos ou linha de Oxalá. O termo Ibejada vem de Ibejis, Orixás gemeos que foi sincretizado com todos os santos que também são irmãos, Cosme e Damião e Crispin e Crispiniano. Por isso no Brasil esses santos tornaran-se protetores das crianças, embora não tenham esse significado em outros paízes. No candomblé, os Erês são a personificação infantil, ligadas aos Orixás, por isso é muitas vezes confundido com os espíritos das crianças, as Ibejadas.
Os pontos cantados se referem muitas vezes a espíritos específicos, chamados por seus nomes: Estrelinha, Formiguinha, Faísca, Cosminho, etc. Também é comum a reverência a Doun que às vezes parece ao lado de Cosme e Damião como uma terceira criança menor que os gêmeos. Na África Doú é a criança que nasce logo após um par de gêmeos. Como estes são considerados muito especiais, o irmão que vem logo depois deles participa um pouco de seus poderes.
A legião Ibejada se divide em sete falangens: Falange Tupãzinho, relacionada à linha de Oxóssi, é formada por espíritos indiozinhos, habitantes das matas; Falange de Doun, realiza curas e habita, praias e jardins; Falange de Alabá, relacionada á linha de ogun, é formada por espíritos infantis que vivem nas cachoeiras e no mar e interferem em lutas e demandas; Falange de Dansu, relacionada à linha de Xangô, é formada por espíritos da natureza, dos temporais e das tempestades, que vivem em pedreiras e cachoeiras; Falange de Sansu, espíritos de meninas, ligadas a Yemanjá; Falange de Damião ou Cipriano, trabalha com Doun; Falange de Cosme ou Crispin, relacionada à linha de Oxalá, cuida de crianças e habita os jardins floridos. Apesar de serem espíritos muito brincalhões, como todas as crianças, as Ibejadas são poderosas e agem como anjos da guarda das pessoas. Como são muito próximas a Oxalá, que trata como seus filhos diletos, seus pedidos são sempre atendidos por todos os Orixás. Por isso, a Ibejada é uma das falanges mais consultadas na Umbanda.
A festa das Crianças é realizada um dia depois do dia de Cosme e Damião que é dia 26 de setembro. A força da festa de Cosme e Damião foi tão grande que muitos pensam que Cosme Damião, santos católicos é dia 27 de setembro. A tradição das festas de Ibejadas, levam as pessoas a fazerem promeças para as crianças e conseguindo o desejado, fazem 7 saquinhos com 7 doces sortidos e dar para 7 crianças pobres na rua. Isso se popularizou a tal ponto que os saquinhos se multiplicaram, os presentes se multiplicaram, e milhares de pessoas saem as ruas para “pegar doce” e muitos para dar doce e pagar suas promessas. Poucos são os que nunca ganha ou um saquinho de doce.
Vale ressaltar que esse meu trabalho de pesquisa se deve seis pequenos livros que foram lançados pela editora Pallas na década de 70 e muito bem reorganizados e condensados por Eneida D. Gaspar da editora Pallas.
Salve Ibejadas!
Pontos de Ibejadas
“Brincando no jardim das rosas,
Cosme e damião vêm na Umbanda trabalhar,
Louvando o nome de Santa Bárbara,
Louvando o nome de Yemanjá”.
“Meu anel de pedra verde,
Que eu perdi no mar azul,
Quem achou foi Doum.”
“A baiana me pega,
Me joga na lama.
Eu não sou camarão,
Camarão é quem me chama.
E ê ê, baiana,
Na Bahia deu sinal.
Ê ê ê, baiana,
Na Bahia deu sinal”.
“Se eu pedi você me dá (bis)
Um balancinho papai,
Para eu brincar”.
Salve Ibejadas!
Muito bom dia Baba!!
Makoiu!!!
Nossa, o Sr me fez lembrar agora de quando eu era pequenininha e ia ao terreiro de Umbanda da minha falecida tia, o teto todo enfeitado de bandeirinha colorida, no chão vários balaios cheios de saquinhos de doce, bolo, refrigerante… eu não via a hora dos Erês chegarem pra pular, brincar e comer doce é claro… cresci na Umbanda e fiquei nela por longos 20 anos, hoje sou do Candomblé de Angola, pois minha tia se foi e as pessoas tomara a frente da casa vieram da nação Ketu e na época eu não consegui me encaixar, tempos depois eu conheci melhor o candomblé e entrei no Angola até mesmo sem conhecer direito sobre as diferenças entre as nações….
Que saudade daquela época tão gostosa……
“…Cosme Damião quer bandeira
Cosme Damião quer bandeira
bandeirinha pra brincar
quer bandeira
bandeirinha pra brincar
quer bandeira…”
“…Papai me manda um balão
com todas as crianças que tem la no céu (Bis)
Tem doce Papai
Tem doce Papai
Tem doce lá no jardim (Bis)…”
“… Cosme ô Cosme ô Cosme
Cosme ô Cosme Damião (Bis)
Olhai pelas crianças
Pedir a Oxalá
que nos de proteção
e a bençoe esse congá…”
Salve Ibejada
Abraço e tenham um ótimo domingo!!!!
Babá Fernando! Mutumbá! Sua bênção!
Babá adorei o texto, e me veio uma pergunta à cabeça.
É possivel uma pessoa nunca rodar com Erê? Por exemplo: ter Exú catiço, caboclo, mas não Erê? Ou pelo menos na iniciação do futuro Iyawo, o Erê aparece?
Grande abraço
Asè
Boa tarde !
Que texto maravilhoso.
uma dúvida qual a falange de ibejadas que trabalha p/ a orixá nanã buruque?
não foi citado.
Sou medium kardecista mas gosto , admiro esta orixá.
É verdade que todas as yabas dela são apenas mulheres ?
As yabas seriam as entidades de sua falange?
E que ela não roda em medium homem e não aceita filho de sto homem e apenas mulheres?
Eu gosto muito de cças e trabalho no passe e incorporação na assist. p/ cças e adolesc. Seria possível eu medium trabalhar c/ nanã ou c/ uma entidade de sua falange neste trabalho dedicado as cças?
Ela gosta e protege realmente as cças encarnadas e desencarnadas?
Obrigado,
Salubá Nanã Buruque.
Tati,
É possível sim uma pessoa não incorporar com Erê, porém, não deixa de ter Erê,só não dá incorporação.
Assim como, é possível que pessoas que rodam com catiços, caboclos, etc, depois que se iniciam estas entidades por conta do Orixá, não vem mais, ou apenas, um deles eventualmente em ocasiões podem voltar.
Meu pai lhe abençoe,
Axé,
estou adorando esse novo espaço para a Umbanda aqui afinal deve ser raríssimo alguem de candomblé nunca ter ido a um terreiro de umbanda, bom pelo menos é o que eu vejo. Inclusive frequento os dois as comparações são inevitaveis as duvidas entao nem se fale! rsrsrs mas com esses sclarescimentos melhora basatante!
axé sempre pra q vcs continuem fazendo esse trabalho maravilhoso!!
Mariana, nós agradecemos os elogios e as vistas virtuais.
Que as crianças do Reino de Òsálá, lhe cubram de bençãos.
Ire o.
Sonhei com uma pessoa negra, q vinha dançando dizendo q era oxum. mas estava de preto e vermelho. Eu perguntei a ele se minha mae ficaria bem pois ela havia feito uns exames preventivos e havia acusado algo. Então ele me disse q ela n tinha nada e q ela iria ficar mtoo bem melhor q eu rs… eu estava com medo , no final ele disse q quem n estava bem era meu pai… entao eu acordei com meu pai me chamando.
Fiquei preocupada. fui ao medico com a minha mae e o medico disse q ela n tem nada. é so um nodulo benigno… mas ainda estou apreensiva pelo meu pai. estou com medooo.
alguem pode respoder por gentileza???
abraços e parabes pelo site.
desculpem pelo incomodo mas é q estou realmente preocupada
Oi Babazinho!!! Mutumbá! O Sr está bem?
obrigada por esclarecer rs!
Voltando às ibejadas!!! Me lembrei de uma cantiga da época de criança, qdo meus pais iam a terreiro…eu adorava as festas, era bem pequena mas lembro.
Dizia assim:
Voa, voa, voa andorinha,
Leva as crianças pro céu, andorinha!
Esta era na subida deles….
E lembro de uma outra, muito bonitinha:
São Cosme e Damião,
Damião cade Doun,
Doun Tá passeando no Cavalo de Ogun!!!
Babá….um abraço enorme pro Sr!
Axé
bjs
Tati
Laize, sonhos são realmente misteriosos.
Se sua mãe está bem, vivas!
Quanto ao seu pai, ele foi ao médico?
Nem tudo será resolvido por òrìsá, porém, consulte um jogo de confiança e veja se suas aflições não são apenas um sonho e nada mais.
Diga sua cidade e talvez possamos indicar alguem para vc.
Ire o.
meu pai ainda nao foi não.
bem, eu sou do rio de janeiro capital.
obg pela atençao
abçs
Laize, não jogue toda preocupação por completo nesse sonho, sua mãe está bem e seu pai tbm deve estar.
Faça um jogo se for de sua vontade e vida que segue.
Ire o.
Boa tarde!
Meu primeiro contato com o culto foi em uma casa de Umbanda em uma festa à Cosme, Damião e Doum. desde então me marcou;
Aí vai algumas das crianças: Com carinho!
Cosme damião ele vem brincar aqui
Corre minha mãe acende a luz do meu peji 2x
Dois, dois sereia do mar
Bate palma menino pro mar 2x
As crianças
Cosme Damião
Damião cadê doum
Doum foi passear no cavalo de ogum 2x
Dois, dois sereia do mar
Dois, dois mamãe Iemanja 2x
As crianças
São Cosme mandou fazer
Duas camisinha Azul
No dia de sua festa
São Cosme quer caruru 2x
As crianças
Abre a roda, abre a roda
Que as crianças vem brincar
Hoje é dia de alegria
Vem crianças vem brincar
Que lindo anjo de candura
Vem do céu iluminar
Rosas mais pura
No jardim de Oxalá
Lalaiá
As crianças
Fui no jardim colher as rosas
E a vovozinha deu-me as rosas mais formosas
Cosme e Damião oi Doum
Crispim Crispiniano são os filhos de Ogum
Salve ibeijadas!
Olá a todos do Blog!
É tão bom lembrar das crianças. As Ibejadas simbolizam todas as crianças deste mundo. Cada criança que nasce é um brilho novo de esperança, harmonia e a utópica paz neste nosso mundo de conflitos. Qual é o preço de um sorriso infantil?_ Incalculável…
Por ser mineiro eu tenho esse jeitinho acolhedor e esses modos de falar a frase tão bom. E realmente é bão de mais lembrar que nesse mundo há um foco luminoso de esperança.
As crianças. Não só as que nasceram “ontem”.
Mas também aquelas que existem dentro de cada um de nós como já foi dito neste blog pelo maestro Fernado d’ Osogyan que sabe conduzir tão bem junto de outros mestres deste blog.
Salve Ibejadas!
axe paa todos
bom minha perguta e qual tipo de ere que representa a
linha de odè ou oxossi?
axe!
olar pessoal?
eu trabalho no nagò
sou de natal RN
e que queria que vcs pucdecem mim ajudar com banhos
e ervas do meu orixar odè muito axe bjs
Lima, boa noite.
Vc provavelmente esta falando de Umbanda, pois candomblé não tem linha.
VC poderia reformular sua pergunta por gentileza?
Ire o.
sou filho de odè mata intede e eu sou desivolvente queria saber que tipo de ere os filhos de ode costuma mais receber e pq? muito obrigado bjs axe
mim disculpe por ñ saber explicar meu querido e pq eu sou ainda desivolvente e tudo isso e muito novo para mim axe
Limasabre, candomblé não tem linhas, aqui no blog tem um post do Bàbá Fernando sobre Ibeijadas, clike na foto dele.
Ere é a energia do próprio òrìsá em estagio infantil, não confunda com o òrìsá, pelo amor de Deus, dentro do candomblé, não tem essa coisa de linha, somente na Umbanda encontramos isso. E este fundamento eu não tenho.
Ire o.
Eu tive um sonho em que a minha irma oferecia um trabalho pra Exu, de repente eu recebi meu ere que saudava Exu. Qual a relacao de Ere com Exu?
Obrigada
Marta
Marta,
São energias antagônicas de Erê e de Exú. Me parece que há um desiquilibrio emocional com você.
Axé.
Baba Fernando, Mutumbá.
Como o senhor vê o fato de abiã receber erê? e…um erê pode dizer quem é o orixá de seu filho?
Axé!
Renato,
Quando isso acontece, do abian virar no Erê, indica a presença do Orixá para a iniciação, apenas isso. O Erê não sabe quem é seu Orixá, pois um Erê pode servir a mais de um Orixá.
Axé.
Mas Baba, se o Erê é um intermediário entre um filho e seu orixá, ou uma forma infantilizada do orixá e, se o orixá, quando feito, é individualizado na cabeça do filho, o Erê não deveria ser único (individualizado) também, tanto é que o nome que ele receberá será relacionado ao Orixá e seus caminhos?
Axé!
Renato,
Erê é a personificação infantil, transita na energia do Orixá e acompanhará o Orixá em sua energia e a tudo que estiver relacionado a ele, não importa se é masculino ou feminino.
Axé.
Entendido Baba,
Axé!
Ègbé,
Ontem foi dia de São Cosme e São Damião, 26 de setembro, porém,nos terreiros e centros de Umbanda se comemora hoje dia 27 de setembro. Criançada nas ruas correndo atrás de saquinhos de doce, principalmente nos subúrbios carioca onde se evidencia mais a crendice popular.
São Cosme e São Damião, sofreram martírio na Síria, durante a perseguição de Diocleciano aos Cristãos, no século 4. Os irmãos curavam todas as infermidades; não só de pessoas e principalmente crianças como também de animais. Quatro soldados tentara matá-los com dardos que não os atingiram. Cosme e Damião acabaram decapitados.
Salve São Cosme e São Damião, hoje é dia de muita alegria e festa.
Axé.
Bem Lembrado Baba Fernando.
Salve as Ibejadas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Axé a todos!
Salve a Ibejadas !!!
Estive em uma festa de crianaças no centro de umbanda, muito lindo, cheio de doces, comidas, refrigerantes, as entidades brincando é muito lindooo!!!
E antigamente por aqui em SP tambem se via varias filas nas casas em busca de doces, hoje em dia por N motivos não se tem mais essa felicidade.
Axé.
Babá,
Sendo as crianças entidades da Umbanda, há de se entender que em casas de tradição no candomblé, não possuem tal festas, correto?
Obrigado.
José discordo, veja pelo lado da energia, todo o Brasil vibrando na energia deste Ègbé infantil, na mais correto que vc aproveitar esta corrente vibratória e somar forças.
Nada ligado ao sincretismo, apenas aproveitamos este canal e buscamos contato com as divindades.
Pense nisso.
Ire o.
José tbm acho uma pena que esta cultura esteja se perdendo. Me lembro bem dos meus tempos de menino.
Àse.
oi baba meu nome e tammy ja frenquentei umbanda e tam bem
o candomble sou indecisa onde ficar porem sou abiaxe queria saber o motivo
nao conseguir desenvolver minha pomba-gira,tenho medo de fazer santo.me falaram que sou de oxum acho impossivel pois sou muito agitada e nervosa tomo minhas proprias desisoes me ajudec por favor .
axe.
Tammy não há problema com sua pombo-gira, o problema é sua cabeça. Ori quando tem duvidas resulta nesta situação que vc está. Nossa porta de entrada para coisas boas e ruins é nossa cabeça (Ori). Outra coisa muito importante, vc ainda não ter conhecimento suficiente e já está tentando decidir qual será seu òrìsá, pois se vc recusa um é pq está pensando em querer ser de outro. Arquétipo não designa seu òrìsá e apenas um dos indicios que usamos para investigar. Decida sua vida, siga corretamente sua religião e seja feliz.
Ire o.
Mojubá, desculpe mas vou fugir da caracteristica da discusão do topico, pois só achei este lugar para eu tirar uma duvida sobre a UMBANDA.
A minha pergunta é dentro a UMBANDA eu imagino que os médiums que recebem suas entidades na Umbanda são mediums inconcientes e semi-inconcientes, porém ouvi uma resposta de um certo sarcedote de Umbanda que se diz bem conceituado respondendo uma certa pergunta .
Incorporo já há um ano e acredito ter problemas, pois mesmo incorporada vejo e escuto tudo o que acontece. Será que apresento algum problema mediúnico?
O Sacerdote respondeu com a sua resposta: Eu incorporo há 50 anos e quando estou incorporado escuto e vejo tudo. Porque a incorporação não inibe nem a audição, nem a visão, muito menos a consciência. Quem fica inconsciente ou está mentindo ou está bêbado pelo álcool ingerido durante o trabalho desenvolvido.
Na opinião deste conceituado site o que os babas poderia me dizer será que é certo um médium ser totalmente conciente durante a incorporação?
Agradeço atenção
asé motumbá
Klausode,
Existe um limite para a insconciência e a consciência humana, estar nesse espaço, nessa inter-face, é próprio de cada um. Esse senhor não pode generalizar de forma alguma está completamente errado. Um verdadeiro medium de Umbanda e bem desenvolvido, fica incorporado um dia inteiro se for preciso dando consultas, passes e fazendo caridade. São tantos testemunhos que eu ficaria aqui o dia inteiro digitando, é como se um personagem se apoderásse de sua mente, ouvidos e olhos e transpusésse as barreiras do tempo, a expressão corporal, a personalidade, a menmória incontida. Aí está a inconsciência, a celebração mediúnica num conjunto paranormal.
Que fique bem claro, que a retidão e o comportamento religioso, os preceitos e todos os rituais que decoram a liturgia são essenciais para a doutrina espírita como também toda a devoção mediúnica e o aprendizado desenvolvido.
Podemos nascer com os dons divinos, porém se não houver entrega a humildade para que os fenomenos se aflorem, se manifestem ao seu tempo, cumprindo etapas e se preparando para definitiva incorporação, não passaremos de coadjuvantes caricátos de transes macumunados e viciados.
Axé.
Klausode,
Ainda sobre a questão quando diz:
“Eu incorporo há 50 anos e quando estou incorporado escuto e vejo tudo. Porque a incorporação não inibe nem a audição, nem a visão, muito menos a consciência. Quem fica inconsciente ou está mentindo ou está bêbado pelo álcool ingerido durante o trabalho desenvolvido”
Eu diria ainda que: A incorporação realmente não inibe os nossos sentidos, porém interfere de forma pontual em nossa consciência, pois a inconsciência é imperceptível podendo levar décimos de segundos ou várias horas.
Quando um médiun psicografa ele está conciente do que está fazendo, mais não faz idéia de quanto tempo está fazendo, é nesse vácuo que está a nossa inconsciência.
Por isso sempre afirmo que para chegar ao seu Orixá e ao que se possa pensar de se aproximar de sua essência, incontestavelmente tem que se tentar ao máximo está conectado com ele, com seu corpo limpo, sem os ewós, com idéias organizadas com as rezas decoradas e com os orikís bem situados relocados ao extremo destemor, convictos na fé entregues sem medo, ao acaso mediúnico que ora possa acontecer.
Olorún súre fún ò.
Axé.
O erê de umbanda é o mesmo erê de candomblé?
Em uma transição de umbanda para candomblé, o erê do Elegun que virava na umbanda será o mesmo que irá virar no candomblé e irá servir o orixá?
Muito Obrigado!!!
Axé
Lázaro, não é o mesmo não.
O Ere no Candomblé, não é a mesma energia que se tem na Umbanda com as beijadas, visto que Umbanda não tem e nem cultua Ere. Energia especifica dos cultos de matriz africanas.
Ire o.
Procuro desesperadamente um bom centro ou jogo em sao paulo, zona oeste! Obrigada! Axé
Viviane,
Eu não conheço, vamos ver se algum leitor pode lhe indicar.
Axé.
Bom dia!Por favor se puderem me ajudar gostaria do endereço de algum terreiro de Umbanda em São Paulo se posssível Zona leste ou próximo dela.Fui em vários mas só encontrei mistificadores que queriam dinheiro.Parabéns pelo site.Agradeço o senhor da Ilha por ter respondido meu e-mail outro dia.à proposito Srº da Ilha,já estou trabalhando com as graças de Oxalá e de todos os orixás.Me disseram uma vez que eu tenho que cuidar da minha coroa.Obrigado pela atenção.
Naldo não temos contatos em S. Paulo.
Quem sabe algum amigo do Blogue possa lhe dar uma boa indicação.
Parabéns pelo seu esforço, agora que começou a subida não solte suas mãos.
Todo Orí deve ser cuidado, mas temos que ter cuidado com quem irá cuidar dele…
Ire o.
Boa noite Srº da Ilha!Por esse motivo é que ainda estou procurando um lugar.Sei que alcançamos o progresso através de nossos próprios esforços,procuro um terreiro pois me identifico muito com a Umbanda e o Candomblé e gosto muito de aprender sobre os dois.Já vi cada absurdo em lugares que eu fui por que as federações umbandistas e candomblecistas não fecham esses lugares?Me perdoem minha ignorância mas tive amizade com uma pessoafeita no candomblé e ele me disse que eu não entrasse em terreiro onde homem incorpora entidades femininas(orixás femininos ou pombogiras)pois isso seria prejudicial a masculinidade.Por favor me eprdoem se estou ofendendo alguém pois não tenho discriminação nenhuma seja de qualquer tipo.Até onde isso é verdade? Pergunto á vocês pois não conheço ninguém que possa me orientar.Mais uma vez rogo perdão se estou ofendendo alguém,só procuro orientação.Se puderem me responder agradeço.Pode ser até por e-mail.
Naldo o que será masculino e o que será feminino?
Pense bem: Osun tem uma vagina e Sàngo tem um penis, sendo assim serão homem e mulhere, correto?
ERRADO.
Energias são força e magia, esquerda e direita.
Energia “feminina = magia” – “masculina = força”
Se uma pessoa do sexo masculino tem a possessão de uma energia ligada a magia, não quer dizer que ele se tornará um ser do sexo feminino e vice e versa.
Isto é lenda, existem Irunmolè e òrìsá que transitam nestes dois mundos e ninguém se pergunta se o rapaz/menina vai mudar o gosto sexual e etc…
Isto é uma das lendas mais infantis que eu conheço.
Òrìsá é energia e energia não tem sexo.
Ire o.
Com licença, mas baba pq nunca vejo ninguém comentar que uma filha de santo não pode receber Exu e orixás masculinos? Só eu acho estranho esse interdito ser exclusivo aos homens? Só por esse ponto ja se consegue estranhar essa lenda.
O que acontece é que alguns hOmens se aproveitam de suas pombagiras para liberar sua sexualidade, aí que vemos pombagiras “travestis” ou homens maquiados, de roupa intima femininas.
Muito obrigado por me dar a resposta!Mais uma vez peço desculpas pela minha dúvida,como sou leigo queria ouvir a opinião de pessoas conceituadas no assunto,é que sempre ouvi falar isso então fiquei ressabiado.Então quer dizer que todos temos um casal na esquerda,um Exú e uma Pombogira e incorporamos os dois?Desculpem as muitas perguntas.
Will,
Não há interdito algum, homens e mulheres podem receber exús e orixás de ambas as energias.
Axé.
Boa tarde!
Eu frequentava a Umbanda,mas resolvi sair por uma série de motivos e como antes de ir p/ a Umbanda eu era muuuito católica,até estava em um convento;Resolvi voltar p/ a Igreja,mas agora apenas como membro mesmo.Andei passando muito mal,preblemas que eu conheci antes de ir p/ Umbanda,achei que fosse por eu ter saído e procurei um amigo que me indicou a casa que ele trabalhava,mas apesar de eu ter feito algumas incorporações e em algumas giras passar mal,mas não incorporar,quando ele jogou búzios (o que nunca ninguem havia jogado p/ mim) ele falou que meus Orixás são de Nação.Fiquei preocupada pois não conheço nada e pelo que sei Nação,significa que são de Candomble,não é isso?Resolvi pegar esclarecimento aqui..pois não conheço ninguem do Candomble.
Paula, o melhor a fazer no momento e procurar alguém para lhe orientar e depois tomar decisões. Tudo tem seu tempo e não temos certeza de nada ainda.
Fique calma e no mais òrìsá sempre mostra o caminho com muita calma e paz.
Ire o.
Salve as Ibejadas!
Hj dia simbólico q as comemoram.
Cosme e Damião ele vem brincar aqui,
corre minha mãe acende a luz do meu pegi
dois, dois sereia do mar
bate palma menino pro mar 2x
São Cosme mandou fazer
duas camisinha azul
no dia de sua festa
São Cosme quer caruru 2x
Cosme e Damião a sua casa cheira
Cheira cravo, cheira rosa,
Cheira flor de laranjeira 2x
Salve as Ibejadas!
Olá a todos
Eu gostaria de saber se assim como um erê de candomblé come tudo que a boca do médium come um erê de umbanda manifestado comeria também se alguém oferecesse, dependendo do caso.
Rodrigo a Umbanda tem por hábito oferecer doces, refrigerantes e frutas as suas crianças.
Pelo menos era assim, antes de acontecer esta mistura louca que vemos por ai.
Ire o.
Salve as Ibeijadas!
Cosme Damião, Damião cadê Doum
Doum foi passear no cavalo de Ogum 2x
Francisquinho cadê Toninho,
Toninho foi passear
Vovó Maria Conga
Mandou Lhe Chamar 2x
Ah, saudades deste blog!!!!!!!!!!!!!AXÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!